FC Porto tropeça na Rep. Checa a jogar contra 10; Gül evitou a derrota no minuto 90; Samu falhou mais um penálti; Sainz e William Gomes mostraram-se curtos
Mais uma exibição insuficiente do conjunto azul e branco, sendo que desta vez a estrelinha só deu para o empate. Os dragões contra 11, apesar de terem pela frente um adversário muito inferior (é apenas o 4.º classificado da sua liga), tiveram bastantes dificuldades na defesa, e em superioridade poucos lances criaram. Samu falhou uma penalidade pela 2.º jogo consecutivo e acusou (quase não se viu na 2.ª parte e ainda chorou no fim). Sainz desperdiçou a melhor oportunidade e no resto também voltou a mostrar-se curto. William Gomes (talvez por não ter tido uma sequência a titular quando estava numa boa fase) está igualmente longe do que já fez esta época. Na defesa, Kiwior esteve igualmente desconcentrado, enquanto Alberto continua a mostrar-se curto. Melhor esteve Rosario, que voltou a ser o mais esclarecido, e principalmente Gül, que saiu do banco para evitar um descalabro, apesar de ter beneficiado da enorme presença portista na área contrária (Farioli colocou Bednarek na frente).
Viktoria Plzeň 1-1 FC Porto (Lukás Cerv 6′; Gül 90′)
O FC Porto complicou o acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa ao não empatar no terreno do Viktoria Plzeň. Os dragões viram o 4.º classificado da Liga Checa a adiantar-se num tiraço de Cerv, mas em cima do intervalo tivemos o momento do jogo. Vydra fez penálti e viu vermelho, no entanto Samu desperdiçou (nem acertou na baliza). Na 2.ª parte, os azuis e brancos, em superioridade, foram carregando, mas sem grande discernimento, até que Gül no minuto 90 conseguiu finalmente o empate.
Viktoria Plzeň: Wiegele, Doski, Spácil, Souaré, Memic, Valenta, Cerv, Visinsky, Ladra, Kabongo e Vydra XI FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Martim Fernandes; Froholdt, Rosario e Rodrigo Mora; William Gomes, Sainz e Samu
Como eu sempre disse, este Porto é mais estrelinha do que competência.
E ao contrário da maioria das pessoas, não me deixou iludir por estes golo perto do fim para esconder as carência do jogo do Porto de Farioli.
Chepe
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:14 pm
Tu sempre foste muito perspicaz, amigo! Sempre disseste, nunca te deixaste enganar!
Mas já imaginaste se o Porto fosse competente? A quantos pontos estaria do dos clubes de Lisboa? Se só tendo estrelinha o jogos todos já é o que é…
Um Jasomp
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:22 pm
O Porto, com este futebol, estar em 1° lugar folgado diz mais da trágica qualidade futebolística da Liga Portuguesa que de outra coisa qualquer.
Este Porto de 100 milhões de euros não se conseguiu superiorizar ao 5° classificado da Liga Chequia, cheio de jogadores nacionais e que secalhar não têm 20% do orçamento.
LuisR
Posted
Janeiro 23, 2026 at
3:31 am
Curioso. A Liga Portuguesa é de uma qualidade tão trágica mas quem lidera é o FCPorto
Mantorras
Posted
Janeiro 23, 2026 at
9:12 am
Do meu ponto de vista, isso torna tudo ainda mais tragico.
Ilusionista
Posted
Janeiro 23, 2026 at
9:21 am
E o Benfica perdeu com o Qarabag e o Sporting perdeu com o brugge e leipzig o ano passado que era bi-campeao e na epoca anterior empatou com o Raków Częstochowa na Liga Europa que foi o 7º classificado da liga polaca nesse ano. O City e o PSG perderam com o Sporting por isso são piores que o Rakow? Vocês dizem tudo para denegrir a liga portuguesa… O Braga que vai em 5º na LP está a fazer uma excelente campanha na LE e está em 5º à frente de clubes como a Roma, Bétis, Porto, Nottingham, Fenerbahce com orçamentos muito maiores. A motivação do Porto para a Liga Europa é bastante diferente da do Plzen, just saying. O importante é dizer mal!
JJayy "Non Believer"
Posted
Janeiro 23, 2026 at
5:34 pm
Não é dizer mal, são factos. A nível interno é do mais monótono que há, nem equipas na conference league consegues colocar. Acham que são o sexto do ranking mas não me parece
dependente
Posted
Janeiro 22, 2026 at
10:10 pm
Isto mostra à saciedade que a liga portuguesa, além de desiquilibrada, é de baixa qualidade. Repare que o FC Porto sofreu mais golos em 7 jogos europeus do que em 18 da liga portuguesa.
SportingFan1906
Posted
Janeiro 23, 2026 at
3:37 pm
Isto mostra é que o Porto joga muito mais motivado na liga do que na Liga Europa. O Porto é obviamente muito superior ao Plzen, mas a motivação para o jogo de ontem era muito diferente.
JJayy "Non Believer"
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:16 pm
Têm 6 golos sofridos na liga Europa e no tugão só têm 4. Não é preciso dizer mais nada
SportingFan1906
Posted
Janeiro 23, 2026 at
7:44 pm
O Jasomp é o Stravinsky do Porto?
Gorlami
Posted
Janeiro 22, 2026 at
7:57 pm
Péssimo péssimo péssimo jogo. Vários jogadores que pareciam estar a jogar de patins (Borja, William, Alberto – juntar aos seus habituais pés esquerdos tamanho 52), com o Samu a comprometer a equipa ao não só falhar o penalty como ainda a dar uma mão estupida num lance de golo do Porto. O espanhol tem melhorado muito na vertente técnica e, aos 21 anos, é bem provável evolua ainda mais, mas esta fragilidade mental dele nunca o permitirá ir muito longe. Não me parece algo que conseguirá melhorar. Já agora, o Diogo Costa que vários golos evitou esta época, hoje deu um belo peru, completamente apanhado a dormir naquele golo (o remate sai quase ao meio da baliza). Mais uma exibição terrível do Porto na Liga Europa, que já vem sendo regra nos últimos anos (na Europa só jogamos bem na Champions). É uma pena, porque não só complicamos o top 8 (parece que querem mais 2 jogos em fevereiro), como também provou mais uma vez que não parecemos muito interessados em vencer a prova (dada a atitude nestes 7 jogos da fase de liga).
Kacal
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:05 pm
Samu querendo fazer golos tem que os fazer de bola corrida, sendo que primeiro está a equipa. Dito isto, não acho que ele seja um bom batedor de penaltis. Tem potencia a rematar mas isso não chega para ser bom nisso. Não entendo porque Farioli continua a insistir… costumava ser o Alan Varela que até me parece bater melhor, mas é preferivel que meta um Gabri Veiga ou Pepê. Espero que mude isso. Depois Samu tem um potencial fisico incrivel e tem golo, mas mentalmente parece algo frágil vai facilmente abaixo durante o jogo e quando as coisas começam mal tem tendência a ter um mau jogo. E depois tem alguma técnica, mesmo não sendo um prodígio, tem alguma e há margem para a trabalhar, mas no futebol há algo que vale tanto ou mais que a técnica que é a inteligência futebolística e Samu parece pecar nisso muitas vezes, é constante ser precipitado ou tomar a pior decisão. Acho que Gul é um jogador mais forte mentalmente e mais capaz tecnicamente, também mais inteligente. Fisicamente é quase impossivel equivaler a Samu, mas também tem boa capacidade. Sinceramente acho que o Gul poderá surpreendentemente chegar a um nivel mais alto que Samu. Hoje sendo Liga Europa até devia ter jogado Gul! Gosto de Samu mas por vezes frustra-me em certos jogos e momentos!
