Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Fernando Santos explica William Carvalho a «8»

Para manter? Moutinho já não tem espaço neste elenco, Adrien também está a suplente no Leicester e Renato vai ter dificuldades em ganhar o lugar no Bayern, o que abre uma vaga nesta posição.

William Carvalho foi titular frente à Itália a 2.º médio, e até terá sido o melhor elemento de Portugal. No final da partida Fernando Santos justificou a continuidade desta aposta, depois de já ter colocado o jogador do Bétis a «8» no amigável com a Croácia, destacando mesmo que o ex-Sporting “quando assimilar bem esta função vai ser um perigo para os adversários, porque sempre que avança no campo com a bola dominada é dificil de eliminar”.

Também estamos no:
Facebook
Twitter
Youtube
Fantasy

39 Comentários

  • Turiacus
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:21 pm

    Ele de facto esteve bem no jogo de hoje e, aparentemente, também esteve bem contra a Croácia pelo menos pelo que li dos comentários ao jogo o pessoal curtiu o jogo dele. Mas acho que deveria ser apenas uma opção de recurso porque parece-me que o Moutinho ainda tem lugar nesta seleção e tem-se visto por aquilo que tem jogado no Wolves que ainda pode ser uma forte opção.
    Prefiro um 8 todo o terreno, um bocado à imagem de um Gedson se formos comparar com um médio português com essas características, por isso acho o WC a jogar deveria ser a 6 e com um médio com essas características a 8 e depois um médio mais criativo (em jogos de menor dificuldade poderia ser o próprio Bernardo a jogar como 2º médio com a liberdade que ele necessita para espalhar magia).

  • porra33
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:08 pm

    Para mim tendo a posição 8 e 6 por preencher por William e Rúben Neves, acho que encaixa melhor Rúben a 6 e William a 8 do que o contrário. Mas acho que tendo Danilo, eu jogaria com Rúben a 6, Danilo a 8 (tem muito mais intensidade que o William) e ficaria com o William para suplente essencialmente para a posição 6. Claro que entram outros médios na contabilidade, neste momento Portugal tem um bom leque de médios!

  • Eagle1991
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:09 am

    É uma opção para jogos com determinadas caracteristicas. Gosto de saber que para a maioria das posições temos muitas e boas soluções. Só pensando no meio campo temos Danilo (quando regressar), Ruben Neves cujas caracteristicas são unicas, Wiliam, Gedson, Moutinho, Renato (espero que tenha renovado a confiança e lute por um lugar no Bayern), Pizi, Bruno Fernandes… Só assim de cabeça, todas estas opções para 3 lugares. Penso que face à diversidade de opções FS está a decidir de forma inteligente. Penso que Wiliam a 8 com Danilo atrás não faz tanto sentido mas gostei da dupla com Ruben Neves.

  • Njord666
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:32 am

    Falando um pouco sobre a Itália, Mancini não me parece o seleccionador certo para revitalizar a azurra. É certo que a matéria-prima não tem nada a ver com a geração de Pirlo, Buffon, Del Piero e companhia, mas uma das críticas principais dos italianos após o jogo de ontem era que Portugal também jogou sem a sua principal estrela e foi muito melhor. Outra critica foi a de que a Liga das Nações não é espaço para mudanças súbitas de 4-3-3 para 4-2-4 ou de experimentar e descansar jogadores. Há um receio claro dos italianos de descerem de divisão pois isso não ajudará a elevar a competitividade da equipa.
    Nota-se ainda no discurso de Mancini uma clara subserviência aos clubes que dão os jogadores à selecção. Para mim e nesta fase, Mancini não pode olhar para clubes, mas sim para os jogadores que tem de forma a planear a melhor equipa possível.

  • RuiCosta10
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:32 am

    Por acaso gostei do William a 8. Continua com os problemas de ser pastelão e demorar a recuperar. Mas com a bola no pé, em progressão, foi uma bela surpresa, pois parece que lhe passa a “pastelice” e é forte no choque, conseguindo ultrapassar os adversários graças a isso, e depois tem uma capacidade de passe muito boa. E os problemas que ele continua a ter, são mais graves na posição 6, do que a 8. Para mim Moutinho não volta à seleção. Não aprecio este genero de médio, apesar de lhe reconhecer valor, acho que ser bom a equilibrar a equipa e ler o jogo, e a passar bolas, simplesmente não chega. É um jogador que perde praticamente todos os duelos fisicos, pelo ar é menos um, não é forte a rematar de longe nem no transporte, não consegue desiquilibrar por si mesmo. Antes o William a 8 ou o Gedson que é verdadeiramente o prototipo de 8 moderno, com uma intensidade e capacidade de pressão muito fortes, e que no transporte e chegada à area também é bom. Até 2020, se tudo seguir a sua ordem natural, o Gedson vai ser titularissimo no Benfica e provavelmente na seleção.

