Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Franceses terminam com a Taça da Liga

Vai acontecer o mesmo nos outros países? Itália, Alemanha e Espanha não têm esta quarta prova, e não será surpreendente se daqui a uns anos só a Inglaterra insista em mantê-la.

O conselho de administração e a Assembleia Geral da LFP decidiram não continuar com a Taça da Liga francesa na próxima época. “Esta decisão vai aliviar o calendário, dar aos jogadores mais tempo de recuperação e oferecer um lugar extra nas provas da UEFA através da classificação da Ligue 1 no final da temporada 2020-2021”, pode ler-se no comunicado. Contudo, o que está na base deste desfecho foi a falta de interesse das televisões, já que nenhuma fez uma proposta para adquirir os direitos de transmissão dos jogos de 2020 a 2024. Como tal, caso haja uma oferta é possível que a Taça da Liga seja reactivada.

33 Comentários

  • FVRicardo
    Posted Setembro 18, 2019 at 9:03 pm

    Não acho que a nossa Taça da Liga devesse acabar, apenas preferia que se disputasse apenas por eliminatórias.

  • coach407
    Posted Setembro 18, 2019 at 8:59 pm

    Em Portugal, não é uma competição importante. É importantíssima. E explico porquê.

    Da perspetiva dos 2 maiores, é muito importante para dar oportunidades a outros jogadores sem ser contra o Monsanto e numa competição que todos os grandes querem ganhar e todos os jogos são decisivos, o que é uma pressão que ajuda a crescer os mais jovens.

    Concretizando, foi assim que começou a afirmação do Lindelof no Benfica, por exemplo. Era um jogador perdido na equipa B e nada valorizado, foi testado na Taça da Liga, o Rui Vitória gostou e quando surgiram as lesões foi aposta, estando já por dentro das rotinas da equipa.

    Os grandes em Portugal jogam sempre com o mesmo 11 quase pelo que, sobretudo para os defesas, é a única forma de não estarem parados a época toda. É o caso, por exemplo, do Nuno Tavares. Vai fazer só jogos na II Liga quando é top 3 de laterais esquerdos do campeonato principal?

    Também é uma ótima forma de não se apostar em jogadores de forma estúpida tipo o Tomás Tavares contra o Leipzig.

    O mesmo pode ser pensado para outras equipas. É o caso do Diogo Leite, Tomás Esteves, Fábio Silva, Nakajima…

    Enfim, é um ótimo instrumento de gestão do plantel para os 2 “mais” grandes.

    Do ponto de vista das outras equipas, também é super interessante. Os outros 2 grandes têm aqui uma possibilidade muito real de somar títulos. Na última década só 1 vez cada um tiveram perto de ganhar o campeonato… no caso do Braga também teve perto de ganhar um título europeu. Ainda assim, claramente não estão no nível de Benfica e FC Porto.

    Mais relevante ainda que o Braga e o Sporting, são as outras equipas. Já vimos Gil Vicente, Paços, Moreirense, V. Setúbal, etc na final da Taça da Liga. É uma experiência ótima para estas equipas. É muito importante para eles. Pode ser a primeira final da história do clube ou até o primeiro título das competições no escalão máximo do futebol português.

    Os resultados para os grandes não são muitissímo importantes, mas a competição é. Já os resultados para os pequenos são muito importantes, podendo até se tornar a competição mais importante da sua história, o que enriquece o futebol e permite a estes clubes alavancar um pouco o seu posicionamento via patrocínios, mediatismo e tal.

    • a-seabra
      Posted Setembro 19, 2019 at 5:04 am

      Coach, os teus argumentos são bons mas desde quando o Tavares é top 3 no campeonato principal? Só vez jogos do Benfica ou já estás a seguir o caminho que os jornais fazem de endeusar os jogadores ao fim de meia dúzia de jogos?

