Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fernando Santos sucede a Paulo Bento; FIFA admite recurso do castigo

Boa escolha? Parece ser a opção mais natural, no entanto, o seu percurso ao serviço da Grécia ficou marcado pelos 2 problemas que tramaram Paulo Bento: mau futebol e incapacidade para fazer a renovação.
Fernando Santos é o novo seleccionador nacional, substituindo no cargo Paulo Bento. O treinador português – que já passou pelos três “grandes”, embora sendo campeão apenas no FC Porto – levou uma suspensão de 8 jogos por “conduta antidesportiva para com os árbitros”, quando comandava a selecção da Grécia no Mundial de 2014, mas, a FIFA confirmou, à agência Lusa, que a suspensão “ainda não é definitiva nem vinculativa”, já que o Comité de Apelo continua a avaliar um recurso ao castigo. Sem querer adiantar datas para o anúncio de uma decisão – nem identificar o autor do recurso – um porta-voz da FIFA limitou-se a acrescentar à Lusa que Fernando Santos “cumprirá a suspensão nos jogos oficiais da próxima equipa que dirija como treinador”. VM – Entre as hipóteses lusas para o lugar é provavelmente o mais consensual, tem experiência, está habituado a futebol de selecções e internamente o facto de já ter treinado os três “grandes”, embora com pouco sucesso (conseguiu a proeza de não ser campeão com o Jardel, no Sporting só durou uma época e no Benfica foi despedido na 1.ª jornada), dá-lhe alguma bagagem. E na teoria não deve ter problemas em acrescentar mais que Paulo Bento, é claramente melhor treinador. Por outro lado, goza neste momento de uma margem – a derrota com a Albânia mudou a maneira como os portugueses vêem a selecção – que lhe vai permitir ter sempre sucesso, mesmo nas derrotas, isto é, se conseguir o apuramento, muito bem, caso falhe, mas desde que tenha uma equipa jovem, muitos vão suavizar, pois já se estava a preparar o Mundial 2018. Mesmo assim, admitimos que não seria a nossa escolha. Esperávamos da FPF algo mas radical, alguém que tivesse apresentado melhor futebol no passado, e que, principalmente, desse garantias de saber potenciar a pouca matéria-prima que temos neste momento (apesar de ser a pior dos últimos 30 anos tem capacidade para fazer algo interessante, e pelo menos ganhar às Albânia’s destas vida), e igualmente lidar com os egos na nossa selecção.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:34 am

    A meu ver não resolve o maior problema de Portugal que é a ausência de uma estrutura bem definida e com um plano para as seleções a longo prazo..para mim isto é começar a construir uma casa pelo telhado. Não está em casa a qualidade do Fernando Santos e todo o seu percurso, dos três mais falados (peseiro, jesualdo e santos), acho que é a melhor escolha, mas falta uma estrutura.
    O maior problema de Portugal não é ausência de matéria prima, mas sim a ausência de uma estrutura, parece que é tudo à bandalhada com vista ao aumento de lucros pela FPF. Devia-se pensar em leis para aumentar o número de Portugueses, limitar extra comunitários e por aí fora..

    José

    • Kafka I
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:35 am

      De acordo

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:49 am

      Só dou graças a Deus de não ter sido nem o Jesualdo nem o Peseiro, que seriam sem dúvida bem piores que este.

      Pode ser que tenha mão e pelo menos pelo que já vimos que fez na Grécia tanto nos clubes como na selecção é um treinador que gosta das coisas à maneira dele, portanto se os ideais forem bons com a "casmurrice" que tem auguro um bom futuro para o Fernando Santos.

    • Pedritxo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:53 am

      nao ha mais nada a dizer apos este comentario,e exatamente o que se tem que fazer

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:55 am

      Nós nem sabemos quem escolhe o seleccionador nacional, ninguem sabe quem mandou o outro embora, ninguem sabe quem contratou este, devemos ser a única liga relevante que se está a cagar para quantos jogadores nacionais jogam (algumas não precisam de falar porque os clubes apostam nos jogadores nacionais), é tudo uma festa isto…não sei porque não se aposta num Luis Figo para director geral das seleções, dinheiro duvido que precise, toda a gente o respeita e tenho a certeza que ia ter qualidade.

      José

    • Sancho
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:56 am

      Totalmente de acordo, pelo que, na minha opinião, é quase indiferente discutir treinadores quando o grande problema é a estrutura. No entanto, dado que tem de haver seleccionador, o Fernando Santos parece-me a opção mais acertada. É experiente e tem uma boa postura/integridade. Esperemos que nao seja um pau-mandado do Jorge Mendes e demais "lobbys" da Federaçao e que tenha margem de manobra para fazer uma renovaçao aos seleccionados.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:47 pm

      Portanto, os tugas jogariam não consoante a sua qualidade, mas derivado de um imperativo legal.. Parece-me o caminho acertado (ironia). Faz-me lembrar a lei da paridade, em que 13 da Assembleia da Republica, salvo erro, tem que ser mulheres. Até podem ter qualidade, até podem merecer lá estar, mas há sempre no ar aquele sentimento que só lá estão porque é obrigatório. Restrições ou inclusões por imperativos legais são ridiculos e só descredibilizam quem se tenta proteger, afinal de contas, se antes estavam poucos, se depois da lei estão muitos, o que mudou? A incompetencia continua, a falta de qualidade continua, apenas jogam ou estão presentes nos actos porque a lei assim o diz, de outra forma muitos não estariam. Então o resultado dessa lei seria bom ou mau? Enfim.

      Joel

    • André Santos
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:55 pm

      O problema do futebol português está no escasso aproveitamento dos jovens talentos portugueses e nos dirigentes ''caça-comissões'' que só querem contratar estrangeiros independentemente do seu valor, pois isso traz-lhes muito dinheiro para os bolsos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:04 pm

      Joel que comentário ridículo, inglaterra e espanha têm regras para impedir extra comunitários em excesso a itália vai pelo mesmo caminho, a Russia obriga x jogadores nacionais em campo. O que tu disseste é uma barbaridade incrível, isto apenas levaria que os jogadores Portugueses fossem uma maior aposta nos clubes o que consequentemente levaria a melhores resultados na seleção, isto é mau?
      Achas que os jogadores Portugueses são assim tão inferiores aos contentores de jogadores que vêm da américa do sul?
      É como o Mourinho disse à dias, comparem a diferença de jogadores que já se estrearam pela seleçao A do Brasil e de Portugal da fornada de jogadores que disputaram a final sub 20 à uns anos..e olha que a seleção do Brasil é mais forte que Portugal. Vais ver daqui a uns anos quantos se estrearam deste ultimo mundial que portugal disputou com a alemanha nos escalões.

      Eu não te vou insultar porque se não o meu comentário não é aceite, mas por amor de deus vê se aprendes a lêr antes de despejar tanta barbaridade junta. Portugal tem um problema de mentalidade que tudo o que está lá fora é melhor do que o que cá está, o que é um pensamento errado e devemos proteger e incentivar o que é nosso!

