Marrocos 1-0 Portugal (En-Nesyri 42′)
Dia para a história e de pesadelo. Marrocos tornou-se a primeira seleção africana a chegar às meias-finais de um Mundial, mas às custas de Portugal, que, apesar do contexto favorável (os Leões do Atlas estavam perfeitamente ao alcance) despede-se já do Qatar quando podia ir muito mais longe. A equipa das Quinas realizou uma má 1.ª parte, ainda tentou reagir depois do intervalo, mas à exceção de 3-4 lances não encontrou soluções para forçar pelo menos o prolongamento. Quanto ao encontro, Félix foi o primeiro a ameaçar, mas os marroquinos estiveram mais confortáveis na 1.ª parte e aos 42′ En-Nesyri, que já tinha ameaçado antes, aproveitou uma má saída de Diogo Costa, para apontar o golo que decidiu a eliminatória. Logo a seguir Bruno Fernandes acertou na barra, mas de maneira alfo fortuita. E o 2.º tempo até começou com Marrocos a ameaçar o 2-0 (defesa de Diogo Costa). Portugal podia ter empatado numa cabeçada de Ramos, que no entanto saiu ao lado. Félix também obrigou Bono a uma super defesa e Ronaldo, no único lance que teve, viu igualmente o guardião do Sevilla a brilhar. Já nos descontos Cheddira foi expulso, mas pouco depois Aboukhal isolou-se e desperdiçou o 2-0 de maneira escandalosa. Parecia que podia voltar a habitual estrelinha de Fernando Santos mas aos 97′ Pepe cabeceou ao lado, quando tinha tudo para marcar, e o sonho terminou mesmo.
En Nesyri antecipa-se e faz o primeiro do encontro.
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Sagres #Qatar2022 #Marrocos #Portugal pic.twitter.com/7c0r9UY3Qc
— sport tv (@sporttvportugal) December 10, 2022
Marrocos – Feito incrível dos marroquinos, que voltam a causar surpresa depois de deixarem pelo caminho Bélgica e Espanha. Marrocos continua só com um golo sofrido e voltou a apresentar uma ótima organização defensiva e rigor tático, inclusivamente sem duas peças da defesa (Aguerd e Mazraoui), sendo que ainda viu Saiss sair lesionado na 2.ª parte, o que obrigou a terminar o encontro sem 75% da defesa titular. Nesse sentido, o golo de En-Nesyri, que esteve muito ativo e forte na desmarcação, fez a diferença e permitiu à equipa ficar confortável no controlo do jogo e do resultado, mesmo com o notório cansaço na parte final (os Leões do Atlas terminaram o encontro de rastos fisicamente). Amrabat e Ounahi (muita técnica) voltaram a encher o campo, Hakimi levou a melhor nos lances de um contra um e Ziyech permitiu à equipa respirar. Do outro lado, Attiat-Allah cumpriu, tal como os central El Yamiq e Dare. Já Bono disse presente na baliza, fazendo a diferença em relação ao guardião contrário. Nota final para Boufal, que foi sempre um quebra-cabeças no flanco esquerdo, enquanto Zakaria Aboukhlal veio agitar a partir do banco.
Portugal – Terminou o sonho e com estrondo. O conjunto de Fernando Santos nunca conseguiu ter a dinâmica do desafio anterior com a Suíça, raramente entrou no corredor central e só na segunda parte conseguiu criar algumas jogadas com princípio, meio e fim. Nesse sentido, o golo de Marrocos ainda complicou mais as contas, uma vez que a inspiração faltou e a velocidade de circulação de bola nunca foi inteligente nem rápida. Individualmente, Félix foi um dos mais informados e aquele que esteve mais perto de faturar, Bruno Fernandes apareceu a espaços (alternou bons momentos com passes disparatados). Já Gonçalo Ramos passou ao lado da partida. Também Bernardo Silva esteve desinspirado, mas Vitinha, Leão e Cristiano Ronaldo (entrou aos 51′) não fizeram melhor. Ainda no miolo, Rúben Neves esteve desastrado (muito passe longo e dificuldades na transcrição defensiva), ao passo que Diogo Costa acaba por ficar ligado ao resultado com uma péssima saída (desde a formação que tem este problema, o que o impossibilita ser dos melhores). Rúben Dias, que realizou um Mundial horrível, também não ajudou. Melhor esteve Pepe, embora tenha desperdiçado o último lance do encontro, enquanto Dalot e Guerreiro não fizeram a diferença com bola. Cancelo, por sua vez, entrou melhor, mas foi insuficiente para a equipa dar a volta ao texto.
XI Marrocos: Bono; Hakimi, El Yamiq, Saïss, Attiat-Allah; Amrabat, Ounahi, Amallah; Ziyech, Boufal, En-Nesyri.
XI Portugal: Diogo Costa, Dalot, Pepe, Rúben Dias, R. Guerreiro, Rúben Neves, Otávio, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Gonçalo Ramos


304 Comentários
Nickles
Agora é hora da limpeza
Pjanic
Ninguém contava ganhar este Mundial, no entanto, perder com Marrocos NUNCA! Fora FS.
DNowitzki
No início, não, mas após o que sucedeu até hoje, havia apenas um monte Atlante: a França, sendo que, num jogo só, tudo é possível.
MansoFrancisco
Fernando Santos out. Imediatamente
NoSense
Se falar da exibição de bernardo vão dizer que vim marrar com ele e que se vê ao que vim?
Dario Nunes
O Bernardo Silva deve ser o jogador do onze titular que menos desequilibra, até o Pepe e o Dias fazem mais no plano ofensivo.
tiagoagm
Acho que nunca vi uma exibição tão má do bernando como hoje. Péssimo.
Jim Croquete
Também não entendi como é que tirou o Otávio, que tava a ser dos melhores, e o deixou a ele em campo…
filipeeribeiro
A comentário que me apraz a esta questão é o teu Nikname… No Sense!
NoSense
Tinhas que ter vindo noutros posts ver o que me diziam, para perceber o contexto
Borsalino
Esteve realmente muito mal. Não gosto do Otávio, mas estava claramente a ser um dos melhores elementos.
Pablo
Têm que jogar os craquezões Rúben Neves, Bernardo Silva, João Félix e Vitinha, esses que apenas passam a bola para o lado para as estatísticas. Rafael Leão melhor jogador do campeonato italiano não é titular porque temos que jogar com esses que só jogam com a bola nos pés e com toquezinhos para nada!
Sten
BS com um mundial muito fraco, como todos acho.. Tirando BF e Pepe acho que todos estão abaixo do razoável..
Baryonyx
Dia feliz para as Ronaldetes…
Os Césares Mourões desta vida devem estar todos satisfeitos
Sten
Quando Portugal ganha sem Ronaldo há que falar dele, quando perde sem ele, pelo menos a titular, tem de se fazer o mesmo. Qualquer dia é bom para um hater
Amigos e bola
Continua a nossa saga com GRs a fazer merda nestas competições.
Futebol miserável contra uma seleção que joga ao nível de um INATEL.
Fernando Santos tem de sair.
GoldenFCP
Portugal não tem nada de se queixar de Marrocos. Eles jogam de acordo com a qualidade que têm. Nós sim temos de fazer mais, muito mais. A França se passar logo quantas nao vai dar a estes mancos?? Mas esta seleção fede a fracasso por tudo o que é lado, passar vergonhas em mundiais é imagem de marca
Fabio MCN
Não esperava dizer isto mas o elo mais fraco da seleção portuguesa nesta campanha foi de facto Diogo Costa, desde a fase de grupos que estava visto que em momentos decisivos não tem ainda a experiência necessária para assumir a titularidade numa competição deste nível.
Reanu Kiefs
Plano de jogo zero, tudo muito sofrível (horrível)… Espero que tenha sido o último jogo de Fernando Santos à frente da seleção.
FiliGon
Que seja o fim da linha para o Nandinho. Treinador muito abaixo do talento do plantel que tem.
Dario Nunes
Ponto positivo é que os jogadores de Marrocos estão protegidos para o Covid: já todos devem ter levado a injeção!
Antonio Clismo
Também senti isso, especialmente Amrabat nunca poderia estar assim t fresco hoje depois de já ter feito 120 minutos a alta rotação contra a Espanha e infiltrado.
Cheira-me que se o controlo anti-doping visitasse o plantel de Marrocos hoje haveriam alguns jogadores que já não jogariam nos próximos anos..
Oldasity
Ahahah , Pepe manda um abraço.
Hugo
Fim da era Fernando Santos
Christian "Chucho" Benítez
Este resultado é para aqueles que desejavam que Portugal fosse eliminado só para continuarem a venerar Sua Majestade Cristiano Ronaldo.
OBRIGADO PELA VOSSA FALTA DE AMBIÇÃO, RONALDETES!
Quanto ao jogo, foi mesmo uma beautiful day para Bono. Incrível como este guarda-redes defendia tudo, parecia que tinha íman nas luvas.
?⚪
poborsky7
Fernando Santos deve fazer as malas e ir embora.. ser eliminado pelo Marrocos não há desculpa possivel..
1ª parte absolutamente ridícula, parecia que estavam num treino.. a jogar parados, para o lado e para trás, Bruno Fernandes a falhar todos os passes longos.
2ª parte em que deviam de estender o jogo, deviam de ter jogadores colados a cada linha para abrir o jogo, e nada de nada, então os ultimos 15minutos foi o mais absurdo que vi em jogadores desta categoria, bolas bombeadas de frente quando isso só favorece o adversário.
3º Rafael Leão entrou e jogou 0, perdeu não sei quantas bolas em passes disparatados..
Tínhamos aqui uma oportunidade única de chegar às meias finais e quem sabe à final e mandaram-na ao ar num futebol medonho.. ainda para mais estavam avisados depois da eliminação com a Espanha..mas para dizer a verdade não merecem mais do que isso.. sabem como Marrocos joga, e entraram no jogo como se o jogo já tivesse ganho sem intensidade nenhuma
Acabo como comecei.. Fernando Santos RUA
che
Alguém sabe porque razão não houve uma repetição dos potenciais penalties?
Antonio Clismo
Amigo, pura e simplesmente não dá para jogar contra equipas assim.
Que estratégia utilizarias para ultrapassar a muralha marroquina?
poborsky7
Desde logo não abusar das bolas aéreas como fizemos praticamente a 1ª Parte toda até porque é um dos pontos fortes de Marrocos.
Com os jogadores que temos, com a capacidade técnica que têm deviam ter jogado com bola no chão e bem mais rápido.. jogarem com mais intensidade e com mais movimentações…não estarem parados como tiveram quase o jogo todo.
Entrar no jogo com vontade e garra para sermos nós os primeiros a marcar..foram 45 minutos deitados ao lixo em que não fizemos nada e ainda sofremos um golo
poborsky7
Não quero deixar de dizer.. Bernardo Silva nem se viu neste mundial que desilusão
Gndias
Ele e Ruben Neves foram os piores neste mundial, ainda assim vai haver pessoal q dizer que foi dos melhores…
Bom jogador mas nunca foi nem será elite
Miguel Lopes
1º Bruno Fernandes não falhou todos os passes longos na 1ª parte.
2º O nosso lateral esquerdo pensa que num passe longo pode estar de cadeirinha à espera que a bola vá ter com ele.
3º Concordo contigo no que se refere ao Rafael Leão e ao facto de entrar o Cristiano para fazer parelha na frente com o Gonçalo e não havia centros laterais para área e na parte final, foi o descalabro.
Antonio Clismo
Well..
..that escalated quickly
Miguel Cruz
Para os mais novos que ainda não tenham percebido, isto é o motivo pelo qual nunca venceremos está competição.
Nunop
Com um selecionador a sério, eram Palhinha e mais 10.
Rúben Neves ajeitou mais vezes o cabelo e fez mais faltas do que passes certos este Mundial.
João Cancelo fez um Mundial miserável
Oldasity
El bicho, the goat!!!!
Vai-te embora e leva o teu padrinho FS contigo.
NoSense
Rui patrício, william e ronaldo no banco! hoje os portugueses não t com que se queixar.
batalha34
E como se viu, sem Ronaldo praticamos o futebol total, Marrocos nem respirou enquanto ele estava no banco..
Ainda bem que temos um guarda redes a sério agora se fosse o Patricio arriscava-mos um frango
Antonio Clismo
Esquece, não seria diferente com outros jogadores..
Temos de dar mérito a Marrocos.
Se jogaram limpos em termos de doping, só temos de tirar o chapéu pela estratégia que deu frutos.
Sten
Ora bem. Hoje vai ser só culpa do FS
Valentes Transmontanos
Falam mal do William (e vão continuar a falar) mas foi com ele em campo que deram 6 e foi o único a sair da equipa. Se é coincidência ou não, não sei porque nem os jogos vi, mas fica o dado factual que tanta gente aprecia.
Kafka
O pseudo grande líder e exemplo, foi o 1° a abandonar o barco e a ir para o balneário mal o jogo acabou, ai não sacode, o costume portanto
Perdemos 1-0 dentro de campo e para aí uns 85-0 fora de campo, os adeptos de Marrocos elevam o espectáculo nas bancadas para outro patamar, só os argentinos lhes conseguem fazer frente nas bancadas
João
É assim a vida
Filipe22
Portugal perde e Cristiano joga
*César Mourão gosta disto
Tiago Abreu
Tyler Adams dos EUA é melhor de olhos fechados que o Ruben Neves com eles bem abertos. Fim de história.
