Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto passa em Guimarães depois de ter sido muito inferior na 1.ª parte; Francisco Conceição resolveu; Diogo Costa anulou o 2-0 em 3 ocasiões e Zaidu empatou quando os vimaranenses tinham 10-1 em remates

Vitória SC 1-2 FC Porto (André Silva 17′; Zaidu 39′ e Francisco Conceição 59′)

Não foi fácil, nem justo, mas o FC Porto levou a melhor em Guimarães e colocou assim pressão nos rivais. O Vitória foi claramente superior no 1.º tempo, adiantou-se no marcador, teve 4 lances claros para o 2-0, no entanto falhou e depois pagou a fatura. Jotas, duas vezes isolado, e Mangas, também com tudo para marcar, viram Diogo Costa negar-lhes golos certos, e como quem não marca sofre, Zaidu, numa fase em que os vimaranenses tinham 10-1 em remates, empatou, sem a turma de Conceição nada ter feito por isso. No 2.º tempo o encontro mudou, com o conjunto portista a explorar melhor as transições e a dar menos espaço, tendo Francisco Conceição, que já tinha assistido, assumido o protagonismo com um belo golo, que acabou por decidir a partida.

Destaques:

Vitória – Os vimaranenses entraram a todo o gás, conseguiram mesmo chegar à vantagem na recarga a uma grande penalidade e podiam ter ampliado, mas pagaram caro essa ineficácia. Neste sentido, o 1-1 surge contra a corrente, mas com tanto desperdício seria natural que o FC Porto conseguisse discutir o resultado e no 2.º tempo existiu uma maior dificuldade para criar problemas aos Dragões, que controlaram depois do 2-1. Individualmente, Jota e João Mendes estiveram muito ativos, sendo que o extremo desperdiçou duas boas ocasiões na cara de Diogo Costa, tal como Ricardo Mangas. Já André Silva marcou e foi importante nos apoios, enquanto Dani Silva deu sempre uma boa dinâmica ao miolo. Lá atrás, Maga passou mal e fica ligado ao 1-1, enquanto Borevkovic acabou por ficar mal na fotografia no 1-2, com um mau alívio e incapacidade perante o repentismo de Francisco Conceição. Nota final para Bruno Varela, que teve duas boas intervenções.

FC Porto – Resultado bem melhor do que a exibição, mas que permite pressionar os rivais de Lisboa. Os Dragões foram inferiores no 1.º tempo, estiveram em desvantagem e consentiram imensas ocasiões de golo ao Vitória (algum desnorte na transição defensiva e passividade, onde o penalty cometido por João Mário é exemplo), só que Diogo Costa segurou a equipa ao resultado e somou uma série de intervenções que impediram que os vimaranenses disparassem no marcador e tornassem a tarefa muito complicada. Além disso, o talento de Francisco Conceição apareceu e fez miséria, com uma assistência para Zaidu e um golaço, sendo que o nigeriano, tirando o golo, esteve desastrado e acabou por sair lesionado. Também Pepe abandonou o relvado com problemas físicos, enquanto Carmo voltou a abusar do excesso de agressividade. No miolo, Eustáquio cresceu no 2.º tempo e foi importante na gestão do jogo, enquanto Pepê, André Franco e Evanílson não conseguiram ter impacto. Nota ainda para Taremi, que ficou no banco, e que não trouxe nada de relevo quando entrou, ao contrário de Galeno, que consegue sempre agitar.

XI Vitória SC: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Miguel Maga, Dani Silva, Händel, João Mendes e Ricardo Mangas; André Silva e Jota

XI FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu; Francisco Conceição, Varela, Eustáquio e André Franco; Pepê e Evanilson

100 Comentários

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:36 pm

    Ainda dizem que o o Diogo Costa tem prejudicado o Porto este ano…
    Hoje salvou uma goleada ao intervalo

  • Kenya24
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:36 pm

    6 minutos de compensação? E consegue acabar o jogo antes depois de dar amarelo a um jogador do porto por perder tempo?
    Francisco Conceição que virou o jogo já não devia estar em jogo.
    David Carmo acabar o jogo sem um amarelo é ridiculo ( mais um lance que vai no chão e nem repetição houve ).
    O treinador do Vitória podia ter arriscado mais tirando um central para lançar safira

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:40 pm

      Ainda bem que só os azuis é que levam amarelos!

      • Kenya24
        Posted Novembro 11, 2023 at 10:43 pm

        ????

        • Francisco Ramos
          Posted Novembro 11, 2023 at 10:51 pm

          Não o vi analisar casos de arbitragem a favor do Vitória, só pediu amarelos e vermelhos para os do Porto. Mais do mesmo a que já estamos habituados!

          • Kenya24
            Posted Novembro 11, 2023 at 11:43 pm

            Tens razão, hoje mais uma vez o Porto foi prejudicado.

            • Francisco Ramos
              Posted Novembro 11, 2023 at 11:55 pm

              Já vi que só tens meio campo na tua televisão, mas entendo o medo. Se o Porto assim eztá na luta, imagina quando souber jogar à bola!

