Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Os possíveis substitutos de Lopetegui

Pinto da Costa arriscou e deu-se mal. Numa fase em que o FC Porto precisava de quebrar a hegemonia que o Benfica estava a cimentar e o Sporting a ganhar força o líder portista apostou num treinador sem experiência ao mais alto nível e o resultado foi mais uma época sem títulos e uma crise que culminou no despedimento de Lopetegui. Mas só vamos a meio de 2015-16 e ainda nada está perdido, e sendo certo que a história não favorece os azuis e brancos quando despedem treinadores a meio do projecto, a realidade é que o actual plantel, e a classificação, deixam tudo em aberto para o que falta disputar. Neste sentido, a escolha do próximo treinador reveste-se de grande importância, apontando o VM os possíveis sucessores de Lopetegui, com as virtudes e defeitos que os caracterizam:
O desejado:
André Villas-Boas – Pinto da Costa quer, a maioria dos adeptos também, e se há alguém que goza de estatuto no Dragão é o actual treinador do Zenit – deve ser mesmo o único unânime, até pela sua ligação aos portistas. No entanto, com mais meio de ano contrato, e ainda presente na Liga dos Campeões, não parece crível que possa ser opção para o imediato. Por outro lado, caso um dia regresse, há uma certeza: será impossível melhorar o que fez em 2010-11 (mesmo igualar é complicado). Foi uma época de sonho, e essas expectativas podem funcionar contra ele (é raro o treinador que é feliz duas vezes no mesmo sitio). Por outro lado, desta vez não iria contar com Vítor Pereira, e com tudo o que isso implica.
Mais do mesmo:
Luís Castro – Há 2 anos correu mal, numa fase em que o FC Porto também ainda estava em algumas frentes, e apesar da boa época na equipa B (curiosamente há um ano até nesse âmbito estava a ser criticado), não deixa de ser uma aposta de risco.
Regressos:
Mourinho – Jesus no Sporting? Isso é impossível. Com o que se tem passado nos últimos tempos no futebol só há uma certeza: tudo é possível. E sendo certo que um regresso de Mou ao Dragão é pouco provável, não deixa de ser uma das melhores oportunidades disponíveis para o ex-Chelsea. Contra si, o facto de, à semelhança de AVB, ser pouco provável repetir o mesmo o sucesso.
Jesualdo Ferreira – É o treinador menos valorizado na história do FC Porto, mas venceu 3 campeonatos nos 4 anos que orientou os portistas. Além disso tem a virtude de potenciar os jogadores como poucos, que o diga Falcao, que já reconheceu diversas vezes que melhorou em 300% depois de ter sido treinado pelo professor. No entanto, goza de pouco estatuto e isso no futebol actual pesa.
Fonseca – Seria caricato, mas o actual líder do Braga parece ser agora um treinador mais preparado e principalmente com mais dimensão perante os adeptos. Por outro lado, era uma maneira de desfazer as dúvidas em relação ao que o antigo central podia fazer com esta matéria-prima.
Conceptualistas:
Marcelo Bielsa – El Loco é talvez a aposta com as virtudes e defeitos mais vincadas. Assim, tem a seu favor uma competência técnica e táctica invulgar, possuindo grande facilidade em colocar as equipas a jogar segundo as suas ideias de um futebol ofensivo, com pressão muito alta e de saída a jogar desde o guarda-redes. É ainda muito forte a potenciar jogadores, tendo este elenco azul e branco vários elementos com um perfil que costumam agradar ao argentino. No entanto, a sua personalidade vincada costuma levar a alguns conflitos, seja com a direcção (no Marselha criticou publicamente as contratações que eram feitas) seja com os jogadores (em Bilbao chegou a expulsar Llorente de treinos), sendo que a sua obsessão pela perfeição pode levar a algum desgaste no plantel (mas mais no longo prazo).
Sampaoli – Levou o Chile ao seu primeiro título ao mais alto nível e partilha várias características com Bielsa, nomeadamente o gosto pelo futebol ofensivo, sedutor e praticado por jogadores fortes tecnicamente. Contra si tem o facto de nunca ter treinado na Europa.
Laudrup – Um dos melhores jogadores das últimas décadas teve um início auspicioso como treinador, com passagens bem sucedidas pelo Brondy (onde foi campeão), pelo Getafe (levou o modesto clube de Madrid aos quartos da Taça UEFA, tendo eliminado o Benfica e só sido afastado pelo Bayern, sem ter perdido nenhum dos dois jogos), e pelo Swansea (vencendo a Taça da Liga), sempre com um futebol de qualidade. O seu maior handicap seria o facto de nunca ter treinado um clube grande uma liga importante.
Consagrado:
Rafa Benitez – Perdeu crédito na passagem pelo Real Madrid, já antes tinha desvalorizado no Inter, mas não se pode ignorar que já venceu 2 campeonatos ao serviço do Valencia, uma Liga dos Campeões, duas Taças UEFA, e uma Taça de Itália pelo Nápoles.
Juande Ramos – Ganhou imensa cotação ao levar o Sevilha a vencer 2 Taças UEFA de forma consecutiva, às quais juntou uma Supertaça Europeia, uma Supertaça de Espanha e uma Taça do Rei. Conquistou a Taça da Liga Inglesa pelo Tottenham e orientou ainda o Real Madrid, ainda que apenas durante 6 meses, numa fase de transição. Nos últimos anos esteve na Ucrânia e perdeu alguma reputação, mas mantém um currículo de meter respeito.
Complicados devido às cláusulas no contrato:
Marco Silva – Um dos preferidos dos adeptos e um técnico que tem aumentado o estatuto no futebol nacional. 
Leonardo Jardim – Depois de AVB, é talvez a escolha n.º 1 para Pinto da Costa.
Boas opções, mas não estão livres:
Paco Jémez: Um dos treinadores mais singulares do futebol Europeu. Desde 2012 no Rayo, equipa com um dos orçamentos mais baixos das ligas de topo (todos os anos vê os melhores jogadores saírem e serem substituídos por jogadores a custo zero), conseguiu implementar uma filosofia de jogo bem vincada, corajosa, de equipa “grande” (sempre querendo ter a bola e com linhas subidas), o que pode tirar relevância ao facto de nunca ter treinado um clube de renome. Pode ser difícil convencê-lo a aceitar o cargo, já que em Espanha se diz ser o maior candidato a substituir Del Bosque após o Euro.
Berizzo: Outro “Bielsista” (foi seu adjunto no Chile), que tem impressionado ao serviço do Celta, não só pelos excelentes resultados (luta pela Europa com um orçamento bem inferior a equipas como o Sevilha ou o Valência) mas também pelo excelente futebol apresentado pelos Galegos.
Com algum prestígio:
Carlos Queiroz – Pinto da Costa já confessou várias vezes que pretendia trabalhar com o ex-seleccionador e até foi sua testemunha de defesa há uns anos. O problema é que o ex-Man Utd ao nível de clubes foi sempre um flop por onde passou, mesmo tendo tido plantéis galácticos no Sporting e Real.
Nuno Espírito Santo – Não é propriamente brilhante a nível técnico e táctico, mas conhece o clube, tem algum carisma (na célebre época do túnel deu a cara pelo grupo) e poderia ser uma figura aglutinadora entre o Universo Portista.
José Peseiro – Um treinador capaz de colocar as equipas a colocar um futebol ofensivo e de qualidade (foi com ele que Sporting e Sporting de Braga melhor jogaram na última década), mas muito marcado por ser um “pé-frio” e, sobretudo, pelo “trauma” da semana fatídica de Maio de 2005 (sendo que, apesar de ter perdido tudo em poucos dias, foi o único treinador a levar o Sporting a uma final europeia desde 1964,  juntando a isso a luta pelo título até ao fim, algo que os Leões também poucas vezes fizeram nos últimos tempos).
“da Casa”:
Sérgio Conceição, Domingos e Jorge Costa – Soluções para o curto prazo até chegar o “desejado”. Não são propriamente fortes a nível técnico e táctico mas são da “casa” e podiam impor alguma atitude numa equipa que parece bloqueada, principalmente no caso do ex-central.
Portugueses:
Manuel MachadoMiguel LealPedro Martins ou Jorge Simão – Pinto da Costa já projectou vários treinadores, como Mourinho, Fernando Santos ou Villas-Boas, o momento talvez não seja o ideal para repetir a receita, mas há valores no nosso campeonato com capacidade para “dar o salto”.
Se o divórcio for ultrapassado: 
Paulo Bento – O ex-seleccionador nacional tem a fama de ser forte numa 1.ª fase, foi assim no Sporting e ao comando de Portugal, depois por norma acaba por sair sem brilho. Mas o que o FC Porto o que precisa agora é de impacto, e o antigo médio dá isso. 
“Novo Mourinho ou AVB”:
Rui Faria – Seria o regresso à formula que levou às épocas de maior sucesso na história recente dos Dragões: um treinador com pouca (neste caso mesmo nenhuma) experiência a dirigir equipas, mas com uma enorme bagagem como adjunto em clubes de topo e com uma forte base académica. Uma aposta de risco, mas sustentada pelo sucesso recente de casos muito semelhantes.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Czarli
    Posted Janeiro 10, 2016 at 12:45 pm

