Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto treme mas derrota o Rio Ave; Dragões beneficiaram de duas grandes penalidades (Jackson falhou a 1ª), estiveram a perder (Braga com classe aproveitou o erro da dupla Maicon/Helton), mas Cha Cha Cha bisou e consumou a reviravolta

FC Porto 2-1 Rio Ave (Jackson 45′ g.p. e 76′; Braga 38′)

Nota prévia: O conjunto azul e branco denota uma enorme intranquilidade. A equipa desgastou-se em termos anímicos com o empate frente ao Olhanense, não superou esse momento e contrariando a teoria, supostamente é a equipa mais experiente da Liga (não pela idade mas pela sucessão de troféus), chegamos ao ponto do próprio Pinto da Costa demonstrar um desespero enorme nas bancadas (saiu do seu lugar e nem quis ver o 2º penalti do Porto…e quando o presidente com mais títulos do futebol português evidencia  este nervosismo, imagine-se os jogadores).
O FC Porto sofreu (1ª parte fraca, na 2ª sem ser em situações de bola parada apesar do domínio pouco perigo criou), voltou a falhar uma penalidade (a 3ª esta época), mas conseguiu derrotar o Rio Ave (o conjunto de Nuno esteve sempre organizado tacticamente, demonstrou segurança defensiva e tentou aproveitar as transições) e coloca assim pressão no Benfica. Jackson foi novamente a figura do encontro (já leva 22 golos na Liga), o colombiano 1º (de maneira displicente) falhou um pénalti “à Panenka, mas conseguiu superar esse momento e decidiu a partida com um bis (Oblak voltou a demonstrar todo o seu talento e foi o melhor do lado do Rio Ave). Num encontro que fica marcado pelas duas penalidades a beneficiar os dragões, mas também pela classe de Braga (aproveitou a displicência da dupla Maicon-Helton e colocou o Rio Ave em vantagem), e igualmente pela estreia de Quiñones pelos azuis e brancos (teve uma boa abordagem ao jogo quer no aspecto defensivo, como na maneira como se envolveu no ataque, mas em termos técnicos foi um desastre). Destaques?

67 Comentários

  • Zé Manel
    Posted Fevereiro 25, 2013 at 11:22 am

    A mesma história de sempre!!

    VM, embora perceba a vossa atitude e estou de acordo, tb espero que percebam a dos adeptos e comentadores de futebol portugues.

    Depois de tudo o que a justiça permite e continua a permitir, veja-se o caso do Boavista, é compreensivel que jogo após jogo, as arbitragens sejam o foco das atenções, pois continuam a favorecer sempre a mesma equipa tornando dificil para alguem que comenta um jogo abstrair-se desta situação.

    Mais, no fim do jogo o arbitro Artur Soares Dias foi entregar a sua camisola a um adepto do porto, escrevendo-lhe uma dedicatória, conforme foi publicado pelo jornal OJOGO. Dito isto, ainda acham possivel que a arbitragem depois de mais um jogo em que os suspeitos do costume são beneficiados não seja falada???

    É triste mas é a nossa história e se calhar deveriam tambem fazer um esforço para tentar mudar a mentalidade dos nossos adeptos, procurando que estes queiram cada vez mais que a justiça mande no nosso futebol e condene os corruptos e prevaricadores, pois sem isso será sempre a mesma história ano após ano!!

    Quanto ao jogo, foi um jogo equilibrado, com maior ascendencia do porto, mas sem que se traduza em oportunidades de golo claras…

    O Rio Ave demonstrou o porquê de estar na posição que está e criou muitas dificuldades ao porto, saindo sempre com muita personalidade para o ataque.

    Saudações

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 10:51 pm

    Sou muito sincero gente a falar de arbitros é aos pontapés deviam ir todos para lá para ajuadar a fazer melhor são todos mt bons.
    Agora analisar o que é futebol é quase zero salvo raras excepções. É ridiculo.

    António

  • Luís Sousa
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 6:26 pm

    Boa tarde sou um leitor assíduo deste blog ( que considero fantástico ) . Mas raramente dou a minha opinião. Mas estou farto deste futebol português por varias razões. Não há critérios uniformes desde o início do campeonato. Se uns no início do campeonato são mais favoritos do que outros penso que quem gere o futebol ainda põe essas equipas mais à frente. O que se tem passado domingo atrás de domingo é uma autêntica palhaçada e tenho pena de quem é sócio de clubes, quem paga sport tv ( eu não pago porque não alimento estas mentiras em que desde o início já se sabe quem ganha). A facilidade com que Benfica e Porto ganham jogos, em que está difícil essa mesma vitória, com a ajuda clara dos árbitros… marcam-se penalties por lances que nem duvidosos são… Basta ver estes lances de mão na area quando em jogos anteriores não se marca só por ser na AREA DE BENFICA E PORTO… e mais outra situação que já comentei e até penso que nestes foruns… o facto dos treinadores adversarios não comentarem quando são prejudicados isto porque estão umbilicalmente ligados ao Porto. Nuno Espirito Santo não comenta. Pedro Emanuel não comenta mas se forem prejudicados contra Benfica ou Sporting já comentem… isto é uma palhaçada e enquanto alguém pagar para se assistir a este circo isto vai continuar. Sou sportinguista e critico com a situaçao do Sporting mas basta lembrar que ano passado quando o Sporting foi á Luz, estava a 1 ponto de diferença de Porto e Benfica, mas se houvesse verdade desportiva e não se protegesse sempre os mesmos o Sporting teria 7 pontos á frente dos dois clubes. Para lembrar que nos 3 primeiros jogos ( Olhanense, Beira-Mar e Maritimo) tiraram 7 pontos ao Sporting. Além disso, com o Beira-Mar um arbitro se recusar a arbitrar o jogo.
    GOSTAVA QUE O VM COMENTASSE ESTA VERGONHA E FALSIDADE QUE SE PASSA NO FUTEBOL PORTUGUÊS QUE ESTÁ A TIRAR AS PESSOAS DOS ESTADIOS?

