Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: por detrás do candelabro

Acaba o jogo no Estádio da Luz e assoma-me à memória o desleixo para com um filme que há muito estou para ver. ‘Por detrás do candelabro’, última criação de Steven Soderbergh, retrata a vida de Liberace, um ‘entertainer’ mundialmente famoso, conhecido pelos seus excessos, dentro e fora do palco. Mas por detrás do brilho, do glamour e dos citados candelabros, estava um mistério, que é revelado a quem se dispuser a ver o filme. E aí volto ao Porto. E a Paulo Fonseca: que está por detrás do candelabro que Pinto da Costa usa para nos ofuscar? Apesar do relativo insucesso da missão, o mais paciente dos portistas assume a postura de “vamos confiar no nosso Presidente”, como que a varrer para debaixo do tapete uma falta de encanto que, ao contrário de Liberace, Paulo Fonseca não consegue disfarçar. É inútil repisar na falha técnico-emotiva naquele que devia ser o jogo da passagem de testemunho na baliza (era o ideal, e aqui Jorge Jesus já não precisou de fralda), a aposta num sabotador central argentino depois de Maicon se voltar a impor, ou ainda a insistência num elemento que, a meio-campo, parece andar calçado com dois sapatinhos de cimento. O que não é inútil, é perceber até onde chega o nervo do presidente portista: terá ele coragem de correr com o técnico que foi buscar a Paços, ou confiará nas palavras – desprovidas de carisma – de Paulo Fonseca sobre o título?
Não é hábito de PC anular contratos a meio da temporada. Mas, também não é habitual, nesta fase, ver a equipa do FC Porto na terceira posição, fora da Liga dos Campeões e com jogadores tão nervosos e pouco concentrados como temos visto. Obviamente que o balão de oxigénio vai inchar com vitórias diante de Penafiel, Setúbal, ou com a quebra de rendimento que poderá advir da facada que o plantel do SL Benfica se prepara para sofrer. Porém, não insuflará ao ponto de camuflar aquilo que é por demais evidente esta época: os portistas dão a sensação de terem sempre menos um homem em campo, o meio-campo parece uma comunidade esquizofrénica de baratas tontas, os extremos parecem bonecos de testes destinados a esbarrar numa parede, e os centrais parecem iniciados de primeiro ano que estão nervosos por terem a família toda a vê-los desde a bancada. Não estamos a tomar partidos, mas contra factos não há argumentos. Que são precisamente aqueles que começam a escassear a Paulo Fonseca que, não os apresentando no relvado, se escuda na sua não-justificada (e por isso patética) “confiança cega no título”. Nós também podemos dizer que conduzimos um Ferrari, mas se todos os dias nos virem ao volante de um Fiat Uno, ninguém acredita.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A. Borges

52 Comentários

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2014 at 8:35 pm

    Grande artigo!

    O problema do porto começa na baliza! O helton já devia estar no Brasil a gravar os discos acústicos… Os laterais são de grande qualidade mas não se conseguem potenciar devido ao fraco momento que a equipa atravessa. O segundo central tem falhado constantemente e tem colocado Mangala inseguro. O meio campo não acerta uma. Apenas fernando faz o que tem de fazer. E quando tenta fazer mais, esbarra num pinoco que às vezes ocupa a sua área de intervenção sem critério. Lucho já não é jogador para ser titular. Falta claramente um extremo com qualidade, que saiba ir à linha e cruzar bem! Os que se salvam são Jackson, Fernando, Varela, Alez Sandro e Mangala. Tudo o resto está pobre. Está a acontecer o que eu dizia há muito… O Porto não conseguiu nem conseguirá nos próximos tempos substituir um jogador como o Moutinho, que era o melhor jogador do campeonato português. O equilíbrio que ela dava à equipa é incapaz de ser feito por outro jogador. Pena ele não ter rumado ao futebol inglês.

