Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto volta a não passar da margem mínima; Dragões dominaram mas viram o Chaves ameaçar o 1-1 perto do fim (bola ao ferro e grande defesa de Diogo Costa); João Mário resolveu; Varela falha Boavista

FC Porto 1-0 Desp. Chaves (João Mário 58′)

O FC Porto manteve a tendência de ganhar apenas pela margem mínima, apesar de ter pela frente o último classificado da Liga. Os dragões, que não vão ter Alan Varela contra o Boavista por acumulação de amarelos, dominaram quase sempre, mas voltaram a mostrar pouca clarividência na frente (Taremi somou outro mau jogo) e valeu um belo remate de João Mário para chegar aos 3 pontos. Já o Chaves quase não passou do meio campo até aos 80 minutos, no entanto até podia ter sido feliz na parte final. Benny, aos 81′, acertou no ferro completamente sozinho, enquanto Jô Batista nos descontos viu Diogo Costa negar-lhe o 1-1 com uma grande parada.

Destaques:

FC Porto: Vitória no limite, com uma exibição mais uma vez a bater na inércia do fraquinho. Conceição promoveu algumas surpresas, com as entradas de André Franco e Toni Martínez para o XI em detrimento de Galeno e Evanilson, mas a equipa esteve nos mínimos a nível de criatividade. A nível ofensivo a produção foi escassa (Pepê e Franco tiveram os únicos lances dignos de registo, para lá do golo) e depois a gestão da vantagem baseou-se muito em tentar adormecer o jogo e aproveitar o fraco nível do adversário, sendo que mesmo assim por pouco não deixavam fugir os 3 pontos (o poste e Diogo Costa foram decisivos). João Mário resolveu num belo lance individual e terá sido o melhor dos Dragões, a par de Zé Pedro que, apesar de ter tremido quando foi pressionado, na grande maioria do encontro mostrou-se calmo e capaz no passe. Já Taremi foi uma vez mais uma nulidade, Toni Martínez não justificou a oportunidade (Evanilson não fez melhor quando entrou) e Pepê voltou a demonstrar as suas dificuldades na finalização. Eustáquio também esteve um degrau abaixo do normal, enquanto Alan Varela viu 5.º amarelo e vai falhar a partida no Bessa.

Desp. Chaves: Exibição paupérrima dos flavienses, sendo certo que não é com este nível que Moreno conseguirá inverter a tendência e afastar a sua equipa do último lugar do campeonato. Os transmontanos foram inexistentes do ponto de vista ofensivo até aos 80 minutos, jogaram com um bloco muito recuado e pareceram focar-se em apenas tentar deixar o jogo em aberto até perto do fim. No entanto, e apesar de por mais demérito do FC Porto do que por mérito próprio, a estratégia resultou e por pouco não conseguiram retirar um ponto do encontro, que seria caído do céu. Benny, completamente sozinho após cruzamento perfeito de Rúben Ribeiro, acertou na trave e Jô Batista viu um remate perigoso seu ser travado por Diogo Costa. No meio da mediocridade, João Correia destacou-se por alguns cortes importantes, nomeadamente um em cima da linha a remate de Pepê, Bruno Langa apagou alguns fogos graças à sua velocidade e Rodrigo Moura agarrou a equipa com algumas boas defesas.

XI FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Fábio Cardoso e Wendell; André Franco, Eustáquio, Alan Varela e Pepê; Toni Martínez e Taremi.
XI Desp. Chaves: Rodrigo Moura; João Correia, Bruno Rodrigues, Bruno Langa e Sandro Cruz; Morim, Kelechi, Sanca, Guima e Rúben Ribeiro; Héctor.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

41 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 30, 2023 at 10:58 am

    Noutro dia perdoaram a expulsão ao Pepe, ontem houve penaltis contra não assinalados e depois vou ver a caixa de comentários do Benfica e nem um comentário sobre o lance do Araujo ao min 60. Se fosse de azul, viam frame por frama até encontrarem algo, até os comentários da televisão já os chateiam!
    E depois querem um futebol melhor! Ahah

