Di María, que até já estava no banco de suplentes, e Florentino (depois de receber um aviso de Lage) forçaram o 5.º amarelo na vitória do Benfica em Guimarães mas o treinador das águias negou.
Acho muito bem que tenham forcado o amarelo, ja ha amadorismo que chegue, isto e o minimo num clube profissional. O resto e conversa para ingles ver, de ocasiao, porque se nao nao tinham mais nada para dizer do jogo.
pogagnolo
Posted
Abril 21, 2025 at
11:35 am
1) É anti-desportivo; 2) Volte face, mas parece que há efetivamente um regulamento para estes casos e ambos os jogadores podem ser sancionados em até 3 jogos de suspensão, o que, a acontecer, demonstraria amadorismo… do Benfica.
Mantorras
Posted
Abril 21, 2025 at
1:31 pm
Ah, acrescentar que, se pudesse escolher o melhor desfecho para isto era que fossem castigados agora na secretaria, e que depois o Benfica recorresse, e que a pena ficasse suspensa, e que jogassem na mesma, mesmo tendo atingido o limite de amarelos, e que depois viesse uma suspensao so para a proxima epoca, mas que nunca seria cumprida porque o jogador era vendido.
Mantorras
Posted
Abril 21, 2025 at
1:27 pm
1) Anti desportivo mesmo com muito boa vontade. Para mim tem menos de anti desportivo do que uma falta tatica, e no ranking de todas as coisas a mudar no futebol, esta abaixo da posicao que o vendedor de pipocas ocupa para Rui Vitoria, dezenas de lugares abaixo dos “lancamentos laterais ligeiramente a frente do local onde saiu a bola”. Ha coisas importantes a mudar, e depois ha coisas quase irrelevantes a mudar.
2) A vantagem disto, BTW, passa por limpar a folha de amarelos, que e algo possivel, pasme-se, pelas regras. Como? Fugindo do pais e esperando que a pena expire? Nao! Cumprindo o castigo definido! Definido onde? Nas regras. Ainda por cima, faz-se isto perdendo tempo, algo que acontece em todos os jogos, multiplas vezes por jogo, por parte de ambas as equipas, e que, por isso mesmo, nao e possivel distinguir, sem achismos, se foi por A ou por B. De onde vem esta ideia que o achismo nessa regra, entre perder tempo de proposito e nao se importar de levar amarelo, porque se quer perder tempo, ou perder tempo de proposito e nao se importar de levar amarelo, porque se quer perder tempo, mas apenas para limpar os amarelos, pode algum dua deixar de ser um achismo? Entao andamos nos a comer com o maior cancro do futebol, o anti jogo, porque nao e possivel distinguir lesoes fingidas de lesoes a serio, 100%, mesmo quando se ve que nem toque ha, e nao se faz nada, e e vamos aqui, em algo perto de irrelevante, deixar de lado aquilo “das provas” e “da certeza”, que normalmente sao bastante importantes para aplicar regras, assim so porque sim? Claro que nao.
—-
Algo que tambem podem comecar a fazer e ver quando e que as pessoas trabalham, quando elas ficam sem carta, e tirar a carta so em dias laborais. So para ter a certeza que chateiam mesmo as pessoas.
Valentes Transmontanos
Posted
Abril 20, 2025 at
11:53 pm
Uma pergunta venenosa e uma resposta sonsa.
Petrol
Posted
Abril 21, 2025 at
8:23 am
Lage tinha de responder de forma semelhante. Se admitisse com a CS que temos ia ser tema de conversa durante algum tempo. Já assim será.
pogagnolo
Posted
Abril 20, 2025 at
2:04 pm
Correção ao meu comentário: Fomentar*
pogagnolo
Posted
Abril 20, 2025 at
2:03 pm
Mais uma “não questão” para encher jornais e fumentar mais debates fúteis: a liga não prevê este tipo de situações nos seus regulamentos e não existe castigo aplicável. É anti-desportivo? Sem dúvida, e como benfiquista não gostei. Mas não há nada a fazer senão pressionar a Liga a rever os regulamentos. Ponto final. Não quero ver mais comentários inúteis sobre o assunto.
