Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Zé Luís assinou até 2023

O que fica a faltar aos azuis e brancos? Nakajima será o senhor que se segue e Luis Díaz também está bem encaminhado.

Zé Luís foi oficializado como reforço do FC Porto, tendo assinado um contrato até 2023. O avançado, internacional cabo-verdiano, de 28 anos, chega aos azuis e brancos proveniente do Spartak Moscovo, onde apontou 35 golos nas últimas 4 épocas. Recorde-se que Zé Luís já passou pelo SC Braga, onde coincidiu com Sérgio Conceição, Gil Vicente e Videoton.

120 Comentários

  • Bluerock
    Posted Julho 5, 2019 at 6:09 pm

    Se estes nomes se confirmarem ainda falta um GR caso se confirme a saída do Casillas, um lateral (poderá ser o Tomás Esteves caso mostre qualidade na pré-época, ou o regresso de Rafa Soares), um médio para o lugar do Herrera, e um Avançado para colmatar a mais que provável saída do Marega ou do Soares

  • Xyeh
    Posted Julho 5, 2019 at 5:38 pm

    Quando vejo pessoal contente com o Zé Luís penso que a exigência dos portistas desceu a pique, Zé Luís, Soares, Fernando Andrade e Marega não têm qualidade para o Porto, o Aboubakar já teve tantas lesões que por muito que eu goste dele não vamos tirar mais dele, vai ser jogador para 20 jogos por época a correr bem.

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2019 at 7:12 pm

      Não é contente com a vinda do Zé Luís, é contente por achar que é um bom avançado e um “upgrade” a Marega e Soares. Fernando Andrade não deve colocado nesse lote porque é muito fraco. E o Zé Luís considero melhor que os outros dois. Dentro do possível, é uma boa opção. O problema é que os avançados de outro nível custam muito dinheiro e outros provavelmente não querem vir. Basta ver quanto custou o RdT ao Benfica.

    • AngeloGJ
      Posted Julho 5, 2019 at 6:49 pm

      A nível mundial não há grandes avançados de forma geral, repara que os avançados das equipas de top na sua maioria não marca mais de 20/25 golos numa época, ou seja a nível mundial o leque de grandes avançados/pontas e’ muito reduzido e o FCP sendo um grande clube europeu num campeonato pouco competitivo não vai fugir à regra e conseguir um super avançado, primeiro porque não há, segundo porque aqueles que são mais ou menos bons o FCP não tem guita para os contratar, terceiro, há alguns jovens na casa dos 19 a 22 anos que teem potencial para vir a ser bons acabaçados MAS em contrapartida os valores pedidos por esses miúdos e’ demasiado alto para uma equipa portuguesa, e’ demasiado elevado para aquilo que eles ainda não mostraram e e’ demasiado elevado para uma equipa que gere mal o algum dinheiro que consegue, portanto avançados de 23/24/25 anos com qualidade extra ordinária há poucos e para o bolso do FCP menos ainda, os miúdos de 18 a 21 anos poucos são os que justificam ser aposta e desses poucos a maioria e’ caro, portanto neste momento, Benfica, Porto ou Sporting teem que apostar em jogadores que estão esquecidos em campeonatos periféricos( alguns viram com idade) ou em descartados dos tubarões europeus(Vietto e De Tomás por exemplo)….

      Nesta copa América reparei que o futebol sul americano nos últimos anos teem produzido muito pouco talento, e essa baixa produção afeta também os clubes portugueses que outrora tinham nos seus artilheiros de 30/35/40 golos jogadores sul americanos ou americanos, também passa por aí os grandes não conseguirem grandes avançados, nos últimos 15 anos os grandes avançados de Portugal vinham da América, eles deixaram de produzir com qualidade os grandes mostraram-se incapazes de investir em outros campeonatos portanto também está aqui uma explicação…

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 5, 2019 at 4:46 pm

    Um eventual empréstimo no Diogo Dalot seria ouro sobre azul para concorrer com o Saravia na lateral direita. Ficariam todos a ganhar.

    Uma observação, se o Zé Luís foi contratado, indica que ou Aboubakar ou Marega devem sair este defeso.

    • FCPenta
      Posted Julho 5, 2019 at 8:34 pm

      Sim, o Porto devia pedir emprestado e valorizar um activo alheio, que por acaso é um jogador que forçou a saída apesar das variadíssimas tentativas de renovação e de uma posição onde tem Tomás Esteves. Haja bom senso…

      A não ser que haja algo anormal, será Marega.

  • coach407
    Posted Julho 5, 2019 at 4:41 pm

    O FC Porto neste mercado está a pagar pela falta de sustentabilidade dos últimos anos.

    Sai Casillas, não há lateral direito, vende-se a dupla de centrais, Alex Telles tem interessados, o médio centro e capitão sai, o desequilibrador Brahimi sai e Marega e Soares são negócios que, em condições normais, têm de ser feitos, mas deixariam o FC Porto numa posição chata pois do 11 inicial só continuaria o Alex Telles, o Pepe, o Danilo e o Corona.

    Pensando nas contas do FC Porto, contrataria apenas um guarda-redes e um médio centro para titulares, além de Saravia, Nakajima, Diaz e Zé Luís, vendendo também o Marega e o Soares. Para o banco não contratava alternativa ao Telles. Seria o Manafá, havendo mais espaço para o Tomás Esteves caso descansem os dois laterais ao mesmo tempo ou existam lesões.

    Ficaria:
    Reforço
    Saravia
    Pepe (voltando ao lado direito da defesa)
    Diogo Leite
    Alex Telles
    Danilo
    Reforço/Romário Baró (depende da qualidade do reforço)
    Corona
    Nakajima
    Diaz/Aboubakar (caso jogue o camaronês, o Zé Luís faria de Aboubakar e Nakajima jogaria na esquerda)
    Zé Luís.

    Pronto, está feito. Nas alternativas Vaná, Mbaye, Manafá, Tomás Esteves, Mbemba, Diogo Queirós, Osorio, Loum, reforço/Baró, Sérgio Oliveira, Otávio, Oliver, Fábio Vieira, Galeno, Aboubakar/Diaz, André Pereira e Fábio Silva.

    Não é um plantel incrível, mas dá muito mais espaço para a possível afirmação de nomes como Diogo Leite, Diogo Queirós, Tomás Esteves, Romário Baró, Fábio Vieira ou Fábio Silva. É este o caminho, não precisam de ser apostas para titulares, é deixá-los ter espaço no plantel, com lesões, jogos menos importantes, suspensões, minutos finais dos jogos e tal vão mostrando qualidade e quem sabe se afirmem. Não me admiraria que com este plantel, Diogo Leite/Queirós, Tomás Esteves e Romário Baró acabassem a época a titulares indiscutíveis e nas bocas do Mundo, transformando um plantel, teoricamente, médio num excelente plantel com jogadores que interessam a colossos mundiais. Talvez não chegue para ser campeão porque há demasiados jogadores para integrar, mas dá para ser competitivo, lutar por títulos e no final da época teriam vários valores interessantes para vender por muitos milhões ou melhor preparados para atacar o título na época seguinte com mais força num plantel mais estável.

    Feitas as contas, um orçamento de 40-50M€ chega. Tendo em conta que isto pressupõe a saída de 7 titulares indiscutíveis é bem bom. Militão chega para cobrir e ainda há os 20M€ do Felipe, 40 do Marega e 25 do Soares. Brahimi e Herrera sairem a custo zero é simplesmente vergonhoso, mas é o que é.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 5, 2019 at 4:35 pm

    Caso o Nakajima venha, o Porto passa a ficar de igual para igual com o Benfica, um jogador como o japonês vai diferenciar o nosso campeonato!

    • jdias
      Posted Julho 5, 2019 at 5:18 pm

      Ainda falta um GR e um médio, no minimo. São as posições mais carenciadas nesta fase, além que seria de ponderar uma alternativa para DE (dependendo dos valores de mercado e as oportunidades que possam surgir).

      O plantel não está fechado, e sem contar com saídas, há duas posições com lugares em branco praticamente (GR, MC)

      • Tiago Silva
        Posted Julho 5, 2019 at 6:37 pm

        Concordo e penso que isso irá acontecer. Estava apenas a referir-me à qualidade de um jogador como o Nakajima que pode decidir jogos! Por isso é que podem ser tão candidatos como o Benfica.

  • Joe
    Posted Julho 5, 2019 at 3:57 pm

    Zé Luis jogou 6148 minutos na Russia, tendo marcado 25 golos e feito 22 assistências.

    Feitas as necessárias equivalências dá 12 golos e 12 assistencias por campeonato

    Marega tem 18 golos e 10 assistências

    Soares tem 19 golos e 4 assistências

    Aboubakar tem 13 golos e 7 assistências.

