Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Final alemã na Liga dos Campeões; Bayern volta a demonstrar uma enorme superioridade frente ao Barcelona (7-0 no conjunto dos 2 jogos) e marca duelo com o Dortmund; Lahm e Schweinsteiger estiveram a grande nível, catalães (com Messi no banco) nos últimos 5 anos nunca tinham sido inferiorizados desta maneira (mesmo em Camp Nou a dinâmica alemã humilhou por completo o “Tiki-Taka”)

Barcelona 0-3 Bayern Munique (Robben 49´, Pique 72´a.g. e Muller 76´)


Um clube necessita urgentemente da direcção técnica de Guardiola, e essa equipa não é o Bayern. O que pode o espanhol acrescentar no clube bávaro? Até Gotze (Lewandowski já é diferente pois é superior a Mandzukic)?

O Bayern Munique derrotou “sem espinhas” um Barcelona longe daquilo que nos habituou e vai marcar presença na final da Liga dos Campeões 2012-13. Final essa, totalmente alemã, pela 1ª vez na história. Para os mais esquecidos, convém relembrar que este Bayern Munique vai marcar presença na final da LC pela 3ª vez em 4 anos e procura terminar a temporada em grande (Campeonato, Taça e LC). O Barcelona saiu pela porta pequena, e pelo 2º ano consecutivo, merengues e catalães vão assistir à final pela TV, depois de eliminados nas meias finais.
 
Quanto à partida, os bávaros controlaram o jogo totalmente, defenderam muito bem, pressionaram melhor e saíram para o ataque com uma qualidade abismal (durante a 1ª parte faltou acertar o último passe). Os catalães ficaram presos na sua troca de bola habitual, sem grande evolução no terreno, pois quando chegavam mais perto da área alemã, os caminhos estavam todos tapados. Pelo contrário, o caminho para a baliza de Valdes estava completamente aberto. O Bayern conseguiu sair com grande facilidade e perigo para o ataque, e só não chegou ao golo mais cedo, devido à ineficácia dos seus jogadores. Robben e Lahm (após grande jogada), por duas vezes, estiveram perto de marcar, enquanto do outro lado, destaque para apenas dois remates perigosos de Xavi e Pedro. No segundo tempo, a eficácia dos bávaros foi outra. Primeiro, foi Robben a disparar para o fundo da baliza de Valdes, após grande assistência de Alaba. Depois foi Pique a desviar para a sua própria baliza um cruzamento de Ribery. Finalmente, Thomas Muller finalizou sobre a baliza, nova jogada de Ribery.

Destaques:

Alemanha – Primeira final da história entre equipas germânicas (na LC), três grandes banhos de bola em 4 jogos (11-3 em golos), isto numas meias finais frente aos “poderosos” de Madrid e Barcelona. Pode-se mesmo observar a superioridade teutónica nas principais vertentes do futebol (técnica, táctica, organização de jogo, velocidade, etc.), sinal que os alemães estão muitos passos à frente dos rivais na metodologia de treino.

Bayern Munique – Duas enormes partidas frente ao Barcelona, com um resultado mais do que justo na soma das duas mãos (7-0). Os bávaros, versão 2012-13, são uns autênticos papões do futebol europeu, somando 42 vitórias, 4 empates e 3 derrotas (Bayer, Arsenal e BATE), com 138 golos marcados e apenas 26 sofridos. Hoje ficou mais uma vez provado toda a qualidade do conjunto, que contou com grande inspiração de vários elementos (Lahm, Ribery e Schweinsteiger à cabeça). O lateral direito deu grande profundidade ao seu sector e quase marcou por duas vezes, o extremo francês fez duas assistências, para além de todo o apoio a Alaba, e o box-to-box alemão mostrou uma qualidade impressionante (apareceu em todo o lado, deu sempre apoio ao portador da bola, foi uma barreira defensiva, e foi magistral com a bola nos pés). Alaba (está um senhor jogador) e Robben também se apresentaram num nível elevado, apesar do holandês ainda mostrar algum egoísmo (egoísmo esse que o levou a marcar um golaço).

Barcelona – Mais uma partida paupérrima por parte dos catalães, que nem a ausência de Messi dá para mascarar. Não houve um só destaque positivo (Pique, no primeiro tempo, ainda salvou dois lances de golo, mas depois borrou a pintura na 2ª parte), todos os jogadores estiveram claramente em baixo, mesmo Iniesta pareceu algo vulgar. Xavi há muito que não acrescenta nada, Dani Alves, à excepção do jogo frente ao PSG, pouco fez esta temporada, Fàbregas desaprendeu a jogar, e David Villa também não parece o mesmo dos tempos de Valencia (perdeu o ímpeto).

77 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 1, 2013 at 8:36 pm

    O mundo do futebol está doido…nem sei que dizer…O Guardiola nunca se arrependeu tanto na vida como neste momento.

  • Octavio
    Posted Maio 1, 2013 at 8:36 pm

    Que nunca mais se veja pessoas a dizerem que Messi só é grande porque joga no Barcelona. Parece-me que o Barcelona só é grande porque tem Messi.

    Sei que é exagero, mas não anda longe da verdade.

    Aquilo previa aconteceu, final alemã.
    Meias-finais sem história.

    Campeonato espanhol precisa de urgente revisão. Messi e Cristiano Ronaldo não podem chegar a esta fase com um desgaste e lesões. São muitos jogos. Há muitas equipas na Liga espanhola.

    Bola de Ouro para Ribery (sem hesitar).

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 1, 2013 at 8:58 pm

      Bola de ouro para o Ribery?!?!…

    • joser
      Posted Maio 1, 2013 at 9:00 pm

      1ªmao- Bayern 4-0 Barcelona com messi
      2ªmao- Bayern 3-0 Barcelona sem messi
      a diferença nao é assim tao grande

    • Rui Sousa
      Posted Maio 1, 2013 at 9:02 pm

      A verdade nunca foi essa! Messi só é grande porque tem dois grandes jogadores que sempre o apoiaram nas transições ofensivas. É um trio perigoso! Xavi, Iniesta e Messi! Aliás ele não leva o Barcelona às costas nem nunca o vi a levar!

