Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fernando apontado ao Man City; Sporting volta a emprestar Nuno Reis ao Cercle

Qual o valor de mercado do “Polvo” (em Julho é um jogador livre)?
Continua a especulação sobre o futuro de Fernando. Desta vez é o City que aparece associado ao luso-brasileiro, e em Inglaterra avançam que o actual 1º classificado da Premier League pode incluir Rony Lopes no negócio (por empréstimo) para convencer o FC Porto a libertar o “Polvo”. VM – Uma especulação que vai durar até Fernando sair do Dragão, seja agora ou no final da época (mesmo que renove, acreditamos que será na mesma transferido). Estranho no meio disto tudo é a maneira como o FC Porto se colocou a jeito de perder um dos principais activos a custo zero – esta falta de cuidado não é habitual nos portistas -, correndo o risco de nesta fase ser obrigado a perder um dos 3 jogadores mais importantes por um valor muito inferior ao que vale para conseguir realizar um encaixe financeiro. É que mesmo com as virtudes do FC Porto no momento de vender e da pouca inteligência do City quando compra, como é que os Citizens vão dar uma verba exorbitante por um elemento em final de contrato, que esta época já não pode jogar na LC, e que no líder da PL ia ser suplente da dupla Fernandinho-Yaya?

Sporting – O clube leonino comunicou o empréstimo de Nuno Reis ao Cercle Brugge até final da época. O acordo prevê a opção de compra por parte do clube belga no valor de 500 mil euros, ficando a SAD leonina com 50 por cento de uma mais-valia futura. VM – Considerando a idade do jogador e o seu trajecto (já com vários anos de 1ª Liga), não fazia sentido continuar na equipa B leonina. Até surpreendeu esta permanência em Alvalade na 1ª metade da época já que cedo foi evidente que nem era opção para Jardim (Semedo foi sempre o 4º central). Quanto ao seu futuro, parece claro que dificilmente vai voltar a Alvalade, aliás é mais um jogador da geração de sub-20 que foi à final do Mundial que tarda em se afirmar.

82 Comentários

  • Bombas
    Posted Janeiro 30, 2014 at 11:30 pm

    O caso Fernando é a prova de que Pinto da Costa, de Presidente, já só tem mesmo o estatuto e as conferências, porque aposto que agora deve ser o Antero que deve fazer isto tudo, visto que a gestão do Porto para a época 2013-2014 tem sido um fiasco.

    Fernando já há algum tempo que tinha manifestado interesse em sair do Porto, logo, vendia-se no Verão, visto que na minha opinião, a renovação de contrato seria muito improvável, logo devia-se de pensar num substituto para Fernando, em que na minha opinião, pode ser o Defour ou até mesmo o Herrera, quem sabe, mas o mais grave, é que habilitam-se a ver Fernando a sair por um preço de saldo, ou até mesmo a custo zero, por desnecessidade.

    Quanto ao meu City, Fernando seria uma contratação interessante, mas no final da época, visto que seria desperdício gastar dinheiro nele, visto que há hipóteses de ele sair a custo zero no final da época, e porque também, não é uma contratação urgente, visto que Yaya Touré e Fernandinho são titulares, e Rodwell e Javi García estão no banco, em caso de a contratação de Fernando vir a ser verdade, eu vendia um dos 2 suplentes, já que seria desperdício estarem estes 3 no banco.

  • slb1994
    Posted Janeiro 30, 2014 at 11:56 am

    É nestas coisas que o meu “benfiquismo” vem ao de cima. No panorama do nosso campeonato, perder um jogador da qualidade do Fernando é sempre mau, mas admito que como benfiquista essa hipótese agrada me bastante, sendo que para mim o “português” é o jogador mais influente dos dragões. Depois de perder Moutinho e Lucho em relativamente pouco tempo, a eventual saída de Fernando poderá ser catastrófica para os azuis e brancos.
    O caso é um pouco estranho no universo portista: as semanas vão se sucedendo e apesar de o presidente já ter garantido que tinha acordo verbal com o jogador, o facto é que Fernando é livre desde o início do mês para assinar por outro clube. Veremos o que ainda dá até fecho do mercado.

    Quanto a Nuno Reis, acaba por ser natural a sua saída. Não teve o impacto que se esperava depois do Mundial de sub 20 e actualmente nem quarta opção é no plantel leonino. Com apenas 22 anos, ainda acredito que ainda evolua bastante e se afirme no futebol internacional (sendo que não acho muito benéfico a ida para a Bélgica).

  • Sérgio
    Posted Janeiro 30, 2014 at 11:40 am

    Nuno Reis não tinha espaço no Sporting, não tem qualidade para se afirmar no plantel principal e passar anos na equipa B seria um erro.
    Acho mal o Sporting andar sempre a comprar jogadores para a equipa B e a assinar contratos de longa duração porque depois se corre mal andamos anos a pagar as favas. Dramé e Shikabala podem vir à vontade e são bem recebidos, mas com contratos de 1 ou 2 épocas com renovação mediante objectivos.

    • Jordão Scp
      Posted Janeiro 30, 2014 at 5:46 pm

      Nuno Reis é superior a Eric Dier mas não tem a nacionalidade inglesa nem irá fazer tanta porcaria como o Rojo fez na época anterior.

      O objectivo é tentar valorizar o Eric Dier para ser vendido para um dos grandes de Inglaterra no futuro, por isso, Nuno Reis foi posto de lado.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 30, 2014 at 10:32 am

    Se sair agora…Não tenho grandes duvidas que o Porto não é campeão….E se sair agora,desconfio que já renovou.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:37 pm

      Mesmo que não saia agora,acredito mais que o Benfica seja campeão. Se o Benfica for o campeão,eu tiro uma foto no Marques e depois meto aqui :D

    • Chester Field
      Posted Janeiro 30, 2014 at 11:44 am

      Mesmo que não saia, tenho sérias dúvidas que o Porto seja campeão este ano. Se sair, é só um upgrade para o Benfica, acima de tudo. Acho que este ano vamos ver o Ricardo a festejar o título no Marquês, será?

