Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Fernando Santos despedido

Inevitável? Ficará para sempre na história do futebol português, pela conquista do Europeu, no entanto, esta decisão peca por tardia – devia ter acontecido logo a seguir à eliminação contra o Uruguai no Mundial’2018. Mas na altura o fator gratidão pesava e com isso esta geração, que tinha e tem potencial para mais, perdeu a hipótese de fazer muito melhor no Euro’2020 e Mundial’2022. Ainda por cima neste ciclo foram dados vários sinais que era preciso mudar. Além da inércia nas fases finais, as próprias qualificações deixaram a desejar – Portugal ainda na última teve de ir à repescagem -, sendo que o futebol também nunca foi o adequado ao talento que tinha à disposição. Veremos agora quem o substitui, e se esta decisão se deveu à derrota com Marrocos ou à imposição de Ronaldo, que claramente não queria a continuidade do ‘engenheiro’.

Fernando Santos já não é selecionador nacional. O treinador, de 68 anos, ainda tinha contrato até 2024 mas não resistiu à eliminação frente a Marrocos, nos quartos-de-final do Mundial’2022. Recorde-se que Fernando Santos estava à frente da Equipa das Quinas desde Setembro de 2014, tendo tido como pontos altos neste ciclo as conquistas do Euro’2016 e da Liga das Nações em 2019.

133 Comentários

  • sr_arbitro
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:18 pm

    Obrigado por tudo. Agora siga!

  • Rodas Dos Bosques
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:19 pm

    Agora vamos levar com o Rui Jorge…

    • GoldenFCP
      Posted Dezembro 15, 2022 at 4:28 pm

      Os sub21 sempre jogaram bem á bola. Nao me parece que o Rui Jorge seja mau treinador

      • Nome sem Caracteres Ilegais
        Posted Dezembro 15, 2022 at 4:52 pm

        GoldenFCP
        Pode não ser mau (eu não chegaria ao ponto de mau…não ainda, quem sabe), mas em teoria teria o mesmo problema que Fernando Santos: produto muito fraco para a matéria-prima à disposição.

        Eu sei que Rui Jorge levou Portugal a duas finais e isso foi ótimo. Mas também “levou” a eliminações precoces que são muito difíceis de tolerar devido à Dream Team que Portugal tinha na altura. Aquela eliminação contra a Polónia, então, foi demais. Pelo menos para mim foi.
        Se Rui Jorge vier, não serei contra. Mas se começar logo a desperdiçar dessa maneira, passo logo a ser. Mas isso sou eu.

        • GoldenFCP
          Posted Dezembro 15, 2022 at 5:02 pm

          A minha ideia é que Rui Jorge fará a ponte até chegar Mourinho. Acredito que Mourinho acabe a epoca na Roma e depois se torne o novo selecionador nacional. Ainda assim nao é o Mourinho que muita gente julga que é. O pessoal deixa-se levar pelos nomes, a Roma tem jogado muito pouco á bola e o Mourinho está claramente ultrapassado.

          • Stromberg
            Posted Dezembro 15, 2022 at 5:25 pm

            Não sei onde foste buscar essa ideia… o Mourinho tem contrato até 2024 e é idolatrado na Cidade Eterna.

    • Joaquim O
      Posted Dezembro 15, 2022 at 7:34 pm

      O Rui Jorge tem estatura para lidar com os egos e interesses da seleção nacional? Com as estrelas, o Jorge Mendes, etc. ? Precisamos de alguém que tenha o pulso firme e que não seja macio.

  • Nickles
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:21 pm

    Até para sair andou a empatar

  • Borsalino
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:21 pm

    Cristiano Ronaldo agora decidirá o próximo treinador.

  • guardiaodafalacia
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:23 pm

    Bem, eu sei que não é a opção mais consensual, ou perto disso, sequer, mas gostaria de ver o Luís Castro a comandar esta geração. Acredito que tem mais qualidade para gerir uma seleção do que um clube, por alguma razão. No entanto, creio que a aposta recairá no Rui Jorge, tanto que ele tem estado este tempo todo à espera desta oportunidade. Veremos. Mas, por favor, Mourinho não!

  • telmini
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:24 pm

    O próximo selecionador vai ser contratado através da Femacosa?

  • Borsalino
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:25 pm

    Duvido que venha o Mourinho, mas se vier seria interessante ver como iria gerir a sua relação dentro e fora de campo com o Ronaldo, depois de algumas piadas e indiretas que já soltou ao Ronaldo depois da saída do comando técnico do Real Madrid

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:25 pm

    Inevitável. E até fica a ideia de ser algo que já se arrastou há demasiado tempo.

    Por um lado, foi o primeiro selecionador a dar-nos títulos. Por outro, foi um dos selecionadores que pior futebol apresentou, com algumas das estruturas táticas mais rudimentares e ultrapassadas que já se viram no futebol ao mais alto nível.

    No geral, acaba por ser um percurso pobre em 8 anos, em termos de resultados e exibições, salvo 3 ou 4 jogos da liga das nações.

    Por mim vinha um selecionador estrangeiro.

  • GoldenFCP
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:27 pm

    Se falasse como português e não como adepto do FCP só teria um nome em mente: Sérgio Conceição

    Era o nome ideal para meter no lugar algumas florzinhas aburguesadas que por lá andam que pensam que por jogar em clubes de topo ninguém os mete no banco mesmo sem rendimento.

    E a nível tático é dos melhores da europa.

    Agora como adepto do FCP obviamente que espero com todas as minhas forças que nem se lembrem dele. Está bem onde está. Que ataquem o Mourinho ou o Jorge Jesus ou subam o Rui Jorge.

    O nome que se fosse o Fernando Gomes estaria a pensar??? Joachim Low. Luis enrique ja disse que quer voltar ao futebol de clubes, nao é hipotese portanto atacava o alemão. Mas obviamente que o novo treinador será português

    • Sr Aimar
      Posted Dezembro 15, 2022 at 4:36 pm

      Sério COnceição jámais deveria ser tido ou achado para estas funções. Nesse dia pOrtugal, futebolisticamente falando, morreria para mim. Não por ele ter ligação ao Porto, mas por tudo aquilo que ele representa. Ele representa td o que desprezivel existe no futebol. Intimidação, falta de respeito e carácter, desrespeito total pelos adversários e todos os intervenientes no jogo.
      A Federação não é so equipa A e não poderia ter a seu líder alguem que tão mal representa valores essenciais a uma vida em sociedade.

      Mas em nada me admira o teu comentário e a tua opção. Diz mais sobre ti do o q talvez quisesses dizer

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 15, 2022 at 4:48 pm

        O pessoal era capaz de nem dormir porque ele não te representa.