      O bernardo silva deve estar no monaco porque não tem qualidade….€€

      José

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 4:47 pm

      José, ridicula é a sua falta de inteligencia para não perceber o que eu quis dizer. Aonde é que ue disse que não havia qualidade ou que os de fora são melhores? Há é que prova-lo. Os treinadores e dirigentes são todos ignorantes, tu é que és inteligente. Dou-te os parabens. É normal que o Sr. José como bom portugues, que tanto defende, queira recorrer a vias do facilitismo. Eu como acredito que o reconhecimento advém do valor e que o valor advém do trabalho, não acredito nessas pseudo limitações. Até porque num mundo cada vez mais liberal e moderno não faz sentido falar em limitações com base em nacionalidades ou de outro qualquer genéro.

      A maior valia da liga portuguesa são os extra comunitários. Daí ter existido um salto qualitativo tremendo. Achas que o Hulk, Falcao, James, Di Maria, Anderson, Pepe ( Brasil ), Martinez, Gaitan, Enzo etc são europeus? Vais fechar este mercado para Portugal para ter os putos todos a jogar aonde nem sequer vão ter um ritmo competitivo elevado? Uma vez que não vão ter jogadores desta categoria a jogar por aqui, já que os impediste de vir.. Para isso estão bem nas B.

      O que tu defendes é impor limites minimos de portugueses e maxímos de extra comunitarios, ou seja, partes do principio que os tugas não tem valor para se impor por si só. Necessitam de mecanismos de defesa, certo? Necessitam que alguem diga: os de fora não podem vir, porque só assim voces tem hipoteses! Para além de seres ignorante no teu comentário és hipocrita e contraditório.

      Já agora, fazias a limitação do mercado extra comunitário, os clubes começavam a comprar jogadores de ligas mais pequenas europeias e o resultado ia dar ao mesmo. O que fazias depois?

      Tens que aprender a abrir a mente, compreender o mundo e a globalização e também, se não for muito incomodo, a ser bem educado. Aproveita e apanha uma dose de noção pelo caminho. Já agora, a Rússia não é UE, logo não tem imposições comunitárias relativamente á livre circulação de pessoas e bens, falar neles é completamente despropositado. Também deves ser daqueles que defende o Fairplay financeiro.. aonde uns podem gastar 10 milhoes e outros 500. Visionários.

      Joel

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 5:32 pm

      Antes de mais peço desculpa pela minha linguagem, reconheço que exagerei.

      Aqui nunca está em causa a qualidade dos jogadores Portugueses, está em causa as oportunidades que são dadas a uns e a outros e no futebol existe muito o regime para o facilitismo de oportunidades para estrangeiros e menos oportunidades para os jogadores portugueses. No Benfica podes ver isso pelas oportunidades que foram dadas ao luis filipe, ao emerson à umas épocas, ao cortes, e as que foram dadas ao cancelo por exemplo, as oportunidades que são dadas ao talisca e as que foram ao bernardo, as oportunidades que são dadas para jogar ao pizzi que já provou algo na liga espanhola e ao talisca, o joão teixeira que jogou bem na pré época(foi dos melhores) e agora nem convocado é, não estou a dizer que são produtos finais, bem longe disso, mas mereciam a mesma atenção. O mesmo exercicio podes fazer nos restantes clubes, alguns até são incubadoras do jorge mendes(braga e rio ave)….o que defendo é que deve haver a mesma oportunidade, o que não tem existido, tem havido uma preferência pelas comissões e favores que em nada favorece os jogadores portugueses. E já que há clubes que não o percebem deve haver regras, regras estas que são aplicadas em algumas ligas.

      Em relação ao resto que tu disseste, eu não disse que não deveria haver liberdade à circulação de trabalhadores europeus, disse que deve haver algumas regras com vista a utilização de jogadores portugueses ou formados nos clubes, regras essas que já existem na champions por exemplo. A russia foi apenas um exemplo de um país que está a apostar nos jogadores nacionais de forma a melhorar a competitividade da sua seleção, o que não vejo como uma coisa errada.

      Acho apenas que tens uma ideia inocente que os jogadores das várias nacionalidades têm as mesmas oportunidades, um clube paga 1 milhão por um jogador, não achas que vai apostar nele imensas vezes antes de apostar num português?

      O fair play financeiro é bom num aspecto os gastos não são superiores às receitas num prazo de x anos, esta ideia é errada? se querem gastar mais têm que aumentar as receitas, não podemos ser todos iguais, o mesmo princípio se aplica à gestão de qualquer tipo de empresa!

  • PedroCastela
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:34 am

    Vai ser mais do mesmo. Não seria de todo a minha opção, mas o futuro o dirá.

    Treinador sem capacidade de inovar, seja técnica ou tacticamente.
    Acomodou-se nos títulos que ganhou no FCP (embora sem grande mérito) e nunca evoluiu.
    Como vantagem, parece-me ser um homem íntegro e honesto, pelo que me resta apoiar enquanto seleccionador nacional.

    Cumprimentos

  • Kafka I
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:35 am

    Este problema já foi debatido aqui várias vezes, ou seja, o problema da Selecção é bem maior que ter este ou aquele Seleccionador, portanto independentemente do Seleccionador que se tenha, não haverá sucesso na mesma…no entanto os problemas estruturais nunca irão desaparecer, porque em Portugal os "Tachos" imperam e as pessoas agarram-se ao lugar como lapas…pelo a única coisa que mudará sera mesmo o Seleccionador após cada má campanha…

    Objectivamente na questão do treinador na comparação com o medíocre Paulo Bento o Fernando Santos é bem melhor, mas também não é difícil ser melhor que mediocre

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:37 am

    Dificilmente se encontrava melhor nesta altura. É um homem experiente. O argumento da Grécia não jogar bom futebol vale o que vale,mas sem ovos não se fazer omeletes.
    Para quem vai ficar danado e chocado por causa do Vítor Pereira…Tenham juízo,pouco provou como treinador quanto mais provar alguma coisa para chegar a Seleccionador.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:41 am

      Concordo que não tenha a capacidade ainda de ser seleccionador mas o que provou Paulo Bento a mais que Vitor Pereira para lá chegar? Vitor Pereira foi campeão 2 anos seguidos com 1 derrota. Paulo Bento foi 2º lugar 4x seguidas. E esta?

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:44 am

      Ate entendo quem defenda Fernando Santos em vez de Vítor Pereira, apesar de eu preferir o segundo, agora defender Fernando Santos em detrimento de Vítor Pereira dizendo que o segundo nada provou não faz sentido nenhum, Vítor Pereira tem quase tantos títulos como Fernando Santos com muito menos tempo

      Bruno Gonçalves

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:46 am

      Quando o Paulo Bento foi escolhido para a Selecção eu fiquei em coma durante duas semanas…

      Era claramente um erro e Vítor Pereira poderia ser outro.

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:57 am

      Se o Vítor Pereira não provou nada, então podemos supor que os títulos não contam não é Ricardo, não faz sentido atacares um treinador que vencem dois campeonatos, já para não falar na invencibilidade que conseguiu.