Parabéns aos Marrocos, mostraram um espírito de sacrifício enorme, Amrabat melhor em campo! Isto foi um balde de humildade para maioria dos portugueses que viram a Espanha, Alemanha ou Brasil cair e acharam-se os superiores e que já estava ganho, inclusive o jogo seguinte à Inglaterra que ia eliminar a França. A Espanha caiu nos penaltis pelo menos, nós nem ao prolongamento chegamos… Ainda conseguiu lutar mais um pouquinho…
Apesar de ficar triste pela nossa seleção, estou a adorar este mundial. A treta dos lixos, dos favoritos e dos que acham que sabem baseando-se em previsões de uma forma tão certa está a sair pela culatra a muita gente…
Ah, e sobre o Ronaldo, ainda fico à espera do mundial que ele ia calar os críticos e o careca holandês que o encostou…. Como um bom velho diz “só se for na PlayStation”.
DNowitzki
A primeira coisa que quero escrever é simples: parabéns à seleção de Marrocos! É uma participação histórica, feita de tudo aquilo que Portugal não tem tido consistentemente: COLETIVO e individualidades ao serviço coletivo.
Marrocos fez HISTÓRIA e merece todos os parabéns!
Jeco Baleiro
Subscrevo
VAR
Mais um episódio da saga “Portugal joga melhor sem o Ronaldo” e uma ode aos comentários “ha ha ha a soberba do Nathan que o HEXA vem” e logo de seguida “querem ver que isto ainda cai pra nós”.
Bernardo Silva, Rúben Neves absolutamente atrozes.
Perder contra uma equipa que ofensivamente é do pior que há custa imenso. Mas não posso dizer que estou surpreendido.
tiagoagm
Adeus Fernando Santos. Não soubemos ganhar á seleção mais fraca das equipas que restam no mundial. Meter ruben neves e vitinha quase no fim não fez sentido nenhum. Ruben neves nunca poderia estar na equipa titular da seleção. Fracos.
GoldenFCP
Otavio estava a ser dos melhores mas foi o primeiro a sair. O Bernardo que nao fez nadinha ficou até ao final mas nao sem antes dar a auto estrada ao jogador marroquino para fazer o 2-0. Desperdicio geracional nas maos de um terrorista. Nao o mandem para a rua nao
Antonio Clismo
A meio do jogo comecei a sentir vibes da Grécia do euro2004.
Podiam lá estar até à meia noite que não iam marcar.
Há que dar os parabéns a Marrocos que usou a estratégia que Portugal usou para vender o Euro2016.
FCPSTYLE
Quando deixarmos de achar que somos favoritos e tivermos um treinador, talvez possamos um dia sermos campeões.
Diogo Costo esteve mal, embora tivesse tirado dois golos a seguir, Gonçalo Ramos tanta coisa e nem sei se ele esteve em campo, para ser sincero, não vi ninguém a jogar bem.
RUA FERNANDO SANTOS, RUA!!!!
Miguel Lopes
Diogo Costa acusou a pressão durante o campeonato todo. E hoje, mesmo quando o marroquino remata contra ele, porque não soube picar a bola, chutou a bola para as couves. Não contente, depois disso ainda recebeu a bola mais 3/4 vezes com tempo para dominar e passar, ou chutar com nexo para frente e parecia uma defesa a aliviar numa avalanche de futebol ofensivo dos adversários.
Amigos e bola
Nem mais. Hoje o Diogo Costa deu dó. E não foi só a monumental casa que deu no golo sofrido.
Gndias
Parabéns a Marrocos ,tivemos como habitual muita dificuldade a desmontar o sistema defensivo de Marrocos
No meio de um Mundial com tantas críticas a jogadores ,gostaria de saber onde andou o Bernardo Silva neste mundial? Jogador que é sempre aqui aparicado passou completamente ao lado
Af2711
Provavelmente esta foi a maior chance que Portugal teve de chegar perto de um título Mundial, e foi ceifada numa exibição absolutamente sofrível. Digo isto não por desmerecer as outras favoritas (antes que os politicamente corretos comecem o discurso), mas porque num dia sim contra França ou Inglaterra as coisas poderiam calhar, mas aí seria depender muito do “se”. No entanto, Marrocos foi mortal no duplo erro do Diogo Costa e Rúben Dias (é um lance em que ele nem parece que está na Premier League, deixou o En-Nesyri antecipar-se com tanta facilidade). A posse de bola até os 70 minutos foi absolutamente amorfa, jogadores sempre esperando a bola no pé tirando Félix e assim é muito mais fácil que um bloco bem compacto como o de Marrocos aliviasse todas as bolas cruzadas.
Para o Marrocos um feito histórico, sensacional a entrega destes jogadores que estão todos arrebentados e lutam em 150% de suas capacidades. Curioso é que na fase de grupos fizeram aquele jogo horrível com a Croácia em que as duas seleções foram decepcionantes, e hoje as duas com um enorme querer e no máximo da dedicação estão nas meias-finais.
MuchoG
Faltou a sorte de outros tempos, mas o mais culpado continua a ser Fernando Santos.
Tanto este “selecionador”, a juntar ao escandalo dos impostos, onde é que há condições para estes ladrões continuarem à frente da Federação?
E ainda tem contrato até 2024? Que vergonha, oportunidade de ouro para ganhar um Mundial, com talvez a melhor geração de jogadores portugueses de sempre, completamente desperdiçada.
Desilusões: Diogo Costa, Rúben Dias, Bernardo, Cancelo, Ronaldo
Positivos: Pepe, Dalot, Otávio, Bruno Fernandes, João Félix
Muitos destes jogadores são jovens, há tempo, mas é preciso uma renovação, a começar pela saída de Ronaldo e Fernando Santos.
Duarte Vader
Tinha dito aqui no último jogo ‘e finalmente o Neves no banco’, e o idiota do Santos vai e volta a metê-lo no 11. E fê-lo para mudar completamente de uma estratégia muito mais fiel ao nosso estilo de jogo e identidade para uma completamente arcaica e ridícula de passe longo e sem discernimento.
A única coisa que este incompetente fez de jeito nos últimos SEIS anos como seleccionador foi no jogo anterior, e foi algo que já deveria ter feito há muito tempo para preparar atempadamente este Mundial. Fora com este incompetente, a ver se quem vem a seguir começa a aproveitar pelo menos o que resta desta geração fabulosa.
tiagoagm
Rafael leão é do mais displicente que já vi com a camisola da seleção. Muito mau.
Miguel Caçote
O grande culpado desta derrota é Diogo Costa. Parece que o aviso no jogo contra o Gana não foi suficiente.
Nickles
Este Marrocos deve ser a equipa africana mais evoluída tecnicamente da história
JFN
Tecnicamente, não sei. Tacticamente, sem dúvida.
Amigos e bola
Notas que ficam deste Mundial:
– Horta não tem nível para isto
– Bernardo Silva continua a desiludir nestas competições.
– Diogo Costa, qual Ricardo, imita Ricardo no Euro 2004, no Euro 2008 e Patrício no Euro 2020
– Fernando Santos tem de sair. O seu espaço na seleção acabou.
– Mais uma vez perdermos contra uma seleção claramente inferior
– Seleção sem rasgo. Vedetas a mais.
– Mais um Mundial pobre de Portugal. Certo que chegámos aos quartos mas ganhar a um frágil Gana, a um Uruguai longe dos melhores tempos e uma Suíça miserável não é nada de especial. Derrota com Marrocos e Coreia do Sul, duas seleções claramente inferiores.
Boneco21
É impressionante o teu foco no Horta em metade dos teus comentários, como se ele tivesse tido algum impacto negativo, ou como se ele fosse um titular indiscutível…
lipe
Então, não achas normal que para o Amigos e bola a primeira conclusão a reter depois da participação de Portugal no Mundial é que o “Horta não tem nível para isto”?
Valentes Transmontanos
De facto é caricato. Mais um bocadinho e culpam o Patrício e o José Sá.
tsm21
Masterclass final do engenheiro. Marrocos em versão Portugal 2016 a servir veneno.
Mete o Rúben Neves a pedido de várias famílias, com receio absoluto da colossal seleção de Marrocos – uma total nulidade, que jogador fraquíssimo.
Quando precisamos de presença na área e estava-se a sentir o golo tira Gonçalo Ramos e acorrenta o Rafael Leão ao Hakimi.
Perdemos aqui a nossa maior oportunidade de chegar a um Mundial.
Borsalino
Continuámos com os erros dos GR nas grandes competições, já tinha ensaiado antes e agora conseguiu.
Fim de ciclo para Fernando Santos.
Antonio Clismo
Vemo-nos em 2026.
D.S
Mais que previsível. Muito mal o Diogo e o Rúben no lance do golo. Bernardo irreconhecível. Bruno a falhar imensos passes. Rúben Neves um zero. Cancelo e Rúben Dias fizeram um péssimo mundial.
Marrocos é forte nas alturas e Portugal a tentar jogar pelo ar.
Está na hora de mudar o treinador. Tantos bons jogadores e jogam zero.
Pepe aos 39 anos está num momento de forma incrível. Para mim o capitão desta seleção.
Uma final entre a Croácia e Marrocos seria brutal.
Miguel Lopes
Eu acho que o Buno foi dos melhores a par de Pepe e do Félix, falhou muitos passes porque era o único que arriscava, em vez de andar a passar para trás e para a frente.
Liedshow
Jogar com Neves e dar uma parte de avanço. Derrota exatamente igual à do ano passado contra a Bélgica. Marrocos limita se a defender e aproveita bem os contra ataques e nós demos muito espaço no meio campo.
Parece-me que Marrocos vai ser eliminado seja por Inglaterra ou por França que têm um poderio ofensivo muito grande.
De resto, acho que esta campanha não foi má mas podia ter sido muito melhor dada a qualidade dos jogadores disponíveis.
Amigos e bola
Não foi má? 3 vitórias e 2 derrotas contra Coreias e Marrocos…
A nossa fasquia está mesmo em baixo, que caraças.
GuGu
Dado que chagamos aos quartos de final acaba por não ser mau, pessoalmente, tendo em conta a equipa técnica, não contava com mais de que uns oitavos.
Valentes Transmontanos
Melhor prestação de sempre em Mundiais fora da Europa. Os outros foram todos um desastre (México-86, Coreia-02 e Brasil-14) ou fracos (África do Sul-2010).
Valentes Transmontanos
Não estou a dizer que foi bom, obviamente. Espero que percebam a ironia.
Paulo Roberto Falcao
Um frango monumental, e não foi só isso, inseguro, parecia uma barata tonta. Detesto ter razão nalgumas coisas, detesto mesmo.
Quanto ao resto jogo nervoso, nenhum jogador a destacar-se especialmente. Ronaldo até não jogou mal, mexeu-se, associou-se, pena não ter feito isto desde o primeiro jogo. A prova que podes jogar bem sem marcar foi aquele passe excelente para o Félix, que infelizmente falha o remate.
Retrospectivamente este vai ser o Mundial das fitas e fitinhas dele. O fracasso tem a cara dele. Não bater o record do King estava escrito nas estrelas, não é Eusébio quem quer.
Jim Croquete
Verdade, aquele seu presságio acerca do Diogo Costa depois do 1º jogo veio-se a confirmar…
O Ronaldo até jogou da mesma maneira contra o Uruguai, o que borrou a pintura foi aquela exibição horrível contra a Coreia
Big Lebowski
Este está como o comentador da SIC que criticou o Diogo Costa por defender um cabeceamento à queima roupa.
Miguel Lopes
Ele não defendeu nenhum cabeceamento à queima roupa.
Ele “defendeu” o centro com as mãos e peito, a bola vai contra o avançado e sai ao lado, sim porque o avançado também não chega a rematar.
ktc
Vá la que jogamos muito ocm o Ronaldo no banco.
Mais uma vez eliminados por um erro contra uma equipa muito inferior a nós.
Um erro inadmissível do Costa e do Dias. Mas tivemos muito tempo para dar a volta e nem um golo marcamos contra uma equipa que estava limitada.
O Bruno tentou muito, e sendo eu um critico dele na seleção, tenho a dizer que gostei muito de o ver jogar neste mundial. Nada a apontar, falhou alguns passes longos, mas também acho que não era ele que os devia fazer. Neves começou a titular para isso e andou lá a passear mais uma vez, mais valia termos jogado com o William .
Desde cedo se viu que as bolas altas iam ser um problema, jogamos com uma equipa muito baixa.
Antonio Clismo
Podiam lá estar até à meia noite que o Amrabat tem pilhas que duram até ao próximo domingo.
Não havia hipótese.
Faltou o factor sorte.
thiago97
vale lembrar que o Ruben Neves jogou mais que o Palhinha, so isso
Songoku
Teve de jogar para ver se é vendido ao Barcelona
Eng_do_Tenta
Mas para ser vendido era melhor simular lesão, assim está à vista o que ele (não) joga.
Jeco Baleiro
Protegido do Mendes. Na baila para uma transferência. Simples.
Kacal
E pronto lá fomos de vela, uma oportunidade de ouro tendo em conta o contexto deste Mundial onde várias selecções fortes já caíram, passando hoje ficavam a faltar 2 finais e o sonho era possível.