    O mais desejado: Marco Silva

    A melhor opção no momento (e apenas para o momento): Jesualdo Ferreira

    A pior opção: NES

    A opção tão ridícula que nem deveria ser equacionada: Paulo Bento

    A opção "vade retro satanás": AVB

    Como tal, se pudesse escolher um para assumir o clube com a única exigência de ganhar a Taça e fazer o melhor que possa na Liga e EL seria para mim o Marco Silva. Penso que não há melhor treinador (acessível) para o FCP. No entanto, será dificílimo convencê-lo a sair do Olympiakos a meio, então a melhor opção seria claramente o Jesualdo Ferreira.

    Caso viesse o JF, apenas por 6 meses (depois poderia ser transferido para outro lugar na estrutura), vários jogadores seriam beneficiados com o seu modelo de jogo e não sendo promessa de sucesso, daria espaço de manobra para a direção tentar contratar o próximo treinador com tempo e ponderação.

    Também não ficava triste com o Leonardo Jardim. Mesmo assim, preferia um treinador mais ofensivo.

  • Carlos Santos
    Posted Janeiro 8, 2016 at 11:30 pm

    de todos axo que paulo bento seria a melhor opçao, porto dificilmente vai buscar um treinador estrangeiro a meio da epoca, tirando isso vejo 5 domingos, nuno , vilas boas, jardim e Marco silva, MS nao vem pois tinha de pagar 10M ao SCP Jardim tb tem essa clausula mas axo que acaba no fim da época logo nao poderá vir ja, vilas boas nao vem tem outros horizontes sendo que sobra domingos que o axo fraquinho e Paulo Bento que mesmo sendo casmurro axo que no emidiato seria a melhor opçao pois ja tem inexperiência e conhecimento do fut portugues

  • Vasco Galhofo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 11:01 pm

    E porque não Vitor Pereira??

  • João Duarte
    Posted Janeiro 8, 2016 at 10:51 pm

    Unay Emery, é um nome que me agrada e que quero ver no Porto a alguns anos. Deve ter um bom salario mas faz um bom trabalho no Valencia e no Sevilha!!

  • António Vilares
    Posted Janeiro 8, 2016 at 8:43 pm

    Aposto em NES apesar de já considerar o ex-Valencia um treinador com créditos a mais para vir propriamente fazer 6 meses (continuo a pensar que Villas-Boas será o novo treinador no final da época).
    Acho que a escolha será um treinador português. Marco Silva e Leonardo Jardim têm o acordo verbal com o Sporting, Jesualdo Ferreira acabou de assinar contrato e não estará com perspetivas de se colocar outra vez sobre grande pressão, Rui Faria não me parece altura para mudar de função, Paulo Fonseca está num bom projeto, Paulo Bento não ficou com boas relações com PDC após o jogo no Gabão, José Peseiro seria uma boa escolha, pois tem grande qualidade técnico-táctica e os restantes não tem maturidade ou qualidade para se afirmarem no Dragão… É uma questão difícil de responder…
    Eu apostaria em José Peseiro mas penso que será NES

    • António Vilares
      Posted Janeiro 8, 2016 at 11:19 pm

      Duvido que acontece mas seria um grande upgrade no futebol do FC Porto. Não sei se aceitaria vir como um treinador a prazo. Mas lá está, como referi, não sei qual a estratégia do clube…se apostar já num treinador para o futuro ou apenas terminar a temporada com alguém com menos peso (aqui Jorge Costa e Domingos encaixam mais que Peseiro) para investir forte na equipa técnica no próximo ano.

    • Rabensandratana I
      Posted Janeiro 8, 2016 at 10:08 pm

      Não me importava nada que o Peseiro fosse o próximo treinador, pelo menos a equipa em princípio praticaria uma futebol vistoso e com golos à mistura.

  • António Tonga
    Posted Janeiro 8, 2016 at 8:16 pm

    E que tal seria Mourinho por 6 meses, para espalhar magia, e depois assumir um outro projecto… Não seria propriamente mau para nenhuma das partes… O que me dizem?

  • Diogo Araujo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 7:27 pm

    Apesar de achar que já teve melhores dias PDC ainda não dá ponto sem nó e não me parece que avançasse para o despedimento de Lopetegui sem alguma na manga (a saída de Paulo Fonseca foi remendada é verdade com Luís Castro mas tudo indica que já com Flopetegui no "bolso" na altura) e parece-me sinceramente que mesmo sendo preciso (que duvido que exista) contornar alguma cláusula a escolha vai recair em Leonardo Jardim! Já o era para ser há mais tempo!
    Quanto a Vilas Boas acredito que voltará ao FCP mas não como treinador! O próprio já afirmou que não quer andar no mundo do futebol como TREINADOR muito tempo… A ver vamos…

  • jaiminho
    Posted Janeiro 8, 2016 at 7:15 pm

    para mim a melhor solução seria Pedro Martins.

  • Pedritxo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 6:54 pm

    Pinto da Costa tem muitas soluçoes, demasiadas ate, o que pode vir a cair em erro,outra vez.

    Mourinho, supostamente e impossivel, mas quem sabe.
    Villas Boas, se nao passar contra o Benfica,pode ser despedido.
    Marco Silva e Leonardo Jardim, devem ter clausulas.
    Aos dos nosso campeonato acho dificil, mas acho interessante Pedro Martins e ate Manuel Machado, tem uma filosofia interessante de jogar a bola.
    Jesualdo Ferreira seria a opçao perfeita para uma transiçao.
    Berrizo ou Paco Jemez seria excelente,o Porto aumentaria o seu futebol, com certeza.
    Paulo Fonseca, duvido para ja, no fim da epoca, talvez.
    Domingos ou Jorge Costa, seria a melhor coisa para eles, mas para o clube talvez nao.
    Peseiro merecia uma oportunidade.
    Juande Ramos e Laudrup, opçoes interessantes.
    Luis Castro e Rui Faria, duvido.

