Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto vs Sporting – Frente-a-Frente: Hélton ou Rui Patrício?

O 1º e 2º classificado, as únicas equipas que ainda não perderam, as melhores defesas e os 2 melhores ataques da prova até ao momento. Em suma, estão reunidas as condições para um grande clássico. FC Porto e Sporting, defrontam-se, dia 27 de Outubro, pelas 19h45. Um duelo que promete e que poderá, apesar de estamos apenas na 8ª jornada, ter um impacto decisivo no desfecho do campeonato. Os azuis e brancos se vencerem “cavam” uma distância pontual de 5 pontos para os principais rivais (vantagem que por norma os dragões não desperdiçam), já os leões em caso de vitória saltam para o 1º lugar da Liga, numa fase em que já defrontaram as principais equipas (até final da 1ª volta Braga, Benfica e Porto ainda jogam entre si, o que vai permitir ao clube leonino, caso cumpra nos seus jogos, ganhar distância). Como tem sido habitual, o Visão de Mercado  não podia ficar indiferente a um dos principais clássicos do futebol português e como tal, vai questionar os leitores sobre qual o melhor jogador em cada posição, confrontando o provável 11 de cada lado do campo. Começando pela baliza, um confronto histórico entre os 2 principais guarda-redes na nossa Liga nos últimos anos. Os estilos são diferentes, mas o registo até ao momento é igual: apenas 4 golos sofridos. Melhor guarda-redes: Hélton (FCP) ou Rui Patrício (SCP)?

105 Comentários

  • The River Ramones
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:03 pm

    Hélton é, a meu ver, ainda o melhor guarda-redes da liga. Apesar de continuar a dar os seus frangos anuais, é o melhor guarda-redes em Portugal a jogar com os pés, ao qual se junta uma agilidade acima da média e segurança a sair aos cruzamentos, algo que falha em muitos guarda-redes a jogar por cá. É mais fraco que Patricio entre os postes, mas a diferença não é assim tão significativa.

  • António Domingues
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:08 pm

    Helton. Os dois são bons com as mãos mas Helton é possivelmente o melhor do mundo a jogar com os pés, de tal maneira que a sua confiaça é por vezes demasiada. Mesmo arriscando demais em alguns lances, nunca comprometeu com os pés. O Rui Patricio é mais novo e poderá no futuro ser melhor que o Helton, mas neste momento Helton é superior.

  • Guilherme CERV
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:10 pm

    Sinceramente acho o rui patrício melhor apesar de o helton ser igualmente bom , o rui tem um reflexos incríveis o helton um team play que poucos GR tem , acho o helton perfeito para o porto da mesma maneira que o patricio assenta que nem uma luva no meu SCP , neste duelo vao ser postos a prova os dois , espero eu …. SL

    • Biscoito Avatar
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:24 pm

      como é que alguém é melhor que outro igualmente bom?!

    • João Bernardo
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:59 pm

      O que o Guilherme quis dizer é que são os dois bons mas acha o Rui Patrício melhor!

    • Guilherme CERV
      Posted Outubro 16, 2013 at 3:03 pm

      O rui patricio é melhor apenas porque o que ele ja passou , ou seja , ja passou por todo o tipo de pressões e em muitos jogos foi ele o elo que segurava o jogo , o helton em termos de pressão acho-o menos seguro porque neste momento apesar do porto estar muito bem no campeonato nao tem a segurança de outros tempos nomeadamente no meio campo , que a meu ver é o que dita uma defesa eficaz , e sao igualmente bons em termos desportivos tendo diferenças em certos aspectos , no entanto faço a diferença no aspecto Pressão (jogar em casa, tri-campeão , logo estar sujeito a uma grande responsabilidade) , espero ter esclarecido :) , SL

  • João Lemos
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:11 pm

    Claramente os 2 melhores GK´s da liga…mas 2 GK´s muito diferentes, no entanto, por pequinissima margem, prefiro Patricio.

  • Frederico
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:11 pm

    São dois guarda-redes em grande forma. Penso que ambos têm muito respeito no balneário, o que para os gr é sempre muito importante.

    Acho que o Patrício está no princípio de o que pode ser uma enorme carreira enquanto o Helton está no fim do que foi uma carreira muito positiva.

    Relativamente a qualidades técnicas, passando pelo jogo de pés em que Helton é claramente melhor, às saídas a cruzamentos, defesas 1×1, lançar contra-ataques, amarrar com segurança, manchas e saídas aos pés do adversário, acho que o Patrício neste momento está um passo acima, e daqui a dois/três anos vai estar muito mas muito acima.

  • Guerreiro
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:13 pm

    RP….o helton é bom mas o futuro é verde

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:15 pm

    Os dois guarda-redes têm estado bem no campeonato, o Hélton teve apenas culpa num golo frente ao Atlético de Madrid. Patrício também esteve mal frente a Israel.
    Escolho o Hélton devido ao simples facto de o achar mais seguro/experiente, dá mais tranquilidade à equipa e tem melhor jogo de pés.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:19 pm

    Vão começar as discussões ridículas que estragam estes posts…

    Para mim são praticamente do mesmo nível, são os dois melhores guarda redes do campeonato, embora com características bem diferentes.. escolho o Helton, porque para mim, à muito que é o melhor guarda redes do nosso campeonato.

