Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Foi para a Arábia Saudita no lugar de Galeno e Koeman fechou-lhe as portas da seleção: «Ir para lá aos 26 anos? É claro que já não tem ambição desportiva, por isso…»

Steven Bergwijn trocou o Ajax pelo Al Ittihad, ocupando assim a vaga que ia ser de Galeno, e isso custou-lhe o lugar na seleção neerlandesa. “Bergwijn ir para a Arábia Saudita aos 26 anos não tem nada a ver com o aspeto desportivo. A sua história com a seleção neerlandesa está fechada. Se tens 26 anos, a ambição mais importante deve ser desportiva, não financeira. Se ele vai para lá é sinal que já não tem  ambição desportiva, por isso… Ele podia ter ficado no Ajax, não? Tenho a certeza de que o Ajax também paga bem. Com a sua idade, não tomaria esta decisão”, comentou, em conferência de imprensa de antevisão ao arranque da Liga das Nações.

42 Comentários

  • Slayer666
    Posted Setembro 4, 2024 at 10:21 am

    O jogador tem o direito de aceitar ir jogar aonde quiser? Sim
    O selecionador tem o direito e opção de convocar quem quiser (desde que legalmente elegível, claro)? Sim
    Ora se cada um está no seu pleno direito e escolha…é daqueles não assuntos, só o é para encher programas de lixotv que só servem para “expert” falarem e no final dizerem nada, exceto criarem intrigas e polémicas!.
    Pelo menos para mim que ligo pouco às seleções é claramente um não assunto!.

  • Vik_9
    Posted Setembro 4, 2024 at 6:23 am

    Totalmente de acordo. E viu-se no europeu, com o nível exibido por todos os jogadores que lá jogam.
    É uma decisão legítima e eu também não diria que não aos dólares, mas não exigiria continuar a fazer parte das opções do meu país.
    Tivesse Bobo Martinez estes critérios e estaríamos melhor

    • filipe19
      Posted Setembro 4, 2024 at 10:19 am

      Não digo que a liga saudita seja competitiva, nem de longe é, mas o Kanté fez um grande europeu e o Laporte foi titular no campeão europeu. Nunca é bom generalizar

  • PeterWolf
    Posted Setembro 3, 2024 at 10:12 pm

    Esta para mim é simples:
    Bergwijn está no seu direito de, tendo opções disponíveis, dar o rumo que entender à carreira, privilegiando no caso a vertente financeira.
    Koeman está igualmente inteiramente legitimado para considerar que o mesmo não reúne condições para representar a seleção.
    E digamos que é legitimo inferir que quem vai para a liga saudita está ciente das consequências desportivas que essa decisão pode trazer.

    • Joaquim Alberto
      Posted Setembro 4, 2024 at 8:55 am

      Devo acrescentar que, desportivamente falando, não vejo mal nenhum na ida do Cristiano para a Arábia Saudita. Se ele, já em fim de carreira, tivesse (como muitos) rumado a uma liga onde ainda consegue ser titular semanalmente, dada a menor exigência competitiva, e encher os bolsos, e ponto final, eu acharia muitíssimo bem. Agora, fingir que faria aqueles números numa Big 5 ou até em Portugal, poupem-me.

