Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se fizer as coisas bem no Sporting poderei sair para uma equipa maior»

Percebe-se a posição do jovem equatoriano – é a ambição natural dos jogadores -, mas dizer desta maneira nunca cai bem.

Gonzalo Plata, extremo que brilhou no  Sul-Americano sub-20, ainda não chegou ao Sporting, mas já pensa em dar novo passo na carreira. “Assinei por quatro anos, mas se Deus quiser e se fizer as coisas bem, poderei sair antes para um clube melhor”, disse ao programa Mundo Deportivo da rádio Cobertura Plus. Já sobre a sua cláusula de 60 milhões de euros, destacou que se trata de “um valor excessivo”, mas frisou novamente: “Como disse, se Deus me ajudar a fazer as coisas bem – e tenho fé nisso – creio que poderei sair do Sporting, porque não me vou conformar em estar lá, mas sim para sair para equipas maiores”.

71 Comentários

  • IceBox
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 3:18 pm

    So virgens ofendidas. O Ramires disse o mesmo quando chegou ao Benfica. O Di Maria, se nao o disse claramente, disse-o indirectamente.

    O Sporting nao o comprou para ficar com ele a vida toda, certo? Comprou com esperanca que faca umas epocas boas e depois renda muitos milhoes. E ainda bem que o jogador esta alinhado com a estrategia. Ele que se dedique a mostrar que e jogador para melhores equipas, e o Sporting so tem a ganhar com isso. Desportivamente e financeiramente.

  • J Silver
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 11:51 am

    Se o conseguir será bom sinal, nada contra. Mas dizer isto desta forma é só estúpido. O futebol vive de paixões e isto não o vai ajudar a ser bem recebido. Veremos.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 11:36 am

    É como o Romário dizia ao Pelé, calado é um poeta.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 10:10 am

    Excelente entrada na liga Portuguesa :D

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 9:31 am

    Também espero que assim aconteça, era bom sinal ;)

  • Leaoatento
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 8:48 am

    O jovem tem valor, é ambicioso, teve convite do Barcelona, mas aceitou o SCP. Agora devia ter mais cuidado com o que fala, mas também alguém que o acompanhasse e lhe desse bons conselhos. Posto isto, trata-se de uma situação que o SCP deve tratar com a devida preocupação, internamente, e, quando o atleta chegar, esclarecer, imediatamente de forma natural, a situação, junto da massa adepta. Finalmente. O amor à camisola existe mas não faltam exemplos de jovens que se deixam levar pelo dinheiro fácil, mesmo no SCP. O exemplo do Rafael Leão é um bom caso de estudo. O SCP era a sua família e a sua casa mas aproveitou a desculpa do ataque à academia para simplesmente fugir.

  • T. Pinto13
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 8:47 am

    Há pouco tempo no VM perguntaram como é que eu me sentiria se um jogador viesse para o Sporting e dissesse que queria ir o mais rapidamente possível para um colosso.
    Aconteceu e não vejo mal nenhum nisso pois é uma demonstração de humildade e ambição. Espero que o rapaz consiga o que quer pois é sinal que rendeu bem dentro de campo e que o Sporting fez bastante lucro.

    • Rui Sancho
      Posted Fevereiro 14, 2019 at 1:06 pm

      Ambição sim, humildade não. Algo me diz que o moço vai ter um duro choque com a realidade. Não que lhe deseje mal, claro, mas este tipo de atitude raramente tem o desfecho desejado.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 2:41 am

    Adaptando a expressão, isto é entrar a 100 e sair a 200!

  • pedrorocha123
    Posted Fevereiro 14, 2019 at 12:23 am

    Estamos a falar de um miúdo de 18 anos, com potencial e com uma oferta do Barcelona (assumo que seja verdade porque não foi desmentido). Até faço um pouco de suposição e digo que talvez os próprios dirigentes do Barca lhe disseram “Não te preocupes, evolui no Sporting, faz bom jogos que nos iremos-te buscar”.
    Papel do Sporting neste caso? Na minha opinião começa agora, incutindo certos valores de futebol profissional que claramente este jogador não tem, proteger o jogador e extrair dividendos desportivos e económicos. Como Sportinguista não quero juras de amor eterno (se nem aqueles que desde pequenos estão no clube às proclamam), quero competência e qualidade nada mais.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:57 pm

    Não me espanta este tipo de atitudes no sporting.