    Helton

  • Kacal
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:24 pm

    São dois guarda-redes de muita qualidade, se fosse para escolher para o futuro, seria o Rui Patrício, mas, neste momento, o Helton é o melhor GR a jogar em Portugal, é superior ao Patrício em jogo de pés e jogo aéreo (todos cometem erros), no resto são equilibrados, é mais experiente e é, sem dúvida, a minha escolha actualmente.

  • slb1994
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:26 pm

    No duelo entre os dois melhores Guarda Redes do Campeonato, escolho Helton

  • Diogo
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:30 pm

    Claramente o Rui Patricio é melhor!

    • Antonio Silva
      Posted Outubro 16, 2013 at 1:10 pm

      Adoro estes comentários. Claramente o Fulano, pq eu digo! so faltou dizer que quem nao tiver a mesma opiniao nao percebe nada de futebol!

      Em relaçao ao post, sao os melhores GR da liga, nada parecidos mas em nivel identico, embora ache que o helton esta uns furinhos acima. Mas se fosse possivel bem que "trocava" o helton pelo patricio para a baliza do Porto, ainda e novo e no Dragao ainda podia evoluir mais. Espero que um dia chegue aos 15 melhores do mundo!

    • Biscoito Avatar
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:28 pm

      "Claramente"… Eu acho que têm uma qualidade semelhante, estando Helton num patamar ligeiramente superior devido à maior segurança que dá à equipa e ao facto de não comprometer com os pés (Rui Patríco está para melhorar esta aspecto há anos!).

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:42 pm

    reflexos na linha = Patrício
    com os pés = Helton
    tranquilidade = Helton (apesar de Patrício ter melhorado muito neste aspecto)
    nas bolas paradas = nenhum deles é muito bom

    Prefiro o Helton, porque é mais confiante em situações apertadas, mas as vezes irrita-me ve-lo tentar fintar o Cardozo ou fazer cabrito ao David Villa… Patrício nestes casos 'não inventa'

    Pedro

  • Paulo Miguel
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:48 pm

    Na minha opinião o Helton é à largos anos o melhor guarda redes do nosso campeonato. Patricio e Helton cada um com os seus pontos fortes/fracos, mas para mim: Helton.

  • André Pinto
    Posted Outubro 16, 2013 at 12:59 pm

    Boa tarde,

    Dizer que um destes dois guarda redes é "claramente" superior ao outro é de rir. Gostava de ouvir essas pessoas dizerem o porquê dessa conclusão. Sou sincero sou Portista, sempre o disse (ou dei a entender) em todos os meus comentário. O Helton é um guarda redes de grande nível, com bons reflexos, excelente a sair a cruzamentos, entre outras coisas. Tal como o Rui Patricio. Alguns aspectos um é superior ao outro, tal como o contrário. Agora dizer claramente, implica que algum dos dois, é superior em quase tudo ou tudo ao outro.
    O Rui é mais certinho, o Helton gosta de risco (desde já quando joga com os pés). O Helton para mim tem uma vantagem que os outros (apesar deste ano, eu não acreditar que se vai superiorizar), que é o facto de nos jogos grandes, ele fazer grandes jogos. Eu costumo ver os clássicos e Derbys entre grandes e noto bastante isso. Mas também é certo, que se o dia está mau para ele, dá uns frangos de todo o tamanho.

    A minha opinião é que estamos a falar de dois enormes guarda redes, mesmo a nivel mundial, tendo poucos ou nenhuns superiores a eles. Eu gostava que quando o Helton acabasse a carreira, que o substituto fosse o Rui, apesar de saber que neste momento é impossível. Enfim, conclusão, para mim não há nenhum que seja melhor que o outro. Acredito, que se vai ver mais Rui (no Dragão não poderá haver outra ideia, é o Porto que lá manda), mas acredito que vamos ouvir falar bastante do Helton.

    Espero um bom jogo e que possível que o Porto ganhe. Espero também que não haja confusão, apesar dos presidentes tanto gostarem de "queimarem" o ambiente.

    Cumprimentos,

    André Pinto

    • Mah Med
      Posted Outubro 16, 2013 at 1:18 pm

      e pena o visao nao ter sistema de likes senao tinhas o meu ! em relaçao aos presidentes esta conversa nem devia ter começado, uma idiotice, e em relacao aos redes subcrevo, mas essa que porto ganhe estragou tudo ehehe, tem tudo para ser o melhor classico dos ultimos anos e que ganhe o sporting!

    • Guilherme CERV
      Posted Outubro 16, 2013 at 1:24 pm

      Nem mais , partilho da tua opinião , apenas discordo com um pequeno pormenor , acho o patricio melhor (este ano) apenas porque a pressão que ele sofre e sofreu é gigante comparada com a do Helton , neste principio de epoca quem esta com pressão é o Porto neste caso Helton , porque sao os tri campeões e porque finalmente o sporting joga com o porto pelos mesmos objectivos iniciais , a conquista dos 3 pontos e o primeiro lugar, o Sporting vai jogar sem pressão pelo estatuto que infelizmente tem e que é obvio , e acho muito mais dificil o lugar pouco habitual em que helton se encontra , uma defesa que mostra algum nervosismo e um meio campo em reformulação ( que neste caso ainda nao soube fechar a defesa como no passado o fazia impecavelmente) , em suma , quem vai estar em evidência vai ser o helton a meu ver :) , SL

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 16, 2013 at 1:27 pm

      Bom comentário. Apenas se "despistou", quando disse que a nível MUNDIAL "há poucos ou NENHUNS (?) superiores a eles".

