Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto trava campeão espanhol; Grujic destacou-se; Pepe saiu lesionado mas Dragões praticamente não consentiram oportunidades ao Atlético; Mbemba foi expulso aos 95′

Atlético 0-0 FC Porto

O FC Porto voltou a demonstrar um pedigree europeu distinto ao ir a Madrid anular o campeão espanhol. Num jogo muito fechado, os dragões praticamente não deram nada ao Atlético, a exceção foi um remate de Correa, que Diogo Costa defendeu, e apesar de também terem criado pouco, ainda acertaram no ferro por Otávio e terminaram o encontro de maneira confortável. Grujic destacou-se no meio campo, enquanto o setor defensivo esteve intratável, mesmo com a lesão de Pepe, que foi substituído por Marcano, num jogo em que Mbemba acabou expulso já no minuto 95.

Atlético Madrid – A equipa de Simeone até teve mais posse, mas como é hábito apostou numa estratégia de pouco risco, raramente conseguindo criar desequilíbrios, com muitos passes falhados e apenas uma oportunidade de golo criada (por Correa, já dentro dos 25 minutos finais), mas também é certo que permitiram muito pouco ao FC Porto. Giménez e Felipe foram resolvendo o que lhes apareceu, enquanto Llorente tentou ser o dínamo pelo flanco direito como é seu apanágio. Kondogbia destacou-se na luta no miolo, mas do meio campo para a frente poucos foram os destaques. João Félix foi o elemento com mais bola, mas nunca conseguiu fazer a diferença, tal como Suárez, que só se viu em remates de fora da área ou bolas paradas. Do banco, De Paul, Griezmann ou Correa também pouco acrescentaram.

FC Porto – Empate positivo dos dragões na casa do campeão espanhol, num resultado que espelha bem o que se passou em campo e que vinca o pedigree europeu dos dragões, que continuam a travar equipas de nomeada na Champions. Sérgio Conceição regressou ao 4-4-2 e até com surpresas, com as chamadas de Corona a lateral direito, Zaidu e Grujic, mas os azuis e brancos consentiram apenas uma ocasião de golo aos homens da casa e, apesar de também terem criado muito pouco, quase foram felizes já perto do final (golo anulado com algum azar). Diogo Costa, apesar de ter feito apenas 2 defesas (só uma delas de grau elevado de dificuldade), demonstrou enorme segurança mais uma vez, tal como os centrais, que secaram Suárez (Marcano também entrou bem para o lugar do lesionado Pepe). Corona, apesar de 2 erros iniciais, cumpriu, já Zaidu sai novamente com nota negativa e não surpreende ter sido substituído ao intervalo por Wendell, que mostrou mais qualidade com bola. Grujic foi chamado à titularidade e correspondeu com uma excelente exibição, tanto nos momentos sem bola como com a mesma. Otávio, que ainda certou no ferro, fez um jogo ao seu nível, de grande sacrifício mas sempre importante, enquanto Diaz foi o elemento mais perigoso numa fase inicial mas foi perdendo gás. Toni Martinez pouco se viu, já Taremi cresceu na parte final do encontro (muita entrega e capacidade de se dar ao jogo) e quase foi herói. Destaque para as boas entradas de Sérgio Oliveira e Vitinha, que deram outra capacidade com bola e que permitiram ao FC Porto terminar o encontro por cima.

XI Atlético: Oblak; Marcos Llorente, Felipe, Giménez, Hermoso, Carrasco; Koke, Kondogbia, Lemar; João Félix, Luis Suárez

XI FC Porto: Diogo Costa; Corona, Pepe, Mbemba, Zaidu; Otávio, Grujic, Uribe, Luis Díaz; Toni Martínez, Taremi

72 Comentários

  • Peter S
    Posted Setembro 16, 2021 at 12:46 pm

    Fico muito contente e orgulhoso com o facto de o Porto, com melhor ou pior plantel, tenha (quase) sempre prestações na LC muito elogiadas por toda a Europa e que honram a história e a essência do clube e da cidade.

    Agora, que raio é o “Porto versão champions”? Não podem ter sempre a mesma atitude, seja contra o Atleti seja contra o Marítimo? Bem sei que o Porto do SC é sempre muito competitivo, mas não pode sentir-se menos motivado ou concentrado no campeonato, porque, tal como a LC, é para ganhar. Pode ser quase impossível, mas a ideia tem de ser essa, porque só assim se chega longe.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:12 am

    Apontou-se como um jogo grande mas não foi um grande jogo.