      Para não falar, e isto para mim é o mais importante de tudo, tinha uma equipa que tinha ganho a Liga Europa, com grandes egos, como Hulk, Falcão, Guarin, Rolando, Álvaro Pereira, e que consegui controla-los e po-los a jogar um futebol excelente, isto sendo um EX-TREINADOR ADJUNTO, que já sabemos como é que as equipas respeitam esses treinadores (veja o exemplo do Luís Castro o ano passado).

      Um treinador/ comentador que acrescenta mais num comentário que um ano de comentadores da Benfica Tv e da Sporting Tv juntos, pela inteligência e pela cultura futebolistica que têm.

      Acho que ele tem que treinar o teu Benfica e faze-lo campeão para perceberes o valor que tem, se não te chegar os títulos que te roubou.

      Ps: Sabes porque é que ainda não provou mais, porque sabe o valor que tem e sabe que vai ter a oportunidade que merece, de continuar a treinar clubes grandes, porque é um treinador com palavra firme e carácter, por isso é que ele sabe o que conquistou e onde vai chegar.

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:58 am

      E Renato não vale a pena o que ele tem é azia do campeonato que o Vitor Pereira lhe levou montado no Kelvin, quando o Benfica tinha a melhor equipa dos últimos anos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:01 am

      Bruno Gonçalves,eu estava a falar em experiência,é diferente de títulos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:21 am

      Ricardo Ricard, idade ou experiencia não significa competência, ou vais-me dizer, por exemplo que preferias Jesualdo Ferreira a André Villas Boas?
      e há ainda outro ponto a favor de Vítor Pereira, que é preciso nesta seleção e ele conseguiu no Porto, controlar os egos

      Bruno Gonçalves

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:22 am

      Sim,é isso,títulos é o mesmo que experiência,e azia é não saber porque está um treinador tão bom e com tantas qualidades a fazer jornalismo. Com certeza os Presidentes dos maiores clubes da Europa são uma cambada de Benfiquistas aziados.

    • Kafka I
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:24 am

      Eu devo ser o único Benfiquista no Planeta que gosta do Vitor Pereira, acho que ele é um excelente treinador e tal como já disse anteriormente aqui no blogue, caso o Jesus saia do Benfica, o Vitor Pereira era um dos possíveis substitutos que eu gostava de ver…

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:32 am

      Uma equipa que viu-se livre de Ruben Amorim para jogar com Roderick Miranda (e metê-lo no dragão) não merece nada

      Bernardo A

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:40 am

      Será assim tão difícil perceber?…Um treinador é uma coisa,um seleccionador é outra!
      Ainda se me tivessem a falar de um treinador com 6 campeonatos e outras tantas taças mas não…estão-me a falar de um treinador que tem 2 anos de alta competição…Mas alguma vez isso chega para ser seleccionador? Já para não falar do seu feitio e de quase chorar quando não ganha começando a dizer disparates que não lembram a ninguém.
      Fernando Santos pode ter ganho pouca coisa para os anos de treinador que tem,mas tem uma enorme experiência,tanto a nível de clubes em Portugal e no estrangeiro,como pela Grécia na qual fez os apuramentos para um mundial e um Europeu,e os quais jogou. O Mancini tem uma data de títulos e ninguém o queria na Selecção por exemplo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:45 am

      Um treinador que tira o Gaitan aos 66 minutos e mete o Roderick merece menos ainda.

    • Xis
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:49 am

      Kafka I, isso é o mesmo que apoiar o Pinto da Costa numa eventual candidatura à Presidência do Benfica. Por muito bom dirigente desportivo que seja, de certeza que não o querias ver no Benfica. A minha opinião sobre o Vitor Pereira é semelhante. Por muito bom treinador que seja, não o queria (nem ele próprio deve querer) no Benfica.

    • FM
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:14 pm

      Não querer Vitor Pereira e defender a contratação do Fernando Santos… Alguém que tirando o Porto falhou por tudo onde passou. Falhou no Benfica, falhou no Sporting, esteve 7 anos em clubes gregos e não ganhou nada e mesmo na selecção grega passa um grupo acessível e depois é eliminado por uma selecção inferior, além de como VM diz e bem tem os mesmos problemas que Paulo Bento.

      Concordo que Vitor Pereira não tenha muita experiência(embora em competência como já disse noutros post´s para mim, é o melhor nível técnico táctico por exemplo), mas isso colava se tivesse mos alguém em mente que fosse minimamente bom.

      Mas pronto, é da maneira que continuo sem ver jogos da selecção, só espero que continue sem levar o Adrien e deixe também o Patrício, William e Nani em casa por favor.

    • FM
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:32 pm

      Que tirando o Porto na 1º epoca*

    • Helder Silva
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:47 pm

      Não não és o único Kafka I, eu também acho que ele é grande treinador e seria a melhor opção para substituir o JJ a meu ver (português claro).

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:34 pm

      Ricardo isso não faz sentido nenhum, mais hoje em dia os treinadores mais jovens até são os que agitam mais o futebol e o mudam e conseguem resultados muito diferentes do que se espera pela prespectiva diferente que atribuem ao seu futebol, ao contrário de velhas raposas.

      Vou-te dar um exemplo, Protugal contratar o Fernando Santos é a mesma coisa que aconteceu quando a Inglaterra contratou o Roy Hodgson, e se contrasse o Vitor Pereira era a mesma coisa que contratar o Brendan Rodgers.

      Porquê o Hodgson,

      prós: uma "velha raposa" do futebol, com uma vastissima experiência na Liga Inglesa, conhece bem o jogador inglês e respeita-o, é um treinador respeitado pelos jogadores por já ter muitos ano "in the game".

      contra: um treinador com EXPERIÊNCIA A SER MEDIOCRE, nunca ganhou nada que se afirme ser gratificante ou glorioso para a sua carreira, muita expriência FALHADA no estrangeiro.

      Porquê Brendan Rodgers?

      prós: "Sangue novo" na selecção, pode trazer novas ideias que mudem o sistema táctico a ser aplicado actualmente, trás irreverencia ao cargo, junta a agressividade (dentro de campo) a técnica que só ele pode tirar dos jogadores, adjunto durante muitos anos e que sabe ver as coisas de uma prespectiva de fora que pense como treinador e como adjunto, percebe os jogadores e compreende como falar com eles e ter mão neles.

      Basta trocares os nomes pelos de Fernando Santos e Vítor Pereira.

      E basta pensares um bocado com a cabeça e não sofreres tanto de clubite, mas isso já toda a gente que lê o blog sabe que tu sofres, para veres o valor de um treinador diferente, um treinador com experiência de ser adjunto e que está mais do que pronto para dar o grande salto, para pessoas como tu compreenderem o valor dele.

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:35 pm

      O que é que o Vítor Pereira tem de ganhar? Uma Champions para tu o considerares bom treinador Ricardo?

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:19 pm

      Tem de ganhar calo.

      É ridículo um treinador chegar a Seleccionador com 2 anos de alta competição.