      Quer ver que anda tudo a dormir e os 2 melhores guarda redes do mundo jogam em Portugal? Não exageremos… mas concordo quando diz que é ridículo alguém escolher entre um e outro "sem dúvida".

    • andatudoadormir
      Posted Outubro 16, 2013 at 1:32 pm

      Sim, é ridículo alguém escolher o melhor entre os dois GR mas não é ridículo achar o Cedric muito melhor que o André Almeida…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:37 pm

      andatudoadormir,

      A diferença entre o Cédric e o Almeida, é que um é titular e o outro suplente… um fica-se pelo equilíbrio defensivo, o outro arrisca mais (acaba por errar mais também) e é mais ofensivo.. basicamente tendo em conta os 2 jogos que a selecção tinha, Portugal tinha a ganhar mais em jogar com o Cedric… agora também se formos sinceros, nem um nem OUTRO, com uma selecção de alto nível como a nossa selecção já teve, são jogador para estar na selecção (pelo menos actualmente).

      Não tenho muitas dúvidas que Cédric pode/vai chegar a um nível mais elevado que o André Almeida, mas o tempo o dirá…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:57 pm

      e que nao viessem falar do benfica. falem do que e tratado nos posts.

    • André Pinto
      Posted Outubro 16, 2013 at 3:25 pm

      Bem obrigado pelas respostas desde já. Normalmente comento só o post, mas desta vez vou sair à regra. Obrigado a todos. LuisRafael, sejamos sinceros eu considero estes dois de classe mundial. Normalmente é dificil um clube grande dar muito dinheiro por um guarda redes. O Helton começou a dar-se no Porto, já com alguma idade, ou seja ainda mais dificil dar dinheiro por ele. Acho que o Helton era ideal para um Barcelona (devido unicamente ao estilo de jogo e à segurança) e não vejo o Rui Patricio atrás dum De Gea. Para mim o melhor guarda redes da atualidade (melhor em forma e a jogar) é o Courtois. Magnifico os jogos dele, o que ele desenvolveu no Atlético. E talvez o Neuer seja o segundo. Depois vendo todos os campeonatos (sem contar com o Inglês), não vejo um guarda redes que dê tanta segurança quanto estes, mas é a minha opinião. Secalhar exagerei a dizer quase nenhuns, mas sinceramente, eu ano após anos só sinto um desconforto em relação ao Helton, na altura do "frango" anual, tirando isso, ele é que me dá a "segurança". Em relação ao Patrício, ele em forma é quase impossível de ultrapassar.

      Outro aspecto, quais as selecções que vêm cá ver os jogadores ou os clubes? Todas as semanas estão cá todos, mas ninguém leva. Vejamos, Alex Sandro não é convocado nem para amigáveis no Brasil. Será que fica atrás do Marcelo? Se fica, não é por muito. Digo o mesmo do Danilo, acho que ele é capaz de fazer algo na selecção, enfim… Então o Fernando, venham dizer o que quiserem, mas para mim na actualidade é o melhor médio defensivo brasileiro da actualidade. Eu nem falo em outros. Luis sinceramente acredito que há jogadores na nossa liga que podiam fazer boa figura num Real Madrid, Chelsea, Barcelona, Manchesters, Arsenal, etc.

    • Santos
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:17 pm

      Ora bem… gosto da sua ideia.
      Apesar de ser mais modesto na análise, a verdade é que Helton e Patricio são de qualidade idêntica (nada é igual) mas características diferentes… o mesmo acontece com cada posição do jogo, nem todos são bons para todas as funções e tácticas mas podem ter qualidade idêntica.

      Para um Barcelona onde o GR também participa na construção de jogo Helton é óptimo e Patricio não, para um Real que se expõe e é muitas vezes apanhado em contra-ataque um GR que seja bom no 1vs1 e saídas a cruzamentos como Patrício seria óptimo. (Basta ver o porquê de Mourinho apostar na melhor capacidade de sair aos cruzamentos de Diego Lopez invés de Casillas)

      Isto é quase como uma "mania" portuguesa de que tudo se que faz cá, ou neste caso joga cá, não é bom, ou não é bom o suficiente para outros níveis…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 16, 2013 at 11:20 pm

      MosqueteiroSLB,

      Se o Benfica foi falado, foi porque um BENFIQUISTA veio comentar sobre o André Almeida num post em que se devia falar do Patrício e Helton.

      Vocês e a mania dos antis… acham-se mesmo superiores

  • Zapata
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:03 pm

    Helton.

