Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto vende Soares, que marcou 41 golos nas últimas duas épocas, ao Tianjin Teda por 5,5 ME

Corresponde ao valor de mercado do brasileiro? O estilo do ex-Vitória SC não é o mais consensual, ainda por cima terminava contrato em 2021, mas surpreende que os azuis e brancos transfiram o melhor marcador da última época por este montante. A nível desportivo, a saída de Soares já foi colmatada com as entradas de Evanilson e Taremi, no entanto, apesar de tecnicamente ser limitado, nenhum tem a sua força no jogo aéreo (era o melhor cabeceador na I Liga) e o seu jogo de desgaste também é sempre útil aos treinadores.

Tiquinho Soares vai jogar no Tianjin Teda, da China. Foi o próprio avançado brasileiro, de 29 anos, a confirmar a transferência. «Quero ser feliz, como fui no FC Porto. Tenho a ambição de conhecer novos lugares, uma nova cultura e ajudar a minha equipa a conquistar os objetivos. O meu ciclo no FC Porto foi muito bom e agora é procurar novos objetivos pessoais. Agradecer ao FC Porto por tudo o que conquistei, individualmente e coletivamente e agradecer aos meus companheiros, treinador e todo o staff. É mais um portista aqui, estou muito grato ao FC Porto», começou por explicar à SIC. «Eu estava no último ano de contrato e entendo o que se passa no clube e tenho um respeito muito grande. Acabou por ser decisão minha, em conjunto com os meus empresários», rematou. Por Soares o FC Porto vai encaixar 5,5 milhões de euros. Recorde-se que o ponta-de-lança estava no Dragão desde Janeiro de 2017, sendo que apontou 41 golos nas últimas duas épocas.

https://www.instagram.com/p/CFh7GrxA6Vd/?utm_source=ig_embed

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

23 Comentários

  • ESC
    Posted Setembro 25, 2020 at 1:15 pm

    Valores muito provavelmente mentirosos. No entanto é uma venda perfeitamente natural (embora num timing atrasado), e os números dele não são tudo, nem querem dizer que fará falta. É batalhador e tem um jogo aéreo de topo sim, mas é um jogador “de fases”, fraco psicologicamente e tecnicamente péssimo para o nível do Porto…

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 25, 2020 at 11:25 am

    O negócio deve ascender aos 10M (já foi explicado por vários users o porquê dos clubes chineses não quererem ultrapassar os 5,5M), sendo que os restantes 4,5M devem chegar em patrocínios, etc.
    Mas não deixa de ser mais um jogador em que o Porto falha (e muito) o timing de venda. Há cerca de um ano demo-nos ao luxo de recusar 20M pelo Tiquinho, mas os caprichos do nosso treinador e a nossa fraca SAD já nos habituaram a estas palermices. Como foi recusar 25 ou 30M pelo Marega após aquele 1.º ano do SC (e a 6 meses de poder assinar a custo zero por qualquer clube continua intransferível, considerado pelo pedreiro como o jogador mais importante da equipa, mesmo depois da penosa exibição contra o Braga), como foi recusar (alegadamente, segundo o fantasma do nosso presidente) 30M pelo Herrera a 1 ano do final do seu contrato, porque o nosso treinador queria muito que ele ficasse, nem que saísse a custo zero, como foi recusar variadíssimas propostas pelo Brahimi ao longo do seu contrato, então após aquele 1.º fantástico ano, entre muitos outros que correm o risco de sair por trocos agora ou a zero daqui a 1 ano.
    A incompetência reina no nosso clube, mas os títulos ajudam a tapar os olhos aos adeptos, que não são capazes de ver que a destruição da nossa geração de ouro da formação tem 2 culpados, o nosso treinador, que no ano passado gastou 60 milhões em vários jogadores acima dos 28/29 anos e onde apenas 1 justificou o seu investimento (Luis Diaz), e o nosso presidente, que faz as vontades todas a um treinador que já está mais que visto que tem uma visão de mercado perto de 0.

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 25, 2020 at 3:12 pm

      Relativamente à gestão desportiva do clube, estamos mais que falados.