    Um abraço

  • luis bcn
    Posted Janeiro 14, 2014 at 7:55 pm

    O Porto anda a jogar mal, ainda nao tem um 11 definido e ainda assim depende de si para ser campeao…se as coisas melhorarem um bocadinho no ultimo jogo da epoca o Porto poem a equipa b a jogar porque nao vai precisar do jogo para nada pois já é campeao ha imenso tempo…3 pontos é um sabado e sinceramente nem benfica nem sporting mostraram-me até hoje que sao de pedra e cal. De facto ja tiveram a 5 pontos e nao mandaram os seus treinadores embora. Vamos com calma…

  • NFM
    Posted Janeiro 14, 2014 at 6:48 pm

    vou guardar este texto para memoria futura…. ja vi este filme tantas e tantas vezes, com o VP foi igual…

    no final da epoca vimos que ganhou

  • Ninja da Foz
    Posted Janeiro 14, 2014 at 5:17 pm

    Sou o Único a achar que o plantel do Porto esta longe de ser o problema da sua fraca qualidade jogo?

    2 laterais fortíssimos com boas alternativas em Ricardo e Mangala.
    Um eixo defensivo sobrelotado até se dando ao luxo de ceder um jogador com a qualidade de abdoulaye.
    Um meio campo inacreditavelmente povoado por dois 6 de qualidade, defour e fernando, dois 8 em lucho e herrera, e três 10 a reclamarem tempo de jogo (Josué, quintero, Eduardo) Para juntar o útil ao agradável defour sabe ser 8, Carlos Eduardo e Josué mais do mesmo. Dispensa-se Castro (ridiculamente desvalorizado pela imprensa)
    Nas alas Varela tem um suplente útil em licá que honestamente me parece mais 2o avancado que extremo, mas cumpre. Do outro lado dois criativos em Quaresma e Kelvin.
    uma frente bem nutrida: Jackson e Ghilas (e a pedir mais rotatividade)

    Dito isto creio que o problema do Porto chama se fernando. Sendo um trinco puro não encaixa de maneira alguma no 4231, no entanto a sua qualidade impossibilita deixa lo no banco. Paulo Fonseca terá de escolher. Ou o duplo pivôt ou Fernando.

    Tudo depende desta questão. A valorização de quintero a 10 puro (nao sabe jogar a outra coisa). A valorização de Defour como elemento mais defensivo do duplo pivôt. A valorização de herrera a box to box como elemento mais ofensivo do pivôt.

    Gostava de ver um meio campo em duplo pivôt com Defour Herrera e quintero a 10. Penso que passa por aqui o futuro meio campo do Porto. Carlos Eduardo e Josué dariam a rotatividade necessária. Castro deveria voltar para render defour quando necessário. Lucho foi mal gerido fisicamente e esta agora a pagar a factura, é um suplente útil, mas na minha óptica não deveria renovar.

    Espero que Fernando saia e Defour lhe tome o lugar. A massa salarial do Porto esta a ficar ridícula e pedem se as saidas de Lucho, Fernando e Otamendi. Os ultimos dois ja cumpriram o seu ciclo de valorizacao no Porto e estao talhados para um 433 que claramente nao e hipotese para este treinador. Esta e a minha visao racional na optica de que o Porto e um clube que valoriza activos. Se e a certa apenas o tempo dira, ainda nao vi o duplo pivot a funcionar direito mas a verdade e que a verdadeira aposta nele ainda nao aconteceu.

    • Pedro
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:57 pm

      Falta um extremo em condições. Quaresma pode ser bom mas continuar a confiar em Varela, Licá e Ricardo é um erro. Kelvin continua uma incógnita

  • André Pinto
    Posted Janeiro 14, 2014 at 4:59 pm

    Boa tarde,

    Muito bom artigo. E concordo totalmente.

    Para mim, o problema não é só Paulo Fonseca, mas, como em tudo, ele é que está mais exposto a crítica. Vejamos a motivação que se vê nos jogadores. Será que é o treinador que tem de os motivar? Claro que sim, mas será que eles tendo uma claque atrás (que é um espanto), tendo um presidente atrás e tendo uma estrutura atrás, não se conseguem motivar?

    Em relação ao PF, já deu para ver que foi erro. Limitado, teimoso e com uma gritante falta de qualidade para o Porto. Limitado, porque ao contrário dos anteriores treinadores, não sabe mexer na equipa. Teimoso, porque insiste nos mesmo erros que não derrotas e falta de qualidade, pois nem sabe motivar, nem sabe evoluir nenhum jogador, nem dá hipóteses a outros jogadores. Sem falar que é obcecado pelo Lucho.

