Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Final da Libertadores no Santiago Bernabéu a 9 de Dezembro

Boa opção? O River perde o factor casa, mas vai a jogo, e isso chegou a estar em causa. Já os Xeneizes, que tentaram tudo para vencer na secretaria, conseguem evitar o Monumental de Núñez e certamente vão contar com um forte apoio.

A 2.ª mão da final da Taça Libertadores, entre River Plate e Boca Juniors, vai ser disputada, em Madrid, no Santiago Bernabéu a 9 de Dezembro às 19h30 (hora de Portugal). “Esta é uma situação excepcional, tivemos de conseguir alguma neutralidade e Madrid tem todas as condições. É a 10.ª cidade mais segura do Mundo e a que tem a maior comunidade argentina na Europa”, anunciou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Recorde-se que a 2.ª mão, que estava marcada para o Monumental de Núñez foi suspensa depois do ataque do Boca ter sido atacado pelos adeptos do River. Na 1.ª mão o duelo ficou empatado a duas bolas.

37 Comentários

  • AGomes
    Posted Novembro 30, 2018 at 12:55 pm

    horrorosa decisão. mas da conmebol não se esperava outra coisa. me surpreende que não tenham levado para o catar. o que isso tá repercutindo mal na américa do sul…

  • RodolfoTrindade
    Posted Novembro 30, 2018 at 9:28 am

    Excelente decisão!!!

    O jogo não poderia ser no Monumental de maneira nenhuma!

  • fabioj94
    Posted Novembro 30, 2018 at 9:27 am

    River continua a ser amplamente favorito, joga mais à bola e até na La Bombonera fora claramente superiores, estão em vantagem e acredito que ganhem! Logicamente que se fosse no Monumental seria praticamente impossível para o Boca, assim ainda pode dar, mas sinceramente não me parece

  • Eagle1991
    Posted Novembro 30, 2018 at 9:08 am

    Decisão sensata alterar o local de realização do jogo mas penso que alterar o continente não faz grande sentido. Os ambientes nos estádios argentinos são brutais mas a rivalidade/violência no futebol argentino é brutal. A paixão é salutar, rivalidade é saudável até um certo ponto mas não se esqueçam para que foi inventado o futebol e no que se está a tornar.

  • Fernando neves _36
    Posted Novembro 30, 2018 at 8:41 am

    Alguém sabe se os bilhetes já estão à venda ?

  • Totti
    Posted Novembro 30, 2018 at 7:43 am

    Isto foi um castigo aos adeptos do River. Para a próxima vez já vão medir os seus actos.
    Nao interessa se os bilhetes são caros ou baratos. O River tevr a oportunidade de jogar em casa como normalmente se teria passado, mas perdeu-a com estes actos vergonhosos.
    Além disso provavelmente no monumental não teriam existido condições para se jogar. O que é impensavel para qualquer jogador.

  • SenyorPuyol
    Posted Novembro 30, 2018 at 12:01 am

    – Pergunto-me se em algum momento se colocou a hipótese de jogar à porta fechada, até essa opção seria mais aceitável.
    – Jogar a final da Copa LIBERTADORES DA AMÉRICA fora da América é faltar ao respeito a um continente inteiro.
    – Isto transforma um dos maiores espectáculos do século num atestado de incompetência à Argentina.

    Enquanto sul-americano, sinto vergonha, sinto a dor que devem sentir hoje os argentinos (acabaram de lhes tirar o que é deles) e sinto tristeza por ver que isto deixou, há muito, de ser um jogo de futebol que reflicta o que é a América do Sul.

    • CarlosSL
      Posted Novembro 30, 2018 at 4:54 pm

      Um português sul-americano adepto do Barcelona. Tá cada vez melhor

      • SenyorPuyol
        Posted Novembro 30, 2018 at 5:17 pm

        Já descrevi várias vezes aqui no blog a minha situação (tanto para esclarecer assumpções erradas, como para responder a genuína curiosidade). Posso fazê-lo mais uma vez.
        Nasci na América do Sul, cresci lá, vim para Portugal há cerca de 15 anos, a dupla nacionalidade não é nada do outro mundo.

        Quanto a ser do Barcelona, durante a minha infância tinha, não raras vezes, mais e melhor “acesso televisivo” à liga espanhola que à liga local, tal como a maioria (penso eu) das pessoas neste blog, sou adepto do clube que acompanho desde criança, também não vejo nada de estranho nisso.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Novembro 29, 2018 at 11:30 pm

    Final da taça Libertadores da América na capital de um dos colonizadores…
    Irónico.

