Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fernando Santos diz o que seria um “fracasso” para Portugal neste Europeu

A seleção nacional está ‘obrigada’ a chegar a que fase?

Fernando Santos confessou que se Portugal não passar a fase de grupos este Euro’2020 será um fracasso. “Num cenário em que és candidato, não passar a fase de grupos seria um fracasso. Acredito que não vai acontecer, por exemplo há outras seleções que nem se apuraram e já foram campeões da Europa. Este é um grupo muito difícil. Não percebo como estão estas três seleções no mesmo grupo. Não me lembro de algo assim na história. Os nossos adversários [Hungria e Alemanha] jogarem em casa é injusto e interfere com a verdade desportiva, especialmente na fase de grupos”, afirmou o selecionador, em entrevista à RTP.

59 Comentários

  • Deco10
    Posted Junho 7, 2021 at 10:18 pm

    Com jeitinho como a Hungria joga em casa contra nós até contra eles vamos estacionar o autocarro.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 7, 2021 at 10:31 pm

      Até no Euro 2016 aconteceu, depois de empatarmos para 3-3.

    • Kafka
      Posted Junho 7, 2021 at 11:06 pm

      Isso é o mais provável jogarmos à defesa, mas a Hungria é fraca que dói, o mais provável é ganharmos tranquilamente em contra ataque, porque eles defendem muito mal

      • Deco10
        Posted Junho 8, 2021 at 12:02 am

        Se dermos o jogo a esta Hungria, que por si já tem um elenco relativamente fraco, ainda por cima ainda ficou sem as estrelas, desligo logo a TV. É o único jogo em que FS ainda será capaz de conseguir deixar os nossos craques mostrar um bocado do seu perfume.

      • Richrad
        Posted Junho 8, 2021 at 12:41 am

        Se bem que me lembro Kafka,

        Ao empate a 3 com a Hungria no passado Euro, os três golos de Portugal surgem praticamente nas oportunidades que a mesma seleção criou.

        Claro que igualmente sofremos 3 golos nas oportunidades concedidas.
        Cada jogo é um jogo e se na altura haveria a pressão de não se poder falhar sob ser o último jogo, esta partida terá a faceta de necessitarmos de entrar com o pé direito para desde já assegurar o 3º lugar.

        Contudo, lembro-me igualmente do empate inaugural frente à Islândia em que na opinião popular tínhamos sido perdulários perante a dimensão do adversário e foi a mesma seleção que viria a ser a sensação da prova.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 7, 2021 at 10:21 pm

    Para mim, menos de meias-finais tem de ser considerada uma prestação fracassada.

    Já todos sabem a minha opinião sobre o Fernando Santos, e portanto não a vou repetir.

    Acho que já se devia ter pensado num nome para lhe suceder. E o pior é que não há grandes nomes com perfil para isso.

    Um selecionador é também um coordenador técnico de toda a estrutura organizativa, incluindo a forma como são geridas as seleções de base. Porque elas são o mais importante barómetro da qualidade para o futuro de uma seleção.

    E o treinador português pode ser bom em muitas valências. Mas uma delas não é ter um grande conhecimento das camadas jovens.

    • Joao X
      Posted Junho 7, 2021 at 10:46 pm

      JJ já lá deveria estar há uns anos.

      • Amigos e bola
        Posted Junho 7, 2021 at 11:31 pm

        Logo um dos treinadores que pior gere a formação. Não obrigado.

        Ia ser um Scolari, que quando chegou deu cabo das camadas jovens das seleções. Andámos anos a fios com seleções jovens medíocres por causa dele, e da forma como mudou tudo para pior na FPF.

        • BenDover
          Posted Junho 8, 2021 at 9:21 am

          Isso das selecções jovens é para ganhar europeus de sub-19 e sub-21?
          O Scolari foi só o melhor seleccionador que já tivemos. Não ganhou título nenhum mas teve as melhores prestações em fases finais de europeus e mundiais. O Nando ganhou o Euro’16 com a vaca que já todos sabemos, o Euro’2004 era muito mais merecido.