De resto uma má exibição colectiva hoje, muito pouco. E o Plzen jogou com o fisico e a raça usando as armas que tem e o factor casa e nós muitas vezes caímos que nem patinhos. Não tenho gostado tanto da equipa na Europa e isso é algo problemático já que a nossa Liga é algo desnivelada como sabemos. Espera-se mais!
Um Jasomp
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:17 pm
Deniz Gul é péssimo. Ter dois PL como Samu e Deniz Gul é trágico num clube como o Porto.
Kacal
Posted
Janeiro 22, 2026 at
9:09 pm
Não concordo que Deniz Gul seja péssimo, vejo potencial nele e sempre que entra vem com muita vontade. Tem até coisas melhores que Samu. Agora concordo que Benfica e Sporting estão muito melhores servidos e nós devemos procurar rentabilizar o Samu e vender para trazer um PL melhor tecnicamente e mais dentro do nivel do que têm os rivais!
Jogabonito
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:21 pm
O Porto tem descido muito o nível a pressionar alto os adversários, chegou a ser penoso ver uma equipa com mais 1 a pressionar não mal
Depois, com um avançado “de área” não se pode ter 2 extremos que não criam nada e um lateral com pés de tijolo como o Alberto
Não conseguir conciliar mora e Veiga, continua a ser um autêntico tiro nos pés
Héber Principe
Posted
Janeiro 22, 2026 at
8:52 pm
Com este futebol poucochinho que o Porto joga é obra como se mantém em velocidade cruzeiro nas competições que ainda disputa.
Diogo Oliveira
Posted
Janeiro 22, 2026 at
9:12 pm
Acho piada a mts comentários que vejo aqui e noutros lados a quererem desvalorizar a liderança do Porto e que estamos em primeiro por mera sorte.
Como se em 18 jogos, uma equipa que consegue ganhar 17, fosse só por sorte na maioria dos casos.
Porque o Porto tem pontos a mais para o que deveria ter, mas até parece que estamos perante um Sporting e um Benfica dominadores e a espalharem chocolate, quando, na verdade, todos sabemos que também tem pontos a mais.
Dito isto, não tive a oportunidade de ver este jogo, mas pelo que já li, parece que não fomos competentes, o que tem sido uma constante na LE, daí achar que não somos favoritos a vencer, não pelo prestígio do clube, mas pelo que estamos a produzir em campo, em termos europeus.
Acho que esta falta de afirmação na Europa emerge mt de o Porto não ter mts jogadores no plantel experientes nestas andanças. Assim de repente, temos o Diogo Costa, o Thiago Silva (que não pode jogar), o Kiwior, o Varela e os restantes elementos, na sua maioria, só tem experiência paupérrima da época passada. E isso, quer se queira, quer não, afeta.
Agora, é focar no Gil, garantir os 3 pontos e atacar o Rangers com tudo, a fim de tentarmos garantir o top8
pg1960
Posted
Janeiro 23, 2026 at
6:31 am
Onde é que o Sporting tem mais pontos do que devia?
O circo do santa clara foi na taça e isso foi um jogo !
O porto não foi tudo sorte mas não está a jogar grande coisa à muito tempo e está quase a chegar à dezena de jogos que foi por sorte que ganhou.
A juntar as pressões feitas pelo presidente e clube (que não são punidas ao contrário do Sporting).
É impossível o Sporting recuperar agora e ser campeão nacional porque estamos no campeonato Portugal e o porto nunca vai perder dois jogos e empatar um … Talvez num campeonato mais competitivo mas no nosso nao
Ilusionista
Posted
Janeiro 23, 2026 at
9:11 am
A juntar a isso seria preciso o Sporting não perder pontos. Ainda assim, mesmo que o Sporting vá ao Dragão a 7, se ganhar está completamente dentro da corrida. Aliás… se o SCP fica a 4 ou menos depois do Dragão diria até que deve ser 50:50 dada a qualidade e profundidade dos plantéis. Penso que o comentário se refere ao golo de canto vs. Santa Clara para o campeonato
Diogo Oliveira
Posted
Janeiro 23, 2026 at
9:33 am
Já referi anteriormente.
Para o campeonato, há a questão do canto, que quer se queira ou não, teve influência no resultado.
No Estoril, para mim, ficou um penalty por marcar a favor do Estoril, contra o Alverca, em casa, com o 0-0, o Diomande podia ter sido expulso e foi perdoada a expulsão, num lance em que o avançado ia isolar-se para a baliza.
Também podes contra-argumentar que foi prejudicado em Barcelos, com a má expulsão do Inácio, com a qual eu concordo, mas muita gente é que está a querer levar o debate para esses caminhos.
Quer se queira, quer não, o Porto está em primeiro e está por mérito próprio.
Depois, esse discurso de vitimização que o Sporting faz de que os outros fazem o que querem e não lhes acontece nada, nós dizemos um “ui” cai logo tudo em cima de nós, também já teve os seus dias.
O Varandas não é nenhum santo e sabe muito bem o que faz e, primeiro que venham dizer que estou a acusá-lo de alguma coisa, não, não estou a falar de corrupção. Estou a dizer que tal como acusam o Villas Boas de pressão, o Varandas também o faz.
Dezena de jogos por sorte? Essa é outra narrativa falaciosa, Braga, Estoril, Santa Clara e Guimarães, são, apenas, 4 jogos.. em que o resultado, sim, podia ter sido outro e o Porto tinha e tem obrigação de fazer melhor.
Agora, uma coisa é certa, o Porto não tem culpa de ter ganho, até então, os jogos que ganhou, os rivais que façam o mesmo.
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2026 at
11:10 am
O Varandas teve dois momentos (duas entrevistas ao canal do clube) no qual critica a arbitragem. E mal na minha opinião. A última foi já há quase 1 ano, desde então que o Sporting não fala de árbitros, quer a direção quer o treinador e já teve motivos para o fazer depois de Barcelos, essa é a postura que eu quero no Sporting sempre, ninguém deixa a responsabilidade em mãos alheias, temos de assumir quando o Sporting não esteve ao nível. Aqui acho que há uma diferença clara entre o Varandas e o AVB e o Rui Costa (o primeiro através de comunicados a partir dos meios do clube, o segundo através de intervenções como “peço desculpa pelo atraso, mas estive a ver mais uma vergonha do futebol português”). O Varandas é insolente, arrogante e e deselgante e isso, assumo, pode irritar muito quem não se identifica com o Sporting, mas aqui falamos de críticas à arbitragem.
O canto nos Açores para mim é um não assunto, ainda no último jogo do Porto para o campeoanto o Vitória tem dois cantos que lhe são sonegados nos descontos, a gravidade do erro é a mesma, o Sporting não tem culpa que os efeitos tenham sido diferentes (tem o mérito de marcar o golo no canto).
No restante, como já disse aqui, só os perdedores falam de sorte e azar. O Porto está em primeiro e muito bem, a sorte (que a teve, ou estrelinha como lhe queirão chamar) não só faz parte do jogo como também protege os audazes. Não sabemos se vai terminar assim ou se de repente o Porto começa a ter “azar” e a cair. Mas a justiça da classificação e o mérito do Porto são inacatáveis.
Diogo Oliveira
Posted
Janeiro 23, 2026 at
12:13 pm
Percebo o que dizes em relação à postura do Sporting, mas isso depende muito do momento desportivo de cada um.
Por exemplo, tirando a classificação atual da equação, dos três grandes, quem é que está em melhor posição? É o Sporting, que é o bicampeão. Aliás, se o Sporting perder este campeonato, a liderança do Varandas pouco ou nada vai ser contestada, porque o clube tem ganho títulos e esta postura do Varandas, que podemos considerar diplomática, deriva muito desse conforto que ele tem. Porque, antes, quando tinha o cargo em risco, a história é muito diferente.
