Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Formação eterna e as dores de crescimento

O Sporting é por definição um clube formador, e orgulha-se desse facto. Porém, tem faltado juntar títulos a esse título. Os detractores deste modelo afirmam que ambos os factos, a aposta na prata da casa e ausência de vitórias, está relacionada. Uma falácia, pois o clube de Alvalade tem nos últimos anos colocado na sua equipa profissional uma quantidade de jogadores de elevada qualidade, em número mais que suficiente para abastecer qualquer plantel ganhador. A responsabilidade está totalmente do lado das sucessivas Direcções que, não só desbarataram esse capital humano, como falharam na tarefa de o rentabilizar, desportiva e financeiramente. Os jovens leõezinhos foram trabalhados por treinadores sem capacidade para tal, e para comprovar basta ver o rol de treinadores que passaram por Alvalade antes da chegada de Jesualdo Ferreira, esse sim com perfil e tarimba para poder apresentar resultados que se vissem. O expoente máximo, Paulo Bento, conseguiu fazer estagnar um conjunto de jogadores que tinha tudo para subir de rendimento de ano para ano. Além disso, o pouco dinheiro (seria pouco?) que havia era gasto com estrelas como Carlos Bueno (se bem que este sabia como bater o Benaglio), Farnerud ou Grimi, ou então em “acréscimos de experiência” nas figuras de Rochemback, Paredes ou Maniche, jogadores de peso, mas não em termos futebolísticos. A lista de jogadores com que o Sporting rodeou os seus jovens jogadores é demasiado deprimente para ser discriminada, e juntando a isso as prematuras vendas de Ronaldo, Quaresma ou Simão, é caso para dizer que realmente, é impossível vencer recorrendo à formação. Claro que veio Godinho Lopes, e consigo uma viragem de 180 graus, com os resultados sobejamente conhecidos, desportivos e financeiros, embora seja de bom tom referir que aquele esteve longe de ser o coveiro do Sporting, como alguns querem fazer crer, mas sim apenas mais um numa linha de sucessão dinástica que há muito estava ela própria defunta. A questão é que hoje, após nova alteração de rumo, o futebol do Sporting está numa situação semelhante àquela vivida há uns anos atrás. Aquele movimento perpétuo, de equipa jovem à qual ainda falta maturidade competitiva suficiente para triunfar regularmente, mas que dificilmente chega a esse patamar porque está numa reconstrução permanente, em que os mais cotados saem, e são substituídos por elementos pouco rodados nas altas andanças. Esta equipa do Sporting, a actual, ainda não está pronta para actuar vencer continuadamente nos grandes palcos, e as últimas semanas mostraram isso mesmo. O modo como falhou a aproximação ao líder do campeonato, e como foi eliminado da Liga Europa deixaram claro que, parafraseando uma conhecida publicidade, ainda falta um bocadinho assim para que os leões possam vencer com regularidade desafios de um grau de exigência superior. As dores de crescimento podiam ser minimizadas com a presença de um treinador experiente no banco, mas tal não é o caso, pois esta é a primeira experiência de Marco Silva num clube com exigência superior, e também ele tem cometido os erros normais de quem ainda está a aprender a lidar com a nova situação (e aqueles que dizem que Mourinho, chegou e venceu, é preciso lembrar que antes de se assumir como treinador principal, passou anos a absorver conhecimento de uns quantos treinadores com algum cartel). A estrutura directiva também não dá a estabilidade necessária (ainda?), pois Bruno de Carvalho, com todos os seus méritos, tem cometido uma série de falhas que são dignas de um principiante: os deficientes ataques ao mercado, as falhas de comunicação (raspanetes públicos aos jogadores) e o modo como alguns casos disciplinares foram tratados, terão de ser pormenores a corrigir com o tempo, à medida que o presidente leonino desenvolva uma sensibilidade maior para lidar com estas situações. A questão é que as dores de crescimento, de direcção, treinador e jogadores, são compreensíveis, mas os adeptos, por mais que se revejam em projectos sustentáveis e vibrem com contas positivas, querem é vitórias. E não das morais, mas daquelas que valem troféus. Para tal, é necessário o tal golpe de asa que o clube foi incapaz de inventar na primeira década deste século. O futebol do Sporting, neste momento, não precisa de mais promessas ou projectos, mas sim de mais-valias imediatas, jogadores feitos, nomeadamente um avançado que seja sinónimo de 20 a 25 golos por época, e de um jogador que decida partidas, à imagem do que fizeram muitas vezes Simão, Quaresma ou Hulk. A qualidade do actual plantel é indiscutível, e à primeira vista parecem lá estar dois ou três rapazes que podem vir a dar que falar no panorama mundial, mas a verdade é que a evolução natural de um grupo desta natureza é um processo lento, que apenas pode ser acelerado por factores externos, que neste caso seriam um treinador consagrado ou jogadores habituados a outro ritmo e exigência. Assumindo que Marco Silva continua (e mesmo que tal não aconteça, o normal é chegar alguém com o mesmo perfil), a solução passa pela aquisição de jogadores, não aos caixotes, não para entreter adeptos ou fazer manchetes, mas sim para entrarem de caras e levarem este grupo para outro nível. Este é o único modo do Sporting, rapidamente, chegar ao patamar dos rivais nacionais, que com ou sem talento por aí além, têm equipas consolidadas e jogadores com muitos anos de casa. Claro que há a questão financeira… o clube não pode investir, não pode fazer sacrifícios. Nesse caso, há que pedir paciência aos adeptos, mas também não se deve enganá-los com analogias de desporto automóvel.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Haddock
    Posted Março 2, 2015 at 11:12 am

    O Sporting não é um clube formador, o Sporting é um clube que é obrigado a recorrer à formação. São coisas diferentes.

    Nos últimos 2 anos com o Bruno de Carvalho o Sporting contratou mais de 30 jogadores. Isto não é de quem acredita na formação. O problema é que o Sporting contrata muito e mal. Ou alguém acredita que se o Sarr fosse um bom jogador o Tobias Figueiredo este ano ia ter minutos? Ou alguém acredita que se o Slavchev fosse um bom jogador o Adrien era titular? E posso dizer o mesmo do Gauld-João Mário. Do Geraldes-Cédric.

    Ou seja, não fosse o Sporting contratar tão mal e era um clube como o Benfica e FC Porto só com 1 ou 2 portugueses. Nani, que nem é do Sporting, William (que também ganhou o lugar porque o Rinaudo e Magrão não prestavam) e o Patrício.

    • Euler
      Posted Março 2, 2015 at 12:47 pm

      Não é um clube formador? Penso que deveria rever esse conceito então…ninguém duvida que se tem incidido ainda mais no produto da academia devido aos problemas que (ainda) assolam em Alvalade, mas parece-me extremamente exagerado e muito falacioso falar nos moldes que fala. Lendo o seu texto e transpondo para o panorama mundial, concluo que toda a emancipação de um jogador de futebol se dá por demérito ou falta de habilidade de um qualquer estrangeiro que lá estivesse anteriormente. Ou seja, a capacidade do garoto é irrelevante..

      Falando das contratações destes dois anos, houve algum entulho, mas era necessário aumentar o número de alternativas e foi o que se fez, com jogadores com maior ou menor qualidade, margem de progressão e pouco dispendiosos. Só fazendo um paralelismo, o Samaris custou 10M e todos os do Sporting somam 15M. Não concordo com todas as contratações, mas é impossível acertar em todos.

      Para finalizar, comparar a presença de portugueses, quer no 11, quer no plantel do Sporting com os outros grandes, só pode ser mesmo brincadeira..e isto não é deste ano nem do ano transacto.

  • Fábio
    Posted Março 2, 2015 at 11:12 am

    O Sporting tem lá um avançado que podia garantir esses golos, Fredy Montero(não é top, é inferior a Jackson´s, Falcao, Cardozo, Jonas etc), mas para isso o Sporting tinha que jogador um futebol apoiado, à base do jogo interior, e não a fazer 500 cruzamentos por jogo, o estilo de jogo do atual Sporting de Marco Silva é ir à linha e cruzar, é um futebol mediocre, infelizmente é este o caminho que Marco Silva tem tomado nestes últimos 3 meses por opção própria o que só o prejudica a ele e ao Sporting. Imaginem o Barcelona a jogar o jogo todo à base de cruzamentos pelo ar para o Messi(atenção, não estou a comparar a qualidade de um e de outro, mas sim estilos de jogo), queria ver como era. Marco Silva tem à sua dispocição um plantel muito bom(tem lacunas obviamente) e prefere jogar um futebol mediocre(medo de jogar futebol interior? de perder a bola no meio e levar com bolas nas costas? assim também as levamos!). Ele nem sequer escolhe os melhores jogadores, tem cometido erros básicos de principiante, e já não há defesa possível para ele.

    "Tal escolha, em termos ofensivos, parece-me ter pouco a ver com as ideias para o ataque e muito com as ideias para a defesa. As escolhas que se fazem para determinado momento do jogo influenciam os restantes, e organizar a equipa para atacar dessa forma influencia a forma como se vai defender em caso de perda. Então, Marco Silva optou por estancar a transição ofensiva do adversário, uma vez que no corredor lateral os contra-ataques são mais fáceis de controlar, e parar. E por isso, opta por atacar sem risco, fazendo o Sporting regredir no caminho que o voltaria a tornar num grande"

    • Nuno
      Posted Março 2, 2015 at 11:19 am

      Esse estilo de jogo que falas é o único que serve para aproveitar as características do Slimani, que é mais goleador que Montero ou Tanaka.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 11:25 am

      O jogo apoiado serve para as características do Slimani!? Um jogador que perde mais bolas do que aquelas que consegue receber?

    • JS
      Posted Março 2, 2015 at 11:37 am

      Concordo em absoluto contigo Fábio.. Com jogadores como Nani, Carrillo, João Mário e Freddy Montero, é rídiculo estarmos a apostar em cruzamentos para área.. São jogadores para jogarmos pelo meio campo, num futebol apoiado. É triste é ver que no príncipio da época era assim que jogavamos..

      Nuno, podemos argumentar que o Slimani é mais goleador, porque a equipa joga precisamente nesse estilo de jogo à base de cruzamentos. Para além disso, não sei até que ponto o Slimani é mais goleador que Montero ou Tanaka. Para isso era preciso ver quantas a % de golos por oportunidade clara de golo.

