Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto pagou 8,5 ME por Militão; Mbemba custou 6,2 ME; Paulinho 3 ME; 30% de Marega obrigaram a investimento de 4,1 ME

Militão, como se esperava, justificou e vai dar um retorno financeiro e desportivo considerável, já os outros reforços até ao momento nenhum compensou o investimento, e Mbemba para 4.º central até foi particularmente caro.

A SAD do FC Porto divulgou à CMVM os resultados consumados no primeiro semestre de 2018-19, dos quais se destacam os 7,1 milhões de euros de lucro, valor que contrasta com os 23, 936 milhões de euros negativos apresentados no período homólogo, e os valores das transferências até 31 de Dezembro. Neste capítulo o campeão nacional revelou que  pagou 8,5 milhões de euros por 90 por cento do passe de Éder Militão. Já a totalidade do passe de Mbemba custou 6,2 milhões de euros. Osório (Tondela) e Ewerton (Portimonense) custaram praticamente o mesmo: 1,96 milhões por metade do passe. Os 80 por cento de Paulinho custaram 2,9 milhões. Enquanto recuperar os 30 por cento dos direitos económicos de Marega que pertenciam ao Vit. Guimarães obrigou a um investimento de 4,1 milhões de euros.

38 Comentários

  • The King
    Posted Março 1, 2019 at 12:55 pm

    -Militao como já era obvio foi uma compra à Porto como nos habituou de à uns 6 7 anos para trás…. espero que seja este o caminho….
    -mbemba para mim má contratação, contrariamente ao que muitos pensam, jogador sem ritmo à alguns anos… e um central em Portugal em que o jogo aéreo não seja o seu forte, não serve…
    -o resto é tudo dinheiro para semear… vamos ver se com as trocas com o portimonense se safa o manafa…. vamos dar algum tempo mas acho que este sim foi um tiro certeiro…..

  • Francisco Ramos
    Posted Março 1, 2019 at 11:21 am

    Estes relatórios para oficiais deixam sempre muito a desejar. É que as contas estão feitas, mas Janko, João Pedro, Waris (que veio com empréstimo com opção de compra obrigatória) não aparecem, nem os valores gastos pelos empréstimos de Bazoer e Jorge. Logo estamos aqui a falar de 10/15 milhões ocultos deste relatório de contas. Mas pronto, o buraco está lá e esta é uma das razões de ele existir.
    Analisando cada um dos valores:
    – Militão – vale o valor gasto. Internacional Brasileiro, jovem. Só tenho pena que a cláusula seja de 50M, se fosse de 60/65 saía igual e ninguém se queixava.
    – Mbemba – seria um óptimo negócio se fosse para ser titular ou 3º central. Para 4º ou 5º opção penso que seja um negócio com valores exagerados. Mas pode ser que em caso de vendas, pegue de estaca e valha o valor gasto.
    – Marega – é apenas uma maneira de maximizar o valor da venda, por isso, acredito que seja essa a ideia do clube, por isso parece-me acertado.
    – Osorio – não é um mau negócio. Algo já visto no clube, neste caso não correu muito bem, mas ainda pode dar retorno financeiro.
    – Ewerthon e Paulinho – não eram a última bolacha do pacote e continuaram a não ser. Tanto é que penso que já não temos nenhum dos 2 nos nossos quadros. Por 5M, quando estes negócios começaram em Janeiro de 2018, tinham pegado noutro tanto e tinha trazido o Nakajima. Mau negócio!
    (ou então investir estes 5M em renovar Herrera e Brahimi a 1 ano e meio de acabarem contrato).

    Espero que o Porto seja campeão para se fazer uma pequena revolução. Fabiano, Maxi, Hernani, Adrian acabam contrato e devem sair. Herrera e Brahimi infelizmente também vão sair sem nenhum retorno financeiro! (eu renovava para vendar abaixo das cláusulas, sempre era mais algum que entrava em caixa). Jogadores como André Pereira, Fernando Andrade deviam seguir o mesmo caminho. E emprestar Diogo Leite, Diogo Queirós, Diogo Costa e todas as promessas que já estão à demasiado tempo na sombra, com claros défices de desenvolvimento.

    Vendas:
    – Militão – 50M
    – Filipe – 20M
    – Marega – 25/30M
    – Sergio Oliveira – 10M
    – Sá – 5M
    – Soares – 10/15M (para a China).

    Plantel 19/20 seria:
    – Casillas e Claudio Ramos (deixava o Jorge Fernandes e mais 1M no Tondela).
    – Manafá e Contratação (um jovem internacional sub 21 espanhol, francês).
    – Pepe, Mbemba, Mangala (está a custo zero) e Fábio Cardoso (dava novamente o Fernando Andrade e mais 1/2M).
    – Teles (renovar com mega prémio e promessa de sair na próxima época) e Rafa Soares (ir buscar novamente e dar Osório em troca).
    – Danilo (igual ao Teles) e Loum.
    – Oliver, Contratação e Chiquinho (também há jogadores que podemos deixar no Moreirense).
    – Otávio, Xadas (agora encontra-se desvalorizado e conseguimos por 7/8M penso).
    – Corona, Galeno
    – Adrian (eu renovava), Contratação
    – Aboubakar, Contratação (PL daqueles que precisa de meia oportunidade para fazer 1 golo).