    • Luís Suarez
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:35 pm

      O Guardiola com 4 de Barcelona já estava preparado para o Bayern!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:39 am

    Nunca fui grande apreciador, e treinar a selecção grega, não é a mesma coisa que treinar a selecção portuguesa (mais exigente, mais "egos", etc.). Mas era umas das opções normais e talvez a mais segura, pelo que não critico a federação.
    Pessoalmente apostaria num treinador como o Vitor Pereira, que é muito menos consensual, mas que talvez pudesse trazer novas ideias e uma nova "vida" à equipas das quinas.
    De qualquer das formas, apoio esta chegada.

    • Hugo Noronha
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:48 am

      Concordo com Vitor Pereira. Acho que tinha tudo para ser uma lufada de ar fresco!

    • pitoxoroglu
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:50 am

      Concordo que deveria ser o Vitor Pereira, parece-me no entanto que iria chocar com alguns preconceitos e sistemas existentes no seio da selecção.

      Cps

    • João Dias
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:09 pm

      LuisRafael,

      Lá está. Treinar a Grécia não é o mesmo que treinar Portugal.
      A exigência é muito maior e o vedetismo também…

      Vamos ver como ele se comporta com este aumento da exigência.

  • João Lains
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:44 am

    Pulso firme, tem ele. Agora acredito que não será um regalo ver esta seleção jogar, se bem que com resultados tudo isso passe para segundo plano.

  • Hugo Noronha
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:46 am

    Não era a minha opção! Vamos ver se consegue fazer a tão desejada renovação e se com ele voltam alguns jogadores e se outros assumem mais protagonismo!

  • Sergio
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:47 am

    O problema é smp o mm… Mais um senhor que se enquadra nos esquemas! Infelizmente, e pq até somos dos melhores do mundo em formar treinadores, não havia nenhum disponivél capaz de quebrar a teia de interesses q é a selecção. Só uma vez vi isso e deu resultado…c um estrangeiro q foi finalista europeu e semi-finalista mundial pq n tinha de devolver favores e tinha estatuto suficiente para dar murros na mesa.
    Sérgio Simões

  • José Mendes
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:51 am

    É o mais consensual e será, por isso, o que terá maior margem e tempo para trabalhar. Não lhe cairá o país inteiro em cima se perder o primeiro jogo. No entanto, é um treinador à antiga, muito conservador e pouco arrojado nas opções que toma. É verdade que a Grécia era uma selecção muito fraca, em que era preciso defender e, se possível, marcar golos, mas já vi Fernando Santos fracassar em clubes nos quais dispunha de planteis de qualidade e com os quais podia jogar para ganhar.

    Em termos técnicos, preferia Vítor Pereira pois considero-o do melhor que existe, entre os disponíveis. Tem ideias mais modernas, mais ofensivas e que poderiam potenciar as capacidades ofensivas da selecção e resguardar melhor a nossa baliza, devido ao domínio que a posse de bola possibilita. No entanto, penso que escolher um treinador polémico e pouco consensual seria imprudente e arriscado, uma vez que a selecção precisa de estabilidade e sossego.

    • Renato Teixeira
      Posted Setembro 23, 2014 at 10:53 am

      Será que o VP conseguiria lidar com os egos vindos do Ronaldo, Pepe e companhia? A sua gestão de homens é o que me deixa de pé atrás.

    • José Mendes
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:05 am

      Concordo, Renato. Daí eu ter dito que a escolha da FPF até foi prudente. É preciso alguém que consiga ter voz no balneário, que não se amedronte perante vedetas.

      Um dos problemas do VP no FCP foi precisamente esse, a dificuldade na gestão de evos. Falo dos casos de Rolando e Fucile, por exemplo.

      Eu só falei no VP, porque ele conseguiu fazer omeletes sem ovos, conseguiu ser bicampeão só com uma derrota e com planteis reduzidos, nunca teve soluções no banco.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:41 am

      Quem gere os egos no porto não e nem nunca foi o treinador..é uma falsa questao

      Pedro Silva

    • José Mendes
      Posted Setembro 23, 2014 at 5:37 pm

      Pedro,

      O treinador tem sempre a sua quota parte de responsabilidade e também participa na gestão egos. Claro que há Pinto da Costa e Antero Henrique e, mesmo que não seja o treinador a ter a última palavra, é ele quem lida com os jogadores no dia-a-dia e os jogadores de que falei, quando saíram, apontaram falhas ao VP.

  • Nelson Romão
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:51 am

    Tudo igual portanto!!! Valha nos a Liga inglesa e o regresso da NBA…

  • CERVICAL
    Posted Setembro 23, 2014 at 10:51 am

    Nao gosto nada do futebol deste Senhor … :S

  • Tiago Barbosa
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:01 am

    As equipas do Fernando Santos, à excepção da Grécia, jogam bom futebol…

  • MM
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:02 am

    O homem ainda nem começou a trabalhar e já há críticas e que devia ser outro. Gostaria, entre os treinadores disponíveis, quais eram melhor opção que o Fernando Santos.
    Devia ser o Mancini…

    • CERVICAL
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:10 am

      É um Pais inteiro, não é um clube, é normal não haver consenso.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:22 am

      Isso cabe à FPF avaliar. Eu, por exemplo, apostaria num treinador estrangeiro, que não tivesse medo de apostar em X ou Y porque há alguém a assobiar-lhe aos ouvidos que tem que jogar W ou Z.

  • Bráulio
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:04 am

    Só tenho uma coisa a dizer, este senhor de vencedor não tem nada. Já treinou Sporting, Benfica, AEK e PAO, tudo equipas candidatas ao título e nunca conseguiu ser campeão.

    Aliás conseguiu a incrível proeza de ser o único treinador a não ser campeão com o Jardel em que marcou 38 golos só no campeonato (até o Boloni consegui ganhar). Pegou numa equipa de Robson (e Mourinho), prontinha a jogar de olhos fechados e sem vender ninguém importante consegui perder (lá ganhou no 1º ano mas até um poste ganhava com aquela equipa).

    E mais, tem tantos títulos em termos de números em quase 30 anos de carreira como Paulo Bento em cerca de 10 naquele Sporting de Farnerud e Pereirinha.

    Continuam os amigos, nada vai mudar e Portugal corre o sério risco de não ir ao Europeu. Pessoalmente penso que o treinador ideal era Trappatonni. Assentava que nem uma luva. Depois também gostava de Dick Advocaat (e não Guus Hiddink porque parece ter um salário incomportável).

    Portugueses e assim de repente melhor que este perdedor tínhamos Manuel José, Manuel Machado, Manuel Cajuda. Homens experientes e conhecedores do nosso futebol. Se fosse para apostar em sangue jovem, Carvalhal por exemplo. Tudo menos este pf.

    PS: Quando Paulo Bento renovou antes do Mundial o meu comentário foi "pelo menos já sei que não vem o Fernando Santos".

    • Filipe Gouveia
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:17 am

      Mentira, foi o engenheiro do Penta, ganhou um campeonato com o Porto, no seu primeiro ano.

    • Bráulio
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:41 am

      Eu sei que ele ganhou o 1º campeonato e isso está no meu comentário, mas naquele ano até um meco era capaz de orientar aquela equipa. Agora ele conseguiu a incrível proeza de conseguir desfazer aquela equipa e não ganhar. Incrível ou não?