    Relativamente ao Porto, apesar dos comentários positivos acerca da disponibilidade, da vontade, da crença, vejo sempre a manta curta. Quando SC quer ser competitivo atrás, perde objetividade à frente. O Porto em 90 minutos teve uma verdadeira oportunidade de golo (que foi anulada) e mais uma meia oportunidade num ressalto de bola que acabou em Taremi ainda no decorrer da primeira parte. De resto, foi um jogo muito disputado e com isso muitas perdas de bola (percentagem de passe inferior a 80%), num jogo muito disputado a meio campo, bastante longe das balizas (o Atlético tem um remate de longe e um dentro de área para grande defesa de Diogo). Não houve grandes combinações, não houve jogadas de perigo (aquelas em que falta definição no último toque). Resumindo, foi um jogo que não aqueceu nem arrefeceu.

    Como nota, para os jogadores ofensivos que o Atlético tem esperava bem mais. A tática não ajuda, faltam homens no meio mas quem tem Correa, Carrasco, De Paul, Lemar, Félix, Griezmann, Suarez tem que produzir muito mais que 2 remates à baliza.

    Estatisticamente, foi um 1 ponto bem conquistado fora que nos permite continuar a sonhar com o apuramento para a Liga Europa (acho que mais que isso é uma utopia), visto que o Liverpool fez o seu papel e ganhou em casa ao Milan.

    Destaques positivos. Acho que a entrada de Vitinha (finalmente!!) e Sérgio Oliveira permitiram-nos segurar o meio campo, algo que não estava a acontecer anteriormente. Acho que Taremi deu-se muito ao jogo mas precisa de alguém que o estique (faz falta a velocidade de Marega). Diogo Costa continua a mostrar o seu bom momento de forma e Mbemba e Corona subiram ligeiramente relativamente aos últimos jogos. A entrada de Wendell também veio dar consistência ao lado esquerdo pela qualidade na posse, alto que Zaidu ainda não tem.

    Destaques negativos. A lesão de Pepe seria algo que já todos esperávamos que acontecesse. Um jogador com 38 anos tem que ser melhor gerido, não pode fazer jogos atrás de jogos, com viagens e seleções, por muita capacidade e vontade que tenha.

    Relativamente à arbitragem, algo que refiro há anos é que a UEFA tem sempre interesse que as equipas que geram mais dinheiro cheguem às fases mais avançadas. Uma vez por década consegue aparecer um underdog que dá um estímulo diferente à competição mas é mais por vontade própria (Ajax em 18/19) do que vontade da UEFA. E com isto, as equipas portuguesas (seja ela Porto, Benfica ou Sporting) são, regra geral, um bocadinho prejudicadas quando jogam contra estes clubes (ao contrário do que acontece no campeonato, que é o inverso). Isto para dizer que não vejo a mão de Taremi, mas posso aceitar que ela existe visto que há quem veja, mas nas faltas e distribuições dos cartões o campo estava ligeiramente inclinado – mas não influenciou o resultado.

    • Pipo
      Posted Setembro 16, 2021 at 2:01 pm

      Tenho ideia que o Pepe saiu por causa do choque com o Diogo Costa ainda na 1ª parte, nao creio que tenho a haver com o excesso de minutos ( um central, mesmo com 38 anos, ainda para mais com com a forma fisica que o Pepe apresenta, nao acusa cansaço só com meia duzia de jogas). Mas de qualquer das maneiras, Pepe sempre foi um jogador que foi tendo algumas lesoes musculares durante a epoca, mesmo quando era novo, portanto, nada de anormal.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 16, 2021 at 4:53 pm

        Pipo,

        Pepe saiu com queixas no gémeo, não acredito que muscular tenha a ver com o choque com Diogo. Além de que por já ser propenso a lesões musculares, mais cuidado se deve ter com a gestão dos seus minutos em campo.

        E não estamos a falar de apenas jogos, é viagens, etc. E tanto acusa cansaço que não jogou o jogo do meio na seleção (tal como Palhinha) contra o Qatar.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 16, 2021 at 12:10 pm

      Excelente análise, concordo com quase tudo, principalmente com a parte de faltar alguém para esticar, a maioria das vezes foi o Luiz Diaz a fazer esse papel, o que lhe tira bola. Fazia falta um avançado estilo Beto ou Morelos, que alia a essa capacidade de esticar o jogo, qualidade na finalização e nos apoios.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 16, 2021 at 4:51 pm

        Tiago,

        O problema de ser sempre Diaz a esticar (e concordo contigo) tem 3 handicaps:

        1º Está sempre muito mais avançado que o ala do lado contrário, criando compensação defensiva negativa deste lado (o golo contra o Sporting é exemplo claro disso).
        2º As pilhas não duram sempre. E sendo o nosso principal, e talvez único, desequilibrador do momento, faz com que nos últimos minutos já seja apenas mais 1.
        3º Os adversários também percebem isso, colocando regra geral 1 defensor direto mais 1 a fazer apoio deste lado.

        Sobre o avançado que estica o jogo era Morelos. Mas a não venda de Sérgio, Corona e mais alguém fez com que não houvesse dinheiro para comprar este. Para mim foi um erro, visto que temos excesso de médios e alas e mesmo não gerando lucro, ficávamos com um plantel mais equilibrado.

