Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ferreira-Carrasco, o luso-descendente que brilha no milionário Mónaco

Yannick Ferreira-Carrasco tem um nome que denota desde logo a sua multiplicidade de origens. Com nacionalidade belga e portuguesa, poderá ainda jogar pela Selecção Espanhola, dado que contribui para a variedade de candidatos a contar com a contribuição do médio dos franceses do Mónaco.
O jovem bisou recentemente pelo clube do principado, mas não é apenas por isso que tem estado em destaque: tem sido sempre dos melhores da equipa, segurando o lugar no onze ganho já na época passada, apesar do avolumar de competidores de nomeada (James, Ocampos ou Martial). Um jovem de grande valor, com um potencial de crescimento tremendo e que promete andar nas bocas dos amantes de futebol um pouco por todo o Mundo. E adivinhe-se? Tem nacionalidade lusa – isto é, pode jogar por Portugal, um facto que o adepto de futebol agradece mas ao qual muito provavelmente Paulo Bento permanecerá indiferente. É impossível adivinhar se o médio ofensivo/extremo de 20 anos e 1m80 seria titular, mas seria decerto uma grande mais-valia para uma Selecção que conta com elementos como Varela, Rúben Micael e Hugo Almeida em praticamente todas as suas convocatórias – o luso-belga seria sem sombra de dúvida um acréscimo qualitativo enorme comparativamente com qualquer um dos jogadores supracitados. Claro que o jovem Ferreira-Carrasco sempre jogou nas camadas jovens da Selecção belga. Contudo, a abundância de soluções ofensivas na equipa principal poderiam levar à conjuntura ideal de condições para que este luso-descendente de enorme qualidade se disponibilizasse para ser convocável por Paulo Bento. Certo é que quem se move rapidamente costuma colher os frutos mais apetitosos – e Ferreira-Carrasco é uma das jovens frutas mais tentadoras do mercado.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio 

33 Comentários

  • Mendes
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:00 pm

    este sim podia ser roubado para a seleção

  • MosqueteiroSLB
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:02 pm

    este provavelmente nunca veio a portugal. duvido muito. isto ja e estar a aproveitar estrangeiros, que nada tem a ver com portugal. ao menos os brumas, rony lopes e companhia tiveram ca. se para este se naturalizar, viria logo toda a gente falar de fernandos e limas

  • André Sousa
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:03 pm

    Vi este jogador actuar no mais recente torneio de Toulon e posso dizer que nem de perto nem de longe me encheu as medidas comparando com a maneira como ele é descrito no texto.
    Não acompanho os jogos do Mónaco (e portanto posso estar redondamente enganado) mas duvido que tenha tido assim uma evolução tão grande em apenas 4 meses para ser descrito como uma das "jovens frutas mais tentadoras do mercado" face ao que apresentou em Toulon. Na altura, fiquei com a sensação que não era superior a nenhum dos extremos que integravam a comitiva lusa nesse mesmo torneio (comitiva essa que nem sequer incluía o Bruma).

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2013 at 4:48 pm

      100% de acordo eu tb o vi jogar e foi um jogador q ate vi com particular interesse pois pelo nome via-se logo q tinha descendência portuguesa e n achei nada de especial um extremo banal como ha muitos por ai foi a ideia com q fiquei….
      António Gomes Pereira

  • Rodrigo
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:04 pm

    Seria uma boa opçao para a Selecçao Nacional, sobretudo porque as alas, um dos pontos onde eramos e sempre fomos fortes começam a ter falta de extremos de grande qualidade, ja que o Ronaldo e cada vez menos um extremo, o Nani nao esta naquele nivel a que nos habituou e depois restam-nos o Vieirinha (jogador que tem estado bem sempre que e chamado), Lica, Pizzi ou Varela. Deste modo, Carrasco seria, sem duvida, um acrescimo de qualidade.

    • FLU FLY FLU
      Posted Outubro 21, 2013 at 9:29 pm

      Esqueceste.te do Wilson Eduardo e do Bruma ;)

    • Rodrigo
      Posted Outubro 21, 2013 at 10:15 pm

      Pois e o Bruma claro. O Wilson, assim como o Lica, tenho duvidas que sejam jogadores de Selecçao num futuro proximo. Veremos tambem o que da o Ivan Cavaleiro.