  • Mah Med
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:10 pm

    rui
    danilo
    mangala
    otamendi
    alex sandro
    fernado
    adrien
    carrilho
    w.eduardo
    j.martinez
    montero
    jogo em 4-4-2 na baliza honestamente nao ha grandes diferenças mas como adepto vou pelo rui(mas o helton mas lhe fica a dever nada)gosto mais do estilo!
    danilo :e sr 17m e jogador de seleçao brasileira(mas meta se a pau que o cedric ta a crescer a olhos vistos)
    mangala: adoro este estilo de jogador forte rapido agil melhor central do campeonato!( espero que fokobo chegue ao nível deste)
    otamendi: classe superior a ao Maurício!
    alex sandro: grande qualidade mas se não se esforça mais o jefferson ainda lhe passa a perna atenção…
    Fernando este tipo de jogador num dia bom ninguém o para! craque. William não lhe fica a dever muito mas uns anos e nao sei…
    adrien: acho ser discutível mas na minha opinião o português e melhor que o belga, o português tem uma melhor remate, e e um jogador mais completo o belga e jogador de equilíbrios
    Carrilho superior a qualquer extremo do FCP
    Wilson pelas estáticas e pelo o que varela não fez
    fredy:7j e 9g muita qualidade
    jakson melhor avançado em portugal!
    treinador Leonardo jardim! trabalho fantástico!

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 16, 2013 at 3:01 pm

      Comparar Fernando a William Carvalho é no mínimo ousado.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:35 pm

      William e Fernando…Depois acusam-me de inventar delírios Sportinguistas…

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:46 pm

      De facto é preciso alguma coerência. William foi aposta de Leonardo Jardim (ainda quando 90% dos adeptos do Sporting CP suspiravam por Rinaudo!) e tem-se revelado acertada: não tem comprometido, conquistou estatuto de titular e é um jogador importante no actual 11 base do Sporting CP.

      Compará-lo a Fernando chega a ser um ultraje!

    • Mah Med
      Posted Outubro 16, 2013 at 6:23 pm

      se calhar nao me fiz comprender, verdade seja dita utilizei as palavras erradas o que quis dizer foi que fernando e craque e um jogador que pessoalmente enche me as medidas , mas em relaçao ao william apenas quis dizer que a continuar a este nivel chegara a vontade ao nivel de fernado ao quem sabe ultrapassa lo apenas isso!
      sr ricardo ricard ja vi que gosta de picardias e provocar mas eu pessoalmente nao pretendo entrar por esse caminho porque em 11 votaçoes dei 6 votos no fcp (ainda admito helton) e peço lhe nao entre com esse tipo palavreado comigo!

  • NFM
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:21 pm

    helton claramente apesar de Patricio ser o 2 melhor

    • KingLeao
      Posted Outubro 16, 2013 at 7:57 pm

      Claramente? Voto em RP desculpem mas nao vi o Helton nestes ultimos 2 anos a fazer aqueles defesas fantasticas que me habituo a fazer, o RP tem se destacado mais estes ultiimos anos o Helton sem duvida o melhor a jogar com os pes, agora no resto acho o RP superior nao e so porque teve aquele discuido que ja e flop e so para nao comparar as idades o Helton esta no fim de carreira e o RP ainda mal comecou apesar de ja ter tantas epocas como titular, continuo achar o RP de Top nao e so porque nao e bom com os pes que deixa der ser para mim esta no Top15 ou Top 20 de melhores GR do mundo sem duvida.

      SL

  • Nuno
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:36 pm

    Perdoem-me se sou conservador, mas ainda acho que jogar com os pés é um acrescento, e não uma qualidade fundamental num GR. A principal função do homem é impedir que os outros metam a pelota na rede, e para isso pode usar as mãos, o peito, ou qualquer outra parte da anatomia.
    Aliás, o Helton é muito bom a jogar a líbero, mas os adeptos do Porto não ganham para o susto, e alguns deles já devem ter prrecisado do desfribilhador durante os jogos.
    Em termos técnicos, acho o Patricio mais forte entre os postes, e em especial nas manchas. O Helton é mais forte nos cruzamentos (embora tenha facilitado duas vezes frente ao Atl. Madrid), e é mais forte como "defesa", ou seja a ir cortar bolas colocadas nas costas da defesa, pois joga adiantado e é rápido. Porém, o Patrício está a evoluir neste aspecto (nos últimos jogos fez cortes na entrada da área nesse tipo de bolas).

    • Antonio Silva
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:00 pm

      Vou ter de discordar. No Futebol moderno é muito importante um guarda-redes saber jogar com os pés. Antigamente é que havia a ideia que o GR só servia para agarrar a bola, agora é muito diferente. Dentro do que disse, é verdade que o helton causa alguns calafrios a nação portista, mas é preciso olhar para os aspectos positivos tb. Ao "jogar" a libero, sem bola: o Helton permite a defesa subir muito mais no terreno, realizando a pressão alta ainda mais à frente no terreno, basta ver o número de bolas batidas em profundidade que ele ganha
      com Bola: permite ao porto fazer o seu jogo de posso com mais facilidade, pois haverá sempre superioridade numérica no meio campo defensivo mesmo com a subida de um dos laterais.
      Neste momento, para um GR, não saber jogar com os pés e factor de exclusão!

