Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto não cumpriu regulamentos na Taça da Liga mas justificou com lesão de Bruno Costa

É rara a época que não haja um caso na Taça da Liga. Veremos qual é que vai ser a posição da Liga, mas Bruno Costa saiu durante uma dupla substituição, que pareceu estar mais relacionada com uma alteração táctica (Conceição lançou Hernâni e Soares para os lugares de Costa e Maxi) do que com lesões.

Os regulamentos da Taça da Liga dizem que os clubes «são obrigados a incluir na ficha técnica, dois jogadores formados localmente», sendo que o ponto 3 do mesmo artigo afirma que «os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm de ser utilizados em pelo menos 45 minutos, salvo em caso de força maior». Ora, o FC Porto frente ao Belenenses (vitória por 2-1) teve Danilo e Bruno Costa no XI, mas fez sair Costa aos 37 minutos, o que constituiu uma violação dos regulamentos. No entanto, fonte da Liga diz que o FC Porto comunicou ao delegado do organismo presente no jogo que a substituição se deveu a uma lesão, considerado um motivo de força maior.

64 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 31, 2018 at 7:45 pm

    Dois «crimes» vão passar em claro:
    1.º) Incumprimento das regras da competição;
    2.º) A mentira.

    Ah, já sei: são todos iguais! Foram só 7 minutos. Quem é que não mente quotidianamente?

    Bom 2019!

  • Eagle1991
    Posted Dezembro 31, 2018 at 4:13 pm

    O número de jogadores formados localmente devia ser bem superior porventura uns 5. O porto se não cumpriu o regulamento devia ser desqualificado. Contudo estamos a falar do Porto e esta impunidade já é normal.

  • CarlosFCP
    Posted Dezembro 31, 2018 at 2:41 pm

    Qualquer clube fazia igual, mas como não é o clube dos outros, vamos todos dar uma de cumpridores exemplares e esfregar as mãos por não ter sido na nossa casa!

  • Khal Drogo
    Posted Dezembro 31, 2018 at 1:49 pm

    Se as regras não foram cumpridas, o Porto tem de ser desqualificado. É simples.

    Agora, não façamos de conta que Benfica e Sporting, na mesma situação, teriam tratamento diferente daquele que o Porto vai ter.

    • Acarub
      Posted Dezembro 31, 2018 at 2:47 pm

      Sem dúvida que não recebiam tratamento diferente, o problema é a conjugação verbal de “teriam” para tem vindo a ter e têm… É só isso a diferença…

  • brunofonseca
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:45 pm

    Regras são regras e têm de ser cumpridas. Não sei qual é o tipo de punição nestes casos, se for a desclassificação acho bem que seja aplicada.
    No entanto alguns comentários (os users do costume…) que por aqui se vêem são engraçados. O Porto é que é o mau da fita, há 35 anos que é isto, o que vale é que o clube deles nunca teve casos associados, jogou sempre de forma limpa. O meu clube não é nenhum santo, longe disso até, mas há outros que também não o são. As conquistas internacionais do Porto deveram-se também às regras criadas pelo próprio clube.

  • Vespas
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:45 pm

    Não percebo muito de leis mas diz que têm que jogar dois jogadores formados em Portugal 45 minutos e foi isso que aconteceu, a não ser que considerem que Guimarães e Lisboa não fazem parte de Portugal e nesse caso, o Hernani não foi formado em Portugal.

    Bom ano para todos e leiam as coisas com mais atenção.

  • Pedro Salgado
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:44 pm

    Não deixaria de ser irónico que depois de tantas alterações aos regulamentos, com a total e patética conivência dos clubes, a Liga conseguir finalmente atingir o objectivo de colocar as 4 primeiras equipas numa meia-final e uma delas, por total azelhice, falhar esse desiderato. Isto dos 7 minutos são “peaners”, tal como os regulamentos para alguns. O Porto justificou. logo não há assunto. Saia mas é um castigo de 4 jogos para o David Simão que isto de insultar delegados da Liga é ofensa grave e punível nos…….regulamentos.