    • Joaquim Alberto
      Posted Setembro 4, 2024 at 8:52 am

      Concordo a 100%, muito bem!
      Parece que temos de ser politicamente correctos (e ir na cantiga do outro senhor) e dizer que os campeonatos são todos iguais, todos igualmente competitivos e que se deve avaliar um jogador “no vácuo”. Nada mais absurdo.
      Um seleccionador pode perfeitamente aferir a “convocabilidade” de um jogador com base na liga em que joga, por entender que determinada performance na liga A não é tão relevante como na liga B, ou até que optar por ir jogar para essa liga A revela falta de ambição desportiva. Pode estar errado, claro, mas nada o impede de o fazer. Depois, se os resultados não aparecerem, poderá estar mais sujeito a críticas, mas isso é a vida.
      *
      Indo ao nosso amigo Cristiano, a situação deste neerlandês não tem nada a ver. O Bergwijn ainda teria mais anos para jogar ao (seu) mais alto nível na Europa e borrifou nisso e foi só ganhar muito mais dinheiro. O Cristiano foi ganhar mais dinheiro, sim, mas claro que a parte desportiva também pesou, porque ele queria continuar a dar (e a ter) a sensação de que ainda está no seu prime e a liga saudita é ideal: mediática o suficiente para os números serem falados, mas muito pouco exigente do ponto de vista competitivo para esses números serem alcançados. Ou seja, voltando à lógica do Koeman, não revela falta de ambição desportiva, mas revela falta (ou perda) de capacidade desportiva o que, na minha opinião, devia levar ao mesmo resultado em termos de selecção.

  • Mushy
    Posted Setembro 3, 2024 at 7:31 pm

    Critica o jogador mas se recebesse uma proposta para ir treinar o ultimo classificado ou uma equipa de 2º divisão com um ordenado chorudo era logo o primeiro a mandar a seleção às urtigas.
    *
    Bergwijn nem vai dormir de tão preocupado de não ir à seleção.
    Procurou fazer em poucos anos aquilo que ia levar o resto da sua carreira, olhou por si e sua família para terem uma vida ainda mais desafogada da que já levava.
    Fácil criticarem, vai ganhar 7x mais, mas acredito que os criticam iam recusar ordenados de 7mil euros porque preferem ficar a ganhar mil euros pela carreira e prestigio do mercado que trabalham/operam :D :D

    • Ricardo10_
      Posted Setembro 4, 2024 at 10:26 am

      Adoro esse argumento da vida desafogada, quando se está a falar de jogadores que ganham centenas de milhares de euros por mês só de ordenado, tirando prémios, patrocínios fixos e patrocínios aleatórios, e que já ganharam dezenas de milhões de euros em poucos anos… ???

    • GabCel
      Posted Setembro 4, 2024 at 5:54 am

      mais um post típico do Mushy…

      O Bergwin está no seu direito? correcto!

      O Selecionador está no seu direito de achar que ele deixou de reunir condições para ser convocado? correcto!

      porque raio é que vem esta choradeira toda e justificar o que não precisa ser justificado?

      ele prefere dinheiro? tudo bem, agora que se sujeite às consequências.

      So gostava que cá acontecesse o mesmo para acabar com esta palhaçada na selecção.

    • Dca
      Posted Setembro 3, 2024 at 9:03 pm

      É diferente, pois um treinador não tem um PRIME TIME como os jogadores têm, podem ir fazer 10 anos às Arábias, dos 40 aos 50 e ter ainda mais 20 anos de carreira pela frente. O Bergwijn não tem essa possibilidade, e preferiu no seu PRIME o dinheiro à vertente desportiva, logo o raciocínio do Koeman faz todo o sentido pois ele precisa de jogadores que valorizema a vertente desportiva e não financeira na seleção.

    • Alan
      Posted Setembro 3, 2024 at 8:14 pm

      Simplificar é fácil mas não é cientifico.

      Bergwijn é diferente mas ainda assim vive no mesmo mundo que nós e tudo indica que já ganhou pelo menos 20 milhões de euros na sua carreira profissional de jogador de futebol. Que eu saiba, a familia Bergwijn não come Rolex e pode bem dormir descansada sem ter que sacrificar a carreira do seu melhor jogador de futebol.
      Imigrar ou sacrificar-se por um rumo especifico da carreira não é igual para todos, muito menos para os que ganham o seu peso em ouro.

      7 x 1 0 0 0 0 0 0, é bem diferente de 7 x 1 0 0 0
      sobretudo pela substancial diferença de aumento de qualidade de vida que provoca, 1000 euros hoje em dia mal dão para a renda de uma casa, 7000 dá para isso e muito mais.