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:41 am

      Até concordo em algumas coisas do que diz, mas dar como soluções portuguesas o Cajuda, o Manuel Machado e o Carvalhal estragou tudo.

      Hoje em dia, tirando Mourinho e Jesus, não vejo mais treinadores portugueses com capacidade para pegar na seleção.

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:08 am

    A escolha do Fernando Santos é para mim a opção correta, agora é esperar para ver se consegue resolver alguns problemas como o caso do Danny, fazer uma renovação na equipa e gerir os egos.

    Para mim era:
    GR: Patrício, Beto e Anthony Lopes
    DD: J. Pereira e Cédric (porque Figueiras, Silvio e M. Lopes não têm jogado)
    DE: F. Coentrão e Antunes
    DC: Pepe, Bruno Alves, Neto e Vezo
    MD: William e M. Veloso
    MCD: Moutinho e J. Mário
    MCE: Adrien e A. Gomes
    ED: Nani e Bruma
    EE: Danny e Quaesma
    PL: Ronaldo e Éder

    Depois teria outros jogadores de prevenção como por exemplo:
    GR: Eduardo e Mika
    DD: M. Lopes e Figueiras
    DE: Eliseu e Guerreiro
    DC: José Fonte e Ilori
    MD: Carriço e Neves
    MCD: Manuel Fernandes e Tiba
    MCE: Rafa e Rony Lopes
    ED: Vieirinha e Mané
    EE: Varela e Horta
    PL: Vaz Tê e Tomané

    Não sei se me esqueci de alguém mas estas seriam mais ou menos as minhas opções.

    • José Mendes
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:30 am

      Boas escolhas, apesar de que gostaria de ver o Rony Lopes e o Carlos Mané na selecção.

      Há ainda o caso do Rúben Neves a quem poderia ser dada uma oportunidade ainda durante esta qualificação para o Euro, caso continue a destacar-se no FCP.

    • Ninja
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:52 am

      Neto em vez De fonte? Por amor de deus.

      O titular do Southampton não serve mas o suplente do Zenit já da.

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:27 pm

      Ninja,
      O José Fonte já é trintão e o Neto (juntamente com o Vezo) seriam a próxima dupla da seleção … já que o Pepe e o Bruno Alves já ultrapassaram a barreira dos 30 anos.
      O Fonte seria uma boa opção para agora mas para o futuro não fazia sentido por isso prefiro apostar no Neto e Vezo.
      O Neto pode não ser titular indiscutivel mas desde o inicio da época (Julho) fez 6 jogos pelo Zenit (4 como titular e 2 como suplente utilizado).
      O José Fonte é titular indiscutível no Southampton mas realizou o mesmo numero de jogos que o jogador do Zenit (6) porque não está presente nas competições europeias.

      Pode ser um pouco injusto deixar o Fonte de fora mas acho que não seria bom leva-lo agora (porque para suplente mais vale por um jovem) para daqui a um par de anos deixar a seleção.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:12 am

    A escolha mais lógica e consensual.

    Pinto final.

    Luis Santos

  • Carlos ALves
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:22 am

    não sei se seria a melhor escolha, continuo a dizer que seria melhor um treinador estrangeiro a imagem de Scolari.
    no entanto claro que o Fernando Santos tem muito mais curriculum qie o Paulo Bento,e acredito ser melhor do que o Bento (nunca provou nada no Sporting).
    Vamos e agora esperar que o Fernando Santos convoque os melhores futebolistas e não continue a convocar os jogadores a pedido do Jorge Mendes ou de outros senhores que querem ganhar dinheiro à custa da promoção dos jogadores na seleção.

  • Guilherme Silva
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:29 am

    Renovação, falavam eles.

    É mais do mesmo com um treinador que jogou com Karagounis e Katsouranis a titulares no Brasil.. Já estou a ver o Meireles a titular em 2018.. E a brincar a brincar..

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:46 am

      E jogaram mal?

    • Guilherme Silva
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:24 pm

      Principalmente o Katsouranis foi fabuloso, não haja dúvida.

    • Guilherme Silva
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:36 pm

      E mais, nem falo da questão ridícula do castigo. Mas que raio de federação é que com apenas mais 7 jogos oficiais contrata um treinador castigado com 8? Mesmo que reduza para 3, não faz metade da qualificação, é absurdo. Ainda assim, anunciar já a contratação quando não se sabe (ou sabe?) o resultado do recurso é estúpido. E se continuar suspenso por 8 jogos como é?

      Uma dúvida que tenho, os amigáveis contam no castigo, ou são apenas jogos oficiais?

  • Paulo Oliveira
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:32 am

    VM mas afinal qual era a vossa escolha? Já li tantas notícias sobre o novo Seleccionador Nacional mas ainda não li nenhuma sobre quem o VM escolheria.

    A Selecção é comandada pelo Jorge Mendes e disso ninguém duvide! Acredito que o Fernando Santos tenha pulso em algumas coisas, mas daí a escolher determinados jogadores, já não sei…
    Espero, sinceramente, que haja uma renovação pois, para mim, alguns jogadores estão muito abaixo daquilo que a Selecção precisa, por exemplo B. Alves, Meireles, M. Veloso, Quaresma, Hugo Almeida, Postiga e por ai fora. Porque não apostar em jovens que têm dado nas vistas nos sub-19 e sub-21? Acho que temos matéria prima para isso, basta que a saibam aproveitar.

  • Vila Verde
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:35 am

    Não concordo que tenha feito assim tão mau trabalho no Benfica e no Sporting.

    No Sporting, teve o azar de perder Cristiano Ronaldo. A equipa não era nada de especial e acabou por lutar pelo titulo com o Porto de Mourinho até perto do fim. O que o matou foi ter feito campanhas fraquissimas nas taças e ter perdido o 2ºlugar para o Benfica na penúltima jornada, num jogo em que dominou de principio ao fim mas não marcou e o Geovanni sacou um golaço a 2 minutos do fim.

    No Benfica, tinha uma equipa bastante inferior a Sporting e Porto e mesmo assim lutou pelo titulo até à última jornada, no ano em que os 3 grandes ficaram separados por 2 pontos.

    Teve um bom percurso durante estes anos na Grécia e neste momento, de entre os portugueses disponiveis, era a melhor opção. A minha preferência era um treinador estrangeiro ( não Mancini). Quer queiram, quer não, foi com Scolari que obtivemos os melhores resultados em fases finais de Europeus e Mundiais e com ele não haviam os tachos que há agora. Um treinador nessa linha, uma raposa velha, que fosse imune às pressões dos Mendes e de todos os que querem meter o bedelho na seleção, é que seria a melhor opção. Por exemplo, Heynckes, Capello, Lippi, só para dar alguns nomes, embora nem todos estivessem disponiveis neste momento.

