Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fim da novela! Djokovic falha mesmo Open da Austrália

Quem passa a ser o favorito? Medvedev é nesta fase o 2.º melhor do Mundo, mas por norma não se dá bem com o calor australiano. Já Nadal tem aqui a oportunidade de se isolar como o mais vencedor de títulos de Grand Slam na história. Zverev é outro forte candidato, mas sem o Djoker há mais espaço a surpresas.

Novak Djokovic vai mesmo ser deportado e falha assim Open da Austrália. O tribunal de Melbourne indeferiu o seu recurso, depois do governo australiano lhe ter cancelado o visto, e o sérvio, que optou por não se vacinar contra a Covid-19 e deu argumentos contraditórios para entrar na Austrália, esgotou a última hipótese de participar no torneio. O próprio tenista já reagiu à decisão e mostrou-se desapontado. “Agora vou tirar um tempo para descansar e recuperar antes de fazer mais comentários. Estou muito desapontado com a rejeição ao meu pedido de revisão, o que significa que não posso permanecer na Austrália e participar do Open. Respeito a decisão do Tribunal e vou cooperar com as autoridades competentes”, foi a mensagem deixada por pelo n.º 1 do Mundo, que será substituído no Open da Austrália pelo italiano Salvatore Caruso, número 150.

58 Comentários

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Janeiro 16, 2022 at 8:46 am

    Óbvio. Inacreditável foi a primeira decisão, esta foi óbvia.

    Agora segue-se nova novela, porque o menino não poderá jogar em Wimbledon e no US Open, precisamente pela mesma razão que não podia ter entrado na Austrália. E do que vejo no L’Equipe começa a haver uma fortíssima pressão em França para o excluir do torneio.

    • hferreira
      Posted Janeiro 16, 2022 at 9:10 am

      Esses sao paises diferentes com regras diferentes. Podes entrar no UK ou US apenas com teste negativo por examplo acho eu, mas veremos as razoes.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Janeiro 16, 2022 at 9:46 am
      • JJoker
        Posted Janeiro 16, 2022 at 10:54 am

        em França penso que não entra uma vez que q vacina deverá passar a ser obrigatória em breve

        • R0berto Larcos
          Posted Janeiro 16, 2022 at 3:06 pm

          O sonho húmido dos viciados em vacinas, que nunca acontecerá.

          • Kafka
            Posted Janeiro 16, 2022 at 3:51 pm

            Tens noção da brutal taxa mortalidade infantil que existia antes da Humanidade ter inventado as vacinas?

            Tens noção que as vacinas são só muito provavelmente a maior descoberta da história da Humanidade, pois é o q nos permite viver mais e viver melhor?

            Ou ainda não chegaste lá? És mais um que não deu o plano nacional de vacinação aos teus filhos?

          • Cambiasso
            Posted Janeiro 16, 2022 at 4:28 pm

            Os sonhos húmidos dos anti-vaxxers é voltar aos bons velhos tempos da varíola (que foi erradicada graças à vacinação global). Uma doença que matou 500M de pessoas nos 100 anos de existência, com 30% de taxa de mortalidade e que deixava os sobreviventes com marcas para a vida. Que belos tempos. Ou será que devemos voltar aos tempos em que a taxa de mortalidade infantil deveria ser de uns 40%?
            Quem me dera viver os tempos das monarquias ou das ditaduras do século XX onde podíamos ser livres.

    • R0berto Larcos
      Posted Janeiro 16, 2022 at 11:45 am

      Espero que sim, se a vacina é obrigatória todos temos que a tomar sem excepção.

    • For Dummies
      Posted Janeiro 16, 2022 at 11:55 am

      Um cidadão normal seria julgado pelo crime que cometeu, mas o ND não é por isso passará impune e ninguém questionará.
      Isto é que está mal, acima de tudo.
      Porque aí, nem se questionava o que, ou onde, ia jogar ou deixar de jogar.

  • hferreira
    Posted Janeiro 16, 2022 at 9:10 am

    Esperado. Demorou foi tempo este processo, um circo autentico, mas enfim. Aposto no Medved.