_Mushy_
Posted
Abril 20, 2025 at
6:57 pm
Então você desconhece os regulamentos..
Existe uma alinea que diz sobre forçar amarelos que pode castigar de 1 a 3 jogos, a diferença é que quem decide é o conselho de disciplina. Mas como sabemos, a pressão dos grandes sobres esses temas, ou pelo menos para alguns, é tão grande que a medo vão aplicar apenas a pena minima de 1 jogo e apenas aumentar a multa.
Uma breve nota, um “yeah” deu expulsão, um “Chupa” deu 400€ multa, uns dedos esticados para o publico a dizer 4 golos deu em nada, as diferenças que existe do conselho de disciplina é algo que existe já algum tempo.
GabCel
Posted
Abril 21, 2025 at
8:16 am
Mas vocês não se cansam de tanto choro? Não acham ridículo que exista uma cabala global e permanente, contra vocês, que actua em tudo o que surge diariamente?
A única cabala que existe é dentro do vosso clube… sabiam que tinham o Treinador Superstar do mundo, ignoraram procurar soluções e agarraram-se a ele como se ele nunca fosse sair (quando era mais que sabido que só estava à espera de uma oportunidade certa para sair). Têm o jogador que vale metade do campeonato e estão desejosos de não receber propostas…
O campeonato está assim por vossa incompetência, não porque andem a conspirar contra vocês. Se isso fosse verdade como é que explicas os 12 penalty? (não estou a insinuar que não sejam merecidos/reais).
Olhem mais para dentro e assumam a responsabilidade.
pogagnolo
Posted
Abril 20, 2025 at
8:16 pm
Fui pesquisar mais sobre o assunto, pois o meu parecer inicial foi influenciado pelo que li noutra página desportiva, onde falava do artigo estar restrito a competicões da FPF.
—
Este é o artigo em questão – O Artigo 164.º do Regulamento Disciplinar da FPF estabelece:
Liga Portugal
“O jogador que, por qualquer forma, provoque propositadamente a exibição de cartão amarelo ou vermelho por parte do árbitro, é sancionado com suspensão de 1 a 3 jogos.”
—
Esta disposição aplica-se especificamente às competições organizadas pela FPF.
No entanto, a Liga Portugal, que organiza a Primeira Liga, possui o seu próprio Regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (RDLPFP). Este regulamento também aborda a questão da manipulação deliberada de cartões.
—
Por exemplo, em 2020, o jogador Sílvio Manuel Azevedo Ferreira de Sá Pereira, do Vitória Futebol Clube – Futebol SAD, foi sancionado com 1 jogo de suspensão e uma multa de €62, nos termos do artigo 164.º, n.º 5 do RDLPFP, por factos ocorridos num jogo da Liga NOS.
FPF
—
Portanto, tanto o regulamento da FPF quanto o da Liga Portugal preveem sanções para jogadores que tentem manipular deliberadamente o sistema disciplinar, incluindo forçar cartões amarelos.
—
Okay, fui corrigido. Obrigado :D Mas não sei se acrescentam o jogo de suspensão, ou se mantêm o original.
Citizen_Erased
Posted
Abril 20, 2025 at
4:27 pm
Está errado? Está. Mas tal como queimar tempo, etc, qual é o clube que não o faz? A diferença é que quando não são uns, esses armam-se em virgens ofendidas…
pogagnolo
Posted
Abril 20, 2025 at
5:12 pm
Ok, mas eu vou olhar para o meu clube, porque se comecarmos todos a repetir os males uns dos outros, ficamos todos na lama. Portanto, eu enquanto Benfiquista, vou reprovar estes comportamentos e espero que os adeptos dos seus clubes também reprovem os seus clubes (mas se não o fizerem, é problema deles). Eu ligo pouco a quem comenta os clubes dos outros. Quero é ajudar a melhorar o meu clube.