  • Pestana
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:36 am

    A grande questão aqui é se os favores e controlo por parte dos empresários irão continuar, se os interesses dessa gente continuarem então muda o disco e toca o mesmo.
    Todos nós queremos alguém justo que convoque quem está em melhor forma e de dar melhor contributo à seleção e não queremos mais os meninos meninos mimados de outros e outros ou jogadores favorecidos por este ou outro empresário, fundos, etc..
    Esperar para ver a próxima convocatória e aí então julgar, mas não auguro um futuro risonho na nossa situação, oxalá esteja errado, e não esquecer que o problema é mais profundo do que a questão do selecionador ser x ou y, como já mencionaram, a estrutura é o maior problema.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:37 am

    A FPF já está embuída pelo espírito das equipas de F. Santos, em vez de avançar passa para o lado ou para trás e como diz o VM é preciso ter muito "mérito" para F. Santos não ter conseguido ganhar o campeonato com o melhor Jardel.
    Carlos Gomes

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:47 am

      Sim,porque toda a gente sabe que o Jardel ganhava os jogos todos sozinho,o melhor Jardel neste momento no Arouca e o Arouca era campeão!

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:58 am

      Não percebo a comparação entre o Porto e o Arouca, mas está bem…De qualquer maneira este facto é mais um "sucesso" na carreira de F. Santos.
      Carlos Gomes

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:11 pm

      Eu também não percebo porque tinha a obrigação de ganhar ou a admiração de não ganhar só por ter o Jardel num plantel com 25 jogadores.

    • Anónimo
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:22 pm

      Eu explico, o Porto na altura tinha o melhor plantel, não tinha tido efectuado nenhuma mudança pelo que toda a equipa estava rotinada, F. Santos conseguiu transformar um campeão numa equipa completamente amorfa.
      Carlos Gomes

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:49 pm

      Ahh…Então conseguiu não ser campeão com o melhor plantel…Assim já é diferente.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:43 am

    Com Vitor Pereira no desemprego e vai se buscar este …enfim..mais do mesmo
    Pedro Silva

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:53 am

      O que é que esse senhor já provou? Para chegar à seleção ainda precisa de provar a sua qualidade e ganhar experiencia.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:01 pm

      Não consigo perceber como é que um treinador tão bom e com tantas qualidades foi para as Arábias,voltou e parece que ninguém o quer,só mesmo a RTP. Isto há coisas…

    • Vila Verde
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:11 pm

      O vitor pereira só não está no Sporting, porque ficou muito ligado ao Porto. Não tenho duvidas que BdC escolheria Vitor Pereira para suceder a Jardim, até para dar uma bicada no Pinto da Costa. Mas não me parece que seria bem visto na massa associativa leonina. Falo por mim, apesar de achar um treinador capaz e melhor que Marco Silva neste momento

    • FM
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:22 pm

      Ricardo bom é um treinador que falha por todo o lado onde passa em não sei quantos anos de carreira.

    • Guilherme Silva
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:26 pm

      Do que não vale ter uma boa imprensa.. A desvalorização e o pouco crédito que toda a gente atribui ao Vitor Pereira é incrível! Bom é este que nunca ganhou quase nada por onde passou. Ridículo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:16 pm

      E excessiva valorização do Vítor Pereira é o que? Ganhou sim,com mérito,com sorte e por estupidez do treinador rival,mas quem percebe de futebol sabe bem que Vítor Pereira é um treinador quase banal. É só juntar as peças do puzzle para chegar a esta conclusão:
      O Porto livrou-se dele mesmo sendo bi-campeão.
      Os adeptos do Porto nunca gostaram dele.
      O único trabalho que arranjou foi nas Arábias,o que para um treinador em ascensão é ridículo e revela bem porque anda no futebol.
      Continua sem clube.

    • Guilherme Silva
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:27 pm

      Um treinador quase banal que foi campeão 2x em 2 anos, com apenas uma derrota patrocinada pelo Bruno Paixão. De facto é de uma banalidade enorme, tendo em conta que nem o plantel mais forte da liga tinha. Imagino a qualidade dos outros..

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:46 pm

      Lá vem a historia das derrotas…Se falas da derrota patrocinada pelo Bruno Paixão em Barcelos,porque é que não falas da vitoria na Luz mais do que patrocinada pelo Proença?
      Porque é que não falas das prestações Europeias? Do Benfica empatar com o Estoril em casa e o golo do Kelvin nos descontos? Tudo mérito do Vítor Pereira claro.

    • Guilherme Silva
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:42 pm

      Outra vez esse mito do golo 2cm fora de jogo? Não te vi falar do penalty também antes feito pelo Cardozo em que embala a bola com as duas mãos, se quiseres ir por aí.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 11:54 am

    Na máxima força: Patrício, Beto, A.Lopes, Sílvio, R.Amorim, Pepe, B.Alves, J.Fonte/Neto, Vezo/Ilori, Coentrão, Antunes, William, M.Fernandes, Moutinho, Adrien, B.Silva, J.Mário, Bruma, Ronny, Nani, Rafa, Danny e CR7.

    Esqueçam lá de uma vez por todas a paranóia de jogar com 1 PL fixo.

    Ass: Rui Gomes

  • Pedro Falcão
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:03 pm

    Tal como na política também no futebol a incompetência é uma virtude.

    • gps
      Posted Setembro 23, 2014 at 12:23 pm

      o Fernando Santos sempre foi competente por onde passou. Pode não ter ganho nada no SLB e SCP mas a matéria prima não era a melhor.

      Eu sou do SCP, mas reconheço que o Pinto de Costa é quem apostou nele, pois ele antes do FCP não era treinador a tempo inteiro, acumulando as funções de engenheiro (num conhecido Hotel de Cascais onde era responsável pela manutenção) com as de treinador em equipas como o Estoril e o Estrela da Amadora

  • LH
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:09 pm

    Mesmo não apreciando particularmente o seu estilo/capacidade, respeito e compreendo que a escolha tenha recaído sobre o Fernando Santos. Sem qualquer tipo dúvida, no que toca à opinião pública nacional, é o consegue reunir maior consenso. Por fim: deixem o mito Vítor Pereira de lado. Alguém que, ganhando milhões de euros, sente a necessidade de ir para as Arábias estando-se a borrifar para o deu percurso desportivo, nao merece ser apelidado de 'salvador'. Percebo pouco de bola mas, que me lembre, nao conheco nenhum treinador que, sendo bicampeão nos seus dois primeiros como treinador principal de uma grande equipa, num campeonato com visibilidade, tenha decidido ir para onde foi. Se foi por opção própria, diz muito das suas ambições. Se foi por falta de opções, talvez diga muito sobre o seu valor. Muito 'hype' televisivo, é o que é.

    Lenry

  • Fábio Coutada
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:10 pm

    Como eu gostava de ver o Bielsa há frente da selecção. Era impossível neste momento porque tem um projecto em mãos, mas seria extraordinário.

    A equipa certamente iria jogar bom futebol e nas conferências de imprensa ia ser lindo ver o Bielsa a malhar nos dirigentes, nos empresários, nas vedetas cheias de tiques, no futebol português em geral.

    Era disso que precisávamos, bom futebol e honestidade, sinceridade e frontalidade para lidar com a podridão do futebol português.

