Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto praticamente só defendeu mas já está nos oitavos da Champions; Marchesín foi o MVP; Man City desperdiçou vários golos cantados

Objetivo cumprido e com um empate que soube a vitória. Os dragões limitaram-se a defender em grande parte do encontro, tirando um período de 10-15 minutos na primeira parte, e beneficiaram da falta de pontaria e displicência do oponente (com outra qualidade na finalização, os portistas podiam ter sido goleados) para levar 1 ponto do Dragão. Marchesín foi o homem do jogo, estando em evidência na baliza, com várias intervenções de alto nível; a defesa teve muito trabalho, mas nem sempre resolveu bem; e tanto o meio-campo, como o ataque, com o 5-3-2 de Conceição, só existiu defensivamente. Já o City até apresentou uma imagem melhor do que a que tinha deixado no Etihad, mas, como tem acontecido muito no último ano, desperdiçou várias oportunidades cantadas e não conseguiu o triunfo. Cancelo, Rúben Dias (falhanço escandaloso) e Bernardo Silva fizeram os 90 minutos.

O FC Porto empatou (0-0) com o Man City, resultado que garante já a passagem para oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os dragões até foram os primeiros a ameaçar, estando perto de marcar na sequência de um lançamento lateral para a área, mas depois disso foram completamente inofensivos ofensivamente e acabaram por estar a maioria do tempo a defender a circulação do City. Já a equipa de Pep Guardiola, depois de um primeiro tempo em que forçou mais a entrada na zona de finalização via cruzamentos, veio do intervalo disposta a deixar a sua marca característica e somar vários lances para desbloquear o marcador. Sterling, Eric García e Rúben Dias tiveram lances de golo iminentes, mas não conseguiram bater Marchesín, e na vez que os citizens ultrapassaram o guardião argentino e chegaram ao golo, o tento de Gabriel Jesus acabou anulado pelo VAR por um fora de jogo anterior de Rodri.

XI FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Diogo Leite, Sarr, Zaidu, Sérgio Oliveira, Uribe, Corona, Marega e Otávio

XI Man City: Ederson; Cancelo, Eric García, Rúben Dias, Zinchenko; Rodri, Fernandinho, Foden; Bernardo Silva, Ferrán Torres, Sterling

75 Comentários

  • Jeremias
    Posted Dezembro 1, 2020 at 9:56 pm

    Surreal, acho que nunca vi nada assim. Para quem não foi, uma imagem: Real Madrid – Paredes mas Paredes com o Neuer à baliza

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 1, 2020 at 9:58 pm

    O Marítimo, face à superioridade expectável do adversário, entrou com 5 defesas, dos quais 3 centrais. Além disso, optou pelo anti-jogo e em bater em tudo o que mexia.
    Do outro lado, o adversário nem de baliza aberta quis marcar, numa manifesta exibição de falta de qualidade na finalização.
    Como é evidente, o guarda-redes do Marítimo foi o melhor jogador da sua equipa e do encontro.

    Resumidamente, uma exibição deplorável do Marítimo.

    • ESC
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:02 pm

      Orgulhoso pelo resultado europeu como maritimista!

    • thedmgb
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:03 pm

      O problema é que o Marítimo a que te referes está nos oitavos de final.

    • Joao Peixoto
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:04 pm

      Já estamos nos oitavos ;)

    • Luis Sousa
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:04 pm

      Grande Marítimo nos oitavos da Champions!

    • ktc
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:08 pm

      A diferença é que este “Maritimo” não fez anti-jogo, jogou com as suas armas, mas numa coisa foi parecido ao verdadeiro “Mariimo”, foi prejudicado pela arbitragem em alguns lances

      • Manel Ferreira
        Posted Dezembro 1, 2020 at 10:23 pm

        Deixando de lado as vossas rivalidadezitas, o comentário dele é apropriado porque é exatamente o que se lê aqui quando um clube pequeno tuga empata com um grande.
        Eu só vi a segunda parte, mas fosse um Marítimo ou Tondela a fazer num estádio dos grandes a mesma exibição que o Porto fez hoje e eram completamente massacrados na imprensa e blogs e ai de quem falasse em diferença de orçamentos e tal. E de brinde ainda levávamos com o “horrível futebol português” e “reduzam para 10 clubes” e outras tretas do género.
        Quando o mesmo acontece com os nosso grandes versus os tubarões europeus, a conversa é logo diferente. Mistério…
        Se calhar, era melhor admitirmos que há várias maneiras de levar a água ao seu moinho, seja para um Tondela no tugão, seja para um Porto/Benfica na LC.
        Posto isto, o que interessa é passar e aí o FCP tem sido quase sempre infalível. Alguns dos finalistas mais recentes da LC estão à rasca para a última jornada.