  • João
    Posted Janeiro 30, 2014 at 9:27 am

    Duvido que aconteça. . Fernando é dos meus jogadores favoritos da liga (adoro reis do posicionamento) mas como foi dito não pode jogar na champs e daqui a uns meses sai de graça. . Mesmo pensando no ronny penso que faria pouco sentido considerando que o porto já tem o quintero encostado… mas quem sabe?

  • Super Dragão
    Posted Janeiro 30, 2014 at 9:13 am

    Em 6 meses, perder James, Moutinho e Lucho já é mau…perder Fernando e Mangala era catastrófico…

    E pronto…por aqui me fico

  • Diogo
    Posted Janeiro 30, 2014 at 9:04 am

    Um jogador a 6 meses do final de contrato acho que 5 milhões era um excelente negócio

  • Manuel
    Posted Janeiro 30, 2014 at 3:45 am

    Se, como dizia um jornalista na TVI, o Porto fica mais forte com a saída do Lucho, com a saída do Fernando fica ainda mais forte. Pelo que a conquista do título fica ainda mais perto.

    • bruno
      Posted Fevereiro 1, 2014 at 12:25 am

      Provas? Onde estão? Não me diga que o senhor fez parte das negociações?
      Então vamos fazer o mesmo jogo metade do salário do 1º ano do matic também era dinheiro que o benfica devia ao jogador. capice ?

    • Manuel
      Posted Janeiro 31, 2014 at 10:39 pm

      Só para sua informação, 1,5M€ do "ordenado" que o Lucho vai ganhar era dinheiro que o Porto lhe devia e que os árabes agora lhe pagam. Capice?
      Percebe agora?

    • bruno
      Posted Janeiro 31, 2014 at 12:44 am

      se foi ou não, eu não sei diga-me voce. o senhor é que faz as insinuaçoes

    • bruno
      Posted Janeiro 31, 2014 at 12:43 am

      Ai o matic foi aliciado com um contrato fabuloso, já o lucho vai ganhar 4,5 milhões em 15 meses e que estava em final de contrato já foi empurrado para fora do clube (apesar dele dar entrevistas no sentido contrario), é que isto a mim nem me interessa só que eu quando faço uma acusação, quando insinuo algo depois gosto de justifica-la, mas do senhor só se pode esperar as postas de pescada do costume que depois não as consegue justificar.
      Como não conseguiu ter argumentos para o senhor Paulo por exemplo, mas eu percebo não era um comentário de ofensa fácil nem de teorias da conspiração ficou logo sem argumentos.
      Ou Como no "negócio" do andre gomes se isso se passasse no porto cá estava o senhor pronto para atacar e criticar com as histórias do costume, mas como foi no benfica estava todo compreensivo e apoiante do negócio, isso na minha terra chama-se hipocrisia.

    • Manuel
      Posted Janeiro 30, 2014 at 11:47 pm

      O Matic foi empurrado para fora do Benfica, sim senhor. Foi convencido a ir para o Chelsea que o aliciou com um contrato fabuloso. Acha que foi exactamente a mesma coisa que se passou com o Lucho?

    • bruno
      Posted Janeiro 30, 2014 at 9:55 pm

      Mas ai está se o senhor insinua alguma coisa como esta a fazer sobre o lucho depois tem que justificar ou não? Porque mandar insinuações para o ar é muito fácil eu também posso começar a insinuar que o matic foi empurrado para fora do benfica, mas depois tenho que ter provas e argumentos que justifiquem as minhas insinuações, coisa que o senhor não faz. Simplesmente chega aqui manda a posta para o ar e depois cala-se porque não tem argumento para justificar as barbaridades que diz, se tem assim tanta certeza do que diz, se sabe do que fala então força justifique o que diz.

    • Manuel
      Posted Janeiro 30, 2014 at 8:49 pm

      "Quando lhe pedem justificações"? Mas quem é você para vir para aqui pedir o que quer que seja à minha pessoa? Eu só dou as informações que quero e a quem eu entendo dar! Não me faltava mais nada!

      E já perguntou aos seus amigos quem foi que "convidou" o Lucho a sair? Essa informação é que era interessante saber.

    • bruno
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:54 pm

      Hoje não tem informações sobre o negócio?
      Também foi o porto que o mandou embora como ao lucho? O senhor fala como se tivesse lá nas negociações, mas quando lhe pedem justificações cala-se bem caladinho.

  • PP
    Posted Janeiro 30, 2014 at 3:03 am

    Para mim não tem lógica a saída do Fernando para o City neste momento!

    1 – O Fernando está com problemas físicos segundo o departamento médico do Porto e segundo a forma como saiu no último encontro.
    2 – O City tem para a sua posição o espanhol Javi Garcia.
    3 – O Fernando a ir para o City agora, custaria algum dinheiro, quando ele poderá ir no fim da temporada por 0 €!
    4 – O Fernando a ir para o City agora, ficando os ingleses de emprestar o Rony não faz qualquer sentido, pois tirando o Nasri e o David Silva, o Rony é o médio-ofensivo que melhor adapta à ala esquerda.
    5 – O City então não deveria ter emprestado o Gareth Barry ao Everton…