    Infelizmente, a federação prefere ter um fantoche á frente da selecção. Chegou a vez do Fernando Santos, mas não muda nada. Dentro de um ano ou dois já está tudo a pedir que se vá embora.

  • João Dias
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:40 pm

    É uma escolha que não surpreende.
    Admito, não seria esta a minha escolha. É claramente superior ao Paulo Bento mas daí a ser a melhor opção para a seleção…
    E há que destacar que apesar de ter levado a Grécia a bons resultados o futebol praticado estava longe de ser vistoso.

    Mas vá lá que não se foram lembrar de Peseiros e afins…

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 12:43 pm

    É uma boa opção, dado o leque restrito que temos.
    Acho que se for inteligente e souber aproveitar bem os pontos fortes da nossa seleção e dos nosso jogadores (em vez de achar a seleção melhor do que é e deixar que os jogadores pensem o mesmo) se vai sair bem. Mostrou com a Grécia que sabe "espremer" ao máximo o que uma seleção pode dar.
    Aproveitar os contra-ataques e as transições rápidas e ter uma defesa sólida são as melhores qualidades do Fernando Santos e acho que precisamos disso. Não podemos pedir a uma equipa com a nossa qualidade e que treinam juntos de 2 em 2 meses que jogue com posse de bola e que queria jogar de igual para igual com seleções como Alemanha, Espanha, França etc. E acho que o Fernando Santos vai saber aproveitar bem esses fatores.

    Em relação à renovação, passa muito mais por medidas que obriguem os clubes a apostar na formação do que pedir a um selecionador que revolucione uma convocatória com jogadores que pouco ou nada jogam nos seus clubes.

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Setembro 23, 2014 at 1:01 pm

    Com Fernando Santos não existem cunhas nem empresários que mandem…excelente escolha!

  • HugoSCP1985
    Posted Setembro 23, 2014 at 1:18 pm

    Escolha consensual e que demonstra que a FPF estava também a pensar no público e alguém que tivesse credibilidade e até algum clubismo geral (no sentido que foi treinador, como disse o VM, dos 3 clubes, mesmo sem muito sucesso).

    Pessoalmente, gostaria de ter visto o Vitor Pereira, seria algo mais radical, mas se calhar nem ele queria. Quem diz que ele não foi convidado e mandou a FPF dar uma volta. Ele é bastante novo e pode querer ainda gerir clubes e não selecções. Mas provavelmente não.

    Uma nota final que gostaria de ter visto o VM a sugerir uma preferência. Dizer que preferia algo radical e não dar uma sugestão também não fica bem. Se calhar disseram num post anterior. Se assim foi, as minhas desculpas.

    • Fernando Antunes
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:50 pm

      Sim, treinou os 3 principais clubes o que lhe dá uma certa equidistância em relação aos mesmos. Eu diria que o que lhe dá ainda maior equidistância foi o facto de não ter tido particular sucesso em nenhum deles. Porque o sucesso num dos três grandes no nosso país gera anticorpos, rancores e ressabiamentos, como toda a gente sabe. Portanto se tivesse gozado de enorme sucesso interno só num dos Grandes e falhado noutro, hoje não seria "consensual". O Fernando Santos está imune a clubites porque não foi suficientement bem-sucedido para ser detestado.

  • Fernando Antunes
    Posted Setembro 23, 2014 at 1:24 pm

    É o nosso Portugalzinho dos "doutores" e dos "engenheiros". Queixavam-se da qualidade do futebol do Paulo Bento, e vamos buscar o Seleccionador da Grécia… Sim, faz todo o sentido, lol

    • João Dias
      Posted Setembro 23, 2014 at 1:40 pm

      Apesar de não morrer de amores pelo Fernando Santos não nos podemos esquecer que fez um grande trabalho numa seleção limitada.

  • João
    Posted Setembro 23, 2014 at 2:07 pm

    Que tristeza. Precisavamos urgentemente de alguem com uma coragem tremenda, que escolha os mais talentosos e nao os de maior estatuto. Com este é mais do mesmo. Os trintoes sem qualidade a arrastarem-se e os miudos a aguardar. E nao falo dos Cavaleiros, Hortas e o catano. Paulo Bento foi por eles porque eram titulares ja no inicio de epoca das respectivas equipas. Talento pouco. E nada mais importa do que o talento. Bernardo Silva e Ronny Lopes são os maiores da nova geração e têm que jogar imediatamente nos AA. Experimente dar a um lugar de titular indiscutivel a ver se o treinador do Monaco ou do Lille terao coragem para não lhes dar um lugar no onze. As vezes tambem pode funcionar ao contrario.

    Depois existe ainda Bruma, Andre Gomes, Rafa, Esgaio que completarão o lote dos imediatamente convocaveis entre os miudos. Promova-se já o regresso de Danny para 10 da selecçao, a sua posição natural, onde finalmente joga no final da carreira(mania do catano de deslocar os talentosos do meio para os flancos!)

    Preparem-se para os 2 medios defensivos sem talento a coabitarem no onze. Preparem-se para equipas acobardadas assim que defrontemos Espanhas e Alemanhas (la nisso Paulo Bento era firme e corajoso!).

    Para mim so Vitor Pereira parecia o homem indicado. So ele teria capacidade de dar algum diferencial tatico e so ele teria coragem de promover uma mini-revolução.

    O meu onze:

    Patricio; Esgaio, Pepe, Neto (B.Alves erradicado!!!!), Coentrao; William, Bernardo(ou Ronny), Moutinho, Danny, C.Ronaldo, Nani

    • Luís bcn
      Posted Setembro 23, 2014 at 2:29 pm

      Um suplente do Zenit, um suplente do Sporting, 2 dois suplentes de duas equipas francesas…tá certo.

    • João
      Posted Setembro 23, 2014 at 3:23 pm

      Nao tens mais nenhum central de qualidade infelizmente. Vezo não é superior a Neto, muito menos o tão overated Jose Fonte.
      Esgaio com o tempo vai roubar o lugar a Cedric. É simplesmente melhor e vai acontecer.
      Leste o meu comentario? Nao me importa que sejam suplentes. Sao suplentes porque sao miudos sem estatuto que estao agora a começar. Como C.Ronaldo, Figo, Rui Costa, poderiam ter sido suplentes ate aos 21, 22 anos, se nao tivessem surgido treinadores com coragem para apostar neles mais cedo que o normal.
      Sao demasiado talentosos os 2. Sao muito superiores a Cavaleiros e Hortas. Vais preferir esses, apenas porque sao titulares das respectivas equipas? A mim, so a qualidade importa. NADA MAIS.

