Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ferguson: «Casillas não defenderia o que Diego López defendeu»; Concorda?

Se Casillas estivesse na baliza do Real Madrid no dia em que o campeão espanhol visitou Old Trafford, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o desfecho seria, seguramente, outro. A opinião é de Alex Ferguson.

O treinador do Man Utd referiu mesmo que a sorte do Real Madrid em passar aos quartos de final da liga milionária foi Diego López «o espanhol salvou o Real Madrid», acrescentando ainda que com Casillas tudo seria diferente: «Casillas não teria defendido aqueles remates que o Diego López parou. A mancha ao Danny Welbeck na primeira parte, a defesa com pé a remate do Robin Van Persie, o cabeceamento de Nemanja Vidic…Casillas não é esse tipo de guarda-redes.» VM – De suplente no Sevilha a titular no Real, não deixa de ser peculiar o percurso de Diego López esta época. Ele que se destacou no Villarreal, mas que nos últimos anos esteve longe do que apresentou no passado (na 1ª metade da época foi suplente do veterano Palop no Sevilha, jogador que agora, curiosamente, é suplente do português Beto), regressou em grande a Madrid (em tempos Jesus chegou a afirmar que era o guardião espanhol que mais apreciava, depois por ser mais novo e barato optou pela aquisição de Roberto). Excelentes exibições frente a Barcelona e Man Utd, e a prova de que os merengues necessitavam há muito de um guarda-redes que desse pontos e segurança nos grandes jogos (nem foi preciso um jogador de Top para fazer melhor esse trabalho que Casillas). Esta afirmação de Ferguson não só comprova isso, como acaba por dar razão a Mourinho que ainda antes da lesão de Iker já o tinha relegado para o banco. Será curioso ver em quem irá recair a preferência de Mou quando Casillas estiver a 100%, mas pelo menos este “mito” em relação à qualidade/categoria de indiscutível de Iker já se perdeu. 

29 Comentários

  • AC
    Posted Março 11, 2013 at 12:27 pm

    Na minha opinião é que Casillas continuará no banco depois de estar a 100%!! Mourinho já anda com essa sede a muito tempo e era desta que o 'veneno' do balneário andava caladinho juntamente com a sua rica namorada… Mourinho neste momento tem a desculpa perfeita para não o por a jogar até ao final da época, porque no final vai dar a soleta com a taça da champions debaixo do braço.

  • Joao Clemente
    Posted Março 11, 2013 at 10:01 am

    Antes da lesão, comentei que o melhor que podia acontecer ao real e ao mourinho era o Casillas lesionar-se. DIto e feito, não por falta de qualidade tecnica (é um monstro) mas por questoes politicas de balneario. É muito dificil para espanhois ver portugueses a liderar… sentimentos recalcados talvez. Por essas politiquices de balneario é q o Mou agiu muito bem em se sentar com o Raul e "afasta-lo" a bem antes do inicio do reu reinado. Na minha opiniao, ou o Casillas engole bem o orgulho e trabalha depois mais que o Lopez, ou acho que nao calça nem devia calçar mais neste Real.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 11, 2013 at 12:06 am

    Sim, concordo. O Casilla e o Ramos são muito overrated.

  • SardaoDaNoite
    Posted Março 10, 2013 at 6:50 pm

    Ainda bem que há alguém com nome no futebol (e ninguém tem mais nome no futebol que Sir Alex Ferguson) a dizer o que eu digo há anos, pode ser que agora que vem da boca de alguém experiente as pessoas acreditem em mim.

  • Jessica
    Posted Março 10, 2013 at 3:17 pm

    São GK completamente diferentes, Casillas é dos melhores do mundo dentro dos postes, que para uma equipa pequena é o mais importante, porque está constantemente na linha de fogo. No caso de lopez, este é relativamente fraco dentro dos postes, mas e evita os males antes que estes surjam, lances estes esporádicos numa equipa como o real. Acho que muitos só estão a ver as defesas que dão nas vistas do lopez e não reparam nos lances como sair da área e cortar a bola como um libero , contra o barça, sair dos postes a cortar cruzamentos e a forçar o mal remate do adversário. Com isto quero dizer que as defesas vistosas que o Lopez fez contra o MU e casillas teria feito também, mas muitos lances críticos que este saiu da área e cortou cruzamentos duvido muito seriamente que casillas teria os feito, uma vez que este ama uma linha que se situa entre os postes .

