Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto só cumpriu parcialmente as metas do fair-play financeiro e vai continuar a ter restrições nas transferências e inscrições

Não tem impedido os azuis e brancos de fazer grandes investimentos no mercado (só no último Verão foram mais de 60 ME em reforços) e principalmente de ter plantéis como Sérgio Conceição gosta, por isso…

A UEFA revelou que o FC Porto apenas “cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20” em termos de fair-play financeiro, pelo que irá manter as restrições em vigor para a próxima temporada. “Considerou-se que o FC Porto cumpriu apenas parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20 e, como resultado, as medidas desportivas condicionantes previstas no seu acordo, como a limitação do número de jogadores na lista A (nas competições europeias) e as restrições de transferências, continuarão a aplicar-se na temporada 2020/21”, pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que gere o futebol europeu. Recorde-se que o campeão nacional tem tido restrições desde 2017-18.

42 Comentários

  • AbreLatas
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:19 pm

    Acho que esta pseudo restrição é mais castigo do que uma restrição mais pesada. Lá vão mais uns 50 milhões para o boneco.

    Só ouço falar no Zaidu (e bem) e depois no Cláudio Ramos e centrais quando são as únicas posições que estao “bem”. Dois defesas esquerdos, um Defesa direito, um trinco, dois extremos e trocar os avançados todos era mais importante.

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 7, 2020 at 6:37 pm

      Para lateral direito não é preciso, já têm o Renzo Saravia.

      • ESC
        Posted Agosto 7, 2020 at 6:58 pm

        Saravia só volta em Janeiro, além de se ter mostrado curto no tempo que passou no Porto.

      • AbreLatas
        Posted Agosto 7, 2020 at 7:17 pm

        Tens razão, esqueci-me do saravia. Ele, Tomás Esteves e ainda Manafa, João Pedro e Janko tornam a direita uma não prioridade.

        • Valderrama
          Posted Agosto 7, 2020 at 8:22 pm

          Acho que o Antonio Clismo estava a ser irónico. Ter muitos jogadores não quer dizer que eles tenham um nível mínimo para jogar num grande em Portugal.
          A lateral direita é claramente uma prioridade desde a saída do Ricardo Pereira, é constantemente a posição mais debilitada do onze.

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 7, 2020 at 8:47 pm

        Estava a ser irónico, claro.
        Pelo que mostrou, Saravia nem no Salgueiros teria lugar…

        Foram milhões atirados ao ar.

      • Marques
        Posted Agosto 8, 2020 at 2:49 am

        E vós o Super Almeida.

  • O tal Portista
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:29 pm

    Esta direção se tivesse vergonha já se tinha demitido há muito…

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:33 pm

    O Pinto da Costa está descansado. O amigo Jorge Mendes encarregar-se-á de injectar os milhões que forem necessários via ”transferências” para os seus clubes ficando com os passes dos jovens jogadores na mão.

    O problema é que estão de mãos atadas neste momento quando têm que fazer 100 milhões de lucro só neste mercado de transferências para cumprirem o fair-play financeiro.

    Ora contando com os 40 milhões que devem receber da Champions precisam de vender muitos mais jogadores para fazerem este valor de lucro. Vão tentar vender principalmente os jogadores que estão no último ano de contrato porque arriscam-se a perderem-nos a custo zero como é o Alex Telles, Otávio, Soares, Aboubakar, Sérgio Oliveira ou Marega.

    Não podemos esquecer que Pepe está com 37 anos e Marcano 33 e a recuperar de uma lesão gravíssima.

    Depois existem jogadores que querem sair como Danilo Pereira, Zé Luís, Marchesín e Uribe (devido aos acontecimentos da festa dos jogadores há uns meses) jogadores a contas com procedimentos disciplinares (Nakajima… só o jogador que mais custou no plantel)..

    Ora o FC Porto está numa situação periclitante, diria que têm estado nos últimos anos à beira do abismo e que já deram muitos passos em frente, só ainda não caíram porque aparentemente a gravidade não funciona da mesma forma para aqueles lados.

    • ESC
      Posted Agosto 7, 2020 at 6:59 pm

      Se o Uribe e o Marchesin te disseram que querem sair porquê que o Luiz Dias não disse o mesmo? Não tens o número dele? Seria o único a aproveitar para um grande clube desses 3…

    • RicardoFaria
      Posted Agosto 7, 2020 at 7:20 pm

      Onde viste que o Marchesín e o Uribe querem sair?

