A cara do Porro a olhar para ele diz tudo. Nem foi de raiva para ir para cima dele ou o que seja, foi só “a sério?”
As figuras do Porto neste momento têm uma cultura de ódio absurda, nojo total.
Filipe Ferreira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:21 pm
Este é craque, sacou uns penaltis e já tens estas atitudes. No outro dia até tremia ao lado do Cristiano. Quem sai aos seus…
JoaoMiguel96
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:22 pm
Se isto fosse na rua acredito que o Porro lhe fosse à boca.
Lá está, quem sai aos seus não degenera.
É por estas coisas que tenha cada vez mais desgosto do Porto. Gente mal formada, mal educada e com complexos de inferioridade brutais em relação ao “centralismo”.
Tenho pena pelos adeptos daqui, que são praticamente todos (se não mesmo todos) pessoas muito bem educadas, cordiais e com um ótimo espírito. Não representam de todo estes valores do “Somos Porto”, do “Contra tudo e contra todos” e do “Basta”.
O pior é que depois grande parte dos adeptos acha isto bonito, tal como achou o melão gigante do Sérgio Oliveira.
BrunoAlves16
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:38 pm
Presumo que te refiras ao Porto enquanto clube e não enquanto cidade/região. Fiquei na dúvida por causa da alusão ao “centralismo”. A maior parte das pessoas do Porto/Norte não são assim. E muita gente do Porto não é adepta do FC Porto. Há uma cultura de ódio, má educação e falta de respeito no clube, transversal a varios sectores do mesmo mas que em nada, mas mesmo nada, se identifica com a cidade/região.
JoaoMiguel96
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:54 pm
Sim, claro que é o FC Porto. Contra a cidade não tenho nada a não ser bons amigos e grandes noites ?
For Dummies
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:39 pm
Nem mais João Miguel.
Como portista, não me revejo em nada nestas atitudes nem nas declarações do Sérgio Oliveira.
Acaba o jogo, o árbitro apita, que se cumprimentem com humildade e colegas de trabalho ainda que adversários. Tem perfume nos pés, mas um vácuo enorme na personalidade, parece-me que assim não vai longe.
Infelizmente é a aura que corre no balneário portista e, por isso mesmo mas não só, espero que SC abandone o clube no final da época.
Aproveito para questionar quando há multas pelos excessivos protesto dos bancos durante o decorrer do jogo e porque é que a Liga não colocou os staffs desnecessário/suplentes na bancada com o devido distanciamento como foi idealizado e realizado em outras ligas? Agora com o regresso dos adeptos ao estádio cada vez mais próximo, será uma possibilidade menos realista.
JoaoMiguel96
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:58 pm
Concordo em tudo, especialmente na questão da aura. É transversal aos jogadores todos, basta ver Pepe, Otávio, SO ou agora o Conceição Jr.
O último jogador que gostei mesmo do clube e que não se identificava com isto era o Helton. Esse sim um senhor.
Também não te sei responder, de todo. Pelo que tenho visto no Sporting só lá anda o staff do RA. No Porto não sei, mas têm sempre o banco ao barrote.
Stromp1906
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:43 pm
Completamente de acordo em relação ao Helton, e por isso aplaudido de pé em Alvalade quando sofreu uma lesão grave, o que prova que pelo menos naquele dia, nós Sportinguistas fizemos bem o filtro.
Saúde
Joao C. Nogueira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:05 pm
Tive a oportunidade de estar alguns minutos à conversa com o Helton em 2019, ele veio tocar com a banda dele a um bar na minha zona, e é uma pessoa fantástica, para além de ter sido um enorme guarda redes.
Esse sim, um exemplo.
Mantorras
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:48 pm
Fora do campo ele nao fazia isto. É tipo Joao Pereira, ou Jordi Alba (ainda ha pouco com o Mbappe passou-se parecido)… fora do campo mudam de personalidade.
BrunoAlves16
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:28 pm
Está-lhes na massa do sangue. Nojo total.
Liedshow
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:29 pm
Nada de extraordinário tendo em conta que é filho de uma das pessoas mais toxicas ou até mesmo mais toxicas e com mais falta de respeito e de educação para com os adversários. Gentinha ridicula que não faz falta nenhuma no futebol.
SL
Medderling
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:29 pm
Vindo de alguém que até agora a única coisa que provou foi ser um exímio mergulhador ainda se acrescenta ser uma terrível pessoas sem quaisquer valores.
Vindo de quem vem, não me admira, que o pai é igual. A cultura de ódio que se incute naquele clube devia ser alvo de estudo. Mau perder é uma coisa, ser nojento é outra.
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:45 pm
Ainda para mais quando o miúdo fez a formação no Sporting e é amigo próximo dos miúdos da sua geração que cresceram com ele na mesma equipa como Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Tiago Tomás…
Joga_Bonito
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:33 pm
Acto porco e que infelizmente é recorrente no clube. Parece que por lá os jogadores devem estar obrigados contratualmente a comportarem-se assim, se não serão acusados de “falta de mística”.
Estigarribia
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:22 pm
Joga_Bonito,
É a mística do Porto dizem eles… Mas é só para o que lhes convém… até parecer um Beto Acosta ou um George Weah e lhes der no focinho…
Saudações Leoninas
Joga_Bonito
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:27 pm
A impunidade também passa por aí, a maioria das pessoas reage educadamente como o Porro, mas quando têm azar de apanhar algum mais esquentado depois queixam-se…
Hugorr
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:43 pm
Acho piada ao seu comentário, sobretudo depois do reinado de Bruno de Carvalho no Sporting, e que culminou como todos sabemos, devido ao constante incendiar da parte do Sporting (de Bruno de Carvalho, mas do Sporting).
Dessa mistica incutida talvez já gostasse? Ou é daqueles que só deixou de gostar quando as coisas deram para o torto?
Não admira que o futebol português esteja em constante pé de guerra, com adeptos e comentários como este.
Cumprimentos.
Alex Teixeira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:34 pm
Por acaso também já pensei nisso, quem não se levanta a gritar no banco do Porto deve ficar logo marcado pelo Conceição como alguém que não sente o clube.
Que tirem estas pessoas do Porto. Obrigado pelos 2 títulos numa fase difícil para o clube e pela boa imagem na Champions, mas pede-se mudança para ontem. Direção incluída
Joga_Bonito
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:58 pm
Se se descobriu no PSG cláusulas nos contratos que obrigavam os jogadores a irem aplaudir os adeptos no final do jogo (inclusive eram pagos para isso) não me surpreendia que houvesse cláusulas no contrato destes jogadores que os obrigassem a isto.
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:35 pm
Isto veio apenas um mês do célebre ”Lá fora mato-te, filho da p***” do irmão Rodrigo Conceição. Um foi formado no Benfica e o outro no Sporting. Portanto estas atitudes transversais aos dois só podem vir de casa…
Tenho pena daquela família.. especialmente da mãe… deve ser daquelas que vai constantemente de óculos de sol às compras..
Abbas
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:47 pm
Já pensei muitas vezes na última frase que disseste. Se os filhos são assim, é fruto da educação que receberam em casa. Coitada da mãe.
DNowitzki
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:56 pm
Continuas a fazer inuendos de forma muito baixa!
Tiago Peixoto
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:03 pm
Essa última frase não só é de muito mau gosto como é uma acusação gravíssima.
Miguel Lopes
Posted
Março 1, 2021 at
10:36 am
Eh lá, eu sou sportinguista e considero essa frase de uma baixeza enorme.
Eu penso que eles apenas não sabem perder, mas depois quando sai do Dragão, passa-lhes aquela má educação toda. E se calhar, o SC até é uma excelente pessoa fora do futebol.
Joaopcalves
Posted
Março 2, 2021 at
12:12 am
Engraçado que essas atitudes são tão más como o comentário que fazes a falar delas.
PedroSCP
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:38 pm
Só consigo dizer “tal pai, tal filho”. Que atitude miserável! Mas também com o exemplo que tem, não é de estranhar.
Excelente atitude do Porro a manter a calma, e não “ir para cima dele”. No final fazem-se as contas.
Mas mantém-se o culto do contra tudo e contra todos do Porto. Numa época que estão claramente a ser favorecidos, levados ao colo diria até, conseguem queixar-se de tudo e mais alguma coisa, até dos descontos vejamos bem! Não fossem as ajudas externas e estariam atrás do Benfica.
GIco_Sousa
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:40 pm
Pequeno em tamanho, pequeno em mentalidade, enfim…rasteirinho. quem sai aos seus… é bom saber que nos livrámos deste lixo a tempo, encaixa melhor onde está agora
Alex Teixeira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:32 pm
Calma… Se achas que foi positivo “livrar-te” do Francisco Conceição então fica atento ao que o vais ver fazer em campo.
Quanto à atitude em si é infeliz e desnecessária obviamente, mas isso já referi noutro comentário
Alex03
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:50 pm
Este no dia em que levar uma entrada a serio, acaba a carreira.
Nem 90 minutos tem na primeira liga e já anda assim….é o maior…se a coisa corre mal que chame o papa.
Joao C. Nogueira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:53 pm
Um miúdo com potencial para ser de topo, mas começa cedo com o mau feitio…
Há que saber ganhar e saber perder, e é por isso que os adeptos dos outros clubes nos vêem sempre a nós, portistas, como uns incitadores ao ódio e ao bairrismo.
Por vezes, eu quase nem me sinto portista, porque não consigo e nunca irei conseguir rever-me nas posturas e comportamentos que muitos dirigentes, treinadores e até jogadores do meu clube.
Amo o FC Porto, mas anseio pelo dia em que muita da escumalha que se passeia no meu clube atualmente se ponha a andar daqui para fora, pois só ajudam a adensar um clima de suspeição e podridão do nosso futebol. Isto em modo de desabafo.
Posto isto, acredito que seja apenas uma reação a quente do Francisco, um miúdo com 18 anos acabados de fazer, e espero que não empolem esta situação. Acontece.
Parabéns ao Sporting, fez o que lhes competia, e caso sejam campeões, será com todo o merito.
Kacal
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:50 pm
Bem João bem-vindo ao blog (não sei se já tinhas comentado?) mas parece que fui eu a fazer o teu comentário, tal e qual. Tudo dito, revejo-me no que disseste e penso igual. Subscrevo cada letra!
Joao C. Nogueira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:00 pm
Caro Kacal, já acompanho o blog assiduamente há vários anos (praticamente desde a sua criação), e não há um dia em que não visite o blog no mínimo umas 3 ou 4 vezes, mas comento muito esporadicamente.
E já agora, aproveito para lhe deixar o meu apreço enquanto um dos melhores comentadores do blog, e um dos quais me dá mais gosto de ler os comentários pelo seu desportivismo e bom senso, que continues assim ☺️ um abraço
Kacal
Posted
Março 1, 2021 at
12:51 am
Pois bem me parecia que não era muito assiduo a comentar, pelo menos não tinha reparado ainda também é impossível conhecermos os users todos eheh, mas comente mais vezes, só valoriza o blog users como você!
De resto, muito Obrigado pelas palavras e é uma honra saber que me tem em tão boa conta e gosta de ler os meus comentários, fica a promessa de que continuarei assim porque não sei ser de outra forma e desejo-lhe força nesta fase que vivemos porque todos precisamos dela. Um abraço :)
Alex Teixeira
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:53 pm
É realmente nojento e não se percebe todo este clima incendiário e provocador que se passa no meu clube, qual é a necessidade disto? Para que as atitudes e comentários constantes do treinador, ate picardias com Carvalhal e Jesus? Já nem vou ao Porto canal e ao j.marques…
Não há necessidade nenhuma, isto não é o Porto.