Citizen_Erased
Posted
Abril 20, 2025 at
7:20 pm
E eu não discordo. O meu ponto ia mais no sentido do teu comentário disto ser uma “não questão” e do pessoal só se queixar quando são os outros que os fazem. Quem tem poder para mudar isto é quem impõe as regras – podia por exemplo não fazer asneira como nas de GR – mas também, como é que vais conseguir provar que uma falta é feita para limpar amarelo ou não? Assumes que todas as faltas com jogadores à bica que parecem desnecessárias são para limpar e mandas castigo?
pogagnolo
Posted
Abril 20, 2025 at
8:05 pm
Ok, compreendo. E sim, é uma boa questão – os jogadores podem sempre cometer este tipo de faltas. Mas acho que ativamente pedir a um jogador para cometer uma falta perigosa sobre outro colega é mais desafiante do que estes casos mais óbvios. Sempre dificultaria mais a tarefa dos infratores. Penso que em competicões UEFA/FIFA existem critérios para estes casos.
No futebol, ou no desporto, não consegues aplicar algumas regras a 100%, mas podes sempre usar as mesmas para restringir os comportamentos mais flagrantemente anti-desportivos.
JohnWick
Posted
Abril 20, 2025 at
6:53 pm
Uma pergunta é melhor “sacar” este amarelo a perder tempo no último lance do jogo, com o jogo decidido, ou mandar uma sarrafada em alguém? Claro que não é um comportamento ótimo mas é o comportamento óbvio. Até se pode perder pontos com o AVS mas o Florentino é bastante mais importante numa deslocação ao Estoril e numa receção ao Sporting. Os regulamentos é que estão mal os clubes jogam com as regras que existem
pogagnolo
Posted
Abril 20, 2025 at
7:18 pm
Nenhuma das opcões está correta. Ele pode simplesmente jogar como de normal, e aceitar que está condicionado. Dizes bem: o problema está nos regulamentos em primeiro lugar, mas não deixa de ser um acto que desvirtua o espírito do desporto.
Mantorras
Posted
Abril 21, 2025 at
11:32 am
Para mim criticar isto e como criticar fazerem uma falta tatica. Nao a fazes mais tarde porque pode correr mal.
SENSEI
Posted
Abril 20, 2025 at
1:19 pm
Incompreensível como é que não existem medidas contra isto. Só se explica mesmo por o Regulamento ser aprovado pelos Clubes.
19 Comentários
Mantorras
Acho muito bem que tenham forcado o amarelo, ja ha amadorismo que chegue, isto e o minimo num clube profissional. O resto e conversa para ingles ver, de ocasiao, porque se nao nao tinham mais nada para dizer do jogo.
pogagnolo
1) É anti-desportivo; 2) Volte face, mas parece que há efetivamente um regulamento para estes casos e ambos os jogadores podem ser sancionados em até 3 jogos de suspensão, o que, a acontecer, demonstraria amadorismo… do Benfica.
Mantorras
Ah, acrescentar que, se pudesse escolher o melhor desfecho para isto era que fossem castigados agora na secretaria, e que depois o Benfica recorresse, e que a pena ficasse suspensa, e que jogassem na mesma, mesmo tendo atingido o limite de amarelos, e que depois viesse uma suspensao so para a proxima epoca, mas que nunca seria cumprida porque o jogador era vendido.
Mantorras
1) Anti desportivo mesmo com muito boa vontade. Para mim tem menos de anti desportivo do que uma falta tatica, e no ranking de todas as coisas a mudar no futebol, esta abaixo da posicao que o vendedor de pipocas ocupa para Rui Vitoria, dezenas de lugares abaixo dos “lancamentos laterais ligeiramente a frente do local onde saiu a bola”. Ha coisas importantes a mudar, e depois ha coisas quase irrelevantes a mudar.
