Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FIFA propõe cinco substituições no regresso

Boa medida?

A FIFA está a preparar uma proposta para o regresso à competição e que poderá durar até 2021, que consiste na possibilidade dos clubes realizarem cinco substituições em vez das habituais três. Segundo um porta-voz da entidade máxima do futebol, o motivo prende-se com o elevado período de paragem, funcionando esta medida temporária como prevenção de lesões: “Quando as competições recomeçarem, o calendário estará sobrecarregado com uma frequência de jogos superior ao normal. A segurança dos jogadores é a nossa prioridade e a carga de jogos poderá aumentar o número de lesões. Assim, perante o desafio que as ligas enfrentam, a FIFA propõe um maior número de substituições de forma temporária. Uma mudança adicional poderá ser usada em contexto de prolongamento”. A proposta está sujeita a aprovação pelo organismo legislativo, o Internacional Board, sendo que três das substituições poderiam ser efectuadas em qualquer período de jogo e as outras duas teriam de ser obrigatoriamente no intervalo de cada partida.

24 Comentários

  • Diogo Filipe
    Posted Abril 27, 2020 at 4:26 pm

    Acho que sim, é uma boa medida para prevenir lesões depois desta paragem prolongada.
    Por outro lado, a compenente física faz parte do jogo, vemos muitos jogos a serem decididos perto do fim porque os sistemas defensivos perdem rigor nos últimos minutos devido ao desgaste acumulado. Temporariamente faz todo o sentido, mas não tenho tanta certeza se esta medida seja para ficar…

  • heldersoares
    Posted Abril 27, 2020 at 4:59 pm

    Acho uma boa medida mas se for assim como está escrito aqui ou não percebi bem acho que não é assim tão boa. Acho que sim deveria ser só permitido as 3 paragens mas ser permitido fazer as 5 substituiçoes nestas mesmas paragens, num máximo de 2 ou 3 jogadores seguidos na mesma

  • Bio
    Posted Abril 27, 2020 at 5:02 pm

    Se estão tão preocupados com a saúde dos atletas, não os obriguem a jogar com uma das maiores pandemias da história da humanidade por aí…

    COVID à parte, continua a ser uma medida totalmente sem sentido. Se é por causa das lesões dêem mais tempo para uma recuperação da forma física dos jogadores. Se 5 podem ser trocados o que acontece aos restantes 6? Têm de jogar o jogo todo e arriscar-se a lesionar-se? Justo…

    • oMeuUserName
      Posted Abril 27, 2020 at 7:32 pm

      Sim, não os obriguem a jogar com esta pandemia, deixem os seus clubes falir e eles que fiquem no desemprego. Com as qualificações que a grande maioria tem, de certo não terão dificuldade em arranjar emprego noutras áreas. Aliás, emprego é o que não falta atualmente… Ah, e os roupeiros, motoristas, staff administrativo, técnicos, equipas de limpeza, tudo sem trabalhar, isso é que é… O comércio vai abrir para a semana, mas coitadinhos dos jogadores de futebol a serem expostos ao vírus com testes a toda a hora e acompanhamento de equipas profissionais. É arriscado andar na rua sem vacina para o vírus? É! Mas é sustentável parar uma indústria inteira durante vários meses? Não, por isso que tudo começará a reabrir em breve… E, olhando para os números, a verdade é que em Portugal já morreram quase 1000 pessoas da Covid, e nenhuma tinha menos de 40 anos… Que eu saiba, não há nenhum jogador profissional com mais de 40 anos em Portugal, logo os números dizem que é bastante provável que nenhum deles sofra demasiado com o vírus. Óbvio que todos têm família, mas aí já será da consciência de cada um a maneira como aborda o contacto com a própria família. E também é certo que há muita gente ligada ao futebol com mais de 40 anos, mas esses se calhar são os que mais precisam que a atividade seja retomada…

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 27, 2020 at 5:09 pm

    Na teoria é uma ideia muito bonita. A FIFA quer retomar os campeonatos a todo o custo e isto permitiria que houvesse mais jogos num curto espaço de tempo.

    Na prática o que irá acabar por acontecer é as equipas conseguirem perder ainda mais tempo com isto. Se com 3 perdem-se em média 6 minutos, com 5, passaríamos a 10 minutos não jogados. Se somarmos as da outra equipa, dá 20 minutos. Se um jogo já só tem 50% do tempo jogado, assim vai ter ainda bem menos. Ou seja, vamos ver muito pouco futebol.

    Continuo a dizer que, apesar de querer muito que o futebol volte como fã, este não é o caminho.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 27, 2020 at 5:33 pm

      Concordo. Além do que provavelmente haveria pressão para que essa medida passasse a definitiva o que sou contra.

    • André Dias
      Posted Abril 27, 2020 at 6:05 pm

      As duas substituições extra seriam feitas no intervalo. Não afectam o tempo útil de jogo.

      • Francisco Ramos
        Posted Abril 27, 2020 at 7:19 pm

        André, não tinha lido essa parte. Não afecta da mesma maneira mas penso que continua a afectar o tempo de jogo, penso eu.

