Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Federer teve o pássaro na mão mas Djokovic voltou a ser rei em Wimbledon

O sérvio caminha a passos largos para ser o tenista com mais Grand Slams na história (quando está a 100% é quase imbatível, a concorrência vai ficar mais fraca, e ainda deve ter mais uns 3-4 anos a top), mas é um dia muito inglório para Federer. O suíço venceu mais pontos, mais jogos, teve mais break-points, mais winners, pareceu estar sempre mais perto de quebrar o serviço ao rival, mas os detalhes (várias semi-oportunidades desperdiçadas, principalmente nos 30-30 e igualdades), tie-breaks e principalmente a maneira inacreditável como não potenciou os 2 match-points que teve quando servia com 40-15 deitaram tudo a perder.

Novak Djokovic conquistou o torneio de Wimbledon pela 5.ª vez (2.ª consecutiva) ao bater na final Federer pelos parciais de 7-6 (7-5), 1-6, 7-6 (7-4), 4-6 e 13-12 (7-3) em quase 5 horas. O sérvio foi inferior em quase todos os momentos, mas a força mental e a maneira como entrou nos tie-breaks fez com que terminasse a sorrir. Já Roger desperdiçou um set-point no 3.º set e só foi quebrado pela primeira vez no 5.º set, respondeu logo a seguir e depois voltou a quebrar o serviço ao n.º 1 Mundial no 7-7, mas quando servia para fazer o 9-7 desperdiçou dois match-points com 40-15. Ainda voltou a ameaçar quebrar o serviço a Djokovic, no entanto o jogo acabou resolvido em novo tie-break, com o sérvio a levar novamente a melhor. É o 16.º Grand Slam na carreira de Djokovic, já Federer continua com 20.

Mais títulos de Grand Slam:

35 Comentários

  • Enzo Perez
    Posted Julho 15, 2019 at 1:53 am

    Mais uma derrota devida única e exclusivamente a questão mental. Com 40-15 a servir para fechar o 5. set, é impensável perder o encontro. Ñ fora as “paragens cerebrais” q por vezes o afectam, o Federer já teria uns 25 Slams. Fiquei doente com a derrota… Mt provavelmente já ñ ganhará mais nenhum e este seria uma óptima despedida… Mas, enfim, ñ deixa de ser um jogador magnífico, dos maiores desportistas de sempre.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 14, 2019 at 10:51 pm

    Novak ou seja quem for podem ganhar 40 GS, que para mim o melhor de sempre será sempre Roger Federer!
    O privilégio que sinto por ter visto esta verdadeira lenda durante toda a carreira é inexplicável. Um dos meus ídolos no desporto, junto com D10s no futebol ou Panchito no hóquei.

    • Tiago Afonso
      Posted Julho 15, 2019 at 12:47 pm

      Num desporto individual se um jogador ganha mais que os outros nem há duvidas que terá de ser melhor do que o outro, mas ai vêm a parte de seres fan do Federer, enorme jogador que ficará na historia do ténis.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 15, 2019 at 2:09 pm

        Ganhar mais não significa ser maior, nem no ténis, desporto individual, nem no futebol um desporto colectivo. Isso depende muito do contexto. O melhor jogador é o que melhor joga.

        • Dca
          Posted Julho 15, 2019 at 3:50 pm

          Jogar melhor sem juntar a isso títulos não serve de nada. Se Guardiola não ganhasse nada podes ter a certeza que não era ninguém.

  • Xikinights
    Posted Julho 14, 2019 at 8:36 pm

    Dou muito valor ao Djokovic, é um monstro e vai ficar na história do Ténis juntamente com Rafa e Roger, mas não consigo gostar dele. Não há nada no jogo dele que me chame a atenção. No Roger a classe, em Rafa a pujança e a garra, neste gajo não sei pah, parece uma canja sem sal. A verdade é que ele lá vai e pra mim vai igualar Rafa nos próximos dois GS , infelizmente porque Rafa é o meu jogadores de eleição.
    Um aparte, o Tênis é mesmo um desporto a parte, a classe e o respeito pelo adversário durante a entrega dos prêmios é assinalável.
    Até me ficou a apetecer ir dar umas raquetadas ? grande, grande final,