  • Adnarim
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:31 am

    Na teoria FS poderá ter alguma razão, até porque acho o ponto mais forte de WC (segurança c/ bola, e a forma como a solta), mas penso que, até o Euro, temos alguns médios têm essas características e que podem aparecer no lugar. No entanto, é de ressalvar a qualidade que a Selecção tem. o que mais me agrada é que, para além da quantidade de qualidade que temos, é a mentalidade. Estamos muito mais autoritários. Nota-se mais mentalidade vencedora.

  • Slayer666
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:27 am

    A não ser que desde que chegou a Espanha tenho ganhado intensidade e mais velocidade, coisa que não se viu na seleção, nunca será um “8” para uma seleção como a nossa que, pelo menos até termos o Ronas, será sempre uma seleção de top.
    Ainda mais numa fase que está a aparecer um miúdo como o Gedson, o Renato parece estar a melhorar a forma…não faz qualquer sentido “apostar” num jogador sem velocidade ou intensidade numa posição fulcral com a de “8”, nem mesmo nos jogos a “brincar”, devia sim jogar com os miúdos para eles se irem habituando.

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:17 am

    Parece que a saída de Portugal lhe fez bem. Parece mais motivado, já faz que corre pelo menos.

    O William tem sido, nos últimos anos, uma das minhas maiores desilusões futebolísticas. Um jogador que em jovem mostrava uma qualidade de decisão e definição na saída de bola fenomenal e era forte no desarme.
    Todos os anos tem piorado a todos os níveis (sendo que o cargo que JJ lhe confiava não ajudava), vemos agora aqui uma pequena inversão nesta tendência. Vamos ver se é para continuar.

    • RuiCosta10
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:20 pm

      Verdade, o William tinha potencial para mais. Mas os defeitos dele desde o inicio de foram falta de “ganas” e a mobilidade em geral. São lacunas dificeis de resolver num jogador, mesmo jovem.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 11, 2018 at 9:41 am

    Esteve bem nos dois jogos, mas continuo a achar que aquele não é o espaço dele…

  • Holden
    Posted Setembro 11, 2018 at 8:21 am

    Acho algo descabido dizer que Moutinho não tem espaço na seleção, quando para mim até deveria ser titular.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:48 am

    Vi com desconfiança a aposta, mas teve muito bem nestes dois jogos. Acredito que João Moutinho volte à selecção, é um elemento de grande regularidade e infelizmente temos muitos médios “encostados” (não vejo João Mário e Sanches a terem grandes minutos, André Gomes vem de lesão e creio que ainda nem jogou esta temporada). Veremos se Gedson não é aposta, mas acredito que arrancaremos a qualificação com esta base + Ronaldo (saindo Bruma ou André Silva).

  • Kacal
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:46 am

    Não vi o jogo e até pode resultar, pelos vistos esteve bem hoje. No entanto, não é um jogador que veja a ser acima da média na posição #8, nem é jogador que aprecie para essa posição. Num #8 gosto de ver intensidade de jogo e capacidade para “encher” o campo, além de boa agilidade e reacção de movimentos (o William além de não ser um médio que “encha” o campo, a meu ver, é também lento e pouco ágil, além de jogar num ritmo baixo). E depois tem que ter boa chegada à área e capacidade de condução de bola, mas em velocidade!! O William até pode subir no terreno e conduzir a bola em controlo e força, mas não a conduz em velocidade e depois o problema é recuperar no terreno!! Onde é uma lentidão e isso irá trazer desequilíbrio ao meio-campo.

    Para mim o William rende mais a #6 tendo bola para construir, ou seja, com os centrais e quem joga a seu lado a confiarem-lhe a bola e meterem-no em jogo bastantes vezes, tendo a seu lado ou à sua frente um médio que seja um verdadeiro #8, o “cão de caça” e o box-to-box. Aí tanto Renato como Gedson podem ser excelentes opções, o próprio Adrien que até tem o trunfo da química com o William por terem jogado juntos bastante tempo no Sporting. Mas o Adrien ainda não encontrou a sua melhor forma e está a suplente no Leicester, o mesmo acontece com o Renato no Bayern. Posto isto, a melhor opção até é o Gedson e pode ser uma mais-valia já no presente, a meu ver.

