Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Frente-a-Frente – Benfica vs Sporting: Qual o melhor XI?

Esta semana vamos ter um dérbi entre Benfica e Sporting já com contornos de decisivo. As águias sabem que em caso de derrota ficam praticamente arredadas da luta pelo título, os leões também percebem que se perderem colocam-se numa posição delicada, até por o FC Porto ainda só ter perdido 2 pontos. Em termos de momento, as duas equipas chegam numa boa fase. Mourinho, que nunca perdeu contra os verde e brancos, sacudiu um bocado a pressão com as últimas duas vitórias. Borges, por sua vez, parece ter a equipa em ponto de rebuçado. Individualmente é que faltam alguns elementos, Lukebakio nos anfitriões, Debast e Ioannidis nos visitantes, além de Pote ainda não estar a 100%. Com isto, deixamos o desafio aos leitores de escolherem o melhor jogador por posição do possível XI.

Loading…
poll-maker.com

33 Comentários

  • BabaYaga
    Posted Dezembro 5, 2025 at 11:22 am

    Trubin :D :D :D
    Prestianni :D :D :D
    Mas pronto é assim…

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Dezembro 4, 2025 at 11:56 pm

    Vim agora do futuro e queria só dizer que o Barreiro mandou um grande abraço.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 4, 2025 at 10:49 am

    Antes de mais, há 2 erros, um factual e dois perceptual. Otamendi joga à esquerda, teria que competir contra Inácio, sobrando António Silva contra Diamondé, poderia levar a outros resultados, principalmente no central do lado esquerdo.
    Os outros é que acho que jogará Morita e não Simões (apenas 1 vez titular no campeonato), pelo que deveria ser o japonês a aparecer na votação. E no Benfica, Mourinho tem jogado com Aursnes, Barreiros e Sudakov nestes jogos, não vejo Prestiani a ser titular pelo passado recente, pelo que Quenda com Aursnes também poderia ter outros resultados na votação.

    Olhando para os meus gostos pessoais:
    Na baliza Rui Silva. Acho Trubin melhor guarda-redes quando engata (por pouco) mas também acho que dá mais fífias quando não está nesse mood, pelo que opto pela segurança de Rui Silva, muito mais regular que o seu concorrente.

    Na defesa, ignorando momentos de forma, os meus centrais preferidos são Diamondé e Araújo, contudo, como ambos jogam pela direita e à esquerda a preferência é Inácio, escolheria Diamondé pela complementaridade. Maxi Araújo já falei dele e do jogador que se tornou, é uma escolha óbvia para mim. Na direita não tenho preferência e até preferia que fosse o Aursnes a jogar aqui.

    No meio campo, Hjulmand e Morita. Acho que Rios poderia ser uma alternativa ao Nipónico mas ainda não vi metade do que falavam dele do Palmeiras e da Colômbia, pelo que para já volto a votar na segurança.

    Na frente, Pote e Trincão são para mim consensuais. Pela regularidade de um, pelo poder de finalização de outro, são alguém que quereria sempre na equipa onde estivesse. O nome em falta é um que raramente tem votação mas que aparece sempre neste tipo de jogos: Catamo. Não acho que seja um desequilibrador como os restantes mas havendo espaço é fortíssimo a atacá-lo, criando várias penetrações que geram oportunidades de golo. Ainda na época passada acho que marcou a Porto e Benfica.

    Na frente, Pavlidis. Novamente já falei várias vezes dele como o melhor avançado a jogar de costas para a baliza e é mais eficiente em frente dela que o seu concorrente. Com os devidos paralelismos, Suaréz é um mini Pavlidis no estilo.

  • Luke Skywalker
    Posted Dezembro 3, 2025 at 10:47 pm

    Só para destacar que as votações neste novo modelo do site ficaram muito melhor. Por outro lado, a publicidade ficou pior. Se puderem fazer algo para aprimorar isso, melhor ainda.

  • 20324AC10
    Posted Dezembro 3, 2025 at 9:49 pm

    É importante ter em conta que nesta fase é mais fácil ser jogador de uma equipa como o Sporting, o Benfica está uma desgraça. Não existe ideia de jogo nem rotina. Mourinho é um acabado.
    Sendo assim, avaliando jogador a jogador pensando qual daria maior rendimento desportivo individualmente e ignorando as escolhas de confronto do VM, escolho: Trubin, Dedic, Otamendi, Diomandé, Maxi, Hjulmand, Ríos, Sudakov, Trincão, Quenda, Pavlidis.