          • Sporting1906
            Posted Junho 8, 2021 at 11:19 am

            O Scolari foi o melhor seleccionador que já tivemos? Com os jogadores que tínhamos na altura é um feito não ter conseguido ganhar um Euro em casa com final contra a Grécia.

            • BenDover
              Posted Junho 8, 2021 at 1:06 pm

              Sim sim. Agora vai ver quem é que a Grécia eliminou nesse europeu. É bonito falar assim mas a verdade é que a Grécia, não tendo jogadores tão mediáticos, fez um excelente europeu. Mesmo que lhes tivéssemos ganho isso não lhes tirava mérito.

              Para a história fica que o Nando é melhor que o Scolari, quando no tempo do Scolari o 3º do grupo ia para casa. O Nando beneficiou de uma vaca descomunal, não tem comparação.

              Até no euro 2012 com Paulo Bento, onde fomos eliminados pela Espanha nas meias-finais nos penálties, jogámos melhor, num grupo com Alemanha e Holanda.

      • BenDover
        Posted Junho 8, 2021 at 9:20 am

        O problema é que na selecção o JJ não podia mandar vir camiões de brasileiros. Ai pode, afinal pode, começando logo por naturalizar o Otávio e meia equipa do Flamengo.
        Depois, aposta na formação? Qualquer jogador de sub-21 para baixo, se não tiver o aval do Mendes, nem cheira a relva com JJ.

    • pdomingues
      Posted Junho 7, 2021 at 10:49 pm

      Portanto. Ganhar não chega. Ou ganha à tua maneira ou não presta ;)
      O Fernando Santos já me deu a maior felicidade que o futebol me pode oferecer. Pode dizer que o homem é o maior mijão a face da terra, mas se é por ter um mijão a frente da selecção que ganhamos então que seja.
      Eu aturo mau futebol em troca de vitórias.

      • Amigos e bola
        Posted Junho 7, 2021 at 11:32 pm

        O pior é quando há mau futebol e não há vitórias. A prestação de Portugal no Mundial e na Confederações, foi horrível.

    • Kafka
      Posted Junho 7, 2021 at 11:04 pm

      Menos de meias finais é fracasso para ti, ok respeito a tua opinião

      Mas faço uma questão, imagina que nos 4os de final calhamos com a França, é fracasso perdemos?

      Ou imagina que ficamos em 2o no grupo e calhamos nos 8os com a Inglaterra em Wembley, é fracasso se perdermos?

      • Khal Drogo
        Posted Junho 7, 2021 at 11:25 pm

        Precisamente

      • Amigos e bola
        Posted Junho 7, 2021 at 11:35 pm

        Ficar pelos quartos de final seria um fracasso, sim. Independentemente das circunstâncias.
        Então, a sermos eliminados pela Inglaterra ainda pior.

        • Sporting1906
          Posted Junho 9, 2021 at 10:13 am

          Ignorar as circunstâncias não faz sentido. Se formos eliminados pela França, por exemplo, não é um fracasso.

      • chuta dai
        Posted Junho 7, 2021 at 11:36 pm

        Para o Amigos da bola vai ser sempre um fracasso. Se formos eliminados é um fracasso. Se ganharmos é porque vamos ter uma sorte descomunal e isso é fracasso. Só não será um fracasso se até ao inicio do euro despedirem o Fernando Santos e forem buscar outro “gajo” qualquer. Aí até podemos perder os jogos todos que já é um sucesso.

      • BenDover
        Posted Junho 8, 2021 at 9:24 am

        Fracasso é ficar em 1º ou 2º no grupo. Já se sabe que o 3º lugar é o que dá acesso a vacas do género das que tivemos em 2016.

      • pdomingues
        Posted Junho 8, 2021 at 7:03 pm

        Para o Amigos da Bola é fracasso se não ganhar-mos pelo menos por 3 com um zero na nossa baliza e a dar futebol espetáculo.

  • MAON
    Posted Junho 7, 2021 at 10:29 pm

    No Euro 2008, tb já tivemos um grupo da Morte: Holanda (com uma das melhores gerações), Itália (campeã do mundo em título à época – 2006) e França (Vice-campeã do mundo à época -2006), mais a Roménia. Na altura, ficaram pela fase de grupos a França (último lugar) e a Roménia (3º lugar).