  • Nuno
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:10 pm

    E vocezes a darem-lhes. Temos uma grande selecção. Se nem o danny, um dos melhores do campeonato russo, tem lugar no nosso 11, quando mais o Moita-Carrasco.

    • Fura
      Posted Outubro 22, 2013 at 8:18 am

      Concordo…para eles bom e a belgica…eles que se mudem pra la! Tambem ja comeco a ficar farto com esta desvalorizacao do que e nosso….

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2013 at 10:37 am

      está a ser ironico, não? Danny é só o 2º melhor jogador português da actualidade.

      Heisenberg

  • CRF
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:11 pm

    sendo luso-descendente concordo com a sua convocatória caso ele esteja interessado em representar a nossa seleção. Agora meter Varela no mesmo saco de Hugo Almeida e Ruben Micael é obsceno..

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2013 at 10:38 am

      Hugo Almeida é (infelizmente) o melhor ponta-de-lança português da actualidade (estatisticamente)

      Heisenberg

  • FLU FLY FLU
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:13 pm

    E mais um que pode ser selecionado para a nossa seleção.. É incrivel a quantidade de jogadores com mais do que uma nacionalidade e ainda mais incrivel o numero de selecionaveis para a nossa seleção. É certo que nem todos têm qualidade para a nossa seleção e há certos jogadores que pelas suas escolhas nao deveriam ser equacionados mas o que jogadores como o Ferreira Carrasco revelam é a fraca prospeção de jogadores para as fornadas mais jovens da seleção, e depois só quando são mais velhos e conhecidos no mundo do futebol é que se descobre que afinal este ou aquele jogadores poderiam dar jeito, e nessa altura muitos deles ja interiorizaram outra nacionalidade.

    Parabens pelo post, gosto muito do jogador. Vi-o jogar pela primeira vez no Torneio de Toulon e foi um dos melhores jogadores da belgica.

    SL

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 21, 2013 at 9:36 pm

      A partir do momento em que o Hugo Almeida e o Ruben Micael são convocados, qualquer ser humano que tenha 2 pernas e consiga andar, também é seleccionável para a Selecção Portuguesa

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2013 at 10:40 am

      Miguel Antunes, se normalmente são chamados 3 pontas de lança… diga-me 3 melhores que Hugo Almeida (estatisticamente ele até é o melhor esta época)

      Atenção que não estou a defender o Hugo Almeida (não gosto dele) mas infelizmente não ha muito melhor.

      Heisenberg

  • Gonçalves
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:26 pm

    Já nem falo do Paulo Bento porque esse é um caso perdido compensa os amigos que o meteram a seleccionador e pronto. Só gostava de saber é o quê que o Humberto Coelho e João Pinto fazem na selecção? Não deviam analisar estes casos do Carrasco e outros e tentar convencer estes jogadores a jogar por Portugal?

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

  • claudio s.
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:34 pm

    Seria um excelente reforço para Portugal, na Bélgica nos anos mais próximos dificilmente terá lugar na convocatória.

    Outro jogador que gostei bastante foi o Rafael Dias, médio nascido na Covilhã mas penso que sempre tem jogado no Sochaux, tem um pé direito fantástico, sendo ele o marcador das bolas paradas da equipa. É tuga de nascença e ainda é primo do César Brito!!

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:38 pm

    É mais um caso do qual podíamos tirar proveito. Até ao momento nunca se tinha falado sobre ele e duvido seriamente que aceite o convite de Portugal, mas dado o conjunto de jogadores belgas desta geração e o facto de Portugal estar constantemente nas fases finais de Europeus e Campeonatos do Mundo, pode ser que ainda tenhamos uma surpresa.