              • Kenya24
                Posted Novembro 12, 2023 at 7:11 am

                O Porto é sempre uma equipa em ter a conta nem que jogue com os sub15.
                Basta ver os jogos em que já foi beneficiado este ano.

    • andresilvac
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:24 pm

      Mais um com a televisão avariada ou ocupado metade do jogo… Na primeira parte entre a paragem para assistir o varela enquanto o jogador do Vitória mudava as chuteiras assistência a jogadores bastante demoradas até que facilmente devem ter sido 10 minutos de paragem deu 5 minutos e não disse nada na segunda por bem menos tempo perdido deu 6 e você reclama ou é parvo e fala por falar ou então é seletivo é que o jogo foi o mesmo o árbitro o mesmo so mudou o resultado

    • Aboubakar93
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:53 pm

      Acho que o Porto devia ter acabado com 7 jogadores em campo e deviam ter sido dados 20 minutos de compensação :)

    • Bjorn
      Posted Novembro 12, 2023 at 12:01 am

      Agora já vale reclamar do tempo de compensação? Mas quando é a favor do Porto vens cá dizer o contrário?
      O Francisco não devia estar em jogo? Porque o Sérgio se enganou há 20 anos atrás?
      Queixar de um jogador porque não levou eventualmente um amarelo?
      Amigo, estás no lote de malta aqui que precisa de ajuda. Queres conselhos?

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:36 pm

    O Sporting com este plantel e com este nível de jogo nem em quinto acabava. É um autêntico mistério e milagre como é que conseguem tanto resultado positivo.

    • Anacleto
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:50 pm

      O Sporting quando teve este nível de jogo nunca teve um guarda-redes destes. Quando teve um guarda redes a um nível muito bom, foi campeão.

      • Dr. Esgaio
        Posted Novembro 11, 2023 at 11:09 pm

        Isto, é aqui que está diferença. Pena os responsáveis do Sporting não terem percebido isso…

      • Mushy
        Posted Novembro 12, 2023 at 2:10 am

        Só guarda redes?!?
        Nem tinha ponta de lanças que vão safando como tem o porto em quantidade

    • Bruno Cunha
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:05 pm

      O plantel do Porto não é mau, só peca na defesa.
      Se esta a jogar assim a culpa é de quem esta no banco

      • henry14
        Posted Novembro 12, 2023 at 2:28 am

        Ora bem.
        Mas esse é só uma vítima que está numa equipa que se reforça no rio ave, Paços, Famalicão etc e que faz omelete sem ovos.

  • Fadista
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:37 pm

    A partir de amanhã, a luta vai ser entre FCP e Scp, e vai ganhar o campeonato o menos mau, que me parece ser o Scp, este jogo não acabar com a vitória do vsc, é surreal, mas pronto, é futebol…

    • El Mago
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:38 pm

      Não é surreal, surreal é ainda o Diogo Costa estar em Portugal.

      E ser numa votação de top 10, excluído desse top.

    • Kenya24
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:46 pm

      Nem sei para que o Benfica vai a jogo, e mesmo sem ir a jogo está a frente do Porto.
      E o Benfica anda a jogar sem 4 titulares.
      Se amanhã não perder e quando recuperar a equipa tem tudo para ser campeã

    • henry14
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:49 pm

      Ou seja, no pior dos casos amanhã o Benfica vai estar em igualdade pontual com o Porto mas o campeonato será entre SCP e Porto? Tendo que FCP jogar com SCP e SCB? Que risota de comentário ahah.
      Se dos 6M dos adeptos , 3M ou 4M forem como o Fadista talvez fosse melhor ter menos adeptos…

    • Dr. Esgaio
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:58 pm

      Concordava que o Sporting seria o menos mau se tivesse um GR de equipa grande que garante pontos como o Diogo Costa… Não sendo o caso acho que parte atrás de Benfica e Porto

  • El Mago
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:40 pm

    Diogo Costa é como o Gyokeres.

    Deixam a anos luz de distância os competidores diretos da posição.

    • Dr. Esgaio
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:56 pm

      Por acaso acho que o Trubin poderá alcançar também um nível muito alto na posição, tem dado uns fogachos disso e já foi decisivo várias vezes, claramente que Benfica e Porto estão bem servidos na baliza.
      No ataque o Banza tem estado endiabrado a fazer golos em meia oportunidade, mas concordo que o Gyokeres tem sido decisivo para o Sporting e tem estado acima dos outros pontas de lança do campeonato, vamos ver se dá continuidade

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:44 pm

    Agora quero quem diz que o Diogo Costa não evoluiu o que se esperava e que nunca será de topo.

    De longe o melhor GR de Portugal.

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:44 pm

    Jogo muito bom em Guimarães. Bom espetáculo com as duas equipas a darem o litro e boas nuances tácticas de lado a lado.

    O Vitória faz uma primeira parte demolidora e não chega ao fim a golear porque Diogo Costa defendeu tudo, porque algumas finalizações também foram displicentes mas acima de tudo porque não sabem defender…

    Este Vitória é a equipa clássica de Álvaro Pacheco.
    Raçudos, muita gente na frente, boa organização ofensiva mas terríveis a defender (já o Estoril era o mesmo, com muito menos raça porque não tinha jogadores para isso).

