Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FPF dá por concluído Campeonato de Portugal… não há campeão, nem descidas, mas dois clubes vão subir

Boa decisão? Não fazia sentido esta espera, ainda para mais quando não há certezas se as competições podem regressar. No entanto a questão da subida promete dar que falar. Se o critério forem os pontos, sobem o Vizela e Arouca, mas isso pode ser injusto, já que há divisões mais competitivas que outras.

A Federação Portuguesa de Futebol comunicou esta quarta-feira que todos os campeonatos não-profissionais seniores, como o Campeonato de Portugal, foram dados como terminados, sendo que não vão haver campeões, nem descidas de divisão. Comunicado da FPF: «A Federação entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança. Vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação. Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva. Assim, a Direção da FPF entendeu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas. A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino. A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/2021.»

50 Comentários

  • Carol
    Posted Abril 8, 2020 at 11:25 pm

    Ah lindo. Lá vamos nós ter um problema desportivo e social em Portugal (como se não faltasse mais nada). O problema disto é que provavelmente vai dar caso jurididico que nem em 2048 vão estar resolvidos (por ser situação de excessão) que poderiam, provavelmente ser resolvidos se a liga e a Fpf se mantivessem quietinhas até ao fim desta maldita pandemia. Depois de tudo passar resolvia-se o problema com os meios ao seu dispor. Não agora, quando nem sabemos como saímos de uma calamidade de saúde pública que vamos decidir quem sobe, quem desce ou se não se faz nada.
    Ao menos, deverá levar a uma reformulação das competições portuguesas e na maneira com se vê a estupidamente grande quantidade de dinheiro que este desporto move.
    Mas como vai ser salve-se quem puder nem espero grandes mudanças na maneira como o futebol funciona.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 8, 2020 at 8:50 pm

    O futebol profissional é apenas a ponta do iceberg mas o futebol não profissional é toda a sua base.

    O futebol profissional não existiria sem o futebol profissional que o sustenta a nível social. Por casa clube profissional em Portugal existem 20 ou 30 clubes não profissionais que não deixam o amor ao futebol morrer a níveis mais baixos.

    Em Portugal as ligas inferiores sempre foram consideradas o parente pobre da FPF. Raramente lhes prestaram atenção e não existe muito controlo. Prova disso é que só este ano alguns jogos começaram a ser televisionados e não é que o apoio e as receitas dos clubes subiram?

    Veja-se o exemplo da Inglaterra. O que seria da Premier League sem as dezenas de ligas abaixo que a suportam a todos os níveis? Se não conseguirem gerir a parte mais importante do futebol (as suas raízes) o resto morre também.

  • Mantorras
    Posted Abril 8, 2020 at 5:55 pm

    Aqui, a minha ideia e mais ou menos a mesma que tentei passar num post sobre a reaccao da UEFA a decisao da Belgica, quanto a possivel intervencao solidaria e positiva das entidades que regulam/supervisionam as competicoes.

    Essas entidades nada sao sem os clubes, so existem por causa deles. A maioria, supostamente, nao tem “fins lucrativos” (aqui estou a falar do alto da minha ignorancia so sintam-se a vontade para me corrigir, caso esteja enganado), mas tem “montes” de dinheiro.

    A FPF pode e deve intervir junto dos clubes para os ajudar a ultrapassar esta situacao. Os jogos das seleccoes e os patrocinios das mesmas, mais a imagem de alguns jogadores que ate e bem utilizada (suponho), e outros premios de conquistas de competicoes, podem agora servir um bem maior. Nao estou a dizer que devam saldar as dividas dos clubes, ou injectar dinheiro nos mesmos. No entanto, porque nao assumirem alguns dos encargos dos clubes? Alguns patrocinios deixaram de pagar, outros terao desaparecido, outros viram parte do contrato “nao cumprida” e talvez nao tenham obrigacao de pagar aos clubes. Apresentando os clubes estes casos devidamente documentados, nao pode a FPF ressarcer parte do que os clubes poderiam receber? E os premios que seriam dos clubes que venceriam algumas das competicoes anuladas? E as estimativas de receitas de bilheteira que os clubes poderiam receber e nao receberao? Quotizacoes? Encargos correntes com staff/atletas, manutencao (luz, agua, rendas, etc)… nao poderiam algumas destas despesas ser comparticipadas pela FPF? Nao me refiro a totalidade das mesmas, nem a balurdios para excentricidades que tenham cometido… refirome ao possivel para ajudar a que os clubes nao desaparecam, a que os atletas tenham o minimo de condicoes sem matar os clubes…