  • Nickles
    Posted Janeiro 16, 2022 at 11:14 am

    “Respeito a decisão do tribunal”
    Ah pois respeitas, fosses tu um qualquer cidadão e já estavas dentro por falsificação de documentos ou atentado à saúde pública. É só escolheres, literalmente. Sim porque tu (e os teus conselheiros/advogados) é que meteram-te numa situação onde só tens duas saídas e as duas são crimes. Portanto o prémio de idiotice de Janeiro é teu, mas destacado.

  • cards
    Posted Janeiro 16, 2022 at 11:21 am

    Djokovic tem que medir a sua atitude.
    Caso contrário ficará impossibilitado de vencer mais algum grand slam

  • R0berto Larcos
    Posted Janeiro 16, 2022 at 11:41 am

    Quem diria, uma ditadura em pleno séc. XXI

    • RLD
      Posted Janeiro 16, 2022 at 12:41 pm

      Fico pensando o mesmo, a q ponto chegamos, em pleno sec XXI e isso…:/

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2022 at 12:51 pm

      Uma ditadura que perante falsificação de documentos e falsas declarações o tratou sempre condignamente e até lhe deu hipótese de um recurso e tudo… E eu a pensar que isso aconteciam nas democracias

      Fosse isto numa ditadura a sério e ele a partir do momento que falsificou documents, muito provavelmente era preso e nunca mais saia da Austrália

      Vai lá ver o que é que a Coreia Norte fez a um turista americano que provocou desacatos na via publica ou lá o que foi, ainda hoje está lá preso e nunca mais de lá vai sair, levou só uma perpétua só para arrebitar

      Ganha mas é juízo antes de dizeres disparates sobre a Austrália

      • R0berto Larcos
        Posted Janeiro 16, 2022 at 3:05 pm

        É óbvio que uma ditadura no Ocidente não pode ter essas características, tem que ser subtil.

        Um país que não te permite ter uma vida normal sem levar uma vacina que foi aprovada de emergência é, de facto, uma ditadura.

        • BrunoV
          Posted Janeiro 16, 2022 at 3:35 pm

          Ou seja, R0berto Larcos, Portugal é uma ditadura?!

          É que uma criança sem as vacinas que o governo RECOMENDA a tomar NÃO pode ir à escola… Sendo que ir à escola quando és uma criança é uma coisa normal.

          Maldita a ditadura Portuguesa que não deixa as crianças não vacinadas ter uma vida normal, e a ditadura australiana que deixa um crimoso (saúde pública e falsificação de documentos) serr deportado em vez de o prender.

          • R0berto Larcos
            Posted Janeiro 16, 2022 at 4:13 pm

            Sem dúvida que viver em Portugal é uma ditadura. Se não posso ter uma vida normal sem levar uma vacina que foi aprovada de emergência, não vivo numa ditadura?

            É engraçado como as pessoas se irritam e ficam emocionais quando alguém fala em ditadura. Faz-me pensar que se calhar estão em negação.

            • BrunoV
              Posted Janeiro 16, 2022 at 9:53 pm

              Eu cá não em sinto irritado e emociado, mas quando vejo negacionista confesso que fico chocado com a inteligência dessas pessoas… E de certo que ambos temos ideias diferentes do que é uma ditadura.

              Para mim uma ditatura é o que o governo do Salazar fez… o atual nem por isso.

          • Miguel Cardoso
            Posted Janeiro 17, 2022 at 6:46 pm

            Vacinas essas que pediatras já admitiram que nao dão aos seus filhos :D inclusive na televisao mas pronto…
            Portanto se até as pessoas especializadas na área dizem que nao faz sentido, sem estudos, um governo tornar algo obrigatório sem se saber os efeitos… Negacionista é igualmente quem nega o conhecimento.
            A melhor vacina nos mais novos até pelos dados recolhidos até agora (zero mortes sem condições pré existentes) é apanhar o virus. Vacina obrigatoria para menores de 65 é só estupido

            • Cambiasso
              Posted Janeiro 17, 2022 at 7:47 pm

              Um pediatra agora é especializado na área de imunologia? Desta é que eu não sabia.
              Também havia médicos nos EUA a dizerem para tomar a hidroxicoriquina, coisa que está mais que provada não faz absolutamente nada um doente Covid. Aliás o médico no Brasil que “criou” uma combinação de antibióticos infalível (diziam por lá), que era uma mistura de hidroxicloriquina e outros, morreu e surpresa das surpresas, por complicações de uma infecção com Covid. Nem o seu famoso cocktail o salvou.