      • Apessoa
        Posted Setembro 16, 2021 at 3:02 pm

        Também achei que o dinheirinho gasto no Pêpê devia ter sido gasto no Morelos. Mas concordo com a opinião anterior.

  • OlhodeFalcao
    Posted Setembro 16, 2021 at 10:05 am

    Que se passa com os comentadores/relatadores? É surreal não entender as regras do jogo e estarem a comentar um jogo desportivo na tv pública para milhões de pessoas. É notório nas repetições que taremi tocou com a bola na mão e a regra é muito clara, não deixa qualquer dúvida. Não entendo como há gente que tem dúvidas de um lance tão claro.

    Outra situação caricata foi no jogo com o Benfica, onde o jogador do Kiev já tinha a expulsão revertida há 1min atrás, e assistiu-se a um momento totalmente insólito com o comentador a não saber o que se passava “está a demorar a sair do campo” ?‍♂️

    • Pipo
      Posted Setembro 16, 2021 at 2:05 pm

      Ontem até vi o comentador a inventar uma posição nova: o falso 10. Que é a função do Griezmann aparentemente :)

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 16, 2021 at 7:50 am

    Acho que nunca vi um jogo da Champions tão mal jogado, era só pontapé para a frente, mais o Atlético do que o Porto é certo, mas é incrível o que estas equipas não jogam, pensam apenas em anular o adversário e o golo que caia do céu. E chegou a cair para o lado do Porto, mas foi anulado pelo VAR (na minha opinião era golo).

    No entanto é um bom resultado para o Porto, empatar no Wanda Metropolitano, pode ser decisivo para passar no grupo.

    • NunoLFC
      Posted Setembro 16, 2021 at 10:32 am

      Não é uma questão de opinião. Se toca na mão tem que ser anulado. Foi manifesto azar ter caído exatamente com o braço na bola, mas não há nada de errado com a decisão. É direto, se toca na mão tem que ser anulado.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 16, 2021 at 12:12 pm

        Obrigado pelo esclarecimento, de facto ainda não sabia dessa alteração na regra. Sendo assim foi bem anulado, foi azar mas válido.

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 15, 2021 at 11:15 pm

    O Porto tem hoje o que o Benfica tinha dantes na Europa: ambição. No Benfica nem com receitas a aumentar se quis investir na equipa e destruiu-se a mística do clube com tanto discurso do “não é possível ganhar” culminando no ridículo carrossel de miúdo da B na LC.
    O Porto joga na Europa com a faca nos dentes, dá tudo o que tem e o que não tem e isso há que reconhecer!

    • IKnowMyName
      Posted Setembro 16, 2021 at 1:51 am

      Uma ideia, se calhar é porque os líderes do balneário do porto são homens, enquanto no SLV os líderes são as pseudo lendas que não disputam uma única bola dividida chamadas André Almeida e Pizzi. Liderar por exemplo é o que é preciso no Benfica. Mais otamendis e menos flores de estufa de bigodinho que são autênticas cobras no balneário. A mim ninguém me tira da cabeça que as pseudo lendas do balneário fizeram o buraco ao Lage na altura da contratação de Weigl porque o caloiro Weigl ganhava mais que eles (meramente compararem se com ele devia dar multa). São tudo teorias e conjunturas mas estou no meu direito de as ter. O Pizzi estatísticas tornou se uma espécie de Cristiano Ronaldo prima Donna do Benfica made in China pago a peso de ouro, e o Almeidinhos a lenda e salvador do clube, dono eterno da lateral direita.

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 16, 2021 at 2:04 pm

        Concordo com isso e muito desse problema passa pelo perfil de jogadores que optamos. Como a estrutura do benfiquinha só quer jogadores sem carisma e sem ambição que se contentem com vergonhas na Europa, onde a preocupação é limpar os adeptos do dinheiro do red pass e rodar miúdos na LC, sendo que lhes basta dominar em Portugal com estatísticas atingidas a jogar contra mortos, isso garante-lhes que os adeptos não se revoltam. Andam todos os anos a engonhar com o “daqui a uns anos teremos condições para ganhar na LC” mas já se percebeu que isso é só paleio, o que se quer é tornar o clube uma vaca gorda para investidores privados.
        Por isso a estrutura não quer Dimantinos, Carlos Manuéis, Mozers e homens desses,porque esses tinham ambição e nunca permitiriam o ridículo que temos visto na Europa. Os de hoje, como os Almeidas e Pizzis não se importam do ridículo na Europa, ganham balúrdios muito acima do que poderiam justificar e são reis em terra de cegos. Num Benfica normal nunca seriam titulares, no benfiquinha são reis principescamente pagos, por isso no pasa nada.
        Se ninguém mais aparecer, votarei em Benitez mas ainda espero que Rui Gomes da Silva ou alguém por ele apoiado surja.