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 5:06 pm

    Só de salientar que hoje fui ler o jornal "O Jogo" e engraçado que aqueles 3 senhores conhecedores de "muito" futebol, não referem sequer a falta do Otamendi sobre o Ukra.
    Estou a um passo de deixar de ver futebol em portugal. Vou para o meu segundo clube, Arsenal, que pode bem não ganhar nada, mas pelo menos não é todas as semanas do mesmo: ROUBALHEIRA!

    Daniel Silva

    • tiago
      Posted Fevereiro 25, 2013 at 12:49 am

      eu referi esse porque é o que ha aqui nos cafés, mas posso dizer-lhe que no correio da manha tambem não vinha lá nada.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 9:25 pm

      e como é que pode ficar claro que não é penalty? eu so referi o jornal em que foi para nao haver confusões, nao para dizer que seja ou nao tendencioso.
      e como é o jornal que costumo ler no café referi isso, mas admiro.me com o facto de nem no jornal A Bola referirem esse lance, que na minha opiniao nao deixa duvida nenhuma.

      Daniel Silva

    • tiago
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 7:03 pm

      mas olhe que no jornal benfica(A bola) esse lance tambem não vem lá, ou ficou claro que não era penalti ou o porto comprou Abola. qual das hipoteses é que acha que será ?

    • Ricardo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 6:09 pm

      Nada de admirar…vai ser um justo e limpo campeão.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 3:37 pm

    Não foi um grande jogo de nenhuma das equipas. O FCP jogando em casa foi menos pressionante e criativo do que o habitual e teve dificuldades em desmontar a estratégia defensiva do Rio Ave, que por sua vez foi uma equipa organizada.
    Na 1ª parte o Rio Ave conseguiu ainda sair em contra ataque uma ou outra vez com algum critério (como no lance do golo) na 2ª parte limitou-se a defender um ponto.
    O FCP defensivamente esteve, na generalidade, bem com a excepção do lance do golo e um ou outro lance em que a qualidade de Bebé se fez notar. Boa exibição do Otamendi. Em termos ofensivos Lucho foi o dinamizador mais esclarecido nos primeiros 50m mas foi, naturalmente, perdendo fulgor. Defour entrou muito bem permitindo a James jogar nas costas de Jackson e a partir daí o FCP conseguiu ser mais pressionante e constante ofensivamente.
    Um resultado justo de um FCP menos exuberante e com alguns erros de concentração já vistos contra a Olhanense e corrigidos contra o Málaga.
    Destaques positivos: Otamendi (na antecipação e organização defensiva); Lucho (na criação e organização ofensiva); Moutinho (na constante pressão que desenvolve) ; Jackson (na qualidade de finalização e entrega ao jogo). Oblak (muito sóbrio e ágil, bom entre e fora dos postes); Lionn e Edimar(competentes a defender e muita qualidade na saída de bola para o contra ataque); Bebé (quando readquirir os indices físicos que tem condições para alcançar será um jogador de destaque em qualquer equipa do nosso campeonato); Braga (pelo golo que define o jogador que tem na sua qualidade e definição técnica a sua melhor qualidade).

    António

  • Ricardo
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 3:32 pm

    Nem vale a pena escrever muito…
    O Oblak dentro de 2/3 anos será titular no Benfica e um dos melhores guarda redes do mundo,já está num nível extraordinário!

    O campeonato está entregue,será impossível o Benfica ganhar no dragão,não porque não tem qualidade para isso,mas sim porque será impossível jogar contra 14 desta maneira.
    É incrível como qualquer contacto entre jogadores é sempre falta a favor do Porto,mais um penalty vergonhoso,um cruzamento a meio metro de distancia onde o braço do defesa está junto ao corpo,e depois não marca um claro penalty feito pelo Otamendi,pontapés de baliza transformados em cantos,vale tudo,é uma alegria. Não sei que prazer tem dado ganhar campeonatos assim,mas enfim.
    Já agora é de louvar o grande desportivismo da maioria dos treinadores quando são prejudicados por erros de arbitragem contra o Porto, quero ver se quando o Nuno Espírito Santo for ao estádio da luz e perder,se vai estar tão feliz no final do jogo e se não vai comentar a arbitragem.

  • paulo
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:13 pm

    Acho correta a visão… eu se fosse adepto do fcp não tinha coragem de falar de arbitros… so se tivesse mais de 35 anos! Após aquela partida do estadio da luz que o porto nada fez para empatar conseguindo 2 golos e nenhum deles por uma oportunidade, visto um ser dado pelo artur e outro 1 cruzamento. E ver o treinador dos 50 jogos ter a coragem de vir falar do arbitro, onde queria mais 1 vez ganhar ao benfica em superioridade numerica de qualquer maneira, esquecendo-se do mesmo jogo ter acontecido lances bem piores com o feernando e o moutinho, com o objectivo de pressionar as proximas arbitragens… resultando logo no melhor arbitro europeu a assinar um penalti aos 5 min em setubal penso eu… isto fica como uma bola de neve! sou benfiquista e não posso admitir que 1 jogo como o academica-benfica deste ano, não pertença aos records do guiness visto não me lembrar do porto sofrer 1 penalti contra, depois 1 penalti contra inventado, imagine-se se fossem 2 como foram contra o benfica???? e mais no mesmo jogo ficaram por marcar 2 a favor do benfica curiosamente num lance de mão bem pior do que o jogador do rio ave de ontem…. infelizmente tenho a barriga vazia de titulos, porque todos os anos a historia é a mesma!!! quem ganha sem saber não quer saber e pressiona o trio pra ganhar mais e mais, e num pais onde vale tudo, onde os crimes prescrevem, onde se subtrai 6 pontos por um clube corromper mais se pode acrescentar! VM terá de se habituar a falarem de arbitragens visto jogos que não se passa nada vem logo os dirigentes do mesmo clube pressionar o sistema. cumps