              • Miguel Cardoso
                Posted Janeiro 17, 2022 at 8:47 pm

                E és tu o especializado?
                Entao quem é um dos melhores especialistas do sistema imunitário das crianças? Um médico de geriatria?
                Um médico pode ser especializado em patologia clinica/molecular por ex… Ou pelo menos tem um melhor entendimento que a maioria dos cidadãos. Assim como eu com a minha base de estudos tenho mais formação que a maioria. E tenho mais informações sobre vírus tendo em conta o meu trabalho.
                Falas me de hidroxicoriquina mas depois nao te questionas sobre vacinas que foram criadas em tempo record, cortando tempos de ensaios clínicos. Realmente…

                • Cambiasso
                  Posted Janeiro 17, 2022 at 9:36 pm

                  Já respondi a isso noutros posts….
                  Mas a vacina ainda está em fase de testes depois de 9 mil milhões de doses administradas? Quando é que passa a ser segura? É preciso administrar mais 9 mil milhões ou estão a acabar de fazer as contas? Do mesmo nº de pediatras que não aconselham a vacina, ou até superior, estão aqueles que aconselham pelo que se tem visto da OMS e de outras entidades de saúde.

        • Kafka
          Posted Janeiro 16, 2022 at 3:45 pm

          Então o Mundo inteiro ocidental é uma ditadura nessa tua lógica , em Portugal as crianças não podem ir à escola senão cumprirem o plano nacional de vacinação, segundo tu Portugal também é uma ditadura

          Mas bem dita ditadura que obriga ao cumprimento do plano nacional de vacinação, que salva milhões de vidas há décadas fruto desse plano nacional de vacinação

          O Sarampo por exemplo hoje é meramente residual, graças à ditadura das vacinas, mas segundo tu devia continuar a morrer milhões de crianças anualmente

          • R0berto Larcos
            Posted Janeiro 16, 2022 at 4:11 pm

            A diferença do sarampo e de outras que estão no plano vacinal é que nenhuma delas foi aprovada de emergência, nem desenvolvida em 6 meses. Para não falar que existem décadas de dados a atestar tanto a eficácia como segurança.

            Qualquer pessoa com 2 palmos de testa duvidaria da vacina do covid. Aliás não é por acaso que os países mais desenvolvidos têm altas taxas de hesitação vacinal, quando comparados com o país mais obediente do mundo ocidental.

            Precisar de levar uma vacina tão recente e pouco testada (repito que foi aprovada de emergência) para ser livre, é, sim, viver numa ditadura. Agora se queres andar aqui a debater a semântica da palavra ditadura podes ir pregar para outro lado.

            • Cambiasso
              Posted Janeiro 16, 2022 at 6:49 pm

              A primeira vacina a ter a contribuição de cientistas e laboratórios de todo o mundo é uma vacina feita à pressa? Nunca deve ter havido tanta colaboração no desenvolvimento e testagem como nesta vacina.
              Mas “vocês” devem receber 1€ por cada vez que dizem vacina não testada. Ora bem só para informar as diversas vacinas passaram todas as fases de testes e na última fase, antes de serem administradas a toda a população, foram testadas em vários países e cada um desses países estava em diferentes pontos da pandemia, alguns estavam num pico outros numa altura pós-pico em que havia poucos casos.
              Mas vamos supor que a vacina não tinha sido completamente testada antes de ser lançada. Já são administradas há mais de um ano, já foram administradas mais 9 mil milhões (!!!!!!) de doses. Ainda não é testada o suficiente? O que é preciso mais para ser considerada testada e segura pela comunidade tin foil chalupa anti-tudo?

