Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto volta a ser humilhado pelo Liverpool; Diogo Costa evitou derrota mais expressiva mas teve culpas em dois golos; Reds nem precisaram de forçar; Salah e Firmino bisaram, Jota esteve desastrado

FC Porto 1-5 Liverpool (Taremi 75′; Salah 18′ e 60′,  Sadio Mané 45′ e Firmino 78′ e 83′)

Terceira vez que o Liverpool vem ao Dragão desde 2018, terceira vez que impõe uma humilhação ao FC Porto. A turma de Conceição, que viu Pepe ressentir-se da lesão no aquecimento o que obrigou à estreia de Fábio Cardoso e ainda perdeu Otávio logo aos 13′, nunca conseguiu equilibrar o jogo e acabou por ser presa fácil para uns Reds, que nem forçaram. Diogo Costa ainda evitou alguns golos mas esteve mal na fotografia em pelo menos dois tentos, a defesa também meteu água com facilidade, e o meio campo foi dominado por Fabinho, Henderson e Jones. Valeu aos azuis e brancos um Diogo Jota desastrado, que desperdiçou várias vezes no último terço.

Destaques:

FC Porto: Derrota dura para os Dragões, que começaram logo a perder no aquecimento com a lesão de Pepe, ainda perderam Otávio, e acabaram por ter mais uma noite de pesadelo frente ao Liverpool. Sem o veterano central, a defesa portista andou aos papéis e cometeu demasiados erros, que, com outro acerto do adversário, poderia ter resultado numa humilhação histórica. Para isso também contribuiu Diogo Costa que, apesar de ter ficado ligado ao 2-0 e ao 4-1 de forma clara e também poder ter feito melhor no 1-0, fez inúmeras defesas, algumas de grande dificuldade, e impediu o dilatar do marcador. De resto, foi uma exibição infeliz de praticamente toda a equipa, tendo Corona, Zaidu e Uribe estado em especial destaque pela negativa. Na frente, Díaz não conseguiu fazer a diferença, Fábio Vieira também entrou muito mal e só Taremi foi conseguindo lutar e ganhar algumas bolas, marcando o tento de honra da turma de Conceição.

Liverpool: Vitória tranquila dos Reds, dando continuidade ao bom começo de temporada que a equipa tem vindo a fazer e estando já numa posição confortável rumo à qualificação. A equipa de Klopp nem precisou de muito para ir somando golos ao marcador, beneficiando das muitas borlas que o FC Porto ia concedendo, tendo pela negativa apenas o golo sofrido, numa das poucas vezes que deixou o adversário aproximar-se da sua baliza, e algum desperdício que impediram um resultado ainda mais gordo. Diogo Jota foi a cara principal desse desperdício, tendo travado um duelo particular com Diogo Costa e perdido 3 chances claras. Salah bisou e já vai com 8 golos na temporada, Mané também marcou e Firmino, que só entrou aos 66′, ainda foi a tempo de somar dois tentos à sua conta pessoal, enquanto o meio-campo com Fabinho, Jones e Henderson não deu qualquer hipótese. A defesa teve pouco trabalho e Alisson acabou por registar apenas uma defesa digna de nota.

XI FC Porto: Diogo Costa; Corona, Fábio Cardoso, Marcano, Zaidu; Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio, Luis Díaz; Taremi, Toni Martínez
XI Liverpool: Alisson; Milner, Matip, Van Dijk, Robertson; Henderson, Fabinho, Curtis Jones; Salah, Diogo Jota, Sadio Mané

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

60 Comentários

  • Kacal
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:53 pm

    Eu estava pessimista sobre este jogo e confirmou-se, mais uma goleada depois de 4-1 e 5-0 nos últimos 2 jogos disputados contra Liverpool no Dragão agora um 5-1. Pouco a dizer, este Liverpool é das equipas mais fortes do Mundo a nível ofensivo e simplesmente é muito melhor que nós, ponto. O trio Salah-Jota-Mane é muito complicado de lidar e com as ausências na defesa e o treinador a inventar (decidiu voltar a insistir no Zaidu, deve ter alguma coisa contra o Wendell só pode…) as coisas ficaram ainda piores.

    Foram 5 e até podiam ter sido mais porque o Liverpool esteve a um pouco mais de acerto de marcar mais 2-3, teve oportunidades para tal. Isto podia ter ficado uns 8-2 à vontade. Muita facilidade para o Liverpool em desequilibrar e sempre com espaço para tudo, depois com o resultado já avultado cometemos também alguns lapsos de concentração e falhas defensivas.

    Curiosamente a equipa deu alguma resposta ofensiva quando entraram Wendell e Vitinha, mas o treinador continua a não lhes dar continuidade está certo…

    Temo que o Diogo Costa possa ser visto como “bode expiatório” e o treinador aproveite para meter Marchesín, são estes jogos que fazem amadurecer um jogador e os erros fazem parte do crescimento, é preciso manter a aposta e dar-lhe confiança porque embora tenha cometido erros hoje também evitou uma goleada ainda maior com boas defesas.

    O mesmo para Fábio Cardoso que não esteve tão feliz mas é normal estando sem ritmo e sendo o 1º jogo dele neste nível, espero que o treinador não deposite nele as culpas todas e o descarte de vez.

