Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Rei das conquistas do futebol europeu no século XXI

“E ganhámos…Muito! dirão alguns; pouco! dirão outros; o suficiente e o esperado! dizemos todos nós…porque se há algo que nos orgulha como portistas é querermos sempre mais e por isso ganhamos mais vezes e por isso somos recordistas.”, proferiu André Villas-Boas no seu discurso, instantes após a conquista do Dragão de Ouro, no ano de 2011.

Recorrendo puramente à Matemática, ninguém ganhou mais troféus que os dragões no presente século, no futebol europeu. Desde o ano de 2001, os azuis e brancos arrecadaram nada mais nada menos do que 27 troféus, repartidos por nove campeonatos, seis Taças de Portugal, oito Supertaças e uma Liga dos Campeões, à qual podemos acrescentar os triunfos na Liga Europa, Taça Uefa e Taça Intercontinental. Com a concorrência interna a uma distância deveras assinalável (Benfica e Sporting têm apenas oito troféus conquistados), aqueles que mais se aproximam do clube da cidade Invicta provêm de Zagreb, o Dínamo com os seus 21 títulos internos, e de Barcelona, onde os blaugrana aliam às suas treze conquistas nas competições espanholas, sete troféus internacionais, com especial destaque para as três Ligas dos Campeões por si vencidas. VM – É incrível a capacidade que os dragões apresentam em potenciar equipas e jogadores, ao mesmo tempo que as conquistas se sucedem. Nestes doze anos, os adeptos viram Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Deco, Costinha, Maniche, Lisandro, Lucho, Falcao e Hulk abandonar o clube, só para citar os mais preponderantes, conseguindo conciliar elevados investimentos com resultados desportivos de eleição. A mística do clube, a estrutura portista, a liderança bem vincada de um presidente são claramente os factores responsáveis por este período claramente de ouro na história do clube. Quem é na opinião do leitor o principal responsável por esta excelente sucessão de resultados? Estará o FC Porto um passo à frente dos seus mais directos concorrentes? Sendo esta claramente a medida adequada à realidade económica do futebol português (o comprar barato para vender caro), como vê a aproximação do SL Benfica a este modelo de negócio (os encarnados estão cada vez mais próximos dos dragões neste capítulo)?


A. Carvalho

72 Comentários

  • Anónimo
    Posted Junho 9, 2013 at 6:26 pm

    Vasco "O Marginal"
    Comprar barato para vender caro?
    Muito dicutível. Um jogador que custa 9 milhões como Jackson, ou 13 como Danilo ou 10 como Alex Sandro… não é um jogador barato.
    Podem dizer o Porto depois valoriza e vende por muito mais. Sem dúvida, mas Moutinho por exemplo… 11 milhões à cabeça, mais Nuno André Coelho e o perdão de 2,5 milhões de Postiga, acrescido agora dos cerca de 4 milhões mais formação que o Sporting vai receber… Mais os negócios de venda e compra do passe dele a um fundo… É verdade que deu títulos desportivos, mas dizer que foi barato não me parece, nem sei que com os ordenados o Porto, bem feitas as contas, ficou com lucro.
    Hulk foi um jogador que no total custou 20 milhões…
    Falcão custou quase 8 milhões, é certo que foi vendido por 45. O problema é que ele tinha uma claúsula de 30 milhões e antes de ser vendido renovaram-lhe o contrato para o que sabe quase 2,5 milhões por época… ele não aumentou 15 milhões à claúsula e ficou a ver navios…
    Lembremo-nos de Cristian Rodriguez… rendeu zero e não foi um jogador barato.
    Se falarmos em Pepe, ou Bruno Alves são sem dúvida bons negócios, agora afirmar que o Porto compra barato e vende caro não me parece ser 100% inquestionável. Há dois anos o Porto tinha um orçamento de 100 milhões de euros… há muitas equipas na Europa com esses valores? Não sei (sinceramente não sei)
    Vasco

    • C8s
      Posted Junho 10, 2013 at 8:20 am

      Caro Vasco, apenas para referir que equipas como o bayern de leverkusen ou o Fulham têm orçamentos maiores…
      Relativamente à corrupção falada em cima: Segundo a constituição a justiça é soberana e quando o pdc foi absolvido deixou de poder ser culpado, o mesmo não se passa com lfv e ppc.
      Quanto aos custos: O porto continua a ser a equipa com melhores contas em portugal.

    • Regadas
      Posted Junho 9, 2013 at 9:15 pm

      cissoko-500 mil euros passado 6 meses vendido por 15m+ 3mobjectivos

      P.ferreira- 1m vendido por 20m

      r.carvalho(formação)- 30m

      l.lopez-8m vendido por 24m

      anderson- 5m vendido por 30m

      v.baia(g.r mais caro do mundo na altura)

      futre(jogador mais caro na europa na altura)

      mourinho- 6m

      villas boas- 15m(clausula batida, treinador "mais caro do mundo")

      maniche-0 saiu por 10m

      deco- 18m+quaresma

      quaresma- 20m(liquido)

      bosingwa- 1,5 venda: 18m

      podia continuar,mas acho que serve de exemplo marginal.

    • João
      Posted Junho 9, 2013 at 7:14 pm

      O Vasco está familiarizado com aquela questão das excepções que confirmam a regra, certo? Quer quantos exemplos no sentido contrário? Além disso, o comprar caro é discutível. Posso comprar um jogador por 7/8M€, se o vender por 20M€ quer dizer que o comprei barato.

