Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto vence Celta de Vigo na festa de apresentação aos sócios; Azuis e brancos apresentaram um futebol pobre e não convenceram

FC Porto 1-0 Celta de Vigo (J. Martinez 12′)

Os dragões apresentaram-se aos seus associados com uma vitória, derrotando o Celta de Vigo por uma bola a zero, golo do inevitável Jackson Martinez. Os dragões, numa fase onde os resultados se encontram num patamar secundário, levam 6 vitórias em 6 jogos, 5 delas sem qualquer golo sofrido. Foi contudo uma exibição pobre, longe da nota artística da anterior, num encontro que valeu essencialmente pela meia hora inicial.
Paulo Fonseca iniciou a partida com um onze inicial sem reforços (Fucile e Iturbe estavam emprestados na época transacta), e coincidência ou não, os dragões apresentaram uma primeira meia hora bastante interessante. Com uma pressão rápida sobre o portador da bola adversário, os azuis e brancos adiantaram-se no marcador após uma excelente assistência de Lucho, que num toque de génio permitiu que Jackson ficasse cara a cara com o guardião adversário. No primeiro tempo mais dois lances merecem referência, a excelente oportunidade para bisar desperdiçada pelo avançado colombiano portista, bem como uma excelente intervenção de Helton após remate de Krohn-Delhi.

No segundo tempo, as substituições e o cansaço acumulado perfeitamente visível nos jogadores portistas, levaram a que fosse produzida uma exibição bastante pobre, bem distante daquilo que já se viu nesta pré temporada. O Celta cresceu, colocando a baliza já defendida por Fabiano em sobressalto em determinadas ocasiões. Referência para o pouco tempo de utilização de Ghilas, Paulo Fonseca devia aproveitar estes encontros para testar diversas soluções e não sobrecarregar Jackson com minutos desde já, como o tem feito, bem como para os primeiros minutos de Quintero, no seu novo estádio. Se ao nível dos princípios e filosofia de jogo não existem grandes diferenças em relação a Vítor Pereira, Paulo Fonseca tem no entanto bastante mérito na forma como tem recuperado certos jogadores. Fucile, capaz de jogar em qualquer dos flancos da defensiva, é um bom substituto quer para Danilo, quer para Alex Sandro, algo que não existia  na época transacta, enquanto que Iturbe parece, pela primeira vez desde que assinou pelo clube, focado no FC Porto e não num regresso à Argentina. É urgente a contratação de um verdadeiro ala, que entre de caras na equipa, porque para uma época longa e com jogos numa competição como a Liga dos Campeões, Kelvin,  Iturbe e Licá não são soluções que apresentam desde já as garantias necessárias. 

130 Comentários

  • MM
    Posted Julho 28, 2013 at 9:30 pm

    só vi o jogo a espaços mas pareceu-me ser um jogo tipico de pré-época,com algum cansaço à mistura,algo também normal…
    agora é impossível,mesmo sendo um jogo a "feijões",não falar do lance do porto em que o jackson está completamente acampado,uns bons metros ,não seu se o fiscal adormeceu em pé mas era muito difícil não ver este fora-de-jo.
    depois só uma palavra acerca do kelvin,o rapaz tem problemas mentais que deverão ser graves.faz 3 ou 4 agressões na mesma jogada e provoca uma confusão totalmente escusada.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 9:55 pm

      Pois da que pensar..O Benfica ja teve 2 expulsos na pre epoca por muito menos

      Leal

    • tiago
      Posted Julho 28, 2013 at 11:22 pm

      por muito menos ????? tá a falar da do artur certo ? é que a do silvio não partiu o pé ao atleta da equipa B do sporting porque não calhou.

    • João Lains
      Posted Julho 29, 2013 at 12:57 am

      O lance do sílvio está relacionado como uma abordagem precipitada ao lance. O kelvin deliberadamente dá três ou quatro pontapés ao Nolito. Tenho pena que o espanhol não o tenha atingido com o cotovelo de seguida, era o que merecia. E o mais condenável é que ele poderia ter agredido qualquer outro jogador mas não, ele sabia muito bem quem era. Enfim, tem muito para crescer e não falo apenas de maturidade, porque não foram um ou dois golos decisivos na temporada passada que fazem dele uma estrela

  • miguel74
    Posted Julho 28, 2013 at 9:31 pm

    Este final de jogo foi ridiculo as vezes parece que no porto nao existe rivalidade mas sim doença pelo benfica , este kelvin porque marcou o golo que deu o titulo frente ao benfica ja pensa que e algum rei ou salvador da patria mas nao passa de um flop ja agora o sporting a equipa que muitos ilumindados diz que vai lutar para nao descer fez melhor figura contra uma das melhores equipas do ano passado em espanha que por acaso nao e o celta de vigo

  • Zé da Costa
    Posted Julho 28, 2013 at 9:32 pm

    Exibição paupérrima. Faltou algum ritmo mas sobretudo ideias. Fraco

  • luis bcn
    Posted Julho 28, 2013 at 9:33 pm

    Jogo muito fraco, na provável melhor (ou das melhores) assistência da época deviam ter feito mais. O trio da frente esteve muito mal, fizemos um golo em claro fora-de-jogo e na realidade o Celta criou muito mais oportunidades do que nos ( e a palavra muito está bem empregue). Nao conta para nada e tambem era escusado aquele surruru todo no final (na realidade quem teve mal até foi o Kelvin). Gostava de ver o Gilhas jogar mais, ainda por cima o jacksok nao tem estado bem, continua a nao saber receber uma bola (e volto a falar nisto).

    • Renato
      Posted Julho 28, 2013 at 9:35 pm

      Provável melhor assistência da época???!!!!

    • Renato
      Posted Julho 28, 2013 at 9:36 pm

      Os dramas e euforias da pré-época são sempre muito divertidos.Aguardo pela Supertaça

    • João
      Posted Julho 28, 2013 at 9:37 pm

      "O Jackson continua a não saber receber uma bola."

      Fechem a Internet, sff. Já li tudo.

    • NFM
      Posted Julho 28, 2013 at 9:42 pm

      o cha cha cha nao tem estado bem e nao sabe receber uma bola????

      devia ser crime dizeres isso…

      tecnicamente tanto em passe como recepçao é dos melhores avançados que passaram pelo porto…

      a recepçao dele é sublime.. enfim, le se cada coisa mais absurda

    • luis bcn
      Posted Julho 28, 2013 at 9:43 pm

      O ano passado o Porto só teve um jogo com mais gente do que este (foi contra o slb) por isso nao sei qual é o espanto com o que eu disse.

    • Johnny W.
      Posted Julho 28, 2013 at 9:44 pm

      O problema foi que o celta estava a jogar com 3 centrais e nós com o Jackson isolado na frente. E em vez de meter o Ghilas a ajudar primeiro mudou o meio campo todo depois a defesa e a 5 min do fim é que o meteu –´

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 9:50 pm

      Johnny W., o objectivo e preparar a equipa para os jogos oficiais, nao golear o Celta de Vigo.

    • luis bcn
      Posted Julho 28, 2013 at 9:54 pm

      NFM, mais uma vez parece que ha muitos portistas que sofrem de um sindrome que ate é mais comum lá para baixo que é de os nossos jogadores sao os melhores do mundo. Veja os ultimos 3 jogos do Porto e conte as perdas de bola do Jackson. Isto é ESTATISTICA. Se ele receber uma bola bem em 15 é excelente? Ele hoje marcou um golo, imagine o que era se ele recebe-se sempre bem a bola…nao entendo como andam todos cegos, repito conte as bolas que ele perde. Se fosse o Gilhas era já um Flop. O Jackson é um grande avançado mas as estatisticas nao mentem, ele podia ser melhor.

    • Pedro Mendes
      Posted Julho 28, 2013 at 10:01 pm

      Luis bcn
      de que adianta escrever "fizemos" e "nos" (para as pessoas pensarem que e portista ) ; quando se ve claramente que e tudo menos portista.
      quer dar a ideia que os portistas nao estao contentes.

