Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto perde pela 1.ª vez com Farioli; Nottingham, que não vencia desde 17 de Agosto, marcou os 2 golos de penálti; Azuis e brancos só conseguiram equilibrar no arranque da 2.ª parte, mas sem ter oportunidades claras; Samu não se viu, Froholdt passou por dificuldades

Banho de realidade? O FC Porto tem sido dominador em Portugal e impressionado pela facilidade nas transições e muita capacidade nos duelos, mas viu-se engolido perante um Nottingham mais dinâmico, pressionante e igualmente forte fisicamente. Elliott Anderson e Douglas Luiz estiveram em evidência, enquanto Hudson-Odoi criou vários problemas. Já Gibbs-White deu qualidade à posse e ainda abriu o ativo, enquanto Neco Williams fez uma grande partida nos dois flancos. No lado dos Dragões, Farioli foi conservador nas opções (meio-campo de tração atrás), sendo que as melhores unidades, como Froholdt (jogo mais fraco pelos azuis, tanto pela insuficiência física como a nível técnico) e Samu, passaram por dificuldades. Alberto também mostrou dificuldades, tal como Sainz. Já Bednarek, que até foi o defesa mais em evidência, ficou ligado ao resultado com a grande penalidade cometida. Também Martim Fernandes comprometeu, enquanto Veiga e William Gomes não trouxeram nada de novo e Rodrigo Mora voltou a ser lançado apenas nos minutos finais.

Nottingham Forest 2-0 FC Porto (Gibbs-White g.p. 19′ e Igor Jesus g.p. 77′)

XI Nottingham Forest: Sels; Neco Williams, Milenković, Murillo, Zinchenko; Anderson, Douglas Luiz; Ndoye, Gibbs-White, Hudson-Odoi; Igor Jesus.
XI FC Porto: Diogo Costa; Alberto, Bednarek, Kiwior, Moura; Rosario, Froholdt, Varela; Pepê, Borja Sainz, Samu.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

23 Comentários

  • Gorlami
    Posted Outubro 23, 2025 at 9:01 pm

    Esta derrota não significa muito porque é um de 8 jogos da Liga Europa. Mas esta teimosia e estes fetiches do Farioli podem ser a nossa morte. São vários jogos consecutivos em que toma decisões questionáveis. E infelizmente a maior parte delas envolve o Rosário. Joga mal em todas as posições, comete erros de infantil, perde bolas sozinho. E continua a ser jogador chave (ou fetiche) do treinador. Hoje já foi mau ter sido titular. Depois não ter saído foi escandaloso, tendo em conta o jogo HORRÍVEL que fez. Depois a (falta de) gestão do Farioli também começa a influenciar (XI titular contra uma equipa da 4.ª divisão foi uma aberração, por mais que tentem justificar).
    As coisas correram bem inicialmente, mas é preciso pôr os pés na terra. Nem este treinador é perfeito, nem este plantel é espetacular. Estamos muito melhor que no ano passado, continuo a acreditar neste grupo (treinador e jogadores), mas é preciso sinalizar estes erros e corrigi-los, não apenas bater palmas e fechar os olhos (que foi o que muitos fizeram durante anos com o Conceição e que nos deixou como deixou).

  • Um Jasomp
    Posted Outubro 23, 2025 at 9:05 pm

    Chega a ser penoso ver o Sainz com lugar cativo no 11. Não vale um charuto. E enquanto isso o melhor jogador do plantel entra a 5 minutos do fim.
    Fetiche por um, embirração por outro.

    Para já, os resultados vierem. Mas quando eles não vêm, estas coisas são questionadas e vêm à tona.