    Eu gostava muito de ver um 4-2-3-1 com William a #6 e Gedson mais adiantado um pouco a #8, não em linha. E depois Bernardo a #10 com liberdade. Ronaldo mais sobre a esquerda e Rony sobre a direita. Depois André Silva a PL. O Guedes poderia entrar caso o Ronaldo se fixe como PL, mas acho difícil no momento. E como o Guedes rende mais sobre a esquerda, não é a melhor opção para jogar na direita ou a PL. E depois este 4-2-3-1 pode tornar-se um 4-4-2 em termos momentos com Ronaldo a estar mais na frente e o Rony e o Bernardo a mover-se pelas alas e o meio de forma dinâmica. Até podia ser só um 4-4-2 com a dupla CR7 – André Silva na frente dando liberdade de movimentos ao Ronaldo e sendo o André a sua “muleta” e termos nas alas Bernardo à direita e o Guedes na esquerda, sendo os 2 médios William e Gedson na mesma. Mas é testar esta dupla no meio-campo com as funções que disse.

  • ACT7
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:41 pm

    Sinceramente não gosto do William a 8 (hoje jogou bem), aliás já não gostava no tempo do Sporting.
    Ele é bom na fase de construção e no passe longo vertical à procura da profundidade, também é competente nas compensação aos colegas.
    Na posição 8 falta-lhe aquela intensidade, a chegada à área e o transporte de bola (hoje até esteve bem neste aspecto) também não é nada de mais quando comparado com Renato, Gedson, Adrien, etc..

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 11, 2018 at 7:28 am

      Concordo, o William esteve bem, mas para 8 é preciso de um médio com mais intensidade e muitas vezes notou-se a lentidão do William a recuar no terreno. Gedson ten que ser opção para a seleção!

    • Humberto Cruz
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:23 am

      Nem mais, concordo em pleno

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:33 pm

    O Moutinho ainda não está acabado, longe disso.

    • Humberto Cruz
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:23 am

      Também não percebi quando li no negrito que já não teria espaço neste elenco. Não sei como. Para mim seria até titular a 8, mas não ter espaço parece me um exagero

      • Khal Drogo
        Posted Setembro 11, 2018 at 11:38 am

        Exatamente, Humberto. Admito que possa estar com uma opinião enviesada – já que gosto muito do Moutinho -, mas também acho descabido dizer que ele já não tem espaço. Aliás, tenho a sensação que já leio isso há muitos anos!

      • Gus Ledes
        Posted Setembro 11, 2018 at 8:37 am

        Moutinho está a jogar muito bem no Wolves, vai ser titular no próximo euro.
        Arrisco desde já um onze para 2020.
        Patricio, Cancelo, Pepe, Dias, M. Rui, Danilo, Moutinho, B. Silva, Ronaldo, Félix, A. Silva.

  • Filipe A.
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:30 pm

    Não vi o jogo por isso não posso comentar a exibição do William, mas fica o destaque para a atitude do Fernando Santos em justificar, publicamente, a sua opção. Por vezes são os próprios treinadores que têm um certo complexo em falar do jogo e em explicar porque tomaram tal decisão. Este tipo de discurso é sempre bem-vindo.

  • M1950
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:21 pm

    Não vejo muito sentido nisto além de lhe estar a retirar lentamente do 11, porque duvido que consiga ser consistente nessa posição.

  • Tsubasa
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:21 pm

    Pelo que tenho visto de Moutinho no Wolves não acredito que não continue a ser solução para o meio campo da seleção. É um jogador cerebral que pode influenciar o jogo da equipa e pode ter muitas oportunidades ainda.
    Contudo, gostei de ver William na posição apesar de perdermos alguma capacidade na transição ofensiva.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:20 pm

    Portugal no espaço de 1 ano passou a ser das selecções mais bem apetrechadas de médios centro para não ter ninguém. Perdemos muitos jogadores para o ócio no último ano.

    Adrien Silva, Renato Sanches, João Mário, André Gomes… pura a simplesmente estes jogadores aperceberam-se que quer se esforçassem muito ou pouco, recebiam o mesmo ao final do mês.. qual é a dúvida?

    Aburguesaram-se e caíram de nível. Óbvio.

    • Magico8
      Posted Setembro 10, 2018 at 11:46 pm

      Acho o exato oposto.. Portugal tem grandes soluções para médios..

    • DICAS
      Posted Setembro 10, 2018 at 11:44 pm

      Mais o menos …

      O Adrien teve aquela questao de perder meia epoca veremos os proximos tempos
      O Renato teve as suas oportunidades mas nunca mostrou qualidade
      O Andre foi atraicoado pelo sistema tacico que nao exponencia as saus valencias mais fortes
      Quanto ao Joao Mario, e mais complicado mas ai talvez concorde contigo ….

  • Harryke
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:13 pm

    Muito discutível a parte no negrito que diz que o Moutinho já não tem espaço neste elenco… o William é é provavelmente o jogador com melhor qualidade de passe curto e médio nesta seleção, só superado em passe longo pelo Rúben Neves, porém, o William para a posição 8 exige um 6 absolutamente comprometido defensivamente, estilo Casemiro. O Danilo pode ser esse jogador, mas preferia Gedson ou Renato a 8 no futuro (se possível os dois com o William se conseguirem exibir bom nível). O Gedson parte na linha da frente porque não está a ser tapado como o Renato no Bayern e acredito que se fizer uma melhor escolha de carreira do que fizeram o Renato e o Gonçalo Guedes, por exemplo, aquele lugar será dele muito em breve.