    Acho incrível como Licá sem fazer nada em campo, tem mais jogos que Quintero, que fez mais que o Licá. Vejamos, Quintero no último jogo que fez pelo Porto (contra a Académica), jogou a extremo, posição esta que não é a de Quintero. Mesmo nessa posição era dos poucos que conseguia criar jogo ofensivo para o Porto. Quintero, esse que saiu pouco depois do intervalo e nunca mais teve hipóteses.

    Outra teimosia chama-se Otamendi. Esse jogador esta época começou bem e foi piorando. Numa fase onde o Porto não sofria golos (como Maicon e Mangala) e tem um jogo importante na Luz, e coloca-o quase sem ritmo em campo. Será difícil não acreditar que não vá falhar, sendo que vêm a cometer erros atrás de erros. Como tal faz questão de cometer um erro e dá a bola ao adversário (primeiro golo do Benfica, Otamendi faz um parte para o centro do terreno onde estão só jogadores do Benfica e um do Porto). Farto-me de bater nesta tecla, mas será que os jogadores não sabem que não se faz passes longo rasteiros ou a meia altura para o centro do terreno, dando chances ao adversário em sair rápido com a bola?

    Outra erro (para mim) é a inclusão do Helton no 11. Fabiano fez um jogo espectacular em Alvalade, defende tudo, fez 2/3 jogos seguidos e não sofreu golos, ou seja, era o jogador com mais moral na equipa e não joga. Enfim este eu não posso considerar um erro grave, pois seria normal, sendo Helton o titular. Depois do jogo, ele que pense bem quem merece ser titular.

    Por fim, Lucho. Para mim, o Lucho não aguenta fazer 50 jogos por época. Já não tem a rapidez que tinha e isso nota-se na equipa. Mas claro com este teimoso, o Lucho joga todos.

    O problema do Porto este ano resume-se a um treinador limitado com uma má gestão por parte da SAD: Pois Herrera a meu ver, não é mau jogador, ate bastante bom, mas tem de se habituar ao jogo de cá, que é muito mais rápido que no México.

    Em relação ao meio campo, meu caro PF, muda, pois isto está mau. Em relação às alas, por amor de deus, Licá? Kelvin e até Tozé já merecem ser chamados.

    Cumprimentos

    Pinto

  • PlanoLibertàGià
    Posted Janeiro 14, 2014 at 4:41 pm

    Como PDC antes de se retirar ambiciona vencer uma ultima vez uma liga do campeões, eu no seu lugar tentava já contratar Jupp Heynckes, não sei se será demasiado irrealista ou não, mas era uma excelente ideia hehe

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 14, 2014 at 4:09 pm

    Acho incrível a forma como toda a gente classifica o Paulo Fonseca como um péssimo treinador, quando ele levou o Paços à Liga dos Campeões o ano passado. Este ano não está a correr bem e tem tido erros de gestão do plantel, sistema tático e até recursos humanos, mas não restrinjam os problemas ao treinador. O plantel é extenso e equilibrado, mas não se soube substituir Moutinho e James (ou Hulk, como queiram definir).

    • Hugo Silva
      Posted Janeiro 15, 2014 at 6:12 am

      Concordo com o Fábio, acho que quem pensar um bocadinho chega a mesma conclusão. O PF tem muitas culpas na situação do Porto, mas o plantel que tem a disposição deixa no mínimo muito a desejar. Do Fernando para a frente só Jackson teria lugar no Benfica, alguns dos jogadores do Porto que jogam titulares nem no banco estariam na maior parte das vezes. Quanto a época do PF no Paços não foi um acaso e isso também me parece óbvio! Acredito que este ano se tivesse ficado no Paços estaria a fazer uma época muito boa (tão boa ou melhor parece-me impossível). Quanto ao Marco Silva também lhe reconheço qualidade, até o apreciava mais que o PF mesmo o ano passado, mas só se saberá se está à altura dos grandes quando esse desafio aparecer, enquanto não aparecer continuará a ser bom treinador!
      Saudações desportivas

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2014 at 1:31 am

      Quando o Marco Silva estiver num grande é que vou tirar as minhas ilações.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 14, 2014 at 10:01 pm

      Todos sabemos que Marco Silva é pelo menos 123649546 vezes melhor que Paulo Fonseca. É facto consumado para a imprensa desportiva em geral e adeptos ao sabor da corrente em particular!