      Saudações DesPortistas!

    • Diospiro
      Posted Agosto 7, 2020 at 7:24 pm

      Este comentário é tão mau que nem sei por onde pegar.
      Primeiro toda a gente sabe com quem o Jorge Mendes tem negócios, e não é com o Porto há já alguns anos.
      Segundo, diz que o Porto tem de vender 13 jogadores, metade de um plantel. Até jogadores que só estão há um ano já querem sair, e foram campeões incontestável me, fará se ficasse em segundo.
      Terceiro, o mito da falência, fairplay financeiro não é sinônimo de falta de dinheiro. Preocupem-se com os 100 milhões desaparecidos do pseudo-prodigio

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Agosto 7, 2020 at 7:48 pm

        Ainda não lhe passou a azia do João Félix?

      • Aurinegro
        Posted Agosto 8, 2020 at 9:30 am

        Tem calma com esse complexo.

        O pseudo-prodigio tem a maior clausula de sempre o futebol português, mas deve sair (se alguém o quiser) por um valor muito abaixo desse.

    • O tal Portista
      Posted Agosto 7, 2020 at 10:44 pm

      Já que aparentemente tens o número do PdC tenta lá lhe convencer a vender o Marega que nos fazias um grande favor. Já essa do Marche e Uribe foi só ridícula, assim como essa de dizer o Jorge Mendes injeta dinheiro no Porto, visto que basta uma pequena pesquisa e um bocadinho de nada de noção para chegar à conclusão quem são os clubes com quem ele tem melhores relações (e obviamente o FCP não é uma dessas).
      Vou ser bem sincero, normalmente gosto bastante dos teus comentários (e os nomes que sugeres até dão bastante jeito para o meu save com o Espinho no FM ehehehe), mas isso de em todos os posts do Porto tocares no mesmo ponto da falência e de estarmos à beira do abismo é só ridiculo.

      Saudações DesPortistas!

  • GoldenFCP
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:39 pm

    Não muda grande coisa, continua tudo igual. Mas só o facto de continuar mos sob alçada da Uefa comprova que a incompetência do pdc e da direção continua toda lá e não vai acabar enquanto ele não sair.Ele, o filho e os associados claro.
    Em relação ao mercado, deverão ser feitas umas 6 contratações. Importantíssimo contratar um matador, um extremo direito, dois defesas esquerdos é um defesa direito. Pedro Gonçalves não nos pode fugir, assim como o Zaidu. São jogadores com margem de progressão elevada, o ideal neste momento

  • ESC
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:49 pm

    Tendo em conta a péssima visão de mercado de Conceição, até pode ser uma boa notícia para o clube. Se já assim gasta imenso dinheiro em jogadores medianos e sem margem de progressão, com carta branca seria desastroso a médio prazo (muitos jogadores do plantel teriam dificuldades em agradar um novo treinador)

  • Nuno Pereira
    Posted Agosto 7, 2020 at 6:50 pm

    Ate parece que faz muita diferenca.
    O mais revoltante foi o Benfica perder o campeonato para uma equipa intervencionada pela UEFA, quando o Benfica tinha feito uma das maiores vendas da historia do futebol…

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Agosto 7, 2020 at 9:48 pm

      Na medida em que
      serem ‘intervencionados pela UEFA’ não tem qualquer tradução prática, não faz muita diferença.

  • Kacal
    Posted Agosto 7, 2020 at 7:51 pm

    Tudo o que não seja vender Marchesín, Marcano, Telles, Danilo, Corona, Marega, Aboubakar, Soares e Zé Luís com a possibilidade ainda de Sérgio Oliveira e Otávio caso não renovem e Nakajima caso não conte para SC e Diogo Leite caso a tal proposta do Valência venha, apostando na restante base e nos jovens talentosos que temos também é reforçando o plantel com poucos reforços mas criteriosos e com cabeça, para mim será gestão danosa, novamente! Não podemos continuar e hipotecar o nosso futuro em prol do presente. Depois está direcção vai embora mas nós (adeptos) e o clube continuamos aqui e ficaremos na “lama”, já chega! SC deve renovar… veremos qual será a gestão, mas isto é lamentável!