  • Kacal
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:51 pm

    É um extremo que não me importava que fosse chamado á nossa selecção, é o típico extremo desequilibrador, é rápido, forte no drible e no 1×1, vai á linha e cruza bem, pode vir para o meio e rematar, joga bem com os dois pés, joga tanto no lado direito como no esquerdo, tem apenas 19 anos e muito potencial, sendo já um bom jogador, joga com alguma regularidade no Mónaco e seria um excelente "reforço" para a nossa selecção, tirando o CR7, Nani, Danny e o Bruma, o resto não são extremos de top e nem vão ser, há ainda o Cavaleiro e o Ricardo que têm potencial, mas, não sabemos que "patamar" vão atingir, gostava de ver o Carrasco na selecção Portuguesa, nem sabia que ele não tinha sido chamado á selecção A Belga, sendo assim era convocar, mas, duvido que o PB o chame e não sabemos se ele quer jogar por nós, ficamos pelo querer.

  • slb1994
    Posted Outubro 21, 2013 at 9:59 pm

    Era muito mau se o jogador fosse convocado, pois podia ser sinal que pelo menos uma das nossas Vedetas tivesse lesionada-falo obviamente do André Martins, Varela ou Ruben Micael

  • helder
    Posted Outubro 21, 2013 at 10:29 pm

    infelismente com este treinador banal e teimoso nos nos arriscamos a perder grandes jogadores de representar no futuro proximo a nossa selecao!eu nao quero saber se sao portugueses ou nao quero e uma selecao que seja forte e que lute por titulos ou devo lembrar que a selecao de 60 era composta por mocambicanos!emfim mentalidade pequena normal do nosso pais.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 21, 2013 at 10:42 pm

      Que comparação sem sentido algum, na década de 60 Moçambique pertencia a Portugal…

    • João Fernandes
      Posted Outubro 21, 2013 at 11:31 pm

      Meu caro Helder, é necessário perceber aquilo de que se fala. Referir que na década de 60 se jogava com jogadores Moçambicanos, Angolanos e afins dessa maneira é como daqui por 30 anos vir dizer que Portugal jogava com jogadores da Madeira, do Ribatejo ou do Alentejo. Eram provincias portuguesas, ainda que ultramarinas

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 21, 2013 at 10:53 pm

    Espero que alguém da Federação Portuguesa de Futebol, faça um convite para este extremo com muito virtuosismo e fantasia seja hipótese a curto prazo para a nossa selecção.
    Adoro a forma como joga, espero que Portugal "roube" este jovem aos belgas.

  • João Lains
    Posted Outubro 21, 2013 at 11:11 pm

    Primeiro: é um jogador com muito potencial. Foi considerado o melhor jovem jogador da última Ligue 2 e do que tenho visto é um jogador com uma grande capacidade técnica e que provoca muitos desequilíbrios. Um dos melhores elementos deste Mónaco.

    Segundo: A única ligação que tem ao nosso país é que é filho de pai português. É portanto um caso semelhante ao do Raphael Guerreiro, Anthony Lopes, entre outros. Sempre apoiei a ideia da Federação aproveitar estes jogadores com raízes portuguesas (Bruno Indi é agora titular na Holanda enquanto o Kevin Gameiro nem sequer é aproveitado, não seria melhor que o Postiga?) e sinceramente acho esta ligação mais forte do que aquela que nomeadamente os jogadores brasileiros têm depois de chegar ao nosso país e mostrarem se disponíveis para serem seleccionados quando percebem que isso nunca acontecerá com o seu país de origem (casos de Lima, Evaldo entre tantos outros).

    Terceiro: É ridículo dizerem que Bruma, Nani, Rolando ou Manuel Fernandes são tão portugueses como Lima, Evaldo, Douglas Costa ou até o Marquinhos! Os primeiros chegaram ao nosso país bem novinhos e cresceram no nosso país.

    Quarto: É ainda mais ridículo criticarem a nossa federação e usar o argumento de que se a Alemanha que é uma das selecções mais poderosas aproveita jogadores como Klose, Podolski, Ozil ou Khedira, porque é que nós que somos mais fracos não podemos fazer o mesmo. A questão é que quase todos estes jogadores nasceram em território alemão e aí passaram todas as suas vidas, ou seja, não se trata de nenhuma naturalização. O que a Alemanha faz nestes casos é exactamente o que nós também fazemos com a infinidade de jogadores angolanos e guineenses que vemos nas camadas jovens de muitos clubes.

    • Rabensandratana
      Posted Outubro 21, 2013 at 11:22 pm

      Só um reparo dos 4 nomes que enunciou dois deles nasceram na Polónia, Klose nasceu em Opole e o Podolski nasceu Gliwice. Os outros dois nasceram na Alemanha.