    • Flavio Trindade
      Posted Dezembro 31, 2018 at 7:31 pm

      Pedro, o meu comentário seria igual porque meteste o dedo na ferida.

      Agora foi o Porto (que incumpriu claramente) mas aconteceria o mesmo se fosse um dos outros 3 clubes presentes na final 4 (curiosamente os grandes).

      E Pedro Proença, naquela que foi porventura a sua única iniciativa visível (a tal história do campeão de Inverno) nunca iria perder a oportunidade de ter os 4 grandes na final 4 pela primeira vez, nem que o Porto jogasse com 11 jogadores formados no Botswana.

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:02 pm

    Eu não sou a acreditar em bruxas, maldições e fantasmas, mas esta Taça da Liga deve estar amaldiçoada, só pode! Primeiro foi a bola no peito do Pedro Silva, na célebre final entre Sporting e Benfica; depois foi aquela história do dolo intencional ou não intencional, num grupo partilhado entre o FC Porto e o Sporting; depois foi aquela confusão do Vitória de Setúbal – Sporting, onde deveriam ter sido mais jogadores expulsos do lado leonino. Caramba, esta Taça da Liga, mais um bocadinho, e ainda começará a fazer parte dos Ficheiros Secretos. É com cada episódio paranormal que uma pessoa até fica parva.

    Ainda assim, como Sportinguista, espero que o Sporting vá a final e que vença a Taça. Um título é um título e todos são para ganhar.

    Saudações Leoninas

  • golias
    Posted Dezembro 31, 2018 at 11:13 am

    esta sobranceria dos clubes grandes é uma vergonha, mas alguém imagina que uma competição que é feita para haver 3/4 grandes na final four vai penalizar um dos seus maiores ativos? e sim, é possível provar ou não que houve lesão, mas como não vão haver exames médicos independentes está tudo bem, ou então vão dizer que foi uma dor de cabeça extemporânea. siga o regabofe, futebol em portugal no seu melhor.

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 31, 2018 at 10:42 am

    Se o Bruno Costa estava lesionado, saía e o substituto entrava só na 2a parte. Mas não, continua o Chico Espertismo do costume no tugão.

  • ZeColmeia
    Posted Dezembro 31, 2018 at 10:21 am

    Isto é coisa para uma multa de 19€ por parte da Liga…! Se fosse um clube pequeno ia de vela e ninguém se importava, se fosse um grande vestido de vermelho caía o carmo e a trindade e o Insolvente/Baldaia/Baluarte não se calavam durante 2 épocas a descredibilizar a TdL (como têm feito pq n a ganham, chamando-lhe taça de tudo e mais alguma coisa), mas como é o FCP está tudo tranquilo… afinal os regulamentos só são para cumprir quando não incomodam o papa… se causam comichão de algum modo, aceitam-se desculpas esfarrapadas que gozam com a cara das pessoas…

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 31, 2018 at 9:54 am

    Porto a ser Porto, qual é o espanto mesmo???

  • DavidDop
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:38 am

    Nem multa devia apanhar, multa porquê? Aqui no tugao, desde o futebol á política, dos padres as freiras, TUDO e TODOS, desde que tenham algum poder, são protegidos. Há uma lei, um regulamento, e há 10 atrás que permitem exceções… É assim, nem há que discutir. Deu uma caganeira ao rapaz e ele teve de sair, já servia, por mais parvo que seja.

  • ACT7
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:28 am

    Mais uma mancha para a Taça da Liga.
    Esta regra até faz sentido, pois esta competição devia ser para dar mais minutos aos jogadores da casa, aliás 2, até me parece um número curto.
    O Porto não cumpriu a regra, o mais certo é pagar uma multa como seria se fosse Benfica ou Sporting a infringir a regra. Os 3 grandes vivem a cima das regras e isso acho que ninguém pode negar.

