Abram alas, aí vem outro chorrilho de lamentações. A última reunião de presidentes foi mais um capítulo na tragicomédia que é o futebol português. Os líderes máximos dos clubes juntaram-se para discutir o futuro da Liga, e do futebol português, culminando em algo que simplesmente se traduziu no que pode ser considerado um Coup d’État. No meio da opacidade habitual, saltaram para a praça pública pedaços de diálogo altamente dignificantes, nomeadamente adjectivando alguns participantes mais geriátricos ou reavivando dívidas antigas. No final, entre saídas prematuras em silêncio e outras pontuadas pelos clichés do costume, o grupo revolucionário aponta para um novo 25 de Abril, isto pela boca do idóneo e impoluto José Eduardo Simões. Para aqueles de fraca memória, é preciso lembrar que os amotinados de hoje são os mesmos que apoiaram o dito projecto de Mário Figueiredo, “projecto” esse que passava essencialmente por alargar o quadro da Liga principal a 18 clubes, e pouco mais. Com o decorrer do tempo, as vozes contestatárias foram-se fazendo ouvir, e arregimentando novos aliados, de modo a que a posição do presidente em funções se tornou insustentável, culminando na supracitada reunião. Mas desenganem-se os incautos, a queda de Mário Figueiredo não é o reconhecimento da falha de um projecto, ou uma mudança de paradigma no futebol português, mas sim o resultado de uma luta pelo poder, isto numa altura em que muita coisa está em jogo, nomeadamente a questão dos direitos televisivos, e a regulamentação do jogo online (que se pode tornar fonte de receita importante, até porque o Totobola está quase que defunto, e as apostas online têm um alcance mais abrangente). Sejamos honestos, os dirigentes dos clubes nacionais estão-se positivamente borrifando (ou ca#ando, citando Ferro Rodrigues) para o futebol português. Os estádios estão vazios, os clubes sujeitam-se a jogar a horas impróprias para consumo familiar (muitas vezes subjugados a horários de outros campeonatos), o interesse mediático pela prova resume-se mais às tricas e escândalos do que propriamente ao jogo jogado. A situação económica de boa parte dos emblemas é precária, salários em atraso são assunto que já nem faz manchete. A Liga enquanto competição está manchada pela suspeição (e pontuada por acordos de cavalheiros, que atropelam todos os princípios éticos), o que tem como resultado o afastamento de patrocinadores, com os resultados que se sabem. Os árbitros fazem o que querem, sejam profissionais ou ainda não; Vítor Pereira nomeia os seus muchachos como bem lhe apetece, sem qualquer tipo de critério, enquanto os clubes assistem a tudo, impávidos e serenos (alguns não se limitam a assistir). As avaliações feitas pelos observadores é o que se sabe, ou melhor, não se sabe, pois na maior parte dos casos ficam bem escondidas de olhares indiscretos. A Taça da Liga foi mais do mesmo: desinteresse total por uma prova cujo formato é uma anedota, e cujo regulamento dá azo a polémicas todos os anos. A Liga foi sendo vazada de poder em si mesma perante total passividade daqueles que a compõem; a FPF controla os Conselhos de Arbitragem, Justiça, e Disciplina. Alguém se importa? Alguém apresenta soluções ou alternativas (verdade seja dita, anda a circular um Livro Branco, veremos como e quando será discutido, e em que moldes)? Alguém denuncia, excepto quando se sente inequivocamente prejudicado? O futebol português continua a ser visto como uma teia de interesses, com clubes, comunicação social e empresários metidos ao barulho, e onde nem uma simples convocatória para um particular da Selecção escapa à polémica. Ou seja, todos os problemas dos quadros competitivos mantiveram-se, ou agudizaram-se. Com os clubes a verem, e entretidos a contar espingardas, ou simplesmente em espingardar. Agora, é hora das alianças. De um lado, os que querem mudança, seja lá isso o que for. Do outro, os que estão contra eles, ou que não estão a favor. Os bons contra os maus, a mudança contra o gagá. E o futebol português, onde fica no meio de tudo isto?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito



0 Comentários
troza
Nem mais… excelente artigo.
Mas infelizmente não é só cá… UEFA, FIFA e tudo o que gira à volta do futebol é assim.
Não interessa o jogo, interessa o dinheiro que alguns fazem dele. Se interessasse o jogo, já havia muita tecnologia para ajudar os árbitros… mas não interessa…
Jorge Neves
Se existe, o FC Porto controla. Não é por acaso que o Fernando Gomes (ex gestor da SAD do FC Porto) é o actual presidente da federação. As últimas notícias que dão conta de atritos entre ele e o Pinto da Costa não passam de meras notícias para distrair os mais incautos.
Fábio Teixeira
Isso dito quando Benfica e Sporting foram a favor da eleição de Fernando Gomes para a Presidência da Liga e o FC Porto não.
Unknown
posso dizer que este deve ser sem duvida o melhor post neste blog que ja li sobre o futebol portugues… parabens.
Fura
Concordo…Ja dizia o outro que o futebol era o opio do povo. Enquanto isso o pais ( e o futebol por arrasto) vai navegando rumo a um abismo certo…alheado e iludido por tricas que alegram as (pequenas) mentes desse mesmo pais!
G
Concordo com o texto que aponta os grandes pecados do nosso futebolzinho. Puxando a brasa à minha sardinha (e não estando, naturalmente, o seu comportamento isento de críticas) há um presidente de um certo clube que já contestou os horários dos jogos, o facto da FPF controlar três Conselhos, as avaliações em segredo, os observadores, etc. ….adivinhem quem ? é fácil…..
Fura
Sao todos iguais…
Sérgio
Dá jeito pensar assim!