    • chuta dai
      Posted Junho 7, 2021 at 11:31 pm

      Epa que grupo é esse? Com 5 equipas? O nosso grupo em 2008 foi R. Checa, Turquia e Suiça. Até tenho ideia que Portugal nunca jogou contra a Itália em fases finais nem de Europeus nem em Mundiais. Grupo de morte tivemos em 2000 com Ingleterra, Alemanha, Roménia e em 2012 com Holanda, Alemanha e Dinamarca.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Junho 8, 2021 at 8:29 am

        Esse grupo existiu de facto…sem Portugal. Países Baixos e Itália apuraram-se e a França ficou em último, atrás da Roménia…

      • w0bbly
        Posted Junho 8, 2021 at 9:57 am

        Acho que ele se estava a referir que em 2008 também já tinha existido um grupo da morte na altura com a Holanda, Italia e França.

    • chuta dai
      Posted Junho 8, 2021 at 10:23 am

      Ah okey, peço desculpa, percebi mal. Mas sim grupos da morte existem sempre em todas as competições. Esta é a 3ª vez que Portugal está no grupo da morte desde do euro 2000 e passamos sempre. Acredito que este ano não será diferente.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 7, 2021 at 10:38 pm

    Historicamente Portugal até se dá melhor em grupos da morte do que em grupos fáceis…

    Num grupo como o Europeu 2016 com Islândia, Hungria e Áustria conseguir ficar em terceiro com 3 empates é obra…

    • Kafka
      Posted Junho 8, 2021 at 12:02 am

      Foi a nossa sorte termos ficado em 3o lugar… Aliás os portugueses gostam muito de ignorar o milagre Islandês, mas a chave do título de 2016 foi assente no MILAGRE ISLANDÊS, que marcaram 1 golo nos descontos (sem necessidade nenhuma), prejudicando-se a eles próprios indo para a parte difícil do quadro e mandando Portugal para a parte fácil do quadro

      Este ano caso não haja surpresas nos grupos da Dinamarca e Holanda, é fundamental voltarmos a ficar em 3o lugar

      • hortalica
        Posted Junho 8, 2021 at 9:47 am

        Não esquecer o último mundial. Podíamos ter ficado em primeiro lugar no grupo e jogar com a Rússia em detrimento do Uruguai. O Santos preferiu não jogar para golear, caso a Espanha também ganhasse e houvesse igualdade pontual, seria o Goal Average a decidir.

        Se não me falha a memória chegámos ao 1-0 relativamente cedo e depois tentámos controlar o jogo em vez de ir à procura de mais golos para garantir o primeiro lugar. Acabámos o jogo a defender o 1-1, cheios de medo e no último lance o Irão manda à malha lateral, com o iraniano isolado na cara do Patrício, o que nos atirava para terceiro e seriamos eliminados.

      • DYI
        Posted Junho 8, 2021 at 12:25 pm

        Só quem não estava atento é que não percebeu que acabar em terceiro foi o melhor que nos aconteceu. O que eu festejei a vitória da Islândia contra os Austríacos. Lembro-me perfeitamente de estar super nervoso que a Islândia não vencesse.

        • Fantantonio
          Posted Junho 8, 2021 at 2:18 pm

          A Áustria flopou forte em 2016, mas até na estreia do 3º lugar como hipotético qualificado tivemos sorte nessa competição.