  • Rick Deckard
    Posted Junho 9, 2013 at 4:05 pm

    Como já respondi anteriormente a alguém, volto a repetir: o engradecimento pelo povo de alguém que foi condenado por tentativa de corrupção e ouvido nas escutas telefónicas a dizer o que disse considerando-o um exemplo de liderança e de competência, diz tudo sobre o português. O português é alguém que vai bater palmas ao Isaltino Morais, à Fátima Felgueiras, ao Valentim Loureiro. É alguém que gosta de ser enganado, e gosta de saber que, quem o engana, tem forma de conseguir fugir à justiça. No fundo admiramos aqueles que melhor são na arte do "chico-espertismo." O Fc Porto, desde que Pinto da Costa chegou ao poder, passou a dominar o futebol português. Fosse contratando os melhores jogadores, os melhores treinadores, fosse através do pagamento de prémios a árbitros, fosse através da intimidação psicológica e física a quem fosse jogar ao seu estádio. Houve uma parte meritória, houve outra parte que devia ser condenável. Mas a parte condenável é facilmente esquecida à face dos resultados. Quando os adeptos de um clube querem é ganhar, seja a que custo for, pouco importa se um campeonato foi encomendado, se os árbitros estão a ser influenciados, se há tráfico de influências. No fundo, como fazia Valentim Loureiro, é dar os electrodomésticos às pessoas, que elas votam em mim para eu mandar em Gondomar.
    Eu, como benfiquista, bem me custou ganhar o campeonato de Trapattoni com o José Veiga sentado no banco do Benfica. E se houve campeonato em que o Benfica foi beneficiado, esse é claramente um exemplo. E não consigo dissociar esse facto à pessoa do Sr. José Veiga. Daí que eu prefira perder no campo um campeonato ao minuto 92, do que ganhar outro em que me subtraem 6 pontos no final por corrupção provada. O ganhar a qualquer custo é duma pobreza de espírito enorme, mas cada um é como cada qual. Afinal, é só futebol. E mesmo que o Benfica não volte a ganhar mais um campeonato na vida que me resta, não vou deixar de dormir descansado à noite por causa disso. E não vou deixar de gostar menos do Benfica por causa disso. Agora se o Benfica começar a ganhar tudo a torto e a direito, e depois venha a ouvir o presidente do meu clube a combinar árbitros, pagamentos aos mesmos e afins. Se me aparecer um "chico-esperto" a mandar no clube de que gosto, certamente esse gostar diminuirá. Pelo Benfica passaram muitos "chicos-espertos". E todos eles tiveram o que mereciam. A prisão ou o peso total da derrota.

    • Fustiga
      Posted Junho 11, 2013 at 4:31 am

      Rick gosto da sua noção de integridade, mas se acredita realmente que seja no futebol,politica ou qualquer outro tipo de negocio não existe corrupção ou chico espertismo como gosta de lhe chamar,andamos aqui a brincar a historia da carochinha e a sonhar com unicórnios e arco íris!
      Existe,não e de agora e sempre há de existir!Mas como você disse e bem o Porto pagou por ela!Perdeu 6 pontos na secretaria!Caso encerrado!(Será que se o seu clube for investigado são só 6?)

      A mim surpreende me é como depois de 30 anos a dominar o futebol português,sucessos nacionais e internacionais ainda tentam menosprezar os feitos de outros com o fantasma da corrupção!
      O Porto é, doa a quem doer, o melhor clube português e Pinto da Costa o melhor dirigente desportivo que este país já viu!

    • Rick Deckard
      Posted Junho 10, 2013 at 4:15 pm

      Trust3r, como eu disse, é apenas futebol. Não faço dele a coisa mais importante do mundo. Não ando em crise alguma. Apenas comento aquilo que vejo. E apenas não quero ser dos que ganha a qualquer custo. O Benfica pode ser muita coisa mas, para todos os efeitos, ainda não foi condenado na justiça desportiva por corrupção. Noutro país, queria ver que tipo de castigo teria levado o FCP. Quanto aos tempos do Salazarismo, não sei porque não era vivo. O que sei é que, no tempo do Salazarismo, houve uma equipa composta por 5 violinos e que também se fartou de ganhar. Trust3r, se o Sr. é dos que prefere ganhar seja a que custo fôr, seja corrompendo, seja dando fruta a árbitros, seja com guardas-abéis, isso é lá consigo. Repito, prefiro perder mil vezes até morrer, do que ganhar como o Porto o faz. E descanse, não hei-de chorar nem sofrer sempre que o Benfica perca porque, lá está, é só futebol. Não faça dele a coisa mais importante da sua vida. É apenas um conselho.
      E Fustiga, eu não tenho qualquer tipo de orgulho naquele que você diz ser o meu presidente. Lá porque é presidente do Benfica, não quer dizer que seja meu presidente. É apenas mais um "chico-esperto" e, como eu disse no meu comentário, aos "chicos-espertos", apenas a derrota ou a prisão merecem. Se outros preferem enaltecer esses "chicos-espertos", é lá com eles e com vocês.

    • Fustiga
      Posted Junho 10, 2013 at 5:20 am

      Rick peco desculpa mas nunca viu o video do Joao "pode ser" Ferreira?

      Se calhar ai ficou muito orgulhoso do seu presidente!

      Um bom dia e viva a democracia!