Fura
Eu como o post diz…dont give a damn..Fiquem todos idignados, a vez! Esquecam-se do que realmente importa. Da-lhes e jeito que a maioria se foque em coisas que nao interessam nem ao menino jesus. O futebol e um nogocio…Todas as empresas visam o lucro,e o constante movimento de divisas…O resto sao peaners…
G
até concedo que são todos pouco confiáveis….entretanto o benquerença que tem litigios em tribunal com o SCP foi nomeado para o clássico…..coincidências? ou os milhões da champions falam mais alto?
antonio silva
Pelo o que teno visto era dificil arranjar um arbitro sem "atritos" com o Sporting
Kafka
Como já o disse anteriormente, a solucação para o Futebol Português passava antes demais por uma limpeza total dos dirigentes que lá estão, e entrada de uma nova geração com uma nova mentalidade…depois dessa parte feita, passariamos à 2ª fase que seria a redução do números de equipas para 10 equipas (4 voltas de 36 jornadas) ou 12 equipas a 4 voltas de 44 jornadas (sim parece um exagero mas não é, e há calendário para isso, bastava retirar-se a Taça da Liga que são 5 jogos e estava feito, porque se verificarmos há campeonatos na Europa com 38 jornadas, logo seriam as 38 jornadas dos grandes campeonatos europeus mais 5 datas que actualmente são usadas para a Taça da Liga e mais uma qualquer jornada a meio da semana, logo havia mais do que espaço no calendário…até porque em Inglaterra também existe esse espaço no calendário, já que há 38 jornadas do campeonato, mais 5 ou 6 jogos da Taça da Liga e mais 5 ou 6 da Taça Inglaterra, pelo que dá à volta de 50 datas disponíveis, como tal em Portugal seria as 44 datas do campeonato mais 6 para a Taça de Portugal…)…depois disto partia-se para a 3ª fase que seria negociação única dos direitos televisivos por parte da Liga, e que depois seriam destribuidos pelas 12 equipas conforme é o modelo Inglês ou Alemão actual…
Penso que com estas 3 medidas, o futebol Português melhorava e muito em todas as suas componentes, e seria muito mais competitivo na Europa, não estando dependente apenas de Benfica, Porto e Sporting…
Nelson Mohr
Concordo Kafka, sempre achei que o nosso campeonato devia de ser mais pequeno. Agora, o campeonato até podia ser competitivo, mas podia não ser levado muito a sério pelos outros países (o campeonato suiço é muito competitivo, mas passa muito ao lado do resto da Europa, que só começam a notar agora nos talentos do Basel por exemplo, porque este tem estado bem nas competições europeias).
Sim, o caso é algo diferente, porque os grandes dos outros países estão habituados a vir a Portugal buscar talentos, mas talvez o campeonato português perderia alguma visibilidade.
Mas pronto, isto é tudo muito subjectivo não é? Nunca saberemos como são estas coisas na prática se nunca se fizer nada…
Anónimo
acho ridiculo um campeonato com 10 equipas…
vejamos de acordo com o que temos atualmente em portugal:
são 3 equipas para a champions,2 para a liga europa e 2 a descer de divisao
isto vai reduzir o impato dos derbis pq podem existir (pensando em porto – benfica)
8 jogos garantidos + 3: 8 jogos campeonato,2 taça portugal, 1 supertaça
atualmente
2 garantidos + 4 : 2 campeonato,2 taça portugal,1 taça liga e 1 supertaça
a rivalidade atual vai passar a banalidade
rikhardo
Kafka
Rikhardo, eu falei em 10, mas também falei em 12 equipas…preferes antes a situação actual com equipas a terem médias de mil ou 2 mil espectadores por jogo? e ordenados por pagar? achas que isso é viável assim?
A Alemanha tem 80 milhões de Habitantes e tem 18 equipas na primeira divisão…Portugal tem 10 milhões de Habitantes e a partir da próxima época vai ter as mesmas 18 equipas na primeira divisão…é tão dificil assim para as pessoas perceberem que não a oferta e procura não estão equiparadas?
Fura
Houve um selecionador que ja tinha dito isso. Foi ha 20 anos…
Anónimo
as dividas não tem nada a ver com os jogos que fazem…
castiguem os clubes que não pagam…
querem pessoas no estadiop? proibam os vandalos, baixem os preços…
rikhardo
Kafka
Nélson, talvez tenhas razão que o nosso campeonato ao inicio fosse olhado um pouco de lado por só ter 12 equipas, mas mesmo assim, acho que depois com o tempo e aumento da competitividade das nossas equipas passaria a ser olhado novamente com respeito por todos…
Kafka
rikhardo, as dividas não têm a ver com os jogos que fazem? já paraste para pensar que em Portugal não há mercado para 18 equipas? já paraste para pensar que as receitas que existem se adequam mais a 10 ou 12 equipas no máximo? já reparaste que um País enorme como a Alemanha que tem 80 milhões de Habitantes tem uma liga de apenas 18 equipas, ou seja, esta ajustada ao nivel de receitas que produz, e que como tal um País de apenas 10 milhões de Habitantes não pode ter o mesmo numero de clubes, pois há menos consumidores? isto é economia básica…já paraste para pensar que os estádios estão vazios porque não há adeptos suficientes para fazer face à oferta existente?
Kafka
Fura, e o que se fez nesses 20 anos? nada, continua tudo igual, continuas com o mesmo nr de equipas…está tudo dito quanto à vontade de mudar da parte de quem dirige o futebol Português, ou seja, zero..
João Lains
Reduzir o número de equipas é provavelmente uma das ideias mais parvas alguma vez sugeridas para o crescimento do futebol português. É que nem nos países onde essa medida foi implementada, surtiu algum efeito no que diz respeito à competitividade da prova, e é essa que devia ser a principal preocupação dos dirigentes federativos. Para crescermos, temos de seguir os melhores exemplos como fizeste questão de referir e bem, a Bundesliga e a Premier League.
Rúben Cardoso
Não concordo com a redução do número de equipas, mas sim com a igualdade da repartição de riqueza/receitas para que todas possam ter condições semelhantes de disputar a competição.
E os estádios estão vazios, não é só porque não há adeptos suficientes. É porque os bilhetes são caros, e porque se construiram estádios megalómanos para equipas sem falange de adeptos para os encher.
Kafka
Claro que é parvo João, o inteligente aqui és tu, porque o futuro vai-se fazer com estádios vazios com média de 1000 ou 2000 espectadores, porque nós com 10 milhões de consumidores temos de ter o mesmo número de equipas que a Alemanha que tem 80 milhões, faz todo o sentido de facto…
Kafka
Ruben, estou de acordo contigo, penso que devia haver uma repartição de receitas mais uniforme, também não concordo que fosse exactamente igual pois há equipas que geram mais receitas que outras, pelo que seria injusto, mas por exemplo em Inglaterra a distribuição das receitas televisivas é perfeita na minha opinião, pois pondera a classificação da época anterior, o número de adeptos de cada clube e as assistências televisivas que o clube teve na época anterior…e era assim que devia ser em Portugal também, os direitos deviam ser negociados pela Liga e não clube a clube…
Rúben Cardoso
Exacto, a igualdade, mas com alguns termos. Não podem receber o mesmo o clube que gera 20 milhões e o clube que gera 20 mil euros.