  • Kafka
    Posted Junho 7, 2021 at 10:41 pm

    O ideal é ganhar à a Hungria e depois fazer tudo para perder com a França e a Alemanha e ficarmos em 3o lugar, que sem surpresas será contra a Holanda e depois os 4os eventualmente contra a Dinamarca, ou seja, caminho aberto até às meias

    Quanto ao o que seria um fracasso? Tudo depende do sorteio…. Nos 8os final se calharmos com a Inglaterra em Wembley e perderemos não é fracasso nenhum, mas se calharmos com a Holanda e perderemos então já é fracasso

    Tudo depende do sorteio…

  • troza
    Posted Junho 7, 2021 at 11:11 pm

    É injusto haver quem jogue em casa nos grupos… Também é injusto um terceiro lugar no grupo com 3 empates passar o grupo e ter melhor sorte no emparelhamento que o 1º… As regras destes torneios estão a ficar cada vez mais parvas mas também já deram jeito…

    • jafdfm
      Posted Junho 8, 2021 at 12:27 am

      Calhar com a Croácia nos oitavos depois da mesma ter ganho, de forma convincente diga-se, à Espanha bi-campeã da Europa na altura é ter sorte? A seguir vai dizer que a mesma Croácia ser vice-campeã do mundo também é sorte?
      Sim, é injusto pela primeira vez desde que me lembro o campeão em título não ser cabeça de série e os grupos já estarem em parte pré-escalonados (todos os organizadores já tinham grupo definido…).

      • Kafka
        Posted Junho 8, 2021 at 9:28 am

        Sim foi sorte, porque a Espanha era mais forte que a Croácia e a Croácia até teve sorte nessa vitória contra a Espa6, pois aos 75 com 1-1 há um penalty falhado pela Espanha e depois ganha com 1 frango de De Gea

        Para além disso houve o milagre islandês, pois a Islândia sem necessidade nenhuma marca um golo nos descontos que se prejudica a ela própria indo para o lado mais forte do quadro e mandando Portugal para o lado mais fraco do quadro

        • jafdfm
          Posted Junho 8, 2021 at 1:16 pm

          É um pouco redutor resumir um jogo a um penalty falhado e chamar frango aquele golo. Eu lembro-me bem do jogo e a Croácia foi superior à Espanha e até teve uma bola do Rakitic que bate no poste e na barra.
          A Croácia era uma equipa fortíssima na altura e provou-o 2 anos mais tarde. Sorte, sim, foi a forma como Portugal eliminou a Croácia nos oitavos de final.
          De resto não estava a falar dessa questão da Islândia, se reparar estava a responder a alguém que afirma que o primeiro teve menos sorte que o terceiro… Ninguém falou do segundo… Mas se quer falar de sorte vou fazer o meu resumo:
          – Ter sido cabeça de série sem se saber bem como: desde europeu graças a uma série de vitórias, várias das quais nos descontos. Até a um jogo na Sérvia em que ninguém teve a inteligência de perceber a importância de ganhar e entrámos em campo com várias segundas/terceiras escolhas (Eliseu, N. Semedo, A. André, Veloso, …);
          – Ter conseguido sobreviver aquele jogo com a Hungria;
          – A Islândia marcar um golo nos descontos que nos manda para o lado com menos “tubarões”;
          – O País de Gales eliminar a Bélgica;
          – Chegar às meias-finais só com empates nos 90 minutos;
          – Ganhar a final sem o melhor do mundo e com um golo do mal-amado.

  • Diogo Moura
    Posted Junho 7, 2021 at 11:15 pm

    Se ainda menos fossem lá para jogar à bola… Mas já se sabe qual é a táctica do FS. É tentar os 5 pontinhos. 2 empates e uma vitória suadinha contra a Hungria.
    Que não vai acontecer.

  • BrunoAlves16
    Posted Junho 7, 2021 at 11:16 pm

    “Há outras selecções que nem se apuraram e já foram campeãs da Europa”. Sim há, uma, a Grécia. De resto todas as selecções que já foram campeãs estão no Europeu. A não ser que esteja a contar com a URSS e a Checoslováquia. Essas efectivamente não se apuraram. Já não existem.

    • Vegeta
      Posted Junho 8, 2021 at 8:27 am

      A Grécia em 2004 tinha se apurado normalmente.
      Fernando Santos, falava da Dinamarca em 1992, que não se apurou, foi repescada e acabou por ser campeã.

  • cratera
    Posted Junho 7, 2021 at 11:46 pm

    Para mim esta conversa do “grupo da morte” vale zero. Se o Fernando Santos nao quisesse ficar com a Franca e Alemanha, devia ter passado a qualificacao em primeiro, tal como se no Mundial 2018 se nao quisesse levar com o Uruguai tambem devia ter passado o grupo em primeiro, ou o Queiros que se queixou do sorteio contra a Espanha em 2010.

