Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto também segue em frente na Taça da Liga; Soares bisou, Nakajima e Corona desequilibraram

Triunfo sem história do FC Porto, que volta a marcar presença na final-4 da Taça da Liga. Sérgio Conceição fez 7 alterações em relação à Taça de Portugal e a dupla de ataque Marega-Soares fez miséria, sobretudo o brasileiro, que bisou e vai numa sequência impressionante de 6 golos nas últimas 4 titularidades. Também Nakajima continua a somar pontos, enquanto Corona desequilibrou e Luís Díaz soma já 9 golos na temporada, tendo a particularidade de ter marcado em todas as provas. Do outro lado, César Peixoto tem uma estreia inglória no banco dos flavienses, ainda que o D. Chaves tenha a aproveitado a fase final, onde o jogo estava mais partido, para criar problemas e fazer dois golos (Marcano e Manafá ficaram mal na fotografia).

Na última jornada do Grupo D da Taça da Liga, o FC Porto venceu em Chaves por 4-2 e carimbou o passaporte para a fase seguinte da prova. Pelo terceiro ano consecutivo, os Dragões irão marcar presença na final-4, tendo feito o pleno na fase de grupos com 9 pontos em 3 jogos. Soares regressou ao 11 e foi a figura do encontro com um bis, tendo Marega feito o 3.º ainda na 1.ª parte numa recarga a um pénalti que o próprio converteu. Aos 79 minutos, Platiny reduziu, mas Luís Díaz respondeu de imediato aos 80′ e fez o 4-1. Até final, André Luís reduziu na cara de Diogo Costa, fixando o 4-2 final, sendo que ainda houve tempo para Medina ser expulso aos 88′. Na meia-final, o FC Porto irá medir forças com o Vitória SC, vencedor do Grupo B.

XI Chaves: Igor; Rafael Viegas, Hugo Basto, Kevin Medina e José Gomes; Jefferson, Raphael Guzzo e Gamboa; Niltinho, André Luís e Wagner.
XI FC Porto:
Diogo Costa; Saravia, Mbemba, Marcano e Manafá; Corona, Danilo, Sérgio Oliveira e Nakajima; Marega e Soares.

23 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 22, 2019 at 11:49 pm

    O caso do Tomás Esteves é muito simples e explica a dificuldade de um clube como o FC Porto não estar a conseguir renovar com um miúdo de 17 anos.

    Basicamente estamos a uma semana do início do mercado de Janeiro e se não houver renovação qualquer clube o pode vir buscar pagando a cláusula de rescisão de 10 milhões de euros.

    É por isto que o Porto não o mete a jogar mesmo contando com cepos como Mafafá e Saravia para a lateral direita. Na pré-época ficou provado que o Tomás Tavares era muito melhor do que a concorrência, mas de facto, o miúdo não é burro nenhum e deve estar a ser bem aconselhado pelo seu agente.

    Ora, é dos laterais direitos mais apetecíveis da Europa em idade sub19 e ainda por cima disponível por 10 milhões de euros? Uma pechincha.. Se renovasse com o Porto aumentavam-lhe a cláusula de rescisão para 60 milhões de euros e depois iam contratar 3 sul americanos para a posição dele na semana seguinte, deixando-o a jogar na equipa B até aos 23, 24 anos…

    Não me admirava nada que um clube como o Liverpool, ou mesmo os clubes da Red Bull façam chegar um cheque de 10 milhões de euros ao Dragão no dia 1 de Janeiro. Ou até pode mesmo ser o Jorge Mendes a fazer isso e a colocá-lo de seguida num dos seus clubes como o Monaco ou Wolves…

    • RicardoFaria
      Posted Dezembro 23, 2019 at 10:49 am

      Podemos criticar a não aposta do FCPorto na formação nos últimos anos mas este ano não o podemos fazer porque vários jogadores da formação foram titulares está época como por exemplo Baró, Fábio Silva, Diogo Costa e Diogo Leite.

      É verdade que o Tomás deveria ser o titular na lateral direita e podemos criticar o clube por não ter renovado mais cedo mas não me parece que caso o Tomás renova, o Porto vá buscar sul americanos para o lugar dele.

      Saudações DesPortistas!