        Mais um, menos 1. Faz como os outros, diz que não é a tua seleção e apoia outra

        • Citizen_Erased
          Posted Dezembro 15, 2022 at 5:38 pm

          Se já há pessoal que torce o nariz para o VP, então o SC havia de ser bonito.
          Vocês têm de começar a perceber que, para jogadores e treinadores, não se pode passar anos a c**** na testa de 75% da falange futebolística e depois sugerir entrar com pezinhos de lã na selecção, quer para jogador ou para treinador…

        • Gato das Bolas
          Posted Dezembro 15, 2022 at 5:40 pm

          Conta também comigo. Menos 2

        • Ricard Bapt
          Posted Dezembro 15, 2022 at 5:59 pm

          Boas…
          Concordo com o Sr Aimar.
          Essa opçao seria berrante, um tiro nos pés.
          Alguem q chora e ataca os arbitros mesmo quando é ajudado anos apos anos. Alguem q nunca dá o merito ao adversario, q intimida, q explode quando nao vence…
          Preferia ver como selecionador a personagem q o Herman Jose representava o “Esteves” selecionador borrachao a falar com pronuncia e a fazer passar vergonhas…

  • Nickles
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:29 pm

    Como disse a limpeza começa agora com o Santos e o Aveiro.
    Agora ir buscar o Mourinho é o mesmo que limpar o chão e depois andar em casa com m***** de cão na sola dos sapatos.

    Já chegava era de levar com treinadores portugueses que são fracos

  • João Lains
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:29 pm

    Eu gostava de Luís Castro, acredito que seja Rui Jorge e só espero que não seja Mourinho.

  • Baryonyx
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:30 pm

    A FPF ainda se vai arrepender desta decisão…

    Não é nada fácil encontrar um treinador com a tremenda sorte que caracteriza Fernando Santos…

    Ele teve uma sorte imensa em absolutamente TODOS os sorteios na seleção portuguesa…. Sim, até no da fase de grupos do Euro 2020…

    Portanto ou vem um treinador muuuuito melhor, que duvido face aos nomes que estão disponíveis, ou ainda se vão arrepender… E muito

  • Stravinsky
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:30 pm

    Treinador bastante aquém do que se pedia. No entantom
    Mas note-se que foi despedido por ter colocado Cristiano Ronaldo no banco em 2 jogos.
    Treinador fraco durante 8 anos: mantém-se a confiança.
    Treinador que senta o “melhor do mundo” em 2 jogos: despedido.

  • Diogo Moura
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:33 pm

    FINALMENTE! Obrigado pelo Euro (com mau futebol e graças a um golo da Islândia aos 90′), e obrigado pela Liga das Nações.
    Porém, gratidão não é dívida.

  • Duarte Vader
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:34 pm

    Já vai com mais de 4 anos de atraso. Que treinador medíocre e que pessoa desagradável pelo menos publicamente (talvez a pessoa a quem mais detestaria ter de fazer perguntas se fosse jornalista).

    A questão agora é saber o porquê de ter sido despedido, se pelas razões certas ou erradas. E já agora, há aqui um senhor chamado Fernando Gomes que tem passado pelos pingos da chuva no que toca a críticas e que também já devia ter saído há muito.

    • Ricard Bapt
      Posted Dezembro 15, 2022 at 5:53 pm

      Concordo plenamente com a opiniao.
      Ate pelas fugas ao fisco, nao é exemplo de nenhum valor.
      Vai tarde !

  • Reanu Kiefs
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:34 pm

    Um treinador português se faz favor, isto não é um clubeco, é a seleção PORTUGUESA DE PORTUGAL!

    • Mantorras
      Posted Dezembro 15, 2022 at 5:47 pm

      Por alguma coisa a nacionalidade importa para os jogadores e nao para o seleccionador. A dica ate esta nas regras e tudo.

      • Sporting1906
        Posted Dezembro 15, 2022 at 8:22 pm

        Sinceramente nunca percebi essa regra. Se é a seleção portuguesa, o selecionador não devia ter que ser português?

    • FranLx81
      Posted Dezembro 15, 2022 at 8:53 pm

      Então e o Scolari, aquele gringo que uniu como nunca os portugueses à volta da seleção?
      Memória fraquinha!

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:37 pm

    Penso que com o ciclo do treinador, outros deviam acabar.

    Rui Patrício. Pela sua carreira ao serviço da selecção, acho que ser o atual número 2 (vamos ver se assim continua no próximo seleccionador) não é algo que ele procure pelo que dedicar-se apenas à carreira no clube seria o melhor a fazer.
    Pepe. Não pondo em causa o seu rendimento, a sua gestão está a ser gerida a pinças por parte do clube que lhe paga o ordenado. As últimas épocas foram aquelas que teve menos minutos e pelo andar da carruagem assim vai continuar. Se não terminar a carreira no final da época, acho que devia por um fim à selecção.
    Ronaldo. Eternamente grato a um dos maiores de sempre mas visto que não se vai convencer que o corpo já não aguenta, nem sequer é o mesmo, não tendo as mesmas características também devia colocar um fim na sua carreira internacional. Até porque não acredito que as suas atitudes sejam amparadas como foram até aqui e ultimamente já se levantou um bocadinho desse panorama.

    Acho que a entrada de um novo treinador podia potenciar a regeneração da selecção nestes e outros casos.

    Sobre o selecionador, era inevitável. É outro que eternamente estarei grato pela felicidade que me deu no Euro 2016 (vibrei como pouco vibrei no meu clube) mas era casamento que há muito estava desgastado. O fraco Mundial de 2018 podia ter sido a sua última campanha, mas pelo mérito anterior, foi dado o benefício da dúvida e com a vitória da Liga das Nações podia manter-se até ao Euro 2020. Depois de outra má campanha tinha que obrigatoriamente se fechar o seu ciclo, o que não se verificou e os resultados recentes apenas são o espelho da inércia da Federação.

    Espero alguém que traga um bom futebol e com isso estamos mais perto de vencer. Gostava de um selecionador estrangeiro que viria com menos vícios e porque não vejo nenhum Português com essa capacidade actual (ou porque não querem ir nesta fase para a selecção ou porque não têm o potencial para tal).

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:38 pm

    Penso que com o ciclo do treinador, outros deviam acabar.

    Rui Patrício. Pela sua carreira ao serviço da selecção, acho que ser o atual número 2 (vamos ver se assim continua no próximo seleccionador) não é algo que ele procure pelo que dedicar-se apenas à carreira no clube seria o melhor a fazer.
    Pepe. Não pondo em causa o seu rendimento, a sua gestão está a ser gerida a pinças por parte do clube que lhe paga o ordenado. As últimas épocas foram aquelas que teve menos minutos e pelo andar da carruagem assim vai continuar. Se não terminar a carreira no final da época, acho que devia por um fim à selecção.
    Ronaldo. Eternamente grato a um dos maiores de sempre mas visto que não se vai convencer que o corpo já não aguenta, nem sequer é o mesmo, não tendo as mesmas características também devia colocar um fim na sua carreira internacional. Até porque não acredito que as suas atitudes sejam amparadas como foram até aqui e ultimamente já se levantou um bocadinho desse panorama.