Rui Alberto
Kafka, a China tem mais de 1300 milhões de habitantes e apenas 18 clubes na Liga principal, segundo a tua lógica deveria ter uns 100 clubes.
João Lains
Podes tentar argumentar da maneira que bem entenderes, a verdade é que essa medida em nada contribuiu para o aumento da competitividade desses campeonatos (escocês, austríaco e por aí fora).
Anónimo
os estádios em portugal não estão cheios porque:
– existem vandalos que vão ao futebol, e colocam em risco aqueles que pretendem ver futebol
– em altura de crise pedir 30€ para um benfica – porto é (no meu entender) exagerado.
por 35€ tenho sporttv e benficatv em casa e vejo tudo…
outro exemplo, o benfica pede no minimo 120€ por 1 bilhete anual o bayern munique tb, o benfica a epoca passada teve 60% ocupaçao o bayern 100% .
rikhardo
Kafka
Eu não preciso de argumentar, os factos são mais que evidentes, o campeonato actual é pouco competitivo, os estádios estão vazios, os clubes não têm receitas e estão todos em falência técnica…isto é um facto que por si só me leva a que não tenha que argumentar…a solução actual já se vou que não é viavel, e o teu unico argumento é vires falar do campeonato escoces e austriaco,..eu quero lá saber da escócia e da austria, eu tou a falar de Portugal e aí tu não tens como contra-argumentar os factos que eu evidenciei..
João Lains
Não tens factos nenhuns que comprovem que a redução do número de equipas contribuirá para o crescimento do futebol português e tal como usas o exemplo do campeonato alemão e do inglês para o melhor também estás obrigado a olhar para outros com menor expressão onde por acaso essa medida se revelou um falhanço porque em nada contribuiu para aquela que era a perspectiva inicial, era aqui que queria chegar.
Kafka
Sim Rikhardo, mas a Alemanha tem 80 milhões de Habitantes, sempre é mais fácil por 70 mil dentro de um estádio, do que 10 milhões, mas pronto para vocês as coisas estão bem assim, então que continuem assim
Deixo aqui a média de espectadores, já que para vocês está tudo bem
Jogos Média % Ocupação Total Espectadores
1º Benfica Liga Zon Sagres 56 730 11 40 233 62.24 % 442 563
2º Sporting Liga Zon Sagres 30 294 11 33 022 65.99 % 363 247
3º Porto Liga Zon Sagres 27 507 11 30 075 59.64 % 330 830
4º V. Guima Liga Zon Sagres 15 505 10 12 187 40.61 % 121 865
5º Braga Liga Zon Sagres 9 450 12 9 634 31.81 % 115 612
6º Académic Liga Zon Sagres 2 102 11 4 375 14.71 % 48 122
7º Gil Vicent Liga Zon Sagres 2 239 10 4 424 36.77 % 44 244
8º Belenens Liga Zon Sagres 10 118 10 4 108 20.69 % 41 078
9º Marítimo Liga Zon Sagres 2 091 11 3 713 75.18 % 40 838
10º V. Setúbal Liga Zon Sagres 11 136 11 3 435 25.50 % 37 780
11º P. Ferreira Liga Zon Sagres 3 899 11 2 999 52.24 % 32 984
12º Rio Ave Liga Zon Sagres 1 615 12 2 505 27.63 % 30 060
13º Estoril Liga Zon Sagres 1 467 11 2 703 53.85 % 29 737
14º Olhanense Liga Zon Sagres 3 260 12 2 405 12.17 % 28 854
15º Arouca Liga Zon Sagres 1 032 11 2 107 42.14 % 23 178
16º Nacional Liga Zon Sagres 1 542 11 1 644 29.43 % 18 086
Kafka
João e outra, os exemplos que dás nunca na vida fazem sequer sentido, porque era impossivel a Austria e a Escocia terem campeonatos mais competitivos do que têm actualmente, pois são Países com pouca população, visto que a Escócia tem 5 milhões de habitantes e a Austria não chega aos 8 milhões, logo querias o que? Equipas escocesas e austriacas a lutarem pela Champions? há que ter a noção do ridiculo
Anónimo
kafka, não não está tudo bem… eu nunca disse que estava, mas não é a reduzir o numero de equipas que a coisa vai melhor (tinhamos 18 equipas reduzimos para 16, melhorou?)
gostava que um clube experimenta-se (neste caso tenho que elogiar o benfica) jogos ao fim do dia 17h,18h baixar o preço dos bilhetes e vamos ver se o numero de espetatores não aumenta!
rikhardo
Kafka
Mas tu achas mesmo que o Olhanense, Arouca, Paços, Rio Ave, têm capacidade para ter mais espectadores do que têm? num País que está asfixiado por completo pelos 3 grandes, e que com excepção do Guimarães mais nenhuma equipa consegue por 20 mil pessoas sequer num estádio…logo senão consegue é porque a oferta é muito superior à procura e tem que se reduzir e muito o número de equipas…a redução de 18 para 16 é ridicula, não é com a supressão de 2 equipas que de facto se vê resultados…mas já percebi que vocês não conseguem perceber que Portugal não tem dimensão suficiente e consequentemente capacidade de gerar receitas para conseguir alimentar 18 clubes…vocês não conseguem perceber que a capacidade de gerar receitas esta directamente ligada ao número de consumidores, e como tal acham que está bem como está…por algum motivo as 5 maiores e melhores Ligas da Europa (tanto a nivel de receitas, espectadores, e afins), pertencem aos 5 Países mais populosos da Europa
Kafka
O pouco dinheiro que existe em Portugal ao nivel de receitas publicidade, merchandising e de televisão é tão pouco, que não pode ser a dividir por 18, mas sim a dividir por muito menos, para assim os clubes terem mais e consequentemente poderem ser mais competitivos, isto é tão básico…
Anónimo
Ate aparecerem equipas B o campeonato era competitivo!
Isso de reduzir o numero equipas era uma forma de criar um fosso abismal entre 1 e 2!
Kanjy6
Homero Ramos (Polameiro City)
Tudo se resume a quem comando as transmissões televisivas. Neste ponto sempre apoiei o Benfica por querer ter uma TV sua, e onde os jogos passam quase sempre às 17 horas… O único que não me lembro ter sido a essa foi o SLB_SCP que foi adiado e antes seria às 19. Enquanto houver pessoas a quem o dinheiro fale mais alto, não haverá mudanças no futebol português, está mau? Sim, mas se calhar poderia estar pior… Se os árbitros erram? Sim, são humanos como toda a gente, pode-se fazer alguma coisa para tentar erra menos? Sim, como já se está fazer, profissionalização dos homens do apito.