É urgente uma purga/limpeza neste clube, o futebol português agradecia e muito
PedroSCP
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:53 pm
Off topic, mas de certa forma relacionado. O Sindicato de Jornalista já veio publicamente aferir que o jornalista que fez a contagem das vezes que o Porto se levantou foi humilhado, insultado e agredido. Uma autêntica vergonha, querem censura agora? Enfim, é preciso saber perder, e principalmente dar mérito ao adversário.
SCP99
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:53 pm
Nada de novo para aqueles lados: Guarda Abel
T. Pinto13
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:56 pm
Muito bem o Porro a não ir para cima dele.
Já o chico mostrou ali toda a sua “classe” enquanto pessoa
Maior parte dos adeptos do FCP não merece ser representada por isto. Mau demais.
O irmão há pouco tempo disse que na rua partia a boca a outro jogador, ora se isto fosse na rua e vendo bem os dois tenho para cá as minhas ilações :/
Paulo_Leixonense
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
5:59 pm
Falta a este chavalo 2 pares de estalos, ponto final. E quem os devia dar, não dá, incentiva a isto e muito mais.
Dizem que é o futuro craque do Porto e eu do que vi, tem muito talento, mas tem muito mais de manha e falsidade a jogar, além de ter atitudes nojentas, como esta.
Quem via jogos do Porto B via que ele em todas as jogadas que perdia, ou protestava com o árbitro ou insultava colegas de profissão.
Como disse em cima, 2 estalos eram muito bem dados.
RenatoFr
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:02 pm
Está apresentada a nova vedeta do futebol português. Acho que o Porro conseguiu reagir de forma mais calma do que muitos de nós se estivessemos na situação dele.
Sobe Alges
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:03 pm
E o belo post do Francisco J. Marques a dizer que ontem só se jogou meio jogo? Que as equipas em Portugal não querem jogar e depois na Europa, qualquer equipa de meia tigela faz gato sapato das equipas portuguesas… excepto o Porto! Que essa sim, que é a que quer sempre jogar. Ahah lindo!
Isto da equipa mais nojenta e com menor fair play em Portugal, em que os jogadores estão constantemente a atirar-se para o chão e a tentar cavar penalties. Uma equipa que tem jogadores como Pepe, Otávio e Sérgio Oliveira que são o espelho do seu treinador e clube. Já nem consigo ver os jogos Benfica-Porto que eles ao mínimo sopro até voam.
Dito isto, nem sei se este post revela uma falta de noção gritante da realidade, se eles vivem de facto numa bolha única e só deles, ou se então a sua hipocrisia simplesmente não tem limites. Talvez até seja um misto de tudo.
HeberPrincipe
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:12 pm
Só boa educação na casa Conceição ✌️
SCP99
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:12 pm
Nojo desta personagem! Já é normal ver este clube desrespeitar os adversários mas este jogo foi um fartote…
Creed Bratton
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:15 pm
É um puto e por isso “tem mais desculpa”. Mas fica sempre mal e acho que é bom que se dê visibilidade a isto até numa perspetiva de ele entender que tudo tem impacto e deve mudar ou pelo menos controlar estes impulsos. Agora, também é difícil ignorar e não ligar esta ação com aquilo que é o espetáculo recorrente que o pai faz sempre que não vence ou está apertado.
Estigarribia
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:20 pm
Lá diz o velho ditado “Tal pai, tal filho”. Os adeptos do FC Porto aqui do Visão de, como o Kacal, o Francisco Ramos, o Ricardo Faria, o Tiago Peixoto, o Khal Drogo ou o For Dummies, mereciam um verdadeiro treinador á Porto e que soubesse o que é fair-play e boa educação. Infelizmente calhou no clube deles uma besta como treinador.
Saudações Leoninas
Tiago Peixoto
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:07 pm
Obrigado na parte que me toca. Cada vez é mais difícil justificar que estas pessoas não só não representam o FC Porto como a cidade do Porto a quem não conhece…
Quanto à atitude, apesar de ser um miúdo, não pode nem deve ter reações assim, por mais que ache que tem razão na cabeça dele. Sendo um miúdo ainda mais respeito deveria ter pelos outros.
Kacal
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:49 pm
Muito Obrigado na parte que me toca, Estigarribia. O futebol é muito mais lindo e apaixonante quando a rivalidade é assim como nós a fazemos, Parabéns e abraço amigo!
Saudações DesPortistas
Estigarribia
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:59 pm
Ora essa, Kacal, só disse a verdade. Vocês mereciam uma direcção, uma equipa técnica e jogadores com mais qualidade que defendesse os interesses do FC Porto e mostrassem a verdadeira mística portista. Como eu te disse no post do Sérgio Oliveira, o FC Porto precisa mesmo de uma vassourada bem dada no clube.
Saudações Leoninas
Khal Drogo
Posted
Março 1, 2021 at
8:10 am
Obrigado, Estigarribia. Na parte que me toca, esta época só vi 2 ou 3 jogos do Porto e na época passada nem o campeonato festejei. Enquanto aquele energúmeno continuar no banco, não tenho vontade de acompanharno clube. Tenho muito mais coisas com que me entreter.
RicardoFaria
Posted
Março 2, 2021 at
11:21 pm
Estigarribia, obrigado pela tua menção.
Não concordo com muitas coisas que são feitas no meu clube desde adeptos, jogadores, equipa técnica e direção mas acho que aqui estão claramente a exagerar, na minha opinião.
Joguei durante muitos anos e coisas semelhantes a está acontecendo em praticamente todo o jogo mas ninguém vai para as redes sociais falar sobre isso.
Já fui insultado muitas vezes durante um jogo seja por jogadores ou adeptos mas no fim cumprimentei todos os jogadores mesmo aqueles que me insultaram e aqui acho que foi o único problema do Francisco porque o que se passou dentro do campo já lá vai.
Se todos os problemas no futebol fossem os insultos que acontecem dentro de campo estávamos nos muito bem.
Acho que isto tem mais impacto porque o miúdo é filho do SC que já está bastante queimado (por culpa própria) no futebol português.
Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus nestes tempos difíceis para todos nós.
Saudações DesPortistas!
Dracarys
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:22 pm
Tenho visto várias reações às atitudes dos jogadores do Porto após o jogo de ontem e acho que é importante esclarecer um ou outro aspeto.
Quanto à flash de SO, é vergonhosa a atitude de miúdo aziado, com comentários completamente despropositados. Agora, é importante esclarecer o que motiva este tipo de reações. Parece-me evidente de que os jogadores do Porto, em geral, têm uma enorme atitude competitiva e uma vontade de ganhar muito forte, sendo que essa mentalidade é bem ilustrada pelos comentários finais de SO, em que este, a propósito de uma pergunta quanto a queixas físicas que sentiu durante o jogo, disse que “com esta camisola não há dor, enquanto vestir esta camisola a dor é secundária”. Pessoalmente, é este tipo de “ganas” e de atitude competitiva que quero ver no meu clube, e penso que a maioria dos adeptos valoriza a vontade de ganhar dos jogadores do Porto (recordo-me de ler comentários de jogos entre Porto e Benfica, em que adeptos benfiquistas elogiaram a vontade de ganhar dos jogadores do Porto).
O problema, para mim, está no outro lado desta moeda, em que esta vontade enorme de ganhar se materializa em atitudes baixas e anti-desportivas. E pior fica quando não há uma estrutura e equipa técnica que consigam meter um travão nisto (e, nalguns casos, alimentam estes comportamentos). Claro que adoro ganhar e adoro ver jogadores do meu clube com esta vontade de ganhar tão intensa, mas odeio ter de ver o clube ficar manchado com estas atitudes, porque depois quem leva por tabela são os adeptos, que têm de ouvir críticas aos adeptos todos por compactuarem com isto, como se fôssemos uma massa homogénea e indistinta de pensamento único.
Quanto ao FC, esteve mal, como é evidente, e não devia ter este tipo de atitudes. Parece que o feitio é hereditário. Mas não se faça todo um filme à volta disto também, estamos a falar de um miúdo de 18 anos, claro que vai ter atitudes erradas, é um miúdo. Tem agora que aprender com isto e ser corrigido. Se isso vai, efetivamente, acontecer, já não sei.
Por último, e falo apenas daquilo que vi do meu círculo alargado de conhecidos, não concordo com alguns users que disseram que a flash do Sérgio foi adorada pelos adeptos. A maioria das reações que EU vi foram de condenação e de “mas este gajo tá parvo ou quê?”
For Dummies
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:30 pm
Subscrevo completamente Dracarys.
JJoker
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:43 pm
Um tem 28 anos e ai jesus não vamos agora estar com coisas, o outro tem 18 anos e por amor de deus não escangalhem a carreira do miudo.
É tudo vontade de ganhar, frontalidade e ambição, os outros é que são todos atrasados mentais.
Já aqui o escrevi e repito: a atitude de maus da fita que se resolveu adaptar no FCP deixou todos os adeptos dos outros clubes a torcer pelo Sporting, um pouco à imagem do que aconteceu em 2015/16 quando ninguém queria ver o Sporting de JJ e BdC ganhar.
Dracarys
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:00 pm
SO já tem idade e maturidade para se saber comportar quando lida com frustrações. Não desculpei a sua atitude, apenas disse que gosto do sentimento que a motiva, mas não a forma como ela se concretiza. Quanto ao Francisco, sim, é um miúdo e teve uma atitude errada e irrefletida. Quem nunca errou com 18 anos que atire a primeira pedra. Merece ser criticado? Claro, até porque é com crítica válida e construtiva que se aprende e evolui. Não é como já vi alguns users aqui a dizer que “vale zero como pessoa”. Eu sei que ultimamente a tendência aqui no blog é ataque direto e impiedoso a qualquer atitude mais reprovável de alguém ligado ao FCP, mas isso também está errado. O nível de indignação que alguns comentários atingem são surreais.
Visconde
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:29 pm
O facto de ter 18 anos (já é maior e vacinado) para mim é completamente irrelevante. Eu já tive 18 anos e era incapaz de protagonizar uma cena destas. Os valores e a educação não crescem com a idade.
A única situação em que daria o desconto numa atitude destas, seria durante o jogo caso andassem “picados”, como muitas vezes acontece e que deriva da competitividade do jogo em si. Fazer isto no final do jogo quando o adversário vem de mão estendida com a melhor das intenções é de uma falta de chá que já não vai lá com a idade. E o pior disto tudo é que ninguém próximo a ele (seja o pai ou o próprio clube) lhe vai pedir justificações ou alertar de que aquilo que fez é inaceitável, e ele vai continuar a achar que tem toda a razão e que é só mais um jogador “à porto”.
Kacal
Posted
Março 1, 2021 at
12:53 am
Concordo totalmente Visconde, subscrevo. Eu nem aos 10 anos seria capaz de fazer isto e já apresentava muita maturidade nessa idade e tinha noção do que era errado e certo, assim como os valores e educação bem presentes. Não sou perfeito como ninguém é, mas já aos 10 anos era incapaz disso portanto também não acho que seja pela idade. Mas todos podemos mudar de mentalidade e evoluir como pessoas e sendo ele tão novo tem mais margem para tal.
DQuinta
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:59 pm
Concordo com algumas coisas. Ainda ontem falei da confusão de valores que refere no seu comentário. Uma coisa é ambição e espírito de sacrifício. Outra coisa é precisamente não está falta de classe no momento da derrota. Alguns “Portos” anteriores igualmente aguerridos tinham mais classe. Outra coisa é a generalização da voz dos adeptos. Alguns adeptos fanáticos gostam disto mas eu sei que não são sequer uma maioria. Mas parecem… Isto faz-me lembrar, enquanto Sportinguista, um fenómeno recorrente que é assumir que a voz das claques e de meia dúzia de “notáveis” que gostam de aparecer quando o clube está em crise como sendo a voz do mundo Sportinguista… Sabemos que não é representativo… Mas na comunicação social parece!!!