    Acho que a entrada de um novo treinador podia potenciar a regeneração da selecção nestes e outros casos.

    Sobre o selecionador, era inevitável. É outro que eternamente estarei grato pela felicidade que me deu no Euro 2016 (vibrei como pouco vibrei no meu clube) mas era casamento que há muito estava desgastado. O fraco Mundial de 2018 podia ter sido a sua última campanha, mas pelo mérito anterior, foi dado o benefício da dúvida e com a vitória da Liga das Nações podia manter-se até ao Euro 2020. Depois de outra má campanha tinha que obrigatoriamente se fechar o seu ciclo, o que não se verificou e os resultados recentes apenas são o espelho da inércia da Federação.

    Espero alguém que traga um bom futebol e com isso estamos mais perto de vencer. Gostava de um selecionador estrangeiro que viria com menos vícios e porque não vejo nenhum Português com essa capacidade actual (ou porque não querem ir nesta fase para a selecção ou porque não têm o potencial para tal). Já falei nos nomes de Luis Enrique, Deschamp ou Zidane (quem não ficar com a França), Low e por aí fora.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:40 pm

    Santos foi seleccionador de Portugal durante 8 anos (mais coisa menos coisa), que é bem mais do que muitos outros seleccionadores dos lusos. Acho que não se pode queixar muito, até porque J. Low, tendo resultados melhores, só durou 10 anos no comando da Alemanha – salvo erro.

    Durante 8 anos deu inúmeros bons exemplos em público, mas ultimamente não foi bem o caso e a história da fuga ao fisco, quer tenha sido sua responsabilidade directa ou não, ficou muito mal e foi um mau exemplo em público. Seja como for, já muita gente faltava ao respeito ao F. Santos ainda antes destes maus exemplos. Refiro-me a alturas em que pessoas, em vez de se limitarem a criticar o trabalho de FS, foram mais longe e insultaram a pessoa. Não o profissional, mas a pessoa. É todo um outro nível que FS não merecia, sobretudo antes de a “cascata” de maus exemplos chegar.

    Vou continuar a apreciar FS como treinador, mas acho bem a FPF não ter esperado até 2024. Santos ficou até ao Euro 2020 porque merecia (digo eu), pois alguém que leva Portugal a um título inédito – vou repetir porque é importante: inédito! – não merece sair na eliminação precoce logo a seguir a esse título. Não considero o jogo com o Chile eliminação precoce, até porque foi nos penálti.
    Já depois do Euro 2020, aí seria mais natural e menos injusto FS sair. Creio que a FPF lhe deu mais uma oportunidade e, infelizmente, não a aproveitou. A culpa não foi só do homem, também houve jogadores que não corresponderam, mas mesmo assim isso pedia uma saída para experimentar alguém que possa usar melhor este belo conjunto de jogadores.

    Por fim, e porque vou sempre lembrá-lo mais pelo que conseguiu do que pelo que não conseguiu: muito, MUITO obrigado pelo Euro 2016…e claro, pela Liga das Nações, esse tão belo título que muitos teimam em ignorar. ?

  • Mantorras
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:40 pm

    Obrigado Fernando Santos.
    Espero que venha um estrangeiro.

  • Ghost Writer
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:44 pm

    Obrigado Engenheiro Fernando Santos, pelo trabalho desenvolvido (especialmente de 2015 a 2019) e pelos títulos conquistados, principalmente o Euro 2016!
    É um ciclo que termina e um novo que se inicia, a tempo do selecionador preparar a seleção para a qualificação para o Euro 2024. Como tenho vindo a comentar nos posts onde se discute a sucessão de Fernando Santos, o homem que eu escolheria para o seu lugar seria Luís Castro. A FPF vai dar tudo para ter José Mourinho, daria ainda mais visibilidade à nossa seleção mas tenho sérias dúvidas que resultasse em melhor qualidade de jogo.
    Engraçado que já há uns quantos comentários a dizer que o próximo selecionador será escolhido pelo Cristiano Ronaldo e o nome mais falado e equacionado para a posição ser José Mourinho, como é do conhecimento público a relação entre os dois não é a melhor.

  • Af2711
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:48 pm

    Gratidão é bela mas por vezes cega.

  • AAC1990
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:48 pm

    Sai com 4 anos de atraso!!!

    Agora, a FPF tem 3 vias disponíveis:

    1) aposta na continuidade e promove Rui Jorge – é inevitável que a qualidade de jogo melhore, mas provável que CR7 se continue a arrastar pelo campo da selecção.

    2) vai buscar alguém como Mourinho – poderá ter a ou não a inteligência (como teve no Porto e na primeira passagem pelo Chelsea) de aproveitar o melhor de todos os jogadores disponíveis; independentemente disso, será um treinador ganhador, que incutirá essa mentalidade à equipa.

    3) vai buscar um génio táctico qualquer – alguém na linha de Luís Castro ou assim

    Considerando tudo, o seleccionador ideal bem poderia ser o Sérgio Conceição.

    OU então não fazem nada disto…
    Mudam radicalmente a estrutura da FPF, criam condições para o desenvolvimento de uma nova cultura, potenciam os nossos jovens, etc. Para isto, talvez fosse bom uns aninhos de um estrangeiro competente – Low, no caso…
    Mas não acredito que isso seja possível.

  • Dario Nunes
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:49 pm

    Foi despedido por sentar o Ronaldo, não pelos resultados, não se esqueçam disso.

    • GuGu
      Posted Dezembro 15, 2022 at 4:58 pm

      Exato, o que acabou por ser duplamente positivo, Portugal fez uma boa exibição e o Santos ficou sem fanbase para apoiar com essa decisão.

  • Pablitoaimar82
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:53 pm

    Se o Cristiano continuar, foi um pedido expresso dele. Se não continuar, finalmente a federação começou a te los no sítio. No entanto cheira a vendetta do Cristiano e acólitos, portanto deverá ser para esperar mais do mesmo

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 15, 2022 at 4:59 pm

    Quando finalmente teve um assomo de dignidade é corrido.

    Futebol corrupto e doente. Não se admirem se mais jogadores fizerem como o Rafa, fica lá o sujeito a jogar sozinho, até aos 50 anos.

  • Romeu Paulo
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:01 pm

    É necessário uma mudança de estilo, por isso era a opção que fazia sentido.

    Quanto ao substituto, também sou dos que defende que Mourinho não, não porque ele não tenha qualidade, porque tem, mas porque duvido que saia da Roma neste momento e Portugal precisa de um selecionador a tempo inteiro.

