Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Frente-a-frente FC Porto vs Benfica: Qual o melhor XI?

FC Porto e Benfica vão medir forças duas vezes no espaço de uma semana, ambas no Dragão. O primeiro Clássico é logo um duelo a eliminar, e, apesar da equipa de Jesus parecer estar mais pressionada, até pelo burburinho exterior, a verdade é que os azuis e brancos em caso de derrota vão chegar ao final de 2021 já afastados das duas Taças, ainda por cima vêm de um 2021 sem qualquer título. Conceição e Jesus não vão estar no banco mas não faltam artistas. Díaz está num super-momento. Vitinha, Uribe e Otávio também estão numa fase. Já nas águias Rafa e Darwin são nesta fase os elementos mais. Com isto tudo, o VM coloca o desafio aos seus leitores de escolherem aquele que é o melhor XI combinado de FC Porto e Benfica:

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

83 Comentários

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:16 pm

    Análise colectiva é sempre mais acertada. Eu diria que no Porto há uma melhor sinergia entre jogadores raçudos ou mais defensivos (uribe e Otávio) e jogadores de bola no pé como Vitinha e Diaz. Taremi, bom de bola, também não se limita a fazer golos. Sérgio Oliveira, outra opção, também dá corpo àquele sector e boa saída de bola.

    Porto é favorito. Creio que tem globalmente um plantel mais equilibrado e um onze suficientemente forte para vencer.

  • BENFICA36
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:18 pm

    Vlachodimos

    João Mário
    Pepe
    Vertonghen
    Grimaldo

    Otavio
    Weigl
    João Mário
    Luis Diaz

    Darwin
    Yaremchuk

    Portanto está 7 4 e Rafa,Diogo Gonçalves e Otamendi de fora .

    Mas falta um , Sérgio Conceição é muito melhor que Jorge Jesus e portanto multiplica os 4 por 2 e fica 7 8 para o Porto .

    Otávio, Luis Diaz, João Mário, Taremi e Uribe vão desequilibrar a balança a favor do Porto infelizmente.

    Nem irei falar do Fábio Veríssimo…

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:24 pm

    O meu XI combinado (susceptível a discussões):

    Diogo Costa
    Gilberto
    Otamendi (aqui estive muito indeciso entre Pepe e o argentino)
    Mbemba
    Grimaldo
    Uribe
    Vitinha
    Pizzi
    Luis Díaz (aqui também estive muito indeciso entre o colombiano e o Rafa Silva)
    Darwin Núñez
    Evanilson

    Saudações Leoninas

    • ktc
      Posted Dezembro 21, 2021 at 9:36 pm

      Para jogar a 3 médios, teria que entrar Weigl ou João Mario, à frwnte de Pizzi ainda terio o SO. O Pizzi tem 0 de intensidade, não acho que tenha lugar nestes 11, nem no banco.

    • DNowitzki
      Posted Dezembro 21, 2021 at 10:59 pm

      Pizzi? Mas eu hoje não bebi, logo como posso estar com alucinações?

      • troza
        Posted Dezembro 22, 2021 at 9:21 am

        Pelo menos não colocou o Weigl.

        O Pizzi se andar nas alas protegido pelo resto da equipa e voltar a estar em forma ainda faz umas coisas engraçadas… ou pelo menos fez… Já o Weigl o melhor que faz é ganhar um corte… e já está num grande momento de forma para o que normalmente faz.

  • kanjy6
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:35 pm

    Vlachodimos

    João Mário
    Pepe
    Otamendi
    Vertonghen
    Grimaldo

    Weigl
    Uribe

    Rafa
    Taremi
    Díaz

    Com 4 defesas, tirava Vertonghen e colocava Otávio

  • Bruno Cunha
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:39 pm

    O Benfica não costuma ganhar nestas votações mas para já lidera em bastantes (e ainda se dá uma de barato porque pizzi nao vai jogar decerteza).

    Acho que quando se faz estas votações se devia pensar mais em “qual vai ter mais impacto e não qual tem mais qualidade”.

    Weigl é melhor que Uribe? Talvez mas acredito que o portista vai ter muito mais impacto no jogo.

    Acredito que Otamendi va ser mais importante que Pepe, e que Taremi (se o Porto jogar com 2pls o que duvido) seja mais destaque que Darwin.