Como sempre cá estou eu para dar a cara sobre o que digo, levei com o karma e fomos de vela também, há que aceitar. Doloroso mas é o que é. Se foi um Mundial desilusão? Pelos quartos-de-final não acho, mas pelo adversário que nos elimina sim, sem duvida. Marrocos não é melhor que nós e tinhamos obrigação de passar portanto sim somos um pouco desilusão e dá alguma razão a muitos que o previam embora a maioria com certeza previa Portugal fora na fase de grupos ou nos oitavos. Mas sim é uma desilusão pelo menos a meu ver.
E tanto falei de Espanha e nós foi mais do mesmo, posse e circular mas oportunidades de golo foram escassas. O que eu fui dizendo foi mais numa de Brasil e Espanha serem tão bem vistos e até foram primeiro que nós, foi nesse sentido, nós nunca fomos vistos como um dos favoritos à vitória mas também não achava que fossemos cair cedo na prova e confirmou-se, mas caímos perante um adversário que não é aceitável, mas a verdade é que não fizemos o suficiente para vencer.
Uma pena que a bola do Pepe agora no fim não tivesse entrado porque motivados por marcar no fim e jogando todo o prolongamento com mais 1 em campo acredito que passássemos mas pronto, o sonho acaba e uma era também.
Termino a dizer que é inaceitável ver veteranos como Pepe e CR7 a querer mais que os jovens talentos que temos, vejo ali muita vedeta que tem zero de alma. Antes até perdiamos mas pelo menos tinhamos coração. Félix e Leão por exemplo não vejo ali aquela chama de representar o seu país. Depois o Diogo Costa deu uma de Ricardo na final do Euro 2004 uma repetição! Não está em causa a sua enorme qualidade mas acho que Patrício saiu demasiado cedo da baliza, pode ser um GR inferior a ele mas a experiência também conta, podia até sofrer os golos na mesma mas por vezes há que manter a experiência.
Mas ficou hoje provado que com ou sem CR7 esta selecção joga muito pouco e o seleccionador devia demitir-se já hoje! É preciso mudanças profundas e já.
Uma pena ver CR7 a sair pelo tunel em lágrimas como fã dele, mas pronto ele já construiu o seu legado e nunca será esquecido, é tempo de seguir em frente e dar espaço aos mais novos. Sou orgulhoso português acima de tudo. FORÇA PORTUGAL!!
Boneco21
Explica lá onde é que se viu o Ronaldo a querer mais que o Félix… Só tangas!
DinhoRMG
Será difícil dizer que o William e o Ronaldo ficaram no banco e continuaram sem jogar nada?!
Será difícil dizer que o Cancelo e o Ruben Dias fizeram um mundial miserável?
E por falar que fomos ao mundial com dois extremos e jogámos com médios no lugar dos extremos?!
E uma nota final sem desculpar toda a apatia da nossa seleção: este árbitro levou o jogo inteiro a avisar os marroquinos dos agarrões na área, dos pisões, das entradas por trás, pelos 5 ou 6 minutos que o guarda redes perdeu, dos jogadores no chão, enfim, já ontem foi do mesmo no jogo da Argentina.
Eng_do_Tenta
É muito difícil dizer tudo isso, é a única explicação para que essas evidências não sejam ditas..
Continuemos entregues ao Ricardo na baliza, Rúbens Dias, Cancelos, Neves e Bernardos Silvas e outros craques que transformas esta seleção numa potência mundial.
Factualista
Ah ah ah, pois é meus caros, enquanto uns dão cambalhotas e focam-se no amor ou ódio ao Ronaldo, eu e apenas mais 2 ou 3 comentaram que no jogo contra a Suíça tinha havido muita felicidade. Pois é meus caros, chegar ao 1-0 sem fazer nada por isso e ao 2-0 ainda menos, juntamento com a pior exibição do Sommer na seleção, facilita tudo para golear e parecer que somos os maiores. Top 10 em cada posição li eu, mas deve ser na playstation.
Eu não estou surpreendido. Grande bombom esta Espanha e Portugal para Marrocos. Os primeiros são campeões no jogo sem baliza, os segundos são como os brasileiros, campeões da bazófia. Tiro o chapéu a Marrocos por não ter caído na tentação do anti jogo e manterem-se fieis ao seu estilo. O Cheddira por exemplo, quando foi expulso, nem 10 seg demorou a sair. Fizeram história, muitos parabéns.
P. Pereira
Este comentário é ridículo, é de quem vê uma coisa e diz outra
Marrocos não se rendeu ao anti-jogo? Cheddira demorou menos de 10 seg a sair? Tanta coisa para dizer deste jogo e preferes dizer isso ahahah cada um
Com um árbitro que só se lembrou dos cartões nos descontos é normal que não se note o anti-jogo
Tiago Abreu
A última parte concordo em absoluto..
O Rúben
Deixou se iludir com o jogo da Suíça quem quis. Surpresa zero. Meio campo fraco, mas não podemos dizer as verdades. Seleção mais sobrevalorizada de todo o mundial.
Amigos e bola
Mais, diria que é a seleção mais sobrevalorizada da história do futebol mundial.
Pablo
Rúben Dias, Rúben Neves, Diogo Costa, Bernardo Silva, João Felix sobrevalorizados demais. Vitinha no Porto poucos o que queriam na seleção foi para o PSG jogou uns 3 jogos já é o próximo Modric-Veratti.
William Carvalho, Pepe, Bruno Fernandes e Ronaldo são os pilares da seleção. No entanto, o Ronaldo tem de sair agora.
Dalot e Rafael Leão precisam de ser apostas.
Nome sem Caracteres Ilegais
O Rúben
Como se algum humano soubesse o que são as “verdades”…por acaso estuda o cérebro humano? Se estuda, acho que não faz muito sentido achar que o limitadíssimo cérebro humano consegue ver as “verdades”. Ainda para mais em futebol, algo extremamente subjectivo. E mantenho que “fraco” está longe de ser uma avaliação justa ao meio-campo português, especialmente se contarmos Bernardo como meio-campo. Para mim, Bernardo podia brilhar em muitos tubarões. E já brilha num deles, pois…
GuGu
Que exagero, Bélgica e Dinamarca ficaram pela fase de grupos e tinham bastante hype, para não falar do Brasil.
Pedro Geraldo
Atitude miserável da nossa seleção! Sobranceria, falta de garra, moles como a cera. Nem sei que dizer sobre estes jogadores…
Nickles
Infelizmente não previ publicamente que Portugal não vencesse este Mundial
Devia tê-lo feito
Diogo Moura
Marrocos fez o seu jogo, tal e qual como contra a Espanha. Equipa sensação do Mundial. Manda a Bélgica para fora, Espanha e Portugal. Quem diria! O TOP-4 está garantido.
Relativamente a Portugal não há muito a dizer. Não jogaram bem e falharam as oportunidades todas que tiveram.
Pjanic
Ninguém contava ganhar o mundial, no entanto, perder com Marrocos NUNCA! Fora FS.
Cambiasso
Muito bem o Fernando Santos, dobrou-se aos que o criticaram no último jogo e mostrou que Portugal também joga mal sem o Ronaldo no XI.
Fadista
Com o Ronaldo iria ser igual, já chega disso, o tempo dele está no fim, é aceitar e encontrar os melhores para o substituir… é assim a vida…
Sten
Muito triste, tínhamos mais que condições para passar mas com esta mentalidade nuca ia mos lá, precisávamos de outro milagre e isso não acontece sempre. Depois do 6-1 toda a gente contente mais ainda por ter o Ronaldo no banco, que agora é que ia ser. O problema era só o Ronaldo pois claro.. Fizemos um jogo que fazemos de 20 em 20 jogos, seja com ou sem Ronaldo seja com ou sem a Elizabete das limpezas. O que importa é falar mal do Ronaldo. O problema é bem mais fundo!
Tiago Abreu
A realidade é que o 6-1 foi lusco fusco, e eu avisei aqui…
A Suiça veio jogar contra nós com um meio campo parado e paradinho… Com Freuler e Xhaka que é tipo jogar com o William e o Neves mas talvez ainda seja pior… Com jogadores intensos e combativos como o meio campo marroquino sendo que nos faltava-nos exatamente essas características (só Matheus e Palhinha podiam dar isso) o jogo podia-se tornar difícil de desmontar, e tornou-se que perdemos.
Miguel Caçote
Já agora, por favor despeçam esta amostra de treinador que termina o jogo com dois jogadores com pé contrário no lado esquerdo e não coloca em campo Matheus Nunes, o jogador mais forte no transporte para colocar, imagine-se, Ricardo Horta.
Boneco21
O jogador mais forte no transporte? Estava-se a jogar em 35m, para que precisavas dum jogador de transporte???
Miguel Caçote
A jogar em 35m e a perder todas a divididas e segundas bolas e a permitir contra-ataques em que um jogador de Marrocos passava facilmente por 3 da nossa selecção.
Mushy
Curioso que o Horta brilhou nas ultimas 3 épocas e só este ano o Nandinho acordou para a vida quando se começou a falar de clubes interessados nele, curioso como jogou muitas mais vezes que outros que são sempre para lá chamados.
Parece o caso do Guedes que passou de não convocado, e devido a lesão de um jogador, passou a convocado e titular no jogo (não me recordo qual foi o jogo).
Completamente às aranhas este Nandinho
Kafka
Marrocos até agora só sofreu 1 golo e esse golo até foi marcado por um marroquino, foi um auto-golo
NoSense
São a defesa menos batida mas nem sabem porquê porque eles não sabem defender (obviamente que não é a minha opinião, mas ao ver o jogo de pontapé para a frente que fernando santos preparou, deve ter sido esse o racional)
Rosso
Desolador…
A primeira vez que uma equipa africana passa a fase de grupos é às custas de Portugal
A primeira vez que uma equipa africana chega a umas meias finais é também À custa de Portugal
Das duas ocasiões, a equipa africana era a mesma.
Não sei se sentem o mesmo, mas perder com Marrocos e logo num país árabe é humilhante. Somos o bombo da festa do mundo árabe.
Agora não há desculpas. Fernando Santos deve retirar-se e dar o lugar a outros. E Ronaldo, se pensar para além do seu ego, também. No futebol tudo são ciclos, e nenhum dura sempre.
Stravinsky
Perder com Marrocos “e logo num país árabe”???
O que tem ser num país árabe??
Que falta de noção.
Baia_99
Dizer que o Neves foi o elo mais fraco, quando não tem influência no resultado e é dos jogadores com menos responsabilidade/estatuto… no mesmo jogo em que Bernardo, teóricamente o melhor jogador Português, tem um jogo medonho… falta de objectividade.
O pior em campo foi Diogo Costa, que cometeu um erro fatal, mas a responsabilidade desta derroda é de Bernardo, Bruno, Feliz e Ronaldo! Tinhamos que ter marcado e criado mais oportunidades e estes eram os jogodores com essa responsabilidade!
EduardoSantos
Não, a responsabilidade é claramente do Diogo Costa. Depois sim, podes e deves criticar o Bernardo Silva (overrated). Rúben Neves já nem digo nada porque é maus demais.
João
Felix , a sério?
Foi dos melhores
C4RS200
Dizer que o Bruno, neste jogo, tem responsabilidade na derrota é de quem esteve a olhar para tinta a secar em vez do ecrã. Foi só o melhor jogador da equipa, fartou-se de dar oportunidades aos colegas, e fartou-se de visar a baliza
E o Rúben Neves tem culpa sim, não é minimamente capaz de lidar com uma transição, como aliás se viu ao longo de todo o mundial. Nem uma falta consegue fazer, como se viu na segunda parte contra o Hakimi
Gato das Bolas
“Feliz” foi o que mais fez por isso.. convém é ver o jogo com a TV ligada em vez de ser pelo flashscore
Borsalino
A responsabilidade é do Diogo Costa e depois, do seleccionador.
E sim, o Rúben Neves foi o elo mais fraco.
Fadista
O Félix foi quem criou mais perigo e uma dos melhores em campo, mas têm sempre que bater no mesmo…
Baia_99
Faltou assumir, vir buscar a bola, quebrar linhas em posse, ir no 1 para 1, rematar a baliza!
Bernardo, Bruno e Felix so passaram para o lado ou ficaram a espera da bola attás da prineira linha de 5 de Marrocos… faltou carisma e qualidade a estes jogadores!
Não exijam mais a estes jogadores que vamos passar os próximos 10 anos no quase!
Gato das Bolas
Tirando que todos os lances de perigo saíram dos pés do Félix.. mas pronto, há que culpar alguém e como não podes culpar o Vítor baía 2.0… vê mas é o jogo para a próxima
Baia_99
Disse claramente que o elo mais fraco foi o Diogo Costa!
Mas nao marcar golos a Marrocos é inadmissivel! O nosso ataque foi uma nulidade… passar bola para o lado a frente da primeira linha de Marrocos, faltou largura e criatividade na frente e se não podemos exigir magia dos magicos vamos exigir a quem?
Baia_99
o Felix foi o menos mau até ao Intervalo, mas nao fez nada na segunda parte!
Sei que há muito Amor ao jogador, eu também tenho esperança que possa liderar a selecção até um titulo mas não sou cego e hoje faltou mais carisma na hora da decisão…
Mas para mim Bernardo foi quem me desiludio mais… supostamente o nosso melhor jogador e foi um 0 neste mundial
Mushy
Aconselhava a ver o jogo e não o resumo do jogo.
Neves tem um lance que falha um passe, dá num contra ataque, o jogador de marrocos a metros de distancia consegue correr e passar por ele e ele tenta um corte de carrinho que falha, nesse lance por exemplo só não foi golo por sorte (ou falta de qualidade do jogador marrocos).