      Passou completamente ao lado !
      abraço

    • João
      Posted Julho 28, 2013 at 10:04 pm

      Mas que bolas que ele perde? Aqueles passes imbecis do Defour para a linha de fundo ou aquelas bolas à queima do Lucho? Já muito faz o homem com as bolas que lhe servem. Agora se é sempre ele servido no meio, muitas vezes quase no meio campo defensivo, no meio de dois, três defesas adversários e é suposto conseguir segurar e distribuir adivinha lá o que vai acontecer mais vezes que ao Defour ou Castro ou Danilo. Boa, perdas de bola para a estatística.

      Enfim…

    • NFM
      Posted Julho 28, 2013 at 10:24 pm

      tambem concordo que ou queres dar a ideia que nos nao gostamos dele ou entao nao ves nenhum jogo do porto…

      o cha cha cha tecnicamente e principalmente a nivel de recepçao é dos melhores avançados que passou pelo porto e de longe…

      dizer o contrario ja é uma coisa que nao entendo muito bem…

      o FL tambem diz que o entendimento josue/lica vai ser crucial para o porto…

      ha quem goste de dizer coisas mesmo que sejam estupidez

    • benficasempre
      Posted Julho 28, 2013 at 11:15 pm

      Felizmente a estatística não significam pouco no futebol. Isto não é Basket.

    • luis bcn
      Posted Julho 28, 2013 at 11:47 pm

      Pedro Mendes, sou Portista e Portuense desde 1989, a ultima vez que nao vi um jogo foi contra o Sevilla porque estava num exame e olhe que vivi em Espanha e la só mesmo pela net. Sou mais portista do que muitos e se é regular deste site pesquise comentarios meus que ve logo que sou portista. O pena ja foi o melhor marcado do campeonato…agora se acham que o Jackson é dos melhores do Mundo estao nao viram o Porto-Malaga (só para dar um exemplo). É por portista como voce que nao vamos a lado nenhum. Achamos que somos muito superiores e depois perdemos com o Malaga… O Jackson é um grande Ponta-de-lança mas nao é dos melhores do mundo e duvido muito que alguma vez chegue lá. No próximo jogo vejam as perdas de bola dele, nao peço mais nada…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 29, 2013 at 12:35 am

      Pedro Mendes: Não sou do Porto e não tenho a ver com esta polémica, embora ache o Jackson um excelente avançado, mas quase posso garantir que o bcn é do Porto. ESpreite um post sobre o Benfica e verá.

  • Drulo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:33 pm

    Passar de cavalo para burro dá nisto,

    O Vitor Pereira é 20 vezes melhor que o Paulo Fonseca.

    Deve ter sido dos piores jogos de apresentação que me lembro de ver do Porto.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 9:44 pm

      Tudo bem que é jogo de apresentação, mas numa pré-época fazer 3 jogos numa semana ainda para mais 2 deles num continente diferente com uma viagem bastante cansativa acho normal , para além do mais o celta jogou com 3 centrais. Julgar já o trabalho do treinador por um jogo e ainda ser pré-época acho injusto.

      Ivo Martins

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 9:45 pm

      Parece-me claramente cedo para dizer isso. O Paulo Fonseca e bom e ira prova-lo.

    • VCG
      Posted Julho 28, 2013 at 9:51 pm

      é pahhhh… mas que grande barbaridade acabou aqui de dizer, 1º a epoca ainda nao começou, depois estamos a formar uma equipa que hj jogou sem 2 dos seus 3 melhores jogadores da epoca passada(JM e James)e sem novos elementos que ainda estao a procura de rotinas de jogo, mas acima de tudo ganhamos 2 campeonatos sem saber ler nem escrever , ganhamos por erros de construçao de plantel do slb e o seu post faz me aprecer que despedimos Mourinho ou wenger…

    • Rabensandratana
      Posted Julho 28, 2013 at 9:59 pm

      Drulo, antes de mais sou um dos maiores defensores do Vítor Pereira, para mim é um dos melhores treinadores em termos tácticos, o que ele fez em dois anos foi muito bom, especialmente em termos de campeonato, uma derrota em sessenta jogos é fenomenal. Infelizmente não lhe renovaram o contrato e ele saiu pela porta pequena.

      Drulo, agora temos de dar tempo ao Paulo Fonseca que bons trabalhos pelas equipas onde passou e o ano passado colocou o Paços de Ferreira na 3ª posição, feito histórico na equipa pacense.
      Paulo Fonseca em termos motivacionais é superior ao Vítor, VP privilegiava o 4-3-3, PF gosta de jogar com o duplo pivot defensivo, a equipa ainda está a adaptar-se ao novo sistema táctico, este ano temos vários jogadores novos que têm de ter tempo para poderem assimilar a cultura/mística FCPORTO.

      Aconselho-o a esperar mais uns meses e depois aí sim, dar o seu parecer sobre o valor do treinador. O treinador neste momento precisa de todo o apoio dos associados e simpatizantes. O meu terá de certeza.

    • carlos
      Posted Julho 28, 2013 at 11:49 pm

      Eu também sou um grande admirador de Vítor Pereira e sempre fui bastante contestado por isso no meu meio social. Mas se continuarmos assim vejo-me obrigado a concordar com o Drulo.

      Hoje o que eu assisti na maior parte do jogo foi uma cratera no centro do meio campo ofensivo em que aparecia às vezes o Lucho sozinho a ter de cobrir aquele terreno todo. Isto enquanto tínhamos 2 médios defensivos fixos vá se lá saber o que estavam ali a fazer. Isto só era corrigido quando o Danilo fazia as suas incursões, levando-o a um maior desgaste.
      Até o Luís Freitas Lobo chamou a atenção para isto.

      Se esta pouca dinâmica ofensiva continuar está mau! Jogar com 2 médios defensivos fixos não é para o Porto. Não estamos no Paços de Ferreira!! O Paulo Fonseca que se habitue a isso e depressa porque a continuar assim as receitas das bilheteiras vão descer.

  • Renato
    Posted Julho 28, 2013 at 9:34 pm

    Os dramas e euforias da pre-epoca são sempre muito divertidos…

  • Miranda
    Posted Julho 28, 2013 at 9:36 pm

    Joguito fraco, também por culpa do estilo de jogo do Celta muitas vezes com 11/10 jogadores atrás da bola. Golo em fora-de-jogo e no fim a pouca vergonha a que se assistiu, num jogo oficial o Kelvin era expulso e ficava uns joguitos de fora sem jogar. Mais uma vez deu para ver que o Porto está a recuperar bem a bola e com rapidez. Como Portista não gostei muito deste jogo de apresentação pelas razões referidas em cima

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 9:59 pm

      As equipas tem a sua estrategia – a do Celta resultoy que criasse o dobro das oportunidades..Nao controlam e a arbitragem

      Hugo Leal

    • Miranda
      Posted Julho 29, 2013 at 1:09 am

      Não estou aqui a criticar o estilo de jogo do Celta, apenas acho que foi uma das razões do fraco espectáculo. Quando à questão da arbitragem, tamos a falar de um amigável e de um jogo de apresentação. Claro que o jogador da equipa da casa não ia ser expulso nem fazia grande sentido no final do jogo arranjar ainda mais confusão. Só espero que alguém do Porto puxe as orelhas ao Kelvin para ele não fazer o mesmo num jogo oficial e não deixar a equipa ficar mal. Contudo acredito numa boa epoca deste miudo!

    • Nuno F.
      Posted Julho 29, 2013 at 10:44 am

      Veja lá que os árbitros do Benfica pensaram o mesmo quando expulsaram o Artur e o Sílvio… "Ah e tal é um jogo amigável" Em jogos amigáveis ou não as regras são sempre as mesmas…quer dizer para alguns não existem..

  • NFM
    Posted Julho 28, 2013 at 9:39 pm

    nao foi um bom jogo mas a equipa chegou a pouco de uma longa viagem e esteve nitidamente cansada. . .

    foi muito lenta e o meio campo nao pressionado mais a frente como é costume…

    ricardo, tiago r, carlos eduardo e um dos centrais e deverao ser emprestados…

    e se bernard vier ate kelvin deve ser emprestado

  • Paulo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:40 pm

    O Kelvin já pensa que é uma estrela, devia ser castigado por o que fez.