            • Sandoval
              Posted Janeiro 16, 2022 at 7:19 pm

              Por amor da santa… é com cada rebuxada que uma pessoa até fica a pensar se não está a sofrer um AVC, tal a qualidade destas respostas.

              Para sua informação, não foram 6 meses, foi cerca do dobro desse tempo. E não foi só esse tempo que contou: foram, literalmente, décadas de estudos anteriores, cerca de 30 a 40 anos de investigação acerca de vacinas de mRNA, depois meramente adaptadas a este vírus.

              A nível global tivemos um foco dos laboratórios numa só direção e uma partilha de informação entre eles nunca antes vista até então. Os procedimentos foram, também, alterados para não serem sequenciais, mas, antes, executados em paralelo para acelerar o processo sem prejudicar a qualidade dos mesmos tendo em conta a urgência da pandemia.

              Mas eu sei que isto é desperdiçar latim. Deve ser fixe poder-se dizer que se é anti-vacinas e que isto é tudo uma ditadura. Não percebem a figura de perfeitos idiotas que fazem perante quem percebe alguma coisa disto. Felizmente, o tempo virá mostrar a idiotice dessas posições. Não sei como é que esta malta ainda não se mudou toda para a Gronelândia e lá criam o seu país democrático sem vacinas obrigatórias.

              O ser humano é, de facto, curioso. Vacinas obrigatórias para ir passar férias a um ambiente tropical? Tem de ser, bora lá! Vacina facultativa para se proteger a si e à sociedade em que vive de uma pandemia? Ditadura!

          • Miguel Cardoso
            Posted Janeiro 17, 2022 at 6:50 pm

            Aich que confusão que para aí vai. Comparar sarampo com COVID é qualquer coisa :D
            Tu por acaso foste ver qual a faixa etária da maioria das vitimas do sarampo ou taxas de infetividade e de letalidade e comparaste com as do COVID?
            E nem se quer vamos comparar os tempos de ensaios clínicos das vacinas dos dois casos…

            • Cambiasso
              Posted Janeiro 17, 2022 at 7:50 pm

              A Covid existe há 2 anos, existem países com elevados números de casos que não obrigam a fazer o teste quando alguém morre, mesmo que seja caso suspeito (Brasil e durante uns tempos os EUA), fora os países mais pobres que nem testes devem ter para toda a população. A verdadeira mortalidade deste vírus ainda vai demorar a ser contabilizada, talvez na próxima década se faça um estudo populacional e se tirem ilações sobre isso. Neste momento tudo aponta para esteja a ser subestimada.

              • Miguel Cardoso
                Posted Janeiro 17, 2022 at 8:56 pm

                Neste momento tudo aponta? Quem, o quê? Tu apontas com base em quê?
                É mais plausível que esteja a ser sobrestimada tendo em conta que pessoas infetadas à data da morte estão a ser contabilizadas como morte por COVID e podem nao estar a ser procuradas outras causas, aqui em Portugal por ex, não?
                Tambem há pessoas infetadas que nao estao a morrer e que nao estão a entrar na estatística. Portanto nao contabilizar certas mortes pode anular nao se contabilizar certos assintomáticos (ou até sintomáticos sem teste feito)… quem sabe.

                “Ah mas os efeitos do virus só se verão a longo prazo”. Bem tal como os das vacinas e das restrições impostas não é? :D
                Ou as pessoas sem consulta para rastreio de cancro e outras patologias deixaram de importar? Ou a pobreza que aumenta devido a esta crise? Pensar nas várias consequências de certa medida restritiva antes de a tomar e de a apoiar