        • ktc
          Posted Dezembro 1, 2020 at 10:30 pm

          O que eu critico em Portugal é o facto de equipas como o marítimo fazerem ani-jogo desde o início ao fim do jogo (seja contra FCP ou SLB), coisa que não aconteceu hoje, o FCP precisava de um empate e jogou para isso, bonito ou não, resultou.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 1, 2020 at 11:05 pm

          Olha aqui está um grande comentário, verdade verdadinha!

        • Cpt Obvious
          Posted Dezembro 2, 2020 at 1:21 am

          Uma equipa pequena espetar com 10 gajos dentro da area não é a mesma coisa que essa mesma equipa fazer anti jogo desde o primeiro minuto à la Lito.

          As equipas pequenas jogarem na retranca é mais que natural, até porque muitas vezes é isso que lhes vai dar pontos contra os “grandes”. Qualquer um que venha criticar isso para a imprensa está simplesmenta a deixar as emoções e a azia falar mais alto (e contra mim falo). Agora quando temos jogos em que o tempo ultil de jogo secalhar nao chega aos 25minutos por causa de guarda redes a terem caimbras desde a primeira parte, aí sim é de se criticar e é algo que não tem lugar no futebol.

        • Xyeh
          Posted Dezembro 2, 2020 at 10:36 am

          Não podemos ser hipócritas quando estacionamos o autocarro como outras equipas nos fazem a nós mas a única diferença é que o FCP optou por jogar assim 1 jogo contra uma equipa melhor, no outro jogo jogou de peito feito e perdeu 3-1, cá no tugão tens algumas equipas que jogam sempre assim e isso é o que deve ser criticado, nem contra equipas de orçamento igual decidem jogar a atacar.

    • El Tabelas
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:09 pm

      O marítimo joga a champions e está nos oitavos. Já outros ficam-se pela segunda liga!

    • Mouth of the South
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:10 pm

      O pessoal a comentar com orgulho e não entender em pleno a ironia do comentário torna-o ainda mais incrível.

      • Pedro Geraldo
        Posted Dezembro 2, 2020 at 8:13 am

        Toda a gente entendeu a ironia do comentário. Acontece que é completamente despropositado, visto que o Porto nunca fez anti-jogo. Defendeu muito, é verdade, mas não vi jogadores a simularem lesões, a atirarem-se para o chão acometidos de mal estar súbito.

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:10 pm

      Quem dera ao Benfica empatar um jogo com o city, seja na retranca ou não. Ou passar 4 vezes desde 2016 a fase de grupos.

      • Vegeta
        Posted Dezembro 2, 2020 at 8:41 am

        Ou quem dera ao Porto ganhar ou empatar um jogo a Juventus do Pirlo, do Tevez, do Pogba e afins, e olha que nós não empatamos a retranca, ganhamos a jogar olhos nos olhos.

        • Xyeh
          Posted Dezembro 2, 2020 at 10:51 am

          O Benfica actual joga bem pior que esse Benfica, por outro lado a Juventus actual também é bem pior, o que o user estava a dizer foi que o Benfica actual não empatava este jogo contra o City, quer dizer segundo alguns users até o ganhava visto terem 3 ex Benfica iam com certeza ser 6 pontos oferecidos…

    • Kenya24
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:14 pm

      E verdade o porto está nos Oitavos, quando o Marselha virou o resultado o porto podia ter arriscado, só não perdeu por sorte, e nem um remate a baliza fez.
      Acho que tinha capacidade para mais frente ao city que e muito permeável defensivamente, tendo trocado alguns dos habituais titulares.
      O porto podia ter tentado o 1 lugar

    • El Barto
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:14 pm

      Então? Tá a doer? Se não fosse o Marítimo, Portugal nem tinha ninguém na Champions. E já tá nos oitavos. Ganda Marítimo!

    • RicardoFaria
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:17 pm

      Engraçado é que o Marítimo apurou-se para a fase seguinte da champions primeiro que o Benfica na LE.
      É lidar.

      Saudações DesPortistas!