      Se espetar 7-0 num agregado de duas mãos ao Barcelona desta década, não é história, não sei então o que você considera história!

      Campeonato espanhol a precisar de urgente revisão? Só é um dos campeonatos mais prestigiados a nivel mundial, devido à competição que o campeonato apresenta!

      E dar a bola de ouro ao Ribery é o mesmo que dar a bola de ouro ao Messi! Não tem qualquer valor. Ribery não fez menos nem mais que Muller ou Robben durante a época!

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 9:58 pm

      Bola de ouro para Ribery? Não sei se será a maior justiça. Fez dois grande jogos nas meias-finais e tem feito uma grande época, mas não podemos esquecer Thomas Muller, que têm estado fantástico. Ora não sei quem será o melhor do mundo, mas caso o Bayern vença a LC (parece estar melhor que o Dortmund) a justiça tem que ser feita, ou seja, um jogador do Bayernn tem que ser considerado melhor do mundo.

    • Octavio
      Posted Maio 1, 2013 at 10:02 pm

      Joser,

      Acha mesmo que Messi esteve em campo em Munique?

      Rui Sousa,
      O campeonato espanhol tem uma grande competição? Vê-se. Quantos pontos de avanço têm os 3 primeiros para o 4º? E na época passada, a quantos pontos ficou o 3º do primeiro? Há quanto tempo é que se sabe o Barça vai ser campeão (desde da visita e derrota do At Madrid em Camp Nou, na 1ª volta)? E eu não disse que o campeonato não era prestigiado. Agora não me diga que tem muita competição. Tem equipas a mais.
      Se acha que Robben tem a mesma importância que Ribery… então creio que precisa de ver mais futebol, para o entender.

    • Rui Sousa
      Posted Maio 3, 2013 at 1:29 pm

      Não tem a mesma importância em funções! MAs no nucleo da equipa têm sim senhor! Você é que precisa de ver mais futebol para perceber que o Ribery é tão importante nesta equipa como Robben ou Muller! Ou está a dizer que o Ribery leva o Bayern às costas? Pois isso é uma visão completamente errada. A bola de ouro deve ir sempre para jogadores que apresentem níveis acima do normal em termos individuais e colectivos. Mas logo vemos quem ganha, pois todos nós sabemos que a FIFA é corrupta na decisão destes prémios!

  • Xiqinho @
    Posted Maio 1, 2013 at 8:37 pm

    O Guardiola vai estragar este grande Bayern !

    • Rui Sousa
      Posted Maio 1, 2013 at 9:02 pm

      Isso estaremos cá para ver, mas concordo que não vem acrescentar nada! Se calhar até só vem destabilizar!

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 9:59 pm

      só espero que não venha fazer tiki-taka para o Bayern, pois é um gosto ver este Bayern jogar. Tiki-taka do barça é eficas mas nada atractivo. O estilo de jogo do Bayern é um espectáculo de se ver.

  • Lucas TB
    Posted Maio 1, 2013 at 8:38 pm

    Curioso pra ver a final alemã por mais que o bayer tenha humilhado o barça vai ser um confronto bem equilibrado contra o borrussia. Quanto ao barça acho q o time deve se inspirar no bayer contrata 4 ou 5 jogadores pra deixar o elenco mais forte, sendo q 3 pelo menos pra serem titulares um zagueiro,um lateral direito defensivo,alto, e um CENTRO AVANTE ALTO, com mobilidade, sendo o mais dificil de encontrar talvez o cavani mas eh mt caro

  • Santos
    Posted Maio 1, 2013 at 8:39 pm

    Então Messi nem entrou? Foi para não ficar na ficha de jogo e não o criticarem… esperto o rapaz.

    Como previ, final alemã e espera-se um bom jogo.

  • C8s
    Posted Maio 1, 2013 at 8:43 pm

    fINALMENTE, agora sim podemos falar do fim da era do barcelona

  • jose58
    Posted Maio 1, 2013 at 8:45 pm

    Uma meia final sem brio nenhum por parte do Barcelona onde foi duplamente massacrado e justamente pelo Bayern-München,Adriano um caceteiro de primeira merecia vermelho directo assim como o Pique,uma final justa entre as duas melhores equipas da Liga dos Campeoes.
    Wembley vai estar cheio so com adeptos Alemaes.

  • Euclides!
    Posted Maio 1, 2013 at 8:48 pm

    Coitados dos Lakers…

    Ainda assim pelo menos ainda tiveram mais posse de bola…

    quer me parecer que aqueles adeptos ridículos que temporariamente apoiam equipas com hegemonia no panorama futebol, vão deixar a breve prazo de serem catalães de circunstancia…

    Nunca fui apreciador do futebol desta equipa, sempre o achei chato de ver, nada é eterno, as equipas aprenderam anular o bluff do Barcelona e agora qualquer equipa de nível medio/alto tem grandes hipoteses de lhes ganhar…

    Quanto ao Bayern, é uma temporada do outro mundo de uma equipa que já esta a ser construída alguns anos, consegue juntar o fisico, tactico e o talento na maioria dos seus jogadores, o Barcelona de Guardiola marcou uma era, o Bayern acabou com a mesma, tal como há 20 anos, o Milan destruiu o dream team de Cruyff, poderão existir grandes surpresas no próximo verão na liga espanhola, creio que Real e Barcelona vão necessitar de fazer alterações grandes nos planteis, e dificilmente os mesmos treinadores vão ficar…

    • Rui Sousa
      Posted Maio 1, 2013 at 9:04 pm

      Até acredito que agora são fervorosos adeptos do Bayern! Pelo menos, o futebol do Bayern é mais bonito! haha

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 9:21 pm

      o bluff do Barcelona é ganhar 14 títulos em 19 possíveis com o Guardiola e com 7/8 jogadores da cantera? é que eu não lhe chamaria bluff, mas sim qualidade e identidade.