    Golo em fora-de-jogo e um jogo fraquinho.

  • Jorge Gomes
    Posted Julho 28, 2013 at 9:41 pm

    Esta estratégia do duplo pivot não está a ser bem assimilada pelos jogadores. No momento da construção de jogo há um buraco no meio campo adversário que não é preenchido por ninguém. O lucho estava a encostar muito ao ponta de lança ou descaia para uma das alas. O segundo médio baixa muito. Para esta táctica não sei se usar o fernando é a melhor opção pois é preciso ter médios recuados com boa técnica de passe e visão de jogo para colocar as bolas nos espaços e queimar linhas. Penso que paulo fonseca ainda tem muito trabalho pela frente ou repensar no esquema de jogo. A ideia de ter 2 médios construtores de jogo é boa mas nenhum deles estava a fazer esse papel. É verdade que o celta tem jogadores interessantes e evoluídos e por isso tivemos estas dificuldades para criar jogadas. Também é verdade que podíamos estar cansados das viagens à america do sul…Mas uma equipa que luta em várias frentes tem de saber gerir o esforço.
    Fiquei surpreendido com a apresentação de alguns elementos tais como carlos eduardo, ricardo, diego reyes por exemplo.. São jogadores que deviam ser emprestados ou rodar na B no caso do diego reyes.

  • Rabensandratana
    Posted Julho 28, 2013 at 9:41 pm

    Exibição fraca a denotar o muito cansaço.

    Infelizmente o FCPORTO ganhou com uma golo em offside, fez a pior exibição da pré-temporada frente ao Celta, o Fernando e Defour não imprimiram a velocidade esperada,nem o dinamismo esperado apenas Lucho que até tinha feito os 90 minutos diante o Millonarios remou contra a maré e foi o jogador mais em foco hoje, excelentes passes de ruptura do el comandante.

    Boa exibição do Fabiano, a mostrar que é uma opção válida ao Hélton.

    A defesa hoje esteve muita instável e a denotar muitas falhas de concentração.

    Espero que a equipa no próximo torneio no Emirates Cup, faça exibições condizentes com o valor do seu plantel.

    Penso que o Paulo Fonseca, devia ter dado mais minutos ao Ghilas, ele precisa de jogar mais.

    Boa exibição do Nolito, muito rápido e irreverente.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:00 pm

      A verdade e que para alem do Marselha, os outros adversarios eram no minimo modestos

      Rui

    • Rabensandratana
      Posted Julho 28, 2013 at 10:21 pm

      Eu discordo o Millonarios para mim é uma equipa bastante competente e aguerrida, apesar de ter terminado em 6º no torneio de abertura.

      O Deportivo Anzoátegui venceu o torneio de abertura da Venezuela, para mim é inferior ao Millonarios, mas teve mérito em vencê-lo e tem pelo menos dois jogadores que têm bastante técnica.

  • Rodrigo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:44 pm

    Jogo fraco do FC Porto no seu jogo de apresentaçao, sendo que se quando se joga bem nao convem elevar demasiado as expectactivas, quando se joga menos bem tambem nao e tudo um desastre e nao se mete tudo em causa. Notou-se algum cansaço na equipa, devido provavelmente as cargas e as viagens dos ultimos dias a America do Sul, algo que impediu a equipa de jogar mais solta, se movimentar mais e criar mais situaçoes de perigo para o adversario. O Celta começou com um 3-5-2 pouco habitual em Espanha, com o estilo de posse habitual em Luis Enrique, mas na 2ª parte em 4-3-3 e com Krohn-Deli e Nolito nas alas a equipa melhorou bastante e merecia pelo menos o empate. Por fim, lamentavel o coro de assobios para o Nolito e a dose de pancada que o Kelvin lhe deu no final, algo que num jogo a serio teria de significar expulsao do brasileiro.

    A nivel individual vi um Helton seguro como e habito (Fabiano bem tambem), um Danilo intenso, um Fernando a dominar o meio-campo, Lucho com a inteligencia habitual e Jackson a aproveitar uma situaçao de fora de jogo para fazer o que melhor sabe, golos.
    Por outro lado, a dupla de centrais esteve algo displicente, Defour continua a nao convencer para ser titular (continuo a preferir Josue), pelo menos em jogos em casa com adversarios fechados, Iturbe e Kelvin pouco se viram, Varela teve alguns bons momentos e Fucile nao fez esquecer Alex Sandro do lado esquerdo, embora seja um bom suplente. Quintero e Ghilas entraram mais tarde e certamente terao mais oportunidades para se mostrarem, enquanto que Lica agitou o jogo e criou alguns desiquilibrios com a sua velocidade.

    Por fim, Herrera e Reyes nao jogaram e ainda se estarao a adaptar a equipa, sendo que o medio devera ganhar um lugar no meio-campo azul e branco quando estiver em forma, enquanto que Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Ricardo nao deverao contar para Paulo Fonseca (Iturbe tambem podera sair).

  • VCG
    Posted Julho 28, 2013 at 9:45 pm

    estes 3 primeiros comentarios fazem me imediatamente recordar a essencia do Tuga, no mesmo minuto passamos de bestiais a bestas em segundos…Ok, nao foi uma grande exibicao, nao encheu o olho a ninguem etc etc, mas os detalhes , sempre os detalhes k nunca podem ser esquecidos, o cansaço das viagens a colombia e Venezuela, a nao substituiçao de James e Moutinho por iniciativa do tecnico de forma a colocar a jogar elementos que se conhecem bem pois Defour assim fuccile nao serao titulares.
    Foi notoria a quebra fisica e de intensidade a partir do 35 minutos, mas objectivamente o equilibrio é e sera o ponto forte desta equipa, e a forma como se mostra novamente solida agrada me bastante.
    Certo que nao existiram grandes floreados e grandes pormenores de classe , mas a esta altura frente a uma equipa tao fechada a jogar com 3 centrais e sem quase dar espaços nao me parece um problema nada de especial.
    Com o decorrer dos dias teremos os reforços mais adaptados e mais capazes de entrar no 11 aumentando a qualidade da equipa e dessa forma a forma como o treinador projectou o jogo pareceu me correcta por mt que se tenha tornado aborrecido, prevaleceu o consolidar de movimentos no meio campo, ha forma dos criativos ira chegar naturalmente.

  • Fernando De Carvalho
    Posted Julho 28, 2013 at 9:45 pm

    Ponham pobre nisso. Jogo arrastado, incapacidade chocante de fazer um passe em profundidade para desmarcar o ala sendo que o único de jeito foi feito por um central já no fim do jogo (Maicon para Lica se nao me engano)

    Sentiu-se a fadiga da equipa mais para o fim mas acho que o entrosamento entre Josué/Lica/DE vai ser crucial para a ala esquerda carburar e sera muito util para desbloquear jogos. Nota-se a falta de Alex Sandro e o excesso de dureza de Fucile que insiste no carrinho como pau para toda a obra. Momento irrisório de Kelvin, gosto de raça portista mas aplicada na recuperação (estilo Castro) aquilo foi quase uma diarreia mental a fazer lembrar o pior Pepe. 4 sarrafadas de raiva, chocado fiquei eu por o Nolito não lhe espetar um soco, este que deve odiar o Benfica de jesus mais que ninguém dado o seu péssimo aproveitamento quando la passou.

    Os extremos e o ataque mostraram pouco serviço talvez devido ao 3-5-2 com que o Celta começou e que abafou o nosso jogo inicialmente. Quando reverteram ao 4-3-3 mais para o fim já se notava a fadiga física e mental e não só não aproveitamos como podíamos ter levado dois golos. Meh, vamos ver como corre essa emirates cup com o plantel mais descansado.

    • NFM
      Posted Julho 28, 2013 at 9:54 pm

      essa do josue/lica ser crucial é tirada á Freitas Lobo (tambem ouvi isso na sportv) e nao tem ponta por onde lhe pegue, ate porque nenhum deles vai ser titular…

      mas os comentadores gostam de dizer coisas

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:05 pm

      O Josue tem lugar neste momento, pelo menos nos jogos em casa, ja que Defour e curto em termos ofensivos para jogar contra estas equipas mais fechadas e Herrera ainda nao esta suficientemente adaptado, embora seja o mais forte candidato ao lugar.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 10:08 pm

      O Luís Freitas Lobo adora dizer coisas. E quanto mais parvo e incoerente for o comentário, melhor. Assim, até parece que percebe muito do que está a dizer, porque vê coisas "que mais ninguém vê".