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 12:40 pm

      Ainda há pouco tempo o Slimani era o maior craque do universo, afinal agora é o Montero. Se jogarem em posse esqueçam o Slimani, se querem jogar pelas alas esqueçam o Montero. na minha opinião, nem um nem outro são grande coisa, muito menos avançados que marquem 20/25 golos por época. Os 3 avançados do Sporting juntos não fazem um Jonas e muito menos um Jackson.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 12:49 pm

      Nunca nenhum foi o maior craque do universo. Mas entre eles, há um claramente melhor, que é o Montero.

    • Euler
      Posted Março 2, 2015 at 12:51 pm

      um Jackson não fazem, mas um Jonas fazem à vontade.

    • Vila Verde
      Posted Março 2, 2015 at 1:06 pm

      quem me dera a mim ter o Jonas no Sporting. O Jonas é um dos tipos de negócio que o Sporting tem de aproveitar. Dispensado pelo anterior clube, jogador com créditos firmados, o Sporting tem de estar atento ao mercado a estas oportunidades que por vezes aparecem. Coisa que, tirando o negócio do Nani, não tem sido feito

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 1:12 pm

      Estas oportunidades de negócio custam dinheiro, e o que o Jonas recebe o Sporting nunca poderia pagar.

    • Vila Verde
      Posted Março 2, 2015 at 1:30 pm

      poupando em slavchevs, sarrs e outros afins, talvez até pudesse…

    • Sebastião América
      Posted Março 2, 2015 at 1:53 pm

      Comparar Jackson e Falcao com Cardozo e Jonas é para rir.
      Esta equipa do Sporting com o Jackson era de longe e melhor equipa em Portugal. Aliás no clássico o Jackson foi quem fez realmente a diferença, e nesse jogo embora o William também não tenha estado mal, provou que ainda é o melhor jogador em Portugal.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 2:12 pm

      continuem em achar que o problema é o ponta de lança, quanto a defesa mete água por todos os lados, o adrien só faz asneiras, e o Nani é só quando lhes dá vontade..

      Aliás ver aquela defesa a defender dá pena, o que vale é o patricio n 1×1 que é a especialidade em que é realmente bom.

      Nem depois de levarem 3 ganham um pouco de humildade e deixam de usar essas expressões de melhor em Portugal.

      José

    • Sombras
      Posted Março 2, 2015 at 2:14 pm

      Sebastião América, mude de lentes.

      Porque não comparar Jackson e Falcão a Cardozo ou Jonas? Estatísticamente falando apenas, que é o que se debate aqui, até nem estão assim tão longe. O próprio Lima já foi no Benfica o tal avançado de 20 golos.
      Já agora, a equipa do Sporting com Jackson era a melhor de Portugal? Ia à bancada cabecear os cruzamentos do Cédric? O plantel do Sporting está a ANOS LUZ do plantel dos outros 2 grandes, e a classificação vai acabar por comprová-lo. Mas já agora, por essa ordem de ideias, o Benfica com Messi ou o Porto com Cristiano Ronaldo também eram as melhores equipas do mundo ou lá próximo.

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 2:18 pm

      No Jonas os números dele durante a sua carreira falam por si, quem o vê jogar, vê que aquele toque de bola não engana, é craque da cabeça aos pés. Pena a idade, mas tem muito a dar ao futebol durante largos anos. Eu não o trocava por nenhum do Sporting.
      E o Ruben tem razão, o Jonas tem um salário que seguramente será incomportável para o Sporting.

      Exato Sebastião, com Jackson era a melhor de Portugal e quiçá da Europa. Lá está, estes exageros é que me arrepiam. O Sporting tem de longe o pior plantel dos 3 grandes e não basta um só jogador para mudar isso. Cardozo em termos de números não fica a dever a nenhum e na Turquia continua a mostra-lo, e eu sempre fui um critico implacável deste jogador, mas como goleador há poucos que se equiparem. Em termos de jogo jogado, Falcão e Jackson são muito mais jogadores, ams sem qualquer sombra de duvida.

      P.S. – O Benfica com o Messi era melhor equipa da Europa. E com mais o Ronaldo era a melhor do Universo.

    • Pedro Costa
      Posted Março 3, 2015 at 12:45 pm

      Fábio, o Sporting vai à linha e cruza porque o seu jogo interior é fraco, algumas vezes miserável: Adrien, João Mário, André Martins e até William Carvalho são jogadores medianos.

  • Nuno
    Posted Março 2, 2015 at 11:16 am

    Pegando na primeira parte do texto, realmente pode-se constatar que o Sporting continua a cometer os erros do passado: contrata jogadores com pouca qualidade e não aproveita devidamente os produtos da sua formação. Esta época até está a rentabilizar e muito bem jovens como João Mário e Tobias Figueiredo mas o actual estado da formação até me parece pior que nos anos anteriores, ao nível de treinadores, jogadores e estrutura. Por outro lado o número excessivo de jogadores contratados que acabaram por não servir para a equipa principal, impediram uma maior utilização de alguns jovens com maior potencial.

    O caminho a seguir já foi indicado aqui neste blog há mais de um ano, contratar menos e mais assertivamente.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 2, 2015 at 11:20 am

    Neste momento a questão mais importante e que passa é que já chega de dar o chamado tempo. Sempre que o Sporting é eliminado de algo oiço que a equipa está a crescer e que precisa de tempo para ter maturidade. Irra, mas o Sporting anda a crescer e a ganhar maturidade há quantos anos?

    Equipas que ganharam baseadas na formação são muitas, o Ajax de 90 ou o Barcelona de Pep, mas há uma diferença gigante, ambos tinham jogadores mais velhos envolvidos, e a prova disso é o Barcelona do Pep que tinha na equipa a mistura do talento jovem com a experiência de jogadores como Puyol ou Xavi. Podem até dizer-me que o Sporting este ano também tinha o Nani, mas ainda assim acho que é insuficiente.

    Se para mim há duas coisas gritantes neste Sporting é a falta de experiência, e sobretudo a mentalidade competitiva. Sobretudo a última ajuda e muito a explicar aquilo que para mim é uma época falhada do Sporting. Na minha opinião o 11 titular do Benfica não é muito superior ao 11 base do Sporting. Em algumas posições será certamente melhor mas em outras mal se notará a diferença. O grande problema está na mentalidade competitiva. Eu que ainda não digeri o empate entre os dois em Alvalade tenho a certeza que se o lance aos 93mins fosse na área do Benfica não dava golo. Já com o Porto ontem não só se notou o cansaço físico, mas notou-se sobretudo a forma como os lances eram abordados, sendo o Sporting incapaz de ganhar uma segunda bola, ou de posicionar o seu meio campo de forma correcta…

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 11:29 am

      A questão não é a experiência ou falta dela. O fundamental é ter qualidade, e o Sporting não tem qualidade suficiente.

      Daniel Sousa

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 2, 2015 at 11:41 am

      Daniel, eu não acho honestamente que seja falta de qualidade. Até porque há jogadores no plantel do Sporting com talento para outros voos. Nani é um jogador que me faz confusão, porque é para mim o melhor jogador do nosso campeonato, no entanto, neste momento é dos mais desastrados do Sporting, e não é pelo golo que marcou há duas semanas que passa a ser um rei.

      Agora jogadores como o William, o João Mário, o Tobias, o Carrillo, Slimani (que não tem jogado, certo), são jogadores com qualidade… A experiência assenta sobretudo na defesa!

    • JOAO.p
      Posted Março 2, 2015 at 12:25 pm

      Pedro, o Sporting tem muito bons jogadores para algumas posições, mas elementos absolutamente medíocres para outras. Cédric e Jonathan (já que Jéfferson agora está indisponível), Adrien, Tanaka… Slimani é bom de cabeça mas de resto zero… E depois há o sub-rendimento de Carrillo, Nani, Montero (este por MS ainda não ter encontrado o sistema ideal para ele) e William, safando-se apenas João Mário e (exceptuando o frango) Patrício esta época, talvez também Tobias e Oliveira, que não sei se seriam titulares se houvesse um elemento mais experiente no plantel.

      Já Porto e Benfica têm um plantel mais equilibrado, com jogadores de qualidade para todas as posições (Casemiro e Jardel deixam a desejar mas não ao nível de um Cédric) — apenas Eliseu foge completamente a isso. E, finalmente, opções de banco. Ontem o Lopetegui tirou Evandro e fez entrar Ruben Neves, tirou Brahimi e fez entrar Quaresma, ambos grandes jogadores. O Marco Silva tirou Adrien e meteu Capel, tirou Carrillo e meteu André Martins. Mesmo na defesa, sai Danilo e entra Indi; a diferença aligeirou quando MS meteu Slimani, uma opção de banco com maior qualidade, mas foi a única das três! Sim, pode-se dizer que podia ter posto Mané ou convocado Gauld, mas mesmo assim, o nível continuaria a ser bastante inferior.

      Quanto ao melhor jogador do campeonato, esse é claramente Jackson.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 12:45 pm

      O Jackson e o Gaitán são melhores q Nani…de longe..
      Luis

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 2:19 pm

      Concordo aqui com o Luis, Jackson e Gaitan são de outro planeta que não o português, bem acima dos restantes.

    • Stalley VM
      Posted Março 2, 2015 at 2:58 pm

      Nani nas primeiras épocas do United foi dos melhores do mundo (esteve nomeado se não me engano), acima de qualquer um do campeonato Português.

    • KingLeao
      Posted Março 2, 2015 at 3:19 pm

      Nani e jogadores de outro planes sim Nani e craque de cabeca aos pes e top na minha opiniao tal como o Jackson mas acho superior ao Gaitan, mas Sao opinioes.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 2, 2015 at 3:58 pm

      Em relação a quem é melhor jogador acho que são opiniões, e sobretudo acho que são muito influenciadas pelo clube que cada um defende. Eu não tenho problemas em admitir que qualquer um dos três que foram mencionados (Nani, Jackson e Gaitan) são fantásticos jogadores. Ver os três jogarem na mesma equipa devia ser algo fantástico, sem dúvida…

      João, respondendo só a alguns pontos teus, não acho que o plantel do Sporting seja assim tão fraco como dizes. O Slimani não é assim tão mau, desculpa mas não acho, pode até ser pouco elegante de pés, mas na área acho-o um bom ponta de lança. Já Adrien e Cédric são jogadores medianos mas que podem perfeitamente cumprir. Não acho que nenhum seja inferior ao André Almeida, e mesmo Ruben Amorim muitas vezes titular no Benfica, não acho que seja superior. Mas entendo o que dizes, e sobretudo quer-se-me parecer que Gauld e Wallyson mereciam mais oportunidades…

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 5:27 pm

      O que eu acho é que da defesa do sporting que jogou contra o porto, nenhum tinha lugar nos outros dois grandes. Aí reside a grande do sporting para porto e benfica.
      Rui Silva

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 2, 2015 at 7:53 pm

      Rui,

      Não acho Paulo Oliveira inferior ao Jardel do Benfica, por exemplo. A grande diferença é que o Jardel não é obrigado a ser patrão da defesa. Já o Paulo tem de comandar uma defesa…

  • scp_fan
    Posted Março 2, 2015 at 11:32 am

    Concordo em geral com o que é dito no texto! Mas acho que há lacuna evidente no plantel do Sporting que não é referida neste texto.