Nuno R
Engraçado que o profissional dos profissionais raramente apita na I Liga… nunca mais meteu as patas na luz depois do golo do Maicon… para quê ter profissionais, se eles não aparecem?
Homero Ramos (Polameiro City)
Não concordo totalmente… E se calhar expressei-me mal… Quero dizer que por muita competência que os árbitros tenham,. é sempre complicado apitar em estádios como os dos grandes, onde há uma pressão extra. Alguém terá dúvidas que no próximo SCP-FCP o árbitro irá ter uma pressão enorme por parte da equipa da casa?
Nuno R
Toda a gente sabe 2 coisas:
1. há clubes com a capacidade de vetar árbitros (já nem digo escolher, porque…)
2. os árbitros mais cotados não têm interesse em apitar os jogos mais mediáticos, pois as suas notas estão sujeitas a revisão (em baixa)
O problema da arbitragem está nas nomeações e nas avaliações.
Ricardo Ricard
Uau…Nunca mais meteu as patas na Luz…Parece que estamos a falar de um espaço de tempo de 20 anos…O que é certo é que nos últimos 10 jogos entre Benfica e Porto para a Liga,o Pedro Proença arbitrou 4…Que coincidência,e coincidência também o Benfica não ter ganho nenhum jogo arbitrado com ele. Mas vá lá,conseguimos um empate.
Nuno R
Estamos a falar em temporada e meia (mais do que meia). Dava mais que tempo para o senhor lá ir… mas percebo que ele não queira andar nas imediações do Colombo.
É normal que o melhor árbitro apite os jogos decisivos, certo? Ou queriam Motas? Olha, por falar nisso…
luis bcn
Essa dos horarios dos jogos nao é tao simples. A Sporttv prefere por exemplo nao por os jogos dos grandes ao mesmo tempo que o Real, Barça, etc. Depois se um jogo fosse as 4 da tarde ainda menos gente ia ao estadio. Tomemos como exemplo domingo. Um dia lindíssimo e milhares de pessoas na foz a passear, muitas com cachecol do Porto. As 6 foram embora para o estadio. se o jogo fosse as 4 ou nao iam passear ou nao iam ao estadio. E dado o bom tempo que fugia à muito tempo acho que a maioria preferiria passear com a familia no parque da cidade do que ir ao dragao. Com o jogo as 7 dava para tudo.
Rúben Cardoso
Às 4h da tarde ainda menos gente ia ao estádio? Se há horário que me dá um gozo tremendo ir ver futebol é a essa hora. E então como em Espanha, Itália e Inglaterra, com jogos de manhã, era fantástico.
Ricardo Ricard
O melhor arbitro?…Claro…Nos jogos do Benfica é sempre o artista principal. Logicamente um adepto rival quer sempre o Proença a arbitrar jogos do Benfica,logicamente que é apenas e exclusivamente por ser o melhor arbitro Português.
Rúben Cardoso
Proença, esse senhor que só erra contra o Benfica…
Fura
Tao o homem que apita a final da champions e do euro nao serve? Querem quem entao? O Pinto da Costa? O Vieira? O Bruno de Carvalho?? Haja paciencia…
E que nenhum serve…Olhem acabe-se com o futebol…
Homero Ramos (Polameiro City)
Mas muita gente esquece-se que quando as leis de jogo mudaram, o árbitro que foi ao Seixal, explicar essas mesma mudanças ao plantel do Benfica foi o Proença.
Verdade que se há alguém com poder no futebol português é o Benfica, mas isso tem a ver com o facto que esta mesma marca, porque hoje em dia o Benfica não é só um clube, mas também uma marca forte e que vai além fronteiras, é puramente normal que se faça ouvir mais que outros.
Quanto aos árbitros, digo que se o senhor BC quer pressionar, não é desta forma atacando tudo e todos, "como se fosse culpa do SLB ou FCP os golos do Montero em fora de jogo". Quanto ao jogo de Setúbal não vi, apenas li o que saiu na comunicação social.
Mas enquanto se quer bater no ceguinho e culpar sempre os mesmos pelas derrotas, há que chegar a um ponto e ter um pingo de bom senso e pensar que realmente se a equipa não ganhou, poderia ter sido por falta de entrega dos jogadores e alguns erros por parte deles.
No ano passado o Estoril empatou na Luz com um golo de livre, diga-se frango do Artur, mas esquecem-se que nesse mesmo lance o Licá, faz-se à bola partindo da posição de fora de jogo. alguém criticou o árbitro? Não, apenas o JJ que depois foi ao Dragão defender um empate.
Kafka
luis bcn, não concordo nada contigo, se os jogos fossem à tarde ou à hora de almoço era o ideal e de certeza que havia muito mais espectadores nos estádios…não faz sentido nenhum por exemplo jogos a um domingo às 8 da noite, porque quem é de longe não pode ir a esse jogo, pois já so chegara a casa de madrugada…um adepto do algarve ou de chaves se vier ver o Benfica ás 8 da noite de Domingo, chega a casa na madrugada de 2ª feira e no outro dia é dia de trabalho, já se o jogo for as 2 da tarde, chega a horas decentes…isto para não falar mesmo nos que vivem perto do estádio, é completamente diferente levar os filhos pequenos a um jogo as 2 da tarde de Domingo, ou levar as 8 ou 9 da noite, para depois chegar a casa por volta da meia noite, quando no outro dia é dia de escola para as crianças…o futebol devia ser todo ao Sabado à tarde ou ao Domingo à tarde à mesma hora (conforme é inglaterra ou alemanha por exemplo), e admito que 1 jogo apenas fosse sempre ao Sabado à noite, mas ao SABADO, nunca ao Domingo á noite
Rúben Cardoso
Exactamente, Kafka. Eu privo-me muitas vezes de ir à bola, porque há jogos ao Domingo à noite, ou à 2ª feira (isto então, é absolutamente ridículo e não consigo perceber o porquê), bastava serem ao Domingo à tarde, ou quanto muito ao Sábado à noite, para ter possibilidades de ir, e como eu, acredito que haja muitos, e que vêm de muito mais longe do que eu.