      Dragão86

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 10:03 pm

      Dragão86, o Barcelona não perde mérito nenhum com o facto de ter alcançado esses títulos. No entanto, acho que o Euclides e o Rui Sousa têm razão quando dizem que o Bayern conseguiu a pólvora para desmantelar o jogo do Barcelona. E para qualquer apreciador de futebol, é óbvio que o futebol que o Bayern está a demonstrar é muito mais atractivo que o tiki-taka dos catalães.

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 11:07 pm

      o Real já tinha também descoberto a pólvora, assim como o Inter já o havia feito também. eu sou um grande apreciador de futebol e nunca desfrutei tanto de uma equipa como com o Barça… não este, mas o de Pepe de 2008, 2009 e 2010. o bluff ou futebol chato como os entendidos o chamavam, era o futebol que goleava, jogo sim, jogo sim, e que que criava 10,12,15 oportunidades de golo por jogo. se isso é futebol chato, eu nem quero imaginar o que se chama ao futebol de equipas que com orçamentos elevadissimos jogam apenas em velocidade e no erro do adversário. o Barça mostrou a sua superioridade em todos os campos da europa ao longo dos últimos 5 anos e isso fez comichão a muita gente.

      Dragão 86

    • Kingston_21
      Posted Maio 2, 2013 at 4:51 pm

      Dragão 86, por muito que Real e Inter já tenham ganho ao Barça, penso que existe uma diferença entre "descobrir a pólvora" e ganhar. Porque se tivesse o mesmo significado, então o Real Sociedad também já tinha descoberto a pólvora. Ganhar, já ganharam, mas nenhuma equipa fez o que o Bayern fez (em dois jogos) que é o simples facto de anular o Barcelona ao ponto de estes nem uma oportunidade terem, ao ponto de como se diz na gíria "ficaram encostados às cordas". Não estou a tirar mérito ao Barcelona por tudo o que conquistou, mas também há que dar mérito ao Bayern que apesar de não ter o dito "futebol chato" (que não acho que seja, apenas acho que não tem tanto brilho como o jogo de outras equipas) pelos vistos também goleia…
      Diga-se de passagem que nem sou adepto de um clube nem do outro.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Maio 1, 2013 at 8:51 pm

    Grande lição dada pelo Bayern, a mostrar que é em tudo superior a qualquer outro adversário nesta temporada.

    Grande (e inédita) final que vamos ter este ano!

  • Anónimo
    Posted Maio 1, 2013 at 8:56 pm

    Aliado à superioridade em campo, é importante ressalvar que em termos psicológicos, uma vez mais, pelo segundo ano consecutivo, barcelona e real são eliminados nesta fase.
    Por ventura isso aconteceria sempre, visto o poder do bayern e a qualidade do dortmund.
    Mas, será que não se elevou demasiado barça e real em anos anteriores e que isso não levou a um deslumbramento e a um certo facilitismo por parte de ambos os clubes?
    Nâo quero com isto retirar mérito às equipas alemães, mas é de facto estranho, as equipas todo poderosas, serem derrotadas novamente.
    Nâo será isto também culpa de todos nós? Da centralização nestes dois clubes? Da obcessão pelo duelo messi – ronaldo?
    Se repararmos, apesar de reconhecermos qualidade ao bayern, todos quase cegamente apostavam, no inicio da época, que uma destas equipas, se não as duas, estariam em wembley, dia 25 de maio.
    Será que estas equipas não têm estofo psicológico para o mata-mata? ou é puramente uma questão tecnico-táctica?
    Fica esta ideia diferente, reiterando novamente, que esta análise, não visa denegrir o evidente mérito das formações alemãs.
    Saudações
    Crow

    • diogoribeiro
      Posted Maio 1, 2013 at 9:36 pm

      Creio que tem razão… a concentração no duelo Messi – Ronaldo fez muita gente pensar que o Real e o Barça eram as duas melhores equipas do Mundo, mas não são, neste momento, há várias grandes equipas superiores ou em igualdade com os espanhois (Dortmund, Bayern, City, United e porque não a Juventus que se calha ao Real ou Barça não sei quem passava), o Bayern e o Borussia não facilitaram nos jogos da liga, sempre a 100% enquanto houve jogos do Real e Barça que os vi a jogar a passo (50%), depois chegam os grandes jogos…

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 10:11 pm

      penso que tem razão. A equipa do Bayern, assim como outras na Europa não são inferiores à do Barcelona e à do Real Madrid. Penso que essa atenção nas equipas é que as fez ser consideradas super equipas. No entanto, continua a ser um grande feito para o Bayern e para o Dortmund.

    • Bruno
      Posted Maio 1, 2013 at 11:45 pm

      OMG. City e United? Por favor, os ingleses têm equipas muito abaixo desde nível de top mundial, mesmo tendo grandes planteis.

      Quero relembrar que o City em dois anos consecutivos fez o ridiculo de não passar a fase de grupos….

  • FCP
    Posted Maio 1, 2013 at 9:00 pm

    resultado justo!

  • Anónimo
    Posted Maio 1, 2013 at 9:02 pm

    O Bayern provou que merece esta final, um Barcelona muito fraco, sem criatividade, lento de processos e sem personalidade nem agressividade…

    Rui Costa

  • Bruno Lameiras
    Posted Maio 1, 2013 at 9:02 pm

    A Catalunha está em estado de choque.

    Prevejo que o Guardiola abdique do pré-contrato que assinou com o Bayern, deixem lá ficar o Jupp a praticar este futebol maravilhoso, e ele que regresse mas é ao Barcelona, já que o Mourinho ao que tudo indica também estará de regresso ao Chelsea.

    O Bayern tornou este Barcelona uma equipa banal…

    Nunca nos melhores sonhos de alguém, com certeza sonharam com este resultado.