2) A vantagem disto, BTW, passa por limpar a folha de amarelos, que e algo possivel, pasme-se, pelas regras. Como? Fugindo do pais e esperando que a pena expire? Nao! Cumprindo o castigo definido! Definido onde? Nas regras. Ainda por cima, faz-se isto perdendo tempo, algo que acontece em todos os jogos, multiplas vezes por jogo, por parte de ambas as equipas, e que, por isso mesmo, nao e possivel distinguir, sem achismos, se foi por A ou por B. De onde vem esta ideia que o achismo nessa regra, entre perder tempo de proposito e nao se importar de levar amarelo, porque se quer perder tempo, ou perder tempo de proposito e nao se importar de levar amarelo, porque se quer perder tempo, mas apenas para limpar os amarelos, pode algum dua deixar de ser um achismo? Entao andamos nos a comer com o maior cancro do futebol, o anti jogo, porque nao e possivel distinguir lesoes fingidas de lesoes a serio, 100%, mesmo quando se ve que nem toque ha, e nao se faz nada, e e vamos aqui, em algo perto de irrelevante, deixar de lado aquilo “das provas” e “da certeza”, que normalmente sao bastante importantes para aplicar regras, assim so porque sim? Claro que nao.
—-
Algo que tambem podem comecar a fazer e ver quando e que as pessoas trabalham, quando elas ficam sem carta, e tirar a carta so em dias laborais. So para ter a certeza que chateiam mesmo as pessoas.
Valentes Transmontanos
Uma pergunta venenosa e uma resposta sonsa.
Petrol
Lage tinha de responder de forma semelhante. Se admitisse com a CS que temos ia ser tema de conversa durante algum tempo. Já assim será.
pogagnolo
Correção ao meu comentário: Fomentar*
pogagnolo
Mais uma “não questão” para encher jornais e fumentar mais debates fúteis: a liga não prevê este tipo de situações nos seus regulamentos e não existe castigo aplicável. É anti-desportivo? Sem dúvida, e como benfiquista não gostei. Mas não há nada a fazer senão pressionar a Liga a rever os regulamentos. Ponto final. Não quero ver mais comentários inúteis sobre o assunto.
_Mushy_
Então você desconhece os regulamentos..
Existe uma alinea que diz sobre forçar amarelos que pode castigar de 1 a 3 jogos, a diferença é que quem decide é o conselho de disciplina. Mas como sabemos, a pressão dos grandes sobres esses temas, ou pelo menos para alguns, é tão grande que a medo vão aplicar apenas a pena minima de 1 jogo e apenas aumentar a multa.
Uma breve nota, um “yeah” deu expulsão, um “Chupa” deu 400€ multa, uns dedos esticados para o publico a dizer 4 golos deu em nada, as diferenças que existe do conselho de disciplina é algo que existe já algum tempo.
GabCel
Mas vocês não se cansam de tanto choro? Não acham ridículo que exista uma cabala global e permanente, contra vocês, que actua em tudo o que surge diariamente?
A única cabala que existe é dentro do vosso clube… sabiam que tinham o Treinador Superstar do mundo, ignoraram procurar soluções e agarraram-se a ele como se ele nunca fosse sair (quando era mais que sabido que só estava à espera de uma oportunidade certa para sair). Têm o jogador que vale metade do campeonato e estão desejosos de não receber propostas…
O campeonato está assim por vossa incompetência, não porque andem a conspirar contra vocês. Se isso fosse verdade como é que explicas os 12 penalty? (não estou a insinuar que não sejam merecidos/reais).
Olhem mais para dentro e assumam a responsabilidade.
pogagnolo
Fui pesquisar mais sobre o assunto, pois o meu parecer inicial foi influenciado pelo que li noutra página desportiva, onde falava do artigo estar restrito a competicões da FPF.