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 14, 2014 at 9:39 pm

      Mas à época do Estoril dá-se valor. Quem sabe se o Paços se estivesse outra vez com Paulo Fonseca não estaria com estabilidade ganhadora também?

    • Julio Santos
      Posted Janeiro 14, 2014 at 8:38 pm

      Faz-se uma época boa num clube pequeno e já se é bom treinador?
      Clubes pequenos com épocas boas há quase todos os anos, o Paulo Fonseca teve sorte de apanhar o pior Sporting da história e um Braga também em ano mau, de resto em Portugal o nível das restantes equipas a quem ele ficou à frente é muito mediano.

  • Jorge M
    Posted Janeiro 14, 2014 at 3:41 pm

    O FC Porto já esteve pior. Por exemplo quando Otávio Machado era o treinador, dificilmente havia alguém pior para o cargo. Mas depois disso ainda passou um mau bocado na temporada seguinte à conquista da Liga dos Campeões, com Del Neri que nem durou até aos jogos oficiais, depois Fernandez que ainda conseguiu conquistar a Intercontinental, acabando com o sportinguista José Couceiro.
    Duas épocas onde as coisas correram bem pior do que com Paulo Fonseca. Não quero com isto defender Fonseca (considero-o um péssimo treinador), apenas quero salientar que o FC Porto sabe dar a volta por cima. Além disso o FC Porto é tri-campeão em título e este ano tem todas as possibilidades de se sagrar tetra.

  • Jorge
    Posted Janeiro 14, 2014 at 3:29 pm

    já aqui tinha dito no início da época..o plantel do porto é muito limitado e passo a explicar:

    otamendi sempre foi um central fraco…as suas debilidades defensivas foram escondidas de certa forma pela equipa, tal como acontece, por exemplo, com luisão…otamendi é fraco no jogo aéreo, não é rápido e falha muitas vezes…Maicon é 10 vezes melhor que ele, mas por alguma razão não tem sido aposta, quando curiosamente até deu um campeonato ao porto de vitor pereira

    danilo continua a não justificar o investimento feito por ele (16 milhões?)..não é um jogador limitado, longe disso, mas se formos comparar o seu rendimento ao de Cedric ou Maxi Pereira, os últimos 2 não estão assim tão atrás do brasileiro..e a comparação rendimento/preço nem se compara

    Deffour nunca demonstrou o seu talento (se é que tinha algum)…6,5 milhões por ele também me parece exagerado, embora nunca o tivesse visto a jogar na Bélgica

    Josué e Licá são 2 rebos que para ali andam…praticamente não sabem o que é uma bola..um pode saber marcar penaltis, mas isso não chega..o outro conseguiu enganar meio mundo, inclusivé o bentolas (como é possível este gajo ser internacional português??), após 2/3 golos no início da época..mas não dão mais que isto..são uns autênticos nabos

    Varela é o melhor extremo do porto (até à chegada de Quaresma – e mesmo assim veremos em que condições este se apresentará)..por aqui se pode ver como anda o porto no que a extremos diz respeito

    Ghillas…tal foi a ganância de o roubarem ao Sporting (pagaram 4,5 milhões por metade do passe..incrível) que agora nem sequer joga..somando os minutos todos já fez algum jogo completo pelo porto??quando se está a perder ou a empatar, o pobre do rapaz nem sequer é solução para entrar

    herrera custou 8 milhões e não se têm visto mais que meia dúzia de passes disparatados…ainda não percebi qual a sua posição..é um box to box?é um médio defensivo?