    1º) Marega 28
    2º) Zé Luis 24
    3º) Soares 23
    4º) Aboubakar 20

    • MCastru
      Posted Julho 5, 2019 at 5:09 pm

      Muito bom resumo Joe.
      100% de acordo Kacal.
      Vamos só esperar para ver quem vai sair…

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2019 at 7:14 pm

        Vamos lá ver MCastru. Penso que o Telles vai ficar mesmo e no máximo sairão Marega e Soares, seja um deles ou ambos, mas pelo menos um deverá sair. Duvido que Casillas continue. Confirmando-se as saídas faltará um GR, um médio e um avançado. Um DC dependerá do que os que temos fizerem na pré-época. É esperar para ver como disseste.

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2019 at 4:41 pm

      Mas acredito que o Aboubakar sem lesões estivesse em 1º e o Zé Luís cá poderá aumentar os números e subir para 2º, ou seja, como disse para mim o Zé Luís é um “upgrade” a Marega e Soares só rivalizando com Aboubakar.

    • B.Jardim
      Posted Julho 5, 2019 at 4:19 pm

      Mas a qualidade média na liga russa é melhor que na portuguesa e, por outro lado, o Porto é bem melhor que o Spartak, pelo que é mais fácil marcar golos no Porto que no Spartak.

    • Joe
      Posted Julho 5, 2019 at 4:09 pm

      Correcção

      Aboubakar : 5144 minutos na Liga NOS o que dá 21 golos e 6 assistências por campeonato

  • Joe
    Posted Julho 5, 2019 at 3:29 pm

    Eu iria buscar por empréstimo o Diogo Dalot.

    Saraiva/Dalot à direita e Telles/Manafá à esquerda

    • MCastru
      Posted Julho 5, 2019 at 5:10 pm

      Nunca o Dalot viria para uma equipa com a prsespectiva de poder ir para o banco. Além disso, não me agrada potenciar jogadores que não são nossos! Preferia ter o Manafa que faz os dois lados e ir dando minutos ao Tomás Esteves (dependo da pre-epoca que este fizer).

  • Joao X
    Posted Julho 5, 2019 at 3:26 pm

    Com Zé Luís, Nakajima e Diaz, o Porto aumenta e bem a qualidade do ataque. Cuidado..

    • Xyeh
      Posted Julho 5, 2019 at 5:29 pm

      O importante é a finalização, uma coisa que se fala pouco foi a catrufada de golos que o Porto falhou nesta época passada, eu arrisco a dizer que o Marega teve no mínimo 1 oportunidade de golo por jogo em que falha, se metesse metade tinha tido números muito melhores.

  • Xyeh
    Posted Julho 5, 2019 at 3:17 pm

    Corona poderá jogar atrás do Zé Luís enquanto não tivermos Prof. Abou (penso que Marega deve mesmo sair), com Naka e Diaz a extremos nem desgosto do ataque, mas são 3 extremos esquerdos para 1 lugar.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 5, 2019 at 3:16 pm

    Trinta e cinco (até escrevo por esqueço para se perceber bem) golos em QUATRO (aqui as maiúsculas fazem um reforço) épocas é mesmo o ponta de lança matador que estávamos à espera.

    O único aspecto positivo é que iremos (espero) ter lucro na troca entre o que lá estava e o que para lá vai. Agora espero que para o lugar de Marega seja contratado algum jogador a sério, daqueles que mete a bola na baliza, senão qualquer dia pedem-me a mim para ser a mão de Maradona! Quando se tem muito dinheiro disponível dá nestas contratações. Obrigado e adeus Pinto da Costa.

    • O tal Portista
      Posted Julho 5, 2019 at 3:42 pm

      Esqueceste-te de mencionar um facto um “pouco” importante: Não sei se sabes mas nestas ultimas 4 épocas marcou praticamente 1/3 dos golos do Spartak no campeonato. Comparar um jogador que joga numa equipa que raramente ultrapassa a marca dos 40/50 golos numa época com qualquer jogador que jogue num campeonato onde há equipas a ultrapassar a barreira dos 100 golos roça o ridículo.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 5, 2019 at 4:20 pm

        Como “não sabia”, fui esmiuçar o teu ponto de vista:

        18/19 – em 36 golos, marcou 10 golos/25 jogos (27,8%)
        17/18 – em 51 golos, marcou 2 golos/16 jogos (4%)
        16/17 campeões – em 46 golos, marcou 5 golos/21 jogos (10,9%)
        15/16 – em 48 golos, marcou 8 golos/24 jogos (16,6%)

        Isto dá uma média de 15% e não 33%, como afirmas. Além de que o melhor marcador do campeonato russo tem uma média de 17 golos (também fui averiguar este pormenor do campeonato) por época e o Zé Luís tem uma média de 6 golos por época. Se achas que este é o avançado que faz falta ao Porto, estás no teu direito. Eu acho que não o é e pelo valor que se fala na comunicação social devíamos ter comprado alguém com maior faro de golo.

        E para finalizar o teu ponto de vista o Porto marcou 74 golos no campeonato e os seus 3 melhores marcadores 15/11/10 golos. O campeão Benfica marcou 103 golos e os seus melhores marcadores 23/17/15 golos. E é aqui que se ganham campeonatos.

  • Turiacus
    Posted Julho 5, 2019 at 3:12 pm

    Não era o propriamente o avançado ou o tipo de avançado que gostaria, tal como grande parte dos meus colegas portistas já mencionaram aqui no VM. Sinceramente não acho que seja um claro upgrade aos jogadores que temos no plantel e acho que era fundamental arranjarmos um jogador com características de finalizador nato porque foi um aspeto que foi fundamental na perda de alguns pontos na época passada. No entanto, é o que é e como é óbvio vou apoiar sempre o jogador e desejar que tenha o maior sucesso no clube!
    Agora que oficializem os dois extremos de que se falam, o Luis Diaz e o Nakajima isso sim seria grandes contratações! Se esses jogadores realmente chegarem vamos ficar com um ataque fortíssimo e com opções de muita qualidade, então comparativamente à época passada é uma diferença abismal… Ter no plantel Nakajima, Galeno, Luis Diaz e Corona é de impor respeito!
    Com essas duas contratações acredito que o plantel fique praticamente fechado caso não saia nenhum titular (Telles à cabeça) e deverá ainda chegar um GR já que me parece que o Diogo Costa não será opção. Ah e acredito que possa também chegar também um médio com características semelhantes às do Herrera.
    Em relação aos centrais, tal como já disse noutras publicações por mim nem sequer se vai ao mercado.

  • Ryovanni
    Posted Julho 5, 2019 at 3:00 pm

    Aos poucos o plantel começa a ficar mais definido. O Zé Luís não é propriamente o avançado que eu queria, mas parece ter as suas qualidades, e é uma aposta forte do treinador. Dou-lhe o benefício da dúvida e espera que tenha sucesso. Partindo do princípio que o Nakajima e o Diaz farão parte do plantel, penso que a grande lacuna a ser resolvida é a baliza, isto também partindo do princípio que o Casillas não continuará. O Mattia Perin seria uma excelente aquisição, mas deve ter um salário elevado e não sei se tem interesse em jogar em Portugal. A SAD terá de ter “olho” para descobrir um nome não tão conhecido, mas com capacidade para ocupar esse posto. Posso estar a dizer uma grande asneira, mas penso que o Cláudio Ramos do Tondela seria uma contratação muito interessante e low cost. Há mais uma ou outra posição que eventualmente necessite de ser reforçada, mas penso que estará sempre pendente da qualificação para a Champions League. Espero, como é óbvio, que nos qualifiquemos, mas nunca dou esse tipo de coisas como um dado adquirido. Deixo aqui, na opinião de treinador de FM, um possível plantel para a próxima época.

    – GR: Cláudio Ramos, Vaná, Diogo Costa
    – Lateral direito: Sarabia e Manafá
    – Lateral esquerdo: Telles e Rebocho
    – Centrais: Mbemba, Pepe, Diogo Leite e Diogo Queirós. Mediante a qualificação para a Champions, apostaria num central esquerdino (mas que não seja o Marcano).
    – Trincos: Danilo e Loum
    – Médios centros: Óliver, Sérgio Oliveira. Mediante a qualificação para a Champions, possivelmente adqueriria mais um médio. O Otávio também pode jogar como 3º médio.
    – Extremos: Nakajima, Diaz, Corona e Galeno. Posição “fechada”. O Otávio também pode jogar como extremo.
    – Avançados: Aboubakar, Zé Luís, Soares e “avançado matador”.

    Para além destes, há outros jogadores que poderia ficar à espreita de uma oportunidade na equipa principal: Tomás Esteves, Fábio Vieira, Fábio Silva, Baró e Mor.

    Tentaria realizar um encaixe de 25/30 milhões com o Marega e daria guia de marcha ao André Pereira. O Fernando Andrade não acho que seja tão mau quanto alguns pintam, e daria-lhe, pelo menos, uma oportunidade de se mostrar na pré-época. Tem características que podem fazer dele um jogador útil.