Porque falas do Rui Costa, mas essa postura do Rui Costa, para mim, é forçada, ele não é aquilo, nem se rever nisso, mas foi uma das várias criticas que lhe foram apontadas a meio do processo eleitoral, que ele, agora, adotou para agradar os adeptos do Benfica.
Relativamente ao AVB, excetuando o caso da televisão, que esteve mal, não acho que os comunicados dele sejam tão tóxicos, vai alertando para o que está a ver e se fomos a ver, este campeonato, é importantíssimo para ele para se afirmar a nível interno, porque, caso contrário, terá a minoria da sua oposição interna a voltar a carga.
Com isto quero dizer o quê, o Varandas está calmo, porque está na mó de cima, quando assim não o for e estiver apertado com eleições ou falta de títulos, vamos ver se mantem a coerência.
Os únicos representantes que eu tiro o chapéu no Sporting, para mim, são os treinadores, quer o Amorim, quer o Rui Borges, que, eles sim, tem mantido essa postura.
No que respeita, ao jogo do vitória, é verdade sim, que foram sonegados cantos ao Vitoria e que isso acaba por ser um beneficio ao Porto. Agora, o Sporting não tem culpa, o Santa Clara também não e foi o maior prejudicado, porque provavelmente tem uma derrota que não devia ter.
_Mushy_
Posted
Janeiro 24, 2026 at
6:04 am
O Diogo, o tal que fica indignado com a exposição anedótica dos vendedores de gelados dos quiosques de fruta e gelados…
Diomande devia ser expulso, 2 semanas depois Sudakov fez o mesmo ao Geny e marcou o golo do empate, aqui está tudo bem, não foi tema de conversa…
O canto dos Açores, quando nos jogos seguintes aconteceram cantos mal marcados aos 2 grandes nem foi tema..
Os meninos do Porto tem a capacidade de dar pancada “da boa” e nas transições adversárias agarrar ou derrubar de qualquer forma sem levarem nada…
No ultimo jogo o nórdico fofinho tenta uma cotovelada depois de estar a ser agarrado, o árbitro foi dar um aviso, os mesmos que pediam vermelho ao Pavlidis no jogo das antas..
*
O santo Diogo que não gosta de arbitragens, afinal é apenas um exemplo de como se molda facilmente a perceção da realidade com a promoção de glicose dos quiosques.
*
Para próxima quando ficares chateado com quem fala de arbitragens, tenta disfarçar mais um bocadinho.
*
Aqui o Mushy adora expor o ridículo dos quiosques e seus vendedores e também os seus consumidores, que conseguem repetir a narrativa da glicose, mas depois a seu favor, assobiam para lado com situações semelhantes.
*
Mushy hug
Diogo Oliveira
Posted
Janeiro 24, 2026 at
1:32 pm
Em primeiro lugar, se há aqui alguma coisa ridícula, é, apenas, a tua postura de justiceiro e dono da verdade.
Então, o Diomande não devia ter sido expulso porque o Sudakov fez igual, é isso? Se for, está aqui retratado o teu sentido de justiça..
Relativamente ao canto, nem sei o qual é a discussão, sinceramente. Não foi mal marcado? O Sporting não ganhou o jogo derivado desse lance? Não somaram dois pontos que, em condições normais, não tinham somado.
Se há mais erros assim? Há. Se eu, ainda, hoje estou para perceber como é que o árbitro deu canto? Estou.
Mas, como o Neville referiu, no jogo de Guimarães, aconteceu um lance semelhante.
A minha exposição dos erros a favor do Sporting foi na sequência do comentário do “Pg1960”, que disse que o único jogo que o Sporting tinha sido beneficiado era nos Açores para a Taça, mas, para mim, existiram outros jogos.
Agora, nem ando a ver todos os jogos do Sporting, nem ando a apontar os erros num caderno, como tu pareces fazer, tenho mais vida para além do futebol.
Não ando a vender narrativa nenhuma, a narrativa que o Porto está em primeiro por erros de arbitragem é que é disparatada, só isso.
Já que gostas de falar tanto em narrativas, os do Porto dão porrada, mas porquê que não falaste do possivel penalty que o Gul sofreu no Dragão contra o Benfica? É só o possivel penalty sobre o Geny que interessa.
Faz um favor a ti e a todos e poupa-te minimamente.
Queres transformar uma conversa de comentários, que até estava a ser normal, cada um a apontar os seus pontos, para uma conversa tóxica.
Dizem que, as vezes, calados somos poetas, para alguns aqui, sem teclado também seriam.
pg1960
Posted
Janeiro 22, 2026 at
9:55 pm
Pena que só perde pontos noutras competições.
Próximo joga do campeonato mais uma vitória, na caminhada certa para ser campeão nacional
BabaYaga
Posted
Janeiro 22, 2026 at
10:31 pm
O Porto vai acabar por cair…. aqui n é o Arsenal do “invictus”.
E esperar e ver que isto n será eterno e tal como no seu ultimo clube… a praia ficara ao longe
Stravinsky
Posted
Janeiro 23, 2026 at
1:22 am
O Porto do Villas Boas não foi invicto? O Porto do Vitor Pereira não foi invicto?
Até parece que é impossível ser invicto na liga portuguesa…
Comparar com o Arsenal na Premier não faz sentido nenhum…
LABAS
Posted
Janeiro 23, 2026 at
11:42 am
Neste momento até o Benfica está invicto na liga Portuguesa e está em 3º lugar.
No ano do Vitor Pereira, se não há o golo do Kelvin o Porto ia ficar em 2º sem derrotas.
Mantorras
Posted
Janeiro 22, 2026 at
10:43 pm
Assim o Luis Enrique vai mesmo passar-se com o futebol xD
Todas as equipas oscilam, a fase menos potente do Porto ja leva algum tempo, mas a verdade é que tem conseguido ganhar onde mais importa.
Diogo Oliveira
Posted
Janeiro 23, 2026 at
10:44 am
Não digo o contrário, eu sei que o Porto não tem deslumbrado, mas que tem ganho na mesma. É chato? É. Se vai durar para sempre? Não sei.
Mas falam do Porto ou tem falado, ultimamente, do Porto, como se tivéssemos em primeiro sem ler nem escrever. Como se o Benfica e o Sporting estivessem a jogar um futebol de encantar, que, na verdade, não estão.
Aliás, em relação ao Benfica todos falam da exibição da semana passada, mas já se esqueceram como se apresentaram em Outubro? Viramos, agora, o jogo ao contrário? Além de que o Benfica jogou bem sim no Dragão, mas também temos de ver que acho que a exibição foi mais surpreendente do que positiva, porque também não foi um controlo de jogo tão evidente, o Benfica não encostou o Porto às cordas.
O próprio Sporting, em Agosto, em casa, só encostou o Porto às cordas nos primeiros 15 minutos da segunda parte, pois, se bem me recordo, na 1.º parte, até achei que o Porto teve algum ascendente na partida e após os dois golos do Porto, foi gerir a vantagem.
Agora, o Porto vai deixar de ganhar só porque, exibicionalmente, não vos enche as medidas, comecem a fazer como o Porto e a ganhar os jogos.
O próprio Sporting vai numa segunda época cheio de lesões, mas alguém acha isso normal? Eu acho inconcebível, mesmo que me venham dizer que a maioria não musculares, são traumáticas, ou seja, de pancada, talvez seja porque o estilo de jogo do Sporting propicia mais ao choque individual, enquanto o do Porto não, é um jogo mais pragmático.