Era um jogador que supostamente entrou para distribuir jogo em detrimento de outros e fez ZERO (como tantos outros).
Sim é um dos culpados por ter acrescentado ZERO no meio campo.
Meter Felix e o Bruno ao barulho, quando foram os que mais deram pela seleção é simplesmente falar por falar para querer ter o seu minuto de fama ou simplesmente porque apenas limita-se a ver os resumos dos jogos.
Neves foi um ZERO em todos os jogos, e apostou-se sempre nele porque razão?!? Terá sido um “conselheiro” que queria a sua valorização para finalmente ter um real interessado para sair do Wolves?!?
Borsalino
Mundial 2018: Eliminado nos oitavos de final contra o Uruguai.
Euro 2021: Eliminado nos oitavos de final contra a Bélgica.
Mundial 2022: Eliminado nos quartos de final contra o Marrocos.
Uma grande geração nas mãos de um incompetente!
Amigos e bola
Nem mais. E facto é que todas essas seleções acabaram eliminatórias a seguir, o que só mostra que estavam ao alcance.
nomster
Pela maneira de jogar e pela forma como ganharam, até no golo, Marrocos está a fazer um Mundial à moda da Grécia.
Vamos ver até onde conseguem chegar.
Parabéns a Marrocos.
Já Portugal para e devia ter feito mais. Bernardo e Neves com um jogo horrível, Bruno andou lá perto. Eu gosto do Diogo Costa no Porto, parece um gr seguro e confiante. Mas neste Mundial, principalmente depois do incidente do primeiro jogo, parece que nunca recuperou. Com bola nos pés parecia que tremia a maior parte das vezes. Vamos ver como recupera de hoje. O melhor de Portugal acabou por ser Félix e Pepe (que deve ter feito a sua despedida hoje?).
Agora uma pessoa pode ver o Mundial sem sofrimento.
Fadista
Marrocos está a fazer um mundial á moda do euro 2016 de Portugal…
Amigos e bola
Sim, porque Portugal acabou vários jogos
desse Europeu com 25% de posse bola. Comparação mais falsa…
Tiago Abreu
À moda de Portugal?
Não apanharam Croácia e Polónia em fases a eliminar, apanharam Espanha e Portugal… É um bocadinho diferente.
Nome sem Caracteres Ilegais
Fadista
Para isso, Marrocos teria de já ter feito um jogo como o Portugal x Áustria, em que Portugal atacou o jogo todo e Almer acabou para aí com umas 10 ou 12 defesas. Fez?
Sodogodo
Foi a repetição do Bélgica 2020. Não há critério, nunca houve futebol nenhum. Anárquia imperou no fim, de uma equipa técnica sem ideias. A substituição aos 50′ é prova disso. Foram aqueles 5 minutos que fizeram mudar de ideias? Não há plano, nem nunca houve com Fernando Santos. Fim de ciclo. Hora de mudanças.
henry14
Vergonhoso!
Demos a primeira parte de borla. Depois tivemos que fazer forçadamente aquilo que não quisemos fazer na primeira parte. Temos uma equipa muito melhor mas quem não quer acaba por não merecer. Continuem a criticar os Leões e continuem a elogiar quem joga para o lado e para trás. Parecia o Porto de Lopetegui.
Fernando Santos Rua!!
Red Scorpius
Uma tática apontada a transições para os flancos que nunca resultou. FS mexeu em equipa ganhadora e deu-se mal.
Diogo Costa mal no golo, assim como Ruben Dias que continua bastante vulnerável no jogo aéreo.
Os marroquinos são muito organizados na defesa e saem para o ataque com muito discernimento o que faz deles um equipa perigosa, principalmente quando subestimados.
Portugal deu uma parte de avanço , abdicando da criatividade dos seus jogadores, amarrando-os a um plano de jogo que não resultou.
Será o fim da era FS e CR7?
É tempo de gente nova, temos uma nova geração, temos razões para acreditar que podemos voltar a vencer uma grande competição.
Flavio Trindade
Vibes de Euro 2004.
Portugal dá-se horrivelmente mal contra Seleções com este tipo de futebol e voltou a acontecer.
Marrocos deu uma aula de futebol defensivo, de solidariedade, de exploração de espaços.
Portugal tentou de tudo. Mas não deu. Não foi Portugal que perdeu foi claramente Marrocos que venceu.
E a diferença neste jogo foi um erro individual. Um!
A vitória frente à Suíça da maneira como aconteceu, foi o último suspiro de um ciclo e de uma forma de jogar que já tinha expirado há muito.
Precisa-se de alguém que pegue em todo este talento e o transforme numa equipa de futebol temível. E isso só se dará com um novo Selecionador e sem Cristiano.
Que fique desde já bem claro.
Não foi por Fernando Santos que perdemos este jogo, nem foi por Ronaldo também. Ambos fizeram o que tinha que ser feito.
Mas só poderá existir novo ciclo e uma nova vida que potencie todo este talento com uma nova liderança dentro e fora do campo.
Curiosamente este Mundial acaba por marcar essa transição de lideranças e também fica marcado por termos tido muitos jogadores em sub rendimento.
Ruben Dias, Cancelo, Bernardo, Ruben Neves não marcaram pontos, Ronaldo confirmou o seu fim, Diogo Costa acaba o Mundial como começou revelando uma fraqueza mental que não lhe era reconhecida.
Ao invés, Pepe deu tudo, Dalot esteve sempre a um nível alto, João Felix deu um ar de todo o seu talento e Bruno Fernandes foi de longe o mvp desta campanha. O líder claro deste grupo. Hoje até defesa direito foi e mesmo as coisas não lhe tendo saido bem, a liderança dele para o novo ciclo já ninguém lhe tira.
Lá está, talento há que sobra (devemos ser top 3 mundial em quantidade e qualidade) mas o novo ciclo tem que se iniciar já hoje
Christian "Chucho" Benítez
Sérgio Conceição ou Bruno Lage seriam as minhas opções para selecionador.
?⚪
João
Pois , isso na teoria fazia sentido. Vamos ver é se na pratica muda alguma coisa
henry14
E mais…
Na segunda parte caso não tivéssemos sofrido o golo seria exatamente igual à primeira. E depois os outros é que são pastelões.
Pulga
Aquece Mourinho, vais entrar.
Amigos e bola
Queres mais do mesmo?
jolasdasagres
E mundial e os detalhes fazem toda a diferença.
Perdemos uma oportunidade unica. Sinceramente nao acho que tenhamos feito um mau jogo ,nem acho que o fernando tenha estado mal , apostou forte e feio . Foi daqueles jogos em que se podia la estar mais 30 minutos e nao marcavam. Se ha algo a apontar foi a aaposta no neves que como se viu foi um erro, o espaço no meio campo era imenso.
Queria so dizer que a imagem do ronaldo emocionou-me. Eu critiquei como a maioria da malta aqui , mas nao pude deixar de sentir a sua dor, provavelmente a ultima vez que o vi com aquela camisola.
Cresci com ele, tinha 10 anos no euro 2004 e ao fim de cada jogo ía para a rua tentar imitar as suas fintas, com as minhas chuteiras da decathlon ( o meu pai nunca me comprou a mercurial prateadas !) Apesar de tudo o que se passou cristiano, foste enorme ! Obrigado.
tsm21
Quando vi que íamos jogar de branco, jogo apático na SIC com o Caneira nos comentários tive logo o feeling… assim foi infelizmente
João
O caneira é pessimo
Nome sem Caracteres Ilegais
tsm21
Não creio que tenhamos perdido por causa disso, mas concordo que isso contribui para que muitos espectadores se sintam mais tensos desde o início. Sinto-me mais nervoso quando Portugal não joga com equipamentos bonitos, quando os comentadores já parecem derrotados antes de Portuga jogar…e não esquecer a filmagem feiazinha! Não sei se é por o estádio ser baixo demais para pôr a câmara mais acima, mas fica muito mais feio quando filmam como filmaram hoje; até o campo parece mais apertado. Sinto logo que Portugal não vai ter espaço para jogar pois o relvado parece minúsculo… XP
São coisas pequenas, mas são chatas.
Nome sem Caracteres Ilegais
Que jogo frustrante e inglório… :(
Com as devidas diferenças, lembrou-me o Portugal x Bélgica, neste sentido: Portugal a assumir mais o jogo e a atacar muito mais, depois o adversário marca na casa dos 40′ (foi aí que Hazard marcou, certo?) e depois Portugal fica o resto do jogo a atacar muito, cria algum perigo mas não consegue marcar apesar de mandar uma bola ao ferro (Guerreiro com a Bélgica, B. Fernandes com Marrocos). Enfim, Marrocos até rematou mais que a Bélgica (acho), mas achei um pouco semelhante o jogo, sim. E quase igualmente inglório.
Diria que Portugal acabou por fazer uma campanha…razoável no Mundial. Sim, acho razoável uma boa palavra. Historicamente, os lusos chegam mais longe do que costumam e até marcam bastantes golos (6 num só, eu sei). Mas também acho verdade que nem sempre jogou bem e até teve alguma fortuna nos adversários que apanhou. Continuo na expectativa que Fernando Santos saia, pela razão do costume: com tantas boas opções, tem de se ir mais longe nas competições. Só há desculpa se os adversários estiveram TODOS com Dream Teams, e não é o caso.
Bruno Fernandes ainda criou perigo neste jogo, mas depois o Mr. Hyde apoderava-se do homem e falhava ação atrás de ação. Tinha esperança que aparecesse no 11 ideal do Mundial, mas agora acho difícilimo. Félix também foi perigoso e conseguiu expulsar um adversário, mas creio que não conseguiu um lance de génio. Rafael Leão até entrou bem, mas quando começou a mandar bolas longas estragou tudo; creio que devia ter ido mais para a jogada individual. Diogo Costa teve erros graves neste Mundial, mas creio que é para continuar, pois tem de crescer e espero que consiga com estes erros.
Ainda não falei de Rúben Dias neste Mundial, vai ser agora: gosto muito do central, já fez jogões por Portugal que adorei, mas diria que é uma das desilusões de Portugal no Qatar. Pode não ter feitos jogos horríveis mas foi acumulando erros ao longo dos jogos e teve a apoteose trágica do golo marroquino. Costa pode ter tudo muita culpa, mas acho que é um facto que Dias perdeu o duelo aéreo (ou nem foi ao duelo, se quiserem ver por essa perspectiva).
Marrocos está a escrever uma história muito gira neste Mundial, se passarem das meias só vou conseguir puxar por eles na final. Ver um campeão inédito em direto seria uma sensação única! *.* E têm vários jogadores de que eu gosto. A propósito, Bono deve estar mesmo a viver o momento mágico da sua vida, pois parece felicíssimo com esta caminhada: sempre que Portugal não marcava, Bono aparecia com um sorriso espetado na cara. Bem tem razões para sorrir, hehe…
Enfim, o futebol também é isto: Portugal errou na defesa e sofreu golo, Marrocos praticamente não erro na defesa e não sofreu. É futebol, pronto. Mas também tiveram bastante mérito pela forma como taparam caminhos para a baliza.
Joaquim O
– É isto que acontece quando se constrói um jogo à volta de bolas longas de Ruben Neves, o pior jogador desta selecção. Que tática patética. Fernando Santos é mediocre e já devia ter saído depois do mundial em 2018.
– Diogo Costa, que frango! Quando se sai é para agarrar a bola, cruzes! Ainda criticam o Patricio, Costa pareceu-me muito inseguro neste mundial, ainda tem muito para aprender.
– De resto, jogo semelhante ao jogo com Uruguai em 2018. Igualzinho. São estes os resultados deste selecionador fracassado. É o que dá pôr em campo jogadores para fazer favores a Gestifute (só pode ser essa a explicação de tanto protagonismo do Neves neste mundial).
A FPF é uma vergonha por ter mantido esta palhaçada tanto tempo.
PCampos
Eu tinha avisado aqui, aquando a Espanha perdeu com o Japão por uma “questão estratégica”, para a qualidade desta seleção Marroquina. Talento individual e uma capacidade de entreajuda notável. Mas, isto não justifica está derrota… Gonçalo Ramos não se viu… Leite a mostrar que ainda não tem estofo para estas andanças, apesar da sua qualidade inegável, Neves, não tenho nem palavras para descrever. Como se bate tanto em William quando é o melhor 6 que temos na seleção. Muito mais esclarecido com bola, todo o meio campo joga melhor com ele. Além dos centímetros que acrescenta à equipa. Com William Bernardo não corre tanto e não prejudica tanto o seu talento, Bruno foi o único a tentar… Arriscou, acertou algumas, falhou outras… Substituições sem critério, quando se pedia um médio de rasgo, de transporte, que fosse capaz de quebrar linhas entra Vitinha e Matheus fica no banco. Quando entra Ronaldo, André Silva tem de entrar com ele, funcionam bem juntos. Demasiados erros e acaba nisto, numa tentativa sofrida de chegar ao golo e esperar por um erro do adversário para a meter lá dentro. Não aconteceu, Marrocos soube sofrer, muito seguro a defender, exceção feita no lance de Cristiano que quase dava golo, no lance em que Cristiano da para Félix com enorme defesa de Bono e já no fim o lance de Pepe… Mas é isto… Espero que se encontre um selecionador mais ambicioso.
Até ao fim, força Marrocos…
Amigos e bola
Quem é o Leite?