  • Nuno Duarte
    Posted Julho 14, 2019 at 8:35 pm

    Aparentemente vi um jogo completamente distinto de todos os restantes comentarios.
    Nao faco ideia do que se passou na cabeca do Djokovic, mas na minha opiniao ele fez o que quis do Federer. a unica altura em que acelerou foi nos tie-breaks e em alguns momentos criticos que nao quis levar break. De resto deixou o Federer jogar, quando chegou aos pontos de break alheou-se completamente deixando o Federer ganhar e ainda lhe ofereceu 2 set’s de uma forma ridicula. Pareceu-me que o homem queria levar o set ao Tie Break do 5o set o que e ridiculo. A forma como faz aquele sorriso cinico no final do jogo ainda me faz acreditar mais nesta hipotese.
    Em termos de qualidade esta final fica para mim a milhas de distancia das que vi em Wimbledon entre o Federer e o Nadal e na Australia entre o Djoko e o Nadal…

    • Coluna
      Posted Julho 15, 2019 at 12:02 am

      E a parte de conceder matchpoints foi estratégia para desmoralizar o adversário XD Concordo com os users que já aqui disseram que este jogo foi muito injusto.

    • RMSO
      Posted Julho 14, 2019 at 10:19 pm

      Desculpa lá, mas realmente viste um jogo diferente dos restantes ? A esmagadora maioria dos pontos foi decidida na raquete do Federer, basta ver as estatísticas absurdas que teve… Se alguém teve iniciativa, e contra qualquer adversário é igual, foi o Federer. Djoko, foi fiel a si mesmo e ‘limitou-se” a fazer aquilo que faz melhor. Pode não ser muito bonito, e aos meus olhos não é, mas que é eficaz, lá isso é, e aí tem todo o mérito do mundo.
      Basta ver o primeiro tie-break, onde é que o sérvio acelerou? O Federer mandou duas direitas ridículas para fora e uma esquerda cruzada também para além da linha. O Servio foi, sem qualquer dúvida, mais frio nos momentos decisivos dos três tie-breaks, porque de resto o suíço foi muito superior… Mais uma vez , vai rever as estatísticas, deve ser dos jogos mais injustos de que tenho memória, o Djoko só foi superior em dois aspectos: menos 10 erros não forçados e mais duplas faltas ? Todos, mas mesmo todos (até na conversão de break points e jogos de resposta), o Federer foi mais forte.

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 14, 2019 at 7:58 pm

    Muito triste com este desfecho.

    O suíço bloqueou completamente em 2 ou 3 ocasiões em que podia ter matado o jogo.

    Mérito do Novak que é um muro a nível físico e mental.

  • RMSO
    Posted Julho 14, 2019 at 7:57 pm

    Sinceramente nem me apetece comentar. Inglório é a primeira coisa, e única que me vem à cabeça.

  • W8_4_it
    Posted Julho 14, 2019 at 7:44 pm

    É uma pena, Federer ,globalmente, jogou melhor mas peca sempre nos momentos cruciais. O aspecto psicológico é o seu único ponto fraco, provavelmente. O Djokovic foi superior nos momentos que interessaram, nomeadamente nos tiebreaks. Posto isto, como muitos dizem esta poderá ter sido a última grande oportunidade de Federer ganhar o derradeiro grand slam. No entanto, já se diz isto há muito tempo e ele continua a surpreender toda a gente e aos 37 anos continua ao mais alto nível. A ver vamos como corre o US Open!

  • Richrad
    Posted Julho 14, 2019 at 7:40 pm

    Dos poucos jogos, das poucas finais que em momento algum mudei o canal e hoje além do Tour havia ainda a final do hoquei. Que o Girão me perdoe mas esta final mereceu cada bola vista.
    Foi inglório para o Federer, pareceu sempre o mais lúcido e mesmo quando pudesse surgir a dúvida que teria quebrado, no 1-0 para o Djokovic, no 2-2 do quarto set, no 6-5 do último set, conseguiu dar resposta à imagem, à lenda que é e que merece todos os elogios.
    Estatisticamente foi claramente superior a Djokovic e na minha opinião a vitória apenas lhe sorriu, podendo o mesmo estando a 100%, por demérito do Federer.
    Parabéns aos dois pelo recintal que deram, mas este Federer dificilmente será batido como a lenda do tênis.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 14, 2019 at 7:40 pm