Dracarys
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:06 pm
Exato, não me recordo de episódios assim com o Porto de AVB, por exemplo, em que aliavam à qualidade uma intensidade e atitude competitiva muito positiva que dá gosto a qualquer adepto. Aí entra a parte do meu comentário relativa à existência de uma estrutura e uma equipa técnica que consiga alertar os jogadores para não cederem a atitudes mais baixas em momentos de frustração/azia.
Quanto à parte dos adeptos, compreendo perfeitamente. Odeio sentir que enquanto adepto sou representado aos olhos dos restantes fãs de futebol como um membro dos SD, da mesma forma que benfiquistas e sportinguistas não devem gostar de ser retratados como membros das respetivas claques, com atitudes também elas condenáveis. É só desonesto.
Ricardo F.
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:17 pm
Vai-me desculpar, mas isso são desculpas, passe a redundância. O Porro come a relva e quando ganhámos ao Braga para o campeonato quase rasgava a camisola, com as tais “ganas”. E no entanto, em momento algum o vê (ou a qualquer outro jogador do Sporting, felizmente) ter atitudes como a das personagens que atualmente compõem o universo FC Porto. O mesmo sendo válido para o Nuno Mendes ou o TT, que também têm 18 ou 19 anos e não fazem isto a ninguém (e o TT leva porrada que se farta).
Este Porto de Conceição é que simplesmente assenta nisto. Não se confunda má educação e mau perder com vontade de ganhar.
SL
Frickelz
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:38 pm
Concordo totalmente! Há tantos jogadores que conseguem ser competitivos e darem tudo pela camisola, e ao mesmo tempo respeitarem o adversário tanto quando ganham como quando perdem (assim de repente lembro-me de um dos meus ídolos, Buffon).
A quem falta a segunda parte é muito derivado à falta de educação e falta de caráter. Dou o exemplo do Pepe, é um jogador que dá tudo pela camisola da seleção e dos clubes que representa mas que ao mesmo tempo é um nojento e hipócrita, e alguém assim nunca vai ter o meu apreço!
GuGu
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:31 pm
Como se vontade de vencer e dar o nosso melhor fosse sinónimo de falta de caráter e má educação, sendo todo a mesma moeda… uma coisa não justifica a outra, qualquer pessoa com uma educação decente, mesmo quando as coisas não lhe correm bem e ela dá o seu melhor, não tem estas atitudes.
Alfred
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:36 pm
Não concordo que tenha necessariamente que haver esse outro “lado da moeda”. Um jogador super competitivo tem que saber que quando o apito toca a competitividade fica de parte. Para bons exemplos disso vê vídeos de post matches de jogos internacionais de rugby em que dentro de campo se matam uns aos outros e muitas vezes até à porrada andam e mal apita cumprimentam se. Muitas vezes até depois dos jogos vão beber umas cervejas na “terceira parte”. O futebol tem muito que aprender com outros desportos nomeadamente em coisas como respeito e maneiras. Daí não concordar com a “necessidade” do lado sujo da moeda. SL
Mitroglou
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:25 pm
Apesar de haver muitos portistas que não se identificam com isto, a maioria adora este tipo de atitude.
Isto + declarações de Sérgio Oliveira + Sérgio Conceição a pedir o Soares dias + show do Luís Gonçalves no banco + perseguição e insultos ao jornalista que fez a pergunta do banco se levantar 12 vezes, é um clube à parte.
Quanto ao miúdo, parece ser um digno sucessor do Otávio, baixinho, talentoso e mete nojo.
Frickelz
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:28 pm
A primeira frase é na mouche! A maioria adora isto, basta ver alguns dos comentários no Twitter a esse tweet do Porro e a outros atos, só arranjam desculpas para estas atitudes deploráveis, mas pronto isso parte da educação de cada um.
Ricardo F.
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:29 pm
A classe de uma família. Deplorável. Depois disto, só me dá vontade desejar que tenha uma carreira à Diogo Viana. O início do percurso está lá.
SL
MegaBadjeras
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:35 pm
Resta saber que o seleccionador tem coragem para deixar o Danilo ou o William de fora. Neste momento Palhinha dá mil a zero a cada um e merece ser titular inclusive no Euro. A ver vamos se o estatuto fica para trás ou não.
Freitas
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:35 pm
O talento nasce com as pessoas, a má criação vem de quem os educa.
A começar no pai e a acabar nos filhos….
Já uma vez escrevi aqui se o Sérgio Conceição morasse na minha rua seria aquele tipo que ninguém queria como vizinho e que toda a gente evitava para não arranjar confusões.
Agora, vejo-me obrigado a corrigir, se o Sérgio Conceição e a sua família morassem na minha rua, seriam aqueles arruaceiros que toda a gente evitava para não arranjar confusões.
Relativamente ao jornalista que teve a coragem de confrontar o Conceição sobre a história do banco, pelos vistos teve um tratamento VIP pela estrutura portista.
Enfim, como eles afirmam, somos Porto, mas somos um Porto tão pequenino nestas ocasiões que mete dó.
MikeM
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:36 pm
É isto o “ser porto” de hoje em dia? Total falta de valores de respeito para com o adversário… Tudo vale para ganhar e quando não se ganha mostram realmente o que são.
Alguém que diga a estes “conceiçoes” que há coisas mais importantes que o futebol. Gente medíocre sem o mínimo de educação, um jogo de futebol é apenas isso, lá dentro cada um defende o seu clube e quer obviamente ganhar mas quando o árbitro apita acaba. Pobrezinhos…
Frickelz
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:44 pm
É a diferença entre homens e putos. Opa cresce e aparece, ainda tens muito que aprender da vida.
Abbas
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:45 pm
Quem também já tinha tido uma atitude deplorável há uns tempos foi o outro filho no jogo com o Estoril. Quem sai aos seus não degenera, mais um rapaz que vale zero como pessoa. Tem que acabar esta cultura de falta de respeito do FC Porto, é altamente tóxica para o futebol português. Fico agora a torcer pelo insucesso deste jovem.
RomeuPaulo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:51 pm
A atitude do miúdo foi desprezível, mas torcer pelo insucesso do miúdo é também ridículo.
Uma vez disseram-me para desejar sempre para os outros o dobro do que me desejam para mim, pode não ser o mais correto, mas tem algum sentido.
AndreChaves9
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
6:58 pm
Este e o irmão espelham bem a postura do clube
Kuiper
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:09 pm
Bem, se sobre a flash interview do Sérgio Oliveira até defendi por ser só uma boquinha gerada pela azia, aqui não há desculpas. Isto é de uma má educação tremenda. Muito feio mesmo. Eu nunca fui jogador de futebol profissional, por isso não faço ideia o que passa pela cabeça de um jogador dentro de campo. Mas para muitos miúdos, estes jogadores são um exemplo, seja um bom ou um mau exemplo. Para além de já ser feio fazer isto como pessoa normal, tem ainda a agravante de ser ainda pior por se tratar de uma figura pública. Mas é como já toda a gente abaixo disse: a educação recebe-se em casa. E quando em casa se tem o Sérgio Conceição…
oMeuUserName
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:16 pm
Filho de peixe é peixinho, sempre ouvi dizer…
JoaoMiguel96
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:48 pm
Este aqui é mesmo peixinho, até sabe mergulhar
Kacal
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:22 pm
É um craque mas terá que crescer muito a nível de pessoa e emocionalmente. Não me identifico minimamente com isto e com esta idade já começar assim é entrar com pé esquerdo, felizmente é novo e vai tempo de corrigir, a vida por vezes ajuda. Espero que consiga e seja bem acompanhado nesse sentido e se torne melhor pessoa e melhor jogador. Temos que ser respeitadores e ter fair-play porque se queremos um futebol português melhor isto tem de acabar e mudarmos mentalidades, fica aqui o pedido de que o façam. Bem Porro na sua reacção. Mas fico surpreendido porque não conhecendo o Chico Conceição como é óbvio, dentro de campo do que vi pareceu-me ser um bom miúdo e timido até, pacato e sempre sorridente, mas depois acontece isto e afinal… enfim. Que use isto como motivo de reflexão e evolua!
AlexanderSearch
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:29 pm
Ainda por cima é cobarde, estilo cão que caga e foge. nao se ficou a ver se tinha resposta. Mas enfim, é só mais um puto mal educado. tenha pena que tenha jeito para jogar futebol, porque com esta educação haveria de singrar na vida se estivesse forçado a outras carreiras
AlexanderSearch
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:31 pm
Além do mais, isto acontecer no jogo em que se homenageia Alfredo Quintana é ainda mais desrespeitoso para a sua memória, visto que era um atleta que sempre pautou pela cordialidade e desportivismo com todos ao longo da sua carreira.
Mas enfim, fica muito bem dizer que temos idolos que são muito correctos, mas depois te-los como verdadeiros exemplos…
Mike
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:36 pm
Este foi bem ensinado pelo papá. Espero que seja vendido no fim da época. Sacou 2 penáltis logo já vale 50M (o Fábio Silva não mostrou muito mais). Jogadores com estas atitudes não fazem falta no nosso campeonato.
Ibracadabra
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:48 pm
Antes de ler na totalidade o que o VM tinha escrito pensei “Então mas o SC não fez o mesmo ao Félix?”
Infelizmente é o que temos. Quando o exemplo que vem de cima não é o melhor, não se pode esperar muito. Pensava que os maus exemplos tinham acabado com as declarações do Sérgio Oliveira mas aparentemente não. Li comentários “ah e tal é um miúdo de 18 anos” E então? Está a representar o Futebol Clube do Porto, não é um clube de distrital (com todo o respeito), nem um clube criado ontem. É uma instituição de renome nacional e internacional. Adoro quando usam “garra”, “mística” ou “ADN do Porto” para justificar este tipo de comportamentos lamentáveis.
Tenham respeito pela camisola que vestem.
Aurinegro
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:06 pm
Depois de ver os comentarios neste post e nao concordar com as atitudes do FC, SO, banco, SC, Pepe, Otavio, FJM entre outros, enwuanto benfiquista não acho correto tantos comentários a dizer que representam o FCPorto.
Na verdade sao atitudes que representam as pessoas que estão neste momento à frente do FCPorto, mas nunca posso perder o respeito pela instituição (que engloba muitos adeptos fantásticos e que representa uma cidade e regiao pelas quais nutro especial carinho), tal como não o fiz pelo Sporting aqaundo de BdC e pela mesma razão que continuarei a defender e a amar o Benfica.
Não confundamos a instituição (englobando a maioria dos adeptos) com as pessoas que por la passam.
Leonidas
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:14 pm
Como pessoa que vive no norte e que tem de lidar com Portistas desde que nasceu digo com toda a confiança que estas atitudes representam a maioria dos adeptos. A mentalidade de nós contra eles onde vale tudo é algo que impera há décadas, tanto na estrutura como nos adeptos.
Aurinegro
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:59 pm
É o teu ponto de vista derivado dos adeptos com quem lidas e tenho de aceitar o teu comentario. Mas sendo eu também do norte e lidando com muitos portistas também, no meu caso, não representa de todo!
Sporting1906
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:35 pm
Isso é muito exagerado. A maioria dos portistas, tal como a maioria dos benfiquistas ou sportinguistas, não se representam neste tipo de atitudes.
hortalica
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:23 pm
Os Portistas continuam recorrentemente a votar no Pinto da Costa e ele ultimamente (bons anos já) compactua com este tipo de atitudes, pois já são atitudes graves a mais e que nem uma única vez o clube desmarcou-se destas mesmas atitudes, aliás até defendem estas atitudes como se pode ver com o comunicado do JMarques sobre estas situação.