    Enfim… eu acho é que o Fernando vai sair a custo 0…

  • Kacal l
    Posted Janeiro 30, 2014 at 2:16 am

    O Nuno Reis é um bom central, mostrava muito potencial e fez um bom Mundial Sub-20 em 2011, mas não foi aposta, teve azar de se destacar numa fase complicada do Sporting (com Godinho´s e Bettencourt´s) e nunca teve uma oportunidade a sério, andou de empréstimo em empréstimo e nunca teve estabilidade, nem consistência no seu rendimento, eu continuo a acreditar que tem qualidade para ser opção regular na equipa principal, mas para andar na equipa B sem jogar, mais vale mesmo empresta-lo, é um bom negócio para o Sporting e foi a decisão mais acertada neste momento.
    Espero que ele se afirme no Cercle Brugge e seja utilizado com regularidade e que ainda consiga ter uma boa carreira e o reconhecimento que merece, quem sabe não surpreende e um dia dá o "salto" para um clube com outras ambições e até é chamado á Selecção, para já é pensar no Brugge e trabalhar para ser titular.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 30, 2014 at 1:11 am

    Perder Fernando já seria catastrófico… em 6 meses o Porto perdia Moutinho, Lucho e Fernando, ficava com Herrera, Defour e Josué, assustador na óptica dos azuis e brancos.
    Penso que o Porto não conseguirá nenhum encaixe que justifique a perda do polvo em Janeiro, e por isso, mais vale segurar até ao fim da época, até lá pode conseguir renovar, se não conseguirem, têm depois o verão para reformular o meio campo!
    Quanto ao Rony Lopes, é óbvio que o City só o liberta por empréstimo, e não me parece que isso interesse ao Porto estar a evoluir um jovem de 18 ou 19 anos durante 6 meses para depois ficar sem ele.

    Mais um empréstimo normal. fiquei fã do Nuno Reis após aquele mundial sub-20, acho que é um jogador com muito carisma, mas a verdade é que nem na temporada passada conseguiu ser titular no Olhanense (apenas actuou como lateral direito). Apesar de ser um jogador que sente o clube, a verdade é que apareceram elementos com mais potencial, e "prender" um jogador de 22 anos à equipa B sem perspectivas de aposta, seria injusto para o jogador!
    Com a saída de Nuno Reis e Tobias, penso que sobram apenas o Hugo Sousa (que joga muitas vezes noutras posições do terreno), o Ruben Semedo (que de vez em quando sobe à equipa A) e o Samba (que tem sido muito pouco utilizado, alguém sabe o que se passa? Gostei de o ver no Torneio Guadiana). É nesta perspectiva que o Elton Monteiro pode vir por empréstimo como veio hoje no jornal ABola.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 5:44 pm

      Fokobo para mim só tem futuro a médio defensivo.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:59 pm

      O Fokobo também é um bom central com potencial, embora possa actuar no meio-campo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:04 pm

      Fábio Teixeira,

      Também não acho que nem um nem outro possam chegar à equipa principal. Mas desses 3 que referiu para lutar pela titularidade, saíram 2 (Reis e Tobias) e o outro sobe muitas vezes à equipa A (Semedo).

      É aí que entra o Hugo Sousa, Samba e a nova contratação Pérez, um deles fará dupla muitas vezes com o Semedo. Quando o Semedo não puder, vamos ver, gostava de ver mais vezes o Samba (tem apenas 400 minutos se não me engano)

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:13 am

      O Hugo Sousa não acho nada de especial, assim como o Samba. Sobravam 3 jogadores para 2 lugares (Rúben Semedo, Nuno Reis e Tobias Figueiredo) e era entre estes 3 que devia ser discutida a titularidade na equipa B.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:07 am

      Eu sei que é muito complicado e que não vai acontecer, apenas acho que seria muito bom, é mais sonhar acordado e em grande. :-)

      Sim, o Casemiro seria um excelente reforço, ainda é jovem e encaixaria perfeitamente no duplo-pivot que o PF tanto aprecia.
      Concordo que o Fernando tem que ficar até ao fim da época, o Defour também merece ser aposta, embora tenha que provar mais e de ter um rendimento superior ao que tem tido quando é chamado e o Carlos Eduardo assim terá a liberdade necessária para dar asas á sua criatividade, mas o Josué também é uma boa opção, continuo a achar que ele tem qualidade, se melhorar nas atitudes e se aplicar pode ser muito útil no meio-campo, assim como o Quintero, o Herrera espero que se adapte rapidamente e que mostre o seu verdadeiro valor.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:30 am

      Kacal

      Isso obviamente que seria muito bom. Mas não me parece, mais facilmente acredito na vinda do Casemiro que também seria excelente… de qualquer das formas, seria um meio campo totalmente novo, e seria muitas alterações para dar certo.
      Na minha opinião, o Porto precisa obrigatoriamente de manter Fernando até fim da época, apostar definitivamente em Defour e dar liberdade total a Carlos Eduardo.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:21 am

      Se viesse o Jack Rodwell era perfeito, mas não estou a dizer que seja possível, mas sim que era excelente, embora não acredite nisso.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:58 am

    O Fernando é um dos melhores trincos do Mundo a "destruir" jogo, está em final de contrato, portanto vale pouco neste momento, uns 10 (+ um jogador) ou 15 milhões já seria um bom negócio, o Porto demorou a renovar e agora vai perder um dos jogadores mais importantes do plantel por uma ninharia.
    Quanto ao Man City, com a dupla Fernandinho/Yaya Touré a "carburar" e há ainda o Javi Garcia e o Jack Rodwell que estão há procura de oportunidades, acho que é desnecessário, vamos ver.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:04 am

      Não sei Luis, o Fernando vale mais de 15 milhões (em situação normal), quando há jogadores que foram muito caros e não valem nem metade do dinheiro, neste momento talvez não fosse mau receber 5 ou 6 milhões, mas não deixaria de ser um mau negócio (em geral), ele tem ainda 26 anos e muito para dar.

      Quanto ao substituto, é provável que o Porto nunca tenha encontrado um á altura, ele realmente já quer sair há algum tempo, era bom que renovação mesmo que fosse para sair no fim da época, pelo menos teríamos mais lucro financeiro e ainda ficávamos o Fernando por mais meia época.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:33 am

      O Fernando nunca saiu porque provavelmente nunca nenhum clube ofereceu mais do que uns 15 milhões… portanto neste momento não devem dar mais do que 5/6 milhões, o que não compensa de todo a perda que ele significa nesta altura da época.