      É preciso entender a proporcionalidade e não comparar as pessoas com vidas e necessidades completamente diferentes. Ele fez aquela escolha e, que eu saiba, não a foi obrigado a fazer. Como tal, sendo um individuo responsável, entenderá as suas consequências.
      Eu sei que aqui no burgo isto não parece normal porque nos habituamos a que as consequências são para os outros e no final do dia tudo é relativo. Mas não é.

      https://www.spotrac.com/epl/player/_/id/47293/steven-bergwijn

  • Ricardo10_
    Posted Setembro 3, 2024 at 6:14 pm

    Vou bater palmas até amanhã de manhã. Até logo!

  • João
    Posted Setembro 3, 2024 at 5:26 pm

    Epá , não tem ambição.. Ok , mas o nível competitivo mantém-se ? O kantê ou o Benzema ainda têm qualidade para fazer parte da seleção francesa e quiçá titulares. É obvio que os jogadores vão lá pelo dinheiro , é normal. O que não era normal era a arábia pagar estas quantias. Se o Cris com 5 bolas de Ouro multi milionário vai para arábia por dinheiro o que dizer de um gajo com 25 ou 26 anos. Não condeno essa decisão de ninguém porque eu próprio faria o mesmo. Mas eu vejo o futebol como ele é , um negócio e não essa visão romântica fora da realidade

  • Conquistador
    Posted Setembro 3, 2024 at 4:40 pm

    Não sei porque não teve o mesmo tratamento como o Wijnaldum no último Europeu

  • Zerobola
    Posted Setembro 3, 2024 at 4:28 pm

    Alguem com ele nos sitios . A uns treinadores que convocam jogadores porque existem contratados comerciais assinados que os fazem ser donos de federações. E ainda sao arrogantes ao pontos de dizer que sao eles que dizem que quando acabou alguem so diz isso porque sabe que o selecionador trabalha pra ele e não pra a federacao se nao acontece o mesmo que o eng sao todos corridos . Pergunta quando a puma pagou com a garantia de ter cristano na seleção e quando paga se nao tiver cristano .

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 3, 2024 at 4:05 pm

    Toni Kross falou sobre a Liga Saudita: Assinar para jogar na Arábia Saudita é uma decisão compreensível para Cristiano Ronaldo que está em final de carreira. Mas é difícil compreender para jogadores a meio da carreira que têm qualidade para jogar em clubes de topo na Europa… Toda a gente diz que ali se joga um futebol ambicioso mas a realidade é que se trata apenas de uma questão de dinheiro. No fim de contas é uma decisão a favor do dinheiro e contra o futebol”.

    Aceito quem aceite para lá ir jogar pelos valores financeiros envolvidos como aceito quem se recuse por todos os outros motivos. Depois devem é viver com base na opção que decidiram para a sua carreira!

  • Emigra
    Posted Setembro 3, 2024 at 11:20 am

    Treinador a sério.

    Com este comentário, o Koeman fechou para ele próprio as portas da selecção de Portugal!
    Mas pelo menos os holandeses mostram tomates e independencia, ao contrario de Fernando Gomes e Martinez.

  • Fireball
    Posted Setembro 3, 2024 at 11:13 am

    Não era necesário meter-se a dar a opinião pessoal, mas não posso discordar dele. Tem razão em tudo o que diz e parece-me uma justificação bem razoável para não convocar um jogador. Se não o sente focado ou com a ambição necessária, não o chama, simples.

    • whatyouth
      Posted Setembro 3, 2024 at 2:23 pm

      Engraçado que hoje em dia jogar fora da Europa é sinónimo de falta de “ambição desportiva” É sinónimo de não ter o foco na vertente desportiva, sinónimo de estar focado “noutras coisas”. Muito engraçado. O Koeman nem vai trabalhar para onde lhe pagam mais, nem nada. É um senhor cheio de “ambição desportiva” e não se importa nada com dinheiro ya f*** money. Queimou completamente o jogador na comunicação social, só porque não concorda com o que o jogador (ser humano) acha que é o melhor para a vida dele.
      Só para se ter uma perceção, isto é o mesmo que o chefe do meu departamento agora ir dar uma conferência de imprensa a dizer que se eu fui trabalhar para o Luxemburgo porque não estou focado e não tenho “ambição profissional”.
      O desrespeito é gigante e público. Impressionante.