                • Cambiasso
                  Posted Janeiro 17, 2022 at 10:33 pm

                  Não é bem isso que tenho visto. Alguns relatórios que têm sido veiculados em algumas revistas como o Politico ou The Economist dão indicações que estão a ser subestimados. Também o Dr. João Júlio Cerqueira na página Scimed partilha artigos científicos que dão a indicação do mesmo.
                  Em Portugal li uma explicação do Dr. Gustavo Carona a respeito da causa da morte “por Covid ou com Covid” e a explicação dele é que uma pessoa saudável ou com algum problema crónico mas que era considerado estável do ponto de vista da sua doença, ou seja, esperavam que vivesse muitos anos, contrai Covid e morre. Neste caso entendem como morte por Covid. Caso seja um indivíduo com problemas severos, que teria uma baixa esperança de vida contrai Covid e morre dão como causa da morte a doença de que padecia. Não tenho motivos para pensar que não seja assim noutros locais.
                  Há alguns estudos publicados que dão conta que o prejuízo do vírus é superior à vacina, por exemplo dão um risco 40x superior em contrair miocardite que pela vacina (enunciei alguns parágrafos noutro post do tema Djokovic).
                  Quanto ao facto de pessoas estarem a ver as suas consultas e rastreios cancelados talvez a vacina ajude a inverter essa situação já que o nº de casos apesar de ser maior está a ter uma proporção inferior de mortes e internamentos em comparação com o ano passado (sim são variantes diferentes esta é 3-4x mais infecciosa e 3-4x menos letal, mas o nº de mortes actualmente é 6-7x menor). Menos pessoas internadas menos pressão nos serviços de saúde e menos profissionais a terem que ser destacados para tratamento de doentes Covid e manutenção dessas mesmas alas.

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2022 at 1:22 pm

      https://www.google.com/amp/s/aventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/almanaque/preso-torturado-e-morto-na-coreia-do-norte-5-fatos-sobre-otto-warmbier.phtml

      Fosse a Austrália uma ditadura e Djokovic neste momento, estaria num campo de concentração australiano, e passava lá o resto da vida…. O turista do link só não passou lá a vida, porque entretanto ficou doente gravemente e entretanto mandaram-no embora quando já estava às portas da morta

      Ganham mas é juízo, antes de dizerem disparates sobre a Austrália

    • Fireball
      Posted Janeiro 16, 2022 at 1:25 pm

      Sabes que mesmo as democracias têm leis. Estás a confundir com Anarquia, aí é que não há leis.

      • R0berto Larcos
        Posted Janeiro 16, 2022 at 3:01 pm

        Haver uma lei significa que não é ditadura?

        • BrunoV
          Posted Janeiro 16, 2022 at 3:37 pm

          A lei não foi cumprida!
          Caso fosse o sujeito em questão estaria na prisão até ao fim da investigação de falsificação de documentos, bem como atentado à saúde pública.

          Maldita ditadura…

        • batalha34
          Posted Janeiro 16, 2022 at 4:14 pm

          haver leis passadas num estado democratico aprovadas por representantes eleitos democraticamente através do voto da população de facto significa que não é uma ditadura.

          Nada impede um individuo de concorrer com uma campanha anti-vacinação tal como nada impede o Djokovic de organizar um torneio só para quem é não vacinado. O problema é que essas iniciativas só conseguem mobilizar uma percentagem muito pequena da população.

          Conclui-se então que você ter uma opinião diferente da vasta maioria não é uma ditadura, é você que tem uma opiniao extremamente pouco popular.

    • Hugorr
      Posted Janeiro 16, 2022 at 5:53 pm

      Surpreendente tal comentário em pleno séc. XXI, isso sim.

  • Kacal
    Posted Janeiro 16, 2022 at 1:05 pm

    Sou fã de Nadal e espero que vença, vou torcer por ele! No entanto não acredito muito que consiga e para mim o favorito é Medvedev, sem duvida. Mas vou arriscar e dizer que o Tsitsipas fará um grande torneio, vamos ver.

    • jafdfm
      Posted Janeiro 16, 2022 at 3:19 pm

      Já o Kafka nem precisa de anunciar porque todos já sabemos as preferências dele.

      • Kafka
        Posted Janeiro 16, 2022 at 3:55 pm

        As minhas preferências é que as leis sejam cumpridas e que os mentirosos sejam severamente punidos

        Mas isso sou eu, já tu defendes o crime como forma de vida (sim mentir e falsificar documentos é crime, caso não saibas)

        • jafdfm
          Posted Janeiro 16, 2022 at 7:13 pm

          Também defendes que entrem todos no país até chegar um casao mediático e passamos 2 semanas a deportar pessoas em “diferido” nas mesmas condições.
          Também concordas com tudo menos com aquela parte em que um positivo tem de esperar 14 dias antes de poder entrar na Austrália.

