Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FIFA comunica que se algum jogador participar na Superliga Europeia será impedido de jogar no Europeu ou Mundial

Isto vai criar um problema, e até se pode virar contra a FIFA e UEFA. É que os clubes é que pagam aos jogadores, como tal tem a faca e o queijo do lado deles, por outro lado este tipo de ameaças também pode aumentar a intenção de algumas equipas em travar a dispensa dos seus atletas para as selecções.

A possibilidade de ser criada uma Superliga Europeia, com os melhores clubes da Europa, já a partir de 2024, tem vindo a ganhar força, mas hoje a UEFA e FIFA colocaram um forte obstáculo a essa hipótese ao ameaçar os jogadores de os banir de Mundiais ou Europeus caso participem nessa nova competição. “À luz da recente especulação sobre a criação de uma ‘Superliga’ fechada por alguns clubes europeus, a FIFA e as seis confederações voltam a reiterar e reforçar com veemência que tal competição não seria reconhecida pela FIFA ou pela respetiva confederação [UEFA]. Como consequência, qualquer clube ou jogador envolvido na competição seria proibido de participar em qualquer competição organizada pela FIFA ou pela respetiva confederação”, pode ler-se no comunicado emitido pelo organismo que tutela o futebol mundial.

55 Comentários

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 21, 2021 at 8:33 pm

    A ideia da Superliga Europeia faz-me lembrar quase todos os anos de JJ enquanto treinador do Benfica.

    Renovem comigo senão vou para o Porto…

    Basicamente, o que irá acontecer será a enésima mudança de formato para adaptar a prova aos ricos e poderosos, e aumentar o prize money.

    Está tudo bem…

  • Filipe__Santos
    Posted Janeiro 21, 2021 at 5:05 pm

    Não me parece viável que a Superliga Europeia posso existir se isso significar que as equipas participantes deixem as competições nacionais – confesso que não estou muito informado, mas parece que é isso que os users mais sabedores estão a dizer na caixa de comentários.

    É que se isto acontecer, vamos ter clubes que passam de crónicos candidatos a títulos e a troféus, para clubes crónicos de segunda metade da tabela. Quanto tempo demorará para que esses clubes, sem o entusiasmo dos títulos e dos grandes objetivos, deixem de ser… Grandes clubes?

  • J Silver
    Posted Janeiro 21, 2021 at 4:46 pm

    Desde que não acabem com as ligas nacionais (e que os meninos ricos não saiam delas), o verdadeiro futebol vai sobrevivendo. Sem isso, para os verdadeiros adeptos, torna-se simplesmente mais um desporto e deixa de ser uma paixão.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 21, 2021 at 3:49 pm

    Cada vez mais, o futebol é só dinheiro e interesses obscuros por trás. Já não se joga por amor á camisola mas, sim, por amor ao dinheiro.

    Como adepto deste grande desporto, ficarei desiludido se a Super Liga Europeia for para a frente. Bem a UEFA e a FIFA neste caso.

    Saudações Leoninas

  • Jota Neves
    Posted Janeiro 21, 2021 at 3:20 pm

    Tranquilos!

    Não vai haver Super League nenhuma. E sabem porquê?
    É que entra directamente em conflito com a maior e mais bem sucedida competição do futebol atual: a Premier League.

    Digam-me qual seria os clubes ingleses que arriscariam abandonar a Premier League e participar na Super League? Convém não esquecer que todos os clubes ingleses são sociedades comerciais privadas com accionistas privados, cujo valor de mercado seria imediatamente afectado. E quando digo todos são mesmo todos.

    • Dca
      Posted Janeiro 21, 2021 at 7:59 pm

      Pois ia ser afetado ia. Ia ainda mais para cima. Tem alguma vez comparação para o City defrontar Real Madrid, Bayern, etc enquanto no campeonato Burnley e tudo mais. Claro que não. Péssimo argumento.
      Ainda se me falasses do simbolismo que é a Premier. Ok.

    • BenDover
      Posted Janeiro 21, 2021 at 5:55 pm

      Entendo o que dizes mas não é só na Premier League que isso acontece. Aos poucos todas as SAD’s dos clubes de futebol que interessam passam para as mãos dos privados.
      Essa coisa da SAD pertencerem aos clubes é romantismo do passado e essas SAD’s vão ficando para atrás em termos de finanças e acesso a dinheiro que, aos poucos, vai fazendo cada vez mais diferença nos resultados desportivos.