      • coach407
        Posted Setembro 19, 2019 at 7:18 pm

        Acho que este debate deveria iniciar contigo a dizeres-me quem é melhor que o Nuno Tavares, além do Grimaldo e do Telles, e porquê.

        Certamente ele ter feito 10 jogos não é argumento porque eu acho que ele é o 3° melhor, mas o melhor joga no Benfica também portanto não podem jogar os dois. Assim sendo, até é anormal ter tantos jogos. Não diz nada ele ter poucos jogos sobre a sua qualidade. O Félix só fez meia época a titular e pagaram 127,2M€ por ele. Não é por ser suplente do Grimaldo já que no nosso campeoanto só o Alex Telles poderia competir com o espanhol. Seja quem for que tu aches que é o 3° melhor lateral esquerdo do campeonato teria tantos ou menos minutos que o Nuno Tavares no Benfica.

        Ter boa imprensa então é que não é argumento nenhum. Deixa de ter qualidade por ter boa imprensa?

        A carreira do Nuno Tavares não começou esta época. Certamente não seria por esta época que iria afirmar isto até porque tem sido lateral direito, onde claramente não é top.

        É, precisamente, por ver as outras equipas que não tenho dúvidas.

        Para mim, é demasiado evidente que o Nuno Tavares seria titularíssimo no Sporting e até dos melhores jogadores da equipa, mas fico a aguardar que me digas quem é melhor que ele, na tua opinião, e a partir daí podemos conversar.

        • zambras7
          Posted Setembro 21, 2019 at 5:32 pm

          homem acertas te em tudo , até explicas te demais , a análise em relação á performance dos grandes foi bem vista e do contexto da taça da liga também , nunca pensei dessa perspectiva , a compticão pode não ser a mais prestigiante para os grandes , mas tem um grau de exigencia muito bom para os acabadinhos de sair da B , o jogar com equipas de primeira num contexto com margem para errar , e o plus de ser campeão de inverno as vezes pode funcionar como catalisador para o que vem da epoca e para a soma de titulos .

    • Kafka
      Posted Setembro 18, 2019 at 10:58 pm

      Outros 2 grandes? Tu não acertas uma sequer… Só existem 3 grandes em Portugal

      Meu Deus

      • Brunoflip
        Posted Setembro 19, 2019 at 12:10 am

        O mais engraçado é tu resumires o comentário dele a uma única frase quando o comentário até faz muito sentido. Até concordo que só há 3 grandes, pois o Braga não tem títulos ao nível dos 3 grandes, mas questiono-me sempre como é que metade dos teus comentários são aceitas quando não acrescentas nada além de drama…

      • coach407
        Posted Setembro 19, 2019 at 12:05 am

        Ou existem 2 (Benfica e FC Porto) ou existem 4 (os dois referidos mais Sporting e Braga).

        E para isto baseio-me em critérios exclusivos ao rendimento desportivo no futebol num horizonte temporal significativo, mas não demasiado longo para não estarmos a comparar com o futebol do milénio passado. Estou a falar portanto de um horizonte temporal a rondar os 10 anos. Não demasiado curto para não sermos estúpidos ao ponto de dizer que o Famalicão está em 1° então é um grande nem demasiado longo para não estarmos a dizer que o Benfica é candidato a ganhar a Champions. 10 anos é um horizonte curto, mas consistente. Tudo que seja história, adeptos, etc, fica num plano secundário nesta análise por desvirtuar aquilo que se passa em campo. O Nottingham não é de elite, o Benfica não é de elite, o AC Milan não é de elite. Foram e são dos maiores clubes históricos. Atualmente, não o são. O Sporting também faz parte desses clubes históricos, mas a análise é à atualidade.