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 10:44 am

    Existem portistas honestos? Sim. Existem portistas que saibam as regras do futebol? imagino que sim. Agora a pergunta é: existe para aí algum portista honesto que saiba as regras do futebol? pelos vistos até o PORTO CAMPEÂO, que era a minha esperança neste Blog, só consegue ser honesto pela metade.
    So vi o jogo para ver o Oblak mas nem o consegui ver em acçao por dois motivos: Na primeira parte o porto teve meia ocasião de golo e deixei de ver o jogo a seguir à roubalheira. Seria engraçado fazerem uma compilação das vezes que este árbitro (que ou já é internacional ou será porque o pintinho não dorme) não marcou penalti contra o porto no mesmo tipo de lance. Quanto àqueles que dizem que é duvidoso, pura e simplesmente não compreendem o que é o futebol. Este é o caso mais flagrante de bola na mão. Ainda me hão de mostrar a regra que diz que o jogador deve ir ao lance com os braços atrás das costas. Ridiculo!(não encontro outra palavra)
    Acho piada ao VP que no ano passado era um coitadinho e este ano é um arrogante e mal educado de primeira. Ontem depois do golo do Rio Ave já tinha a cara de coitadinho outra vez.
    Eu e o meu amigo Irlandês (só consigo falar de futebol com britânicos e irlandeses) fartamo-nos de rir com os adeptos portugueses e não só. Nunca discordamos( é muito raro e só em coisas pontuais e de dificil interpretação) porque as regras são muito simples na realidade.
    Quanto ao futebol jogado, o porto é isto. Com equipas que defendam bem, não conseguem criar perigo. Contra o benfica zero oportunidades, contra o málaga poucas e contra o rio ave uma ou duas.
    Sinceramente não compreendo porque se queixam que falemos da arbitragem. Quando não há boas arbitragens, não há futebol. Ou pensam que isto é futebol? E as arbitragens fazem parte do futebol, ou não? Até parece que nunca libertaram as escutas para o youtube. Ou não sabem o que é o youtube?
    Joao

    • Czarli
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 4:30 pm

      De que interessa se os golos obtidos foram por erros de algum jogador adversário? O Jackson não teve mérito em pressionar para ganhar a bola e ainda ter sangue frio para finalizar sobre pressão? O golo do Hulk contra o Liverpool não teve mérito do mesmo? Mas estamos parvos? Obviamente que é muito mais gratificante e bonito fazer uma jogada em futebol total e finaliza-la em golo, mas se não e daí? O que conta não é marcar? Estamos a falar de autogolos ou de bolas que não ultrapassam a linha de golo ou quê?

      Tanta garganta sobre a qualidade dos golos marcados na luz que nem se lembram que o 2-2 nasceu de um brinde do Helton. Se calhar deveriam assistir ao resumo uma vez mais e falar depois…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:57 pm

      Aos benfiquistas só convém lembrar o que lhes interessa, visto que se o golo do Mangala foi uma oferta de garay, então o golo do Gaitan, foi uma oferta do Helton e do Otamendi, pois o primeiro faz uma defesa incompleta e o segundo faz um corte deficiente, mas para vocês foi uma jogada brilhante, já agora dizem que o Benfica teve o lance do Cardozo isolado que conta como uma oportunidade, mas nao falam, dos varios jogadores do Porto que ficaram isolados e que o arbitro marcou mal sucessivos foras de jogo, se tbm o fizesse na jogada de Cardozo ninguém falava dessa oportunidade, como não falam nas do Porto, em que Defour ficou na cara de Artur, Varela, etc.. Depois tem o descaramento de dizer que o Porto teve jogadores a merecerem mais a expulsão que os vosso, quando o Enzo deu uma cotovelada no Moutinho e nem amarelo leva, o Matic toda a gente sabe que não acabava o jogo, o Maxi nem vale a pena falar, mas vocês que se gabam de ser os adeptos da verdade desportiva cada vez mais se mostram adeptos da "verdade benfiquista", lamento ter de voltar a comentar estes factos já que o VM deve estar farto destas conversas, mas cansa-me ver adeptos que falam como se tivessem o dom da razão e puxam conversas infantis e desnecessárias que em nada engrandecem este desporto, os meus comprimentos!

      Diego Gonzalez

    • paulo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:20 pm

      concordo plenamente… E depois o jornalismo dá no que dá falava de avassalador, poderoso a 1 clube com 2 oportunidades num jogo? esconde o penalti inventado… o tribunal de o jogo só existe com vitorias do porto acima dos 2 golos, e tira ferias como se verificou esta quarta feira… 1 autentica vergonha! Vi a repetição do golo irregular na tv espanhola, quer a tvi quer a sporttv incobriram como sempre o fazem o golo super irregular!!! repito super visto 1 fora-de-jogo ser de 1 metro bastando ver a imagem parada o pé do jogador do málaga e a cabeça do jogador do fcp mais adiantado,,, e quando digo adiantado é verdade ainda existia outro atras do moutinho!!! e acabei de ver o jogo, vi as reacções na net e nada… no dia seguinte la teve que aparecer as imagens vindas da espanha!!! Isto se so acontece com jogos internacionais, aos tempos que a nivel interno tudo é incoberto!!! O porto anda com muito medo este ano, até poderá ganhar tudo o que disputa, mas não me lembro de ver tantas vezes o VP e o PC a falar e pressionar os arbitros, e a falar do benfica coisa que o JJ ainda não o fez este ano, e se calhar com mais motivos para o fazer. Adivinha-se para a semana 1 empate em alvalade a ver vamos