      É bom não esquecer que Fernando não renovou porque jà aí à uns 2 anos que anda desejoso para sair, mas o Porto como nunca encontrou substituto também não o vendeu nem ele quis renovar, agora está nesta situação (acredito que só renove para dar algum dinheiro ao Porto mas apenas aceita com uma cláusula no contrato que obrigue o Porto a vender no fim da época).

  • Rukavina
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:54 am

    Bom negócio e boa opção por parte do Sporting. O Nuno Reis não fazia parte do futuro próximo da equipa A e na B estava a tirar o lugar a jogadores mais novos e a precisarem de rodagem na II Liga. Ficou claro também, que apesar daquilo que prometia, não tem ainda capacidade para se assumir numa equipa de topo, estagnou e apresenta pouca competitividade.
    Um ponto que gostava de referir e elogiar pela direção, vai um pouco contra aquilo que o VM tem defendido:
    Quanto a mim, o Sporting fez muito bem e recuperar todos os seus jovens valores emprestados e que se apresentavam como uma incógnita para o futuro (Wilson, William, André Santos, Reis, Salomão). Posteriormente aferiu a real valia de cada um deles e a utilidade que poderiam dar à equipa no curto/ médio prazo, colocando-os entre a equipa A e B (exceção de André Santos que ficou logo riscado de inicio e partiu para o Vitória). Do meu ponto de vista foi uma boa politica de reorganização do clube (assim como a renovação de muitos jogadores jovens, alguns exagerados, outros não, apenas o tempo o dirá) e que penso que todos os responsáveis e adeptos poderão afirmar que não foram dados tiros ao lado e que desperdiçámos jogadores (ex: Varela, Baldé).
    Acho que realmente a estrutura está a trabalhar bem, a equipa B está a funcionar como deve ser e apenas lamento que Daniel Carriço, Saleiro, André Marques, Renato Neto, Caiado, Pereirinha, Paim, entre outros não tivessem tido a sorte de ter uma equipa B que lhes permitisse subir a sénior sem pressões, de forma sustentada e realmente integradora no contexto do futebol sénior.

    Cumprimentos e que continuem com o excelente trabalho!

  • Carlos Franco
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:52 am

    Já se fala na saída de Fernando há pelo menos 2 anos (e desde essa altura que se fala na sua vontade de cumprir contrato até ao fim e sair, estranho as notícias da renovação), portanto desde essa altura que a situação já podia ter sido minorada através da contratação de um substituto à altura, ou de um jovem de qualidade a potenciar. Penso que quando Souza foi contratado foi um pouco com esta intenção, mas não pegou, e por outro lado Defour e Castro também não tiveram espaço para se mostrar, e o pouco que mostraram não foi de grande qualidade.

    Em termos monetários, é uma perda para o Porto pelo potencial valor se tivesse sido bem gerido, mas não representa uma perda significativa: não foi contratado por grandes valores e o gasto em salários foi mais que pago em exibições e títulos. Desportivamente é uma perda enorme, e na pior altura.

    A saída é natural, visto que Fernando é um dos trincos com melhor qualidade no momento de recuperação e nas últimas épocas evoluiu muito na condução de bola e construção de jogo. Está pronto para jogar numa equipa de top. Penso que a saída para o City não será o melhor para ele, porque os jogadores contratados para a posição não têm sido muito felizes, muito à conta de Yaya. O Man Utd ou mesmo o Arsenal seriam bons clubes para continuar o bom trabalho que tem feito no Porto. Resta saber se se contretizará, e quando.

  • Ruben F
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:36 am

    O Fernando no City vai para o banquinho, como é óbvio. Ele é enorme na sua função mas, ainda assim, muito menos completo que Fernandinho e Yaya. Ele encaixava que nem uma luva no Liverpool que precisa de um médio que aguente o meio-campo e faça um pouco o trabalho sujo agora que não podem contar com o Lucas. O Polvo era ideal !

  • Anónimo
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:28 am

    O Fernando por mais de 10 milhões já era bom demais, provavelmente o valor vai ser entre 5 a 8 milhões. E duvido muito que o Rony Lopes venha e se viesse não percebia porque não é a posição mais carenciada do plantel
    JA

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:10 am

      O Rony Lopes é "10", mas rende muito na ala também, assim como o Fábio deu os exemplos do Rafa e do James, o próprio Tozé joga descaído na ala no Porto B e tem feito boas exibições, o Porto até prefere um jogador com essas características numa das alas, embora o James ajudasse a defender, não sei se o Rony tem essa capacidade, no Man City não precisa, a defesa e os o meio-campo segura bem.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:25 am

      De acordo Jeremy. Tal como o Rafa, são jogadores que jogam melhor em zonas interiores, mas que, dada a conjetura da equipa, têm sido encostados à ala, mas que nem por isso, têm baixado de rendimento. E isso ao FC Porto é o que interessa, ter jogadores capazes de agitar jogos, como o James fazia (e também não era um extremo).

    • Jeremy
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:04 am

      Mas acho que fez toda a sua formação a 10. Pelo menos no Benfica era, ficando o Bernardo no banco.

      Pode jogar na ala, mas será sempre um 10 como é Silva por exemplo… Também é complicado jogar a 10 numa equipa que por norma joga em 4-4-2 clássico.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:46 am

      Ele no City joga deslocado sobre uma ala. Mesmo na seleção de sub-19, pelo menos no Europeu da categoria, atuou no flanco.