    A meu ver, esta seria a grande responsabilidade das Federacoes e de entidades como a FIFA e a UEFA, solidariamente distribuirem premios e ajudarem toda a gente. Imaginem so que a UEFA anunciava que iria pegar no bolo total dos premios das competicoes europeias para os proximos 2 anos, e partir pela metade… e 50% desse valor (equivalente a 1 ano inteiro de receitas) iria ser doa/distribuido pelas Federacoes/ligas de forma a ajudarem os seus clubes profissionais a lidarem com isto. E chato para quem for a Europa, nao vao receber tanto, mas e como estivessem a ajudar emprestando dinheiro que ainda nao receberam, e ao mesmo tempo tambem eles estao a receber uma parte dele ja adiantado… As Federacoes, depois, de forma individual, poderiam tentar fazer algo parecido com o que tem, ou que possam ter acordado futuramente, para ajudar por sua vez… os clubes nao profissionais, por exemplo, e fazendo cascade por ai abaixo ajudavam quase todos.

    Sera que era tao descabido fazer algo assim?

  • Rev7
    Posted Abril 8, 2020 at 5:37 pm

    Esta na altura para a Federação que mais dinheiro ganhou nos últimos 10 anos se chegar à frente. Têm de ser eles a salvarem os clubes. Isto vai tudo por água abaixo.

  • kurt cobain
    Posted Abril 8, 2020 at 5:06 pm

    Ridículo… não dar o título nos escalões secundários até se compreende mas não haver subidas/descidas é extremamente injusto para que foi (mais) competente até aqui… Em último caso façam playoffs para determinar subidas/descidas, sendo que nos casos em que as equipas tivessem vantagem/desvantagem de superior a 75% (ou outra % “realista”) dos pontos em disputa deveriam subir/descer automaticamente.
    PS: atendendo às escassez de patrocínios que adivinha, perspectivo que para o ano o campeonato da INATEL bata recordes de participantes)

  • Tiago Silva
    Posted Abril 8, 2020 at 4:58 pm

    Não consigo entender, para quê deitar por terra uma época desportiva em que tanta gente trabalhou para ter sucesso para salvar uma temporada que ainda não começou? Não consigo entender mesmo. Há as questões de contratos e tal, mas isso é algo que se resolve.

    • Joao Duarte
      Posted Abril 9, 2020 at 2:48 pm

      Não se resolve facilmente. A grande maioria dos clubes não tem capacidade para pagar mais uns meses de ordenados e de despesas correntes. Nem teriam tempo de tentar arranjar. Sei de clubes que já tinham acertado com jogadores e treinadores o que lhes teriam de pagar e dar esta época por terminada, mesmo que isso significasse não jogar se houvesse jogos para jogar. Porque não tinham capacidade para aguentar mais. Há jogadores que também não iriam aceitar jogar para lá de Junho, etc… Não são situações lineares e fáceis como dizem. Só quem lá está é que sabe.

    • Rev7
      Posted Abril 8, 2020 at 5:31 pm

      Porque existe um bando de moralistas por aí, que por eles vai tudo ao charco e nada mais importa. Não vale a pena falar, não vale a pena discutir os problemas, o que importa é fechar tudo e depois resolve-se os problemas que daí virão. Problemas esses que seriam completamente desnecessários e que alguns nem resolução vão ter.

      • Kafka
        Posted Abril 8, 2020 at 7:28 pm

        ui que o neo-liberal apareceu de novo como o seu habtiual lirismo de defesa dos ricos à força toda mesmo que isso implique que os fracos e pobres tenham que morrer, afinal é nisso que consiste o teu querido neo-liberalismo que tu tanto defendes, onde depois ou se tem um seguro de saude ou não se pode entrar num hospital como nos Estados Unidos, ou melhor até se pode ter seguro de saude, agora a doença não pode é ultrapassar o plafond, senão o paciente leva um pontapé do hospital e é posto por fora….é isto o teu querido neo-liberalismo…..