luis bcn
Kafta só disse que as coisas nao eram tao simples quanto isso
Concordo que jogar á noite nao tem muita logica (principalmente depois das 8 ao domingo) mas o meu horario preferido continua a ser ao final da tarde (nunca falei da noite) para nao cortar a tarde a ninguem. De resto os jogos ao domingo dos pequenos sao normalmente as 4 por isso ja temos isso em Portugal. De resto se uma pessoa é de chaves nao precisa de ir a Lisboa basta apoiar o clube local mas isso é outra estoria. Tirando o Porto e o Guimares e o braga nao ha muitos adepos a moverem-se. Podem ter num academica-benfica com 30 mil que sao todos de coimbra e um academica-braga podem ter 4 mil mas ha mais adeptos do braga que foram de braga do que alguma vez nos 30 mil tem mais adeptos do slb que se deslocaram de Lisboa. Isso é um facto. Agora acho que nem 8 nem 80. Nao precisamos de ter jogos todos à tarde mas tambem jogar domingo as 20.45 ou qualquer coisa assim nao tem grande cabimento
Homero Ramos (Polameiro City)
Esqueci de dizer uma coisa, será que o grande problema do futebol português, não é a MENTALIDADE? Se se ganha, ganha-se bem independentemente se há erros ou não dos árbitros, mas quando se perde eles têm a culpa toda… Aqui penso e sempre defendi que por mais influência que tenham, se calhar as equipas deviam primeiro olhar para aquilo que jogaram e depois sim criticar se jogaram "muita bem" ou se fizeram um jogo miserável.
Ruben Pinheiro
Fantástico Artigo Nuno, Parabéns !
Anónimo
O mais engraçado de tudo é que ninguém quer transparência.
Quando são prejudicados (ou hipoteticamente prejudicados) lá vêm falar muito mal, que tudo está mal e ninguém faz nada.
Quando são beneficiados nada falam, ninguém lhes pergunta ou então respondem que foi limpo.
É o nosso futebol, até as pessoas perceberem que o sistema tem de ser transparente para o nosso país ter credibilidade vamos andar a falar destas mentiras.
O maior exemplo são árbitros que a única coisa que fazem é apitar e saem de um campo com um rate das decisões importantes 100% negativo… e vão a rir… penalização? 0 Promoção? mais que certa.
Manel Matias
Anónimo
concordo contigo..
todos se queixam porque todos querem mandar e controlar!
e não concordo que o futebol português seja controlado pelo porto nos ultimos 30 anos…
sim, controlam muita coisa, mas não estão sozinhos nesse controlo…
rikhardo
Alexandre
Como já disse noutro comentário, com as novas tecnologias acabava-se esta palhaçada das arbitragens, muitas pessoas já só vão aos jogos por amor ao clube e não por acreditarem no futebol.
Mas o futebol é um espelho da sociedade (corrupção, lobbies), gostava de saber é quanto representa o futebol para o PIB nacional?
nelinho96
O mal é que só o Sporting quer mudar isto e mais dois ou três clubes , o resto para eles está tudo bem no futebol português e recomenda-se..
barinho
Mas andamos a brincar ou quê?!O Sporting quer o que os outros dois querem,controlar ele o futebol e ter o benefício para si.Podem vir com o "mudar mentalidades" ou "melhorar o futebol português" mas vai tudo dar ao mesmo,é tudo para benefício próprio.
Ricardo Ricard
O Sporting quando marcava golos em fora de jogo queria mudar o quê?
Rúben Cardoso
Ainda não se cansou da lenga-lenga dos foras-de-jogo? Continua a mandar o barro à parede, mas ele não cola para sempre.
Ricardo Ricard
Mas qual lenga-lenga? É mentira que o Sporting no inicio da época marcou vários golos em fora de jogo? Nessa altura não falavam em arbitragens ou falavam?
Rúben Cardoso
Quem o ouve falar em "vários" até parece que em 20, marcou 10 em fora-de-jogo… marcou, em TODA A ÉPOCA, 3 golos em fora-de-jogo, 2 do Montero, 1 do Rojo (isto para o campeonato, porque o Montero marcou um golo em offside contra o Alba). É esta a amostra em que os benfiquistas se resguardam para dizer que também fomos beneficiados?
MosqueteiroSLB
Subscrevo
Jeremy
É obvio que o Sporting tem sido o mais prejudicado, o Benfica tem sido várias vezes beneficiado mas não temos culpa dos arbitros serem fracos, estamos em primeiro por mérito próprio.
Ricardo Ricard
Oh meu amigo…Eu não estou a dizer que foram 20 ou 50 foras de jogo,nem estou a dizer que o Sporting foi mais beneficiado do que prejudicado…Eu estou a dizer que o Sporting marcou vários golos em fora de jogo,que neste caso são 3+1,num curto espaço de tempo e que nessa altura ninguém ouviu o Sporting queixar-se da arbitragem ou ouviu dizer que o Sporting queria mudar alguma coisa. Custa muito perceber?
a4necron
O Sporting foi um clube que durante os últimos meses promoveu o debate e apresentou, concorde-se com o teor das mesmas ou não, propostas para a melhoria do futebol em Portugal -FACTO.
Serviu para alguma coisa? Alguém dúvida que só com meios audiovisuais se promove a justiça e restora a credibilidade do futebol português? E o sorteio direto ou condicionado dos árbitos tb não agrada a alguns? Quem é contra estas medidas não quer a melhoria do futebol em Portugal apenas quer reservar o 1º ou o 2º lugar e desvalorizar os clubes formadores – FACTO.
Alexandre
O Ricardo Ricard é o mais faccioso que anda aqui.
Consegue dizer que o Sporting esta época foi mais beneficiado que prejudicado.
Recomenda-se o uso de óculos menos vermelhos.
Anónimo
Alexandre, acho que tu é que precisas de oculos, ora vai la ler melhor…
Joao
Alexandre
Porque é que o Ricardo Ricard não fala do jogo contra o Estoril? do fora de jogo ao Bruno Lopes
quando este seguia isolado (isto ainda na 1ª parte)? e a entrada do caceteiro maxi pereira que era para vermelho? e do penalty e segundo amarelo ao fejsa?
Acho engraçado só falarem no lance do lima, que de facto foi mal assinalado, com estes lances todos.
Mas olha, não se preocupem, Manuel Mota (benfiquista assumido) vai apitar o jogo do CDNxSLB, parabéns!
Anónimo
ricardo e quem é que se queixava nessa altura lembras te?