PCampos
Erro meu… Costa… Peço desculpa…
ACT7
Portanto a ideia de meter o Ruben Neves era aproveitar a meia distância contra uma seleção que se fecha bem e que joga em contra ataque, mas isto faz sentido sequer?
Se tens a equipa toda balanceada para o ataque o Palhinha era o gajo ideal para ganhar 2ªs bolas e matar as investidas de Marrocos no contra ataque.
O Rúben está numa forma miserável e fartou-se de passar para os centrais na saída de bola, como é evidente não é culpado pela derrota, mas a passividade do meio campo hoje fez com que apenas tentamos meter bolas nas costas e demos cabo dos laterais muito cedo no jogo.
Depois o golo é um desacerto completo entre o Rúben e o Diogo Costa, o Rúben era mais um que devia ter sentado quando Ronaldo e Cancelo também se sentaram no banco.
Viu-se jogos com 14 min de compensação e hoje apenas 8, não houve cartões e mais parecia um jogo da liga portuguesa.
Só o Félix e o Bruno Fernandes tentaram remar contra a maré, perante um Marrocos que mostra ao que vem, assume as suas limitações e já despachou Bélgica, Espanha, Portugal e agora ainda vai apanhar França/Alemanha, é provavelmente o caminho mais difícil até uma final.
Não fizemos um mau mundial, mas fica um sabor amargo perder contra uma equipa que é algo limitada, mas mostrou bem mais raça que nós.
Agora é o momento ideal para alguns jogadores e o treinador sair para começarmos uma nova fase.
HeberPrincipe
Resultado justo, nada a dizer. Este Marrocos não é nenhuma Suiça. Não entendo como é que o FS, tendo o jogo de Marrocos contra a Espanha como exemplo, não consegue apresentar uma estratégia melhor do que a tristeza a que assistimos: bombear bolas para a área e rezar que alguma entre na baliza. “Eliminados por Marrocos nos quartos” – eis algo que nunca pensei ouvir, mas cá estamos nós. Fernando Santos tem de sair, isto tem de ser o fim de linha.
Já agora, que Mundial está a fazer o gr Bounou!
Rui Costa
E é que até para esse plano estavam a jogar os jogadores errados…
Se vais meter bolas na aréa mete jogadores fortes no jogo aereo como o Palha por exemplo (assumindo que era esse o plano)
Para que queres jogadores de construçao se nao tens intençao de construir??
Marrocos estava cansado e debilitado fisicamente e so tiveram de estar à nossa espera no centro do terreno tranquilos da vida.
Acredito que nao vao colocar dificuldades à França ou Inglaterra
Tiag1slb4ever
Fernando santos principal culpado pela eliminação de Portugal.
Chegou ao fim este ciclo. Deu uma 1a parte de avanço contra marrocos a fiar-se na estrelinha. Marrocos montou a estratégia perfeita contra o previsivel F. Santos. So na 2a parte com as mexidas taticas o jogo mudou, mas sempre com muito coração e pouco discernimento. Muitas difichldades taticas no futebol portugues.
Uma palavra para os meios de comunicação portugueses, são a vergonha de um país!!! Bem tentaram, de todas as formas destabilizar o grupo de trabalho. Nao tiveram 1% de responsabilidade, mas meteu nojo a forma como tentaram!! Ter Ronaldo no titulo de qualquer noticia /post é sinónimo de sucesso em views e comentarios, mas os jornais que eu compro para ler e para guardar são os de vitorias/ titulos do meus clube ou seleção e não da vida do CRonaldo.
Amigos e bola
Tentaram sempre criar instabilidade. Ora era o Ronaldo, ora era o Cancelo, enfim…
DNowitzki
Os jornais não falam de ti nem de mim. Sabes porquê? Porque não nos destacamos para tal positivamente nem damos azo (negativo) para isso.
Os mesmos que o endeusaram anos a fio e contribuíram para a criação do monstro são os mesmos que lhe mictam em cima quando está no chão.
Há uma velha lei que diz que quem vive pelos «media» morre pelos «media».
Tiag1slb4ever
Podes dizer que tem um estilo de vida que interessa e vende nos media… Agora dizer que precisa dos midea para se endeusar vai uma grande diferença.
Dizer que vive dos media é mentira…. Os media é que vivem dele…
A par de messi é o melhor jogador de todos os tempos. Ele proprio criou o monstro… Que reduturo esse tipo de comentário… A memória é muito curta!!
Rui Costa
Se provas faltassem (nao era o caso) o euro 16 caiu do ceu e foi uma das razoes que nos cortou as pernas para o futuro.
Esta campanha foi claramente o que estava à espera, sempre jogamos muito pouco para aspirar mais por isso nao fiquei desiludido.
Fica a mençao honrosa ao jogo com a Suiça que nesse sim fiquei surpeendido.
Napoleon
Pepe, Ruben Dias e Bruno Fernandes podiam era falar de quão mal jogaram (pelo menos dois deles) e não do árbitro ser argentino e de ter condicionado.
Meto na SIC e os comentadores estão a criticar o árbitro e de como o mesmo “condicionou Portugal”.
De um jogo pavoroso e lento, não aprendendo nada com a Espanha, viram a retórica para uma suposta má arbitragem.
fak
Acho que ninguém esperava ganhar o mundial mas tendo em conta o contexto e adversários 3 vitórias e 2 derrotas é muito fraco.
Bianco_neri
Zero Pena e feliz! A perder coloca Horta e Vitinha , dois potentos fisicos…. epa ridiculo. OUT FERNANDO .
NoSense
Outra coisa e nada a ver com este jogo, nem com esta arbitragem ?que na mknha opinião só errou nos minutos de compensação em ambas as partes), muito menos a ver com qualquer tipo de debate por ser argentino (sou grato por fazer parte de uma geração com doia dos melhores jogadores de sempre e escolher um vai ser sempre uma questão de gostos, apesar da diferença do talento e pontos fortes de ambos), mas reparei hoje que o país que teve um árbitro a apitar no mesml ano a final de uma champions e uma final de um ero, continua sem colocar árbitros na maior competição do futebol mundial (se não estou em erro, já no último mundial tinhamos tido apenas videoarbitro)… continuem assim que estão bem…
ForsenCD
Boa tarde, eu só queria uma coisa, o Ruben Neves começou a titular.
Boa tarde
Tiago Silva
Abordagem ao jogo absolutamente medonha. Quando se pedia que entrassemos com intensidade, com bola no pé e impor o nosso futebol, não andamos a despejar bolas na área… jogo ridículo de qualquer um dos homens do meio-campo, não iam buscar jogo, não conduziam, era trocar a bola pelos centrais e depois bola longa para um lateral ou para o Félix à esquerda, não houve qualquer dinamica. Igualzinho ao jogo frente à Bélgica no Europeu, não aprendemos…
Rua com o Fernando Santos, vimos todos os seleccionadores que desiludirem a abandonar o cargo, ou a oferecer o seu lugar a outro. O nosso futebol não evoluiu nada, não passamos de rasgos individuais.
Parabéns a Marrocos e que continuem a viver o sonho. Merecem pela garra e entre-ajuda que tiveram hoje e durante o resto do Mundial!
porra33
Ok, não jogámos nada e demos uma parte de avanço e tal e não tivemos lances claros de finalização.
Mas meter um árbitro argentino num jogo de quartos de final num jogo de Portugal com a Argentina em prova é ridículo.
Critério disciplinar larguíssimo, nunca foi analisar os lances duvidosos na área marroquina: o puxão ao Pepe e uma bola que parece cortada com a mão que nem uma repetição teve (!) e finalmente o cúmulo do ridículo foi ter expulsado o jogador aos 92 o jogo retomar aos 94 e acabar à mesma aos 98.
De qualquer forma espero que tenha sido o último jogo de F. Santos na selecção. Para mim começava a era de Rui Jorge como seleccionador.
Até gosto da Argentina mas quero que sejam despachados o mais cedo possível para o Enzo e o Otamendi virem masé descansar portanto estou pela Croácia ou Inglaterra (custa mas pronto até gosto do Bellingham, Saka e Rice) e pela França.
Fireball
É tudo uma conspiração da UEFA, da FIFA, da Unicef, da Primeira Ordem e do Conclave dos Piratas para eliminar Portugal. É sempre a mesma coisa, nós somos muito bons, tão bons que nunca nos deixam ganhar. É só inveja destas entidades para com este país. Lamentável.
Stravinsky
Isto.
Tudo gira à nossa volta, e são sempre todos contra nós.
porra33
Repara uma equipa pode não ganhar porque é incompetente E o árbitro pode não ter estado bem. É o que estou a dizer.
NÃO estou a dizer que uma equipa não ganhou PORQUE o árbitro pode não ter estado bem.
Apesar da arbitragem não ser a causa da eliminação não quer dizer que seja imune à crítica. Podemos ter ambas as situações, e está??
Tiago Abreu
Não são o mais cedo possível, porque quem vai às meias joga os dois jogos, seja final ou 3/4º lugar
porra33
Obrigado pela correção. Assim não faz grande diferença enquanto existir esse jogo que para mim não faz grande sentido, mas no Mundial é tradição
Ss
Cambada de incompetentes
Andre A
Vão bater imenso nos jogadores e em FS. Com razão até, mas vou focar mais em Marrocos que são uma autêntica parede. Não é à toa que levaram só um golo, parecia que tinham pernas com 2 metros, conseguiam sempre chegar à bola nos cortes. E tinham 2 laterais muito muito fortes que dificultou imenso jogar por fora, enquanto por dentro estava tudo fechado.
Dizia que este jogo ia aos penalties, não contava sofrer um golo daqueles.
Por muito erros que possam ser apontados, não acho este resultado nada escandaloso. Apenas doloroso.
Nelson rodrigues
Este mundial no Catar ganha contornos da maior vergonha em mundiais de futebol.
Começou logo pela escolha do país organizador.
Temos tido arbitragens HORRIVEIS, leia-se, encomendadas. Mas hoje foi inacreditável!
Como é que se nomeia um árbitro argentino, quando a Argentina ainda se encontra em prova ?
A rivalidade Messi, Ronaldo também não conta para nada? (Para os mais anjinhos não deve contar)
Voltando ao jogo, como é que o penalty sobre B. Fernandes não é marcado ? Repetições ? Zero.
Agarrao a Otávio (creio eu) dentro da área e o VAR estava onde ?
Agarrao a Pepe na área e mais uma vez onde estavam os 999999 árbitros nomeados para este jogo?
A cereja no topo do bola é a suposta mão de um marroquino, já na parte final do encontro, em que não há uma única repetição.
Primeiros 5minutos de jogo Marrocos já devia ter jogadores condicionados com amarelo.
Passaram o jogo todo a fazer anti jogo, faltas merecedoras de cartões mas siga a banda.
O árbitro deve ter reparado no fim do jogo que tinha os cartões no bolso.
Por curiosidade, alguem sabe quantas seleções muçulmanas chegaram às meias finais de um Mundial ?
Curiosamente, num ano de mundial, em país muçulmano, vamos ter um seleção muçulmana nas meias finais.
Chamem teorias da conspiração,ou o que quiserem. Mas estamos a falar de uma prova organizada pela FIFA. Tudo é possível, e bem provável.
A FPF que ganhe tomates!
Jeco Baleiro
Nenhuma até hoje
Fabio MCN
Não sei a que jogo viste tu, o árbitro em nada contribuiu para a derrota, não vamos inventar por favor.
Stravinsky
Sim, teoria da conspiração sem qualquer tipo de fundamento.
Se viste o jogo não podes acreditar que o árbitro teve influência no resultado.
E mais, a rivalidade Messi – Ronaldo teria como momento mais alto a final do campeonato do mundo. Por isso, se algo fosse encomendado, seria para favorecer Portugal e a Argentina para que a FIFA pudesse encher ainda mais os bolsos com esta rivalidade.
Enfim…
MOzil10
Não adianta fechares os estores de casa, muda de país senão os serviços secretos apanham-te!
Antonio Fauco
Comentário triste, mas que é totalmente compatível com aquilo que é a mentalidade do nosso povo.
Gostava de saber se também ficaste indignado quando ontem o árbitro que apitou o primeiro jogos dos quartos de final foi Michael Oliver, árbitro inglês (sendo que a Inglaterra ainda está em competição…)?
Pára de fazer figuras tristes, para isso já bastam os comentários do Pepe e do Bruno Fernandes. Olhem para dentro, para a miséria que é este “grupo”, em vez de procurarem desculpas que expliquem este resultado.
Daniel Goncalves
eis o Alex Jones português
Neville Longbottom
Juizo nessa cabeça Que filme meu Deus!
EduardoSantos
Ao menos que este Mundial tenha servido para todos verem que pseudo-craques como Bernardo Silva, Cancelo, Ruben Neves, Ruben Dias, Diogo Costa não são assim tão bons como se pinta. E claro que com este treinador não vamos lá.
Fireball
Claro que não são. Eles nem no Vizela tinham lugar, sõ estão no Manchester City porque o Mendes manda nisto tudo. É o Mendes e a Unicef.
Tiago Abreu
Ninguém disse isso, mas também não são assim tão bons quanto faz parecer.
EduardoSantos
Não, no Vizela tinham lugar. Mas os do Vizela não são overrated como estes são, por isso continuam lá. Mas pronto, estes craquezões encheram o olhos neste mundial e só um super Marrocos os conseguiu parar.
DNowitzki
Estavam lá 24, não?