    • ZiP
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:19 pm

      Caro czarli, provavelmente não se lembra do classico. Mas se tiver oportunidade volte a ver o jogo e Veja lá onde é que o Porto teve oportunidades . É certo que marcou dois golos. mas lembra se como foram? dois erros. um de Artur outro de garay. caso Não se recorde o Porto não teve mais nenhum remate a baliza do benfica. Por outro lado o benfica marcou dois golos, fruto de jogadas colectivas, sabe o que isso é? Não deve estar habituado, Eu compreendo. além desses dois golos Com certeza se lembra de ver o cardozo isolado frente ao helton Ou tem a memoria assim tao curta ?
      haja paciência!!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 1:35 pm

      Não consegues melhor que isso? é que nem engraçado consegues ser.
      Eu terei debilidades oftalmológicas e tu de raciocínio (lógica sem o oftalmo).
      Não vi a segunda parte mas vi o resumo. E também vou ser simpático.
      Contra o benfica, os dois golos nasceram de ofertas. No primeiro o garay tenta o corte mas passa-lhe por entre as pernas e no segundo deves lembrar-te. De resto ZERO.
      Não viste oportunidades do Benfica e eu é que vejo os jogos com a televisão desligada. aconselho-te o TVGOLO para ires lá ver o resumo. hás-de ver duas oportunidades flagrantes de golo na segunda parte.
      Certamente não pertences ao primeiro grupo, pelo menos no que ao futebol diz respeito.
      Joao

    • Czarli
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 12:33 pm

      Provavelmente os britânicos e irlandeses com quem vês os jogos são cegos.

      É deveras engraçado, para ser simpático, dizer que uma equipa só teve uma ou duas oportunidades quando anteriormente referes que não viste o jogo todo.

      Contra o benfica zero oportunidades com dois golos marcados… sinceramente também não me lembro de nenhuma oportunidade do benfica, e mesmo assim tambem marcaram por duas vezes.

      Contra o Málaga poucas oportunidades, no entanto foi a unica equipa a ter chances de golo.

      Deves ver futebol com a televisão desligada, ou se vais ao estádio deves ficar certamente com a visão obstruída… ou isso ou tens debilidades oftalmológicas.

  • MM
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 3:54 am

    é impossivel nao falar de arbitragem quando joga o porto…aceito os dois penaltis,o primeiro é claro,o segundo é bola na mão mas o jogador já sabe que nestes casos tem de esconder os braços atras do corpo,ainda para mais contra o porto…agora se estes são penaltis o do otamendi sobre o ukra também é,não joga a bola,derruba o adversário,tem de ser penalti…o porto ganhou e tudo bem,mas contra o 2º penalti nunca seria assinalado e o 1º provavelmente também não.têm uma boa equipa,ganham os jogos a maior parte das vezes porque são melhores,mas a dualidade de critérios é por demais evidente.é facil marcar um penalti a favor do porto mas é quase impossível marcar contra…eu acredito que os árbitros já nao o façam propositadamente mas seja pela pressão seja pelo que fôr isto continua a acontecer…
    o campeonato vai ser decidido no porto-benfica e como é no dragão até ja tou a ver o que vai acontecer…pouca credibilidade tem o campeonato português…

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:41 am

    Vitória muito complicada, mas inteiramente justa.

    O desgaste do jogo de terça-feira passada notou-se ontem.

    Jackson Martínez tem de levar mais a sério a marcação das grandes penalidades.

    O melhor em campo para mim foi mais uma vez o "polvo" Fernando recuperador incansável de bolas. Moutinho voltou a jogar bem.

    Lucho, Maicon, Izmaylov e Danilo não jogaram nada bem.

    Espero que o FCPORTO contra o SCP apresente um jogo superior ao de ontem.

    Felizmente já cá contam mais 3 pontinhos, importantíssimos para a luta do título.

    Grande golo do Braga, o homem adora marcar grandes golos ao FCPORTO.

    Oblak é um bom guarda-redes mas não façam do homem um salvador, ele ainda não joga num grande para sentir o peso da camisola. Outros guarda-redes já fizeram tanto ou mais do que ele em clubes de pequena dimensão e posteriormente transferem-se para clubes grandes e não passam de bons guarda-redes (acho que é o exemplo deste esloveno).

    Como o Artur não tem estado bem no campeonato, já pensam que o Oblak será no SLB o melhor guarda-redes do mundo.

  • João Patricio
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:08 am

    Antes de mais não venho aqui falar de arbitragens, visto que sou adepto de futebol e não de árbitros. Quanto ao resto é triste ver as equipas a entrarem a medo contra os grandes e fecharem o autocarro cá atrás. É triste o futebol português.
    Relativamente ao Porto, é óbvio que a equipa está desgastada quando 13 ou 14 jogadores jogam muitas vezes 2 vezes por semana. Dou mérito ao Vitor Pereira por estar a fazer este óptimo trabalho porque acreditem não é nada fácil com uma equipa com tão poucos jogadores capazes de defender a instituição.

    Vitória mais do que justa do FCP que apesar de circulação de bola algo lenta, foi sempre à procura do golo e corrigir erros como o 1º penalty.
    Boa exibição do estreante Quiño, onde foi competente. Era o que se pedia.
    João Moutinho a revelar mais uma vez porque é o melhor jogador do campeonato português, o super pulmão e capacidade de organizar e levar o Porto às costas é incrivel!
    Por fim, o matador Jackson que redimiu se e bem do GRANDE ERRO que cometeu, com mais uma exibição a fazer golos que é o que se pede.