          Essa coluna deve estar bonita…

      • Kacal
        Posted Janeiro 16, 2022 at 7:39 pm

        Por acaso não faço ideia das preferências dele em termos desportivos para este torneio.

    • Kacal
      Posted Janeiro 16, 2022 at 3:37 pm

      Ah e espero uma prestação em grande de Karatsev! Está em ótima forma, super motivado com conquistas recentes e cada vez melhor jogador. Está “unplayable”!

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Janeiro 17, 2022 at 8:14 am

      Sinceramente acho o debate do GOAT uma palermice.

      Querem a minha opinião? Federer foi o melhor dos três, o jogador mais talentoso e brilhante da história do Ténis, o mais completo, aquele que jogou melhor. Mentalmente é o mais fraco dos três, por isso foi superado por Nadal primeiro e por Djoko depois, mas o que o vi fazer num court nunca mais verei ninguém fazer, foi um jogador simplesmente PERFEITO, esquerda perfeita, direita perfeita, elegância no toque de bola, perfeito no fundo de court, perfeito na rede, perfeito em tudo. Durou menos que os outros, e começou a sua queda muito mais cedo, mas enfim também Borg deixou de jogar aos 25 anos, e não é por isso que o seu brilho é menor.

      Foi vencido pela potência da força incrível de Nadal, um autêntico touro, que dominou a rivalidade entre ambos desde sempre, e merece mérito por isso. São dois jogadores muito diferentes, mas sim o espanhol também foi um tenista perfeito, dentro do seu paradigma: potência, força, velocidade, força mental.

      Ao lado destes dois Novak Djokovic parece-me que ok é bom, mas nunca ao nível deles, e para além do mais teve sorte. Teve sorte por ter subido ao Top quando Federer já estava em queda pela idade, e sobretudo pelas lesões de Rafael Nadal, que antes delas era uma barreira simplesmente insuperável para o sérvio.

      No fundo se tivesse havido lógica Nadal teria sido o indiscutível GOAT dos números, e haveriam os amantes do ténis clássico como eu que argumentaríamos com a beleza do ténis do suíço. Djoko aproveitou-se das fraquezas alheias, e de uma constância de rendimento única na história do ténis que é, no mínimo, muito intrigante…

  • RubenMeireles14
    Posted Janeiro 16, 2022 at 1:25 pm

    *Deuce.
    *Advantage Australia
    *Game, set and match!

  • keops
    Posted Janeiro 16, 2022 at 1:30 pm

    Fosse um de nós e estaríamos dentro à espera de condenação por falsificação de documentos e prestação de falsas declarações…

  • andresilvac
    Posted Janeiro 16, 2022 at 3:21 pm

    Como já tinha dito antes não concordo com a proibição de entrada ou permanência em determinado sítio apenas com vacinas covid19 acho que o caminho

    • andresilvac
      Posted Janeiro 16, 2022 at 3:23 pm

      É a responsabilização e ao senhor deveria ter sido cobrada uma entrada milionária para financiar o sistema nacional de saúde por eventuais danos que a sua atitude possa provocar.
      De resto o normal e dadas as circunstâncias justo não concordo com a lei mas se existe tem que ser aplicada a todos.
      Cumprimentos

  • Luke
    Posted Janeiro 16, 2022 at 10:05 pm

    Fico chocado com a quantidade de pessoas que argumentam com o clássico “se é regra é para cumprir” ou “se uns cumprem porque é que ele acha que não tem de cumprir?!”… e o pior é a maneira como demonizam uma pessoa só por não ter cumprido as regras, sem olharem sequer para se a regra faz sentido ou não. “Eu tive de cumprir e ele acha que pode não cumprir?! DEMÓNIO!”