EduardoSantos
Estavam lá os 24, mas estes é que são os Deuses do futebol e arredores e os intocáveis em todas as exibições. Então o CRAQUE Bernardo é que é impressionante como passa constantemente pelos pingos da chuva e tem o rótulo de indiscutível.
thiago97
mas isso então simples perceber porque , basta ver onde foi formado
troza
O clássico… #aCulpaÉdoBenfica
JoaoRomero
Alguém me sabe dizer qual foi a época em que o Bernardo foi claramente superior ao CR e em Portugal houve uma bruta campanha só para o CRpara a bola de ouro? 2018?
Valentes Transmontanos
Sim.
Eng_do_Tenta
Não se compreende como é que o Rúben Neves joga, como é que o Bernardo nunca sai ou porque é que o Cancelo entrou pelo guerreiro.
O Diogo Costa não pode ser atacado, a culpa foi do Rúben Dias que não saltou a fazer lembrar o Costinha na final do Euro 2004.
DNowitzki
1. Eusébio continua a ser o melhor marcador português em mundiais, numa só competição, onde Portugal foi roubado para dar o título a Inglaterra e, mesmo assim, fez a melhor campanha lusitana até hoje.
2. Há uns dias, a seleção fez um espantoso resultado e muitos deram aqui como candidatíssima ao título, perpassando em vários comentários a mesma soberba que derrubou os brasileiros. Não, fizeram jogos em que, por norma, jogaram mal. É uma tradição local. Das melhores exibições que vi foram das seleções comandadas por António Oliveira e Humberto Coelho. Scolari levantou este povo em torno do seu «escrete».
3. O famoso «hype»: Diogo Costa já era uma estrela que só poderia jogar, a seguir, num tubarão, um dos cinco ou seis melhores do mundo. Não, o rapaz é um guarda-redes em formação, que mostra qualidade, mas dá fífias monumentais também. Todos dão? É verdade, mas as dele são em demasia.
4. Uma palavra para Rui Patrício: de repente, parece, para alguns, que nunca existiu, quando foi, com Éder e Pepe, a figura do Euro. Sentou-se no banco e não se lhe ouviu um queixume. Contribui para a harmonia do grupo e não foi um criador de ruído. Um exemplo!
5. Gonçalo Ramos teve um jogo excecional contra a Suíça que não o fez um craque, tal como o nulo de hoje não fez de si um perneta. É outro jovem com qualidades, um bom avançado para a nossa realidade, com as suas limitações igualmente.
6. A generalidade dos jogadores do City fizeram um Mundial abaixo da temporada que têm estado a ter até agora em Inglaterra, e não me refiro apenas aos portugueses. O grande central da seleção continua a ser Pepe. E aquele salto do jogador marroquino? Não vai merecer parangonas como o de outros, quando Pelé já fazia daquilo há sessenta anos?
7. Com Ronaldo, sem Ronaldo, seleção treinada pelo Santos joga muito pouco, mas, ainda assim, a tendência clara nos últimos tempos é para jogar mais e melhor sem ele.
8. Este foi o Mundial de Ronaldo: o das entrevistas fora de tempo, de mais desrespeito pelo selecionador, do conflito com quem sempre o defendeu, dos amuos, do egocentrismo tolo e vão, da interferência (no seio da seleção) de gente que trabalha para si e que nunca poderia estar ali, da evidência de que, neste momento, é mediano. Mais do que o Mundial da seleção foi o Mundial das polémicas criadas por si e do ruído produzido por si. Já agora, em que túmulo DESCANSAM todos aqueles que garantiam que os seus ÚLTIMOS ATOS e POLÉMICAS DOENTIOS o iriam motivar e FAZER EXPLODIR NA COMPETIÇÃO?
9. Fernando Santos ganhou quando a «sorte» toda do mundo o bafejou e jogou na maior retranca possível. Quando teve de atacar, criar, desmontar porta-aviões, foi um zero.
10. Num país decente, o dia de amanhã seria o do início de uma varridela de cima a baixo no seio da seleção. Este Mundial foi (mais) um fiasco. Noutros, com outras seleções, vimos grande futebol, tivemos emoção, sonhámos a sério e com boas razões para tal; neste, andámos a comentar o ego doentio de um indivíduo.
Tiago Abreu
100% de acordo
Christian "Chucho" Benítez
Plenamente de acordo. Em Portugal, parece que é crime criticar o Cristiano Ronaldo.
?⚪
troza
O ponto 9 aliás é sinal de incompetência. Eliminados em 2018, 2021 e 2022 da mesma maneira, nunca conseguimos furar um bloco baixo quando é o dia-a-dia dos jogadores dos clubes grandes em Portugal. Isto só é possível devido à incompetência do treinador.
Pyros
Bom, a bem dizer poucos do ataque da seleção jogam em Portugal…
troza
É verdade… mas jogaram cá e por mais que tenham saído, também devem apanhar equipas assim na formação.
A questão é que nem é tanto culpa dos jogadores mas do treinador. Gabo a coragem de em 2016 assumir que não era favorito e jogar como podia mas depois isso já não iria colar e não teve o engenho de encontrar os jogadores certos que permitissem outras formas de jogar.
É certo que os avançados que temos não são fortes como seria desejavel para estes jogos mas fizemos tão pouco nos 3 jogos que fomos eliminados…
MOzil10
Excelente comentário!
GabCel
há muito tempo que não concordava tanto com um comentário teu.
Valentes Transmontanos
Só daqui a alguns anos é que se vai valorizar a sério o Rui Patrício. Hoje em dia um GR que não tenha os pés do Ederson é logo desvalorizado. É o que é.
Quinhas
Que análise incrível !!!?⚽
Goncalo Silva
É preciso dar mérito a Marrocos, defenderam muito bem. Linhas compactas, boa saída de bola (Hakimi e Amrabat muito importantes nesse aspeto), e muito fortes em transição ofensiva. Desde o primeiro jogo que achei que seriam eles a surpresa do torneio, porque normalmente são estas equipas que defendem bem e atacam na certa que têm mais sucesso em Mundiais.
Para quebrar este tipo de equipas é preciso haver muita mobilidade na frente (boa organização ofensiva) e ter pelos menos dois jogadores fortes no 1×1. Para o primeiro requisito, nós somos dos piores da competição, embora tenhamos jogadores para jogar um futebol atrativo (e daí Félix ter sido dos melhores, é tão bom neste aspeto que mesmo numa anarquia tática se consegue destacar em organização ofensiva). Poderíamos ser dos melhores do Mundo nesse aspeto, não fosse FS o (des)treinador. O segundo requisito é também culpa de FS: não havendo Rafa deveria ter convocado Pedro Neto ou Gonçalo Guedes, já que apenas Leão tinha algum rasgo para cair acima do adversário.
FranLx81
Neto está lesionado!
Mas concordo com a ideia, apenas Leão para causar rupturas é muito muito pouco!
Não havendo Rafa e Neto, Guedes, Podence ou até Jota (Celtic) deviam ter sido chamados! Não são excepcionais? Verdade! Mas ninguém na seleçao, à exceção do Leão, tinha estas caracteristicas.
PedroFilinto
Malhar no Diogo Costa quando Ruben Dias nem salta ao lance, não sei se o Diogo disse alguma coisa mas….Bernardo silva miserável, Ruben miséria, cancelo não fez mais que r guerreiro, Félix a espaço, e Pepe faz mais um grande jogo. Marrocos foi o que se viu, tanto se crítica Fernando Santos e temos 3 equipas na meias que optaram pelo contra ataque com autocarros na defesa. Copa do mundo meio desinteressante, ontem quando liguei TV para segunda parte da Holanda acordei no dia a seguir …tédio absoluto
offtopicguy93
Quase que aposto que és portista! Se há culpa no golo é do gr, ponto final
Eng_do_Tenta
O Ricardo saiu muito bem da baliza, o Costinha é que nem salta ao lance. Que frango miserável!
EduardoSantos
https://images.squarespace-cdn.com/content/v1/560195f3e4b0fcc5265b7b78/1562252984254-OUNQBEGSNA56TVLIS4JH/Goal+Back.jpg
Em 2004 culpou-se o guarda-redes, nos tempos de hoje culpa-se o defesa. E é por esta e por outras que o Diogo Costa é o melhor do mundo e arredores.
Borsalino
Isto!
DNowitzki
E o Brasil? Hexa!
Sporting1906
3 equipas nas meias que optaram pelo contra ataque com autocarros na defesa? Qual entre França e Argentina é que fez isso? É que eu vi quase todos os jogos de ambas (só não vi a França contra a Tunísia e a Argentina contra a Arábia Saudita) e não me lembro de ver nada disso.
Eng_do_Tenta
Bela saída do Diogo Costa, sem culpa nenhuma! Infelizmente tivemos um Rúben Dias a fazer lembrar o Costinha na final do Euro 2004.
Por outro lado, pena não estar lá o Costinha que hoje em dia deve continuar a ser superior ao Neves.
Bryan Rodrigues.
Queria estar triste, mas pelos comentários que li aqui neste blog ontem, estou satisfeito com essa eliminação hahaha
JoaoRomero
Alguém me sabe dizer qual foi a época em que o Bernardo foi claramente superior ao CR e em Portugal houve uma bruta campanha só para o CRpara a bola de ouro? 2018?
Miguel2201
Ontem o mundo sorriu meu amigo, as dancinhas e a arrogância foram para casa, não houve ninguém triste. hoje perdeu o futebol, que tem que ver este lixo de seleção numa meia final a levar chocolate da França e a defender com 11. Nao é bem a mesma coisa
Kafka
Olha mais um Mundial de fiasco para o Deus Sol…. Em 5 Mundiais nunca conseguiu ir a uma final, e individualmente nunca conseguimos ser o melhor marcador, nem sequer conseguiu ser alguma vez um dos 3 melhores jogadores do mundial, nem sequer o melhor jovem conseguido ser
Na competição mais importante de todo o futebol, o Deus Sol falhou SEMPRE seja colectiva como individualmente
Lembro-me q no rescaldo de 2018 eu alertei para isso, caíram todos os em cima como de costume, mas a cada Mundial q passa ele confirma o enorme fiasco q ele é em Mundiais
El Bandido
Já se sabia que vinha aí este comentário… Tentas meter-te sempre numa situação de win-win com as tuas previsões, que pela forma como falas parecem sempre perfeitas… Se Portugal ganha é normal, tem uma equipa “top 3” mundial, não faz mais do que a sua obrigação, sendo que o Senhor Kafka é que tinha avisado, e que é um profeta etc…
Se Portugal cai, então concretiza-se o teu desejo e podes ir com tudo para cima do “Deus sol”, e fingir que aquelas previsões foram imaginadas por toda a gente.
Kafka
Então para ti este foi um grande Mundial do Deus Sol é isso?
Nome sem Caracteres Ilegais
Kafka
Os anos passam e o Kafka continua a falar dessa história de Ronaldo nunca ter sido Top 3 jogadores num Mundial como se isso tivesse grande importância. Afinal, se Portugal nem passou dos quartos em 4 DESSAS 5!!! competições, Ronaldo mal tinha hipóteses de ficar nesse Top 3, não? Uma hipótese em 5, no máximo. Porque no fim de contas, quão raramente uma equipa que fica pelos quartos tem um jogador nesse Top 3? É raro, não é? Os únicos casos que me lembro são James Rodriguez em 2014 e Zaki em 1986 ou 1990, não sei…
Os anos passam e esse argumento continua a ser muito oco.
Kafka
E não passa porquê? Porque ele falha sempre
Em 2014, 2018 e 2022 fomos eliminados por equipas inferiores, isto é um FACTO
gtdlopes
Mas ele joga sozinho? Ganha noção, muito fez ele muitos anos sozinho
Nome sem Caracteres Ilegais
Kafka
Futebol é um desporto de EQUIPA! Dizer que Ronaldo não passa dos quartos porque falha – como se os outros não falhassem – até é desrespeitoso para com os outros 10 em campo.
Já o seu segundo parágrafo pouco mais é que mudar de assunto. As hipóteses de Ronaldo estar no tal Top 3 são uma coisa, a qualidade dos adversários é outra. No máximo, estão tangencial mente relacionados.
Duarte Vader
Se há aqui gente que acha que o Ronaldo é o melhor de sempre, se esse mesmo ‘melhor de sempre’ nem sequer consegue guiar a equipa a pelo menos 1 final em 5 tentativas então algo não bate certo, não achas?
No Europeu a história é outra, mas o Ronaldo nunca disse presente em fases a eliminar no Mundial. Nunca. É demasiado mau para o seu estatuto.
El Bandido
E o “melhor treinador de sempre” não deveria ter ganho uma liga dos campeões em 7 temporadas com a equipa com a maior carteira do mundo?
Duarte Vader
Comparação sem grande sentido, até porque o Guardiola não só já chegou a 3 finais da dita competição, ganhando 2 delas, como consistentemente esteve entre as melhores equipas da prova ao longo de toda a carreira, normalmente praticando o melhor futebol entre elas. Acho que comparar os méritos de Guardiola na Champions com os méritos de Ronaldo no Mundial é, no mínimo, algo cómico.
Paulo Roberto Falcao
Ah e esqueces-te uma coisa.
5 Mundiais e nunca meteu um golo no mata mata. Para aquele que dizem que é o melhor goleador de sempre…
lipe
Nesses 5 Mundiais, na fase do “mata-mata”, Portugal fez 7 jogos e ao todo marcou 8 golos (sendo que 6 deles foram à Suíça ainda há uns dias).