    • Turiacus
      Posted Março 1, 2019 at 3:10 pm

      Em relação à tua primeira parte do comentário concordo em relação a tudo praticamente. O Mbemba acredito que, com algumas saídas (Militão e/ou Felipe), ainda nos será útil na próxima época e que poderá vir a valer o investimento que fizemos nele. O Osório acredito que ainda nos poderá dar algum dinheiro ou então servir como moeda de troca para algum eventual negócio com um clube da nossa liga, tal como mencionas na parte relativa ao plantel da próxima época.
      O Ewerthon foi realmente uma negociata super estranha e que nem dá para perceber, daqueles negócios para encher bolsos alheios só pode. O Paulinho pensei que realmente iria tornar-se num jogador muito útil e que tinha tudo para ser um bom reforço mas, infelizmente, enganei-me… Por culpa do próprio jogador ou por não se encaixar no modelo do Sérgio, não sei. Acredito que o Manafá poderá ser realmente o único negócio com o Portimonense que nos irá beneficiar e que será uma mais valia.
      Em relação ao plantel, gostaria de ver o Diogo Costa integrado na equipa A e como alternativa ao Casillas mas se não for essa a ideia que seja emprestado a um clube onde tenha reais hipóteses de ser titular. Quanto à defesa, ver o regresso do Mangala era fantástico! Não sei até que ponto seria viável devido às eventuais exigências salariais do jogador ou até devido à eventual concorrência. Mas o Fábio Cardoso poderia ser uma alternativa interessante e acessível.
      O Chiquinho seria também uma belíssima contratação ou, em alternativa, ia buscar o Lucas Evangelista (tal como o Kacal sugere) ou até ambos já que o Herrera deverá sair. Integrava também o Baró na equipa A porque acho que é um dos melhores talentos que temos na formação.
      Não concordo muito com o Xadas, raramente saímos a ganhar nos negócios que fazemos com o Braga e mesmo tendo desvalorizado acredito que nos fossem pedir mais por ele. Investiria numa outra alternativa.
      Para PL é como dizes, necessitamos de um matador do estilo do Jonas ou do Bas Dost (aquele que conhecemos nas últimas épocas).

      • Francisco Ramos
        Posted Março 1, 2019 at 4:38 pm

        Os negócios com o Braga nem sempre são maus, precisamos das escolhas certas e dos parceiros certos. O Boly foi-nos vendido pelo Mendes por 6M, mas vendeu-o por 12M, por exemplo. É tudo uma questão de saber o que comprar e através de quem. Mas tal como comentei com o Kacal, foi apenas por ser um jovem português. Se encontrarmos de valia igual ou superior, sem nunca gastar mais que 6/7M, assino já por baixo.
        Baró precisa de 1 ano de empréstimo para vir e pegar de estaca. Gosto bastante mas para ter 400 minutos a época toda, vai estagnar a sua evolução. E destas palavras o mesmo para os 3 Diogo’s, daí ter dito que deviam ser emprestados para ter maturidade competitiva.
        Pensei em Mangala por 2 razões: já conhece a casa, sendo bastante feliz e acarinhado, e temos a premissa de recuperar um jogador que não joga regularmente há duas épocas. Ou escolhe salários na China ou um projecto interessante. Eu preferia ganhar 2M no Porto que 3 no Levante (sem nenhum desprimor para este), ainda por cima com o que ele já ganhou nestes anos de City.
        Já não temos matador desde a saída de Jackson. E não vamos conseguir vender Aboubakar estando praticamente 1 época parado! Daí sugerir a saída de Soares.

        • Turiacus
          Posted Março 1, 2019 at 6:16 pm

          Desportivamente o Boly não foi propriamente uma boa contratação mas lá está, fez uma boa época no Wolves e o Mendes lá o conseguiu vender pelo dobro. Até acho que o Baró já poderia ter tido alguns minutos esta época em alguns jogos da taça, embora nessa altura estivesse cá o Bazoer e tenha sido ele o escolhido em jogos de exigência menos elevada. Mas sim, para estar a ter pouca utilização é preferível que sejam emprestados a equipas em que tenham hipóteses de ser titulares e joguem com regularidade.
          Até acho possível conseguir fazer algum dinheiro com o Soares, vendendo a clubes de ligas periféricas com dinheiro (Turquia ou Rússia) ou , tal como mencionaste, para a China. Gostava muito de ver um matador a chegar ao Porto e nem me importava nada que fosse um jogador já com alguma estaleca noutras ligas a baixo custo (ou mesmo a custo 0) como o Benfica fez com o Jonas. Desde que se arranje um com essas características já fico contente.

          • Francisco Ramos
            Posted Março 2, 2019 at 10:27 am

            Eu acredito que conseguimos facilmente vender Soares por 10/15M, ainda por cima o seu empresário é o Deco, penso eu. E na compra ou seria alguém como Jonas ou alguém como Dost. Eu nunca me importei que o clube gastasse 8/10M com um avançado desde que este seja mortífero (Jackson custou 9 e ninguém se arrepende). Já os 5 do Ghilas, as pessoas criticam.
            Sobre o resto, sim. Os nossos jovens deviam ser emprestados após 1 época de B. E a equipas com a promessa de serem titulares. Por exemplo, joga 75% dos minutos, nós devolvemos 75% do que gastaram em salários. Não joga 25% dos minutos, pagam um extra pelo empréstimo. O problema tem sido muitos anos de equipa B (Pedro Moreira passou 4/5 épocas na equipa B) e depois empréstimos mal feitos (Rui Pedro passou a época passada sem jogar, por exemplo). Mas pelos interesses dos empresários no clube, não acredito que vá mudar tão cedo.