    • Kostadinov
      Posted Dezembro 31, 2018 at 1:36 am

      Concordo com este comentário na totalidade. E subscrevo totalmente a parte da regra, para mim 2 jogadores apenas também me parece curto. É uma competição sem expressão relevante, como tal era importante usá-la para esse tipo de coisas. Aliás deviam de ser jogadores de formação, não só formados no país. Para mim os clubes seriam obrigados a utilizar (não necessariamente no 11 mas no decorrer da partida) um mínimo de 5 jogadores formados no país nos quais se teriam de incluir 3 da formação. O problema aqui seriam os clubes de menor dimensão, não sei até que ponto isto seria possível para eles.

      • M'difh
        Posted Dezembro 31, 2018 at 3:01 pm

        As equipas pequenas não têm formação? Os grandes, a bem ou a mal, lá vão lançando os seus jovens, e os pequenos estão sempre a queixar-se que não têm dinheiro para competir com os outros… Pudera, estouram o dinheiro todo em estrangeiros que tapam os jovens da formação. Se não forem os 3 estarolas é mais recentemente o Braga a lançar jovens eles nem cheiram os planteis das outras equipas!! Será por falta de qualidade? Não, é mesmo falta de Visão.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:14 am

    Ou seja, há regras, mas, para alguns portugueses, isso é letra morta.
    Então, foram 7 minutos, por amor de Deus!
    Um país de bananas, cunhistas e amparadores de favores.
    Parece que já é a segunda vez! Razão tinha o Zé Maria, afinal, quando desvalorizou esta competição.
    Tudo isto é uma vergonha pegada, mas parte da malta encolhe os ombros e dobra a coluna vertebral.

  • Kostadinov
    Posted Dezembro 31, 2018 at 12:04 am

    Sou o primeiro a dizer que os comportamentos que o SC tem demonstrado várias vezes no banco do Porto tinham de ter sido punidos de outra forma, mas aqui não acho que devesse haver lugar a mais do que uma multa tendo em conta a infracção cometida. Ainda assim não se deve conseguir provar nada, mas é óbvio para todos que não houve lesão. O que ainda é mais estranho, porque o Porto, sabendo dos regulamentos, se quisesse fazer algo deste género então fingia um problema físico no jogador, como tal nem percebo muito bem toda esta situação.

  • Tiago Peixoto
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:52 pm

    Claramente não saiu lesionado, mas também por amor de deus, que regulamento mais parvo.
    Mas enfim, regulamentos são para cumprir, acho que uma multa chega.
    Ou não querem que o Porto defronte o Benfica porque o Bruno Costa não jogou mais 7 minutos? Já soa a perseguição.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 31, 2018 at 1:14 am

      Tiago depende apenas da sançåo prevista, se é que há alguma prevista, e da prova de irregularidade ou não. Não me parece que consigam provar que estava lesionado ou não, basta o jogador dizer que estava e quanto à sanção, não somos nós que achamos nada, ou está escrito ou não está. Se não estiver, então é claro que não passará de peaners, mas não há cá “foram 2m” nem é nenhuma “perseguição”, é sim ou sopas.

      Eu cá prefiro o Porto contra o meu Benfica, sempre tenho um jogo decente pa ver que ultimamente ando com pouca vontade de ver jogos, e também acho que desclassificação por isto é talvez exagerado, mas se a sanção forem 500eur de multa, algum grande quer saber disso? Alguma vez na vida? Não.

    • ACT7
      Posted Dezembro 31, 2018 at 12:38 am

      Não acho parvo.
      O que é mais triste no meio disto tudo é as equipas portuguesas andarem a fazer ginástica para colocar apenas 2 (sim, DOIS) jogadores formados em Portugal durante 45 min em campo, até parece que na nossa formação só há marretas.