    • Kenya24
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:21 pm

      Ainda bem que há adeptos portistas contentes por ver a equipa que podia lutar pelo 1° lugar contra uma equipa que veio cá só para cumprir calendário, não ter feito por isso.
      Se fosse o meu Benfica ficava aziado, não gosto de ver uma equipa grande a perder tempo, a tirar avançados e a meter defesas como ontem o JJ fez

    • Kafka
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:21 pm

      Esquece Nowitzki, a maioria não vai conseguir perceber o teu comentário

    • andresilvac
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:25 pm

      O marítimo tem 10 pontos na Champions mais que se somar todas as participações europeias dos outros clubes na liga dos campeões nas últimas 3 épocas juntos que “muita forte” é o Marítimo 5 jogos 1 derrota e já todos sabem como foi essa derrota com arbitragem melhor talvez ainda não tivesse perdido.
      De realçar (já que estamos a falar do campeonato português) que o recorde da melhor equipa do mundo é arredores de 0 pontos continua intacto o Marselha ganhou e já tem 3 pontos, todos os outras equipas já teem pelo menos 1 ponto.
      Mais 10 milhões os cães ladram a caravana passa.
      Saudações

      • Mantorras
        Posted Dezembro 1, 2020 at 11:46 pm

        Tens toda a razao e direito de enaltecer os feitos do Porto. Garantem hoje mais uma vez a passagem e estao de parabens.

        No entanto, nao ha motivos para o resto, porque ele nao esta a retirar merito ao Porto. A postura de SC, e ainda agora de JJ, tende a ser totalmente exposta a sua propria incoerencia (face ao que dizem ca dentro sempre que os pequenos lhes dificultam a vida, porque acabam a fazer parecido) quando enfrentam adversarios de outro calibre la fora. Ganhar ou perder faz parte, empatar tambem, e o Porto conseguiu o que queria, e as vezes o Maritimo e o Pacos tambem conseguem (os exemplos sao aleatorios), enquanto outras vezes jogam assim e perdem. Acontece bastante. A ideia e apontar para a incoerencia na atitude (e nao e exclusiva do SC, de todo).

        • Xyeh
          Posted Dezembro 2, 2020 at 10:55 am

          Eu acho que toda a gente sabe que uma coisa é defender, outra coisa é fazer anti jogo, o FCP defendeu mas a bola rolava na mesma, contra equipas como o Marítimo vês a bola sempre parada, daí o comentário não ter ironia porque está incorrecto e o comportamento que o SC pediu à sua equipa não é incoerente com o que diz. Eu acho que o FCP podia discutir o jogo contra o City mas a última vez que o fez acabou penalizado com uma derrota e desta vez achou melhor mudar o plano de jogo e resultou no apuramento, caso tivessem feito anti jogo com várias paragens e pedidos de assistência medica aí sim podiam ter dito que o Marítimo se qualificou para os oitavos, caso contrário não.

          • Mantorras
            Posted Dezembro 2, 2020 at 9:48 pm

            Eu entendo o teu ponto de vista, mas isso seria se o SC apenas tivesse sido contra anti jogo, no entanto as conversas de “so uma equipa. jogou para vencer” ou “as equipas que vem aqui jogar para o pontinho e vao embora todas contentes”, etc… isto nao e uma vez, e sempre, e nao e apenas o SC, sao quase todos (que me lembre, so. o Lage nao fazia isto).

            Ele continua a nao ter retirado nenhum merito ao Porto.

    • Apessoa
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:27 pm

      Não acho q o Porto tenha feito antijogo. Não simulou lesões, não andou a perder tempo a torto e a direito, jogou com o autocarro, tentou jogar em contra ataque, mas o city conseguiu sempre recuperar a bola sempre muito a frente do terreno, o q cortou quase sempre as aspirações do porto. Até nas faltas, o city foi mais faltoso. Por isso esse comentário é um bocado falacioso.

    • Ivo_
      Posted Dezembro 1, 2020 at 11:06 pm

      Acho que qualquer pessoa que acompanha o blog percebe perfeitamente que o DNowitzki, não quis retirar mérito à passagem do Porto nem menosprezar o Marítimo. Simplesmente tocou num ponto essencial que é a falta de coerência do treinador do Porto, que tanto se queixa das equipas que jogam com o autocarro e depois faz exatamente o mesmo, quando defronta uma equipa de outro nível, como é o caso do City. Se este tipo de postura é promotora do bom futebol e do espetáculo? Obviamente que não. Se é legítimo e se resulta? Sem dúvida que tanto é legítimo para o Porto contra o City como para o Marítimo no Dragão e como se comprova, resulta em ambas as situações. Agora não podemos criticar quando somos prejudicados por esta abordagem ao jogo e contra uma equipa de valia superior adotar esta exata postura, uma vez que cada equipa usa as armas que tem.

      • Cpt Obvious
        Posted Dezembro 2, 2020 at 1:23 am

        Estacionar o autocarro e fazer anti jogo são dois conceitos muito diferentes.

