Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Fico muito feliz por aparecer interesse do FC Porto, Benfica e Sporting… O que sei é que já chegou uma proposta de dez milhões, mas ainda está em conversações»

Tem nível para um grande?

Clayton revelou, em entrevista ao canal 11, que está prestes a deixar o Rio Ave. «Fico muito feliz por aparecer interesse do FC Porto, Benfica e Sporting. Não tenho ‘é isso que quero’. Se for para acontecer aqui ou noutro lugar, fico tranquilo», disse o avançado, destacando ainda os seus sonhos. «Quero chegar à seleção, à Premier League, à Champions. Tudo com calma, é a fazer épocas como esta para chegar a clubes maiores, com todo o respeito pelo Rio Ave», acrescentou. O brasileiro considerou ainda que se estivesse num grande tinha marcado mais. «Sei da minha qualidade, sei do que posso alcançar. Se estivesse num grande ia ter mais oportunidades. Já fiz golos de cabeça, de pé direito, esquerdo… penálti. Conheço as minhas características e a minha qualidade. Poderia sim, nesse contexto, disputar a posição [com Samu, Pavlidis e Gyokeres]». Já sobre os milhões que o Rio Ave está a pedir pelo seu passe, referiu: «O que sei é que já chegou uma proposta de dez milhões de euros, mas que ainda está em conversas. Quando chegarem as coisas concretas é que o meu empresário vai passar-me e depois vamos definir o que é melhor para mim e para a minha carreira. A informação que tive é que chegou uma proposta e quando chegasse mais iríamos conversar. Não sei o clube.»

22 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 30, 2025 at 5:25 pm

    Espero bem que não venha para o Porto! Não está em causa que tenha qualidade nem que seja caro (possivelmente não seria), mas sim uma questão de perfil e características. Já Samu não é o ideal para o que Anselmi pretende mas por ser tão jovem e promissor tem que ser aposta claro, mas o nível dele desceu claramente com Anselmi e para mim é do futebol jogado que não o potência. Clayton não iria ser diferente mas com menos qualidade por isso não é um jogador que queira cá. Para suplente mais vale apostar no Deniz Gul que é jovem e já com 1 época de adaptação pode ser que dê mais. A contratar seria alguém claramente melhor que Gul para o momento mas inferior a Samu que tenha um perfil e características distintas do Espanhol. Não é o caso de Clayton e não acho que ele tenha nível de grande, sinceramente. No Benfica acho que podia dar mais que Belotti e Arthur Cabral como alternativa a Pavlidis sendo que oferece outras coisas em relação ao Grego não seria mal pensado. E no Sporting também podia ser útil como alternativa a Gyokeres ou alguém que venha para o substituir mas como há Harder e não penso que ele vá já ser o titularissimo e virá alguém caso Gyo saia, também não acho que seja opção. Nem descartava vender Samu e contratar alguém igualmente bom mas que encaixe melhor no que Anselmi pretende mas talvez Samu não esteja o suficientemente valorizado para uma venda já este Verão e eu gosto dele acho que com paciência e bem trabalhado pode mesmo assim render com Anselmi, quero acreditar. Mas resumindo e concluindo talvez para o plantel do Benfica (suplente) ou num Braga (concorrente forte do plantel talvez ganhando a titularidade) mas no Porto e Sporting não acho que seja uma boa opção e como Portista espero que não avancem! O Vitória é que podia tentar!

  • Veridis Quo
    Posted Maio 30, 2025 at 4:50 pm

    É bom jogador, provavelmente tem capacidade para ajudar um grande… mas parece-me que se fala em valores desproporcionais ao papel que teria e até à sua qualidade.
    Musa, Taremi e Banza andaram entre os 3M e os 5M e eu diria que são todos superiores ao Clayton. Natural que o Rio Avez maximize e que estes clubes já não libertem os seus jogadores aos grandes por qualquer valor, mas do ponto de vista de quem compra também há que perceber se uns 10M pelo Clayton é uma boa alocação de recursos. E não me parece ser.
    Mesmo em termos de personalidade, do que fui vendo do Rio Ave, a sensação que me deu foi quase de ver um jogador a jogar quase acima dos colegas da equipa e já com algum vedetismo. E talvez no contexto do Rio Ave, especialmente este ano, até pelo que fez, isso se ajuste… não sei até que ponto tem um perfil para render e
    se manter motivado quando não é o ponto focal da sua equipa. E o Clayton só pode ser o foco em clubes com dimensões inferiores aos grandes.
    O preço é proibitivo, o Clayton provavelmente terá sítios onde possa ganhar mais, mas onde ele encaixava mesmo de forma a ter impacto (e já o disse aqui durante a época) seria no Braga. Acho que desportivamente, seria o encaixe perfeito.

    • Aboubakar93
      Posted Maio 30, 2025 at 7:00 pm

      E Porto tem Samu*

    • Aboubakar93
      Posted Maio 30, 2025 at 7:00 pm

      Concordo com tudo, principalmente na última parte. Benfica tem Pavlidis, Sporting tem Gyokeres que deverá ser substituído por alguém de um valor superior ao Clayton e o Braga tem quem? Neste momento Fran Navarro não dá o que o Braga já teve em tempos na linha de Banza ou Paulinho e acho mesmo que encaixava que nem uma luva neste Braga.

  • Tiago Abreu
    Posted Maio 30, 2025 at 2:08 pm

    Fisnik Asllani (Elversberg), Mathias Kvistgaarden (Brondby) ou Franjo Ivanovic (Royal Union Saint-Gilloise) eram melhores opções que este Clayton para o Sporting mas ok.