  • RR
    Posted Janeiro 8, 2016 at 6:17 pm

    Dependerá da perspectiva de quem escolhe…

    Se for Pinto da Costa, não tenho duvidas que será alguém da sua confiança, Português e que já tenha estado no clube ou que tenha uma boa relação pessoal (por ex: Jardim)

    Se for a SAD do Porto (Antero) a escolher, o mais provável é que a escolha do treinador seja muito influência pela Doyen devido aos investimentos feitos no Porto e por isso provavelmente será um treinador estrangeiro!

  • José Silva
    Posted Janeiro 8, 2016 at 6:14 pm

    Podiam acrescentar Lucien Favre a essa lista. Está desempregado e tem conseguido alguns milagres por onde tem passado, potenciando jogar como marco reus para alem de apresentar um estilo de jogo agradável, algo que como adepto do porto não vejo desde o AVB. Este ano as coisas não lhe recorreram bem mas gostava de o ver no Porto.

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 6:06 pm

    Não sei até que ponto Leonardo Jardim seria bom para o Porto, é um treinador extremamente competente na defesa e sabe surpreender os adversários no inicio de época, mas nota-se que é um treinador de 1 época, porque já no Sporting no final da época estava com problemas em meter a equipa a jogar bem, e no Mónaco apesar de todas as condicionantes é o que se vê, Bernardo Silva por exemplo na primeira rendia bem e agora na 2º anda desaparecido…

    Acredito que o Porto , das duas umas, ou vai meter o Luís Castro ou o Barros a frente da equipa ou contrata um treinador livre. Neste momento treinadores em clubes acho impossível, só no final da época.

  • Pedro
    Posted Janeiro 8, 2016 at 6:00 pm

    Para mim, a melhor opção é o José Peseiro.

  • m1950
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:53 pm

    Tendo em conta a pressão negativa sobre a equipa , mas o facto de ainda estar em 4 frentes.

    – português x
    – transição X

    Acredito que o próximo treinador é estrangeiro e tem de ser nome entusiasmante para os adeptos e os jogadores.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:52 pm

    Porquê a ausência de Vitor Pereira da lista?

    André Vilas Boas: É de facto o mais consensual e o mais provável (penso que ontem esteve mesmo reunido com a SAD), mas só no fim do ano. Vejo muita gente a dizer que sem Vitor Pereira não é nada mas o facto é que Vitor Pereira também não fez nada de extraordinário fora de Portugal. Será que apenas se dão melhor no país do que fora das fronteiras em vez de conspirar com a teoria dos adjuntos?
    Se Jesus sair de Portugal e não der nada tendo um adjunto diferente foi por causa da sua ausência?

    Luis Castro: É um homem muitíssimo inteligente (pouca gente fala nisso ou talvez desconheçam mas é um autêntico ''crânio'') e capaz mas penso que ninguém no Porto que ver o seu trabalho na B a acabar. Gostava de o ver a adjunto do treinador que vier a partir do próximo ano. Do seu lado teria a possível aposta em alguns jogadores da sua equipa B.

    Mourinho: O melhor possível e se viesse com aquela garra toda que tinha aquando da sua primeira passagem seria o ''click'' que o Porto precisa para re-ganhar a sua identidade. Seria um pagamento ao clube que fez dele o que é, que apostou nele mesmo tendo ''falhado'' noutro grande. Problema? A humildade parece-se ter perdido.

    Jesualdo Ferreira: Tem pouco estatuto atualmente e a sua imagem está muito manchada… Como solução temporária sim, mais do que isso só se fizesse um brilharete nestes 6 meses.

    Fonseca: Não. Tem as suas qualidades mas mostrou que não consegue lidar com a pressão e seria brincar com o fogo.

    Marcelo Bielsa: Olha cá está. O Porto seria o clube PERFEITO para este treinador (não estou a dizer que ele seria o treinador perfeito para o Porto). Tem uma estrutura (pelo menos tinha) muito forte para lidar com os típicos casos e conflitos e na teoria conseguiria amenizar qualquer irregularidade e, o ponto mais forte, como diz o VM o problema costuma ser o desgaste dos jogadores a longo prazo… Porquê um ponto forte? Num clube como o Porto em que o plantel praticamente se renova de 3 em 3 anos (ultimamente é quase de ano para ano) este efeito seria muito suavizado.

    Sampaoli: Pessoalmente gosto e apoiaria mas seria arriscado apostar em alguém sem experiência na Europa.

    Laudrup: A lingua (embora deva falar um pouco de espanhol e ingles) e a falta de experiência a este nível deixam dúvidas.

    Benitez/Juande Ramos/Paco Jemez: No hombre. No mas.

    Marco Silva/Leonardo Jardim: Ambos têm qualidade (principalmente o primeiro) mas seria difícil e por norma não gosto de ver treinadores portugueses que não sejam portistas à frente do clube.

    Berizzo: Um treinador interessante mas também de risco ainda.

    Carlos Queiroz/Jose Peseiro: Parecem-me algo ultrapassados pelo tempo e não acho que qualquer um dos dois, principalmente o primeiro fossem boas opções.

    Nuno Espirito Santo: Não fez nada de extraordinário mas parece ser competente e conta com aquilo que já referi e no Porto costuma ser importante na escolha do treinador: É portista. Não seria das minhas primeiras escolhas mas tal como Jesualdo, se for para fazer os 6 meses e ficar apenas se fizesse um brilharete seria aceitável.

    Domingos e Jorge Costa: Só se fosse para a equipa técnica restante ao treinador principal.

    Quanto aos ''portugueses'', gostava de adicionar Lito Vidigal (embora tenha nascido em Angola) que para mim é o segundo melhor treinador em Portugal. Lito e Pedro Martins seriam os únicos que apoiaria no Dragão, mas tal como NES e JF, ficar para o ano só se fizessem o tal brilharete.

    Paulo Bento: Pinto da costa disse a passo a citar: ''Enquanto for presidente nunca será treinador do Porto''. Espero que a sua memória esteja intacta.

    Rui Faria: Seria uma opção interessante mas de risco. Era mais um de ''brilharete'' apenas.

    Luis Freitas

    • Anónimo
      Posted Janeiro 9, 2016 at 2:35 am

      Luis, concordo contigo em relação ao lutos, é um treinador que demonstra qualidade e mais tarde ou mais cedo vai subir um patamar!!

      J.mendes

    • sotôr
      Posted Janeiro 9, 2016 at 2:09 am

      Bela análise, Luis Freitas.

      Discordo quanto ao Bielsa: Da forma que o Porto parece estar a fazer fretes a fundos, era um relacionamento que tinha tudo para acabar mal. Não estou a ver Bielsa a fazer fretes a ninguém.

    • hdff
      Posted Janeiro 9, 2016 at 1:03 am

      Luis Freitas, nao ponho isso em causa, agora neste momento penso que estamos de acordo que esta verdinho e tem de passar as etapas que referi. Posso dizer que sera um diamante por lapidar, se mudar algumas ideias atuais chega ao topo, se continuar como é, andara certamente pela 1ª liga como anda o Manuel Machado aos anos mas sem treinar um grande, tirando Vitoria SC, Braga e Nacional equipa de ambiçoes europeias.