      • Antonio Clismo
        Posted Dezembro 23, 2019 at 1:46 pm

        Com a actual situação periclitante do FC Porto estranho seria não apostarem nesses jogadores que têm um potencial tremendo. Qualquer clube da Europa gostaria de deitar as mãos a esses diamantes por lapidar e estranhamente o FC Porto trata-os como opções secundárias ou terciárias quando devia estar a dar-lhes competição para crescerem e subirem patamares de evolução. Como é possível o Diogo Leite ser suplente do Marcano que enterra em todos os jogos?

        Como é possível o Bruno Costa estar na equipa principal e o Vítor Ferreira e o Fábio Vieira estarem na equipa B? Não faz sentido nenhum.

        Esperto foi o Diogo Queirós que saiu por empréstimo e hoje é dos centrais mais fiáveis da Liga Belga e tem evoluído muito mais do que se tivesse ficado a comer banco a ver o Marcano enterrar todos os jogos.

        Os próprios jogadores sentem que as suas possibilidades são muito maiores se saírem do FC Porto para outras equipas. Há ainda Pedro Justiniano (central verdinho mas com características físicas únicas) ou Afonso Sousa (médio ofensivo criativo com muito golo) são opções a ter em conta para ir integrando a equipa aos poucos. Podem vir a ser úteis no espaço de 1 ou 2 anos.

        O FC Porto está sem dinheiro, o Danilo está a jogar contrariado porque não o deixaram sair em Agosto e hoje tem o seu valor a cair a pique devido ás suas exibições. Continua a ser chamado à selecção porque o FC Porto tem muito poder na FPF e a sua não convocação iria ainda diminuir mais o seu valor mas de facto, com a sua forma actual, não merece ir ao Europeu no próximo ano.

        Diogo Costa poderia ser chamado no próximo ano ao Europeu como 3º Guarda Redes, mas a ascensão de Luís Maximiano no Sporting pode vir a ultrapassá-lo na hierarquia.

        Pepe e Marcano (como foi possível o clube dar-lhe um contrato até 2023..) são centrais com salários caríssimos para o clube e nunca irão dar rendimento. Saravia e Manafá também nunca irão render mais do que custaram e o mesmo para Mbemba que tarda em impor-se na equipa.

        No meio campo apenas Danilo Pereira e Uribe têm potencial de venda elevada, embora como já referi o Danilo está a perder o valor e o Uribe vai fazer 29 anos e só o conseguirão vender por mais do que custou caso faça uma Copa América descomunal pela Colômbia.

        Otávio também poderia render algum dinheiro mas o seu contrato acaba em 2021 e acredito que vai tentar sair a custo zero e ficar com o passe na mão. Aliás, se no próximo ano o FC Porto não adiantar os dossiês Alex Telles, Marega, Otávio, Tiquinho Soares, Aboubakar e Sérgio Oliveira vão sair todos a custo zero em 2021.

        • RicardoFaria
          Posted Dezembro 24, 2019 at 3:23 pm

          Concordo com tudo o que dizes neste teu último comentário mas o SC, está época, até tem apostado mais na formação.

          Tenho um feeling que o Diogo Leite vai ser titular frente ao Sporting.

          Saudações DesPortistas!

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 22, 2019 at 10:50 pm

    Jogo sem muita história com o golo marcado relativamente cedo a marcar o rumo até ao final. Contudo, é de louvar o Chaves não ter colocado o autocarro e ter discutido o jogo, com os 2 golos a serem sinal disso mesmo.

    Referir que já não me lembrava de ver um jogo mas pelo que representava achei que podia ser interessante, o que acabou por se verificar.

    Individualmente, destaco apenas o positivo e o negativo.
    Positivo:
    – Nakajima – a jogar na posição que sempre referi render mais (a SA), foi um fartote de bons passes e combinações, apenas faltando apenas maior entrosamento com os colegas pela falta de minutos.
    – Sérgio Oliveira – continuo a dizer que é óptimo para um plantel, não podendo ser titular indiscutível. Se for rentabilizado para 10/15 jogos, consegue encher o meio campo.
    – Soares – apesar de ser péssimo a jogar de costas, a jogar no espaço e em apoios, de cabeça é dos melhores que já tivemos sendo que os golos disso são sintomáticos.
    – Corona – enquanto tiver frescura, está a ser o nosso melhor jogador, apenas falta golo, algo que Luis Diaz tem de sobra (já leva 9 golos esta época).
    Negativo:
    – Marcano – mais um péssimo jogo do espanhol, demonstrando que precisa de bancada por um tempo, dando o lugar a Mbemba ou Leite.
    – Manafá – apesar de ser melhor à esquerda, continua a ser dos nossos piores jogadores.
    – Marega – neste momento não acrescenta nada, nem naquilo que eram os seus pontos fortes. A não venda foi um erro crasso.