      • Tiago Peixoto
        Posted Dezembro 31, 2018 at 1:43 am

        É uma regra parva na medida em que o Hernâni também é formado localmente e jogou 53 minutos, mas como não foi titular já não conta, apesar de ter jogador mais que 45 minutos.

    • master14
      Posted Dezembro 31, 2018 at 12:36 am

      Realmente o porto tem-se dado bem com as multas

    • Dca
      Posted Dezembro 31, 2018 at 12:26 am

      Parvo? Tentar que hajam jogadores formados em Portugal a ter 45 minutos de jogo? Isto é parvo? Não acho.

    • Goncalo Silva
      Posted Dezembro 31, 2018 at 12:18 am

      Também acho que seria um pouco exagerado, mas regras são regras. Eu teria desclassificado, mas percebo se não desclassificarem. Agora no mínimo terá de haver uma multa pesadinha, senão os clubes podem fazer sempre o que quiserem, e quer queiramos quer não, o Porto há muito que já passou a marca do razoável sobre este assunto.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 31, 2018 at 12:06 am

      Talvez se esperassem 7 minutos já não houvesse “perseguições. E sim, para o Porto, uma multa chega sempre.

  • Consuela
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:44 pm

    Talvez estivesse mesmo lesionado… Nunca saberemos e não deverá ser difícil de o provar.

  • Pedro pintarolas
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:44 pm

    Irritam em particular estes comentários ofendidos. Como adepto de um “não grande” consigo com facilidade que todos sem excepção são beneficiados. Acho bem que seja desclassificado. Ligo se vê o que acontece. Agora atirar para o ar é não ter noção. Na dúvida, sempre sempre se beneficia os grandes. Todas as épocas foi assim e sempre sera

    • Tiago Peixoto
      Posted Dezembro 30, 2018 at 11:54 pm

      Como portista, posso dizer que concordo. Não sou cego, nem tenho 2 palas. Isto não vai passar de uma multa (e honestamente também não acho que 7 minutos sem o Bruno Costa em jogo merecesse desclassificação de uma competição).

      • Dca
        Posted Dezembro 31, 2018 at 12:25 am

        Até podiam ser 30 seg. As regra são para ser cumpridas.

      • Humberto Cruz
        Posted Dezembro 31, 2018 at 12:22 am

        Regras são regras. Se 7 minutos não valem, onde é que se traça a linha, nos 8 minutos? 9? Provavelmente não vai haver desclassificação porque se vai alegar lesão e não há como provar o contrário. E atenção, sou adepto do porto

  • DICAS
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:41 pm

    Mais do mesmo !

    Resultado: uma multa que não ascenderá muito o preço de uma sande de presunto

  • R1906
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:38 pm

    Ainda me lembro do dolo sem intenção…mas isso para a generalidade do país foi choro.

  • Sagan_RoubaixKing
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:36 pm

    Nestes casos não vale a pena criar confusão, ninguém será punido porque basta afirmar que foi lesão e vai ser sempre a palavra do clube contra os restantes participantes da final four e não vai haver provas a não ser que viesse o jogador ou alguém da estrutura negar a lesão o que não vai acontecer…

  • BioSpot
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:31 pm

    Como em Portugal cada grande faz o que lhe apetece e arranja as desculpas que quer… FCP continuará em competição. Mas o mesmo é aplicado a verdes ou encarnados. Quiçá obriguem o FCP a pagar 1€ de multa, já era bom!

  • Mike The Kid
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:23 pm

    Isto para o Porto não é nada.
    É o costume, falhou a ligação à central também agora

  • Magico8
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:15 pm

    Ficha técnica não são todos os convocados? Ou essa questão dos 45 minutos é só para os titulares?
    Pq o Danilo fez o jogo todo e o Hernani fez mais de 45 minutos..

    • Consuela
      Posted Dezembro 30, 2018 at 11:44 pm

      Só para os titulares.