    Depois o XI escolhido fez pouco sentido a meu ver. Primeiro insiste em mudar os laterais para a Champions dando a entender que João Mário e Wendell não servem quando mesmo assim com as mudanças levou 5. No caso do Wendell é bem melhor que o Zaidu mas muito! E o João Mário é um jogador diferente de Corona, a sua velocidade e raça pode ser útil contra jogadores tão rápidos como Mane sobretudo quando Corona está em baixo de forma e a fazer “frete”. Depois Toni Martínez para quê? Podia ter juntado Fábio Vieira ou Vitinha à dupla Uribe – Oliveira e metido Corona mais na frente a extremo com João Mário a entrar na lateral direita. Enfim tivemos ausências, tivemos um XI mal escolhido e tivemos um Liverpool muito melhor e mais forte, perdemos e bem. É focar no jogo da Liga dando resposta. Somos Porto!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:55 pm

    Um autêntico treino do Liverpool, FCPorto sem Pepe é um problema nestes jogos, a diferença de andamento é brutal..
    Mais uma vez péssimos jogos dos laterais e centrais e mesmo o Diogo Costa que é um grande GR cometeu vários erros, notou-se que não estava confortável com Marcano e Fábio a sua frente.. do lado do Liverpool foi um jogo tranquilo, Diogo Jota esteve em modo seleção e falhou golos atrás de golos..
    Neste grupo o Porto conseguirá olhar nos olhos de Milan e Atlético mas o Liverpool é de outro nível

  • offtopicguy93
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:57 pm

    Sérgio Conceição a demonstrar que não é um treinador nada de mais… péssima abordagem ao jogo! Tanto falou do liverpool na conferência que depois mostrou que afinal não sabia nada e que mal ou nada percebe disto!

    Então a tática para hoje era bater bolas no taremi e toni para depois tentar ganhar as segundas bolas e depois explorar o contra ataque? Ahaha que rir… chutão na frente para desequilibrar a equipa, e deixar o Liverpool explorar a profundidade depois… meu Deus!

    Fábio Vieira é um enorme jogador, Vitinha idem… a pedirem titularidade! Será possível? Caso contrário vendam os jogadores para eles evoluírem pois serão de classe mundial!

    Kloop a dar uma lição no dragão! Cincumm?

    • Rezet34
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:50 pm

      Um treinador que em jogos de champions já eliminou a Roma, Juventus, fez um grande partida contra o City em Inglaterra, quase que consegue eliminar o atual campeão europeu e que este ano só não ganhou ao atual campeão espanhol em Madrid por um detalhe, dizer que esse mesmo treinador não é nada demais não acho correto. Eu sei que é a tua opinião, mas não podemos desvalorizar e criticar um treinador por causa de apenas um jogo. Toda a gente sabe o real valor deste Liverpool, por isso o resultado não é supresa nenhuma

    • Rezet34
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:57 pm

      Aliás, pessoas como você já estavam à esperar do primeiro deslize do FC Porto na champions para vir criticar o treinador e as suas maneiras de abordar de jogo e desvalorizar todo o seu trabalho em anos anteriores

      • offtopicguy93
        Posted Setembro 28, 2021 at 11:17 pm

        mas o mas o meu amigo está mesmo crente que o SC é um grande treinador? Fazer uma grande eliminatória na champions ou dar luta a uma equipa como o atlético que pouco ou nada joga não quer dizer nada! Mais, essa juventus treinada histórico treinador pirlo, que curiosamente foi despedido no final do ano e ficou em quarto lugar… mais alguma coisa a dizer?

        Pessoas como tu, que não percebem nada de futebol e que as vitórias servem para assobiar para o lado no que toca aos problemas, é que não fazem falta! Sou benfiquista, e acho que o Porto merecia um treinador melhor, pelo menos mais capacitado taticamente e tecnicamente (pois apostar em jogadores evoluídos não é com ele, viva os maregas e jogo físico do chutão para a frente).

  • Mike The Kid
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:57 pm

    Que originais

  • Af2711
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:57 pm

    Esse Liverpool é uma verdadeira avalanche nos jogos contra o Porto. Falhas como a do primeiro golo, em jogos deste calibre não podem acontecer.

  • Abbas
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:58 pm

    O facto do Liverpool humilhar sempre o Porto devia ser estudado pelos clubes da liga, particularmente os dois rivais. A receita para ganhar ao Porto do Conceição é simples: ser mais intenso na reação à perda que eles. É uma equipa com lacunas na construção, ofensivamente com poucas dimensões, mas extremamente física, intensa e bem montada. Correndo mais e melhor que eles é possível anulá-los, depois é ter talento na frente para resolver. Por isso é que o Porto tem invariavelmente bons resultados contra equipas passivas (Atleti, Juve, Benfica…). Quando o Benfica foi intenso com eles no ano passado no Dragão, enquanto as pernas duraram, foi superior (e a jogar com o Pizzi!).

    • Mushy
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:20 pm

      É tudo tão fácil no papel…
      Se fosse fácil os que dão formação aos treinadores estariam todos a treinar os tubarões.
      Teoria é tudo muito fácil, na pratica durante o jogo muita coisa muda, isto não tipo um jogo de PC em que mete umas escolhas e dá sempre certo por ser algo linear.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:44 pm

      Não há jogadores em Portugal com capacidade para fazer o que o Liverpool faz ao Porto.
      Talvez aguentem 10/20 minutos naquele ritmo, mas depois as pilhas acabam e aí o Porto aproveita.
      Para não falar na qualidade individual para aproveitar todos os erros que o Porto comete.

      • Abbas
        Posted Setembro 29, 2021 at 12:40 am

        Óbvio que é preciso o pessoal certo. O Benfica tem vindo a trabalhar no sentido de munir a equipa com mais capacidade física mas ainda continua muito atrás.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:58 pm

    Demasiadas diferenças de qualidade.

    Esqueceram-se de dizer ao Diogo Jota que não era um jogo a contar para o Europeu.