  • Kafka
    Posted Novembro 29, 2018 at 11:02 pm

    Boca tremendamente beneficiado, nunca na vida venceriam no Monumental e sabiam disso, e o medo de perderem levou-os a este choradinho, logo eles que em 2015 queriam tanto jogar….e pior o Boca sai duplamente beneficiado, não só não não joga no Monumental, como ainda pode levar adeptos para o Bernabéu e o mais provavel até será ter a maioria dos adeptos, por claro fizeram-se de coitadinhos aos olhos do Mundo e por norma os coitadinhos têm sempre o apoio das maiorias….isto vindo de um clube que tem talvez a pior claque do Mundo a nivel de violência que é a La12, mas isso não interessa para nada, o que interessa é que agora são coitadinhos…mesmo contra tudo e todos acredito na vitória do River

    • Paulopes
      Posted Novembro 30, 2018 at 11:55 am

      “Nunca na vida venceria no Monumental”…das últimas 4 visitas ganhou 3!!!

    • Mineiro
      Posted Novembro 30, 2018 at 9:53 am

      Kafka a tua análise é surreal. O que se passou em 2015 em nada pode influenciar o que se passou no passado fim-de-semana. Os actos têm de ser julgados de forma isenta e independente. O que se passou foi inadmissível, foi uma vergonha, e por isso o River tem de ser castigado, ponto.

      Pareces uma criança com a conversa do “foi ele que começou”. Quais coitadinhos quais quê. É impressionante como não consegues ter uma análise isenta neste blog. Acho uma tristeza.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 30, 2018 at 11:16 am

        O Boca tomou atitude que tomou por causa de 2015 não sejamos inocentes.
        Última vez que o River foi à Bombonera também partiram lhes dois vidros e ninguém pediu os pontos na secretaria.
        O Angellici ia recorrer ao TAS mas como o dinheiro deve ser bom desta final ridícula,já não quis saber da “justiça”para nada.

    • Deco10
      Posted Novembro 29, 2018 at 11:50 pm

      Esqueces-te, ou não te queres lembrar, é que há vídeos do autocarro do boca a ser atacado de DENTRO do estádio do River, ou seja, a premissa de 2015 do Boca ter sido eliminado por ter sido DENTRO DO ESTÁDIO também serviria para eliminar o River. Para além disso, tão ou mais grave do que isto, foi terem ENTRADO para dentro do estádio MILHARES de pessoas sem bilhetes! Houve uma enorme falta de segurança e controlo à entrada do estádio o que podia ter levado a uma tragédia caso o Boca vencesse o jogo (e mesmo que não vencesse duvido que não lhes acontecesse nada).

      A mim pouco me interessa as equipas, pois não tenho particular interesse por nenhuma mas, neste caso, se alguém não se pode queixar é o River, pois o que não faltava eram argumentos e leis para os eliminar da competição como já muitos users comentaram no blog.

      É pena porque o jogo perdeu muito do seu interesse agora, pois a única coisa em que a Libertadores ganhava à Champions era neste tipo de final, em casa de cada um dos finalistas, assim nem isso e perde-se um bocado todo o ambiente que se ia viver, mas é bem melhor do que decidir uma final na secretaria…

      Os adeptos que aprendam para a próxima, sejam eles do River, do Boca, do Porto, do Benfica, do Sporting, etc…

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 29, 2018 at 10:58 pm

    Não sou inteiramente contra o jogo no Bernabéu se se provasse que não há condições de segurança no Monumental.
    Contudo ninguém ainda provou isto. Recordo-me das recepções quentinhas do Benfica no Dragão, além daquela célebre em 94, onde o Benfica nem se pode equipar, e contudo ninguém deslocou jogo nenhum.
    Isto abre um precedente perigoso!
    Esta decisão só pode ser aceite se minimamente se restringir a venda de bilhetes a sócios do River. Se for para ser a palhaçada de bilhetes caríssimos para turistas, isto é um fantochada.
    Começo a desejar uma vitória do River, e daquelas gordinhas, só pela atitude do Boca em tentar ganhar na secretaria. Incidentes daqueles já se viram antes e ninguém tentou ganhar na secretaria. Uma boa vitória do River faria decerto tentativas destas serem menos desejadas no futuro.
    Eu nunca tive paixão por nenhum clube a não ser pelo Benfica. Assim sempre apoiei o futebol em cada jogo, que ganhasse o que melhor jogasse.
    Mas começo a desejar a vitória do River neste jogo só por conta destas jogadas e deste insuportável clima de politicamente correcto emocional.
    Acho lamentável ceder-se ao politicamente correcto emocional e à voragem mediática e convocar o jogo para Madrid.
    Vou-me rir se houveram incidentes graves no final do jogo e veremos se haverão de novo as loas à belíssima organização europeia, por contraste à dos atrasados sul-americanos.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 29, 2018 at 11:31 pm

      Revejo me em tudo que escreveste.
      Subscrevo por completo.

    • Kafka
      Posted Novembro 29, 2018 at 11:10 pm

      Bem visto Joga Bonito….