    Nao gostam do grupo da morte? Facil, passem em primeiro :)

  • Richrad
    Posted Junho 8, 2021 at 12:38 am

    Concordo em absoluto no que toca à distribuição dos grupos pelas cidades acolhedoras.
    Enquanto fase de grupos é impensável que haja equipas a jogarem em casa, isso adverte uma clara vantagem adicional que só mesmo em atual situação de pandémica pode ser menos acentuada.

    A Itália irá por exemplo, jogar as suas três partidas da fase de grupo em casa, bem como a Dinamarca ou Holanda. Então se o objetivo é colocar o Euro como um evento multicultural, como pode existir esta situação que beneficia não uma ( quando o megaevento é organizado numa região específica) mas várias seleções?!

    Em relação aos nossos objetivos,
    tudo o que for menos das meias-finais a meu ver, é traduzido numa prestação negativa.
    Há seleções que foram outrora campeãs da Europa e nas seguintes edições fraquejam mas muito por culpa do fim de uma geração impar. Nós… nós enquanto seleção temos a meu haver, um conjunto de atletas( fora os indisponíveis e não convocados por opção) ainda mais forte que o Euro 2004, Mundial 06, Euro 2016 e Mundial 18.

    Seja com a ideia de jogo habitual, o típico pragmatismo do sr. Engenheiro, seja com outra faceta ofensiva, temos todos os ingredientes para repetir semelhante receita do passado Euro.
    Eu ainda estou para mim que dos melhores jogos que vi da seleção sob comando de Fernando Santos, acabámos por ser eliminados frente o Uruguai.

    Saudações Desportivas

  • SCP99
    Posted Junho 8, 2021 at 12:41 am

    Em 2004 Portugal não jogou em casa? A verdade desportiva aí não interessava? E em 2016 houve problemas com a verdade desportiva? É que a França jogou o torneio todo em casa incluindo a final e veja o quão beneficiada foi nesse que até … perdeu! Oh nandinho para inventar desculpas tens tu jeito, treinar para não passarmos mais vergonhas à lá de sexta passada é que tá quieto.

    O europeu em algum sítio tinha de ser como é óbvio e de qualquer das formas já é rotativo precisamente para não haver esse tipo de questões.

    Depois ainda consegue dizer mais porcaria. Então não percebes como há um grupo destes? Eu explico houve um sorteio e já que queres verdade desportiva isso implica que os fortes não sejam protegidos e guardados para chegar mais longe. Foi aleatório e foi assim que calhou. Nem o Low nem o Deschamps se queixaram e têm um grupo igual…

    • DYI
      Posted Junho 8, 2021 at 11:44 am

      Neste caso é diferente. Antes tinhas um anfitrião jogavas em casa de uma seleção. Portugal em dois jogos da fase de grupos joga em casa de dois adversários. Considero isso injusto sim. Considero mais injusto ainda visto que se fez de propósito para que os países anfitriões jogassem em casa. Se é desculpa para não passarmos a fase de grupos? Lógico que não. Mas que é uma palhaçada não haja dúvidas…

      • SCP99
        Posted Junho 8, 2021 at 12:03 pm

        Não é o 1° caso de organização conjunta e Portugal acabou de se candidatar a uma organização conjunta com a Espanha, onde está a moral? O resto é sorteio não é palhaçada nenhuma, querem verdade desportiva mas depois não gostam de sorteios aleatórios…

        • Alforreca
          Posted Junho 8, 2021 at 12:51 pm

          Custa assim tanto ler?
          Os países anfitriões (campeonatos co-organizados) nunca ficam no mesmo grupo.

          Sempre houve países anfitriões, nunca ninguém apanhou 2 na fase de grupos.

  • Leandro
    Posted Junho 8, 2021 at 1:22 am

    Mas alguém tem duvidas que Portugal não fica nos dois primeiros? Até a Hungria lhes mete medo, basta ver as palavras de Cancelo hoje. Pode ser que por milagre sejamos uma das equipas a passar em 3º e depois logo se vê.