    Falta um líder dentro de campo ao Sporting. Uma voz de comando, alguém que se sobreponha aos restantes, alguém respeitado por todos. Não me parecia mal pensado, usar como Capitão um jogador de campo, em vez do Guarda-Redes. Um pouco à semelhança do que fez Co Adriansen na sua passagem pelo Porto, em que queria sempre um elemento da defesa como Capitão. Adrien e William parecem-me os candidatos mais adequados.

    Quanto à questão de faltar alguém que decida jogos, uma equipa que tem Nani, não poderá usar desse argumento. A questão passará mais, pela preparação psicológica dos jogadores. Marco não me parece ter (ainda) estabelecido uma ligação forte com o plantel e isso parece-me estar a ter uma importância gigantesca nas falhas que este grupo tem tido.

    No entanto, importa referir que a derrota de ontem foi apenas a 6ª desta época (não vou contabilizar a Taça da Liga)! E que quatro delas são tremendamente normais (Chelsea 2x, Wolfsburgo e Porto). Guimarães e Schalke (esta, nos moldes que são conhecidos) serão os maiores tropeções desta época!

    SL!

  • João Lains
    Posted Março 2, 2015 at 11:33 am

    Sentiste mesmo isto durante a era Paulo Bento ou achaste apenas que por ser uma figura em tão má conta depois do que fez na seleção, o pessoal gostaria mais do teu texto?

    Quando tudo corre mal, é fácil apontar o dedo a tudo e todos mas relembro que até ontem o Sporting ainda não tinha perdido nenhum clássico. O terceiro lugar está lhe destinado até que o Sporting invista como os rivais. Quem pede o Sporting campeão são os que acreditam que o Arsenal também o pode ser em Inglaterra.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 11:41 am

      Eu só peço o Sporting a jogar futebol, e não a fazer a miséria que fez ontem.

    • João Lains
      Posted Março 2, 2015 at 11:48 am

      Acho que faltou atitude e também alguma frescura. Mais alguns dias para preparar o jogo não teriam feito mal.

    • Nuno R
      Posted Março 2, 2015 at 11:51 am

      Durante a era Paulo Bento (falei no Bento porque foi o que mais tempo esteve como treinador) o Sporting tinha um conjunto de jogadores com imensa qualidade. Em teoria, a equipa devia evoluir, só que tal nunca aconteceu, por duas razões: o Bento não consegue desenvolver jogadores, e faltaram os tais reforços que trouxessem um acréscimo de qualidade.
      O mesmo se passa agora. Há jovens com qualidade, ou se quiserem, potencial, mas das duas uma: ou crescem juntos, e devagarinho, ou vem um estímulo rápido, e isso tem de ser ou um treinador muito batido, ou jogadores com outra rodagem.

      O Sporting PODE ser campeão. Está neste momento a 12pt da liderança, basta ver os pontos perdidos em casa com equipas da treta, e fazer as contas. Nem compares a nossa Liga à inglesa, por favor, pois nem o Benfica é o Chelsea, nem o Arouca é o Everton, se é que me faço perceber. Mas nem é isso que está em causa…

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 12:03 pm

      A parte do Paulo Bento também não concordo, foi um treinador que com poucos recursos, simplesmente apostando em jogadores da formação e contratações à Boavista, conseguiu manter o Sporting sempre no segundo lugar na luta pelo título e ganhou imensas Taças, sem referir que levou a equipa aos oitavaos da Champions, ainda que tenha acontecido o descalabro que se conhece.
      Mário

    • João Lains
      Posted Março 2, 2015 at 12:50 pm

      Foi o Bento que integrou vários jogadores da formação com os quais tinha sido campeão. Foi sempre vice campeão, conquistou taças e supertaças, e lá está, ultrapassou a fase de grupos da liga dos campeões. Não vejo razões para o seu trabalho seja criticado.

      Sinto alguma falta de estofo em Marco Silva mas após a saída de Jardim era a melhor opção possível. Nunca achei que o Sporting já tivesse reunidas as condições para lutar pelo título com Benfica e Porto. Se Leonardo Jardim tivesse continuado, aí sim, o cenário e a pressão seriam completamente diferentes.

    • RicardPereira
      Posted Março 2, 2015 at 12:51 pm

      Concordo João, para além disso acrescento que é muito fácil falar em contratar um jogador decisivo mas o pior é fazê-lo, o Hulk custou perto de 20M, o Quaresma foi incluído no negocio de Deco e o Simão custou cerca de 2,5M, o que naquela altura era muito dinheiro para a realidade portuguesa. O Sporting hoje em dia não consegue fazer este tipo de negócios porque o mercado está demasiado inflacionado, pelo que a única hipótese é comprar promessas com a esperança de que consigam adaptar-se o mais rapidamente possível e fazer a diferença.

    • Nuno R
      Posted Março 2, 2015 at 1:16 pm

      O Bento falhou na evolução dos jogadores. Não sei como ser mais claro… o Veloso do ano 1 jogava o mesmo, ou mais, que o Veloso do ano 3.
      O natural num jovem é ir melhorando com o tempo, não o oposto.
      Quanto às burrices do Bento, posso dizer-te que rebentou com o Moutinho, lixou o Vuk (vale o que vale, mas ele meteu uns golos na ausência dos avançados titulares, e mal estes regressaram, correu com ele para a ala, onde não rendia), e deu aval a contratações que fazem do Prnajic uma estrela em ascensão.

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 2:19 pm

      Nuno se calhar deu tanto aval como dá o Marco Silva às do Bruno de Carvalho…

    • Manuel
      Posted Março 2, 2015 at 2:43 pm

      Penso q não é coincidência nenhuma a classificação do Sporting ter piorado significativamente com a saída do Paulo Bento. Aliás, deve ter sido o último treinador do Sporting a ganhar algum troféu..

  • MiltonLuz
    Posted Março 2, 2015 at 11:33 am

    Obviamente o futuro passa pela formação, mas não a 100% nao podems contar na equipa principal com miudos com 18 19 20 22 anos sem nenhuma experiência e esperar que ganham todos os jogos e campeonatos… para esses miudos crescerem precisam de alguem que os cheguem aos pés, que possam aprender… continuo a dizer que falta um "capitao" no sporting, á imagem de Luisao…, falta um patrao naquele defesa… para dar estabilidade! e quando falo em patrao nao é com Sarr.. nem Mauricios nem jogadores que nada provaram a nivel futebolistico.. é certo que o sporting nao tem dinheiro, mas o dinheiro gasto em slavchev,rosell,Sarr,geraldes,heldons e por ai além ja dava para contratar pelo menos, pelo menos um CENTRAL que imponha respeito… Tobias ainda está muito verde apesar de ter vindo a mostrar qualidade…

    No meio campo William teve metade da epoca apagado… so a pco tempo acordou para a vida… em sentido contrário Adrien desapareceu… tem falhado passes,remates…
    João Mário nao pode ser o 10 que o sporting precisa.. João Mário é um 8… e é novamente na posiçao 10 que o sporting precisa de alguem que faça a diferença.. um jogador com provas dadas na europa… que assista que marque golos… que faça a diferença

    nos extremos até nao estamos mal servidos, apesar de nos ultimos jogos nao se vir nda de Nani(apenas um golo do outro mundo) e Carrillo(menos influente) mas com a quebra da equipa tambem é natural que estes vaiam abaixo… mas para a proxima epoca vamos ter Nani e Carrillo? era importantissimo manter pelo menos mais uma epoca esses 2… principalmente Nani que na sua melhor forma é meia equipa do Sporting…

    Na frente é a questao do Avançado… Slimani vai marcando uns golos aqui e ali… Montero ja se viu que nao é um goleador mais sim um segundo avançado, e tanaka apesar de criar varias opurtinidades de golo tambem nao é o qe necessitamos… Precisamos de um avançado como diz a Post que marque 20 a 25 golos na liga portuguesa… algo que nao aconteçe se nao me engano desde o tempo do liedson.. um avançado com provas dadas não desconheçidos… (apesar de muitos cmo Jackson,Falcao e Hulk serem desconhecidos no futebol europeu… o Sporting nao tem tido a mesma sorte…)

    epá para o sporting dar o pulo para uma proxima fase(ser campeao) falta PELOS MENOS… um Patrao da defesa com provas dadas! um número 10 que parta a loiça toda com provas dadas! e um avançado sinonimo de 25golos por epoca!

    se olharmos para os rivais ja vemos o que nos falta… falta-nos um Luisao… um Nico gaitan e um Jackson Martinez…

    com "apenas" 3 reforços tudo mudava… isso se o presidente nao continuar a armar-se em patrao do mundo…

    é preciso contratar… mas com qualidade nao em quantidade como fez ele essa epoca… em que so Paulo Oliveira e Nani tem vingado…

  • Rock
    Posted Março 2, 2015 at 11:35 am

    Parabéns Nuno Ranito. Muito bem escrito e descrito.

    Apenas um senão, o plantel n é de qualidade indiscutível, há muito jogador sem qualidade que não pode estar num plantel que se quer a lutar pelos títulos, e muito menos a jogar como titular.

    De resto, concordo em absoluto. E é isso mesmo, pare se com as fornadas de jogadores medíocres e sejam concisos a contratar. Poucos e bons, e de facto não ter medo de apostar nos miúdos que têm valor.

    SL

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 11:36 am

    Em relação ao jogador que decide partidas, como Simão, Quaresma, Hulk, tudo indicava que tal jogador poderia ter sido Nani, mas, sem prejuízo de um início de época excelente,a verdade é que a época deste jogador acaba por ser algo decepcionante. Sem pôr em causa o seu enorme talento, que o tem, acho que lhe faltam condições, talvez anímicas, para se manter e afirmar como um jogador de topo, um jogador que carregue uma equipa às costas como o fez o simão, hulk e quaresma. É uma pena para o Scp, seleção, e para o MUtd, duvido que faça um negócio extraordinário caso não opte por mante-lo no plantel 2015-2016

    • Sombras
      Posted Março 2, 2015 at 2:22 pm

      Nani é um jogador que nunca passará disto.