    • FiliGon
      Posted Janeiro 1, 2024 at 11:44 am

      Como é possível ter um futebol melhor se o vosso capitão passa a vida a agredir colegas de profissão e como castigo apanha 2 jogos na bancada? Até fica mal os adeptos da equipa da Europa com mais penaltis assinalados a favor estarem a vitimizar-se

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 1, 2024 at 1:38 pm

        Nitidamente era dos que queria atingir com o comentário e a tua resposta é a prova viva disso!
        Saudações desPortistas!

    • henry14
      Posted Dezembro 30, 2023 at 5:23 pm

      Bem, para mim esse penalty do Araújo seria um penalty à tugão, pelo que aceito perfeitamente que não seja marcado. Em relação ao jogo do Porto acho que o Ribeiro devia ter sido expulso, sim, e o lance no último minuto seria outro penalty à tugão pelo que também aceito perfeitamente que não seja marcado.
      Conclusão: Porto foi prejudicado no cômputo geral porque devia ter jogado contra 10; Benfica não foi nem beneficiado e prejudicado.
      Não podemos andar sempre a criticar o árbitro por marcar tudo e mais alguma coisa e depois querermos que se mude o critério só para podermos beneficiar de penaltys. E ainda há a questão do critério do árbitro. Quem viu a arbitragem do jogo do Benfica sabe que, ao longo do jogo, houve inúmeras “faltas” iguais às que alegadamente Chiquinho sofreu e o árbitro mandou sempre seguir.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 1, 2024 at 1:37 pm

        O que estou a dizer é que os que ontem ignoraram a arbitragem, hoje falam de um penalti aos 96 minutos! (E até se esqueceram dos outros 95 minutos)

    • Dr. Esgaio
      Posted Dezembro 30, 2023 at 12:25 pm

      Dou-vos razão neste lance e jornada em específico, depois de ver o lance a frio e ouvir um especialista, ao contrário do que tinha pensado inicialmente, fica um penalti claro por assinalar, e até uma expulsão perdoada ao Tomás, eu deixo a explicação do lance nesse post
      No jogo do Porto a equipa de arbitragem foi fraquissima simplesmente, 1 penalti claro por assinalar para cada equipa, e o VAR quietinho e sossegadinho sem fazer nada…

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 30, 2023 at 2:56 pm

        O grande problema é a dualidade de critérios usada a favor ou contra o Porto, ainda ontem só se falou do último lance e esqueceram-se de todos a favor, bem como a favor das outras equipas dos users aqui presentes!

  • Portofan
    Posted Dezembro 30, 2023 at 7:29 am

    Já fui defensor do SC mas ultimamente tenho tido dificuldade em compreende lo. Ora vejamos, então o Taremi vai estar ausente durante durante largos jogos (espero que o Irão vá à final) e o SC em vez de testar a equipa sem ele decide tirar o Evanilson, que é o avançado em melhor forma do Porto, e mantém o Taremi na equipa?! Juro que não compreendo, se alguém perceber esta decisão que me tente esclarecer por favor!
    Outro ponto, como é possível o Francisco Conceição não jogar de início atendendo à forma em que se vem apresentando nos últimos jogos em que claramente é o elemento mais desiquilibrador da equipa?! Também não compreendo! Será pela cláusula que tem no seu empréstimo que obriga o Porto a comprar o seu passe se fizer 25 jogos a titular com pelo menos 45m realizados?! SC neste momento parece me completamente há deriva e muito mais problema que solução. Estamos todos saturados, adeptos e jogadores!

    • Fireball
      Posted Dezembro 30, 2023 at 3:51 pm

      Estamos a meio da época e isto não é um amigável. Não é para testar nada, é para jogar com os melhores e o Taremi é melhor que os outros, por muito que o Evanilson tenha fogachos, o Taremi oferece outras coisas, não pode sair só para “testar”. Podes queixar-te do Martínez, mas não do Taremi.