      • Vegeta
        Posted Setembro 16, 2021 at 1:50 pm

        Grande comentário IKnowMyName.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 16, 2021 at 12:15 pm

        Surreal como o Pizzi e o Almeida tiram a braçadeira a jogadores como Otamendi e Vertonghen. Em relação ao argentino no início nem era defensor dele ser capitão, pelo seu passado com o Porto e pelas suas declarações de amor ao Porto, mas tem-se relevado um excelente profissional e um excelente líder!

    • Pablo
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:30 pm

      Concordo, ontem tínhamos chance de ganhar e com um bom plantel, só ver os jogadores que entraram na segunda parte. No fim do jogo, o discurso de sempre do treinador “Jogámos muito, muita posse. Até o Lucescu nos elogiou”, nada muda.

  • MansoFrancisco
    Posted Setembro 15, 2021 at 11:09 pm

    Jogo muito faltoso e nem sempre bem disputado
    Mas o Porto é sempre assim, que grande mentalidade! Incrível como são na champions.
    O Atleti não joga nada, com o plantel que têm é incrivelmente mau a qualidade de futebol deles, não fazem 5 passes seguidos. Félix foge assim que puderes
    P.s: alguém sabe pq o golo foi anulado? Pareceu me absurdo, e arbitragem muito tendenciosa para o lado espanhol

    • carlos costa
      Posted Setembro 16, 2021 at 1:03 pm

      O Atletico é que se tem que livrar do Félix, neste momento não tinha lugar em nenhuma equipa de topo.

      Nem se esforça.

    • Paulo Ribeiro
      Posted Setembro 16, 2021 at 12:21 am

      Acho que tem de começar a ser colocadas algumas responsabilidades no Félix também… Tem de dar muito mais, parece que não quer estar ali, não mostra o mínimo de vontade… E assim também fica difícil que um treinador tire rendimento dele… Na seleção acontece o mesmo, a cabeça dele não acompanha o talento neste momento

    • Filosofo da Bola
      Posted Setembro 16, 2021 at 12:16 am

      O Conceição monta a teia defensiva! Mas o futebol é golos, e o Porto na Europa marca na fé!

    • Eduardo Leal
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:24 pm

      Mão do Taremi

  • Luis Monteiro
    Posted Setembro 15, 2021 at 11:06 pm

    O que me ri com os artistas que aqui diziam que o Porto faria 0 ou 1 pt eheh.
    1 já lá mora.
    Acredito que ganhando ao atletico e milan em casa, o que acho perfeitamente possivel, pelo menos a europa está aseegurada, ou com um 2 lugar ou caindo mesmo para a liga europa.
    Quanto ao jogo de hoje, jogo equilibrado, por isso o empate fica bem.

  • Kacal
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:58 pm

    Nunca tive duvidas que iriamos pontuar neste grupo, fiquei surpreendido quando vi comentários por aqui a dizer que o Atlético vencia fácil os dois jogos. O Atlético tem nomes de qualidade, mas pouco ou nada joga colectivamente. E nós temos muito mais capacidade para dividir jogos na Champions que os nossos rivais Benfica e Sporting. Isto porque a equipa está feita para ser fortíssima quando não tem que assumir jogo, para quando tem espaço e depois temos uma mentalidade competitiva e uma intensidade/agressividade que poucos têm a jogar. Sempre disse que vejo mais capacidade em nós de dividir jogos na Champions do que jogar bem internamente. Um empate em Madrid é excelente, empates fora contra qualquer uma das equipas do grupo é excelente. Em casa é tentar 1-2 vitórias! Bom resultado.

  • The Mo
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:57 pm

    Muito desiludido com este desfecho!
    Jogo dentro do esperado, já tinha dito que a única equipa realmente temível neste grupo é o Liverpool, de resto os jogos com o Atlético vão ser deste género, ou seja, muita luta a meio campo, muitas faltas, e poucas oportunidades de golo, com as duas equipas a anular em-se uma a outra, e a ser decidido em pormenores.
    E o pormenor que decidiu o jogo de hoje, foi o árbitro anular aquele golo.
    Já vi 20 repetições e não consigo perceber onde existe uma suposta irregularidade.
    Era perfeito que o Porto tivesse ganho este jogo.
    Mas é isto, o grupo é equilibrado, é a diferença pontual do primeiro para o último no final dos 6 jogos será mínima.
    É fazer 4 pontos contra o Atlético, 4 pontos contra o Milan, e 1/3 pontos contra o Liverpool.

    • Nunop
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:05 pm

      Se viste 20 repetições e não viste que o Taremi toca a bola com a mão, precisas de óculos.

      Mas o VAR ou o árbitro tb precisam porque o Oblak faz pênalti claríssimo, por isso há um erro grave no lance mas o golo em si é bem anulado (segundo as novas regras o atacante n pode em qualquer instância tocar com a bola no braço, mesmo que não intencional).