MDC
Anónimo
Ricardo Ricard, aqui a questão não é se marcou em fora de jogo ou se era falta antes do golo. É sabido que em todos os jogos existem casos que beneficiam/prejudicam todas as equipas (mas umas são mais beneficiadas que outras, por normas os ditos grandes são mais beneficiados). No entanto, o SCP tem sido gravemente prejudicado este ano (já nem falo em anos anteriores para não trazer mais lenha para a fogueira). O que se deve avaliar aqui é os lances que influenciam ou não diretamente o resultado. O Sporting até pode ter mais penaltis a favor, e qual é o mal? Desde que tenham sido bem assinalados. Agora existem factos que indicam prejuízo para o Sporting em grande parte dos jogos em lances que influenciam o resultado final ou seja perca de pontos para o Sporting. Se existe com o SLB ou FCP ou outros clubes, claro que existem, mas com o SCP tem sido de mais. E o 2ºlugar vai ser do FCP por este caminho…
Saudações Desportivas,
CG
Anónimo
Mas vocês não percebem que ninguem esta a dizer que o Sporting nao é o mais prejudicado??
Ele só esta a dizer que quando o Sporting foi benefeciado(neste caso com os golos em fora de jogo do Montero), o BdC, que agora critica, não veio criticar por estarem a beneficiar o Sporting…
E antes de virem feitos fanáticos dizerem que os outros tambem nao criticam quando são beneficiados, sim é verdade, normalmente quem fala da arbitragem so fala quando é prejudicado, mas este ano os Sportinguistas e o BdC já chateiam de tanto choro…
Joao
Anónimo
Não é choro João. É revolta. É ser roubado nestes últimos jogos sucessivamente. Como os adeptos do teu clube estão em 1º mesmo que sejam roubados no próximo jogo secalhar n vão dizer nd não é??? Existem lances que tem influência direto nos resultados finais dos jogos o que se traduz na perda de pontos. Mesmo não estando a jogar tão bem como no início da época, o Sporting tem jogado o suficiente para ganhar. É um sistema que tem funcionado mt bem e então desde que o Eusébio morreu é quase um obrigação dar o título ao Benfica para poder homenagear..ehehehhe… Mas pronto pelo que leio aqui, o Bruno de Carvalho deve manter se calado SEMPRE mesmo sendo prejudicado nos jogos para que os adeptos dos restantes clubes não fiquem chateados de tanto ouvir o homem falar em verdades
CG
Rúben Cardoso
Então mas espera lá, estamos a acusar o Bruno de Carvalho de incoerência? Tem graça, deve ser o único.
João Carvalho
Esqueçam lá isso, os benfiquistas acham que o roubo ao belenenses é desculpável pelo jogo da primeira volta, 'é a paga' vi eu em muitos blogs, e quando assim é… O sporting falar de arbitragens é choro, criar um vídeo com todos os lances de prejuízo e mostra-los numa conferencia de imprensa é verdade desportiva…. Já agora, andarem 3 anos a queixar-se do golo do maicon é o que senão choro?
Ricardo Ricard
Não vale a pena…Não sabem ler e ainda mandam os outros usar óculos…
Vou tentar explicar mais uma vez…Eu não disse que o Sporting era mais beneficiado do que prejudicado,eu nem sequer falei disso e nada disso interessa para o assunto. A minha resposta foi que o Sporting é exatamente como os outros clubes todos,quando são beneficiados está tudo bem,quando são prejudicados é o fim do mundo em cuecas. Dizer que só o Sporting e mais dois ou três clube é que querem mudar alguma coisa é ridículo…
Rúben Cardoso
Em termos meramente práticos, e pelo que se passa ao dia de hoje, só há 3 clubes interessados em mudar: Sporting, Benfica e Marítimo.
Anónimo
Mas o Benfica controla o que? Se o Benfica controlasse alguma coisa ganhava 2 em 10 ? Mas era suposto nós já nos termos esquecido do apito dourado e ficarmos calados quando colam o Benfica ao porto? Até ver, eu lembro-me de ouvir como se pagavam/pagam a árbitros, como se oferecem viagens ao Brasil, como se oferece café com leite e chocolatinhos. Até ver… eu ainda me lembro que um alto dirigente do agora ofendido (nada ofendido no inicio da época) sporting está a contas com um caso onde parece que pôs dinheiro na conta de um arbitro. Haja noção.
JR
Euclides!
O Sporting pretender mudar o futebol em Portugal não é uma questão despoletada pelas questões de arbitragem desta época, fazia parte do programa de Bruno de Carvalho quando concorreu as eleições, ele comprometeu-se nessa altura a apresentar medidas e tentar fazer tudo o possível para alterar o panorama actual na qual não é novidade para ninguém que o Sporting sai comido por interesses obscuros
quanto as reclamações dos fanáticos benfiquistas por aqui anda, só papa a diarreia, quem quer…
se estas pessoas não conseguem ter nível de intelecto suficiente para ver o que está bem e o que está mal, então estas pessoas estão-se nas tintas para a corrupção, apenas querem ganhar, dê por onde der, e se alguém for vitima de corrupção são "chorões, ou calimeros e está tudo ok, porque o Montero marcou 1 golo em off-side contra o Olhanense e outro contra o Benfica (que escândalo…)
enfim
MosqueteiroSLB
ainda bem que ha alguem que nao sabe pensar pela sua cabecinha e mete-se a fazer comentarios usando o meu nick. quando nao ha argumentos para rebater, faz-se isso, a ver se ganham razao.
quanto a essa de so o sporting querer mudar… o sporting tentou fazer alguma coisa quando foi beneficiado? nem apareciam.
da ultima vez, o lfv disse que o futebol portugues passava pelo benfica e pelo sporting. passa o fim-de-semana, e o benfica leva com ataques do presidente do sporting e companhia a dizer que somos muito mais beneficiados que o sporting. depois admiram-se se o benfica nao se juntar. alem disso, o benfica foi a reuniao deste presidente.
agora, onde e que o BdC tenta mudar o futebol portugues? ele tenta defender os interesses do sporting. ele nao quer saber do futebol.
João Monteiro
e será que o setubal foi menos prejudicado que o sporting?
Rúben Cardoso
Ai o Bruno de Carvalho não esteve na reunião?
CRF
Nuno Ranito, é um dos leitores/participantes do VM que mais prezo em ler. Infelizmente o futebol português, à semelhança de muitas outras coisas em Portugal, é completamente opaco, e salvo um ou outro jogo, o protagonismo vai sempre para os erros de arbitragem.
