Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fernando Santos dá nota 6 à exibição de Portugal frente à Espanha

Concorda? O golaço de Ronaldo perto do fim acabou por camuflar uma 2.ª parte pobre da Equipa das Quinas, com e sem bola.

Fernando Santos não entrou em euforias depois do empate de Portugal frente à Espanha (3-3) no arranque do Mundial’2018, e até deixou alguns reparos à exibição da Equipa das Quinas. “Entrámos muito bem no jogo. Fizemos um golo, mas começámos a recuar muito, a não ter bola e a deixar a Espanha fazer aquilo que gosta, que é ter bola. Podíamos ter feito o 2-0, não fizemos, acabámos por sofrer um golo que me deixa muitas dúvidas. Conseguimos fazer um golo perto do intervalo. Disse aos jogadores que era preciso ter bola, para a Espanha não jogar com aquela facilidade. Sofremos um golo de bola parada, conhecido, mas acabou por ser um resultado justo”, começou por dizer. “Há muita coisa a retificar, principalmente no aspeto defensivo. Temos qualidades e temos de ter intensidade. A Espanha tem jogadores de qualidade, nós temos jogadores de qualidade. A Espanha não nos deixou ter bola, nós deixámos jogar. Esses aspetos vamos ter de corrigir. Defender mais perto do adversário para tirar partido das nossas características. Permitimos que o adversário fizesse trocas de bola, mas Espanha fez golos em lances não normais”. Quanto à nota da exibição [de 0 a 10], Fernando Santos não teve dúvidas: “Seis”.

36 Comentários

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 15, 2018 at 9:56 pm

    E tem toda a razão. No entanto, a culpa é dele. Não há um estilo de jogo, não há uma pressão coletiva. É tudo feito por rasgos individuais e sorte.

    • coach407
      Posted Junho 15, 2018 at 10:00 pm

      Ele tem razão. Quando tens Ronaldo o objetivo é não sofrer golos já que marcar é quase garantido.

      • Pedro Almeida
        Posted Junho 15, 2018 at 10:04 pm

        O problema é que ele não consegue meter a equipa a defender bem.
        E não te podes estar sempre à espera que o Ronaldo faça tudo sozinho.

        • coach407
          Posted Junho 15, 2018 at 11:40 pm

          Na fase de grupos do Euro 2016 dizem que tínhamos grande defesa e na fase de grupos entrava água por todo o lado. E não defrontamos a Espanha portanto este 6 é apenas porque não defendemos bem, ele não está nem minimamente importado com o ataque. Metam a bola no Ronaldo e pronto, há de resolver.

      • FabioElChapoN
        Posted Junho 16, 2018 at 2:32 am

        Concordo, a tua frase explica perfeitamente o estado atual da nossa seleção

  • MuchoGuerra
    Posted Junho 15, 2018 at 10:01 pm

    Depois do 3-2 quando a Espanha deu a iniciativa a Portugal viu-se uma falta de ideias gritante por parte de Portugal, esta equipa é organizada defensivamente, joga nas transições e pouco mais. Mas como ganhámos um Euro com uma sorte gigante, Fernando Santos é um bom gestor e motivador mas é limitado e tem vacas sagradas.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Junho 16, 2018 at 1:12 am

      Grande coisa, não deve haver nenhum treinador que não tenha vacas sagradas…a parcialidade do Ser Humano é forte demais, acho.

  • Pedro Almeida
    Posted Junho 15, 2018 at 10:01 pm

    Nota 6? Deve ser uma média manhosa entre os jogadores.
    Só Ronaldo jogou bem, tudo resto foi péssimo! E a culpa é dele que em quase 3 anos não é capaz de meter a equipa a jogar qualquer coisa de jeito.
    Até quando o estado de graça do Euro vai continuar!

    • Joao D
      Posted Junho 15, 2018 at 10:57 pm

      Que exagero. Houve jogadores abaixo do que podem fazer mas daí a ser péssimo…

      • Pedro Almeida
        Posted Junho 16, 2018 at 3:14 am

        Para além de Ronaldo quem teve nota positiva neste jogo? Talvez Pepe e pouco mais.

      • Joao Duarte
        Posted Junho 16, 2018 at 10:03 am

        Pergunto-me se vimos o mesmo jogo. A única coisa em que não fomos inferiores à Espanha foi na vontade e competitividade. De resto fomos muito maus coletivamente, ninguém sabia o que fazer.

  • Sombras
    Posted Junho 15, 2018 at 10:25 pm

    6 é excessivo. A primeira parte foi aceitável, a segunda muito fraca. E a culpa é muito tua Fernando, o processo defensivo é tão mau… e até defendemos com 3 defesas em permanência, porque um dos laterais quase não sobe.