  • Cossery
    Posted Dezembro 3, 2025 at 9:21 pm

    Ou seja, segundo as votações, o Benfica apenas é melhor em quatro posição e todas elas são as que estão mais próximas na votação.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 3, 2025 at 3:02 pm

    Trubin, Tomás Araujo, Diomande, Inácio, Maxi, Hjulmand, Aursnes, Quenda, Trincão, Pote, Pavlidis. Rui Borges como treinador usando o seu sistema atual.

    O Sudakov tem potencial para vir a tirar o lugar ao Pote ou ao Trincão mas não neste momento.

  • Jeco Baleiro
    Posted Dezembro 3, 2025 at 2:44 pm

    Dedic, Inácio, Maxi, Hjulmand, Pote, Trincão e Quenda são óbvios.

    Das restantes 4 posições não concordo com a discrepância no duelo Otamendi/Diomande. Questões estritamente técnicas aparte, neste tipo de jogos é onde o campeão do mundo argentino mais sobressai: duelos, garra, picardia, liderança, jogo aéreo. Os erros que comete são quase estritamente nos chamados “jogos pequenos” (daquilo que posso observar) pode ter “jogos grandes” menos conseguidos mas por norma é o farol nestes clássicos.

    Rios/João Simões: muita rotação a uma evolução na posição assinalável para o jovem algarvio mas, mais uma vez, pegando no contexto específico do jogo, parece-me ser neste tipo de jogos que o colombiano mais sobressai (Chelsea e Porto por exemplo).

    As maiores dúvidas são nas extremidades, baliza e PL. Trubin não tem demonstrado superioridade face a Rui Silva (pelo contrário até) e entre Pavlidis e Suárez é muito difícil a escolha, aqui acho que cada um escolhe o da sua cor. Dão muito ao jogo, quer tecnica quer taticamente, porém o grego tem a vantagem de ser mais eficaz (Suárez desperdiça demasiado).

    Posto isto, acho que pouco interessa e que será, ao contrário do que certamente os treinadores quererão passar, um derby completamente decisivo. A vitória mantém ambos na corrida, a derrota (principalmente para o Benfica) deixa um cenário de afastamento do título até por se perceber nesta fase que o Porto irá deixar cair muitos poucos pontos (e golos) no campeonato. Uma diferença de 6 e/ou 9 pontos, mesmo que em dezembro, deixa já uma grande montanha para subir. O empate também não agrada a nenhum dos dois.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Dezembro 3, 2025 at 5:10 pm

      É injusto colocar o Aursnes contra o Pote, mas é o que é.

      Eu gostava era que fosse um jogo sem golpes baixos. Acho que ambas as equipas conseguem valer sem isso.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Dezembro 3, 2025 at 2:36 pm

    Que caneco, nunca tinha votado em tantos jogadores do Sporting. E alguns dos que não escolhi foi por um danoninho.
    O Benfica não tem meio campo. O meio campo é tudo.

  • Bruno Cunha
    Posted Dezembro 3, 2025 at 12:29 pm

    Não deviam obrigar ninguém a escolher entre Suarez e Pavlidis.

    Votei Inácio porque acho que está a fazer uma grande época, mas deixa me triste a discrepância entre ele e o António em votos. Não acho que essa diferença exista assim mas o Tone está completamente queimado entre adeptos benfiquistas.

  • Nickles
    Posted Dezembro 3, 2025 at 12:05 pm

    Trubin, Dedic, Otamendi, Tomás Araujo, Maxi Araujo (caso o Neto não suba já a A), Hjulmand, Ríos, Aursnes, Sudakov, Trincão e Pavlidis. Prevejo um 2-0 para o Benfica

    • SportingFan1906
      Posted Dezembro 3, 2025 at 6:25 pm

      Discordo com o Maxi, o Hjulmand e o Trincão. O resto concordo.

