Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto versão 2016-2017: A correr atrás pela 1.ª vez neste milénio

visaodemercadoNão é normal mas esta época há a clara sensação de que o FC Porto corre por fora na luta pelo título, ou pelo menos apresenta-se com menos favoritismo que Sporting e Benfica. Na prática a história pode ser outra mas na teoria passa a ideia de que os rivais de Lisboa parecem ter cavado um fosso para os portistas, como não se tinha visto neste milénio, talvez mesmo há uns 30 anos. E talvez passe por aqui um dos segredos do sucesso para 2016-17, esta tentativa de recuperar a identidade que caracterizou o clube, que se notou logo pela escolha do treinador, pode alimentar um espírito de revolta positiva que poderá criar uma onda que contagie todo o mundo portista. Para isso Nuno conta com um plantel bem recheado mas algo tripartido, com vários tipos de elementos, uns mais experientes, como Maxi ou Casillas, uns no ponto ideal da carreira, como Danilo, Corona, Telles, Herrera e Brahimi, e outros à procura da afirmação, como Rúben Neves, Otávio, André Silva e até o próprio Óliver. Mas, por partes:

Guarda-redes: Casillas, José Sá e João Costa – O FC Porto conta com quase uma dezena de guarda-redes, mas nenhum dá totais garantias. Casillas não é o que foi noutros tempos e não dá a segurança necessária, tendo sido o responsável pela perda de muitos pontos na última temporada. Com a saída de Helton, os dragões perderam uma referência no balneário e ficam com José Sá como alternativa. O jovem português terá de ir crescendo e aproveitar as oportunidades, bem como João Costa, que deverá ser a terceira opção.
Lateral-direito: Maxi – As laterais talvez sejam as posições em que os dragões não perdem para os rivais (e teoricamente até ganham ao Sporting). Layun, depois de uma temporada em que foi um dos principais jogadores da equipa, destacando-se pelas assistências, parece ser o back-up de Nuno, tanto para a direita como para a esquerda. Maxi, pela sua experiência, será sempre um jogador fiável. Varela também pode ser opção em caso de necessidade.
Lateral-esquerdo: Alex Telles e Layún – O brasileiro é o único jogador de origem para a posição, mas à partida tem condições para oferecer qualidade à equipa. Deverá ser um bom reforço, garantindo bastante vertigem ofensiva. Se não agradar a Nuno, será Layun a assumir o lugar e, se mantiver o nível do último ano, o FC Porto sairá a ganhar.
Defesas centrais: Felipe, Boly, Marcano e Chidozie – Parece claro que os azuis e brancos têm no eixo defensivo um sector que pode ser problemático. Está muito longe da qualidade de outros anos e a direcção falhou todos os alvos preferenciais para o reforço da posição. Para consumo interno poderá chegar, mas quando a fasquia se elevar poderá não ser suficiente. Boly, apesar de ter dado algumas provas de qualidade no nosso campeonato, não é melhor que Marcano, e o espanhol já é bastante irregular, e Felipe também não é superior a Maicon. Chidozie apresenta erros demasiado graves para poder ser uma mais valia. Além do mais, nota-se a falta de um patrão, um jogador que possa ser uma referência como o Porto sempre teve.
Médio defensivo: Danilo Pereira e Rúben Neves: Danilo, apesar de não ser particularmente forte no momento com bola, foi talvez o melhor jogador da época passada e vai continuar como titular. Rúben Neves irá procurar recuperar o espaço que perdeu nos últimos meses. O jovem é mais forte tecnicamente que o “rival”, interpreta melhor o jogo e tem uma melhor tomada de decisão, mas defensivamente e a nível físico ainda parece não reunir o suficiente para o treinador portista.
Médio centro: Herrera, André André, Sérgio Oliveira – As opções à disposição de Nuno também não são particularmente entusiasmantes. Herrera tem qualidade, até podia chegar a outro patamar, mas são mais os jogos em que se arrasta em campo do que aqueles em que dá um contributo positivo. André André é um jogador com alguma utilidade no processo defensivo, tendo alguma capacidade de pressão e recuperação, mas tem dificuldades notórias quando é preciso jogar em pouco tempo e com pouco espaço. Sérgio Oliveira é uma surpresa no plantel, já que a sua permanência parecia difícil (Josué, por exemplo, não é inferior). Aqui, nota-se sobretudo que as características dos jogadores têm poucas diferenças e Nuno não tem grandes alternativas.
Médio ofensivo: Óliver Torres, Evandro, João Carlos Teixeira – 
A chegada de Óliver poderá dar outra dimensão à equipa, pela qualidade do espanhol e por já conhecer o clube e o campeonato. Um grande reforço, mas ainda teremos de perceber se Nuno conta com o médio para o corredor central. João Carlos Teixeira foi uma das primeiras figuras da temporada, sendo de estranhar a perda de espaço. Tem a técnica e a criatividade que outros não têm. Evandro nunca teve destaque no Dragão, mas é um elemento de bom nível e poderá ser útil na rotação.
Extremo direito: Corona, Varela – Nas alas o plantel está bem apetrechado. El Tecatito é um jogador com grande facilidade em criar desequilíbrios, mas por vezes tem tendência para se eclipsar durante os encontros. Nesse caso estará Diogo Jota para o substituir, nesta que será a primeira experiência ao serviço de um grande. Depois de ter sido a revelação do último ano, tem tudo para dar o salto competitivo e fazer valer a sua velocidade, irreverência e capacidade na finalização. Varela é uma 3.ª opção.
Extremo esquerdo: Otávio, Brahimi e Jota – A reintegração do argelino pode ter sido a melhor coisa a acontecer ao FC Porto. Com a motivação certa, o extremo pode voltar a jogar aquilo que sabe e tornar-se-ia num reforço de peso. Otávio, depois do empréstimo ao V.Guimarães, tem sido uma das principais figuras da equipa, desequilibrando da esquerda para o meio. NES tem apostado num 11 pouco criativo e o brasileiro tem dado algum rasgo. Jota é outro elemento que vai lutar por minutos.
Avançado: André Silva, Adrián e Depoitre – Colocar quase todas as fichas num avançado tão jovem pode ser arriscado, apesar da qualidade do português. Não há dúvidas de que tem qualidade nas movimentações e que tem marcado com regularidade, mas quando as coisas não correrem bem poderá acusar a pressão. Despachar Aboubakar poderá não ter sido a melhor opção. Depoitre é um jogador com características diferentes, mais alto e com menos técnica, que poderá fazer a diferença em alguns jogos. Adrián foi reintegrado mas não parece capaz de voltar a render aquilo que mostrou no Atlético.