    • Eusebio
      Posted Junho 16, 2018 at 11:17 am

      Culpa do Fernando? Tem de jogar com Cédric, Fonte, William, Guedes.. e das alternativas so o Ricardo é que serve. Pobre Fernando.

      Ainda assim consegue fazer de nós campeões europeus e só permitiu 4 oportunidades à melhor seleção do mundo. Não fosse o golo mal validado e tínhamos ganho.

      • Eusebio
        Posted Junho 16, 2018 at 12:11 pm

        Mais.. Há uns que deixam icardi de férias e Dybala no banco. Temos de ser mais realistas nas apreciações.

  • Daniel Santos
    Posted Junho 15, 2018 at 10:33 pm

    Numa escala de 0 a 10? Só se for uma média ponderada entre o Ronaldo (10) e o Cédric (2) e os outros sem contar.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Junho 15, 2018 at 10:38 pm

    A 2.ª parte então foi paupérrima, digna de um 2. Exibição fraca depois dos 10 minutos, mas o Ronaldo safou o ponto. Dava um 5.

  • Joao D
    Posted Junho 15, 2018 at 11:00 pm

    Acho que há jogadores que acusaram a pressão da estreia. Valem bem mais do que aqui mostraram. Mas não foi o jogo lastimável que dizem que fizemos. Acho que também tivemos momentos interessantes, especialmente na 1 parte.

    Em teoria, o próximo é bem mais acessível pelo que temos de ganhar com contundência.

    Autocarro em cima deles, Queiroz! Tira lhes um pontinho com o teu Irão.

    • josevilela
      Posted Junho 15, 2018 at 11:32 pm

      Foi uma super exibição, se não fosse uma noite normal do Ronaldo( aquele que o senhor diz que já não serve) hoje Portugal tinha sido derrotado sem espinhas, fez 3/4 remates marcou 3 golos.

      Na segunda parte andou a correr atrás da bola, sem nunca conseguir condicionar o jogo da Espanha.

      Agora também era melhor que não jogassem melhor contra seleções de 3 nível como os restantes adversários.

  • BioSpot
    Posted Junho 15, 2018 at 11:01 pm

    Fernando Santos pauta sempre um discurso lúcido e realista. E não deixa de estar certo naquilo que diz. Se melhorar-mos o aspeto defensivo que está uma lástima quer a nível de pressão no portador quer a zona, podemos ir longe, isto se, um se muito grande Ronaldo continuar assim. Não é preciso muito para marcar um golo, mas precisamos de concentração e não cair no erro de baixar os braços e níveis emocionais quando a coisa começa a correr para o mal… hoje, infelizmente, viu-se muito isso.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 16, 2018 at 1:25 am

    Não sou tão optimista como Fernando Santos.

    A nossa exibição foi muito fraquinha e quase que aposto que este será o nosso pior jogo no Mundial.

    Valeu por Ronaldo.
    Mas foi uma exibição fraca dos centrais (Diego Costa meteu os dois no bolso e levou-os para casa), horrível dos laterais (o jogo de Cedric então foi péssimo) o meio campo nunca conseguiu segurar e criar jogo (Moutinho continua a ser o centrocampista mais objectivo) Bernardo e Bruno estiveram bem abaixo do que podem e sabem, William não dá mais que isto, um médio que em posse é muito bom mas a defender estar lá ou ter um cone é igual, Guedes passou ao lado do jogo.

    3 golos sofridos de maus posicionamentos defensivos e más abordagens (e mais houveram).

    Sim, mesmo assim, a jogar mal em todos os sectores, empatamos e marcamos 3 golos a um dos candidatos ao troféu.

    Imagine-se quando a equipa toda começar a render…

    • Joao X
      Posted Junho 16, 2018 at 9:53 am

      O William não dá mais do que isto? É certo que toda a gente sabe a sua qualidade em termos defensivos e eu concordo mas foste tu que disseste que era um dos 5 melhores do mundo na sua posição.

      • Flavio Trindade
        Posted Junho 16, 2018 at 10:38 am

        E continuo a dizer.

        Aliás acho que ele tem todas as ferramentas para ser top 3 na posição, mas seja um problema de personalidade, falta de trabalho, ou outro motivo que desconheço, acaba por não passar disto.

        É excelente quando em posse (aliás se jogasse na outra Selecção ia ser fantástico) mas quando joga como único pivot defensivo ou faz um jogo enorme ou então é passivo que dói.

        Essa ambivalencia no jogo do William é que me custa a entender.