      • andresilvac
        Posted Dezembro 2, 2020 at 3:03 am

        Mas então o utilizador em questão não ouviu o que disse Conceição que eu me recorde criticou o Marítimo pelo “antijogo” confesso que não vi a 2a parte toda mas até onde vi não vi jogadores deitados no chão ou a rebolar em faltas ou a pedir assistência consecutivamente e a atrasar as reposições de bola, uma coisa é defender e ser agressivo em demasia outra coisa é não se jogar a bola e o City hoje não jogou porque não quis ou não conseguiu não foi vítima de faltas sucessivas nem foram os centrais bater pontapés de baliza (como é habitual no marítimo) tendo já chegado a ver um dos médios porque tanto GR como centrais já estavam amarelados.
        São coisas diferentes não concordo com este tipo de jogo mas também admito que jogar nos olhos com o City ou corria muito bem ou o muito mais provável corria muito mal e era um cabaz, mas uma coisa é o autocarro outra e autocarro é não deixar jogar, quer com simulações quer com atrasos ou “sururus” entre jogadores ou bancos

    • Numb
      Posted Dezembro 2, 2020 at 8:17 am

      O pior cego é o que não quer ver

      Parem de usar clubismos cegos e “de ser orgulhosos” para responder ao comentário e pensem no que ele realmente quer insinuar (pelo que me parece):
      O Porto jogou hoje contra o City como muitas vezes os clubes pequenos jogam em Portugal contra os 3 grandes (contra Benfica e Porto principalmente) mas nós no geral somos tão pequenos que nos jogos da Liga Portuguesa em que vemos equipas a fazer exibições deploráveis para ganhar o seu ponto (porque a diferença de orçamentos é enorme e às vezes não há ideias de jogo para mais) o normal é a massa adepta em geral falar mal do clube pequeno e dizer que o campeonato é uma me*** e que quem manda nisto não faz nada. O Porto faz uma exibição deste género na Liga dos Campeões (com mais ou menos anti-jogo, a questão não é essa) e vem tudo aqui orgulhar-se de o Porto estar nos oitavos e se for preciso a enaltecer o SC por colocar o Porto nos oitavos 3 vezes em 3 anos (o SC é o mesmo treinador por colocar o Porto nos oitavos como por ter atitudes vergonhosas que tem constantemente e os próprios adeptos não gostam) mas o que interessa hoje é que o Porto é o maior.
      Isto sim é deplorável, não é a exibição do Porto que não foi bonita de se ver mas foi o que se arranjou, é a falta de critério a avaliar situações similares, falta de imparcialidade de quando é contra nós isto está tudo mal e alguém tem de fazer alguma coisa mas quando é a nosso favor já é um orgulho europeu.

      O Porto ontem foi um “Marítimo”, parabéns pela passagem à próxima fase da mais prestigiada competição de clubes do Mundo mas, da próxima vez que o Porto perder pontos contra um clube pequeno na Liga Portuguesa não venham aqui reclamar de tudo e todos, pensem que nesse momento existe vários adeptos dessa equipa pequena orgulhosos por esse mesmo resultado e que são situações normais em competições em que existem equipas com argumentos muito diferentes entre elas.

      • Xyeh
        Posted Dezembro 2, 2020 at 11:20 am

        O Porto não fez anti jogo, não viste o Marchesin a rebolar no chão “lesionado” ou os jogadores a atirarem a bola para fora e a atirarem-se a pedir assistência médica.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 2, 2020 at 11:34 am

          Esquece que nem com um desenho lá vão.

        • Manel Ferreira
          Posted Dezembro 2, 2020 at 1:07 pm

          Eh pá, ó Xyeh, já fizeste 50 comentários a dizer o mesmo. Mas tu queres mesmo que a gente acredite que as pessoas só fazem essas críticas com o “anti-jogo do Lito”? E nos outros 0-0 em que não há anti-jogo, essas mesmas pessoas se fartam de elogiar os clubes pequenos? Sim, é mesmo isso, claro.

  • Tiago Peixoto
    Posted Dezembro 1, 2020 at 9:59 pm

    +10M, é o mais importante.
    Não foi bonito, mas dificilmente não sairíamos goleados se fossemos jogar olhos nos olhos.
    Marchesín MVP, ótimo jogo do Mbemba e do Otávio, bom jogo do Sarr e Diogo Leite fora um erro ou outro.

    PS: Fico boquiaberto como é que o Fernandinho termina o jogo, mas o árbitro também foi de critério muito largo para os 2 lados.