    • Kacal
      Posted Março 1, 2019 at 1:57 pm

      Na baliza, concordo.

      Na lateral direita acho que é desnecessário gastar dinheiro e apostava no João Pedro como alternativa ao Manafá, custou 2- 3 milhões e ainda é novo, já tem 1 ano de adaptação e merece uma segunda oportunidade, ele que nem uma primeira teve realmente.

      O centro da defesa adoraria ver esse que falas, mas não sei até que ponto será bom investir salário e prémio de assinatura, etc, em Mangala quando o Mbemba foi caro e tem que ser aposta a titular com Pepe na próxima época. Mas claro que ele seria sempre um excelente reforço e bem-vindo.

      Sobre a lateral esquerda, penso que o Telles é o momento certo de sair ou corre o risco de se acomodar, é fazer um bom encaixe, penso que o Atlético pode vir busca-lo.

      No meio-campo, sendo a tal “contratação” acima da média. Concordo. Mas duvido que o Chiquinho venha para o Dragão porque penso que o Benfica terá parte do passe ou opção de recompra, terá algo e nunca iria permitir. Em vez dele contrataria o Lucas Evangelista, tem muita qualidade e ainda 23 anos, foi contratado pelo Nantes por 4 milhões e segundo o transfermarkt está avaliado em 5 milhões, sendo que só participou em 14 jogos esta época e nem 900 minutos fez (886), penso que é um alvo possível por um valor entre os 5,5 e os 8 milhões.

      Nas alas penso que é preciso um extremo de outro nível caso o Brahimi saía, além do Xadas não ser propriamente um extremo e mesmo estando menos valorizado, nunca o Braga o vende por menos de 10 milhões mas a nós nunca por menos de 15, a meu ver.

      No ataque mais facilmente ficava com Soares e deixava sair o Adrián apostando no 4-3-3 com Aboubakar, Soares e mais um reforço que seria um PL mais de área, de referência e que seja matador, embora com capacidade com bola.

      Seria assim para mim, de resto concordo com o teu comentário Francisco!

      • Francisco Ramos
        Posted Março 1, 2019 at 3:35 pm

        Na lateral direita se for para substituto, penso que João Pedro serve (mas se não mudarmos de treinador, não acredito).
        Para central também concordo que Mbemba mereça uma oportunidade, o problema é que eu acho que devemos ter apenas 3 centrais de valor equivalente (tal como a época passada) e não 2 ou 4 como sugeres, daí ter falado no Mangala que está a custo zero. E podemos convencer com projectos e com prémios, visto que não joga há muito tempo. Ou aceitar Marcano de volta para 3º central, com o Fábio Cardoso.
        Também pensei isso do Teles, o problema é que assim são mudanças a mais. Mas caso vá embora, precisamos de alguém de valor equivalente. E os laterais esquerdos não andam baratos ao dia de hoje!
        A partir daqui existe um problema, acho o 4-3-3 curto para cá e o 4-4-2 curto para a LC. Penso que com um 9,5 é mais vantajoso continuar com o 4-4-2 ou com um extremo que feche dentro (algo que o Pizzi faz no Benfica) com o segundo avançado a fechar à direita. E daí as minhas opções para a frente.
        A contratação do 8 tem que ser um reforço acima da média, e não referi ninguém porque não me lembro. O Lucas é mais 10 que 8, o que encaixaria na táctica que gostarias de ver novamente. Se for para mudar de sistema era uma boa opção. Eu prefiro alguém mais como Adrien, André Gomes, João Moutinho (um box-to-box).
        O Chiquinho o benfica ficou com metade do passe e direito de opção. Um jogador despachado em 15 dias, dúvido que queira voltar, excepto se for Benfiquista. E dar metade do dinheiro ao Benfica não me chateia, pelo valor do jogador (tal como em Fábio Cardoso). E se reparares, escolhi muitos jogadores portugueses porque nos têm faltado, mesmo para as inscrições da CL.
        Também concordo com o extremo de outra valia, o problema é o valor que temos que gastar. Já é necessário para defesa esquerdo (se sair Teles), para médio centro e para avançado (um ou dois jogadores). E não nos podemos esquecer que já temos que dar 7,5M pelo Loum e continuamos a ter restruturação financeira. Daí a ideia do Xadas, como pode ser outro qualquer desde que dentro destes valores (algo que já não encontramos no Brasil, Argentina ou México).
        Reforço de PL, só faz sentido se sair 1. Só pode jogar 1, e ficar com esses 3 é muito complicado em termos de salário. E Aboubakar custou 10M, pena a lesão e não o conseguirmos vender. Daí ter sugerido o Soares.

        • Kacal
          Posted Março 1, 2019 at 10:03 pm

          O SC renovou portanto é melhor esquecer a opção João Pedro, eheh. Acreditando que ele irá continuar no comando técnico, nesse caso é preciso ir ao mercado contratar um DD. É emprestar o João Pedro a um clube da 1ª liga (gostava de o ver em acção num contexto onde seja titular na 1ª liga) e investir. Ou vamos por um lateral da 1ª liga que esteja em destaque (Kalindi? Ou outro) seguindo a política de Manafá ou é como disseste, um jovem promissor que seja uma oportunidade de negócio.