  • Aimar10
    Posted Julho 5, 2019 at 2:50 pm

    GR: Navas, Diogo Costa, Vaná
    DEF: Pepe, Leite, Queiros, Mbemba, Tomás Esteves, Saravia, Alex, Manafá
    MED: Danilo, Loum, Baró, Renato, Fabio Vieira, Oliver
    AVA. Corona, Galeno, Diaz, Nakajima, Aboubakar, Ze Luis

  • Scorpion
    Posted Julho 5, 2019 at 2:41 pm

    se ha coisa q nao consigo perceber, é esta repentina frescura financeira do porto, que se diz em crise a anos e todos os anos gasta milhoes e mais milhoes!

    • jdias
      Posted Julho 5, 2019 at 5:40 pm

      Aconselho a verificar que o Porto faz vendas, que gerão dinheiro e permite ir ao mercado. Parece simples.

    • FCPenta
      Posted Julho 5, 2019 at 4:06 pm

      O Porto até ao momento encaixou 72.5M em vendas brutas e acabou de ficar com a folha salarial significativamente reduzida: Adrian, Maxi, Herrera, Brahimi, Fabiano e Hernâni. Só aqui estão para cima de 15M brutos por ano.

      Para além disso, ainda vão haver muitas saídas prováveis: Marega, Soares, Chidozie, Majeed Waris e Mikel Agu. Não seria de estranhar se entrassem mais 45M com os jogadores que acabei de referir, trazendo o balanço para perto dos 120M brutos em vendas.

      Os negócios concretizados até ao momento totalizam 31.5M. Zé Luís 8.5M, Loum 7.5M (Absurdo) e Saravia 5.5M.

      A isto juntamos 7M por Díaz, e 12.5M por 40% de Nakajima (Absurdo²).

      Saídas: 120M
      Entradas: 51M
      Balanço: 69M aos quais podemos seguramente retirar uma boa percentagem para intermediações e mais valias devidas a outrém ficando nos 55M.

      Pode parecer frescura desmesurada (é inquestionável que o Porto está muito mal financeiramente), mas creio que é mais um fim de ciclo a nível de plantel. Ao que parece Porto vai acabar por vender 4 titulares e teria de se reforçar de alguma maneira.

    • RicardoFaria
      Posted Julho 5, 2019 at 4:06 pm

      Todos os anos?!
      Nas últimas 2 épocas quase não chegaram jogadores ao Dragão..
      Não se conseguia era perceber se não fossem ao mercado em força depois desta época ter ganho 70M em vendas e 80M da Champions.

      Saudações DesPortistas!

  • AngeloGJ
    Posted Julho 5, 2019 at 2:40 pm

    Fica no FCP até aos 30 e depois sai vendido para a China por 15M, portanto prevejo que o FCP tire rendimento desportivo e depois financeiro do jogador.

    À frente de ataque do FCP deverá ser +/- assim:

    Extremos: Nakajima, Corona, Luis Diaz e Galeno + bonus (Otavio)
    Avançados: Aboubakar, Zé Luís, Cucho Hernandez e Fábio Silva + bónus(Fernando Andrade)

    • Tiago Peixoto
      Posted Julho 5, 2019 at 4:40 pm

      Por acaso acho o Cucho um jogador muito interessante. Já houve algum rumor de que viria para o Porto ou estás apenas a referir o seu nome porque gostas do jogador?

      • AngeloGJ
        Posted Julho 5, 2019 at 9:30 pm

        Pelo que li e ouvi penso que ainda não foi associado, mas coloquei-o entre as opções porque termina contrato em 2020 e a partir de Janeiro pode assinar por quem quiser, pela idade, potencial e qualidade que já tem o FCP já deveria neste momento estar a seduzir o jogador, Marega e Soares já acabaram o céu ciclo no FCP neste momento não vão render mais do que renderam e estão super hiper valorizados para a qualidade que teem, e’ deixar sair estes dois, milagrosamente o FCP pode encaixar +de 60M com estes dois e contratar o Cucho por 7 a 10M, ficando com um jogador de 20/21 anos que potenciado juntamente com Nakajima, Luís Díaz, Galeno e Corona podem permitir a curto/médio prazo que o FCP faça grandes encaixes financeiros, e’ que se estão dispostos a dar 35M e 25M pelo Marega e Soares, então daqui a 2/3 anos quanto darão se Luís Diaz, Nakajima, Galeno ou Cucho Hernandez se tornarem peças chaves do FCP e espalharemagia na champions…

  • MiguelF
    Posted Julho 5, 2019 at 2:28 pm

    Só faltava a oficialização, agora espero que Nakajima (pelos vistos chegou hoje de manhã ao Porto) e Luis Diaz sejam confirmados brevemente. No ataque deverá sair alguém entre Marega e Soares, a saírem os dois fica a faltar mais um avançado.

    Faltam ainda:

    1 guarda redes (já se apontaram inúmeros nomes ao FC Porto, hoje foi Livakovic do Dinamo Zagreb, que espero que não passe apenas de rumor),

    1 defesa esquerdo para alternativa ao Alex Telles (gostava que fosse um jogador jovem para ir preparando a sucessão, quem sabe o Guilherme Arana do Sevilla que com a chegada de Reguillon pouco vai jogar),

    1 médio (o ideal na minha opinião seria um box to box e neste caso o Leá-Siliki do Rennes, que tem sido apontado ao FC Porto, acho que seria uma excelente opção).

    Como disse anteriormente não mexia nos centrais e acho que Pepe, Mbemba e os Diogos são mais que suficientes mas mesmo assim acho que o FC Porto vai buscar mais um central até ao fim do mercado, sem esquecer o regresso de Osório, pelo que um dos Diogos terá de ser emprestado.

    Plantel 2019/2020 em perspectiva :

    GR: contratação, Diogo Costa e Vana
    DD: Saravia, Manafa
    DC: Pepe, Mbemba, Diogo Leite, Diogo Queirós, Osório
    DE: Alex Teles, contratação
    Médios: Danilo, Oliver, Sérgio Oliveira, Loum, Romario Baro, contratação
    Extremos: Corona, Nakajima, Luis Diaz (??), Galeno
    Ponta de lança/SA: Marega ou Soares (um pelo menos sai), Zé Luís, Aboubakar, Fábio Silva (joga na B e Taças vai jogando no plantel principal)

    Por mim Fernando Andrade, Otavio e André Pereira eram para vender, Fábio Vieira e Bruno Costa emprestar a um clube da 1a Liga, João Pedro também para emprestar, assim como um dos centrais (Diogo Leite ou Queirós).

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2019 at 2:52 pm

      A vir um GR que seja um maduro e de créditos firmados, caso contrário apostem forte no Diogo Costa. E não vejo o jovem croata inserido neste perfil, espero também que não venha.

      De resto totalmente de acordo com o teu comentário!

      • MiguelF
        Posted Julho 5, 2019 at 3:37 pm

        Completamente de acordo Kacal, daí a ter dito em relação ao Livakovic que esperava que fosse só rumor.

        Para ir buscar o crota preferia que se apostasse no Diogo Costa.

        Uma opção a ter em conta acho que seria Walter Benitez do Nice. Termina contrato em 2020 e do pouco que vi do argentino gostei, mas são opiniões.

        Saudações Desportistas

        • Kacal
          Posted Julho 5, 2019 at 4:13 pm

          Ora nem mais, daí que também espere que seja um rumor.

          Sobre o Walter Benítez, não conheço bem portanto só espero que se viesse seja desse perfil

          Saudações DesPortistas

          • AngeloGJ
            Posted Julho 5, 2019 at 10:34 pm

            O Walter Benítez esta na lista daqueles guarda redes que jogam em equipas médias e que estão prontos para dar o salto para uma grande equipa europeia (um pouco à semelhança do Keylor Navas que esteve a caminho do FCP e foi desviado pelo Real Madrid), e’ um guarda redes que garante pontos, transmite confiança( por exemplo numa eliminatória da champions contra um colosso sabes que o Benítez pode fazer uma super exibição), muito concentrado e ágil, daquilo que vejo na Europa só vejo dois guarda redes que seriam super mais valias para o FCP(considerando o facto que são acessíveis), o Walter Benítez(vale a pena pesquisar) que termina contrato em 2020 e o Matias Perin, que não tem espaço na Juventus e que tem a equipa de Turim que quer emprestá-lo com opção de compra (haveria melhor negócio possível para o FCP do que este ), nem Koubek, nem Grief ou Lavkovic são guarda redes para o FCP, o Helton Leite do Boavista e’ superior a estes 3, na pior das hipóteses apostava-se no brasileiro do Boavista…

            • Kacal
              Posted Julho 5, 2019 at 10:47 pm

              Se tu o dizes é porque terás conhecimento de causa, lá saberás, logo acredito. Nesse caso seria bem-vindo, espero que avancem por ele pelo menos e depois logo tirarei as minhas conclusões.