        Existem agora, mantendo todos os pressupostos anteriores, duas perspetivas de um grande em Portugal:

        PRIMEIRA PERSPETIVA – Só é um grande quem realmente foi campeão ou vice-campeão com alguma regularidade e passou alguns vezes aos oitavos da Champions ou foi gigante na Liga Europa nos últimos anos. Ora, segundo este critério, só existem dois grandes: Benfica e FC Porto. Apesar do Braga ter sido finalista da Liga Europa, não tem cumprido este critério europeu com uma regularidade relevante. Muito menos o Sporting. Em termos de campeão, apenas vimos o Braga e o Sporting a lutar para ser campeão até à última jornada uma única vez nesta década de análise. É portanto muito curto para os considerarmos no mesmo patamar que Porto e Benfica.

        SEGUNDA PERSPETIVA – esta alarga mais a flexibilidade em termos de resultados. São aqueles que defendem que realmente o Arsenal não tem ganho nada, comparando com os outros rivais, mas tem estado sempre lá no top 6 de forma tão consistente que não se pode dizer que já não seja um grande, em termos desportivos da atualidade. Nunca é previsível que sejam campeões, mas estão lá a embaraçar sempre. Repito novamente: aqui a história de há 20 anos atrás não interessa para nada. Por este critério mais largo, não é preciso ser campeão ou vice. Podemos alargar um pouco mais a quem está, constantemente, lá colado em termos de rendimento. E aqui aplica-se exatamente o mesmo raciocínio de que na Premier League. O top 6 é Arsenal, Chelsea, City, Tottenham, United e Liverpool. Depois vem o resto. Em Portugal, há exatamente da mesma maneira. Já se sabe que o top 4 é Benfica, Porto, Sporting e Braga. E depois vem o resto, teoricamente. E agora é o momento que tu dizes: “não, não. Sabemos quem é o top 3 (Benfica, Porto e Sporting) e depois vem o resto!”. Primeiro não é isso que todos os treinadores dizem, ao incluir sempre o Braga nos candidatos ao título, o que demonstra que existe um top 4 e o resto. Mas, mesmo que esta afirmação no mundo do futebol não seja suficiente para ti, a verdade é que, mesmo que queiras selecionar apenas um top 3, os factos da última década não são consistentes com essa suposta superiorização do Sporting. No campeonato existe um pré- Bruno de Carvalho, onde há um domínio claro do Braga, e um pós-BdC em que há um domínio claro do Sporting. Equilibrado. Nas competições europeias há vantagem para o Braga. Nas outras taças também têm resultados semelhantes.

        É portanto evidente que o nível dos resultados é tão parecido que, mesmo que consideres o Sporting superior, não podes desapegar do top 4. Ou tiras Sporting e Braga e colocas só Porto e Benfica nos grandes ou tens de colocar os 4, como fazem os treinadores do nosso campeonato.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 18, 2019 at 7:31 pm

    Concordo a 100 %

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 18, 2019 at 7:04 pm

    O Pedro Proença e a própria Liga de Clubes não fazem a mínima ideia o que andam cá a fazer. Acho que a gestão das Ligas profissionais em Portugal deveriam ser organizadas pela FPF e a Liga de Clubes deveria ser extinta, porque cria mais problemas do que soluções e o seu produto (futebol) é cada vez pior.

    O Pedro Proença como presidente da Liga é como um agricultor que se recusa a regar as suas produções e como não consegue ter colheitas é sempre obrigado a comprar os produtos fora. Nem sequer se apercebe que tem o melhor clima para óptimas produções, mas os produtos do estrangeiro são sempre mais apetecíveis e enquanto houver dinheiro…

    • Andre_Simon
      Posted Setembro 18, 2019 at 7:18 pm

      Se a FPF capitalizar o bom trabalho no CNS e na Liga Revelação pode muito bem aspirar a pegar na II liga e na I. O problema é que nós precisamos de poleiro para muito pássaro….

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 18, 2019 at 7:00 pm

    A Taça da Liga pode ser uma competição muito importante se for bem gerida. É uma excelente competição para dar espaço a jovens jogadores de entrar na equipa.