      Tinha tudo para ser um grande grande jogador, para mim houve um período no melhor United que era claramente um dos 10 melhores jogadores do mundo. Mas perdeu o comboio. É individualista, precipitado, decide pessimamente 80% dos lances. Resumindo e concluindo, tem tudo lá, mas falta o mais importante: sê-lo. E como apreciador do desporto, e do futebol, lamento, porque todos teríamos a ganhar com um grande Nani.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 5:35 pm

      O nani é um jogador com uma qualidade extraordinária, mas desde à dois/três anos atrás perdeu a agressividade/competitividade que é necessária para se manter como jogador de top mundial que poderia ser e me parece que nao volte a ser.
      RuiSilva

  • SD Amares
    Posted Março 2, 2015 at 11:39 am

    Respeito mas não concordo nada com este texto.
    Que jogadores são esses que têm saído da formação que podem fazer o Sporting lutar pelo título?
    Se prometerem muito em tenra idade o Sporting (nem nenhum clube em Portugal) não têm condições financeiras para os segurar muito tempo (Ronaldo, Simão, Quaresma, Nani, Hugo Viana etc), os que são mais ou menos e o Sporting consegue que fiquem não chega pra lutar por títulos contra as estrelas colombianas ou argentinas dos rivais.
    (Patricio, Cedric, Adrien, André Martins etc) e claro que mesmo estes se fartam de não ganharem nada e não vêm futuro no clube e forçam a saída (Moutinho, Veloso, Dier, Ilory, Bruma etc).
    O que acaba por ficar é mediocre, e com o tempo até o Sporting se apercebe e acabam dispensados (Pereirinha, Miguel Garcia, Djaló, André Santos, Wilson Eduardo, Carriço etc)
    Vamos ver o que se diz de jogadores como William Carvalho, João Mário ou Tobias Figueiredo daqui a 2 ou 3 anos se ainda estiverem no Sporting, quem lê aqui cos comentários pensa que são jogadores de classe mundial, mas depois quem vê os jogos percebe bem que não são jogadores para lutar por títulos.

    • MiltonLuz
      Posted Março 2, 2015 at 11:48 am

      em relaçao a Tobias nao podemos opinar muito porque so tem meio duzia de jogos..
      agoraem relaçao ao william e Joao mario… sao claramente mais valias e jogavam quer no benfica quer no Porto… e se jogassem lá acredito que iam render 10x mais porque lá têm jogadores com quem possam aprender

    • Nuno R
      Posted Março 2, 2015 at 11:53 am

      O Nuno Valente e o Varela eram medíocres e serviram para outros…

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 12:16 pm

      Nuno, pois eram e nunca deixaram de o ser. Esses 2 exemplos são exceções, não a regra. Varela era e é limitadíssimo e Nuno Valente teve a sorte de apanhar o Mourinho que naquela altura sofria do síndrome do Toque de Midas. Não sou tão extremista como o SD Amares, mas não posso deixar de concordar com o fundamento do comentário dele.

    • RMC
      Posted Março 2, 2015 at 12:21 pm

      Amares é preciso não se ser Sportinguista para perceber a realidade do SCP.
      Permite distancia e escapar a uma crença quase ideológica certamente dogmática sobre a formação.
      Cada vez mais o SCP precisa de alguém que consiga subtrair-se a esta verdade feita e perceba o evidente. A capacidade financeira dos clubes portugueses não permite segurar os melhores oriundos das escolas. Quanto melhor forem as escolas mais debaixo de olho estarão dos tubarões. Dos que restam e dos que ficam nem a quantidade nem a qualidade chegam para montar equipas capazes de vencer, isto enquanto a capacidade de investimento dos rivais for muito superior.
      Há ainda a acrescentar um outro pormenor, os rivais também tem escolas com qualidade, pelo que não é por aí que se fará a diferença.
      O SCP terá primeiro de ultrapassar esta crença quase mistica na formação e compreender que como em tudo na vida a virtude estará no meio. Um investimento razoável e equilibrado nos jogadores certos mesclando-os com alguma juventude e irreverencia oriunda da formação. Na ultima década já apostaram forte na formação, não correu bem. Já apostaram forte no investimento desregrado, correu ainda pior. Só lhes resta mesmo o meio termo. Só não sei se será com quem actualmente dirige os destinos do SCP.

      RMC

    • Ruben Ambrósio
      Posted Março 2, 2015 at 12:50 pm

      Essencialmente, jogar com os melhores trás ao de cima o melhor de nós. O William ou o João Mário a jogar no Benfica ou no Porto, pegando nas "palavras" do Pedro Henriques, era caso para dizer: "uiiiiish!!!!".

      Da mesma maneira que Moutinho em 5 anos de Sporting foi internacional por 26 vezes e titular em 9 dessas ocasiões; em 3 temporadas de Porto foi internacional por 31 vezes e titular em 29 vezes. A qualidade do Moutinho estava lá. Só precisava de um estimulo. O estimulo foi ter ido para o Porto.

    • SD Amares
      Posted Março 2, 2015 at 1:42 pm

      Acha mesmo que foram Varela e Nuno Valente que fizeram do Porto campeão?
      O que seria desses 2 sem Deco, Derlei, Benni McCarthy, Hulk, James, Falcão, Guarin, Fernando, Helton etc etc
      Tu numa equipa campeã podes ter alguns jogadores medíocres, mas tens de ter uma base de jogadores de alto nível, o Sporting é o contrário, tem alguns jogadores de alto nível mas têm uma base de jogadores medíocres, acham que é coincidência não ser campeão há 13 anos?
      Ter ganho 2 campeonatos nos últimos 33 anos?
      Vejam o plantel do Sporting quando foi campeão as últimas 2x e percebem o que estou a dizer.
      Schmeichel, André Cruz, Duscher, De Franceschi, Acosta, Babb, Jardel, Niculae etc etc

    • Antonio Ferreira
      Posted Março 2, 2015 at 4:19 pm

      Carriço medíocre? Vai ver as suas exibições no Sevilha, neste momento era titular tanto no SCP como no benfica. Na minha opinião William é claramente jogador para lutar por títulos, um dos melhores do campeonato na atualidade e titular nos 3 grandes. Os outros dois concordo, ainda não são mas podem vir a ser no futuro, especialmente Tobias.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 4:22 pm

      Tudo certo aqui em cima, faltou só falar que a partir do momento em que os adversários começaram a usar (melhor) os fundos e a influência do Jorge Mendes, a diferença tornou se ainda maior.

      O SCP quis trilhar outro caminho, o da formação e os resultados são os que se têm visto. O SCP de hoje nunca conseguirá contratar um Lizandro Lopez ou um Di Maria e quando assim é, temos que levar com os Farneruds desta vida e afins, e isso traduz se em resultados (ou falta deles).

      Eu enquanto Sportinguista de coração nunca achei este plantel suficiente para ser campeão, o discurso de Bdc a mim n me encanta (antes pelo contrário). O que é certo é que para ter um clube competitivo provavelmente temos de passar por estas etapas de restruturação, o problema é que nos últimos 10/12 anos, o SCP está sempre em "ano zero", o que não nos permite construir um plantel equilibrado entre jogadores feitos e jogadores da academia.

      Como alguém disse em cima o SCP precisa de estimulo, os jogadores precisam de sentir que estão num clube vencedor, depois é normal que o Dier ou o Ilori queiram novos desafios profissionais, porque o SCP é um clube de transição para eles. O adepto n entende estas coisas, mas é simples, são profissionais e são ambiciosos.

      Por ultimo e desviando um pouco do tema da formação, acho que por um lado o Bdc ao dizer que o SCP lutaria pelo titulo seria uma forma de criar respeito aos adversários (quem n se lembra de equipas em Alvalade a jogarem sem medo olhos nos olhos roçando a falta de "respeito") e também de criar o tal estimulo, o problema é que o discurso não é igual à realidade e até os próprios jogadores no seu intimo sabem disso.

      Svan Vath

    • SD Amares
      Posted Março 2, 2015 at 7:33 pm

      Sim Carriço é mediocre e sempre foi, e acompanho o Sevilha quase todos os fins de semana e acompanhei o ano passado também na liga europa, titular no Sporting seria, mas isso até Pedro Mendes do Parma, passam a ser bons jogadores por isso?
      Mauricio foi titular do Sporting durante ano e meio, era bom?
      Aí é que está a questão, ser titular no Sporting neste momento não é garante nenhum de qualidade, Carriço nunca será titular numa equipa campeã nacional numa das 6 melhores ligas europeias, disso podes ter a certeza.
      Isto falando a central porque a trinco nem no Sporting seria titular.
      Já no Benfica apesar de os achar fracos tanto Samaris como Jardel são muito melhores que Carriço, nem têm comparação.

  • MiltonLuz
    Posted Março 2, 2015 at 11:41 am

    e a questão é que o sporting continua ter jogadores prontos para a equipa A.. sensivelmente Wallyson um senhor jogador. mas cmo podem evoluir a aprender com jogadores sem experiencia… todas as equipas que apostam na formaçao contam no seu plantel com jogadores que impoe respeito e transpiravam experiencia.. Barça de Pep, possivelmente das melhores equipas de sempre… contava com muitos jovens.. sim.. mas… Puyol?Xavi?Iniesta?Dani Alves? ensinaram certamente muito a jogadores como Busquets.. Pedro, Thiago ..

    Porque é muito mais facil esses se adaptaram a uma cultura vencedora se aos lados desses jovens tiver jogadores experientes e que ja ganharam muito na vida..

    é isto que falta ao sporting um conjunto de 3 ou 4 jogadores com futebol nas pernas para ensinar aos putos e darem uma base aos mesmo..

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 12:08 pm

    Excelente texto. Com direções deste calibre não se vai a lado nenhum por muita boa fé que possam ter. Isto da democracia é uma utopia e vemo-nos forçados em votar em bettencourts, godinhos lopes e brunos de carvalho. Nenhum tem o minimo de competencia para gerir um clube como o sporting e ou temos a sorte de alguem com provas dadas e competência se candidate ou estaremos para sempre condenados a lutar pelo acesso às provas europeias. Temos que aguentar mais 2 anos, correr com este lunático narcisista e esperar por alguem capaz…..o sportinguista é fiel e resiliente, não podemos desistir!