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:15 am

    Espero que o Fernando termine a época no FCPORTO, caso contrário é uma catástrofe enorme, já que o polvo é para mim o jogador mais importante da equipa.
    Se a equipa portista quer realizar uma venda que o Otamendi seja o eleito, já que não acrescenta muito ao plantel.
    Sinceramente não percebo o porquê de o City avançar para a contratação do luso-brasileiro, já que nos seus quadros tem vários jogadores que fazem a mesma posição como são os casos do Javi Garcia, Jack Rodwell etc.

  • Jeremy
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:14 am

    Como Benfiquista era fantástico, o Fernando tem sido um dos melhores do Porto este ano (junto com o Alex Sandro e Magala), o que é habitual ao longo dos últimos anos.

    Acho que ficariam com muito poucas hipóteses de serem campeões se isto for verdade, a equipa já é na minha opinião a que joga pior dos 3 grandes, perdendo um grande jogador como Fernando será ainda pior.

    No caso do Matic, havia o Fejsa que apesar de tudo é bom defensivamente, se sair o Fernando o Porto não tem ninguém que possa desempenhar com qualidade o papel de trinco (Defor e Josué são 8).

    Estes negócios ameio da época (tb o do Lucho) não são nada habituais no Porto, Pinto da Costa das duas uma, ou já passou a pasta ao Antero ou então está a perder qualidades. Outra hipótese é o Porto estar a precisar de dinheiro.

    • Invictus
      Posted Janeiro 30, 2014 at 7:24 pm

      Concordo em tudo com Fabio, apenas que defour é fraquinho, preferia casemiro no lugar dele…

    • Paulo
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:33 am

      Defour é trinco (nº 6), Josué é nº 10

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:24 am

      Eu discordo, porque acho que os melhores jogos do Defour foram aqueles que realizou quando o Fernando esteve indisponível. Aliás, nem acho que o Defour tenha verticalidade para ser um box-to-box, pois é um jogador que só sabe passar para o lado e para trás. Acho o Herrera muito mais capacitado para transportar bola até ao ataque, pena é que ainda não esteja no patamar recomendado para ser uma mais valia concreta no FC Porto.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:02 am

      Não concordo, acho que o Defour sempre será um médio de transição (pelo menos foi aí que jogou melhor no Porto com Vitor Pereira) e é aí que joga na Bélgica (Witsel é normalmente o médio defensivo e á sua frente jogam Fellaini e Defour).

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:37 am

      Para mim, Defour joga melhor como médio defensivo num duplo pivot, do que propriamente como médio de transições.

  • Sp16
    Posted Janeiro 30, 2014 at 12:06 am

    Esquecem-se de um facto, que é a possibilidade de já existirem acordos firmados relativamente ao novo contrato do Fernando com o FCP. Pinto da Costa garantiu que estava tudo assegurado para Fernando renovar, que faltava apenas assinar, agora falta saber se existem garantias fisicas e concretas que assegurem esse fim.
    Já é a 2a noticia de hoje que vejo que A ou B vai ser emprestado ao FCP, mas parece-me ridiculo. O FCP nao é clube de empréstimos, só o será se os jogadores em questão tiverem clausulas de compra e vontade de ingressar no FCP no futuro, nao sendo o caso é de colocar por completo de fora essa hipotese. Nao formamos jogadores para os outros!

    Já agora, a SPTV referiu que o negócio seria dinheiro + passes de jogadores, um pouco estranho para um jogador que no fim do ano fica livre nao? Talvez tenha razao..

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 29, 2014 at 11:57 pm

    "A Sporttv avançou que o médio do FC Porto, Fernando, estará a caminho do Manchester City. Ainda sem confirmações várias notícias foram então surgindo sobre a hipotética transferência.
    O CM, por exemplo, diz que Fernando quer continuar no FC Porto até ao final da época. Já a RR avançou que o luso-brasileiro poderá deixar o Dragão mesmo no final da época, recebendo o FC Porto compensação financeira pela transferência."

    É tanta a indefinição.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 30, 2014 at 11:40 am

      No último momento aparece o George Mendes Football Club a comprar o Fernando por 20M.

      João

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:28 am

      O Tim Howard também tem feito boas exibições, também as fez na época passada, o seu problema é que ás vezes "para-lhe o cérebro" e sofre umas "frangadas", se melhorasse isso teria sido muito melhor GR.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:53 am

      O Begović para mim foi o melhor guarda-redes da BPL no ano passado, à frente do Mignolet e do De Gea.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:25 am

      Não é que o Hart seja um mau guarda redes, mas no verão falou-se no interesse do City no Begovic do Stoke, esse sim um guarda redes de top que certamente não seria muito caro.

      O Mangala era ideal para a Liga Inglesa, tem tudo para ser dos melhores do mundo, não estou a ver é o City dar 40 milhões, mas para o dinheiro que têm gasto em alguns jogadores não ficaria espantado. Como Benfiquista se saírem o Fernando e o Mangala seria um dia em cheio… haha

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:04 am

      O Hart passou uma má fase, como está o De Gea a passar agora, mas já está a voltar ao seu nível. Além de que é inglês e guarda-redes para ser titular no Mundial e com a concorrência do Forster, vai ter de trabalhar!

      Quanto ao Demichelis, concordo. Aliás, acho que o City está a tentar adquirir o Mangala por 40 milhões, mas o Pinto da Costa pede 45. Foi o que li.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:42 am

      Não se compreende bem é o interesse do City, pois os titulares serão sempre o Ferandinho e o Tourré e no banco têm o Rodwell e o Javi (talvez o Fernado seja melhor mas não por muito) que dão mais que garantias como suplentes.

      Se era para garantir reforços em Janeiro seria mais prioritário um guarda redes (Hart não dá garantias suficientes) e um central (Demichelis é péssimo para uma equipa de top).

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 29, 2014 at 11:47 pm

    Nas condições actuais Fernando nunca será transferido por uma verba superior a 10M€. Péssimo timing de negócio para o FC Porto (tardou muitíssimo a decidir o que pretendia do jogador e agora perdeu o poder de decisão e as vantagens que lhe advêm desse estatuto).