      • Stravinsky
        Posted Setembro 3, 2024 at 8:29 pm

        Que comparação ridícula.
        Isto não é um mero “trabalho”. É desporto. É competição. E para competir ao mais alto nível compete-se com os melhores.
        Obviamente que o nível competitivo na Arábia Saudita é muito mais baixo, mas qual é a dúvida??
        Achas que um jogador a competir na PL está ao mesmo nível de competição desportiva que um jogador que anda a marcar golos a passo contra uns marretas na Arábia Saudita?
        Estamos a brincar?
        A ambição desportiva do Koeman é treinar a melhor seleção possivel da melhor forma possível.
        Ele não tem de estar a um nível físico altíssimo como os jogadores tem.
        Estás apenas a tentar passar a mensagem de que a competição na Arábia Saudita vale tanto como na Europa, mas não andamos a dormir.

        • whatyouth
          Posted Setembro 4, 2024 at 7:36 am

          Bem tentaste mas não, não tentei passar essa mensagem. A mensagem que tentei passar foi a de que jogar fora da Europa não é sinónimo de falta de ambição desportiva. Ou espera, o Jota foi para o Al-Ittihad porque não tinha qualquer ambição e passado uma época volta a ter ambição total? Porque vai jogar na Ligue 1 e não no campeonato árabe?
          Podes ver como quiseres, mas eu no meu mero “trabalho” preocupo-me mais com o bem-estar da minha família e com o paycheck do que com a minha “ambição competitiva”. Mas pronto, cada um sabe de si!
          A ambição desportiva do Koeman é esta: um jogador que a época passada estava no Ajax (essa grande potência desportiva) tinha todas as condições para ser titular na seleção, mas passado 2 meses, como se muda para outra latitude, outra geografia, deixa de as ter? Perdeu qualidades como jogador? Ou como pessoa, pela escolha PESSOAL que fez?
          Cada um pode ter a sua opinião e o selecionador é ele, mas eu acho que o Koeman é desrespeitador, não é um treinador querido pelos jogadores que treinou ao contrário de outros grandes treinadores como Deschamps que veja-se, convocou jogadores para o Europeu que não tinham qualquer “ambição desportiva” e mesmo assim foi mais longe do que a Holanda suprise surprise ahahaha

          • Stravinsky
            Posted Setembro 4, 2024 at 5:30 pm

            O “Non Believer” acabou de te comentar.
            Perde ritmo competitivo – uma diferença abismal para aquilo que se joga na Europa, por muito que digas que não. E o espírito competitivo também já era, porque não está a jogar com os melhores e contra os melhores.
            Atenção que o jogador faz o que quiser, mas a visão do Koeman é muitíssimo válida. Não podemos andar a dizer que jogar a ritmo de caracol vale o mesmo que jogar na Europa. Simples.

          • JJayy "Non Believer"
            Posted Setembro 4, 2024 at 10:43 am

            Claro. Até porque o Bergwijn ganhava muito mal na Europa e tive que ir para a Arábia fazer dinheiro. Não perde qualidade como jogador, mas ritmo e espírito competitivo perde de certeza.
            Sim, o Jota foi para a ligue 1, mas sempre foi um jogador com mercado. Antes de ir para a Arábia já era…

      • Art Vandelay
        Posted Setembro 3, 2024 at 6:03 pm

        Depende se na área profissional que foste trabalhar o Luxemburgo é uma potência Mundial ou um asilo de reformados…

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 3, 2024 at 5:26 pm

        Concordo minimamente. Mas no geral sim, bastava deixar de o convocar.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Setembro 3, 2024 at 10:57 am

    Gosto. E a tendência é para piorar

  • rmatos24
    Posted Setembro 3, 2024 at 10:33 am

    Era este o tipo de perfil que precisávamos para a nossa seleção. Temos exatamente o oposto.