    O Porto marca quase à primeira oportunidade, joga com o lado psicológico do Vitória, equilibra na segunda parte e sem fazer muito por isso também podia ter marcado 2 ou 3 na segunda parte onde foi mais maduro e fez do contra ataque e dos 3 cepos da defesa do Vitória brinquedos

    Individualmente os destaques têm que ser claro, Diogo Costa e do lado do Vitória Jota Silva que é um jogador completamente à parte e merece outros voos.

    • Tiago MR
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:52 pm

      Excelente resumo! 100% de acordo.

    • henry14
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:54 pm

      Uii se o Benfica ganhasse desta forma no Castelo gostava de ver esse “Jogo muito bom em Guimarães”, “O Benfica marca quase à primeira oportunidade, joga com o lado psicológico do Vitória…” ou “…foi mais maduro…”.
      Só faltou elogiar o milagreiro por mais um grande jogo de grande nível.

      • Flavio Trindade
        Posted Novembro 11, 2023 at 11:54 pm

        Primeiro não foi o Benfica que jogou.
        Segundo se ganharmos assim contra o Sporting amanhã assino por baixo.
        Terceiro o Vitória a jogar com a mesma táctica do Benfica (a actual) mostrou ao Schmidt como se joga em 3x4x3.

        3 homens sempre ativos na frente, alas em vez de médios centro, pressão alta a funcionar.

        Mas lá está nós somos esquisitos e gostamos de criticar só porque sim.

        • henry14
          Posted Novembro 12, 2023 at 2:22 am

          Já vi o Benfica a ganhar 3 0 ao Barcelona e não te vi a assinar por baixo. Vi-te a rasgar a equipa no que tinha feito mal e desvalorizar o bom. Já neste jogo do Porto que tinhas tantas razões para meteres o teu espírito crítico a trabalhar (mais uma exibição absolutamente vergonhosa), decides elogiar indiretamente a eficácia e a maturidade do FCP. Estás no teu direito, atenção, mas gostava que tivesses essa benevolência num mau momento do Benfica, mas não aí vira tudo uma catástrofe, se estivesse o JJ lá então meu Deus o que seria…
          Mas volto a repetir estás no teu direito, simplesmente tem piada.
          E sim, neste momento há muitas razões para criticar o Benfica e se calhar amanhã ainda pode piorar. É o que é…

          • Flavio Trindade
            Posted Novembro 12, 2023 at 9:13 am

            Henry, uma mentira contada várias vezes não se torna verdade.

            Mas é algo que o clube de fãs do JJ neste blog acha que eu disse.

            Vou-te ajudar então.

            Disse claramente que o Barcelona ia ganhar os dois jogos. Isso é factual.

            Nunca rasguei nem a equipa, nem o treinador depois dos 3-0

            Podes acreditar nas histórias do Presidente do clube de fãs ou podes ir lá rever o comentário, onde referi que estivemos intratáveis, que foi a maior vitória europeia do JJ e que deviamos todos desfrutar a vitória.

            Portanto sim assino por baixo.

    • Lucas
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:12 pm

      Explica-me uma coisa. Como é que uma equipa que defende mal só consente a primeira oportunidade aos 30 e tal minutos? O Vitória na primeira parte anulou quase por comleto o ataque do Porto (por azar, no que faltou no quase, sofremos). Se isto é defender mal, ninguém na Liga defende bem.

      • Flavio Trindade
        Posted Novembro 11, 2023 at 11:45 pm

        Na primeira meia hora sim.
        A dinâmica ofensiva do Vitória foi de tal forma forte que nem foi preciso defender.
        O Vitória defendeu atacando. O que diga-se

        • Flavio Trindade
          Posted Novembro 11, 2023 at 11:48 pm

          Eu até gosto.
          Quando o Porto equilibrou o jogo, a organização defensiva do Vitória não ajudou.
          E diga-se nem é do modelo ou da ideia de jogo do Álvaro Pacheco que até gosto. Os 3 centrais do Vitória é que são muito maus.
          Lentos, duros de rins, desposicionados quase sempre.

  • henry14
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:44 pm

    Ganham sempre pela margem mínima e sem jogar nada, é impressionante.
    Continuo a achar o FCP o grande rival do Benfica este ano, os 80 pontos são garantidos, os do SCP não. Pode ser que o SCP me convença do contrário amanhã, embora espero que não aconteça.

    • Sporting1906
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:52 pm

      Eu espero que o Sporting ganhe amanhã. Se isso acontecer aí o principal rival do Benfica vai mesmo ser o FCP.

      • henry14
        Posted Novembro 11, 2023 at 11:31 pm

        Ou seja se ganhares ao Benfica és campeão e o Benfica e o Porto vão lutar pelo segundo lugar? É a única leitura possível.
        Cautela…

        • showdebola
          Posted Novembro 12, 2023 at 1:11 am

          Hipocrisia? Basicamente o que disseste que ele fez foi o que fizeste, ele falou bem a comparar das 3 as que pior jogam futebol em Portugal, portanto, cautela :)

          • henry14
            Posted Novembro 12, 2023 at 12:08 pm

            Pensa o que quiseres. Eu fui honesto na minha análise, não mandei qualquer tipo de farpa na minha opinião. O user em causa provavelmente sentiu o seu clube menosprezado e mandou uma boquinha. Justo.
            Vamos ver se lhe corre bem…

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 12, 2023 at 8:42 am

          E a resposta possível ao teu comentário, claramente a menosprezar o Sporting.