    Filipe Almeida

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 12:31 pm

    Quando os Sportinguistas desceram à realidade e assumirem-se como candidatos ao terceiro lugar com Braga e Guimarães, talvez consigam construir uma base sólida para a próxima década, a continuar assim nem nos próximos 15 anos voltam a ganhar campeonato.
    O mal do Sporting começa nos adeptos, quando grande maioria até não se importava de perder com Porto para deixar Benfica "apertado". Não há mentalidade vencedora, nem sabem o que é isso!!!!

    Pedro Silva

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 12:40 pm

      Aposto que essa última frase vem na sequência de um vídeo de um determinado adepto a dizer isso. Não exacerbem as coisas e façam-nas verdades absolutas, quando são mentiras.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 10:00 pm

      Já várias vezes disse aqui, a maioria não pensa isso e os que dizem não são adeptos do Sporting mas sim anti-rivais.
      Falou em mentalidade vencedora, mas eu por acaso vi o Benfica a festejar um EMPATE em Alvalade, isto é ter mentalidade vencedora???

      Rafael

  • Nuno Red Devil
    Posted Março 2, 2015 at 12:38 pm

    Bom texto como sempre Nuno Ranito. E eu que até gosto de bater no teu Carvalhismo, desta vez não o posso fazer. Concordo em parte com o que dizes, mas há alguns pontos que não me convencem:

    1 – o Sporting está em crescimento eterno. Todos os anos perdem, todos os anos têm os melhores putos do mundo prontos a ganhar títulos já na próxima época. Todos os anos os melhores saem (ou perto disso) e os que lá ficam não chegam para consumo interno sequer.

    2 – Estás equivocado. Bento fez milagres com os meios que lhe disponibilizavam na altura. Os planteis do Sporting à época ainda eram mais medicres do que são hoje.

    3 – Se metes Simão na lista dos que decidem jogos, não podes não colocar Nani. O encanto com a transferencia já se esfumou? Nani nunca teve foi uma mentalidade competitiva que o faça passar a outro nível e que catapulte os que estão à sua volta da mesma forma.

    4 – Os adeptos do Sporting (à semelhança dos outros) acham que tudo o que vem da academia é ouro. Isto não é uma critica, é normal acharmos que os filhos do nosso clube sejam os maiores quando na realidade nem é bem assim. O Pepa ainda vai ser o novo Eusébio, o Djalo o novo Ronaldo e o Ventura o novo Baia. No Sporting esta situação é mais extremada pois há mais miúdos a subirem à primeira equipa todos os anos. Lembro-me perfeitamente de ver vários users aqui a afirmarem que o andré Martins era perfeito para o Barcelona quando ele apareceu, William era melhor que Fernando, Adrien foi um escândalo não ser convocado para o Mundial, Tobias já é o melhor central deste universo e do outro, Patricio o melhor GR do Mundo e quiçá da Europa, etc etc etc etc etc. Como disse antes, é normal fazermos isto, mas no Sporting é um exagero.

    5 – contratações falhadas todos fazem, o Benfica e o Porto ainda mais. A diferença é que de entre 15 contratados, 2 ou 3 são craques a sério que depois saltam para outro lado qualquer. No Sporting qual foi o jogador contratado que era mesmo craque? Lembro-me de Rojo… Nada mais. O Sporting com mais limitações financeiras não pode falhar tantas contratações como os seus rivais. Não pode gastar 3M em Gauld e outros 3 em Slavchev e mais não sei quanto em Heldon e outros tantos que se sabiam à partida que não seriam excepcionais mais valias (a única que aceito é Gauld numa perspetiva futura).

    6 – Como é que uma equipa que se quer candidata ao titulo joga com Mauricio 1 ano e meio? E isto é culpa de quem?

    7 – Ontem nos comentários constatei que a maior critica ao MS no jogo com o Porto é ter deixado Wallyson, Gauld e Mané de fora… A sério? Eram estes que iam mudar o Sporting? São estes os jogadores de craveira internacional e que iam decidir o que quer que fosse? Parece que estamos perante o Messi, o Ronaldo e o Zidane de Alvalade… O mesmo serve para quando vejo benfiquistas na derrota com o Paços se queixavam da falta do Gonçalo ou de outro qualquer.

    O Sporting precisa rapidamente de se equilibrar, e tem de começar no Presidente. BdC trata de tudo cá fora, quando o balneário deveria ser sagrado e estar salvaguardado de tudo o que é exterior. BdC tem de deixar de se comportar como adepto, como delegado ao jogo, e passar apenas a ser presidente (o Benfica evoluiu muito quando LFV deixou de aparecer tanto). BdC não deve comprar guerra com todos antes de estabilizar o próprio barco. Tem de sair do banco, dos treinos, do balneário, e deixar o que é dos outros aos outros. E cumprir apenas as suas funções (que até tem cumprido bem).

    Depois precisa de contratar pouco e bem. Posições especificas, com algum investimento que também é necessário para depois ter retorno. Fazer uma melhor triagem dos jovens, e voltar a apostar na academia, pois se dependerem das futuras fornadas, ainda vai ser pior em termos de resultados num futuro proximo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 12:52 pm

      Esse ponto 4 está tão exagerado… e no ponto 7, é óbvio que não são a última bolacha do pacote. Mas qualquer um dos três é melhor que o Capel, por exemplo, e é sempre o corcunda a entrar. Isto não tem nada a ver com o presidente, ou com os sportinguistas, é com o treinador.

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 1:00 pm

      Excelente comentário, concordo em grande parte com o mesmo

    • João
      Posted Março 2, 2015 at 1:22 pm

      8 – O Sporting também não ganha nada na formação mas para os sportinguistas está tudo bem porque esses jogadores vão ser os melhores do Mundo. Apesar de também não ganharem nada nos seniores pelo clube.

    • Stalley VM
      Posted Março 2, 2015 at 1:48 pm

      Concordo com os dois ultimos paragrafos, subretudo na parte do BC.

      SL!

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 2:28 pm

      Ruben o 4º ponto está exagerado? Não há jogador que saia de qualquer das Academias, que faça um par de jogos e que não seja o novo Ronaldo, Figo, Eusébio, Rui Costa, Fernando Gomes, etc etc etc. No Sporting nota-se mais porque há mais jovens a sair de lá, e muitos deles têm qualidade duvidosa, e nunca passarão de jogadores medianos.
      William é um fantástico jogador, ou melhor, tem tudo para ser. Mas na época passada já era o novo Touré, melhor que qualquer um na sua posição e seria titular em qualquer equipa do mundo. Este ano ele próprio provou que afinal ainda não é bem assim. E eu que não sou spotinguista digo sem qualquer problema, o William tem tudo para vir a ser craque, não façam é dele aquilo que não é. Mas reafirmo, isto acontece em todos os clubes, nuns mais que noutros.

      João, não concordo com esse ponto 8 pelo simples facto de que não acho necessário haver títulos na formação. Acho que são importantes, na medida em que se ganha uma cultura de vitoria, mas não acho determinante. A tua ultima frase acredito que seja uma das grandes razões para o Sporting ter tantos "desertores" nas camadas jovens (aliada às condições económicas)

    • Antonio Ferreira
      Posted Março 2, 2015 at 4:23 pm

      Nunca vi ninguém dizer que o AM era perfeito para o Barça…e convém lembrar que no fim da última época o Adrien estava a jogar muito mais que agora.

    • Tiago Beça
      Posted Março 2, 2015 at 7:19 pm

      O 4º ponto é das maiores verdades que já aqui vi neste blog.

      A mais ridícula que li aqui foi que o Wilson Eduardo metia o Markovic no bolso (Markovic esse que não tinha futuro nenhum). Isto foi exactamente no dia anterior ao Marko fintar vários jogadores do Sporting na jogada que acabou com o golo do Benfica. Hoje o Markovic está no Liverpool e o Wilson foi dispensado do Sporting.

      Outras pérolas são que o Adrien é melhor que o Enzo ou Moutinho,William melhor que Matic (duvido que alguma vez o será, visto que o Matic é só o médio defensivo mais completo do mundo), Mauricio melhor que Jardel (o Mauricio é só o central mais medíocre que vi num grande desde o Edcarlos do Benfica, e mesmo este era melhor que o Mauricio). O Montero era o novo Mário Jardel, etc etc.

      Há que ter coerência. O Talisca também marcou aqueles golos todos e estava tudo a dizer que era sorte e não jogava nada. Ele jogar até joga, mas é com a bola nos pés, sem ela não joga. Mas pronto, se fosse no Sporting era o novo Ronaldo "Fenómeno".

    • João
      Posted Março 2, 2015 at 7:38 pm

      Depois do que viram ontem, continuam a dizer que o João Mário é superior ao Herrera. Eu, a partir daí, tenho que deixar a conversa.

  • MILDIO
    Posted Março 2, 2015 at 12:41 pm

    acho sempre curioso e engraçado estes posts depois de um resultado negativo.. ja tudo se poe em causa.. ja os jogadores nao tem qualidade o treinador nao tem qualidade são todos uns flops e nao tem nivel para quem quer ser campeão..curioso nao ter visto este post a criticar a qualidade dos jogadores do sporting na sexta feira, depois dos medicores paulo oliveira e tobias figueiredo e companhia tudo gajos sem qualidade terem secado por completo o avançado em melhor forma na europa, um dos extremos mais perigosos e um dos melhores medios creativos do mundo.. deram tudo em campo e isso rebentou-os por completo.. o que se viu ontem no dragão, nao foi so a diferença de qualidade.. foi a diferença entre querer correr e as pernas nao responderem.. 2 dias de descanso contam muito.. se juntarmos a isto o facto de virem a jogar de 3 em 3 dias.. estava a vista o resultado.. o sporting nao tem profundidade e qualidade no plantel pra tanta competição.. e isso ficou bem delineado nesta fase da epoca.. isso demonstra ma preparação da epoca e prioridade de objectivos.. o que é que era mais importante? o jogo ja perdido com o wolfsburgo, e continuar numa competição que nao serve para nada para alem de cansar os jogadores, ou dar o maximo no jogo que pode valer acesso ao 2 lugar do campeonato e consequente entrada directa na champions mais os milhoes que advem disso? acho que o sporting precisa é de resolver estas prioridades… porque nao tem plantel para tudo.. e isso sim foi mal preparado.. nao foi é a falta de qualidade.. tem qualidade no 11.. mas falta lhe qualidade para os 20.. por mais que eu queira ver qualidade no meu clube, nao quero nunca ver o futuro hipotecado a conta de mas gestões outra vez.. por isso o plano é este.. reduzir o passivo para voltar a ter autonomia financeira para poder investir.. claro que faz falta jogadores de qualidade.. mas esses nao vem receber meia duzia de tostoes.. o sporting ao reduzir a divida vai depois poder aumentar o teto salarial.. e ai sim podera aliciar outros jogadores e sobretudo poder manter os de enegavel qualidade por ca.. se não será impossivel manter william tobias etc.. quando crescem e levam com propostas de ganhar dobros e triplos, nao ha amor a camisola que resista.. é sobre isso que o sporting precisa de se preocupar.. mas penso que o caminho esta a ser percorrido.. ha duas epocas atras nao tinhamos defesas de jeito.. hoje temos a melhor dupla de centrais, com mais potencial e qualidade para varios anos.. os laterais nao sao fracos.. a posição de trinco talvez podesse ser melhorada com o danilo pereira do maritimo podendo nos jogos grandes subir o william para numero 8.. os extremos sao limitados.. o carrillo nunca vai passar disto.. o nani vai embora, o capel deveria ir mané esta a evoluir.. os avançados e uma incognita.. montero tem futebol nos pes mas nao quer jogar a bola.. anda sempre fora da zona de finalização.. vem para a linha brincar.. slimani obriga a que o futebol seja muito d ir a linha e cruzar, quando toda a equipa esta mais confortavel a jogar pelo meio.. e tanaka é de todos o que melhor se mexe no sistema tatico, com melhores movimentações tabelinhas etc, mas nao tem qualidade para mais..