    Samu é um Marega do país do Dom Quixote. Só que numa versão fracota.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 23, 2025 at 9:49 pm

      Cuidado que há muitos fãs do Sainz aqui que dizem que ele corre e tem uma atitude fantástica. Não tarda muito estão a criticá-lo e a pedir desculpa, tal como aconteceu com o Aktur

      • Kacal
        Posted Outubro 23, 2025 at 10:34 pm

        Eu gosto de Sainz, confesso. Acho que tem uma qualidade bastante interessante na recepção ao primeiro toque e no drible curto, assim como uma boa aceleração quando arranca. Tira bem os adversários do caminho com a primeira acção. Agora a tomada de decisão tem que melhorar imenso e também tem que se dar mais ao jogo porque acaba a desaparecer durante o mesmo. Mas concordo que está desinspirado e deve sair para entrar William Gomes e lutar pelo lugar.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 23, 2025 at 9:15 pm

    Acho que o gap de qualidade e de nível físico entre a Premier e os clubes portugueses nunca foi tão grande e é normal que assim seja, dado o dinheiro e os jogadores que circula em Inglaterra nesta fase.
    O Nottingham pode vir de um momento horroroso, o Porto pode vir só com vitórias, mas a diferença de realidade é gritante, tanto que o Porto, tirando a bola parada, praticamente não conseguiu criar nada. Pareceu um desfecho até normal e não é estranho que assim seja.
    Qualquer equipa da Premier, por pior que seja, tem jogadores que eram dos melhores dos grandes em Portugal e tem um nível físico e atlético, por defrontar semanalmente grandes equipas e jogadores, que simplesmente não há cá. O Bednarek fez parte de uma das piores equipas da Premier e chegou cá e impôs-se como um central sólido de um grande com perfeita naturalidade. Essa equipa tinha o Mateus Fernandes que, nesta fase, se cá estivesse, estaria a valorizar-se para sair pelos 50M que o West Ham pagou. E havia mais 4/5 que provavelmente pegavam cá com facilidade (Sulemana, Ugochukwu, Ramsdale, Bazunu, Dibbling, Sugawara, Alcaraz)
    Gibbs-White, Hudson-Odoi, Murillo, Milenkovic, Douglas Luiz, Ndoye, Kalimuendo (que nem sequer entrou)… não há hábito de defrontar isto e mesmo numa má fase, nem foi uma vitória particularmente sofrida.
    O Porto também acaba por sofrer porque tem valido sobretudo por impor uma vantagem física muito grande em Portugal. Isso desaparece a este nível, porque qualquer equipa da Premier é tão (ou mais na maioria dos casos) forte, física ou rápida como este Porto e o Forest está habituado a isso. O exemplo máximo disso será o Froholdt e o jogo que fez. Perdendo a vantagem nessa dimensão fica mais díficil. Não é novidade (até o Gyokeres em diversos jogos sofreu e agora na Premier nota-se), mas é mais um jogo para relembrar que por vezes se valoriza demasiado o nível que há em Portugal (ou se desvaloriza, talvez por desconhecimento, o que há lá fora).

    • Kacal
      Posted Outubro 23, 2025 at 10:21 pm

      Que a diferença é notória nas Ligas é óbvio, concordo. Mas neste caso também falamos de um Nottingham que estava formatado à solidez defensiva com NES (o ponto forte era esse) e agora tem um treinador que também é solido nesse aspecto (Dyche) portanto já era de prever que não seria fácil para nós jogar e criar oportunidades. Mas sim não jogamos bem e o plantel parece-me óbvio que é bastante bom para a realidade de cá, não em comparação com estas equipas de Premier onde o dinheiro abunda e têm também grandes jogadores.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 23, 2025 at 9:45 pm

    Começo a ficar sem palavras para descrever o Elliott Anderson! Foi o maior erro da nova direção do Newcastle deixá-lo sair! Um craque! Espero que esteja nas prioridades trazê-lo de volta, embora já todos os tubarões ingleses já o queiram contratar…
    *
    Quanto ao Porto, esta gestão de Farioli começa a ser algo ridículo, entrar com aquele meio-campo não resulta, ainda para mais tendo o Gabri e o Mora no banco, não se entende! Qualquer dia o Farioli rebenta com o XI inicial e depois quando começarem a perder jogos vão começar a dizer que o plantel é fraco.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Outubro 23, 2025 at 9:50 pm

    As críticas ao Farioli já estão a surgir.. foi rápido. Contra os Aroucas é sempre mais fácil

  • luislaliga
    Posted Outubro 23, 2025 at 10:21 pm

    Uma coisa e jogar de 3 em 3 dias e não ter pré época. Outra e jogar 1x por semana e ter uma pré época calma sem expetativas.