          Nos centrais, pensando bem concordo que tenhamos 3 centrais de valia semelhante. Tudo vai depender da saída ou não de Felipe, caso ele continue não é preciso ir ao mercado por um 3º central. Caso saía também, aí devemos ir e o Mangala parece-me uma excelente opção, gostava de o ver regressar. Sobre o 4º central, talvez o Osório possa servir mas o Fábio Cardoso seria uma boa opção, a mínima duvida é se o Benfica não irá intrometer-se e aí acredito que ele possa preferir rumar à Luz. Entre ser 4ª opção do Porto ou 4ª do Benfica, penso que ele optará pela segunda. Mas sugiro o Vezo como alternativa ao Fábio Cardoso caso não seja possível.

          Na lateral esquerda, realmente saindo o Telles poderão ser saídas a mais. Mas dependerá do estado de espírito dele e das propostas, caso ele demonstre vontade em sair e apareça uma boa proposta, é vender. Mas obviamente teremos que ir ao mercado buscar um central de valia semelhante ou com potencial para tal.

          Não acho o 4-3-3 curto para cá, sinceramente. Utilizamos esse sistema com Jesualdo, AVB e Vítor Pereira, não foi por isso que deixamos de ganhar e dominar. Tem muito a ver com as dinâmicas e a qualidade dos intervenientes. No entanto, como o SC renovou e o seu sistema é maioritariamente o 4-4-2, nesse caso vendia o Soares como disseste e tentava renovar com o Adrián. Nas alas é provavelmente onde teremos que investir mais fortemente num jogador, o substituto de Brahimi. Não apostaria no Xadas, sinceramente.

          Sobre o meio-campo, concordo com a vinda de Chiquinho mas lá está, o Benfica vai intrometer-se com toda a certeza e há muitas maneiras de persuadir o jogador, além disso não esquecer que o treinador mudou e poderá apostar mais nele, pode convence-lo a vir. Por isso diria que não será um alvo possível, mas o futebol não é certo e portanto é esperar para ver. Lucas Evangelista parece-me um alvo possível e eu conheço-o bem do Estoril e ele é capaz de jogar num 4-4-2, se o Óliver joga, ele também. Não é propriamente um jogador virtuoso e estilo #10, é mais um #8 mesmo porque alia muita raça a qualidade técnica, é capaz de progredir com bola e é difícil tirar-lhe a bola, tem visão de jogo, tem inteligência, tem classe, mas também recupera bolas, parece franzino fisicamente mas é um jogador que luta muito. Para mim era prioritário, mas percebo a tua preferência.

          Por fim, sobre o ataque é ficar com Aboubakar e vender Soares, tentar renovar com Adrián e investir num avançado, alguém que seja móvel e forte na área, com golo, mas que tenha qualidade técnica. É procurar bem e cabe ao scouting identificar um bom alvo.

          • Francisco Ramos
            Posted Março 2, 2019 at 10:23 am

            Não cheguei a comentar a notícia do Conceição porque apesar de já termos falado que gostávamos de ver outro tipo de futebol, se analisarmos meramente os resultados, ela é justa. Recuperou jogadores, recuperou os adeptos e, acima de tudo, voltou a colocar títulos no museu do clube. Contudo, ele ou a estrutura ainda têm muito para crescer – análise de jogadores para compra, rotação do plantel e o discurso para o exterior. Com a venda do Marega, acredito que o futebol irá mudar tal como se tem visto nos últimos jogos.

            Posto isto, João Pedro não vai servir e tem que ser emprestado a um clube de primeira liga portuguesa onde possa crescer e jogar (relembrar que nos nossos empréstimos isto nem sempre é válido, e as carreiras de Rui Pedro e Gonçalo Paciência dizem isso mesmo). Como tal, para a lateral direita é preciso uma alternativa. E se é para ser alternativa ao Manafá, não deve ser alguém muito caro (nunca mais que 2/3M).

            Para o central, acredito que o 4º central deve ser um jovem português e não alguém com 24/25 anos estrangeiro. Daí ter sugerido o Fábio Cardoso em vez do Osório (pensei em Vezo, mas acho que seja demasiado caro para 4ª opção, visto que nunca será vendido a menos que 4/5M pelo Valência). E não podem ser os Diogos porque estes têm que ser emprestados e começar a jogar (tal como Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Jorge Costa e outros na mesma linha, que tiveram empréstimos, antes de se estabilizarem no clube). O 3º central está dependente da venda (que não acredito que vá acontecer, apesar de a querer) de Filipe.

            Sobre Teles é como tu dizes. Ainda agora vi o relatório de contas do Benfica e eles gastaram 3M na renovação do Salvio. Se nós gastássemos o mesmo com Teles, Danilo, Herrera e Brahimi, nunca ninguém diria que tinha sido dinheiro mal gasto. Mas vai sempre depender da vontade do jogador. Deco foi assim convencido no ano da final da Taça UEFA.