      Se antes era raro um jogador sair a custo zero e Paulo Assunção foi um crime que cometeu para os adeptos, hoje tornou-se moda. Todos os anos temos vários jogadores titulares a acabar contrato sem que nada seja feito. O que nos leva ao seguinte ponto, também abordado: os timings de venda.

      Penso que até 2016, ou seja, coincidente com a saída de Antero Henriques (os outros todos já tinham sido encostados pelas mesmas razões), era raro o Porto vender fora do timing. Talvez Luís Fabiano, Diego, Álvaro Pereira, Guarín (estes vendidos em pacote) e Otamendi tenham sido os nosso piores negócios desde o famoso ano de 2004.

      Agora qual a lista depois de 2016? Ruben Neves, Iturbe, Quintero, Paciência, Sá, Ricardo Pereira, Herrera, Brahimi, Reyes, Adrian Lopez, Oliver, entre muitos outros. Fora as contratações duvidosas a preços exorbitantes para o seu valor real (Uribe, Marchesín, Zé Luís, Waris, Paulinho, João Pedro, Janko, Loum, Nakajima, entre muitos outros). Isto mostra que os nossos olheiros não funcionam (vejamos que jogadores contratados para a B resultam), que o departamento financeiro não tem ideia e que os empresários é que enchem os bolsos?

      Posto isto, será um problema do treinador ou estrutural? Sem lhe retirar a sua culpa mas penso que está longe de ser o principal culpado.

      • Correia
        Posted Setembro 25, 2020 at 4:21 pm

        O problema é que o Paulo Assunção não saiu nas mesmas condições. O Paulo Assunção quando saiu tinha contrato com o FCP. Invocou foi a lei Webster que possibilita jogadores com contrato e sem cláusula de rescisão, podendo rescindir unilateralmente dentro de alguns critérios. Mais de 28 anos, mais de 2 anos de contrato cumprido nesse clube. Foi considerada uma traição, porque quer queiramos ou não, foi um golpe baixo. Bem sei que é uma lei, mas ninguém obrigou a assinar contrato. Essa lei, na minha óptica, não faz qualquer sentido.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:43 am

    O Soares nunca caiu muito no goto dos adeptos, mas acho que é um bom avançado, muito forte fisicamente, batalhador lá na frente e com golo e grande potência e capacidade no jogo aéreo. Tem características diferente às de Evanilson e Taremi e o Porto jogando muitas vezes com 2 avançados pode precisar de ter mais opções. Portanto o ideal seria manter Taremi, Evanilson e Soares a meu ver, mas surgindo uma boa proposta em termos financeiros para o Soares, acho que é deixá-lo ir porque ele merece essa reforma.

  • Valderrama
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:39 am

    Esta explicação do Soares dos motivos de querer ir para a China fez-me lembrar a conversa que tive com os meus pais há alguns anos atrás de porque é que queria fazer um ano de Erasmus na Polónia

  • MM
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:18 am

    O resto deve vir por fora, como se falou que aconteceu com o braga navenda do dyego sousa

  • Outsider
    Posted Setembro 25, 2020 at 9:17 am

    Nesta altura o FC Porto já não tinha grandes opções. Tal como Thiago saiu do Bayern apenas por 30ME, quando um jogador está no último ano de contrato, a sua venda é basicamente um leilão e, quanto ao Soares, os pretendentes não deveriam ser de peso.
    Parece ter uma boa atitude, mas é muito fraco em demasiados aspetos do jogo. Este FC Porto de SC é o estilo que mais o beneficia (daí ter tantos golos), mas ainda assim não escondia muitas lacunas e não é o estilo que eu desejaria que a equipa jogasse (a culpa não é só de SC, mas também da matéria prima que tem). Vejo SC capaz de jogar num estilo parecido ao Liverpool com as peças certas (à escala do FC Porto, obviamente).