    A classe jornalística e tão má em Portugal. O comentário e tão fraco que qualquer pessoa com o mínimo de testa percebe isso

  • Sou do Contra F.C.
    Posted Outubro 23, 2025 at 10:22 pm

    Bom choque de realidade para o FCP e para os portistas. Não somos a melhor equipa do mundo.. nem os polacos são o Beckenbauer e o Maldini e por aí…

    Não temos andamento para a Premier League (por defeito) ou já perdemos o gas todo muito rápido. Se é a primeira, ok, vamos ter um percalço aqui e ali mas o campeonato está encaminhado, se é a segunda, muito mau e foi a chamada t*são de m*Jo. Quero continuar a acreditar que é só a primeira que por outro me deixa triste por acompanhar uma liga fraca.

    No que toca ao jogo e excluindo aqueles que fizeram um jogo mais sóbrio, médio:
    Moura: curtíssimo para este nível, acusou muito a pressão
    Bednarek: melhor em campo apesar do azar no primeiro penalti
    Alberto: muito potencial e andou a apagar o fogo do Rosário que parecia mais uma vez eu a segunda feira, corro muito mas jogar tá quieto
    Pablo Rosario: tem minutos a mais e rendimento a menos. Óptimo para entrar a partir dos 70+, mais do que isso não por favor
    Pepê: hoje voltou a versão do ano passado, espero que tenha sido apenas um azar
    Martim: ser promessa subiu lhe a cabeça.. tem de baixar a bola e trabalhar se quer dar jogador de futebol
    Zaidu: merece mais minutos nestes jogos. Por pouco valor que lhe reconheçam, é o jogador mais zen do plantel e isso acaba por contagiar a ansiedade dos outros.

    Os outros mal ou bem tentaram. Quero deixar uma nota para os comentários do Postiga durante o jogo. Lufada de ar fresco, obrigado!

    Cumprimentos

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 23, 2025 at 10:23 pm

    Não foi propriamente um reality check, até porque o jogo foi decidido nos detalhes.
    Mas…

    O que impressionou, e impressiona neste novo Porto é a intensidade e ritmo demolidor que imprime. Mas isso em Inglaterra é chamado de pequeno almoço de quinta feira…

    Lógico que não é por esta derrota que o Porto passou a ser mau, longe disso, mas ao contrário do que muitos gostam de apregoar, a diferença do tugão mesmo das grandes equipas face a equipas de ligas de topo é enorme.

    Porto e Benfica levaram um corretivo em Inglaterra, porque o nosso ritmo é baixíssimo, e o nível de exigência do nosso futebol também.

    Volta e meia conseguimos grandes resultados e exibições contra equipas de topo, mas essa é a excepção não a regra.

    Outra nota, esta individual.

    O ritmo do Porto tem sido tão forte, e o colectivo tão intenso, que vai escondendo algumas deficiências individuais.
    Quando se joga bem e se ganha por norma está tudo bem.
    Mas o Porto também tem o seu Richard Rios, que se estivesse numa equipa com maiores dificuldades já teria sido questionado.

    Borja Sainz é só aquele extremo de engate e intenso, mas a inteligência não acompanha.
    E William Gomes ou Mora no banco para jogar um espanhol caro mas que é no máximo jeitosito é um atentado.