      Dou como exemplo, numa pre-epoca e ok que é pre-epoca mas ter um jogo de apresentaçao e marcar treino para o mesmo dia de manha e rebentar com os jogadores, dar um treino daqueles a italiana dos anos 90 em que se sai a precisar de fazer crioterapia e descansar e ter jogo apresentaçao aos socios a tarde, isto em pleno sec XXI nao é aceitavel e nao seria possivel se estivesse num grande.

    • António Tonga
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:22 pm

      Luis Freitas, muito boa análise, só discordo na parte de Vítor Pereira, pois com o Olympiakos não se faz mais do que VP faz, e no Fenerbahce está a escassos pontos da liderança, foi eliminado da Champions, mas penso que foi uma eliminação "aceitavel" pelo facto de estar, na altura, havia pouco tempo no cargo.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:21 pm

      hdff, acredita que se há coisa de que eu percebo, são treinadores.

      Provavelmente nem vês 15% dos jogos da liga portuguesa mas talvez possas prestar mais atenção. Digo-te sem dúvidas que Lito Vidigal (que como disse aqui antes, embora seja uma descrição esquisita, é o melhor treinador negro do mundo) só fica atrás de Jorge Jesus.

      Agora, concordo contigo quando dizes que precisam de andar passo a passo e não dar um passo maior do que a perna. No entanto, no caso do Lito tem tudo para treinar um Vitória ou Braga de momento.

      Luis Freitas

    • hdff
      Posted Janeiro 8, 2016 at 7:55 pm

      Jorge Simão, Miguel Leal, Pedro Martins não ponho em causa o seu valor mas ainda estão verdes para assumir um dos grandes. Ja li algures uma teoria e concordo com ela, antes de darem o salto teriam de passar pelo SC Braga (onde ja ha pressao e exigencia de clube-adeptos), ou um Vitoria SC. Sem esse estágio esqueçam.

      Lito Vidigal só se for para rir. Junto o nome aos de cima, sao bons treinadores, de 1ª liga mas calma. Lito é um autêntico lunático, rebenta com os jogadores todos fisicamente e ainda nao tem pedalada para um grande, nem mesmo para um Braga e Vitoria. Teria de dar um salto mais pequeno e estabilizar na 1ª liga, por ex: ir pra clubes com outras ambiçoes (um Rio Ave-Paços Ferreira, Maritimo, Nacional, avaliar a sua prestação e só depois destes é que poderia ir para um braga e depois um grande, mas isso nunca acontecerá). Aqui há uns anos em casos semelhantes destes também opinavam do Dauto Faquirá e vejam o seu trajeto desportivo. Com lito será igual

    • Rui Farinha
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:46 pm

      Sobre o Laudrup, espero que saiba falar mais que "um pouco" de espanhol tendo em conta os anos que lá passou como jogador

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:07 pm

      A análise do Bielsa está muito interessante.

      The Rock

  • Zidane
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:52 pm

    Bielsa, Laudrup, Sampaoli e AVB. O resto não serve.

  • mario pacheco
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:47 pm

    O mourinho nao teria que cumprir uns jogos de castigo por causa do caso da camisola do rui jorge?

  • Rabensandratana I
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:46 pm

    Excluindo os treinadores que actualmente têm clube, Leonardo Jardim, Marco Silva, Vítor Pereira, AVB, Sampaoli etc, Mourinho é utópico, já que o ex-Chelsea quer é muitos milhões para investir e um salário principesco.

    O FCPORTO não me parece que vá pagar a cláusula de algum dos nomes avançados dos treinadores que têm clube, já que as finanças do clube já conheceram melhores dias e a saída do Lopetegui irá custar uns largos milhões aos cofres dos azuis e brancos.

    Eu gostava que o FCPORTO fosse buscar o Manuel Machado num negócio, onde a equipa portista pusesse à disposição dos homens da Madeira alguns nomes como o Sérgio Oliveira e outros potenciais dispensados.

  • Pedro Materazzi Carvalho
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:32 pm

    Paco Jémez , o único com idéias de jogo e que foram testadas num campeonato de topo num ponto da carreira que ainda faz sentido se submeter às condições precárias do atual FCPorto.

    Se correr mal em junho regressa o D.Sebastião do S.Petersburg , agora sem Spique da Tru , sem Pedro Emanuel, Hulk Falcão James Otamendi Moutinho .

  • hdff
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:32 pm

    Não sei quem deveria ser o proximo treinador. A ser portuguÊs gostaria de ver o leonardo Jardim pois ja provou que sabe organizar uma equipa taticamente.

    Jose Peseiro apesar daquela semana fatidica merecia oportunidade, equipas jogam bem e tambem percebe, passou-se com ele o que se passou com JJ mas este ultimo teve oportunidade de continuar a treinar o benfica.

    Jesualdo sabe potenciar os jogadores mas apostaria nele apenas ate fim da epoca e ele nao se sujeita a prestar esse papel.

    Um espanhol so pela presença de varios jogadores dessa nacionalidade no plantel mas creio que tao cedo nao se quer ver um espanhol a comandar os destinos do Porto.

    Adoraria ver Bielsa mas as caracteristicas deles, desbocado e conflituos com jogadores iriam acontecer com toda a certeza, especialmente quando aqui imperam os fundos, e Doyens, Gestifutes, ao fim de um tempo estaria a criticar PdC e Antero publicamente.

    Marco Silva apesar de tudo parece-me um treinador na senda de Paulo Fonseca, julgo que ainda nao é o momento certo de vir, falta qualquer coisa, é deixa-lo continuar a trilhar o seu caminho.

    AVB o preferido de todos mas convem lembrar que o plantel a disposiçao nao é identico ao que apanhou na sua 1ª passagem e que as expetativas estao demasiado elevadas e faria um pior trabalho seguramente que aquela epoca de sonho mas melhor que as ultimas 2 epocas recentes (PF e Lopetegui).

    NES, acredito que conseguisse mostrar o que é ser porto, mistica portista, aos jogadores portugueses, mas nao é nem o melhor nem o pior do mundo, é um assim assim.

    Concluindo acho que qualquer um que venha consegue ser melhor que o Lopetegui, tpor os jogadores a jogar muito mais do que jogavam mas tem de haver retoques no plantel urgentes

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:45 pm

      O Peseiro também teve oportunidade depois dessa semana fatídica. Vacilou e foi despedido na primeira volta da época 2005/2006.

  • Scheiß
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:32 pm

    Estou muito curioso quanto ao que Rui Faria faria. Aliás, o próprio Mourinho disse que este era muito mais importante na sua equipa técnica que AVB, mas seria um autêntico all-in.

  • Carlos Duarte
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:27 pm

    Jesus ter trocado um clube português por outro, mesmo sendo o rival, não é o mesmo do que estar no topo do mundo e voltar para a liga Portuguesa. Mourinho é um mero conto de fadas e se viesse, metia ketchup nos meus ténis e comia-os.

    Gostava de ver Rui Faria a treinar o Porto. Já foi muito elogiado pelo Mourinho, e tudo indica que possa ser outro grande treinador Português.
    Mas não acredito que aconteça.

    De resto há muitos nomes na lista que seriam interessantes. Bielsa a discutir futebol com Jesus era engraçado.

    Quem quer que seja o pròximo treinador, acho que vai ser um nome interessante e provavelmente não será uma aposta obscura.