Toda a estrutura do futebol dito profissional em Portugal é uma autêntica palhaçada, a começar pela presidência dos clubes.
Pergunto eu, dos presidentes da 1ª liga quantos são verdadeiramente presidentes dos seus clubes, e quantos são VP/assessores de um poder reinante?! Muito poucos..
touny71
Os ditos "jogos menores " da liga são os com que melhor horário para o público, isto porque movimentam menos interesse junto da OliveDesportos.. Enquanto o futebol português estiver subjugado a interesses económicos e não se focar no adepto comum, e no jogo sem os casos que permitem a existência de 253839 programas ditos "desportivos" (que para além de apenas falarem dos 3 grandes, preferem destacar o erro do fiscal de linha que o fantástico pormenor de certo jogador).
E agora com a nova lei das apostas desportivas há uma nova corrida desenfreada à liderança da liga de clubes.
Gosto pouco de falar dos assuntos q giram à volta do futebol jogado.dentro das 4 linhas, mas em Portugal fica difícil não o fazer.
Flávio Trindade
Excelente post!
É um facto que a Liga (e não é de agora) não é mais do que um feudo de poder que por norma é controlado pelos grandes clubes conforme os interesses que lhes servem. Ultimamente esse controlo tem sido exercido pelo FCP, com a intromissão do Benfica aqui e ali e com o Sporting a lavar as mãos (as célebres abstenções). Hoje, Benfica e Sporting estão lado a lado contra o Porto e restante séquito.
Contudo seja quem for que o controle, os problemas mantêm-se inalterados.
Direitos televisivos: os clubes continuam reféns da Olivedesportos e enquanto assim for não há negociação colectiva que resista. O Benfica conseguiu dar uma pedrada no charco ( e bem ), e o sucesso da Benfica TV (que só alguém muito míope poderá não querer ver é sintomático); Até António Oliveira (irmão do verdadeiro dono do futebol português) já o disse com todas as letras. Ou seja, a negociação colectiva não é mais que uma miragem.
Arbitragem: Que os árbitros têm pouca qualidade já se sabe, mas todo o sistema instaurado não só não os protege como intensifica essa falta de qualidade e essa desprotecção. Os cancros chamam-se observadores (que ninguém conhece quem são, como o fazem, e quais os critérios que usam) que manipulam classificações para que sirvam os interesses dos seus verdadeiros empregadores…
A arbitragem terá sempre que funcionar de forma autónoma, fora da Liga, e com critérios de classificação claros e públicos. Mas isto será também uma miragem.
Competitividade da Liga: Sou dos poucos a achar que o número actual de equipas é o mais indicado. Os clubes portugueses, desde que a Liga passou para 16 clubes, ganhou força internacional, não só reflectido na classificação da Liga no ranking (5º lugar cada vez mais perto do 4º), como nas prestações dos clubes nas provas europeias (tem sido sistemáticas as presenças de clubes portugueses nas fases mais adiantadas das provas europeias).
A Taça da Liga acho uma boa ideia, com más regras.
Para melhorar a competitividade só trazendo mais gente aos estádios, e isso pressupõe ter bilhetes a preços condizentes com a realidade portuguesa, e colocando os jogos em horários mais familiares. Jogar a uma segunda à noite é afastar público.
No entanto e como fui dizendo, tudo isto não é mais que uma miragem, porque o poder está centrado em duas ou três pessoas, que manipulam o futebol a seu bel-prazer. (experimente-se limitar o número de jogadores emprestados pelos mesmos clubes, e limitar o número de estrangeiros na Liga e veremos certamente mudanças nos apoios a A ou a B).
a4necron
O sporting apresentou propostas para a melhoria do futebol em portugal e promoveu o debate entre os clubes. Isso é quere ir para o poleiro? Alguém duvida que sem a introdução do sorteio de árbitos direto ou condicionado e a introdução de meios audiovisuais não existe moralização e credibilização do negócio e desporto futebol português? Porque é que alguns não querem? há que ter o retorno garantido não é? Eliminar a subjetividade e o fator aleatório do desporto não é? Resultado= Viciação, desinteresse das massas (algumas), maior disponibilidade para atacar outras competições (europeias nomeadamente), maior capacidade para subalternizar e aliciar jovens promessas e valorizar ativos que em outros campeonatos são flops. Enfim a máquina está bem montada e demorou muitos anos a olear, só estamos a ver uma passagem de testemunho do feiticeiro para o aprendiz mais nada e quem quer transparência e sã competitividade para que ganhe o melhor (ex: NBA, NHL, NFL – temos muito a aprender com os americanos sobre desporto pelo menos), clama no deserto contra ventos e tempestades, assim vai Portugal lembrando apenas que a culpa da nossa situação política e económica não é do futebol como muitos advogam este é apenas o espelho de uma sociedade e uma mentalidade que desde 1578 não é a nossa.
Rui Miguel Ribeiro
Bom texto. Toca nas múltiplas feridas do futebol português e evita pessoalizar ("clubilizar") muito para evitar mais polémicas do tipo que o próprio texto descreve. Nesse último aspecto não foi bem sucedido, mas a responsabilidade é dos leitores, não do autor.
Miguel R.
Problemas do futebol português:
Em primeiro lugar, as pessoas que fazem parte do próprio espectáculo. Os dirigentes mostram-se mais preocupados em discutir e pressionar arbitragens do que em gerir o próprio clube e perceber, dentro das suas competências, o que fazer para que as suas equipas melhorem. Preocupam-se muito mais com guerrinhas particulares que só servem para alimentar o ego, depois admiram-se quando o clube aparece em sub-rendimento e afasta adeptos e simpatizantes do próprio espectáculo desportivo. Exemplo disso mesmo é o presidente do meu clube que ao longo dos anos sempre se dedicou apaixonadamente a estas causas. Quem me dera que se tivesse dedicado este ano à gestão desportiva, certamente que dessa forma esta temporada não teria ficado marcada por uma gestão anedótica do plantel no mercado de transferências e a manutenção até Março deste ano de um treinador que sempre pareceu pouco preparado para o lugar que desempenhava.
As arbitragens.
Não as considero particularmente tendenciosas, na minha opinião são más, péssimas. Exemplo disso foi o Vitória-Sporting, onde o árbitro fartou-se de meter água para os dois lados. Proceder à escolha dos árbitros por sorteio é solução? Por agora, não. Existe uma discrepância de qualidade tão grande entre os árbitros que tal solução seria absurda. Se forem adiante com a profissionalização dos mesmos, aí sim concordo. Para haver um sorteio justo para todos os clubes os juízes têm de estar todos ao mesmo nível.