    • Nuno
      Posted Outubro 16, 2013 at 3:35 pm

      Há dois pontos diferentes: um, é jogar a líbero,permitindo a defesa subir; aí o Helton é melhor, mas não por muito. Outro, é jogar com os pés, ou seja, colocar a bola jogável nos colegas; aí Helton é muito, muito melhor.
      Mesmo assim não concordo que seja factor de exclusão; os GR medem-se pelo modo como enchem a baliza. Não estou a ver ninguém dizer, "desculpa lá oh Buffon, mas não sabes jogar com os pés, temos aqui o Helton que é melhor". É uma mais-valia, mas não é dos requisitos mais importantes, na minha opinião.

  • Nuno
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:39 pm

    O Helton decide nos derbies, mas tem enterrado a sério na LC. Por mais que uma vez comprometeu.
    O Patrício, não sei se é forte nos grandes momentos, mas no Euro perante a Espanha, estava lá a manter o zero.
    De resto, concordo com tudo.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:50 pm

    Helton melhor guarda redes actuar em Portugal. Rui Patricio melhor guarda redes portugues.

    #pedritsh

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:53 pm

    E sim, o Helton é o melhor guarda redes do mundo a jogar com os pés, seguido do Valdes.

    #pedritsh

    • DannyMontero
      Posted Outubro 16, 2013 at 4:34 pm

      ui que essa até deu para chorar.
      Patricio é melhor que helton claro nao ha as minimas duvidas nem discussão e quando tiver a idade dele…

      É o meu onze
      Rui Patricio
      Danilo
      Otamendi Mangala
      Sandro
      William
      Adrien
      Andre Martins ou Lucho
      Carrillo
      Montero
      Jackson

      Coletivamente neste momento o sporting esta a jgr melhor futebol mas o os outros teem mais individualidades.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:28 pm

      O Fernando está castigado/lesionado? Se não estiver é sem duvida nenhuma a piada do ano.

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:48 pm

      Muito sinceramente não consigo perceber que critérios subjazem à escolha de William em detrimento de Fernando. Na minha opinião não há um único item em que William supere Fernando.

    • DannyMontero
      Posted Outubro 16, 2013 at 6:05 pm

      opiniões!

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2013 at 7:09 pm

      Pois,eu também posso preferir o Ola John ao Cristiano Ronaldo.

    • porquinhodaindia
      Posted Outubro 16, 2013 at 7:14 pm

      Válidas de preferência.

    • Johnny W.
      Posted Outubro 17, 2013 at 9:38 am

      Gostei do não há minimas dúvidas que o Patricio é melhor que o Helton. Amei a do william ser melhor que o fernando e nem sei como reagir À do Andre Martins ou Lucho ( como se a qualidade fosse a mesma). Outro ponto interessante, é que toda a gente tem vindo a desvalorizar os alas portistas em detrimento de carrillos e eduardos…pode ser que sejam esses "renegados" que resolvam o jogo no dragão…

  • Mendes
    Posted Outubro 16, 2013 at 1:56 pm

    Para defender uma baliza de futebol escolho o Helton. Para sócio duma churrascaria escolho o Rui Patrício, apesar de o Helton também não dar um mau sócio.

  • MightyThor
    Posted Outubro 16, 2013 at 2:41 pm

    Lamento fazer um reparo mas… "uma das mais recentes rivalidades da nossa Liga"?????

    Tudo bem que o Sporting tem estado abaixo do seu lugar nos últimos anos mas tratá-lo como se não existisse para um pouco desrespeitador para uma instituição com a dimensão e história do Sporting Clube de Portugal.

    Quanto à pergunta, creio que é uma questão de gosto pessoal. Eu prefiro o Rui Patrício, mas aceito a opinião contrária porque o Helton também é um guarda-redes enorme.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2013 at 2:59 pm

      penso que ai se referem a quebra de relaçoes entre as duas equipas. basta ver pelos discursos dos dois presidentes. antes nao havia disto. nao tem a ver com a qualificaçao.

    • DannyMontero
      Posted Outubro 16, 2013 at 4:39 pm

      uma das mais recentes rivalidades???
      O Porto é que se deve achar rival do sporting e n o contrario até porque
      Antes do porto ganhar o primeiro titulo ja o sporting era grande a par do benfica!
      Para nao falar que o sporting é o melhor clube portugues os titulos dizem tudo e 2 melhor da europa!

    • MightyThor
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:35 pm

      A frase "uma das mais recentes rivalidades da nossa Liga" vinha no texto inicial, algo que entretanto foi alterado por "um dos principais clássicos do futebol Português". Daí o meu reparo no comentário anterior.

    • Czarli
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:57 pm

      DannyMontero, lá por seres de tenra idade não justifica que não possas fazer uma pesquisa no Google e ver que o FCP ganhou o 1º troféu futebolístico que se disputou em Portugal. Aliás já o Porto tinha 3 Campeonatos Nacionais ganhos quando o SCP ganhou o seu 2º.