    Jorge Jesus é outro que não faz sentido, é um treinador muito forte no treino, mas na seleção há pouco tempo para treinar e é mais importante alguém que consiga gerir as pessoas, ponto onde o Jorge Jesus tem alguma dificuldade.

    Duvido que apostem num treinador estrangeiro, por isso:
    – se quiserem alguém que já conhece os cantos à casa, a opção óbvia o Rui Jorge;
    – se optarem por alguém que esteja sem clube, o André Villas-Boas parece ser a opção mais forte (caso o Rui Vitória estivesse desempregado, que era o que eu achava, penso que também pudesse ser uma opção forte);
    – entre os treinadores empregados, acredita que a escolha possa recair no Abel Ferreira (já ganhou praticamente tudo no Palmeiras e pode querer outro desafio).

    • Andre A
      Posted Dezembro 15, 2022 at 5:38 pm

      Um dos pontos fortes de Jesus tanto no Benfica como no Sporting foi que conseguiu mostrar melhorias em relativamente poucos treinos. Tanto no inicio à chegada como em adaptações de jogadores a outras funções. Depois é que começa a perder terreno para as outra equipas no decorrer da época. Sendo que o seu estilo de martelar nos jogadores o que quer deles é capaz de lhe dar alguma vantagem em equipas pouco oleadas como costumam ser as das seleções.
      Já o ego absurdo, relação com jogadores e às vezes parece que a cabeça que já está na fase descendente, deixam me com bastantes dúvidas se isto correria bem

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:02 pm

    Oiço cada nome…

    Daqui a pouco estão a sugerir o Luís Campos ou o Carlos Azenha…

  • feelfreeyouare
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:06 pm

    Vou um pouco contra a corrente mas acho que foi o melhor treinador de sempre da seleção. Não pelo que jogámos (nunca jogámos bem e tivemos jogos em que fomos muito superiores devido a outros fatores), nem pela sua relação com os jogadores ou adeptos, mas pelo que venceu. Isso é que vai ficar na história e ninguém lhe tira. Daqui a 20 anos ninguém se vai lembrar da sorte que tivemos para ganhar aquele Europeu e também ninguém se vai lembrar do pouco que jogámos. Toda a gente se vai lembrar da alegria que foi aquele verão de 2016, aquela comunhão com os jogadores em Lisboa… O eterno Edér…
    Ninguém garante que a seleção vá jogar melhor com nenhum outro treinador, as opções são poucas e há muita dificuldade em vir um treinador estrangeiro. Mas independentemente disso, acho que Portugal nos próximos anos se irá manter como uma das seleções top 10 do mundo, o talento que temos é tão grande que mesmo com um treinador fraco seremos sempre uma das melhores nações de futebol do mundo.

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 15, 2022 at 5:50 pm

      Em termos puramente estatísticos, sim, foi o treinador com os melhores resultados nos mais de 100 jogos à frente da seleção.

      Mas também a qualidade da pool de seleccionáveis não tem absolutamente nada a ver com aquilo que Carlos Queiroz e Paulo Bento tinham à sua disposição por exemplo..

      Podia ter feito melhor, e ele sabe-o.

  • Artur Trindade
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:21 pm

    Obrigado por tudo, Fernando Santos!
    As 2 vitórias nacionais, ocorreram com ele, mas o tempo encarrega-se de nos fazer esquecer.
    Os resultados mandam, e como diz o Amorim, os treinadores andam com a mala ás costas, mas ainda foram 8 anos.

    Para as exibições melhorarem (os resultados dificilmente) via com bons olhos JJ, mas dificilmente o convencerão, apesar de já estar com idade para seleccionador, como ele dizia, cargo com menor adrenalina.

    José Mourinho é uma solução conservadora desportivamente, cara, e não acredito que aos 59 queira enveredar já pelas seleções.

    Rui Jorge é cativante, no sentido de conhecer todos os jogadores, poder extrair deles o melhor, solução idêntica a Carlos Queiroz, que conhecia as gerações de ouro (foi também contratado por Sousa Cintra para treinar no Sporting, Costinha, Nélson, Peixe, Paulo Torres, Figo, Cherbakov, Capucho, Filipe, JOP, todos presentes nos mundiais sub-20), apesar do maior élan que já tinha.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:23 pm

    Já agora, queria lembrar que entre as críticas sem pés nem cabeça que fizeram a Fernando Santos, acusaram-no de só olhar a clubes para fazer convocatórias.
    Várias críticas ao homem faziam sentido, esta fez (e faz?) muito pouco sentido para um seleccionador que convocou um Cláudio Ramos do Tondela (sim, na altura era do Tondela), um Fonte e um Cédric do Southampton, um Pedro Mendes do Montpellier ou um Eduardo do Dínamo de Zagreb.

    Isto com todo o respeito pelos clubes em questão; simplesmente, quando se a causa alguém de só olhar a clubes, geralmente está-se a referir à clubes com mais, digamos, “tiragem” de jornais ou afins. Por comparação, pronto.

  • Kafka
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:30 pm

    Vai ser difícil superar a extrema sorte q o Fernando tem em sorteios e emparelhamentos, neste aspecto é dos melhores treinadores da história do jogo, o Euro 2016 foi o pináculo dessa extrema sorte, com o milagre Islandês à cabeça

    Mas msm neste Mundial, o Fernando voltou a dar espectáculo no campo da extrema sorte, a começar pela forma como fugimos à Itália, passando pela forma como fugimos ao Brasil etc

    Quanto ao sucessor, eu mantenho a teoria q o Mourinho vai querer treinar a selecção em 2024, nessa altura terá 61 anos q vai ao encontro da idade a partir da qual ele smp disse q pretendia começar a treinar selecções, e com o estatuto q ele tem, basta ele querer q a FPF diz logo q sim…apesar de eu achar q ele já não tem nível para treinar uma selecção top5 Mundial como a nossa, mas pronto adiante

    Estando nós em 2022, e faltando 2 anos para vir o Mourinho, terá q se apostar noutro, a minha aposta era no Enrique, e até temos jogadores para jogar no estilo preferido do Enrique

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 15, 2022 at 8:18 pm

      Apesar de concordar em geral com a sorte com a ideia de que o FS teve sempre muita sorte nos sorteios, a maneira como fugimos ao Brasil foi fazermos o nosso trabalho e ganharmos o grupo, o que é competência e não sorte, e se é verdade que tivemos sorte com a Macedónia do Norte ter eliminado a Itália também é verdade que tivemos azar (e muito) em ser suposto defrontarmos a Itália no playoff visto Portugal e Itália serem (em teoria) claramente as duas melhores equipas que estavam nesse playoff.