  • Aboubakar93
    Posted Dezembro 29, 2023 at 11:29 pm

    Incrível a choradeira e as reclamações dos users rivais depois dos jogos do Porto, imaginem lá que os adeptos do Porto ainda são os apelidados de se vitimizarem! É isto jogo sim, jogo sim.

    Queixam-se do lance final mas não se queixam de tudo o resto, nunca falo de arbitragem mas já que vamos por aí então vamos.
    Lance claro da cotovelada sobre o Zé Pedro na área que era grande penalidade, clara. Rúben Ribeiro que já tem cartão amarelo, atira a bola propositadamente com as mãos ao jogador do FC Porto, o árbitro podia perfeitamente dar o 2º amarelo ainda na 1ª parte mas foi condescendente e deixou seguir. Minuto 75, Bruno Langa sobre o Fábio Cardoso na área, empurra-o por trás e deliberadamente, era penálti mas segue jogo. Minuto 97 penálti sim a favor do Chaves!

    Sejam sérios.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Dezembro 30, 2023 at 3:25 am

      Não há penalty nenhum a favor do Porto e aceito que não se marque penalty no último lance. O Rúben Ribeiro devia ter sido expulso e por mim até levava 20 jogos de suspensão sem direito a recurso. Menos choradeira, pf.

    • Dr. Esgaio
      Posted Dezembro 30, 2023 at 12:04 am

      Neste jogo em concreto, em que vi os principais casos, tenho de te dar razão, é necessário ver o jogo completo e o lance final não é o único que causou dúvidas.
      Concordo com todos os lances que mencionaste, à exceção do do Fábio Cardoso, que tem algumas semelhanças com o empurrão cometido pelo Tomas Araújo contra o Famalicão. Para mim nenhum dos 2 é penalti e os árbitros no geral têm deixado passar este tipo de lances, de toques ou empurrões nas costas em que se fica na dúvida se o contacto é suficiente para a queda. A exceção são disputas pelo ar, onde aí um pequeno toque causa logo um grande desiquilíbrio, mas não foi o caso. De qualquer das formas aceito que seja um lance para dúvidas, e concordo com a tua análise, há um penalti por assinalar sobre o Zé Pedro.
      Cumprimentos!

  • FiscalD'Linha
    Posted Dezembro 29, 2023 at 11:19 pm

    Ver este jogo na SportTv é dose.. Na análise empolgada dos 2 artistas que comentam, o senhor do apito devia ter ido umas 10 vezes ao VAR, só para ter mesmo mesmo a certeza que não era penalti para o Porto. O que contrasta com o silêncio nos lances de perigo do Chaves, tal é o receio de sofrer. Mais valia fazerem como o Benfica e transmitirem no Porto canal.

  • poborsky7
    Posted Dezembro 29, 2023 at 11:04 pm

    Sportv a ser sportv, Porto a ser Porto, já vamos a meio da época e não me recordo de um jogo que não haja casos de arbitragem que beneficiaram o Porto na liga portuguesa

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 29, 2023 at 11:02 pm

    Mais uma vez os árbitros mantêm o Porto lá em cima, até contra o ultimo.. são mesmo fracos, não jogam nada como é possível estarem em 3º lugar..

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 29, 2023 at 11:02 pm

    O Moreno que anda no futebol português de alto nível há mais de 2 décadas e mesmo assim é impedido de ir à flash-interview ou ver o seu nome no registo oficial como treinador, porque não tem o último nível de treinador, que a FPF se recusa a abrir cursos todos os anos….
    Até quando este corporativismo bacoco por parte da FPF com os cursos UEFA Pro??

  • Abilio
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:59 pm

    Este lance até são 2 penaltis https://twitter.com/VsportsArchive/status/1740869077176819775

    O Grujic empurra o Sandro Cruz de forma ostensiva.