  • Bio
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:00 pm

    Isto é um fenómeno. Sérgio Conceição consegue pôr uma equipa a jogar muito pouquinho, mas a verdade é que os resultados vão sempre aparecendo. Está para o FC Porto como o Fernando Santos para a Selecção, ainda que o Fernando Santos tenha muito melhor equipa.

  • Mike
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:09 pm

    Empate previsível. O Porto jogou para o pontinho e o City também não acelerou muito. Jogar com o duplo pivot Rodri-Fernandinho durante 90 minutos contra uma equipa que quase não atacou foi uma decisão demasiado conservadora do Pep. Podia ter apostado em Foden e Bernardo no meio sem perder equilíbrio com Torres, Sterling e Jesus na frente.

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:11 pm

    Sim o autocarro portista esteve foi muito bem estacionado.

    Sim, o jogo foi miserável.
    O City criou várias oportunidades, teve muita bola, mas são exibições como esta e futebol como este que fazem com que o City nunca seja uma ameaça na Europa.

    O Porto por sua vez, com Sérgio ao leme, consegue outro apuramento…

    Sim os grupos podem ser fáceis, o Porto pode ter toda a sorte do mundo nos sorteios (e tem), porventura vai apanhar um tubarão nos oitavos e ser goleado, mas ao contrário de outros que se dizem os maiores do Rio de Janeiro até Elvas, ninguém pode retirar aos portistas o mérito das qualificações, o facto de serem sistematicamente a única equipa portuguesa verdadeiramente competitiva na Champions e o dinheiro que arrecadam.

    • DNowitzki
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:15 pm

      Concordo.

    • JonySilva
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:30 pm

      Totalmente de acordo!
      A diferença de qualificações para o resto é abismal. Tds juntos não fazem o total do fcp.
      E são 60M€ e objetivos mais que cumprido. Até pq deixamos boa imagem contra uma equipa de outra galáxia.
      SC quando sair do fcp vamos sentir muita falta desta atitude competitiva!

      • Flavio Trindade
        Posted Dezembro 1, 2020 at 10:38 pm

        Um dado curioso…

        O Porto nos últimos 5 anos (que coincidem com o período de menor fulgor financeiro), têm tantos apuramentos para os oitavos de final da Champions como Luis Filipe Vieira em 17 anos…

        Dá que pensar.

        • Napoleon
          Posted Dezembro 1, 2020 at 11:24 pm

          Podemos também comparar as qualidades dos grupos. Benfica tem sempre grupos bem mais complicados que o Porto. Este ano saiu a fava do AVB logo eram 6 pontos garantidos, e noutros anos sai também sempre assim um Gafetense desta vida. Benfica também já teve grupos acessíveis mas quando isso aconteceu fez 0 pontos, mas não deixa de, em comparação, ter grupos mais complicados que o Porto

          • For Dummies
            Posted Dezembro 1, 2020 at 11:36 pm

            Esta fava do AVB serem 6 pontos garantidos já cansa.

            • BenDover
              Posted Dezembro 2, 2020 at 9:33 am

              É mentira? Quem me dera a mim enquanto benfiquista apanhar na champions uma equipa treinada pelo Rui Costa para depois ver o que diziam os portistas…e possivelmente teriam eles razão.

              • For Dummies
                Posted Dezembro 2, 2020 at 4:30 pm

                Perguntas se é mentira, eu pergunto se é verdade.
                Desde inferir até afirmar ainda vai uma longa distância.
                O Payet vai ser o VP do AVB no futuro, visto que foi ele que falhou o penálti (e nem na baliza acertou, a mando do treinador), por exemplo.

          • Pablo
            Posted Dezembro 1, 2020 at 11:48 pm

            Nos últimos anos, não há como defender o nosso Benfica. O Porto foi muito melhor nas Champions. Guarda argumentos para outros assuntos aqui não há hipótese.

          • Cpt Obvious
            Posted Dezembro 2, 2020 at 1:16 am

            Excelente comentário…

            Desculpa para a esmagadora diferença do Porto para o Benfica no que a passagens aos oitavos da champions diz respeito, é que o “Benfica tem sempre grupos bem mais complicados que o Porto”………………”Benfica também teve grupos acessiveis mas quando isso aconteceu fez 0 pontos”.

            Ora decidam-se então por favor. No final de contas o Porto nunca tem merito nenhum, é a conclusão que chego deste comentário e de tantos outros. E não vale a pena falar dessa referência aos 6 pontos garantidos, que sinceramente é só estupido e mais da mesma conversa cansada que tem vindo a ser desde que saiu o sorteio.