      Pôr um jogo destes na Europa é um crime, vai ser a palhaçada da Champions, com bilhetes carissimos só para os ricos burgueses da Europa que nada percebem nem vivem futebol, e para os turistas Japoneses/Chineses que vão para o estádio apenas para tirar fotos….vai ser igual aos jogos do Real e do Barça actuais onde o Bernabéu e o Nou Camp parece surdos mudos, cheios de turistas só para a foto

      • 100Clubismo
        Posted Novembro 30, 2018 at 7:32 am

        Bem, Kafka, tenho algumas questões:
        Mas onde é que viste que os preços vão aumentar? Isso não faria qualquer, a não ser que houvesse uma parte extra (que não fosse River, Boca ou Conmebol), que lucrasse com isso.
        “Só para os ricos burgueses da Europa”. Aposto que há uma enorme comunidade argentina em Madrid, que pagaria o que fosse para ver este jogo. Para além disso, parece-me que os “ricos burgueses europeus” não estão muito interessados nesta partida, mas como o que vale (como eu já disse em outros posts), é achincalhar a Europa e os Europeus, trazendo à baila até questões históricas, mesmo estando-se a falar de futebol. Depois, há a questão de que nem todos os países europeus têm o mesmo nível de vida. Por exemplo, Portugal está muito longe de ser um país de “ricos burgueses”.
        Isso dos Japoneses/Chineses, concordo em absoluto contigo. Acho reprovável. Futebol não deve ser usado para fazer turismo e pose. De certeza que essas pessoas não percebem nadinha de futebol.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 29, 2018 at 11:51 pm

        Isso dos duelos Barça-Real é a prova do atentado que se faz ao futebol na Europa. O clássico monumental entre Barça-Real perde todo o encanto sem os seus adeptos. Não por acaso o Javi Garcia quando veio para o Benfica, ele que foi do Real antes, disse que os adeptos do Benfica eram melhores que qualquer coisa que havia em Espanha, porque lá mais parecia que se estava num cinema a ver um filme.
        Por muito grandioso que seja o Mágico, o Real e o Barça não têm adeptos fervorosos? Esse comentário do Javi mostra bem o que se tornou o futebol na Europa.

        • Kafka
          Posted Novembro 30, 2018 at 12:04 am

          O Real e o Barça têm adeptos ferverosos, os nascidos e criados em Madrid/Barcelona da classe média… O problema é que o futebol na Europa e no caso específico do Real/Barça se tornou um jogo apenas para a classe alta, pois o valor dos bilhetes é exorbitante e só os ricos e os turistas chibeses/japoneses conseguem comprar esses bilhetes

  • hugo7
    Posted Novembro 29, 2018 at 10:56 pm

    Jogo que perdeu interesse há muito.

  • Red Punisher
    Posted Novembro 29, 2018 at 10:54 pm

    Florentino dá dinheiro à uefa que por sua vez reparte à conmebol. Dinheiro este para eleger Modric como melhor do mundo em todos os prémios do mundo para lixar Ronaldo.
    É assim. Dinheiro comandará sempre mas sempre o mundo.

  • MagicoLucho
    Posted Novembro 29, 2018 at 10:54 pm

    Uma opção estranha. É boa sem duvida para a segurança de toda a gente, o problema é que essa gente certamente nao será nem em 1/10 a mesma que tinha bilhete para assistir no Monumental. Estavam todos à espera da tão anunciada “final do século”, e foi mais a banhada do século.

    Não haviam cidades na América do Sul inteira que pudessem receber o jogo? Pobres adeptos. Isto vai ser mais um jogo de exibição do que uma final da Libertadores.

    • Albicastrense
      Posted Novembro 29, 2018 at 11:32 pm

      Por acaso faz muito mais sentido Madrid do que em qualquer outro sítio na América do Sul. Para já por questões de segurança.

      E depois, à excepção de alguma açúcares brasileiras duvido que haja noutra cidade sul americana uma comunidade Argentina como a que existe em Madrid, que é uma coisa surreal, que eu conheço bem pessoalmente. É no Brasil nunca seria pela rivalidade entre os dois países e pela mesma questão da segurança. Basicamente o que fizeram foi tentar fazer o jogo onde não possam ir todos os ultras quer do River quer do boca

  • Gunnerz
    Posted Novembro 29, 2018 at 10:50 pm

    Imagino a felicidade dos argentinos que vivem em Madrid, que oportunidade fantástica para eles de ver este grande jogo. Agora claro não terá o grande ambiente esperado, mas isso é culpa dos adeptos portanto agora levam com a consequência.

  • Dca
    Posted Novembro 29, 2018 at 10:47 pm

    Fica uma final em campo neutro. Mas os adeptos vai ser 50/50?

Deixa um comentário