    Não se entende como é que o árbitro e o VAR não marcam isto

    • El Bandido
      Posted Dezembro 30, 2023 at 1:42 am

      Do Grujic não há nada… O Tomás Araújo ainda hoje empurra o Chiquinho em plena área, apenas com a intenção de o atrapalhar, mas desse já ninguem fala…

      • Mantorras
        Posted Dezembro 30, 2023 at 4:44 pm

        E se o arbitro marcasse penalty nao haveria nad a dizer. Foi uma questao de criterio, mas aconselho vivamente o Tomas a parar com isso. No jogo com o Sporting, na luz, ha 2 lances assim do Diomande, por exemplo, que tambem nao se marcou. Se marcar, sao penaltinhos, se nao marcar, “e um empurrao abusivo a condicionar o remate”. Inocente nao foi e condicionar condicionou. Sao esses lances que, depois, contra os pequenos, muitas vezes se marcam e mudam resultados.

    • disturbed17
      Posted Dezembro 29, 2023 at 11:45 pm

      O à vontade que os jogadores do Porto tem em fazer este tipo de lances na área é surreal, sabem muito bem que o árbitro nunca iria assinalar um pênalti naquele momento do jogo a não ser que fosse algo escandaloso (e mesmo assim..)

    • BusInTown
      Posted Dezembro 29, 2023 at 11:16 pm

      Empurrar e manter a distância são coisas completamrnte diferentes. O que se vê aí é o Grujic a esticar os braços e a manter a distância para o jogador da frente e a levar com o de trás em cima dele.
      Mais depressa podias dizer que era um bloqueio que um empurrão.
      Se formos por aí e marcar estes toques, a do Fábio Cardoso também teria de ser assinalada na área contrária que poderia dar o 2-0.

      • disturbed17
        Posted Dezembro 29, 2023 at 11:42 pm

        Manter a distância? Porque raio o Grujic queria manter distância do jogador que está à frente dele?!

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 29, 2023 at 11:05 pm

      O VAR é apenas mais uma ferramenta da Liga para ”controlar” os jogos. Tudo organismos facilmente corrompíveis. Faz parte do seu DNA.

  • Fallen Angels
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:58 pm

    O Porto tem tanta falta de qualidade em tanta posição diferente… este Chaves é a pior equipa do campeonato e têm uma bola no poste, uma grande defesa do Diogo Costa e um penalti por marcar nos últimos 10 minutos para ir buscar o 1-1 no Dragão. Se bem que creio que também ficou por marcar um penalti para o Porto e o Ruben Ribeiro devia ter sido expulso. O VAR não chamar o árbitro no último lance do jogo é risível, assim como no lance sobre o Fábio Cardoso na área. Merece castigo.

    João Mário e Diogo Costa foram os únicos que jogaram bem no Porto. O guarda-redes é o único jogador acima do exigível no plantel inteiro. Esta equipa estar a dois (ou três) pontos do primeiro a esta altura da época é incrível.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:56 pm

    E eu não sabia que o Porto Canal mudou de logo e é um canal premium. Constrangedora esta dupla nos comentários. Nem disfarçam. Isto não devia ser normal.

  • Francisco Goncalves
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:55 pm

    E ainda criticam a BTV em que os comentadores pecam por trntar ser neutros.

  • Abilio
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:55 pm

    Como é que o árbitro não marca o penalti do Zé Pedro no último segundo????

    Ele impede que a bola vá para a baliza com a mão, e está com os braços bem abertos.

    A Sport TV também é asquerosa, nem comentaram o lance e só mostraram as repetições depois do jogo terminar.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:53 pm

    Solteiros contra casados.

    Surreal como o Rúben Ribeiro não foi expulso. Surreal ter vindo para o Chaves. Surreal o treinador colocá-lo num jogo destes. Surreal não ter substituído.