    • Trust3r
      Posted Junho 10, 2013 at 1:34 am

      Rick Deckard acorde para a vida, e deixe de se enganar a si próprio. Como não consegue perceber o porquê de perder sempre, sempre, sempre, sempre, sempre (x600). Você repete sempre para si próprio que é o apito dourado, até acalmar a sua dor e o seu mundo ficar menos amargurado. Parece aqueles tolinhos das teorias dos illuminati, dos maias, ou dos que acredita com unhas e dentes na veracidade das lutas de wrestling. Se você procura a perfeição na justiça do futebol, digo-lhe que está no clube errado, desde da época do Salazarismo até o presidente mais recente LFV. Portanto não entendo porque só se queixa do campeonato ganho com o José Veiga, você anda muito mal informado sobre o seu clube, pois devia sentir-se triste por muitos mais campeonatos desde à muitas décadas atrás. Ninguém lhe mandou seguir ser Benfiquista porque desde pequeno (possivelmente o seu pai) lhe disse que o benfica é o melhor clube. Desculpe mas você e tantos outros andaram a ser enganados desde pequenos e depois quando crescem vêm-se nestas crises de tristeza.
      O Porto é o melhor clube em Portugal, PDC o melhor presidente, e se você não entender que uma parte parte do futebol é um jogo de bastidores (contratações (as tais que voçês dizem que lhe são roubadas), vendas, relações com empresários e outros intervenientes no futebol, respeito, mistica ganhadora, e até os discursos clubisticos (os do PDC diminui completamente o Benfica) voçê irá sofrer e chorar por muito tempo, e eu estarei aqui para lhe iluminar mais um pouco. Voces perdem sempre com ou sem apito dourado. O apito dourado já lá foi, o vosso clube copia ao máximo o que pode da ideologia e das estratégias do Porto (estão quase lá, ou não), mas mesmo assim continuar a perder sempre, sempre, sempre, sempre, sempre (x600), tanto a nivel nacional como internacional. Mas para o ano é que é. Se nõ for, pah, voltas a tomar o medicamento para as suas dores: o apito dourado. Sempreacalma um pouco, mas não cura. O que cura é a verdade, e se não acabar por a descobrir, essa doença torna-se crónica.

    • Rick Deckard
      Posted Junho 9, 2013 at 11:26 pm

      Deduza o que bem lhe apetecer. Estamos em democracia..

    • Rick Deckard
      Posted Junho 9, 2013 at 11:26 pm

      Deduza o que bem lhe apetecer. Estamos em democracia..

    • Mendes
      Posted Junho 9, 2013 at 10:10 pm

      deduzo que deve ter ficado contente por o Benfica ter ficado mais uma vez em branco esta época porque o seu presidente é Luís Filipe Vieira.

  • Sideshow Bob
    Posted Junho 9, 2013 at 2:48 pm

    O segredo do sucesso partiu da criação de um inimigo comum a todos os apoiantes do clube, o Benfica/Sul/Poder Central, o que do lhe quiserem chamar.
    A partir da criação do dito inimigo é mais fácil mobilizar as tropas e criar o chamado "clima de guerra" existente a 30 anos no futebol português.
    Os discursos inflamados do presidente do porto no inicio dos anos 80 fez com que as pessoas adeptas do porto sejam acima de tudo anti Benfica, é quase um requisito para ser apoiante do clube. E, claro está, a partir do momento em que tem os adeptos unidos é muito mais fácil gerir o clube como se quer.
    Pinto da Costa fez isso e aliado a sua capacidade de gestão conseguiu fazer crescer o clube.

    Podem criticar mas não estou a dizer mentira nenhuma, isto é somente uma estratégia de gestão politica de recursos, já muitos presidentes, presidentes de câmara, até mesmo ditadores a usaram de forma a conseguir crescer.

    O apito dourado e a cosmos e o oliveira e afins aparecem por arrasto.

    Um abraço

    • João
      Posted Junho 9, 2013 at 9:01 pm

      Claro que senti picado, fico sempre picado quando tentam sugerir que a vossa casinha é mais limpinha que a minha quando se sabe o que se sabe. Eu, por exemplo, não sei o que se passou antes do FC Paços de Ferreira – FC Porto, mas presumo que me vá mostrar declarações de algum responsável a dizer que foi ameaçado de despedimento como aconteceu com Litos e Carlos Xavier a seguir a esse jogo em 2005, está documentado na imprensa e facilmente acessível. Presumo que o vá fazer porque senão estaria só a atirar barro à parede e isso é diferente do que eu fiz ali porque tudo aquilo que eu disse foi ou 1)admitido ou 2) publicado e nunca desmentido.

      Em relação à política de comunicação dos dois clubes, tenho para mim que actualmente há muito mais ataques do lado do Benfica do que do lado do FC Porto. Se são mais ou menos velados do que eram nos primeiros anos da presidência de Pinto da Costa, não sei. Nem interessa muito, o que vai sempre acontecer é que o clube que está por baixo é sempre mais zeloso nos ataques e, neste momento, esse clube é o Benfica. Se a situação se inverter é natural que o FC Porto endureça a sua comunicação. Faz parte.

    • Nuno Venâncio
      Posted Junho 9, 2013 at 8:28 pm

      Boas,

      para aqueles q tanto gostam de bipolarizar e resumir a td a questões de Norte/Sul a esses eu relembro que o problema de Portugal é ter tido e continuar a ter homens do Norte a mandar a partir Lx…

    • Sideshow Bob
      Posted Junho 9, 2013 at 8:05 pm

      Creio que é impossível não concordar, é uma noção básica de gestão politica de recursos que o presidente do porto usou (e continua a usar) sabiamente.