VM
Author: VM

76 Comentários

  • Luís Silva
    Posted Setembro 5, 2016 at 6:14 pm

    O que o VM pede é uma análise aos plantéis a conversa de que não se sabe o que os reforços do Sporting vão render é conversa da treta, então não se pode analisar reforço nenhum para ninguém, qualquer um pode dar certo ou falhar, conheçam os jogadores e talvez não digam tantos disparates e conseguiam ver a diferença do plantel do porto para o do Sporting.
    O bas dost têm uma média de golos de metade de golos para o número de jogos que fez, vai fazer quantos no Sporting?? 2…3?? vai ser treinado pelo Paulo Sérgio?? O Markovic ja toda gente sabe o que vale , esteve no Liverpool que é um cemitério de jogadores e no fener esteve lesionado, não foi com o jj que fez o que fez em Portugal??? O campbell jogou bastante no arsenal e os seus adeptos são unânimes a considerar injusto o seu empréstimo, não tem condições com o jj de explodir no Sporting??? É mais provável o que explodir o Otávio no porto??? O André Silva que é uma grande promessa fazer 30 golos na primeira época de início de sénior no porto A??

  • Luís Silva
    Posted Setembro 5, 2016 at 6:16 am

    Eu não quero debochar porque o Sporting andou nas lonas durante muitos anos sem plantéis competitivos para lutar com o porto e o Benfica, mas pelo menos tínhamos uma coisa, noção!
    Acho que algum portista querer equiparar o plantel do porto este ano ao do Sporting e Benfica é não ter mesmo NOÇÃO… o Sporting ganhou ao melhor porto em termos de 11 para esta época em alvalade, talvez o boly vá tirar o lugar ao marcano, e o Sporting ganhou a esse 11 do porto com b.cesar a avançado e Gelson ainda a procurar o seu espaço, acho que basta pensar um pouco e ver se não ganham um Sporting nessa versão vão ganhar a um Sporting com dost, Markovic, campbell a jogar mais que 20 m, Elias, André, Castagnos, enfim enxerguem-se!

    • dumasdiniz
      Posted Setembro 5, 2016 at 12:01 pm

      Fazer uma comparação de plantéis com base no jogo Sporting vs. FC Porto é não ter mesmo noção… Tendo em conta que a última vez que o Porto ganhou em Alvalade foi na época de 2008/2009, não se pode dizer que é por aí que o Porto será menos candidato ao título ou vice-versa. A liga tem muitos jogos por jogar e vários factores e imprevisibilidades (lesões, quebra de rendimento) que podem ser decisivos. E quem te diz que os jogadores que citaste vão render e adaptar-se àquilo que lhes é esperado?

    • Alvelou
      Posted Setembro 5, 2016 at 10:40 am

      Não leves a mal mas esse comentário é estupido. Seguindo a tua lógica o Porto devia de ter sido o justo campeão. Porque ganharam os dois jogos ao Benfica. Planteis não fazem equipas. Não estou a defender uma equipa nem outra. Simplesmente acho que planteis não fazem equipas.

      • Luís Silva
        Posted Setembro 5, 2016 at 5:54 pm

        Foi um exemplo com base nesse jogo das duas equipas das opções que os dois vão ter para a época e das suas diferenças que vão logicamente fazer se notar não só nos jogos com os grandes mas no restante campeonato!

    • PJAN_FCP
      Posted Setembro 5, 2016 at 10:38 am

      Com o devido respeito, o SCP é uma equipa de 11 meses, o porto é uma de 11 semanas. Não me parece que essa superioridade tenha sido por demais evidente face ao visualizado no terreno de jogo.

  • cards
    Posted Setembro 4, 2016 at 7:05 pm

    O Porto não será campeão porque:
    Os guara redes não dão 100% de confiança.
    Qualquer dos dos centrais não tinha lugar nos plantéis de Benfica e Sporting.
    O ataque apesar de ser muito bom é muito jovem e nas horas de verdade isso poderá ser fatal para o Porto.
    Em Alvalade por exemplo vimos os defesas centrais do Porto à nora e o ataque acusou a pressão.
    Quanto a Brahimi em Janeiro deverá ir à CAN e depois tirar agora Octávio do 11 era “matar” o rapaz. Brahimi é muito irregular.