Há quase sempre uma razão para as coisas e mesmo quando há sorte, talvez, não seja somente sorte.
Mantorras
Posted
Janeiro 23, 2026 at
7:03 pm
Em Outubro preferi aquela postura a tentar pressionar ou ir para cima do Porto. Tinha nocao da superioridade do Porto, e Mourinho tambem. Foi a estrategia certa. Ainda hoje penso assim.
Agora, se for o Mourinho a defender e ganhar com um golo caido do ceu, é retranqueiro? E se o Farioli ja é arte de defender?
O Porto defensivamente é muito bom, tem uma atitude competitiva impar e nunca desistem. Agora, quando ofensivamente nao produz quase nada e ganha como nos Acores, em Guimaraes, ou com o Braga em casa, nao me obriguem a dizer que jogaram muito bem e foi tudo merito. Tambem foi muita sorte, e ter merito e sorte nao sao coisas incompativeis.
É o justo de se dizer, é a realidade, e é o que diria se fosse o Benfica e Mourinho.
Disse aqui varias vezes que o Farioli nao tem Ego. Ele nao quer saber do que dizem, so quer ganhar. Ele nao se alimenta de exibicoes, alimenta-se de resultados. E esta equipa esta 100% alinhada com o treinador. Eles sabem quando nao jogaram nada e tinham obrigacao de fazer mais, mas tambem ja perceberam que isso pouco importa se conseguirem manter a baliza a zeros e fazer um golo. A diferenca é que, ao contrario de alguns adeptos do Porto, que parecem que querem obrigar o mundo a ver jogos que mais ninguem viu, os jogadores e treinador nao precisam disso para nada.
Diogo Oliveira
Posted
Janeiro 24, 2026 at
1:39 pm
Sim, percebo o que dizes e concordo globalmente com o teu comentário.
Por exemplo, há aqui dois pontos que quero pegar.
– O Porto nos jogos contra o Santa Clara, Guimarães e Braga, ofensivamente, não produziu, porque foi incompetente sim e acabou por ter a sorte do jogo sim, nesse capitulo
– Mas, por exemplo, contra o Benfica, acho que o domínio que o Benfica teve no dragão foi mérito, mas também foi consentido. O que eu acho é que a exibição do Benfica foi melhor para as perspetivas que existiam para o jogo.
– Depois, apesar de o Porto ofensivamente está a ser pobre, não estou a ver nem o Sporting, nem o Benfica com uma superioridade assim tão evidente em termos de jogo jogado. É verdade que o Sporting, principalmente, em casa, tem despachado todos os adversários, mas também já teve jogos em que se empatasse, o resultado não ficava mal.
Cada um teu o seu estilo de jogo. Agora, acho que o Porto, até então, é um justo primeiro lugar.
Se me perguntares, se, por exemplo, o Porto terminar com 90 e tal pontos, o jogo jogado corresponde? Não, não é uma equipa forte para esses números, não é uma equipa que, por exemplo, se compare à do AVB, mas o Porto não tem culpa de ter conseguido, até então, tantos pontos.
É futebol, se o futebol fosse 100% racional, não tinha tanta piada.
Mantorras
Posted
Janeiro 25, 2026 at
11:44 am
Estamos de acordo. ate porque o Porto colocou-se em vantagem muito cedo, contra o Benfica, e é totalmente normal que tenha jogado com o resultado, ainda por cima num jogo a eliminar.
O Benfica nao é exemplo para nada, ofensivamente, ja o Sporting, apesar de ter champions e muitos lesionados, que é uma desvantagem em relacao ao Porto, tem apresentado uma capacidade ofensiva superior aos outros. Ja vi jogos do Sporting onde, numa parte, criam mais que Porto e Benfica juntos no jogo todo.
Mas la esta, o Porto vai a frente, a vantagem é muito boa, e se nao perder no Dragao, tem o titulo na mao.
Animazor
Posted
Janeiro 23, 2026 at
10:17 am
Só para deixar uma ideia do contraste.
O Braga, ontem, lá ganhou ao Forest sem saber ler nem escrever. Defende um penalti e, no mesmo lance, há 3 ressaltos e carambolas e dá golo na própria baliza. Não criou mais nada de real perigo, ao contrário do Forest que devia ter saído do jogo com um 0-3.
Mas mesmo assim fala-se da grande campanha. Este Braga foi dominado pelo Nice e lá ganhou 1-0. Este Braga empatou com o Rangers de Novembro, que tinha 0 pontos. Este Braga perdeu com o Genk em casa. Mas falamos de uma grande campanha.
Do outro lado da moeda, quando o Porto tem resultados menos bons, mas até joga melhor que o adversário, é estrelinha que ainda não foi embora… Ou há dúvidas de que o Porto deveria ter ganho o jogo de ontem? Não ganhou, por azar. É bem diferente de empatar com sorte, que é a mensagem que estão a querer passar.
Francisco Ramos
Posted
Janeiro 23, 2026 at
10:24 am
Ponto prévio, péssimo jogo da equipa do Porto!
–
Se há dias que temos que enaltecer o trabalho de Farioli, há dias que temos que criticar. Tal como falei no jogo anterior, a rotação dos jogadores tem um problema, retira-os em picos de forma e com isso, alguns têm dificuldade a voltar ao ritmo. Veja-se Alberto, William Gomes ou Borja Sainz. Outros como Gabri e Mora conseguem manter o registo mas não é universal que seja para todos pelo que após 6 meses de treino deveria haver outro tipo de gestão individual.
Aliado a este facto há um jogador que não tem tido rotação, Froholdt. Em 2700 minutos possíveis, ele tem 2342 que corresponde a 87% do tempo de jogo. Obviamente, e apesar de novo, não está com a mesma capacidade não física mas mental. O corpo continua a correr mas os pés já não conseguem acompanhar aquilo que ele pretende porque desoxigena além de que há movimentos, derivado à fadiga, que não são bem efectuados cansando-se ainda mais e desnecessariamente. Se não se acredita em outo jogador para a posição 8, é preferível ir ao mercado urgentemente.
–
Outro ponto negativo é a sua rigidez tática e substituições efectuadas. Se o Porto está em superioridade numérica desde o intervalo porque não adiantar Mora para a posição 10? Se o Porto está em superioridade numérica e os centrais ficam sem marcação directa porque não recuar Rosário e colocar Varela a 6, melhorando a nossa saída desde trás (que é uma das ideias de Farioli)?
E depois, se o objectivo é colocar mais bolas na área, que sentido deixar as alas mancas, deixando apenas um flanqueador de cada lado? É que acabamos o jogo com apenas Moura à esquerda e Pepê à direita, com bastantes jogadores para jogo interior e o que queríamos era bombear bolas, tanto que o golo nasce de um centro de esquerda quando o Kiwior estica o mesmo.
–
Por fim, espero que este resultado e a maneira como foi obtido seja um abre olhos para a nossa qualidade de jogo colectivo decrescer a olhos vistos (quando comparado com o Sporting então é gritante e teremos um clássico daqui a 15 dias). Não só compromete o apuramento directo como irá sobrecarregar um calendário já de si lotado e com uma pré-época diferente do habitual.
Além disso espero que Samu seja protegido nos próximos tempos. Tal como já foi falado, um dos seus grandes problemas é ainda a sua imaturidade (fragilidade mental) tanto que acaba ontem o jogo novamente em lágrimas. Não sei se um jogo pelo banco ajudaria mas garantidamente não ser ele a marcar o próximo pênalti seria vantajoso tal a pressão que ele terá se o fizer.
LABAS
Posted
Janeiro 23, 2026 at
11:48 am
Relativamente ao Samu, não estando eu nos treinos, diria que até poderia ser ele a marcar o próximo penalti caso já tivesse faturado nesse jogo, acho que tiraria a pressão dos ombros. De outra forma, concordo plenamente que deva ser outro jogador a marcar os próximos penaltis.