      Agora comparares os discursos dos presidentes do porto e do Benfica é que me parece abusivo, nunca ouvi o presidente do Benfica dizer que gostava de ver "Lisboa a arder" por exemplo.. se calhar és novito não te lembras disso..

      Por LFV ter sido eleito com 85% dos votos não quer necessariamente dizer que eu concorde com a sua politica, porque em alguns aspectos (a demagogia populista por exemplo) a mim só me deixa triste por ser ele o representante máximo do meu clube, mas creio que quando se é constantemente atacado por parte do presidente rival torna se complicado não contra atacar com meia dúzia de parvoíces só para encher capas de jornais, certo?

      Falares em telefonemas para o Major parece me um chuto no pé da tua parte, então quando falas em ameaças aos jogadores de um clube de certeza que não sabes da missa metade em relação aquela semana antes do paços de ferreira vs porto deste ano…

      O resto que referiste parece me uma brincadeira de crianças depois de ouvir as escutas do apito dourado, mas eu nem queria entrar por aí (o post é sobre outro assunto), agora parece me que te sentiste picado com a minha nota de rodapé..

      Um abraço

    • João
      Posted Junho 9, 2013 at 3:14 pm

      Não discordo completamente de si, só em relação a uma ou duas omissões. Primeiro, teria mesmo que ser porque SIM, o poder estava e está no Sul. Não é no Sul, é em Lisboa mesmo. Qualquer outra abordagem por parte do presidente do Porto não teria o mesmo sucesso porque era preciso que alguém chamasse os bois pelos nomes e o Porto deixasse de passar a Ponte do Freixo a perder 2-0 (o que é só figurativo até certo ponto). Em 2º lugar, convém dizer que é a mesma estratégia que levou os dois últimos presidentes do Benfica ao lugar, Vale e Azevedo e Luis Filipe Vieira e todos os que os rodeiam unem o clube em volta do combate ao inimigo comum – FC Porto – se este inimigo comum não existisse, quer-me parecer que um presidente que ganha 2 títulos em 11 anos enquanto faz disparar o passivo em 300% já teria sido deposto. Não é, é eleito com 90% dos votos porque na altura certa sabe passar as mensagens certas e o que os benfiquistas querem ouvir, a desculpabilização das derrotas e a imputação de tudo o que se passa no clube a factores exógenos que precisam ser combatidos. Isto é tão verdade que um candidato que ousou contrapor essa linha de argumentação e avançar com um candidatura mais voltada para a exigência interna teve que ser escoltado para votar nas eleições de 2009, era considerado um "infiltrado" por toda a maralha por ter ousado sugerir que no FC Porto havia mais exigência e profissionalismo, coisa que a generalidade dos treinadores e jogadores que passaram pelos dois clubes fazem notar também.

      Os jantares no Sapo, telefonemas ao Major, viagens do Devesa Neto para Liverpool, Cunhas Leais e Ricardos Costa, ameaças aos jogadores de um clube detido na sua maior parte pelo director desportiva à altura do Benfica e afins aparecem por arrasto.

  • Maspalomas
    Posted Junho 9, 2013 at 2:12 pm

    Oxalá consigamos o Penta! Estou entusiasmado para ver como será a equipa comandada pelo Paulo Fonseca. Espero que a aposta nos jogadores portugueses seja para durar e que tenhamos agradáveis surpresas como estamos habituados. Desde África, Porto sempre!!!

  • São Miguel
    Posted Junho 9, 2013 at 1:48 pm

    O Porto é a melhor equipa Portuguesa e das melhores da Europa o resto é história. Grande presidente, grande mentalidade e grande estrutura.

  • Afonso Rodrigues
    Posted Junho 9, 2013 at 1:41 pm

    Como português, sinto-me orgulhoso e tenho de dar aos parabéns ao FC Porto pelo que atingiu principalmente nas últimas 3 décadas, onde se destacou como uma das maiores potências futebolísticas da Europa. Como Benfiquista, isso deixa-me triste pois está inevitavelmente associado a um declínio do meu clube.. Penso que o principal responsável é o sr Pinto da Costa, que, seja por que meios for (alguns deles pouco claros e algo duvidosos), consegui construir uma estrutura estável e com mentalidade ganhadora, algo que tem claramente faltado aos rivais de Lisboa. No entanto, penso que essa fase está a acabar, tem-se visto também um claro ascendente do Benfica na última década, e parece-me que nos próximos anos o número de campeonatos seja mais repartido entre estes dois clubes (os últimos 2 campeonatos são um bocado exemplo disso, onde me parece que faltou alguma sorte ao Benfica). Por outro lado, duvido que exista alguém à altura de substituto PdC, e quando este abandonar o clube, maus tempos se prevêm para o FCP.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 9, 2013 at 1:38 pm

    Este campeonato que agora terminou é um grande exemplo que o Porto voltou a ganhar e tem GANHO MAIS porque tem uma estrutura mais forte, um PRESIDENTE mais inteligente, e uma MENTALIDADE VENCEDORA muito superior á dos outros clubes em Portugal. Ou este ano houve apito dourado? Não me digam que o Porto comprou os jogadores do Benfica para perderem aos 92 minutos…

    Os inteligentes admitem isto e lutam para que se perceba isto (para ver se os que tão dentro do clube também percebem e tentam alterar), os menos inteligentes (para não chamar outra coisa) falam em Apitos Dourados e ano após ano a história repete-se…. e o Porto continua a ganhar!