    • Valderrama
      Posted Agosto 7, 2020 at 8:28 pm

      Acho extraordinariamente improvável que o Porto consiga vender Marcano e Aboubakar (pela questão física), acho difícil que consigam vender Soares e Marega que dentro de meio ano podem assinar de borla por outro clube, acho duvidoso que se venda Nakajima e Zé Luís tendo em conta quanto custaram e quanto desvalorizaram e acho que também não faz sentido a venda do Marchesin.
      Tendo em conta a obrigatoriedade de realizar mais valias avultadas tenho sérias dúvidas que Diogo Leite seja o único jovem a sair

      • Kacal
        Posted Agosto 7, 2020 at 10:36 pm

        Marchesín faz sentido vender porque já tem mais de 30 anos e deve ter mercado no México que costumam pagar bem, podemos reaver o investimento e apostamos forte no Diogo Costa, depois o Cláudio Ramos pode vir para suplente que virá a baixo custo.

        Depois os outros terão que ser vendidos mais barato, que remédio. É analisar as propostas e ver se é melhor vender ou manter. Podemos sempre tentar renovar com eles com a promessa de os vender. No caso do Nakajima, é um talentoso jogador e terá interessados com certeza.

        Mas sim, talvez não seja o único jovem a sair o Diogo Leite e precisando de dinheiro em mais-valias vender os jovens por 15 milhões é irrecusável, mas espero que se mantenha Diogo Costa, Vitinha e Fábio Vieira pelo menos.

        • Valderrama
          Posted Agosto 7, 2020 at 11:55 pm

          O Marchesin chegou apenas há um ano, acho que a contratação do Cláudio Ramos para número dois na baliza é para poder ter o Diogo Costa a rodar um ano antes de se ponderar a sua titularidade no Porto.
          Para alguns dos que falas duvido que haja sequer propostas.
          O Vitinha e o Fábio Vieira ambém seriam os jovens a quem daria toda a prioridade em tentar manter

          • Kacal
            Posted Agosto 8, 2020 at 12:43 am

            Se pedirmos valores absurdos não há propostas, mas por valores razoáveis acredito que hajam. Em última hipotese por mim podem ir.

            Sobre a baliza, concordo que deve ser essa a ideia do clube mas eu optaria pela minha ideia.

            E sobre Vitinha e Fábio Vieira, subscrevo.

    • O tal Portista
      Posted Agosto 7, 2020 at 10:32 pm

      A venda do Marchesin, segundo saiu no OJogo não é nada improvável. Entre Telles e Corona era importante o Porto manter pelo menos 1! O Telles se sair é para o United (o Chelsea aparentemente perdeu o interesse) porque tirando eles não vejo ninguém a pagar 25/30M por ele a não ser que alguma equipa perca o seu lateral (Leicester ou Sevilha?). Já o Corona é realmente uma incógnita já que ainda não apareceram grandes rumores. O Marcano coitado, se antes ninguém o achava grande coisa quanto mais agora…só se aparecesse uma proposta do Médio Oriente. O Aboubakar é uma questão muito complicada e sinceramente só o vejo a sair para um clube fraco da França. Bem, pelo que sei o Porto está interessado num extremo do Amiens (se não me engano é Mendonza o nome do rapaz) e quem sabe não aceitavam uma troca. O Soares acredito que saia (fala-se do interesse do Torino) e o Zé Luis posso garantir que sai, seja para o Besiktas que está bastante interessado nele, seja para o Oriente Médio. Já o Nakajima e o SO (que esperemos que renove) não saem, e o Otávio para ser bem sincero, não faço a minima ideia do que o Porto optará por fazer com ele. E o Marega infelizmente vamos ter que levar mais um ano com ele…
      O Diogo Leite será certamente vendido, e só não sairão mais jovens se o Porto conseguir vender o Danilo (segundo o Fabrizio Romano o Arsenal está desistir do Partey e acredito que depois de desistirem dele irão acabar por avançar pelo Danilo).
      Já o Conceição, pode ser whisful thinking mas tenho o feeling que não vai renovar. É um treinador que me deixa muito frustrado já que em termos de defender o clube e manter a equipa unida e focada é dos meus preferidos de sempre. Mas deixa demasiada a desejar no futebol apresentado, a não ser que este final de época lhe tenho feito perceber que a equipa pode muito mais do que fez durante a época!

      Saudações DesPortistas!