  • MuchoG
    Posted Setembro 28, 2021 at 9:58 pm

    O Porto de Conceição mesmo com um suposto plantel fraco faz sempre boa figura na Champions, mas com o Liverpool saem sempre com o saco cheio.

    Jogo desastrado de Diogo Costa obviamente, com uma defesa quase nova com Fábio Cardoso, Marcano, Zaidu e Corona, a lesão de Otávio também não ajudou nada quando já não havia Pepe. Não conseguiram lidar com a velocidade e mobilidade do ataque do Liverpool e o meio campo perdeu até no físico que costuma ser o seu forte.

    O Liverpool era o papão do grupo e uma equipa noutra galáxia comparada com as equipas portuguesas, o Porto continua bem dentro da luta pela Liga Europa o que seria positivo num grupo tão forte.

    • Mushy
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:17 pm

      Futebol tem disto meu caro…há dias que corre tudo bem outros nem por isso..
      Plantel fraco em relação ao Liverpool sem dúvida, mas de resto não tem mau plantel para a tugalândia. Mas correu mau passa a ser um plantel fraco, nos bons resultados os jogadores são do melhor ;)

  • Gunnerz
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:00 pm

    Adorei o resultado.

    • lipe
      Posted Setembro 28, 2021 at 11:00 pm

      Comentário pertinente, saudável e que em muito enobrece e enriquece a discussão futebolística, parabéns.

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:02 pm

    A diferença de qualidade entre as duas equipas é abismal mas o Sérgio Conceição ainda quis aumentar ainda mais essa diferença ao colocar o Zaidu a titular e a jogar com apenas 2 homens no meio campo.
    Não há muito a dizer sobre o jogo uma vez que o Liverpool fez o que quis do Porto que tentou ao máximo aguentar o 0-0 mas o Zaidu decidiu oferecer uma prenda ao Salah.
    Os dois próximos jogos serão decisivos para mantermos a esperança de passar aos oitavos.

    Agora é começar a pensar no próximo jogo porque este já passou.

    Saudações DesPortistas!

  • DNowitzki
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:03 pm

    1. 5 golos sofridos em 4 erros.

    2. O Porto, hoje, poderia ter levado um saco cheio. Se a refrega ficasse num 8 ou 9 a 2 não seria surpresa perante o jogo jogado.

    3. Diogo Costa errou em 3 lances: no primeiro golo, na minha opinião, poderia ter feito mais, embora Zaidu tenha tido uma abordagem horrível; no segundo, contemplou a bola que passeou à sua frente; no quarto, saiu da baliza de forma absolutamente despropositada.

    4. O curioso é que, no final, quando se para para pensar um par de segundos, se fica com a impressão de que o Liverpool jogou de forma bastante tranquila, sem forçar grande coisa.

    5. Por mais que exista uma diferença assinalável entre as duas equipas, creio que o Porto deveria e poderia ter feito muito mais, visto que a exibição foi horrível.

    6. Creio que o comentador da TVI não é dos mais freteiros que vegetam por aí e diz o que pensa, porém o modo como falou do árbitro e da arbitragem na primeira parte foi doentio.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:40 pm

      Enfatizo o 4.º ponto. É mesmo isso, nem forçaram, simplesmente aproveitaram os erros do Porto. É sempre igual nos jogos no Dragão Porto-Liverpool. Têm um “adandamento” que o Porto não consegue acompanhar.

  • Bio
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:04 pm

    Bem, este Liverpool é mesmo o Nemesis do FC Porto na Europa. Parece que é a equipa que melhor consegue aproveitar a falta de qualidade na posse dos dragões sem sofrer com a habitual garra e entrega da equipa portista, ao contrário do que tem acontecido com outras equipas de topo europeu.
    O FC Porto esteve limitado pela falta de Pepe e pela falta de qualidade dos seus laterais (Corona é bom a lateral em jogos de projecção ofensiva), deixando a defesa num caco e pelas escolhas no mínimo duvidosas de Sérgio Conceição para o XI.
    Outra coisa que limitou muito o FC Porto foi a propensão para a queda fácil patrocinada pelas arbitragens habituais do campeonato português, que depois criam maus hábitos aos jogadores das nossas equipas e que a este nível não dão hipótese, especialmente contra equipas demolidoras como esta.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:04 pm

    Bem foi duro, o Liverpool nao6deu qualquer hipótese. Aquela defesa do Porto hoje foi do pior que já vi, tantas perdas de bola, tanta hesitação, o resultado poderia ter sido mais expressivo ainda. Se ao Fábio ainda se percebe porque estreou-se hoje, o Marcano ser o capitão daquela equipa… que jogador tão fraco. Corona também sofreu imenso defensivamente, não era jogo para ele.

    Também muito mal o Sérgio Conceição a mexer na equipa, percebeu-se a inclusão do Toni Martinez para segurar um pouco a bola, mas a bola mal lhe chegou e o Porto teve imensas dificuldades na saída de bola, pediam-se outras soluções. A saída precoce do Otávio também não ajudou nada, o Fábio Vieira entrou mal.

    Daquelas noites que nada correu bem, terão que recompensar noutras.

  • Pormenor Tatico
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:13 pm

    O Conceição é sempre comido pelo Kloop, sim, a qualidade individual é diferenciada, mas a nível coletivo também, os portugueses são quase sempre comidos pelos alemães.

  • carlos costa
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:14 pm

    Diogo Costa hoje com 3 abordagens de amador, devem-lhe sair caras.

    Zaidu é tão ridículo que nem há palavras.

    O jogo do Porto é medonho, não conseguem fazer 3 passes seguidos, nem em condução são bons.