            Concordo com esse 4-3-3 de AVB, mas os intérpretes eram outros. Se analisarmos o MC e o AT, era Fernando, João Moutinho, Guarin (Belluchi), Hulk, Falcão e James. Olhando para o plantel actual só Oliver entraria de caras por troca com Guarin e Fernando ou Danilo são de valor equivalente. Por isso, pode ter servido na altura e não termos jogadores para servir agora. Mas nunca se sabe quais vão ser as contratações (eu fico sempre surpreso com 75% delas LOL).

            Em Xadas, quando vi o jogar, via um mini Bernardo Silva (um jogador que aprecio bastante). Mas aceito que pode haver opções diferentes quando ainda não mostrou quase nada no futebol sénior. Precisa de ser é um extremo a sério e não andarmos a gastar dinheiro em Waris ou outros de valor semelhante (não sei porquê nunca experimentamos campeonatos do leste ou nórdicos para compras e tão bons resultados têm dado a outros clubes).

            Acho que o médio que vai substituir o Herrera, deve ser O reforço. Tal como este era suposto ser quando veio substituir o João Moutinho e este antes o Lucho. Precisamos de um 8 à séria!

            Avançado, não gostando ou desgostando de nenhum, preferia ficar com Soares e vender Aboubakar. Mas este último está sem mercado, por isso teria que ser ao contrário. E na próxima época sair o outro e renovar toda a frente!

            Sobre o scouting do clube, para futebol sénior ou camadas jovens, nem vamos falar! Haha.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 1, 2019 at 10:12 am

    Militão foi uma pechincha…

  • AngeloGJ
    Posted Março 1, 2019 at 12:06 am

    Juntando-me a discussão que está a se passar aqui tenho a dizer que:

    Militao vale os 8M( e qualquer coisa) pagos por ele, e’ destes jogadores que o FCP precisa, não para manter um ano mas para ficar uns 2/3 anos no clube.

    Mbemba tem qualidade, apesar de ter feito poucos jogos vê-se que com maior confiança e assumindo maiores responsabilidades na equipa será um jogador importante para o clube, discordo daqueles que dizem que contratar jogadores que não se deram bem em equipas médias europeias não é caminho a seguir, se o jogador tem qualidade e encontra um contexto favorável no clube deve ser um caminho a seguir se(Alex Telles veio de uma equipa média onde era um jogador que não calçava) já que esse tipo de jogadores são mais fáceis de aliciar, e’ preciso contratar bem.

    Em relação aos outros, 6M por 3 jogadores onde 1(Ewerton) não é melhor do que os jogadores que andam na B, o Osório até compreende-se mas ficou queimado por um mau jogo onde o maior culpado foi o seu companheiro e não propriamente o próprio e Paulinho que tem qualidade mas parece que não gostava de se esforçar nos treinos e era claramente entre ele e o Otávio(só um poderia ficar), ficou o jogador que SC mais aprecia, e’ um negócio mau, fiquei sem entender por exemplo se Paulinho ainda é ou não jogador do FCP, Osório por mim e’ jogador para vender, tem qualidade mas não para um grande, está a ganhar protagonismo no Vitória e deveria se aproveitar para vender no final da época, o Ewerton já está no Japão e agora e só ver se os japoneses compram o jogador.

    QuAnto a discussão sobre o plantel da próxima época eu aproveitava para vender vários jogadores e formar uma equipa mais a imagem do treinador(já muita gente se esqueceu que quando SC chegou estes jogadores não eram jogadores que enquadravam no estilo mas foram os jogadores que mais se adaptaram ao estilo de jogo implementado pelo treinador) aliando jogadores físicos mas mais técnicos e mais inteligentes, nesse sentido as saídas seriam:

    -Militão, 50M.
    -Felipe, 16M, aproveitar o momento para vendê-lo, bicampeão 3 anos de experiência na Europa, não é um fora de série mas claramente interessa a equipas média altas da Europa, vejo o no Mónaco ou no Marselha na próxima época.
    -Alex Telles, 30/35M, ruma ao Atlético de Madrid ou Chelsea.
    -Marega, 35M, onde o mercado enviar.
    -Soares, 16M, vendido para um clube do campeonato chinês, este é o momento para o vender.

    5 grandes vendas que podem dar ao clube quase 150M, juntar depois a esse valor as vendas dos emprestados onde prevejo que seja possível fazer um valor próximo dos 30M, e por fim esse encaixe todo pode amenizar as saídas a custo 0 de jogadores caros como Maxi, Fabiano, Herrera, Brahimi, Adrian Lopez e Hernâni.

    Seria verdadeiramente uma grande revolução mas acredito que este é o momento certo para fazê-lo, se o FCP conseguir manter o SC então pode dar-se ao luxo de fazer uma equipa nova pois tem um treinador que é capaz de servir de âncora no que a estabilidade diz respeito e tem o carácter e perfil para ser um disciplinador e agregar o grupo.

    E para ter um ideia o plantel sem esses jogadores poderia ficar:

    GR: Iker, Vana e Diogo Costa
    Laterais: Manafá
    Centrais: Pepe, Mbemba e Diogo Leite
    Médios: Danilo, Loum, Óliver e Sérgio Oliveira
    Extremos: Otávio, Corona, Galeno
    Avançados: Aboubakar, Fernando e André Pereira

    Onde seriam necessários 3 laterais, 1/2 centrais, 1 médio de grande qualidade, 2 extremos e 2 avançados, 9/10 reforços, muitas medidas não haja dúvida mas este é o momento certo para fazer estas medidas.