        Maldita social-democracia dos Países Nórdicos ou da França ou Alemanha, onde há estado social, as pessoas têm direitos não podem ser exploradas pelos patrões etc etc….que monstro que é o estado social da social democracia que tu tanto criticas, por isso se vive tão mal nos países nórdicos como todos sabemos…que ideia triste que tiveram de criarem um estado social,

  • Jordan
    Posted Abril 8, 2020 at 4:54 pm

    As pessoas têm de ter noção que a estrutura e capacidade destes clubes não é a mesma dos clubes das duas primeiras ligas. A maioria destes clubes fazem quase exclusivamente contratos a 1 ano (se não todos mesmo). Imaginam o caos que seria prolongar a época para lá das datas de término dos contratos. Exigiria negociar planteis inteiros.

    Não digo que não seja uma medida injusta mas a questão é: haveria solução melhor?

    • Ricard0
      Posted Abril 8, 2020 at 6:38 pm

      Falando por mim, acho que o problema desta decisão não é bem cancelarem o campeonato. Não estou por dentro do CNS mas se essa história dos contratos for verdade, então percebe-se que os clubes não tenham condições para prolongar a época. Mas lá está, se calhar até soluções para isso haveriam. O problema? É o que continuo a dizer, a FPF não está para se chatear. Cancelam tudo e nem se cansam a pensar em alternativas.

      O maior problema para mim é dizerem que não há descidas mas que vão haver 2 equipas a subirem à 2º liga. Dizem que vão comunicar o mais brevemente possível a forma de decidir quem sobe. É extremamente complicado de adivinhar qual vai ser. É quem tem mais pontos e tá feito.

      E esse é o problema. Assim subiam Vizela (série A) e Arouca (série B). Mas e, por exemplo, as equipas da série D? Parece-me ser a série com mais equipas candidatas à subida: Olhanense, Real, Alverca e Louletano, separados (1º ao 4º) por 6 pontos sendo que o Olhanense tem 57 pontos (o Arouca por exemplo tem 58).
      Admito que não acompanho assim tanto o CNS e o Arouca e o Vizela também podem estar a fazer excelentes épocas realmente. Mas acho uma parvoíce decidirem quem sobe pelo numero de pontos (se se verificar) como se as equipas tivessem todas na mesma série ou como se as séries tivessem todas a mesma qualidade ou a mesma quantidade de equipas ditas fortes candidatas a subir.

      Sobre se há solução melhor, não sei. O que eu sei é que a FPF é uma vergonha e está apenas a seguir o caminho mais fácil. Cancelar tudo o que podem e não se chateiam em procurar alternativas.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 8, 2020 at 4:45 pm

    Não acredito que as competições profissionais não terminem. Mas caso sejam canceladas, depois disto, não pode haver campeão…

  • Kafka
    Posted Abril 8, 2020 at 4:33 pm

    Começa a ser preparado o caldinho para de forma escandalosa se atribuir o título ao Porto

    Vai ser mais um título à Porto

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Abril 8, 2020 at 7:22 pm

      Era mais justo ser atribuído ao segundo classificado?

      • Chico
        Posted Abril 8, 2020 at 9:56 pm

        Se déssemos títulos pelo que as equipas fizeram até fevereiro, o Sporting tinha mais de 30 campeonatos.

      • Kafka
        Posted Abril 8, 2020 at 7:40 pm

        A resposta que dei ao Alvaromoreira serve para ti também

      • André Dias
        Posted Abril 8, 2020 at 7:26 pm

        Se o campeonato não for concluído nenhum título será justo, seja a quem for atribuído. Não faz sentido nenhum coroar o campeão de uma competição cancelada, anulada ou por terminar. Era como dar um título ao campeão de Inverno.

    • CarlosFCP
      Posted Abril 8, 2020 at 7:01 pm

      O Porto não tem hábito de ganhar títulos na secretaria

      Se o título for atribuído ao Porto culpa a UEFA que num dia diz uma coisa, no dia seguinte diz outra

      • DM
        Posted Abril 8, 2020 at 7:46 pm

        Toda a razão, é mais no calor da noite, não sei se na secretaria se noutro local do estabelecimento, é perguntar aos envolvidos

        • CarlosFCP
          Posted Abril 8, 2020 at 9:10 pm

          Não sei o local, vou procurar um email com essa informação

          • DM
            Posted Abril 8, 2020 at 10:17 pm

            Força, pode ser que desta vez alguém encontre algo relevante num e-mail. Esperemos que ninguém fuja para Vigo depois dessa pesquisa e que desta vez alguém seja castigado pelos crimes cometidos, o passado ninguém o apaga.