JMarques e Conceição (e filho pelos vistos é igual ao pai, recentemente temos este episódio e o da Amoreira) continuam recorrentemente a manchar a história do FCP e pelos vistos os adeptos gostam disso, continuam a votar em PdC (por larga margem) que continua a permitir estas atitudes.
Um clube sério depois dos comunicados de alguns posts do JMarques (que roçam a ordinarice), constantes atitudes do SC (e nem falo de criticar os árbitros), ou o comentário como o de ontem do Sérgio Oliveira deviam ser alvo de um comunicado a pedir desculpas às instituições pela falta de respeito.
Aurinegro
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:03 pm
Eu percebo os vossos comentários, mas lá está, os comunicados partem das pessoas do clube. O facto de o PdC continuar a ser votado para presidente é o mesmo do LFV: são os sócios que votam e não propriamente os adeptos (e nem todos os adeptos têm a capacidade de ser sócios, tal como eu).
Mais uma vez: eu percebo o que vocês dizem, mas no meu caso não vou perder o respeito pela instituição, apesar de não o ter pelas pessoas.
hortalica
Posted
Março 1, 2021 at
12:20 am
Partem de pessoas do clube? O SC não é uma pessoa “qualquer” do clube, foi um jogador do FCP e agora é treinador do FCP, não é “mero funcionário”.
O JMarques não é uma pessoa qualquer no clube, é só a pessoa escolhida pela direcção para pensar a comunicação do Porto, ou seja, aquilo que o Porto pensa e quer transmitir.
Em ambos os casos não são “meras pessoas”, são pessoas que têm dos cargos mais importantes no FCP (e são trunfos do presidente) e têm constantemente atitudes que deviam envergonhar a instituição que é o FCP.
Se perguntares a um adepto que não seja do FCP, o que é um jogador à Porto ou um dirigente à Porto, acredita que a resposta não será muito positiva e isto deve-se a imagem que esta direcção pretende passar e os portistas (a maioria) está bem com isso. Eu acredito que há muita gente que não se revê nas atitudes do FCP actual, mas não é a larga maioria como dizes (se não já tinham feito algo).
E ainda posso ir mais longe, o PdC ligou para sempre o FCP à compra de árbitros através de prostituição e mesmo não havendo julgamento, é claro que isso aconteceu (nota-se nas escutas). Há quantos anos já saíram as escutas? Quantas vezes houve um real interesse dos adeptos do FCP em limpar o nome do FCP expulsando o PdC? Sabes porque é que isso não aconteceu, porque a maioria não se importa com isso e convive bem com isso. Eu sei que os adeptos não tiveram culpa disso porque não sabiam, mas não fazerem nada depois de saberem a verdade é vergonhoso, pois permitem que um corrupto continue à frente do clube podendo utilizar meios ilegais para vencer novamente e pelos vistos não se importam.
Aurinegro
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:31 pm
So para complementar a questão das eleições. Por exemplo no Benfica o LFV ganhou com 63% dos votos (media de 20 votos por socio) e o Noronha teve 35% (media de 18 votos por socios). Ou seja, os socios mais recentes e que valem menos votos querem mudança, mas os velhos do restelo ainda tem muito peso nas eleições onde valem mais. Por isso não concordo que nao haja mudanca relativamente ao que os socios pensam sobre as pessoas que la estao. Os votos serem por antiguidade ainda é uma limitação nas eleições dos clubes.
Valderrama
Posted
Março 1, 2021 at
12:03 am
O número de votos ser maior pela antiguidadade existe no Sporting e no Benfica (tenho ideia de no Benfica a proporção ser maior). No Porto cada sócio tem direito a um voto
Tiago Peixoto
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:28 pm
Muito obrigado pelo comentário, Aurinegro. Espero que mais pessoas pensem como tu.
Aurinegro
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:04 pm
Tiago, também não gosto quando generalizam os adeptos do Benfica quando aparecem atrocidades como atropelamentos, atirar pedras e por ai fora.
Para grande azia minha o FCPorto tem ganho mais na europa do que qualquer outro clube nas ultimas decadas e por isso tem de merecer o meu respeito (um exemplo).
Acarub
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:42 pm
Infelizmente não concordo. A instituição e clube merecem todo o respeito pela sua historia. Qualquer instituição para alem de todas as coisas positivas, também é o que as pessoas dizem e as suas ações que tomam durante a representação oficial dessa mesma instituição, e essas pessoas passam da pessoa que limpa o chão ao seu mais alto dirigente. Se houvesse alguém representante da instituição a repreender publicamente e oficialmente estas atitudes mudaria a minha opinião mas da a entender que existe um clima de aceitação e quase incentivo para que estas atitudes continuarem e serem replicadas. Logo sim, neste momento o Porto para alem de toda a sua historia é também isto, cabe a quem não se revê tomar as devidas diligências necessárias para proteger a instituição.
Aurinegro
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:06 pm
Como respondi acima, percebo o vosso ponto de vista e aceito-o, mas lá está, tem de partir das pessoas e são essas que não estão à altura do clube (tal como o acho no caso do meu clube).
RomeuPaulo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:18 pm
Estes comportamentos têm de começar a ser severamente punidos, no futebol deve imperar o respeito, atitudes dessas são desprezíveis.
Durante o jogo dar o máximo para ser melhor e derrotar o adversário, no final, mesmo que estejamos com uma azia porque não conseguimos o resultado que queríamos, não pode haver faltas de respeito, neste caso o adversário não tem culpa de nós estarmos frustrados.
BioSpot
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:05 pm
Não quero com isto dizer que é o DNA do FCP, porque felizmente a grande parte dos portistas que conheço não se revê, mas quando se tem SC com aquelas atitudes típicas que só ele tem, quando se tem um diretor de comunicação todos os dias a espalhar ódio… pode não ser o DNA que flui no sangue no clube, mas que o FCP aceita esta cultura de ódio, acho que é inegável. E depois passa para os jogadores, principalmente aqueles que foram formados no clube e que mais sentem o emblema. Como tem sido os casos ultimamente.
SC fala em mudar mentalidades mas tem que vir de dentro, terá ele também de começar a dar o exemplo e mudar o chip. Se não é apenas mais um hipócrita no mundo do futebol.
Quando à atitude do Conceição Junior, novo, cabeça quente, condenável, mas cabe-lhe a ele melhorar sobre o acontecimento.
Já Porro, além de excelente jogador, mostra a pessoa que é…
Tiago Silva
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:12 pm
Não teve culpa, quem tem um pai assim não conhece outra realidade. Foi a educação que teve.
Hugorr
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:38 pm
Se todos os jogadores que fossem insultados por adversários viessem anuncia-lo nas redes sociais… Patetice.
Quanto ao Conceição Jr, estava cheio de azia e tendo o exemplo que tem no seu pai, era de esperar uma reacção destas. Lamentável.
Há uma tremenda falta de educação e de valores no futebol português, e em particular no FC Porto de Sérgio Conceição, mas convém salientar que é transversal a -todos- os clubes.
Infelizmente não me parece que multas ou penalizações sejam suficientes, porque está tão enraizado no futebol português (da formação ao profissional, dos pais nos jogos de escalões menores, aos adeptos, até aos próprios treinadores e jogadores).
Mais um triste episódio!
Johnaw
Posted
Março 1, 2021 at
4:09 am
Sim, vamos desculpar mais uma vez. O SC pode dizer pq perdeu e está chateado com uma decisão. O SO pq está aziado. O Chico pq é miúdo e tem de aprender. O jornalista do zerozero foi apertado pelo assessor da comunicação, mas pq ele tinha tido um mau dia. É continuar a desculpar e justificar com “tbm nao foi assim tão mal”
Realmente foi a primeira vez que aconteceu esta época.. Vá a primeira época em que se vêem este tipo de comportamentos…
É ver os comportamentos a escalar, se houvessem adeptos, talvez ja se tivesse magoado uns quantos, ou pior…
GabCel
Posted
Março 1, 2021 at
11:08 am
Exacto
Mantorras
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:43 pm
Fortao dentro do campo. Fora dele, uma chapada e o medo era matar o Chico sem querer…
expatriado
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
11:40 pm
Este tipo de atitudes ” já vem de longe” . Ninguém se lembra, ainda nos tempos do Jesualdo, dos gritos de todo o plantel, em cima do autocarro, festejando mais um campeonato, “slb, fdp, slb”? Ou ainda há pouco tempo, creio q há 2 anos, do Alex Telles? Esta cultura está no ADN do clube, infelizmente.
IKnowMyName
Posted
Março 1, 2021 at
2:52 am
Pelos comentários que leio aqui, a maior parte das pessoas deste blog é benfiquista, e a maior parte dos portistas felizmente parecem-me ser pessoas sensatas… mas este clube (o porto desde finais dos anos 80) é absolutamente nojento e das coisas mais tóxicas para o desporto não só em Portugal, mas mundial. Eu nunca comentei nenhum post desde clube excretável, e este será o meu primeiro e último comentário acerca deste “clube”.
Não a culpa não é do Francisco, não a culpa não é do Sergio Conceição… O pepe não era um psicopata que tentou matar um jogador antes de passar por este clube… O Bruno Alves nunca na vida seria jogador de futebol se não existisse este clube… Um Folha nunca treinaria numa 1a liga… O Paulinho Santos seria um Super Dragão na noite branca e nunca um futebolista… O Jorge Costa seria o “bicho” apenas e só por causa da cara.
Este clube lava a cabeça a qualquer alma que por ali passa, ganhando um ódio de morte ao Benfica e a tudo na vida que nao seja azul. Os jogadores mais inteligentes ainda conseguem voltar ao normal depois de passar por lá (ex: Lucho), mas a maior parte é contratado essencialmente por já serem burrinhos e esponjinhas (ex: Octávio, Pepe)…
Além de tudo são FORTÍSSIMOS em tudo o que envolve o jogo fora de campo… Desde supostos suicídios de directores nas imediações do estádio que não passam nos jornais (suicídios onde a arma não foi encontrada), até ao total controlo dos árbitros pelas ameaças da sua empresa de segurança privada (os Super Dragões), passando ainda por um controlo absurdo da comunicação social que usam até para fazer passar cá para fora que o Benfica é que a controla (absurdo e só mentes completamente lavadinhas é que não vêm a verdade, contra tudo e contra todos né? coitadinhos), da liga (Pedro Proença anyone? pior só se lá estivesse o Coroado ou o Olegário), e claro estrelas do youtube (infelizmente as escutas do apito dourado foram dadas como ilegais em tribunal, mas está lá para toda a gente ouvir).
E a diferença entre o Benfica e o Porto é esta… Quando o Vito Corleone assume o Porto não tem qualquer tipo de contestação até morrer (um barulho aqui e ali)… Quando a imitação barata do Vito Corleone (de seu nome Vieira) assume o Benfica, os verdadeiros benfiquistas contestam e continuarão a contestar porque o Benfica nunca pode ser isto! Prefiro perder todos os campeonatos até morrer do que me tornar nisto… E não fiquem todos ofendidinhos com isto portistas, porque não é nada comparado com o que nós ouvimos de vocês todos os jogos (fdp SLP), excepto que nisto eu apresento os meus argumentos enquanto vocês lavadinhos como são se limitam ao “fdp SLB lalalala”, enfim… Isto não é rivalidade nenhuma (só na vossa cabeça complexada), para mim o Porto acabava já e espero que o Sporting seja campeão sempre que o Benfica se auto-mutilar com perdas de pontos em mais um ano de SLV 03.