    • slb1994
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:02 pm

      Por 10 M já será um negócio fantástico, por um jogador em fim de contrato e que não é internacional.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:08 am

      Se for 10 milhões será um valor fantástico, tendo em conta a situação contratual.

      Numa situação mais favorável para a equipa vendedora (faltava um ano para acabar contrato), o Ozil saiu por 15 milhões, isto depois de ter sido um dos melhores no mundial de 2010.

      Isto financeiramente, desportivamente será péssimo para o Porto.

  • Indignado sportinguista
    Posted Janeiro 29, 2014 at 11:41 pm

    Se fosse outro presidente a comprar gajos como o Dramé e Shikabala e a mandar o Tobias Figueiredo embora para se perder numa III divisão de Espanha e nunca mais dar jogador e gozar com o Nuno Reis que foi um dos capitães que mais sentiu a nossa camisola ao mete-lo na B durante todo este tempo…era uma guerra.

    Assim como é o Sporting Bruno de Carvalho está tudo bem. Qualquer dia ele acaba com o clube e os discipulos que não sabem pensar por si batem palmas na mesma.

    Isto é uma vergonha…esta vassalagem é doentia e vai acabar com o Sporting. Onde é que já se viu ir buscar estes tipos…já n chegavam os Magrões, Welders, Vitors, e Cisses…em vez de apostar na formação??? Se isso continua assim para o ano é só estrangeiros.

    Mas como tá tudo bem…n digo mais nada. Até porque se alguém diz alguma coisa é logo acusado de querer o Godinho. conversa da treta sempre repetida e eu até votei sempre no Bruno.

    E também gostava de falar no Jeffren, Elias e Labyad,,,que tiveram propostas mas a direcção prefere pagar-lhes para eles n jogarem…mas já nem vale a pena.

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:31 pm

      @Aurélio Pereira
      Isso não é bem assim. Se não tiverem qualidade, quer Jardim, quer Abel não terão problemas em sentá-los no banco/bancada (veja os casos de Welder ou Magrão). Os jovens jogadores não podem ser lançados de qualquer maneira para o 11 titular. Carlos Mané, de quem fala, está a começar a aparecer agora, 6 meses depois de já ter estado a trabalhar entre a equipa A e a B.
      -Rui Patrício foi alvo de inúmeras críticas nas primeiras épocas e, não fosse a teimosia de Bento, neste momento era mais Ventura por aí, sem se saber bem onde.
      -Cédric esteve emprestado à Académica e no ano passado foi muito criticado. Só agora está a mostrar valor.
      -William esteve uns anos na Bélgica, emprestado, antes de se revelar.
      -Adrien andou pela equipa principal, perdeu o lugar, foi para Israel ou coisa que lhe valha, regressou para a Académica e só este ano está a provar valor.
      -Wilson Eduardo anda a ser emprestado, consecutivamente, há muitos anos e só neste teve hipótese.
      Como vê, nem todos são Moutinhos, Nanis, Ronaldos ou Quaresmas que chegam, vêem e vencem, sendo indiscutíveis logo na primeira época. Há muitos jogadores que precisam de maturação. As coisas têm que ser feitas com calma, caso contrário queimam-se etapas e, consequentemente, jogadores.
      SL

    • Aurélio Pereira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:51 pm

      O que é certo é que indo pra equipa B ou não, Dramé e Shikabala vão tapar os lugares aos miúdos quer na B quer na A, e vão receber muito mais que os miúdos, quer em prémios assinatura quer em salário no fim do mês, um jogador que vêm de fora recebe sempre mais que os miúdos no seu 1º contrato.
      Não vejo porque razão devemos ir buscar jogadores deste tipo quando temos Mané, Esgaio, Iuri, Chaby, Podence etc etc prontos a jogar quer na B quer na A.

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 30, 2014 at 10:58 am

      Meu caro indignado,
      Shikabala e Dramé chegam a custo zero. Não se paga nada para além de prémios de assinatura. São 2 contratações para 2 posições deficitárias no plantel, sendo que Dramé até deve começar na B.
      Tobias Figueiredo andava mais preocupado com a casa dos segredos e as suas galas, por isso uns meses em Espanha podem arejar-lhe as ideias (concordo é que podia ser numa divisão superior).
      Guedes não quis renovar e esteve perto do Benfica, portanto foi um negócio bem feito. Não vai para um rival e ainda se ficou com uma percentagem do passe.
      Nuno Reis não tem qualidade para o Sporting! Não percebo estes sportinguistas que viram os jogos dele no Mundial Sub 20 e ficaram deslumbrados, mas depois não voltaram a ver mais jogo nenhum e continuam a estar deslumbrados. É relativamente baixo para um central e não tem mais nenhuma característica que sobressaia para camuflar essa lacuna.
      É curioso referir Magrão, Welder, Cissé e Vítor, mas deixar de fora Maurício, Jefferson, Montero e Slimani. Não lhe convinha, não era?
      '…para o ano é só estrangeiros…' nem merece comentários.
      Só posso concordar consigo relativamente ao Elias. Se de facto houve uma proposta na ordem dos 5,8 milhões como se fala, parece-me que devia ter sido aceite, pois não tem lógica ficar com o jogador a treinar à parte e a ganhar um balúrdio…para além de estar a desvalorizar.
      Mas são mais pontos positivos do que negativos, portanto aguente-se à bronca de que os tachos dos tempos recentes acabaram e este é um novo Sporting com novas ideias.
      SL

    • SdvrSCP
      Posted Janeiro 30, 2014 at 8:37 am

      Nem Sportinguista deves ser. Quanto mais indignado. Para se dar ao trabalho de criar um nick com esse nome, deve ser mais para destabilizar que outra coisa.