  • JJoker
    Posted Junho 8, 2021 at 9:05 am

    Fale-nos agora de 2004, Senhor Engenheiro.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 8, 2021 at 9:29 am

    Piada teve este lacaio do Mendes a dizer que se não estiver bem mete o Cristiano no banco. Isso queria eu ver…

    Quanto ao resto não acredito sequer que passemos da primeira fase. A Hungria é fraquita, mas nós arriscamos seriamente sermos goleados pela França e pela Alemanha, e assim não sermos nem dos melhores terceiros.

    • Cacete de Agulha
      Posted Junho 8, 2021 at 11:11 am

      Nunca na vida. Ao mesmo tempo que criticas o futebol pragmático e ultra-defensivo do FS dizes que acreditas que vamos sofrer goleadas, quando com ele, não me lembro de 1 jogo que tenhamos perdido por uma diferença de 3 golos. Não gostares dele é uma coisa, seres intelectualmente desonesto acerca do trabalho dele é outra.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Junho 8, 2021 at 2:16 pm

        Não falta muito para acabar de aturar a demagogia das dúzias dos santistas de trazer por casa. Estamos a jogar cada vez pior, e com ele nunca jogámos grande coisa..

        Desonestos intelectualmente são aqueles que não têm olhos na cara para ver o que está a acontecer. Daqui a duas semanas falamos.

        • Cacete de Agulha
          Posted Junho 8, 2021 at 3:58 pm

          Dificilmente haverá algum fanboy do FS, como tu referes, santistas.
          Existem pessoas que sabem ver futebol e sabem ver o futebol feio e resultadista do Fernando Santos. Vou te ajudar a entender melhor que sinto que precisas. A palavra chave é resultadista. Não ganhámos já coisas inacreditáveis com ele? Sim. O futebol é feio? Também sim. Existe alguém melhor que ele, atualmente e disponível, para pegar na seleção e atingir os mesmos resultados? Não.
          Entende que futebol de clubes=/=futebol de seleções. O estarmos a jogar mal (o que está a acontecer diz ele) em futebol de seleções oscila de jogo para jogo. Com ele já jogámos super bem, com ele já jogámos super mal. Com ele já ganhámos. Até haver alguém tão bem preparado quanto ele, caso mantenha os mesmos resultados, para quê sair? Só porque tu achas que sim e porque o menino quer ver futebol bonito? Por favor.

  • Jmfelix
    Posted Junho 8, 2021 at 10:13 am

    De acordo, eng.
    Mas é para passar em 2°, no mínimo.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 8, 2021 at 11:26 am

    Concordo, até porque ficar em terceiro não deveria ser assim tão complicado, é importantíssimo entrarmos fortes contra a Hungria e mostrarmos para o que viemos. Jogo a jogo, golo a golo, temos que fazer o nosso próprio caminho e dar tudo em todos os jogos gerindo bem o grupo.

    Quanto ao Ronaldo, não acredito minimamente que seja substituído a não ser que esteja lesionado. Se não o faz nos amigáveis, porque haveria de fazer nos jogos a sério?

  • Kacal
    Posted Junho 8, 2021 at 2:41 pm

    A obrigação de Portugal é vencer a Hungria, isso deve ser ponto assente. Não vencendo merecemos vir para casa imediatamente. Depois disso vencendo é dar o melhor e tentar sacar 1 ponto que seja para fazer 4 e deverá dar para passar em 3º. Mas isto é o mínimo, não devemos ter isto em mente mas sim jogar olhos nos olhos e tentar vencer os 3 jogos porque temos qualidade individual para tal. Colectiva vamos a ver, mas somos uma das selecções mais dificeis de bater actualmente, disso tenho poucas duvidas. Venha de lá esse Europeu, já estou “hyped”! Há pessoas que deviam apoiar mais Portugal e dar o benefício da duvida, vibrar com esta fase da competição que é sempre entusiasmante e não rebaixar tanto. Força Portugal!

Deixa um comentário