      Posto isto, sim, é verdade. Nem o Josué nem o Lica têm qualidade para o Porto. São jogadores medíocres.

    • benficasempre
      Posted Julho 28, 2013 at 10:16 pm

      Para mim o seu melhor momento é mesmo quando dá o "Prémio esforço" ao Janko num jogo em que falha 2 bolas na pequena área sem guarda redes.

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:16 pm

      Josue e Lica mediocres? Le-se cada coisa

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:22 pm

      O Luis Freitas Lobo sabe muito do jogo, embora admita que faz alguns comentarios descabidos algumas vezes. Ainda assim, nao ha muito melhor neste momento a comentar.

    • Fernando De Carvalho
      Posted Julho 28, 2013 at 10:25 pm

      Caro NFM e Rui FCP,

      Não sei se e por não gostarem do comentador da Sport TV ou por terem o QI de um No Name Boy que ignoram uma parte crucial do meu comentário quando digo que o entrosamento será crucial para DESBLOQUEAR jogos, o que implica directamente que não serão titulares mas sim lançados do banco para mexer na dinâmica da equipa especialmente quando esta com o autocarro estacionado la atras (90% da liga zon sagres). Vi o jogo num livestream sem som de maneira que se LFL o disse ou não esta para alem de mim. Mas gostei da maneira como descartaram ambos os valores portugueses sem sequer sugerir uma alternativa. Um verdadeiro hino ao debate construtivo.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 10:26 pm

      Não. São excelentes jogadores. Aliás, são tão bons, que são jogadores de selecção AA. O Josué tem alguma qualidade, mas nunca para o porto. O mesmo para o Castro. Ser esforçado não chega, nem sequer é o mais importante. Talvez para o scp ou o scb. O Licá nem comento, zero.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 10:32 pm

      Ele pode perceber, mas gosta de parecer mais do que o que é. Ele diz coisas descabidas demasiadas vezes.

      Mas concordo com o Rodrigo, não há muito melhor. Infelizmente. Quer a comentar, quer a relatar é tudo muito fraco em PT. Há algumas excepções na rádio, nomeadamente na RR (o "cantor" da antena 1 é ridiculo).

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:34 pm

      Nao sao jogadores de Selecçao AA porque em Portugal nao se convocam jogadores de clubes pequenos e muitos, mesmo em ma forma, continuam a ser chamados por serem representados pelo Jorge Mendes. O Josue ja foi pre-convocado, veremos se nao começa a ser chamado agora que chegou ao FC Porto …

      Relativamente ao Castro, concordo consigo, ja que e apenas um jogador esforçado. Agora o Josue nao e apenas isso. Tem um grande pe esquerdo e se acreditarem nele pode dar um excelente medio.

      Por fim, o Lica e um jogador que nao e titular no FC Porto, mas dizer que e mediocre parece-me descabido. Talvez diga isso por ser um jogador portugues …

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:37 pm

      O Pedro Sousa era dos poucos que gostava, mas desapareceu com a ida para o Sporting com o Godinho. Agora gosto do Rui Pedro Rocha e depois nao ha mais de grande nivel, pelo que o Freitas Lobo e dos menos maus.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 10:46 pm

      Caro Fernando,

      Ignorei essa parte do seu comentário porque é irrelevante. Se reparar eu não disse que eles não tinham qualidade para jogarem a titular. Eu disse que não tinham qualidade para o porto, o que implica directamente que não deviam ser titulares nem fazer parte do plantel.
      Agora não sei se é por ter visto o jogo em pirataria ou por ter o QI e de um superdragão que não soube ler o que escrevi.

      Quanto a alternativas aos "valores portugueses", dou-lhe duas: Xavi e Neymar. Devem ser melhores. Espero que tenha o QI para entender o que quero dizer com isto.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 11:08 pm

      Rodrigo

      Acredite que não digo por ser jogador português. Mas a verdade é que os jogadores portugueses da actualidade ou são MUITO bons ou fracos. Não temos meio termo. Veja a nossa Selecção. CR7, Coentrao, Pepe e Patricio, p.e. em contraste com Postiga, João Pereira, Rolando e Beto. Eu acho que o Josué e (principalmente) o Licá, estão neste último grupo. Podem evoluir um pouco (principalmente o Josué), mas nunca vão chegar a um nível elevado.

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 11:13 pm

      Pronto e a sua opiniao, mas ja vimos varios exemplos de jogadores que surpreenderam e que ninguem dava nada por eles (o Coentrao por exemplo ja que o refere), por isso acredito que o Josue, sobretudo ele, podera ter um grande futuro porque tem um talento enorme.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 11:34 pm

      Sim, é um bom argumento (se bem que o Coentrão foi mais do género – grande craque em potência; desilusão; renascimento).

      Veremos. Abraço! ;)

    • João Lains
      Posted Julho 29, 2013 at 1:12 am

      Sinceramente gostava que fizessem uma compilação com esses tais disparates do Freitas Lobo… Talvez o senhor Rui é que mereça uma oportunidade como comentador porque dizer que o Josué não tem potencial/qualidade para vir a ser uma boa opção para o Porto é ridículo. E tanto o Rui como o Rodrigo, dizerem que o Castro é apenas um jogador esforçado, ainda acaba por cair mais no ridículo. Isto quando a primeira opção para o lugar é Defour, nem o facto de ser internacional pela Bélgica, me faz dizer que é bom jogador.

    • Czarli
      Posted Julho 29, 2013 at 7:39 am

      O FL é o maior flop de sempre do futebol nacional.

      Adorei quando, num canto a favor do Porto, ele referiu "Reparem como os dois laterais ficam a defender!" ??? Duuhhh mas isso não é o normal?? Pelo menos no Porto, apenas quando o Sapunaru jogava é que não eram os 2 laterais que ficavam recuados…

      E passado uns minutos o outro comentador diz "ahh e aí está o que referiste, os dois laterais a defenderem quando há bolas paradas…"

      Que pobreza de espírito…

    • Rui FCP
      Posted Julho 29, 2013 at 12:23 pm

      Czarli, a minha resposta ao João não seria melhor do que o que escreveu.

      Reparei exactamente no mesmo. Em TODAS as equipas, até no futebol amador, salvo excepções (como o Sapunaru), são sempre os laterais que ficam para a compensação. Mas o LFLobo refere isso duas vezes (que eu tenha ouvido) num jogo como se fosse uma grande inovação táctica, e o seu colega comenta isso como uma novidade também.

      Das duas uma, ou não percebem do que estão a dizer, uma vez que anunciam isso com grande admiração, quando é uma coisa normalíssima, ou simplesmente não tem mais do que dizer e estão a encher chouriço. De qualquer das formas, isso explica muito a qualidade do trabalho.

      Quanto ao Defour, nunca disse que ele era bom. Se bem que melhor que o Castro é, certamente. De qualquer modo, veremos o Josué, a longo prazo, se me dá razão. Claro que este ano vai jogar, porque não há muitas opções muito melhores, mas veremos como corre a sua carreira, que clube secundário é que vai representar depois do fcp.

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:46 pm

    Exibição "á la Vitor Pereira" acho que resume o que foi o jogo…

    P.S: Pormenor delicioso do Lucho

    Saudações Portistas, SMBT

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:46 pm

    Pelo o que os portistas criticavam o Benfica, estava a espera de um super Porto…
    jogou com um 11 proximo do titular (manteve os quase ate ao fim) contra uma das piores equipas da liga espanhola (nao desceu por um ponto) …
    O Porto teve muita bola, criando muito menos ocasioes que o Celta (que tem como estrela de equipa um dispensado do Benfica) …
    Atitude para reflectir de Kelvin – 4 pontapes ao Nolito e nao e expulso??
    Para reflectir tambem o nome do assistente – um arbitro que nao ve aquele fora de jogo ou estava a dormir, ou nao tem qualidade para o futebol profissional…
    Confirmou se igualmente o que eu esperava – Moutinho era um pendulo (para mim era o melhor jogador da Liga) e James (apesar de inconsistente) tinha lances de genio que desbloqueavam jogos…
    Tiago

    • Zé da Costa
      Posted Julho 28, 2013 at 9:52 pm

      Tem toda a razão! O SL Benfica tem demonstrado em campo que está acima de qualquer crítica.