  • Chico
    Posted Setembro 25, 2020 at 12:21 am

    Pensei que fosse sair por 10 a 15 milhões. Deve haver alguma coisa para além dos valores ditos oficiais a ser paga de outra forma. Gostando ou não do jogador, 5.5 milhões é pouco, ainda para mais indo para a China. De resto, o Porto já colmatou bem a sua saída com Taremi. O Evanilson (posso estar enganado no nome) parece mais do estilo do Aboubakar, que acredito saia a custo zero até ao final de outubro.

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 25, 2020 at 9:44 am

      A partir de 6 milhões, o clube comprador é obrigado a dar igual valor ao Estado Chinês. Segundo li, a forma de contornar isto era pagar abaixo dos 6M e o restante ser dado através de patrocínios da Holding que detém o clube (algo neste género).

      Penso que a dupla de ataque será um PL mais fixo (Taremi ou Toni) e um mais móvel (Marega – que infelizmente vai sair a custo zero – e Evanilson).

  • jmbfcp
    Posted Setembro 25, 2020 at 12:02 am

    Muito mal vendido na minha opiniao pagamos mais por ele do que vamos receber, marcou bastantes golos (media de um golo a cada dois jogos praticamente) , melhor avançado no jogo aereo que tinhamos e depois de se ter falado de 10 milhoes e 8, acabamos por ficar com muito menos do que era noticiado. Acho bastante má gestão

    • Kacal
      Posted Setembro 25, 2020 at 1:27 am

      Segundo o próprio jogador a decisão de sair foi dele, talvez a proposta financeira seja irrecusável nesta fase da sua carreira. Juntando a isto o que disse o user Renato abaixo, pode justificar a venda!

  • GoldenFCP
    Posted Setembro 24, 2020 at 11:21 pm

    Este negócio tem marosca por trás, porque até há poucos dias se falou em 10/12 milhões e agora vai por 5,5.
    Quanto ao jogador, agradecer pelo empenho enquanto esteve no clube. Pode não ter a qualidade de tantos craques que por cá passaram mas é muito esforçado e deu sempre tudo em campo. Vai ganhar o contrato da vida dele na China

    • Renato Freitas
      Posted Setembro 24, 2020 at 11:38 pm

      Na China qualquer transferência acima de 6M os clubes tem de dar outro tambem á Federação chinesa por isso é que a transferência se faz um pouco abaixo. O que se fala por aí é que o clube chines vai pagar o restante (nao sei quanto) com patrocinios no FC Porto precisamente para contornar essa regra, mas repito é só o que se fala, nao sei se é verdade

    • Brunoflip
      Posted Setembro 24, 2020 at 11:36 pm

      Penso que o Porto só tinha 50% ou 60% do passe. Se estes 5.5M forem correspondentes a essa percentagem, menos mal. Mas tendo em conta os últimos anos, provavelmente destes 5.5M ainda só vamos receber uns 3M e já nem me surpreendia…

  • Kacal
    Posted Setembro 24, 2020 at 11:13 pm

    Desejo-lhe todo o sucesso e sorte do Mundo porque sempre deu tudo pela camisola e fez o seu melhor, além disso conquistamos coisas juntos e ele foi muito útil, marcou bastantes golos até e foi dos melhores avançados que vi com a nossa camisola a nível de jogo aéreo. Sendo que a sua disponibilidade física, entrega e desgaste dos adversários eram outras fortes qualidades, mas faltava-lhe outro requinte técnico. Não via nele nível para ser um indiscutível cá, mas um ótimo suplente para rodar e muito útil, teve bom rendimento e merece ir ganhar o seu contrato.

    Quanto ao Tianjin Teda, é talvez a pior equipa da Liga Chinesa e está a ter um rendimento pobre e a descida pode ser uma realidade, no entanto Soares com a imponência e disponibilidade física que tem e a qualidade no jogo aereo, caso vá para lá para ser profissional e não só de férias, sendo minimamente apoiado é menino para ter um impacto grande e marcar bastante e ajudar a equipa. A dupla Sandro Lima – Soares pode fazer estragos na China, é um bom reforço para eles e nem sai assim tão caro.

    Nós lá conseguimos libertar o salário do Aboubakar e pelos vistos podemos conseguir vender Zé Luís e Soares por uma verba conjunta acima de 10 milhões, nada mau!