Ontem para mim mais que colocar o Varela, eu testava o Froholdt a 6 e jogar com Veiga e Mora no meio, tentar aumentar a criatividade.
Francisco Ramos
Posted
Janeiro 23, 2026 at
12:51 pm
A questão é a mesma, ambos queríamos mais tração à frente! Mencionei o Rosário a central para termos melhor saída do que um central que é limitado nesse aspecto, aliado ao facto de ter rotinas no lugar.
Nessa nunca pensei porque Froholdt é um médio que precisa de espaço, que gosta de galgar metros, pelo que poderia fazer sentido Veiga e Mora mas nunca com este jogador atrás mas Rosário ou Varela, mais posicionais mas igualmente fortes no passe (com valências diferentes).
For Dummies
Posted
Janeiro 23, 2026 at
1:43 pm
O Froholdt precisava de ter saído neste jogo, não de ser adaptado. Houve falta de coragem para assumir, mal aqui o Farioli.
A solução estava, como já foi aqui dito, numa dupla Mora Veiga e Pablo ou eventualmente com o descer do Pablo, a entrada do Varela que esteve bem no último jogo.
For Dummies
Posted
Janeiro 23, 2026 at
1:48 pm
O lance do falhanço do Borja Sainz foi escandaloso. Não me admira que possa perder o lugar para o Oskar com as constantes exibições abaixo do pretendido (por muito que dê defensivamente).
Claramente falta uma solução urgente para suplente do Froholdt (para além de extremo, defesa-esquerdo e ponta de lança).
Um Jasomp
Posted
Janeiro 23, 2026 at
6:10 pm
Sainz é banal.
Francisco Ramos
Posted
Janeiro 24, 2026 at
10:21 am
Borja foi um daqueles jogadores que não conseguiu gerir a sua forma com as passagens pelo banco, aliado ao facto que o “novo Samu” não o favorece porque lhe retira espaço de progressão.
Sobre as contratações, para mim é número 8 e defesa esquerdo apenas.
42 Comentários
Um Jasomp
Como eu sempre disse, este Porto é mais estrelinha do que competência.
E ao contrário da maioria das pessoas, não me deixou iludir por estes golo perto do fim para esconder as carência do jogo do Porto de Farioli.
Chepe
Tu sempre foste muito perspicaz, amigo! Sempre disseste, nunca te deixaste enganar!
Mas já imaginaste se o Porto fosse competente? A quantos pontos estaria do dos clubes de Lisboa? Se só tendo estrelinha o jogos todos já é o que é…
Um Jasomp
O Porto, com este futebol, estar em 1° lugar folgado diz mais da trágica qualidade futebolística da Liga Portuguesa que de outra coisa qualquer.
Este Porto de 100 milhões de euros não se conseguiu superiorizar ao 5° classificado da Liga Chequia, cheio de jogadores nacionais e que secalhar não têm 20% do orçamento.
LuisR
Curioso. A Liga Portuguesa é de uma qualidade tão trágica mas quem lidera é o FCPorto
Mantorras
Do meu ponto de vista, isso torna tudo ainda mais tragico.
Ilusionista
E o Benfica perdeu com o Qarabag e o Sporting perdeu com o brugge e leipzig o ano passado que era bi-campeao e na epoca anterior empatou com o Raków Częstochowa na Liga Europa que foi o 7º classificado da liga polaca nesse ano. O City e o PSG perderam com o Sporting por isso são piores que o Rakow? Vocês dizem tudo para denegrir a liga portuguesa… O Braga que vai em 5º na LP está a fazer uma excelente campanha na LE e está em 5º à frente de clubes como a Roma, Bétis, Porto, Nottingham, Fenerbahce com orçamentos muito maiores. A motivação do Porto para a Liga Europa é bastante diferente da do Plzen, just saying. O importante é dizer mal!
JJayy "Non Believer"
Não é dizer mal, são factos. A nível interno é do mais monótono que há, nem equipas na conference league consegues colocar. Acham que são o sexto do ranking mas não me parece
dependente
Isto mostra à saciedade que a liga portuguesa, além de desiquilibrada, é de baixa qualidade. Repare que o FC Porto sofreu mais golos em 7 jogos europeus do que em 18 da liga portuguesa.
SportingFan1906
Isto mostra é que o Porto joga muito mais motivado na liga do que na Liga Europa. O Porto é obviamente muito superior ao Plzen, mas a motivação para o jogo de ontem era muito diferente.
JJayy "Non Believer"
Têm 6 golos sofridos na liga Europa e no tugão só têm 4. Não é preciso dizer mais nada
SportingFan1906
O Jasomp é o Stravinsky do Porto?
Gorlami
Péssimo péssimo péssimo jogo. Vários jogadores que pareciam estar a jogar de patins (Borja, William, Alberto – juntar aos seus habituais pés esquerdos tamanho 52), com o Samu a comprometer a equipa ao não só falhar o penalty como ainda a dar uma mão estupida num lance de golo do Porto. O espanhol tem melhorado muito na vertente técnica e, aos 21 anos, é bem provável evolua ainda mais, mas esta fragilidade mental dele nunca o permitirá ir muito longe. Não me parece algo que conseguirá melhorar. Já agora, o Diogo Costa que vários golos evitou esta época, hoje deu um belo peru, completamente apanhado a dormir naquele golo (o remate sai quase ao meio da baliza). Mais uma exibição terrível do Porto na Liga Europa, que já vem sendo regra nos últimos anos (na Europa só jogamos bem na Champions). É uma pena, porque não só complicamos o top 8 (parece que querem mais 2 jogos em fevereiro), como também provou mais uma vez que não parecemos muito interessados em vencer a prova (dada a atitude nestes 7 jogos da fase de liga).
Kacal
Samu querendo fazer golos tem que os fazer de bola corrida, sendo que primeiro está a equipa. Dito isto, não acho que ele seja um bom batedor de penaltis. Tem potencia a rematar mas isso não chega para ser bom nisso. Não entendo porque Farioli continua a insistir… costumava ser o Alan Varela que até me parece bater melhor, mas é preferivel que meta um Gabri Veiga ou Pepê. Espero que mude isso. Depois Samu tem um potencial fisico incrivel e tem golo, mas mentalmente parece algo frágil vai facilmente abaixo durante o jogo e quando as coisas começam mal tem tendência a ter um mau jogo. E depois tem alguma técnica, mesmo não sendo um prodígio, tem alguma e há margem para a trabalhar, mas no futebol há algo que vale tanto ou mais que a técnica que é a inteligência futebolística e Samu parece pecar nisso muitas vezes, é constante ser precipitado ou tomar a pior decisão. Acho que Gul é um jogador mais forte mentalmente e mais capaz tecnicamente, também mais inteligente. Fisicamente é quase impossivel equivaler a Samu, mas também tem boa capacidade. Sinceramente acho que o Gul poderá surpreendentemente chegar a um nivel mais alto que Samu. Hoje sendo Liga Europa até devia ter jogado Gul! Gosto de Samu mas por vezes frustra-me em certos jogos e momentos!
De resto uma má exibição colectiva hoje, muito pouco. E o Plzen jogou com o fisico e a raça usando as armas que tem e o factor casa e nós muitas vezes caímos que nem patinhos. Não tenho gostado tanto da equipa na Europa e isso é algo problemático já que a nossa Liga é algo desnivelada como sabemos. Espera-se mais!
Um Jasomp
Deniz Gul é péssimo. Ter dois PL como Samu e Deniz Gul é trágico num clube como o Porto.