  • brunosilva
    Posted Setembro 4, 2016 at 6:35 pm

    Há aqui muitas pessoas a desvalorizarem o plantel do porto, não é assim tão mau como pintam.
    Eu cá acho que este campeonato irá ser muito equilibrado.
    Um dos pontos fortes do NES é a mentalidade que ele pode trazer para o clube / adeptos, como ele diz: jogar à porto.
    Referem que o plantel é mais desequilibrado do que o benfica e sporting, mas eu questiono: o plantel do porto não é mais forte do que os restantes 15 clubes? É contra esses clubes que se ganham ou perdem campeonatos.

    • cards
      Posted Setembro 4, 2016 at 7:34 pm

      O plantel do Benfica e do Sporting também são melhores do que as oitras 15 equipas por isso…
      Para além de que o Sporting já mostrou ao Porto que tem melhor equipa pois venceu o Porto em Alvalade.

  • Pyros
    Posted Setembro 4, 2016 at 5:36 pm

    O FCP tem um bom plantel, com excelentes laterais (ponto forte desde há muito) e certamente vai ser muito competitivo, pelo que desvalorizações antecipadas são, a meu ver, um pouco precipitadas.
    Na minha opinião, a grande diferença em relação a épocas anteriores é a perspectiva de ausência de um grande avançado centro, que “garanta” 20+ golos por época. Ano pensado pensava-se que seria o Aboubakar, nos anos anteriores o Jackson e, antes deste, o Falcão. Gosto imenso do André Silva, mas naturalmente ainda necessita de evoluir (por acaso acho que os seus pontos fortes não são “típicos” de um avançado fixo de uma equipa grande) e o Depoitre não inspira muita confiança.
    De resto, excelentes laterais, bons meio campistas, centrais “a ver” mas com golo.

    • cards
      Posted Setembro 4, 2016 at 7:31 pm

      De que interesa ao Filipe marcar golos se depois oferece golos a adversário?

      • Pyros
        Posted Setembro 4, 2016 at 7:56 pm

        Sempre é melhor que só oferecer golos ;)
        Mas daí a o meu “a ver” – também não sei que tal vai ser o Boly no FCP :)

  • Marciano
    Posted Setembro 4, 2016 at 5:33 pm

    Que desvalorização do Porto… Acho que isto nos pode dar muito jeito. Até agora gostei bastante do que vi do Porto, a garra e espirito de grupo estão a voltar e prefiro isso do que uma serie de jogos a vencer pela margem minima e a trocar a bola cá atrás como nos tempos do Lopetegui…

    Acredito que vamos fazer novamente do Dragão a nossa fortaleza. e lutar até ao fim pelo campeonato. Porque o Nuno, ao contrário do Lopetegui e do Peseiro (apesar de eu ter aplaudido a sua contratação e pensar que foi um bocado vitima das circunstancias), sabe que o ADN do Porto é estar sempre em cima do adversário e lutar olhos nos olhos com toda a gente.

    Levanta-te Porto!!

  • bradleypitt
    Posted Setembro 4, 2016 at 1:15 pm

    Desvalorização com pouco sentido do plantel do FCP.

    Nos jogos jogam-se 11 vs 11 e todos os jogos serão muito equilibrados porque os 3 planteis dos grandes são muito equilibrados. Hoje existe muita qualidade, o que já não acontecia há uns anos. Mesmo o Braga e o Vitória tem uma GRANDE equipa. As equipas mais pequenas reforçaram-se melhor e mantiveram muitos jogadores. Vai ser UM CAMPEONATO este ano.

    Quanto ao FCP em concreto, não posso concordar muito com esta analise. Casillas é Casillas, ou não sera o J. César o J. César? Até é mais velho.

    Os laterais são do melhor. Os centrais não me parecem inferiores aos dos rivais, embora queiram fazer do Lindelof um supra sumo, mas parece-me que o seu parceiro de dupla não será grande espingarda. No SCP igual. Douglas, Coates, R. Semedo e P Oliveira serão melhors que Felipe, Boly e Marcano? Não me parece. Se forem a diferença não será muita. Veremos o que vai fazer a dupla Felipe e Boly. Deixo só uma palavra pro jovem R. Semedo que se está a tornar num GRANDE central, mas ainda não é.

    Meio campo o FCP tem médios para todos os gostos e um meio campo, por exemplo, com Danilo, Herrera e Oliver ou Danilo, Herrera, Oliver e Otavio dificilmente será pior que um qualquer da concorrencia.

    No ataque com Brahimi, que é o jogador com melhor tecnica da liga, Corona, que está no seu ano de afirmação e que na América do Sul até o comparam com MESSI, e André Silva, também não me parece que estejamos mal. A isto acrescenta um Otavio a grande nivel a extremo, assim como o Jota, Adrien, aquele que era um enorme reforço bomba aqui no VIsão, mas que agora pelos vistos já não é, Depoitre e etc.

    Clara desvalorização do que temos, mas com isso podemos bem. já estamos habituados, não fossemos nós do norte. O campeonato vai ser muito equilibrado, com 5 equipas muito fortes.

    Digo eu, BradleyPitt

    • cards
      Posted Setembro 4, 2016 at 7:29 pm

      Haja alguma noção para a desilusão não ser grande.
      Algum dia os centrais do Porto são tão bons como os do Benfica e Sporting?
      Lindelöf é um excelente central Jardel também, já Semedo e Coates são uma excelente dupla.