    Cumprir regras só porque são regras é das coisas mais perigosas que existe, e a história já nos devia ter ensinado isso. No tribunal de Nuremberga a frase que mais se ouve dos réus é “eu estava só a fazer o que me mandavam”… pois, na Alemanha Nazi se soubessemos da existência de um Judeu não rastreado e não comunicassemos às autoridades também estavamos a quebrar as regras… éramos demónios por causa disso? Mais, o Papa João Paulo II, uma das personagens mais consensuais do Sec. XX, realizava missas às escondidas durante a ocupação Nazi da Polónia. As missas eram ilegais, ponto. É um demónio também? E antes que me acusem já de comparar o incompravável, eu sei sei que entregar um Judeu e levar uma vacina não é comparável, mas estes exemplos provam por A+B que o argumento base “se é regra é para cumprir” está pura e simplesmente errado.

    Posto isto, as pessoas deviam olhar mais para se a regra faz sentido. Acho que já todos chegámos à conclusão que a vacina não impede a contracção nem propagação do vírus. Já ninguém tenta sequer argumentar o contrário. A única função da vacina (e nisso sim, é muito eficaz) é a proteger os sintomas de quem a toma. Assim sendo, é assim tão demoníaco alguém usar da sua liberdade individual para escolher não se proteger a si próprio?! (ainda por cima uma pessoa relativamente jovem, desportista, e que para além de tudo isso já teve covid!). Para que serve o certificado digital de vacinação? Para poderem propagar o vírus dentro da lei e das regras? Ao menos é uma propagação legal do vírus…

    E atenção, eu acho legítimo um Estado impôr as regras que quiser para estrangeiros lá poderem entrar. A sério que acho. A função do Estado é proteger os seus cidadãos, não é proteger os cidadãos dos outros países, por isso por mim até podem fechar fronteiras completamente for all I care e não deixar entrar ninguém. Por mim acho legítimo (parvo, mas legítimo) um país dizer “se quiseres entrar cá tens de usar uns calções vermelhos”. E depois o estrangeiro tem duas hipótoses: ou usa os calções vermelhos ou não entra. A questão aqui é: se o Djokovic se recusasse a usar calções vermelhos e mentisse para tentar entrar na mesma, as pessoas iam ficar assim tão ofendidas? Iam chamá-lo de criminoso? Ou iam dizer “é pá a regra é estúpida e o homem tentou a sua sorte, pronto”…?

    Enfim, o mundo está a ir por caminhos muito sombrios…

    • Egidio
      Posted Janeiro 17, 2022 at 9:12 am

      Li muita coisa estúpida nos comentários abaixo, mas comparar tomar uma vacina ao Holocausto e provavelmente a pior… Que falta de noção.

      • Luke
        Posted Janeiro 17, 2022 at 9:41 am

        Se calhar não leu a parte do “Antes que me acusem de comparar um incomparável, eu sei que entregar um Judeu e levar uma vacina não é comparável”. É que isto está literalmente escrito no meu texto.

        Em matemática, basta haver um caso em que uma afirmação seja falsa para essa afirmação ser falsa ponto. O objectivo do meu exemplo foi apenas e só provar que o argumento do “se é regra é para cumprir” nao é válido. As regras com base lógica e moral são para cumprir, as outras serão ou não. Depende dos casos. E não estou a dizer que esta seja ou não seja para cumprir, estou só a dizer que o argumento usado por 80% dos comentários deste post não é válido.

    • Miguel Cardoso
      Posted Janeiro 17, 2022 at 6:39 pm

      O teu comentário é demasiado complicado para pessoas como o Egidio entenderem. Os teus argumentos nao fáceis…
      Concordo em parte com o que escreves e gostei da parte que falas que o Estado deve impor as regras que quiser a outsiders para proteção dos seus cidadãos. Mas a Austrália só fez o que fez ao Djokovic com medo que os australianos se revoltassem, tendo em conta q a Australia foi o país que provavelmente mais restrições impôs desde o inicio do COVID, o que nem faz sentido se estamos a falar de um dos países mais isolados do mundo mas pronto…
      Os Julgamentos de Nuremberga continuam a não ser bem ensinados às crianças (e adultos pelos vistos). No meio disto tudo acho fascinante como os “teóricos das conspirações” conseguiram em 2019 prever melhor o mundo em 2022 que os ditos “especialistas”

      • Luke
        Posted Janeiro 17, 2022 at 7:21 pm

        Obrigado Miguel Cardoso. É assim que se devia discutir. Argumentando o porquê de se concordar com algumas coisas e discordar com outras, mas SEMPRE baseado em reflexão própria, de quem perdeu algum tempo a pensar nos assuntos em vez de papaguear simplesmente as coisas que ouve. Parabens!