    Foi pena. Será a derrota mais dura na carreira de Federer. Vencer aqui seria sempre algo heróico, mas a verdade é que teve o pássaro na mão e deixou fugir. Não podia desperdiçar aquele duplo match point. De resto, esteve sempre dentro do jogo, fisicamente melhor do que eu esperava e no serviço foi espectacular. Djokovic tem o mérito de resistir ao ambiente e de estar sempre concentrado no fio da navalha. É impressionante a eficácia quando não pode falhar. Com esta idade tem tudo para ser o recordista de GS’s mas mesmo assim Federer é outra loiça. Estará sempre no topo dos melhores de sempre, pelo menos até ver um fenómeno semelhante. Ainda assim, parabéns ao Djoko por mais um grande triunfo e pelo respeito que teve na hora da vitória.

  • Dennis Bergkamp
    Posted Julho 14, 2019 at 7:37 pm

    Que jogo estranhíssimo de Djokovic, nem parecia estar a jogar uma final de Wimbledon contra RF. Ganha o 1o set meio caído do céu, entra completamente desconcentrado no 2o e dá o resto de borla e volta a ganhar o 3o set meio caído do céu. Só a partir do 5-5 no 3o set é que pareceu entrar emocionalmente no jogo, se bem que a linguagem corporal de quem não está bem ali não é novidade nenhuma no sérvio. Pareceu muito expectante e pouco confiante nas suas pancadas (à rede então esteve uma miséria), e até mais cansado que o suíço. Só teve BP’s no 4o set, se não me engano, sendo que o único break relevante que fez foi no 5o. Nada normal na melhor resposta ao serviço da história do Ténis. Para mim era indiferente o vencedor, visto que aprecio bastante ambos, venceu o sérvio, o que me parece muito amargo para Federer que teve sempre muito mais iniciativa e apareceu em grande forma física.

    • Dennis Bergkamp
      Posted Julho 14, 2019 at 7:40 pm

      Esqueci-me de referir que, apesar do conteúdo do meu comentário, Federer fez um jogo estupendo a quase todos os níveis.

  • Mike-UK
    Posted Julho 14, 2019 at 7:36 pm

    Este fim de carreira de Federer esta ao nível do início…. já perdi a conta a vitórias quase no saco que lhe escapam de forma inacreditável.
    Mas hoje bate todos os recordes, perde um primeiro tie break com tudo na mão, submete-se no terceiro quando tinha vantagem e a servir com 40-15 para fechar o título não se pode ir assim abaixo.
    Lamento ainda mais quando é contra este indivíduo que como jogador é fantástico mas que como homem é uma nódoa… joga duas bolas ao corpo, uma delas escandalosa, e nem uma palavra para o Roger, sempre a falar de lado para o árbitro, inclusivamente foi advertido – algo que numa final de GS é raríssimo – por dar uma raquetada na cadeira alta. Lamentável.

    • Dennis Bergkamp
      Posted Julho 14, 2019 at 8:44 pm

      Jogar a bola à figura é perfeitamente legal, tanto que não há tenista que nunca o tenha feito. É tudo muito bonito na TV, mas em momentos críticos numa final de GS gostava de ver se também arriscavam perder o ponto porque “jogar à figura é feio”. Federer também já falou várias vezes com linguagem imprópria para os árbitros, e até mesmo para o público. Também se torna uma “nódoa” enquanto homem por causa disso? Não são robots, também têm emoções, emoções essas que ainda são mais difíceis de conter quando o público também está contra ti. Percebo que se tenha intrometido entre duas fanbases enormes e que custe que seja muito provável que acabe com mais GS que ambos os tenistas em causa, mas já cansa o ódio que destilam a um homem que mostra sempre fair-play tanto na vitória como na derrota e que não tem problema nenhum em dar o ponto ao adversário ou aplaudir o mesmo (hoje fê-lo novamente, mas isso já não convém mencionar).