    A equipa do Porto é asquerosa. Só jogam à procura da falta e do penalty. Eu teria vergonha em apoiar isto, como tenho vergonha de ter um Rúben Ribeiro na minha equipa. O empate não seria descabido, aquelas duas oportunidades…

    O problema não foi hoje nem os jogos com o Benfica e com o Braga, em que até foram minimamente competentes. O problema é ser goleados por adversários directos. Para a semana levam 3 ou 4 do Famalicão.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:53 pm

    O Chaves deve estar mesmo sem soluções para estar a jogar com o Sandro Cruz a central, mas até deu muito boa conta de si.
    Os comentadores da SportTV estiveram o jogo todo a pensar que estavam a relatar para o Porto Canal?

    • Valentes Transmontanos
      Posted Dezembro 30, 2023 at 7:13 pm

      O Ygor Nogueira voltou a lesionar-se e é o único central rápido (ou não lento) que o Chaves tem. O Sandro Cruz tem jogado a central pela esquerda num trio de centrais porque caso contrário jogam 3 jogadores lentíssimos e duros de rins. Ontem, pela primeira vez com o Moreno, o Chaves jogou numa defesa a 4 de início.

      Além da falta de velocidade, há também falta de qualidade: o Bruno Rodrigues é razoável com a bola nos pés e fraco em tudo o resto (o que é grave para um defesa), o João Queirós infelizmente não mostra nível para uma 1ª liga (simpatizo muito com ele e vê-se que gosta do Chaves, tendo chorado baba e ranho quando subimos sendo apenas o 4º central, mas nunca confirmou o que se esperava dele nos escalões jovens) e o Steven Vitória pura e simplesmente já não tem pernas para isto (surreal como ainda vai à selecção).

      Em Janeiro têm de vir uns 2 centrais, até porque o Sandro vai passar para lateral com a ausência do Langa na CAN. O Ygor é um enterras, embora mostre alguma qualidade na antecipação. Além de centrais, são necessários uns dois médios e um ponta-de-lança, porque é cómico o Jô estar numa primeira divisão e não há mais ninguém além do Hector. Se pudessem dispensar o Rúben Ribeiro, óptimo, se não que fique lá a treinar. Devolver o Hugo Souza e ir buscar um GR também seria o ideal.

    • Veridis Quo
      Posted Dezembro 29, 2023 at 11:04 pm

      O Rui Orlando parece que engole em seco em ataques de perigo à baliza do Porto. Há anos. Nem consegue falar quando os adversários estão perto do golo, fica atrapalhado ou nervoso.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 30, 2023 at 4:39 pm

        Isso viu-se no remate do Jô para defesa do Digo Costa. Nem relatou o lance, ficou só em silêncio. Gostava que essa parte tivesse passado em directo na SportTV + (eles às vezes mostram os relatadores durante as transmissões dos jogos) só para ver se se agarrou ao Carlos Brito ou levou as mãos à cabeça ou algo do género.

        • Veridis Quo
          Posted Dezembro 30, 2023 at 4:52 pm

          É um clássico no Rui Orlando. Na bola ao poste também foi com delay. Houve um jogo em 20/21, creio que em Moreira de Cónegos, em que o Porto permitiu n transições perigosas na segunda parte e parecia constantemente que o feed dos microfones tinha desligado.

    • Johny45
      Posted Dezembro 29, 2023 at 11:01 pm

      A diferença entre a sport tv e o porto canal é minima… sempre o foi e sempre será!
      Então nos anos 2000 era uma festa!
      Muito aquele porto mamou às custas da sport tv.

  • Veridis Quo
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:51 pm

    Sofrer contra o Chaves e criar o pouco que se criou é sintomático do quão fraquito é este Porto. O que também é sintomático é que mesmo assim, ao dia de hoje, estão em igualdade pontual com o segundo lugar e a dois pontos do primeiro. Completamente surreal ver esta metade de época do Porto e não os ver a mais de 7 ou 8 pontos.

  • Francisco Goncalves
    Posted Dezembro 29, 2023 at 10:50 pm

    Aquele lance no fim…

Deixa um comentário