  • Vítor Pereira
    Posted Janeiro 17, 2022 at 4:23 pm

    Não deixo de concordar que não se deve demonizar o Djokovic (ou quem quer que fosse) por este caso desde que aceite as consequências, tudo normal. Dito isto, também sou da opinião que as leis têm um papel fundamental na sociedade e não se concordar com elas não pode ser atenuante para o incumprimento. O cidadão pode ignorar a lei desde que aceite a punição correspondente, não deve é esperar que a lei não se lhe aplique apenas porque não concorda com ela. Existem muitas formas legitimas de se tentar mudar a lei, não a obedecer não deveria ser uma delas. Com muita certeza não faltarão exemplos de pessoas que não concordam que um homem seja condenado à prisão por matar o amante da sua mulher, isso não deve ser base para que a lei não se aplique. Se muitos estão insatisfeitos com a lei devem lutar para que esta seja alterada, não a cumprir enquanto ela ainda está em vigor não é próprio de um estado de Direito e é um padrão perigoso.

    Não concordo com a vacinação obrigatória para o Covid dadas as actuais circunstâncias tal como não concordo com muitas outras (sobre as mais variadas coisas) que até estão em vigor em Portugal mas isso não me dá o direito de impunemente cumprir apenas aquelas com as quais concordo.

    Comparações com eventos da era Nazi devem ser reservadas para situações comparáveis.

  • Miguel Cardoso
    Posted Janeiro 17, 2022 at 7:08 pm

    Nunca vi tanta gente a virar se contra o Djokovic e a festejar as ações do governo australiano. É mais do que obvio que a maioria das pessoas nao entende o que se está a passar na Austrália há já 2 anos… Se fosse cá que fizessem o mesmo, eu continuo com duvidas de que muita gente se questionava a legitimidade das ações do Estado ou se só mantinham a postura do: “É a lei!”
    Como não os afeta é mais facil atacar por atacar… primeiro os sérvios tendo em conta a sua História dão muito valor à sua liberdade. Aqui em Portugal a maioria das pessoas continua a dar a sua liberdade como garantida e a “vendê la” ao governo, com a desculpa do bem comum, como por ex, a saúde publica. Mas aparentemente segundo estas pessoas circular na rua à noite aumenta a probabilidade de contrair e morrer de Covid. Ou circular no centro comercial ao domingo tb (quem nao se lembra da bela proibição de abrir centros comerciais ao domingo e fechar os supermercados até às 13h de sábado?) :D ou ainda beber álcool na rua também me faz morrer de COVID (restrição que nem eu tenho a certeza se continua em prática, tal a confusão de novas ordens a ser retiradas ou colocadas).
    O Djokovic até pode ter mentido mas o ataque começou por “Ele não tem a vacina!”. Veio se a descobrir que ele nem poderia ter tomado antes de viajar porque tinha apanhado COVID recentemente :D agora os ataques mudam mas o atacado é sempre o Djokovic. Mesmo depois de ter admitido algumas das alegações que circulavam. Agora já nao interessa que nao tenha tomado vacina por ter estado infetado. Já se mudou o discurso só para continuar a atacar e dar legitimidade às ações que a Austrália tem imposto a toda a hora…
    A democracia salta muito facilmente para a Ditadura. O hitler foi eleito democraticamente. O Chavez foi eleito democraticamente. Até o Américo Tomás (candidato do Estado Novo) foi eleito democraticamente… Achar que só porque é uma democracia, que qualquer ação que restrinja as liberdades dos seus cidadãos é válida é meramente parvo e perigoso…

Deixa um comentário