    • brunosilva
      Posted Dezembro 3, 2025 at 4:04 pm

      Nickles, sendo assim, o Sporting CP nem deveria se deslocar ao Estádio da Luz, nem sei como a equipa do SLB não tem 10 pontos há mais do que o Sporting CP.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Dezembro 3, 2025 at 11:22 am

    A favor do Sporting joga o facto do treinador estar lá há mais tempo, com uma equipa muito rotinada, onde os atletas do 11 já lá estão há algum tempo e onde apenas o avançado é novo. Mas mesmo sendo novo no clube é um homem feito e isso ajuda.
    No Benfica o meio campo soluça, Enzo e Rios ainda não encontraram a sintonia e talvez não encontrem porque na maioria dos jogos é pedido ao Benfica para dominar o jogo e o atleta que veio do Palmeiras tem mostrado pouco acerto com a bola no momento da decisão e técnica de passe.
    João Mário por exemplo daria hoje muito jeito porque era fortíssimo no primeiro toque, fortíssimo a lidar com a pressão individual do adversário, não passava à queima para os companheiros. Mas hey como eu me lembro de ver era assobiado mesmo quando jogava bem, é mais um daqueles casos onde o lado borderline do Benfica vem ao de cima. Coitado do atleta.
    O Sporting tem um grupo mais equilibrado de jogadores fruto da boa política de contratações e Rui Borges tem trabalhado bem.
    Morita é capaz de ser titular e em condições normais a dupla Morita Hjulmand é a melhor do campeonato.
    Fresneda defende, Dedic ataca. São diferentes.
    Rios tem neste jogo uma oportunidade de mostrar que em partidas divididas é uma arma de grande utilidade.
    Se o mister vencer este jogo o Benfica diz presente. Uma derrota já é complicado especialmente se o Sporting der banho de bola. Tudo joga contra o mister e espero que corra bem 🍀
    Responder agora ao Stravinsky.
    Eu falo nos 4 defesas no United porque quando tens Shaw e Lisandro tens dois nomes que sabem fazer a lateral esquerda de uma forma clássica, com bom toque de bola e sem necessidade de fazer piscinas. Se a isso juntarmos Dalot na direita é o mesmo. Se pensarmos que Maguire e Ligt são dois tanques que funcionam melhor numa dupla também clássica então seria bom treinar as bolas paradas como deve ser porque são duas armas muito fortes.
    Bruno Fernandes está é bem perto da área, por isso daqui podemos ver que numa dupla de meio campo ele perde coisas.
    Ou seja, eu não falei nos 4 defesas por falar eu conheço muito bem o nosso plantel porque sou adepto e vejo que esta é a solução melhor.
    O que ganhamos nós com Dalot a ala esquerdo? O homem tem as características de um Cancelo? Não.
    Amad na ala direita é uma solução puramente ofensiva e isso comporta muitos riscos.
    O esquema de 3 de Amorim tem trazido coisas bizarras à equipa portanto eu acho que uma experiência a 4 defesas seria interessante.
    Não digo por dizer.
    E acho que sim em caso de insucesso as pessoas pedem mudanças sistema se virem jogadores para isso.
    Bastaria por exemplo Kiwior estar no Benfica para a malta pedir 3 centrais no Benfica porque o polaco joga muito e porque por exemplo Araújo tem pés para jogar descaído à direita ou mesmo António Silva. Otamendi no meio a liderar e Dahl e Dedic mais livres.
    Mero exemplo.
    Amorim só joga com 3 centrais e isso é limitação.
    Paciência. Acontece.
    Obviamente os que comem muito queijo vão estar muito esquecidos da conversa que os bons treinadores são aqueles que também se adaptam aos planteis.
    Tão esquecidos.
    Hey o meu conselho aos outros é que protejam esse vosso queijo 🧀, 4 correntes à volta disso e um pitbull à porta pela vossa saúde.

    • Miguel Lopes
      Posted Dezembro 4, 2025 at 12:24 am

      Para mim, o Amorim devia jogar com os 3 centrais, mas com o de Ligt no meio, na esquerda o Lisandro e na direita, o Dalot (parece-me ser a melhor posição para ele, central direito e não a central/ala esquerdo).
      A equipa jogava no 3x5x2
      Lammens
      Lisandro * de Ligt * Dalot
      Diallo * Mainoo (Mount) * Casemiro (Ugarte)* Bruno * Dorgu
      Mbeumo (Joshua) * Matheus (Sesko)
      .

    • Mantorras
      Posted Dezembro 3, 2025 at 12:15 pm

      Se nem com o Everton com menos um e a perder, em casa, retirou um central, acho que podemos assumir que nao o fara.