    Qualquer miúdo dos iniciados ou juvenis pensa da mesma forma quanto mais estrangeiros..

    • hortalica
      Posted Fevereiro 14, 2019 at 7:30 am

      Mas é só no Sporting? Isto é o pão nosso de cada dia do nosso campeonato. Maior parte dos sul americanos (principalmente) vê o campeonato português como entrada “fácil” para os melhores campeonatos da europa, para depois chegarem a um tubarão. Se tu fosses o miúdo pensavas exactamente da mesma maneira, provavelmente não o dizias em público.

      Ultimamente o que não tem faltado é casos de jogadores que se rejeitam a renovar para irem para outras equipas (nem tubarões são) e o FCP (que costumava ser bom a resolver estas situações) anda a perder alguns jogadores desta maneira . No Benfica tinhas casos a sair a custo 0 para irem para o Porto (nem é para um campeonato maior) e tens o caso em que o Luisão, que era capitão do SLB e todos os anos queria sair só para ser aumentado. Mas depois é só normal no SCP…

      • Rui Carvalho
        Posted Fevereiro 14, 2019 at 10:30 am

        Arranje lá um outro exemplo destes, onde (muito) antes de aterrar já só pensa em sair.

        Que todos os jogadores têm ambições e a vontade de subir na carreira é normalíssimo… não ter tacto para perceber q estas declarações soam mal é outro problema… para este uma mordaça ficava a matar.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:53 pm

    Quero deixar aqui um reparo. A notícia que vem no VM e nos media portugueses é traduzida do Espanhol: ele apenas diz que se quer destacar no Sporting. A notícia está no jornal online TeraDeportes e em nada é equivalente à notícia do Record. Nem sequer foi feita uma tradução, simplesmente inventaram.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:21 pm

    Começa mal, mas não é nada que outros jogadores já não tenham dito quando chegam a um grande português. Estou a lembrar-me por exemplo do Ramires.

  • heterosapien
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:03 pm

    Ele podia ter dito o que disse mas de outra forma, exprimiu-se muito mal na minha opinião. Uma coisa era dizer “blá blá blá vou dar o melhor pelo Sporting para honrar a camisola blá blá blá mas um dia espero ir para um clube de topo mundial, é esse o meu objetivo blá blá blá” , aí as pessoas encaravam o que ele queria dizer de uma maneira completamente diferente.

  • heterosapien
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:01 pm

    Quando o Sporting consegue fazer uma coisa bem, em princípio positiva, que foi conseguir antecipar-se a uma forte concorrência na contratação deste miúdo, vindo ele com muitas boas referências, tinha que haver alguma coisa para estragar tudo. Esta é a sina do meu Sporting nos últimos anos, uma boa notícia ou situação neste clube vem sempre acompanhada com três ou quatro más rontas para afetar a instabilidade do clube.

    • Riccardo Di Luca
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:32 pm

      É realmente inacreditável. É um clube que está sempre a ser mandado para baixo. Seja pelas circunstâncias exteriores ou pela propria auto-flagelação.

  • Duplo T
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:53 pm

    Quando muitos estrangeiros entram em Portugal acredito que pensam assim. Acho normal. Agora dize lo so serve para se queimar perante os adeptos.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:29 pm

    Da mesma maneira que se fizer mal também vai embora rápido.

  • El Barto
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:19 pm

    Eishhh…. Nem sou do Sporting, mas até a mim me doeu. Não revela muita inteligência.
    Acho que o Militão veio para o Porto com a mesma mentalidade, mas pelo menos parece ter inteligência suficiente para não se queimar desta forma. Basta este não começar bem no Sporting, que vai-lhe cair tudo em cima.

  • hugo7
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:12 pm

    Isto demonstra inocência de um jogador jovem de um país que lhe deposita muitas esperanças nele. País esse que não tem pergaminhos na Europa, daí a inocência de ele ter dito isso desta forma. Ainda não conhece o futebol e as reações que este desporto pode provocar.

  • Pulga
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:12 pm

    Ramires.