    Lucho embora tenha muita qualidade de passe e um bom posicionamento, a idade já começa a pesar…na manobra ofensiva ainda pode dar muita coisa ao porto..o problema está na fase defensiva..embora tendo um polvo no meio campo, é preciso algo mais…algo mais que Lucho não oferece à equipa

    comparando os reforços que o porto teve esta época (lica, josue, herrera, ghillas, ricardo…) será que a culpa é toda do treinador??Carlos Eduardo e Quintero mostraram 2 ou 3 bons pormenores..não mais que isso

    actualmente a equipa do porto são Helton, Mangala, Danilo (a espaços), Alex Sandro, Fernando e Jackson…metade da equipa..o problema está na outra metade que não foi devidamente reforçada

    • luis bcn
      Posted Janeiro 14, 2014 at 7:50 pm

      Desde o guarda-redes até ao medio defensivo nao ha nenhuma equipa portuguesa que sequer se compare em qualidade ao FCP a nivel individual. Daí para a frente o Porto tem muitos jogadores mas todos mais ou menos ao mesmo nivel, e esse é o problema porque nao sao nenhuns craques. Um suplente do Porto pode ser melhor que um titular (só que o PF anda a dormir).

    • Jorge
      Posted Janeiro 14, 2014 at 6:15 pm

      o josué não é mau jogador..é péssimo mesmo

      quanto aos 4,5 milhões (penso ter sido o valor..se errei foi por pouco) dados pelo Ghillas foi o próprio VM que os mencionou..e creio que estão descritos nos relatórios e contas do porto

      quanto ao Deffour…ainda não vi nada de especial nele para quem custou 6,5 milhões..esta é a verdade

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:23 pm

      Outra vez os jogos da Seleção?…

    • FÁBIO COSTA
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:03 pm

      "Defour nunca mostrou o seu talento (se é que tem algum)": não andas a ver a seleção belga ou os jogos que fez no Porto a médio defensivo.

      Josué mau jogador?

      Ghilas 4,5 milhões por metade do passe? Onde foste buscar essa?

  • Kacal l
    Posted Janeiro 14, 2014 at 3:18 pm

    Se eu fosse a Direcção do Porto, reforçava o plantel, o PF é o principal culpa de estarmos nesta situação, pela sua teimosia e também alguma incompetência, mas o plantel também não é o melhor e sem Bons jogadores é difícil "construir" uma Boa equipa, penso que a mudança para duplo-pivot também não favorece nenhum jogador e que não traz nenhuma vantagem, acredito que com algumas contratações e se ele deixasse de ser teimoso e "regressar" ao 4-3-3 (1+2) que pode ter uma segunda metade de época aceitável e lutar pelo titulo até ao fim e fazer uma Boa prestação nas outras competições.
    As contratações necessárias são: 1 Lateral Polivalente, 1 Médio e 1 Extremo, para além da renovação do Fernando, Otamendi deve sair, o resto tem que ficar até ao fim da época.
    Depois o PF tem que escolher um 11 e trabalhar nele, não andar sempre a rodar, não é positivo.
    A Base é: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Varela e Jackson, depois falta um médio transitivo, um médio criativo e um extremo.
    É o que eu penso, duvido que aconteça.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 14, 2014 at 8:17 pm

      Não slb1994, eu não disse para ir ao mercado, eu estou a dizer que é preciso jogar um médio transitivo e um médio criativo, mas claro que é preciso de escolher um ou dois médios do plantel para o ocuparem as vagas, só não falei quem eu escolhia, mas eu gostava que viesse um médio com mais nome, mas só uma contratação, não duas, expressei-me, desculpa lá.

    • slb1994
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:50 pm

      Com o excesso de médios que o Porto têm (entre eles um internacional belga e um internacional mexicano, que não foram propriamente baratos), não me parece que vá buscar mais 2

  • Chester Field
    Posted Janeiro 14, 2014 at 3:10 pm

    Parabéns pelo artigo, é de louvar a disponibilidade dos leitores e a capacidade de escrita que trasmitem para os textos.

    No entanto, eu discordo ligeiramente da opinião. Primeiro, porque acho que o Porto tem uma equipa mais que sólida para ser primeiro no final do campeonato, e daí não perceber tamanha desilusão. Segundo, porque o Porto, a nível interno, está dependente de si mesmo para ser campeão. A verdade é que este é mesmo o primeiro ano desde há alguns anos que o treinador principal do clube não teve qualquer experiência ou contacto antes de estar no Dragão. E aí notam-se os desconfortos e aparente falta de carisma da equipa técnica.