      • Joaocarmo
        Posted Setembro 16, 2021 at 12:27 am

        Penalti??? O oblak não defende o remate do taremi?? Choque inevitável…

        • Pipo
          Posted Setembro 16, 2021 at 9:48 am

          É um pau de dois bicos. Choque inevitavel… ok, mas é esse choque que provoca a queda e consequente mão do Taremi ( a bola ia parar à baliza sem esse toque). Ou seja Não pode ser golo porque mão ofensiva é sempre falta… mas não pode marcar falta porque o choque é inevitável….

          Já para não falar que aquele corte do Kondogbia ao Zaidu na 1ª parte também me pareceu muito duvidoso.

  • Vespas
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:56 pm

    Faltou um bocadinho ao Porto para ganhar. O Atlético, por outro lado, não joga nada, estava confiante que o Porto não ia perder.

    Ficou ainda com a sensação que o melhor avançado do Porto é o Evanilson, tenho cada vez mais certezas. Já o Zaidu é uma espécie de Marega, mas na defesa não se tolera os erros e por isso o mais certo é não voltar a jogar num jogo deste nível.

  • Tiago MR
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:55 pm

    Só é mão do Taremi porque este é derrubado pelo oblak após ter tocado primeiro na bola. Não entendo como o VAR não interpreta assim.

    De QQ das formas foi um jogo entre duas equipas de Champions, facilmente seria um jogo dos quartos ou dos oitavos. São duas equipas do top 15 europeu. Grupo que vai dar muito gosto seguir, sem dúvida!

    • Aurinegro
      Posted Setembro 16, 2021 at 9:05 am

      Ainda há pouco tempo o Famalicão teve um golo anulado porque a bola bate no braço do atacante…. depois de bater na mão do defesa, tudo dentro da área.

      São regras e tem é de ser sempre igual para todos, quer concordemos ou não.

      • Paulo Ribeiro
        Posted Setembro 16, 2021 at 12:17 pm

        E como referiste que decidi não responder a este mais recente, achei que não valia a pena porque obviamente é mais uma comparação sem sentido… Porque a mão na bola ofensiva tem sempre de ser assinalada, ao contrário da defensiva… No caso de ontem não se tratam de duas mãos na bola, é uma suposta falta do guarda redes sobre o jogador

    • El Pipito
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:07 pm

      Muita malta que precisa de ler as regras. Não interessa como toca na bola. Não há interpretação nestes casos. Os atacantes não podem tocar na bola. É esta a regra.

      • AbreLatas
        Posted Setembro 16, 2021 at 7:44 am

        O que ele está a dizer é que ele toca com a mão na bola porque sofre falta, logo primeiro surge o penalti.

        • Aurinegro
          Posted Setembro 16, 2021 at 9:07 am

          No ano do Lage, no jogo no Dragão (ganhou o Porto 3-2), o penálti que o Ferro faz (mão na bola) só acontece porque é empurrado antes. Mas o que foi assinalado penálti sem se considerar a falta. Acontece!

          • AbreLatas
            Posted Setembro 16, 2021 at 10:28 am

            Mas eu disse que discordava da regra? Só disse que se uma falta ocorre antes então essa falta tem de ser marcada, seja no caso do ferro ou neste.
            A questão é que o arbitro não achou falta a do Ferro como não achou falta a do Oblak, que não concordo em ambos os casos. No entanto, não me recordo bem do lance do Ferro mas pensos que ele é empurrado (o suficiente ou não) e põe o braço numa posição não natural (o empurrão não faz isso)

            O do famalicão é diferente. Porque se toca no defesa de forma casual então não é falta e a mão é bem assinalada (não faz sentido mas é o que é).

          • Paulo Ribeiro
            Posted Setembro 16, 2021 at 9:24 am

            Qual é a relevância desse lance de à 2 anos atrás na análise deste?

            • Aurinegro
              Posted Setembro 16, 2021 at 9:41 am

              É que mudam-se opiniões consoante nos dá mais jeito. Em baixo dei um exemplo mais recente, mas ao comentares estás a dar mais relevância a este lance do que ao mais recente.

              Ah, e escreve-se “há”.

              • Paulo Ribeiro
                Posted Setembro 16, 2021 at 12:13 pm

                Então estás a dizer que seria pênalti para o porto ontem?
                E não sei onde foste buscar essa ideia da mudança de opiniões… Para mim e como para quem não tenha palas obviamente era falta do Soares sobre o ferro…
                Continuo sem perceber a comparação.
                E muito obrigado pela correção

      • Tiago MR
        Posted Setembro 16, 2021 at 7:16 am

        Mudemos o cenário. Taremi isolado na área em frente ao Oblak, toca a bola ao lado antes do Oblak para fugir ao guarda redes, o guarda redes toca nele e impede de prosseguir e ele vai ao chão.. Não e pênalti?