Portugal é, para usar uma expressão muito querida aqui no blog, lixo autêntico em mundiais.
DNowitzki
Quando Eusébio lá chegou, não… mesmo roubado à descarada.
Valentes Transmontanos
Portugal só se safa em Mundiais disputados na Europa. Deve ser do clima ou do fuso horário.
Kafka
Exactamente e q nunca falha quando a pressão sobe e bla bla… Nada tem mais pressão q um Mundial e no Mundial ele falha SEMPRE
Joaquim O
Desses “5 mundiais” :
– Em 2022 fica no banco e em 2014 não passamos dos grupos, portanto já só sobram 3 mundiais.
– 2018 já tem 35 anos e ficamos pelos oitavos, é só 1 jogo.
– 2010: está no auge da sua carreira, ficamos pelos oitavos, é só 1 jogo.
– 2006: tem 21 anos e joga 3 jogos nos quais apenas Maniche marca 1 golo, de resto ninguém marcou nem Figo, nem Pauleta nem ninguém, também são pinos?
Ou seja 5 jogos onde não marcou, nada de especial.
E os europeus não contam? Porquê? E os jogos da fase de grupos também não? E os apuramentos?
Joaquim O
*2018 tem 33 anos
Miguel2201
Eu nem sou o maior fã do Ronaldo mas questionar a carreira dele porque não marcou em mundiais a eliminar, meu deus.. ele é o maior goleador da competição mais difícil do mundo. Pensem antes de falarem
lipe
O Ronaldo é uma seleção sozinho? Ou joga por um país historicamente fraco em Mundiais?
O Ronaldo teve 2 mundiais com equipas de topo: 2006 e 2022.
2006 perdemos nas meias-finais por um penálti no mínimo discutível. 2022 não temos treinador e o Ronaldo é um idoso.
Stravinsky
A questão é que quando Portugal ganha devemos sempre tudo ao Cristiano Ronaldo, que nos leva às costas como um exemplo de sacrifício sem igual, qual Sísifo.
Se Portugal perde, “O Ronaldo é uma seleção sozinho??”.
A questão é esta. Ele não perde sozinho, mas também nunca ganhou sozinho.
DNowitzki
Muito bem! Quando ganham, ganha ele; quando perdem, perdem todos… menos ele.
Joaquim O
mas quem é que ganhou “sozinho” no futebol moderno? O único exemplo que vejo a nível de selecções é o Zidane e talvez o Messi em 2014, mas a nível de clubes nenhum dos dois tem a carreira do Cristiano, portanto vem a dar ao mesmo.
Gato das Bolas
Ora, tudo certo! Concordo a 100%
Kafka
Sim, porque 2014, 2018 e 2022 fomos eliminados por selecções superiores não foi?
EUA, Uruguai e Marrocos, uiiii que colossos Mundiais
gtdlopes
Isto
Daniel Castanheira
Nem sei como dão atenção a este gente que são “felizes” assim
João
Mesmo
DNowitzki
Então e nos outros anos? Porque em 2006 não havia o sistema heliocêntrico no seio da seleção; quem era cabeça de cartaz eram outros moços: Decos, Figos, Maniches, etc.
NTORION
Nesse aspeto não podemos ser tão críticos, a própria equipa nunca fez grandes exibições… Quiçá pelos técnicos que teve.. Queirós, Paulo Bento e 2x F Santos…
É pena estes jogadores não terem um verdadeiro seleccionador
Romulo
Sou bastante crítico do Ronaldo, condeno imenso as suas atitudes já desde que fez a novela para sair do Real, as últimas então nem é preciso falar, condeno imenso o facto de jogar por decreto na seleção, condeno o endeusamento que há dele cá no burgo, já ando a dizer que devia estar no banco há algum tempo mas… mesmo sendo assim, acho o teu comentário simplesmente ridículo, absurdo e mesquinho. É pelo menos tão ridículo como os comentários em sentido contrário da Giorgina, das irmãs e mãe do Ronaldo, etc..
O Ronaldo também não substitui uma equipa, e na competição mais importante e difícil (que é a Liga dos Campeões, e não o mundial) já provou o que vale. Dizer que nunca fomos mais longe nos mundiais por causa do Ronaldo é simplesmente ridículo. Atribuir-lhe a culpa do que aconteceu ontem é mais que ridículo. Por essa lógica da batata, qualquer jogador que ontem pisou o relvado seria responsável por isso. Os grandes responsáveis são dois e nem tem discussão: Fernando Santos e Diogo Costa (por esta ordem).
Há muito para criticar no Ronaldo – e eu critico -, mas os teus comentários destilam ódio e mesquinhez. Falas do homem como se fosse um pedreiro qualquer. E isso é tão ridículo e absurdo como as Ronaldetes, Georginas, Katias, Elmas, Dolores, etc. Alias, até lhes dá jeito, porque faz com que não seja só do lado das Ronaldetes que se dizem baboseiras, e assim acabam por ter mais margem para dizer as baboseiras do costume – que o homem é perseguido, uma vítima, somos todos ingratos, etc..
Duarte Vader
Só mais uma coisa que não mencionei e devia tê-lo feito: parabéns a Marrocos. Feito inédito no continente inteiro, e há muito mérito na passagem. Não só devem ser a equipa mais solidária ainda em prova, a forma rápida e clínica como saem nas transições é muito boa. Não têm é finalizador.
Arrebentaboca
Ontem os portugueses festejaram bastante, hoje ficaram quietinhos só eu que festejei…. Estranho.
gtdlopes
Futebol, faz parte
DNowitzki
Eu não festejei ontem nem hoje. Já tu festejaste hoje e vais festejar quando a Argentina cair.
Foguetórios…
Jeco Baleiro
A primeira selecção africana nas meias finais do mundial. Absolutamente histórico.
Quanto a Portugal zero surpresa e zero tristeza. Têm o que merecem. Há que varrer toda a escumalha na cúpula federativa, sim antes de Santos, são Fernando Gomes (e o seu vice papagaio Proença), estas marionetas do crime organizado vigente no futebol português a ter de ser escorraçadas. Santos é apenas um lacaio que tem a sorte de não pagar impostos. Mas naturalmente tem de sair. Porque não tem capacidade.
No campo fim da linha para Ronaldo , Pepe, Rui Patrício (que admiro mas não faz sentido continuar como suplente).
Rúben Neves é o expoente máximo do status quo do futebol português dentro do campo: um protegido do sistema, um lambe-botas do lider do balneário, que joga por decreto e está mais preocupado com as aparências do que com o futebol. Com elementos destes em campo os adeptos do futebol continuarão divorciados desta “selecção”.
Agora siga que às 19h há um jogaço para estar colado.
Eng_do_Tenta
O Rúben Neves é tão fraco! E pronto, termos o Ricardo na baliza nunca ajudou..
EduardoSantos
O Rúben Neves é tudo menos o que lhe fazem parecer. Ainda ontem diziam aqui uns entendidos que fazia sentido jogar “porque é o melhor médio com bola” e “tem remate de longa distância” (deve ter feito um total de 0 remates este mundial). E assim continuamos nós com estas falácias. É impressionante o ódio que se gerou pelo William quando é melhor que este Super Neves em tudo. Já nem vou falar do Palhinha que é sem sobra de dúvidas o nosso melhor trinco.
Relativamente ao Ricardo… Estás a referir-te ao nosso grande guardião? Este mundial do Diogo Costa trouxe-me memórias desses tempos.
Eng_do_Tenta
Claro que sim, o saudoso Ricardo encontrou no Diogo Costa o digno sucessor… vai intervalando uns penáltis defendidos com uns frangos.
Pena que o Patrício que participou nos únicos títulos internacionais de Portugal e foi o melhor guarda redes do Euro 2016, 12.º no Ballon d’Or 2016, não tenha atitudes semelhantes ao Baía e que a opinião pública não seja a de que nos falta um guarda redes de nível europeu.
lipe
Fica mais que claro que nenhuma seleção africana tinha chegado a umas meias-finais de Mundial porque nunca tinham apanhado Portugal nos quartos.
Somos patéticos nesta competição; 66 e 2006 as únicas exceções.
General Westmoreland
O único abre-latas que temos fez muita falta hoje. Falo de Rafa.
Paulo Roberto Falcao
5 Mundiais, 22 jogos, 8 golos marcados.
Jogos de mata mata comete a proeza de ter marcado ZERO golos.
O melhor goleador de sempre…. Continuem a vender fumo…
Amigos e bola
E o Messi? Em mata mata, tem um golo ao colosso Austrália e um golo de penalti a Holanda. Coisa fantástica.
Quinhas
O MESSI é isso…obrigado a fazer MILAGRES com colegas banais ,até a Argentina passa a candidata???
Sporting1906
A Argentina é praticamente sempre candidata a ganhar qualquer competição em que entra. Já o era antes de Messi, continuou a sê-lo com Messi e talvez o deixe de ser numa ou duas competições logo a seguir ao Messi se retirar mas rapidamente o voltará a ser.
gtdlopes
Vender fumo? É factual. Melhor goleador de sempre até prova em contrário.
Focas-te apenas em Mundiais, mas esqueces-te das gerações de 2010 e 2014? 2014 é medonha. Muito fez o Cristiano, nos EUROs então nem é preciso falar.
É o que é, tudo tem um fim. Mas esquecer o facto que foi através do CR que Portugal se tornou no que é hoje em termos de futebol… enfim
AndreChaves9
Não é facto nenhum. É uma aldrabice gigante.
Paulo Roberto Falcao
Sim dizer isso é simplesmente mentir.
Fomos a Mundiais antes dele. Ainda se ele fosse o Eusébio, que jogou 6 jogos num Mundial e meteu 9 golos.
Recordo que sem ele fomos a meias finais de Europeus, e que com ele novito, sendo a grande figura Luís Figo fomos a uma final do Euro e a uma meia do Mundial.
Ah espera nessa altura não havia Instagram, e o futebol não tinha sido inventado.
Tudo somado, muito circo, muito post, muita treta, e não é, nem de perto nem de longe o melhor jogador da história da seleção portuguesa.
Eu sei que vocês gostam de MENTIR e de vir com os golos contra os azerbeijões, mas esta é a verdade.
A mim não me enganam vocês.
batalha34
Apesar de Ronaldo ter ultrapassado as boas vindas e não devia ter vindo a este mundial, acho que te devias limitar a agradecer que o Ronaldo e o Pepe tenham carregado uma geração de jogadores mediocres. Vai ver os convocados para o euro 2012 por exemplo para te rires um pouco, é cada um pior que o outro.
O melhor goleador de sempre é um stat factual, não tem a haver com vendas.
Isso não invalida que o Messi seja mais jogador de futebol que ele e isso nota-se agora que estão ambos velhos mas só ter isto a depois da carreira nacional que o Ronaldo fez é quase doença.
Paulo Roberto Falcao
Ganhámos o Euro sem ele. Foi um jogador basicamente intranscendente em decisões. Sei que as ronaldetes ficam doidas quando leem isso, mas já é altura disso ser dito com as letras todas.
Nome sem Caracteres Ilegais
Paulo Roberto Falcao
O que Ronaldo fez no Euro 2012 não conta, é?
Paulo Roberto Falcao
Fez um bom torneio em 10 anos, 2012.
Ah mas nesta altura ele era bom, era mesmo bom. Estava no auge. Mesmo assim falha a acabar o golo que teria evitado os penaltys contra a Espanha, ou já se esqueceram?
Nome sem Caracteres Ilegais
Paulo Roberto Falcao
Então não é um jogador intranscendente em decisões, “só” é isso em certas competições. E eu nem falei do Euro 2004,em que Ronaldo esteve bastante bem durante a competição…até foi escolhido para o 11 ideal dessa competição, salvo erro.
Não, não me esqueci do relativo falhanço de Ronaldo com a Espanha. Mas nem considero isso exatamente falhar um golo. Acertar mal na bola acontece a todos, até Messi fez isso com os Países Baixos. Para eu considerar que alguém falhou um golo, é preciso que o jogador em questão falhe quando está perto da linha da baliza e mesmo no meio. Não necessariamente como Bryan Ruiz, mas mais perto disso do que isso com a Espanha.
Joaquim O
“Jogador intranscendente em decisões”.
Que exagero. Então porque é que marcou tantos golos pela seleção? Sabes que ninguém marcou mais golos do que ele em qualquer seleção? Acompanhaste o que ele fez no Real Madrid durante 10 anos e o papel decisivo que teve na conquista das Champions Leagues? Teve épocas em que marcava 50 e até 60 golos por temporada. Só no ano passado aos 36 anos marcou 24 golos com United, dos quais 4 de pênalti.
CE
Valeu-nos pela primeira parte onde apresentámos um futebol de luxo, uma vez que Ronaldo ficou no banco, e como é sabido e foi aqui dito muitas vezes nestes dias, a selecção sem Ronaldo joga sempre que é uma maravilha…
Eng_do_Tenta
Sim, ficou comprovado que é tudo craque e que estava aí o problema, pena não serem todas as seleções abertas como a Suíça.
MOzil10
Ficarei a puxar por Marrocos, um plantel que não deve passar sequer dos 250M em valores de mercado mostra este nível de organização é de se tirar o chapéu. A qualidade futebolística em si já é menor e acredito que o Mbappé não perdoará, mas uma seleção com jogadores afastados dos grandes palcos fazer esta campanha é mesmo brilhante.