    VM na minha opinião deviam fazer análises a todos os jogos e não o deixarem de fazer porque não apetece ou porque se vai falar de arbitragens porque acredito vivamente que quem aprecia futebol não vai estar aqui a falar de casos pontuais que são claramente discutiveis. Serem imparciais em relação aos clubes era bonito

  • João Patricio
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:07 am

    Antes de mais não venho aqui falar de arbitragens, visto que sou adepto de futebol e não de árbitros. Quanto ao resto é triste ver as equipas a entrarem a medo contra os grandes e fecharem o autocarro cá atrás. É triste o futebol português.
    Relativamente ao Porto, é óbvio que a equipa está desgastada quando 13 ou 14 jogadores jogam muitas vezes 2 vezes por semana. Dou mérito ao Vitor Pereira por estar a fazer este óptimo trabalho porque acreditem não é nada fácil com uma equipa com tão poucos jogadores capazes de defender a instituição.

    Vitória mais do que justa do FCP que apesar de circulação de bola algo lenta, foi sempre à procura do golo e corrigir erros como o 1º penalty.
    Boa exibição do estreante Quiño, onde foi competente. Era o que se pedia.
    João Moutinho a revelar mais uma vez porque é o melhor jogador do campeonato português, o super pulmão e capacidade de organizar e levar o Porto às costas é incrivel!
    Por fim, o matador Jackson que redimiu se e bem do GRANDE ERRO que cometeu, com mais uma exibição a fazer golos que é o que se pede.

    VM na minha opinião deviam fazer análises a todos os jogos e não o deixarem de fazer porque não apetece ou porque se vai falar de arbitragens porque acredito vivamente que quem aprecia futebol não vai estar aqui a falar de casos pontuais que são claramente discutiveis. Serem imparciais em relação aos clubes era bonito

  • metralha
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 1:27 am

    Só referir que o jackson tem mais golos no campeonato que o sporting a titulo de curiosidade*

  • Czarli
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 1:22 am

    O Rio Ave jogou com a táctica do autocarro, todos bem fechadinhos lá atrás e a tentar sair rapidamente para contra ataque. É realmente muito triste ver o 5º classificado abordar um jogo em que nada tem a perder desta forma.

    O Porto foi superior, foi realmente a única equipa que quis ganhar mas mesmo com autocarro este Rio Ave é muito bem comandado e tem verdadeiramente uma qualidade acima da média. Apesar da exibição não ter sido brilhante, bem longe do demonstrado contra o Gil Vicente, Guimarães ou Málaga, foi uma vitória muito importante, das que podem vir a dar campeonatos.

    O Oblak em 2 anos (a manter-se a jogar regularmente) vai sentar o Samir Handanovič na selecção sem que ninguém note pela diferença… de idades.

    Aquele penalty falhado do Martinez, ai meu deus. Não me lembro de ver tamanha idiotice nos últimos anos, no entanto demonstrou grande carácter no 2º (que quase foi defendido) e no golo da vitória.

    Gostei do Quiño. Se aprender a cruzar em condições e melhorar o posicionamento defensivo, será uma boa opção para o futuro.

    Acho indecente fazerem uma nota prévia, e depois não fazerem os destaques do jogo. Se existe paciência para fazê-lo nos jogos de clubes que lutam para não descer, no mínimo deveria existir igualmente para o bicampeão nacional, um dos (apenas) dois clubes presentes nas competições europeias, sendo ainda o único presente na CL. Foi o segundo jogo seguindo com a mesma importância demonstrada. Adoro o vosso blog, admiro o vosso trabalho e esforço mas confesso que se continuarem a dar menos relevo e atenção aos jogos do meu clube, terei que manter-me no meu canto e passar a ser simplesmente um dos tantos visitantes… que simplesmente vos visitam. Longe de ser uma ameaça, quero apenas tentar fazer-vos ver lado de quem está deste lado, que participa, que apoia, que critica e que essencialmente gosta de um meio informativo imparcial…

  • RiefSilva
    Posted Fevereiro 24, 2013 at 12:00 am

    Boas, no meu ponto de vista, a regra de falta por mão é muito clara em mais de 90% dos casos. No caso de hoje, e pelo meu entendimento da regra, é falta, e por ser dentro da área penalti.
    As duas do Alex Sandro, que tanto se fala: a 1ª frente ao Braga é penalti claro. O 2º, não me lembro contra quem foi, não é.

    De destacar outro lance, hoje, que foi fora da área, e é daquelas que deixam mais dúvidas, e tanto aceito que se marque como não se marque.

    Outro lance que gostaria de referir é o lance do golo do Rio Ave, em que Braga sai em posição regular, pois está em linha. Lances como este, normalmente o Porto tem mais de um por jogo, e são assinalados fora-de-jogo. É só para ficar a ideia de quantos golos o Porto poderia ter mais não fosse essa situação.

    Em Portugal, são poucas vezes validados golos em fora-de-jogo, pois o bandeirinhas, em caso de dúvida cortam a jogada, o que é muito mau para o Futebol.(mas também sei que a culpa é dos adeptos e treinadores, pois se vêm um lance de golo em fora de jogo, mesmo que por pouco dizem logo que foi isso que resolveu um campeonato ou eliminatória).

  • M. Silva
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:50 pm

    Se não for incómodo, podem explicar o porquê de não fazerem uma análise mais detalhada ao jogo, inclusive com os destaques às exibições dos jogadores e de ambas as equipas? É que é o segundo jogo consecutivo para o campeonato em relação ao Porto que fazem assim, e por exemplo isso não tem acontecido relativamente com os outros erros. Só estou a perguntar o porquê, não estou a criticar, atenção, é de louvar o vosso trabalho em prol dos leitores do VM.