  • Ricard Bapt
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:40 pm

    Boas…
    Finalmente uma decisao acertada !
    Nunca praticamos um futebol de acordo com a qualidade, é um facto !
    O titulo europeu foi uma sortada enorme, num campeonato q andamos de empate em empate ate ao golo do Eder q foi um pontape nas orelhas da bola. Parabéns sim pelo titulo mas sejamos honestos q foi uma sortada enormeeeeeee…
    A derrota c a espanha e a outra c a servia sao so exemplos em como falhamos nos momentos decisivos…
    Com quem fomos iliminados no mundial de 2018 ?
    Com quem fomos iliminados neste mundial de 2022 ?
    Sempre c equipas abaixo do potencial q pela qualidade seria mos obrigados a exibir…. Haja alguma honestidade ( ate pelas fugas ao fisco do Sr Eng, num pais onde a classe media e baixa fazem tantos sacrificios ), desde ha muito tempo q nao reunia condiçoes .
    Ja devia ter saido ha tempo suficiente pra preparar mos este mundial onde poderia mos e deveria mos estar pelo menos na final (pela qualidade q temos).
    Venha de la um selecionador q nao seja mandado pelos empresarios e q prepare uma seleçao capaz e psicologicamente forte…
    Cumps

  • SnP
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:43 pm

    Obrigado por tudo, especialmente por ter substituído, na altura, o Paulo Bento e ter trazido uma renovação da seleção, passando a olhar para novos jogadores e dando maior solidez á equipa. Com o tempo tudo foi-se desgastando e apesar dos 2 troféus, aconteceram inúmeros fracassos tendo á sua disposição jogadores de classe mundial. Assim sendo, a sua saída acontece bastante tarde. De referir também que um raro ato de coragem sua (quando sentou finalmente o Ronaldo) acabou por ser influente na sua saída.
    Quem será o próximo selecionador? Que abordagem terá o próximo selecionador?

  • kiterioVFC
    Posted Dezembro 15, 2022 at 5:52 pm

    O César Mourão deve tar triste… Gratidão para sempre…

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 15, 2022 at 11:16 pm

      O César Mourão deve estar feliz, por ele provavelmente o Fernando Santos tinha sido despedido logo que se soube que ia pôr o Ronaldo no banco contra a Suíça e a tempo de mudarmos de seleccionador antes do jogo para o Ronaldo não ser suplente.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 15, 2022 at 6:06 pm

    O que há em comum com os treinadores que chegaram aos quartos de final do Mundial?

    Dalic, Deschamps, Regragui e Scaloni?

    Nenhum era grande espingarda como treinador (tirando o Deschamps que ainda teve à frente de alguns clubes, embora sem muito sucesso). A maior parte entrou nas respectivas seleções para serem interinos.

    Scaloni tem ZERO de experiência como treinador principal e pegou na seleção argentina que estava de rastos e com dificuldade para se qualificar para este Mundial e conseguiu construir uma autêntica família!! Trouxe adjuntos como Aimar, Walter Samuel ou Ayala (que também não tinham experiência como treinadores) e fizeram um excelente trabalho com o grupo nos últimos anos. Raramente perderam um jogo depois disso.

    Dalic com a Croácia a mesma coisa. entrou como interino e os resultados melhoraram logo porque conseguiu construir uma autêntica EQUIPA, ainda para mais numa altura de renovação de gerações. A Croácia nunca tinha atingido a final de um Mundial pelo menos…

    Quem se lembra como era a França antes de Deschamps? Era uma vergonha e era uma terra sem lei. Até estiveram para se recusar de jogar no Mundial 2010 por problemas relacionados com dinheiro… era literalmente cada um por si… Olhem para a França agora? Quem diria que era um badameco como o Deschamps que iria meter ordem na casa e já lá está há uns 10 anos à frente da seleção.

    Mesmo na Espanha, quem não se lembra quando o Luis Enrique teve que se afastar devido a problemas familiares e ficou o seu adjunto Roberto Moreno sem qualquer experiência como interino e os resultados foram tão bons que começaram a haver atritos com o Luis Enrique que viu o seu posto em perigo quando regressasse. Há quem diga que a Espanha sob a liderança do Roberto Moreno teria ganho títulos, seguramente, nos últimos anos.

    Quero com isto dizer o seguinte:
    Não é o nome dos seleccionadores que ganham jogos. Estamos a falar do top dos tops de atletas portugueses, acham que eles precisam de treinador para alguma coisa? Precisam é de um motivador nato, alguém que consiga construir uma família, um verdadeiro grupo em torno de um único objectivo.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 15, 2022 at 6:22 pm

      Deschamps um badameco?
      Um homem que enquanto jogador foi capitão do seu país? Mais respeito.

    • Fireball
      Posted Dezembro 15, 2022 at 6:25 pm

      Epa, vou-te responder o mesmo que no outro post. O Deschamps levou o Mónaco à final da Champions, recuperou a Juventus do abismo, deu o único título ao Marselha em 30 anos, e agora com a França é o que se tem visto. Como é que podes dizer que não teve sucesso? Ele literalmente fez história em todos os clubes que treinou, teve sucesso em todos, cumpriu ou excedeu as expectativas em todos. Onde é que foste inventar essa que não teve sucesso nos clubes?

    • Tiago Abreu
      Posted Dezembro 15, 2022 at 6:59 pm

      Eu só li que o Regragui não era grande treinador quando pouco antes ganhou a Champions asiática e parei de ler este comentário.
      Era inte quê? ?

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 15, 2022 at 11:00 pm

      Mais respeito pelo Deschamps, capitão da seleção francesa que venceu o mundial98 e o euro 2000. Badameco?

      Como treinador levou ainda o Mónaco à final da Champions e foi campeão pelo Marselha por exemplo.

      Mais respeito.

  • UselessAlt
    Posted Dezembro 15, 2022 at 6:08 pm

    Decisão certa, tomada pelo motivo errado … abancar o Ronaldo, que foi uma decisão certa.

  • filipe19
    Posted Dezembro 15, 2022 at 6:09 pm

    E para quando a demissão de Fernando Gomes?

    • Amigos e bola
      Posted Dezembro 15, 2022 at 6:16 pm

      Tem sido o melhor Presidente da Federação de sempre.

      • filipe19
        Posted Dezembro 15, 2022 at 6:25 pm

        Estás a ser irônico?

      • anjos
        Posted Dezembro 15, 2022 at 6:51 pm

        O que diz bem da incompetência de todos os anteriores! Nivel nivelado por baixo…

      • troza
        Posted Dezembro 15, 2022 at 7:18 pm

        Desde quando?

        Ter um esquema para o treinador fugir ao fisco e pagar a criminosos para irem apoiar a seleção a todo o lado são só dois exemplos de que mesmo que tenha sido o melhor, tem de sair

        • Amigos e bola
          Posted Dezembro 15, 2022 at 9:10 pm

          Basta ver o que era a Federação antes e agora. Nem bem como a qualidade da formação em Portugal. E até os títulos conquistados em futebol, futsal e futebol de praia.