      • BradleyPitt
        Posted Setembro 4, 2016 at 8:10 pm

        Caro Cards,

        Não vale a pena essa tentativa de denegrir o FCP ao comentar negativamente todos os comentários sobre o clube\jogadores\plantel. Já entendemos que és anti, mas penso que ninguém quer saber.

        Quem não ve qualidade nos outros não consegue ganhar nada. Presunção e água benta cada um toma a que quer.

        Digo eu, Bra

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 4, 2016 at 10:36 am

    É um plantel que nem fará comichão ao SCP como tenho vindo a dizer.

    Lutará com o Benfica pelo segundo lugar.

    • José S.
      Posted Setembro 4, 2016 at 3:17 pm

      Como também já disse antes, não creio Rodolfo.
      Posso estar enganado e só mesmo se NES não tiver unhas para a viola.
      Mas fazendo do post acima do bradley as minhas palavras e se porto surgir com um grande colectivo, cuidado com a coisa.
      Mais uma vez, se Nuno for o maestro da orquestra.

      Cumps

    • Francisco Magalhães
      Posted Setembro 4, 2016 at 12:31 pm

      Damn son…

  • Héber Príncipe
    Posted Setembro 4, 2016 at 10:04 am

    Os dois melhores jogadores do Porto (teoricamente), Brahimi e Oliver, são super irregulares e nao conseguem fazer a diferença em jogos decisivos ou frente a adversários de outra valia (não é por nada que Oliver é recambiado do Atlético quando no plantel colchonero também existem jogadores criativos ao seu estilo), por isso é a partir daqui que concluo que este plantel do Porto está muito aquém dos dos últimos anos e por isso parte claramente fora do top 2 nas competições nacionais

  • Francisco Magalhães
    Posted Setembro 4, 2016 at 9:07 am

    Boas people, vou dar as minhas primeiras impressões do plantel

    Pontos fortes:

    -médio defensivo, é a posição que não me tira o o sono. Danilo e Ruben são muito acima da média, mas para mim o petiz é um fenómeno. Comigo jogava até com uma perna partida. Aqui não devemos nada aos rivais, bem pelo contrário.
    -laterais, Maxi escusa apresentações, experiência, entrega e qualidade com e sem bola, nisto só me deixa uma dúvida, alguma vez alguém o viu a cruzar uma bola?
    Layun é dos melhores suplentes do campeonato e faz a diferença quando joga. Até agora, pela amostra deixa água na boca
    Alex Telles, vi o jogo com a Roma ao vivo, com Alex mesmo nas minhas barbas. Fiquei fã. Melhor defensivamente que Layun, acho que lhe falta aquele caráter que tinha o Alex, o Sandro, quando enfrentava os rivais e mais parecia um extremo. Sempre a jogar por dentro e por fora. Para mim o melhor LE de sempre em Portugal (sim coentrão, já sei que vais mandar um abraço)
    Médio Ofensivo, três opções que parecem de top, Otavinho faz o lugar, tudo dito. Por aqui acho que pudemos meter medo aos rivais. Oliver, chegou o momento de dares o salto

    Pontos Fracos:

    -Centrais, eu confio nos 3+Danilo, porém… Jorge, quem te mandou enviar mangal para aquele pardieiro?? Já iam levar Gonçalo Guedes por 25 milhões até tinha obrigação de chegar lá e fazer o lugar também, na boa. A rever.

    Baliza, eu ia meter a baliza nas incógnitas, mas já sei que ia ser fuzilado aqui. Para mim, ainda não fui verificar e posso estar enganado (preparem-se que vai sair bomba), casillas ainda não é tão mau como pintam(Eu avisei). Sim, lembro me de perdermos pontos contra Guimarães por causa dele, e ganharmos 3 ao Benfica e 2 ao Belém fora por causa dele, de certo houve mais. San Iker, por mim estás perdoado.
    José Sá, amigo, será que aguentas o lugar? Lembra te que os rivais estão muito fortes e portanto as duas taças serão muito importantes esta época, o segredo pode passar por ti

    Incógnitas:

    -Médio Centro, Hector, desde que ele chegou que eu defendo (‘é bom jogador e tal e comido, vais ver’) mas este ano é o tudo ou nada para El Capitan. Prova me que para quem já viu Meireles, Moutinho, etc… de azul e branco, não lhe faz mal hoje ver te a ti a envergar a Azul, Branca, Indomável, Imortal.
    André^2 é grande grande suplente.
    Sérgio Oliveira é talvez o Salvio do Porto, muito forte a jogar pelo Insta.

    Extremos, com o melhor Otavinho, Corona e brahimi, temos do melhor que há no campeonato, não ficamos a dever em nada aos extremos dos rivais (markovic, Rafa, Salvio, Carrilho, Ruiz), se os nossos mostrarem compromisso e inteligência então temos tudo para partir qualquer campo em Portugal (menos alvalade, esse maldito…). Jota é aquela coisa, pode ser muito útil e se ficar por cá eu vou gostar, ainda não vi muito, mas do que vi e ouvi, muito potencial.

    Ponta de Lança, Menino de Ouro, comprei a tua camisola 10 por isso não me desiludas. Neste momento é uma certeza para o futuro, espero que sejas para o presente. É uma das maiores delícias vê-lo jogar. Desde Deco, Hulk, Moutinho, Lucho e Licha que ninguém me empolgava como este rapaz, ainda assim mais velho que eu.
    A dúvida para mim é o backup. Adrian Lopez…desde Marega, Mariano Gonzale e Sonkaya que ninguém me empolgava como este rapaz, porém mais velho que eu, daqui vão sair muitas piadas/insultos e muito choro/riso
    Depoitre não é o estilo de PL que eu gosto, mas eu parece que fui o único que gostou do Janko e as comparações parecem ser nesse sentido.