        E como se Messi com as ferramentas que tem jogasse como um Carrillo.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 16, 2018 at 3:26 am

    Com uma defesa deste calibre não há nada a fazer. Vamos sofrer golos em todos os jogos.. Agora é preciso marcar mais do que os adversários, ou então igual número. De empate em empate até à vitória final.

    Palmas para a FPF que não cria o ambiente necessário para que todas as posições tenham opções válidas para um período de 10 anos no mínimo. Ter apenas estes centrais disponíveis mostra bem a falta de aposta por parte dos clubes em centrais portugueses nos últimos anos…

    Já vi selecções a fazerem grandes Mundiais sem avançados de categoria, mas nunca vi nenhuma equipa a fazer um brilharete no Mundial sem bons defesas centrais.. É aí que Portugal falha.

    • Joao Duarte
      Posted Junho 16, 2018 at 9:59 am

      Tens bons centrais. Tens o Vezo de que ninguém fala mas é um escândalo por exemplo ir o Bruno Alves e não ir um jogador que fez quase 30 jogos por uma das melhores equipas espanholas e que tem ainda margem de progressão. Por outro lado tens o Rúben Dias que foi titular numa das melhores equipas portuguesas e que, independentemente do que disserem relativamente à agressividade, é um belíssimo jogador e é neste momento o nosso melhor central para além do Pepe.

  • Humberto Cruz
    Posted Junho 16, 2018 at 4:50 am

    Não é uma questão de dúvidas, o segundo golo de espanha é uma falta descarada. O facto de ter ido ao var e ter passado ainda torna a questão mais ridícula. Árbitro muito fraco mas “equilibrou” ao ter marcado a falta a nosso favor que nos deu o 3 igual que a meu ver não foi falta

  • Joaquim O
    Posted Junho 16, 2018 at 6:23 am

    a exibição de Portugal foi mediana, Cristiano salvou o jogo. Penso que jogamos com um complexo de inferioridade como é costume contra a Espanha.

    Não sei se Ricardo defendia melhor do que Cedric, mas talvez vale a péna tentar com ele. Guerreiro e William também podem fazer muito melhor.

    Precisamos de mais concentração e rigor na defesa e na pressão. De resto houve boas coisas a nivel ofensivo. Vamos!

  • mcthespecialone
    Posted Junho 16, 2018 at 6:36 am

    Se voltar a meter o trio William-Adrien-João Mário em simultâneo acredito que a equipa melhore. Cédric também deve dar lugar ao Ricardo Pereira que parece-me estar em melhor forma.

  • Musa Dav
    Posted Junho 16, 2018 at 7:45 am

    Em termos individuais a Espanha tinha mais vantagem sobre Portugal mas o Ronaldo equilibrou as coisas. Existe muita coisa para melhorar e felizmente o Fernando Santos tem noção disso.

    Já a Espanha continua com o seu tiki taka inconsequente, posse de bola e mais posse de bola e ainda mais posse de bola, no fundo futebol para os “filósofos” do futebol dizerem que é bom.
    O 1º golo foi vergonhosamente validado a mostrar que o VAR não passa de uma fraude, o 2º golo a mesma coisa. Mas nisto os espanhóis também têm vantagem, tanto a nível de seleções como de clubes, como se tem visto nos últimos anos.

    • luisantos8
      Posted Junho 16, 2018 at 1:13 pm

      Não há só um futebol, nem há futebol melhor ou pior. Eu sou fã do Guardiola e sou fã do Mourinho. Não há necessidade de andarmos a perseguir quem apregoa um estilo de jogo de posse. Quanto a isto, só mais uma nota. O futebol da Espanha foi inconsequente? Os 3 golos devem ter sido ofertas.
      Já agora, qual é o problema do segundo golo mesmo?

      • Musa Dav
        Posted Junho 16, 2018 at 5:45 pm

        O 1º não existe, o 2ª há empurrão. O 3º a bola vai direitinha a Nacho, depois de um ressalto no William, completamente sozinho para fazer o golo da vida dele.

        Espanha em vantagem, o que é que faz? Matar o jogo? Não, mais posse de bola. E como já disse, eles são melhores individualmente.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 16, 2018 at 9:27 am

    A exibição foi fraca no geral, mas também foi condicionada por uma super exibição da Espanha a todos os níveis. Mas temos condições para chegarmos longe, eu acredito!

  • De Carvalho
    Posted Junho 16, 2018 at 10:41 am

    O engenheiro sabe que tem de se fazer mais.
    Miudos entrarem logo de inicio num jogo destes não é fácil.

Deixa um comentário