          • troza
            Posted Dezembro 16, 2022 at 10:02 am

            Chamar a federação para o mérito da formação quando têm sido os clubes a subir patamares nesse aspeto apesar da federação é desonesto.

      • Pablitoaimar82
        Posted Dezembro 15, 2022 at 9:07 pm

        O Fernando Santos tem sido o melhor treinador da seleção portuguesa…

    • Miguel Lopes
      Posted Dezembro 15, 2022 at 7:22 pm

      Vê-se logo que és novinho…..
      Nos últimos 40 anos, foi o melhor que apareceu.
      E como não há nada que não se possa por pior, é melhor ficar com ele.

  • Stravinsky
    Posted Dezembro 15, 2022 at 6:20 pm

    Só vejo um nome que preenche todos os requisitos necessários:
    Kátia Aveiro.

  • Joaquim O
    Posted Dezembro 15, 2022 at 6:54 pm

    Graças a Deus.
    Quando se compara o trabalho dele com o do Deschamps por exemplo, até dói a forma como a seleção portuguesa estagnou este tempo todo.
    Agora venha um selecionador que deixe as hypes e os interesses de fora da seleção para montar um grupo coeso e com mentalidade vencedora.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 15, 2022 at 8:11 pm

      Não quero defender o FS mas neste caso vai ter que ser: o Deschamps teve sempre plantéis bem superiores ao FS e mesmo assim quando se defrontaram numa final caiu para Portugal.

      • Joaquim O
        Posted Dezembro 15, 2022 at 10:04 pm

        Discordo totalmente, num jogo tudo pode acontecer mas ao longo dos anos os resultados não enganam.

        Aliás com tantos lesionados a França continua a ser muito forte, prova que a força da França não está só na qualidade do plantel mas sim no trabalho do selecionador.

        O Deschamps podia ter ainda melhores plantéis mas ao longo dos anos não teve problema nenhum em deixar de fora das convocatórias craques como Anelka, Ribery ou até Benzema porque não tinham a atitude certa para a seleção francesa.

        Não é por acaso que a França é campeã do mundo e vai disputar mais uma final domingo, e venceu o Uruguai e Marrocos que ambos nos tinham eliminado na ronda anterior.

        • Sporting1906
          Posted Dezembro 15, 2022 at 11:13 pm

          Em que é que discorda totalmente de mim? Eu não discordo de nada do que disse e o seu comentário não contraria o meu.

  • Kacal
    Posted Dezembro 15, 2022 at 7:09 pm

    Muito Obrigado ao Engenheiro Fernando Santos pelo trabalho efectuado e por tudo aquilo que nós deu, serei eternamente grato! Desde que assumiu o cargo até chegarmos à Taça das Confederações fez um ótimo trabalho, sensacional mesmo. Por mais que a qualidade de jogo nunca tenha sido fantástica nem a mais atrativa, assim como ter tido escolhas duvidosas como todos temos na vida, foi competente e os resultados foram magníficos. Ainda assim devia ter saído no fim do Mundial 2018 pelo menos, era o momento de fechar o ciclo. Seja como for irei relembrá-lo pelos motivos positivos e agradeço-lhe do fundo do coração pelo Europeu, aqueles segundos após o remate do Éder devem ter sido um dos mais felizes da minha vida, aquela felicidade onde por segundos esqueces todos os problemas e atinges a euforia extrema por todo o teu corpo. Inesquecível. Fica na história como seleccionador, sem duvida um dos melhores de sempre na nossa selecção. Não digo melhor porque tenho duvidas com Scolari que fez um ótimo trabalho numa altura ainda mais complicada após aquele Mundial 2002 e não é a derrota numa final contra a Grécia onde tivemos azar que pode mudar isso.

    Desejo-lhe toda a felicidade e sorte, todo o sucesso nas próximas etapas da sua vida e um forte abraço para ele! Muito Obrigado!

    Posto isto é olhar em frente e escolher bem o próximo seleccionador porque temos “matéria-prima” para mais e escolhendo bem o próximo temos tudo para triunfar. Os próximos passos deviam ser sair alguns jogadores já veteranos que começam a estar a mais e escolher bem o novo seleccionador. FORÇA PORTUGAL!!

  • masterDC
    Posted Dezembro 15, 2022 at 7:16 pm

    Obrigado pelas conquistas mas já vai tarde, o ideal teria sido em 2018. Esta situação arrastou-se demasido tempo, perdendo assim uma grande oportunidade de conquistar algo mais (Euro 2020 ou Mundial 2022) quando tinhamos/temos à nossa disposição uma grande e vasta qualidade de jogadores.

    Se o sucessor for o Rui Jorge será mais do mesmo, uma vez que apesar da sua equipa praticar melhor futebol, falhou a conquista de títulos com grandes gerações.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 15, 2022 at 7:30 pm

    1. A federação é mais uma vergonha. O seu presidente, mergulhado no Apito Dourado até ao tutano, é um cobarde que não abriu a boca uma única vez para o que fosse, nomeadamente para sustentar Santos neste Mundial. Mais: ainda a seleção estava no Catar e já tinham posto a circular nomes para substituir o acima mencionado. É tudo uma nojeira!

    2. Santos ganhou a batalha, mas Ronaldo ganhou a guerra. Quem não vai gostar é um conjunto de jogadores que não tolera mais a ronaldite.

    3. Mediante tudo o que se passou, o rapazola madeirense deveria ter sido chamado e posto no seu lugar, mas o homem das faturas optou pelo sacrifício do cordeiro.

    4. Santos sai com 4 anos de atraso, sem a dignidade que os seus títulos mereciam. É uma vergonha a forma como o deixaram sozinho, a queimar em lume brando.

    5. Como próximo selecionador, sugiro uma das grotescas irmãs do rapazola mal educado ou um adepto sportinguista, dentre a falange que odeia o Santos por ele não ter convocado o Inácio, o Pote, o Nuno Santos e o Paulinho e por ter posto no seu lugar o Narciso do Atlântico.

    • Quinhas
      Posted Dezembro 15, 2022 at 8:13 pm

      Essa análise está um mimo,impecável !!!?⚽

    • troza
      Posted Dezembro 16, 2022 at 9:59 am

      O primeiro ponto é típico do dirigente português… deixar os treinadores sozinhos a queimarem-se… Mas concordo: é uma vergonha… nunca deu a cara por nada.

      Aliás… Fernando Gomes e o Proença (quando foram os casos do covid) nunca dão a cara pela porcaria que fazem… e não fazem nada para as resolver. São os dirigentes que temos.