    Saudações Desportivas.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 10, 2013 at 3:01 pm

    Casillas tem as suas lacunas, assim como Diego Lopes também tem. Casillas é melhor, sem dúvida e por isso tem o trajecto que tem a nivel de clube e de selecção, mas neste momento e a manter esta forma penso que Diego Lopez pode e deve manter a titularidade até final da época.

  • Anónimo
    Posted Março 10, 2013 at 2:51 pm

    Casillas no 1×1 é excelente como comprovou na final do mundial 2010, entre os postes costumava ser brilhantes contudo tem-se aburguesado e já não se "estica" para fazer as defesas espectaculares a que habitou os adeptos. Exemplo perfeito do que refiro foram os golos de livre directo sofridos no final do campeonato passado que quase colocaram em perigo a conquista da La Liga.
    Contudo nas saídas a cruzamentos é fraquissimo!O guarda-redes do RM não pode ficar na linha de golo e esperar que os centrais limpem tudo!

    Diego Lopez talvez não consiga ganhar tantos duelos no 1×1 como Casillas ou fazer as defesas impossíveis entre postes que este ultimo fazia há alguns anos, no entanto é mais regular nos aspectos que devem caracterizar um bom GR.

    Pedro Moreira

  • Rodrigo
    Posted Março 10, 2013 at 2:20 pm

    O Casillas e um excelente guarda-redes, mas concordo com o Ferguson quando refere que o titular da selecçao espanhola nao defenderia o que defendeu o Diego Lopez naquela noite em Old Trafford. Acho um Casillas um excelente guarda-redes como referi, top-5 mundial, mas nao o considero o melhor porque existem alguns aspectos (saidas da baliza, meia distancia ou dar pontos nos grandes jogos) que o impedem de ser o nº1.

    No entanto, tem uma imprensa fantastica, fruto do que conquistou a pulso em Madrid e na selecçao espanhola e dos anos que ja leva como titular do Real Madrid de forma indiscutivel.

    Por fim, o Mourinho nao e fa do Casillas, pelo que prevejo que mantenha o Diego Lopez a titular ate final da temporada.

  • Anónimo
    Posted Março 10, 2013 at 2:04 pm

    O Diego Lopez está a fazer um trabalho tremendo, ninguém lhe pode tirar o mérito mas é injusto a maneira como estão a tratar Casillas e a dizer que o López é melhor que o Casillas. Sou da opinião que o Casillas não é o melhor do mundo mas também não é pior como já o tratam. Casillas é sem dúvida o melhor guarda-redes do Real Madrid mas estagnou porque nunca teve concorrência e agora com Diego López na concorrência, veremos o melhor Casillas e aí secalhar as bocas acabaram. Rápido se vai de besta a bestial e vice-versa.

  • Rui Mendes
    Posted Março 10, 2013 at 2:02 pm

    Eu penso que o ponto que se retira aqui é que o Casillas é um garda redes muito mais defensivo que Diego López. Enquanto Casillas fica em cima da linha de golo durante os 90 minutos, Diego López sai-se muito mais vezes e isso facilita o trabalho dos centrais. Quanto ao caso mais discutido que penso ser as bolas paradas, por exemplo nos cantos Casillas põe muito mais pressão sobre os centrais pois se eles não cortarem a bola, só aqueles milagres "a la Casillas" em cima da linha de golo podem safar a equima. Nesse aspecto Diego López é melhor e contra equipas grandes quando é preciso mais do que um guarda rede consistente, o ex-sevilla habituado a outros campeonatos é um guarda-redes mais preparado. Penso que faltou a Casillas uma experiencia num clube de meio da tabela porque aí todos os jogos são desafios e obrigam os Guarda-redes a estar mais preparados para a enxorrada de remates que vem ao encontro deles.

  • Luke Psywalker
    Posted Março 10, 2013 at 1:54 pm

    Hmmmm… Esta declaração parece-me mais um frete a favor do Mourinho.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 10, 2013 at 12:22 pm

    É muito complicado dizer se Casillas teria feito ou não estas defesas, não esteve lá, logo estamos a viver no mundo do "Se". Ainda assim, acho Casillas um grande guarda-redes, pese embora seja daqueles que mais têm a imprensa do seu lado. Diego Lopez sem dúvida que se está a revelar ainda melhor do que aquilo que todos conhecíamos, e prevejo uma grande dor de cabeça para Mourinho mas acredito que seja DL a levar a melhor!