            Deixem-se de desculpas e comecem secalhar a dar mais valor ao clube que mais tem carregado Portugal no ranking da UEFA. Na Europa deviamos ser todos portugueses e não portistas, benfiquistas, sportinguistas ou qualquer outra coisa que seja. Tentem uma vez na vida tirar as palas e dar valor onde é devido.

          • Aurinegro
            Posted Dezembro 2, 2020 at 8:13 am

            Essa dos grupos fáceis ao Porto e difíceis ao Benfica é uma treta. O Benfica ia ter muitas dificuldades de passar os últimos grupos da LC do Porto. E não esquecer que levamos 5 do Basileia, que, claro está, estava no nosso grupo.

        • Vegeta
          Posted Dezembro 2, 2020 at 8:38 am

          Flávio Trindade era apenas isso que vinha comentar.
          Obrigado.
          Continuem a votar no presidente arguido.
          Ainda temos um user que diz que o presidente arguido é o melhor de sempre ?‍♂️?‍♂️?‍♂️

    • The Mo
      Posted Dezembro 1, 2020 at 10:48 pm

      Mas explica-me uma coisa, mas o que é que tu querias que acontecesse, que o Porto apanhasse um grupo com Real, Bayern e City?
      Para ti isto era um dos poucos cenários em que o Porto não tinha sorte no sorteio.
      Lamento informar-me mas isso é impossível de acontecer e eu acho que és minimamente inteligente para eu não ter de te explicar porque é impossível de isso acontecer.
      O Porto este ano apanhou um grupo normal de Champions, o City que estava no primeiro pote, o Olympiakos que foi o campeão grego, e o Marselha que ficou em segundo lugar numa liga competitiva como a francesa( e este ano se ganharem os dois jogos em atraso no campeonato vão para primeiro lugar na Ligue 1).

      • Napoleon
        Posted Dezembro 1, 2020 at 10:56 pm

        “Ficou em 2º numa liga competitiva como a francesa” tem de ser colocado entre aspas. Campeonato foi interrompido, não finalizado, e por altura da interrupção o Marselha já estava a fraquejar. Não estou com isto a querer dizer que o Marselha não teria segurado o 2º lugar, mas convém não esquecer que o campeonato não foi feito até ao fim

        • Sergiomig
          Posted Dezembro 2, 2020 at 9:10 am

          O Marselha era do pote4. Podia ter sido Ferencvaros, Brugges por exemplo ou Rennes. Não acho que haja sorte aí. Do pote 2 caiu o City. Do 3 o Olyimpiakos. Havia mais equipas desse nível (Kiev por exemplo) e haveria equipas complicadas como o leipzig. Enfim essa lenga lenga já nem incomoda sinceramente.

  • Nunop
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:14 pm

    Grande jogo do Marchesin, Mbemba e….Diogo Leite.

    Em relação ao City, foi em ritmo passeio, uma substituição, De Bruyne nem entrou, mas foi uma boa exibição, controlo total do jogo com o problema de sempre…a finalização.
    Sterling é o rei das oportunidades escandalosas falhadas ja ha muitos anos, Jesus é muito bom mas peca um pouco neste aspeto também e Aguero tem estado mais tempo lesionado que ativo.
    Rodri subiu muito o nível esta temporada face a temporada passada e o Rúben Dias veio acrescentar alguma segurança a um setor que era um ai jesus. Se não tivessem emprestado o melhor defesa esquerdo do plantel por duas épocas ao Leipzig e ficado com o Mendy, o City ate tinha uma defesa sólida (Angeliño, Laporte, Rúben Dias, Kyle Walker/Cancelo).

    Não sei porque é que um clube como o City continua a dar minutos a um gajo q ja disse q n ia renovar com o clube (Eric Garcia). Havia 3 centrais no banco que podiam ter jogado hoje, enfim…

  • LLight
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:17 pm

    Um dado estatístico curioso: 5 jogos na CL, 4 jogos sem sofrer golos. Seguidos. Sem o Pepe. Estou admirado, e (com alguma “sorte”) volta e meia vai se calhar ser a única equipa fora das Big 5 a apurar-se para os Oitavos. Parabéns Porto e SC.

  • RicardoFaria
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:20 pm

    O Rúben Dias, um portista desde pequenino, retirou uma bola da baliza para que o seu clube do coração não perdesse o jogo.
    Para além disso, o próximo presidente do Porto, infelizmente para alguns, conseguiu vencer o Olympiakos.

    Oitavos de final conseguidos e agora é pensar no próximo jogo do campeonato.