  • Leon
    Posted Maio 1, 2013 at 9:05 pm

    Bem o Arsenal foi a unica equipa que teve a formula para parar este Bayern, ficou 3-3 mas o Bayern passou. A final vai ser muito interessante, principalmente se o Dortmund ganhar, basicamente o Gotze ganha tudo o que havia para ganhar pelo Dortmund, e vai para o Bayern fazer nenhum, aliás vai fazer o mesmo que o Nasri no City, estes miudos não sabem escolher carreira….

  • Redboy
    Posted Maio 1, 2013 at 9:22 pm

    Performance decepcionante do barcelona nesta eliminatória, nem um golo marcaram, foram completamente abafados nos dois jogos pelo bayern.
    Parece que as equipas alemãs para além de terem grande qualidade técnica e tàtica apresentaram uma pujança física assinalável para esta altura da época e que foi a grande vantagem sobre os adversários

  • FT
    Posted Maio 1, 2013 at 9:35 pm

    Agora é ganho de bola do Bayern na final…. Será muito facil e pouco reenhida este ano.
    Prevejo um 3-0 a favou dos bávaros
    SL

    • Fábio
      Posted Maio 1, 2013 at 10:42 pm

      FT Bayern ja jogou 2 vezes com o Dortmund e foram as duas vezes em Munique, a primeira foi para o campeonato e ficou 1-1 e a segunda foi para a taça e o Bayern ganhou 1-0, como ve nao houve facilitismos nenhuns. O Bayern ganhou o campeonato com grande diferença porque tem um plantel muito superior, mas em relaçao ao 11 nao é muito melhor(falta banco ao dortmund)

    • FT
      Posted Maio 2, 2013 at 2:04 am

      São competições diferentes… Quer dizer que por empatar e ganhar por vantagens minimas nao podem golear? Essa é nova. O momento do Bayern é estrondoso, o Dortumund contra este "fraco barça" nao passaria a final quase de certeza
      Irá me dar razao

  • Bruso
    Posted Maio 1, 2013 at 9:39 pm

    Sem dúvida que a grande diferença nesta eliminatória foi a componente física do jogo do Bayern. Os jogadores do Barcelona estão completamente de rastos fisicamente, e os jogadores do Bayern são todos muito fortes fisicamente. Robben e Ribery fizeram dois jogos de altíssima intensidade, o que é raro principalmente em Robben. Isto demonstra o poderio físico desta equipa. Claro que o Bayern também tem grande qualidade tática e técnica mas aí não acredito que sejam superiores ao Barcelona. Como o VM já havia dito no início da época este Bayern é o 3ºplantel mais forte do Mundo.

    Messi foi o grande ausente desta eleminatória. Na 1ªmão esteve lá mas não ajudou a equipa. Na 2ªmão o futebol do Barcelona ainda foi mais fraco do que na 1ª pois o Messi a 60% é superior a este Fabregas. Barcelona precisa de se reforçar muito se quer recuperar a hegemonia europeia. não basta ter 11 jogadores de top e depois ter jogadores da formação que raramente são aposta. Como já tem sido muito falado, precisam de pelo menos 1 central (2 seria o ideal), um avançado que faça sombra ao Messi, um Guarda redes (Valdés vai sair) e um extremo que dê mais há equipa que Alexis e Villa. Para o meio campo acho que não precisam de reforços (Busquets, Song, Xavi, Iniesta, Fabregas e Thiago são suficientes). Neymar seria uma contratação de ouro para esta equipa. Pelo impacto mediático que teria e pelo que podia dar há equipa.

  • S. B.
    Posted Maio 1, 2013 at 9:46 pm

    É curioso observar que para a generalidade das pessoas se passa de bestial a besta quase instantaneamente. Sem duvida que este bayern esta fortíssimo mas não creio que algum dia vá ver um clube jogar como o barca tem jogado nos últimos anos. Aliando isto a aposta na formação, a um estilo de jogo inimitável, a toda a estrutura do clube e até a postura de jogadores e adeptos, enfim, tudo coisas que não se explicam mas sentem-se. Só me resta acreditar que não foi mais que um acidente de percursso.

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 10:16 pm

      Eu acho que ninguém está a tirar o mérito ao Barcelona pelas épocas que tem feito e pela maneira como gere o clube. O que se está a fazer aqui é a evidenciar o enorme mérito do Bayern que, a continuar assim, destrói por completo a hegemonia das duas equipas espanholas.

  • Ganha com apostas no Futebol
    Posted Maio 1, 2013 at 9:46 pm

    Bayern não deu hipoteses. Muito forte fisicamente taticamente. Depois quem tem Robben, Ribery e Muller pode vencer qualquer equipa.

    Robben nem era titular nesta equipa (Kroos era 10 e Muller o extremo direito), mas aparece em grande forma numa fase crucial da época. O jogador de cristal aguentou dois jogos com uma intensidade enorme. Isto só mostra o poder deste plantel.

    Mais uma vez a boola de Ouro não vai para um dos vencedores da Champions, restando o prémio de melhor treinador, Kloop e Jupp, um deles tem de ganhar obrigatoriamente.

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 10:18 pm

      Quanto ao treinador, acho que Klopp merece, uma vez que criou um agrande equipa sem ser necessário grande gastos económicos (comparando aos clubes que gastam milhões em jogadores).

      O jogador, depende de quem ganhar a LC, pois acho que o vencedor tem de ser um jogador que tenha sido campeão. Muller é um bom candidato.

    • Filipe
      Posted Maio 1, 2013 at 10:26 pm

      No ano passado Klopp tb merecia bem mais do que Guardiola o 3º lugar e foi o que se viu. Infelizmente, não sei se tal se verificará. Mas espero que haja justiça

    • Kingston_21
      Posted Maio 1, 2013 at 10:41 pm

      Sim, Filipe. É verdade, mas penso que este ano o Klopp tem mais hipótese, uma vez que o Dortmund chegou mais longe que o Barcelona, com uma equipa supostamente mais fraca. Além do mais, este ano já não é o Guardiola o treinador do Barça (sendo ele uma espécie de jóia para Platini) e este ano não há mundial nem europeu de seleções para estar um selecionador no top 3. Independente da vitória ou não, é como disse, a justiça será feita se o prémio for atribuído ao Klopp.