    • Nuno R
      Posted Março 2, 2015 at 1:18 pm

      Vês alguma menção ao jogo do Dragao? Porque será?

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 3:36 pm

      Isso do cansaço tem muito que se lhe diga. O Wolfsburg jogou ontem e venceu por 5-3 fora e esteve sempre em desvantagem até ao empate 3-3. Jogatam a titulares 7 dos 11 que entratam em alvalade e as mudanças foram fundamentalmente 2 laterais e 1 central. O jogador português não aguenta fisicamente? É diferente? Não está preparado? Mau trabalho da equipa técnica! A mim cheira me apenas a desculpa. Estão o ano inteiro a treinar e na 1a semana com 3 jogos usam o cansaço. Se fosse ao contrario n se ia notar na equipa do porto. A mentalidade sobrepoe se a tudo e uma coisa é cansaço em alguns jogadores a partir de algum tempo de jogo, outra coisa é a partir dos 10 mints.

      daniel

    • Antonio Ferreira
      Posted Março 2, 2015 at 4:25 pm

      Concordo com o teu comentário MILDIO. Daniel convém lembrar que os jogadores do Sporting desgastaram-se muito mais que os do wolfsburgo que basicamente jogaram no erro do sporting quase o encontro todo e só andavam atrás da bola.

    • MILDIO
      Posted Março 2, 2015 at 4:25 pm

      Nuno antes de mais dizer que sou seu fã.. a sua escrita é fantastica.. muitos parabens..
      em relação ao post de facto na ha nenhuma referencia ao jogo do dragão mas o post é criado no dia a seguir ao jogo, logo leva a que o que eu disse me cima tenha logica..
      o sporting ainda a dois anos estava sem fio nenhum.. nao tinha rumo.. nao tinha qualidade a dirigir, nem qualidade no plantel.. hoje esta diferente.. claro que com muita coisa para melhorar ( mal da vida se nao tivesse o que melhorar), mas com muita coisa boa, e de que os sportinguistas podem esperar um futuro risonho.. os sportinguistas tal como o bom portugues continuam a querer atalhar caminho.. a adiar os problemas para o futuro.. quem vier a seguir que componha.. deve ser a velha maxima do governante em portugal.. espero que nao seja isso que se passe no sporting.. as contas sao para equilibrar.. ao mesmo tempo que se tenta melhorar o plantel e dotar de mais e melhores solucoes.. mas nunca andar com o carro a frente dos bois.. os objetivos do clube estao traçados.. quem nos dera poder ter dinheiro para um jackson.. verdade que muito dinheiro foi mal gasto.. verdade que todas as contrataçoes provavelmente nao tiveram o dedo do treinador.. foi tudo so do presidente.. coisas a corrigir.. mas nao estamos assim tao longe do sucesso como querem fazer parecer..

      quanto a si daniel, querer comparar o jogo de esforço que foi o do sporting com o jogo do wolfsbourg que apenas corria em meio campo… quer mesmo comparar o tipo de esforço que foi? os alemaes vieram ca para gerir um resultado.. jogar a defesa.. nao precisavam de correr.. o sporting teve de ir atras do resultado.. teve de correr atras do prejuizo.. logo teve de assumir o jogo…. se nao ve diferenças no tipo de desgaste que isto causa, para alem da profundidade de plantel que o wolfsbourg tem em relação ao sporting.. o que da para gerir de forma muito mais equilibrada sem perder qualidade… então sim é so desculpa..

    • Nuno R
      Posted Março 2, 2015 at 5:06 pm

      Mas foi escrito antes, por isso nada tem a ver com o resultado e exibição no Dragão.
      Mas aí não há volta a dar… depois de uma derrota, texto a cascar é porque é f+ácil e fica bem, texto a a elogiar é porque é para abafar a derrota (esta é uma constatação global).

      Quanto ao projecto, mantenho: prefiro ir comprando pouco e bem e tapando os reais buracos da equipa (que o ano passado eram central, médio ofensivo/10 e extremo) do que andar aos solavancos.

    • MILDIO
      Posted Março 2, 2015 at 5:24 pm

      ok nuno nao sabia.. peço desculpa.. sabes que a maioria de nos sportinguistas sao bipolares.. e nesta altura em que perdemos um jogo tudo esta mal..tudo é posto em causa, sem se esquecerem o passado bem recente que tivemos,sem dinheiro ,tinhamos pessimos jogadores e onde iamos a luz e dragão rezar para nao ser humilhados.. hoje ja nao é assim.. estamos a melhorar.. a formação tem de continuar a ser o ponto de chave do sporting.. é o que nos faz ser o sporting.. mas como dizes nao pode ser so formação.. muito dinheiro foi gasto.. muito em jogadores que nao faziam falta, outros em compras a pensar no futuro, mas poucas a pensar no presente.. sou contra tudo o que ponha em risco o futuro financeiro do meu clube, em prol do sucesso desportivo imediato.. mas acho que a direção ja percebeu que nao pode comprar as carradas.. exemplo disso é o emprestimo / compra do ewerton neste mercado de inverno mais as colocacoes de jogadores que estavam a estagnar.. acho que perceberam..se o ewrton evoluir para niveis como demonstrou em braga, então o sporting tem para o ano um trio de centrais de grande qualidade prontos para lutar pela titularidade, o que ajuda a que a rotatividade possa ser feita sem perda de qualidade nas exibiçoes.. que tenham um plano assim para todas as outras posiçoes e continuaremos a evoluir.. aos poucos mas continuamos..e é este o caminho..

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 12:45 pm

    O sporting é um clube formador porque é obrigado a isso… Se o Sporting tivesse mais dinheiro, certamente não jogava com tantos portugueses e também ia buscar jogadores de outra qualidade.

    André Filipe.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 2, 2015 at 12:51 pm

    Bastou-me poucas linhas para ver quem era o autor do texto. Subscrevo totalmente todas as ideias transmitidas aqui!

    Pessoalmente defendo que a aposta na formação, não é sinónimo de ficar mais longe dos títulos. Quando se fala de Sporting então, acho até que se fica mais perto deles (os melhores resultados dos ultimos anos têm sido com aposta na formação).
    Agora o problema é que o Sporting até há bem pouco tempo não vinha sendo bem gerido e havia uma série de problemas. Hoje continuam a existir alguns, mas bem menos, e nota-se o Sporting mais perto dos seus objectivos (o ano passado foi 2º, este ano fez uma boa campanha na Champions, está entre os 3 primeiros mas há pouco tempo estava na luta pelo título, e está nas meias da Taça, além de ter um plantel valorizado).
    É óbvio que quando se tem um presidente jovem, e um treinador jovem, hajam erros, o presidente tem de corrigir primeiramente a abordagem interna (menos conflitos, menos espalhafato para a imprensa nos assuntos internos) e a abordagem ao mercado. Contratar Sarr's, Rabia's, Geralde's é desnecessário, porque é aqui que entra a formação, jovens de qualidade, que têm de ser complementados com mais Nani's, Slimani's e Jefferson's, ou seja, elementos que acrescentam alguma qualidade e maturidade no imediato.
    Em relação ao treinador, falta olhar menos ao estatuto, e não deixar de fora Gauld's ou Mané por ser jovens e terem menos cotação que o Capel e André Martins.

    Em relação aos títulos, é fundamental este ano conquistar a Taça, é preciso começar por algum lado e estou convicto que este presidente vai incutir a mentalidade vencedora e a organização que tem faltado ao Sporting para conquistar títulos. O caminho é difícil, tantos anos de má gestão não desaparecem do dia para a noite, mas muito do caminho já foi percorrido.

    • Stalley VM
      Posted Março 2, 2015 at 1:45 pm

      Subscrevo Luis, mais uma vez.

      SL!

    • Nuno Red Devil
      Posted Março 2, 2015 at 2:33 pm

      Por apostarem na formação têm ficado mais perto dos títulos? Isso seria uma afirmação correta se houvesse o contraponto do outro lado da moeda. Vocês sempre apostaram na formação, e a proximidade aos títulos é semelhante.

    • Filipe M.
      Posted Março 2, 2015 at 3:03 pm

      Concordo Luís, tendo em conta péssimo trabalho de Bettencourt e de
      Godinho Lopes que iam acabando de vez com o Sporting.
      Muito trabalho já foi feito para dotar o clube de outra capacidade
      financeira e desportiva.

      O problema do Sporting esta época foram os empates em casa
      com equipas pequenas ou a jogar como pequenas (Benfica e Wolfsburgo).
      Falta outro Slimani ao Sporting, ou seja, um ponta de lança
      que consiga marcar muitos golos por época e que ajude nos jogos contra
      equipas fechadas, sendo fortíssimo na área a adversária.

      Quanto aos centrais, depois da saída de Dier e Rojo, foi difícil
      encontrar uma boa dupla, mas agora sim, têm perspetiva de vir a
      ser uma boa dupla que já fizeram grandes jogos para a sua idade
      muito jovem (Paulo Oliveira e Tobias), Ewerton pode vir a ser a uma boa
      contratação, mas faz falta um central mais experiente e com qualidade
      como era Rojo.