              Já agora, tu trabalhas profissionalmente como olheiro ou assim? Ou simplesmente vês muitos jogos de diversos campeonatos e gostas de procurar novos jogadores? Costumo ver que conheces muitos jogadores, daí a pergunta por curiosidade.

              • AngeloGJ
                Posted Julho 6, 2019 at 1:10 am

                Nao sou olheiro e também não conheço assim tantos jogadores, nos últimos anos tenho e’ feito análises ao plantel do FCP(às vezes faço as equipas pequenas), olhado para as lacunas dos planteis ou vendas prováveis e a partir daí faço as minhas pesquisas durante o ano todo, identifico 2 a 4 jogadores por posição, olho para o contexto financeiro da equipa(nos últimos anos o FCP como tem estado intervencionado procuro as melhores oportunidades de negócio) e depois analiso os jogos desses jogadores, como fiz diversos tipos de desportos e hoje também ensino( e acabo por ainda ser um atleta) sei mais ou menos o que devo analisar num atleta nas mais diversas modalidades, depois tem o lado profissional, sou empresário e sei como trabalhar com recursos limitados dai defender que é possível aos clubes portugueses com o pouco que ganham (que não é assim tão pouco) fazer muito melhor se forem mais profissionais, então busco sempre analisar aqueles que seriam as melhores oportunidades de negócio possíveis no respectivo contexto, resumindo sou apenas um adepto do FCP como tu, que usa o seu conhecimento para tentar idealizar um FCP melhor (na teoria), faço as minhas análises, traço algumas metas e diretrizes de como eu resolveria certos problemas se tivesse na posição X(por exemplo de diretor financeiro ou diretor desportivo) e vejo como o FCP na pessoa da sua estrutura os resolve, e’ um exercício interessante porque ajuda a desenvolver a criatividade nas área da gestão por exemplo…

    • AngeloGJ
      Posted Julho 5, 2019 at 2:50 pm

      Guarda Redes: Walter Benítez, super reforço, termina contrato em 2020 com o NICE, em França já foi associado ao FCP e em Portugal seria o melhor guarda redes.

      DE: Santiago Arzamendia, muita qualidade e potencial e ainda está acessível aos cofres dos clubes portugueses, Arana tem mais nome do que qualidade, seria muito provavelmente outro Jorge que de tanta qualidade não conseguiu fazer mais do que 5 jogos.

      Médio: Gérson, Thiago Maia, Nkuku, Rafinha, Nahitan Nandez, estes 3 últimos terminam contrato em 2020, excluindo o Nandez sao peças descartáveis para os seus clubes, e trariam qualidades semelhantes às do Herrera e ainda acrescentariam mais, inclusive seriam mais baratos do que o Siliki que apesar da idade lhe permitir evoluir não é um jogador que formaria uma boa dupla com o Danilo, jogador com alguma qualidade mas não para jogar num meio campo a 2, dai ele não ser titular no Rennes porque rende mais em 433 sendo o número 8 de contenção, progressão e apoio, não seria um bom reforço…

      • MiguelF
        Posted Julho 5, 2019 at 3:32 pm

        Boas AngeloGJ, estou de acordo com tudo.

        Na baliza o Walter Benitez seria uma excelente opção.

        Do lado esquerdo da defesa do pouco que vi do Paraguai na Copa América até gostei do Arzamendia, e de facto é aproveitar enquanto está “perdido” pelo Cerro Porteno. É novo e tem muito para evoluir.

        No meio campo tanto Thiago Maia como Gerson (acho que já foi falado para o FC Porto) seriam nomes a ter em conta, Nkunku e Rafinha acho que têm muito mercado (Nkunku por exemplo tem sido apontado a diversas equipas inglesas, acho que o Arsenal por exemplo já apresentou uma proposta por volta dos 15 milhões). Nandez seria uma excelente contratação mas não deverá ser fácil negociar com o Boca.

        Saudações Desportistas

        • AngeloGJ
          Posted Julho 5, 2019 at 10:23 pm

          MiguelF, a terminar contrato em 2020 o Boca não teria muito espaço de manobra para negociar o Nandez, e por exemplo não me admiraria que o jogador viesse para o FCP, isto porque antes de ter rumado ao Boca o FCP teve para o contratar mas preferiu deixá-lo sair para o Boca e ver o que o jogador rendia num contexto mais exigente (na altura estava no Penarol), caso o jogador rendesse era pra entrar nas contas portanto se o FCP negociou com o Boca o Pavon, deve ter perguntado pelo Nandez, se vai ser reforço para o meio campo ? Não sei, mas seria um grande reforço, apesar da altura traria uma maior capacidade de pressão e estabilidade defensiva a equipa, só acho e’ que o meio campo seria menos criativo (na verdade já e’ pouco criativo) visto que o Nandez e mais um jogador de contenção e domínio dos espaços MAS também e forte no momento ofensivo, eu acho que todos esses nomes que apontei o Gérson e’ aquele que daria mais a equipa do FCP, tem o físico (1.84m), a técnica, a inteligência e capacidade de trabalho para formar uma excelente dupla com Danilo Pereira, depois numa segunda linha vem o Thiago Maia, um meio campo com Thiago Maia, só espero e’ que o FCP não aposte no Ntcham, Siliki ou Cantillo, não se substitui o Herrera (que já não era um fora de série) por jogadores com muito menos qualidade e que não demonstram potencial para atingir o nível do mexicano…

    • Nuno Pereira
      Posted Julho 5, 2019 at 2:40 pm

      Sem querer estar a entrar em intrigas, mas a contratacao de Nakajima faz sentido do ponto de vista logico? Em janeiro vai para o Qatar por 35 milhoes para uns meses depois vir para o Porto?

      • MiguelF
        Posted Julho 5, 2019 at 3:42 pm

        Boas Nuno, quando saiu no VM a primeira noticia sobre a possibilidade de Nakajima vir para o FC Porto (acho que foi no Porto Canal que enunciaram) disse logo que vinha com 2 anos de atraso.

        Quando o japonês começou a dar nas vistas no Portimonenses era logo para avançar por ele. Quanto mais tarde fosse mais caro iria ficar, é este o caso agora.

        Fico contente, se for confirmado, de ver chegar Nakajima, finalmente, ao FC Porto mas neste momento ficará tudo menos barato.

        Se saiu por 35 milhões para o Qatar a equipa deverá querer recuperar o investimento, naturalmente.

        • Nuno Pereira
          Posted Julho 5, 2019 at 6:01 pm

          Sempre vi o Nakajima como um craque e sempre quis que o Benfica o fosse buscar, mas nao o fez e tudo bem. Ha 2 epocas atras o Portimonense pedia 10 milhoes e era caro. Agora vai para o Porto por 12,5 por 40% do passe (isto a ser verdade). Ou seja, a equipa do Qatar certamente nao querera perder o seu investimento de 35 milhoes.

  • Baia_99
    Posted Julho 5, 2019 at 2:27 pm

    Com a chegada de Ze Luis ficamos com Aboubakar, Marega, Soares, Ze Luis, F.Andrade e Fabio Silva parta as 2 posições de Avançado. Ate ao final do mercado, Marega e Soares deverão sair logo tera que entrar pelo menos mais 1 Avançado, talvez 2! Pedro era o ideal.

    Para as Alas, se se confirmarem Nakajima e Luis Diaz, ficam as duas posições fechadas. Na Direita Corona e Galeno e na Esquerda Nakajima e Luis Diaz. Ha também Octavio, Manafa, e Madi Queta (vindo da B).

    Para o meio campo, penso que falta 1 medio. Entre Danilo, Oliver, Sergio Oliveira, Luom, Romario Baro e Fabio Vieira, nao estamos mal servidos. Mas saio Herrera e deveria entrar um Box-to-Box que nao e’ o caso de nenhum dos que referi. Nchtam era perfeito.

    Na defesa, para mim falta um LE para competir com Telles, nao podemos espreme-lo como neste ano!
    De resto esta fechado! DD Saravia e Manafa penso ser suficiente e bem melhor que a ultima epoca onde começamos com Maxi e J.Pedro.
    Nos centrais, Pepe, Osorio, Mbemba e Leite acho suficiente. Claro que nao recuso um jogador que possa ser titular de caras, mas se nao for assim, que nao venha ninguem.

    Para a Baliza falta um titular. Ainda espero por Navas… mas Koubek tambem nao era mau.

    O mercado nao tem sido tao bom como estava a espera e como nos foi prometido, mas se se confirmarem estes reforços, um 11 com: Koubek – Saravia – Pepe – Leite – Telles – Danilo – Oliver – Corona – Nakajima – Pedro – Aboubakar, com alternativas como Ze Luis, Luis Diaz, Sergio Oliveira, Octavio, Osorio, Manafa, da para lutar pelo titulo!