    • Ganha como eu!!
      Posted Maio 2, 2013 at 8:40 am

      Acreditas que o melhor jogador do mundo será de uma das equipas finalistas??

      Digo-te já o top-3 será Messi, Ronaldo e talvez em 3º um jogador destas equipas…e mesmo assim não sei não.

    • Kingston_21
      Posted Maio 2, 2013 at 4:54 pm

      não se trata da questão de acreditar, trata-se na questão de querer acreditar. É diferente. Espero que justiça seja feita e que o melhor do mundo seja um jogador que vá à final. Se o Bayern ganhar a LC, então tem mesmo que ser um jogador do Bayern, visto que há uns anos dizia-se que o jogador "x" ganhou por ganhou mais títulos colectivos, e assim tinhamos o Bayern campeão europeu e da Alemanha.

    • Bruso
      Posted Maio 2, 2013 at 5:37 pm

      Pois mas não acredito que funcione assim…

  • MM
    Posted Maio 1, 2013 at 9:51 pm

    este bayern já é e vai continuar a ser,nos próximos anos,o grande "papão" do futebol mundial,um pouco à semelhança do que aconteceu com o barcelona nos últimos anos.esta equipa alemã tem uma qualidade incrível,com vários jogadores de topo mundial,alguns os melhores nas respectivas posições,na minha opinião.o único ponto menos forte(que é diferente de fraco) são a dupla de centrais.para mim,dante,boateng,badstuber e van buyten são 4 bons centrais(o belga já em final de carreira),mas nenhum deles é um grande central,ao contrário das restantes posições,onde tanta qualidade junta até parece injusto.a contratação de hummels ou pepe,que tem perdido espaço no real,seriam a cereja no topo do bolo para que esta equipa pudesse ficar ainda mais forte(algo que parece difícil).
    vão ter necessariamente de sair jogadores,já estão asseguradas 3 contratações(kirschoff,rode e gotze),sendo que lewandowski poderá ser o próximo.parece-me que o percurso de robben no bayern estará a chegar ao fim,é um jogador demasiado individualista para o tipo de jogo de guardiola,pelo menos um dos centrais também deverá sair(aposto em badstuber,que tem jogado pouco e talvez também van buyten) e se entrar lewandowski terá de sair mandzukic ou mesmo gomez,porque não podem jogar todos.
    este bayern ja é,nesta altura,a melhor equipa do mundo,como tem provado na liga dos campeões ao banalizar equipas como juventus ou barcelona e se tudo correr normalmente irão ganhar tudo esta época,logo não deverá haver nada que o guardiola possa fazer para melhorar esta época.a equipa joga um futebol exelente,tem um plantel assombroso e um exelente treinador.
    a escolha do guardiola e do bayern foi muito precipitada,na minha opinião,foi tomada muito cedo e não me parece benéfica para nenhuma das partes,acho que guardiola precisava de um desafio muito maior e que o bayern não precisava de pagar um balúrdio por um treinador,já que o actual está a mostrar um enorme trabalho e competência…
    ainda assim guardiola poderá ficar ligado,numa ainda curta carreira de treinador,a duas das melhores equipas da história do futebol…

    • David Gomes
      Posted Maio 1, 2013 at 11:26 pm

      o jupp heynckes vai sair do clube porque se vai retirar (se não estou em erro) portanto claro que precisam de 1 treinador. e 2º guardiola precisa de um desafio muito maior??? essa é a afirmação mais sem nexo que ouvi nos últimos tempos. se ele é um dos melhores treinadores só faz sentido treinar um dos melhores clubes e aquele que lhe der melhores condições. por essa lógica seria justo dizer que o ronaldo não devia ter assinado pelo real madrid mas sim pelo saragoça…

    • Sideshow Bob
      Posted Maio 2, 2013 at 12:40 am

      Badstuber lesionou se gravemente por isso é que não tem jogado, mas fez meia época como titularissimo da defesa e da selecção.

      Um abraço

  • Sérgio Franco
    Posted Maio 1, 2013 at 9:58 pm

    Na minha opinião estas meias-finais da Champions demonstram bem a importância de ter um plantel com 22 jogadores, 1 por cada posição pois, o desgaste fisico foi notório e, embora tenha sentido ter um plantel com 15 estrelas e 4 jogadores medianos, eu considero que um plantel com 7 estrelas e 15 medianos é preferivel.

    Mas, não vou entrar por este aspecto. Só sei que o Bayern é um monstro!!!

  • Sérgio Franco
    Posted Maio 1, 2013 at 10:00 pm

    Já agora, falar de um aspecto interessante e cómico… Caso o Bayern vença a Champions, Heyncks torna-se no segundo treinador consecutivo a ganhar a Champions e a estar sem clube na época seguinte. Caricato!

    • Bruno
      Posted Maio 1, 2013 at 11:40 pm

      sim, mas nem compares as duas. Heyncks (caso ganhe) ganha com enorme categoria, enquanto que di Mateo nem sabe como tal foi a gigantesca dose de sorte em todas as eliminatórias. Os alemães a jogar assim ganham umas 30-40 em cada 100, enquanto que o Chelsea a jogar daquela maneira ganha 1 em cada 100, e estou a ser simpático.

      Outra coisa, o Heyncks já foi despedido do Madrid depois de ganhar a Champions (este ano não é bem assim, porque a decisão foi tomada em Janeiro, altura em que não tinha ganho nada).

      E já agora: parem de se questionar o porquê de Guardiola? É uma grande jogada de marketing. O Bayern quer estar no topo do mundo em termos de prestígio/reputação, e jogando na liga alemã (que é subvalorizada mundialmente) isso é difícil. Guardiola atrai muitas atenções para o Bayern dos próximos anos.