    Eu comparo bastante este Porto com o Manchester United desta época, embora numa escala obviamente diferente. Se entre Villas Boas e Vitor Pereira a sucessão foi clara e evidente porque o segundo tinha sido adjunto do primeiro numa das melhores épocas de sempre do clube, a de Paulo Fonseca foi um "choque" para os jogadores – métodos completamente diferentes e saídas de jogadores vitais na época anterior (e contratações pouco ou nada sonantes). O mesmo "choque" (ou aproximado, vá) sentiu Moyes na sua equipa quando sucedeu a Ferguson. As estruturas são diferentes, e comparamos o Everton a um United é pior que compararmos um Porto a um Paços, mas a verdade é que ambas as equipas poderiam e deveriam estar a mostrar melhores resultados, de maneira geral.

    Como é que Moyes e Fonseca, após excelentes temporadas em equipas secundárias, pegam numa equipa imaculada e recheada de títulos e quase que as desfazem aos olhos dos adeptos? Desengane-se quem acha que basta estar lá um boneco da barreira para ambas as equipas serem campeãs. Pessoalmente, acho que o tempo dará razão à qualidade de ambos os treinadores. Há é que ter paciência.

    • tiago morais
      Posted Janeiro 14, 2014 at 10:54 pm

      embora nao concorde com estas desculpas dizer que o FCP não é respeitado na europa é das maiores mentiras que se pode dizer.. sem fazer muitos calculos posso-lhe garantir que o FCP ta no top 5 com mais conquista europeias neste seculo~. senão tiver nos 3 primeiros

    • Bernardo Carvalho
      Posted Janeiro 14, 2014 at 8:34 pm

      Depois dum baile destes a desculpa dos portistas continua a ser a arbitragem, palavras para quê, depois admiram-se da fama que têm e de ninguém vos respeitar em Portugal e na Europa.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2014 at 7:10 pm

      Finalmente!! Há séculos que ando a tentar dizer isso aos pessimistas, Roma não se fez num dia! Concordo por inteiro com a sua opinião, e nunca me lembrei de fazer a associação com o Man Utd, mas é de facto uma comparação, eu diria, quase perfeita! Eu acho que o grande problema é que a maioria dos adeptos não compreendia verdadeiramente o papel crucial que o João Moutinho desempenhava no nosso meio campo, aliás em qualquer das equipas em que tenha jogado! Sporting, Selecção e o Porto o ano passado ressentiram-se imenso da perda deste jogador que era um maestro nos equilibrios. O treinador ainda não conseguiu impor uma dinâmica naquele meio campo e isso na minha opinião é uma questão de tempo. Por fim também gostaria de relembrar que este plantel é provavelmente o plantel com menos qualidade da última década pelo menos em termos ofensivos. Conjugando isso com o nosso meio-campo muito inconsistente já era expectável que o nível exibicional baixasse em relação a anos passados.

    • André - Admin.
      Posted Janeiro 14, 2014 at 7:09 pm

      Porque me poupas-te trabalho, uma vénia a ti, Chester Field.

      Vejo muitos seres a tirarem o Futebol Clube do Porto da corrida pelo título nacional, muito por causa dos resultados da primeira volta e da enorme casmurrice do seu treinador, a aproveitarem-se até do mau momento para atacar ainda mais a equipa e tentar criar mau estar interno. Mas, esquecem-se que falta outra volta. Esquecem-se que o Sporting já foi ao Dragão perder e o Benfica ainda não foi ao Dragão. Esquecem-se que o Porto nesta volta apenas tem uma deslocação à AF Lisboa. Ou, esqueceram-se das más arbitragens que tem sido um clássico nessa zona? Em Estoril foi o que foi, já para não falar desta última. Penso que em Belém ainda foi o resultado/arbitragem onde, realmente, existiu justiça.

      No final é que se faz as contas, Paulo Fonseca tem de terminar a época na frente do Futebol Clube do Porto, quer seja ou não campeão. Ainda estão em todas as competições. No fim da época é que se prepara a próxima, não é a meio, não existe nenhum ingrediente mágico no futebol, isto é, no português, claro! Porque, noutros campeonatos o ingrediente lá aparece. (Penso que não é preciso explicitar ao que é que me refiro).