    • Antonio Clismo
      Posted Março 1, 2019 at 8:50 am

      Vai depender muito do treinador que o Porto tiver na próxima época.

      Se for o Jorge Jesus conta com pelo menos 30 aquisições para depois espalhar na equipa B ou por empréstimo.

      De qualquer das maneiras o Porto vai precisar imenso dos bons jogadores da formação. Mas nunca para jogarem num primeiro plano, apenas para compor o plantel como 3ªas ou 4ªas opções.

      Aconselharia o Diogo Costa, Diogo Queirós, Diogo Leite, Romário Baró, etc a procurarem um clube que aposte verdadeiramente neles já no próximo Verão. Seja no estrangeiro, seja onde for. Se continuarem no Porto aos 25 anos ainda estarão a jogar na equipa B.

    • RicardoFaria
      Posted Março 1, 2019 at 8:17 am

      Eu também confio que o nosso clube vai ser campeão mas ainda não podemos afirmar que no final da época, o Felipe vai ser bicampeão e depois pelo valor de 16M é pouco provável que o Porto o venda.
      De resto concordo contigo.

      Saudações DesPortistas!

    • Kacal
      Posted Março 1, 2019 at 2:27 am

      Em relação ao teu plantel. Na baliza concordo, nos centrais também faltando um reforço e apostaria em Rúben Vezo. Nos laterais talvez apostasse em João Pedro como alternativa ao Manafá (continuo a ver qualidade nele e ter esperança). E não ficaria com o André Pereira, emprestava. Fernando contava mais com ele para as alas e apostaria num matador para a frente, mais de área.

      1 central, 2 laterais esquerdos (quem sabe uma aposta em Oleg como suplente tendo o Manafá sempre como opção de recurso), 1 médio de grande qualidade como disseste, 1 extremo e 1/2 avançados.

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:29 pm

    Militão foi um achado e, infelizmente, já vai embora no final da época.
    Mbemba ainda agora chegou e sempre que jogou mostrou que tem qualidade para se afirmar portanto o dinheiro não parece ter sido mal gasto.
    Marega tinha sido caro quando foi contratado e no ano passado teve, supostamente, uma proposta de 25M ou 30M de euros e espero que no final da época seja transferido.
    Paulinho até nem foi caro mas estava na cara que não servia para a tática utilizada pelo treinador.
    Osório e Ewerton não me parecem ter qualidades para o futebol português mas o valor investido é facilmente recuperável e o brasileiro até já saiu para o continente asiático.

    Apesar de voltarmos ao verde, no final da época vai ser necessário transferir alguns jogadores por isso penso que Alex Telles (35/40M), Militão (50M) e Marega (25M) podem abandonar o clube para além dos jogadores que, infelizmente, vão sair a custo 0.

    Saudações DesPortistas!

  • Marcos
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 10:05 pm

    Saídas: Militão (50), Marega (25?), Telles (40), Felipe (20/25), Herrera, Adrian, Maxi, Hernani, Brahimi a custo 0.

    Entradas/Regressos/Subidas: Galeno, Diogo Costa, Romário Baró, Osório, Jorge Fernandes

    Empréstimos: Diogo Queirós, Diogo Leite, Madi Quarta

    GK: Iker, Diogo Costa (ambas as taças), Vana
    DD: Manafa, João Pedro
    DC: Pepe, Mbemba, Osório, Jorge Fernandes
    DE: contratação, Oleg
    MD: Danilo, Mikel/Rui Pires?
    MC: Loum, Baró, Oliver, Sérgio Oliveira
    Extremos: Corona, Galeno, Otávio, contratação
    PL: Soares, Aboubakar

    Se possível era um upgrade no PL e contratar um extremo experiente para rodar, dando oportunidade ao Galeno a titular. DE tem de ser um titular também.
    Uma hipótese remota mas que gostaria de ver explorada era o regresso de Mangala a custo 0, saindo Osório ou Jorge Fernandes, ficando Mbemba como 3 central e iria jogar várias vezes, quer pela idade de pepe quer pelas várias competições, mais rotatividade era necessária.

    Era este o meu plano. Gastando pouco e aproveitando a formação…

    • WildFury
      Posted Março 1, 2019 at 12:35 am

      Com esse plantel competíamos pelo 2º lugar.
      Faltam, no minimo, 1 DD Titular, 1 DE Titular porque o Telles sai.
      No meio campo penso que conseguíamos aproveitar a B/formação (sem ser Bruno Costa, não vejo nada nele).
      No ataque face à saída de Brahimi precisamos de 2 Extremos desequilibradores e o avançado matador, que desde Jackson os nossos PL’s são anedóticos.

      PS: Nunca Osório ou Jorge Fernandes podem ser opções para a nossa defesa.

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:07 pm

      Com o devido respeito,percebo a intenção mas com esse plantel o Benfica passeava para o ano.

      • Antonio Clismo
        Posted Março 1, 2019 at 8:53 am

        Engraçado porque se jogassem no Benfica, não tenho dúvidas que Diogo Costa, Queirós, Leite ou Romário Baró já seriam indiscutíveis na equipa principal.

        A forma com que se aposta e se aproveitam os jogadores é que é uma comédia para os lados do Porto.