  • Anónimo
    Posted Maio 1, 2013 at 10:00 pm

    Gostei quando ao Piqué foi mostrado amarelo e apareceu na TV com o logotipo da Liga dos Campeões "Misses next match".
    Como se fosse à final… :p

    Ricardo

    • tiago
      Posted Maio 2, 2013 at 1:56 pm

      nao interessa se ia á final ou não, está castigado para a proxima partida europeia que podia ser a final ou simplesmente um jogo da fase de grupos. para o ano o 1ºjogo o pique não o joga.

  • ANNO 1906
    Posted Maio 1, 2013 at 10:10 pm

    Sinceramente acho que devemos ter em conta um factor que representa uma vantagem competitiva enorme dos alemães, existe pausa de Inverno no campeonato alemão! essa é uma das razões fundamentais para a qualidade demonstrada pelo Bayern nos ultimos 4 anos e este ano Borussia tambem. Não nos podemos esquecer que apesar de serem duas grandes equipas, principalmente o Bayern que é detentor de uma boa parte do melhor talento futebolistico no mundo, fazer essa paragem de inverno significa tambem fazer uma especie de pré epoca a meio do campeonato o que permitiu ter a capacidade fisica que presenciamos nestas meias finais, podemos extrapolar sobre outros factores mas esse parece-me de longe o mais importante. Depois naturalmente que são equipas muito bem orientadas e disciplinadas fazendo desequilibrar a balança a seu favor. Isto só vem demonstrar o quanto estas competições são injustas e imorais, no fundo o espelho de uma UEFA corrupta e clientelista pois se por um lado não podemos desvirtuar a merecida vitoria de ambos os conjuntos germânicos, por outro lado a Champion´s League é apenas uma competição ferida de imoralidade e desenhada para os mais poderosos, ou seja, a genese desta competição está assente num principio de premio monetario para os que já tem muito, em vez de ser aquilo que uma vez foi premiar a melhor equipa campeã da Europa. A liga dos Campeões deveria ser apenas para os campeões dos seus respectivos campeonatos e mais uma vez esta final pode novamente oferecer o titulo de campeão da Europa a uma equipa que não terá sido campeã na temporada anterior. isso para mim retira valor á competição independentemente dos grandes jogos que possamos ver entre colossos europes, eu espero que cada vez mais pessoas pensem como eu e quem sabe um dia se crie uma linha de pensamento que dê origem a uma competição mais justa e talvez vejamos outros paises terem campeões europes que não seja, espanhol, inglês, italiano ou alemão. tenho dito

    • carlos
      Posted Maio 1, 2013 at 10:18 pm

      Não sabia que o campeonato alemão tinha uma pausa no Inverno. Mas se tem está explicado o facto de chegarem a esta altura da época sempre em grande forma. E, na minha opinião, isso não é justo.

    • Fábio
      Posted Maio 1, 2013 at 10:39 pm

      Nao sei de que pausa está a falar, estive a ver o calendario alemao e nao há pausa nenhuma

    • Fabini
      Posted Maio 1, 2013 at 11:13 pm

      Caro ANNO 1906,

      A pausa de inverno no campeonato alemão terminou à coisa de 5 anos. Curiosamente, foi desde o final desta pausa que o Bayern vai para a 3ªfinal em 4 anos.
      E, contrariando o seu argumento, foram os clubes que promoveram o fim da pausa de inverno, porque os jogadores perdiam o ritmo competitivo para as competições europeias. Tal como no campeonato russo em que já foi implementado o calendário europeu (campeonato de Setembro a Maio) para que não haja quebra de ritmo.

      Quanto á segunda parte do seu comentário, concordo plenamente. A liga dos campeões deveria ser só para os campeões nacionais. Nem deveria ser possível a passagem do 3º classificado dos grupos da LC para a LE.

    • scp_fan
      Posted Maio 1, 2013 at 11:27 pm

      De 16/12 a 20/01:
      Alemanha:
      19/01/2013-J18 Bayern München 2-0 Greuther Furth 1. Bundesliga 12/13
      18/12/2012-DFB-PokalDP-1/8 FC Augsburg 0-2 Bayern München DFB Pokal

      19/01/2013-J18 Werder Bremen 0-5 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 12/13
      19/12/2012-DFB-PokalDP-1/8 Borussia Dortmund 5-1 Hannover 96 DFB Pokal

      Espanha:
      20/01/2013-EspanhaD1 J20 Valencia 0-5 Real Madrid Liga BBVA
      15/01/2013-EspanhaCR QF Real Madrid 2-0 Valencia Copa Rey
      12/01/2013-EspanhaD1 J19 Osasuna 0-0 Real Madrid Liga BBVA
      09/01/2013-EspanhaCR 1/8 Real Madrid 4-0 Celta de Vigo Copa Rey
      06/01/2013-EspanhaD1 J18 Real Madrid 4-3 Real Sociedad Liga BBVA
      22/12/2012-EspanhaD1 J17 Málaga 3-2 Real Madrid Liga BBVA
      16/12/2012-EspanhaD1 J16 Real Madrid 2-2 Espanyol Liga BBVA

      19/01/2013 EspanhaD1 J20 Real Sociedad 3-2 Barcelona Liga
      16/01/2013 EspanhaCR QF Barcelona 2-2 Málaga Copa Rey
      13/01/2013 EspanhaD1 J19 Málaga 1-3 Barcelona Liga BBVA
      10/01/2013 EspanhaCR 1/8 Barcelona 5-0 Córdoba Copa Rey
      06/01/2013 EspanhaD1 J18 Barcelona 4-0 Espanyol Liga
      22/12/2012 EspanhaD1 J17 Valladolid 1-3 Barcelona Liga
      16/12/2012 EspanhaD1 J16 Barcelona 4-1 At. Madrid Liga

      Inglaterra:
      20/01/2013 InglaterraPL J23 Tottenham 1-1 Man. United P.
      16/01/2013 InglaterraFA 3R Man. United 1-0 West Ham FA
      13/01/2013 InglaterraPL J22 Man. United 2-1 Liverpool P.
      05/01/2013 InglaterraFA 3R West Ham 2-2 Man. United FA
      01/01/2013 InglaterraPL J21 Wigan Athletic 0-4 Man. United P.
      29/12/2012 InglaterraPL J20 Man. United 2-0 West Bromwich P.
      26/12/2012 InglaterraPL J19 Man. United 4-3 Newcastle P.
      23/12/2012 InglaterraPL J18 Swansea City 1-1 Man. United P.