    Tenho também esperança que algum dos jovem se destaque na pre epoca e tenha oportunidades, vamos ver.

    Saudacoes DesPortistas

    • NunoLFC
      Posted Julho 5, 2019 at 4:14 pm

      Não acho que um clube com o pedigree do Porto possa olhar para um meio campo com esses nomes e dizer que está bem servido.

      Danilo e Óliver ok. Sérgio Oliveira é limitado, como já mostrou várias vezes. Tanto que não foi opção muitas vezes. Loum é uma incógnita. Tem duas épocas de Braga B e meia de Moreirense. Nem conseguiu afirmar-se no Braga, não espero que se afirme no Porto a curto prazo. Os outros nunca ouvi falar pelo que assumo que sejam miúdos da B, o que também não é garantia nenhuma, antes pelo contrário.

      O Porto precisa de um médio forte e com liderança para suprimir a falta do Herrera.

  • Amigos e bola
    Posted Julho 5, 2019 at 2:17 pm

    Modelo de gestão ” fast food”. Pensar no imediato sem ter em conta a sustentabilidade de uma empresa de escopo lucrativo.

    O atual modelo do Porto não é sustentável. Ponto.

    Aliás, para nenhum clube português.

    O caminho é a formação. A potencialização dos jovens oriundos das Academias.

    Portugal não tem condições para comprar Zé Luises, Nakajimas, De Tomás e afins.

    Agora não me dão razão mas no futuro será assim. Quer queiram quer não.

    • José S.
      Posted Julho 5, 2019 at 3:47 pm

      Discordo, não na totalidade, mas no ponto em que cá em portugal (ainda) é assim que funciona. Portugal só acompanha o que as outras ligas e mercado permitirem.
      Portugal já vendia jovens antes, apenas saiam a custo bem mais reduzido.
      Agora já saiem por valores mais elevados porque há valores mais elevados no mercado. A venda de Félix é um sinal disso mesmo (e do marketing executado). À custa disso, nenhum jovem com valor já não sairá por menos de 40, 50M em portugal como já disseram e há que admitir. Mesmo a venda do André silva já foi muito boa para o jogador que é.
      Mas os clubes portugueses dependerão sempre dos seus principais activos e de épocas bem realizadas e assim fazem dinheiro porque jovens para render não aparecem todos os dias. A sustentabilidade é daí que vem e será para os próximos anos.
      Tendo o benfica realizado 200M e o porto 70M (foi mais?) mais a chanpions mal era se não dava para comprar jogadores de 10, 15M, o benfica pode agora chegar aos 20M, o porto já o fez no passado. O resto é a gestão que se tem de ter e tem havido boa e má gestão. Pode ser que estejam a abrir os olhos finalmente e trabalhem para que a liga portuguesa seja efectivamente reconhecida e para isso há que a própria liga trabalhar em consonância com os clubes, porque não pode ser só os 3 grandes, mas isto já é para outros post´s.
      Cumprimentos

    • Xyeh
      Posted Julho 5, 2019 at 3:06 pm

      O problema é que os 3 grandes têm que apresentar resultados, daí que clubes como o Rio Ave, Guimarães, Braga e outros com formação comecem a ficar cada vez mais estáveis porque não têm a pressão de apresentar resultados e podem começar a incluir a formação no plantel principal, dos 3 grandes o Benfica conseguiu fazer isso com êxito mas é um caso à parte visto ter realmente uma formação de luxo, o Porto tenta sempre investir algum para fazer o mínimo na Champions e vender mais tarde e ter lucro (e dar umas comissões).

    • Mouandilmadji
      Posted Julho 5, 2019 at 2:56 pm

      Eu percebo a ideia. Se houve equipa a potenciar jogadores foi o FCP. O resultado está visível. No Futebol não há matemática nem linearidade.

    • Scorpion
      Posted Julho 5, 2019 at 2:45 pm

      nao posso concordar totalmente com isso, como disseste, e muito bom, a aposta principal tem de ser a formaçao.. mas dai a dizeres que portugal nao tem capacidades pa ze luises e de tomas e completamente errado! sim a aposta tem de ser na formaçao mas com contratacoes pontuais e de maior qualidade tambem, nao comprar tanto, mas comprar melhor, esse e o caminho!!

    • Nuno Pereira
      Posted Julho 5, 2019 at 2:41 pm

      Discordo. Benfica tem mais que capacidade para comprar Raul de Tomas. A vender aos 200 milhoes por epoca, estranho seria nao ter capacidade.

  • José S.
    Posted Julho 5, 2019 at 2:16 pm

    Não era a minha primeira escolha conforme já o afirmei, mas foi o escolhido. Tem a características que SC tanto gosta e pode fazer a diferença, uma vez que tanto pode jogar sozinho como fazer companhia não tendo dois tijolos nos pé. Tem tudo mais em relação ao que soares e marega não têm, exceptuando a questão do golo. Terá faro de golo? Sentido para isso? Vamos acreditar que sim. Eu vou acreditar que sim. Acho que pode efectivamente ser a mais valia necessária. Se as notícias que dão como diaz certo e nakajima encaminhado, e ainda estando indefinido soares e marega, uma frente de ataque com zé luis, abouba, corona, diaz, nakajima, galeno, mais soares e/ou marega (se ficar um deles) e Fernando Andrade se ficar também, bem trabalhado é uma frente de ataque muito boa e promissora, pelo menos pela aparência e qualidade demonstrada. Acho que é um upgrade em todo o sentido do que é uma linha de ataque e só fica mesmo a questão (porque não há volta a dar) da finalização que deve ser bem trabalhada pelo Sérgio.
    Se estiverem bem, abouba, zé luis, soares e marega (se ficarem) serão sinal de golos, pelo menos assim o esperamos.
    Quanto à pergunta VM, fica a faltar a definição do GR e quem será o escolhido para titular e a vinda do médio ou não, mas acho que deve e devia vir um médio que apresente boas características (a herrera) e qualidade. Sinceramente não me acredito na vinda de outro lateral esquerdo a não ser que seja um bom negócio.
    Cumprimentos

  • FVRicardo
    Posted Julho 5, 2019 at 2:14 pm

    FC Porto 19/20:
    GR: Tiago Sá, Diogo Costa
    Laterais: Telles, Rafa Soares, Saravia, Tomás Esteves
    Médios: Danilo, Luom, Elmas, Sérgio Oliveira, Oliver
    Ext.: Corona, Otávio, Zaracho, Galeno
    Av.: Aboubakar, Soares, Zé Luis, Fábio Silva (jogar na B, mas no caso de ausência ser chamado para o banco ou ir mesmo jogando).

  • Chico
    Posted Julho 5, 2019 at 2:04 pm

    O Porto está com uma frescura financeira que tem tanto de impressionante como inesperada. O Nakajima está garantido e ainda vão gastar largos milhões para reforçar a baliza e o meio-campo. Zé Luís e Luís Diaz são jogadores na linha do que já têm: limitados no aspeto técnico do jogo, mas explosivos fisicamente. O Nakajima é claramente o elemento diferenciado nestes reforços do Porto e, ainda para mais, provavelmente será barato. Caso SC seja capaz de aproveitar o talento do japonês, será automaticamente dos 5 melhores jogadores da Liga.

    • Chico
      Posted Julho 5, 2019 at 3:26 pm

      Não te preocupes que nunca mais me verás a dar a minha opinião sobre o teu clube.

    • Chico
      Posted Julho 5, 2019 at 3:19 pm

      Nem vale a pena responder. Sempre fui Chico, mas nunca fui chico esperto. Apesar disso, seria sempre melhor do que ser zé ruela.

      • José S.
        Posted Julho 5, 2019 at 4:31 pm

        Não precisavam de tirar o meu comentário, não o disse por mal e foi na brincadeira. Tenho sempre gosto em ler todos os comentário de todos os user´s e por favor continua a fazê-lo Chico.
        Mas eu não vou deixar de falar só porque sim e digo o que acho deve ser dito desde com respeito e cuidado.
        Tens a tua opinião temos de respeitar, mas deves fazer os juízos de valor para ti mesmo e isso nunca vou deixar de o frisar, sejas tu seja o joaquim ou manel, mesmo que não aceitem o meu comentário.
        Repara que a maior parte dos comentadores daqui (deste post e não só) são habitualmente assíduos e tentam falar cuidadamente e respeitosamente sobre todos os post´s daqui seja equipa A ou B, fulano tal ou sicrano, não partindo para a opinião pessoal agressiva. Dão a sua opinião e mantém-se por ai. Não falamos que certo jogador é mau só porque sim, damos o benefício, entendes onde quero chegar!?
        Quanto ao ser zé ruela, não me aquece nem me arrefece, até porque não sou nada assim e tenho responsabilidade na vida desde muito cedo.
        Sempre me safei bem sozinho e nunca estive dependente de nada nem ninguém.
        Além de que o termo Zé “ruela” da aso a muitos significados e não só o aplicado por ti enquanto Chico “esperto” só tem um isto na gíria popular.
        Aliás muito orgulho de ter brincado na ruela ou na rua :P
        Mas mais uma vez, foi na brincadeira e não para ofender e se ficas te ofendido peço desculpa.
        Cumprimentos

        • Chico
          Posted Julho 5, 2019 at 5:10 pm

          Já não é a primeira vez que respondes com animosidade aos meus comentários e como é óbvio não gosto que me chamem chico esperto (quando se há coisa que não sou é isso) por dar a minha opinião sobre um assunto irrelevante como futebol. Não é um ataque pessoal, não vou impactar a vida de ninguém, nem vou magoar ninguém nos meus comentários, por isso acho que devo apresentar a minha opinião sem filtro, mesmo correndo o risco de vir a estar errado, porque, caso fosse para acrescentar zero e não dizer o que realmente acho, mais valia ficar calado, que era o que se calhar devia ter feito, admito. Talvez seja triste perder 20 minutos a comentar e a discutir futebol num blog qualquer, mas infelizmente é o que temos.