Outro absurdo é a avaliação dos mesmos por parte dos observadores. O futebol em Portugal é um espectáculo altamente mediático, as partidas são acompanhadas por milhões de espectadores…pergunto eu, porquê esconder algo que está à vista de todos? Faz sentido, por exemplo, esconder o relatório do árbitro do Vitória-Sporting se é óbvio que fez um péssimo trabalho?
Em terceiro lugar, a própria liga.
Os horários dos jogos são uma piada seca. Não podem pedir a um adepto que saia de um estádio por volta das 23h num domingo, adepto esse que tem ainda de se deslocar do estádio até à sua casa, chega por volta da meia-noite (na melhor das hipóteses)…dorme umas horas e levanta-se às 7h de segunda-feira para trabalhar.
Há que atrair novos simpatizantes, especialmente os mais jovens, que serão dentro de uns anos os principais consumidores deste espectáculo desportivo. Para que tal aconteça, é importante alterar o horário.
Na minha opinião, a solução mais adequada seria iniciar os jogos entre as 14h e as 17h. A maior parte das partidas da jornada começariam a partir das 14h e os grandes jogavam perto das 17h.
Além de ser um horário bastante melhor para quem vai ao estádio, sê-lo ia também para quem assiste na televisão.
Direitos televisivos.
É inacreditável que não haja um único jogo da Liga transmitido por um canal generalista. Estamos a transformar o futebol num desporto de elites, só ao alcance de alguns…isso é tudo o que o futebol não é.
Também não concordo com as transmissões de canais dos clubes, como a Benfica TV. Se FCP e Sporting seguirem o mesmo caminho, teremos de pagar 3 mensalidades para assistirmos às partidas? E se todas as equipas da primeira liga seguirem o mesmo exemplo, vamos pagar 16 mensalidades?
Finalmente, a promoção do produto Liga é terrível.
Aqui há tempos estava a ver o programa da Bundesliga na Sporttv onde fazem a previsão de todos os jogos da jornada, com recurso a conteúdos exclusivos como sejam entrevistas com treinadores e jogadores das equipas. No final do programa, fiquei com vontade de ver um Hertha-Freiburg, jogo que francamente não me interessava de todo. Porquê? Porque fizeram um trabalho óptimo na promoção do jogo.
Em Portugal é possível fazê-lo. Temos óptimas equipas, jogadores de qualidade e dos melhores treinadores da Europa.
O melhor jogador do Mundo é português. Um dos melhores treinadores do Mundo é português. Época após época exportamos jogadores para as melhores equipas do Mundo. Se eu fosse estrangeiro teria enorme curiosidade em acompanhar a liga portuguesa. O problema é que nós não sabemos vender o nosso produto.
Joel
Miguel R.
Se o SLB; FCP e SCP por alguma razão começassem todos a exibir os seus jogos nos seus próprios canais os outros clubes fechavam ou ficariam 100 vezes mais fraco, pois a SPTV deixava de pagar 2 ou 3 milhoes ano que paga aos clubes todos. Sem essa fonte de rendimento os clubes fechariam portas ou passavam a amadores.
Pior ainda seria vincularem-se aos canais dos clubes, havendo assim uma promiscuidade ainda maior, aonde um clube estaria dependente do sucesso economico de outro para conseguir atingir as receitas necessárias para fazer face ás suas obrigaçoes e manter o seu nivel competitivo.
miguelz
Exactamente, este caminho não é viável nem na perspectiva do adepto nem tão pouco dos clubes. É essencial proteger tanto as expectativas dos clubes em obter rendimento dos direitos desportivos como a expectativa do adepto em ter acesso às transmissões.
É importante também o último ponto; os clubes não se devem vincular a esses canais, sob pena de aumentarem as suspeitas no âmbito da tão badalada "verdade desportiva". Se o objectivo é competir com a Sporttv, o canal deve ser independente de qualquer clube, a meu ver.
G
Na sequência do texto …faz sentido que um arbitro que tem litígios com um clube, que publicamente ofende o então presidente desse mesmo clube, que fez este ano péssimas arbitragens (exp. Viseu conforme este blog mostrou), seja nomeado para o SCP-FCP? onde anda o bom senso? quais os critérios para a sua nomeação? que podridão…..
Sakui
Manuel Figueiredo sai acima de tudo porque enganou os clubes que o elegeram, isto é grande parte dos denominados clubes pequenos foram atras dele com umas ideias que depois chegando lá foi o que se viu o que deixou os mesmos revoltados … resto fait divers dos 3 grandes vão haver sempre
Cinzel
1. Um excelente artigo que retrata na perfeição a situação atual do Futebol Português.
2. Com boas ou más decisões, a verdade é que a entrada de Bruno de Carvalho na presidência do Sporting CP deu uma lufada de ar fresco ao Futebol. A podridão dos dirigentes (à semelhança das viciações dos cargos na política) levam sempre a mais do mesmo. Urge a entrada de mais gente nova no Futebol, em cargos de liderança com novas ideias, sem vícios de antecessores, com vontade de mudar o que está mal, com capacidade de assumir as responsabilidades dos resultados aceitando a derrota com dignidade, sem recorrer a esquemas para a vitória a todo o custo.
3. Ao autor do artigo, que continue a proporcionar textos de grande qualidade.
Rabensandratana
Este texto só sintetiza que os 3 grandes do futebol português querem o chamado poleiro.
Estão-se a marimbar para os restantes clubes portugueses, querem é ganhar a todo o custo e de preferência com pessoas das suas lides na presidência dos órgãos mais importantes sejam eles da Liga ou da própria Federação.
O resto é conversa para português ouvir!!!
Kafka
Plenamente e acordo contigo.
Anónimo
Totalmente de acordo, mas também verdade seja dita, o Bruno Carvalho tem toda razão, pelo que ele diz o Pinto da Costa sempre que da um geito de prejudicar o Sporting, citando também um filme, Scarface, "Say hello to my little friend", neste caso o friend são os arbitros que prejudicam o Sporting.
Jose Lopes
Nuno
o post mais pertinente e incisivo que li nos últimos tempos, em poucas palavras quase que se resume a tremenda brincadeira em que se tornou o nosso futebol. Os meus parabéns.