      20/01/2013 InglaterraPL J23 Chelsea 2-1 Arsenal P. League
      16/01/2013 InglaterraPL J17 Chelsea 2-2 Southampton P. League
      12/01/2013 InglaterraPL J22 Stoke City 0-4 Chelsea P. League
      09/01/2013 League CupFLC MF Chelsea 0-2 Swansea City Capital One
      05/01/2013 InglaterraFA 3R Southampton 1-5 Chelsea FA Cup
      02/01/2013 InglaterraPL J21 Chelsea 0-1 QPR P. League
      30/12/2012 InglaterraPL J20 Everton 1-2 Chelsea P. League
      26/12/2012 InglaterraPL J19 Norwich City 0-1 Chelsea P. League
      23/12/2012 InglaterraPL J18 Chelsea 8-0 Aston Villa P. League
      19/12/2012 League CupFLC QF Leeds United 1-5 Chelsea Capital One
      no comments

  • scp_fan
    Posted Maio 1, 2013 at 11:18 pm

    De 16/12 a 20/01:
    Alemanha:
    19/01/2013-J18 Bayern München 2-0 Greuther Furth 1. Bundesliga 12/13
    18/12/2012-DFB-PokalDP-1/8 FC Augsburg 0-2 Bayern München DFB Pokal

    19/01/2013-J18 Werder Bremen 0-5 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 12/13
    19/12/2012-DFB-PokalDP-1/8 Borussia Dortmund 5-1 Hannover 96 DFB Pokal

    Espanha:
    20/01/2013-EspanhaD1 J20 Valencia 0-5 Real Madrid Liga BBVA
    15/01/2013-EspanhaCR QF Real Madrid 2-0 Valencia Copa Rey
    12/01/2013-EspanhaD1 J19 Osasuna 0-0 Real Madrid Liga BBVA
    09/01/2013-EspanhaCR 1/8 Real Madrid 4-0 Celta de Vigo Copa Rey
    06/01/2013-EspanhaD1 J18 Real Madrid 4-3 Real Sociedad Liga BBVA
    22/12/2012-EspanhaD1 J17 Málaga 3-2 Real Madrid Liga BBVA
    16/12/2012-EspanhaD1 J16 Real Madrid 2-2 Espanyol Liga BBVA

    19/01/2013 EspanhaD1 J20 Real Sociedad 3-2 Barcelona Liga
    16/01/2013 EspanhaCR QF Barcelona 2-2 Málaga Copa Rey
    13/01/2013 EspanhaD1 J19 Málaga 1-3 Barcelona Liga BBVA
    10/01/2013 EspanhaCR 1/8 Barcelona 5-0 Córdoba Copa Rey
    06/01/2013 EspanhaD1 J18 Barcelona 4-0 Espanyol Liga
    22/12/2012 EspanhaD1 J17 Valladolid 1-3 Barcelona Liga
    16/12/2012 EspanhaD1 J16 Barcelona 4-1 At. Madrid Liga

    Inglaterra:
    20/01/2013 InglaterraPL J23 Tottenham 1-1 Man. United P.
    16/01/2013 InglaterraFA 3R Man. United 1-0 West Ham FA
    13/01/2013 InglaterraPL J22 Man. United 2-1 Liverpool P.
    05/01/2013 InglaterraFA 3R West Ham 2-2 Man. United FA
    01/01/2013 InglaterraPL J21 Wigan Athletic 0-4 Man. United P.
    29/12/2012 InglaterraPL J20 Man. United 2-0 West Bromwich P.
    26/12/2012 InglaterraPL J19 Man. United 4-3 Newcastle P.
    23/12/2012 InglaterraPL J18 Swansea City 1-1 Man. United P.

    20/01/2013 InglaterraPL J23 Chelsea 2-1 Arsenal P. League
    16/01/2013 InglaterraPL J17 Chelsea 2-2 Southampton P. League
    12/01/2013 InglaterraPL J22 Stoke City 0-4 Chelsea P. League
    09/01/2013 League CupFLC MF Chelsea 0-2 Swansea City Capital One
    05/01/2013 InglaterraFA 3R Southampton 1-5 Chelsea FA Cup
    02/01/2013 InglaterraPL J21 Chelsea 0-1 QPR P. League
    30/12/2012 InglaterraPL J20 Everton 1-2 Chelsea P. League
    26/12/2012 InglaterraPL J19 Norwich City 0-1 Chelsea P. League
    23/12/2012 InglaterraPL J18 Chelsea 8-0 Aston Villa P. League
    19/12/2012 League CupFLC QF Leeds United 1-5 Chelsea Capital One

    no comments

    • Bruso
      Posted Maio 2, 2013 at 8:34 am

      Caso não saibas o campeonato da Alemanha tem uma pausa devido ao Inverno muito rigoroso. O Campeonato começa um pouco mais cedo, acaba ao mesmo tempo, se vires o calendário todo verás que deverá haver alturas na Alemanha bastante sobrecarregadas.

    • scp_fan
      Posted Maio 2, 2013 at 12:33 pm

      Nos comentários acima referiram que não havia pausa… Eu sei mas não nos esqueçamos que para o campeonato são menos 4 jogos, depois na taça em relação a Espanha são menos uns 4 jogos e comparando com Inglaterra não têm taça da liga…

      Vejamos até agora:

      Bayern 49 jogos, Dortmund 48, Barcelona 55, Real Madrid 55, Man United 51, Chelsea 63!