        O Taremi é impedido de prosseguir o lance por causa do redes e na queda toca com a bola na mão, muda tudo? Aí e que não me faz sentido. Mesmo sendo todo o lance na pequena área, não deixa de ser uma obstrução do redes, logo na minha opinião a queda e consequente toque da mão na bola deve se a uma falta do Oblak.

        Conheço essa regra da mão na bola e entendo, não entendo é a não análise de toda a jogada. Mas pronto, já passou e pra semana há mais!

  • Kafka
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:54 pm

    Tal como disse na antevisão, não me surpreende nada que o Porto tenha saído com pontos de Madrid…. O Atlético Madrid não é nenhum papão, muito longe disso, e depois tem um estilo de jogo que permite a QUALQUER equipa discutir o jogo com eles, porque simplesmente eles não sabem dominar um jogo em termos atacantes…. Basta ver como na La Liga qualquer equipa seja o 1° ou último classificado consegue discutir um jogo com eles, porque simplesmente não sabem atacar e vivem do chutão para a frente na esperança que uma individualidade ou uma bola parada resolva a partida…. A somar a isto, o Porto não se chama Sporting e SL Vieira que são os medricas contra os grandes da Europa, o Porto joga sem medo…. Logo o empate ou mesmo podia ser bem possível e acredito que podem passar este grupo

    • jafdfm
      Posted Setembro 16, 2021 at 12:37 am

      Parece que estamos a falar de uma equipa do meio da tabela e não do campeão espanhol… Diga lá um jogo desta época em que tenham sido dominados.

      • Abbas
        Posted Setembro 16, 2021 at 11:22 pm

        Se defendes muito bem e tens uma série de craques na frente, podes ser dominado os jogos todos que provavelmente não sofres nenhum e eventualmente algum craque resolve o jogo com um golito. O Benfica ganhou um título em 04/05 assim.

      • Kafka
        Posted Setembro 16, 2021 at 10:44 am

        Não são de meio da tabela porque individualmente são superiores a 18 equipas da La Liga, só sendo o Real Madrid melhor

        Mas se visses os jogos não dizias disparates, foram dominados pelo Villarreal por exemplo ….. Mas independentemente disso tu tens um problema, não sabes ler, e isso é gravíssimo porque presumo que já tenhas idade suficiente para saber ler e mesmo assim não sabes….. Porque eu não disse que eram dominados pelos adversários (apesar de até por norma serem por qualquer adversário mais forte que eles)… Mas o eu disse é que êm um estilo de jogo que permite que o jogo seja dividido, mesmo contra adversários maus fracos que eles

        Mas vindo de ti não se espera grande coisa, afinal tu exiges que o Messi que só agora terminou a pré-epoca (só começou os treinos em Agosto) tenha já um rendimento superlativo e que em 114 minutos de competição oficial devia já ter 10 golos e 20 assistenciais, portanto não se pode esperar grande coisa coisa que dos teus comentários

  • Abbas
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:50 pm

    Porto é isto. Não tem o melhor 11, não tem o melhor banco, não tem o melhor treinador, mas a mentalidade está lá sempre! Superam-se sempre nos jogos grandes, ao contrário do Benfica que os toma como iguais aos outros ou então entram com medo. E já vamos em décadas assim.

    • San Iker
      Posted Setembro 16, 2021 at 12:00 am

      Em Portugal não vejo ninguém com a capacidade do SC a preparar estes jogos europeus e a lutar até ao fim para os ganhar. Se não é o melhor treinador então não sei quem é.

      • Vegeta
        Posted Setembro 16, 2021 at 1:52 pm

        Quantos chocolates o Amorim vai precisar de dar ao Conceição, com uma equipa mais fraca, para ser considerado o melhor.

      • carlos costa
        Posted Setembro 16, 2021 at 1:08 pm

        Sérgio Conceição o melhor treinador?
        Nota-se na mediocridade que o Porto joga ou na teimosia em apostar no zaidu ou no bruno Costa quando tem jogadores muito melhores no banco.
        Ou apostar no Marega que estragava 99% das jogadas, mas é o melhor treinador……só pode ser para rir.

      • Abbas
        Posted Setembro 16, 2021 at 12:46 pm

        O Porto sempre foi assim, independentemente do treinador.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:33 pm

    Pois é…

    Na altura da verdade o Porto é isto.

    Para os espanhóis da Marca, o Porto ficaria em último do grupo… mas esqueceram-se que fora das big4 mais PSG, o Porto é porventura a equipa mais difícil de bater da Europa.

    Se compararmos só a nível do tugão, por muito que me custe admitir, o nível de competitividade do Porto na Europa está muito acima de qualquer outro rival.