    • Alvaromoreira
      Posted Abril 8, 2020 at 5:17 pm

      Concordo. O mais justo seria dar o titulo á equipa que está em segundo e levou duas derrotas do primeiro

      • Kafka
        Posted Abril 8, 2020 at 7:22 pm

        A unica coisa justa numa prova de regularidade é jogarem TODOS contra TODOS e no fim ver-se quem teve mais pontos….não é acabar quando convém

        Mas eu entendo, tu como Portista não estás habituado a este tipo de coisas, afinal são 35 anos do que todos nós sabemos e portanto percebe-se que como portista tu já não consigas discernir o que é correcto do incorrecto, já acham normal simplesmente

      • Chico
        Posted Abril 8, 2020 at 7:16 pm

        Já que estamos para mandar bocas, o que faria mais sentido era consagrar o campeão da 1ª volta. É a única forma de sagrar que todos jogaram com os outros o mesmo número de vezes.

        • Tiago Peixoto
          Posted Abril 8, 2020 at 8:49 pm

          Meu deus, isto não pode ser a sério ahah
          Acho injusto qualquer um dos ser coroado campeão, porque estão apenas separados por 1 ponto. Ou não ganha nenhum ou faz-se finalíssima. Agora dar o título à equipa que está em 2.º era só de rir.

          • Chico
            Posted Abril 8, 2020 at 9:54 pm

            Sou contra a opinião que mencionei, mas faz mais sentido do que a outra proposta. Tal como o outro user diz, foi a última vez que tiveste equidade entre todas as equipas.

          • E o que temos
            Posted Abril 8, 2020 at 9:44 pm

            Amigo, o fim da volta foi a ultima vez que tiveste equidade entre todas as equipas. Não te rias tanto

      • E o que temos
        Posted Abril 8, 2020 at 6:45 pm

        Ou dar à equipa que liderou o campeonato a grande parte das jornadas ;)

        • Givanildo Vieira de Sousa
          Posted Abril 8, 2020 at 7:20 pm

          Ahahahah essa é que tinha graça. Só alguém fora de si é que pode pensar que de todas as decisões o mas justo era dar o titulo à equipa que teve mais vezes em primeiro. Ou não se dá, ou dá-se ao 1 ou acaba-se o campeonato.

          • E o que temos
            Posted Abril 8, 2020 at 7:33 pm

            Só apresentei um argumento ridiculo como o colega ai em cima, está visto que és mau a detectar ironia
            a unica soluçao é acabar o campeonato, o resto são fait divers

  • Richrad
    Posted Abril 8, 2020 at 3:26 pm

    Se não há descidas também não pode existir subidas.
    Ou cancela-se por definitivo ou adia-se e quando se retomar a atividade deportiva acaba-se a restante época desportiva. Faz-se para a próxima época uma época em ano civil como na América Latina, elimina-se provas não essenciais e joga-se mais vezes por semana.
    O problema de adiar é que maioria dos clubes do campeonato de portugal acabam contratos em Maio, Junho. Muitos nem sequer renovam ou saiem do panorama desta divisão. Mas é inadimissivel haver certas medidas e para outras… é ridiculo.
    Ridiculo. Há condições para que as medidas a tomar sejam outras e que não prejudiquem desta maneira.
    Mais uma vez só se beneficia os ricos desta modalidade.

    • Rev7
      Posted Abril 8, 2020 at 5:34 pm

      Todas as decisões que eu vejo serem tomadas na nossa sociedade desde o início da pandemia só vão em direcção a beneficiar os ricos. Os pobres fecham os seus estabelecimentos ou têm de ir trabalhar para as empresas dos ricos…

  • chemahatma
    Posted Abril 8, 2020 at 3:07 pm

    Após 3 anos consecutivos em primeiro lugar da sua serie, FC Vizela pode não subir novamente.

  • Pulga
    Posted Abril 8, 2020 at 2:56 pm

    Este campeonato nunca mais vai ser o mesmo. 80% dos clubes vão sofrer imenso financeiramente.

    Os jogadores, que já não têm propriamente salários milionários e muitos em atraso, vão passar mal. Pessoas que deixaram o seu país à procura do sonho, e outros que vivem a centenas de km’s das suas famílias.