          • henry14
            Posted Novembro 12, 2023 at 11:58 am

            Eu fui honesto. Não se trata de menosprezar o SCP, trata-se de “respeitar” mais o FCP. Acho que é fácil de entender pelo historial. E até mesmo vocês sportinguistas acho que têm essa noção. Então tu, Neville, nem se fala. Não estás constantemente a colocar o SCP atrás de SLB e FCP? O que eu disse é assim tão escandaloso?

      • DNowitzki
        Posted Novembro 11, 2023 at 11:37 pm

        Bem metida esta!

    • Dr. Esgaio
      Posted Novembro 11, 2023 at 10:53 pm

      Completamente de acordo contigo, e sou sportinguista. O FC Porto tem sido extremamente consistente em termos de resultados, e em jogos mais apertados contam com um GR de equipa grande, são com este tipo de jogadores que se ganham campeonatos

      • henry14
        Posted Novembro 12, 2023 at 12:11 pm

        Obrigado Dr. Esgaio ?. Aqui os teus colegas sportinguistas levaram a mal o meu comentário mas folgo em saber que o doutor consegue ser mais imparcial e com mais poder de encaixe.
        Abraço e que ganhe melhor logo à noite.

  • Apessoa
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:46 pm

    Que grande jogo do Diogo Costa. MVP

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:47 pm

    Primeira parte absolutamente vergonhosa. O Porto já teve anos com o Conceição em que jogou mal (e outros até bem, com especial destaque a 21/22), mas este ano é surreal a paupérrima qualidade do nosso jogo. Até mete pena.
    De resto, é agradecer ao Diogo Costa, por não sairmos daqui goleados e ao Chico (de quem nem gosto), por termos metido a bola na baliza.

  • 1906
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:48 pm

    O porto não “fala” só os árbitros meus amigos.
    Eu quero acreditar que não mas a quantidade de equipas que podia ter tirado pontos ao porto são ainda algumas, não querem.

    Eu não acredito em nada nesta liga, o campeonato com uma equipa destas dentro dele vale 0. É tudo muito à descarada. É criminoso ainda haver uma equipa destas em Portugal.

    Ninguém no tugão é sério para ver e perceber o que se está a passar. Medo têm, nêsperas também.

    Acabem com isto, são emoções falsas que todos temos quando o clube de cada um joga.

    Zero verdade na liga Portugal.

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:48 pm

    Engraçado também ver que afinal é possível evitar que remates à baliza sejam automaticamente golo. O Sporting não permite 1/3 do que o Porto permite e consegue sofrer tanto ou mais. Vai ser difícil que se marque sempre mais do que se sofre ao longo do ano.

  • Francisco Goncalves
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:48 pm

    Mais jma lesão do pepe antes da seleção. Que coincidência.

    • Bamboo331
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:34 pm

      Ya. O Porto a ganhar por 1 num jogo lixado achou por bem fingir que o Pepe estava lesionado e passar a jogar com a seguríssima dupla Fábio Cardoso- Carmo a meia hora do fim para o Pepe não ir à seleção.

    • Aboubakar93
      Posted Novembro 12, 2023 at 12:19 am

      Sim, foi obviamente combinado aquilo. Saiu aos 66 minutos para não dar muita cana… Por favor…

  • Dr. Esgaio
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:50 pm

    Este foi um jogo que denota bem a importância de ter um GR de equipa grande, ou seja, alguém que garanta pontos, como é o caso do Diogo Costa, que foi de longe o melhor em campo.
    Uma equipa estará muito mais próxima de ser campeã com um GR destes. O FC Porto tem o Diogo, o Benfica tem o Trubin, que já garantiu pontos e é o GR do campeonato com maior % de golos evitados, e na Champions também tem evitado males maiores (tem tido igualmente excelentes estatísticas). Enquanto isso o Sporting tem um GR em claro declínio que não consegue defender um remate que não vá à figura, com estatísticas fracas (neste momento, à luz das probabilidades, tem mais 2 golos sofridos do que devia), de nada valendo ser a equipa que menos oportunidades de golo concede.
    Infelizmente temo que isto será decisivo para o desfecho do campeonato, e até amanhã no derbi, é verdade que o Benfica fez algumas contratações que parecem ter sido más decisões, mas compraram um grande redes, quem me dera que o Sporting tivesse um semelhante…

  • Aboubakar93
    Posted Novembro 11, 2023 at 10:51 pm

    Bem, a maior parte dos comentários prefere forcar-se no Diogo Costa e nos lances que o Vitória de Guimarães teve na primeira parte, eu prefiro focar-me então no Francisco Conceição e na quantidade de lances que o Porto tem e não toma as melhores decisões.