  • Ana Silva
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:21 pm

    Só pode ser villa boas tudo o resto é mudar para pior… entao se ficar luis castro ou o barros é péssimo esta mudança se não for para trazer villas boas é "matar" o meu o porto a meio da época, sem ele e lopetegui qualquer que seja a opcão e para ir até ao fim da epoca tranquilamente em 3 classificado e dar tudo para ganhar a taça de portugal

    • I.C.E.
      Posted Janeiro 9, 2016 at 2:19 pm

      José Vilela,

      Abra os olhos e veja o rendimento obtido em Danilo ou Alex Sandro (recuperando a forma anterior) ou vejo o que era Casemiro, Óliver, Rúben Neves antes e depois.

    • Jose Vilela
      Posted Janeiro 9, 2016 at 1:17 pm

      Claro que os rivais tem jogadores com mais rendimento se o Lopetegui nao conseguia melhorar ninguem, antes pelo contrario só estragava.

      Um exemplo foi Aoubakar que começou em grande, super motivado e depois caiu de rendimento e anda desmotivado de todo. Mas podia falar de N jogadores queimados pelo "treinador" como Corona, Tello, Brahimi, A.Andre, Imbula etc etc etc

    • I.C.E.
      Posted Janeiro 9, 2016 at 11:11 am

      Zé Maria,

      Você é mais um dos crentes do mito que o FC do Porto tem a melhor equipa em Portugal. Não sei se já reparou a não ser nas laterais, em todas as outras posições quem tem os melhores e com mais rendimento são os rivais lisboetas.

    • Michel
      Posted Janeiro 9, 2016 at 10:48 am

      Os adeptos do Porto falam da opção vilas boas como se só dependesse da vontade do clube, eu sinceramente duvido que ele queira vir.

    • Jose Vilela
      Posted Janeiro 9, 2016 at 3:29 am

      Ana Silva em 1º lugar para o taça ja com Lopetegui o nosso maior rival era o Braga pois o Benfica e Sporting ja foram eliminados, mas com Lopetegui qualquer equipa da Madeira chegava, então se fosse o Maritimo ui ui.

      Então está a dizer que Lopetegui para alem de mau treinador tambem era pessimo a escolher jogadores, porque os jogadores que referiu foram quase todos a pedido dele, se já com craques era a miseria que se via, entao se recebesse os jogadores do Paulo Fonseca lutava para nao descer.

      Como é que explica que o Lopetegui tenha falhado em todos os momentos chave das épocas ? Será que o Nacional, Maritimo, Belenenses, Moreirense é que tem super planteis ?

      O Porto tem bons jogadores mas colectivo 0, e ainda jogam pior do que no ano passado se diz que é uma senhora que analisa e vê futebol muito bem devia de saber isso.
      Volto a referir Lopetegui nunca devia de se ter sentado naquele banco, o Porto é um clube á serio nao um clube para estagios.

      PS: Tambem nao acho que a culpa seja só de Lopetegui, existem muitos elementos na direçao que tambem deviam de seguir o caminho do basco.

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 9, 2016 at 1:19 am

      Ana Silva, o porto tem a melhor equipa em Portugal. Ser campeão é o mínimo exigível a um talhante quanto mais a um treinador.

    • Ana Silva
      Posted Janeiro 8, 2016 at 10:11 pm

      José vilela nao temos centrais com qualidade para sair a jogar, nao temos um medio ofensivo para organizar e fazer o ultimo passe no ataque, 99 por cento dos nossos adversarios jogam atras da linha da bola no meio campo defensivo, ou seja, jogadores como imbula herrera nao entram neste sistema de jogo nao tem espaço para galgar 20 metros com bola nos pes como gostam , nao temos um ala que jogue verticalmente que saiba fazer um passe (tello nao sabe), abouba precisa de 20 ocasiões para fazer 1 golo, temos 2 bons laterais e trincos tudo o resto é inferior aos outros 2 rivais.

    • Ana Silva
      Posted Janeiro 8, 2016 at 10:05 pm

      Não sou mulher de lopetegui sou uma pessoa que sabe ver e analisar muito bem futebol, o porto nao tem jogadores com qualidade para fazer melhor do que aquilo que vimos no jogo com o chelsea e benfica em casa, só falam em milhões e querem o dinheiro ao fim do mes nao tem atitude nem qualidade para fazer parte do F.C.PORTO podemos ter mourinho e guardiola adjunto quando nao se tem qualidade nao á milagres. Mas esperem para ver volto a dizer tudo que nao seja villa boas é mudar para pior muito pior entao com o barros ou luis carlos o nosso maior rival é o braga tanto para o campeonato como para taça de portugal.

    • I.C.E.
      Posted Janeiro 8, 2016 at 9:26 pm

      Luís,

      Aqui espero por esse momento. Se quiser estatísticas pode confirmar que o FC do Porto do Lopetegui tinha uma grande percentagens de vitórias. E também gostaria de relembrar que esteve 30 jornadas sem perder. É capaz de alguém para além de Villas-Boas e Vítor Pereira dizer o mesmo?

      Se são assim tão bons, com certeza que por falta de padrinhos é que o Manuel Machado, o Miguel Leal, o Rui Faria, o Domingos, o Jorge Costa entre outros nunca treinaram nada acima do SC do Braga?

    • Jose Vilela
      Posted Janeiro 8, 2016 at 9:10 pm

      Só percebo a posiçao da Ana Silva se for a mulher de Lopetegui, acho incrível como uma equipa com tanta qualidade consegue jogar tão pouco, uma equipa que não conseguia fazer 4 passes seguidos, tão vulnerável defensivamente e apática no ataque( os adversários já nem temiam o Porto), que falhava sempre nos momentos importantes e ainda tem a coragem de dizer " que sem Lopetegui é mudar para pior"

      Quando Lopetegui é um treinador que nunca provou nada para merecer tanto crédito, e aposto que nunca vai dar treinador (vamos esperar pelos próximos trabalhos) e para mim ja vai com 1 ano e 8 meses de atraso porque o Porto nao devia de servir de estagio.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:03 pm

      Ana Silva e I.C.E só vos digo uma coisa.
      Lopetegui não é nem nunca será treinador de futebol. Esperem até ele começar a trabalhar noutro clube e depois escrevam aqui alguma coisa.

      Já agora, quando disse ''qualquer um'' referia-me aos 25 indicados no post e sim… Qualquer um é melhor do que Lopetegui.

      Luis Freitas

    • Ana Silva
      Posted Janeiro 8, 2016 at 7:36 pm

      Por isso refiro que para sair lopetegui só se vier villas boas, o plantel é limitado em posições importantíssimas e é como digo nao vejo estes jogadores com quem quer que seja o treinador jogar mais futebol do que o porto de lopetegui contra o chelsea e benfica em casa.

    • I.C.E.
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:27 pm

      Se qualquer um tem condições, acho que o Luís podia aproveitar e mandar um CV para o FC do Porto.

      Olhando friamente, Lopetegui podia ter uma percentagem nos problemas do FC do Porto mas o seu despedimento está longe de ser a solução. O que devia ser mais preocupante são os atos de má gestão comprando por jogadores e ter sempre uns quantos milhões de comissões com gente de qualidade dúbia na S.A.D.

      Talvez o grande erro tenha residido nas contratações. Longe de querer afirmar que a qualidade dos que chegaram é baixa, a maioria não colmatou as necessidades da equipa nem o estilo de jogo preferencial de Lopetegui.

      Supostamente, ele teve mão em 2014/15 nas contratações mas não me parece que tenha tido a mesma influência neste ano. O FC do Porto transfere Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Óliver, Casemiro, Jackson e Quaresma.

      Em troca, traz o Casillas, o Maxi e o Layún que cumprem muito bem as suas funções. Ora, para os lugares especialmente de Óliver e Jackson não aparece ninguém com a mesma qualidade.