    • Bio
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:29 pm

      Além do segundo e do quarto golo, qual foi a outra abordagem amadora do Diogo Costa?
      Ele teve uma má noite, sem dúvida, mas ainda conseguiu fazer algumas defesas interessantes. Eu pessoalmente considero que é um bom GR e que tem futuro.

  • Il Codino Divino
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:23 pm

    Espero que o S. Conceição não queime o Diogo Costa e o tire no próximo jogo. Errou em dois golos e começaram logo a apontar as câmaras para o Marchesín, como se este não tivesse também os seus erros.

    Ao Diogo e ao Porto faltou Pepe, que limpa muita coisa, acrescenta liderança e posicionamento (seu e dos colegas). Podiam perder na mesma, mas acredito que a história seria diferente.

  • Bruno Cunha
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:32 pm

    O culpado tem um nome: Sérgio Conceição

    Muda um monte de elementos titulares e ainda muda o sistema tático! Este foi dos piores 3-5-2 que já vi montados na vida…

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:32 pm

    Péssimo jogo da nossa parte, resultado justo.

    Se tantas vezes se elogiou o dedo do treinador na equipa portista, desta vez foi o primeiro culpado. Má abordagem tática. Todos sabemos que o Liverpool tem uma transição ofensiva vertiginosa mas para isso acontecer precisam dos lançamentos por parte dos jogadores do meio campo ou da pressão destes para recuperar a bola em zonas adiantadas. Como tal, o jogo pedia um 4-3-3 que não se veio a verificar e com isso estivemos sempre mais perto de perder do que de ganhar porque a bola raramente estava em nosso poder. Depois a escolha dos jogadores também foi errada, que irei dissecar posteriormente.

    Ainda com 0-0, mais uma péssima notícia. A lesão de Otávio. É neste tipo de jogos que o luso-brasileiro mais falta faz pela sua capacidade de pressão, de grande compromisso com a equipa e, quando em espaços reduzidos, conseguir sair da pressão sem perder a bola, algo que nos faltou para respirar.

    Depois a maioria dos golos surgem pelos seus extremos que, como todos sabíamos, têm tendência aos movimentos interiores (a largura é dada pelo lateral). Não só nos faltou um pivot defensivo (Grujic) como assim se notou que os defesas laterais têm sido a nossa maior lacuna nos últimos tempos. Não há volta a dar que não temos nenhum jogador diferenciador nestas posições.

    Individualmente:
    – Diogo Costa. No seu terceiro jogo da época de elevado grau de dificuldade, os primeiros erros. Não sei se por já haver Marchesín no banco mas acusou a pressão. Apesar de ter feito defesas que impediram um resultado maior (podíamos ter sofrido uma goleada mais histórica, tal a facilidade com que criaram oportunidades), tem culpa em 2 golos. No último é completamente incompreensível a sua saída da baliza.
    – Corona. Nota-se que a cabeça não está cá. Ao contrário de jogadores que já estiveram nesta posição de acabar contrato, Corona não parece ter o compromisso necessário para ser titular. Não só não desequilibrou como não acrescentou. E um ou dois cortes (o que fez no jogo) não é mais do que se pede a um defesa direito.
    – Fábio Cardoso. A primeira grande surpresa. Mesmo tendo sido desvalorizado na conferência de imprensa, não acredito que tenha sido por aqui que o Porto perdeu. Para primeiro jogo, no Dragão e contra um Liverpool, não inventou e com isso não teve erros de maior. Tem azar no ressalto do último golo mas acho que não mancha a exibição menos cinzenta contrastando com o resto da equipa.
    – Marcano. Miserável. Na ausência de Pepe e Mbemba (e que falta fizeram, principalmente o primeiro), pedia-se que fosse o comandante da defesa. Não só não comandou o que quer que seja com não acrescentou nada defensivamente. No 2º golo é quem coloca Mané em jogo (Corona e Diogo também têm culpa), no 3º fecha muito dentro deixando as costas completamente vazias, no 4º falha a abordagem deixando-se antecipar por Firmino, fora os inúmeros passes longos errados. Tendo o Liverpool dois centrais e 1 trinco muito altos, não entendi o porque da insistência neste tipo de passes principalmente quando não tem qualidade para tal. Podemos acusar Zaidu (falo a seguir) e Diogo, mas para um jogador experiente como Marcano (mais de 200 jogos no Porto e 80 nas competições europeias), penso que tenha sido o pior jogador em campo.
    – Zaidu. Num jogo onde passa mais tempo a defender do que a atacar é quando se notam mais as suas lacunas, quer de posicionamento, quer, principalmente, técnicas. Um jogador que treina há ano e meio no clube, já devia ter mais dedo da equipa técnica, tanto que o primeiro golo é todo culpa dele. Não entendo a gestão dos defesas esquerdos e aqui a culpa é toda do treinador. Wendell entrou melhor mas numa altura em que o jogo já estava partido pelo que apenas acrescentou uma melhor gestão da posse e uma melhor leitura no envolvimento ofensivo.
    – Uribe. Roto. Está completamente de rastos com a péssima gestão que tem sido feita da sua condição defensiva. Como tal, não consegue ser o jogador que acrescenta dimensão ao miolo, nem defensivamente, nem na pressão ao portador. Grujic veio acrescentar poder mas o jogo estava partido e nesse caso não é o jogador ideal para correrias.
    – Sérgio. Após uns jogos no banco, teve o prémio pelo desempenho no último jogo mas não acrescentou. Não criou desequilíbrios, não acrescentou compensações, não acrescentou qualidade na marcação das bolas paradas. Vitinha fez muito melhor. Houve progressão em velocidade (e com isso algumas perdas próprias da idade e da vontade), houve passes de rutura, houve aproximação à área (por pouco não faz golo).
    – Otávio. Fez falta. Fábio Vieira teve bem e mal. Não é jogador de linha, não tem compromisso defensivo para jogar na ala nem posicionamento para acompanhar o lateral, mas a partir do momento que passou para o meio, acrescentou qualidade ao último passe (o golo é exemplo) e perigo a jogar entre a linha defensiva e do meio campo do Liverpool. Sem tanta preocupação defensiva e numa posição central é um jogador diferenciador.
    – Diaz. Tentou. Tentou. Tentou. Mas esteve muito longe dos terrenos que mais gosta e muito desapoiado. Uma coisa é definir nos últimos 30 metros, outra é ter que correr 60 metros e ainda ir definir nestes 30. Resguarda-se das preocupações defensivas em acompanhar sempre o lateral (estratégia ou cansaço?) e desta vez também não marcou na única oportunidade que teve. Pepê nem chegou a entrar no jogo, principalmente a jogar na ala contrária à sua preferida (não seria preferível João Mário ou Chico Conceição?)
    – Toni Martinez. Um peixe fora de água. O jogo não o pedia, só apenas para bater contra os centrais e não tem as características para jogar de costas ou esticar na profundidade (ganhou 1 canto a fazer isto) mas não era jogo para ele e como tal foi menos um.
    – Taremi. O meu terceiro destaque (a seguir a Fábio e Vitinha). Correu, lutou, nunca virou a cara à luta, tentou de todas as formas, batalhou mas esteve sempre muito desapoiado e foi, normalmente, mal servido. Na única grande oportunidade que teve, o seu sentido e matreirice fez com que marcasse um golo.