  • Fernando
    Posted Março 10, 2013 at 11:57 am

    casillas é um guarda redes BOM em todos os aspetos mas não é excelente em nada!
    Diego lopez merece e de que maneira continuar a titular.

  • ACT7
    Posted Março 10, 2013 at 11:50 am

    Na minha opinião o Casillas peca muito nas bolas paradas o que no futebol actual é cada vez mais decisivo, acho que o Diego tem estado muito bem quer nas saídas quer no jogo com os pés coisa que o Casillas também não é muito forte. Talvez tambem a defesa do Real nos últimos jogos tem estado mais forte. Veremos o que vai acontecer quando Casillas voltar a 100%, se não teremos uma guerra no balneário que poderá afectar a campanha na Champions.

  • Buzz
    Posted Março 10, 2013 at 11:49 am

    anda muita gente com memoria curta…
    O Iker ja ganhou o que tinha a ganhar com o RM e a selecção espanhola. E se na seleção e no RM actula é indicustível que tem uma super equipa, lembro-me bem de ele ganhar uma Champions contra o Valencia na altura em que RM era uma boa equipa mas nao apresentava a superioridade de hoje em dia relativamenete aos planteis adversarios.
    O iker apareceu de pedra e cal no RM ainda muito novo (nao tinha idade para ter carta de condução e ia de bicicleta para o estadio as vezes) e ganhou o lugar a Bodo Ilgner e Canizares, numa época em que nenhum GR conseguia afirmar-se no RM (um pouco como aconteceu no MU antes de o Van der sar ter estabilizado aquilo)
    Concordo que neste momento o Casillas terá uma carga "política" excessiva dentro do balenário, o que esta a ser prejudicial ao seu rendimento. Poderá até ser melhor para a carreira dele sair…

    Mas daí a dizer que nao defende isto ou aquilo… acho que é ter memoria muito curta.
    O Casillas deu muitos e muitos jogos ao RM..

    Buzz

  • Fred
    Posted Março 10, 2013 at 11:39 am

    Quando estava a ver o jogo, disse precisamente isso ao meu pai. Casillas não fazia o que Diego Lopez fez nesse jogo. Casillas é um GR com nome, mas nos últimos encontros antes de se lesionar não foi um GR de dar pontos ao Real. Enquanto Mourinho estiver no Real Madrid, e por todo o historial que já tem com Casillas, talvez este fique mais uns tempos no banco de suplentes, porque Mourinho não tem medo de sentar ninguém. Se Diego Lopez continuar com estas exibições fantásticas como em Old Trafford, a meu ver vai continuar a ser o titular mesmo quando Casillas voltar

    • Inês Sampaio
      Posted Março 10, 2013 at 12:03 pm

      Só há um ponto com que não concordo no seu comentário, apesar de dar o meu aval a tudo o resto: Mourinho tem efectivamente medo de sentar alguns jogadores. Quando sentou o Iker, o mundo caiu-lhe em cima e ele aprendeu que, com os ranhosos dos espanhóis, não pode descartar certos elementos. Por isso mantém o Ramos e o Arbeola a titulares ao mesmo tempo: o 17 não tem categoria para o Real Madrid e o segundo capitão merengue tem andado bêbedo nos últimos jogos, mas sentar qualquer um dos espanhóis para colocar o Pepe (muito mais acertado e regular) – no caso de Arbeloa teria de desviar o Ramos para a lateral direita – seria um erro no que toca à sua imagem na imprensa de Madrid. Aí sim, cairiam o Carmo e a Trindade…
      Se fôssemos unicamente pelo jogo, Pepe-Varane seria a dupla de centrais. Infelizmente, Mourinho não se pode dar ao luxo de ir contra os "notáveis" da capital espanhola…