    Saudações DesPortistas!

  • The Mo
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:23 pm

    O objetivo mínimo foi conseguido, ainda assim não tenho grandes expectativas para o que resta da Champions.
    O Porto passou a fase de grupos com mérito, não porque seja superior aos adversários tecnicamente falando, mas porque foi uma equipa lutadora, que deu tudo em campo, e acaba por vencer mais pela vontade do que pela nota artística.
    E difícil para um jogador técnico como o Corona se destacar, não tem ninguém com quem combinar, ou que consiga dar seguimento as jogadas, basicamente quando tem a bola é ele contra o mundo.
    E eu acho que se o Porto com estes jogadores limitados como Marega, Manafa, Zaidu consegue cumprir, quando tiver melhores equipas e um treinador com outra matriz de jogo irá conseguir fazer um brilharete na Champions.

  • FitoRinaudo21
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:53 pm

    Impressionante a entrega do Porto ao jogo, excelente apuramento num grupo que não era assim tão fácil como se pinta, o Porto tem o mérito de o apuramento parecer fácil. Equipa muito competente, excelente passagem para o futebol português. Quem diria há dois anos que o porto iria passar com Manafá e Zaidu, principalmente este ultimo, a serem dos melhores. SL

  • Nazgul
    Posted Dezembro 1, 2020 at 10:57 pm

    A verdade è que o Porto passa os grupos sempre graças a sua garra, vontade e claro geralmente tem sempre sorte nos sorteios, mas mesmo assim o Benfica se cá estivesse no máximo iria a liga Europa porque falta o empenho que os jogadores do Porto tem, tirando ali o Otávio que è o filho caceteiro do mister que faz o jogo sujo todo que o Sérgio Conceição pede!

    Parabéns ao Porto, deviam ter levado o Otamendi para ver o que era defender bem!

    • Professor Pasqualete
      Posted Dezembro 2, 2020 at 12:41 am

      Grupo com marselha city e olimpiacos, grupo “fácil”.
      A conversa é sempre a mesma, o porto realmente tem uma sorte do caraças. Ou isso ou faz o que tem a fazer e ganha pontos suficientes para não ficar pelo caminho.

      • BenDover
        Posted Dezembro 2, 2020 at 9:31 am

        Bastou o Marselha do AVB para arrancarem com 6 pontos de avanço. Se isso não é grupo fácil não sei o que é. Desde quando é que o Olympiakos iria lutar pelo segundo lugar? Este grupo estava feito para o segundo lugar claramente, menos ou mais que isso é que seria de estranhar.

  • El Tigre
    Posted Dezembro 1, 2020 at 11:09 pm

    Senti a necessidade de me inscrever neste blog apenas para isto:

    O Marchesin fez a melhor atuação de um guarda-redes na liga dos campeões desde o Neuer no Dragão em 2008.

  • Tiago Martins
    Posted Dezembro 1, 2020 at 11:53 pm

    Um dos jogos mais desequilibrados que assisti na Liga dos Campeões, com um resultado anedótico e que em nada ilustra o que se passou em campo. Massacre do City, que merecia golear por 5 ou 6.
    Parabéns ao Porto pelo apuramento, mas será claramente o “rebuçado” nos oitavos-de-final. Jogam muito pouco, qualidade individual não abunda, reflexo da mediocridade do nosso campeonato.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 1, 2020 at 11:55 pm

    Nao, nao e melhor futebol do mundo, e eu nao vi o jogo, mas a verdade e que o Porto quando quer, e quando precisa, sabe cerrar fileiras e defender. Defender, defender e defender. Defender assim contra uma equipa como o City, mesmo que seja em ritmo de passeio, (eu nao vi o jogo!)… Em certos momentos, e jogos, isto tambem faz a diferenca. E importante ter esta capacidade. Parabens ao Porto, que mais uma vez esta numa bela duma crise.

  • Kacal
    Posted Dezembro 2, 2020 at 12:35 am

    Sinceramente jogamos como pudemos e conseguimos o resultado mínimo que interessava, estamos nos oitavos e o resto é conversa fiada. Eu sou crítico em jogos contra adversários inferiores não fazermos exibições melhores e com outro tipo de futebol, mas contra adversários desta gabarito aceito esta estratégia. Relembro o que acontecia antes com Jesualdo onde o Porto era dominante cá e lá fora ia olhos nos olhos e de vez em quando levava “cabaz”, sobretudo de equipas inglesas. Ainda há pouco levamos 5 do Liverpool. O City tem dificuldades contra adversários deste perfil como nós temos e fizemos o nosso jogo, certo é que não perdemos, não sofremos golos e estamos nos oitavos. Neste tipo de jogo defendo uma abordagem mais pragmatica e cautelosa.