      mas calma, porque a maior parte de nós está com o sr presidente. Mainada

    • Miguel
      Posted Janeiro 30, 2014 at 1:10 am

      Aurélio Pereira

      o Dramé e o Shikabala não sei se são melhores que os jogadores que referis-te…mas uma coisa têm eles a mais que os nossos putos…uma coisa chamada experiência (o Dramé nem tanto, mas esse vai evoluir na equipa B)..parecendo que não, conta muito

      o nosso plantel é formado maioritariamente por jovens..depois temos mais uma série de jogadores (Patrício, Mauricio, Jefferson, Capel, Slimani etc) na casa dos 25 anos (ainda meio jovens portanto)

      depois aparece o Gerson, o Vitor e o Marcelo com 28 e 29 anos e são os mais velhos do plantel

      quem anda por aí a dizer que se deve lançar o Esgaio, o Iuri, o Betinho e mais não sei quem da equipa B deve ter estes dados em conta..o nosso plantel é muito jovem (muito mesmo..não há um trintão na equipa) e mesmo assim consegue estar na 2ª posição do campeonato depois da pior época de sempre, sendo que o objectivo primário está praticamente alcançado (3º lugar..tudo o que vier a mais é "lucro")

      quanto à aposta na formação..o Carlos Mané, Ruben Semedo, Esgaio , William, Wilson (quer queiram quer não, foi a direcção do Bruno de Carvalho que apostou nestes 2 últimos…por isso a aposta na formação destes dois também é mérito dele) são jogadores lançados por Leonardo Jardim…convém saber-se dos factos antes de dizer barbaridades

    • Pedro Santos
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:57 am

      Desconhecia essa informação, obrigado :)

    • Chorras21
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:42 am

      Pedro Santos,

      O Rubio rescindiu com o Pandurii e encontrar um colocação para ele neste momento vai ser dificil, pois jogou na Taça de Honra e conta como uma participação oficial, logo mais o unico jogo que fez (penso eu) pelo Pandurii, conta como ter jogado por duas equipas nesta temporada, poratnto têm a hipotese de campeonatos nórdicos ou sul americanos

    • Pedro Santos
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:37 am

      Ah! Quase me esquecia! Sim, não concordo nada com a contratação de Dramé's ou Elton's Monteiros's uma vez que são contratações que só vão servir para tapar o lugar a miudos (o mesmo com o Hugo Sousa, por exemplo), serve sim para fazer favores a empresários. Mas a contratação do Shikabala pode ser interessante se ele se mostrar um desiquilibrador que é algo que nesta altura o Sporting claramente precisa. No entanto também tenho pena porque é mais um que está a tapar o lugar ao Iuri (na minha opinião o maior talento da equipa B e dos emprestados todos), o que vai demorar ainda mais a sua subida à equipa principal e consequente afirmação.

      BTW, o Rubio está emprestado.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:35 am

      O negócio do Tobias, rotulei-o como incompreensível, mas o do Guedes achei bem montado.

    • Chorras21
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:34 am

      A contratação de Dramé não percebo, agora a do Shikabala, pois é um jogador feito, joga a 10, ou a extremo e era uma posição que precisava de ser reforçada sendo um jogador livre percebo a aposta!
      Quanto à venda de Fernando se conseguissem 7,5 milhões por ele seria optimo, mas não sei até amanha tudo esta aberto!
      Os empr´stimos de Tobias e Nuno Reis por um lado até entendo (se bem que o emprestimo par a 3 divisão não), são jogadores que por um motivo ou outro nãp estão a dar o que é necessário sendo assim encontra-se um alternativa! Apostar na formação não é de um dia para o outro! Empresta-se o jogador a uma liga mais competitiva, ele evolui e volta simples é isto! Adrien, William, André Martins, Wilson etc… todos eles foram emprestados e voltaram com os resultados visiveis e não podemos ter um 11 exclusivamente de jogadores formados no Sporting (isto não é o Bilbau) e muito menos de apenas jovens e sem experiencia!

      SL

    • Pedro Santos
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:32 am

      A aposta em dois jogadores da casa num ano em que sistemáticamente se joga com 6/7 jogadores da casa é assim tão mau? Ok, sem duvida que o Iuri, pela grande época que está a realizar, e o Esgaio já mereciam mais oportunidades. Mas dizer que a aposta não está a ser diferente é, na minha opinião, errado. Para além disso, a época como está a desenrolar não tem dado grandes hipóteses de dar oportunidades aos miudos na equipa A, isto porque defendo que os jogadores devem ser lançados progressivamente (a não ser que sejam super talentos como Ronaldo, Nani ou Bruma) e inseridos numa estrutura sólida e não lançados às feras todos de uma vezes e sem organização nenhuma.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:30 am

      O Sporting tem apostado nos jovens com qualidade, não se pode apostar em todos.

      Uma equipa que joga com 6 habituais produtos da formação no 11 é óbvio que aposta nos jovens. O ano passado com o Godinho só Patrício, Adrian e Cedric eram mornamente titulares, seja por causa do Jardin ou por causa do Bruno Carvalho a verdade é que o Sporting passou a apostar mais na formação. É inegável.

      O Nuno Reis é demasiado baixo para ser um central de top no futebol moderno, pois não tem velocidade nem impulsão nem qualidade com bola ou desarme de bom nível para compensar essa deficiência.

      No caso do Bruma e do Ilori o Sporting tomou a melhor decisão em transferi-los, pois já não tinham a cabeça no clube e renderam boas quantias. O Dier teve bastantes oportunidades este ano e ainda não mostrou que possa ser titular.

    • Aurélio Pereira
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:14 am

      Mas ainda alguém acredita em jogadores a custo zero?
      Há sempre prémios assinatura bem chorudos.
      E nem é essa a questão essencial, mas sim tarem-se a ir buscar estrangeiros que vão tapar os miúdos da Academia.
      Onde é que o Dramé e o Shikabala são melhores que Mané, Iuri Medeiros, Chaby, Esgaio, Podence etc etc?