    • Rick Deckard
      Posted Junho 10, 2013 at 4:18 pm

      Falo de valores morais Sr. Luís. Apenas e só. Quero lá saber se o Benfica perdeu tudo e mais alguma coisa. Não estou a culpar ninguém. Apenas estou a dizer que não entendo o enaltecimento da pessoa Pinto da Costa. Devia estar na prisão, e é só isso. Se pelo contrário, você acha que ele é um espectacular dirigente, lá está, temos maneiras diferentes de ver a vida.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 10, 2013 at 11:02 am

      Não sou dos que prefere assobiar para o lado e dizer que está tudo bem no meu clube e desculpar TODOS OS FRACASSOS do FUTEBOL e da VIDA atribuindo SEMPRE responsabilidades a outrem!
      Simples… os fracassados nunca admitem que são fracassados, procuram desculpas para o fracasso!

      Este ano houve apito dourado? E o Benfica perdeu as finais todas porquê? foram os árbitros? Não… tal como tem vindo a acontecer sucessivamente FALTOU muita coisa, entre elas a MENTALIDADE! A culpa é do Pinto da Costa? pois claro…

    • AlbertoPa
      Posted Junho 9, 2013 at 2:44 pm

      O que dizes é q deve se repetido, vezes sem conta.
      Nós temos o que queremos e não mudamos porque não se quer. No fundo, grande parte anda atrás do mesmo que se queixa. Paisito de chacha

    • Rick Deckard
      Posted Junho 9, 2013 at 2:37 pm

      Quando uma pessoa é condenada por tentativa de corrupção, quando é ouvido nas escutas da forma como foi e quando chamam a isso competência e liderança histórica, acho que está tudo dito em relação ao povo português. Igual aos que batem palmas ao Isaltino, à Fátima Felgueiras, ao Valentim Loureiro e os seus electrodomésticos em Gondomar. Gostamos de ser enganados, e saber que quem nos engana não é apanhado. No fundo faz parte da nossa cultura.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 9, 2013 at 1:34 pm

    Digam o que disserem, falem de frutas e do que quiserem… mas Pinto da Costa é um presidente à parte, simplesmente virou a história de um clube de bairro, sem títulos praticamente nenhuns, no clube mais vencedor em Portugal e ficará para sempre na história do Porto e do FUTEBOL PORTUGUÊS (doa a quem doer) pelas inúmeras conquistas.
    Bem sei que tudo o que ele ganhou não foi LIMPO, mas também sei que o Vieira também já fez as suas trafulhices e não teve resultados. Pinto da Costa tem muita COMPETÊNCIA e INTELIGÊNCIA, e fez HISTÓRIA no clube do seu coração, dou muito valor a isso!

  • Redboy
    Posted Junho 9, 2013 at 1:29 pm

    Meus caros, se portugal fosse um país de primeiro mundo onde as instituições funcionam como deve ser podem ter certeza que o porto tinha menos alguns títulos da primeira divisão mas era bem possível que tivesse um de campeão da segunda, como aconteceu com a juventus…

    • João
      Posted Junho 9, 2013 at 2:39 pm

      Se Portugal fosse um país de primeiro mundo onde as instituições funcionam como deve ser pode ter a certeza que alguém já tinha sido despromovido por dívidas ao fisco, como é DOS REGULAMENTOS, antes de um certo perdão fiscal, sem sequer chegarem à fase em que os árbitros começaram a jantar no Sapo em Penafiel e a viajar com a equipa para Liverpool, e o Major começou a receber telefonemas para "fazer as coisas por outro lado", e antes dos jogadores do Estoril e treinador, Litos, terem saído de um balneário ameaçados de despedimento por estarem a jogar muito à bola. Antes dos "lugares na Liga interessarem mais que os bons jogadores", por assim dizer.

  • porquinhodaindia
    Posted Junho 9, 2013 at 12:54 pm

    Excelente destaque do VM. É, de facto, histórico este início de século para o FC Porto e por acréscimo (é sempre bom sublinhar) para o futebol português.
    Domínio absoluto a nível interno, contributo incomparável para os melhores anos de sempre da Selecção Nacional (facto altamente desvalorizado), contributo incomparável para o prestígio do futebol português a nível internacional (as conquistas europeias sucedem-se, a presença de outros clubes portugueses na Europa em muito se deve aos pontos acumulados pelo FC Porto), os treinadores marcam presença nos Fóruns da UEFA, o FC Porto é equipa de 1º pote da UCL, vende jogadores para clubes de Top por verbas que antes não passavam de miragens para a realidade do futebol nacional.
    Tudo isto construído num contexto nacional desfavorável e com desvantagens comparativas gritantes relativamente aos mais importantes campeonatos europeus (a nível de salários, receitas, projecção internacional…).

  • CRF
    Posted Junho 9, 2013 at 11:31 am

    na minha opinião, e não sendo adepto do FCP, há dois grandes fatores para o sucesso: o seu presidente, e a mentalidade ganhadora – é a unica equipa em Portugal que quando necessita realmente de ganhar se atira ao objetivo sem qualquer complexo de inferioridade.

    • Super Liga
      Posted Junho 9, 2013 at 11:54 am

      O que os Benfiquistas (principalmente) que aqui escrevem ñ suportam e jamais suportarâo é que o Porto os destronou (há já bastante anos) como melhor clube português.. podem dizer o que quiserem, arranjar as desculpas que lhes apeteça porque no seu íntimo sabem que foram superados e que se agarram a tudo pra justificar o seu fracasso. Dentro de nâo muitos anos o Porto será o clube com mais adeptos em Portugal seguramente porque as novas geraçôes vâo com quem ganha (um ou outro influenciado pela família) e já é o clube com mais títulos e realmente um motiovo de orgulho tanto cá dentro como na imprensa internacional que dedica ao porto vários artigos a destacar o seu êxito como clube.. é a mentalidade sobretudo mas também o trabalho e a humildade. Força Porto!