Joao Silvino
Posted
Março 1, 2021 at
7:55 am
Lol eu pensava que estas coisas acabavam na última geração de arruaceiros que não cresceu rica mas pelos vistos sou muito ingénuo…
Khal Drogo
Posted
Março 1, 2021 at
8:12 am
Com o exemplo que tem em casa, só tem 50% da culpa.
xhaka
Posted
Março 1, 2021 at
11:05 am
Normal num cachopo que pode fazer o que quer e bem lhe apetece, um jogador que sempre entrou cavou penaltis ajudando assim a sua equipa. É normal achar-se uma estrela.
RicardoFaria
Posted
Março 2, 2021 at
11:13 pm
Isto é tão ridículo..
Parece que quem comenta no VM começou a assistir futebol ontem.
Situações como estas acontecem em quase todos os jogos mas nem todos os jogadores vão para o Twitter fazer publicações sobre isso.
O Francisco podia ter cumprimentado mas crucificar o miúdo por algo que o Porro disse.. é que nem sequer há provas de que o miúdo lhe chamou mesmo aquilo mas acreditando que isso é verdade, não o devia ter feito mas isso acontece em todos os jogos e vai continuar a acontecer.
107 Comentários
Mertens14
É craque mas sofre da síndrome de mete-nojo.
Miguel SADSC
A cara do Porro a olhar para ele diz tudo. Nem foi de raiva para ir para cima dele ou o que seja, foi só “a sério?”
As figuras do Porto neste momento têm uma cultura de ódio absurda, nojo total.
Filipe Ferreira
Este é craque, sacou uns penaltis e já tens estas atitudes. No outro dia até tremia ao lado do Cristiano. Quem sai aos seus…
JoaoMiguel96
Se isto fosse na rua acredito que o Porro lhe fosse à boca.
Lá está, quem sai aos seus não degenera.
É por estas coisas que tenha cada vez mais desgosto do Porto. Gente mal formada, mal educada e com complexos de inferioridade brutais em relação ao “centralismo”.
Tenho pena pelos adeptos daqui, que são praticamente todos (se não mesmo todos) pessoas muito bem educadas, cordiais e com um ótimo espírito. Não representam de todo estes valores do “Somos Porto”, do “Contra tudo e contra todos” e do “Basta”.
O pior é que depois grande parte dos adeptos acha isto bonito, tal como achou o melão gigante do Sérgio Oliveira.
BrunoAlves16
Presumo que te refiras ao Porto enquanto clube e não enquanto cidade/região. Fiquei na dúvida por causa da alusão ao “centralismo”. A maior parte das pessoas do Porto/Norte não são assim. E muita gente do Porto não é adepta do FC Porto. Há uma cultura de ódio, má educação e falta de respeito no clube, transversal a varios sectores do mesmo mas que em nada, mas mesmo nada, se identifica com a cidade/região.
JoaoMiguel96
Sim, claro que é o FC Porto. Contra a cidade não tenho nada a não ser bons amigos e grandes noites ?
For Dummies
Nem mais João Miguel.
Como portista, não me revejo em nada nestas atitudes nem nas declarações do Sérgio Oliveira.
Acaba o jogo, o árbitro apita, que se cumprimentem com humildade e colegas de trabalho ainda que adversários. Tem perfume nos pés, mas um vácuo enorme na personalidade, parece-me que assim não vai longe.
Infelizmente é a aura que corre no balneário portista e, por isso mesmo mas não só, espero que SC abandone o clube no final da época.
Aproveito para questionar quando há multas pelos excessivos protesto dos bancos durante o decorrer do jogo e porque é que a Liga não colocou os staffs desnecessário/suplentes na bancada com o devido distanciamento como foi idealizado e realizado em outras ligas? Agora com o regresso dos adeptos ao estádio cada vez mais próximo, será uma possibilidade menos realista.
JoaoMiguel96
Concordo em tudo, especialmente na questão da aura. É transversal aos jogadores todos, basta ver Pepe, Otávio, SO ou agora o Conceição Jr.
O último jogador que gostei mesmo do clube e que não se identificava com isto era o Helton. Esse sim um senhor.
Também não te sei responder, de todo. Pelo que tenho visto no Sporting só lá anda o staff do RA. No Porto não sei, mas têm sempre o banco ao barrote.
Stromp1906
Completamente de acordo em relação ao Helton, e por isso aplaudido de pé em Alvalade quando sofreu uma lesão grave, o que prova que pelo menos naquele dia, nós Sportinguistas fizemos bem o filtro.
Saúde
Joao C. Nogueira
Tive a oportunidade de estar alguns minutos à conversa com o Helton em 2019, ele veio tocar com a banda dele a um bar na minha zona, e é uma pessoa fantástica, para além de ter sido um enorme guarda redes.
Esse sim, um exemplo.
Mantorras
Fora do campo ele nao fazia isto. É tipo Joao Pereira, ou Jordi Alba (ainda ha pouco com o Mbappe passou-se parecido)… fora do campo mudam de personalidade.
BrunoAlves16
Está-lhes na massa do sangue. Nojo total.
Liedshow
Nada de extraordinário tendo em conta que é filho de uma das pessoas mais toxicas ou até mesmo mais toxicas e com mais falta de respeito e de educação para com os adversários. Gentinha ridicula que não faz falta nenhuma no futebol.
SL
Medderling
Vindo de alguém que até agora a única coisa que provou foi ser um exímio mergulhador ainda se acrescenta ser uma terrível pessoas sem quaisquer valores.
Vindo de quem vem, não me admira, que o pai é igual. A cultura de ódio que se incute naquele clube devia ser alvo de estudo. Mau perder é uma coisa, ser nojento é outra.
Antonio Clismo
Ainda para mais quando o miúdo fez a formação no Sporting e é amigo próximo dos miúdos da sua geração que cresceram com ele na mesma equipa como Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Tiago Tomás…
Joga_Bonito
Acto porco e que infelizmente é recorrente no clube. Parece que por lá os jogadores devem estar obrigados contratualmente a comportarem-se assim, se não serão acusados de “falta de mística”.
Estigarribia
Joga_Bonito,
É a mística do Porto dizem eles… Mas é só para o que lhes convém… até parecer um Beto Acosta ou um George Weah e lhes der no focinho…
Saudações Leoninas
Joga_Bonito
A impunidade também passa por aí, a maioria das pessoas reage educadamente como o Porro, mas quando têm azar de apanhar algum mais esquentado depois queixam-se…
Hugorr
Acho piada ao seu comentário, sobretudo depois do reinado de Bruno de Carvalho no Sporting, e que culminou como todos sabemos, devido ao constante incendiar da parte do Sporting (de Bruno de Carvalho, mas do Sporting).
Dessa mistica incutida talvez já gostasse? Ou é daqueles que só deixou de gostar quando as coisas deram para o torto?
Não admira que o futebol português esteja em constante pé de guerra, com adeptos e comentários como este.
Cumprimentos.
Alex Teixeira
Por acaso também já pensei nisso, quem não se levanta a gritar no banco do Porto deve ficar logo marcado pelo Conceição como alguém que não sente o clube.
Que tirem estas pessoas do Porto. Obrigado pelos 2 títulos numa fase difícil para o clube e pela boa imagem na Champions, mas pede-se mudança para ontem. Direção incluída
Joga_Bonito
Se se descobriu no PSG cláusulas nos contratos que obrigavam os jogadores a irem aplaudir os adeptos no final do jogo (inclusive eram pagos para isso) não me surpreendia que houvesse cláusulas no contrato destes jogadores que os obrigassem a isto.
Antonio Clismo
Isto veio apenas um mês do célebre ”Lá fora mato-te, filho da p***” do irmão Rodrigo Conceição. Um foi formado no Benfica e o outro no Sporting. Portanto estas atitudes transversais aos dois só podem vir de casa…
Tenho pena daquela família.. especialmente da mãe… deve ser daquelas que vai constantemente de óculos de sol às compras..
Abbas
Já pensei muitas vezes na última frase que disseste. Se os filhos são assim, é fruto da educação que receberam em casa. Coitada da mãe.
DNowitzki
Continuas a fazer inuendos de forma muito baixa!
Tiago Peixoto
Essa última frase não só é de muito mau gosto como é uma acusação gravíssima.
Miguel Lopes
Eh lá, eu sou sportinguista e considero essa frase de uma baixeza enorme.
Eu penso que eles apenas não sabem perder, mas depois quando sai do Dragão, passa-lhes aquela má educação toda. E se calhar, o SC até é uma excelente pessoa fora do futebol.
Joaopcalves
Engraçado que essas atitudes são tão más como o comentário que fazes a falar delas.
PedroSCP
Só consigo dizer “tal pai, tal filho”. Que atitude miserável! Mas também com o exemplo que tem, não é de estranhar.
Excelente atitude do Porro a manter a calma, e não “ir para cima dele”. No final fazem-se as contas.
Mas mantém-se o culto do contra tudo e contra todos do Porto. Numa época que estão claramente a ser favorecidos, levados ao colo diria até, conseguem queixar-se de tudo e mais alguma coisa, até dos descontos vejamos bem! Não fossem as ajudas externas e estariam atrás do Benfica.
GIco_Sousa
Pequeno em tamanho, pequeno em mentalidade, enfim…rasteirinho. quem sai aos seus… é bom saber que nos livrámos deste lixo a tempo, encaixa melhor onde está agora
Alex Teixeira
Calma… Se achas que foi positivo “livrar-te” do Francisco Conceição então fica atento ao que o vais ver fazer em campo.
Quanto à atitude em si é infeliz e desnecessária obviamente, mas isso já referi noutro comentário
Alex03
Este no dia em que levar uma entrada a serio, acaba a carreira.
Nem 90 minutos tem na primeira liga e já anda assim….é o maior…se a coisa corre mal que chame o papa.
Joao C. Nogueira
Um miúdo com potencial para ser de topo, mas começa cedo com o mau feitio…
Há que saber ganhar e saber perder, e é por isso que os adeptos dos outros clubes nos vêem sempre a nós, portistas, como uns incitadores ao ódio e ao bairrismo.
Por vezes, eu quase nem me sinto portista, porque não consigo e nunca irei conseguir rever-me nas posturas e comportamentos que muitos dirigentes, treinadores e até jogadores do meu clube.
Amo o FC Porto, mas anseio pelo dia em que muita da escumalha que se passeia no meu clube atualmente se ponha a andar daqui para fora, pois só ajudam a adensar um clima de suspeição e podridão do nosso futebol. Isto em modo de desabafo.
Posto isto, acredito que seja apenas uma reação a quente do Francisco, um miúdo com 18 anos acabados de fazer, e espero que não empolem esta situação. Acontece.
Parabéns ao Sporting, fez o que lhes competia, e caso sejam campeões, será com todo o merito.
Kacal
Bem João bem-vindo ao blog (não sei se já tinhas comentado?) mas parece que fui eu a fazer o teu comentário, tal e qual. Tudo dito, revejo-me no que disseste e penso igual. Subscrevo cada letra!
Joao C. Nogueira
Caro Kacal, já acompanho o blog assiduamente há vários anos (praticamente desde a sua criação), e não há um dia em que não visite o blog no mínimo umas 3 ou 4 vezes, mas comento muito esporadicamente.
E já agora, aproveito para lhe deixar o meu apreço enquanto um dos melhores comentadores do blog, e um dos quais me dá mais gosto de ler os comentários pelo seu desportivismo e bom senso, que continues assim ☺️ um abraço
Kacal
Pois bem me parecia que não era muito assiduo a comentar, pelo menos não tinha reparado ainda também é impossível conhecermos os users todos eheh, mas comente mais vezes, só valoriza o blog users como você!
