Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto não brilha mas já está nas meias-finais da Taça; Soares e Marcano resolveram; Saravia sentiu dificuldades e saiu ao intervalo; Vítor Ferreira estreou-se; Varzim foi a 1.ª equipa portuguesa a marcar no Dragão esta época

A equipa de Conceição chega à 13.ª vitória nas últimas 14 partidas, mas fê-lo novamente sem brilho. Contra uma equipa de II Liga, o FC Porto teve dificuldades para impor a sua superioridade, nunca estando verdadeiramente cómodo no duelo. Valeram Soares, que marcou 9 golos nos últimos 7 jogos que fez a titular, e o trunfo das bolas paradas para colocar os azuis e brancos pela 3.ª vez nas meias-finais da Taça em 3 anos de Conceição no banco. Em nova oportunidade perdida para Saravia (passou por dificuldades e foi substituído ao intervalo), Diogo Costa não ficou bem na fotografia (a bola entrou muito ao centro) do golo de um Varzim que deixou boa imagem. A equipa de Paulo Alves foi aguerrida e teve no extremo inglês de 21 anos Lumeka (muito móvel e agressivo) uma unidade em destaque e a seguir com atenção.

O FC Porto recebeu e venceu o Varzim por 2-1, garantindo o acesso às meias-finais da Taça de Portugal. Num Dragão pouco preenchido, Conceição rodou a equipa e os azuis e brancos, mesmo frente a um adversário da II Liga, tiveram dificuldades, chegando ao triunfo graças novo tento de bola parada, tudo isto num duelo em que Vítor Ferreira se estreou pela equipa principal portista. Quanto à partida, os dragões começaram a criar perigo através de Sérgio Oliveira e Luis Díaz, mas a formação poveira apresentou-se como um adversário incómodo e com capacidade para chegar perto de Diogo Costa. Ainda assim, o 1-0 surgiu para os locais. Aos 26′, e após uma série de bolas divididas, Saraiva cruzou para a área e Otávio, de calcanhar, serviu Soares para o 1-0. A equipa de Paulo Alves não se rendeu e, aos 36′, Hugo Gomes fez o 1-1 num grande tiro de fora da área na sequência de um livre, naquele que foi o primeiro tento sofrido pelo FC Porto em competições domésticas no Dragão esta época. Mas a igualdade durou somente 5 minutos, pois aos 41′ Marcano, de cabeça após livre lateral de Sérgio Oliveira, fez o 2-1. Na 2.ª metade, houve pouca acção junto das balizas. Conceição lançou Romário Baró (não actuava desde 19 de outubro) e fez estrear Vítor Ferreira, ante um Varzim a apostar nas arrancadas de Lumeka mas sem capacidade para chegar ao empate.

XI do FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Mbemba, Marcano, Manafá, Otávio, Matheus Uribe, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Fábio Silva e Soares

XI do Varzim: Ismael; João Amorim, Alan, Hugo Gomes e Cerveira; Baba, Rui Moreira e Pedro Ferreira; Lumeka, Leonardo Ruiz e Frédéric Maciel

VM
Author: VM

26 Comentários

  • Mantorras
    Posted Janeiro 14, 2020 at 9:44 pm

    Ingrato, no minimo, merecia prolongamento. Os centrais sofrem muito, nao conseguem defender muito atras, por faltar ali um central mais capaz de limpar bolas, viu-se no primeiro golo (no estadio pareceu-me falta clara), a abordagem dele “a medo” quando tinha que limpar a bola ou fazer falta, mas nunca podia perder o duelo. De resto, o GR pareceu-me fraco e todos os outros bons/aceitaveis para o nivel do Varzim. O extremo esquerdo em contra ataque destroi, com espaco o puto e muito veloz. Bem SC a mexer ali e muito bem o PA a mexer e com isso a conseguir sair a jogar de tras, apoiado, em vez do chutao.