    • Del.
      Posted Junho 9, 2013 at 11:48 am

      Nem mais mas alguns como ainda funcionam a carvâo e acreditam na fada madrinha vêm para aqui meter o bedelho de cotovelos a arder.

  • Alexander Sweden
    Posted Junho 9, 2013 at 11:28 am

    Sinceramente acho pouco honesto do ponto de vista intelectual referir os sucessos do Porto e "esquecer" de referir as escutas, onde resulta visível que os responsáveis procuravam condicionar alguns árbitros recorrendo ao sexo pago, tratando as mulheres como mercadorias, tendo em vista retirar vantagens no campo desportivo. O Porto ganhou muito, é verdade, muitas vezes de forma aparentemente justa, mas meteram-se a jeito e será impossível desassociar os êxitos com a vergonha moral e desportiva a que se dedicaram. Na minha opinião uma pessoa que equaciona recorrer a uma mulher, pagando-lhe para ter sexo com terceiros, para daí retirar vantagens é um granda porco e um péssimo ser humano, um lixo como pessoa; quanto aqueles que optam por assobiar para o ar fingindo que nada se passou, estão no fundo, de forma tácita, a pactuar com esses comportamentos, o que é triste e moralmente condenável.

    • Vitorino
      Posted Junho 9, 2013 at 2:01 pm

      Eles enterram-se a elesi próprios com as ladainhas de sempre.. desculpas de mau perdedor! O Porto é o melhor sem mais!

    • FÁBIO COSTA
      Posted Junho 9, 2013 at 1:53 pm

      Acho uma piada falarem de corrupção de um clube que venceu uma Champions e 2 UEFAs recentemente.

      Já que falamos em associações, falemos de:

      -2009/2010 : Túneis, exclusão de Vandinho, Sapunaru, Hulk; 1/3 da época o SLB a jogar contra 10
      -2004/2005 : Os 1001 penalties a favor do Benfica
      -Um dos últimos campeonatos do Sporting em que foi só penalties a favor
      -Taça Lucílio

      A piada é que esses clubes que se queixam das arbitragens e que se achavam os melhores nos últimos anos não ganharam nada a nível europeu… enquanto o fraco clube que só ganha com os árbitros ganha… há com cada coisa!

    • Reitchie
      Posted Junho 9, 2013 at 1:48 pm

      De facto, de entre os três grandes escolhi aquele que mais ganha.

    • Alexander Sweden
      Posted Junho 9, 2013 at 1:39 pm

      Dá-lhe um enorme gozo vencer com corrupção. Pelos vistos escolheu o clube certo. Pelo menos é coerente.

    • Reitchie
      Posted Junho 9, 2013 at 1:35 pm

      Alexander*

    • Reitchie
      Posted Junho 9, 2013 at 1:32 pm

      alexender português

      dá-me um enorme gozo vencer com corrupção.

      aliás, é bom sinal dizerem que tudo se deve a sexo e viagens pagas a terceiros.

      que seja assim por muitos e bons anos!

    • João
      Posted Junho 9, 2013 at 1:27 pm

      Howard King e Langenhove também conheceram as maravilhas do sexo pago, 300Km a sul da cidade do Porto. E Howard King não falava só do Benfica, meu caro.

    • Alexander Sweden
      Posted Junho 9, 2013 at 12:55 pm

      Mas eu não sou benfiquista.

    • Anónimo
      Posted Junho 9, 2013 at 12:03 pm

      se és assim tão ético, porque continuas benfiquista?

      pesquisa howard king no google!

      o PdC não foi o primeiro!

      PG

    • Alexander Sweden
      Posted Junho 9, 2013 at 11:41 am

      Caro cmba,

      Referi-me ao facto dos dirigentes do seu clube terem aventado a hipótese de recorrerem a mulheres para sairem favorecidos desportivamente; Isto não lhe dá azia? Se não lhe dá, o que é que isso diz de si enquanto pessoa? Já refletiu sobre isso?

    • luis bcn
      Posted Junho 9, 2013 at 11:40 am

      E o lvf a escolher arbitros? O Paulo Pereira cristovao? pois é…

    • La Saléte
      Posted Junho 9, 2013 at 11:40 am

      Bom post, é incrível a capacidade do FCP se reinventar ano após ano sempre com sucesso a nível interno e internacional também. Quanto aos comentários invejosos que vejo por aqui.. nem vale a pena responder, eles já se castigam a si próprios e vâo levando liçôes ano após ano. Estavam melhor calados do que vir para aqui tendar denegrir e retirar mérito a quem é melhor. Viva o FCP!

    • cmba
      Posted Junho 9, 2013 at 11:36 am

      Só aziados.. têm uma inveja danada ao grande FCP! Adoravam que este post fosse dedicado ao vosso clube mas para vossa tristeza e frustraçâo é dedicado ao melhor clube português ! Antes aturar-vos que ser como vocês

    • Unknown
      Posted Junho 9, 2013 at 11:36 am

      100% apoiado. Não ha pior que hipocrisias

      jpp

  • Bruno
    Posted Junho 9, 2013 at 11:24 am

    O Segredo do FC Porto é ter pessoas que sabem muito de futebol e conseguem escolher os melhores profissionais, a começar pelo seu presidente que percebe mesmo de futebol, sabe avaliar os jogadores e treinadores e isso já é um factor muito importante. Depois tem todas as outras qualidades que lhe são reconhecidas. São muitos anos há frente do clube, o sucesso já não é segredo, a organização está lá e também é fundamental.