      Temos uma diferença considerável de jogos, que faz diferença na disponibilidade física das equipas nesta temporada!

    • Bruso
      Posted Maio 2, 2013 at 3:40 pm

      Basta olhar para o calendário para perceber que há pausa de inverno. Quem diz que não há é porque não sabe olhar para um calendário.

      Quanto a esse numero de jogos…não há muita lógica em ter 2 taças, e nisso a Alemanha e a Espanha estão bem. Quanto à diferença de jogos entre equipas espanholas e alemães, deve-se ao facto de o campeonato ser de 20 equipas em Espanha. Quem escolhe o numero de equipas a disputar o campeonato é em ultima instância os clubes portanto se não concordam com 20 equipas que apresentem uma proposta de redução de equipas.

      De qualquer maneira não é razão para o forma física miserável do Barcelona. Desde muito cedo que obtiveram grande vantagem pontual portanto podiam ter feito descansar os principais jogadores.

      Porque achas que em Inglaterra há aquelas recuperações de 10, 12 pontos?? Os treinadores não têm quaisquer problemas em rodar a equipa toda.

  • Icaro
    Posted Maio 1, 2013 at 11:32 pm

    Acho que errado falar do "tiki taka do Barcelona", simplesmente ele não existe de momento (excepção para clubes de escalão mais baixo na liga). O verdadeiro tiki-taka colocaria o Barcelona em pé igualdade, à falta dele (e tentativa frustrada) foi mais uma humilhação..

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 2, 2013 at 12:16 am

    Justíssimo… esta equipa do Barça parece perdida, sem a mesma capacidade física para pressionar e o mais estranho, sem a mesma qualidade e eficiência na recepção e passe.

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 2, 2013 at 12:46 am

    Aconselho a todos a pesquisar no YouTube:

    "Borussia Dortmund showcase The Footbonaut"

    É sem dúvida um exemplo de como o futebol alemão está bastante avançado.

    Em relação ao jogo, nada a acrescentar, o Bayern é a melhor equipa da Europa neste momento e tal como previ desde que vi o jogo em Londres vão muito provavelmente ser campeões europeus.

    Um abraço

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 2, 2013 at 3:37 am

    O Bayern Munique demonstrou uma superioridade avassaladora e demasiada qualidade para ser um fenómeno passageiro. Realmente, o notável ciclo do Barcelona acaba com um estrondo não visto a este nível desde 1964!!!! Isto não significa que os catalães não possam recuperar, mas não creio que as coisas sejam iguais ao que foram no passado recente.
    Por outro lado, O Bayern, mesmo que perca a final de Wembley, parece ter condições para ser a equipa dominadora do futebol europeu nos próximos 3 ou 4 anos.
    Fiquei contente com os desfechos das meias-finais da Champions.

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2013 at 4:16 am

    Boas:
    Mais do que uma crise do Barça, o que se vive é um período de renovação. Nunca gostei do tiki taka, mas reconheço a sua mestria e sua inteligência na complementaridade com um modelo de formação e com a garantia de continuidade desportiva e financeira que tantos clubes procuram actualmente. Por isso mais que uma crise, é apenas um período de renovação ao nível dos Recursos Humanos.
    1. O aproximar do fim de carreira de Puyol, voz de comando espiritual e motivacional dentro de campo e que não encontra substituto à altura, pois Pique dificilmente será essa voz, por personalidade, por idade e por questões "contextuais".
    2. O aproximar do fim de carreira de Xavi, cada vez mais longe da intensidade que conseguia por nos jogos. O condutor técnico, o engenheiro de futebol dentro do campo, está com 33 anos e Fabregas, parece querer jogar mais adiantado, para além de ser um jogador menos paciente na construção de jogo. A esperança será Thiago, mas não possui a mesma abordagem ao trabalho e ao jogo.
    3. O ajustamento das equipas ao "falso nove", cada vez mais estudado e analisado e nesta perspectiva, a dependência de Messi, nos golos, nos desequilíbrios, até na atracção dos adversários. Importante desenvolver um "plano B", com um ponta de lança fixo.
    4. Falta de liderança e competência técnica do treinador. A continuidade de Tito poderá ser um ponto fraco para a próxima época para o Barcelona. Um exemplo prático é a ineficácia do Pressing que o Barça de Guardiola fazia e que diminuiu muito este ano, o que pode ser associado à menor disponibilidade física, mas também à diminuição do espírito de grupo, à menor motivação e capacidade de luta criada e inspirada pelo treinador.

    Pedro Vinagre Santos

  • André Raio
    Posted Maio 2, 2013 at 10:04 am

    Alaba ENORME.

  • Pedro
    Posted Maio 2, 2013 at 10:57 am

    Então, é Xavidependencia, InietaDependencia ou Messi dependência? Acho que ficou bem clar o que é este Barcelona sem Messi.

    Sr Platinni, grande balde de água fria, queria uma final Espanhola deu-se mal hahah

  • scp96
    Posted Maio 2, 2013 at 11:28 am

    este barça precisa urgentemente de reforços

  • Pedro Fakir
    Posted Maio 2, 2013 at 6:59 pm

    Bem, acho que ninguém estava à espera dos 0-3 na segunda mão, mas fico extremamente satisfeito por mostrarem que é possível ganhar ao Barcelona. Outro aspecto positivo é a eliminação de equipas espanholas, é pena serem duas equipas alemãs,mas alguém tinha que mostrar que a Espanha não é o melhor campeonato, retirando o mérito à Premier League, que para mim é muito melhor em termos competitivos e intensidade, não esquecendo a Liga Alemã, em que as equipas tem mostrado bem a sua evolução em competições europeias, não nos vamos esquecer de que o que o Dortmund fez tem a mesma grandez do que a eliminatória entre o Bayern e Barça. Mas também não era preciso serem tão brutos :D.

Deixa um comentário