    • Johnny W.
      Posted Outubro 17, 2013 at 9:59 am

      Czarli concordo plenamente. Este DannyMontero deve ter os seus 15 anos. Desde que eu nasci, ha 23 anos, vi o Sporting ganhar 2 ou 3 campeonatos o benfica outros tantos e o Boavista 1. De resto foi tudo um festival azul e branco. Chamem-lhe corrupção ou o que quiserem. Vi o porto ganhar uma champions, uma uefa, uma intercontinental e uma liga europa. Vi o meu clube sagrar-se pentacampeão. O argumento corrupão torna-se curto perante tal esplendor e currículo vitorioso. Queria acrescentar ainda que o Sporting não é o melhor de portugal nem o 2 melhor clube da europa como voce diz. É o clube com mais títulos o que é bastante diferente. Também quando os resultados desportivos futebolísticos são tão precários é normal que o clube se vire para outros desportos onde não há tanta concorrência interna. (Já que em futebol, Porto 74, Slb 69 e SCP 45). O único desporto que o SCP domina em Portugal é mesmo em atletismo, ai sim, vocês são os maiores. Tem mais 120 títulos que o Porto, no entanto, acredito, que raros são os sportinguistas que alguma vez os viram ou festejaram…Portanto antes de engolir toda a argumentação que os Oliveiras e costas usam para desculpar os fracassos futebolísticos, pense, e não faça copy paste dessas mesma ilusões. Olhe eu como portista nem o considero rival, é tão meu rival como um Arouca, um Gil Vicente, um Trofense…

  • porquinhodaindia
    Posted Outubro 16, 2013 at 2:56 pm

    Hélton é o melhor guarda-redes a actuar em Portugal e seguramente um dos 15 melhores do Mundo.
    Rui Patrício é indiscutivelmente o melhor guarda-redes português da actualidade.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Outubro 16, 2013 at 3:01 pm

    a minha escolha recai para helton. ambos sao fortes entre os postes, mas helton apresenta mais confiança, se bem que de vez em quando deve dar alguns sustos aos adeptos do porto. helton e superior com os pes, e penso que a equipa do porto e superior em bolas paradas, o que entre os dois guarda-redes, patricio nao e tao forte.

    helton, mas nao por muito

  • Diogo
    Posted Outubro 16, 2013 at 3:10 pm

    Helton
    Danilo
    Otamendi
    Mangala
    Alex Sandro
    Fernando
    Adrien
    Lucho
    Carrillo
    Montero
    Jackson Martinez

  • Carlos Alves
    Posted Outubro 16, 2013 at 4:02 pm

    Apesar de o Helton continuar a ser um Bom Guarda-Redes,Rui Patrício é melhor, não fosse um dos 10 melhores Guarda Redes do Mundo.
    1 – Neuer
    2 – Petr Cech
    3 – Buffon
    Casilhas; De Gea; Handanovic; Patricio; Valdes; Lloris; Courtois

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2013 at 4:06 pm

      Patricio melhor the Valdes, Lloris e Courtois? Nem no FM….

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2013 at 4:58 pm

      Deveria haver limite para a clubite… que Patrício tem valor e que tem vindo a crescer de ano para ano isso é indiscutivel agora dizer que é um dos 10 melhores da Europa?? Hello a Europa ñ tem apenas 20 equipas (de topo)! Para lá chegar 1º devererá tornar-se no melhor GR da nossa liga que para já ainda é o eterno Helton mas Rui dentro de 2 anos lá chegará se as coisas continuarem a correr assim.

      cmba

  • Filipe
    Posted Outubro 16, 2013 at 4:25 pm

    Unica posiçao onde o Sporting ganha.

  • João Francisco
    Posted Outubro 16, 2013 at 4:31 pm

    Apesar do Helton não vigorar no meu top-5 dos melhores guarda-redes do campeonato nacional, a minha escolha recai para o portista.

    Helton é melhor que o Patricio.

    E não nos podemos esquecer de uma coisa, Portugal não se classificou directamente devido apenas e só a um acto suícida provocado pelo senhor Rui Patricio.

    • Santos
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:06 pm

      Sim, porque isso interessa imenso para o jogo que vai acontecer… Helton contra o Atlético de Madrid esteve simplesmente brilhante…

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:27 pm

      Então quer dizer que nem Helton nem Patrício,para si, fazem parte do top 5 dos melhores guarda-redes do capeonato nacional? Acho que está aqui alguma coisa errada.Ou então interpretei mal a sua afirmação…

      Afonso Luis

    • Nuno
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:48 pm

      Eu ia jurar que Portugal não se apurou directamente porque empatou 2 (!!!!) vezes com o colosso Israel e em casa com a poderosa Irlanda do Norte.

    • Nuno
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:50 pm

      O meu top 5 é:

      Artur
      Oblak
      Paulo Lopes
      Jose Sa
      Mika

      sem clubite

    • David Gomes
      Posted Outubro 16, 2013 at 6:06 pm

      "sem clubite" claro, meter os gr titular e suplente do benfica nas 1as posições e deixar de fora os de sporting e porto é completamente normal. uma opinião é uma opinião mas há limites. vá-se lá entender esta gente

    • Ball8
      Posted Outubro 16, 2013 at 6:46 pm

      David Gomes chama-se ironia…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2013 at 9:17 pm

      eu considero o primeiro comentario descabido. e obvio que neste momento os dois melhores gr da liga portuguesa sao rui patricio e helton. gostaria tambem de referir, que sim, rui patricio ofereceu um golo a israel, mas nao foi por isso que nao tivemos o apuramento directo. frangos todos dao.

      quanto ao comentario do nuno por 4 gr do benfica… mas alguem falou do benfica? por ele expressar a sua opiniao quer dizer que e do benfica? ate pode ser, assim como pode ser do estoril, assim como do braga. mas so vem benfica a frente. sempre a mandar bocas parvas.