  • henry14
    Posted Dezembro 15, 2022 at 7:36 pm

    Metam lá o Sonceição.
    Assim o Porto enfraquece e passamos a ser uma seleção super intensa que é o que nos falta. Só de pensar naquela primeira parte contra Marrocos dá -me náuseas.

    • troza
      Posted Dezembro 16, 2022 at 9:57 am

      Não gosto do Sonceição pessoa mas temos de admitir que, com ele, não havia cá entrar contra Marrocos com o meio campo que entrou. Até podia não fazer melhor que o Santos em termos de estratégia mas pelo menos ia tentar ganhar o jogo na força e na garra, coisa que o Nandinho nunca quis.

      O problema é que acho que os filhos iriam ser presença constante…

      Mas pronto… isto sou eu que nos picos de lidar com o Weigl no Benfica até já começava a pensar que ele seria uma hipótese para treinador só para o tirar de lá…

  • joaoleal1
    Posted Dezembro 15, 2022 at 7:36 pm

    O Luís Enrique está no mercado, just saying…

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 15, 2022 at 7:47 pm

    O seu nome na história das maiores conquistas do futebol português de Seleções nunca ninguém lhe tirará.

    Mas…

    Será sempre o treinador que trabalhou com as melhores gerações de sempre e findo o seu longo reinado e mesmo depois de ter sido Campeão Europeu e ter ganho a Liga das Nações fica mais a pergunta do que podia ter sido do que o que foi…

    E não. Não é ingratidão.

    Exigia-se este novo ciclo há muito. Vai ser concretizado agora.

    Vamos ver sobre quem recai a fava…

    Não me acredito de todo na solução Mourinho porque acho que ele não quer.
    Aliás vejo bem mais facilmente o Mourinho na Seleção Inglesa do que na portuguesa.

  • offtopicguy93
    Posted Dezembro 15, 2022 at 8:10 pm

    Acho que é unânime entre todos que o ciclo de Fernando Santos já tinha chegado ao fim após o último europeu, mas como saiu nessa altura sempre pensei que se aguentasse no cargo até ao fim do seu contrato… mas houve aqui uma situação que o impediu de continuar: sentar o Ronaldo! Ronaldo e FS sempre andaram de mãos dadas, o próprio Fernando Santos numa entrevista há algum tempo disse que a sua relação com Ronaldo era espetacular e que se conheciam desde o tempo do sporting. Ronaldo na gala da federação disse “vão ter de levar comigo até ao próximo europeu”, já o Fernando Santos numa conferência afirmou que “tenho contrato até ao próximo europeu e quero cumprir”, mas houve aqui um choque de interesses, uma quebra de promessa diria! Alguém tem duvidas que o próximo treinador vai começar a qualificação para o europeu com o Ronaldo a titular? Isto é uma autêntica vergonha, o Ronaldo deveria sair também… fim de ciclo é que comece a limpeza, não só do treinador como de jogadores e staff! Temos uma geração prometedora a vir, com leão, felix, Nuno Mendes, dalot, dias, antonio Silva, Diogo Costa, Vitinha entre mais alguns que precisam de ganhar a sua importância e o seu espaço na seleção, e enquanto andar lá a prima-dona esses jogadores andarão sempre abafados e sem protagonismo! E alguém tem dúvidas que os jogadores querem protagonismo? Essa história do Cristiano desviar atenção e é bom porque assim os outros jogam sem pressão é balelas… os jogadores (todos, sem exceção) querem ser o centro das atenções, os melhores! E creio que para papel de líder, Bernado Silva e Bruno Fernandes seriam os ideais, tipos mais low profile e com 2 dedos de testa… havendo Ruben dias na sua sombra para os suceder na liderança!

    Assim que começar a qualificação veremos quem tem razão, na minha ideia está que vem um treinador que sirva Mendes e Ronaldo, caso contrário nem sequer é colocado em questão! O Ronaldo esquece-se que terá 40 anos no próximo mundial, mas ainda pensa que tem 30… que vai bater mais 15 recordes e lhe vão dar a bola de ouro, sonhar é gratuito, mas só os mais lúcidos percebem as suas fases e em que contexto da carreira estão! Eu até acredito que se o messi acabar a sua carreira internacional, irá meter alguma pressão para o Ronaldo fazer o mesmo… mas tou a sonhar também!

    • João
      Posted Dezembro 15, 2022 at 8:54 pm

      Bem dito

    • Eng_do_Tenta
      Posted Dezembro 15, 2022 at 9:23 pm

      O protagonismo conquista-se, não é oferecido numa bandeja porque sim.. o Ronaldo também apareceu quando havia o Figo na seleção ou o Giggs no United e conquistou o espaço dele, cabe aos próximos fazerem o mesmo se conseguirem.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 15, 2022 at 11:10 pm

      Pensando num futuro sem Ronaldo nem Pepe, acho que o Ruben Dias e o Bruno Fernandes podem ser os líderes da seleção. O Bernardo Silva não me parece ter perfil de líder mas posso estar enganado.

  • Lusitano
    Posted Dezembro 15, 2022 at 8:23 pm

    Até que enfim!!!!

    O homem até pode ser simpático e boa pessoa, mas já chega de mediocridade.

    Que venha logo o José Mourinho.

  • Sporting1906
    Posted Dezembro 15, 2022 at 8:28 pm

    Finalmente, já vai tarde! Para mim devia ter sido despedido no final do europeu do ano passado. Discordo que devesse ter sido despedido no fim do mundial 2018, o euro ganho em 2016 deu-lhe crédito suficiente para um mundial fraquinho mas não miserável e para mim mereceu a oportunidade de tentar defender o título europeu no ano passado.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 15, 2022 at 8:30 pm

      Espero que isto seja o início de uma nova era, em que além do selecionador também os jogadores mais velhos (Ronaldo, Pepe e Patrício) abandonam a seleção. Quanto ao próximo treinador, tenho dúvidas sobre Mourinho: por um lado tem um óptimo historial em provas a eliminar e tem um grande estatuto em Portugal, por isso podia ter muito sucesso na seleção, por outro lado provavelmente íamos continuar a jogar um futebol fraquinho e aborrecido.

  • Dca
    Posted Dezembro 15, 2022 at 9:42 pm

    Fernando Santos quando abdicou de Ronaldo soube que ficava só com uma vida. Apostou tudo nela. Ou ganhava o Mundial e ficava ou ia de vela. Como aconteceu. Claro que esta demissão tem dedo de Ronaldo, tanto que até pre-Mundial, FS disse que estava tranquilo porque tinha contrato até 2024. De repente é despedido quando fez um Mundial na linha do que tinha feito em Euros e Mundiais? Ahah, é óbvio.