    • João Lains
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:09 am

      A aposta na formação com Bruno de Carvalho diz apenas respeito aos casos do Rúben Semedo (uma aposta muito tímida embora eu perceba porquê) e o Carlos Mané. Não gosto de falar no William porque com outro treinador nem teria tido esta oportunidade (pelo que foi dito na imprensa) e o Wilson Eduardo também não me parece um bom exemplo porque só pecou por tardio, porque já andava aí há muitos e bons anos a rodar na Primeira Liga.

      Portanto, no que há aposta na formação diz respeito, Bruno de Carvalho, não trouxe nada de novo. Bruma e Ilori seguiram os seus caminhos, mas aí nada podemos apontar à direcção. Dier não tem sido aposta tão regular quando todas as vozes os apontavam como um dos melhores centrais do mundo no futuro até por força de ser inglês (os clubes da Premier League estarão sempre atentos). Não estagnou mas estava à espera que tivesse um papel mais importante. Fokobo, Esgaio e Rubio permanecem na B enquanto Betinho, João Mário e Zezinho foram emprestados. Ninguém é obrigado a apostar nos jovens agora não digam que o BdC tem feito mais que as anteriores direcções nesse sentido. Até posso estar sem um pouco injusto com ele, porque este papel de apostar cabe exclusivamente ao treinador.

    • Indignado sportinguista
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:07 am

      anda tudo doente…Vocês até conseguem encontrar virtudes num empréstimo do melhor central que passou pelas nossas escolas a um clube da III divisão.

      Nem vale a pena mais conversa…já percebi que tá tudo cego.

    • Miguel
      Posted Janeiro 30, 2014 at 12:03 am

      tu gostas é dos godinhos e bettencourts

      falas-te desses todos…e porque não falas-te, só assim por acaso, do Jefferson, Maurício, Piris, William (voltou graças a esta direcção, pois com o godinho andava nem sei por onde e no último ano de contrato), Montero ou Slimani

      e a aposta em, por exemplo, no Carlos Mané, Wilson Eduardo já para não falar no próprio William Carvalho…ou até mesmo em Cedric que dizia-se que ia ser dispensado no início da época

      podias também ter falado dos 20 milhões mais 50% das mais valias futuras que 2 putos mimados nos deram (um anda no granada salvo erro, o outro anda por ai lesionado após meia dúzia de jogos) graças à sabedoria negocial do Bruno de Carvalho

      mas não..preferes-te focar num Cissé (um puto de 20 anos, logo com bastante margem de progressão), num Vitor, num Magrão ou num Welder (este por empréstimo) que todos juntos não custaram 2 milhões

      há pessoas que sem um teclado à frente são poetas

    • Rui Sousa
      Posted Janeiro 29, 2014 at 11:59 pm

      A unica coisa que eu concordo disso tudo é a do Figueiredo. Lourenço quem diz isso é porque percebe muito de futebol. Já se viu muitas estrelas e jogadores bons a sairem da 3ª divisão espanhola (ironia incluida). Principalmente porque as equipas B jogam todas na 3ª divisão espanhola, aquelas mais importantes jogam certamente lá (ironia incluida). Agora a falar a sério vai-te informar bem acerca disso, porque tanto o Castilla como Barça B jogam na II divisão. É o maior erro para o Figueiredo, quando podia muito bem destacar-se num clube cá, até de primeira divisão.

      Em relação à sua informação indignado, o Dramé pelo que consta vem a custo zero, e esse Shikabala não deve vir por muito mais. Apesar de concordar que pelo menos o Shikabala é daquelas contratações da parvoice.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 29, 2014 at 11:51 pm

      Mas depois olha-se para o 11 inicial e vêem-se Patrício, Cédric, William, Adrien, André Martins, Wilson Eduardo e por vezes Dier. 7 produtos da formação leonina. Se isto não é apostar na formação, não sei quem o faz.

      E olha que sou portista.

    • Lourenço
      Posted Janeiro 29, 2014 at 11:48 pm

      Falas tão bem, ainda bem que todos os outros clubes apostam na formação e ainda ai a ganhar titulos.
      O figueiredo acaba por ser bom pois vai jogar numa liga em que tem muitas equipas b se equipas de primeira divisão, o que dá visibilidade.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 29, 2014 at 11:38 pm

    Agora é que o "sistema" vai começar a trabalhar. Se com o Fernando já jogavam mal, sem o Fernando vai ser uma época miserável, tirando Alex Sandro e Jackson é o Porto mais banal que me lembro.
    Gomes

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:57 pm

      Sérgio,

      Todos os jogadores que eu disse são de grande qualidade, o Defour e o Quaresma são muito úteis, que alguns não estejam a render o que podem, isso é outra conversa.

    • Sérgio
      Posted Janeiro 30, 2014 at 11:36 am

      um plantel banal, mas com bons valores claro.
      Danilo deixa muito a desejar em função do dinheiro que custou, Otamendi e Mangala estão fartos de somar erros, Defour nunca demonstrou no Porto o que demonstra lá fora, Quaresma é uma incognita. De real qualidade só Helton, Alex Sandro, Fernando, Jackson e Varela. Jogadores como Licá, Josué não acrescentam nada ao FCPOrto

    • Kacal l
      Posted Janeiro 30, 2014 at 2:19 am

      Banal??? realmente o experiente Helton, Mangala, Otamendi, Maicon e o Danilo (ele sempre disse que rende mais a "8" e eu acho que seria a solução perfeita, se houvesse um lateral semelhante ao Alex Sandro na direita) são todos péssimos jogadores, o Defour (Internacional Belga) e o Quaresma (deixem-no recuperar a 100%) também não valem nada.
      Falta reforços em algumas posições (meio-campo e alas) e mais alguma qualidade no banco, mas há vários jogadores com qualidade no plantel.

Deixa um comentário