    Francisco Conceição, 20 anos e um potencial tremendo. Está finalmente a mostrar de uma forma mais consistente o seu futebol com várias assistências e hoje ainda fez o gosto ao pé com um belo golo!

    Pepê e Galeno, dois jogadores com qualidades distintas mas que continuam a não conseguir dar seguimento aos lances de perigo. Por 3 ou 4 vezes na segunda parte o Porto podia ter acabado com o jogo em transição, muitas vezes em vantagens numéricas e mesmo assim sai sempre um remate fraco, um último passe demasiado puxado ou demasiado curto ou então simplesmente não sai no “timing” certo e perde-se um lance desses… Chega a ser exasperante!

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 11, 2023 at 11:00 pm

    A primeira parte do Porto foi do pior que já os vi fazer, esta vitória é principalmente de Diogo Costa que salvou 4 ou 5 vezes só na primeira parte. Até o golo que sofreu foi numa recarga depois de ter defendido um penalti.
    Muito provavelmente será a melhor exibição de um guarda-redes nesta edição da nossa liga, muito dificilmente haverá uma melhor este ano.

  • masterDC
    Posted Novembro 11, 2023 at 11:01 pm

    Que grande jogo em Guimarães! O Porto ganha 3 pontos muito devido a 2 jogadores, Diogo Costa e Francisco Conceição. Se atualmente o Porto está onde está é muito graças a este fantástico GR que muitas vezes tem segurado os resultados. É impressionante como o Vitória massacrou os Dragões na 1.ª parte e num jogo em que podia ter ido para o intervalo com uma vantagem confortável acaba por ir empatado.
    *
    O Porto é uma equipa que à semelhança do Real Madrid nunca se pode considerar morta, com muito pouco perigo criado eis que chegam à reviravolta tendo tido o Chico como protagonista dessa remontada. O Porto jogando efetivamente pouco lá vai conseguido manter-se na luta e é por isso que até ao fim do campeonato, jogando muito ou pouco, estarão sempre na discussão.

  • Syd Barrett
    Posted Novembro 11, 2023 at 11:12 pm

    “Nunca entendi o Hype à volta do Diogo Costa”
    “Se fosse realmente bom já tinham vindo cá bater a nota”
    Bastou uma semana para San Diogo vir calar os críticos (como se fosse preciso até)
    Grande jogo do Vitória, grande lição do Álvaro Pacheco. Mereciam bem mais hoje.
    Quanto ao Porto, a jogar desta forma não vamos a lado algum. Primeira parte horrível, não me lembro de ser tão abafado como hoje num jogo da liga.

    • Dr. Esgaio
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:30 pm

      Acho que o Porto vai a algum lado porque, mesmo a jogar pouco, tem jogadores de qualidade que conseguem decidir jogos e que 14 das 18 equipas do campeonato não têm (e isso faz a diferença), para além de um GR de topo que em momentos de aperto garante pontos, como se viu hoje

      • Syd Barrett
        Posted Novembro 12, 2023 at 2:22 am

        Eu quando digo ir a algum lado era ser campeão claro. E este futebol não chega. A esperança é que as últimas fases da época tem sido melhoresz então é tentar sobreviver a este futebol paupérrimo.
        Ser superior a 14 equipas qq um dos grandes é, mas só isso não chega, como se viu a semana passada e ser veria hoje não fosse um grande Diogo Costa.

    • Aboubakar93
      Posted Novembro 11, 2023 at 11:46 pm

      Bem lembrados esses comentários da semana passada ahah! Todos os jogadores têm jogos menos bons ou até fases, agora dizer-se que tem Hype é surreal.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Novembro 12, 2023 at 12:15 am

        Eu não acho que ele tenha hype, mas penso que aquilo a que as pessoas se referem é que -devido a um conjunto de exibições muito boas e muito consistentes- adquiriu rapidamente a conotação de ser um [futuro] GR de topo mundial, o que talvez tenha sido um pouco exagerado. Depois houve alturas em que já não esteve tão bem, como acontece a todos, e instalou-se a ideia de que afinal é so mediano. Claramente que não é mediano.

        • Syd Barrett
          Posted Novembro 12, 2023 at 2:23 am

          Exato. Não é um Neuer mas é claramente acima da média. Se não estou em erro é o guarda redes mais valioso do mundo segundo o trabsfermarkt. Por alguma coisa será…

    • batalha34
      Posted Novembro 12, 2023 at 1:33 am

      Ou seja o Diogo Costa não é consistente e portanto não é assim tão bom e se fosse realmente já tinham vindo ca bater a porta.

      Adoro este comentários quando um jogador que é criticado faz um grande jogo “ha viram afinal ele é muito bom vocês nao percebem nada disso”.

      Nunca ninguem disse que ele não é capaz de fazer jogos deste nivel, o problema é que volta e meia da-lhe umas paragens cerebrais e oferece golos completamente descabidos. Enquanto o fizer não vai ser guarda-redes para um clube de topo mundial.