    • Inês Sampaio
      Posted Março 10, 2013 at 12:03 pm

      Só há um ponto com que não concordo no seu comentário, apesar de dar o meu aval a tudo o resto: Mourinho tem efectivamente medo de sentar alguns jogadores. Quando sentou o Iker, o mundo caiu-lhe em cima e ele aprendeu que, com os ranhosos dos espanhóis, não pode descartar certos elementos. Por isso mantém o Ramos e o Arbeola a titulares ao mesmo tempo: o 17 não tem categoria para o Real Madrid e o segundo capitão merengue tem andado bêbedo nos últimos jogos, mas sentar qualquer um dos espanhóis para colocar o Pepe (muito mais acertado e regular) – no caso de Arbeloa teria de desviar o Ramos para a lateral direita – seria um erro no que toca à sua imagem na imprensa de Madrid. Aí sim, cairiam o Carmo e a Trindade…
      Se fôssemos unicamente pelo jogo, Pepe-Varane seria a dupla de centrais. Infelizmente, Mourinho não se pode dar ao luxo de ir contra os "notáveis" da capital espanhola…

    • Inês Sampaio
      Posted Março 10, 2013 at 12:03 pm

      Só há um ponto com que não concordo no seu comentário, apesar de dar o meu aval a tudo o resto: Mourinho tem efectivamente medo de sentar alguns jogadores. Quando sentou o Iker, o mundo caiu-lhe em cima e ele aprendeu que, com os ranhosos dos espanhóis, não pode descartar certos elementos. Por isso mantém o Ramos e o Arbeola a titulares ao mesmo tempo: o 17 não tem categoria para o Real Madrid e o segundo capitão merengue tem andado bêbedo nos últimos jogos, mas sentar qualquer um dos espanhóis para colocar o Pepe (muito mais acertado e regular) – no caso de Arbeloa teria de desviar o Ramos para a lateral direita – seria um erro no que toca à sua imagem na imprensa de Madrid. Aí sim, cairiam o Carmo e a Trindade…
      Se fôssemos unicamente pelo jogo, Pepe-Varane seria a dupla de centrais. Infelizmente, Mourinho não se pode dar ao luxo de ir contra os "notáveis" da capital espanhola…

  • Pedro
    Posted Março 10, 2013 at 11:07 am

    O ano passado quando o Visão de Mercado fez um top dos melhores guarda-redes do Mundo todos criticaram o VM por dizer que o Casillas era apenas um guarda-redes regular, algo defensivo (não se expunha muito ao erro), mas que estava longe de ser um super-guardião.

    Salvo erro meteram o Neuer como o melhor do Mundo.

    Mais uma vez o tempo deu-vos razão. Parabéns.

  • Ladruz
    Posted Março 10, 2013 at 11:07 am

    Casillas apesar ser bom GR ja nao apresenta a sua concistencia e sim Mourinho relevou ter mais 1 vez razao nas suas escolhas , escolhas essas que muitos nao concordaram .
    Diego Lopez > Casillas !

    VM keep the good work !

  • DSpurs
    Posted Março 10, 2013 at 11:07 am

    Casilhas é neste momento o jogador mais subvalorizado do mundo. Não percebo como pode ser o melhor do mundo. É certo que de vez em quando faz grandes defesas (quem não faz?) mas não compensa os gigantes erros que faz. Nas bolas paradas até mete dó .

    Diego lopez tem estado muito bem e apesar de não saber o que aconteceria com casillas caso ele jogasse não acredito que fizesse aquelas defesas, por isso concordo com ferguson.

  • Diogo
    Posted Março 10, 2013 at 11:05 am

    É notoria a difereça do RM na defesa, esta mais segura, mais uma vez tem que se dar razão ao Mourinho, o Casillas só entrou a jogar por motivos politicos e também porque o Adan deixa muito a desejar.

    o Sir desta vez disse aquilo que o Mourinho sabe, mas não pode falar, e tb nunca entendi porque dizem que o Casillas é o melhor do Mundo, para mim é propaganda enganosa.

  • João
    Posted Março 10, 2013 at 11:02 am

    Fergie tem toda a razão. Casillas é um bom guarda-redes, que como todos os bons, faz grandes defesas e outras vezes nem tanto. Mas por muito que custe, Casillas está longe do nível de Buffon e até de Petr Cech, ou dos retirados Van der Saar, Oliver Khan, esses sim, guarda-redes que valem muitos pontos.

    CONTINUEM O BOM TRABALHO VM. NÃO DESANIMEM E NÃO DESISTAM DO VM…PEÇO-VOS POR TUDO.

  • Gepeto
    Posted Março 10, 2013 at 11:01 am

    Concordo a 100% diego lopez tem feito um trabalho tremendo, a continuar assim merece tirar a titularidade a casillas

Deixa um comentário