De resto, muito Obrigado pelas palavras e é uma honra saber que me tem em tão boa conta e gosta de ler os meus comentários, fica a promessa de que continuarei assim porque não sei ser de outra forma e desejo-lhe força nesta fase que vivemos porque todos precisamos dela. Um abraço :)
Alex Teixeira
É realmente nojento e não se percebe todo este clima incendiário e provocador que se passa no meu clube, qual é a necessidade disto? Para que as atitudes e comentários constantes do treinador, ate picardias com Carvalhal e Jesus? Já nem vou ao Porto canal e ao j.marques…
Não há necessidade nenhuma, isto não é o Porto.
É urgente uma purga/limpeza neste clube, o futebol português agradecia e muito
PedroSCP
Off topic, mas de certa forma relacionado. O Sindicato de Jornalista já veio publicamente aferir que o jornalista que fez a contagem das vezes que o Porto se levantou foi humilhado, insultado e agredido. Uma autêntica vergonha, querem censura agora? Enfim, é preciso saber perder, e principalmente dar mérito ao adversário.
SCP99
Nada de novo para aqueles lados: Guarda Abel
T. Pinto13
Muito bem o Porro a não ir para cima dele.
Já o chico mostrou ali toda a sua “classe” enquanto pessoa
Maior parte dos adeptos do FCP não merece ser representada por isto. Mau demais.
O irmão há pouco tempo disse que na rua partia a boca a outro jogador, ora se isto fosse na rua e vendo bem os dois tenho para cá as minhas ilações :/
Paulo_Leixonense
Falta a este chavalo 2 pares de estalos, ponto final. E quem os devia dar, não dá, incentiva a isto e muito mais.
Dizem que é o futuro craque do Porto e eu do que vi, tem muito talento, mas tem muito mais de manha e falsidade a jogar, além de ter atitudes nojentas, como esta.
Quem via jogos do Porto B via que ele em todas as jogadas que perdia, ou protestava com o árbitro ou insultava colegas de profissão.
Como disse em cima, 2 estalos eram muito bem dados.
RenatoFr
Está apresentada a nova vedeta do futebol português. Acho que o Porro conseguiu reagir de forma mais calma do que muitos de nós se estivessemos na situação dele.
Sobe Alges
E o belo post do Francisco J. Marques a dizer que ontem só se jogou meio jogo? Que as equipas em Portugal não querem jogar e depois na Europa, qualquer equipa de meia tigela faz gato sapato das equipas portuguesas… excepto o Porto! Que essa sim, que é a que quer sempre jogar. Ahah lindo!
Isto da equipa mais nojenta e com menor fair play em Portugal, em que os jogadores estão constantemente a atirar-se para o chão e a tentar cavar penalties. Uma equipa que tem jogadores como Pepe, Otávio e Sérgio Oliveira que são o espelho do seu treinador e clube. Já nem consigo ver os jogos Benfica-Porto que eles ao mínimo sopro até voam.
Dito isto, nem sei se este post revela uma falta de noção gritante da realidade, se eles vivem de facto numa bolha única e só deles, ou se então a sua hipocrisia simplesmente não tem limites. Talvez até seja um misto de tudo.
HeberPrincipe
Só boa educação na casa Conceição ✌️
SCP99
Nojo desta personagem! Já é normal ver este clube desrespeitar os adversários mas este jogo foi um fartote…
Creed Bratton
É um puto e por isso “tem mais desculpa”. Mas fica sempre mal e acho que é bom que se dê visibilidade a isto até numa perspetiva de ele entender que tudo tem impacto e deve mudar ou pelo menos controlar estes impulsos. Agora, também é difícil ignorar e não ligar esta ação com aquilo que é o espetáculo recorrente que o pai faz sempre que não vence ou está apertado.
Estigarribia
Lá diz o velho ditado “Tal pai, tal filho”. Os adeptos do FC Porto aqui do Visão de, como o Kacal, o Francisco Ramos, o Ricardo Faria, o Tiago Peixoto, o Khal Drogo ou o For Dummies, mereciam um verdadeiro treinador á Porto e que soubesse o que é fair-play e boa educação. Infelizmente calhou no clube deles uma besta como treinador.
Saudações Leoninas
Tiago Peixoto
Obrigado na parte que me toca. Cada vez é mais difícil justificar que estas pessoas não só não representam o FC Porto como a cidade do Porto a quem não conhece…
Quanto à atitude, apesar de ser um miúdo, não pode nem deve ter reações assim, por mais que ache que tem razão na cabeça dele. Sendo um miúdo ainda mais respeito deveria ter pelos outros.
Kacal
Muito Obrigado na parte que me toca, Estigarribia. O futebol é muito mais lindo e apaixonante quando a rivalidade é assim como nós a fazemos, Parabéns e abraço amigo!
Saudações DesPortistas
Estigarribia
Ora essa, Kacal, só disse a verdade. Vocês mereciam uma direcção, uma equipa técnica e jogadores com mais qualidade que defendesse os interesses do FC Porto e mostrassem a verdadeira mística portista. Como eu te disse no post do Sérgio Oliveira, o FC Porto precisa mesmo de uma vassourada bem dada no clube.
Saudações Leoninas
Khal Drogo
Obrigado, Estigarribia. Na parte que me toca, esta época só vi 2 ou 3 jogos do Porto e na época passada nem o campeonato festejei. Enquanto aquele energúmeno continuar no banco, não tenho vontade de acompanharno clube. Tenho muito mais coisas com que me entreter.
RicardoFaria
Estigarribia, obrigado pela tua menção.
Não concordo com muitas coisas que são feitas no meu clube desde adeptos, jogadores, equipa técnica e direção mas acho que aqui estão claramente a exagerar, na minha opinião.
Joguei durante muitos anos e coisas semelhantes a está acontecendo em praticamente todo o jogo mas ninguém vai para as redes sociais falar sobre isso.
Já fui insultado muitas vezes durante um jogo seja por jogadores ou adeptos mas no fim cumprimentei todos os jogadores mesmo aqueles que me insultaram e aqui acho que foi o único problema do Francisco porque o que se passou dentro do campo já lá vai.
Se todos os problemas no futebol fossem os insultos que acontecem dentro de campo estávamos nos muito bem.
Acho que isto tem mais impacto porque o miúdo é filho do SC que já está bastante queimado (por culpa própria) no futebol português.
Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus nestes tempos difíceis para todos nós.
Saudações DesPortistas!
Dracarys
Tenho visto várias reações às atitudes dos jogadores do Porto após o jogo de ontem e acho que é importante esclarecer um ou outro aspeto.
Quanto à flash de SO, é vergonhosa a atitude de miúdo aziado, com comentários completamente despropositados. Agora, é importante esclarecer o que motiva este tipo de reações. Parece-me evidente de que os jogadores do Porto, em geral, têm uma enorme atitude competitiva e uma vontade de ganhar muito forte, sendo que essa mentalidade é bem ilustrada pelos comentários finais de SO, em que este, a propósito de uma pergunta quanto a queixas físicas que sentiu durante o jogo, disse que “com esta camisola não há dor, enquanto vestir esta camisola a dor é secundária”. Pessoalmente, é este tipo de “ganas” e de atitude competitiva que quero ver no meu clube, e penso que a maioria dos adeptos valoriza a vontade de ganhar dos jogadores do Porto (recordo-me de ler comentários de jogos entre Porto e Benfica, em que adeptos benfiquistas elogiaram a vontade de ganhar dos jogadores do Porto).
O problema, para mim, está no outro lado desta moeda, em que esta vontade enorme de ganhar se materializa em atitudes baixas e anti-desportivas. E pior fica quando não há uma estrutura e equipa técnica que consigam meter um travão nisto (e, nalguns casos, alimentam estes comportamentos). Claro que adoro ganhar e adoro ver jogadores do meu clube com esta vontade de ganhar tão intensa, mas odeio ter de ver o clube ficar manchado com estas atitudes, porque depois quem leva por tabela são os adeptos, que têm de ouvir críticas aos adeptos todos por compactuarem com isto, como se fôssemos uma massa homogénea e indistinta de pensamento único.
Quanto ao FC, esteve mal, como é evidente, e não devia ter este tipo de atitudes. Parece que o feitio é hereditário. Mas não se faça todo um filme à volta disto também, estamos a falar de um miúdo de 18 anos, claro que vai ter atitudes erradas, é um miúdo. Tem agora que aprender com isto e ser corrigido. Se isso vai, efetivamente, acontecer, já não sei.
Por último, e falo apenas daquilo que vi do meu círculo alargado de conhecidos, não concordo com alguns users que disseram que a flash do Sérgio foi adorada pelos adeptos. A maioria das reações que EU vi foram de condenação e de “mas este gajo tá parvo ou quê?”
For Dummies
Subscrevo completamente Dracarys.
JJoker
Um tem 28 anos e ai jesus não vamos agora estar com coisas, o outro tem 18 anos e por amor de deus não escangalhem a carreira do miudo.
É tudo vontade de ganhar, frontalidade e ambição, os outros é que são todos atrasados mentais.
Já aqui o escrevi e repito: a atitude de maus da fita que se resolveu adaptar no FCP deixou todos os adeptos dos outros clubes a torcer pelo Sporting, um pouco à imagem do que aconteceu em 2015/16 quando ninguém queria ver o Sporting de JJ e BdC ganhar.
Dracarys
SO já tem idade e maturidade para se saber comportar quando lida com frustrações. Não desculpei a sua atitude, apenas disse que gosto do sentimento que a motiva, mas não a forma como ela se concretiza. Quanto ao Francisco, sim, é um miúdo e teve uma atitude errada e irrefletida. Quem nunca errou com 18 anos que atire a primeira pedra. Merece ser criticado? Claro, até porque é com crítica válida e construtiva que se aprende e evolui. Não é como já vi alguns users aqui a dizer que “vale zero como pessoa”. Eu sei que ultimamente a tendência aqui no blog é ataque direto e impiedoso a qualquer atitude mais reprovável de alguém ligado ao FCP, mas isso também está errado. O nível de indignação que alguns comentários atingem são surreais.
Visconde
O facto de ter 18 anos (já é maior e vacinado) para mim é completamente irrelevante. Eu já tive 18 anos e era incapaz de protagonizar uma cena destas. Os valores e a educação não crescem com a idade.
A única situação em que daria o desconto numa atitude destas, seria durante o jogo caso andassem “picados”, como muitas vezes acontece e que deriva da competitividade do jogo em si. Fazer isto no final do jogo quando o adversário vem de mão estendida com a melhor das intenções é de uma falta de chá que já não vai lá com a idade. E o pior disto tudo é que ninguém próximo a ele (seja o pai ou o próprio clube) lhe vai pedir justificações ou alertar de que aquilo que fez é inaceitável, e ele vai continuar a achar que tem toda a razão e que é só mais um jogador “à porto”.
Kacal
Concordo totalmente Visconde, subscrevo. Eu nem aos 10 anos seria capaz de fazer isto e já apresentava muita maturidade nessa idade e tinha noção do que era errado e certo, assim como os valores e educação bem presentes. Não sou perfeito como ninguém é, mas já aos 10 anos era incapaz disso portanto também não acho que seja pela idade. Mas todos podemos mudar de mentalidade e evoluir como pessoas e sendo ele tão novo tem mais margem para tal.
DQuinta
Concordo com algumas coisas. Ainda ontem falei da confusão de valores que refere no seu comentário. Uma coisa é ambição e espírito de sacrifício. Outra coisa é precisamente não está falta de classe no momento da derrota. Alguns “Portos” anteriores igualmente aguerridos tinham mais classe. Outra coisa é a generalização da voz dos adeptos. Alguns adeptos fanáticos gostam disto mas eu sei que não são sequer uma maioria. Mas parecem… Isto faz-me lembrar, enquanto Sportinguista, um fenómeno recorrente que é assumir que a voz das claques e de meia dúzia de “notáveis” que gostam de aparecer quando o clube está em crise como sendo a voz do mundo Sportinguista… Sabemos que não é representativo… Mas na comunicação social parece!!!