    A história negra do Porto em Inglaterra continua, são já depois do clássico contra o Benfica, dois jogos sem ganhar, mas este fim de semana regressa o tugão, e será também o regresso à “normalidade”.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 24, 2025 at 11:19 am

      Cuidado com as críticas ao Sainz ahahaha ainda há tempos disseram que quem o criticasse não percebia nada de futebol

  • Kacal
    Posted Outubro 23, 2025 at 10:30 pm

    Bem pelos vistos temos um Farioli a ser Mourinho, durou pouco o lado arrojado. Espero que não comece a ser regra! Entrar com Alan Varela e Rosario em simultâneo para quê?! Devia ter ido com Gabri Veiga ou mesmo Rodrigo Mora. Parece que entrou já com demasiado respeito e acabou por criar poucas oportunidades e deixar o Nottingham à vontade. Depois Borja Sainz não tem estado no seu melhor, ao contrário de William Gomes. Por vezes há que sentar os jogadores para mostrar que não há lugares cativos e eles depois até voltam mais fortes quando têm nova oportunidade, lutar pelo lugar! E William Gomes está melhor é colocá-lo na direita e Pepê passa para a esquerda (era onde jogava no Grémio e quando chegou cá). E Mora tem que ter mais chances nestes jogos que a equipa não está tão bem e é necessário meter mais rasgo criativo! Por fim a gestão, jogou o melhor XI na Taça e hoje volta a jogar e acabamos a perder o jogo sem sequer dar grande replica. Mais valia ter rodado na Taça que acredito que mesmo com uma rotação maior acabariamos por ganhar com maior ou menor dificuldade e ganhariamos ao mesmo tempo novas soluções de plantel com oportunidades. E hoje fazia uma mescla de rotação com titulares e perdendo daria no mesmo. O foco é o campeonato! Mas vamos ver os próximos capítulos é preciso gerir mais e melhor, mas também jogar melhor porque começam a ser demasiadas exibições apenas no qb, há que agitar as coisas.

  • lengalenga
    Posted Outubro 24, 2025 at 12:43 am

    Este jogo foi estranho. Ao ler os comentários para ver se me ajudavam a compreender este jogo, vi coisas interessantes e parece que o argumento consensual (que na verdade são dois) para explicar o que se passou é o seguinte:

    “Há uma diferença muito grande de nível físico entre Premier e Liga Portuguesa e aquela intensidade e pressão que o Porto exerce já o Nottingham está mais que habituado da premier”.
    Ora, relembro que, não há muito tempo, no ano passado mesmo, o Porto conseguiu ganhar no Dragão ao Arsenal (sim, Arsenal e não um Forest da vida) que não fez praticamente nada nesse jogo, e ainda deu luta no Emirates caindo apenas nos penalties.

    O que resultou aí que falhou aqui? Esta equipa do Porto era melhor com Wendell, Otávio Ataíde (!!), João Mário e Galeno no onze? O Porto era uma equipa tão mais intensa? O Porto era uma equipa mais física? O Arsenal é pior que o Forest? Houve uma diferença tão grande de nível na Premier de um ano para o outro?

    Portanto, isso é mesmo argumento para o Porto não conseguir sequer criar uma (!) oportunidade de perigo que seja (tirando o golo anulado)?

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Outubro 24, 2025 at 11:19 am

      Então não achas que haja uma diferença, é isso?

      • manel-ferreira
        Posted Outubro 24, 2025 at 12:45 pm

        Claro que há diferenças, mas também acho que as pessoas gostam demasiado dessa desculpa. “Não, a culpa não é nossa, é do campeonato!”.
        Relembrar que ainda ontem uma equipa do Chipre foi ganhar a casa do Palace (quase 10 pontos acima do Forest), mas pronto, é melhor ficado calado que tu deves achar genuinamente que o campeonato do Chipre é melhor que o português…

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Outubro 24, 2025 at 1:52 pm

          O Porto nunca ganhou em Inglaterra. Nem precisas de ir buscar o assunto Palace porque já sei que vais do assunto como fazes sempre. Os Go Ahead Eagles ontem conseguiram ganhar ao Villa. Mais uma vez a prova de que até a Holanda tem melhores equipas médias do que o teu tugão.