    E foi isto a minha avaliçao. Espero que Nuno tenha unhas para tocar esta guitarra. Um plantel que se pode revelar melhor que o das últimas épocas, a mim deixa me entusiasmado. Precisamos de ser taticamente irrepreensíveis, um Sporting do Norte, e ter aquela alma que nos caracteriza. Gosto do desprezo, adoro quando o Dragão funciona assim, parece que passamos dos mais para os menos pressionados a ganhar o campeonato. Temos que usar as críticas a nosso favor e superar-mo-nos, ser um Benfica do Norte. Por fim, que acabe o choro com a arbitragem (um dia vai sair a fava aos outros) e deixem de assobiar, isto é o FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    #SomosPorto

    • cards
      Posted Setembro 4, 2016 at 7:25 pm

      Para mim
      Pontos fortes laterais médio defensivo e extremos.
      Pontos fracos
      Baliza, defesas centrais e ataque muito jovem.

    • M1950
      Posted Setembro 4, 2016 at 11:19 am

      Excelente comentário.

    • Invictus
      Posted Setembro 4, 2016 at 10:17 am

      O melhor lateral esquerdo actuar em Portugal chama.se Branco..

      • Francisco Magalhães
        Posted Setembro 4, 2016 at 12:34 pm

        Branco? Não percebi

        • Invictus
          Posted Setembro 4, 2016 at 1:21 pm

          Foi o melhor defesa esquerdo que passou no FCP..na altura titular da seleçao brasileira

          • Francisco Magalhães
            Posted Setembro 4, 2016 at 1:42 pm

            À ok, melhor de sempre, não tinha percebido
            Acredito que sim, mas eu falo também do que vi óbvio. Comecei a ver Nuno Valente e já vi grandes laterais como marek chech, Emerson, Lino e o grande Bruno ‘Avenida Brasil’ Cortez
            Ahah ?

            Quando é que jogou cá o Branco?

  • Pachuca
    Posted Setembro 4, 2016 at 1:04 am

    Concordo com alguns users em dizer que o porto não deve ser subestimado, mas sinceramente olha se para o plantel e não se vê um jogador que se diga é craque. E isso na minha opinião os dois clubes de Lisboa tem, daí achar que partem à frente. Mas se adormecerem pode ser que o porto de aguente e consiga fazer frente, mas será complicado. Esta época está condicionada na minha maneira de ver e o Sporting deverá ser campeão, porque o investimento que fez apesar das vendas obriga a um título grande e esse só. pode ser o de campeão nacional…

    • M1950
      Posted Setembro 4, 2016 at 11:30 am

      Portanto o Pachucha está a insinuar levemente que o Sporting condicionou o campeonato? Como? ?

      O investimento do Sporting é inferior ao de Benfica e Porto, reduziu a diferença mas ainda é ligeiramente inferior.

      O número de reforços poderá iludir em termos de custo das aquisições, mas o investimento real estará num aumento de massa salarial.

    • Paulo Pereira
      Posted Setembro 4, 2016 at 2:27 am

      E o Óliver?

    • DR
      Posted Setembro 4, 2016 at 1:51 am

      Oliver, Layun, Danilo, Corona, Maxi e Brahimi (se lhe apetecer) são craques.

  • VeniVidiVici
    Posted Setembro 4, 2016 at 12:40 am

    Muito sinceramente não me parece que o Porto esteja assim tão inferior como querem fazer crer. Aliás, tal como se verificou o ano passado, em Portugal pode ser-se campeão perdendo os jogos com os rivais. O campeonato é uma prova de assiduidade. Este plantel do Porto não é assim tão mau como pintam. Precisa, isso sim, de ser potenciado. Esse, sim, é o factor que tem falhado nas últimas épocas.

  • Gonçalo Mano
    Posted Setembro 4, 2016 at 12:28 am

    O factor que diferencia os planteis não é o DD melhor no Porto, ou o central melhor no Benfica.

    No final, está tudo equiparado.

    O que interessa são os comportamentos colectivos da equipa e ai o Porto parte atrás.

    Seja por inépcia do treinador, seja pelo pouco tempo de trabalho.

    É só isto.

  • Luis Freitas
    Posted Setembro 3, 2016 at 11:57 pm

    Sinceramente não percebo… Que desvalorização ridícula que o Porto está a ter.

    Casillas este ano terá menos pressão e entre os postes continua muito forte.
    Os dois (ou melhor, 3) melhores laterais do campeonato (claramente e de longe)
    Marcano é subvalorizado, certinho e Filipe embora tenha limitações é talvez o melhor cabeceador da liga e pode-se tornar num central goleador além de dominar o jogo aéreo defensivo.
    Danilo em forma é (discutivelmente) o melhor trinco da liga.
    Herrera e Andre Andre tem defeciencias com bola mas oferecem muito a nivel de pressao (o mexicano aparece muito bem em zonas de finalização e o portugues ainda há um ano andava a ser eleito MVP constantemente)
    Oliver é fantastico e o melhor médio ofensivo em Portugal.
    Brahimi, caso se lembre, é o melhor jogador da liga a par de Jonas e se consegue engatar na sua ”versão champions pre-Can” decide a maioria dos jogos do Porto.
    Corona em boa forma como se tem apresentado nao deve nada a qualquer extremo direito dos rivais.
    Andre Silva para mim é a maior incognita, mas tem estado bem e tem tendencia para melhorar.