    • Pedro Mendes
      Posted Julho 28, 2013 at 10:06 pm

      Tiago quando os jogadores do porto jogam no porto nao valem nada , quando saem sao grandes jogadores .

      se me disserem que o porto ganha por 1 ate maio (inclusive ) e o benfica por 4 e 5 ate fevereiro e depois nao ganha assino ja por baixo. o futebol espectaculo e para voces , os trofeus sao para nos .

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:18 pm

      Pedro, eu ate nem me importo de ganhar por um – mas nao com um golos irregulares..
      sou benfiquista, mas sei elogiar portistas e criticar Benfiquistas…
      Claramente Jackson e um grande jogador(nao tem culpa do mau arbitro de hoje) ..por exemplo

      Tiago

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:19 pm

      Dois portistas ofendidos por uma verdade inegavel dita ..
      tipico

      Jordan

  • João
    Posted Julho 28, 2013 at 9:47 pm

    Bem, pelas vossas análises o Porto tem que ter algum cuidado com a despromoção este ano. Está toda a gente a jogar à bola e a convencer imenso menos nós. Foi uma exibição relativamente pobre, foi. Contra uma equipa a defender permanentemente com 11, foi. Que passou boa parte do tempo útil de jogo com 11 jogadores enfiados no último terço, foi. Com vários jogadores novos ao longo do jogo, também foi. Que mostraram alguma falta de rotinas com uma equipa e um sistema novo.

    Mas se calhar é melhor começar a preparar o ataque à Liga Orangina 2014/15.

    Depois em Maio fazem as contas e acordam.

    • Tiago Ferreira
      Posted Julho 28, 2013 at 9:55 pm

      Assino por baixo.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:07 pm

      Uma questao- se estavam 11 jogadores atras da bola, quem criou as 5 ocasioes de perigo do Celta??
      Se continuarem estas "ajudaa ",em Maio nao ha duvidas

      Mane

    • pedro
      Posted Julho 28, 2013 at 10:33 pm

      mane

      isso é muito simples as 5 situaçoes de perigo do celta aconteceram quando o celta deixou de jogar em 5-4-1 e passou a jogar em 4-3-3 e o porto já estava a pensar no fim do jogo e de rastos fisicamente.

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:51 pm

    Jogos a feijões não ligo muito. Agora a comentar, comento o final. O Kelvin aposto que não vai levar suspensão como levão o Luisão na época passada…

    Nuno Pereira

    • Zé da Costa
      Posted Julho 28, 2013 at 9:56 pm

      Comentário repleto de coerência. Kelvin agrediu um jogador que tentou responder de uma maneira ainda menos digna. Já Luisão agrediu deliberadamente um árbitro. É ridícula a comparação que faz.

    • João Teixeira
      Posted Julho 28, 2013 at 10:13 pm

      Procure a definição de deliberado no dicionário então…

    • Tiago Ferreira
      Posted Julho 28, 2013 at 10:13 pm

      Nada, mas mesmo nada a ver. Uma agressão a outro jogador é punida com o cartão vermelho, quanto à suspensão essa é aplicada consoante a gravidade do caso. Apesar de não ter havido cartão, acho que seria sensato aplicar-se-lhe um castigo, agora qual eu não sei, pois não estou tão por dentro assim. Agora comparar a agressão de Kelvin, que acontece em pleno decurso do jogo (o que é intolerável, diga-se), à agressão de Luisão ao árbitro, com o jogo interrompido , é no mínimo ridículo. Daqui a pouco estamos a colocar a famosa agressão do Pepe no mesmo saco.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:15 pm

      Tentou responder de uma maneira ainda menos digna? Por amor de deus, o Nolito levou 4 cacetadas!! O kelvin nao quis tirar a bola…so quis ir lhe as pernas…4vezes!

      Gonçalo L

    • João
      Posted Julho 28, 2013 at 10:21 pm

      Porque agredir um jogador e knockoutear um árbitro são coisas iguais.

    • MM
      Posted Julho 28, 2013 at 10:22 pm

      você certamente nunca jogou à bola nem percebe grande coisa disto.o nolito leva 4! pontapés seguidos,de alguem que nem se importou com a bola.com um árbitro a sério ao 1º tinha parado o lance e dado amarelo,se deixa jogar,ao 2º teria de lhe mostrar vermelho directo e já não estaria lá para dar ainda mais 2 pontapés nas pernas de um colega de profissão.e ainda o nolito é que respondeu de forma menos digna?foi um reflexo de quem estava farto de ser agredido,muito digno ainda foi ele em não ter respondido de forma mais violenta.
      é de uma falta de cultura total assobiar um jogo inteiro(ainda para mais num "amigável")um jogador só porque passou por um rival(ainda para mais o nolito que só ca esteve uma época) e esse kelvin ganha uma moral incrível porque pensa que está a ser apoiado por todos e está a fazer um "figurão" em agredir um jogador porque passou pelo benfica.certamente nunca será grande no futebol nem em mais lado nenhum,tem de se destacar nestas picardias.quando um jogador do porto,brasileiro,que nem sequer nunca deve ter ido à inglaterra diz que é do chelsea até à morte porque essa equipa vai jogar contra o benfica está desde logo apresentado.tristeza…

    • Nuno Pereira
      Posted Julho 28, 2013 at 10:50 pm

      No ano passado ficou provado que o árbitro que o Luisão "agrediu" não foi suficiente para o teatro que fez, mas o Luisão foi suspenso. Foi considerado agressão certo? Pronto, aqui o Kelvin dá 4 cacetadas, em pleno jogo, num amigável e o Nolito ia retaliar, de uma forma muito meiga comparando com o que o Kelvin fez. No relatório do jogo o árbitro tem de relatar isto. Agora, mesmo não sendo vidente, duvido que o Kelvin apanhe sequer alguma sanção disciplinar.

      Nuno Pereira

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2013 at 12:06 pm

      Estas foram as palavras do Nolito no fim do jogo. Não acho que estivesse a mentir depois de ler os jornais e ver as imagens.

      "Hoje perdemos aqui no Porto com um golo em fora-de-jogo e no final da partida o Kelvin pontapeou-me várias vezes e nem amarelo viu. Pelos vistos as coisas aqui em Portugal continuam na mesma!".
      Nolito, jogador do Celta."

    • João
      Posted Julho 29, 2013 at 2:10 pm

      O Manuel agora atrasa-se, já nem tem oportunidade de fazer boa figura, faz logo figura triste. Já foi desmentido homem.

      Nolito, avançado que enverga agora a camisola do Celta de Vigo, desvaloriza a situação ocorrida este domingo com Kelvin, no jogo de apresentação do F.C. Porto.

      «São coisas que acontecem. Fui tocado e depois respondi e mostrei o cotovelo, mas são coisas que acontecem a quente, mas está tudo bem. Foi um erro de ambos, mas já está tudo bem», garantiu em declarações à Cadena Ser.

      O jogador lamenta, contudo, a forma com o jogo acabou. «Terminou vários minutos antes devido ao lançamento de objetos para o relvado, pois o árbitro assim entendeu. Foi uma pena ter terminado assim, mas vamos embora tranquilos. Fizemos um bom jogo. O FC Porto tem boa equipa. Estamos no bom caminho», concluiu.

      As declarações de Nolito são bem diferentes das que traz o «Record» esta segunda-feira. «Perdemos com o FC Porto com um golo em fora de jogo, e no final do jogo o Kelvin pontapeou-me várias vezes e nem amarelo viu. Pelos vistos as coisas aqui em Portugal continuam na mesma», cita o jornal.

      Por muito que o VM gostasse e tenha feito eco disso, mais do que qualquer outra coisa que se tenha passado com o FC Porto nesta pré-época (ou desde que há VM), pelos vistos o "Nolito bombástico" não disse bem aquilo que o Record titulou e vocês foram logo atrás. É azar.