    • JohnnyLongC
      Posted Dezembro 21, 2021 at 9:56 pm

      Excelente comentário, Bruno, concordo.
      Quanto ao último parênteses, acho que é muito provável que joguem mesmo com 2 pl’s

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 21, 2021 at 10:26 pm

      De acordo com a ideia que transmites mas tenho feeling que Rafa e/ou Darwin (mais este) vão ter grande impacto no jogo. Do lado do Porto além do óbvio Luiz Diaz, Otávio e Uribe são muto intensos (nem se compara com Weigl e JM nessse capítulo) e são aqueles que poderão ter muita relevância no jogo. Se deixarem o Rafa acelerar podem ver o jogo é dos balneários eheh

      Tendo em conta que o VM contempla 4 defesas (como o FCP) sou obrigado a implementar uma nuance nesse sector e o meu 4-4-2 seria:

      Vlacho, Gilberto, Pepe, Ota, Grimaldo; Rafa, Uribe, Otávio, Diaz, Taremi e Darwin.

      O meio campo não é pelo valor intrínseco mas pela intensidade que é necessária nestes jogos (e noutros também…). Por essa razão também não hesitei em colocar o (para muitos) patinho feio Gilberto. Se do lado do Benfica JM e Weigl me calarem como espero, ficarei feliz da vida e na próxima ponho o XI todo do Porto :)

    • troza
      Posted Dezembro 22, 2021 at 9:20 am

      Bruno Cunha, como é possível pensar que o Weigl é melhor mas o Uribe vai ter mais impacto?

      Isto é quase como comparar Pizzi e Renato Sanches a 8 no Benfica do Rui Vitória…

      O Weigl teve mais impacto que o trinco opositor em algum jogo difícil desde que chegou ao Benfica? A resposta é não e já vão 3 treinadores….

      E a malta embirra com o JJ, mas ele a tirar rendimento de trincos até tem um bom curriculo… tirando talvez o William Carvalho (foi melhor com o Leonardo Jardim?) e o Weigl…

      O Lage está a fazer boa figura em Inglaterra… e fez antes de o Weigl chegar mas nunca aproveitou o Alemão.

      O Veríssimo dou de barato que nunca fez nada de especial e foi só o interino.

      Uribe, Palhinha e provavelmente os seus suplentes têm mais impacto nos jogos que o Weigl… sempre…

      Vamos parar de achar que o Weigl é bom ou vamos precisar de mais dois anos para começar a ver o que é evidente?

  • Nickles
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:45 pm

    Qualquer 11 combinado entre Porto e Benfica terá que ter obrigatoriamente o Luís Diaz e o Rafa. São só os dois melhores jogadores em Portugal.

    • HS10
      Posted Dezembro 21, 2021 at 9:57 pm

      E se não me engano até tem jogado em posições diferentes…
      Este ano temos 4 craques, Diaz, Rafa, Pote e Sarabia.

    • El Bandido
      Posted Dezembro 21, 2021 at 10:01 pm

      Pepe, Coates, Otamendi, Sarabia, Porro, Weigl… Cuidado com isso

    • Joao X
      Posted Dezembro 21, 2021 at 10:24 pm

      Pelo menos o Sarabia é superior ao Rafa.

      • Nunop
        Posted Dezembro 22, 2021 at 9:55 am

        O Rafa leva 11 golos e 13 assistências e ainda nem chegámos ao Natal. O Sarabia tem 5 golos e 4 assistências.

        Sei perfeitamente que o futebol não é só estatísticas, mas é um disparidade significativa.

        Para além disso, desequilibram os dois, a diferença é que o Sarabia define melhor do que o Rafa e é melhor em espaços curtos e o Rafa desequilibra em condução porque é mais rápido. Depois, Rafa ajuda imenso na transição defensiva (passa despercebido, mas a quantidade de vezes que o Rafa pára contra-ataques adversários é incrível) e isso é algo que sinceramente não vejo muito o Sarabia fazer.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 22, 2021 at 11:49 am

      Não trocava o Rafa nem pelo Pote nem pelo Sarabia. Luís Diaz sim, é provavelmente o melhor jogador em Portugal.

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:48 pm

    Só tive dúvidas no caso de Darwin-Taremi. Sendo que acho que o iraniano é um craque, está em subrendimento e neste momento Darwin dá mais à equipa, até pelo andamento competitivo.