      • Syd Barrett
        Posted Novembro 12, 2023 at 5:00 pm

        Golos completamente descabidos são o livre da semana passada? Uma coisa é um jogador ser criticado o que é perfeitamente aceitável, eu também crítico quando tenho de criticar.
        Outra é dizer que não é nada de especial, que é só hype. Em 100 e tal jogos quedeve ter, sendo titular dum grande e de uma das melhores seleções do mundo, conta se pelos dedos da mão os erros que teve. E com a idade que tem é impressionante. Se não é topo mundial então poucos são.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 12, 2023 at 1:58 am

      “A jogar desta forma não vamos a lado nenhum”, dizem os adeptos portistas desde o primeiro jogo da época, enquanto ganham os jogos quase todos. À 34ª jornada ainda vão dizer o mesmo.

    • Citizen_Erased
      Posted Novembro 12, 2023 at 10:55 am

      Como me citaste uma semana depois e não quando fiz o meu comentário, passo a explicar dado que não percebeste o mesmo, dado que eu até disse “tal como alguns “prodígios” do Benfica e Sporting, se fosse bom já o tinham levado”.
      O Oblak fez meia época a alto nível. O atlético chegou cá e bateu a nota.
      O Ederson fez época e meia a alto nível. O City chegou cá e bateu a nota.
      O Diogo está a ser titular do Porto há praticamente 3 anos, selecção há 1 ou 2. Como é óbvio tem espaço para crescer, como é óbvio vai melhorar daqui para a frente.
      Como é óbvio, ainda não demonstrou nada para pagarem 40 ou 50 milhões por ele. Senão lá está, achas que algum clube se iria importar com a cláusula de rescisão se ele fosse um diamante em bruto?? Até o Kepa saiu por 80.
      Se acho o Diogo um mau guarda redes? Longe disso.
      Se acho que pode melhorar bastante e ter uma carreira superior ao que desconfio que possa ter? Claro, também achava o Rui Patrício um GR mediano e em 2016 ele subiu completamente o nível (antes do Euro).
      Se é GR para um clube vir cá e bater a nota que pedem por ele? Nesta fase nunca na vida. E não é por um jogo em que praticamente salva um eterno candidato contra uma boa equipa mas não do mesmo nivel que a minha opinião muda…

      • Joe
        Posted Novembro 12, 2023 at 4:10 pm

        Meu caro Citizen, só se deve comparar o que é comparável.

        A “nota” do Ederson era de 75 M?
        A “nota” do Oblak era de 75 M?

        Não era, pois não?

        Se a nota do Ederson e do Oblak fosse de 75M, o MC e o AT teriam batido a nota?
        Ninguém sabe.

        Por isso veja se arranja um argumento que faça sentido

  • Bjorn
    Posted Novembro 12, 2023 at 12:03 am

    Um jogo na linha deste ano em praticamente todos os jogos com adversários inferiores. Muita dificuldade em defender. Muita gente não me convence neste 11 mas de facto há um jogador na equipa que me parece que prejudica mais do que ajuda em praticamente as suas acções. E não é Carmo, Zaidu, Eustáquio ou Taremi que tantas vezes são criticados (e com razão).

  • Vmartins62
    Posted Novembro 12, 2023 at 12:14 am

    Mais uma exibição bipolar do meu Porto.
    Uma 1ª parte a roçar o miserável.
    Uma 2ª parte muito melhor coroada por um grande golo do inconformado Xico Conceição.
    Mais um penaltie não marcado a favor do Porto, é incrivel como nem o VAR viu o puxão na mão do Pepe que provoca a queda.

    • DICAS
      Posted Novembro 12, 2023 at 3:36 am

      Infelizmente o Porto tem muito mais pontos do que a equipa tem mostrado futebol.

      Se o Porto acabar campeão ninguém pode dizer que é o justo vencedor porque o que mostrou até aqui não é da “melhor equipa em Portugal”

    • Kenya24
      Posted Novembro 12, 2023 at 7:09 am

      Os castings para os morangos já acabaram

    • Bjorn
      Posted Novembro 12, 2023 at 11:35 am

      O lance do Pepe é surreal não ser assinalado mas eu confesso. Odeio ter penalties a favor hoje em dia. Não me faz sentido nenhum só por ser dentro da grande área, que se marquem penalties cujo lance nem era de perigo. Lances de mão em cruzamentos, jogadores carregados junto às linhas da área, mesmo este agarrão ao Pepe, ele já não chegava ao lance. Lances que não são claras oportunidades ou nem iam em direcção à baliza deveriam ser livre indirecto. Ou diminuam a grande área!

      • Sporting1906
        Posted Novembro 12, 2023 at 2:24 pm

        Concordo completamente, penalties têm demasiado impacto nos jogos, deviam ser mais raros e apenas para faltas que param oportunidades claras.

  • Johny45
    Posted Novembro 12, 2023 at 12:15 am

    O Álvaro Pacheco já ganhou alguma vez ao Porto?
    Parece que é a equipa de coração dele.

    • Anibal fcp
      Posted Novembro 12, 2023 at 1:30 am

      Acho que não, mas acho que também nunca ganhou ao Benfica nem ao Sporting, mas esses não interessa.