  • RicardoFaria
    Posted Dezembro 22, 2019 at 10:37 pm

    Fiquei satisfeito com a qualidade de jogo visto que não voltamos ao “chutão” que caracterizava o nosso jogo mas acho que agora é tempo do SC perceber que o Diogo Leite está a frente do Marcano, que o Saravia é melhor opção que Manafá e que o Nakajima dá outra encanto ao nosso jogo principalmente se o Marega estiver no banco ou na bancada..
    Danilo também esteve péssimo e talvez fosse boa a sua venda já em janeiro.
    Sou muito crítico do Soares porque acho que não é jogador para o Porto mas ele tem estado “on fire” e temos que aproveitar isso.

    Para concluir, espero que contra o Sporting o SC use Marchesin, Saravia, Pepe, Diogo Leite, Alex Telles, Uribe, Otávio, Corona, Luís Diaz, Naka e Soares.

    Saudações DesPortistas!

    • w84show
      Posted Dezembro 23, 2019 at 1:55 pm

      Não há um único reparo que eu faria ao teu comentário, concordo em tudo excepto que ambos sabemos que esse não será o XI usado contra o SCP. Contará com Marega e Soares na frente, isso é uma certeza
      Abraço caro Dragão

      • RicardoFaria
        Posted Dezembro 24, 2019 at 3:25 pm

        Infelizmente tenho que concordar contigo mas tenho um feeling que o Diogo Leite vai ser titular frente ao Sporting.

        Saudações DesPortistas!

  • O tal Portista
    Posted Dezembro 22, 2019 at 10:16 pm

    Esperava um futebol miserável mas afinal até foi bastante agradável. Podem existir muitos fatores para esta recente melhora das exibições do Porto, mas a entrada do Nakajima no XI é claramente a principal delas. Incrível a qualidade do japonês, é esperar que se repita em Alvalade.
    Entramos muito bem e os golos foram surgindo com naturalidade. Se calhar, quando a bola passa mais tempo no chão do que a voar de praticamente uma área a outra temos mais chances de marcar!! Que surpresa!!
    Na 2ª parte foi controlar e até devíamos ter marcado o 5º caso o golo do Soares não fosse (mal) anulado.
    Tenho pena pelo Diogo Costa, porque em 1º lugar, seria titular em qualquer outra equipa equipa do campeonato mas no Porto tem um grande guarda redes à sua frente, e em 2º lugar porque depois de estar tão perto de alcançar um recorde tão bonito decidiu aparecer o tal cepo espanhol para estragar tudo.
    Sinceramente nem sei como alguém consegue achar que o Marcano deve ser titular quando é de MUITO longe o nosso pior central. A sério, como é que um gajo tão fraco consegue sentar o Diogo Leite e ser o sucessor do Militão?!?! Que seja desta que o Diogo ganhe de vez a titularidade, começando já por Alvalade.
    E se lá atrás há Marcano, na frente há Marega. Estou tão farto dele que nem me apetece começar este seu jogo. Resta-me fazer um pedido ao Sérgio: Por favor, nunca mais o metas a bater penaltis!! SO fraquíssimo como sempre e Danilo a não ficar nada atrás. Que sejam ambos vendidos em janeiro.
    De bom, fica a ideia que a qualidade do nosso futebol está em crescendo; que a dupla Corona e Naka continua em grande, assim como o Díaz e o Otávio que ganhou uma nova vida a jogar pelo meio; a entrada do Fábio que fez mais em um lance do que o Marega neste último ano; que o Saravia é bem melhor que o Manafá; e do ótimo momento do Soares. Que todos estes sejam protagonistas neste próximo jogo, e que o Conceição não tenha medo de meter os que melhor jogam futebol dentro de campo.