  • Goncalo Silva
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:56 pm

    O meu 11 combinado (não necessariamente com a ordem do VM):

    Diogo Costa
    João Mário
    Otamendi
    Pepe
    Grimaldo
    Weigl
    Vitinha
    Rafa
    Diaz
    Otávio
    Darwin

  • Tiago Peixoto
    Posted Dezembro 21, 2021 at 9:57 pm

    Vlachodimos

    João Mário (Tomás Esteves ganhava aos 2, mas é o que é…)
    Pepe
    Otamendi
    Grimaldo

    Uribe
    Vitinha
    (aqui é puramente de gosto pessoal, aceito perfeitamente quem escolha Weigl e/ou João Mário, são tudo excelentes jogadores com caraterísticas particulares que oferecem coisas diferentes ao jogo)

    Luis Diaz
    Rafa
    (não dá para deixar 1 deles de fora)

    Darwin
    Yaremchuk
    (O Taremi da época passada entrava aqui)

    Treinador: SC (goste quem gostar e odeie quem odiar, o que este treinador fez com jogadores tão medíocres é de louvar).

    • henry14
      Posted Dezembro 21, 2021 at 11:32 pm

      Grande parte dos jogadores medíocres são os afilhados do próprio treinador. Zaidu, Manafa, Sérgio Oliveira, Otávio, Toni Martinez, Nanu, Bruno Costa, etc. O próprio Francisco Conceição tem bastante qualidade mas não dá uma para a caixa quando entra. Para quando mais oportunidades para Pepê e Fábio Vieira?
      Vitinha só começou a calçar agora, foram precisos 7/8 jogos do Bruno Costa a titular para perceber que é horrível ao pé de Vitinha? Quanto tempo vai demorar a perceber que Zaidu tem que sentar para jogar Wendell? Vá lá que Sérgio Oliveira já sentou também.
      Muito provavelmente não vais concordar com alguns jogadores da minha lista de jogadores medíocres mas é a minha opinião ?.
      Ainda assim, concordo que seja SC o eleito uma vez que JJ não anda na melhor das formas. De resto concordo com praticamente tudo.

      Abraço

      • Mantorras
        Posted Dezembro 22, 2021 at 12:50 am

        Octavio mediocre?!

        • henry14
          Posted Dezembro 22, 2021 at 1:23 pm

          Opa eu não gosto dele. Para mim é das maiores mentiras que anda aí, um bocado como Pizzi no seu auge. Por causa dele, Luis Diaz teve 2 anos sentado no banco. Agora entrou o Diaz e saiu o Corona mas… Otavio mantém-se. É o jogador preferido de Conceição de longe, já dá para perceber isso há anos. Ora joga a segundo avançado, ora joga na direira, ora na esquerda, tudo para nunca o deixar cair do 11. Faz-me lembrar Pizzi com Rui Vitória. No entanto, Pizzi ainda marcava golos e fazia assistências, coisa que penso que o Otavio é manisfestamente curto.
          E só de pensar que Otavio recebe um ordenado ao nível do que Bruno Fernandes dos tempos do Sporting dá para rir. Mas aí o problema é do Porto, se querem continuar com as dificuldades financeiras continuem a dar salários destes. Mas Corona não merecia mais?? É que supostamente Corona queria um salário igual ao Otavio…
          Sinceramente nunca percebi o hype no Otavio e muito menos no Sergio Oliveira. Felizmente (ou infelizmente para mim como benfiquista :D) esse já sentou e já não tem 15 ou 16 penaltys nesta época para lhe aumentar o ego.

          Abraço Mantorras

      • Tiago Silva
        Posted Dezembro 22, 2021 at 11:09 am

        Penso que o Bruno Costa começou como titular pela excelente pré-temporada que realizou, teve o seu espaço com as situações de possíveis transferências do Vitinha e do Sérgio Oliveira e aproveitou essas oportunidades. Depois perdeu o lugar normalmente com a maior adaptação destes 2 na equipa, não acho esta situação escandalosa. De resto concordo.

      • Tiago Peixoto
        Posted Dezembro 22, 2021 at 12:24 pm

        Só não concordo com o Otávio. Percebo o ódio dos adversários pelo seu carácter, mas não percebo que questionem a sua qualidade.

        De resto, concordo, mesmo o Chico, apesar do talento, é absurdo que esteja à frente do Fábio Vieira e do Pepê. Mas verdade seja dita, o Chico quando estava na B, na época passada, estava a ser dos melhores jogadores da Liga, era óbvio que estava já a mais naquele escalão. Um empréstimo a um clube da 1.ª Liga teria sido o ideal.