    Resta levantar a cabeça e continuar a lutar. O objetivo principal é o campeonato e as taças internas e na Europa ainda está em aberto o apuramento para a Liga Europa (não acredito mas temos mais 1 ponto que o Milan).

    Saudações desPortistas.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:36 pm

    Em conversa com o Estigarribia noutro post, dizia-lhe que os grandes da nossa liga estão tão acostumados a jogarem em 30 metros contra equipas que se limitam a lutar pelo ponto, que depois quando defrontam equipas maiores ou de igual valia e têm que discutir o jogo, ou não sabem, ou apanham capotes de meia noite.

    Dos grandes o Porto ainda é a equipa que fruto da sua competitividade mais e melhores resultados consegue.

    Mas hoje foi dia de capote e diga-se até foi curto e a humilhação podia ter sido bem maior.

    Moral da história, é certo que estamos na segunda jornada, mas a prestação dos grandes portugueses na principal prova é até à data miserável.

    Em dois de 4 jogos Porto e Sporting encaixaram 10 golos em casa!

    Amanhã há toda uma expectativa para ver o que consegue o super plantel do Benfica contra o pior Barcelona dos últimos 20 anos, mas é factual que em 18 jogos contra equipas do big 5, JJ conquistou apenas 3 vitórias…

    Veremos se a tendência da prestação miserável das equipas tugas se mantém, mas esperava mais. Bem mais.

    • Nunop
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:53 pm

      Tem sido má a prestação sim mas a verdade é que o Porto empatou (e podia ter ganho) em casa do campeão espanhol e hoje não tinha os dois melhores centrais sendo um deles Pepe que é um jogador fabuloso ainda a nível mundial.

      O Benfica só fez um jogo e foi superior (se bem que podia ter perdido no último minuto por duas vezes).

      O Sporting jogou 2 jogos sem o melhor jogador ofensivo e a única fonte de golo daquela equipa, e um deles sem o melhor central e capitão.

      Acho que tem sido má sim, mas tb temos tido azar…Pepe, Pote, Coates, Mbemba de fora, não tem ajudado.

      • Mushy
        Posted Setembro 29, 2021 at 3:15 am

        Nunop esqueceu-se de dizer que para além de Pote jogou sem os dois centrais titulares.
        Tendo um plantel mais limitado as coisas complicam ainda mais, como se viu com o Porto que atrás também não tem tanta solução como do meio campo para a frente.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:55 pm

      Flávio,

      Á medida que recebia as notificações do jogo do Porto só me lembrava dessa nossa conversa. Os grandes jogam jornada após jornada no campeonato contra autocarros e jogos mais competitivos são derbys da Segunda Circular, clássicos com o FC Porto, jogos com o Vitória de Guimarães, SC Braga e Famalicão.

      Espero que isto seja um abre olhos para que haja uma mudança na competitividade do nosso campeonato. Mas tenho cá para mim que tudo ficará na mesma como a lesma ?

      Saudações Leoninas

      • offtopicguy93
        Posted Setembro 28, 2021 at 11:12 pm

        Famalicao? Lol… talvez as deslocações à madeira ou aos Açores num passado recente…

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Setembro 28, 2021 at 11:22 pm

        O Famalição, Estigarribia? O último classificado? Seriously?

      • Manel Ferreira
        Posted Setembro 28, 2021 at 11:30 pm

        Não tenho a certeza que haja essa correlação enorme. Isso parece-me conversa de circunstância. Simplesmente, o Liverpool é muitíssimo superior a qualquer clube português, joguem estes contra autocarros ou não. Meter a “culpa” nos clubes pequenos chateia-me um pouco.

        Também podemos argumentar que jogar contra autocarros difíceis de desmontar prepara bem os clubes para jogos internacionais, no sentido em que lhes dá mais “engenho” e criatividade do que apanhar equipas que descurem completamente a defesa (que parece ser o desejo de muita gente, não digo que seja o vosso, mas lá que se vê isso…). O Porto podia apanhar equipas suicidas no Tugão que continuava a ter os problemas defensivos que mostrou contra o Liverpool.