    Em relação ao jogo, primeira parte fraca, embora a segunda já tenha sido relativamente melhor. Para aqueles que pediam a titularidade de Maicon (ao início), quando regressou de lesão, acho que têm aí a resposta. Boa estreia de Quiño, temos ali um jogador para potenciar.

    • Czarli
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 1:46 am

      VM, das duas uma… ou rejeitam os comentários que falem simplesmente de arbitragens ou aceitam-nos já que não são poucas as vezes que se queixam dos parcos comentários.

    • M. Silva
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 12:16 am

      Percebo e compreendo perfeitamente, obrigado pela vossa resposta. E de facto é muito frustrante que hoje em dia, no futebol português, o tema seja cada vez mais arbitragem. Só vêm os jogos quase para dizer que clube X foi prejudicado e Y beneficiado, enfim.

      Cumprimentos.

    • Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 12:09 am

      Boas,

      Frente ao Beira-Mar um contratempo/falta de disponibilidade impediu que o jogo tivesse a análise devida.

      Infelizmente é algo que vai acontecer mais vezes.

      Hoje, foi mesmo falta de paciência. É frustrante fazer uma análise sobre um jogo, identificar os destaques positivos, negativos e às vezes até apontar algumas ideias, e depois o feedback na caixa de comentários tem um único tópico: a arbitragem.

      Como já sabíamos que era isso que isso acontecer, como pode comprovar, optamos por fazer um resumo mais curto (mesmo assim mencionamos quase tudo sobre o jogo).

      Cumprimentos

  • ACT7
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:33 pm

    Claro que quer o Benfica e o Porto vão perder algum fulgor nesta fase da época, quer por os muitos jogos que disputam, quer pela exigência que é não perder pontos, e claro que não é fácil terem de jogar sempre contra equipas que passam uma semana a treinar o modo como anular Porto e o Benfica em vez de tentar ganhar o jogo. Sou benfiquista e concordo que os grandes muitas vezes tem outro tipo de protecção, para mim é penalty, a bola bate na mão, corta a linha de passe é penalty, não podemos vir falar de lances anteriores senão estávamos aqui anos e anos a discutir o mesmo. Espero amanhã ver um Paços que jogue o jogo pelo jogo e não leve o autocarro.

    • paulo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:26 pm

      so para relembrar que o benfica neste momento deve ter mais 5 jogos que o FCP nas pernas e quando chegar ao classico ja podera ter mais 10!!! não queira comparar a carga duma equipa e de outra!!! o benfica ta na taça de portugal e jogara a meia final da taça da liga, para a liga europa fará 4 jogos enquanto o porto faz 1 na LC… agora equipas grandes tem de ter e garantir alternativas!

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:32 pm

    São 3 pontos fundamentais para a conquista do campeonato.
    Não foi uma grande exibição, mas foi eficaz e contribui para que o FC Porto se mantenha na liderança.

    • André Pinto
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 11:09 am

      Amigo Portista, são nestes jogos que se vêm os verdadeiros campeões. Nunca vai haver uma equipa que vá dar um banho de bola a todas as equipas da sua liga, nem muito menos ganhar por 4 ou 5. Há sempre jogos difíceis e é nestes jogos que as equipas ganham o campeonato.

      Cumprimentos,

      Pinto

  • metralha
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:23 pm

    então se o porto esta animicamente abatido por causa do olhanense porque entao fez aquele brilharete contra o malaga? VM sejam coerentes, em relação ao jogo, foi talvez o pior dos ultimos 10 anos do porto

    • Hugo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 3:00 pm

      Bracalli? So se for por ter defendido tudo. Nao facas dos outros parvos. Nem todos engolem a propaganda encarnada

    • paulo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:02 pm

      Uma equipa que faz um brilharete contra o 4 classificado da liga espanhola conseguiu ter 2 meias oportunidades em 90m???? uma por fernando que fica a 1 metro da bola e outra com o cabeceamento do izmailov que sai a 2 metros ao lado da baliza???? o golo foi bi-fora-de-jogo logo nem é discutivel… onde esta o brilharete??? na posse de bola? parabens pelo brilharete de ontem e do jogo do olhanense onde 2 personagens com ligação ao porto directa, bracalli e nuno espirito santo deixam no ar o jogo inclinado pelos juizes!

    • André Pinto
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 11:07 am

      Diogo meio da tabela? Se visses o jogo percebias o comentário do Metralha.

      Já irrita ler comentários de adeptos de outros clubes, a demonstrar o quanto fanáticos são. Isto resume-se para todas as noticias e não para neste caso, o do Porto-Rio Ave.

      VM continuem o vosso trabalho (que tem sido excelente) e Parabéns pelo projecto conseguido.

      Cumprimentos,

      Pinto

    • Diogo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 10:31 am

      Isenção? Conheces algum site/jornal mais isento que o VM?

      Brilharete conta o Málaga? Ganham 1-0 com um golo em fora de jogo a uma equipa do meio da tabela da La Liga e falam em brilharete?

    • Roberto
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 12:57 am

      Não é facciosimo nenhum, isto apesar de tudo continua a ser um blog, e como tal está sujeito às opiniões pessoais de quem escreve os textos, estes posts devem ser encarados mais como crónicas num jornal do que notícias desportivas.

    • Rui
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:37 pm

      é preciso ter memória curta, o jogo foi sofrível (e é preciso atender ao desgaste da Champions e à boa equipa do Rio Ave) mas já tivemos bem pior que isto.