    • Rui Carvalho
      Posted Fevereiro 14, 2019 at 10:33 am

      Ramires já se sabia q tava de passagem… n precisava sequer de dizer a transferência tava alinhavada.

    • Explorador do Submundo
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:42 pm

      Ramires antes de chegar ao Benfica já era internacional brasileiro e um dos melhores jogadores de um Cruzeiro que chegou á final da Libertadores, não houve nesta década muitos jogadores a chegar a Portugal com a tarimba dele.

      Este Gonzalo Plata fez uma boa fase de qualificação para o Mundial sub 20 e umas ”peladinhas” no campeonato Equatoriano.

      No entanto, nem discordo do que dizes, não é por exprimir por palavras publicamente o que 99 % dos jogadores sentem, que vai deixar de contribuir mais ou menos para o Sporting

    • Marco
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:29 pm

      Alan Ruiz. Foi o ultimo a dizer estas coisas.

      Mas este pessoal nao percebe que se entram na Europa por uma porta como o Sporting ja nao estao destinados a grande coisa.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:12 pm

    Ainda agora chegou e já quer ir embora…

  • Consuela
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:05 pm

    Só demonstra ambição, quem não quer um jogador assim na sua equipa? Não percebo.

  • BioSpot
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:04 pm

    Ainda nem chegou e já está a mandar tiros nos pés!

    Honestamente, mas claro está, dependendo do enquadramento da entrevista era mandá-lo embora já. Um clube tem de ser exigente e este tipo de respostas não fica nada bem. É obvio que qualquer um que venha para Portugal irá apenas “usar-nos” para a entrada na Europa, mas não fica bem dizê-lo abertamente.

  • Princesa
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:57 pm

    Ainda nem jogou e já fala em sair
    Começa bem

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:55 pm

    Que assim seja desde que rendas bom dinheiro ao clube, mas quando um puto autêntico vem com declarações destas para um clube que acabou de apostar nele, só revela a pouca inteligência do mesmo, boa sorte daqui para frente enquanto cá estiveres, pois quem fala assim só pode esperar uma cobrança estratosférica por parte da massa adepta.
    Não te queixes quando fores criticado, foste tu que aumentaste as expectativas. Seja como for o teu sucesso será o nosso…

  • Berto
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:46 pm

    Com estas declarações ainda vai conseguir que o Varandas volte atrás e cancele o negócio. Pensar pode fazê-lo e todos sabemos que o pensa, agora dize-lo é que cai muito mal.

  • OlaTudobem
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:39 pm

    Nunca irá cair bem junto do clube e adeptos mas não vamos enganar ninguém. todos os jovens (e não só) que passam por Portugal só pensam no clube como uma rampa de lançamento para outros voos. E até acho isso algo bom, significa que se vão esforçar para tal.

  • Emotion
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:35 pm

    Por mim, depois destas declarações, comia bancada até ao final do contrato.

    • LevonAronian
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:05 pm

      Se se bancasse todos os jogadores até ao final do contrato por uma declaração infeliz tinhamos de mudar para futebol de 7 pois não ia haver jogadores sufecientes

  • RLuz
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:32 pm

    Obviamente que os jogadores têm de ter a sua ambição pessoal, mas isto não fica nada bem ao jogador ainda nem sequer envergou as cores do seu novo clube e já quer dar o salto para um clube maior.
    Vamos ver como isto corre!

  • GajoDo14
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:30 pm

    Cabe aos adeptos fazê-lo sentir-se em casa, isto se ele realmente fizer as coisas bem. Se assim o fizer, em menos de nada vai sentir-se acarinhado e parte do Clube, tal como os adeptos compreenderam a sua saída para uma equipa maior.

  • BoaMike
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:26 pm

    Acho que muita gente nao percebe o que ele quer dizer, prefiro um jogador sincero do q um q seja politicamente correto.
    Quer chegar a um clube de top mundial, e ve o sporting como um trampolim (qualquer clube em portugal é isso mesmo e sao vendedores)
    Ficarei bem contente se ele sair em dois anos, é sinal que rendeu desportivamente e q vai dar lucro financeiro.

  • Daniel Santos
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:25 pm

    Uau, tanto profissionalismo.