    Depois, Otavio tem se apresentado a um nivel extraordinario e pode jogar no meio ou no corredor (que pena sera ve-lo no banco), Jota pode oferecer algo nas alas e Ruben Neves a 6 ou a 8 pode ter um ano de afirmação…

    • miguel
      Posted Setembro 4, 2016 at 2:10 am

      Resumidamente, tem os melhores jogadores em todas as posições logo tudo o que for abaixo do 1º lugar é um desastre.

    • Pedro o Polvo
      Posted Setembro 4, 2016 at 12:26 am

      É bom existir desvalorização, o FCP dá-se melhor como underdog. Mesmo quando éramos claramente a força mais dominante do futebol português a comunicação social em cada pré-época tratava de nos diminuir e o FCP sempre gostou desse estilo “brigão”, “contra tudo e contra todos”.
      Quanto à análise concordo em quase tudo, acho que o FCP têm centrais de qualidade duvidosa e um avançado que ainda é uma incógnita (mas tem muito potencial), de resto não se pode queixar. O mais importante da equipa é o treinador e aí é que se situa a minha dúvida, será Nuno o homem certo? Porque plantel lá isso tem ele…
      Neste momento não basta um treinador razoável, é preciso alguém muito bom, ambos os rivais de lisboa estão em muito bom nível. Vamos ver se Nuno tem o que é preciso. Não acho que seria possível oferecer-lhe muito melhores jogadores, talvez um ajuste aqui ou ali, mas ele com certeza teve o seu voto na matéria e o que a mim me parece um “buraco” talvez seja opção dele.
      Espero uma grande disputa em Portugal, com o SCP como principal favorito.

  • Luis ES
    Posted Setembro 3, 2016 at 11:34 pm

    Concordo que o Porto tem defesa centrais que à partida não garantem a forte segurança de outros tempos, concordo que se diga que os médios centros variam pouco em termos de características particulares técnicos-táticas e concordo que se estranhe a continuidade de Sérgio Oliveira. Ainda assim acho que o FCP poderá não estar tão fraco quanto se pode inicialmente. Penso que Felipe poderá ao longo da época evoluir para se tornar um jogador essencial no momento defensivo, enquanto no meio campo não é de excluir a inclusão de Otávio a médio ofensivo interior caso se jogue em 4-2-3-1. Por outro lado, chamar a atenção de que o FCP possui alguns jogadores polivalentes – não se trata apenas da adaptação (duvidosa) de Varela. Trata-se mais da possibilidade por exemplo de Danilo ser a real quarta opção para defesa central onde já demonstra algum conforto, de Ruben Nuves jogar a 8, de Otávio ou Brahimi poderem ser médios ofensivos. Parecendo que não, estes pormenores podem ajudar a surpreender os planos de adversários ou revelar-se fundamental em casos de problemas de lesões no plantel. Por fim, destacar que o ponto forte do FCP são exatamente as laterais, embora existam apenas 3 de momento neste plantel e com Maxi a recuperar de uma cirurgia. As lesões começaram o descalabro da temporada passada, espero que este o FCP não passe pelo mesmo, para bem da competição que merece ser mas renhida e com mais intervenientes na luta pelo título.

  • Francisco A
    Posted Setembro 3, 2016 at 11:28 pm

    Partimos por fora pela ausência de centrais TOP e de não termos uma verdadeira alternativa a André Silva.

    Contudo, é com estes que vamos à luta e em relação à época passada, vejo, no geral, uma maior qualidade do elenco.

  • Edgar
    Posted Setembro 3, 2016 at 11:23 pm

    Observação agressiva-passiva ridícula a meu ver… se queres atacar a dimensão do clube deixa-te de rodeios e fá-lo sem indirectas. O Porto é o segundo clube mais popular em Portugal, o clube português com mais seguimento nas redes sociais e tem muitos adeptos que querem ler artigos redigidos sobre si.

    • Oculto
      Posted Setembro 4, 2016 at 4:28 am

      O clube com mais seguimento dos adeptos é claramente o Sporting … vários estudos já o comprovaram … só a título de exemplo olhe para o acompanhamento dos postos de um clube e de outro aqui no VM … e tire as conclusoes

      • Kafka
        Posted Setembro 4, 2016 at 12:17 pm

        Esses estudos devem ter sido feitos pelo Sporting e as suas 2 agências de comunicação

        Mais noção sff

      • Invictus
        Posted Setembro 4, 2016 at 10:23 am

        Claro q em termos internacionais nem benfica nem sporting gozam do estatuto do FCP 2 champions 2 intercontinentais 2 uefa 1 supertaça europeia.

        Enquanto uns dominam em Portugal nos dominamos fora dele.. Para ñ falar q somos o clube dos 3 grandes mais solicitado na internet

        • Kafka
          Posted Setembro 4, 2016 at 12:16 pm

          Em termos internacionais o Benfica não goza do estatuto do Porto?

          Ahahahahah é a piada do dia…este Invictus não existe mesmo…fazia-te bem um dia saires da cidade do Porto, ias ter uma surpresa

          Que tremenda falta de noção

          • Commander Shepard
            Posted Setembro 4, 2016 at 12:51 pm

            Parece-me claro que ele estava a falar de títulos internacionais, e aí não há discussão. 7 vs 2.