  • Unknown
    Posted Junho 9, 2013 at 11:07 am

    Esqueceram se de falar no mais importante… O apito dourado.

    O porto hoje em dia nao seria nada, 0, se tivesse tudo um Presidente não corrupto. Podia ser exactamente igual mas nao corrupto. A compra de arbitros e fiscais e as influencias em pessoas e cargos de elevada importancia no futebol, fê los afastar a concorrencia e chegar onde estão hoje.

    Parabens ao Porto mas como ja disse, sem corrupção, o Porto não era nada. Era 0.

    jpp

    • João
      Posted Junho 9, 2013 at 1:26 pm

      Oh meus amigos, mais 4ª classe nisso.

      2 anos (anos!) de escutas, 1 telefonema, iniciativa do árbitro, ZERO benefício desportivo. Paradoxalmente, se há coisa que as vossas tão queridas escutas provaram foi que nesses 2 anos o Porto ganhou sem espinhas.

      Já o Sporting, na altura da outra senhora, quando os seus dirigentes tinham por hábito entrar na cabine do árbitro de arma na mão, não sei se poderá dizer o mesmo.

      Depois disso tivemos um pouco de tudo, jantares no Sapo, ameaças ao treinador e jogadores do Estoril, viagens do Devesa Neto com a equipa para Liverpool, jogadores adversários comprados na véspera dos jogos, isto já depois dos telefonemas ao Major e muito depois das passagens do Howard King e Langenhove por alguns das casas mais afamadas de Lisboa.

      Portanto, e por muito que vos custe, a única diferença é que o FC Porto foi e é investigado.

    • S. B.
      Posted Junho 9, 2013 at 1:23 pm

      Tentar justificar o sucesso do Porto com corrupção é arranjar uma forma de explicar aquilo que não percebemos. Não é a toa que o Porto tem sido um case study tanto para clubes como para empresas ao nível da gestão, a meu ver não se vai la com estudo ou formas matemáticas é algo intrínseco ao clube e às pessoas que o compõem. Com estas pessoas o Porto só poderia ser grande.

    • André
      Posted Junho 9, 2013 at 12:50 pm

      Luis bcn

      Pinto da Costa foi condenado no tribunal desportivo, por corrupção e o Porto perdeu 6 pontos (já não estou certo do número).
      O que nos podemos questionar é como raio um homem que é condenado só o é numa instância desportiva e como é que um "clube" corrupto não sofre nada (tirar 6 pontos quando se é campeão com oito – mais uma vez não tenho certeza dos números é simplesmente ridículo, veja-se o que aconteceu à Juventus e AC Milão recentemente)!

      Não concordo que o Porto fosse hoje zero, mas é uma pescada de rabo na boca. A corrupção em Portugal trouxe títulos, os títulos trouxeram Europa a Europa trouxe prestigio, valorização de activos e dinheiro que levaram a equipas mais competitivas trazendo mais títulos.

      Mas é óbvio que uma equipa que ganha com qualquer treinador (poucos são os treinadores do Porto que me lembro de não terem ganho nada) e que apresenta um equipa "coesa" (são poucas as novelas de jogadores no Porto, relativamente a Benfica e Sporting (curiosamente nos dois últimos anos têm começado a passar cá para fora os primeiros recados públicos de jogadores para a direcção/treinador/equipa) é fruto de um trabalho que não pode ser só imputado à corrupção.

      O caso de Vale e Azevedo é diferente, pois a corrupção dele lesou o clube não o beneficiou.

    • Nuno Venâncio
      Posted Junho 9, 2013 at 12:34 pm

      Boas,

      por acaso alguém sabe se já encontraram a arma com que Mesquita Alves, administrador Porto Comercial, se terá suicidado no estádio do Dragão?

      É segundo a pouca comunicação social que falou sobre isso ele aparentemente terá conseguido a proeza de se suicidar com um tiro na nuca e esconder a arma do crime…

      Ab,

    • Unknown
      Posted Junho 9, 2013 at 12:15 pm

      Como é? Os clubs do Sul o quê? Eu sou do Sporting meu caro amigo e "infelizmente" o meu club nao enveredou pelos mesmo caminhos que os outros 2 grandes. Provavalmente teriamos mais taças para meter nas prateleiras. Sujas, mas são sempre taças.

      É comico quando diz que PdC foi absolvido e os tais clubs do Sul controlam a justiça mas depois vai ao Youtube e é o que é. lol Se calhar nao são "só" os do Sul que controlam isto ou aquilo.

      jpp

      Contra factos não há argumentos. Mas há corrupção.

    • luis bcn
      Posted Junho 9, 2013 at 11:40 am

      Exactamente, mas falando de outras coisas o Pinto da Costa nao foi absolvido? Ao contrario do Predidente do slb que foi condenado por corrupção nos anos 90, presidente esse que tambem esteve envolvido no …Apito Dourado a escolher arbitros…Ou então o Paulo pereira Cristovao. Que é feito desse? E o Eusébio que admitiu publicamente que se recusava a marcar golos ao benfica? Pois é, e o problema é que isto é a ponta do iceberg pois os clubes do sul estao protegidos pela imprensa e controlam nao só a comunicaçao social como a justiça. e nem assim…

  • hugo
    Posted Junho 9, 2013 at 10:58 am

    e depois disto tudo vão apareceu uns iluminados a dizer que esses trofeus todos deviam de ser do benfica, porque os arbitros são muito maus e que não os deixam ganhar. o discurso é sempre o mesmo.

    ontem falaram de zubizarretas, mas não falaram das pessoas que disseram bem do porto, não falaram do premio do pinto da costs no dubai, disso como é obvio já tem amnesia.