  • Cambiasso
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:23 pm

    O que foste dizer… Ainda nem chegou e já se “queimou” para a maior parte da massa adepta.

  • Pedro Leal
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:20 pm

    Com este tipo de declarações não me parece que tenha muita cabeça, quer dizer ele até pode ter o objetivo de jogar num clube do nível Real, Barcelona, Bayern…, mas vir dizer isto quando acaba de chegar a um novo clube nunca fica bem (mais ou menos como aquelas declarações que o Tiago Fernandes disse quando assinou pelo Chaves, a dizer que ia levar os adeptos do Sporting ao Marquês).
    Com isto não quero dizer que ele por pensar isto não vá dar tudo enquanto estiver no Sporting e este tipo de pensamento é normal em jogadores ambiciosos, só não acho que sejam coisas para serem ditas sobretudo quando se acaba de chegar a um novo clube, pois parece que ele desvalorizada o Sporting e também não acredito que ele vá ter muita “lealdade” ao clube e quando surgir um proposta para um clube um pouco melhor vai fazer de tudo para sair (estilo Dembelé no Dortmund).

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:12 pm

    Cada vez mais tenho a certeza que o sporting já foi ultrapassado pelo Braga em terms de estructura.

    Um jogador acabou de ser contratado e já vem com esta conversa?? É sinal que nem se deu ao trabalho

    • Riccardo Di Luca
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:27 pm

      Eu acho que o Braga já é maior que o Sporting. Se não vejamos – mais adeptos (parece-me obvio), muitos mais títulos – o Braga se vencer este campeonato já será o seu 20º, tem 17 taças de portugal (mais uma que o Sporting), para não falar dos vários troféus europeus. Inquestionável.

      • Chomate
        Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:56 pm

        Exato. Dizer que o Braga já é maior do que o Sporting se for campeão, é o mesmo que dizer que o Leicester é maior que o Liverpool, por exemplo

    • Pipi Romagnoli
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:06 pm

      Porque a estrutura controla a massa cinzenta de um miúdo que ainda nem aterrou por cá, quanto ao Braga tem razão é de facto dos clube que mais tem crescido por cá e isso é importante para a Liga, agora dizer que ultrapassou o Sporting por causa disso é só ridículo, basta fazerem uma boa época e aniquilam logo o Sporting em termos de tudo, já só falta dizer que também têm mais palmarés…

      • Rui Carvalho
        Posted Fevereiro 14, 2019 at 10:39 am

        É pah… quando um clube contrata um jogador não lhe dá guidelines sobre o q pode ou não dizer? E quando os vão buscar ao aeroporto e não os deixam falar com ninguém é porquê?

        Se o Braga é ou não mais assertivo nestes yemas n sei, mas que esta situação pode e deve ser prevenida por uma estrutura profissional pode.

  • Daervar
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:08 pm

    Bem vistas as coisas é isso que todas as partes querem. Boa performance enquanto está no clube, valorização significativa e venda milionária.

    Por mim está tudo bem.

    Agora se acharem que o relevante é dizer a verdade: que o Sporting não é um clube tão apetecível quanto outros 30 ou 40 na Europa, está tudo mal e estão iludidos.

  • Dona Dolores
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:08 pm

    Inteligência já se percebeu que não tem

  • M1950
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:06 pm

    O Sporting basicamente continua sem ter uma estrutura séria e profissional.

    O treinador hoje voltou a meter água ao afirmar que “obrigação em passar é demasiado para ele”. Nem vou referir as repetidas convocatórias sem nexo…

    Este rapaz que no fundo é um jovem e tal como todos os sul americanos tem a ambição de chegar aos grandes palcos europeus e não ficar em Portugal provavelmente não sabe que o Sporting é um Clube com dimensão mediática e é suficiente para estas declarações terem repercussões na sua relação com os adeptos.

    Não devia sequer estar autorizado a fazer declarações.

  • JoseRibeiro
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:05 pm

    Ainda não chegou e já se foi queimar totalmente aos olhos dos adeptos. Está a tratar o clube que o contratou com um desprezo enorme.

  • Knox_oTal
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:03 pm

    Começa bem…

  • André Dias
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 9:02 pm

    Toda a gente sabe que os craques sul-americanos que chegam ao nosso campeonato ambicionam dar o salto para ligas e clubes melhores mas fazer estas declarações antes mesmo de chegar ao SCP é uma falta de respeito enorme para com o seu próximo clube.