      Vou tentar responder ao "Yuri Moreira" ali de baixo pela 3ª vez, vejam lá se posso sff.

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2013 at 9:38 pm

      Nada foi desmentido. Está a tentar branquear um situação vergonhosa e a falar do que não sabe. As palavras do Nolito no fim do jogo foram as que eu reproduzi.
      Se ele depois tentou passar uma esponja sobre o assunto é uma coisa totalmente diferente. Leia os jornais desportivos, não acredito que estivessem a inventar ou a mentir.

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2013 at 9:54 pm

    Pouca coisa pra comentar. Não se substituiu a equipa com os "jogadores novos". Não se viram mudanças de velocidade. Calculismo a mais, zero em criatividade. E como venho dizendo, lucho e helton deviam ser despachados. Fabiano é o guarda redes que interessa ver e o castro é 10 vezes melhor que o argentino e ao menos joga a correr os 90 minutos.

    Bancada sul.

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:00 pm

      Castro melhor que Lucho? Helton despachado?

      Ja estou como diz o Joao, fechem a internet que ja li tudo.

    • tiago
      Posted Julho 28, 2013 at 10:12 pm

      ainda bem que o senhor não é treinador do porto senão lutavamos para nao descer. não deve ter visto a defesa do helton que evitou o empate, nem o fabiano que se ia enterrando valeu o corte do otamendi. quanto ao lucho se o quintero se adaptar e conseguir mostrar o seu valor vai dividir a titularidade muitas vezes com o lucho.

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:17 pm

      Quintero sim, agora comparar Lucho com Castro por favor …

    • Tiago Ferreira
      Posted Julho 28, 2013 at 10:23 pm

      Certamente não andaremos a ver os mesmos jogos de pré-época.
      Hélton tem estado seguríssimo, fiel a si mesmo. Quanto a Lucho irá jogar a 10, o elemento mais adiantado do meio campo; Castro faz parte do sistema de duplo pivot, sendo mesmo aquele que exercerá missão mais defensivos, tendo entrado para o lugar do Fernando, sempre que tem sido chamado. Está, portanto, a comparar os opostos do meio-campo portista. Recordo-o também do jogo na Venezuela, em que Lucho entra na 2ª parte e mexe logo com o jogo da equipa, exercendo uma maior pressão e definindo muito melhor o passe. Agora que ele aguente os 90m, a história é outra, e hoje já se viu o argentino em défice. Mas quanto aos substitutos naturais naquela posição esses serão Josué e Quintero (isto considerando que Carlos Eduardo será dispensado).

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2013 at 10:43 pm

      não se podem comparar jogadores que não jogam 90 minutos. Lucho faz uma hora, quando o consegue e se é pra jogar a 10 como o james fazia então ainda menos tempo conseguirá aguentar. Castro é melhor. Que ponham o castro a fazer o papel de fernando, acho péssimo. Castro é dos melhores jogadores do meio campo e tem sido destruido pelos sucessivos treinadores. Se há jogadores que têm estatuto, eu acho mais que há jogadores que têm ordenado pra justificar.

      O tempo do helton já passou. Fabiano é quem interessa ver. Talvez a baliza não se mexa e as bolas se desviem só com os olhos do helton, tantos os frangos que ele já deu.

      Bancada Sul.

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2013 at 11:06 pm

      Tremendamente injusta a forma como se refere ao Helton, um homem que salvou o FC Porto imensas vezes nos ultimos anos em varios jogos. E, a par de Patricio, o melhor guarda-redes do nosso campeonato, pelo que nao entendo essa sua obsessao em manda-lo embora.

      Depois diz que Castro no lugar do Fernando e pessimo. Muito bem, quere-o a jogar onde? No lugar do Lucho? Entao mas alguma vez o Castro tem criatividade para jogar a 10? O Castro e um jogador aguerrido e que da tudo em campo, mas esta falta-lhe o resto para jogar no FC Porto (Rinaudo tambem da tudo e ve-se o seu rendimento, e fraco). E em relaçao ao Lucho tomara alguns clubes ainda poderem contar com 60 min do argentino, embora reconheça que fara menos jogos este ano forçosamente (Quintero, Josue e Izmailov sao as alternativas, sobretudo o colombiano, nunca Castro).

    • Tiago Ferreira
      Posted Julho 29, 2013 at 9:12 am

      "Fabiano é quem interessa ver". A mim também me interessa ver Quintero, Licá, Josué, etc, porque Lucho, Varela ou Defour eu já conheço. Agora quem deve jogar é diferente. É verdade que o Helton leva sempre um frango por ano, no entanto, é bastante eficaz e decisivo, para além de ser notório que transmite uma grande segurança à defesa e à restante equipa, não é à toa que é um dos capitães.
      Já quanto a Castro/Lucho não me vou dar ao trabalho de comentar mais nada. Reparei que percebe que não jogam os dois na mesma posição, no entanto, continua com um género de birra, dizendo que Lucho não aguenta mais de 60m e que Castro é raçudo e que é um erro colocá-lo na posição de Fernando, mas já não o é colocá-lo a 10.

  • Tiago
    Posted Julho 28, 2013 at 10:02 pm

    Vou esperar para ver o castigo ao Kelvin, isto se houver coragem claro.

    Os árbitros começam bem, devem estar na pré-época para não verem aquele fora de jogo e as agressões do Kelvin

    • fernando
      Posted Julho 28, 2013 at 10:21 pm

      o kelvin teve mal, disputou a bola duro demais 3 vezes isto no campeonato era amarelo, não sei onde esta o castigo não foi nenhuma agressao á lá maxi

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2013 at 9:40 pm

      Isto no campeonato ou noutro sítio qualquer devia ser vermelho directo! Três agressões, amarelo?

    • Tiago Quintas
      Posted Julho 30, 2013 at 1:42 am

      Agressão à Maxi? O Maxi nunca chutou um jogador adversário 4 vezes no mesmo lance sem ser expulso. O senhor precisa é de abrir os olhos, é tão anti que chega até a roçar a estupidez.

  • RuiCosta
    Posted Julho 28, 2013 at 10:04 pm

    Epah que mini-desilusão que eu tive no final do jogo, quando pensei que iam aparecer os No Name Boys no Estádio do dragao mas afinal eram os SD com… fumos vermelhos! Não há um pingo de vergonha para aqueles lados. Que gente mais…

    Quanto ao resto, só espero que não se concretize a vinda do Bernard porque a este porto sinceramente falta-lhe colmatar o lugar do James. Um desequilibrador que é fulcral no nosso campeonato e, na minha opinião, não há um extremo neste momento que se aproveite no plantel.

  • leugimM
    Posted Julho 28, 2013 at 10:06 pm

    Muito pouco futebol neste jogo. Fernando e Defour não podem jogar juntos, o brasileiro tem que jogar sozinho à frente da defesa, e espero que seja isso que aconteça já na Emirates Cup. Já o belga rende mais.. na posição 6, e como tal, caso "o polvo" não esteja de saída, será a alternativa à respetiva posição. Espero, também, ver o Josué entre o Fernando e Lucho, e mais minutos ao Herrera nesta mesma posição. Ainda não estou convencido com este FC Porto de Paulo Fonseca, mas tirarei as conclusões praticamente definitivas no próximo fim-de-semana, com dois jogos de nível exigente.

    Relativamente ao plantel, Tiago Rodrigues e Ricardo estão riscados, e bem, até porque nunca tiveram espaço na equipa principal do tricampeão nacional. Carlos Eduardo também deve seguir o mesmo caminho, embora gostasse que permanecesse na equipa liderada por PF, sendo uma alternativa à posição 8 (gostei das suas exibições nesta posição ao serviço do Estoril), juntamente com Herrera e Castro/Josué. Defour? Repito.. é 6.