  • Mantorras
    Posted Maio 30, 2025 at 12:17 pm

    Seria sempre um bom suplente num grande. Da 2 Bellottis, mas pronto, isso até o Tangstedt.
    Este tipo de contratacoes tem sempre risco, e se falarmos de 10M o risco é alto, se fossem uns 6.5M seria menos, mais perto do que foi o Musa, por exemplo, mas prefiro 10x um jogador com este perfil para o banco, com fome, e que vai entrar e dar tudo, e fazer os golos dele, do que velhada. Todos os clubes mudaram de estrategia, mas no Benfica nao, ainda se faz as coisas tipo anos 90.

    • Petrol
      Posted Maio 30, 2025 at 1:51 pm

      Um dos problemas do Benfica tem sido precisamente contratar jogadores com pouca “fome”. Veria com bons olhos Clayton por uns 6.5M como falas. 10M parece-me arriscado, ainda para mais tendo em conta a idade.

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 30, 2025 at 11:36 am

    Do que vi dele no Rio Ave fiquei sem saber se é um novo Rodrigo Tiuí ou um novo Derlei

  • Tiago Silva
    Posted Maio 30, 2025 at 11:20 am

    O Clayton tem lugar em qualquer um dos grandes. Não como titular mas como uma excelente alternativa. Muito imponente fisicamente e com capacidade goleadora. Gostaria que o Benfica o fosse buscar até porque acho que poderia casar bem com o Pavlidis em certos jogos.

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 30, 2025 at 11:08 am

    Pavlidis e Samu são ratos de área.
    .
    Gyokeres é rato de área e alia a isso a ser um tremendo jogador que explora a profundidade. Muito difícil substitui-lo porque não há ninguém como ele.
    .
    Clayton é só um bom jogador de profundidade, ideal para equipas que jogam pequeno e na retranca lá atrás e saem em velocidade no contra-golpe.
    .
    O Sporting não pode cair no erro de tentar fazer uma troca por troca para substituir o Gyokeres porque não há igual, o clube vai ter obrigatoriamente de alterar o seu estilo de jogo para com os jogadores que irão fazer parte do próximo ciclo competitivo

    • Petrol
      Posted Maio 30, 2025 at 1:52 pm

      Concordo que a equipa do Sporting vai ter de re-inventar a sua forma de jogar sem Gyokeres. É o que acaba por acontecer sempre que uma equipa perde um jogador de tão grande valia.

      • Antonio Clismo II
        Posted Maio 30, 2025 at 6:02 pm

        Para quem se lembra, o Sporting também se viciou numa droga chamada MÁRIO JARDEL e depois a ressaca foi gigante e tiveram que se adaptar para o jogo de LIEDSON que se assumiu como o ponta de lança nos anos seguintes, mas não podiam ter os estilos mais diferentes.

    • Bruno Cunha
      Posted Maio 30, 2025 at 1:14 pm

      Bem, Pavlidis um rato de área deve ser a antitese total do que ele é.

      • Antonio Clismo II
        Posted Maio 30, 2025 at 2:15 pm

        Na área costuma ser letal, mais até do que Gyokeres que tem um jogo de cabeça ao nível “deus me livre”.
        .
        Pavlidis tem um jogo associativo, muito bom para ataques posicionais, mas não podemos dizer que explora a profundidade.

        • Veridis Quo
          Posted Maio 30, 2025 at 5:06 pm

          O Pavlidis, mais letal na área que o Gyokeres, passou meia época taco a taco… com o registo do Harder.
          As métricas então, obviamente que não suportam esse argumento.
          O Pavlidis acabou o ano com 18.6 xG, tendo efetivamente marcado 19 golos na liga. +0.4, é positivo, mas é uma diferença residual e está em linha. Marcou o que era esperado, em média. Se as contas fossem só da primeira metade, certamente que se veria um número negativo, se fosse da segunda metade da época, teria um saldo mais positivo.
          O Gyokeres, para se ter noção, acabou a liga com 30.8 xG. E, como sabemos, marcou 39 golos.
          Se o Pavlidis costuma ser mais letal que o Gyokeres, é estranho que as métricas apontem uma diferença tão grande na diferença entre os golos apontados e os que era expectável. Estamos a falar de marcar +8.2 golos do que era esperado contra +0.4.
          É que nem sequer é um debate entre quem foi mais “letal”.
          Entre aquele falhanço no jogo com o Arouca para matar o jogo quando estava 2-1 e falhar na cara do Rui Silva, talvez o Pavlidis ser efetivamente mais letal, mesmo na sua melhor fase da época… teria dado troféus.

        • Gato das Bolas
          Posted Maio 30, 2025 at 3:58 pm

          O jogo de cabeça do Pavlidis também é um dos seus pontos fracos.

  • maZe
    Posted Maio 30, 2025 at 10:57 am

    Está com a bazófia em alta, vamos ver se não é mais um zé

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 30, 2025 at 10:34 am

    Não sei se vale 5, 10 ou 20, mas este Clayton daqueles jogadores que sozinha dinamita uma defesa.

    Não tenho dúvida nenhuma de que terá impacto num dos grandes (se lá chegar e não sair, entretanto, para o estrangeiro)

  • Manel-Abecasis
    Posted Maio 30, 2025 at 9:20 am

    Os Luizes Phellypes modernos custam 15M… que o Sporting não caia no erro de o contratar

    • oMeuUserName
      Posted Maio 30, 2025 at 9:31 am

      O Luiz Phellype tinha 20 golos em época e meia no Paços quando chegou ao Sporting, o Clayton tem 18 golos numa época, não é bem igual. Estás no teu direito de achar que é um Luiz Phellype, mas eu acho que é mais um Banza ou um Taremi, jogadores que subiram muito a produção quando subiram o nível.

  • Gorlami
    Posted Maio 30, 2025 at 9:15 am

    Que não seja do Porto a proposta

Deixa um comentário