      Quanto ao resto, concordo, parece haver aqui algum facciosismo nas análises aos últimos jogos do Porto.

  • pedro
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:35 pm

    É verdade que o porto fez um jogo medíocre, mas também não se pode pedir muito mais depois do jogo da champions. O pior foi mesmo a primeira parte, essa foi mesmo medíocre, a segunda parte já foi melhor, pelo menos mais intensa.

  • pedro
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:31 pm

    O Lucho está muito desgastado e o Jackson também. Ao intervalo devia ter saído o Lucho e ido o Izma pro lugar dele, e o James para a ala.
    Apesar de notar ainda alguma falta de entrosamento de Izmailov, principalmente com Lucho (não faz o que o James fazia com o Lucho, aquelas tabelas), penso que ele seria melhor a jogar na posição do Lucho.
    O Pinto da Costa fez o que muitos portistas também tiveram vontade de fazer e demonstrou alguma intranquilidade, mas não creio que a equipa esteja intranquila, de outra forma o Jackson nem teria marcado assim o primeiro pênalti.

  • Rearviewmirror
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:27 pm

    Incrível este segundo penalty.
    Bola na mão não pode ser penalty em lado nenhum, senão passamos os jogos todos a fazer pontaria aos braços.
    Há uma falta de Otamendi sobre Ukra na segunda parte do jogo, que se fosse fora da área era marcada.

    De realçar a postura de Nuno "somos porto" Espirito Santo na flash interview: Nem uma palavra sobre o penalty.
    E a perder 2-1 tira só o melhor jogador do Rio Ave, o Bebe para "equilibrar o meio-campo".
    É complicado perceber-se tanta submissão…

    • Tiago Meireles
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 6:59 pm

      Eu vi a expulsão, mas sinceramente duvido que você tenha visto…

      Se calhar ele aos 70 minutos ainda tinha forças e aos 80 minutos não, só o Bebé é que pode responder a essa perguntar, contacte o jogador via Facebook ou via Twitter e depois divulgue a resposta dele.

      E também vale a pena agarrar os adversários pode ser que o arbitro marque penalti a favor de quem agarra, se é que me entende…

    • Rearviewmirror
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 6:22 pm

      Você viu a expulsão patética do Hassan no jogo com o Rio Ave? Aos 88 minutos?
      Pois, mas como o jogo a seguir não era contra o Benfica, esse assunto foi falado durante meia hora e caiu no esquecimento, já não dava jeito as pessoas falarem sobre isso.

      Bebé sem força para correr? Mas o homem não parava quieto? Se a justificação é essa porque razão não o tira aos 70 minutos?
      Vai tirá-lo aos 82min, quando a sua equipa precisava de marcar, e mete um médio centro para "equilibrar o meio-campo"?
      Atirando completamente a toalha ao chão?

      Achei isto incrivel.

      E como já disse, mais vale andar a fazer pontarias ás mãos.
      Compensa e muito.

    • Tiago Meireles
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 3:43 pm

      Mais uma vez digo e repito, tanto este penalti como o do Moreirense são penalti.

      Um jogador está sem força para correr é a mesma coisa que jogar com 10, mas pronto é a sua opinião e eu respeito.

      O Paulo Vinicius foi um lance muito falado porque toda a gente que viu aquele jogo do Braga-Setúbal sabia que mais cedo ou mais tarde um jogador do Braga iria ser expulso.

    • Rearviewmirror
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 3:15 pm

      Já esta época o Rio Ave teve um lance contra o Sporting, de bola na mão de Joãozinho num lance igual ao de ontem.
      É claro que não foi penalty.

      Mas o Nuno "somos POrto" veio comparar esses 2 lances?
      É claro que não.
      É esse o tipo de submissão que falo, não naquilo que os jogadores fazem em campo.

    • Hugo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 1:52 pm

      Submissao como na primeira Volta? Irrita os comentarios fanaticos dos mesmos de sempre

    • Rearviewmirror
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 1:42 pm

      Como já disse anteriormente, uma coisa é bola na mão, outra é mão na bola.
      A lei é clara, e fala, pode ir consultá-la.
      Aliás, no lance do Moreirense o Alex Sandro roda o tronco e joga a bola com a mão, neste 2º penalty a bola vai ao braço do jogador do Rio Ave.

      Já joguei futebol sim, se calhar bem mais vezes que o senhor, e se uma equipa precisa de ,arcar para empatar, é muito, muito estranho tirar-se o melhor avançado da equipa para colocar mais um médio.

      Foi pena o Hassan ter sido expulso como foi a jornada passada…
      Mas não se chamava Paulo Vinicius, já não houve confusão durante a semana…

    • Tiago Meireles
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 2:07 am

      Caro, Rearviewmirror

      já que a única coisa que sabe falar é de arbitragens vamos argumentar sobre as mesmas, eu já vi o video do 2º penalti para o Porto e vou ser picuinhas, quando o Quiñones bate a bola e os braços do jogador do Rio Ave estavam abertos, tanto era penalti para o Moreirense naquele lance do Alex Sandro como este também o é.

      Essa falta que falta sobre o Ukra é uma idiotice desculpe lá mas não tem outro nome, o Ukra atrapalha-se com a bola e querem penalti, por favor…

      Se calhar o senhor nunca jogou futebol e como tá habituado a ver a sua equipa sempre cheia de força e energia não sabe, mas um ser humano normal cansa-se quando corre muito, penso que foi o que aconteceu ao Bebé.

    • Rearviewmirror
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:49 pm

      Não seria necessária?
      Sabe quanto ficou o resultado? Se calhar não sabe.

      totalmente diferente ir para o intervalo a perder, do que ir empatado.

      Foi autenticamente um lance caído do céu.