    Hoje, frente ao campeão espanhol, o Porto anulou por completo o Atletico (que tal como o Porto dentro de portas, tem sérias dificuldades quando encontra uma equipa com os mesmos índices de agressividade), e só não ganhou o jogo porque a arbitragem deu razão aos senhores da Marca…

    Individualmente Diogo Costa (está um senhor guarda redes), Grujic e Otavio foram enormes.

    • Stromberg
      Posted Setembro 15, 2021 at 10:46 pm

      Assino por baixo.

      Aquilo que muitas vezes redunda, inteirnamente, numa atitude quezilenta e muitas vezes qualificada como “nojenta”, quando as coisas não correm bem, também é o mesmo que possibilita este estofo europeu.

      Benfica tem Darwin, Yaremchuck, Seferovic, deu-se ao luxo de “dispensar” C Vinícius… se os nossos PL fossem Taremi e Toni Martínez, queria ver…

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Setembro 15, 2021 at 11:43 pm

        Eu também estou de acordo com o que o Flávio diz mas não concordo que “a postura interna qiezilenta permite ao Porto ser competitivo na Europa…” Nem pouco mais ou menos. O Porto hoje, como normalmente na UCL, foi competente sem ser quezilento (aliás, hoje até tinha motivos para o ser e não o foi porque na Europa a voz grossa torna-se fininha) e pode-se ver que todos – adeptos e rivais – elogiam. Internamente é conflituoso devido a complacência que beneficia, com especial destaque para SC e Luís Gonçalves (PdC e JMarques já nem contabilizo) e isso chateia até muitos dos próprios adeptos…

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:29 pm

    Na Champions até parece uma equipa diferente.
    Toda a equipa fez um bom jogo anulando quase por completo o atual campeão espanhol mas faltou um bocado mais de qualidade nas saídas para o ataque.
    Espero que depois desta segunda parte , o SC tenha percebido que o Wendell tem que ser titular.
    Grujic é a melhor opção para jogar ao lado de Uribe e Vitinha a segunda melhor.
    Diogo Costa, mais uma vez, a dizer presente quando foi necessário portanto não sei o que estão a espera para renovar com o rapaz.
    Agora é pensar no jogo do campeonato.

    Saudações DesPortistas!

    • Pipo
      Posted Setembro 16, 2021 at 9:53 am

      Este fim de semana parace-me certo que vamos ver Wendell a titular, diferença abismal de qualidade. Grujic também tem que ser titular. E presumo que a aposta de Corona a lateral seja para continuar, da maneira a não ter que sentar nenhum dos da frente.

      • RicardoFaria
        Posted Setembro 16, 2021 at 10:30 am

        Pipo, vindo do SC já espero tudo portanto estou preparo para o caso de ele deixar o brasileiro no banco.
        Ele ontem elogiou o João Mário e falou em cansaço portanto acredito que o miúdo volte a ser titular.
        O Grujic acredito que seja titular.

        Saudações DesPortistas!

        • Apessoa
          Posted Setembro 16, 2021 at 3:17 pm

          O Grujic tem de ser titular, o Porto joga muito melhor com ele, já no ano passado quando ele ganhou o lugar notava-se que os outros jogadores do meio campo jogavam com mais liberdade e segurança, incluindo em pressão alta, os posicionamentos enquadravam-se sempre melhor com ele em campo, parece-me que a nível de posicionamento muito mais evoluído que os colegas dessa posição.

  • GoldenFCP
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:27 pm

    Que orgulho! Nao por ter-mos jogado maravilhas, mas que bom ver é estes jogadores baterem-se de igual para igual em qualquer estadio da europa. Foi com o City, Chelsea, Juventus…
    Diogo Costa, que muro!
    Fomos roubados! UEFAMAFIA a atuar mais uma vez depois do celebre jogo do Etihad

  • Af2711
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:26 pm

    Não vi quanto estava a odd de -0,5 golos neste jogo, mas para quem ganhou foi bem fácil.

    Há que dizer que o Porto é uma equipa de Champions e que apesar de não convencer, dá luta e entra com o espírito correcto na competição. Adiantei que este Atlético é consistente, mas um sistema defensivo minimamente fiável que não tenha uma linha tão subida faz com que essa equipa passe alguns apuros no capítulo ofensivo.

    • dependente
      Posted Setembro 16, 2021 at 12:00 am

      Eu que até nem sou portista, acreditei que o Porto não perderia e apostei X/X ao intervalo e final com uma odd de 5.00 na Betclick

  • Nunop
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:18 pm

    O Porto faz sempre boa figura na Champions….é impressionante. Grande resultado.