  • Hernandez
    Posted Outubro 24, 2025 at 3:08 am

    É sempre giro arranjar desculpas. Agora vamos a reboque da carroça do Ze Rabolhinho. Tudo o que diz é um mantra a repetir. Foram exibições incompetentes, ponto . Ainda hoje o Eagles venceu o Villa e ainda há 2 semanas o poderoso Midtjylland venceu o Forest.

    • Aboubakar93
      Posted Outubro 24, 2025 at 10:22 am

      Isto! Parece que se vai do 8 ao 80 por aqui de uma forma absurda. Não pode haver jogos maus, não pode haver jogos mal abordados (como foi o caso), que fazem-se logo teses das ligas, dos treinadores ou de x jogadores. Num dia são os melhores, no outro já são os piores.

  • Bayern de Monchique
    Posted Outubro 24, 2025 at 7:01 am

    Muitos comentários fatalistas… aqui e ali.

    Eu até entendo a entrada do Pablo Rosário para o 11. O Farioli quis ganhar a batalha do meio-campo mas saiu-lhe o tiro pela culatra. Como disse o Veridis Quo mais abaixo, “qualquer equipa da Premier é tão forte, física ou rápida como este Porto e o Forest está habituado a isso”. O Forest ganhou a maior parte dos duelos 1-vs-1 e quando não conseguia, ganhava mais de metade das segundas bolas. O Porto defrontou uma equipa que aplicou um estilo de jogo muito semelhante ao seu mas mais intenso. A facilidade com que roubavam bolas e rapidamente esticavam nos corredores fez toda a diferença.

    Por outro lado, o Forest, em construção ofensiva, não baixou tanto os avançados quanto o meio-campo e o Porto acompanhou. Muitas vezes observou-se um espaço gigante entre sectores (diga-se Alan Varela/Rosário e os centrais). Juntando isso à intensidade que aplicaram em cada dividida. Mérito dos ingleses, imo.

    Do lado do Porto, ao “sacrificar” o terceiro médio (Gabri por Rosário) acaba por perder toque no momento com bola. Nenhum dos três médios é um “Vitinha” e ao querer ganhar a batalha do meio acabou por destapar noutro lado. Não sei até que ponto a entrada do Mora para o miolo teria mudado as coisas – acho que o meio-campo seria engolido na mesma. Talvez num jogo de posse >60%, e menos físico, tivesse feito a diferença. Gabri tem fases. Ora consegue ser um médio bastante completo ora entra com uma atitude muito quezilenta e numa de #Qsf. É neste tipo de jogos, não nos da Liga Portuguesa, que se nota que falta soluções no meio. Não me admirava que Eustáquio tivesse guia de marcha em Janeiro para vir outro tipo de médio.

    Na defesa, jogo pouco conseguido do Moura (era jogo para Zaidu, mais físico, mais na contenção). Martim, continua muito errático. No ataque, Samu muito sozinho contra uma dupla de centrais de outro calibre. Borja devia descansar no banco um par de jogos e Pepê é de engate. Ontem não engatou.

    Um claro jogo de empate que fica marcado não só pelos penaltis cometidos como também pelo facto do Porto ter provado do seu próprio veneno – em jogo jogado, claro.

  • Super Hans
    Posted Outubro 24, 2025 at 9:53 am

    Culpas claras de Farioli nesta derrota.
    Está não pode ser a nossa postura sempre que o nível sobe. Ao retirar o médio que mais capacidade tem para ter bola e ligar ao ataque compromete muito da capacidade que a equipa tem para empurrar o jogo para o meio campo adversário. Não trouxe benefícios pois nem assim conseguimos igualar a intensidade.
    É aqui importa perceber qual a ideia do treinador. Em Portugal, ser intenso é suficiente para resolver a maior parte dos jogos, mas o futebol não se pode limitar a isso senão torna o-nos inofensivos nos jogos mais exigentes. Exige-se mais ambição. Veremos como serão os próximos jogos, se o nível não subir começa a haver motivos de preocupação.