  • Fernandes35
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:09 pm

    Sinceramente, creio que o meio-campo da seleção deve ser feito à volta de Bernardo Silva. Depois ia-se completando consoante os jogos e a tendência que teriam. Por exemplo, jogos contra equipas que não assumem o jogo, Neves/William – Gedson/Renato – Bernardo de forma a ter dois pensadores de jogos e um jogador com mais músculo para dar intensidade. Em jogos contra equipas que dividem o jogo, Danilo – Bernardo e outro entre as diferentes opções. Para jogos onde se quer criatividade do meio-campo para a frente, era Danilo a segura estilo Fernandinho e Bernardo com Bruno Fernandes a jogar como interiores. Esta é a minha visão com as diferenças que se fossem verificando relativo a estados de forma, minutos nos clubes ou lesões.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 10, 2018 at 11:07 pm

    Esta frase podia ter sido dita por JJ. Continuo a ver com desconfiança o William ali, mas veremos.

  • Pedro Almeida
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:59 pm

    Até pode ser um opção útil mas se o Gedson continuar a jogar bem e a confirmar o seu talento no clube não há razão para usarmos o William a 8.

  • PedroAlmeidaSLB
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:56 pm

    Plot twist: William estranha o ritmo que a posição 8 exige e não dura os 90 minutos. São coisas incompatíveis, a não ser que ele tenha descoberto outro William.

    • HC Marks
      Posted Setembro 10, 2018 at 11:26 pm

      A posição vai-lhe exigir mais do ponto de vista de resistência física, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a resposta que ele deu tanto hoje com a Itália como há uns dias contra a Croácia. Para mim foi o melhor em campo em ambos os jogos (com outros jogadores também a exibirem-se a bom nível). Gostei muito também de Ruben Neves (acho que fazem uma boa parelha), Fernando Santos poderá estar a testar várias soluções para o meio campo, uma vez que será provável que a maior parte das vezes joguemos apenas com um PL (Ronaldo ou André Silva), ter dois médios mais recuados (William e Ruben Neves com muita qualidade em posse e visão de jogo, e ainda haverá Danilo para jogos que seja necessário mais imponência física) e 3 médios de cariz mais ofensivo (entre Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Guedes, Bruma, Gelson, João Mário e Renato Sanches, e ainda há Rony Lopes, Diogo Jota e quem sabe João Félix) onde temos opções de qualidade e abundância. Esta geração tem muito para oferecer em termos de qualidade colectiva e individual e felizmente parecemos finalmente estar a sair da fase em que a Selecção Portuguesa era apenas recuperar a bola e dá-la ao Ronaldo e ele que se desenrascasse. Agora só nos falta pelo menos um novo DC (Pepe não dura para sempre, e as outras opções estão a milhas de distância).

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 10, 2018 at 10:53 pm

    Nesse aspeto, Gedson poderá ser um jogador a ter muito em conta para o futuro da seleção.

    • Sombras
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:01 am

      Para o presente da selecção mesmo.

      • HC Marks
        Posted Setembro 11, 2018 at 12:36 am

        Discordo. Tem certamente muito potencial, mas ainda erra muito. Numa questão de dias pode fazer um jogo fabuloso e no jogo seguinte um jogo medíocre ou mesmo mau. É normal num miúdo da sua idade. Jogar na seleção não é como fazer um estágio depois de acabar o curso. Está a jogar no Benfica, o que é ótimo para continuar a evoluir, mas ainda tem vários jogadores à sua frente para o “presente” da seleção.

        • Fernando neves _36
          Posted Setembro 11, 2018 at 10:17 am

          Qual foi o jogo mediocre que o Gedson fez esta época?

        • Louco de Lisboa
          Posted Setembro 11, 2018 at 8:51 am

          Quantos jogos maus viste Gedson fazer desde que está a jogar na equipa principal do Benfica?

          Pode não ser um grande jogador ainda, mas dizer que ele fez jogos maus é simplesmente mentira.

        • Sombras
          Posted Setembro 11, 2018 at 1:25 am

          O Renato também era muito novo e muito inconstante e foi um dos melhores da seleção no Euro 2016. O Rúben Dias também era muito novo no mundial e agora todos suplicam que devia ter sido o titular. O Rúben Neves foi vendido porque era muito novo e inconstante e foi provavelmente o melhor jogador do Championship. Quando os jogadores são bons, não precisam de cautelas, são bons e pronto.

Deixa um comentário