    Muito orgulhoso pelo jogo do Varzim, faltou criterio na frente.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 15, 2020 at 9:54 am

      O lance do primeiro golo do Porto é no minimo um roubo. È clara a falta sobre o jogador do varzim.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 15, 2020 at 3:23 pm

        Eu fiquei tao “lixado” por nao termos conseguido empatar, perto do final, que nem vi mais nada do jogo, na TV.

        Vi agora o replay, e sinceramente, so angulo onde esta (contrario ao que vi no campo), nao da para ter absoluta certeza, o jogador do Porto parece tocar a bola, nao sei se primeiro, ao mesmo tempo, ou depois do Ruiz, mas parece atropelar completamente o PL do Varzim. Parece-me claramente “mais falta” do que “nao falta”.

        Vi agora e tambem me parece falta, no estadio ate pensei que nao houvesse VAR, sinceramente, nao tinha a certeza se havia ou nao, e so percebi que havia ao ver o Benfica vs Rio Ave.

        Fiquei com a sensacao que o Porto arriscou muito, que se acaba por sofrer o empate ia ser um jogo de risco no prolongamento. No final o Porto limitou-se a deixar o relogio correr, em clara gestao, que se por um lado ate entendo… por outro, nao deixa de ter sido um risco grande.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 14, 2020 at 9:17 pm

    Cada vez tenho menos vontade de ver os jogos do Porto, penso que este ano nem 50% dos jogos vi. Um jogo em casa, contra uma equipa da 2.ª liga, onde o ordenado do Marega é o orçamento anual do clube, e não conseguimos mais? É que nem segurança no resultado tivemos, sempre com medo de uma transição causar o 2-2.

    Individualmente:
    Diogo Costa – Podia fazer mais no golo, notando-se alguma intranquilidade. A maneira como a baliza foi gerida no caso Marchesin, deixou-nos com 2 GR fora de forma.
    Saravia e Manafá – quando dois jogadores não fazem 1, diz muito do seu real valor. Seja por um péssimo olheiro ou treinador, admira-me os minutos que Manafá tem e como Saravia não evoluí nada em 6 meses.
    Mbemba – mais um jogador que estava num excelente momento de forma e agora já não. O banco após boas exibições deixou-o inseguro com muitas faltas por má colocação.
    Marcano – nunca fui contra a sua saída, cada um procura o melhor para si (eu próprio o fiz), agora voltar e receber a braçadeira dá um péssimo exemplo naquele balneário. Apenas mais um sinal do desgoverno que vai na casa.
    Otávio, Uribe, Sérgio Oliveira – iguais a si próprios, nem mais, nem menos. Óptimos para fazer um plantel, nem por isso para serem titulares indiscutíveis. Pena termos tantos destes!
    Diaz – já falei como o treinador consegue destruir picos de forma? Diaz é só mais um!
    Fábio Silva – até admito que o menino tem potencial, mas ainda me parece muito verde para estas andanças. Seja por falta de ritmo, de corpo, ou outro qualquer, parece sempre que ainda não está pronto!
    Soares – com os pés consegue destruir 90% das nossas jogadas, e é o nosso PL titular. Só isto diz o valor dos nossos avançados!
    Romário e Vitor – a pedirem mais minutos! É bom ver qualidade nas camadas jovens! (Não confundir com Fábio, estes têm 19 e 20 anos e passaram todas as etapas de formação!)

    Notar que o plantel está mal formado, não havendo extremos no banco. Jogamos regularmente com adaptações o que não ajuda muito a boas exibições.
    Noto também que as nossas exibições estão no limite do razoável (porque vamos ganhando) mas não convencemos ninguém e a qualquer momento parece que vamos perder pontos (neste caso não se aplica!)
    Por fim, parece que SC não tem a mesma mão no balneário após tantos casos. Se na primeira época todos pareciam contar (até na cabeça deles próprios), os agora suplentes parecem não render metade.

    Para a história fica que ganhamos e voltamos às meias finais! Como nos últimos anos, é preferível sofrer no fim! Ahah.

    Saudações desPortistas.

  • Judge_Dredd
    Posted Janeiro 14, 2020 at 9:08 pm

    A unica boa noticia deste jogo foi mesmo o Vitinha que em 5m mostrou otimos predicados tecnicos.
    De resto ausencia de ideia de jogo e 2 ou 3 elementos sem qualquer condição de vestirem a camisola do FCP.