      • Jota Neves
        Posted Janeiro 21, 2021 at 7:05 pm

        Vai dizer isso aos sócios do Barcelona, do Benfica ou Porto, e vais ver a resposta. Nalguns grandes clubes europeus, por razões culturais e não só, duvido que isso venha a acontecer (pelo menos nos anos mais próximos).

    • Manel Ferreira
      Posted Janeiro 21, 2021 at 5:24 pm

      Curiosamente, alguns clubes ingleses até têm estado incluídos nas supostas negociações de Super Liga europeia.

      • Jota Neves
        Posted Janeiro 21, 2021 at 7:00 pm

        É verdade. Mas isso não significa mais do que isso.
        Eu suspeito que alguns deles (Manchester City, etc) participam para pressionarem a UEFA a aliviar as regras do Fair Play financeiro e não mais do que isso.

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 21, 2021 at 5:04 pm

      Imaginem uma liga com os Big6 de Inglaterra + Barça, Real, Atlético e Sevilha + Juve, Inter e Milan + Bayern, Dortmund e Leipzig + Psg e Lyon. Ia ser lindo de se ver!

      • Marco
        Posted Janeiro 22, 2021 at 1:33 pm

        Para quem? A Champions ja é uma seca descomunal para quem ainda tem paixão pelo futebol a sério. Uma Superliga é a total negação desse mesmo futebol. Sobreviveria á pala dos mercados chinês e americano e o futebol torna-se mais um daqueles desportos com meia dúzia de adeptos a serio, como o basebol, o futebol americano, a NBA, etc – engraçado para se ter uma camisola ou um boné e pouco mais que isso. Ja estou mesmo a ver as kisscam nos intervalos e dividirem o jogo em 8 partes para ter mais publicidade em intervalos

    • Sporting1906
      Posted Janeiro 21, 2021 at 5:02 pm

      Se a Premier League fosse substituída por uma liga com os big6 de Inglaterra mais as 12 ou 14 melhores equipas dos outros campeonatos europeus, porque é que seria mau negocialmente para esses big6?

      • Jota Neves
        Posted Janeiro 21, 2021 at 6:58 pm

        Seria mau por várias razões, mas eu vejo sobretudo duas:
        1) Economicamente
        A Premier League é organizada por uma empresa, The Football Association Premier League Ltd (FAPL), propriedade dos 20 clubes participantes. É a empresa de futebol mais lucrativa do mundo, que reparte receitas de mais de 6 mil milhões de Euros pelos seus accionistas (clubes). A saída dos principais clubes significaria uma destruição de valor da empresa enorme de algo que j+á existe e é um enorme sucesso. Acha que eles vão correr o risco de trocar o certo pelo incerto?
        2) Desportiva
        Os principais clubes ingleses tem uma possibilidade maior de terem sucesso desportivo numa liga a 20 em Inglaterra, onde 12 as outras 12 equipas nãp tem hipóteses de serem campeões, do que a 24 na Europa.

        E sem sucesso desportivo lá se vai o sucesso económico. No futebol, em regra, uma coisa depende da outra.

    • hmarques
      Posted Janeiro 21, 2021 at 4:46 pm

      Porque é que não quereriam jogar na Super League em vez de irem por exemplo à Liga Europa?

      • Jota Neves
        Posted Janeiro 21, 2021 at 6:49 pm

        Porque a alternativa não é a Liga Europa, mas sim a Champion’s League e mesmo a Premier League. E não é possível compatibilizar uma Super Liga Europeia com 24 equipas com campeonatos nacionais e muito menos com a Champion’s League.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 21, 2021 at 4:39 pm

      Uma superliga sem clubes da Premier continua a ser muito atractiva.

      • Jota Neves
        Posted Janeiro 21, 2021 at 6:40 pm

        Duvido. A Premier League é neste momento de longe o produto televisivo mais vendido no mundo. É uma competição que gera receitas anuais de cerca de 6 mil milhões de euros, mais que as 4 maiores ligas seguintes Juntas (Espanha, Alemanha, Itália e França). Já nem falo em Equity Value porque aí a vantagem dos clubes ingleses é tal que não há sequer comparação.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 22, 2021 at 9:30 am

          A champions e maior competicao de clubes, e continuaria apetecivel sem clubes ingleses, assim como a superliga seria. Nao estou a dizer que seria indiferente, mas seria na mesma apetecivel.