      • Tiago Afonso
        Posted Julho 15, 2019 at 12:53 pm

        Concordo contigo

      • T.Espindola
        Posted Julho 14, 2019 at 10:30 pm

        Bergkamp, perfeito! Subscrevo na íntegra.
        Tenho comigo que quando Djoko surgiu, os adeptos do tênis já estavam consolidados entre Federer ou Nadal.. então, já não é novo para o Nole jogar contra um estádio contra si.. ou ter que conviver em meio a ataques de fãs de RF ou RN.. costumo dizer: Djokovic, ou ame ou odeie.. acho que não deveria ser bem assim..

      • Chomate
        Posted Julho 14, 2019 at 9:17 pm

        100% de acordo, Dennis Bergkamp. Não o podia ter dito melhor

  • Pulga
    Posted Julho 14, 2019 at 7:36 pm

    A forma como completamente vazio de forças, Federer disputa o 5 set a este nivel só está ao nivel do GOAT.

    Todo o jogo de pés do Federer no 5º set deve ser estudado pela malta que quer fazer carreira.

  • masterDC
    Posted Julho 14, 2019 at 7:33 pm

    Impressionante, teve grandes oportunidades para poder vencer mas falhou nos momentos crucais e quando se falha nesses momentos frente a um grande tenista como é o Djoko pode ser fatal e foi mesmo.

    Confesso que antes da final pensava que o sérvio iria ganhar apesar de preferir a vitória do Federer porque não achava que o suíço conseguisse aguentar 5 sets. Foi preciso chegar ao tie-briek decisivo para terminar o jogo. É pena o Roger não ter ganho depois de ter grandes oportunidades no 1ºset em tie-briek ou aquela mais decisiva em que tem 2 match points para ser campeão e não consegue ganhar o seu jogo de serviço.

    Com isto vão 16 Grand Slams para o Djokovic que fica assim mais perto de alcançar o número de Federer e é muito provável que o consiga. Continuará no topo nos próximos anos e o Next Gen não tem capacidade para lhe fazer frente.

  • Ricardo Matos
    Posted Julho 14, 2019 at 7:21 pm

    Lendas vivas. E fantástico fair-play no fim do jogo. Dois autênticos senhores. Ganha o Ténis. Com intervenientes destes, é de facto um desporto à parte. Simplesmente espectacular. Triste pela derrota de Fed, mas o Nole é também fantástico. Entre estes dois e Nadal, são três exemplos a seguir e três lendas do Ténis e do Desporto.

  • Tsubasa
    Posted Julho 14, 2019 at 7:19 pm

    Que pena Federer, oportunidade de ouro para ter vencido este jogo, nos 5 Sets jogados teve sempre oportunidade para vencer, com 5-3 no tie break do 1º Set…Set point no 3º Set e por 2 match points a servir no 5º Set….tudo falhou, enfim que pena pelo Federer, até porque esta pode ter sido a última oportunidade de vencer um Grand Slam

    Por outro lado estou contente pelo Djoko que é o 2º jogador favorito e provou mais uma vez que é o melhor jogador do Mundo da actualidade ( o Coach que teve um desaparecimento cirúrgico a ver se finalmente percebe que o Nadal não é de todo o melhor do Mundo, mas o mais provável é nem aparecer ou vir ai com um rol de desculpas)

    Esta derrota para o Federer traz ainda outro senão, é que com 21-15 em Grand Slams o Federer obrigava o Djoko a estar neste nivel top Mundial até pelo menos 2021 (quando já terá 34 anos) e portanto o Federer ainda podia “sonhar” em terminar a carreira à frente do Djoko em Grand Slams caso o Djoko tivesse um abaixamento de nível a partir dos 34/35 anos….agora assim com 20-16 em última instância o Djokovic até pode já estar igualado com o Federer dentro de precisamente 1 ano, vamos ver cada vez mais parece certo que o Djokovic terminará como o jogador com mais Grand Slams ganhos na história do Ténis

  • Consuela
    Posted Julho 14, 2019 at 7:16 pm

    Inglório, atrevo-me a dizer muito injusto. Federer a um nível superior 90% do tempo, mas a falhar nos momentos cruciais, como já é seu habitual, aqueles 2 championship points no seu próprio serviço desperdiçados vão doer durante algum tempo, especialmente se formos a ver que esta terá sido a sua última grande oportunidade de vencer mais um GS.