    FCP está a pagar carissimo os erros que cometeu desde 2013

  • Cataduques
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:58 pm

    O Porto e o Benfica são uns belíssimos cancros para o futebol português. Então no 1º golo. o árbitro dá a lei da vantagem ao Varzim ficando a bola com o jogador do Porto? Bela lei da vantagem, palhaçada do costume. E os comentadores caladinhos que nem ratos, é sempre assim quando se trata do Porto ou Benfica.

  • Amigos e bola
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:42 pm

    Mesmo com o SC a só dar 5 minutos de jogo ao Vítor Ferreira o rapaz deu logo sinais do seu tamanho talento.

    O Rui Barros disse que ele é como Bruno Costa. Só pode ser uma piada. O Vítor Ferreira tem mais talento no mindinho que o Bruno Costa no corpo todo.

    Gosto muito dele. É pena ter o Sérgio Conceição que só gosta de cabedal e correria.

    • Pipo
      Posted Janeiro 15, 2020 at 9:18 am

      Essa lenga lenga de os adeptos quererem que miudos de 17-18-19 anos entram de caras no 11 titular da equipa principal já cansa.

      -Diogo Costa não é melhor que o Marchesin
      -Diogo Leite não é melhor que os outros 3 centrais do plantel
      -Baró e Vitinha não são melhores que Otávio/Danilo/Uribe ou até Sérgio Oliveira.
      -Fábio Silva não é melhor que nenhum dos outros 3 PL.

      São miudos com grande potencial, mas calma, não temos nenhum Mbappé ou Félix… até ver. Eles precisam de tempo, e ir rodando de vez em quando já lhes vai dando alguma estaleca, mas não é com eles que vamos ser campeões, para já.

      • Turiacus
        Posted Janeiro 15, 2020 at 12:21 pm

        Concordo com praticamente tudo! Lá por serem jovens portugueses da formação não significa automaticamente que devam ser titulares se, efetivamente, forem inferiores aos seus colegas.
        Em relação ao Marchesin não há discussão possível, na minha opinião claro.
        Em relação ao Diogo Leite, o SC só falha nesta situação porque quando ele falha é logo retirado da equipa, enquanto que outros jogadores como o Marcano falham jogo após jogo e continuam como titulares. De qualquer das formas, acho que o Diogo merecia mais minutos.
        O Baró começou a época a titular e esteve bem em alguns jogos, nomeadamente no jogo na Luz. Teve azar com a lesão e agora é uma questão de recuperar o ritmo e quiçá recupere o lugar.
        Em relação ao Fábio, acho que é o caso mais gritante no sentido em que me parece que realmente não está pronto para este nível, ainda está muito verdinho. Como tal, embora o Porto tenha avançados fraquinhos, o Fábio Silva não é melhor que nenhum deles.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:31 pm

    Que jogo mais aborrecido. Deu para ver o Vítor Ferreira que esteve 5 minutos em campo e mostrou que tem que ter uma aposta real no seu talento.

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:22 pm

    Vítor Ferreira entra, jogo 3 minutos e mostra logo sinais de craque. Que toque de bola!

  • Abilio
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:19 pm

    Já agora alguém me explica o que faz o Uribe tão bem para ser sempre titular e ter custado 10 milhões de euros? Só o vejo a dar porrada