    • Tiago Peixoto
      Posted Novembro 12, 2023 at 2:03 am

      Depois desta abada que o Vitória deu ao Porto vir dizer uma coisa dessas é mesmo de quem não é sério.

    • Zurushi
      Posted Novembro 12, 2023 at 3:34 am

      Mesmo! Já outros, pela mesma lógica, são mais fãs da la Real.

    • João
      Posted Novembro 12, 2023 at 6:38 am

      Não. 5 jogos 5 derrotas

    • Bjorn
      Posted Novembro 12, 2023 at 11:32 am

      Depois de um jogo onde praticamente humilhou o Porto na primeira parte, é preciso seres alguém que também precisa de muita ajuda na linha do Kenya24 e do Ricardo10 (que entretanto desapareceu). Queres uns conselhos?

    • lipe
      Posted Novembro 12, 2023 at 11:35 am

      O Álvaro Pacheco é treinador de um clube que não ganha ao Benfica há mais de 10 anos.
      No mesmo período tem duas vitórias frente ao Porto e duas vitórias frente ao Sporting.
      Dado o historial penso que não seria de esperar outro resultado se não o de ontem.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 12, 2023 at 12:18 am

    Francisco Conceição sempre foi cego do pé direito e apenas jogava colado à linha com os mesmos movimentos e ações.
    Ora, desde que nos sub21 o Rui Jorge o começou a fazer jogar por dentro (muitas vezes no topo do losango atrás dos avançados) e uma época esforçada no Ajax fizeram com que regressasse este ano ao Porto, e pasme-se: Já não é tão cego assim do pé direito (os defesas já não sabem sempre o que vai fazer) e está a ser muito mais efetivo em várias zonas do terreno. Pode chegar a níveis muito interessantes no futebol, caso tenha fome para isso.

  • João
    Posted Novembro 12, 2023 at 6:39 am

    Só vi a primeira parte , o Diogo Costa salvou uns 4 golos.

    Não há lance na 1 parte do Zaidu que é para expulsão ?

    • Bjorn
      Posted Novembro 12, 2023 at 11:32 am

      Mas vocês só sabem vir fazer comentários a questionar arbitragens? Ainda por cima às 6 da manhã? Tiveste pesadelos?

  • Eusebio
    Posted Novembro 12, 2023 at 11:03 am

    Para mim Diogo Costa é o melhor guarda redes portugues de sempre. É incrível o que joga.

    • Bjorn
      Posted Novembro 12, 2023 at 11:31 am

      Vinha aqui comentar isso. Mesmo que nunca deixe Portugal (o que seria extraordinário) acho que já está muito perto de ser considerado isso mesmo. Pelo menos dos últimos 40 anos seguramente. Já ultrapassou Baía.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 12, 2023 at 2:05 pm

    (Vou ter que dividir o meu comentário em 2 porque este novo formato está sempre a crashar)

    Cada vez mais me rio quando venho à caixa de comentários em jogos do Porto. O nível de teorias de conspiração está a atingir níveis surreais, estratosféricos, quase ao nível de JK Rowling, e estamos a conseguir diversificar para não cansar ninguém, ora vejamos:
    – Tempo de compensação. Se o Porto está a perder, os minutos foram demasiados. Se está a ganhar, foram diminutos. Acho que devia haver uma regra e ser fixos nos nossos jogos para ninguém se chatear, caso contrário torna-se complicado entender a regra. Ontem na 1ª parte, o Varela perdeu mais de 2 minutos para Maga trocar de chuteiras e ninguém quis saber, na 2ª parte é que interessa visto que o único objectivo é que o Porto não consiga ganhar os seus jogos.
    – Amarelos. Num jogo com o relvado encharcado de chuva e com a quantidade e intensidade de duelos, até achei que o árbitro esteve bem. Mas os mesmos que criticam o excesso dado a Gyokeres, são alguns dos mesmos que pedem amarelos a todos os carrinhos de Carmo, mesmo que toque na bola e nem seja falta. Tal como 2º amarelos e vermelhos só conta para quem joga de azul e branco, o resto é apenas jogo.
    – Álvaro Pacheco. O Senhor nunca ganhou ao Porto, logo está comprado. Como nunca ganhou ao Sporting, Boavista ou Moreirense é porque se vende fácil e tem um objectivo de vida que é encher os 2 bolsos ao mesmo tempo.
    – Penaltis. Se for a favor do Porto é escamoteado até ao mais ínfimo pormenor, nem que seja para encontrar uma borboleta (menção ao “sinal” do Europeu) que está fora de jogo ou fez falta prévia. Se for ao contrário, ninguém refere. E eu até dou o benefício da dúvida ontem, tal o espalhafato de Pepe na queda, mas não interessa a ninguém nos adversários.
    – Lesões. Pepe ontem simulou uma ao minuto 66 e com apenas 1 golo de vantagem para não ir à seleção. Com a idade dele, eu também faria o mesmo, quero é estar no quentinho do meu sofá.

    Esqueci-me de alguma?