    • João Lains
      Posted Outubro 22, 2013 at 12:09 am

      Sim eu sei, o Klose chegou à Alemanha com oito anos e o Podolski com dois anos. No entanto eles são alemães, não cabe na cabeça de ninguém pensar que eles são naturalizados. O mesmo se passa com o Nani, Manuel Fernandes e todos os outros, é aí que queria a chegar.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 22, 2013 at 9:11 am

      João, subscrevo a tua análise, principalmente na parte da Alemanha, pois é impressionante a quantidade de comentadores aqui no VM a inventarem relativamente à nacionalidade dos jogadores da Selecção Alemã

    • Filopez
      Posted Outubro 22, 2013 at 6:15 pm

      Umas informações:

      O Manuel Fernandes é Lisboeta, eu sou portuense e a brincar dizemos que os do sul sao mouros e falam árabe mas a realidade é que o Manuel Fernandes é Português ainda que tenha um sotaque pouco comum cá para cima. Depois o caso do Nani e do Ronaldo/Bruma sao diferentes. O Nani chegou miudo, os pais sao imigrantes e cresceu cá. O Bruma e o Rolando vieram pelo futebol nao pela familia (como os brasileiros todos incluindo o Pepe). A mesma coisa que o Joao Sousa (tenis) que foi para Barcelona com 15 anos para melhorar porque em Portugal nao ha grandes condições. E o Joao Sousa joga com a nossa bandeira, nao com a Espanhola.

      O Bruno Indi foi para a Holanda com 3 meses (é filho de nao-portugueses), se calhar nem Portugues sabe. O Gameiro tem um avô Português, é internacional Francês e nao fala a nossa língua e disse que não queria jogar por Portugal . Todos os casos são um caso mas dá ideia que os "Brumas" jogam por Portugal porque a sua selecçao é fraca e tem poucas condiçoes assim como os "Decos" só jogam porque nao chegam a sua selecçao. A nossa federaçao se calhar ate fez tudo para ter o Indi e o gameiro mas eles nao querem…

  • Miguel Silva
    Posted Outubro 22, 2013 at 8:42 am

    Grande promessa, grande potencial. Não sei ao certo quais as razões da sua nacionalidade portuguesa, mas caso seja filho de descendentes penso que seria muito bem-vindo à nossa selecção, bem precisamos de um jogador destes. Mas, embora não conheça a personalidade dele, duvido que ele tenha um interessa por aí além em representar a nossa selecção visto que tem percorrido todos os escalões de formação das selecções belgas desde os sub-15. Agora as suas qualidades futebolísticas e as perspectivas de futuro são inquestionavelmente muito promissoras!

  • João Bernardo
    Posted Outubro 22, 2013 at 11:24 am

    Portanto agora a missão da FPF e do Paulo Bento é andar a procurar todos os futebolistas estrangeiros que têm nacionalidade portuguesa? Eu diria que é mais importante observar, todos os jogadores Portugueses, que são muitos e bons, e por aí, tentar alargar o leque de opções através de jogadores que viveram no país, que têm uma forte ligação e não através de jogadores que apenas têm um avô ou qualquer familiar português e nunca viveram cá, nem falam a língua. Acho que se a vontade partir do jogador é diferente, mas andar atrás deles não faz sentido.
    Isto desde que o Marquinhos falou, agora é todas as semanas um português diferente.
    Concentrem-se no essencial, que é a formação e desenvolvimento dos jovens portugueses, que temos em quantidade, como se pode ver pelo recente desempenho das nossas selecções jovens.

  • Filopez
    Posted Outubro 22, 2013 at 5:54 pm

    Eu a 1 vez que o vi jogar foi contra Portugal (sub-19 ou 20 ou em Tolon ja nao me lembro) e fiquei impressionado. depois vi-o pelo monaco e nao engana, é craque. Alias nao sei como ainda nao é Internacional A pela selecçao Belga que tem muita qualidade mas este é mesmo craque. Não sei se fala Portugues nem se tem interesse em jogar por Portugal mas neste momento seria titular nas quinas.

Deixa um comentário