      • Miguel Lopes
        Posted Agosto 7, 2020 at 11:18 pm

        Vocês ainda vão ter saudades do Marega

        • Kacal
          Posted Agosto 8, 2020 at 12:44 am

          Eu cá não vou porque ele até pode fazer sempre 10 golos por época no campeonato (minimo) e seremos campeões todos os anos que vou continuar sem ser fã.

      • Valderrama
        Posted Agosto 8, 2020 at 12:01 am

        Zé Luís deve ser difícil sair sem ser por empréstimo, aliás os clubes de quem se fala reforçam essa ideia. Aboubakar tem um dos maiores salários no Porto (das poucas situações em que o processo de renovação até foi bem gerido mas tiveram muito azar no timing da lesão) pelo que não irá com toda a certeza para a segunda divisão francesa. O normal é que saia emprestado este ano (se passar os exames médicos) e abandone o clube em fim de contrato daqui a um ano

        • O tal Portista
          Posted Agosto 8, 2020 at 1:04 am

          Como é óbvio não sou um super jornalista com fontes super confiáveis, mas com uma pesquisa rápida e com as fontes certas dá para chegar à conclusão que o Porto já recusou uma oferta do Besiktas por empréstimo exatamente por não ter opção de compra obrigatória. Logo, imagino que o Porto vá fazer de tudo para libertar o jogador e também há interesse por parte dos turcos.
          Já sobre o Abou aquilo que comentei foi puro chute (como diriam os brasileiros). Também duvido que seja possível vende-lo e sinceramente um empréstimo em que a outra equipa pagasse 60/70% do salário já seria positivo para o Porto.

      • Kacal
        Posted Agosto 8, 2020 at 12:58 am

        Eu cá espero que tenhas razão em tudo eheh, subscrevo! Acrescento apenas que no caso do Sérgio Oliveira referia-me a sair caso não renove.

        Saudações DesPortistas!

        • O tal Portista
          Posted Agosto 8, 2020 at 9:57 am

          Hoje já falam da venda do Fábio Silva ehehehe. Quando começava a ganhar esperança que este ia ser um mercado positivo ainda somos capazes de vender os miúdos para manter cá os cepos do costume.
          Enfim, mesmo que acabemos por vender alguns jogadores estar a hipotecar o futuro do clube é sempre má notícia! Só o futuro nos dirá.

          • Kacal
            Posted Agosto 8, 2020 at 2:28 pm

            Pois, eu cá me parece que vamos vender os jovens quase todos e depois vender apenas 1-2 jogadores dos restantes e manter os mesmos do costume, é realmente por em risco o futuro do clube mas que importa? Esta direcção quer é tentar vencer agora, depois vai embora e os outros que se aguentem.

  • Chico
    Posted Agosto 7, 2020 at 8:10 pm

    Aparentemente não tem impacto nenhum. O Porto continua a movimentar-se no mercado exatamente da mesma forma.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 7, 2020 at 8:24 pm

    Nada de novo portanto.

    O fair play financeiro é uma treta e sempre o foi.

    • Chico
      Posted Agosto 7, 2020 at 9:21 pm

      É mesmo isso, já dizia o outro, o fair-play é uma treta. Continua tudo igual, a banca continua a suprimir as necessidades dos grandes clubes nacionais, o que acaba por gerar concorrência desleal.

  • LevonAronian
    Posted Agosto 7, 2020 at 8:53 pm

    Ou seja, o castigo é terem de fazer no próximo ano o que deviam ter feito neste? O que acontece se não cumprirem no próximo ano? Adiam outra vez?

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 7, 2020 at 11:44 pm

    Não tenho a certeza, mas acho que li num jornal qualquer, que este ano e devido à pandemia, a UEFA iria permitir o deslizar do cumprimento das regras em 1 ano. No entanto, os clubes que não tivessem conseguido cumprir, iriam continuar a ter todas as limitações e que teriam de cumprir no ano seguinte, ou seja, o Porto não cumpriu, mas vai ter de vender e poupar nos ordenados para chegar lá.
    E a melhor forma, é vender jogadores da formação que têm reduzido valor contabilístico e que geram mais valias que a venda de jogadores adquiridos, de acordo com os jornalistas!?