      Por exemplo, Danilo Pereira, Herrera e Imbula são jogadores mais direcionados para um jogo de transições defensivas e ofensivas não são de parar e trocar a bola com passes certeiros.

      Outro exemplo, o Aboubakar tem vindo a falhar muitas chances de golo. Quem tem o treinador para a sua posição natural? O André Silva, um miúdo com 19 anos. Parece-me pouco.

      Em suma, pode muito bem a emenda sair pior que o soneto, mas como portista não fico contente por ver Lopetegui fracassar.

    • Ana Silva
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:22 pm

      Condiçoes? depende se está referir a nível de apoio da massa adepta penso que qualquer que seja vai ser melhor …. Agora no que se refere ao que a equipa pode demonstrar em campo so villa boas é melhor que lopetegui com as limitaçoes no nosso plantel nao é facil por a equipa jogar mais do que aquilo que demonstrou esta epoca em jogos com o chelsea em casa ou benfica, aquilo e o maximo que podemos dar pois o plantel nao dá para mais …Na minha opiniao para sair lopetegui só pode vir villas boas tudo o resto é pior que lopetegui

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:54 pm

      ''mudar para pior''

      Isso felizmente é quase impossível. Qualquer um tem condições para fazer melhor trabalho que Lopetegui

      Luis Freitas

  • Zé Barros
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:21 pm

    Acho que na próxima época o treinador do Porto será AVB. Mas Mourinho seria uma boa escolha (se não a melhor).
    Noutro contexto, Vitor Pereira (o mal amado) acho que poderia ser uma boa opção, mas não sei como estão a correr as coisas na Turquia.

  • Flávio Trindade
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:19 pm

    O Porto está no mercado e em várias frentes (não só nos treinadores).

    O timing foi perfeito para a saída de Lopetegui uma vez que estamos com o mercado de Inverno aberto e sempre é possível fazer reajustes no plantel (e o Porto tem vários por fazer, uma vez que ser o plantel mais caro não quer dizer que seja o melhor ou o mais completo) já à imagem do novo treinador.

    Parece-me claro que sempre que Pinto da Costa despede um treinador que não existe um plano B…logo acredito que não haja qualquer nome escolhido previamente e que o Porto irá pescar.

    Também acredito que AVB seja o nome mais consensual mas dificilmente sairá agora e que o treinador a assumir seja "provisório" com hipótese de ficar mais tempo caso seja bem sucedido.

    Também me parece que dentro dos nomes apontados pelo VM, que Nuno Espirito Santo seja aquele que reúna as melhores hipóteses até pela influência de Jorge Mendes em todo o processo. Caso se confirme, não me espantaria também (por muito ridículo que isso possa parecer agora) que Falcao regressasse ao Porto por empréstimo…

  • João Neves
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:16 pm

    Fico chocado com alguns dos nomes que têm vindo a ser avançados. A não ser que o objectivo seja fazer pior ou igual do que se tem feito nos últimos anos, aí já percebo.

    Desta lista específica só vejo o Marco Silva, o Villas-Boas, o Sampaoli (seria fantástico principalmente tendo em conta o plantel actual) e talvez o Jémez e o Berizzo (mas este não sai do Celta) como opções a sério. Alguns destes não podem vir agora mas se os conseguir então o clube faria bem em colocar alguém apenas até final da época. O Mourinho é impossível (bem mais improvável do que a ida do Jesus para o Sporting) e mesmo que não fosse não acharia muita piada ao seu regresso nesta fase. O Bielsa é excelente mas nunca iria resultar com o Pinto da Costa.

    Todos os outros nomes, a ser verdade que estão a ser cogitados, seriam entulho. Alguns são mesmo um 'insulto' à grandeza da história do Porto, e só com muita sorte algum deles resultaria.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:16 pm

    Desses todos nomeados para mim gosto de alguns…
    MOURINHO
    AVB
    BIELSA
    LAUDRUP
    MARCO SILVA
    RUI FARIA
    SAMPAOLI
    JARDIM
    PACO JEMEZ
    BERIZZO
    E mais TRES que não estão na lista..
    GARY MONK
    PAULO SOUSA
    BRENDAN ROGERS

    Sadseven

  • Zé Maria
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:14 pm

    Bom bom era o Guardiola. Mas também não ficavam mal servidos com Simeone, Klopp ou Klinsmann.
    O ideal, para mim, era Paulo Bento, Manuel Machado ou Rafa Benitez.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:13 pm

    Vou excluir os treinadores com contrato, pelo que as melhores opções nos livres seriam Jesualdo, Paulo Bento ou Nuno Espírito Santo. Mourinho acho que não dá neste momento, quer uma grande liga certamente

    • Leonel Garcia
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:25 pm

      Apesar de vários nomes ditados Bielsa é a melhor opção para este dragão sem fgo e garra …. Avb ,jardim, msilva e Mourinho é comédia da midia … PDC tem que focar alguém sem contrato .. Paulo Bento nao acredito nem quero se dia ele assinar deixo de ser sócio . outro ponto queremos título nao formar treinadores apesar de ter muitos em Portugal que dão tudo por essa vaga ,o verdadeiro imbula nascera com Bielsa e podem querer que corona , aboubakar,neves , Silva e Danilo ficavam num nível mto elevado

    • João Neves
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:14 pm

      Nomes que só fariam sentido numa óptica de transição até final da época. Se for para um projecto mais longo então seriam três nomes perfeitamente absurdos, todos eles, que só dariam no máximo para 1 campeonato e um par de taças em 3 anos. Esquecem-se que o Jesualdo já tem quase 70 anos e que já passaram quase 7 anos desde que fez alguma coisa de jeito no clube. O Nuno tem de provar muito mais para ser escolha de uma equipa como o Porto, e o Paulo Bento nem vale a pena comentar.

      O problema é que a direcção do Porto já tomou duas decisões ainda mais absurdas que essas nos últimos anos, por isso não me admiraria nada que voltasse a acontecer.

    • Marco Rodrigues
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:44 pm

      Estou contigo. Trocas de clube nestas circunstâncias a meio do ano ocorrem muito raramente e em condições especiais. Sim, é o Porto, mas isto não é "chama lá que eu vou". Também excluo treinadores estrangeiros após esta má experiência com Lopetegui, da mesma forma que acredito que o Pinto da Costa não vai voltar a caír no erro de contratar alguém em part-time, mesmo que isso signifique perder eventualmente o AVB.

      Dos três nomes apontados – não acredito no Jesualdo, lá está, tem clube – a minha aposta recairia no Espirito Santo. Da mesma forma que não o considerava tão bom aquando da vitória ao Real ou Atlético na temporada passada, não é o medíocre que agora pintam. Mostrou-o no Rio Ave e no Valência. Sim, em Espanha. É curioso que as maiores críticas de que é alvo visam exatamente o facto de ter cumprido com a obrigação – Top 4 -, algo ao qual supostamente deveria-se reconhecer mérito.

    • Rabensandratana I
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:38 pm

      Rodrigo, concordo contigo num aspecto o próximo treinador do FCPORTO será um treinador que não esteja a treinar uma equipa actualmente!!!

      Eu tenho um feeling que o PdC vai tentar a contratação do frei Bento.
      Para mim é a pior opção, eu também não gosto do Jesualdo Ferreira, o NES é uma incógnita.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:11 pm

    Um nome que ninguém fala mas que eu penso que tem muita qualidade: Rui Jorge.