Dracarys
Exato, não me recordo de episódios assim com o Porto de AVB, por exemplo, em que aliavam à qualidade uma intensidade e atitude competitiva muito positiva que dá gosto a qualquer adepto. Aí entra a parte do meu comentário relativa à existência de uma estrutura e uma equipa técnica que consiga alertar os jogadores para não cederem a atitudes mais baixas em momentos de frustração/azia.
Quanto à parte dos adeptos, compreendo perfeitamente. Odeio sentir que enquanto adepto sou representado aos olhos dos restantes fãs de futebol como um membro dos SD, da mesma forma que benfiquistas e sportinguistas não devem gostar de ser retratados como membros das respetivas claques, com atitudes também elas condenáveis. É só desonesto.
Ricardo F.
Vai-me desculpar, mas isso são desculpas, passe a redundância. O Porro come a relva e quando ganhámos ao Braga para o campeonato quase rasgava a camisola, com as tais “ganas”. E no entanto, em momento algum o vê (ou a qualquer outro jogador do Sporting, felizmente) ter atitudes como a das personagens que atualmente compõem o universo FC Porto. O mesmo sendo válido para o Nuno Mendes ou o TT, que também têm 18 ou 19 anos e não fazem isto a ninguém (e o TT leva porrada que se farta).
Este Porto de Conceição é que simplesmente assenta nisto. Não se confunda má educação e mau perder com vontade de ganhar.
SL
Frickelz
Concordo totalmente! Há tantos jogadores que conseguem ser competitivos e darem tudo pela camisola, e ao mesmo tempo respeitarem o adversário tanto quando ganham como quando perdem (assim de repente lembro-me de um dos meus ídolos, Buffon).
A quem falta a segunda parte é muito derivado à falta de educação e falta de caráter. Dou o exemplo do Pepe, é um jogador que dá tudo pela camisola da seleção e dos clubes que representa mas que ao mesmo tempo é um nojento e hipócrita, e alguém assim nunca vai ter o meu apreço!
GuGu
Como se vontade de vencer e dar o nosso melhor fosse sinónimo de falta de caráter e má educação, sendo todo a mesma moeda… uma coisa não justifica a outra, qualquer pessoa com uma educação decente, mesmo quando as coisas não lhe correm bem e ela dá o seu melhor, não tem estas atitudes.
Alfred
Não concordo que tenha necessariamente que haver esse outro “lado da moeda”. Um jogador super competitivo tem que saber que quando o apito toca a competitividade fica de parte. Para bons exemplos disso vê vídeos de post matches de jogos internacionais de rugby em que dentro de campo se matam uns aos outros e muitas vezes até à porrada andam e mal apita cumprimentam se. Muitas vezes até depois dos jogos vão beber umas cervejas na “terceira parte”. O futebol tem muito que aprender com outros desportos nomeadamente em coisas como respeito e maneiras. Daí não concordar com a “necessidade” do lado sujo da moeda. SL
Mitroglou
Apesar de haver muitos portistas que não se identificam com isto, a maioria adora este tipo de atitude.
Isto + declarações de Sérgio Oliveira + Sérgio Conceição a pedir o Soares dias + show do Luís Gonçalves no banco + perseguição e insultos ao jornalista que fez a pergunta do banco se levantar 12 vezes, é um clube à parte.
Quanto ao miúdo, parece ser um digno sucessor do Otávio, baixinho, talentoso e mete nojo.
Frickelz
A primeira frase é na mouche! A maioria adora isto, basta ver alguns dos comentários no Twitter a esse tweet do Porro e a outros atos, só arranjam desculpas para estas atitudes deploráveis, mas pronto isso parte da educação de cada um.
Ricardo F.
A classe de uma família. Deplorável. Depois disto, só me dá vontade desejar que tenha uma carreira à Diogo Viana. O início do percurso está lá.
SL
MegaBadjeras
Resta saber que o seleccionador tem coragem para deixar o Danilo ou o William de fora. Neste momento Palhinha dá mil a zero a cada um e merece ser titular inclusive no Euro. A ver vamos se o estatuto fica para trás ou não.
Freitas
O talento nasce com as pessoas, a má criação vem de quem os educa.
A começar no pai e a acabar nos filhos….
Já uma vez escrevi aqui se o Sérgio Conceição morasse na minha rua seria aquele tipo que ninguém queria como vizinho e que toda a gente evitava para não arranjar confusões.
Agora, vejo-me obrigado a corrigir, se o Sérgio Conceição e a sua família morassem na minha rua, seriam aqueles arruaceiros que toda a gente evitava para não arranjar confusões.
Relativamente ao jornalista que teve a coragem de confrontar o Conceição sobre a história do banco, pelos vistos teve um tratamento VIP pela estrutura portista.
Enfim, como eles afirmam, somos Porto, mas somos um Porto tão pequenino nestas ocasiões que mete dó.
MikeM
É isto o “ser porto” de hoje em dia? Total falta de valores de respeito para com o adversário… Tudo vale para ganhar e quando não se ganha mostram realmente o que são.
Alguém que diga a estes “conceiçoes” que há coisas mais importantes que o futebol. Gente medíocre sem o mínimo de educação, um jogo de futebol é apenas isso, lá dentro cada um defende o seu clube e quer obviamente ganhar mas quando o árbitro apita acaba. Pobrezinhos…
Frickelz
É a diferença entre homens e putos. Opa cresce e aparece, ainda tens muito que aprender da vida.
Abbas
Quem também já tinha tido uma atitude deplorável há uns tempos foi o outro filho no jogo com o Estoril. Quem sai aos seus não degenera, mais um rapaz que vale zero como pessoa. Tem que acabar esta cultura de falta de respeito do FC Porto, é altamente tóxica para o futebol português. Fico agora a torcer pelo insucesso deste jovem.
RomeuPaulo
A atitude do miúdo foi desprezível, mas torcer pelo insucesso do miúdo é também ridículo.
Uma vez disseram-me para desejar sempre para os outros o dobro do que me desejam para mim, pode não ser o mais correto, mas tem algum sentido.
AndreChaves9
Este e o irmão espelham bem a postura do clube
Kuiper
Bem, se sobre a flash interview do Sérgio Oliveira até defendi por ser só uma boquinha gerada pela azia, aqui não há desculpas. Isto é de uma má educação tremenda. Muito feio mesmo. Eu nunca fui jogador de futebol profissional, por isso não faço ideia o que passa pela cabeça de um jogador dentro de campo. Mas para muitos miúdos, estes jogadores são um exemplo, seja um bom ou um mau exemplo. Para além de já ser feio fazer isto como pessoa normal, tem ainda a agravante de ser ainda pior por se tratar de uma figura pública. Mas é como já toda a gente abaixo disse: a educação recebe-se em casa. E quando em casa se tem o Sérgio Conceição…
oMeuUserName
Filho de peixe é peixinho, sempre ouvi dizer…
JoaoMiguel96
Este aqui é mesmo peixinho, até sabe mergulhar
Kacal
É um craque mas terá que crescer muito a nível de pessoa e emocionalmente. Não me identifico minimamente com isto e com esta idade já começar assim é entrar com pé esquerdo, felizmente é novo e vai tempo de corrigir, a vida por vezes ajuda. Espero que consiga e seja bem acompanhado nesse sentido e se torne melhor pessoa e melhor jogador. Temos que ser respeitadores e ter fair-play porque se queremos um futebol português melhor isto tem de acabar e mudarmos mentalidades, fica aqui o pedido de que o façam. Bem Porro na sua reacção. Mas fico surpreendido porque não conhecendo o Chico Conceição como é óbvio, dentro de campo do que vi pareceu-me ser um bom miúdo e timido até, pacato e sempre sorridente, mas depois acontece isto e afinal… enfim. Que use isto como motivo de reflexão e evolua!
AlexanderSearch
Ainda por cima é cobarde, estilo cão que caga e foge. nao se ficou a ver se tinha resposta. Mas enfim, é só mais um puto mal educado. tenha pena que tenha jeito para jogar futebol, porque com esta educação haveria de singrar na vida se estivesse forçado a outras carreiras
AlexanderSearch
Além do mais, isto acontecer no jogo em que se homenageia Alfredo Quintana é ainda mais desrespeitoso para a sua memória, visto que era um atleta que sempre pautou pela cordialidade e desportivismo com todos ao longo da sua carreira.
Mas enfim, fica muito bem dizer que temos idolos que são muito correctos, mas depois te-los como verdadeiros exemplos…
Mike
Este foi bem ensinado pelo papá. Espero que seja vendido no fim da época. Sacou 2 penáltis logo já vale 50M (o Fábio Silva não mostrou muito mais). Jogadores com estas atitudes não fazem falta no nosso campeonato.
Ibracadabra
Antes de ler na totalidade o que o VM tinha escrito pensei “Então mas o SC não fez o mesmo ao Félix?”
Infelizmente é o que temos. Quando o exemplo que vem de cima não é o melhor, não se pode esperar muito. Pensava que os maus exemplos tinham acabado com as declarações do Sérgio Oliveira mas aparentemente não. Li comentários “ah e tal é um miúdo de 18 anos” E então? Está a representar o Futebol Clube do Porto, não é um clube de distrital (com todo o respeito), nem um clube criado ontem. É uma instituição de renome nacional e internacional. Adoro quando usam “garra”, “mística” ou “ADN do Porto” para justificar este tipo de comportamentos lamentáveis.
Tenham respeito pela camisola que vestem.
Aurinegro
Depois de ver os comentarios neste post e nao concordar com as atitudes do FC, SO, banco, SC, Pepe, Otavio, FJM entre outros, enwuanto benfiquista não acho correto tantos comentários a dizer que representam o FCPorto.
Na verdade sao atitudes que representam as pessoas que estão neste momento à frente do FCPorto, mas nunca posso perder o respeito pela instituição (que engloba muitos adeptos fantásticos e que representa uma cidade e regiao pelas quais nutro especial carinho), tal como não o fiz pelo Sporting aqaundo de BdC e pela mesma razão que continuarei a defender e a amar o Benfica.
Não confundamos a instituição (englobando a maioria dos adeptos) com as pessoas que por la passam.
Leonidas
Como pessoa que vive no norte e que tem de lidar com Portistas desde que nasceu digo com toda a confiança que estas atitudes representam a maioria dos adeptos. A mentalidade de nós contra eles onde vale tudo é algo que impera há décadas, tanto na estrutura como nos adeptos.
Aurinegro
É o teu ponto de vista derivado dos adeptos com quem lidas e tenho de aceitar o teu comentario. Mas sendo eu também do norte e lidando com muitos portistas também, no meu caso, não representa de todo!
Sporting1906
Isso é muito exagerado. A maioria dos portistas, tal como a maioria dos benfiquistas ou sportinguistas, não se representam neste tipo de atitudes.
hortalica
Os Portistas continuam recorrentemente a votar no Pinto da Costa e ele ultimamente (bons anos já) compactua com este tipo de atitudes, pois já são atitudes graves a mais e que nem uma única vez o clube desmarcou-se destas mesmas atitudes, aliás até defendem estas atitudes como se pode ver com o comunicado do JMarques sobre estas situação.
JMarques e Conceição (e filho pelos vistos é igual ao pai, recentemente temos este episódio e o da Amoreira) continuam recorrentemente a manchar a história do FCP e pelos vistos os adeptos gostam disso, continuam a votar em PdC (por larga margem) que continua a permitir estas atitudes.