      Festejos só no final da época, a época passada é o exemplo perfeito.
      Saudações.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 14, 2014 at 3:02 pm

    Não gosto de Paulo Fonseca, sempre disse que achava Marco Silva superior, mas uma coisa é certa… Vitor Pereira nunca teria sido bi-campeão se o PdC fosse na conversa dos adeptos, assim como o Porto muito provavelmente não seria tri-campeão actualmente se o PdC tivesse demitido o Vitor Pereira.
    Agora pensem..

  • José Silva
    Posted Janeiro 14, 2014 at 2:54 pm

    Este Paulo Fonseca é muito fraquinho. A equipa defende muito pior que o ano passado e não melhorou em nada o processo ofensivo estando ainda mais prevísivel. Se é para jogar assim tao mal ao menos podiamos jogar com um meio campo da formaçao tipo castro josue e tozé.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2014 at 2:11 pm

    Desde já, os meu parabéns pelo artigo.
    De facto, parece consumada a teimosia de Paulo Fonseca. É teimoso, teimoso, teimoso.
    Não sei é se o problema está só no Olival. Parece-me que na Torre das Antas também não deve estar fácil. Esta aproximação de Alexandre Pinto da Costa, chamado pelo seu pai é certo!, deve abalar o Antero. Um lugar, duas pessoas? Vai dar barraca!

    Tiago Duarte

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 14, 2014 at 2:08 pm

    Texto muito bem escrito e que me parece fundamentalmente correcto. Do ponto de vista de um Benfiquista é até hilariante. Infelizmente como o autor e bem sublinha, os ventos do mercado são capazes de me tirar rapidamente a vontade de rir.
    Finalmente, e como outro leitor já referiu, 36, 34 e 33 pontos a 15 jornadas do fim dizem alguma coisa, mas não muito.

  • JNPC
    Posted Janeiro 14, 2014 at 2:00 pm

    Ja vi o final do filme tantas vezes!! Acho que a cena final da pelicula custuma ser na avenida dos aliados!

    • vcg
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:17 pm

      ja eu sou Portista e digo este ano e com este treinador nem dragao nem aliados, é tao somente o pior treinador que por aqui passou desde Octavio Machado e isso é mais do que é preciso dizer.

    • ZeTo
      Posted Janeiro 14, 2014 at 2:31 pm

      Não sou portista nem gosto do seu clube, mas contra factos não há argumentos

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 14, 2014 at 1:56 pm

    Grande artigo!!!
    A última frase elucida muito bem o estado actual do treinador do FCPORTO.
    Este Paulo Fonseca pensa que por treinar a equipa portista vai ser campeão, eu duvido já que este individuo é um tipo teimoso, pouco inteligente (na medida em que ainda tem coragem de dizer depois de ter sofrido um massacre em termos tácticos no jogo frente ao SLB, a jogar com uma táctica sem pés nem cabeça, que irá ser campeão na última jornada).
    Pergunto eu, este tipo está a enganar a quem??? Só se for a ele próprio só pode.
    Jorge Nuno Pinto da Costa tem de despedir este tipo imediatamente, caso contrário, a equipa terminará na 3ª posição atrás do SLB e do SCP.
    Paulo Fonseca, já teve tempo mais que suficiente para olear a máquina, não conseguiu, mostrou muita incompetência e agora terá necessariamente de sair.
    É incrível o que este treinador fez à equipa portista, que tinha como referência uma das melhores defesas em termos europeus, agora aquela defesa está feita em cacos e ninguém vê num futuro próximo melhorias assinaláveis.
    Aquele meio-campo, parece de uma equipa da distrital, ninguém sabe ocupar espaços, não sabem o que fazer à bola, onde a vão colocar etc.
    Dispensou jogadores que seriam importantes, tais como os casos de Iturbe, Castro, não promove jogadores que estão a fazer uma boa campanha na equipa B, Tozé é o caso mais espantoso etc.
    Ghilas, Herrera, Defour e especialmente Quintero foram afastados sem razão aparente e depois convoca jogadores que pouco ou nada acrescentam ao FCPORTO, tais como Otamendi, Josué, Licá e até mesmo o Lucho (que já não tem pernas para jogar a titular num jogo contra os encarnados).
    Por estes motivos, que referi espero que o Paulo Fonseca termine com o seu discurso irrealista e utópico e deixe definitivamente o lugar de treinador.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 14, 2014 at 1:41 pm

    O Benfica com um treinador em condições,este ano não era campeão…Era tricampeão!