Kacal
Não concordo que Deniz Gul seja péssimo, vejo potencial nele e sempre que entra vem com muita vontade. Tem até coisas melhores que Samu. Agora concordo que Benfica e Sporting estão muito melhores servidos e nós devemos procurar rentabilizar o Samu e vender para trazer um PL melhor tecnicamente e mais dentro do nivel do que têm os rivais!
Jogabonito
O Porto tem descido muito o nível a pressionar alto os adversários, chegou a ser penoso ver uma equipa com mais 1 a pressionar não mal
Depois, com um avançado “de área” não se pode ter 2 extremos que não criam nada e um lateral com pés de tijolo como o Alberto
Não conseguir conciliar mora e Veiga, continua a ser um autêntico tiro nos pés
Héber Principe
Com este futebol poucochinho que o Porto joga é obra como se mantém em velocidade cruzeiro nas competições que ainda disputa.
Diogo Oliveira
Acho piada a mts comentários que vejo aqui e noutros lados a quererem desvalorizar a liderança do Porto e que estamos em primeiro por mera sorte.
Como se em 18 jogos, uma equipa que consegue ganhar 17, fosse só por sorte na maioria dos casos.
Porque o Porto tem pontos a mais para o que deveria ter, mas até parece que estamos perante um Sporting e um Benfica dominadores e a espalharem chocolate, quando, na verdade, todos sabemos que também tem pontos a mais.
Dito isto, não tive a oportunidade de ver este jogo, mas pelo que já li, parece que não fomos competentes, o que tem sido uma constante na LE, daí achar que não somos favoritos a vencer, não pelo prestígio do clube, mas pelo que estamos a produzir em campo, em termos europeus.
Acho que esta falta de afirmação na Europa emerge mt de o Porto não ter mts jogadores no plantel experientes nestas andanças. Assim de repente, temos o Diogo Costa, o Thiago Silva (que não pode jogar), o Kiwior, o Varela e os restantes elementos, na sua maioria, só tem experiência paupérrima da época passada. E isso, quer se queira, quer não, afeta.
Agora, é focar no Gil, garantir os 3 pontos e atacar o Rangers com tudo, a fim de tentarmos garantir o top8
pg1960
Onde é que o Sporting tem mais pontos do que devia?
O circo do santa clara foi na taça e isso foi um jogo !
O porto não foi tudo sorte mas não está a jogar grande coisa à muito tempo e está quase a chegar à dezena de jogos que foi por sorte que ganhou.
A juntar as pressões feitas pelo presidente e clube (que não são punidas ao contrário do Sporting).
É impossível o Sporting recuperar agora e ser campeão nacional porque estamos no campeonato Portugal e o porto nunca vai perder dois jogos e empatar um … Talvez num campeonato mais competitivo mas no nosso nao
Ilusionista
A juntar a isso seria preciso o Sporting não perder pontos. Ainda assim, mesmo que o Sporting vá ao Dragão a 7, se ganhar está completamente dentro da corrida. Aliás… se o SCP fica a 4 ou menos depois do Dragão diria até que deve ser 50:50 dada a qualidade e profundidade dos plantéis. Penso que o comentário se refere ao golo de canto vs. Santa Clara para o campeonato
Diogo Oliveira
Já referi anteriormente.
Para o campeonato, há a questão do canto, que quer se queira ou não, teve influência no resultado.
No Estoril, para mim, ficou um penalty por marcar a favor do Estoril, contra o Alverca, em casa, com o 0-0, o Diomande podia ter sido expulso e foi perdoada a expulsão, num lance em que o avançado ia isolar-se para a baliza.
Também podes contra-argumentar que foi prejudicado em Barcelos, com a má expulsão do Inácio, com a qual eu concordo, mas muita gente é que está a querer levar o debate para esses caminhos.
Quer se queira, quer não, o Porto está em primeiro e está por mérito próprio.
Depois, esse discurso de vitimização que o Sporting faz de que os outros fazem o que querem e não lhes acontece nada, nós dizemos um “ui” cai logo tudo em cima de nós, também já teve os seus dias.
O Varandas não é nenhum santo e sabe muito bem o que faz e, primeiro que venham dizer que estou a acusá-lo de alguma coisa, não, não estou a falar de corrupção. Estou a dizer que tal como acusam o Villas Boas de pressão, o Varandas também o faz.
Dezena de jogos por sorte? Essa é outra narrativa falaciosa, Braga, Estoril, Santa Clara e Guimarães, são, apenas, 4 jogos.. em que o resultado, sim, podia ter sido outro e o Porto tinha e tem obrigação de fazer melhor.
Agora, uma coisa é certa, o Porto não tem culpa de ter ganho, até então, os jogos que ganhou, os rivais que façam o mesmo.
Neville Longbottom
O Varandas teve dois momentos (duas entrevistas ao canal do clube) no qual critica a arbitragem. E mal na minha opinião. A última foi já há quase 1 ano, desde então que o Sporting não fala de árbitros, quer a direção quer o treinador e já teve motivos para o fazer depois de Barcelos, essa é a postura que eu quero no Sporting sempre, ninguém deixa a responsabilidade em mãos alheias, temos de assumir quando o Sporting não esteve ao nível. Aqui acho que há uma diferença clara entre o Varandas e o AVB e o Rui Costa (o primeiro através de comunicados a partir dos meios do clube, o segundo através de intervenções como “peço desculpa pelo atraso, mas estive a ver mais uma vergonha do futebol português”). O Varandas é insolente, arrogante e e deselgante e isso, assumo, pode irritar muito quem não se identifica com o Sporting, mas aqui falamos de críticas à arbitragem.
O canto nos Açores para mim é um não assunto, ainda no último jogo do Porto para o campeoanto o Vitória tem dois cantos que lhe são sonegados nos descontos, a gravidade do erro é a mesma, o Sporting não tem culpa que os efeitos tenham sido diferentes (tem o mérito de marcar o golo no canto).
No restante, como já disse aqui, só os perdedores falam de sorte e azar. O Porto está em primeiro e muito bem, a sorte (que a teve, ou estrelinha como lhe queirão chamar) não só faz parte do jogo como também protege os audazes. Não sabemos se vai terminar assim ou se de repente o Porto começa a ter “azar” e a cair. Mas a justiça da classificação e o mérito do Porto são inacatáveis.
Diogo Oliveira
Percebo o que dizes em relação à postura do Sporting, mas isso depende muito do momento desportivo de cada um.
Por exemplo, tirando a classificação atual da equação, dos três grandes, quem é que está em melhor posição? É o Sporting, que é o bicampeão. Aliás, se o Sporting perder este campeonato, a liderança do Varandas pouco ou nada vai ser contestada, porque o clube tem ganho títulos e esta postura do Varandas, que podemos considerar diplomática, deriva muito desse conforto que ele tem. Porque, antes, quando tinha o cargo em risco, a história é muito diferente.
Porque falas do Rui Costa, mas essa postura do Rui Costa, para mim, é forçada, ele não é aquilo, nem se rever nisso, mas foi uma das várias criticas que lhe foram apontadas a meio do processo eleitoral, que ele, agora, adotou para agradar os adeptos do Benfica.
Relativamente ao AVB, excetuando o caso da televisão, que esteve mal, não acho que os comunicados dele sejam tão tóxicos, vai alertando para o que está a ver e se fomos a ver, este campeonato, é importantíssimo para ele para se afirmar a nível interno, porque, caso contrário, terá a minoria da sua oposição interna a voltar a carga.
Com isto quero dizer o quê, o Varandas está calmo, porque está na mó de cima, quando assim não o for e estiver apertado com eleições ou falta de títulos, vamos ver se mantem a coerência.