      • Dumas
        Posted Dezembro 31, 2018 at 8:15 pm

        Não percebo o racional da regra. No final do jogo, o Porto utilizou três jogadores formados localmente: dois deles cumpriram mais de 45 minutos em campo. Se o objectivo da regra for promover a utilização destes jogadores, foi cumprido. Se o objectivo for manter a utilização constante de dois jogadores formados localmente em campo, também foi cumprido.
        A questão de serem titulares ou não é apenas uma racha para que se criem polémicas e alimentar o desporto preferido do tuga: Futebol-novela

      • Magico8
        Posted Dezembro 31, 2018 at 1:19 am

        Ok, obrigado pela informação.

    • Dracarys
      Posted Dezembro 30, 2018 at 11:43 pm

      Pois, tenho a mesma questão.

  • Pulga
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:11 pm

    44 euros de multa

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:05 pm

    São muitos anos disto… Nem sei para que puxaram este assunto. Está tudo OK.

  • Chico
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:04 pm

    Em qualquer país civilizado, o clube seria punido com a desqualificação. Em Portugal, siga a festa e o amadorismo.

    • Dumas
      Posted Dezembro 31, 2018 at 8:21 pm

      Esta regra não é relevante para ninguém, seja que clube for. Serve apenas para fomentar ódio entre clubes. Concentrem-se no futebol jogado… Pedir a desqualificação de um clube por uma alínea regulamentar insignificante demonstra medo

      • Joao Duarte
        Posted Janeiro 1, 2019 at 2:33 am

        A partir do momento que é uma regra é para cumprir. Sem regras não há futebol jogado. Não é uma questão de medo, é uma questão de princípio.

  • Kafka
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:03 pm

    Está tudo bem, afinal é o Porto, é apenas mais um dia como tantos outros nos últimos 35 anos… Isto é a essência deste clube

    • Dumas
      Posted Dezembro 31, 2018 at 8:12 pm

      A essência do Benfica e do Sporting é pura? Todos têm telhados de vidro e a nossa memória é selectiva

    • Kostadinov
      Posted Dezembro 31, 2018 at 12:00 am

      Argumento interessante, mas confesso que me suscita sempre alguma curiosidade o perceber como é que, se o Porto manda nisto tudo há 35 anos, conseguiu ainda assim perder 15 campeonatos nesse período. Ou se manda assim tanto nisto tudo que foi por isso que conquistou 6 troféus europeus durante essa fase. Foi só para disfarçar? Pergunto isto de forma genuína, não estou a dizer que sejam nenhuns santos. Aliás nenhum dos 3 ‘grandes’ o é, mas claro o Porto, já sabemos, é o único clube que alguma vez fez uso de influências em Portugal.

  • Sombras
    Posted Dezembro 30, 2018 at 11:02 pm

    O Porto não quebrou as regras, o Porto cumpriu as suas próprias regras, como aconteceu nas últimas décadas do futebol Português. Nada de novo, estranho era serem punidos.

  • fabinho18
    Posted Dezembro 30, 2018 at 10:51 pm

    Senão quissessem “ violar “ as regras metiam o André Pereira, mas como as regras não servem para nada siga …

    • batistuta1990
      Posted Dezembro 30, 2018 at 11:08 pm

      Jogadores formados localmente são jogadores formados em Portugal, não necessariamente no clube (diz no regulamento!). Entrou o Hernani!

      • Bisc8
        Posted Dezembro 30, 2018 at 11:33 pm

        Exato. E o Danilo acho que fez a formação no benfica, nao no porto mas posso estar errado, por isso não sei onde é que ocorreu a quebra dos regulamentos

        • Consuela
          Posted Dezembro 30, 2018 at 11:43 pm

          Os 2 jogadores a que se referem têm que cumprir 45 minutos como efetivos (vulgo titulares?). O Bruno jogou 38. Simples.

          • Bisc8
            Posted Dezembro 31, 2018 at 12:02 am

            Ok obrigado pela explicação. pensava que apenas tinham que jogar 2, não que tinham de ser os titulares

Deixa um comentário