          Neste caso, não gostaram que dissesse que o Diaz era limitado tecnicamente, o que nem significa que o acho mau. Se calhar não foi a melhor escolha de palavras, mas não foi descabido e mesmo que fosse não era importante. Aliás, já fiz críticas muito mais duras envolvendo situações do meu clube.

          Admito que eu próprio já respondi mal àquele user adepto do Sporting que elogia muito o Keizer e não o devia ter feito. De qualquer dos modos, apesar de não ter gostado, tenho o direito de responder, ignorar e continuar a comentar ou deixar de o fazer. Normalmente acho que neste caso ignoraria, mas neste caso infelizmente não tive a força do fazer. No entanto, vou deixar de comentar notícias de Sporting e principalmente Porto, porque inevitavelmente acabo por colocar a minha opinião, que, como qualquer opinião, é moldada pela emoção, e por vezes me esqueço de que pode haver pessoas a não gostarem e a sentirem-se incomodadas. E eu não quero incomodar ninguém por um assunto tão banal como o futebol, mas também não quero dar opiniões vazias porque sim.

          • José S.
            Posted Julho 6, 2019 at 2:33 am

            Mais uma peço desculpa se te ofendi, confesso que provavelmente exagerei e não o devia ter feito, lamento. Assim como qualquer outro meu comentário em que tenhas sentido. Tento sempre levar para a brincadeira e não ofensa e apenas não gosto que as pessoas reduzam ou diminuam alguns conteúdos de post’s a vazio e elevem outros a patamares desmedidos.
            Não faz sentido porque cada opinião é uma opinião. Pode se não gostar, pode se colocar algo pessoal e emotivo, é difícil não o fazer compreende-se, mas deve se ter respeito. E vê se isso no uso das palavras. Agrada a uns não agrada a outro e obviamente estamos sujeitos a resposta.
            Podes e deves continuar a comentar.
            Agora sou e serei sempre da opinião que liberdade de expressão não é dizermos tudo o que vai na nossa cabeça. Há regras de moralidade a cumprir e quando são ultrapassadas perde se a liberdade toda e sujeita se às consequências. Não é o caso mas há muitos.
            Há que saber distinguir os momentos para sabermos estar na vida. Ninguém é perfeito.
            Mas por favor que não te impeça de comentar não é caso para tanto.
            Cumprimentos

    • RicardoFaria
      Posted Julho 5, 2019 at 2:10 pm

      Luís Díaz limitado tecnicamente?!
      Deve estar a fazer confusão.

      Saudações DesPortistas!

      • Chico
        Posted Julho 5, 2019 at 2:52 pm

        Do que vi na Copa América, pareceu-me estar muito longe de ser um prodígio técnico. Não pode ser considerado tecnicamente dotado para a posição que ocupa (o que quero dizer é que não é trapalhão, mas é limitado para extremo de equipa grande). No entanto, é muito rápido e explosivo. Obviamente que não conheço o jogador a fundo e posso estar enganado, mas foi a impressão que me deu. Perdeu muitas bolas fáceis e não vem para substituir o Brahimi: é um extremo diferente (mais físico e objetivo), para esse papel vem o Nakajima.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 5, 2019 at 3:24 pm

          Percebo o que queres dizer mas o teu comentário deu a entender outra coisa que não correspondia a verdade. Eheh.

          O Diáz é mais objetivo e rápido que Brahimi mas é menos habilidoso, contudo, não deixa de ser forte tecnicamente mas só vamos conseguir analisar melhor quando ele começar a jogar.

          Saudações DesPortistas!

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2019 at 2:41 pm

        Conheço pouco do Luís Diaz, confesso. Não vejo campeonato colombiano e não acompanhei a Colombia na Copa América, mas parece-me um jogador mais incisivo e objectivo, que procura driblar em velocidade e força e procura o remate, mas não me parece um extremo habilidoso e virtuoso. Mas técnica não é o mesmo que habilidade por isso deve tê-la de certeza.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 5, 2019 at 3:29 pm

          Concordo Kacal mas como disseste, e bem, habilidade e técnica não são a mesma coisa.

          Saudações DesPortistas!

          • Kacal
            Posted Julho 5, 2019 at 3:54 pm

            Claro, não é a mesma coisa e o Luís Diaz é visto como promessa, terá qualidade técnica com certeza, mas é aguardar para tirar conclusões

            Saudações DesPortistas!

      • The Mo
        Posted Julho 5, 2019 at 2:30 pm

        Está na moda dizer que o Porto só contrata jogadores tecnicamente limitados.
        Ele nunca viu o Luís Diaz a jogar, aposto que viu um vídeo de 2 minutos no youtube e já acha que conhece o jogador, enfim.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 5, 2019 at 3:33 pm

          Eu acho que ele não quis dizer que o jogador não tinha técnica mas sim que não era habilidoso ao estilo de Brahimi.
          Ele explicou-se noutro comentário e percebo o que ele quis dizer.
          Esperemos que seja uma máquina! Eheh.

          Saudações DesPortistas!

      • w84show
        Posted Julho 5, 2019 at 2:25 pm

        Exacto, obrigado. Agradeço o facto de alguém já ter transmitido o meu pensamento

  • Big Ben
    Posted Julho 5, 2019 at 2:03 pm

    Já o conheço desde que chegou às camadas jovens do meu gil. Sempre o vi como um jogador muito limitado tecnicamente, mas no jogo aéreo é do melhor que vi até hoje. Apesar das limitações que tem ao nível da técnica é muito móvel por toda a frente de ataque, por isso penso que irá complementar muito bem com o aboubakar num esquema 442 clássico. Acredito que tal como seferovic irá explodir ao chegar a um grande. Só lhe peço que tenha pena do nosso gilinho.

    • FCPenta
      Posted Julho 5, 2019 at 2:35 pm

      Eu tenho exactamente a mesma opinião. É um substituto de Marega e parceiro para Aboubakar.

      O volume ofensivo do Porto vai beneficiar muito Zé Luís, acredito que vá surpreender muita gente.

  • Gus Ledes
    Posted Julho 5, 2019 at 2:00 pm

    Esperar pra ver, mas duvido que marque mais golos que Soares ou Marega.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 5, 2019 at 1:57 pm

    Se Nakajima e Diaz assinarem fica a faltar um GR titular, um DE para suplente e talvez um médio.
    Depois pode vir a ser necessário contratar substitutos para Marega e Soares se estes chegarem a sair!

    Saudações DesPortistas!

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2019 at 2:02 pm

      Concordo Ricardo, mas não descartaria a vinda de um DC caso surja uma oportunidade de negócio. Dependerá também do desempenho dos centrais que temos durante a pré-época.

      E saindo Marega gostaria que viesse um SA com outras características para dar mais soluções, um jogador mais móvel e técnico.

      • FCPenta
        Posted Julho 5, 2019 at 2:25 pm

        Não vos parece que Zé Luís vem substituir Marega?

        É com essa impressão que eu estou a ficar.

        Aliás com a manutenção de Corona e Otávio, regresso de Galeno e entrada de Nakajima e Díaz parece-me que o Segundo Avançado mais móvel e técnico vem deste lote… E na minha opinião bem, Corona por exemplo podia render bem nessa posição.

        A saída de Soares é que poderá baralhar as contas aqui e trazer mais um avançado. Eu estava de olho em Schettine mas parece que vai para outras paragens.

        A questão central vai depender da pré-epoca mas por mim o lote estava fechado… Mbemba também parece que faz de propósito, primeiro aquela lesão quando chegou, agora a CAN na pior altura possível… O “rapaz” não tem sorte nenhuma.