      • Kacal
        Posted Março 1, 2019 at 2:22 am

        Concordo que faltam mais 1 ou 2 reforços. Um médio e um avançado pelo menos.

        Mas de resto não vejo mal no plantel do Marcos.

        Baliza: trocou Fabiano por Diogo Costa, mas mantém Casillas e Vaná, parece-me perfeitamente válido;

        Centrais: a dupla Pepe – Mbemba com rotinas desde inicio e continuidade, penso que dará bem conta do recado com o português a “patrão” da defesa e a jogar no lado onde mais rende. Ficamos com um 3º central pior que este ano, sim, mas o 4º central é ela por ela com Diogo Leite (tem potencial, mas ainda não o atingiu e se afirmou), acho que pode ser suficiente até porque Danilo pode jogar a central em caso de necessidade, mas admito a contratação de mais um central;

        Laterais: o Marcos pôs “contratação” no lugar do Alex Telles, obviamente teria que ser um elemento de nível semelhante ou muito promissor. Como alternativa tem Oleg, esta época não tivemos ninguém logo passa a ser um “upgrade” logo. Na direita sai Maxi e fica João Pedro, estando o uruguaio já “sem pernas” e o João Pedro tendo já 1 ano de adaptação e fazendo a pré-época, o treinador dando-lhe mais confiança, não ficamos a perder;

        Meio-campo: na posição de trinco temos Danilo na mesma, em vez de ninguém como este ano teríamos Mikel ou Rui Pires, é melhor do que não ter ninguém. A médio centro, sim, aí acho que precisamos de um reforço para substituir Herrera, mas de resto também temos mais soluções com as apostas em Loum e Baró mais o regresso do Sérgio Oliveira;

        Alas: teríamos Corona e Otávio na mesma mas teríamos Galeno em vez de Hernâni (um “upgrade” para mim) e se o reforço for acima da média, ficamos bem;

        Ataque: aqui concordo que tem que entrar um avançado para substituir Marega, mas seria um avançado capaz de ser referência ofensiva e um matador mais de área, a meu ver.

        Espero ver um 4-3-3 na próxima época como sempre tivemos desde Jesualdo até ao Vítor Pereira.

        Mas concluindo, concordo que faltam mais uns 2 reforços acima da média no plantel do Marcos. Um médio e um avançado, talvez um central além dos tais “contratação” que ele já refere, mas o resto do plantel parece-me com mais opções.

  • tony cebola
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 9:44 pm

    Impressionante! Com aproximadamente 60 milhões de euros vindos da champions consegue ter apenas um lucro de 8 milhões, terá de vender forte e feio no segundo semestre para conseguir ter lucro no exercício. O Porto está a gastar demasiado para as receitas que consegue gerar.

  • Explorador do Submundo
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 9:37 pm

    Militão – Nada a dizer sobre o que foi investido nem que tivesse costado o dobro valeria a pena, contratação a fazer lembrar os tempos de ouro do futebol de compra e venda dos melhores talento sul americanos, no entanto será com certeza uma exceção, dado o momento difícil que o São Paulo atravessa e as bolas relações entre os dois clubes.

    Mbemba – não gostei do perfil da compra, jogadores ”com nome” recambiados das principais ligas de clubes de meio tabela foram a nossa desgraça no inicio deste século(Pizzi,Maric,Pavlin,Kaviedes,Esnaider,enfim…e a meio desta década : Osvaldo,Adrian – jogava no Atlético que está claramente num patamar,ou dois,acima mas mesmo assim enquadra-se,Cissokho, take 2.0, Bueno, Layun ainda deu um semi jeito, mas pronto…é melhor não me alongar que senão dá me dores de cabeça), no entanto acho que com este ainda nos vamos safar, sempre que jogou mostrou qualidade(e polivalência),ainda não reclamou pela falta de minutos(se bem que suspeito que tem ”promessa” para jogar para o ano.

    Marega- Se investiram tanto no passe dele é porque muito certamente já têm comprador na mira…Resta saber aonde.

    Paulinho – Podia render com outro treinador, foi uma aquisição de pânico e não se enquadrou com o Sérgio mas pés esquerdos daqueles com aquele toca de bola não se encontram todos os dias.

    Osório – Dava-lhe mais um ano a rodar na primeira liga, Um jogador que veio de um nível de competição baixíssimo(Venezuela é, após a Bolívia o pior campeonato da América do Sul) e afirma-se como ele se afirmou em Portugal tem certamente qualidades inatas, mas ainda precisa de ganhar calo.

    Ewerton – ??????

  • Kacal
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 9:00 pm

    Mbemba e Militão acho que foram excelentes negócios. Por mim até vendia o Felipe e apostava na dupla Pepe – Mbemba a partir da próxima época. Do pouco que vi gostei, mas não me surpreende, sempre achei bom central e não fui um dos que foi contra a contratação e criticou, a passagem pelo Newcastle foi um mau contexto, correu mal mas não espelha o valor dele. É 4º central neste momento, mas poderá assumir um papel importante em breve logo acho que foi uma contratação acertada. O Militão obviamente foi.

    Os restantes, excluindo o Marega que pelo menos já fez render o que gastamos na época passada e deve dar lucro, os outros foram negócios desnecessários e sem sentido, mas pode ser que ainda recuperemos o investimento já que o Osório está a dar-se bem em Guimarães e a valorizar e os outros dois podem ter mercado. Além disso não foram tão caros como pensava, pensei que tivesse sido pior. E pronto, lucro é lucro e seja quanto for é sempre positivo, fizeram um bom trabalho de reacção em relação ao ano passado.