      Nas laterais penso que estejam as maiores lacunas, quer Cédric
      e Jonathan ou Jefferson raramente dão uma segurança defensiva
      a 100% no seu flanco. E nos médios, faltam mais alternativas
      de qualidade a William, Adrien e João Mário para quando um
      destes não rende, jogar outro.

    • Núcleo Ourém
      Posted Março 2, 2015 at 5:08 pm

      Está mais perto dos títulos em que medida?
      O Sporting com Paulo Bento não ficou 4 vezes em segundo lugar??
      Em alguns dos anos ficou a menos de 1 jogo de ser campeão como no celebre campeonato da mão do Ronny…
      Ganhou 2 taças de Portugal, foi à liga dos campeões várias vezes.
      Com Sá Pinto foi às meias finais da Taça Uefa e à final da taça de Portugal, muito melhor que este ano até agora.
      Alguém me consegue explicar em que medida estamos mais perto dos títulos?
      Ganhar a taça salva a época?
      É nisto que nos tornámos?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 2, 2015 at 7:31 pm

      O Sporting de Paulo Bento também era baseado na formação, daí a minha afirmação onde disse que o Sporting com a formação nos últimos anos, tem estado mais perto dos títulos. Com Bettencourt e Godinho e sem formação, foram as piores temporadas.

    • Núcleo Ourém
      Posted Março 3, 2015 at 8:23 am

      Bento foi com Bettencourt e Sá Pinto com Godinho, logo o que dizes não faz sentido.
      Se gostava deles como presidentes?
      Claro que não, mas BdC não está a fazer melhor no campo desportivo (até agora até está bem pior como os factos demonstram, vamos ver se ganhamos pelo menos a taça este ano que é o mínimo exigível nesta fase), no financeiro aí sim tá a diferença.

  • Nando
    Posted Março 2, 2015 at 1:13 pm

    Vamos lá analisar o artigo o qual até estou completamente de acordo com a maioria dos pontos.

    Concordo no que diz que a culpa da situação tem sido das direções que passaram o tem a desbaratar dinheiro em ene de contratações que nada de positivo trouxeram. Mas no entanto também não nos podemos esquecer que esta direção segue a mesma linha como se pode observar do seu trabalho nestas duas últimas épocas.

    Quanto aos jovens que saem da formação, é preciso ver que nem todos tem a categoria necessária para virem a representar um clube que quer ser candidato a vencer titulos.

    Neste plantel actual, dos jovens formados no clube só veja o Rui Patricio, Willian Carvalho, João Mário e Nani como jogadores acima da média, e num nivel mais baixo mas com perfil para segundos planos o Adrien, Cedric, Tobias e Carlos Mané. Os restantes não tem qualidade para lá estarem.

    Quanto aos estrangeiros, Marcelo Boek, Slimani, Carrillo e Jonatham Silva (gosto muito deste miudo) tem categoria para fazer parte do plantel ao qual ainda se pode juntar o Montero. Por fim temos o Paulo oliveira que também é um indiscutivel.

    No que toca ao não segurar algumas perolas da formação, aqui temos um pau de dois bicos pois o clube não tem hipotese de lutar com clubes com condições financeiras superiores. Agora concordo que podia-se e devia-se ter aproveitado melhor essas saídas.

    E se no caso dos 3 citados (Ronaldo, Simão e Quaresma) pouco se podia fazer para os segurar, já no caso do Pedro Mendes, Eric Dier e Tiago Ilori, bem se podia ter evitado a saída deles. Com estes 3 meninos o nivel defensivo do Sporting ficava muito superior. Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Pedro Mendes e Tiago ilori como centrais, Willian Carvalho e Eric Dier como médios defensivos.

    Quanto á questão Marco Silva, aí já não concordo com a opinião da Visão do Mercado.

    Nós temos observado que o Sporting esta época até tem apresentado um futebol algo agradável. Este futebol tem sido algo intermitente mas na minha opinião não por culpa do treinador mas devido ao nivel médio baixo do plantel onde soluções escasseiam.

    Se na baliza temos o melhor guarda-redes português, Marcelo Boeck já mostrou que é um bom substituto e não esquecer que o titular da equipa B é muito bom.

    Quanto ao lateral direito, Miguel Lopes e Cedric são 2 jogadores de nível médio que para segunda escolhas são bons, por isso precisa-se de um lateral mais experiente e com mais valor.

    Centrais tirando o Paulo Oliveira e o Tobias Figueiredo, o plantel não tem mais nenhum central com categoria para fazer parte do grupo. O único que se vê que podia fazer parte é aquele (Nuno Reis) que para mim é superior ao Tobias Figueiredo, mas por razões que eu desconheço não teve nenhuma oportunidade.

    No lado esquerdo da defesa, tirando o Jonathan Silva, não encontro mais ninguém apesar de alguns bons jogos que o Jefferson já fez esta época.

    Como médio defensivo só se pode contar com o Willian Carvalho pois não se vê mais ninguem. Mas atenção que na equipa B e nos juniores estão 2 miudos (Palhinha e Bubacar Djaló) que bem aproveitados vão de certeza dar cartas.

    Nos médios temos o João Mário num nivel superior e um Adrien como uma segunda escolha. Aqui está um setor que tem obrigação em ser reforçado.

    Nas alas, tirando o Carrillo (muito bom mas também muito intermitente) e Carlos Mané (com grande futuro mas ainda sem ser um indiscutivel), não existe mais ninguém. Não falo no Nani porque no final da época vai sair.

    Avançados temos o Slimani, o Montero um avançado de estilo diferente mas que pode vir a ser uma boa segunda escolha mas não do Argelino.

    Como se pode observar este plantel para o próximo ano tem que ser reforçado para tapar os buracos existentes. E se à equipa secundária se pode pode ir buscar 2/3 jogadores, o Sporting terá que fazer umas 5/ 6 ou / contratações, mas de jogadores escolhidos a dedo e daqueles que são mesmo contratações boas. Caso saia alguém das mais valias do plantel, é lógico que o número de reforços aumenta.

    Por fim o que a Visão do Mercado diz do Bruno Carvalho eu assino por baixo.

    .

    • Sombras
      Posted Março 2, 2015 at 2:44 pm

      É por isto que a mediocridade do Sporting continua. Quer queiram, quer não é isto:

      Rui Patrício – está ao nível (pode ser superior numas alturas, pior noutras) a Júlio César ou ao melhor Helton, como tal seria titular no Benfica ou no Porto;
      Cédric – Tenho dúvidas que fosse titular num Braga, quanto mais suplente num dos outros 2 grandes.. Se tivesse sido contratado já à muito que rodava na Bélgica ou noutro lado qualquer.
      Jefferson – Seria claramente titular no Benfica, e suplente com qualidade no Porto;
      Paulo Oliveira/ Tobias – qualquer um deles seria na melhor das hipóteses 4ª opção no Benfica ou no Porto. Aqui, principalmente no campeonato Português não basta, é preciso ter experiência, maturidade.
      William – Obrigaria a mudanças no sistema, mas não tenho dúvidas que seria titular no Benfica ou no Porto.
      Adrien – Seria na melhor das hipóteses suplente de Enzo (no início da época aqui cá estava, e as épocas planeiam-se no início), podendo agora disputar a titularidade com Pizzi/Talisca no Benfica e seria para aí a 3ª opção no Porto.
      João Mário – Idêntico ao papel de André Gomes no Benfica do ano passado e de Quintero este ano. Pode ser melhor que ambos, ou não, mas penso que fosse desta forma, até pela forma como as equipas jogam.
      André Martins – equipa B de qualquer um, sendo simpático.
      Nani – Obviamente que seria útil a qualquer dos clubes, mas para além de nem pertencer ao Sporting, não é superior a Gaitán na minha óptica, mas teria lugar em qualquer plantel.
      Carrillo – Disputaria com Suljemani e Tello/Quaresma a vaga de 3º extremo (bem sei que no Benfica o 3º extremo é Ola John, mas isso é mera embirração pelo seu preço)
      Montero – Seria o Adrian do Porto e disputaria a vaga com Lima no Benfica. Vale o que vale.
      Slimani – Entrava aos 80 min em jogos apertados
      Capel – lol?

      É como vejo as coisas, o Sporting tem QUILÓMETROS a percorrer novamente para voltar a ser um destaque, e só teve aquelas épocas de crónico segundo recente porque o Benfica ainda estava mais banal do que o que o Sporting era.

    • Antonio Ferreira
      Posted Março 2, 2015 at 4:31 pm

      Penso que estás a menosprezar o Paulo…é um excelente central na minha opinião, faz muito poucas faltas, é exímio no corte de carrinho, tem bom posicionamento, etc logo seria uma opção válida nos plantéis do benfica e porto. Ainda digo mais: a nível defensivo é talvez melhor que todos os centrais do porto (sendo depois muito mau no capítulo de sair a jogar). O resto concordo (isto relativo ao comentário do Sombras), acho no entanto que o cédric não é assim tão mau, era titular claramente no braga.

  • Stalley VM
    Posted Março 2, 2015 at 1:40 pm

    Excelente texto do Nuno Ranito.

    Eu desde de inicio escrevi e volto a bater na mesma tecla, o Sporting não tem plantel para ser campeão neste momento, jogadores bastante jovens, á que relembrar que Tobias o ano passado andava na "3º divisão Espanhola" e só agora é que foi aposta, basta olhar para os empates ridiculos em casa, contra equipas que lutam para não descer, falta entrosamento neste plantel e contratar menos mas bem, se for assim vai se começar a ganhar mais e fazer um caminho com titulos á mistura, este ano tem que começar já com a Taça.

    Penso que está época acabou com o empate com o Benfica, equipa veio-se muito abaixo, quando escrevo que acabou a época, falo em campeonato, se temos ganhos, estariamos na luta pelos 2º/1º lugar, depois a eliminação da Europa, ontem o 2º lugar passou a miragem, portanto a que segurar o 3º lugar e vencer a Taça obrigatoriamente.

    Não vou alongar mais em comentários, sobre a direcção etc, porque há coisas que não concordo, mas tempo a tempo se faz a analise.

    SL!

  • Paixao_Verde
    Posted Março 2, 2015 at 2:15 pm

    Não há muito mais a acrescentar. Excelente texto Nuno e também excelentes comentários neste artigo a desafiar as diferentes perspectivas. Por isso o VM ser o melhor espaço de discussão de desporto (maioritariamente futebol, mas normal na nossa cultura) online em Portugal.

    Concordo com praticamente tudo o que foi dito. Acho que o Bento fez mais do que era esperado e conseguiu espremer a equipa.