  • Kacal
    Posted Dezembro 3, 2025 at 11:07 am

    Votei Trubin (Rui Silva é um bom GR mas o Ucraniano também tendo um “teto” bem maior), Dedic (Fresneda cumpre por vezes mas aqui nem há discussão), Diomande (pelo perfil de líder de Otamendi podia escolher mas Diomande é o melhor central da Liga), Gonçalo Inácio (gosto de ambos e acho que ainda podem dar mais e tardam e explodir de vez, mas pela saida de bola e passe aposto no Inácio), Maxi (fácil o melhor da Liga na posição), Hjulmand (Enzo tem qualidade, mas o Dinamarquês é um lider e um pilar desta Liga naquela posição, um dos melhores cá), João Simões (o miúdo joga muito e tem bastante potencial, Rios não tem convencido pelo que custou e naquela posição de #8 vou por ele), Pote (Aursnes não sabe jogar mal e é muito competente em vários aspectos, mas Pote tem outra qualidade a meu ver e depois tem imenso golo, pode decidir um jogo), Trincão (Sudakov tem imenso potencial mas está em estreia na Liga, Trincão por vezes decide este tipo de jogos e tem um rendimento altissimo nas épocas recentes, mais jogador no momento), Quenda (tanto ele como Prestianni têm bastante potencial mas o Argentino ainda procura afirmação e o Quenda está em forma) e Pavlidis (aqui foi onde tive mais duvidas, confesso… ambos com números identicos a disputar a liderança dos melhores marcadores, ambos decisivos, ambos fortes no jogo com bola e no apoio, qualquer um podia ter sido escolhido a meu ver mas acho que Pavlidis é um pouco mais sólido e como escolhi imensos do Sporting vou pelo Grego para equilibrar). De resto vou Rui Borges pelo bom trabalho que tem feito esta época e já na anterior tinha sido campeão. No momento merece a distinção!

  • Mantorras
    Posted Dezembro 3, 2025 at 10:34 am

    Trubin, Dedic, Diomande, Inacio, Maxi, Hjulmand, Rios, Pote, Trincao, Quenda e Pavlidis.

  • MuchoG
    Posted Dezembro 3, 2025 at 10:33 am

    Trubin, Dedic, Diomande, Inácio, Araújo, Hjulmand, Ríos, Pote, Trincão, Quenda, Pavlidis

    Não surpreende, o Sporting tem sido a equipa a praticar o melhor futebol em Portugal recentemente e tem um núcleo formado, tudo o que não acontece no Benfica. E o Morita a 100% também entraria neste 11 em vez do Ríos, Enzo ou João Simões.

    Mas pronto, derby é derby, costumam ser imprevisíveis e quase jogados num vácuo, ignorando grande parte do contexto em que está a ser jogado. É a única “esperança” do Benfica porque com o que ambas equipas andam a mostrar, é notório que não estão ao mesmo nível.

  • Stravinsky
    Posted Dezembro 3, 2025 at 10:06 am

    As únicas posições em que sinto que o Sporting é efetivamente melhor são Maxi, Hjulmand e Trincão (este agora, porque é a época de estreia de Sudakov e ainda está em adaptação).
    Fora isso ou é ela por ela ou o Benfica é melhor. Exemplo: Diomande é grande jogador mas a capacidade de liderança de Otamendi é brutal. Nestes jogos isso vale muito.
    *
    Mourinho nunca perdeu com o Sporting e tenho sérias dúvidas que isso aconteça na sexta. Até acredito que possamos fazer um jogo competente, mas o Benfica tem jogadores de nível intrínseco mais alto. Basta ligarem o chip durante 5min no final para levarem do jogo o que querem.

    • 20324AC10
      Posted Dezembro 3, 2025 at 9:37 pm

      Diria que o Quenda jogaria facilmente em qualquer ala na equipa do Benfica.

    • SportingFan1906
      Posted Dezembro 3, 2025 at 6:22 pm

      Comentário à Stravinsky, absurdo

      • 20324AC10
        Posted Dezembro 3, 2025 at 9:35 pm

        Não lambeu a equipa do Sporting já é absurdo. Sportinguistas modestos há poucos mas existem.

        • Luke Skywalker
          Posted Dezembro 3, 2025 at 10:41 pm

          Se conhecesse o user em questão, percebia perfeitamente o porquê do user a que respondeu ter dito o que disse. A votação, aliás, ajuda a “comprovar” o porquê daquele ter sido um comentário “à moda do Stravinsky”.