  • Richrad
    Posted Dezembro 2, 2020 at 1:28 am

    O FC Porto conseguiu um objetivo secundário da época mas que vale ouro.
    E que mérito tem, destaque para o Sérgio Conceição, uma vez mais.
    Não é um FC Porto de ataque como em outros tempos, mas é um FC Porto pragmático que consegue fechar os oitavos-de-final de um grupo bastante equilibrado ( retirando o City da lista).
    Foi tudo menos fácil este apuramento, o jogo do dragão os gregos e em França, poderia bem ter dado para qualquer lado mas novamente…realçar o feito da equipa portista.

  • Sergiomig
    Posted Dezembro 2, 2020 at 9:19 am

    A diferença do Porto para o City está como do Porto para a maioria das equipas do nosso campeonato. Abismal.
    Conceição como disse foi pragmático, mas gostava que tivéssemos tido mais bola, era importante para não passar aquele sufoco final, muito cansaço e pouco discernimento.
    Primeiro jogo de jeito que vejo do Diogo Leite. Bem Mbemba, mas com bola na verdade ninguém se destacou, talvez o Sérgio tenha sido o mais esclarecido na gestão da posse de bola. Não acho que o Zaidu va ser um jogador de elite, até pelo percurso dele da a sensação que ainda está a aprender, mas a entrega é incrível (e o pulmão diga se de passagem).
    Impressionante a regularidade nas fases de grupo do Porto. Poucos vezes não passámos. Não dá para lutar com os tubarões mas contra a gama média (que é o que somos) temos um racio muito interessante.
    PS: achei graça ao comentário do Fernandinho. Foi um bom apontamento de humor, vindo de outro jogador do City até tinha levado a sério.
    Porque é que nenhum dos portugueses foi ao flash?

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 2, 2020 at 11:55 am

    Olhando de uma forma meramente superficial, diria que o Porto cumpriu o seu objectivo de se apurar para os oitavos de final. O grupo até pode ser relativamente acessível mas se não fizermos a nossa parte de nada serve o valor dos adversários, pelo que olhando apenas para isto, estão de parabéns. Veja-se o caso do Atlético de Madrid, por exemplo, que ainda não está apurado porque tem 2 empates contra o Lokomotiv Moscovo.

    Olhando para o jogo em si, acho que foi uma exibição do mais confrangedora possível. Defender bem e defender muito são coisas completamente diferentes e o Porto apesar de jogar com toda a gente atrás da linha da bola e, muitas vezes, com grande parte dos jogadores dentro de área, não defendeu bem. E disso é resultado que o MVP do jogo tenha sido Marchesín, pela quantidades de defesas – algumas espetaculares – que efectuou ao longo do jogo, somado a mais uns cortes extremis por parte da defesa.

    E isto acontece porque o Porto não está, ou não devia estar, habituado a jogar com estas armas, pelo que é sempre uma exibição que não condiz com os pergaminhos do clube. Já vi jogos em que o City perdeu pontos e não me lembrava de uma exibição que não tivesse nenhum momento ofensivo para isso acontecer. As estatísticas mostram apenas 2 remates e 0 cantos!!

    Aproveito também para dizer aos adeptos do meu clube, e principalmente aos seus dirigentes, quando um clube vier colocar o autocarro e serem eficazes, se lembrem do jogo de hoje (ontem) antes de criticar. É feio quando o fazemos apenas quando somos prejudicados (no sentido de perder pontos) no resultado final, sendo que está mais que visto que cada um usa as armas que entender para ser mais eficaz na procura do que precisa para sair “vitorioso” (e para nós era o ponto para o apuramento).

    Por fim, volto a referir, ver assim o Porto dá-me pena. Porque não fui assim habituado, porque não é deste futebol jogado que gosto! No final conta os resultados e os títulos, mas nestes dias, preferia ter feito outra coisa.

  • Pringle
    Posted Dezembro 2, 2020 at 4:39 pm

    Engraçado que hoje se dá mérito à forma como o Futebol Clube do Porto defendeu, o pragmatismo do seu treinador etc etc. Os treinadores da liga portuguesa, a excepção de Benfica, Sporting, Braga, Rio Ave e Guimarães estão neste momento a rir com este tipo de comentários!!
    Ridículo como se muda de opinião quando convém.

    A maior parte das equipas põem o autocarro contra os grandes, fazem anti-jogo etc etc, e são duramente criticados.

Deixa um comentário