  • AbbasK
    Posted Janeiro 21, 2021 at 2:22 pm

    Acho que isto só vai fazer com que clubes e jogadores queiram mais Superliga.

    • hmarques
      Posted Janeiro 21, 2021 at 7:29 pm

      Não sei porque raio é que dizes isso. A escolha é entre jogar a Super Liga com uma dúzia de equipas fortes OU jogar a Liga Interna, taças do País, Champions/Liga Europa, e Mundial/Euro.

  • GabCel
    Posted Janeiro 21, 2021 at 2:15 pm

    Há que proteger a galinha dos ovos de ouro aka “Champions League”… isto serve tão só para evitar que surja uma nova competição que esvazie o interesse da champions e impedir que os milhões de patrocínios e receitas vão directamente para os clubes da superliga.

    E sou contra essa superliga. Mas se acham que isto é a FIfa e eufa a proteger outra coisa que não os seus interesses são muito ingénuos.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 21, 2021 at 2:14 pm

    O futebol cada vez vale menos para mim, mas a efectivar-se a superliga sera o fim da linha.
    Espero sinceramente que se tal acontecer a FIFA/UEFA se oponham e mantenham o que prometem. Quem quiser ir para a NBA do futebol que va e ficam os outros como estavam e eu perderei o meu tempo com os outros…

  • RomeuPaulo
    Posted Janeiro 21, 2021 at 1:11 pm

    Primeiro, e dado o congestionamento dos atuais calendários desportivas, a Superliga Europeia iria substituir qual das competições atuais? Os campeonatos nacionais? Ou a Liga dos Campeões?

    Segundo, qual seria o formato adotado pela Superliga Europeia? Qualquer equipa de qualquer país membro da UEFA poderia ter hipóteses de participar na mesma?

    Sem saber a resposta a essas perguntas é impossível formar uma opinião estruturada sobre o assunto, por isso também não consigo perceber se a posição da FIFA é exagerada ou adequada.

    • Jota Neves
      Posted Janeiro 21, 2021 at 5:52 pm

      Não há uma resposta clara para nenhuma dessas perguntas. E os promotores da ideia procuram propositadamente evitar respondê-las, porque sabem que se o fizessem, nesta fase, só iriam aumentar a oposição à ideia.
      O que se sabe é que o projeto é baseado numa Liga Europeia (não se sabe se incluiria a Turquia e Israel), fechada, com as principais equipas em numero incerto (fala-se em 24).
      Seja qual for a configuração que vier a ter (se vier) é óbvio que será incompatível com o atual calendário dos campeonatos nacionais e da Champions League. Que sentido faria manter a Champions League?
      A “rational” do projeto é principalmente económica. Como entra em conflito com competições existentes que são economicamente um sucesso (Premier League, Champion’s League, etc.) eu acho que não tem hipoteses de ir para frente.

    • Sodogodo
      Posted Janeiro 21, 2021 at 2:54 pm

      Superliga europeia não substitui nada. As equipas que quiseram aderir, deixam de participar nos campeonatos, logo também deixam a UEFA. A FIFA e UEFA são organizações. Se os clubes ou países quiseram deixam estas organizações, não são obrigados a participar. No Lugar da UEFA até pode aparecer outra organização e passamos a ter duas UEFA’S e cada clube adere à organização que melhor lhe convém.

      • RomeuPaulo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 4:29 pm

        Pelo que dizes, então a Superliga Europeia substituiria tudo, uma vez que as equipas que participassem nesta não participariam nem nos campeonatos nacionais nem nas competições europeias.

        Isso para mim não faz muito sentido acontecer, seria um avançar para a morte do futebol europeu.

    • GabCel
      Posted Janeiro 21, 2021 at 2:23 pm

      a superliga iria existir e assumir-se como uma liga acima das primeiras ligas de cada país dos BIG5.

      Imaginem uma liga, todos contra todos, com: Real, Barça, Atleti, Juve, Inter, PSG, Monaco, Bayern, Dortmund, City, United, Liverpool, Chelsea, Arsenal, etc.

      Facilmente arrasava com tudo à face da terra.