Honestamente ao intervalo já estava muito desmoralizado. Se a Espanha, que tem uma troca de bola muito mais objetiva e veloz que a nossa, não conseguiu furar a muralha nós também não o íamos fazer.
mateus77
Eliminação saborosa depois de ter presenciado vários portugueses a festejam de forma bem efusiva a eliminação precoce do Brasil .. o futebol é lindo, 24h depois , a tal seleção que não chegava aos quartos de final há 20 anos , conseguindo esse feito apenas por 2 vezes na sua história, nunca atingido por um selecionador português… é eliminada pelo Marrocos, provavelmente a poderosa geração portuguesa , o futebol tem nos dado algumas lições e sem dúvidas essa foi das mais engraçadas dos últimos tempos.
Quanto ao jogo em si, sem história, talvez o resultado dilatado frente a Suíça veio trazer alguma ilusão a alguns adeptos mas a seleção é isto, um jogo sem ideias quando se deparam com defesas mais coesas e bem montada , resultado justo e a choradeira no final … o hexa não veio como muitos mencionavam de forma bem descontraída, mas é melhor sonhar com o hexa que não ter nenhum título mas isso é o tal síndrome da pequenez .
Triste por Portugal pois a geração era boa , feliz por alguns portugueses que preferem festejar a eliminação de uma seleção pois sabem que dificilmente festejarão algo com a sua seleção .
DNowitzki
Reconhecendo a tua razão nalguns pontos, a tugalhada tem celebrado bem mais do que tu nos últimos 20 anos.
Quanto a “pequenices», tens 220 milhões de habitantes, por cá há 10 milhões e meio. Digamos que, ao longo da nossa História, meia dúzia de gatos pingados tem feito umas pinturas engraçadas. E não sei o que é preferível: síndrome da pequenez ou a altivez da soberba. Entre as duas, escolhe tu…
mateus77
consegues mencionar quais foram os feitos de Portugal nos últimos 20 anos? Epa, que não me falhe a memória , nos últimos 20 anos Portugal ganhou os seus únicos 2 títulos , sendo apenas 1 de grande importância ( a euro), o Brasil nos últimos 20 anos ganhou muito mais que 1 copa América … mas enfim , em relação a grandeza do país , temos que considerar o Uruguai ,tem apenas 3 milhões de habitantes e já fez muito mais que Portugal com 10 milhões… acredito que esse argumento não seja de todo o mais inteligente.
Amigos e bola
E queres comparar um Europeu com uma Copa América?
DNowitzki
Ainda por cima, tem havido Copa América quase todos os anos.
É o facto de o Brasil estar na América do Sul que faz com que não tenha falhado nenhum Mundial.
mateus77
Copa América acontece normalmente sempre de 4 em 4, com exceção de algumas edições especiais.
Em relação a isso, como se explica a Argentina também estando na América do Sul ter falhado alguns mundiais ? O Brasil nesse sentido é a única seleção que esteve presente em todos.
DNowitzki
Nos primórdios do futebol. Certo?
Quanto à validade dos argumentos, quando tens uma base de recrutamento que é cerca de 22 vezes superior à de X, diz-me quais são as probabilidades de o Y ter mais sucesso mais vezes?
Por outro lado, ainda no que toca a validade argumentativa, Portugal venceu o Uruguai há uma semana. Certo? Então?
mateus77
E foi eliminado pelo Uruguai em 2018, nas oitavas de final , quantidade não corresponde a qualidade, mas cada vez mais Portugal tem formado bons jogadores e ótimos treinadores, a expectativa é de existir um Portugal campeão mundial mais cedo ou mais tarde.
cards
Últimos 20 anos títulos de Portugal 1 euro, como a Grécia e 1 liga das nações (taça da liga)
Títulos do Brasil como o mundial foi em julho não vou considerar mas boa últimos 20 anos só venceu 3 copas américas e 3 copas das confederações. Não vou considerar os JO
offtopicguy93
Esse bla bla bla de brasileiro não me entra, nem nunca vai entrar! Sois uma nação fraca, pobre de cultura
mateus77
É realmente de uma grande falta de cultura , educação e senso comum alguém vir disparar xenofobia e preconceito num blog desportivo , é preciso ser muito infeliz para perder o tempo a escrever esse tipo de comentários. Sou tao português como tu, e mesmo se fosse 100% brasileiro, Epa é só triste saber que esse tipo de pensamentos corrosivos estão enraizados na nossa sociedade, é triste alguém achar se superior a outra pessoa ou a uma nação inteira apenas por nascer em determinado lugar, mas pronto, quando quiseres discutir futebol e formas de pensar , estamos aqui. Mais educação na próxima
DNowitzki
Uma coisa tens de reconhecer: o Brasil tem (quase) todas as condições para ser uma potência mundial e não o é. Só não gente que a leve ao lugar para o qual tem potencialidade(s).
No resto, tens toda a razão: não é por se nascer aqui ou ali que se é melhor, embora o meio social, a Educação, etc., sejam condicionantes decisivas na formação do indivíduo.
Joaquim O
Depois da posta que mandaste em primeiro num dia de derrota ninguém vai levar as tuas lições de “senso comum” a sério.
Miguel2201
Claro porque os brasileiros não se meteram a jeito de serem gozados nem nada. Ontem a arrogância perdeu e o mundo sorriu, não foram só os portugueses, ninguém gosta de vocês. Não é bem a mesma coisa mas pensar também não é o vosso forte.
Artur Trindade
Novo ciclo se avizinha, novas caras e provavelmente novo selecionador, mesmo que Santos tenha ganho élan junto dos adeptos, com esta questão de Ronaldo.
Bruno Fernandes, pese a desafinação nos passes arriscados que faz, é de LONGE o jogador de maior peso nesta equipa, estatuto ganho neste mundial, onde foi MVP português.
Sem ele, não havia jogador consistente neste futuro imediato, pese o talento latente de Félix e Leão, muito intermitentes do jogo, ainda assim Félix melhor.
Bernardo é incapaz, e provou neste torneio, de ter peso ofensivo nesta equipa, é um João Mário com lugar cativo pela gestão da posse, e ainda menor agressividade no ataque, incapaz de fazer um passe, um drible, uma progressão vertical.
Avisei que juntar Bernardo e Vitinha era mau, pela tamanha fofura de tal meio campo, acentuada pelo choque com a grande agilidade, agressividade e intensidade dos marroquinos, e Matheus Nunes ali mesmo á mão, jogando no mesmo registo que os marroquinos.
O jogo contra a Suiça foi atípico, com muito espaço, e criou-se a ilusão que agora sem Ronaldo e com Ramos, era de goleadas para cima, e teríamos em Ramos um putativo novo BO. É um valor válido, e provavelmente valorizou 20/30M naquele jogo, tem que ganhar consistência, mas Portugal joga tão bem ou tão mal, com e sem Ronaldo.
Terá sido WC tão decisivo, ou mais, que Gonçalo naquele jogo, ou foi a Suiça mesmo uma pera doce?
Dalot e Nuno Mendes devem ser os novos titulares nesta nova era, tal como António Silva e Palhinha, Vitinha e Matheus Nunes dependerão do novo selecionador.
Eng_do_Tenta
Concordo, o Bruno Fernandes é com distância o melhor jogador português, é o único que arrisca e que desequilibra no meio daqueles Moutinhos todos.
Relativamente ao Félix acho que só é superior ao Leão em tempo de jogo, contra estas equipas fechadas ainda se nota mais a diferença e a capacidade para o Leão abanar o jogo sozinho.
Por acaso vejo no Bernardo um Moutinho, que anda ali a tentar não se comprometer e a passar despercebido, sem trazer a magia que lhe gabam mas a comparação ao João Mário também me parece feliz.
Verdade, a Suíça deu tanto espaço que todos pareciam jogadores e que o problema era o Ronaldo, uma equipa mais fechada e voltam a aparecer as exibições habituais.
Amigos e bola
Já agora, o que se passa com o trio do City na seleção? Mundial paupérimo dos três..
Sporting1906
Se calhar quem defende que o sistema do City os faz parecer melhores jogadores do que são tem alguma razão. E eu nunca fui dos que defendi tal coisa mas depois de ver o Cancelo fazer um mundial péssimo, o Ruben Dias também estar um nível fraquinho e o Bernardo aparecer muito menos do que esperado começo a pensar duas vezes sobre essa teoria.
DNowitzki
E o D’Abrunho? E o miúdo da seleção inglesa?
Sporting1906
O De Bruyne e o Haaland são os melhores jogadores do City e os que não tenho dúvidas que seriam dos melhores do mundo em qualquer clube de topo. O miúdo da seleção inglesa suponho que seja o Foden que para mim é provavelmente o terceiro melhor jogador do City, também me parece que seria de topo em qualquer lado mas sem tantas certezas como os outros dois.
Amigos e bola
A questão é que se não fossem bons nao seriam titulares ou quase sempre titulares no City. O Guardiola não anda a escolher propriamente refugo.
Mas a verdade é que neste Europeu estiveram banalíssimos, para não dizer abaixo disso.
Sporting1906
Eles são bons jogadores, disso não há dúvidas. A questão é se são tão bons quanto parecem no City.
Eng_do_Tenta
Não são maus jogadores mas são sobrevalorizados e não entendo o estatuto que têm na seleção.. se o William ou o Inácio fizessem as exibições do Bernardo ou do Rúben Dias era uma chuva de críticas, assim estiveram só desinspirados.
thiago97
depois do jogo com a Nigeria , ja estavam a pedir que o Nuno Mendes saisse da equipa…
EduardoSantos
O estatuto existe porque esses craques têm sempre uma desculpa que justifique as suas exibições. Uns dizem que é o sistema táctico, outros que é treinador da selecção, outros dizem que é o treinador do clube, outros dizem que é o Ronaldo…. E nunca são eles os culpados.
Stravinsky
O que se passa é que um treinador de tipo faz os seus jogadores parecerem melhores do que são.
Poonya
Se fosse o Rui Patrício a sofrer este golo, meu deus…
Fez um mundial com tanto erro básico, mas ainda há quem diga que é o melhor do mundo. LOL
Eng_do_Tenta
Que frango! Vamos para casa graças a um erro ridículo mas a culpa deve ser dos colegas que não avisaram..
Pormenor Tatico
Fim de linha para F.Santos, nunca devia ter vindo, já vem com 2 anos de atraso, mas nem Fernando Gomes, seu fã nº1 pode segurar o amigo Fernando, são humilhações atrás de humilhações, qualidade de jogo sofrível, convocatórias ridículas e agora este caso com Ronaldo.
Não há condições, a seleção precisa duma renovação, não falo só de jogadores, de criar uma identidade de jogo e ela seja plausível em campo, não podemos defender sistematicamente quando estamos a vencer ou abusar do jogo direto autocarros, esta mentalidade tem de mudar, F.Santos pode ter ganho o Euro e a Liga das Nações, mas é o pior selecionador que já tivemos.
Temo que seja Rui Jorge pelo lóbi existente na Federação, portugueses só aceitava JJ ou Abel, gostava de ver aqui o Martínez, acho que o seu sistema de 3 podia resultar bem aqui, sem sermos uma equipa defensiva, mas aqui não há capacidade para pensar fora de caixa.
Querer ganhar a blocos baixos sem alas ou sem médios de progressão é esperar milagres que nunca acontecem, tanto médio chamado e jogam sempre Neves e William, que jeito dava um N.Santos, Rafa ou Guedes, verticalizar ou desequilibrar no 1 vs 1, isso não interessa para este selecionador, interessa é ter contrato até 24!!!
Parabéns ao Marrocos, não tem culpa de nossa incompetência, tudo indica que teremos uma final Argentina-França, com os argentinos a morrerem na praia again.
Eng_do_Tenta
Uma vergonha o Neves ser titular desta seleção!
Eng_do_Tenta
Parabéns a Marrocos! Muito bem organizados e sem Rafael Leão era esperar que o Bruno Fernandes conseguisse resolver como na fase de grupos, infelizmente não deu.
A outra alternativa era empatar e esperar que o Ricardo brilhasse nos penáltis mas ele preferiu brilhar antes, infelizmente para Portugal!
Assim sendo, Diogo Costa conseguiu roubar o título de pior em campo que parecia destinado ao Rúben Neves.
Paulo Roberto Falcao
O último spin da Gestifut. Agora não havia futebol em Portugal antes do Cristiano Ronaldo, Figo, Futre, Chalana e Eusébio não existiram.
É isto que torna esta gente que o defende odiosa, ignorante e inculta perigosa. Porque defendem uma mentira, e tentam repeti-la muito para que esta se torne verdade.
Gobells mostrou como se faz. Estes repetem.
Miguel Jack
Portugal sofre do mesmo mal do Brasil.
Acha que é a melhor seleção do mundo.
O guarda redes é o melhor do mundo a defender penaltys e vai valer uma fortuna.
Cancelo é o melhor lateral direito e esquerdo do mundo.
Ruben Dias é o melhor central do mundo
António Silva vai ser o melhor central do mundo
Ruben Neves deve estar mesmo quase a assinar pelo Barcelona ou Arsenal por 60M
O Bernardo Silva faz lembrar Maradona
O Rafael Leão é o futuro CR7 e é um escândalo não jogar sempre
Ronaldo é o melhor jogador de futebol de sempre
É este o problema da nossa seleção. São todos os melhores do mundo!! Os outros nao jogam à bola certamente
Ontem foi um jogo entre uma equipa contra um conjunto de jogadores, por isso perdemos e perdemos bem