Um clube sério depois dos comunicados de alguns posts do JMarques (que roçam a ordinarice), constantes atitudes do SC (e nem falo de criticar os árbitros), ou o comentário como o de ontem do Sérgio Oliveira deviam ser alvo de um comunicado a pedir desculpas às instituições pela falta de respeito.
Aurinegro
Eu percebo os vossos comentários, mas lá está, os comunicados partem das pessoas do clube. O facto de o PdC continuar a ser votado para presidente é o mesmo do LFV: são os sócios que votam e não propriamente os adeptos (e nem todos os adeptos têm a capacidade de ser sócios, tal como eu).
Mais uma vez: eu percebo o que vocês dizem, mas no meu caso não vou perder o respeito pela instituição, apesar de não o ter pelas pessoas.
hortalica
Partem de pessoas do clube? O SC não é uma pessoa “qualquer” do clube, foi um jogador do FCP e agora é treinador do FCP, não é “mero funcionário”.
O JMarques não é uma pessoa qualquer no clube, é só a pessoa escolhida pela direcção para pensar a comunicação do Porto, ou seja, aquilo que o Porto pensa e quer transmitir.
Em ambos os casos não são “meras pessoas”, são pessoas que têm dos cargos mais importantes no FCP (e são trunfos do presidente) e têm constantemente atitudes que deviam envergonhar a instituição que é o FCP.
Se perguntares a um adepto que não seja do FCP, o que é um jogador à Porto ou um dirigente à Porto, acredita que a resposta não será muito positiva e isto deve-se a imagem que esta direcção pretende passar e os portistas (a maioria) está bem com isso. Eu acredito que há muita gente que não se revê nas atitudes do FCP actual, mas não é a larga maioria como dizes (se não já tinham feito algo).
E ainda posso ir mais longe, o PdC ligou para sempre o FCP à compra de árbitros através de prostituição e mesmo não havendo julgamento, é claro que isso aconteceu (nota-se nas escutas). Há quantos anos já saíram as escutas? Quantas vezes houve um real interesse dos adeptos do FCP em limpar o nome do FCP expulsando o PdC? Sabes porque é que isso não aconteceu, porque a maioria não se importa com isso e convive bem com isso. Eu sei que os adeptos não tiveram culpa disso porque não sabiam, mas não fazerem nada depois de saberem a verdade é vergonhoso, pois permitem que um corrupto continue à frente do clube podendo utilizar meios ilegais para vencer novamente e pelos vistos não se importam.
Aurinegro
So para complementar a questão das eleições. Por exemplo no Benfica o LFV ganhou com 63% dos votos (media de 20 votos por socio) e o Noronha teve 35% (media de 18 votos por socios). Ou seja, os socios mais recentes e que valem menos votos querem mudança, mas os velhos do restelo ainda tem muito peso nas eleições onde valem mais. Por isso não concordo que nao haja mudanca relativamente ao que os socios pensam sobre as pessoas que la estao. Os votos serem por antiguidade ainda é uma limitação nas eleições dos clubes.
Valderrama
O número de votos ser maior pela antiguidadade existe no Sporting e no Benfica (tenho ideia de no Benfica a proporção ser maior). No Porto cada sócio tem direito a um voto
Tiago Peixoto
Muito obrigado pelo comentário, Aurinegro. Espero que mais pessoas pensem como tu.
Aurinegro
Tiago, também não gosto quando generalizam os adeptos do Benfica quando aparecem atrocidades como atropelamentos, atirar pedras e por ai fora.
Para grande azia minha o FCPorto tem ganho mais na europa do que qualquer outro clube nas ultimas decadas e por isso tem de merecer o meu respeito (um exemplo).
Acarub
Infelizmente não concordo. A instituição e clube merecem todo o respeito pela sua historia. Qualquer instituição para alem de todas as coisas positivas, também é o que as pessoas dizem e as suas ações que tomam durante a representação oficial dessa mesma instituição, e essas pessoas passam da pessoa que limpa o chão ao seu mais alto dirigente. Se houvesse alguém representante da instituição a repreender publicamente e oficialmente estas atitudes mudaria a minha opinião mas da a entender que existe um clima de aceitação e quase incentivo para que estas atitudes continuarem e serem replicadas. Logo sim, neste momento o Porto para alem de toda a sua historia é também isto, cabe a quem não se revê tomar as devidas diligências necessárias para proteger a instituição.
Aurinegro
Como respondi acima, percebo o vosso ponto de vista e aceito-o, mas lá está, tem de partir das pessoas e são essas que não estão à altura do clube (tal como o acho no caso do meu clube).
RomeuPaulo
Estes comportamentos têm de começar a ser severamente punidos, no futebol deve imperar o respeito, atitudes dessas são desprezíveis.
Durante o jogo dar o máximo para ser melhor e derrotar o adversário, no final, mesmo que estejamos com uma azia porque não conseguimos o resultado que queríamos, não pode haver faltas de respeito, neste caso o adversário não tem culpa de nós estarmos frustrados.
BioSpot
Não quero com isto dizer que é o DNA do FCP, porque felizmente a grande parte dos portistas que conheço não se revê, mas quando se tem SC com aquelas atitudes típicas que só ele tem, quando se tem um diretor de comunicação todos os dias a espalhar ódio… pode não ser o DNA que flui no sangue no clube, mas que o FCP aceita esta cultura de ódio, acho que é inegável. E depois passa para os jogadores, principalmente aqueles que foram formados no clube e que mais sentem o emblema. Como tem sido os casos ultimamente.
SC fala em mudar mentalidades mas tem que vir de dentro, terá ele também de começar a dar o exemplo e mudar o chip. Se não é apenas mais um hipócrita no mundo do futebol.
Quando à atitude do Conceição Junior, novo, cabeça quente, condenável, mas cabe-lhe a ele melhorar sobre o acontecimento.
Já Porro, além de excelente jogador, mostra a pessoa que é…
Tiago Silva
Não teve culpa, quem tem um pai assim não conhece outra realidade. Foi a educação que teve.
Hugorr
Se todos os jogadores que fossem insultados por adversários viessem anuncia-lo nas redes sociais… Patetice.
Quanto ao Conceição Jr, estava cheio de azia e tendo o exemplo que tem no seu pai, era de esperar uma reacção destas. Lamentável.
Há uma tremenda falta de educação e de valores no futebol português, e em particular no FC Porto de Sérgio Conceição, mas convém salientar que é transversal a -todos- os clubes.
Infelizmente não me parece que multas ou penalizações sejam suficientes, porque está tão enraizado no futebol português (da formação ao profissional, dos pais nos jogos de escalões menores, aos adeptos, até aos próprios treinadores e jogadores).
Mais um triste episódio!
Johnaw
Sim, vamos desculpar mais uma vez. O SC pode dizer pq perdeu e está chateado com uma decisão. O SO pq está aziado. O Chico pq é miúdo e tem de aprender. O jornalista do zerozero foi apertado pelo assessor da comunicação, mas pq ele tinha tido um mau dia. É continuar a desculpar e justificar com “tbm nao foi assim tão mal”
Realmente foi a primeira vez que aconteceu esta época.. Vá a primeira época em que se vêem este tipo de comportamentos…
É ver os comportamentos a escalar, se houvessem adeptos, talvez ja se tivesse magoado uns quantos, ou pior…
GabCel
Exacto
Mantorras
Fortao dentro do campo. Fora dele, uma chapada e o medo era matar o Chico sem querer…
expatriado
Este tipo de atitudes ” já vem de longe” . Ninguém se lembra, ainda nos tempos do Jesualdo, dos gritos de todo o plantel, em cima do autocarro, festejando mais um campeonato, “slb, fdp, slb”? Ou ainda há pouco tempo, creio q há 2 anos, do Alex Telles? Esta cultura está no ADN do clube, infelizmente.
IKnowMyName
Pelos comentários que leio aqui, a maior parte das pessoas deste blog é benfiquista, e a maior parte dos portistas felizmente parecem-me ser pessoas sensatas… mas este clube (o porto desde finais dos anos 80) é absolutamente nojento e das coisas mais tóxicas para o desporto não só em Portugal, mas mundial. Eu nunca comentei nenhum post desde clube excretável, e este será o meu primeiro e último comentário acerca deste “clube”.
Não a culpa não é do Francisco, não a culpa não é do Sergio Conceição… O pepe não era um psicopata que tentou matar um jogador antes de passar por este clube… O Bruno Alves nunca na vida seria jogador de futebol se não existisse este clube… Um Folha nunca treinaria numa 1a liga… O Paulinho Santos seria um Super Dragão na noite branca e nunca um futebolista… O Jorge Costa seria o “bicho” apenas e só por causa da cara.
Este clube lava a cabeça a qualquer alma que por ali passa, ganhando um ódio de morte ao Benfica e a tudo na vida que nao seja azul. Os jogadores mais inteligentes ainda conseguem voltar ao normal depois de passar por lá (ex: Lucho), mas a maior parte é contratado essencialmente por já serem burrinhos e esponjinhas (ex: Octávio, Pepe)…
Além de tudo são FORTÍSSIMOS em tudo o que envolve o jogo fora de campo… Desde supostos suicídios de directores nas imediações do estádio que não passam nos jornais (suicídios onde a arma não foi encontrada), até ao total controlo dos árbitros pelas ameaças da sua empresa de segurança privada (os Super Dragões), passando ainda por um controlo absurdo da comunicação social que usam até para fazer passar cá para fora que o Benfica é que a controla (absurdo e só mentes completamente lavadinhas é que não vêm a verdade, contra tudo e contra todos né? coitadinhos), da liga (Pedro Proença anyone? pior só se lá estivesse o Coroado ou o Olegário), e claro estrelas do youtube (infelizmente as escutas do apito dourado foram dadas como ilegais em tribunal, mas está lá para toda a gente ouvir).
E a diferença entre o Benfica e o Porto é esta… Quando o Vito Corleone assume o Porto não tem qualquer tipo de contestação até morrer (um barulho aqui e ali)… Quando a imitação barata do Vito Corleone (de seu nome Vieira) assume o Benfica, os verdadeiros benfiquistas contestam e continuarão a contestar porque o Benfica nunca pode ser isto! Prefiro perder todos os campeonatos até morrer do que me tornar nisto… E não fiquem todos ofendidinhos com isto portistas, porque não é nada comparado com o que nós ouvimos de vocês todos os jogos (fdp SLP), excepto que nisto eu apresento os meus argumentos enquanto vocês lavadinhos como são se limitam ao “fdp SLB lalalala”, enfim… Isto não é rivalidade nenhuma (só na vossa cabeça complexada), para mim o Porto acabava já e espero que o Sporting seja campeão sempre que o Benfica se auto-mutilar com perdas de pontos em mais um ano de SLV 03.
Joao Silvino
Lol eu pensava que estas coisas acabavam na última geração de arruaceiros que não cresceu rica mas pelos vistos sou muito ingénuo…
Khal Drogo
Com o exemplo que tem em casa, só tem 50% da culpa.
xhaka
Normal num cachopo que pode fazer o que quer e bem lhe apetece, um jogador que sempre entrou cavou penaltis ajudando assim a sua equipa. É normal achar-se uma estrela.
RicardoFaria
Isto é tão ridículo..
Parece que quem comenta no VM começou a assistir futebol ontem.
Situações como estas acontecem em quase todos os jogos mas nem todos os jogadores vão para o Twitter fazer publicações sobre isso.
O Francisco podia ter cumprimentado mas crucificar o miúdo por algo que o Porro disse.. é que nem sequer há provas de que o miúdo lhe chamou mesmo aquilo mas acreditando que isso é verdade, não o devia ter feito mas isso acontece em todos os jogos e vai continuar a acontecer.
Saudações DesPortistas!