    • AngeloGJ
      Posted Janeiro 14, 2020 at 10:44 pm

      Por acaso este não é o futebol de Uribe, o jogador está a cumprir com aquilo que é o senso comum que acredito que os jogadores do FCP teem, “se quero jogar tenho de agradar ao treinador, e a única forma de agradar ao treinador e’ obedecer o estilo de jogo e ser o protótipo de jogador que o treinador idealiza, e isso é, jogar sempre muito no físico, pouca disponibilidade para criar e pensar, dar equilíbrios a equipa, pressionar o adversário(não importa se é de forma organizada ou não, o importante é pressionar)”, Uribe tal como Nakajima, Otavio, entre outros estão apenas a cumprir as ordens do treinador e a jogar conforme o treinador exige que eles joguem, eu conhecia o Uribe do México, não era este jogador, era um jogador que transportava a bola, que gostava de jogar em combinações com os colegas, que gostava de atacar e rematar (e fazia-o muito bem), um segundo médio muito dinâmico e energético, em termos de comparação era um jogador algo similar ao Maniche, e nao há muito tempo chegou a estar perto de assinar pelo Real Madrid para na altura render o Kovacic que saia emprestado para o Chelsea, não ha muito tempo vimos um futebol de Uribe que era diferente do atual (nas primeiras jornadas da Liga), mas depois do “caso Sindi” vemos um jogador que está cada vez mais submisso a vontade de cumprir aquilo que o treinador quer, o problema aqui é que o FCP na pessoa do treinador contrata jogadores que teem características que em nada enquadram nas suas ideias, são contratados jogadores com um determinado estilo mas nunca e’ dada liberdade aos jogadores para jogarem o seu futebol antes procura-se adaptar o jogador a um determinado estilo de jogo e quem não cumprir não joga, e quem cumprir +/- ganha o direito de tornar-se um jogador de rotação, o FCP e’ uma equipa grande que tem no banco alguém que fala da grandeza do FCP mas que mete a equipa a jogar pequeno, Uribe não é um fora de série mas tem muito mais qualidade do que aquilo que vem mostrando, mas qual é o jogador do FCP que joga verdadeiramente o seu futebol com o SC ?

      • Fabio Rodrigues
        Posted Janeiro 14, 2020 at 11:45 pm

        100% de acordo. Quem já viu o Uribe a jogar noutros contextos (seleção colombiana e campeonato mexicano) sabe que está ali um jogador de grande qualidade, qualidade essa que foi demonstrando até à situação da noitada.
        Desde aí parece um jogador totalmente diferente para pior…

    • Bio
      Posted Janeiro 14, 2020 at 9:03 pm

      Exacto…

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:18 pm

    Que péssimo jogo.. mais um mas hoje nem havia o Nakajima para dar brilho a coisa.
    A bola no golo do Varzim vai com muita força e faz um efeito que parece ter enganado o Diogo mas talvez fosse possível fazer mais.
    Vamos ver o que vai acontecer na sexta já que será um jogo contra um adversário bastante mais complicado que o Varzim.

    Saudações DesPortistas!

  • Abilio
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:18 pm

    Se fossem outros clubes a terem flops caros como este Saravia era capa todos os dias mas como é o Porto ninguém fala nada

    • Af2711
      Posted Janeiro 14, 2020 at 8:59 pm

      Acho que não é por aí. O percurso de Imbula no Porto foi bastante falado, tal como o De Tomás, Facundo Ferreyra, Adrián, Elias ou André.
      Saravia custou 6 ME salvo erro, e do ponto de vista de desilusão e flop concordo que nesse momento é, mas se não é mais falado é porque as expectativas em torno dele não foram das mais altas (deixou de ser aposta muito cedo).

      • E o que temos
        Posted Janeiro 14, 2020 at 9:10 pm

        Nao sejas inocente. Porque é que tens jornais a fazer capa com o numero de flops para o ataque do benfica (ainda que 80% desses foi vendido por mais do que custou)?

        • Af2711
          Posted Janeiro 14, 2020 at 9:53 pm

          Inocente de que? Não sou jornalista para saber detalhes, e prefiro não entrar em teorias da conspiração.
          Apenas disse que todos os flops referidos tiveram a devida repercussão, e respondendo ao Abilio, para mim não procede a afirmação.

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:18 pm

    É incrível a quantidade de golos de bolas paradas que o Porto marca. Não que seja mau, é dos momentos de jogo mais importantes, é onde se podem decidir jogos equilibrados.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 14, 2020 at 8:00 pm

    Marcano (18) a 7 golos de igualar o defesa mais goleador da história do FC Porto (Jorge Costa – 25).

Deixa um comentário