    P.S: Acho que o mercado de janeiro será importante para o futuro do clube e também para o restante da temporada. Assegurar as vendas de Danilo e Marega seria fundamental. No meu mundo dos sonhos fechávamos o mercado que aí vem com este plantel (e ainda há Fábio Vieira, Bruno Costa e muitos ouros putos da equipa B)

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 22, 2019 at 11:53 pm

      Diogo Costa fez muito bem o trabalho dele, não tem culpa que o Marcano jogue à sua frente.

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 22, 2019 at 10:40 pm

      Não conheço o Cantillo nem o Pepe (o extremo). Podes falar-me um pouco sobre eles. Quanto ao resto do plantel concordo! Gosto particularmente do Mykolenko, lateral muito interessante do Dínamo Kiev, mas deverá estar muito valorizado pelo grande apuramento que fez.

      • O tal Portista
        Posted Dezembro 23, 2019 at 12:28 pm

        O Cantillo é um ótimo jogador. Tem uma qualidade brutal no passe, tanto curto quanto vertical, além de ser bastante preciso nos dribles e ainda sai a jogar bastante bem! Apesar da posição também é um jogador que ganha algumas faltas. Defensivamente penso que lhe falta alguma agressividade (no bom sentido, claro) mas posiciona-se bastante bem.
        Já o Pepê, do Grêmio, neste momento é, para mim, top 5 jogadores a jogar na América do Sul. Tem um drible brutal, pode jogar pelos 2 lados e participa diretamente de muitos golos, ao ponto de ser apenas o 14° jogador mais utilizado pelo Grêmio na temporada e ter sido o 2° que mais participou em golos.
        Também adoro o Mykolenko! Não vi muito dele mas vi o suficiente para me encher as medidas. Acredito que o Dínamo não o deixará sair por menos de 15 milhões. Mas acho que entre gastar 15 milhões em Ewertons, Paulinhos e Waris desta vida e gastar 15 milhões num lateral com um potencial tremendo, a escolha é óbvia.

      • O tal Portista
        Posted Dezembro 23, 2019 at 12:28 pm

        O Cantillo é um ótimo jogador. Tem uma qualidade brutal no passe, tanto curto quanto vertical, além de ser bastante preciso nos dribles e ainda sai a jogar bastante bem! Apesar da posição também é um jogador que ganha algumas faltas. Defensivamente penso que lhe falta alguma agressividade (no bom sentido, claro) mas posiciona-se bastante bem.
        Já o Pepê, do Grêmio, neste momento é, para mim, top 5 jogadores a jogar na América do Sul. Tem um drible brutal, pode jogar pelos 2 lados e participa diretamente de muitos golos, ao ponto de ser apenas o 14° jogador mais utilizado pelo Grêmio na temporada e ter sido o 2° que mais participou em golos.
        Também adoro o Mykolenko! Não vi muito dele mas vi o suficiente para me encher as medidas. Acredito que o Dínamo não o deixará sair por menos de 15 milhões. Mas acho que entre gastar 15 milhões em Ewertons, Paulinhos e Waris desta vida e gastar 15 milhões num lateral com um potencial tremendo, a escolha é óbvia.