    Em relação à formação vai ser sempre dificil. Não vejo muitas equipas no mundo a ganhar titulos so da formação. Acho que é tudo um equilibrio, e o melhor exemplo é de quando fomos campeões nas últimas vezes… foi sempre combinação de experiencia (Schmeichel, Andre Cruz, Acosta… P.Bento, R.Bento, R.Jorge, JVP, Sa Pinto…) com irreverencia e juventude (Ronaldo, Quaresma, H.Viana) e até algumas falhas contratuais (lembro assim à primeira do Horvart)…

    Acho que o Porto, Benfica tem um bom balanço no plantel, de qualidade elevada e sempre com experiencia, juventude e até algumas contratações falhadas. Naturalmente acho que falta em ambos um melhor investimento em produto nacional que beneficiava todos. Até acho que está a mudar esta mentalidade para ser sincero…

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 4:45 pm

    Nesta ciência não exacta que é o futebol, o que nos apaixona é o facto de existirem sempre várias perspectivas e de nenhuma delas estar sempre 100% correcta. Gostava de deixar a minha, mais uma entre tantas, espero que enriquecedora e rica em ideias positivas, como as demais neste bom blog que é o VM.

    O momento actual do Sporting, após a derrota de ontem, é difícil, e todos buscam uma causa única, procurando justificar o que não se pode justificar por uma partida. Todos acarretam culpas no cartório e só uma responsabilização de todas as partes pode fazer deste momento uma lição para o futuro, próximo e a médio-longo prazo.

    A época do Sporting define-se ao longo de vários momentos fulcrais, e de momentos fulcrais que ainda virão, e para os quais os Sportinguistas devem apontar as baterias – o balanço faz-se no final da época. Por partes: a preparação da época, embadeirada em arco devido ao segundo lugar do ano passado, com o pior FC Porto dos últimos anos, demonstrou ser errada á partida, com lacunas do plantel que continuam á vista de todos: um central experiente, com estofo para um grande; um avançado que facture 20-25 golos por época; um defesa direito que dê garantias; um extremo regular; um elemento com experiência/estofo para acompanhar a prodigiosa juventude no meio-campo; entre mais algumas, a meu ver. Não valeria a pena ter vendido o William Carvalho por 25M de euros e apostar nestas contratações, em vez de mantê-lo a receber 5 mil euros mês e sabendo que seria dificil ao Sporting obter no futuro uma melhor oferta?

    A postura do Presidente ao longo da época: as guerras já exaustivamente exploradas, o ataque barato e populista aos rivais, a promoção do SCP como candidato ao título num ano de grande aposta do FCP internamente e na Europa e de grande foco no Benfica para fazer o tão esperado Bi-campeonato, a inexperiência na resolução de conflitos internos com jogadores de qualidade e, cereja no topo do bolo, a má relação criada e que se mantém, atenção, com Marco Silva na época natalícia, entre outros mais, que não merecem sequer enunciação.

    A inexperiência do treinador: um treinador que vem de um trabalho magnífico no Estoril, mas que apresenta erros de amador, ainda que aceitáveis, no plano técnico-táctico, tais como a falta de um sistema alternativo verdadeiramente consolidado para o SCP, os erros defensivos que se acumulam em auto-golos, golos sofridos á última da hora e erros na linha de fora-de-jogo, um futebol demasiado básico (opinião própria) que assenta quase exclusivamente em centrar bolas para a área mesmo quando não está Slimani em campo, a não exploração de jogadores jovens em detrimento de outros de qualidade duvidosa, sabendo que a esses os erros não serão exaustivamente acercados.

    *O texto continua

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 4:46 pm

    *Continuação

    Por último, e para mim o mais importante, a postura dos adeptos e sócios Sportinguistas: parece me incrível que os adeptos do Sporting, continuem, ao fim de anos de maus resultados, a manter uma postura semelhante ao longo dos anos. Vários exemplos: as constantes fixações e enaltecimento de jogadores que, a meu ver, nunca farão o Sporting campeão, tais como Cédric, Adrien, Jefferson, Slimani, Carrilho, Montero, entre outros, que não passam de jogadores com alguma qualidade mas que não caberiam em plantéis de Benfica ou Fc Porto por exemplo; o enaltecimento de jogos banais do Sporting, como grandes vitórias morais, em que deveriam exigir mais dos seus jogadores e do seu clube, tal como o jogo de Alvalade, em que o Benfica poderia ter sido goleado, mas em que o SCP ficou a festejar o escasso 1-0 antes do fim do jogo, os jogos contra o Wolfsburgo em que continuam a dizer que 'massacraram' o 2º classificado alemão, mesmo sem marcar nenhum golo e sem futebol de qualidade, por terem cruzado 1470 bolas sem sucesso para a área; as desculpas constantes com a arbitragem, com o 'todos contra o SCP', com a chuva ou com o sol, em vez de se focarem em transmitir ao clube que 8 empates e 2 derrotas em 23 jornadas fazem do SCP um 3º lugar justo neste momento; as constantes mundanças de espírito repentinas, passam do temos o melhor plantel em Portugal que nem o Chelsea vai bater para o esperamos que o Braga tropece; entre outras que não quero enunciar para não ferir susceptibilidades.

    Isto tudo para dizer, finalmente, que o Clube assenta na força dos seus adeptos, dos seus sócios, daqueles que acreditam no projecto e que querem o SCP campeão e de volta aos títulos. A época não acabou, a Taça e uma boa colocação no campeonato ainda são possiveis, as bases da próxima época devem ser definidas desde já, num esforço conjunto de todos. As dificuldades desta época estavam previstas – plantel curto, sem experiência, com lacunas evidentes; treinador no primeiro ano num grande; Presidente imaturo e com muito para aprender. Em vez de ficarem a dizer que o William está a fazer uma boa época, ou que o João Mário é melhor que o Herrera, ou que têm um 11 com 80% portugueses e que isso é que é bom, foquem-se em construir uma mentalidade vencedora já na recta final desta época, porque se ganharem o campeonato para o ano (este ano já não acredito), este ano vai ser visto como fulcral no crescimento e definição da equipa!

    Saudações Benfiquistas

    Pedro1982

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 5:30 pm

      Só em jeito de conclusão, irrita me tanto a desculpabilização do insucesso com factores externos, ou é o sol, ou é o vento, ou é a humidade, ou é o arbitro, ou é o cansaço. Numa das ultimas intervenções, Bdc, numa entrevista com o Nuno Luz para a Sic, chegou a insinuar que o SCP n ganhou na Alemanha por culpa do árbitro, ora que raio de mensagem se passa para o balneário? Isto para mim é falta de liderança, o Sr. Bdc tem de aprender a ser mais assertivo e falar menos disparates.

      "Uma colher de bom senso todos os dias n sabes o bem q te fazia"

      Svan Vath

  • João Lemos
    Posted Março 2, 2015 at 6:41 pm

    Isto até é bastante simples….o Sporting com o que gastou em Slachev , Sarr , Sacko , Jonathan (inacreditável como se contrata 1 jogador desde nível por mais do que uma sandes de presunto) e Gauld (gosto bastante, mas foi caríssimo para não ser aposta), tinha contratado um PL como o FCP contratou em tempo o Falcão ou o Jackson ou o SLB o Cardozo, e neste momento não tenho a mínima dúvida que a situação seria diametralmente oposta.

  • Francisco Valente
    Posted Março 2, 2015 at 7:51 pm

    Finalmente uma análise séria e equilibrada sobre os problemas do Sporting. No entanto, a última questão levantada pelo texto, apesar de parecer evidente e muito tratada, é frequentemente ignorada em todos os artigos do género. Para um avançado de 20 golos por época, é preciso conseguir pagar um salário a tal jogador. Para comprar dois ou três jogadores já formados e que elevem o nível do futebol da equipa, é também preciso capacidade para investir na sua compra definitiva e "roubá-lo" a concorrentes (pois o futebol é um mercado). O que, decididamente, e num clube em restruturação financeira, é impossível.

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 8:27 pm

    O Sporting CP é sem sombra de duvidas uma das maiores instituições desportivas em Portugal, juntamente com o FC Porto e o SL Benfica, mas a meu ver neste momento não tem argumentos para disputar o titulo de campeão de futebol.

    Acho que o que o seu presidente não esteve bem quando assumiu a candidatura ao titulo, criou uma pressão que o plantel e equipa técnica não precisavam e uma falsa expectativa nos adeptos.

    Para alguém como eu que não é sportinguista, por isso independente de qualquer emoção afectiva, acho que a época está a correr dentro daquilo que o actual plantel pode dar.

    Um 3º lugar no campeonato que dá acesso ao Playoff da CL, uma liga de campeões digna, a eliminação na liga europa por uma equipa superior, meias finais da taça de Portugal, não acho que se possa considerar mau. O único aspecto negativo foi a eliminação precoce na taça da liga.

    Dos 3 grandes julgo que o clube que está abaixo daquilo que era esperado é o FC Porto, que a meu ver está a pagar a factura de ter escolhido um treinador desfasado da realidade portuguesa e só a enorme qualidade de alguns executantes tem lhe salvo a pele.

    Cumprimentos

    Verde Rubro

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 11:04 am

    Podia aqui enumerar vários problemas do Sporting, mas para mim é óbvio onde o Sporting falha mais. Fala-se agora, depois do jogo contra o Porto, do controlo de profundidade, como um chavão, onde a maioria nem sabe sequer o que isso é. Mas muito pior que isso, é não existir comportamento zonal na linha defensiva, é o uso de referências individuais por parte de alguns jogadores. Isto é recorrente e é preocupante. Controlo de profundidade, poucas equipas no mundo o fazem correctamente. Agora, passado 7 meses de trabalho, ver os jogadores da linha defensiva apenas preocupados com o "adversário directo" sem olhar para o posicionamento da equipa é algo preocupante. É o mais básico e elementar comportamento numa defesa zonal.

    E não tem a ver com a qualidade individual, pois isso encontra-se mais nas acções com bola. Ou seja, até se podiam contratar centrais/laterais de grande qualidade, se os princípios defensivos básicos não forem treinados recorrentemente, mesmo esses jogadores de grande qualidade passado um tempo os irão deixar de executar.

    Podemos falar do Slimani/Montero/Tanaka, Adrien, Carrillo, etc, mas penso serem discussões não tão importantes. Joga um, joga outro, num jogo um pode ter mais sorte/inspiração que outro, mas não entendo ser fulcral apesar de ser uma discussão saudável.

    O mesmo em relação à formação – como pode a formação dar frutos de forma sistemática numa equipa/estrutura não definida/estável?

    AL

Deixa um comentário