    • sergio
      Posted Junho 9, 2013 at 11:26 am

      em todos os posts do porto aparecem benfiquistas a por tudo em causa e a tirar o merito a tudo, tambem lhe digo o mesmo deixem o porto em paz e limitem-se a festejar as vossas vitorias morais.

    • hugo
      Posted Junho 9, 2013 at 11:24 am

      parece que sou bruxo xd

    • Anónimo
      Posted Junho 9, 2013 at 11:08 am

      La estao eles, num artigo em que se fala dos troféus conquistados pelo clube conseguem sempre arranjar um pretexto para falar no Benfica…Realmente começa a roçar o ridículo…
      Limitem-se a festejar os vossos títulos e deixem os outros em paz!!!!!!!

      Renato

  • Anónimo
    Posted Junho 9, 2013 at 10:32 am

    No fim do mercado de transferências, quando realmente for posto à prova, falamos, Gonçalo. ;)

    João Santos

    • Anónimo
      Posted Junho 9, 2013 at 3:31 pm

      FCPorto tem melhor matéria-prima, por exemplo, de longe. James vendido por 45 milhões, Alex Sandro e Mangala, jovens de '91, quanto acha que valem? Há algum do Sporting sequer com valor de mercado superior? Não.

      João Santos.

    • AlbertoPa
      Posted Junho 9, 2013 at 2:24 pm

      João, quem melhor que o SCP pode dizer q tem matéria prima? Seja imparcial.
      O seu FCP só tem feito bons negócios nos últimos anos pq vende para ligas inferiores e vende por rublos.

      Vencer um título inflaciona o valor do passe de um jogador, ficar em 7º lugar só desvaloriza na cabeça do negociador. A lei da oferta e da procura é que determina os valores do que se vende.

      Ao contrário do que diz e dizem, o presidente do SCP o que DIZ é que o período de saldo acabou.

      Sim, nós Sportinguistas estamos com um bom presentimento, escolhemos alguém DIFERENTE, para melhor, de tal forma que se nota até na forma como vocês reagem.

    • Anónimo
      Posted Junho 9, 2013 at 12:38 pm

      Concordo em absoluto contigo, não percebo este endeusamento ao BdC, quando nunca provou nada. Wishful thinking a mais por parte dos adeptos do Sporting.

      João Santos

    • Joao Goncalves
      Posted Junho 9, 2013 at 11:29 am

      Existem duas coisas num qualuer mercado… a necessidade de vender e o cliente que pode querer comprar.

      BdC até pode ser um presidente que quer vender alto (haverá algum que não o queira?) mas não tem capacidade negocial, pois todos sabem que o Sporting nem dinheiro para pagar salários tem.

      Portanto não esperem milagres, pois Benfica e Porto vendem como vendem porque já estabeleceram posição no mercado, e tem matéria prima, coisa que o Sporting não tem (coitados nem dinheiro para renovar contratos tem quanto mais…)

      E atenção que sou Portista!

  • Fábio
    Posted Junho 9, 2013 at 8:57 am

    Para mim o segredo foi a maneira como Pinto da Costa percebeu que o futebol era um negócio antes dos outros.

    Vendeu Futre, Rui Barros, Fernando Couto, etc e ia sempre contratando melhor. Ou seja, soube sempre capitalizar bem as vendas.

    Algo que o Benfica agora está a fazer desde que entrou o Jesus.

    Mas que o Sporting nunca conseguiu. Por isso é que o Sporting, clube que nunca vende e quando vende é por tostões, está tão longe de Benfica e Porto.

    • Paulo Almeida
      Posted Junho 10, 2013 at 2:57 pm

      exactamente fabio, a visao de PdC foi fundamental na historia azul e branca

    • AlbertoPa
      Posted Junho 9, 2013 at 2:11 pm

      Ivo quem do SCP disse que Patricio está na lista de transferências por 10M €? Quem do SCP disse que está em saldos? Tenha juizo.

    • Anónimo
      Posted Junho 9, 2013 at 11:45 am

      Patricio na lista de transferências por 10 milhões, não é saldos? Estou a ver o Patricio a vir para o porto, sinceramente..

      Ivo Martins

    • Gepeto
      Posted Junho 9, 2013 at 11:07 am

      Fernando a explicaçao e muito simples, é que alguns sportinguistas pensam que bruno de carvalho é um semi-deus do futebol quando a unica boa coisa que fez enquanto esta no clube foi nao receber salario. Neste periodo de transferencias é que se vera o que o presidente realmente vale.

    • Fernando
      Posted Junho 9, 2013 at 10:36 am

      Como é que tu podes ter essas certezas se o Sporting ainda não vendeu ninguém?

      Porque raio esta malta diz estas frases feitas só porque lhes apetece sem terem como o provar?

    • Anónimo
      Posted Junho 9, 2013 at 10:24 am

      Tens razão … Mas agora com o novo presidente isso acabou já não a Mais saldos !

      Gonçalo Guedes

      SL

Deixa um comentário