    Cumprimentos

  • Tiago Santos
    Posted Julho 28, 2013 at 10:06 pm

    Para uma equipa jogar da forma que o Porto quer jogar existem 2 princípios básicos os quais ainda não se veem. Primeiro pressão alta para recuperar o mais alto possível e jogar assim no erro criando desequilíbrios. Isto sem bola. Claro que a preparação física pode não ser a melhor mas exigia-se mais.
    Em posse a bola tem de circular rápido, caso contrario o jogo torna-se lento, previsível, sem grande espaço porque o adversário concentra muita gente atrás da bola… posse pela posse só em contextos específicos, falta capacidade para acelerar com bola… Não gosto de ver Lucho jogar a maior parte do tempo de costas para a baliza, é um contrassenso acho que deveria jogar mais em rotação com Defour…
    Não acho nada que Lica e Josue vao ser importantíssimos… vao aparecer a espaços mas há gente como Herrera, Defour e Quintero que esses sim tem uma palavra importante a dizer.

  • Rui FCP
    Posted Julho 28, 2013 at 10:06 pm

    visaodemercado, sei que não comentam arbitragens (e fazem bem, na minha opinião), mas dizer que o passe do Lucho é um passe de génio é desvirtuar a verdade. É um mau passe, na medida em que é feito para um jogador em fora de jogo (ainda por cima um fora-de-jogo tão nítido como aquele – ou seja, em 99% das vezes vai ser assinalado). Um passe desses é o mesmo que fazer um passe de calcanhar directo para fora. Isso é um bom passe, ou é um péssimo passe?

    • tiago
      Posted Julho 28, 2013 at 10:24 pm

      entao não é um bom passe, ele esta de costas e com um simples toque dereciona a bola para o jackson sem que esta perca velocidade nem direçao, o lucho de costas é que tem culpa que o jackson esteja em fora de jogo ? se o porto fizer uma grande jogada e o ultimo passe sair mal ou sair para um jogador em fora de jogo deixa de ser uma boa jogada ?

    • MM
      Posted Julho 28, 2013 at 10:35 pm

      claro que não é um bom passe porque o colega para quem esse passe é dirigido está totalmente e visivelmente em fora-de-jogo.é um bom gesto técnico,no máximo.

    • Rui FCP
      Posted Julho 28, 2013 at 10:50 pm

      Não. A jogada até aí era boa, mas o último passe é mau. Simples.

      Quanto ao passe, mantenho que é mau. E não é porque o lucho tem culpa pelo jackson estar fora de jogo- É porque o lucho tem culpa de ter decidido fazer aquele passe em vez de segurar a bola ou fazer o passe para um jogador em jogo. Isso é que seria uma boa decisão.

      Agora claro que o jackson também tem responsabilidades, por se ter desmarcado fora de tempo.

    • tiago
      Posted Julho 28, 2013 at 11:16 pm

      o passe foi bem feito, a decisão é que foi má. o passe não chegou ao destino ? não foi do jogador A para o B ? foi. agora a decisão de fazer esse passe é que foi má pois o jogador encontrava-se em fora de jogo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Julho 29, 2013 at 12:48 pm

      O passe é mau? O passe é FANTÁSTICO!
      O que pode dizer que foi mau, foi a decisão… agora o passe.. por favor!

    • Rui FCP
      Posted Julho 29, 2013 at 3:29 pm

      É fantástico. Fazer passes para jogadores fora de jogo é fantástico. É o melhor que se pode fazer.

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2013 at 10:29 pm

    Jogo a Porto – lento, poucas oportunidades, golo irregular …Chega ao fim, agressao por punir e vitoria no bolso…
    Para alguem ser campeao em Portugal nao chega ser melhor que o Porto -e preciso ser Muitissimo superior (cono se viu com Jesus no 1 ano)

    Yuri Moreira

    • João
      Posted Julho 29, 2013 at 2:14 pm

      A do túnel? Ah muito superiores. Quanto é que ficaram os confrontos directos entre o Porto e o Muitíssimo Superior nessa época?

      Já se preparam para ser "superiores" esta época outra vez, jogos sem transmissão isenta, direitos de transmissão comprados a adversários da B, aí uns 50 jogadores para emprestar pela 1ª Liga.. aquela "superioridade" habitual.

    • Tiago Quintas
      Posted Julho 30, 2013 at 1:44 am

      A culpa do caso do túnel é claramente dos jogadores do Benfica, por os jogadores do Porto se comportarem como animais. Eu não tenho duvidas que o Porto vai ser campeão novamente e é com ajuda dos árbitros como sempre.

  • tiago
    Posted Julho 28, 2013 at 10:31 pm

    hoje o jogo foi mau demais, ritmo lento as vezes parado ainda por cima contra uma equipa que jogou mais de 60 minutos á defesa o jogo do porto baseava-se no meio-campo com passes para o lado e para tras. eu sei que ha os atunuantes do cansaço da pré-época, das viagens, dos treinos e dos jogos mas hoje foi pessimo eu cheguei a momentos a pensar que estava a ver um jogo do porto do final da época passado tal era a quantidade de passes para o helton.

    hoje o herrera,ghilas,quintero mereciam mais tempo, tanto para se mostrarem como para os colegas descansarem, e este triangulo invertido no meio-campo não me convence nadinha.

    ps: e eu sou 100% portista

  • Tiago Meireles
    Posted Julho 28, 2013 at 11:14 pm

    6 jogos de pré época, jogamos mal o primeiro já toda a gente critica o Paulo Fonseca… TRISTE!!!

    Quanto ao jogo, foi fraco, sem ideias, poucas oportunidades criadas…
    Sentiu-se a falta do Alex Sandro na ala esquerda, Defour tem de se libertar mais e mostrar serviço porque senão vai continuar no banco. A equipa ainda se está habituar a nova táctica com os dois médios há frente da defesa e principalmente Fernando não se está habituar muito bem a essa mudança. Eu pessoalmente gostava de ver 45 minutos do Herrera, mas entendo perfeitamente que ainda se está adaptar ao futebol europeu.
    No final do jogo a atitude do Kelvin é desprezível e espero que lhe "puxem as orelhas" mas o Nolito não pode responder daquela maneira…

    • pedritxo
      Posted Julho 29, 2013 at 12:14 pm

      se lhe tivessem a dar pontapes queria ver se nao reagia, e via que ele nao parava, falar e facil, mas see tivessemos na mesma situaçao, fariamos o mesmo

    • Tiago Meireles
      Posted Julho 29, 2013 at 2:33 pm

      Eu só acho piada que falam do Kelvin e mas ainda há poucos dias o Markovic (o homem das capas de jornais) teve uma atitude triste no jogo com o Peñarol, mas disso ninguém fala, do Kelvin já é escândalo mundial…

      Caro pedritxo, um jogador futebol não pode reagir a faltas ou agressões, por se isso acontece ele perde a razão toda, se não sabe isso tem muito que aprender ;)

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2013 at 9:45 pm

      Não sei do que fala, mas o que é que tem o Markovic a ver com o Kelvin?
      Será que as agressões do Kelvin contam menos ou não deviam ser punidas, como não foram?

    • Tiago Meireles
      Posted Julho 30, 2013 at 12:02 am

      Muita gente fala quando tem telhados de vidro ;)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 28, 2013 at 11:15 pm

    Saiu Moutinho, entrou Herrera. Saiu James entrou Quintero… ou seja, as saídas estão "substituídas"!
    Colmataram a lacuna de falta de opções, principalmente no meio campo (a época passada havia apenas os 3 titulares e Defour).
    Colmataram também a lacuna de ponta de lança, onde não havia alternativa a Jackson…
    Falta por isso colmatar a outra lacuna da época passada, um "abre latas", um desiquilibrador… falta Bernard, ou alguém de características idênticas.

    • João Lains
      Posted Julho 29, 2013 at 1:22 am

      Não concordo, pelos menos neste momento, com esse comentário. Mais para a frente creio que se poderá aplicar. Tanto Herrera como Quintero ainda vão ter que correr muito para chegarem ao onze inicial e partem em desvantagem para uma série de jogadores. É normal dada a fase de adaptação, mas bem ultrapassada, aí sim o Porto terá os substitutos de Moutinho e James

    • LuisRafaelSCP
      Posted Julho 29, 2013 at 12:47 pm

      Eu disse que as saídas estão "substituídas", ou seja, entraram reforços "directos" para suprimir a saída desses dois jogadores.. agora se vão afirmar-se, se são do mesmo nível.. isso só esperando para ver.