        • henry14
          Posted Dezembro 22, 2021 at 1:26 pm

          Em relação ao Otavio já disse o que tinha a dizer na resposta ao Mantorras. Não me apetece voltar a dizer o mesmo :D.
          De resto concordo com um empréstimo do Chico Conceição.

  • Kacal
    Posted Dezembro 21, 2021 at 10:00 pm

    Os meus votos foram Vlachodimos, Pepe, Vertonghen, João Mário, Grimaldo, Uribe, João Mário, Otávio, Luis Díaz, Taremi e Yaremchuk. No entanto tive muitas duvidas nos duelos Uribe vs Weigl, Taremi vs Darwin e Evanilson vs Yaremchuk confesso e não me consigo decidir, sinceramente. Os outros sem duvida. Só optei por Uribe porque é um jogador imponente fisicamente, que “enche o campo” e equilibra a equipa e como o #8 desta equipa é mais de ter bola acho que um jogador assim beneficia disso. Depois Taremi porque tecnicamente considero-o superior e acho que acrescenta mais ao jogo excluindo a parte de velocidade e ataque à profundidade mas depende daquilo que o treinador pretender do jogador. E no avançado o Yaremchuk parece-me mais matador e experiente embora esteja em baixo de confiança, acho que a dupla Taremi – Yaremchuk casaria bem. O João Mário escolhi em detrimento do Vitinha pela experiência também.

    No entanto isto é muito subjectivo porque eu preferia tirar alguém do XI e meter o Rafa, na minha equipa jogaria sempre com Rafa e Luis Díaz no XI. E não consigo escolher entre Taremi e Darwin, é muito complicado. Talvez um 4-3-3 com Rafa, Luis Díaz e Darwin/Taremi fosse a minha escolha, o resto do XI mantinha o que escolhi.

    • henry14
      Posted Dezembro 21, 2021 at 11:24 pm

      Exatamente. Esta votação é um pouco ingrata. Por exemplo em Pepe/Otamendi tive muitas duvidas. Mas se metessem Otamendi/mbemba e vertonghen/Pepe já não teria.
      No meio campo também tive bastantes dúvidas mas escolhi os do porto e adoro o weigl por isso exemplo.

      Mas o maior dilema foi sem dúvida Pizzi e Otávio. 2 jogadores que detesto, 2 jogadores extremamente sobrevalorizados. Mas como detesto mesmo Otávio optei por Pizzi. Consegue ser mais limpo e tem muito mais golo que Otávio.

      Mas acima de tudo é isso, o ideal era ter Rafa e Luís Diaz no apoio ou ao Taremi/yaremchuk/Darwin. Concordo.

      • Kacal
        Posted Dezembro 22, 2021 at 2:16 am

        Concordo com tudo que disseste henry14, penso o mesmo. Subscrevo. Só na parte do duelo Otávio/Pizzi preferi o primeiro porque em termos de jogo sem bola a diferença é abismal e portanto acho que dá coisas ao meu meio-campo que o Pizzi não dá.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 21, 2021 at 10:30 pm

    Melhor XI: com algumas trocas..
    Ody
    Gilberto
    Otamendi
    Pepe
    Grimaldo
    Weigl
    Vitinha
    Luis Diaz
    Rafa
    Darwin
    Evanilson

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 21, 2021 at 11:02 pm

    Fazer esse exercício é uma mera questão de gosto pessoal, por isso vou focar-me num ponto que tenho sempre realçado ao longo dos tempos: intensidade.

    Há uma coisa que ninguém pode apontar aos jogadores do Porto, e é isso que muitas vezes causa a diferença: chama-se intensidade. Não me refiro a violência, jogadas rasteiras, provocações, etc., que possa existir nos jogos; falo disso mesmo: intensidade. Quer se queira quer não, em Portugal só um clube possui esse traço de forma superlativa, e é isso que justifica também a competitividade internacional. Ah e tal, foi eliminado por aquela equipa de Marte e, este ano, foi afastado pelo time do pedreiro. caca acontece de vez em quanto e, às vezes, pode jogar-se com o Portimonense 1000 minutos que não vamos conseguir marcar um golo e o adversário num bambúrrio vai lá uma vez e… catrapumba.

    Intensidade!

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Dezembro 21, 2021 at 11:25 pm

      Verdade. E a intensidade parte muito da personalidade do actual técnico mas também da cultura futebolística do próprio clube. Cultura essa que foi suportada por figuras como Jorge Costa ou Baía, João Pinto, etc.