    Jogadores que chegaram à selecção nacional porque lhes deram oportunidades de mostrar o seu valor em jogos da Taça da Liga. Se não fosse isso, possivelmente nunca teriam espaço de entrar nas equipas.

    Se não houver Taça da Liga não faz sentido haverem plantéis de 25, 26 jogadores.

    Aliás prefiro o modelo Liga (a 16 equipas) + Taça + Taça da Liga

    do que

    Liga (com 18 clubes) + Taça

    • BrunoV
      Posted Setembro 18, 2019 at 8:50 pm

      Diz-me um jogador que se tenha estreado na taça da liga e tenha tido imapcto na equipa!
      Só um, caso contrário, mais um comentário ao lado.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 18, 2019 at 6:29 pm

    Espero que não aconteça o mesmo cá. A Taça da Liga tem os seus defeitos, mas oferece competitividade e um espaço de evolução para os jogadores que querem mostrar-se.

    Para mim não haveria cabeças de série, seria apenas em sorteio, isso só prejudica os pequenos.

  • AngeloGJ
    Posted Setembro 18, 2019 at 5:28 pm

    Se em Portugal já dizem que há pouca competição sem Taca da Liga até vitórias de 1-0 na Europa seriam culpa da falta de competitividade e competição, acho que a Taça da Liga deveria mudar e ter regras diferentes como:
    •número de jogadores formados localmente(penso que já existe atualmente)
    •número de jogadores formados no clube
    •se a prova começar perto da 10cima jornada da liga, obrigatoriamente 3 jogadores com menos de 5 jogos teriam de jogar(os adeptos nos jogos das taças querem ver o que habituais suplentes/reservas conseguem emprestar a equipa)

    De forma geral fazia da taça da liga uma liga culturalmente/habitualmente entendida como a Taça dos suplentes e jovens, penso que em Portugal não se promovem os jogadores como deve ser, a Lá Liga usa a imagem dos seus craques para que sejam o banner internacional da Liga para atrair espectadores, a França faz dos seus jovens craques e jogadores como Neymar, Mbappé, Depay banner da Liga, Portugal nada faz, também nada ou muito pouco haveria para exportar ainda assim penso que se devia melhorar na forma como se propaganda os melhores jogadores a atuar em Portugal, e vê-se em competições como a Taça da liga que isso não é feito…

  • Mike-UK
    Posted Setembro 18, 2019 at 5:18 pm

    16 Equipas. Duas zonas. Quatro Voltas, Final Four (em formato liguilha) de Campeao, Final Four (em formato de eliminatória) de Manutenção.
    Mesma fórmula na segunda liga, mas com 18 equipas a duas voltas.
    Taça de Portugal a duas mãos a partir dos oitavos de final.
    Fim da taça da Liga.
    Preços de bilhetes regulados.
    Bilhete de jogo a valer um passe de transportes no dia do jogo.

    Estava o futebol profissional português restruturado, e, garanto-vos, com estádios cheios, aonde quer que se fosse, para ver jogar quem se quisesse.

    Ando aqui a escrever isto desde 2012.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Setembro 18, 2019 at 6:30 pm

      Campeonato por zonas não tem nada de interessante, à excepção das deslocações curtas dos adeptos. Não melhoraria em nada a competição, é uma ideia ultrapassada.

    • Vespas
      Posted Setembro 18, 2019 at 6:18 pm

      O preço por ser um problema mas o maior entrave é as pessoas simplesmente não apoiarem o clube da cidade salvo 2 ou exceções.

      Coimbra deve ter 20 vezes a população de Moreira de Cónegos e as assistências não devem ser muito diferentes.

  • BrunoFernandes14
    Posted Setembro 18, 2019 at 4:48 pm

    Portanto a decisão da federação francesa não passa pela justificação oficial que dá a entender uma preocupação com a sobrecarga de jogos mas sim pelo facto de não ter havido nenhuma proposta pelos direitos televisivos! Isso é mandar areia para os olhos das pessoas!
    Futebol é negócio, eles querem lá saber dos grandes protagonistas: os jogadores!