    Se à altura da FPF fazer alguma coisa é esta. Pode ser que façam uso ao dinheiro que andam a chupar ao Ronaldo.

    Também está na hora de uma reformulação desta atrocidade de campeonato. Cabe na cabeça de alguém existir um campeonato com 70 e tal equipas? E só sobem 2?

    Quanto às medidas, não existe forma justa de subir apenas 2 equipas num campeonato com 2 fases e 4 caminhos diferentes. Eles não vão conseguir descalçar esta bota. É ridículo.

    • kurt cobain
      Posted Abril 8, 2020 at 5:37 pm

      Tudo dito e puseste o dedo na ferida: o quadro competitivo em Portugal. Devemos ter os únicos campeonatos do mundo com 18 ou + equipas em só só sobem/descem 2 equipas….isto só contribui para que hajam equipas que, por não terem objectivos, andem 1/3 do campeonato apenas a cumprir calendário (o que faz com que sejam mais propensas a “facilitar” contra certas equipas)! No actual cenário – número de equipas – faria mais sentido descerem/subirem 3 equipas entre 1ª e 2ª liga e subirem 3 automaticamente à 2ª liga com um playoff entre o 15º da 2ª liga e uma 4ª equipa da 2ªdivisão.

      Também concordo que a FPF tem que deixar de ser apenas a equipa da selecção/ do Ronaldo e passar a preocupar-se (meter €€) com as competições organizadas por si.

  • mega3
    Posted Abril 8, 2020 at 2:52 pm

    Estou mesmo para ver clubes como Vizela, Lourosa, Alverca, Fafe, Espinho, Praiense, Olhanense aceitarem que não podem subir.
    Os clubes mencionados tem mais orçamento que metade das equipas da 2 liga.
    O cova que não paga aos seus jogadores vai descer certo? ou o chinês vai inventar algo?
    O casa pia que já desceu como vai ser?
    Os clubes das distritais que gastaram fortunas para subir vão ser recompensados certo?
    No fim de contas temos uma federação que não sabe o que fazer e é corrupta ao ponto de não pensar nas consequências

    • Joao Duarte
      Posted Abril 9, 2020 at 2:54 pm

      O Cova, apesar de tudo, é dos clubes que mais cumpre com contratos. Tirando uma ou outra situação que está em tribunal (mas é por uma questão de acharem que têm razão e não por serem expertos), não deve nada a ninguém.

  • LevonAronian
    Posted Abril 8, 2020 at 2:52 pm

    Não percebo a lógica de estas competições pararem e as profissionais acabarem.
    Seja acabar as competições, homologar os resultados atuais ou cancelar as temporadas acho que qualquer solução, sendo injusta para alguém, seria legitima, mas deveria ser igual para todas as competições

    • Rev7
      Posted Abril 8, 2020 at 5:35 pm

      As profissionais envolvem demasiado dinheiro, postos de trabalho, investimento, impostos ao Estado etc. Estas não. Essa a diferença.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 8, 2020 at 2:44 pm

    Sem sentido. Vamos ver se isto não vai acabar num imbróglio jurídico.

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 8, 2020 at 2:42 pm

    Desta vez não concordo com a decisão da FPF, as provas deveriam ser disputadas até ao fim quando houvesse condições para tal.

    No entanto estou curioso para perceber como vão definir as 2 subidas para a Liga Pro, uma coisa é definir lugares europeus ou subidas quando só existe uma série, mas no Campeonato de Portugal existem 4 séries.

    Não consegui perceber como ficou a Taça de Portugal, mas se não foi anulada é mais uma decisão pouco compreensível da FPF, pois esta também é uma prova não-profissional.

    • Joao Duarte
      Posted Abril 9, 2020 at 2:55 pm

      A final da Taça é a mais fácil de resolver porque é apenas um jogo e o risco é muito mais baixo.

    • andresilvac
      Posted Abril 9, 2020 at 12:55 am

      A final da taça de Portugal é a decisão mais fácil de resolver é não atribuir ninguém esta a ganhar ou a frente de ninguém anula se a final anula se o torneio (a vaga europeia passa para o campeonato como iria sempre passar e está a coisa feita ainda por cima era um jogo de 1×2 pelo que se pode pôr o X e não se atribuí ou atribui se a ambos (também não era uma má ideia)

  • E o que temos
    Posted Abril 8, 2020 at 2:29 pm

    Ridículo

Deixa um comentário