Os únicos representantes que eu tiro o chapéu no Sporting, para mim, são os treinadores, quer o Amorim, quer o Rui Borges, que, eles sim, tem mantido essa postura.
No que respeita, ao jogo do vitória, é verdade sim, que foram sonegados cantos ao Vitoria e que isso acaba por ser um beneficio ao Porto. Agora, o Sporting não tem culpa, o Santa Clara também não e foi o maior prejudicado, porque provavelmente tem uma derrota que não devia ter.
_Mushy_
O Diogo, o tal que fica indignado com a exposição anedótica dos vendedores de gelados dos quiosques de fruta e gelados…
Diomande devia ser expulso, 2 semanas depois Sudakov fez o mesmo ao Geny e marcou o golo do empate, aqui está tudo bem, não foi tema de conversa…
O canto dos Açores, quando nos jogos seguintes aconteceram cantos mal marcados aos 2 grandes nem foi tema..
Os meninos do Porto tem a capacidade de dar pancada “da boa” e nas transições adversárias agarrar ou derrubar de qualquer forma sem levarem nada…
No ultimo jogo o nórdico fofinho tenta uma cotovelada depois de estar a ser agarrado, o árbitro foi dar um aviso, os mesmos que pediam vermelho ao Pavlidis no jogo das antas..
*
O santo Diogo que não gosta de arbitragens, afinal é apenas um exemplo de como se molda facilmente a perceção da realidade com a promoção de glicose dos quiosques.
*
Para próxima quando ficares chateado com quem fala de arbitragens, tenta disfarçar mais um bocadinho.
*
Aqui o Mushy adora expor o ridículo dos quiosques e seus vendedores e também os seus consumidores, que conseguem repetir a narrativa da glicose, mas depois a seu favor, assobiam para lado com situações semelhantes.
*
Mushy hug
Diogo Oliveira
Em primeiro lugar, se há aqui alguma coisa ridícula, é, apenas, a tua postura de justiceiro e dono da verdade.
Então, o Diomande não devia ter sido expulso porque o Sudakov fez igual, é isso? Se for, está aqui retratado o teu sentido de justiça..
Relativamente ao canto, nem sei o qual é a discussão, sinceramente. Não foi mal marcado? O Sporting não ganhou o jogo derivado desse lance? Não somaram dois pontos que, em condições normais, não tinham somado.
Se há mais erros assim? Há. Se eu, ainda, hoje estou para perceber como é que o árbitro deu canto? Estou.
Mas, como o Neville referiu, no jogo de Guimarães, aconteceu um lance semelhante.
A minha exposição dos erros a favor do Sporting foi na sequência do comentário do “Pg1960”, que disse que o único jogo que o Sporting tinha sido beneficiado era nos Açores para a Taça, mas, para mim, existiram outros jogos.
Agora, nem ando a ver todos os jogos do Sporting, nem ando a apontar os erros num caderno, como tu pareces fazer, tenho mais vida para além do futebol.
Não ando a vender narrativa nenhuma, a narrativa que o Porto está em primeiro por erros de arbitragem é que é disparatada, só isso.
Já que gostas de falar tanto em narrativas, os do Porto dão porrada, mas porquê que não falaste do possivel penalty que o Gul sofreu no Dragão contra o Benfica? É só o possivel penalty sobre o Geny que interessa.
Faz um favor a ti e a todos e poupa-te minimamente.
Queres transformar uma conversa de comentários, que até estava a ser normal, cada um a apontar os seus pontos, para uma conversa tóxica.
Dizem que, as vezes, calados somos poetas, para alguns aqui, sem teclado também seriam.
pg1960
Pena que só perde pontos noutras competições.
Próximo joga do campeonato mais uma vitória, na caminhada certa para ser campeão nacional
BabaYaga
O Porto vai acabar por cair…. aqui n é o Arsenal do “invictus”.
E esperar e ver que isto n será eterno e tal como no seu ultimo clube… a praia ficara ao longe
Stravinsky
O Porto do Villas Boas não foi invicto? O Porto do Vitor Pereira não foi invicto?
Até parece que é impossível ser invicto na liga portuguesa…
Comparar com o Arsenal na Premier não faz sentido nenhum…
LABAS
Neste momento até o Benfica está invicto na liga Portuguesa e está em 3º lugar.
No ano do Vitor Pereira, se não há o golo do Kelvin o Porto ia ficar em 2º sem derrotas.
Mantorras
Assim o Luis Enrique vai mesmo passar-se com o futebol xD
Todas as equipas oscilam, a fase menos potente do Porto ja leva algum tempo, mas a verdade é que tem conseguido ganhar onde mais importa.
Diogo Oliveira
Não digo o contrário, eu sei que o Porto não tem deslumbrado, mas que tem ganho na mesma. É chato? É. Se vai durar para sempre? Não sei.
Mas falam do Porto ou tem falado, ultimamente, do Porto, como se tivéssemos em primeiro sem ler nem escrever. Como se o Benfica e o Sporting estivessem a jogar um futebol de encantar, que, na verdade, não estão.
Aliás, em relação ao Benfica todos falam da exibição da semana passada, mas já se esqueceram como se apresentaram em Outubro? Viramos, agora, o jogo ao contrário? Além de que o Benfica jogou bem sim no Dragão, mas também temos de ver que acho que a exibição foi mais surpreendente do que positiva, porque também não foi um controlo de jogo tão evidente, o Benfica não encostou o Porto às cordas.
O próprio Sporting, em Agosto, em casa, só encostou o Porto às cordas nos primeiros 15 minutos da segunda parte, pois, se bem me recordo, na 1.º parte, até achei que o Porto teve algum ascendente na partida e após os dois golos do Porto, foi gerir a vantagem.
Agora, o Porto vai deixar de ganhar só porque, exibicionalmente, não vos enche as medidas, comecem a fazer como o Porto e a ganhar os jogos.
O próprio Sporting vai numa segunda época cheio de lesões, mas alguém acha isso normal? Eu acho inconcebível, mesmo que me venham dizer que a maioria não musculares, são traumáticas, ou seja, de pancada, talvez seja porque o estilo de jogo do Sporting propicia mais ao choque individual, enquanto o do Porto não, é um jogo mais pragmático.
Há quase sempre uma razão para as coisas e mesmo quando há sorte, talvez, não seja somente sorte.
Mantorras
Em Outubro preferi aquela postura a tentar pressionar ou ir para cima do Porto. Tinha nocao da superioridade do Porto, e Mourinho tambem. Foi a estrategia certa. Ainda hoje penso assim.
Agora, se for o Mourinho a defender e ganhar com um golo caido do ceu, é retranqueiro? E se o Farioli ja é arte de defender?
O Porto defensivamente é muito bom, tem uma atitude competitiva impar e nunca desistem. Agora, quando ofensivamente nao produz quase nada e ganha como nos Acores, em Guimaraes, ou com o Braga em casa, nao me obriguem a dizer que jogaram muito bem e foi tudo merito. Tambem foi muita sorte, e ter merito e sorte nao sao coisas incompativeis.
É o justo de se dizer, é a realidade, e é o que diria se fosse o Benfica e Mourinho.
Disse aqui varias vezes que o Farioli nao tem Ego. Ele nao quer saber do que dizem, so quer ganhar. Ele nao se alimenta de exibicoes, alimenta-se de resultados. E esta equipa esta 100% alinhada com o treinador. Eles sabem quando nao jogaram nada e tinham obrigacao de fazer mais, mas tambem ja perceberam que isso pouco importa se conseguirem manter a baliza a zeros e fazer um golo. A diferenca é que, ao contrario de alguns adeptos do Porto, que parecem que querem obrigar o mundo a ver jogos que mais ninguem viu, os jogadores e treinador nao precisam disso para nada.