    • luis fae
      Posted Outubro 16, 2013 at 10:16 pm

      Quanto a "frangos" só tenho uma opinião, só os dão os grandes guarda redes, nos outros que por ai andam acaba por ser normal, veja-se o Roberto aquilo ja nem eram frangos para mim como benfiquista ja era algo a que estava habituado.

      Quanto ao post, claramente os dois melhores guarda redes a actuar em Portugal, com muita pena minha porque gostava de ver um guarda redes do meu clube nesse lote. A minha escolha vai para Helton

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 4:54 pm

    HELTON aos seus 35 ainda é o melhor GR da liga portuguesa!
    Elasticidade, reflexos e jogo de pés impressionantes, é razoável nas saídas a cruzamentos (onde talvez seja menos vistoso) e também nos penaltis é "discreto" (sñ já teria saído para um tubarâo á muito!). Patrício está cada vez melhor beneficiando de já vários anos ao mais alto nível e de ter sido titular desde muito jovem mas na minha opiniâo ainda ñ está ao nível de Helton (embora o seu valor de mercado seja maior pela sua juventude/margem de progressâo). Diria que neste momento é melhor que o Helton só no capítulo dos penaltis.

    Carlos

  • Tiago Neves
    Posted Outubro 16, 2013 at 4:57 pm

    helton !!!

    embora rui patricio ter um grande futuro , helton em condiçoes normais é melhor , por isso o meu voto vai para o brasileiro

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 4:59 pm

    Helton, clubismos á parte!

    Torpedo de Moscovo

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:02 pm

    Helton

    Gusto

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:03 pm

    Acho que ainda ganha o Helton, meu voto vai para ele.

    Vasco

  • Santos
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:05 pm

    É a escolha mais difícil dos últimos anos…

    Helton mais experiente e melhor a sair da baliza, Patrício melhor no 1vs1 e cruzamentos/cantos.
    Para mim é Patricio.

    (Não fosse o erro de Patricio na selecção e não havia nem metade dos comentários…)

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:24 pm

      Melhor em cruzamentos? Viste o jogo de ontem? Cruzamento para a pequena área e o Patrício nem vai à bola,bastante habitual.

    • Santos
      Posted Outubro 16, 2013 at 5:47 pm

      Viste o jogo contra o Atlético ?
      Entre os dois acho Patrício melhor nos cruzamentos que Helton… mas sou eu.

    • João
      Posted Outubro 17, 2013 at 2:34 pm

      Santos por favor liste outro golo que o Helton tenha sofrido por sair mal dos postes. Se conseguir, claro está. O Patrício fica muito aquém do Helton a sair dos postes, é a seguir ao jogo de pés o atributo que mais distingue os dois e em que Helton leva clara vantagem.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 17, 2013 at 3:07 pm

      Ainda hoje saiu no jornal que o Patrício está a receber treino especifico em cruzamentos…

    • Antonio Silva
      Posted Outubro 17, 2013 at 5:51 pm

      Santos, ja vi que coerencia nao e o seu forte!
      Primeiro diz que nao deviamos ter em conta o erro do patricio frente a israel e logo depois bem falar do jogo do helton em madrid…
      Quanto ao sair dos postes, não tenho duvidas, como maior parte dos leitores que helton e superior. Ele domina a pequena area

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:12 pm

    Ao dia de hoje e ñ para montar uma equipa de Fifa / FM acho sinceramente que comparando a fundo ambos nos vários aspectos e momentos de jogo o melhor é: HELTON

    frosques

  • Fabiuh_21
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:19 pm

    Os dois melhores GR da liga, são os dois bons, nenhum deles é muito bom, ora escolhendo entre os dois provavelmente escolheria Helton pela experiência e penso que de certa forma transmite mais confiança à defesa que Rui Patricio, mas este é o "duelo" mais complicado entre as duas equipas.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:38 pm

    Apesar de ser sportinguista, e de gostar muito do Rui, escolho Helton.Para mim é o melhor guarda-redes brasileiro, e acho estranho não ser opção regularmente na canarinha( até podia não ser titular, devido à presença de Julio César, mas pelo menos ser convocado).

    Afonso Luis

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Outubro 16, 2013 at 5:56 pm

    Helton.