—
Este é o artigo em questão – O Artigo 164.º do Regulamento Disciplinar da FPF estabelece:
Liga Portugal
“O jogador que, por qualquer forma, provoque propositadamente a exibição de cartão amarelo ou vermelho por parte do árbitro, é sancionado com suspensão de 1 a 3 jogos.”
—
Esta disposição aplica-se especificamente às competições organizadas pela FPF.
No entanto, a Liga Portugal, que organiza a Primeira Liga, possui o seu próprio Regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (RDLPFP). Este regulamento também aborda a questão da manipulação deliberada de cartões.
—
Por exemplo, em 2020, o jogador Sílvio Manuel Azevedo Ferreira de Sá Pereira, do Vitória Futebol Clube – Futebol SAD, foi sancionado com 1 jogo de suspensão e uma multa de €62, nos termos do artigo 164.º, n.º 5 do RDLPFP, por factos ocorridos num jogo da Liga NOS.
FPF
—
Portanto, tanto o regulamento da FPF quanto o da Liga Portugal preveem sanções para jogadores que tentem manipular deliberadamente o sistema disciplinar, incluindo forçar cartões amarelos.
—
Okay, fui corrigido. Obrigado :D Mas não sei se acrescentam o jogo de suspensão, ou se mantêm o original.
Citizen_Erased
Está errado? Está. Mas tal como queimar tempo, etc, qual é o clube que não o faz? A diferença é que quando não são uns, esses armam-se em virgens ofendidas…
pogagnolo
Ok, mas eu vou olhar para o meu clube, porque se comecarmos todos a repetir os males uns dos outros, ficamos todos na lama. Portanto, eu enquanto Benfiquista, vou reprovar estes comportamentos e espero que os adeptos dos seus clubes também reprovem os seus clubes (mas se não o fizerem, é problema deles). Eu ligo pouco a quem comenta os clubes dos outros. Quero é ajudar a melhorar o meu clube.
Citizen_Erased
E eu não discordo. O meu ponto ia mais no sentido do teu comentário disto ser uma “não questão” e do pessoal só se queixar quando são os outros que os fazem. Quem tem poder para mudar isto é quem impõe as regras – podia por exemplo não fazer asneira como nas de GR – mas também, como é que vais conseguir provar que uma falta é feita para limpar amarelo ou não? Assumes que todas as faltas com jogadores à bica que parecem desnecessárias são para limpar e mandas castigo?
pogagnolo
Ok, compreendo. E sim, é uma boa questão – os jogadores podem sempre cometer este tipo de faltas. Mas acho que ativamente pedir a um jogador para cometer uma falta perigosa sobre outro colega é mais desafiante do que estes casos mais óbvios. Sempre dificultaria mais a tarefa dos infratores. Penso que em competicões UEFA/FIFA existem critérios para estes casos.
No futebol, ou no desporto, não consegues aplicar algumas regras a 100%, mas podes sempre usar as mesmas para restringir os comportamentos mais flagrantemente anti-desportivos.
JohnWick
Uma pergunta é melhor “sacar” este amarelo a perder tempo no último lance do jogo, com o jogo decidido, ou mandar uma sarrafada em alguém? Claro que não é um comportamento ótimo mas é o comportamento óbvio. Até se pode perder pontos com o AVS mas o Florentino é bastante mais importante numa deslocação ao Estoril e numa receção ao Sporting. Os regulamentos é que estão mal os clubes jogam com as regras que existem
pogagnolo
Nenhuma das opcões está correta. Ele pode simplesmente jogar como de normal, e aceitar que está condicionado. Dizes bem: o problema está nos regulamentos em primeiro lugar, mas não deixa de ser um acto que desvirtua o espírito do desporto.
Mantorras
Para mim criticar isto e como criticar fazerem uma falta tatica. Nao a fazes mais tarde porque pode correr mal.
SENSEI
Incompreensível como é que não existem medidas contra isto. Só se explica mesmo por o Regulamento ser aprovado pelos Clubes.