  • CarlosFCP
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 8:59 pm

    Ainda não considero o mbemba caro porque ainda não jogou quase nada, talvez venha a jogar mais na próxima época.

  • MiguelF
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 8:17 pm

    Militão vale cada cêntimo pago e além de render desportivamente vai render economicamente num futuro próximo.

    Do que vi, do pouco, do Mbemba até agora gostei e acredito que possa vir a ser uma opção. Sabe sair a jogar, não tem comprometido no pouco tempo que jogou e parece-me certinho defensivamente.

    Quando ao resto (até posso dar o benefício da dúvida a Osorio pois não me parece mau central mas sem qualidade para um grande) é simplesmente gastar muito mal.

    Paulinho era dos melhores jogadores fora dos grandes mas veio para aquecer o banco e nada mais. Era o estilo de jogador que se via de longe que o Sérgio Conceição não ia apostar. Ewerton é outra contratação que não lembra a ninguém.

    Com o dinheiro destes dois do Portimonense se tivessem apostado no Nakajima, passado pouco tempo de chegar, é que tinha sido bem investido mas desde o final da época passada que estava longe dos bolsos de clubes portugueses!

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 8:03 pm

    Caso o Felipe saia no Verão (assumindo que o Militão já está vendido), o Mbemba tem uma boa oportunidade para assumir um papel importante na equipa, gostei bastante do pouco que vi dele. Muito rápido, pareceu ter mínima qualidade na saída. Seria uma boa aposta pelo Porto.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 9:02 pm

      Concordo totalmente, Tiago. Também venderia Felipe e apostava em Mbemba ao lado de Pepe. Manafá continuará para ser aposta e espero que consigamos manter o Telles, também não podem sair todos. Devíamos apostar tudo em renovar com Brahimi pelo menos. Danilo duvido que saía já que está desvalorizado neste momento e terá que voltar a “ganhar a transferência”. Perdeu cotação e terá que recupera-la.

    • Madame Tatica
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 8:21 pm

      Partilho da mesma opinião.
      Com as saídas que se prevêem e avizinham, faltará reforçar com a maior das prioridades o lado esquerdo da defesa, extremos para ambos os lados e ponta(s) de lança.
      Internamente, apenas o Mbemba tem capacidade para assumir um lugar de caras.

      • Prontauro
        Posted Março 1, 2019 at 10:09 am

        Vejo também bastante potencial no Manafá (precisas talvez de melhorar defensivamente), mas já se pode considerar que ele seja mais ou menos titular. E nesse caso tens razão.
        De qualquer forma, com as inúmeras possíveis/prováveis saídas (Fabiano, Maxi, Militão, Telles (?), Felipe (?), Herrera, Sérgio Oliveira (?), Hernâni, Brahimi, Marega (?) e Ádrian), bastantes entradas são também esperadas. Poderia até dizer que alguns jovens da formação (Diogo Costa, Leite, Queirós, Rui Pires, Baró…) poderão também ter a sua oportunidade, mas atendendo ao que vejo no clube, isto não passará de uma utopia, infelizmente.

    • The Mo
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 8:20 pm

      Saídas vamos ter muitas, Militão e Marega são os únicos que irão garantir encaixe.
      De resto Brahimi, Herrera, Casillas, Máxi, Hernâni e Adrian Lopez vão sair a custo zero.
      Felipe não sai, e não entendo como a maioria dos portistas o quer ver pelas costas, é um excelente central para a nossa e realidade é para além disso ele é o Telles tem prazer em jogar no Porto.
      Danilo também duvido que saia, com as lesões que tem tido perdeu muita cotação.
      Gostaria de ver Diogo Costa a ser aposta na equipa principal, mas aposta a sério, tem potencial para vir a ser um grande guarda redes.
      Romário Baró é outro que devia ser aposta no lugar de Herrera.
      Dos jogadores que temos emprestados o único que se aproveita é Galeno.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 9:08 pm

        Falo por mim, o Felipe não é central que aprecie. Gosto da sua garra e seu gosto em jogar por nós, a sua atitude. Mas as suas falhas de concentração, as más abordagens e a excessiva agressividade não me agradam, além de ser um central que a sair a jogar não é nada de mais, mas é uma questão de estilo de central, nada mais, nada contra o Felipe. Preferia manter outros como Telles, Danilo e Brahimi, o próprio Herrera, se isso significar que o Felipe sai.

      • FCPenta
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 9:03 pm

        Se o Porto quer recuperar financeiramente tem de ser mais cínico na gestão do plantel. Adoro o Felipe mas o timing da venda não pode falhar como falhou com Brahimi e Herrera. É agora. Bicampeão e antes dos 30.

        Há Mbemba, Leite e Queirós para rentabilizar destes dois últimos um tem de sair para rodar.

        Pepe tem dois anos de futebol pela frente.

        Quem se nega a tomar as decisões difíceis vive numa realidade paralela, o Porto precisa de ser muito melhor neste aspecto.

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 8:49 pm

        Gosto muito do Felipe, era apenas um “se”. Espero que não saía, já vamos ter muitas saídas (e a custo zero).

Deixa um comentário