    • JoseGalhe
      Posted Dezembro 15, 2022 at 10:47 pm

      Tanta imaginação que por aqui corre.. Talvez tenha sido despedido por isso mesmo, por fazer, novamente, uma competição na linha do que tem feito, MEDÍOCRE!!
      Deviam querer que o engenheiro continuasse ao leme, a desperdiçar talento como tem feito nos últimos anos.. Olhem para os resultados/performance/qualidade apresentada, e continuem a culpar o Ronaldo!!
      Decisão que peca por tardia, mas…. Mais vale tarde que nunca!!!
      SL

      • Dca
        Posted Dezembro 16, 2022 at 12:07 am

        Ele teve exactamente as mesmas prestações em competições anteriores e continuou como nada se passasse. Agora de repente abriram os olhos, hm. Só há um factor diferenciador deste mundial para as outras competições todas, um. Fácil perceber qual é.
        Até te digo mais, coisas que felizmente sei, quem convocou o William para o Euro 2021 não foi o FS, foi o Ronaldo. Quem era para ir, era o Domingos Duarte. Mas Ronaldo quis o William. Era assim que funcionava até este mundial em que…

        • João
          Posted Dezembro 16, 2022 at 8:50 am

          Essas histórias infelizmente são muito tristes. Mas é para perceber a dimensão que o CR tem na FPF

        • JoseGalhe
          Posted Dezembro 16, 2022 at 4:49 pm

          Exato, não terá sido essa continuidade que o condenou?? Só me está a dar razão. Algum dia tinha de acontecer, agora desviar as atenções para uma suposta “cabala” engendrada pelo Ronaldo, é muita fantasia!!
          Calculo que tenha sido o próprio Fernando Santos a confidenciar-lhe essa convocatória, a ser verdade, duvido que mais alguém, para lá do selecionador, a soubesse!!
          Pergunto-me, quem terá convocado o João Mário!?
          Concordo consigo, é inegável, a influência que o Ronaldo tem na federação, mas “isto” é demais.
          SL

  • DQuinta
    Posted Dezembro 16, 2022 at 12:21 am

    O FS não conseguiu fazer melhor e sai num natural fim de ciclo… ok… daí a dizer que teve sorte em ganhar um competição que NUNCA tinho sido ganha por todos os treinadores muito melhores do que ele que tivemos antes….. e depois repetiu a sorte de ganhar a outra competição que era tão fácil de ganhar mas daí para a frente não voltámos à final four…
    Quando é muita sorte junta eu desconfio… mas isso sou eu que não percebo nada disto. Vocês aqui é são os entendidos.

  • João
    Posted Dezembro 16, 2022 at 8:58 am

    Eu gostava de o Luis Castro ou o Rui Vitória. Mas se tivesse que apostar , apostava no Rui Jorge é a solução mais fácil e que dá menos trabalho

  • Pormenor Tatico
    Posted Dezembro 16, 2022 at 9:27 am

    Nunca devia ter entrado sequer, foi o pior selecionador que já tivemos, é discutível se este é o melhor 11 de sempre da seleção, mas em profundidade não há comparação, temos 35,40 jogadores de alto nível, antigamente era metade.

    O que é factual é que esta geração foi subaproveitada pelo engenheiro, a qualidade de jogo foi sempre miserável, sempre remetidos à transição e ao pontinho, a ganhar sempre a recuar linhas com os resultados que sabemos.

    Eliminado por Bélgicas, Uruguais e Marrocos, não é para todos, já nem falo de 2 qualificações em que fica atrás de Sérvia e Ucrânia, ganhou aquela Euro sem ganhar quase 1 jogo, acontece 1 vez em 50 anos, a Liga das Nações não dou muita importância, não eram grandes adversários.

    Devia ter saído depois do Euro, agora sai pela porta pequena, mas com os bolsos cheios, outro amadorismo da Federação, Fernando Gomes não tem competência para dirigir a Federação, está agarrado aos interesses e ao lóbi da Federação, ele e muitos outros que estão a comer à conta.

    Agora em vez de vir um treinador a sério como Abel, Jesus, Roberto Martínez, Bielsa ou Tuchel, virá mais um pau mandado, sem uma identidade de jogo, seja Rui Jorge ou Mourinho, futuro é negro com estes senhores.

    • troza
      Posted Dezembro 16, 2022 at 9:53 am

      Um Euro daquela maneira aconteceu uma vez na história do Euro. Uma vez em cada 50 anos é simpático.

      E apesar de concordar contigo, queria fazer dois pontos:
      – Face à situação dos avançados ainda lhe dou mérito de arriscar jogar com dois avançados móveis no euro 2016 (e de até ter colocado o Ronaldo a preocupar-se mais com a equipa do que nunca…) e talvez o lançamento do Renato Sanches
      – Na liga das nações que Portugal ganhou sentiu-se ali uma qualidade que só voltou a ser vista contra a Suiça no mundial.

      Sou crítico dele porque também sei ver que ser apurado com 3 empates no euro 2016 só foi possível graças à aberração daquele formato e que raramento jogámos qualquer coisa de jeito. Depois fomos eliminados 3 vezes da mesma forma: Uruguai, Bélgica e Marrocos só tiveram de defender bem que a seleção nunca conseguiu fazer nada. O Uruguai em 2018 então foi incrível porque eles quase nem tentavam atacar…

      Se calhar estou a ser muito duro… também perdemos contra a Grécia em 2004 assim… mas o resto era muito melhor que o resto da seleção do Nandinho.

  • Xyeh
    Posted Dezembro 16, 2022 at 9:59 am

    Podemos criticar o FS mas acabou por ser o selecionador que deve ter lançado mais jogadores novos, só Pepe, Patrício e Ronaldo não foram lançados na seleção por Fernando Santos.

  • João
    Posted Dezembro 16, 2022 at 11:43 am

    Será que o Rafa se vai despedir dele ?

  • Vegeta
    Posted Dezembro 16, 2022 at 3:44 pm

    É o único ciclo que chegou ao fim ?

  • El Pibe
    Posted Dezembro 16, 2022 at 4:22 pm

    Por mim já estava a mais em 2016, vai com muito atraso e nunca devia ter sido selecionador, eu gosto mais de ver futebol do que de ganhar jogos, são feitios. Ter ganho em 2016 foi um presente envenenado, andamos estes anos todos a empatar e a servir um jogador na seleção, não faz sentido nenhum.
    Como o Ronaldo já não joga um chavo, acho que naturalmente o problema de ter uma seleção ao serviço de um jogador vai-se resolver sozinho, FS já foi, fica uma FPF que no mínimo é manhosa…
    Devia vir Mourinho, pq é um gajo que não vai ficar debaixo da pata de ninguém pelo menos, e gostemos ou não é um treinador de futebol, o que por si só é um bom avanço ao que temos.
    Vai tarde mas vai, boas viagens ao engenheiro e que pelo caminho pague os impostos que nos deve a todos que só lhe ficava bem.

Deixa um comentário