  • Emanuel
    Posted Julho 28, 2013 at 11:16 pm

    Continuo sem perceber porque a estratégia do duplo pivot!! Nós á anos que jogamos com um só pivot defensivo e á anos que ganhamos assim… porque mudar o que está bem???
    Depois não percebo como se contrata reyes e Herrera mas sobretudo este ultimo e praticamente não jogaram na pre época! não me venham com o tempo de adaptação e situações dessas porque a melhor forma de adaptação está em jogar, conhecer as rotinas e os colegas de equipa é em jogo!
    Depois, castro, fucile, licá mesmo iturbe estão a anos luz de ter qualidade para jogarem no porto e mesmo deffour não passa de um jogador banalíssimo que nunca será titular no porto… quintero e ghilas a 5min do fim??? Herrera e reyes nem jogaram… péssimo jogo.

  • Sideshow Bob
    Posted Julho 29, 2013 at 12:09 am

    Vi agora o video do tal lance no facebook do VM e acho que o brasileiro abusou da sorte, um jogador mais conflituoso ou com outro temperamento tinha respondido as agressões do brasileiro.
    Obviamente que o espanhol não devia ter ameaçado que iria agredir o brasileiro, mas este passou claramente das marcas!!

    Homenzinho foi o Nolito que pelos vistos tomou a iniciativa de ir cumprimentar o brasileiro no fim do jogo e encerrar o assunto. Devia era ter sido ao contrário…

    Um abraço

  • Mário
    Posted Julho 29, 2013 at 1:05 am

    Adeptos Portistas tal como eu sou, não sejam como os do Sporting que ao primeiro jogo que veem e corre mal atiram logo pedras ao treinador. Este Porto de hoje, é um Porto cansado, fizeram um jogo fantástico na Colombia, e outro muito bom na Venezuela e não digo isto pelos golos na Colombia mas sim pela zona de pressão que criaram encostada a área do adversário, mordendo os calcanhares dos adversários como se exige.

    Esse Porto, ao que espero, será o Porto desta época, por isso não imitem os da 2ª Circular, tenham calma. E quanto ao Duplo Pivot que tanta gente teima em pegar-se com aquilo, esse duplo pivot só existe em saídas de jogo da defesa para o meio campo, não há 2 médios defensivos, o Paulo Fonseca é que quer que o Porto saia a jogar de trás para a frente com dois médios a pedir a bola a frente da defesa, ficando sempre 1 para a compensação, caso o que leve a bola lembre-se de fazer asneira. Simples, apenas isso…

    E os da 2ªCircular não me levem a mal, mas sabem que é verdade.

  • rpti
    Posted Julho 29, 2013 at 1:12 am

    Engraçado… Os três grandes defrontaram, esta semana, equipas espanholas. Curiosamente, o coitadinho do Sporting, que muitos aqui defendem que para o ano não volta a ficar nos 5 1ºs, venceu pela maior margem a equipa melhor classificada das 3 no último campeonato espanhol… Vale o que vale, mas não deixa de ser curioso! Mas atenção, um conjunto de bons jogadores é diferente de uma grande equipa!

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 29, 2013 at 1:23 pm

      Nem que esse colosso só tenha jogado com 3 jogadores em relação ás ultimas jornadas da liga Espanhola e ainda melhor fica quando 1 desses jogadores é o guarda-redes. Fantástico! Parabéns! O Benfica e o Porto que se cuidem!!

  • Joel Silva
    Posted Julho 29, 2013 at 1:59 am

    Vejo muita gente a comentar e a vaticinar um descalabro por causa de apenas 1 jogo, em que até se ganhou 1 0, contra uma equipa extremamente defensiva e em que terminamos com posse de bola para ai de 65%.
    As pessoas esquecem-se é que este ano é um ano de reestruturação do FCP. Gostam muito de dizer que o FCP vende A e B e C por 30 ou 40 milhoes, mas esquecem-se que de 4 em 4 anos ou coisa do género é preciso dar renovar o stock.
    Desde 2010 ou coisa que o valha já sairam: B. Alves, R. Meireles, Guarin, Alex Sandro, Falcao, Hulk, Moutinho, James, etc.
    O FCP este ano apostou em valores futuros seguros. Dizerem que jogadores como Josué, Licá, Ghillas, Quintero e etc nao tem qualidade para ser do FCP é uma estupidez tremenda. Sao todos jogadores com grande qualidade e que servem os propositos do FCP. Precisam é de tempo e de ganhar confiança e à vontade no jogo.
    Para mim o principal problema está no Fernando, pois ele nao serve para o duplo pivot. É lento a definir e define normalmente mau, nao obstante a qualidade e o esforço. Defensivamente é o melhor, mas jogador com um jogador ao lado só o atrapalha. Penso que Josué e Defour seriam uma grande dupla com Lucho à frente.. Castro, Herrera e Quintero dao mais do que garantias de qualidade e uma rotatividade saudavel, pois digam o que disseram, eles todos sao jogadores de top e extremamente jovens.
    Esquecem-se que sao todos putos e que precisam de tempo. Hao-de dar muitos titulos ao FCP, nao tenho a minima dúvida.

    Devem sair: Izmaylov, Rolando, Atsu, Fernando e Otamendi.

    Vir Bernard seria a cereja no topo de bolo, embora prefira o Bruma. Isso sim, seria o ouro sobre azul, entao vir os 2 era algo de mágico ;) .

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 29, 2013 at 9:18 am

    Não vi o jogo mas parece que não perdi grande coisa.

    Golo em evidente fora de jogo e agressão com vários pontapés do Kelvin ao Nolito…Começa bem.

  • Francisco
    Posted Julho 29, 2013 at 10:59 am

    As "agressão" do Kelvin que eu saiba costuma chamar-se falta, que foi assinalada. Até se poderia dar amarelo, mas na realidade para isso também seria preciso dar cartão ao Nolito que a seguir tenta dar-lhe uma cotovelada, coisa que normalmente dá cartão vermelho – a menos que se chamem Luisão, Cardozo, Javi, Maxi, etc.

    Enfim, é preciso começar a propaganda por algum lado.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 29, 2013 at 11:40 am

      Haja sempre gente bem disposta para nos fazer rir.

      Aprende a ver futebol sem esses óculos azuis especiais,aproveita e vai ver a designação de agressão,ridículo.

    • Paulo Almeida
      Posted Julho 29, 2013 at 12:18 pm

      eu como portista estava a espera demais, mas compreendo que o cansaço das viagens tenha condicionado, espero mais desta equipa no Emirats.
      btw, a atitude do Kelvin é reprovável.

  • druyda
    Posted Julho 29, 2013 at 2:03 pm

    Se o Nolito fosse o Coloccini… haveria mortos.

  • Fábio Teixeira
    Posted Julho 29, 2013 at 2:56 pm

    Falta anunciar os números.

    1 Hélton
    24 Fabiano Freitas
    41 Kadú

    2 Danilo
    4 Maicon
    5 Jorge Fucile
    13 Diego Reyes
    14 Rolando
    22 Eliaquim Mangala
    23 Abdoulaye Ba
    26 Alex Sandro
    30 Nicolás Otamendi

    3 Lucho González
    6 André Castro
    8 Josué
    15 Marat Ismaylov
    16 Héctor Herrera
    20 Carlos Eduardo
    25 Fernando Reges
    35 Steven Defour
    36 Tiago Rodrigues

    7 Juan Manuel Iturbe
    9 Jackson Martínez
    10 Juan Quintero
    11 Nabil Ghilas
    17 Silvestre Varela
    19 Licá
    21 Ricardo
    27 Christian Atsu
    28 Kelvin

  • Danie freeopinion
    Posted Agosto 1, 2013 at 7:14 pm

    Um jogo muito mal jogado e como sempre a deixar o pais e a cidade mal, ate num jogo amigavel e preciso haver agressões aos adeptos do celta e roubos..são sempre os mesmos inocentes e infelizmente não se concentram só no porto mas sim por todo o pais, e apenas um jogo de futebol em que todos se deviam divertir e aproveitar para ganhar algum civismo

Deixa um comentário