    • miguel
      Posted Setembro 4, 2016 at 2:16 am

      O FC Porto é popular na região Norte, abaixo do Porto tem meia dúzia de adeptos. Está longe de ser o 2o clube mais popular em Portugal.

  • João
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:57 pm

    O plantel não é de sonho, há algumas incógnitas mas há também muita qualidade. Óliver, Corona, Danilo, Rúben Neves, Layun são jogadores que não deixam dúvidas quanto ao seu valor. Há muitos mais com categoria, no entanto e no meu entendimento, a época vai depender muito do que fizer André Silva, da afirmação de Felipe e da definição do meio-campo, especialmente na posição 8 onde Herrera tem de uma vez por todas de atinar e fazer uma época ao nível daquilo que os portistas esperam dele. Se não, há André André e, porque não, Rúben Neves. Nas restantes posições está tudo mais ou menos seguro, sendo que temos de esperar para ver o que fará Brahimi e rezar por San Iker.

    • cards
      Posted Setembro 4, 2016 at 7:16 pm

      O ataque é muito novo para ser o salvador da pátria quanto a Iker Casillas aqui não há San Iker ele treme por todos os lados nos cruzamentos apesar de entre os portes ser top 3 mundial

  • MichaelScott
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:25 pm

    O Danilo daqui a pouco é um jogador banal… Não percebo como se muda de opinião tão rápido. Há uns meses era o melhor média defensivo em Portugal e um monstro. Agora “tem muitas falhas posicionais” e foi apenas regular o ano passado – não, o ano passado foi ele que impediu o Porto de afundar ainda mais. E eu concordo com o que dizem… Só peço mais coerência.
    De resto, há algumas lacunas neste plantel mas estou a gostar da atitude e prefiro ter jogadores que lutem do que vedetas.
    Acho que o Herrera é muito mal amado no nosso país e acho que o Felipe pode ser o patrão da defesa. Sempre gostei do Marcano e espero que este ano tenha uma época mais regular! E, obviamente, que o Rúben Neves precisa de mais minutos. Custa vê-lo sentado no banco.

    • Pedro
      Posted Setembro 3, 2016 at 11:26 pm

      A verdade é que o Danilo começou bastante mal a época, estando a exibir-se abaixo daquilo que consegue. Mas pelo aquilo que fez a época passada não há dúvida que é um enorme jogador.

    • Tiago Pjanic
      Posted Setembro 3, 2016 at 10:54 pm

      Danilo foi só o melhor jogador do Porto a temporada passada.

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:21 pm

    Eu só espero que os rivais nos menosprezem, desse modo sem pressão poderemos fazer um grande campeonato e os outros é que irão sentir a pressão de terem as chamadas #equipas de sonho#.

    Eu penso que temos um bom plantel, muitos jogadores de qualidade e muito fantasistas como são os casos do Otávio, João Carlos, Brahimi e o Corona a juntar ao Óliver.

    A defesa penso que se o Marcano fizer uma temporada como a época de estreia em Portugal poderá ser a âncora e o patrão do eixo defensivo.
    Danilo é muito bom jogador, as laterais têm bons laterais mas para mim o Layún deveria ser o lateral direito titular e o Telles faria com tranquilidade a faixa esquerda defensiva.

    Os avançados são os 3 muito diferentes, Adrián poderá fazer estragos quando o NES optar por jogar num 4-4-2. O avançado belga será importante naqueles jogos em que será necessário o chuveirinho.
    O André Silva é um talento e o mais completo dos 3, apenas tem de aprimorar a finalização, a raça e a determinação e técnica ele tem para dar e vender.

    • cards
      Posted Setembro 4, 2016 at 7:14 pm

      Equipa de sonho teve o Porto à duas épocas e venceu ZERO títulos. No ano passado gozas-te muito com o Rui Vitória, mas no final tives-te que apanhar as canas dos foguetes que lanças-te.

      • Rabensandratana
        Posted Setembro 4, 2016 at 8:24 pm

        Cards, tu deves estar a confundir com outro tipo, só pode!!!

        Eu nunca gozei com o Rui Vitória, eu até acho que fez um bom trabalho no VSC apesar de não gostar de ver as suas equipas a jogar.

        No SLB nunca fiz nenhum reparo, por isso esse teu comentário não era para mim.

        Mas vindo de ti, outro faccioso já estava à espera de um comentário deste género, sem nexo!!!

  • Sir Peter Griffin
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:20 pm

    Mantenho aquilo que eu tenho vindo a dizer: se o Porto conseguir “resgatar” Brahimi então poderá ser um sério candidato ao título. Por agora, está uns furos abaixo de Sporting e Benfica sobretudo no setor ofensivo…

  • Kacal
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:20 pm

    Concordo com praticamente tudo.

    Acho que somos superiores aos rivais nas laterais, de resto temos certos jogadores que poderiam rivalizar com os dos rivais nas respectivas posições mas nada mais. Um GR, um DC e um PL acima da média fazem falta neste plantel com José Sá, Marcano/Boly e André Silva a rivalizarem com eles. De resto acho que há qualidade a explorar em cada posição e podemos construir uma equipa aguerrida, talentosa e competitiva mas sobretudo unida em prol do colectivo. Só o Layún não sei onde poderá render mais, na esquerda as suas limitações defensivas ficam expostas mas na direita também mas com a agravante dele não ser tão bom ofensivamente porque ele é realmente forte naqueles cruzamentos que consegue fazer pela esquerda e a explorar o jogo interior, gostava de o ver ser testado no meio-campo.