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 14, 2014 at 6:02 pm

      Jorge…Por amor de Deus…

    • lizardking
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:07 pm

      Jorge…Bicampeão agora, no final da época era tri campeao…capisce?

    • Jorge
      Posted Janeiro 14, 2014 at 5:00 pm

      JNA

      "o benfica com um treinador em condições, ESTE ANO não era campeão…era tri campeão"

      "é preciso fazer o resto do desenho, ou chegas lá"???

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2014 at 4:21 pm

      Então faz-se um desenho. Com um treinador que não se tivesse acagaçado contra o Porto nas 2 ultimas épocas, naturalmente o Benfica era já Bi-Campeão. É preciso fazer o resto do desenho, ou chegas lá?

      JNA

    • Jorge
      Posted Janeiro 14, 2014 at 3:36 pm

      como é que num ano se pode ser tri-campeão?? :S…estou curioso para saber isso :p

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 14, 2014 at 2:48 pm

      O Benfica tem tido de longe o melhor plantel de Portugal,só não admite isso quem é demasiado cego,mas infelizmente o Jesus encarrega-se do resto… O Porto este ano tem provavelmente o plantel mais fraco dos últimos 10 anos pelo menos,na época passada o Fernando,o Moutinho e o Jackson iam disfarçando,mas esta época nem isso. Vitor Pereira e Paulo Fonseca não são treinadores para o Porto.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2014 at 2:31 pm

      O Porto se tem gasto os 40 milhoes em dois ou tres jogadores de nivel em vez de Herrera, Reys, Quintero, Lica, Carlos Eduardo, Ghilas e sei la mais quem… ah.. espera, sera que nao percebi a piada?

      Jonas

    • FÁBIO COSTA
      Posted Janeiro 14, 2014 at 2:21 pm

      O V. Setúbal com uma equipa como o do Real Madrid era penta.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2014 at 1:38 pm

    Eu penso que seja pouco provável que o Porto troque de treinador a meio da epoca, não habitual pelo menos acontecer e estando a 3 pontos da liderança ainda não estão em "alerta vermelha" longe disso, o Porto ainda depende só de si próprio para ganhar o campeonato, tal como Benfica e Sporting, daí não achar que estejam em estado critico de resultados, a crise que existe no Porto é de exibições, aí sim tem um verdadeiro problema, mas enquanto não estiverem totalmente afastados do titulo, tudo bem!
    Quero realçar a qualidade do texto produzido pelo A. Borges, gostei imenso do post bem estruturado e interessante de ler.

    PS: um pequeno reparo, o Porto está num lugar de acesso à pré-eliminatório LC e não fora dela.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2014 at 1:53 pm

      Certissimo, quando li só associei ao lugar na tabela.

      Francisco TM

    • Sancho
      Posted Janeiro 14, 2014 at 1:46 pm

      Está fora da Liga dos Campeões uma vez que já foi eliminado da prova.

    • Forever
      Posted Janeiro 14, 2014 at 1:46 pm

      Francisco, estar fora da Champions não é estar fora do lugar de acesso à Champions, é não estar nos oitavos da prova. E aí sim, Porto e Benfica estão fora da Champions.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2014 at 1:32 pm

    Artigo magnificamente escrito. Parabéns.

    Paulo Pereira

  • Tiago Ferreira
    Posted Janeiro 14, 2014 at 1:25 pm

    Como é possível a defesa não tremer quando à sua frente tem um meio campo que parece uma auto-estrada, cujo único obstáculo é o Fernando?
    Até a sair com a bola a defesa está pior, pudera: quando Mangala/Maicon/Otamendi levam a bola já os laterais estão para lá do meio campo e os dois médios mais recuados estão lado a lado…

Deixa um comentário