        Deixo-te este exemplo. Um treinador a perder 1-0, faz duas substituições ao intervalo e dá a volta para 2-1. Como irá usar as outras 3 substituições?

        • hferreira
          Posted Abril 28, 2020 at 7:49 am

          A equipa do outro lado faz o 2-2 ao minuto 89, o que ira acontecer? Cada uma…

          • Francisco Ramos
            Posted Abril 28, 2020 at 9:42 am

            Não sei se entendeu mas acabou de me dar razão!

            As duas substituições a mais que foram sugeridas serão mais para perda de tempo que para gestão da condição física.

            • hferreira
              Posted Abril 28, 2020 at 10:19 am

              Sim Francisco, eu percebi essa parte :) Apenas queria realçar que e tudo no “se”, nao se sabe, mas nesta fase e uma alternativa temporaria e acho que vale a pena apostar e ver no que da… porque nao? Estamos so a pensar na perda de tempo neste momento, mas tambem podemos ver a vertente que podera tornar o jogo interessante: tambem podemos imaginar uma equipa a perder 2-0 ao intervalo, mudar 2 jogadores, depois ao minuto 70 muda mais 30 e ate pode ir ganhar 3-2 que seria fantastico jogo de treinador…

              • Francisco Ramos
                Posted Abril 28, 2020 at 10:32 am

                Olhando para o plano meramente técnico/táctico, as 5 substituições, ainda que de uma forma excepcional para apenas esta altura, podem ser uma coisa positiva, tal como refere o seu exemplo.

                Olhando para o valor intrínseco das pessoas que andam no futebol e vêm futebol há muito tempo, sabemos o que vai acabar por acontecer. É como aquela substituição inicial para tirar o jogador formado no clube só porque tem que jogar de início (boa regra, mal aplicada).

                Olhando de uma forma mais global, a FIFA quer a todo o custo começar o futebol e ainda não percebeu muito bem como, então vai atirando as ideias para o ar a ver no que dá. Quem diz esta diz a de que federações que não tentem acabar os seus campeonatos serão punidas ou algo do género.

                E por muito que gostemos todos de futebol – eu sou fã de um bom jogo – a saúde dos jogadores e a saúde pública vem em primeiro lugar.

                Em suma, acho que concordamos em todos os pontos, podemos é expô-los de maneiras diferentes.

  • Af2711
    Posted Abril 27, 2020 at 5:15 pm

    É menos absurdo do que substituições como no futsal que alguém chegou a propor uns meses atrás.
    Mesmo assim, não gosto muito da ideia se for definitivo (haveriam sempre defensores desta ideia). Se for apenas até o restabelecimento do calendário, pode ser bom para que todos tenham minutos nas pernas.

  • JDTM
    Posted Abril 27, 2020 at 5:54 pm

    Só discordo pelo simples facto das equipas grandes serem mais uma vez as grandes beneficiadas. Por mim ficava igual.

  • SCP1906
    Posted Abril 27, 2020 at 6:05 pm

    Tantos comentários a dizer que esta proposta vai aumentar as perdas de tempo mas as 2 substituições extra têm que ser feitas ao intervalo, logo não levam a nenhuma perda de tempo.

  • AngeloGJ
    Posted Abril 27, 2020 at 7:26 pm

    Para algumas equipas e treinadores 3 substituições já são exageradas agora aumentar para 5? Até pode ser implementado mas tenho dúvidas que a maioria dos treinadores façam 5 substituições

  • Mike The Kid
    Posted Abril 27, 2020 at 9:36 pm

    Vendo comentários a falarem sobre as possíveis perdas de tempo que mais substituições trazem, queria perguntar isto, e não sei se é uma ideia ignorante ou se é inviável, se sim digam porquê, mas porque é não fazem como no basket ou futsal, e sempre que a bolas está fora, ou o jogo parado, o relógio para, e quando chegar aos 90 minutos o jogo acaba? É que sempre achei que isto devia ser feito

    • RuiF
      Posted Abril 27, 2020 at 10:23 pm

      Então com essa regra do relógio, um jogo de futebol demoraria em média quanto tempo?
      2 horas e meia? 3 horas?

    • Miguel Cardoso
      Posted Abril 27, 2020 at 11:02 pm

      90 min com paragens num jogo de futebol, deve ser para ver se os jogadores morrem em campo de cãibras…
      Quanto mais sentido se se fizesse uma média de tempo de jogo nas mais variadas ligas (ex: 60 min) e assim fazia sentido

    • Aurinegro
      Posted Abril 28, 2020 at 9:24 am

      Mas como é que podem falar nisso, se as duas substituições adicionais terão de ser feitas ao intervalo?

      Basta ler a última frase.

  • hferreira
    Posted Abril 28, 2020 at 7:48 am

    Pessoal, leiam com atençao. Nao ha perca de tempo nenhum porque as duas substituiçoes extras tem de ser feitas ao intervalo. As vezes a pressa em comentar no titulo e nao ler tudo… PS: O VM podia por essa parte em negrito talvez para realçar, dado que e uma parte importante da medida…

Deixa um comentário