      O Nuno "somos Porto" não referiu nenhum dos lances marcantes do jogo.
      A exibição de Artur Soares Dias foi caseira ao máximo, faltas sobre o bebe não marcadas, cartões só para um lado, etc.
      Se o adversário tivesse outra cor na camisola, não se calava…

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:31 pm

      -O 2º penalty dá que falar. Mas isto depende do critério do árbitro. Há quem o considere penalty, há quem não considere. Para mim, a decisão é aceitável mas
      penso que não seria necessária a marcação da grande penalidade.

      – Ao referir o lance da grande penalidade (a 2ª, que é a única discutível), sem muito provavelmente ter visto o lance da repetição, só demonstrava o seu mau perder.

      O Nuno fez uma análise correcta e exemplar, talvez por isso ache tão estranho.

    • Roberto
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:19 pm

      O que queremos é consistência nas decisões.

    • Rearviewmirror
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:16 pm

      Sr Luis

      Uma coisa é bola na mão. Outra coisa é mão na bola. Quando identificar a diferença, apareça para enriquecer a conversa.

      Abraço

    • Luís P.
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:13 pm

      Mas quando houve os lances em que a bola foi bater no braço do Alex Sandro (em tempos idos) todos queriam penalti. Hoje, já ninguém quer.

    • FilipeA
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:10 pm

      Nem mais Rearviewmirror,

      Ainda por cima no final de cada pergunta que faziam ao homem acabavam sempre por dizer "nesta casa onde foi tão feliz…", realmente tão pouco constrangedor. Não deve ser do nada que há tantos treinadores "da cor" no campeonato.

  • Bruno
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:26 pm

    Será que os ilumindaos que na semana passada questionavam o penalty sobre o gaitan, e que diziam que se fosse na grande área do benfica nao era marcado, em relação ao jogo de hoje, continuam com a opinião de que os grandes sao sempre beneficiados?

    So vi uma dualidade de critérios incrivel … vi uma bola no cotovelo de um jogador do rio ave IGUALZINHA a um dos polémicos lances do Alexsandro, o jogador do rio ave levou amarelo (penso eu) e foi falta para o porto, o Alexsandro ha uns meses atras nao sofreu nada!

    De realçar a postura de Oblak que é um fora de série!

  • PBS
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:25 pm

    Tive oportunidade de ver 70 mins do jogo e retive as seguintes notas:
    – O Porto, embora dominando o jogo, fez um jogo medíocre.
    – Oblak é um guarda-redes enorme e com uma margem de progressão brutal.
    – Uma arbitragem muito "caseirinha" de Artur Soares Dias", que, nas pequenas coisas, exibiu uma dualidade de critérios brutais nas pequenas coisas, nas pequenas faltas a favor do Porto são sempre assinaladas e contra nada.
    – Este Rio Ave é uma equipa bastante competente que merece o lugar que ocupa.
    – O 2º penalty é bastante duvidoso: assinalar penalty naquela jogada é um erro considerando o lugar do braço (que não se moveu) e o facto de a bola ter sido rematada a cerca de 1/2 metros. Enfim, os "erros" caiem sempre para o mesmo lado.

  • Zapata
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:20 pm

    Nem vale a pena dizer muita coisa, a não ser falar de Oblak. A postura dele na baliza diz tudo.

    Há meses disse aqui que será o melhor do Mundo dentro de 2 ou 3 anos. Riram-se. Se calhar ainda hoje o fazem. Mas eu tenho cada vez mais certezas.

    Grandioso GR.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 10:52 am

      Obrigado Zapata por te dares ao trabalho de comentar aqui. És realmente dos poucos que sabe ver futebol. Nem sempre concordo contigo mas sabes o que é um jogador e comentas com elevação. Neste caso o teu silencio diz tudo(acho eu).
      Joao

    • RiefSilva
      Posted Fevereiro 24, 2013 at 12:04 am

      O melhor do Mundo, penso que é exagerado, se calhar para os benfiquistas não será, como para os Sportinguistas o Patrício é de top 5.

      Mas penso que ninguém tem dúvidas que ele tem tudo para ser um referência da posição

    • Luís P.
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 11:15 pm

      o melhor GR do mundo em 3 anos? ele ainda é do Benfica? Só se jogar no Benfica é que pode ser o melhor do Mundo, depois da reforma do Artur

    • DSpurs
      Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:56 pm

      Não fosse a sua clubite ( não só sua mas da maior parte dos adeptos de futebol) e certamente lhe daria mais credito. Para mim o que está em causa não e a qualidade do guarda-redes ( que tem) mas sim a certeza de que se não fosse do Benfica não estaria constantemente a frisar esse facto. Se pertencesse aos quadros do Porto ou Sporting tudo seria diferente.

      Relativamente ao jogo, sem jogar muito continua a ganhar. Penso que o campeonato não foge ao Porto e digo isto como adepto de futebol uma vez que sou sportinguista.

      SL

  • NFM
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:14 pm

    vitoria suada mas justa do porto, o rio ave apesar dos homens rapidos na frente so teve a oportunidade que deu golo e pouco mais….

    o porto hoje jogou mais lento que o habitual e notou-se a falta do alex sandro a esquerda que é mais extremo do que defesa…

    cha cha cha resolveu mas aquele penalty falhado nao pode acontecer mais

  • Nuno
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:13 pm

    Inacreditável, o critério é realmente muito diferente entre as equipas. Alex Sandro já por duas vezes fez de Helton dentro da área portista e nada foi assinalado…hoje qualquer toque na mão do Rio Ave era assinalado e amarelado

  • andré
    Posted Fevereiro 23, 2013 at 10:13 pm

    este oblak tem tudo para ser uma referencia a nivel mundial. Que guarda-redes!

Deixa um comentário