    SL

    Justin

  • trikas
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:08 pm

    A lista é esta:

    DS:
    André Villas-Boas
    Marco Silva
    Mitchell van der Gaag
    Paulo Bento
    Abel Xavier

    JM:
    José Mourinho
    Luiz Felipe Scolari
    Rui Faria
    Nuno Espírito Santo
    Costinha

  • António
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:04 pm

    Confesso que o meu preferido de todos é o Jesualdo. Penso que é o treinador ideal para conseguir levar o Porto a bom rumo, potencia MUITO bem os jogadores e conseguia pôr aquela miudagem toda a jogar como deve ser, inclusivamente podendo usar um ou dois berros, algo que Lopetegui aparentemente não conseguia (amuava e metia-os no banco ou na bancada no jogo seguinte).

    Seria a minha escolha. É a aposta quanto a qualidade/proveito/risco melhor de todos.

    • Czarli
      Posted Janeiro 10, 2016 at 12:25 pm

      Com Jesualdo no comando, o miolo ganharia muito poder. Danilo mais fixo e Imbula e Herrara à sua frente, seria uma correria, força e poder. Não pedia mais… Jesualdo para ontem, por favor!!

    • António
      Posted Janeiro 9, 2016 at 12:24 am

      Nem mais. O meu grande problema do Porto é a falta de verticalidade. É um mastigar naquele meio campo que pura e simplesmente passa para o lado. O jogo de Lopetegui era mudanças de flanco até conseguir um cruzamento ou ir à linha, sendo que os centrais no início de jogo só metem para o lado ou passe longo para a linha…

      Não sei, é uma falta de verticalidade enorme nesta equipa. Com Jesualdo conseguia-se mais com este 4-3-3…

    • Gonçalo Pereirinha
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:35 pm

      Concordo , com ele jogadores talhados para a transição faziam grandes épocas, casos flagrantes seriam Tello e Imbula. Talvez o próprio Aboubakar beneficie de um jogo mais vertical

  • de Carvalho
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:03 pm

    Mais um excelente análise por parte do VM.
    Na minha opinião o PORTO não vai colocar um treinador de transição isto porque, ainda está nas 4 frentes.
    O que o PORTO necessita é de um treinador sem medo que veja o jogo como uma paixão.
    Potenciar os jogadores que estão no PORTO não é dificil, pois brahimi, imbula, e abuba não desaprenderam de jogar, precisam é de confiança para renderem milhoes.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:02 pm

    Continuo a achar que a escolha deverá recair mesmo em Leonardo Jardim.

    A única situação que se deve meter no meio é AVB, pois Leonardo Jardim não deverá aceitar um projecto só para 6 meses.

    • Ricardo Simões
      Posted Janeiro 9, 2016 at 3:52 am

      Rodrigo caso não saibas os contratos no futebol não são bem iguais aos contratos de um trabalhador comum.. como dentro do proprio futebol o contrato de jogadores é diferente de treinadores.. Existem outras leis ;)

    • Rodrigo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 7:45 pm

      Sim sim Diogo. A existir essa clausula, tenho quase a certeza que seria inválida em tribunal do trabalho.
      Sei por experiencia própria que na altura de rescisão do contrato de trabalho, clausulas que te impeçam de trabalhar na concorrencia tem de ser acompanhadas de uma compensação mensal acordada enquanto durar essa proibição. E mesmo que a empresa as inclua, estas não são válidas sem a tal compensação acordada.
      Como não estou a ver um treinador de futebol ter direitos/deveres diferentes do trabalhador comum em tribunal de trabalho, e não estou a ver o Sporting a pagar ao Marco Silva e ao Jardim todos os meses para não trabalharem para a concorrencia, acho que essas clausulas são mais show off/areia para os olhos ao melhor modo de Bruno de Carvalho.
      Como me parece que a maior parte dos Sportinguistas tem excelentes oculos, adoram que lhes mandem areia para os olhos.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:19 pm

      Tem noção do valor que o Porto/Leonardo Jardim, teriam de pagar ao Sporting?
      São cerca de 10 milhões de Euros!

      Diogo Tobias

  • Luis La Liga
    Posted Janeiro 8, 2016 at 5:01 pm

    Nao foi mais uma epoca sem titulos. Provavelmente o Porto ganharia a taça de Portugal com Lopetegui.

    Acho que o melhor acabaria por ser Marco Silva. É jovem, conhece o campeonato e é competente.

  • Francisco Vieira
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:56 pm

    O Bom (AVB), o mau (NES) e o feio (Paulo Bento). Que filme.

  • Judge Dredd
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:54 pm

    Sampaoli

  • Michel
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:53 pm

    Falta aí na lista o Paulo Sousa também podia ser uma boa opção.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:34 pm

      E o Paulo Sousa agora que anda a ser fortemente apontado à Juventus iria meter-se no Porto? Há que ter o mínimo de noção.

      André Martins

  • alaranjado
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:53 pm

    Só espero que não tenham despedido o Lopetegui sem ter uma alternativa viável e a dar esta época como perdida, para isso continuava ele até ao fim da época, até porque em Junho haveria mais opções (treinadores em fim de contrato/despedidos)

  • João D
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:52 pm

    Se o Porto contratar o Paulo Bento arrisca-se a lutar pela Europa…

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:47 pm

      João D tem um ódio desmedido pelo Paulo Bento. O Euro 2012 desapareceu da mente de muita gente. Não é que ele seja um super treinador, mas não é o asno que pintam.

    • José Santos
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:35 pm

      A verdade é que durante 4 épocas o Paulo Bento nunca baixou de segundo e tinha muito entulho na equipa, como por exemplo o grande Djaló, Caneira, Abel, Pedro Silva, Pereirinha e outros que vieram com muito nome mas ofereceram perto de 0, ganhando ainda 4 títulos nesse período de tempo. Ele não chegou à selecção de para-quedas…

  • João
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:51 pm

    Para mim o ideal é Villas-Boas que parece estar disponível para regressar em Junho, como tal até lá gostava de ver Jesualdo Ferreira que tem muita experiência, já foi campeão, sabe o que a casa gasta e pode dar motivação aos jogadores. Pedro Martins também pode ser uma boa solução mas seria injusto contratá-lo apenas até chegar AVB uma vez que é um jovem treinador com qualidade e merecia ter uma oportunidade a sério e não ser apenas uma ponte.

    Se AVB não for possível, Leonardo Jardim e Marco Silva são claramente as melhores opções. Conhecem o nosso campeonato, têm provas dadas e são bons treinadores.
    Jorge Simão não, é declaradamente anti-portista. Paulo Bento também não porque o FC Porto acabou de rescindir com o "Paulo Bento basco" se quer que as coisas melhorem tem de optar por outra via.

    • Bruno Fonseca
      Posted Janeiro 9, 2016 at 11:48 am

      André Martins e convinha teres referido que foi aquele cuja equipa na época 2010-2011 ganhou 5-0 ao Benfica do " Mestre ", que foi ganhar a esse mesmo Benfica à Luz por 3-1 depois de ter perdido no Dragão 2-0 para a Taça de Portugal. Ainda ganhou o campeonato com 21 pontos de diferença. Nunca o Benfica tinha ficado tão atrás do Porto na sua história. Ainda na época passada no Zenit veio à Luz dar um baile ao Benfica.
      Com isto não quero dizer mal do Jorge Jesus mas como fizeste esse comentário sobre o AVB tive que fazer este comentário.