      • BenDover
        Posted Janeiro 21, 2021 at 5:59 pm

        Claramente. Em vez de termos uma meia dúzia de jogos interessantes na fase de grupos da champions, todos os jogos passavam a ser interessantes.
        No entanto, sem equipas inglesas nada feito e essa competição dificilmente daria prémios e direitos desportivos superiores aos que a Premier League paga aos seus clubes.
        Apesar de conseguir compreender a ideia em termos financeiros, isto é matar o futebol como o conhecemos.

        • Marco
          Posted Janeiro 22, 2021 at 1:32 pm

          A definição de “interessante” varia bastante de pessoa para pessoa…

        • GabCel
          Posted Janeiro 21, 2021 at 6:26 pm

          eu tenho certeza que ia buscar o grosso do dinheiro que a premier dá e também o que a champions dá… por isso é que a UEFA, Federações e ligas nacionais estão em pânico.

      • RomeuPaulo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 4:27 pm

        Embora ache complicado de colocar em prática, esse modelo até poderia ser interessante, uma liga europeia acima de todos os campeonatos nacionais, num formato semelhante ao que acontece internamente com as competições nacionais e distritais.

        No entanto, não concordo que apenas as equipas das BIG5 possam ter acesso à mesma num sistema de subidas e descidas.

    • oMeuUserName
      Posted Janeiro 21, 2021 at 2:20 pm

      Creio que a superliga substituiria todas essas competições até. E não, não seria qualquer equipa de qualquer país que teria hipóteses de participar. O objetivo é fazer uma liga fechada, estilo NBA, com 16-18 equipas (foram os números que vi referidos mais vezes), selecionadas por convite, que jogariam entre si um campeonato. Creio que estas equipas abandonariam os seus campeonatos nacionais e as competições da UEFA, penso que é esse o objetivo.

      • RomeuPaulo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 4:18 pm

        Obrigado pela informação.

        Pelo que percebi, isso quer dizer que os clubes participantes na Superliga Europeia seriam exclusivos dessa competição, deixando de participar nos campeonatos nacionais e, consequentemente, nas provas europeias.

        Este sistema para mim não faz sentido, não promove a meritocracia e seria exclusivamente com olho no lado económico-financeiro; além disso a NBA utiliza um estilo de draft para procurar um maior equilíbrio, duvido que fizessem o mesmo a nível europeu.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Janeiro 21, 2021 at 1:57 pm

      É o mesmo modelo do qu3 a MLS. Informa-te

      • RomeuPaulo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 4:12 pm

        É o que estou a tentar fazer, informar-me, uma vez que fiz várias pesquisas e em nenhuma consegui encontrar a resposta às 2 perguntas que fiz acima.

        Se for o mesmo modelo que a MLS, não concordo, um campeonato europeu onde onde não exista abertura para premiar o mérito com promoções/despromoções para mim não faz sentido.

        Por exemplo, a MLS utliza o sistema de draft de jogadores, será que na Superliga Europeia fariam o mesmo? Duvido.

  • Mastodon
    Posted Janeiro 21, 2021 at 1:02 pm

    Qualquer adepto de futebol é contra esta Superliga “do dinheiro e interesses extra-futebol” Europeia. Portanto fico satisfeito ver a Fifa e a Uefa a tomar medidas.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Janeiro 21, 2021 at 1:59 pm

      Qualquer velho adepto. Sejamos francos, as audencias de futebol estão a cair a pique e isto é um fenômeno mundial.
      Vejo a superliga como condição obrigatória para salvar o futebol.

      • johnny balls
        Posted Janeiro 21, 2021 at 6:20 pm

        audiencias a cair a pique? é pelos pagamentos dos direitos televisivos serem cada vez maior que estes clubes têm este interesse. enfim, salvar o futebol, o desporto com mais adeptos e praticantes do mundo, é com cada uma

      • Fantantonio
        Posted Janeiro 21, 2021 at 6:12 pm

        Estão a cair a pique onde? Nos mercados que dão mais dinheiro às principais ligas europeias não é de certeza: na Ásia consomem muita bola, na América do Sul idem, mesmo que seja mais a nível do seu próprio continente. Portanto, fora este contexto pandémico excecional, estão a descer onde, é para salvar o futebol de quê e isso vai beneficiar quem? As ligas domésticas e as equipas pequenas não é de certeza, as competições internacionais de seleções e respetivas federações também não.