        Simplesmente, não gosto nada desta conversa de que a “culpa” é dos clubes pequenos, cujos orçamentos são muitas vezes ainda mais desequilibrados em relação aos grandes portugueses, do que estes em relação aos tubarões (porque ir de 10M para 100M é “pior” do que ir de 100M para 900M já que não dá para comprar assim tantos bons jogadores ao mesmo tempo).

        Oa grandes tugas que aprendam a fazer autocarros também. Olha, o Porto fez no ano passado contra o City. Mas aí ninguém se lembrou de bater nos pequenos…

        • Flavio Trindade
          Posted Setembro 29, 2021 at 12:07 am

          Manel, não disse que a responsabilidade é dos clubes pequenos.

          Há clubes “pequenos” que não se remetem à defesa durante 90m e jogam olhos nos olhos com os grandes.

          O mal é das propostas de jogo de alguns treinadores que acham que é bom para o cv deles empatar um jogo com um grande quando na realidade perdem 2 pontos com esse pensamento.

          Aliás és de um clube que nos acostumou a não prestar vassalagem a ninguém e que com essa atitude foi campeão nacional e chegou longe na Europa.

          Nada tem a ver com a dimensão do clube mas sim com a atitude dos mesmos.

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 28, 2021 at 11:08 pm

      Há de facto muita falta de equipas a pressionar alto em Portugal (nestes jogos até dos GR se sente muita falta de experiência a sair a jogar).

      Mas bater no Jesus neste post nem faz sentido. Nem percebo os critérios que usaste:

      18 jogos? Tenho quase a certeza que Jesus fez mais jogos que isto contra equipas Big 5

      A não ser que equipas Big 5 não te estejas a referir a ligas mas sim a um conjunto de 5 equipas escolhidas por ti.

      Mas vamos assumir que são equipas das 5 melhores ligas. Só assim de cabeça na primeira época de Benfica Jesus vence Everton 2 vezes e Liverpool. Só ai já estariam 3 vitórias mas também há vitórias contra Juventus ou Tottenham por exemplo.

      Mas , e como não quero estar a verificar todos os jogos da carreira de Jesus, faço te a ti uma pergunta: Dos jogos contra grandes equipas qual foi o jogo que sentiste “o Jesus neste foi dominado”?
      Assim de cabeça só me lembro de um: o Leverkusen de Schimdt.

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 29, 2021 at 12:22 am

        Estou a falar apenas em jogos de Champions Bruno.

        Para que conste as únicas vitórias foram precisamente contra equipas francesas.

        Lyon, Psg e Monaco.

        Se contabilizares as big4 tem zero vitórias.

        Sim já empatou com o United ou até com o Barcelona (onde foi dominado nos dois jogos…não foi só com o Leverkusen).

        Só como termo de comparação até Rui Vitória ganhou um jogo frente ao Atletico na sua estreia na Champions…

        Na realidade a única grande vitória de Jesus na Europa foi contra a Juventus na Liga Europa…

        • BrunoAfonso 12
          Posted Setembro 29, 2021 at 2:38 pm

          O Benfica foi dominado em Camp Nou frente ao Barça? De facto eles tiveram mais bola (o normal), mas se formos ver as estatísticas, o Benfica foi muito mais perigoso que o Barcelona.

          Se falares do jogo da primeira volta, aí concordo contigo, mas quanto ao jogo da 2º, isso é mentira.

          Foram quatros jogos que o Benfica do JJ foi totalmente dominado na Champions, Hapoel, PSG, Barça e Leverkunsen.

          https://www.uefa.com/uefachampionsleague/match/2009572–barcelona-vs-benfica/

    • Abbas
      Posted Setembro 29, 2021 at 12:55 am

      Três? Custa seriamente a crer. Mas não surpreende que alimente a narrativa de que será humilhação se o Benfica não conseguir ganhar ao Barça. Até parece que o Dembelé sozinho não paga quase esse “super plantel” do Benfica inteiro.

    • Mushy
      Posted Setembro 29, 2021 at 3:25 am

      Na mouche!!
      Vocês tem razão, os 3 grandes passam 80% do campeonato a jogar contra equipa que apostam no empate e no contra ataque, depois chegam à europa e apanham um chapada de futebol.
      A forma e a mentalidade deste Porto a jogar talvez ajude a explicar as boas prestações.
      Em relação ao Benfica, joga em velocidade o que pode também dar resultado, mas tem tido dificuldades contra equipas mais equilibradas por alguns momentos do jogo, sendo que a qualidade individual depois faça a diferença, mas na LC pode ser a morte do artista.
      Em relação ao Sporting, acho que estão muito verdinhos. Se em Portugal já tem dificuldade em marcar e jogam com meio campo a 2 com alas subidos, chegam à europa e os alas não sobem tanto e passam a defender a 5 com 2 no meio campo onde são sempre dominados.

      Em portugal as coisas não irão mudar, porque as equipas não querem mudar essa mentalidade pequena. E quando algumas tentam ser diferentes, muitas vezes faz diferença com resultados positivos ou então são goleadas, por isso vão pela segurança de defender e jogar no erro e contra ataque

      • Manel Ferreira
        Posted Setembro 29, 2021 at 3:38 pm

        Ou se calhar é mais fácil culpar os clubes pequenos/médios – sim, Flávio, é o que alguns daqui estão a fazer, mesmo que não seja o teu caso – do que simplesmente admitir que os tubarões europeus são muito superiores e que os grandes tugas lá fora são Marítimos na melhor das hipóteses. Percebo que fere o orgulho de adeptos que estão habituados a ser tratados como reis cá dentro e lá fora têm de ser pequena nobreza, mas é mesmo assim.
        E não há vergonha nenhuma nisso. Os clubes portugueses fazem bem melhor lá fora do que seria de esperar para o país que temos. Outros países mais populosos e ricos davam tudo para ter o registo que os portugueses têm lá fora.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:36 pm

    É sempre o mesmo filme contra o Liverpool, mudam os jogadores no Porto, mas a história é igual.
    Começar até bem, não conseguir marcar, sofrer um golo de m*rda e acabar a mamar golos em todos os erros que a equipa comete.