    Posto isto, perder com este Forest, em Nottingham, não é vergonha para ninguém. Os resultados recentes podem enganar os mais desatentos mas o valor do plantel é inegável. E ainda há 2 anos os vi levar 5 sem resposta em Craven Cottage. O salto qualitativo é substancial.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 24, 2025 at 12:51 pm

    Um resultado normal que só envergonha quem não tem noção do nível que há na Premier league e só envergonha aqueles adeptos que vivem numa bolha onde o facto do Porto estar bem no campeonato português significa necessariamente que o Forest é “acessível”. E hey “acessível” hoje em dia a narrativa diz que significa “quase dado”, portanto eu direi que é um adversário de tripla contra um Porto. 1X2.
    Acho que o Farioli respeitou o Forest da mesma forma que Mourinho respeitou Newcastle, fez ali uma alteração no desenho habitual para tentar aplacar o adversário.
    Em ambos os casos, o resultado não foi o melhor mas o raciocínio subjacente foi bom.
    Nunca vais ganhar sempre mas quando perdes podes tentar perceber se a ideia do treinador teve pés e cabeça.
    Os laterais à portuguesa são hoje em dia extremos que talvez por não serem tão fortes na finalização foram adaptados.
    Francisco Moura, João Mário etc sentem dificuldades defensivas. Mesmo o Cancelo que tecnicamente é um fenómeno também não é um jogador defensivo.
    Até mesmo um Nuno Tavares que é muito rápido mas posicionalmente não é forte sente dificuldade.
    Isto porque sendo rápido até podes ser forte no um para um, mas contra equipas bem oleadas com jogadas bem desenhadas onde a bola rola para o espaço esses defesas ficam todos abananados.
    O Zaidu claramente é um caso de estudo, tecnicamente etc é bastante fraco mas tem uma humildade e uma capacidade de trabalho notáveis. Sem dúvida um jogador pelo qual tenho até algum carinho, hey sem problema admitir isso porque estou farto de vedetas de trazer por casa e por isso fiquei fulo com a forma como Mctominay foi embora do clube.
    Farioli está a passar por uma fase mais complicada e hey é aqui que se vê o que valem os treinadores. Que adaptações fazem e como gerem os egos.
    Os grandes portugueses jogam um campeonato muito próprio entre eles. Se jogassem em Espanha certamente teriam laterais que soubessem defender porque a mama seria outra.
    Última vez que Portugal ganhou uma Champions tinha Paulo Ferreira e Nuno Valente, jogadores muito disciplinados nas laterais e isso foi fundamental contra equipas de nível mundial.
    Mas hey a narrativa diz que não.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Outubro 24, 2025 at 1:19 pm

      Um pouco nessa lógica disse que o Borges poderia ir apostando no Fresneda a titular e depois meter o grego porque este ataca mais. Se o resultado estivesse complicado o grego seria mais uma arma. Com Fresneda no banco é para ajudar a defender e isso no campeonato português raramente é necessário fora dos clássicos e dérbis.
      Dizem que o Fresneda não presta para nada, hey metam a culpa em quem o meteu no Sporting. Ou isso ou então metem as conversas no baú. Meter vão sempre, agora vão ter de decidir se metem com lógica e objetivo.
      O baú é vosso e está a encher tanto mas tanto que mais tarde ou mais cedo vão meter esse colosso a render.
      Mas hey obviamente os 🐰 vão dizer que é estúpido não começares um jogo logo com todos os melhores em campo.
      Exatamente.
      E o banco é para quê? É para ir gerindo e meter jogadores mais fracos para resolver o que os mais fortes não conseguiram.
      Em termos de probabilidade, procurem aí nesse vosso baú alguma coisa que diga que esta lógica faz sentido.
      Deve ser.
      Teres um lateral ofensivo e outro mais defensivo é meio caminho andado para teres armas na liga portuguesa e nas provas da UEFA. Se os treinadores forem espertos, saberão gerir bem a situação.

Deixa um comentário