          Nota geral: curiosamente, o próprio apoia Sporting, Arsenal e Barcelona, sendo que os 3 estão em primeiro lugar dos campeonatos, atualmente. Ele já diz o que diz dessas equipas, imaginem se não estivessem tão bem 😅

    • mateus77
      Posted Dezembro 3, 2025 at 3:18 pm

      Se formos olhar para o apresentado nesta época, olhando para performance atual o Sporting só perde de forma clara na baliza.
      Centrais – a época da dupla do Sporting é mais consciente que a do Benfica, só na última jornada o otamendi meteu a equipa em apuros com o erro colossal no golo do nacional, não sendo um caso isolado. O próprio António silva tem estado aquém ao ponto de já ter perdido a posição em alguns jogos e o seu sucessor não fez muito melhor.
      Laterais : maxi é neste momento o melhor lateral da liga, nem há discussão. Dahl e fresneda? Ambos muito parecidos, são melhores no processo defensivo e aqui não vejo nenhum muito a cima do outro. Empate técnico.
      Meio campo – não há debate sequer com o morten, rios? Neste momento tem sido um flop, João Simões tem estado melhor.
      Ataque : a única discussão possível seria entre o plavidis e suarez, são ambos muito bons e aqui é apenas uma opção de gosto.
      Não tenho memória da última vez que houve tanto desequilíbrio numa votação como esta entre ambas as equipas, nem parece que o Benfica fez um investimento de quase 100 milhões de euros

    • Mantorras
      Posted Dezembro 3, 2025 at 12:18 pm

      Ja eu acho que do Benfica so mesmo Trubin e Dedic entram sem espinhas.
      Pavlidis considero superior ao Suarez, mas o Suarez para mim é craque (no tugao).
      E o Rios meto porque concorre contra um miudo que ainda vai crescer muito, mas em rendimento puro nao sei nao.

      • Lou
        Posted Dezembro 3, 2025 at 3:23 pm

        Acho que é mesmo por ai. As comparações dos centrais tambem não estão propriamente “justas” porque o Otamendi joga na esquerda e seria a dupla Diomande Otamendi.
        Continuo a achar o Pavlidis melhor, apesar da grande epoca do Suarez

    • Lou
      Posted Dezembro 3, 2025 at 10:38 am

      Preferes ter na tua equipa o Prestianni, que pode vir a ter um grande futuro, a um Quenda atual? Preferes jogar com um Aursnes do que com o Pote?
      Tens várias posições equilibradas, mas as duas que mencionas mais estas duas, caem claramente para o lado do Sporting.

      • Stravinsky
        Posted Dezembro 3, 2025 at 11:53 am

        Eu acho que se o Prestianni tivesse o mesmo número de minutos que tem o Quenda, se calhar já estava acima dele neste momento… o Quenda é ótimo, mas na verdade o Sporting já devia estar a dar minutos a outro jogador, uma vez que já não vai valorizar um jogador já vendido.
        Quando ao Aursnes e Pote deves concordar que são quase jogadores opostos. Deve ser o único exemplo de jogadores “trocados”. Neste caso há mais qualidade intrínseca no jogador do Sporting, mas o jogador do Benfica eleva-se a um nível bastante elevado devido às suas rotinas e trabalho durante todo o jogo.
        Eu prefiro, neste caso, o Pote, mas são dois jogadores que dão coisas completamente diferentes. Até é um bocado injusto compará-los.

        • FVRicardo
          Posted Dezembro 3, 2025 at 4:15 pm

          O Sporting não tem de evitar jogar com o Quenda por motivo nenhum. Isso da valorização não interessa nada. O principal objetivo de um clube tem de ser rendimento desportivo. Até gostava muito que a direção conseguisse esticar o empréstimo do Quenda mais um ano, visto a fortíssima concorrência que terá no Chelsea e mesmo para os blues é preferível ele estar cá do que no Estrasburgo.

        • Lou
          Posted Dezembro 3, 2025 at 3:22 pm

          Na questão Aursnes/Pote obviamente cncordo contigo, jogadores totalmente diferentes mas são os jogadores que estão a jogar nesse posição. O Aursnes é que está fora da sua posição.
          O Prestianni percebe o potencial que tem, mas o Quenda já é mais jogador feito, iremos sempre falar de um “se”. No Porto tivemos o Iturbe que se reconhecia todo esse potencial e no final foi uma carreira muito muito pobre, com um ou outro brilharete a espaços. Mas entendo a vossa esperança.

Deixa um comentário