    • kalho
      Posted Setembro 23, 2014 at 5:27 pm

      Concordo com tudo João, desde o Esgaio ao Vitor Pereira. Não mudava uma virgula.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 23, 2014 at 5:56 pm

      Eu só gostava de perceber porque é que o Vítor Pereira é o homem indicado,porque é que tem capacidade táctica e coragem para fazer uma revolução…Isto é baseado no quê? Nos comentários em programas desportivos? Santa paciência…Que fetiche com o homem…

    • João
      Posted Setembro 23, 2014 at 11:00 pm

      Por tudo. Pelas entrevistas, pela forma como fala de futebol, pela forma como geriu o plantel e os egos enormes no Porto pos-Villas Boas, ainda sem qualquer estatuto. Pela forma como escolhia os de maior talento. Imagina agora que é finalmente respeitado e bicampeao invicto. Nao tenho duvidas que com ele estatutos pouco contavam. Interessava principalmente a qualidade.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 2:43 pm

    Esta decisão da FPF é uma pouca vergonha então vai-se contratar 1 senhor que tem pela frente 8 JOGOS de suspensão? 1 treinador que vai passar praticamente toda a fase de qualificação na bancada? Então mas agora contratam-se treinadores para irem para a bancada? Por amor de Deus…..assim não vamos lá

    Silva dos Plásticos

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 3:19 pm

    talvez a pior decisão. Esta decisão foi feita tendo em conta que a "federação acredita que o castigo seja reduzido"…e se não for? Vamos levar com o Ilidio Vale no banco com o Fernando Santos a fazer de telefonista? Espero que usem o WhatsApp para nao gastar muito dinheiro com chamadas.

    Eu compreendo que não há muitos treinadores à disposição mas contratar um castigado não nos vai levar a lado nenhum porque pode bem ser um tiro no pé

    António Freitas

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 3:51 pm

    Nao concordo com ser a pior materia prima dos ultimos 30 anos.
    SL, Pinho

  • JM
    Posted Setembro 23, 2014 at 4:04 pm

    Uma questão: os jogos amigáveis contam para o castigo ?

  • Gabriel Berigo
    Posted Setembro 23, 2014 at 4:16 pm

    Contestaram tanto o Dunga, agora está aí grande Fernando Santos..

  • Flávio Trindade
    Posted Setembro 23, 2014 at 5:12 pm

    Antes de mais nada concordo com o VM e com a generalidade dos users.
    É de facto a escolha mais consensual e que levantará menos ondas, quer nos jogadores, quer na opinião pública, quer na imprensa especializada, quer nos próprios clubes (principalmente os grandes).
    Agora os factos pouco falados:
    1. Concordo em absoluto com Mourinho, quando diz que ser Seleccionador não tem nada a ver com ser treinador. Ora, um treinador reputado não dá forçosamente um bom Seleccionador, nem o reverso se aplica.
    Fernando Santos foi na minha opinião um treinador de clubes mediano, mas tem mais vocação como Seleccionador (sinceramente).

    2. Não dá para comparar futebolisticamente Portugal com a Grécia.
    Primeiro porque os gregos já ganharam alguma coisa e nós não (ai que esta doeu), segundo porque o nosso grande problema (a base de recrutamento) é ainda menor e com menos qualidade na Grécia.

    3. Não dá para comparar igualmente o estilo de futebol português com o grego, mas dá sim para perspectivar o trabalho de Fernando Santos. O que é um facto é que o trabalho do português na Grécia foi notável, e nós precisamos exactamente disso mesmo.
    – A principal virtude do trabalho de Fernando Santos não foram os resultados (que diga-se forma melhores que os de Paulo Bento uma vez que a Grécia ganhou o seu grupo de qualificação para o CE 12, algo que nós não fazemos há muito tempo).
    A sua grande virtude foi a capacidade de transformar a Selecção grega dos trintões de Rehagel, numa equipa com muito sangue novo e de futuro. Essa renovação é o seu principal trabalho em Portugal. Acreditar no muito talento jovem português que existe e lança-lo sem receios nem interferências de Presidentes ou Agentes…

    • João Dias
      Posted Setembro 23, 2014 at 6:27 pm

      Portugal com menos qualidade que a Grécia???

      Anedótico…

    • Flávio Trindade
      Posted Setembro 23, 2014 at 9:28 pm

      João,
      Disse exactamente o contrário.
      O nosso grande problema é a base de recrutamento e na Grécia Fernando Santos com uma base bem menor em números e em qualidade fez um óptimo trabalho.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 23, 2014 at 5:24 pm

    Penso que é a melhor escolha das que são faladas. Melhor, provavelmente só um estrangeiro. Acredito que a selecção jogue melhor. O ponto de partida baixo também o ajudará, mas estou convencido que o Fernando Santos conseguirá o apuramento (oque também não é muito difícil). De qualquer forma é um upgrade: além de ter mais experiência é mais inteligente do que o Bento.
    Só uma nota: o Santos foi despedido do Benfica à 1ª jornada da 2ª época.

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 7:01 pm

    Muda o disco e toca o mesmo.

    Jorge Figueiredo

  • Anónimo
    Posted Setembro 23, 2014 at 7:36 pm

    Era óbvio que fosse ele o escolhido e acaba por ser justo, tem estatuto (já treinou os três grandes) e experiência ao nível de seleção, no entanto devo dizer que nunca achei nada de especial no Fernando Santos, à exceção de um ano no Porto, nunca tem propriamente grande currículo e mesmo na seleção grega, e não tirando o mérito, mas tanto no Europeu como no Mundial acabou até por ter grupos mais facilitados e o futebol praticado também era muito pobre. E não esquecendo o castigo que espero que seja reduzido porque 8 jogos é muito tempo fora. Preferia um treinador estrangeiro que fosse totalmente radical e em termos nacionais preferia o Vítor Pereira, que seria a melhor escolha em termos táticos, mas até se compreende dada a falta de experiência e a sua ligação com o Porto, o que não ia ser muito consensual. Seja como for é um claro upgrade ao Bentolas e suspiro de alívio porque já me estava a assustar ao ver nomes como Peseiro ou Rui Jorge portanto acaba por ser uma escolha digamos "pacífica". No entanto é preciso não esquecer que o problema vem muito além do selecionador x ou y, vem da estrutura dos tachos que só pensam nos seus interesses e não os da seleção nacional , além disso queria acrescentar que é totalmente falso dizer que não há jovens portugueses com valor, existem bastantes que precisam só de serem apostas regulares nos clubes, portanto não me parece de todo que seja difícil renovar a seleção, isto para não falar que agora pode ser finalmente aproveitada a qualidade de elementos como Danny, José Fonte ou Quaresma que graças às birrinhas do Bentolas não poderam dar o contributo à seleção nacional. Acima de tudo, espero que o Fernando Santos, que me parece ser um homem honesto e com uma postura exemplar, não olhe a estatutos, seja coerente e que dê primazia aqueles que merecem de facto vestir a camisola nacional.

    Peter Griffin

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 23, 2014 at 8:19 pm

    nao concordo com o vm ai num ponto.
    se portugal falhar o apuramento, jovens ou nao, eu critico o fernando, assim como o paulo bento, assim como a federaçao.
    paulo bento perde o 1º jogo, isto acontece porque a federaçao demora demasiado a despedi-lo.
    mas, independentemente de tudo fernando santos tem a orbigaçao de se apurar.
    nao se apurar com ronaldo ainda e pior que nao ser campeao com jardel.

Deixa um comentário