    O Conceição ja nos habituou a estas masterclasses europeias, mas dps tb é comum entrar em certos jogos com uma estratégia e aos 30 minutos faz duas substituições pq errou completamente na mesma.
    Acho que percebe muito mais de bola do que faz parecer…as constantes polémicas e atitudes de que é protagonista, desviam as atenções desse facto, porque quando não está chateado com qq coisa, até analisa bem os jogos taticamente e diz coisas muitas interessantes.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:39 pm

      Concordo inteiramente com a última frase.
      O Sérgio é casmurro, é “arruaceiro” e por vezes até outros defeitos que é melhor não referir, mas é sem dúvida muito forte taticamente (penso que já tinha insistido bastante neste ponto aquando da renovação dele). Não fosse o seu feitio e as polémicas e acredito que já estivesse num clube das Big 4 (num bom clube). E é como dizes, nas conferências em que fala de futebol e não está de mau humor, até dá gosto de ouvir falar (por exemplo a a seguir ao jogo com o Sporting). É pena é o feitio.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:13 pm

    Agora admirem-se que os comandados do pedreiro acabem fora das competições europeias…

  • poborsky7
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:13 pm

    Jogo bastante equilibrado..é um resultado justo na minha opinião, o Porto a ser Porto..não estava à espera de menos.. agora o Atlético de Madrid com os jogadores que tem jogam muito pouco..é confrangedor na verdade ver provavelmente um dos melhores planteis da europa a jogar tão pouco semana após semana..

    Quanto a João Felix é certo que o Atlético não tem um jogo que o favorece mas ele também tem que dar muito mais, os anos começam a passar e ainda se está a espera que o Felix demonstre toda a qualidade que tem.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 15, 2021 at 10:12 pm

    Jogo penoso de se ver para ser honesto.
    E com toda a honestidade, não compreendi a atitude do Atlético. O FC Porto tem no papel o pior plantel do grupo, por isso este era aquele jogo que “obrigatório” para os espanhóis ganharem. E a verdade é que não fizerem praticamente nada ofensivamente (bem sei que o Atlético quando tem de assumir o jogo é bem mais fraco, mas isto foi de rir). Mas eu agradeço!
    Já o Porto, também não criou grande perigo, mas já se esperava, se há equipa que se fecha bem na defesa é o Atlético. Ficou claro que faz falta um ponta-de-lança com velocidade para romper nas costas do Atlético, especialmente na parte final na partida. Não peço o Marega de volta, porque era só mesmo velocidade, podia muito bem isolar-se que depois tropeçava na bola. Mas sim, notou-se a falta de alguém com a VELOCIDADE do Marega.

    Em relação ao árbitro, que critério apertado! Nem tanto nos amarelos, especialmente os primeiros dois para o Porto (em que até foi amigo), mas nas faltas, era tudo falta, parecia um árbitro do Tugão. O vermelho do Mbemba acho discutível, mas aceito, apesar do Griezmann não estar exatamente em posição central para a baliza, não andava muito longe disso.
    Por último, o golo anulado que os comentadores da TVI tanta dificuldade tiveram em descodificar, a bola bate na mão do Taremi quando o iraniano cai ao chão (na 2.ª repetição que passaram vê-se melhor) e como mão atacante é sempre falta, foi anulado. Foi um momento de grande azar, já que a bola já estava prestes a entrar na baliza quando bate na mão do Taremi. São regras, estúpidas, mas são regras.

    • Stromberg
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:17 pm

      Só digo uma coisa… se a mentalidade fosse diferente em Portugal e houvesse a possibilidade de transferir o Darwin para o Porto, ui ui… que máquina que ia ser. Era o Ponta de Lança perfeito para eles.

      • Mushy
        Posted Setembro 16, 2021 at 3:37 am

        Sinceramente acho que os lá estão estão adaptados ao esquema que SC quer e gosta. Não vejo o Darwin a fazer melhor dos que lá estão.
        Posso estar errado, mas os que lá estão são mais pragmáticos do que o Darwin que muitas vezes perde-se no jogo ou agarra-se demais a ela. Mas lá está com o tempo ou com outra estratégia de jogo possa estar errado

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 15, 2021 at 11:36 pm

        Por acaso gosto bastante das características dele, seria interessante. Mas gostava que ele viesse sem troca nenhuma com Benfica, só se fosse o Zaidu eheh

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 15, 2021 at 11:13 pm

      Tiago,

      Concordo com a estupida lei da mão na bola, algo que não acontece em processo defensivo. Mas neste caso acho que isso só aconteceu porque Taremi foi derrubado por Oblak. Não querendo parecer rebuscado, mas invalidando o golo (não consigo ver o toque na mão mas) não seria penalti?

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 15, 2021 at 11:35 pm

        Francisco,

        Em relação ao toque na bola, vê o clip que a Eleven colocou no Twitter, é na 2.ª repetição, aquela meia atrás na baliza, repara na mão direita do Taremi, ao cair bate com a mão na bola.

        Em relação a um possível penalty, sinceramente acho que seria muito forçado. O Taremi remata, o Oblak defende, a bola volta a bater no Taremi e depois chocam. Acho um lance normal de jogo, eu, se fosse árbitro, não daria nada.

Deixa um comentário