        Além disso, qual é o critério para determinar quem entra e fica de fora dessa Superliga? As equipas que entram são fixas, entrarão por convite, volume de receitas ou vão lá estar por mérito desportivo? Se o critério for o palmarés, o que vai determinar que é o PSG que entra e não o Marselha ou o Lyon, ou vão entrar os 3 para ngm se chatear e a Liga será composta por umas 30 equipas? Imaginemos que a competitividade da Superliga passa a ser normalizada e o campeão de Espanha dá 3-0 ao Real ou ao Barça na Superliga num par de amigáveis, o que se faria nesse caso? O campeão passaria a ser muito grande para o país e ingressava na Superliga? Se disserem que não, então qual é o propósito de ver uma competição em que não estão sempre lá os melhores conforme o publicitado, muito provavelmente? Há 0 garantias que os clubes que componham essa liga como clubes grandes não passem a ser banalizados depois de lá estar.

        Já agora, e os dérbis e a cultura dos adeptos, passariam a ser continentais? Quem é que tem dinheiro para ir apoiar a equipa da sua cidade num interrail todas as semanas? Lmao

        Praticamente tudo, inclusive aumentar lucros de equipas que já faturam ridiculamente ano após ano, é absurdo na criação dessa Superliga. O único argumento que considero válido seria haver mais jogos – potencialmente, pois nada é assim tão linear – que sejam espetaculares mais vezes por semana, tudo o resto é para servir os interesses de muito pouca gente, considerando o peso que o futebol tem no panorama global. Para o bem ou para o mal, a Champions pelo menos dá a hipótese a equipas sem os mesmos recursos poderem aparecer e bater o pé contra os colossos, nessa Superliga que estão a apregoar, nunca um Atalanta apareceria como surpresa, ou o Leicester ou um Sevilha poderiam crescer para se aproximarem da elite do futebol europeu por mérito próprio, porque nem lá iriam poder estar.

      • Marcio Ricardo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 5:53 pm

        Onde é que vais buscar esses dados ?

      • J Silver
        Posted Janeiro 21, 2021 at 4:48 pm

        Acho que a razão é precisamente ter-se criado um elitismo aborrecido, em que ganham sempre os mesmos. Uma superliga só vai piorar isso. E quando os “turistas” do futebol perderem o interesse, aí é que se vai ver onde reside o verdadeiro valor deste desporto.

  • Turra
    Posted Janeiro 21, 2021 at 12:13 pm

    Contra o Futebol Moderno

  • troza
    Posted Janeiro 21, 2021 at 12:01 pm

    Falam em mundiais e euros… mas a champion’s league não é organizada também pela UEFA?

    Pode ser um erro de tradução mas dá a ideia de que essa proibição é para qualquer competição organizada pela FIFA ou UEFA…. Nem sei se isto é legal.

    Por fim… o futebol é um negócio há muito tempo…. a formação de uma superliga em clubes que a UEFA dá cada vez mais poder… a própria UEFA parece estar a dar tiros nos pés aqui. Os clubes estão a fazer o que querem, cada vez a liga dos campeões é menos uma liga de campeões mas uma superliga europeia, os Euros e mundiais têm sorteios condicionados a pensar sempre em colocar as equipas mais mediáticas nas fases finais… ou seja, organizada pela UEFA ou à parte, esta superliga (que se fala desde finais dos anos 90) até já quase que existe.

    • KCL
      Posted Janeiro 21, 2021 at 1:05 pm

      É isto, a superliga é a liga dos campeões. Simplesmente joga-se em eliminatórias, e se calhar a superliga vai ser um mini campeonato (não estou por dentro do assunto). Mas não me parece que faça sentido continuar a dar dinheiro aos mais ricos, mas enfim.

      Mais rápido aceitava uma terceira liga europeia, abaixo da liga europa, do que essa superliga.

      Outra coisa que se podia criar era uma liga ou uma taça entre clubes de diferentes continentes com várias eliminatórias. Óbvio que é um exercício mt dificil especialmente tendo em conta o nr de jogos por época que as equipas têm. Mas era mais interessante que as taças da liga que por aí andam que beneficiam sempre os grandes, ou essa superliga europeira que penso não ser benéfica para o futebol.