  • Chico
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:59 pm

    Ingenuidade.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:59 pm

    Não estou muito preocupado. É miúdo, tem talento e se o comprovar, faz uma ou duas épocas boas e sai por bons valores.

    Não são precisas juras de amor. Quero é trabalho e dedicação.

    • Dca
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:28 pm

      Não podia discordar mais. Eu quero é jogadores comprometidos com o clube. Fazer de trampolim e isso ser dito publicamente? Não obrigado. Aceitar isso, peço desculpa, mas parece desespero. E não acredito que seja.

      • JoaoMiguel96
        Posted Fevereiro 14, 2019 at 12:29 am

        Estar comprometido não tem nada que ver com o ver o clube como um trampolim. Nem todos podem ser David’s Luizes ou “Luizões” e ou fazer carreira no clube ou acompanhar o clube depois de lá estar.

        Mais, estamos a falar de um puto de 18 anos.

        E não, não é desespero. É estar habituado a juras de amor e depois existirem “traições”. São anos de experiência em casos destes. Eu só peço é profissionalismo e qualidade enquanto envergarem o símbolo do Sporting.

      • Gui Loureiro
        Posted Fevereiro 14, 2019 at 12:08 am

        Completamente de acordo DCA. Nenhum jogador com esta mentalidade vai estar realmente comprometido com o clube. Não quero nada disto no Sporting. Ou aprende rápido o que é estar no Sporting ou pode seguir viagem. Até pode ser o futuro Messi ou Ronaldo. Ainda nem treinou nem conhece a equipa e já está a pensar sair. Espero bem que seja apenas a ingenuidade e falta de capacidade comunicacional de um puto porque ambição não é faltar ao respeito a quem nos está a depositar confiança e a dar uma grande oportunidade.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 10:47 pm

      Concordo. Muitas vezes os jogadores que fazem juras de amor são aqueles que falham estrondosamente. Desde que o Gonzalo nos ajudar a ganhar títulos e nos renda dinheiro ao fim de dois anos é tranquilo. Os clubes portugueses são vendedores e são trampolins para os jogadores irem para um grande clube europeu ak colosso europeu.

  • aprodigy99
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:58 pm

    Sinceramente não vejo nada de mal nestas declarações, só demonstra a ambição que ele tem. Ele para sair vai ter de fazer pelo menos 1/2 boas, desde que faça lucro (e bem precisa o Sporting) não sei qual é o mal nestas declarações. É melhor este tipo de pensamento e mais tarde poder render algo financeiramente para o clube, do que muitos que por aí andam a mamar nos clubes.

  • Peter
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:58 pm

    Que falta de cabeça.. como espera este miúdo ser recebido pelos adeptos do Sporting?

  • E o que temos
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:58 pm

    Damn, tem coragem em dizer uma coisa destas num clube onde aconteceu o que aconteceu o verão passado ahahaha
    Agora a sério, isto nunca cai bem e com esta mentalidade ainda passa é cá os 4 anos e não dá em nada

  • Dca
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:55 pm

    Eia bem.. Sincero ao menos.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:52 pm

    Qualquer jovem sul-americano que venha para os 3 grandes tem esta ambição. Não há como escondê-lo. Felizmente para o Benfica e Porto, não só o têm conseguido, como têm também marcado os próprios jogadores que acabam por querer ficar ou voltar um dia mais tarde. Como o Sporting não tem qualquer tipo de mística ou referências porque não as sabe cultivar (só dirigentes) as passagens acabam por ser mais efémeras.

    Mas estas declarações são perfeitamente naturais.

    • Riccardo Di Luca
      Posted Fevereiro 13, 2019 at 11:22 pm

      Sim. E acima de tudo são os títulos que marcam mais a estadia de um jogador neste tipo de clubes. Sem títulos, é difícil convencer alguem com potencial a permanecer num campeonato periférico.

  • Oldasity
    Posted Fevereiro 13, 2019 at 8:47 pm

    Que vá já, Sporting não está bem para ter jogadores com esta mentalidade.

Deixa um comentário