  • Kafka
    Posted Agosto 8, 2020 at 12:33 am

    Aquele momento em que os portistas que há semanas atrás criticaram a despenalização do City, agora remetem-se ao silêncio e afinal a UEFA já não é uma vergonha, como não adorar

  • FCPenta
    Posted Agosto 8, 2020 at 1:21 am

    Saídas: Telles 25M, Corona 30M (70% = 21M), Danilo 20M, Marega 18M, Soares 10M, Aboubakar 5M. Total 99M Brutos – 10% Comissão Intermediação = 89M – 4M eventuais mais valias adicionais devidas a terceiros = Cerca de 85M Líquidos

    Entre o dinheiro da Champions e este lote de vendas que considero bastante realista, a época 20/21 está assegurada. Será também expectável, pelo histórico, que hajam pelo menos 25M para reforços.

    Entradas:
    Taremi 8M, sai Marega, rei a explorar a profundidade, entra o iraniano, príncipe. Matador, de boa estatura, é um avançado com um perfume que falta ao Porto há várias épocas.
    ED 8M: Encontrar o sucessor de Corona será a tarefa mais difícil do defeso. Alguém vai ter de voltar a ouvir o olheiro que foi buscar o Díaz…
    Pedro Gonçalves: 8 de alta rotação que ligue o jogo, problema antigo do plantel que apenas a espaços Otávio, cuja continuidade nao está assegurada, resolveu. Jovem, português e com margem de progressão.
    Zaidu 4M: Dificilmente aparece outro Telles, mas Zaidu é uma opção “low-cost” interessante. Pulmão extraordinário, bom cruzamento e saída da pressão. Diamante a lapidar defensivamente pelo treinador.

    Notas: MDF? Loum custou uma fortuna e Sérgio Oliveira (talvez a renovação mais “fácil”) fez alguns dos seus melhores jogos da época a 6. Nao é prioritário o investimento na posição.

    Zé Luís? Pela oferta certa saía neste momento, aliás consta que esteve quase em Janeiro… Tal como Aboubakar tem de se sentir um astro para render, o aspecto mental é fraco. Parece ter boa técnica, mas depois de Marega e Soares parecem todos Messis. A ver vamos. Espero que me prove um idiota.

    LD? Esteves + Manafá que joga dos dois lados = Fechado. Não esquecer João Pedro, Saidy Janko
    e Saravia em Janeiro,

    GR? Cláudio Ramos ja é caso para dizer que onde há fumo, há fogo. Nao vão ficar os três no plantel por isso resta perceber quem sai.

    Excesso de Médios: Gente a maise muitos jovens a pedir minutos… Não saíndo Otávio (renovação muito complicada) alguem terá de ser emprestado.

    Plantel 20/21: 26 Jogadores
    Avançados: Taremi, Zé Luís, Fábio Silva
    EE: Luis Díaz, Nakajima
    ED: Contratação, João Mário
    Médios: Otávio, Pote, Uribe, Vitinha, Fábio Vieira, Baró
    Médios Defensivos: Loum, Sérgio Oliveira
    LE: Zaidu, Manafá
    DC: Mbemba, Pepe, Marcano, Queirós, Leite
    LD: Esteves (+ Manafá)
    GR: Marchesín, Diogo Costa, Cláudio Ramos

  • Vegeta
    Posted Agosto 8, 2020 at 12:11 pm

    Diogo leite
    Tomás Esteves
    Fábio Silva
    Só aqui o Porto vai fazer 70 milhões.
    Jorge Mendes já se encarregou dos 3 negócios.

  • B.Jardim
    Posted Agosto 8, 2020 at 2:03 pm

    O Porto só tem que renovar com os jogadores que acabam contrato, vender Soares e Zé Luis num total de 20 milhões e usar esses 20 milhões para contratar um PL como deve ser.
    Claro que se não conseguir renovar com Corona, Otávio, etc tem que ir buscar outros jogadores e aí as coisas ficam mais complicadas pois obriga a vendas de elementos, como por exemplo Tomás Esteves e Diogo Leite.

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 8, 2020 at 2:21 pm

    Penso que a Uefa vai ser mais branda durante esta stuação de pandemia, que tanto afeta o mercado como as receitas com parocinadores, bilhética, etc. Esta é hora de alliviar um bocadinho e ter tolerância, muito mal estaria a Uefa se não compreendesse isso. Não é perdoar, é compreender e ter paciência.

Deixa um comentário