      • Sodogodo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 3:06 pm

        Eu também sou contra obviamente, mas acho que muitos estão a ver mal as coisas. Por exemplo, o que o Bayern Munique quer (ou quem o governa) é ganhar mais dinheiro. O problema não é Champions, mas sim a Bundesliga. Para eles não faz sentido participar no campeonato ou Taças, quando podem ganhar muito mais dinheiro e notoriedade estando inseridos num campeonato com os grandes clubes europeus. É preferível jogar contra o PSG, do que contra o Hertha ou Union Berlim ou contra uma equipa do 4º escalão da Alemanha. À uns tempos, o próprio Muller disse que não fazia sentido andar a jogar contra San Marino.

        Mas posso substituir o Bayern pelo PSG na França. Ou o Real em Espanha. Ou a Juventus na Itália. O problema não é champions, é perceber que estes clubes europeus juntos faziam muito mais dinheiro a jogar uns contra os outros do que a perder tempo nos campeonatos domésticos.

        O mesmo acontece por aqui. Muitos têm opinião que o campeonato português deve ser reduzido para 10 equipas. É a mesma coisa, quer queiram, quer não. Alguém dizia que o futebol profissional tem de ser para quem pode, não é para quem quer (e nesse ponto até não discordo). Ter mais 5/6 jogos entre o Porto e Benfica ao ano dá mais dinheiro, do que 2 jogos por ano em que ambos têm de defrontar o Tondela. O princípio é o mesmo. O lucro aumentava para todos.

        • BenDover
          Posted Janeiro 21, 2021 at 6:04 pm

          É isto. Muito bem explicado.
          No final o bolo fica maior do que actualmente e ainda é a dividir por menos clubes. Uns morrem mas os que sobrevivem ficariam mais fortes do que nunca.

        • Manel Ferreira
          Posted Janeiro 21, 2021 at 5:28 pm

          Exato, já o tinha dito há uns tempos. A conversa aqui muda completamente quando se trata de futebol português ou de futebol estrangeiro.
          Em Portugal, é reduzir, reduzir, os clubes pequenos não merecem nada e quem se queixa é um “mimimi” que não quer trabalhar e crescer.
          Quando a conversa passa para o futebol europeu já surge uma enorme preocupação com os pequenos, e com o equilíbrio de poderes e com as discrepâncias de orçamentos e blá blá blá. Milagre…

          • troza
            Posted Janeiro 21, 2021 at 8:31 pm

            Eu não disse que concordava ou não. É só mais uma evidência que futebol é um negócio, um jogo de interesses…

            Mas já que falam em Portugal… é muito giro quem fala aqui dos clubes pequenos mas hão de reparar que um país que tinha clubes de todo o lado nas primeiras divisões agora não tem… e que se fechou a mudanças repentinas na entrada às ligas profissionais.

            Hipócrisia dos clubes ditos pequenos aqui também.

            Eles fazem o mesmo que os grandes aos que são mais pequenos que eles mas ninguém diz nada. Como era possível que há uns anos descessem 2 clubes da segunda liga e subissem apenas 2 quando havia 4 zonas na 2ª divisão B? Nem sei como é agora que desde que o Barreirense saiu dessas lutas para os regionais/3ª divisão que deixei de seguir mas a verdade é que assim que as ligas profissionais já fizeram isto há muito tempo (e o Barreirense subiu quando eram 3 zonas e subia apenas uma equipa… isto foi 2005 e desceu em 2006… diria que isto era assim para 2008 a 2010).

            Portanto… isto é só algo que acontece em todo o lado. Até os adeptos estão a mudar e a passar de adeptos do futebol desporto para adeptos do futebol negócio.

      • GabCel
        Posted Janeiro 21, 2021 at 2:18 pm

        a superliga, a acontecer e pelo que me parece, iria ser um campeonato com as melhores equipas europeias. de um momento para o outro substituia a champions e retirava as equipas de topo das ligas das BIG5.

        Seria uma espécie de NBA europeia e para futebol.

        Por isso é que a UEFA morre de medo que isso aconteça.

      • RomeuPaulo
        Posted Janeiro 21, 2021 at 2:05 pm

        Posso estar enganado, mas penso que a terceira liga europeia já está aprovada e irá entrar em vigor ou na próxima época ou na seguinte.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Janeiro 21, 2021 at 2:00 pm

        Exato. E basicamente manda as equipas B jogarem para o campeonato

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 21, 2021 at 11:45 am

    Cada vez mais o futebol é um negócio, incrível

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Janeiro 21, 2021 at 2:01 pm

      Incrível porque? Acho que está em perfeita sintinia com o mundo ultra-capitalista em que vivemos.

Deixa um comentário