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 24, 2020 at 11:33 pm

      Vender Aboubakar, Soares e Zé Luís por uma verba conjunta de 10 milhões quando os 3 jogadores custaram uma verba conjunta de 28 milhões é obra.

      • Kacal
        Posted Setembro 24, 2020 at 11:44 pm

        É mau? Sem dúvida. Seria em condições normais, mas tendo em conta o contexto (pandemia mais dificuldades financeiras) e o momento actual dos jogadores (Aboubakar não joga há muito tempo e está limitado fisicamente, Zé Luís desvalorizou e não conta para o treinador, Soares não vai para novo e perdeu-se o timing de venda, não é nenhum craque) é um mal menor. Além disso tens que juntar os salários que libertamos e poupamos nesses 10 milhões. Melhor que nada!

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Setembro 25, 2020 at 6:30 am

          Concordo Kacal.

          Essa malta, e por essa ordem de ideias, acha que um jogador que chega por 30M, jovem e no topo da forma, e que é vendido por 5 ou 10 aos 33, é um escândalo…

          • Kacal
            Posted Setembro 25, 2020 at 12:59 pm

            Lá está Okocha, os jogadores desvalorizam com a idade e o Soares chegou ao Porto com 26 anos, deu rendimento desportivo (fez golos e alguns importantes ajudando a conquistar 2 campeonatos e uma Taça de Portugal) e agora aos 30 anos (faz 30 em Janeiro já) sai por um valor idêntico ao que entrou, sendo que não me acredito que não hajam mais aspectos envolvidos neste negócio, vamos receber mais alguma coisa de outra forma com certeza. Não me parece mau. Assim como os outros dois não são os mesmos que entraram, concordo totalmente. Subscrevo!

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 24, 2020 at 11:11 pm

    Acho que o erro não é a venda esta época, é a não venda na época passada. Se há algo que o Porto era bom, era em perceber timings de venda e maximizar o valor do jogador. Basta lembrar jogadores como Mangala, Dalot, André Silva ou outros que saíram no seu máximo valor de mercado (obviamente outros não mas estamos dependentes de mercado e empresários).

    Sobre o valor em si, penso sempre que é preferível ganhar algo esta época do que deixar sair a custo zero. O valor foi investido no Taremi e Soares teve o seu rendimento desportivo.

    Sobre o jogador, apesar do seu bom jogo de cabeça, era fraco em todas as outras vertentes. Nunca lhe vi capacidades para jogar tantos minutos como aqueles que fez, tanto é que tem 1 golo a cada 3 jogos, muito fraco para um PL de clube grande.

    Por ambas as razões, estou satisfeito. Não se perdeu dinheiro (apesar de não termos ganho) e conseguiu-se colmatar a vaga com alguém igual (ou superior neste caso).

    Pena a gestão ligeiramente ruínosa do clube no que toca a transferências. E aguardo a confirmação de valores de todos, penso que alguns estão desajustados por defeito e outros por excesso.

    Saudações desPortistas.

    • Valderrama
      Posted Setembro 25, 2020 at 9:42 am

      Concordo com o comentário, acrescentaria apenas à lista dos vendidos no timing certo o Cissokho e retiraria o Dalot

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 25, 2020 at 10:52 am

        Valderrama,

        Em termos de lista ela é bastante grande. Miitão também foi no timing, tal como Filipe e outros, sendo que antigamente os timings eram quase sempre certeiros, ao contrário do passado recente, como comprovam Soares, Aboubakar, Herrera, Brahimi, Reyes, Oliver, Adrian Lopez, Paciência, Quintero, Ricardo Pereira ou Ruben Neves – uma imensidão de jogadores em apenas 3 épocas.

        Sobre Dalot, 22 milhões por um jogador que teve 600 minutos com o plantel principal parece-me um bom negócio e ainda não provou nada nas duas épocas seguintes (joga inclusive um central adaptado à direita em caso de ausência do titular). Obviamente em questão de potencial pode elevar-se e dar a render muito mais mas naquele dia, foi uma boa venda.

Deixa um comentário