        • José S.
          Posted Julho 5, 2019 at 3:27 pm

          FCPenta,

          Eu pessoalmente e inicialmente via isso mesmo e frisei isso nos post´s iniciais.
          Embora possa ser o ponta de lança da equipa, é um jogador com mobilidade e técnica suficiente para jogar a 2º avançado, para além de ter todas as outras características semelhantes a marega, excepção talvez na velocidade que poderá ser menor. Mas já ouvi outras opiniões contrárias e se compararmos directamente com soares, é claramente um upgrade, pode não ser muito mas é. Soares é bom na combatividade e a aguentar a bola de costas (quando a tem) e tem um excelente jogo de cabeça, mas na hora de finalizar com os pés falha muitas vezes para acertar uma e muitas são dentro da área (todos os avançados fazem é verdade) e precisamos de mais acerto. É com o Zé!? Sinceramente não sei e dai a minha única duvida nas comparações, teremos de esperar para ver.
          Quanto às entradas e saídas, inicialmente a de marega era a principal, e dai falar-se também de zé pelo marega, mas já se falou na do soares e talvez nos dois. Nesta altura eu acho que sairá um deles (marega seria a minha aposta) mas podem sair até os dois.
          Cumprimentos

        • Mouandilmadji
          Posted Julho 5, 2019 at 2:59 pm

          Para substituir Soares: meu palpite

        • RicardoFaria
          Posted Julho 5, 2019 at 2:58 pm

          Não sei se vem para substituir Soares ou Marega mas acho que 1 ou ambos vão sair.

          Também gostava de ver Corona a 2 avançado até porque é um jogador que finaliza bem para além de toda a qualidade que lhe é reconhecida.

          Se saírem Marega e Soares, devíamos ir buscar +1 PL e deixar o ataque entregue à Aboubakar, Zé Luís, contratação (Roger Guedes ou Pedro) e Fábio Silva (ia jogando na B e fazendo as taças).

          Mbemba tem condições para lutar pela titularidade no próximo ano mas tem de regressar o mais rápido possível para não perder o comboio.

          Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Julho 5, 2019 at 2:44 pm

          O Zé Luís pode jogar no lugar de Marega ou no lugar do Soares portanto dependerá daquilo que o SC pretender, mas pode ser como pode não ser. Agora acredito que saindo o Marega venha outro avançado e teremos que ver qual o perfil.

          Esses jogadores que referes não é muito comum jogarem como SA, mas pode resultar e vejo características no Nakajima para o fazer até, por exemplo. Mas a pré-época serve para isso mesmo daí ser importante ter o plantel montado e fechado o mais rapidamente possível.

          Sobre os centrais, também acho que temos um leque de qualidade mas vamos ver como corre a pré-época.

      • RicardoFaria
        Posted Julho 5, 2019 at 2:06 pm

        Acho que devíamos apostar no Diogo Leite e ainda ficávamos com Mbemba e Osório ou Queirós.
        Fala-se no Marcano e eu não o gostaria de voltar a ver no Porto porque para mim não faz sentido um jogador que saiu a custo 0 vir novamente.
        Se Marega sair gostava que fôssemos buscar o Róger Guedes para o substituir mas não sei se será esse o pensamento do SC/direção.

        Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Julho 5, 2019 at 2:46 pm

          Desportivamente a experiência do Marcano seria bem-vinda, além de ser um central diferente de Pepe e Mbemba, mais à base da concentração e jogando no posicionamento e não tanto com o físico. Além de ter bom passe longo. Mas realmente em termos de negócio não faria sentido.

          Sobre o resto, adorava ter o Roger Guedes a substituir o Marega, seria a “cereja no topo do bolo”, mas a ver vamos.

          Saudações DesPortistas!

          • RicardoFaria
            Posted Julho 5, 2019 at 3:28 pm

            Se eles trouxerem o Róger Guedes, eu perdoarei o facto de eles trazerem o Marcano! Eheh.

            Agora a sério, eu também acho que o espanhol tem qualidade, experiência e conhece o clube e o campeonato mas faz-me confusão voltar a receber um jogador que nos deixou a custo 0 só porque não rendeu no clube que escolheu.

            Se Nakajima e Díaz forem confirmados, o plantel até está a ficar bastante bom e o restante provavelmente vai estar dependente de saídas.
            Vamos esperar e rezar para que ainda consigam melhorar a equipa! :)

            Saudações DesPortistas!

            • Kacal
              Posted Julho 5, 2019 at 3:54 pm

              É que é mesmo Ricardo eheh, mas duvido. É esperar para ver.

              Sobre o Marcano, totalmente de acordo.

              Uma coisa que pensei foi a possibilidade do Nakajima vir para SA ou mesmo o Luís Diaz. Não? É que o Corona na época passada jogou maioritariamente sobre a direita. O Galeno também jogou muitas vezes sobre a esquerda no Rio Ave. Ou a ideia é ter o Corona e o Galeno sobre a direita e o Nakajima e o Luís Diaz sobre a esquerda ou então poderá ser Corona e Nakajima/Luís Diaz e sobre a esquerda e Galeno e outro reforço (Pavón?) sobre a direita com Nakajima ou Luís Diaz a jogarem no apoio ao PL por vezes, é uma opção mais descabida talvez, mas não impossível. Mas sim, o plantel está a melhorar e já temos “upgrade” no ataque em relação ao ano passado caso se confirmem as vindas de Nakajima e Luis Diaz. Vamos torcer e rezar eheh :)

              Saudações DesPortistas!

              • RicardoFaria
                Posted Julho 5, 2019 at 4:11 pm

                Concordo com o que dizes é são opções que SC poderá explorar.
                Ainda sonho com o Pavón vestido de azul e branco mas com a vinda de Nakajima acho que será muito difícil.
                Já começo a ficar mais entusiasmado para ver o nosso Porto a jogar. Eheh.

                Saudações DesPortistas!

                • Kacal
                  Posted Julho 5, 2019 at 4:36 pm

                  Sim porque vejo qualidades e características no Nakajima para ser um SA tecnicista e móvel, daqueles baixinhos, ágeis com rapidez de execução. Ou o Luís Diaz com a sua velocidade e potência física mais facilidade de remate. Vejo como possibilidades nas alas jogariam Pavón sobre a direita e o Corona sobre a esquerda. Seria top! É uma hipótese a explorar pelo SC como disseste. Mas também duvido que o Pavón venha caso o Nakajima venha mesmo, embora seja um desejo meu ver o argentino de azul e branco, tal como tu.

                  Mas sim, o plantel está a compor-se e acredito que o SC altere algumas nuances no futebol e tenhamos uma forte equipa, eheh

                  Saudações DesPortistas!

                  • RicardoFaria
                    Posted Julho 5, 2019 at 5:37 pm

                    Dia 16 já teremos um jogo contra o Betis para ver o que SC anda a experimentar!

                    Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 5, 2019 at 7:57 pm

                      Não sabia desse jogo, ainda não estou muito a par dos jogos de pré-época, mas agradeço a informação! É numa 3ª feira, caso seja ao fim da tarde poderei ver e estarei atento, nice. Curioso por ver e ansioso!

                      Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 5, 2019 at 8:18 pm

                      O horário ainda não foi divulgado penso eu mas no dia 19 há outro jogo!

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 5, 2019 at 9:37 pm

                      Em termos de dias dá-me jeito, eheh. Em termos de horário vamos ver, espero que seja ao fim da tarde ou depois de jantar!

                      Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 6, 2019 at 3:11 am

                      Depois do jantar para mim está perfeito! Eheh

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 6, 2019 at 12:26 pm

                      Pronto está bom para os dois, que seja assim então! Eheh

                      Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 8, 2019 at 12:08 am

                      Correção Kacal, o jogo de dia 16 é contra o Fulham as 20:30 e no dia 19 será contra o Bétis as 20:15.

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 8, 2019 at 8:21 pm

                      Se forem horários oficiais, olha que nice eheh. Vou ver ambos os jogos com atenção! Estou curioso e ansioso, venham eles! Obrigado pela informação, Ricardo!

                      Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 8, 2019 at 8:38 pm

                      Penso que já são horários oficiais!

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 9, 2019 at 2:01 pm

                      Nice então, agrada-me bastante! Vou ver os dois jogos então! Ainda bem eheh

                      Saudações DesPortistas!

        • José S.
          Posted Julho 5, 2019 at 2:32 pm

          Estou de acordo.
          Marcano conhece a casa, mas ir buscar um jogador que saiu a custo 0 da nossa e com alguma aura cinzenta no ar, para além da idade e não foi assim tão perfeito, tem algo para correr mal e se for para buscar um central preferia outro.
          Mas temos centrais que chegue, tem é de se apostar.
          Roger guedes era um mimo, mas nesta altura e não saindo marega duvido muito.
          Cumprimentos

          • RicardoFaria
            Posted Julho 5, 2019 at 3:31 pm

            Eu acho que Mangala teria sido ótimo mas como não veio, não acho que seja necessário ir ao mercado por um central até porque temos bons jovens para potenciar.
            O Marega quer sair por isso pode ser que alguém venha bater a nota e o Porto volte a tentar o Róger Guedes.