    • Bjorn
      Posted Novembro 12, 2023 at 2:36 pm

      – Doping. Pepe e outros.
      – Protecção da CS ao Sérgio.
      – Árbitros todos comprados.
      – Jogadores comprados (num jogo qualquer que alguém falhou isolado e disseram logo que não quis acertar)
      Para já, penso que é só isto.

      • The Mo
        Posted Novembro 12, 2023 at 3:21 pm

        Sorteios do Porto.
        Esta é tão classica, que eu não percebo como te esqueces.
        Nos posts de jogos internos do Porto enchem a caixa de comentarios a falar de arbitragem, nos jogos europeus enchem a caixa a falar de sorteios.

    • Syd Barrett
      Posted Novembro 12, 2023 at 4:53 pm

      Muito bom. Subscrevo na íntegra. E noto que piora a cada ano que passa. Não me lembro de em 20 e tal a anos que vejo futebol de alguma vez o Porto ganhar com mérito. Não somos coitadinha mas deve ser caso único.

    • Aboubakar93
      Posted Novembro 12, 2023 at 7:44 pm

      Perfeito Francisco, subscrevo tudo. É de facto surreal o que tenho lido após os jogos do Porto e depois nós, adeptos do Porto é que supostamente temos um complexo de inferioridade… Quando o Porto ganha nunca há mérito, é sempre tudo comprado e é tudo uma cabala.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 12, 2023 at 2:20 pm

    Sobre o jogo em si e no que realmente interessa, vamos aos meus pontos.
    – Primeira parte inarrável. Eu sei que ópera nunca será com Sérgio Conceição mas pede-se mais a um clube que tem um orçamento ao nível dos maiores da Europa, que tem investimentos na ordem de 50M por época, que tem uma direcção paga a peso de ouro e o treinador mais bem pago do país. Não me lembro da última vez que tivemos uma exibição de encher o olho do primeiro ao último minuto e nunca vou contar com jogos em que perdemos porque vitórias morais não é para mim. Se a exibição não foi coincidente com o resultado, não conta para mim.
    – Estas mudanças táticas também não ajudam ninguém. Existem treinadores que têm várias táticas e conseguem sempre extrair o melhor de cada uma mas Sérgio apenas sabe trabalhar o 4-4-2, salvo raras excepções, pelo que não entendo o porquê de se estar sempre a mudar quando as exibições não mostram que foram decisões correctas. Construir um plantel com 5 avançados também significa que se pensou que jogar com 2 seria a solução, caso contrário foi apenas, novamente, deitar dinheiro ao lixo. Aliado a este facto, não temos um 10 na ascensão da palavra (o que mais se aproxima é Jaime) e Taremi não sabe jogar como ponta de lança único, de costas para a baliza, outra razão para a queda das suas exibições (veja-se como foi com o Antuérpia no primeiro jogo).
    – Carmo e Pepê. Carmo já joga com o peso da sua transferência em todos os jogos, com a pressão do treinador devido à época passada, mas… Quem consegue criar rotinas e com isso estabilidade quando já jogou com Pepe, Fábio e Zé ao centro e Zaidu, Wendell, Pepê, João Mário, Franco, Galeno, Jorge e sei lá mais quem à esquerda. A estabilidade vem com jogarem sempre os mesmos (veja-se o Benfica na época passada), o que me leva a Pepê. Já foi médio esquerdo, direito, interior, segundo avançado, defesa direito e ontem passou a jogar também à esquerda, sofrendo o mesmo mal de Aursnes que jogando em todo o lado não estão a jogar em lado nenhum. Cada posição pede suas capacidades, devido às suas características técnicas e tácticas pelo que se estão sempre a mudar, não conseguem potenciar as suas virtudes (sejam elas já quais forem).
    – Bolas paradas e contra ataques. Se antes eramos fortíssimos neste aspecto, agora conseguimos transformar cantos ofensivos em passes para o Diogo Costa e se antes era algo pontual, agora virou crónico. Mas não se treina nada que possa ser potenciado no jogo? Para quê então mandar para lá os centrais se a bola não vai para lá? Entendo o jogo de pés de Diogo mas ontem pediram-lhe mais de uma dúzia de vezes o que faz com que seja propício ao erro, ele e quem anda a correr feito maluco atrás destas bolas pelo que é a falta de discernimento que faz com que os contra-ataques não deem em nada, excepto os meus nervos em franja porque os pés já não acompanham o que a cabeça quer.
    – Departamento médico. É impossível ele não estar cheio quando não se respeitam as recuperações de cada um. Evanilson sofreu a época passada com isto, e ninguém aprende. Galeno veio e foi logo lá para dentro para correr como os tontinhos. O que fez em 30 minutos? Nada a não ser correr! Zaidu voltou e foi titular 2 jogos seguidos (não estava a resultar JM e Jorge?) e agora voltou para lá, mesmo que outra lesão. Pepe tem quase 41 anos e fez um ciclo infernal de jogos sem descanso. Resultado? Estaleiro (pela 4ª época mal planeada tendo em conta o número de jogos que lá passa). Continuo?
    – Conseguimos ir ganhando tendo em conta estas exibições mas os Aroucas estão sempre mais perto de aparecer e com isso prevejo ou muitas mudanças ou uma época em branco!

Deixa um comentário