  • Zamorano
    Posted Julho 14, 2019 at 7:15 pm

    Começa a ser um clássico este bloqueio de Fed nos pontos cruciais.. Hoje Especialmente duro depois de DOIS pontos de campeonato no seu serviço, vários pontos de break, todos perdidos. Mérito de Novak que não vacilou em qualquer tie break e aí residiu toda a diferença.
    Tristeza enorme, depois de um jogo em que Fed me pareceu sempre superior, com maior iniciativa, muitos winners, ases, mas demasiadas bolas longas e erros não forçados a tramarem o suíço.

  • Kurt1904
    Posted Julho 14, 2019 at 7:15 pm

    Muito azar de Federer, jogou melhor, sempre mais perto do brake, mas falhou 3 match points de forma parva e falhou sempre no tie break.

    Djokovic, um provocadorzito que só nos tie breaks se demonstrou mais fortes em tudo o resto nem por isso..

    Federer aos 37 anos ainda faz isto, jogos de 5 horas. O melhor de sempre, é um privilégio.

    • Chomate
      Posted Julho 14, 2019 at 7:40 pm

      Tou a ver aqui muita azia contra o Djokovic. Ninguem lhe quer reconhecer mérito, e é o menos popular do big 3. Todas as finais, tem a desvantagem de jogar fora, basicamente, mas mesmo assim, muito provavelmente, vai terminar como o tenista com mais grand slams de sempre.
      Percebo que admire Federer (é um senhor, e é o GOAT) mas tenha mais respeito pelo melhor tenista da atualidade.

      • RMSO
        Posted Julho 14, 2019 at 8:25 pm

        Djokovic tem todo o mérito de ser, provavelmente, a maior parede da história do ténis. É inacreditável a quantidade de bolas impossíveis que devolve. Acho que as pessoas não gostam muito dele por dois aspectos: por vezes é demasiado arrogante e a fama de fiteiro é difícil de ultrapassar, mas depois também tem contra o jogo ultra-defensivo, que a maioria das pessoas, principalmente as que não acompanham com regularidade, não gostam. Basta ver que o Federer teve “apenas” mais 40(!!!) Winners do que o sérvio…

  • Retchie
    Posted Julho 14, 2019 at 7:15 pm

    Peço ao VM para me deixar partilhar este desabafo:

    Não vejo mais ténis na minha vida, que desilusão…que injustiça!

  • Dca
    Posted Julho 14, 2019 at 7:12 pm

    Federer superior, mas com Djokovic isso por vezes não quer dizer nada e venceu os três tie-breaks que disputou.
    Federer mostrou que aos 37 anos ainda está num nível absurdo (não há esquerda igual, é quase uma direita) e os slices saíram de forma incrível (a bola desce imenso e quebra o ritmo que o adversário está a tentar impor).
    Djokovic, impressionante aquele jogo em que está a perder 40-15, 2 match point’s, e consegue se livrar. Chegou ao 5º set apenas com 2 breaks ponts a favor, não foi o seu melhor jogo, mas é um adversário tremendamente chato.
    Brutal!

    • Valderrama
      Posted Julho 14, 2019 at 8:12 pm

      A direita do Federer é muitíssimo melhor que a esquerda, nem há comparação. E a esquerda do Federer, para além da parte mental já aqui falada por muitos users, são os únicos componentes do seu jogo que, sendo muito bons, não estão ao nível GOAT. Federer sempre sofreu muito com as bolas muito spinadas para a sua esquerda e não tem nessa pancada uma arma atacante tão forte como por exemplo Wawrinka ou Kuerten, e isto falando só de esquerdas a uma mão.

      • Dca
        Posted Julho 15, 2019 at 3:47 pm

        Onde é que eu disse que a esquerda era melhor ou sequer igual à direita? Disse que é quase uma direita. Nem comparei com a dele. A esquerda dele em dia sim, para mim é a melhor do ATP. Aliás, a esquerda de Djoko a comparar com a de Federer neste jogo foi quase ridículo.

  • Fefe Varanda
    Posted Julho 14, 2019 at 7:11 pm

    Sinceramente nem sei que diga completamente aziado, teve dois pássaros e não conseguiu, realmente mentalmente Djokovic é o melhor, aquela subida à rede….

Deixa um comentário