  • The Mo
    Posted Dezembro 22, 2019 at 9:56 pm

    Saravia tem 4 jogos oficiais feitos pelo Porto.
    Desses 4 jogos, foi um para o play off da champions, 2 para a taça da liga e 1 para a taça de Portugal.
    Nas taças esteve muito bem, no play off fica ligado à derrota com o Krasnodar o que lhe custou várias oportunidades este ano devido a esse jogo horrível.
    Mas quantos jogos horríveis já fez o Manafá e continua a ter oportunidades como se nada fosse?
    No primeiro ano de SC no Porto, o maior mérito dele, para além de ter recuperado muitos renegados, foi a excelente gestão do plantel que fez, não havia nada a apontar-lhe, jogavam os que tinham de jogar, e os que mais mereciam consoante o rendimento que iam tendo.
    No segundo ano o plantel era muito curto(basicamente só havia 12/13 jogadores com qualidade ), houve o erro de desfazer a dupla Felipe-Militão que nos custou o campeonato, mas de resto jogava quem tinha de jogar.
    Este ano, em que o SC tem o melhor plantel dos 3 anos ao leme, é o ano em que ele está a fazer a pior gestão do plantel.
    Não se entende porque é que o Saravia nunca mais contou, mesmo que o Manafá jogue mal em todos os jogos, não se entende porque é que o Marcano é titular quando o Mbemba e o Leite são muito superiores, não se entende como o Luís Diaz e o Uribe que estavam a ser dos melhores jogadores do Porto tiveram tantos jogos de fora ( Marche também esteve na festa e não teve o castigo tão alargado), e a gestão dos pontas de lança ainda menos se entende, o Zé Luis começa a época em grande, fica 1/2 jogos sem marcar e é logo encostado, depois começa a jogar o Soares que não rendia e volta para o Zé luis, o Aboubakar volta da lesão e vai directo para o 11, enquanto Marega que joga mal em todos os jogos têm lugar cativo ( hoje lá marcou de penalti, mas Zé Luis e Soares com metade do tempo de jogo dele têm mais golos que ele, Fábio Silva com 10% do tempo de jogo dele leva matade dos golos dele, Aboubakar fez 2/3 jogos e tem quase metade dos golos dele).
    Chegamos a janeiro e não se sabe qual é o 11 base do Porto.
    A ver se a partir de agora se encontra um 11 base e que não inclua Manafá, Marcano e Marega de uma vez por todas se não é pedir muito.

  • Hugo
    Posted Dezembro 22, 2019 at 9:46 pm

    Danilo e Marcano são daqueles que é para nunca jogarem nesta equipa. Tão maus que não dá para explicar

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 22, 2019 at 9:30 pm

    E com este jogo já realizado fica completo o quadro das meias-finais da Taça da Liga:

    SC Braga – Sporting
    Vitória de Guimarães – FC Porto

    Quatro jogos que na teoria têm tudo para serem bem entretidos dentro do campo e Deus queira que os árbitros nos respectivos jogos sejam invisíveis, para que não se tenha de falar deles como aconteceu nesta última jornada da fase de grupos desta competição. Contudo, esta Taça da Liga, mais uma vez, fica manchada pelas polémicas em relação ao à expulsão errada de Bolasie e ao golo anulado ao Rio Ave.

    Saudações Leoninas

  • Alex Teixeira
    Posted Dezembro 22, 2019 at 9:22 pm

    Muito feliz por Marcano ter tido claras culpas nos dois golos sofridos, espero mesmo que seja agora que saia do onze em detrimento de Leite ou Mbemba.

    Também destacar que, pela primeira vez, fiquei surpreendido com o Fábio Silva. Grande trabalho no 4° golo! Até agora confesso que não o achava nada de especial para tanto hype, apesar da óbvia condicionante de ter apenas 17 aninhos.

    Outra coisa: a situação de Tomás Esteves neste momento já não me parece ser exclusiva das opções do treinador, por muito teimoso que este seja ou amor platónico que tenha por Manafa. Acredito mais na tal história da renovação, o que a ser verdadeiro mostra uma tremenda falta de competência desta direção decadente e ultrapassada. Eu sei que isto não é o FM mas é assim tão difícil renovar com um garoto de 17 anos?? Será que ele pede tamanho ordenado que seja incomportável?? É inadmissível. Depois dos casos de Herrera, Brahimi, o próprio Dalot, ficaria mesmo muito chateado se este diamante sai sem qualquer aproveitamento desportivo ou financeiro do FCP

  • Kurtz
    Posted Dezembro 22, 2019 at 9:16 pm

    Dois golos sofridos, duas vezes Marcano a ficar mal… Mas vai seguir indiscutível… Saravia muito melhor que Manafa mais uma vez

  • Joao Peixoto
    Posted Dezembro 22, 2019 at 9:15 pm

    Naka, Otávio, Corona e Diaz tem de jogar sempre, dão uma qualidade ao jogo.
    Saravia também merece muito mais oportunidade, bem melhor que Manafá.
    Diogo Leite deveria assumir a titularidade, Marcano precisa de banco, o mesmo para Danilo.
    Diogo Costa tem azar de ter o Marche na mesma equipa porque já é um grande guarda-redes.
    E por fim Tiquinho está on fire!

Deixa um comentário