    • João Diogo Carvalho
      Posted Janeiro 9, 2016 at 1:33 am

      Villas Boas aquele q por acaso levou o chelsea as meias da champions ( o di matteo fez o resto sem saber ler nem escrever, viu se depois o treinador q é) e foi despedido por fazer o q a direção lhe pediu (arrumar "os velhos", o problema é q os mídia tem muito poder e estes neles), nos spurs foi um flop?? Fez o melhor campeonato dos últimos tempos (comparável o desta época), achas q podia ser campeão? A liga inglesa é mais equilibrada mas os spurs nunca na vida são candidatos a um título, isto não é a nba…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:33 pm

      Vilas Boas é aquele que flopou no Chelsea, que logo de seguida flopou nos Spurs e agora consegue estar a fazer a proeza de com o plantel mais caro da Liga Russa estar em 6° lugar à décima oitava jornada.

      André Martins

    • Michel
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:17 pm

      Eu ainda não ouvi o vilas boas dizer que quer voltar para o porto, sinceramente duvido que seja possível.

    • stanpanan
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:02 pm

      Com AVB na "calha" para entrar na próxima época não tou a ver nem o Jardim nem o M.Silva a aceitarem virem 6 meses e por muito bem que lhes corresse bem a epoca corriam o risco de terem de sair no final

  • Michel
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:51 pm

    Em vez de trazerem o Mourinho aconselhava os portistas a esperar até ao verão e contratar o Guardiola.

    • Scheiß
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:38 pm

      Se cada adepto portista desse 1 € por mês isso mal dava para pagar o salário mensal do homem. Mas se fosse preciso para isso ser verdade dava 5, fácil!

    • João
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:06 pm

      Isso sim seria uma excelente ideia. E se faltar um euro eu próprio o ponho!

  • Sakui
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:48 pm

    O nome é só um … é resolver a situação com o clube e depois tá cá para descontentamento de alguns.
    E não é o André

  • AJS
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:48 pm

    Sou do Sporting, mas jogada de génio era abrir os cordões à bolsa (muito) e tentar o Jesus. Fazia mossa em Alvalade a meio de uma época em que o Sporting vai em primeiro e embalado e potenciava o Porto. ☺

    • André Filipe
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:37 pm

      Deves ser sportinguista deves.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 8, 2016 at 8:07 pm

      Muitos esquecem-se que o pai do JJ é um sportinguista ferrenho e certamente que uma das maiores alegrias do JJ seria poder dedicar um título de campeão pelo Sporting ao seu pai.

      André Martins

    • Visconde de Alvalade
      Posted Janeiro 8, 2016 at 6:26 pm

      Assim se vê um "sportinguista" com uma vontade (pouco) secreta que o seu(tenho dúvidas que possa dizer nosso) clube fracasse, chama se a isto wishful thinking, um wishful thinking absurdo. Porque razão iria JJ para o Porto? Por dinheiro não será, por amor também não, pela família ainda menos.

    • miguellopes
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:14 pm

      Kafka, qualquer um percebe que o Porto não deu 20M pelo Imbula, da mesma maneira que quando ele for vendido (que vai acontecer) o Porto também não vai receber o dinheiro pelo qual for vendido.

    • Michel
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:11 pm

      O Jesus fazer isso seria um erro crasso, se falhasse nunca mais treinaria um grande na vida, e neste momento o Porto não lhe dá mais garantias que o Sporting.

    • w1z3guy
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:07 pm

      Também sou da opinião que, caso AVB não seja mesmo possível (quer agora, quer em Junho), Pinto da Costa irá tentar contratar Jorge Jesus, apresentando-lhe uma proposta estúpida em termos monetários. É um "sonho" antigo do presidente do FC Porto e não me parece que queira terminar o seu "reinado" sem ver JJ no banco do seu clube.

    • João
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:05 pm

      Acho que nem o Jorge Jesus tinha coragem de deixar o Sporting a meio da época para assinar pelo FC Porto, isto apenas meio ano depois de ter saído do Benfica. Mas seria muito engraçado, lá isso seria.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:02 pm

      Estou aqui a ver o contrato do Jesus e o contrato não prevê cláusula de rescisão, obriga é o Jesus a pagar os valores que teria a receber caso cumprisse contrato até ao fim, ou seja, 2018

      Sendo assim o Sporting teria de receber 10 milhões de Eur (5 milhões Eur/Ano correspondente à época 16/17 e 17/18), mais os meses que faltam para terminar esta época, portanto mais 2.500.000 Eur

      Sendo assim ao dia de hoje custaria ao Porto ou ao Benfica 12.500.000 Eur contratar o Jesus…

      Agora à primeira vista parece caro??? depende do ponto de vista, diria que é mais caro ter dado 20 milhões por o Imbula ou ter dado 8 milhões pelo Pizzi e mais 8 pelo Jimenez ja durante esta época

    • - Stalley -
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:00 pm

      Acredito que ao fim de 3 anos de Sporting, Jesus possa querer acabar a carreira no Porto e ganhar pelos 3 grandes, no entanto primeiro que vença no Sporting, depois pode ir á vida dele.

    • stanpanan
      Posted Janeiro 8, 2016 at 4:57 pm

      Se o Jesus estivesse no Benfica isso até poderia ser possível, agora no Scp é praticamente impossível, o JJ não faria isso ao clube do coração dele, nunca mais o perdoariam por Alvalade, mas sim, seria uma jogada de mestre, ao nivel das melhores jogadas de mestre da historia de Pinto da Costa, que já só por si são muitas…

    • Kafka I
      Posted Janeiro 8, 2016 at 4:53 pm

      O Jesus a meio da época e na posição em que estão não deixaria o trabalho a meio…agora na próxima época sim,

      Ser tetra-campeão nacional nos 3 grandes seria histórico

  • Anónimo
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:43 pm

    Marco Silva, Leonardo Jardim ou Villas-Boas.

    Para o ano, um deles estará no banco portista.

    DD

  • Sombras
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:40 pm

    Também falta todos os nomes desta lista quererem vir treinar o FC Porto. Não vejo o AVB deixar o Zenit nesta altura por exemplo.

    • João Diogo Carvalho
      Posted Janeiro 9, 2016 at 1:25 am

      Olha q não sei.. o zenit está a fazer um campeonato pobre e se não fosse os resultados da champions já tinha vindo embora, os adeptos e a direcção estão chateados por ele não querer renovar e ele chateado com o futebol russo (limite de estrangeiros). Não fosse os 8os da champions (acredito q pensem q acessíveis) já estaria aqui.. sendo assim possivelmente só no final da época

      Cumpra

  • fB
    Posted Janeiro 8, 2016 at 4:37 pm

    Para por a equipa a jogar futebol e numa perspectiva de projectar jovens talentos, Marcelo Bielsa seria a melhor opção. Tenho pena que os dirigentes portistas não tenham a coragem e visão para fazer essa escolha.

    • Afonso Teixeira
      Posted Janeiro 8, 2016 at 11:05 pm

      Jesualdo era sem dúvida a melhor opção. Pode ter feito Falcão mas esquecem-se de outros jogadores que potenciou como Fernando ou Hulk.

    • Michel
      Posted Janeiro 8, 2016 at 7:51 pm

      O bielsa era uma boa opção, o problema é que neste momento não há margem de erro tem que ser alguem que conheça o futebol português para pegar rapido na equipa.

    • Pedro Mag
      Posted Janeiro 8, 2016 at 5:29 pm

      E preciso muito mais que coragem para por Bielsa a treinador…

Deixa um comentário