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 18, 2019 at 3:47 pm

    Primeiro ponto. Acho de mau tom não existir uma competição apenas e só porque as tvs não querem. O futebol existe antes e além das tvs.
    Quanto à existência em si deste tipo de prova, acho que a questão é a sua reformulação.
    No meu entender o futebol deve ter uma prova de regularidade (o campeonato), decidido em sistema de pontos corridos.
    Depois ter uma prova a eliminar, sem sequer duas mãos, como agora se inventou em Portugal. Além de ser um ultraje à tradição da festa da Taça, prejudica e muito as equipas pequenas, cujas chances de eliminar os grandes diminuem consideravelmente em duas mãos. A beleza da taça é mesmo a imprevisibilidade de num jogo um pequeno derrubar um gigante.
    Assim sendo, a Taça da Liga deveria ser reformulada. Mas admito que não tenho bem presente que modelo deva ter.

    • Miguel Carvalho
      Posted Setembro 18, 2019 at 5:05 pm

      Concordo.
      Para mim mantinha-se o formato atual até chegar à fase de grupos.
      Posteriormente os grupos deveriam ser sorteados, se calhar um grupo com benfica/porto/sporting/braga (era a loucura) paciência… depois a final 4 também concordo, dá emoção.

    • BrunoFernandes14
      Posted Setembro 18, 2019 at 4:52 pm

      Essa das meias-finais a duas mãos foi uma ideia completamente estapafúrdia! Como se já não bastasse ter a taça da liga para os grandes se divertirem.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 18, 2019 at 4:15 pm

      Joga_Bonito,

      Comentário muito pertinente, em especial o último parágrafo. Eu acho que a nossa Taça da Liga deveria ter o formato da Taça de Portugal (à excepção das meias-finais a duas mãos) para dar mais competitividade à prova. E, já agora, abolir essa ideia estapafúrdia da fase de grupos da Taça da Liga que só protege os três grandes mais o Sporting de Braga.

      Saudações Leoninas

      • porra33
        Posted Setembro 18, 2019 at 4:29 pm

        Concordo contigo, não acho que deva acabar porque até dá a possibilidade a outras equipas de também poderem comemorar um título frente às grandes equipas, agora deve ser reformulada como dizes. porque favorece as equipas grandes e por vezes há jogos só para encher chouriços numa fase da época em que esse tipo de jogos não fazem falta, talvez o modelo que apontas seja o ideal, as equipas que participam mantinham o foco na competição e as outras descansariam nesses meses que costumam ser intensos. Eu sugeria Taça da Liga até Dezembro e Taça de Portugal com equipas da primeira Liga a partir de Dezembro.

        • Joga_Bonito
          Posted Setembro 18, 2019 at 4:51 pm

          Boa ideia. Curiosamente podia ser um modelo como o clausura e abertura na argentina, mas aplicado à Taça.

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 18, 2019 at 4:27 pm

        Sim, às vezes penso isso, poderia ser uma segunda taça de Portugal, mas mudanças para não ser igual.

    • Dca
      Posted Setembro 18, 2019 at 4:07 pm

      As televisões acabam por ser os adeptos. Se dá prejuízo vão comprar? Se a televisão não transmite, quem vai ver?

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 18, 2019 at 4:26 pm

        Mas eu não disse que as televisões tinham de comprar. Não se tinha é de ter acabado com a taça porque não há tv. Acaso se acaba com o CNS porque aí não há tv?

  • E o que temos
    Posted Setembro 18, 2019 at 3:46 pm

    Temos um presidente da liga que a sua bandeira é esta mesma taça em vez de trabalhar na redistribuição dos direitos e em tornar a liga mais competitiva.

Deixa um comentário