  • Nuno R
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:19 pm

    O Porto já teve melhores plantéis (nomeadamente no centro da defesa, era quase ponto de honra o Porto ter pelo menos 2 excelentes centrais), e não tem um desequilibrador como foram Hulk ou Quaresma, mas mesmo assim chega e sobra para a concorrência interna.
    Os duelos contra os adversários mais apetrechados decidem-se por pormenores, como se viu em Alvalade, e o ano passado nos dois jogos frente ao Benfica.
    A questão está mesmo no colectivo (o ano passado o total era bem menor que a soma das partes, pois o plantel do Porto valia mais futebol do que apresentou), e no factor moral: o Dragão /Antas já não é aquela fortaleza intransponível, e os adversários começam a lá ir à confiança, e como diz o filósofo Gustavo, quando se pensam coisas boas, coisas boas acontecem.

    • Invictus
      Posted Setembro 4, 2016 at 10:34 am

      Ñ me parece q o Dragão e ñ antas seja assim tão fácil..ainda é dos estádios na Europa mais difíceis ainda pouco viste a roma q ñ passou no dragao e diga.se q tem melhor equipa q qq um dos 3 grandes.

      Para quem já viu f.couto vs mozer ou duplas como j.andrade-r.carvalho..aloisio-j.costa é óbvio q ñ é mesma coisa…

      Mesmo assim o q faltava ao Fcp era o colectivo e o espírito guerreiro coisa q ñ falta esta equipa. Talento há de sobra…

  • gigbola
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:19 pm

    O plantel assim a partida até parece fraco, mas, há uns anitos atrás tb eram assim, a diferença é que a moda das contratações na ordem das dezenas de milhões ainda não tinha pegado, e nisto o Benfica tem mais poder com ou sem super vendas. O Sporting apenas tem a seu favor a continuidade da época passada, porque em termos de plantel não é algo por ai além e com as saídas do slimani e do João mario. O slb e scp partem claramente com mais vantagem, mas não me parece que o fcp vá ficar em 4 ou 5 como o scp a umas épocas atrás….

  • João Dias
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:13 pm

    O Porto tem de longe os melhores laterais, “As laterais talvez sejam as posições em que os Dragões nao perdem para os rivais” Talvez? Teoricamente superior ao Sporting? Teoricamente são de longe os melhores do campeonato.
    Até o Rafa Soares e o Victor Garcia eram titulares no Sporting e no Benfica.

    • Consuela
      Posted Setembro 3, 2016 at 10:22 pm

      Rafa titular no Benfica? Em que mundo?

      • Pedro Soares
        Posted Setembro 3, 2016 at 10:48 pm

        Com os fantásticos Eliseu e Grimaldo seria de caras.
        O Victor Garcia era na outra, na direita têm a autoestrada da Ledman LigaPro e o André Almeida que é um jogador mediano.

        • Rodrigo
          Posted Setembro 4, 2016 at 6:54 am

          O Eliseu e o Grimaldo, um campeão europeu e outro titular da sua selecção em sub 21 são piores que o Rafa. Faz todo o sentido. E o Victor Garcia ainda melhor, fez no passado Sábado o primeiro jogo na primeira Liga e já é melhor que dois internacionais por Portugal.

          Muito bom.

          • cards
            Posted Setembro 4, 2016 at 7:08 pm

            Temos que dar desconto aos portistas para eles Osvaldo era muito melhor do que Jonas. Sim li isso em vários comentários aqui no VM no ano passado.

  • Kim7
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:12 pm

    Lembro me a 1 vez que vi Ruben Neves a jogar, fiquei doido com tanta qualidade, devia ser crime um jogador desses não ser titular e mais ainda quando jogam AA, Herrera etc, não que estes não tenham qualidade mas o RN é um senhor, gostava de o ver no meu clube, a parte disso, podera ser benéfico para o Porto não ser considerado favorito, não esquecer que a história por vezes também joga, e a história recente tens muitos tons de azul.

    • André Pinto
      Posted Setembro 3, 2016 at 10:26 pm

      Kim7 sempre defendi que o Porto deveria jogar com Danilo, Rúben e agora Oliver no meio campo. Para mim o Rúben é mais 8 que 6 e com a qualidade de passe, facilidade de visão de jogo e organização do ataque tornaria o meio campo mais equilibrado. 6 musculado, 8 construtor de jogo e 10 mágico (apesar de Oliver para mim não ser o puro mágico que era Deco por exemplo).

  • Marco Lopes
    Posted Setembro 3, 2016 at 10:01 pm

    Concordo com praticamente toda a análise, apenas acho que desvalorizam em demasia o André André..Se estiver bem fisicamente pode ser o pulmão do Porto..é prejudicado por jogar em zonas mais adiantadas uma vez que as suas características são de um 8 num esquema de 3 médios centro..Uma correcção..Depoitre já foi inscrito na Champions..só não podia jogar a pré eliminatória.

  • Mochilas
    Posted Setembro 3, 2016 at 9:54 pm

    Como rival, e logo preocupado, vejo demasiado pessimismo na análise. Mesmo na análise posição-a-posição, que favorece o SCP e o SLB onde jogadores e treinador estão mais identificados, as laterais, o meio campo defensivo e os médios defensivos são excelentes.

Deixa um comentário