            Saudações DesPortistas!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 5, 2019 at 1:55 pm

    Com Zé Luís, Nakajima e Díaz o ataque do FC Porto fica fortíssimo. Mesmo saindo Marega há Soares e Aboubakar mais Corona. É bastante bom. Fica a faltar um médio e um guarda-redes, sendo que um central e um lateral esquerdo também ainda poderão chegar.

    • Baia_99
      Posted Julho 5, 2019 at 3:01 pm

      O Porto joga com 4 jogadores nestas posições de EX e AC, por isso acho curto, quero mais um avançado para titular.

    • jdias
      Posted Julho 5, 2019 at 2:45 pm

      O Porto prefere vender Soares e manter Marega. Ou então sair os . Mas a ideia passa primeiro pela saída do Soares.
      Mas concordo, fica a faltar com mais urgência um médio e um GR. O resto poderão ser oportunidades de negócio mais pontuais quer entradas quer saídas.
      Do Diaz não conheço tão bem , mas espero que seja uma boa aquisição.

    • FCPenta
      Posted Julho 5, 2019 at 2:30 pm

      Não creio que o lote esteja fechado, parece que Bruno Pereira vem pela mão de Bertolucci.

      Fica a faltar o novo Herrera…
      Ntcham, Gerson, Shibasaki, Siliki, muitos nomes falados mas é a posição que tem menos rumores “concretos”.

      Quanto ao GR, por mim era Greiff ou outra solução low cost e Vaná, não é uma posição para gastar muito dinheiro.

      Por último DE, gostava muito de ver Tomás Esteves na sombra de Saravia e Manafá no seu lugar: a ala esquerda para descansar Alex Telles!

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2019 at 1:57 pm

      Concordo totalmente, Rodrigo. Confirmando-se essas entradas acabamos por ter um “upgrade” no ataque e tendo em conta o que tem acontecido nos últimos anos, já fico satisfeito com o mercado.

  • Kacal
    Posted Julho 5, 2019 at 1:54 pm

    Já era oficial, faltava só apresentar e já disse tudo que tinha a dizer no outro post. Para mim é um “upgrade” a Marega e Soares, o negócio em si não me agradou muito, mas a contratação até gosto e irá ser com toda a certeza um jogador útil, tem qualidades e características para encaixar bem nas ideias do treinador e fazer “mossa” em Portugal, vem mais evoluído e maduro da Rússia e acredito que aumente os seus números cá. Se marcar 20 ou perto disso já ficarei satisfeito porque também dá coisas ao jogo dentro do nosso futebol. Vou apoiar e dar o benefício da duvida até prova em contrário e estou curioso por vê-lo em acção, importa é continuar a oficializar negócios, que fechem Nakajima e Luís Diaz. Mais uma vez bem-vindo, Zé Luís!

    • Baia_99
      Posted Julho 5, 2019 at 2:30 pm

      Nao concordo que seja um upgrade a Marega, um jogador que marcou mais de 40 golos nas ultimas 2 epocas (8 na champions) e espero que nao seja o seu substituto, necessitamos melhor! Mas e’ um upgrade ao Soares e se este for vendido por 20, também considero que o preço pago por zZ Luis e’ aceitável.

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2019 at 3:13 pm

        O “upgrade” é no sentido qualitativo. É móvel também, mas capaz de servir como referência algo que o Marega não consegue tão bem, é imponente fisicamente como o maliano, mas considero que seja superior a nível técnico e no jogo aéreo. Agora a teoria é uma coisa, a prática é outra e o Marega já jogou no Porto e demonstrou o que vale e o Zé Luís não, mas teremos que dar o benefício da duvida ao Zé Luís e ver o que ele faz e se confirma ser um “upgrade” ou não. Mas a época do maliano a nível interno já não foi tão boa este ano.

        Também acho que necessitamos melhor e espero que venha um avançado móvel e rápido, mas mais tecnicista para SA e o Zé Luís seja concorrente do Aboubakar.

    • José S.
      Posted Julho 5, 2019 at 2:24 pm

      Como tudo e já dentro do falado vou dar o benefício da duvida também.
      Uma vez e se tudo correr como previsto ao virem diaz e nakajima com corona, galeno, octávio e abouba fica uma linha de muita qualidade e que trabalhada com zé luis na frente pode fazer toda a diferença. Uma vez que muitas vezes a diferença de um avançado produtor passa pela companhia que tem quando não o faz sozinho e se for esta a nossa tem tudo para correr bem. Óbvio que futebol é futebol e tudo terá de ser trabalhado, até porque ferreyra e castillo vieram com rótulos e não resultaram, assim como adrian, osvaldo e outros.
      É como tudo, trabalho, dedicação, esforço, querer. Sérgio promete e faz por isso, mas não está na pele deles na hora de meter a bola na baliza.
      Mas eu penso que estará bem encaminhado para isso.
      Vamos ver. :)
      Abraço

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2019 at 2:50 pm

        Acho que fazes muito bem em dar o benefício da duvida também, José. Vai correr bem, temos que pensar positivo e acreditar!

        De resto, concordo com tudo que disseste e já teremos um “upgrade” no ataque em relação ao ano passado. É o que se quer. O resto é teoria e teremos que ver na prática, pelo menos quem mais acreditamos faz menos do que quem menos acreditamos, o futebol não é uma ciência exacta. Vamos aguardar, mas trabalhando e lutando tudo se consegue.

        Abraço :)

    • PauloDybala1O
      Posted Julho 5, 2019 at 2:20 pm

      Boas mano !

      Não acho que seja um upgrade a Marega e Soares sinceramente, acho que é mais um jogador ao nivel tanto do Maliano como do Brasileiro..

      Quanto a Shoya e Luis Diaz, penso que são 2 grandes jogadores, tecnicamente muito fortes e Nakajima tem tudo para substituir o Brahimi ! Abraço

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2019 at 2:40 pm

        Boas para ti também, mano! Eu acho porque pode funcionar como referência mas também como avançado mais móvel, ou seja, uma junção dos dois. Tecnicamente considero-o superior aos dois. E é também igualmente forte no jogo aéreo e imponente fisicamente. Considero um “upgrade” mas o tempo dirá.

        Sobre o resto, concordo totalmente com o que disseste e espero que se confirmem os dois.

        Abraço :)

    • Estigarribia
      Posted Julho 5, 2019 at 2:00 pm

      Kacal,

      Luis Díaz, daquilo que vi na Copa América pela Colômbia, é um jogador de tremenda qualidade e aos 22 anos de idade ainda tem uma grande margem de progressão. Jogador com uma técnica brutal vai ser uma excelente contratação para o Sérgio Conceição saber potenciar. Apesar do meu Sporting já ter muitos e bons extremos, neste momento tenho inveja do FC Porto por terem conseguido um jogador da qualidade do Luis Díaz eheheh

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2019 at 2:48 pm

        O Sporting está muito bem servido e sinceramente do que vi em videos do Luís Diaz, vale o que vale, acho que o Sporting tem extremos de valia semelhante e com características idênticas, não faria sentido investirem no colombiano. Mas sim, é bem-vindo ao meu Porto pela falta de extremos que temos e agrada-me o perfil dele. Concordo eheheh

        Saudações DesPortistas

      • tugao
        Posted Julho 5, 2019 at 2:07 pm

        Estigarribia,

        Dado que tens estado atento ao Luis Dias, sabes dizer em que flanco ele joga melhor ?
        Gostava mesmo que o Corona pudesse ir para a esquerda (porque acho que rende mais aí, a fazer movimentos para dentro) mas o Nakajima joga sobretudo pela esquerda, estou curioso com o Luis Diaz.

        De qualquer forma, tendo em conta que as opções no ano passado eram hernâni e adrián, se este ano “mudarmos” para Luiz Diaz (pelo que tenho lido e Nakajima, é sem dúvida uma melhoria!

        • Estigarribia
          Posted Julho 5, 2019 at 2:28 pm

          tugao,

          O Luis Díaz tem como principal posição em campo a de extremo-esquerdo, onde poderá rivalizar com o Nakajima, mas também pode actuar como extremo-direito ou como médio-esquerdo (esta última posição, talvez, num 3x4x3 à semelhança de Acuña).

          Digo-te o mesmo que disse ao Kacal: o FC Porto com Luis Díaz, mais o Nakajima, fica bem servido nas alas e com um ataque completamente revigorado.

          Saudações Leoninas

          • tugao
            Posted Julho 5, 2019 at 5:49 pm

            Obrigado companheiro!

            Continuo a achar que falta alguém que se distinga à direita (dado que Galeno, Corona, Nakajima e Diaz rendem todos mais à esquerda), mas vamos lá ver que omoleta é que o SC faz com estes ovos!

Deixa um comentário