    Jogar sem laterais não ajuda.

    Uribe e SO desastrados.

    Diogo Costa no melhor e no pior (tem culpa em 3 golos, no primeiro defende para o meio da área, no segundo deixa a bola passar para o Mané e no quarto sai-se pessimamente). Serviu para ver 2 coisas, tem imensa qualidade e muita inexperiência. A experiência só se adquire a jogar e a cometer erros. Espero que o Sérgio entenda isso e não o queime, porque o Marche com mais 10 anos de idade é capaz de num jogo mau cometer número igual de erros.

    Fábio Cardoso nem esteve mal. É verdade que não se viu muito dele (à exceção de um ou outro bom corte), mas num jogo em que o Porto cometeu tantos erros defensivos, nenhum ter vindo dele é positivo. Não percebo porque é que só se estreou hoje, tendo em conta as exibições do Mbemba e do Marcano ao longo da época.

    Era óbvio que o Porto precisava de ter entrado com 3 médios de início, apostou no Otávio a ajudar no meio no momento defensivo, mas a lesão do luso-brasileiro estragou tudo. Espero que a lesão não seja grave, faz muita falta ao Porto.

    E pronto, que venha o Milan a seguir. Se o Porto quer sonhar em jogar a Liga Europa é obrigatório ganhar. Numa exibição mais inspirada e com melhores escolhas no XI do Porto, é possível.

    • Paulo Ribeiro
      Posted Setembro 28, 2021 at 10:54 pm

      Sou dos maiores críticos de Conceição e da sua insistência em “filhinhos” em detrimento de jogadores de qualidade diferenciada como são Fábio Vieira e vitinha…
      Mas tem de me dizer qual foi o mau jogo do marche onde ele cometeu três erros do género destes…
      Marche é um líder nato, um grande profissional, tem muita experiência e neste momento é melhor guarda redes do que Diogo Costa…
      O Diogo tem um potencial tremendo e acredito que se torne num guarda redes melhor do que o Marche é, mas isto é o Porto… Jogam (ou pelo menos deviam) os melhores, tenham 20 ou 30 anos, venham da Argentina ou da formação

      • De Carvalho
        Posted Setembro 29, 2021 at 5:08 pm

        Concordo com este coment

        Fabio Cardoso já a muito que deveria ser o 3ºcentral.

        Diogo Costa cometeu erros é verdade mas não é a ir já para o banco que vai melhorar.

        Má abordagem do jogo pois faltou um médio com capacidades defensivas para ajudar a defender ainda por cima sem PEPE

        Não faz sentido Corona continuar a jogar enquanto a vontade dele não é essa.

        Jogos de Champions tem de jogar os que estiverem melhor fisicamente / mais experiencia

  • GoldenFCP
    Posted Setembro 28, 2021 at 10:39 pm

    Nao façam do Porto um Sporting na LC. Um levou 5 do Ajax, outro do Liverpool. Sao diferenças, alem de que o Porto ja se provou varias vezes nos ultimos anos com equipas fortes.
    Quanto ao jogo, resultado esperado. 2 medios é pedir goleada. Sem Pepe e com Otavio a sair logo aos 10m o processo defensivo foi todo ao ar. Perdemos as segundas bolas todas, a somar a erros tipicos daquele tipo numero 12 que alguns dizem que é jogador de futebol e ainda erros medonhos do Diogo Costa que da forma como o SC queima jovens tem banco á espera no proximo jogo.
    Nao tou preocupado. Porto sempre foi isto na era SC com o Liverpool. Klopp come-nos bem sempre, alias os Alemaes comem sempre os portugueses nao interessa os nomes ou ocasioes. Ja tinhamos derrota esperada, mas criamos um enorme problema por causa dos golos sofridos. Espero pelo menos 3 pontos nos 2 jogos que faremos com o Milan para ver se da pra ir ao menos á liga europa

    • NunoLFC
      Posted Setembro 29, 2021 at 5:07 pm

      Isso dos 3 pontos nos jogos com o Milan não é assim tão simples. É que isso dá para ir à Liga Europa… assumindo que o Milan perde outra vez com Atlético e Liverpool. O que me parece difícil. Se o Liverpool faz 4 pontos com o Atlético vai entrar em San Siro com a qualificação no bolso e rodará a equipa. Meio caminho andado para o Milan levar 3 pontos. E mesmo que também entre em Anfield com a 2ª equipa contra o Porto, acho muito mais difícil o Porto ganhar em Anfield do que o Milan vencer o Liverpool em San Siro.

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Setembro 29, 2021 at 2:24 am

    O VM apresenta, e bem, os 11 iniciais dos jogos. E é fácil de perceber os resultados. O Porto tem ZERO jogadores deste nível, e o Liverpool tem 11. O resultado é lisonjeiro. No jogo do Sporting é parecido, com a excepção que os jogadores do Porto ainda têm nível para uma Liga Europa e metade do 11 do Sporting nem para a Conference League tem nível.
    O Porto costuma fazer a diferença na atitude, mas hoje não conseguiu. Também não choca. Por norma é um bónus, hoje falhou.
    Pelo plantel, só o Benfica (e por ser contra ESTE Barcelona) poderá fazer uma “fineza” mas, se não a fizer, alguém vai bradar aos céus? Há 3 equipas portuguesas na Champions; são 3 plantéis e 3 treinadores. Desses, só um plantel tem qualidade para lá andar e um treinador PODERÁ vir a ter qualidade para lá andar. É lidar.