Diogo Oliveira
Sim, percebo o que dizes e concordo globalmente com o teu comentário.
Por exemplo, há aqui dois pontos que quero pegar.
– O Porto nos jogos contra o Santa Clara, Guimarães e Braga, ofensivamente, não produziu, porque foi incompetente sim e acabou por ter a sorte do jogo sim, nesse capitulo
– Mas, por exemplo, contra o Benfica, acho que o domínio que o Benfica teve no dragão foi mérito, mas também foi consentido. O que eu acho é que a exibição do Benfica foi melhor para as perspetivas que existiam para o jogo.
– Depois, apesar de o Porto ofensivamente está a ser pobre, não estou a ver nem o Sporting, nem o Benfica com uma superioridade assim tão evidente em termos de jogo jogado. É verdade que o Sporting, principalmente, em casa, tem despachado todos os adversários, mas também já teve jogos em que se empatasse, o resultado não ficava mal.
Cada um teu o seu estilo de jogo. Agora, acho que o Porto, até então, é um justo primeiro lugar.
Se me perguntares, se, por exemplo, o Porto terminar com 90 e tal pontos, o jogo jogado corresponde? Não, não é uma equipa forte para esses números, não é uma equipa que, por exemplo, se compare à do AVB, mas o Porto não tem culpa de ter conseguido, até então, tantos pontos.
É futebol, se o futebol fosse 100% racional, não tinha tanta piada.
Mantorras
Estamos de acordo. ate porque o Porto colocou-se em vantagem muito cedo, contra o Benfica, e é totalmente normal que tenha jogado com o resultado, ainda por cima num jogo a eliminar.
O Benfica nao é exemplo para nada, ofensivamente, ja o Sporting, apesar de ter champions e muitos lesionados, que é uma desvantagem em relacao ao Porto, tem apresentado uma capacidade ofensiva superior aos outros. Ja vi jogos do Sporting onde, numa parte, criam mais que Porto e Benfica juntos no jogo todo.
Mas la esta, o Porto vai a frente, a vantagem é muito boa, e se nao perder no Dragao, tem o titulo na mao.
Animazor
Só para deixar uma ideia do contraste.
O Braga, ontem, lá ganhou ao Forest sem saber ler nem escrever. Defende um penalti e, no mesmo lance, há 3 ressaltos e carambolas e dá golo na própria baliza. Não criou mais nada de real perigo, ao contrário do Forest que devia ter saído do jogo com um 0-3.
Mas mesmo assim fala-se da grande campanha. Este Braga foi dominado pelo Nice e lá ganhou 1-0. Este Braga empatou com o Rangers de Novembro, que tinha 0 pontos. Este Braga perdeu com o Genk em casa. Mas falamos de uma grande campanha.
Do outro lado da moeda, quando o Porto tem resultados menos bons, mas até joga melhor que o adversário, é estrelinha que ainda não foi embora… Ou há dúvidas de que o Porto deveria ter ganho o jogo de ontem? Não ganhou, por azar. É bem diferente de empatar com sorte, que é a mensagem que estão a querer passar.
Francisco Ramos
Ponto prévio, péssimo jogo da equipa do Porto!
–
Se há dias que temos que enaltecer o trabalho de Farioli, há dias que temos que criticar. Tal como falei no jogo anterior, a rotação dos jogadores tem um problema, retira-os em picos de forma e com isso, alguns têm dificuldade a voltar ao ritmo. Veja-se Alberto, William Gomes ou Borja Sainz. Outros como Gabri e Mora conseguem manter o registo mas não é universal que seja para todos pelo que após 6 meses de treino deveria haver outro tipo de gestão individual.
Aliado a este facto há um jogador que não tem tido rotação, Froholdt. Em 2700 minutos possíveis, ele tem 2342 que corresponde a 87% do tempo de jogo. Obviamente, e apesar de novo, não está com a mesma capacidade não física mas mental. O corpo continua a correr mas os pés já não conseguem acompanhar aquilo que ele pretende porque desoxigena além de que há movimentos, derivado à fadiga, que não são bem efectuados cansando-se ainda mais e desnecessariamente. Se não se acredita em outo jogador para a posição 8, é preferível ir ao mercado urgentemente.
–
Outro ponto negativo é a sua rigidez tática e substituições efectuadas. Se o Porto está em superioridade numérica desde o intervalo porque não adiantar Mora para a posição 10? Se o Porto está em superioridade numérica e os centrais ficam sem marcação directa porque não recuar Rosário e colocar Varela a 6, melhorando a nossa saída desde trás (que é uma das ideias de Farioli)?
E depois, se o objectivo é colocar mais bolas na área, que sentido deixar as alas mancas, deixando apenas um flanqueador de cada lado? É que acabamos o jogo com apenas Moura à esquerda e Pepê à direita, com bastantes jogadores para jogo interior e o que queríamos era bombear bolas, tanto que o golo nasce de um centro de esquerda quando o Kiwior estica o mesmo.
–
Por fim, espero que este resultado e a maneira como foi obtido seja um abre olhos para a nossa qualidade de jogo colectivo decrescer a olhos vistos (quando comparado com o Sporting então é gritante e teremos um clássico daqui a 15 dias). Não só compromete o apuramento directo como irá sobrecarregar um calendário já de si lotado e com uma pré-época diferente do habitual.
Além disso espero que Samu seja protegido nos próximos tempos. Tal como já foi falado, um dos seus grandes problemas é ainda a sua imaturidade (fragilidade mental) tanto que acaba ontem o jogo novamente em lágrimas. Não sei se um jogo pelo banco ajudaria mas garantidamente não ser ele a marcar o próximo pênalti seria vantajoso tal a pressão que ele terá se o fizer.
LABAS
Relativamente ao Samu, não estando eu nos treinos, diria que até poderia ser ele a marcar o próximo penalti caso já tivesse faturado nesse jogo, acho que tiraria a pressão dos ombros. De outra forma, concordo plenamente que deva ser outro jogador a marcar os próximos penaltis.
Ontem para mim mais que colocar o Varela, eu testava o Froholdt a 6 e jogar com Veiga e Mora no meio, tentar aumentar a criatividade.
Francisco Ramos
A questão é a mesma, ambos queríamos mais tração à frente! Mencionei o Rosário a central para termos melhor saída do que um central que é limitado nesse aspecto, aliado ao facto de ter rotinas no lugar.
Nessa nunca pensei porque Froholdt é um médio que precisa de espaço, que gosta de galgar metros, pelo que poderia fazer sentido Veiga e Mora mas nunca com este jogador atrás mas Rosário ou Varela, mais posicionais mas igualmente fortes no passe (com valências diferentes).
For Dummies
O Froholdt precisava de ter saído neste jogo, não de ser adaptado. Houve falta de coragem para assumir, mal aqui o Farioli.
A solução estava, como já foi aqui dito, numa dupla Mora Veiga e Pablo ou eventualmente com o descer do Pablo, a entrada do Varela que esteve bem no último jogo.
For Dummies
O lance do falhanço do Borja Sainz foi escandaloso. Não me admira que possa perder o lugar para o Oskar com as constantes exibições abaixo do pretendido (por muito que dê defensivamente).
Claramente falta uma solução urgente para suplente do Froholdt (para além de extremo, defesa-esquerdo e ponta de lança).
Um Jasomp
Sainz é banal.
Francisco Ramos
Borja foi um daqueles jogadores que não conseguiu gerir a sua forma com as passagens pelo banco, aliado ao facto que o “novo Samu” não o favorece porque lhe retira espaço de progressão.
Sobre as contratações, para mim é número 8 e defesa esquerdo apenas.