    • whatyouth
      Posted Setembro 3, 2024 at 11:40 am

      Sim precisamos mesmo de um treinador que só conseguiu vencer o campeonato holandês, que não ganha nada desde 2021 quando ganhou a taça com o Barça, e que como selecionador ganhou a quantidade absurda de 0 ZERO títulos… este “tipo de perfil” é mesmo o que nós precisávamos, sem dúvida.

      • rmatos24
        Posted Setembro 4, 2024 at 10:34 am

        Peço desculpa, mas o meu objetivo foi interpretado ao lado daquilo que queria transmitir. Mas percebo que ao escrever o que escrevi, poderia resultar nisto. Eu quando falo de perfil não falo de qualidade enquanto treinador!!! Talvez o tivesse dito. Quando falo de perfil, falo da forma como defende algumas ideologias e convicções no sentido de as achar melhor para a equipa. Se o Martinez acha que manter Ronaldo indiscutível é o melhor para a seleção? Está no seu direito. Se eu concordo? Claro que não, porque está a colocar a parte desportiva em segundo plano e dá ideia de ter um perfil passivo e ser um “yes man”. Agora, qualidade enquanto treinador e perfil são coisas distintas e era isso que queria transmitir. O ideal seria alguém com um perfil mais impositivo e também com boas capacidades ao nível do treino/jogo. O Koeman não é tão mau como o pintam, mas também não seria solução para a nossa seleção, na minha opinião.

      • Emigra
        Posted Setembro 3, 2024 at 4:45 pm

        Koeman: 3x campeão Holanda (com 2 clubes diferentes) + 1 taça Holanda + 1 taça Espanha.
        Martinez: 1x taça Inglaterra

        Seleção: ambos com zero titulos, sendo que o Koeman pelo menos tem 1 final da liga das nações.

        Portanto, nem por aí dá para defender o Martinez…
        Se então se meter a experiencia enquanto jogador, nem dá para comparar!

        Sim, sem dúvida: eu preferia meio Koeman a 50 Martinez!

        • GabCel
          Posted Setembro 4, 2024 at 8:38 am

          tudo dito

        • whatyouth
          Posted Setembro 4, 2024 at 7:39 am

          A tua lógica é: como o selecionador que temos é horrível, não faz mal termos um menos mau! Ahahaha usar maus exemplos para justificar uma opção má não funciona… é uma regra básica de gestão.
          Eu NUNCA escrevi que o Martinez é melhor ou que o preferia em relação ao Koeman. Por isso esse teu comentário é desprovido de qualquer utilidade.
          O Koeman é fraco, não é o que a nossa seleção precisa (NA MINHA OPINIÃO).

      • cmche1111
        Posted Setembro 3, 2024 at 2:18 pm

        O Koeman só conseguiu vencer 4 campeonatos holandeses, mais taças em Espanha e Holanda, o Roberto Martínez tem uma FA cup e uma segunda liga inglesa…

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Setembro 3, 2024 at 12:57 pm

        Ao menos tem tomates. E os outros selecionadores em Portugak ganharam o quê? Então o Fernando Santos é um grande treinador para ti

  • Jasomp
    Posted Setembro 3, 2024 at 10:23 am

    Agora parecia o Roberto Martinez a falar.

    • Art Vandelay
      Posted Setembro 3, 2024 at 12:55 pm

      Não, porque o Roberto tem acesso a relatórios confidenciais da CIA que provam que o Aveiro e todos os que jogam na Liga Reformados de Riade estão a jogar imenso à bola….

      • António Figueiredo
        Posted Setembro 3, 2024 at 4:01 pm

        Ahahah não aguentas mesmo!! Surreal…

      • Ricardo F.
        Posted Setembro 3, 2024 at 1:44 pm

        O post é sobre o Bergwijn e o Koeman, o comentário (hilariante) foi sobre o Martínez e lá veio o “Aveiro” à tona, mostrar que continua a viver no triplex que alugou na cabeça do Art Vandelay.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Setembro 3, 2024 at 12:37 pm

      Ahahah!

Deixa um comentário