    • Kacal
      Posted Setembro 29, 2021 at 12:02 pm

      Metade do XI parece-me excessivo. Jogadores como Adán, Coates, Pedro Porro, Rúben Vinagre, Palhinha, Matheus Nunes, Sarabia e Paulinho não discutiam um lugar no XI do Porto? São 8. Para mim, sim.

      O Ajax não sendo um Liverpool é uma equipa que tem feito boas campanhas na Champions recentemente e que tem jogadores de grande nível. Além disso tem um bom treinador e jogam bom futebol.

    • porra33
      Posted Setembro 29, 2021 at 12:06 pm

      Entretanto o Sheriff tem 6 pontos anulando por completo toda a narrativa deste comentário.
      O Benfica tem plantel de Champions, isso quer dizer o quê? Para passar a fase de grupos?
      O Porto é que tem um plantel de Liga Europa tendo ido aos quartos de final o ano passado? Com o tal treinador que sistematicamente tem boas prestações na Europa?
      O Sporting tem um plantel menos exuberante mas tem plantel para ir longe na Liga Europa .
      Um comentário meio alucinado, mas o user Parrinha vai na volta e sai-se com umas pérolas

      • NunoLFC
        Posted Setembro 29, 2021 at 4:58 pm

        O Benfica não tem plantel de Champions. Já teve. Quando teve Ramires, Di María, Aimar, Saviola, Cardozo, Luisão, Garay, Coentrão, Witsel, Enzo, Javi García, Matic. Aí sim, tinha planteis de Champions. Agora? Tem plantel de Liga Europa e nem é dos mais fortes. Parem de sobrevalorizar o plantel do Benfica. Estamos mesmo a comparar o Everton e o Darwin ao Aimar e ao Saviola? Comparar o João Mário ao Ramires ou ao Witsel? Comparar Rafa com Di Maria? Seriously?

        • Abbas
          Posted Setembro 29, 2021 at 6:00 pm

          Olhando para a melhor equipa do Vitória (quartos de final, disputa até à última com Bayern) e para a melhor do Jesus (final da LE, dominante na final), comparando com a atual:
          – Oblak e Ederson imensamente superiores a Ody;
          – Maxi Pereira e Nelson Semedo superiores a qualquer um que lá esteja agora;
          – Garay melhor que qualquer central atual, Luisão de 13/14 melhor que todos exceto Veríssimo, Lucas, Ota e Vertonghen melhores que Lindelof e Jardel;
          – Siqueira melhor que qualquer LE, Eliseu mais completo que Grimaldo mas é ela por ela;
          – Matic muito superior a Weigl, Weigl e Fejsa muito diferentes, no prime do sérvio mais ou menos do mesmo patamar com o alemão um pouco por cima talvez;
          – Enzo e Renato muito superiores a João Mário;
          – Salvio no auge superior a Rafa, Rafa superior a Markovic e a Guedes naquela primeira época de RV (explode na seguinte);
          – Gaitán melhor que qualquer extremo esquerdo atual por muito;
          – Lima e Rodrigo do mesmo patamar do Yaremchuk, Jonas, Mitroglou e Jimenez superior aos 9s atuais (embora não seja o maior fã do grego).

          Diminuição de qualidade assombrosa.

        • porra33
          Posted Setembro 29, 2021 at 6:59 pm

          Como reparaste estava a perguntar ao user acima e não a dar a minha opinião. Eu concordo com a tua análise e acho que o plantel do Benfica permite chegar a uns quartos de final de Liga Europa com um sorteio “normal”. E tenho muitas dúvidas que lá chegue. Champions então é absurdo. Teria plantel para passar na fase de grupos se tivesse um grupo extremamente favorável, mas há equipas maiores com as quais se pode bater eventualmente.

          Discordo no entanto de alguma vez o plantel do Benfica ter sido de Champions. Houve alguns jogadores de classe mundial mas que nós damos muito valor agora mas na altura eram projectos de jogadores. Ederson, Ramires, Matic e Enzo por exemplo na altura não eram o que passaram a ser uns anos depois. Nem nessa altura o Benfica tinha estofo de Champions como se comprovou, tendo passado uma vez a fase de grupos. Nem nessa altura houve estofo para sequer pensar o Benfica disputar um jogo taco a taco com os colossos europeus.

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 29, 2021 at 12:42 pm

    Queria também deixar uma palavra aos adeptos portistas.

    Se tantas vezes já foram criticados, e na sua maioria com razão, por os seus actos ou palavras, é também de louvar o desportivismo no aplauso aquando da substituição de Diogo Jota mesmo estando a perder 5-1.

  • henry14
    Posted Setembro 29, 2021 at 1:08 pm

    Pois é. Isto é o Liverpool de Jurgen Klopp. Que tantas vezes vejo ser subestimado. E deu 5 ao Porto, como podiam ser 8 ou 9.
    Com tanta comentário que ouvi na TV parecia que estavam a falar de um jogo de 2 equipas do mesmo nível. Mas não, a diferença é simplesmente surreal.
    Sou o primeiro a dizer que o Porto é MUITO MAIS competente que os restantes clubes portugueses na Champions mas não façam deles aquilo que eles não são. Quem mete o Zaidu a titular na Champions não merece mais. E Diogo Costa?? Ai se fosse o Vlacho a fazer aquela exibição, eram centenas de comentários aqui. Neste ficamo-nos pelas dezenas.

Deixa um comentário