  • Euclides!
    Posted Outubro 16, 2013 at 6:29 pm

    Ser-se guarda-redes de uma equipa como o Porto em Portugal é optimo, sofre-se menos golos que os outros, principalmente porque nunca há penaltis, off-sides por assinalar ou faltas perigosas marcadas junto a área…
    logo qualquer "bom" guarda-redes se torna acima da média no Porto..

    o Fenómeno "Baia" foi muito feito a custa dos números que na prática revelam o quê? que ao Porto nos últimos 30 anos ,nunca foi fácil marcar golos, agora se isso é pelo Porto ter os "melhores" guarda-redes? Não sei… acho que não… acho que é por outras coisas…

    O Patrício não só é melhor que o Helton agora, como é um guarda-redes ainda jovem que pode evoluir até aos 30 anos, que é quando os guarda-redes atingem a sua plenitude!

    na minha óptica é muito mais complicado ser-se guarda-redes do Sporting, joga-se contra mais adversários, há normalmente mais faltas assinaladas perto da área, e por isso Patrício já salvou mais pontos ao Sporting do que própriamente Helton ao Porto…

    Helton joga bem com os pés? os guarda-redes devem ser bons é a defender, melhor que o Helton a jogar com os pés éra o Ricardo ex-titular da selecção, e nos cruzamentos era uma nódoa, alias o Helton nos cruzamentos também não é grande espingarda, basta ver o ultimo jogo da Champions em que fica muito mal no golo do empate do Atlético!

    dito isto, Patrício poderá ajudar o Sporting a fazer um bom resultado no Dragão, mas jamais será por Helton que o Porto fará um resultado positivo, pois toda gente sabe quais são as "mais valias" daquela equipa…
    e como se diz, no Porto os jogadores vão entrando e saindo, mas as vitórias essas nunca deixam de ser entregues…

    Patrício é o melhor guarda-redes Português, o Helton é um guarda-redes QB

    • Antonio Silva
      Posted Outubro 16, 2013 at 10:31 pm

      Bem, com tanta azia misturada aos seus pseudo-argumentos sem fundamentos nenhuns, acredito seriamente que ninguem o leve a serio

  • Ball8
    Posted Outubro 16, 2013 at 6:52 pm

    Apesar de ser benfiquista, nada me custa admitir que estamos perante os 2 melhores Gr da Liga. Estes 2 deixam a concorrência a milhas.

    Para mim, Helton ainda é melhor que Patricio. O meu "tipo" de GR é mais do género do Patricio (mais semelhante a Buffon e Cech por exemplo), são GR menos espetaculares, menos ágeis, mais altos, que não fazem defesas para a fotografia, mas que são seguros e enchem a baliza. Helton vai mais na linha de um Valdés, GR mais espetaculares, fortes técnicamente, ágeis e com uma propensão para a fotogenia assinalável.

    Ainda assim neste momento helton para mim é superior, Patricio será melhor daqui a uns anos. E em 3º lugar já agora, coloco José Sá, que considero muito bom mesmo.

    SD

    • Suspeito do Costume
      Posted Outubro 17, 2013 at 2:11 pm

      Concordo inteiramente com o seu comentário, alias, nem me admirava nada ver o Sá na seleção AA a titular dentro de 2 anos, será o novo Damas/Bento ?

  • Tomás
    Posted Outubro 16, 2013 at 7:19 pm

    Rui Patricio

  • Tiago Ferreira
    Posted Outubro 16, 2013 at 7:54 pm

    Os dois melhores guarda-redes do campeonato, como já foi dito. Escolho o Helton, e o factor de desempate é o jogo de pés.

  • Filopez
    Posted Outubro 16, 2013 at 10:22 pm

    Helton sem duvida, tem o melhor jogo de pes DO MUNDO (estou a ser o mais sincero possivel e nao me falem em valdes que é bom mas nao é superior ao Helton nesse aspetcto). Helton comanda muito melhor a defesa (o Rui Patricio nao tem grande perfil de lider) e é um excelente "libero". O Rui Patrício parece-me melhor entre os postes ainda assim nao o acho sinceramente nada de outro mundo e nao mostra grande segurança. O Sportinguista ainda vai evoluir ja o Helton nao…ainda assim desconfio que o José Sá pode em breve ser o nº1 da nossa seleçao e também acho que se o SCP apostar no Marcelo ainda iriam ter uma grande surpresa (pelo positiva).

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 16, 2013 at 10:39 pm

    Helton.

    Até ao momento,

    GR: Helton

  • Dag
    Posted Outubro 17, 2013 at 9:02 am

    É claro que depois do jogo com Israel a maioria dos votos estará condicionada… anyway.

    Rui Patrício

  • Zé Maria
    Posted Outubro 17, 2013 at 9:46 am

    rui patricio
    danilo, mangala, rojo (aqui nao posso por o otamendi pelacagada que tem feito) e alex sandro
    William Fernando e Adrien (2 defensivos, mas nao consigo tirar um!)
    Montero Jackson e Carrillo

  • Pedro Miguel
    Posted Outubro 17, 2013 at 4:29 pm

    O Helton transmite uma tranquilidade com os pés de outro mundo, por vezes fintando os avançados contrários.

    Mas de resto é em tudo inferior ao Rui Patrício, este, penso que possa ser um dos 15 melhores GR do mundo, apesar de não ter o "Hype" dos outros todos está certamente inserido nesse lote.
    É de algum modo surreal continuar a ver pessoas a achar o Helton superior ao Rui Patrício quando este já demonstrou vezes sem conta ser o melhor GR a actuar em Portugal.

    Gostava no entanto, de ouvir a opinião do VM acerca desta discussão, talvez um futuro post?

    Cumprimentos

Deixa um comentário