      O Sporting está aos poucos também a criar uma identidade muito interessante, à qual não é alheia a presença de jogadores referência como Coates, Adan, Neto, Palhinha, Paulinho.
      Muita da entrega e da solidariedade do actual Sporting se devem também ao facto de não existir no grupo nenhum jogador que pretenda o foco todo ou que atraia constantemente o resultado da produção colectiva. Isso leva a que em situação alguma a equipa se sinta “órfã” do salvador do costume, quando ele não está, ou que haja a tentação de algum jogador se “envergonhar” quando a possibilidade de brilhar se afigura a melhor para o colectivo.
      Noto verdadeira união naquele grupo, e é óbvio que Amorim também fez por isso mas creio que é nessas figuras que está a verdadeira razão do sucesso, até porque os treinadores passam quase sempre de uma forma mais fugaz pelos clubes.

      Porto mata-se sempre todo contra o Benfica. É uma questão cultural. Visceral, mesmo.

    • Filipe22
      Posted Dezembro 21, 2021 at 11:36 pm

      Se o Benfica apresentar a intensidade do jogo contra o Porto de há um ano (em que ficou empatado), já é meio caminho andado para um bom resultado

    • henry14
      Posted Dezembro 22, 2021 at 1:00 am

      Ora aqui está um comentário muito bom. Engraçado, que hoje neste post tendo a concordar com pessoas que por norma têm opiniões descabidas ahah. Mas é isso, a intensidade e agressividade no bom sentido são duas coisas em que o Porto de Conceição é manifestamente superior ao Benfica. Ficam-me na retina dois jogos… O 2 0 na luz quando o Benfica era treinado pelo Lage e outro jogo na luz que o Herrera marca aos 90 ?. Mas exemplos não hão-de faltar.

      Abraço

    • troza
      Posted Dezembro 22, 2021 at 9:15 am

      Nem mais.

      E no Benfica com Pizzi e Grimaldo ainda se pensou que adicionar Weigl a trinco para fazer esquecer Fejsa era boa ideia…

      A malta esquece-se da diferença que fez o Renato Sanches quando entrou para titular pelo Pizzi. A malta parece que não vê a diferença abismal entre Otamendi e o Vertonghen (que até é bom jogador, mas nota-se um bocadinho de falta de intensidade)… E depois admiram-se.

  • Rosa Mota
    Posted Dezembro 21, 2021 at 11:22 pm

    Esta seleção de jogadores está completamente desfasada da realidade porque entram em competição jogadores que poderiam jogar ao mesmo tempo.
    O meu 11 seria com base num 3-4-3:
    – Vlachodimos;
    – Otamendi
    – Pepe
    – Vertoghen;
    – Grimaldo
    – João Mario (Porto);
    – Uribe
    – João Mario (Benfica)
    – Rafa
    – Luís Diaz
    – Evanilson
    – Darwin

    Pequenas observações:
    – Se o Lucas Veríssimo estivesse recuperado era claramente titular. Acho que escolhi uma defesa muito envelhecida mas mais competente.
    – O Vitinha tem muita qualidade mas ainda precisa de regularidade no 11 do Porto para ser opção aqui.
    – Os dois avançados são muito idênticos mas acho que se podiam complementar bem. Nunca fui grande apreciador do Taremi mas é um bom trabalhador. É alguém para ter no plantel. Simplesmente não tem a qualidade técnica para ser a referência numa equipa grande como o Porto

    • Rosa Mota
      Posted Dezembro 21, 2021 at 11:24 pm

      Fiquei tão indeciso quanto ao Darwin e ao Evanilson que coloquei os dois.
      Ficaram 12 jogadores ahahahaha
      Perdoem o lapso. Ficaria com o Darwin

    • JohnnyLongC
      Posted Dezembro 22, 2021 at 12:31 am

      O Taremi, tecnicamente, é só o melhor avançado a jogar em Portugal, joga entre linhas como nenhum outro e os números comprovam isso mesmo.
      Dizer que é um avançado trabalhador e fraco tecnicamente (ou que o Evanilson é MUITÍSSIMO superior) é só ignorância

      • RuiCosta10
        Posted Dezembro 22, 2021 at 11:57 pm

        O Paulinho não fica atrás do Taremi a jogar entre linhas. Tecnicamente já o considero inferior ao Iraniano.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Dezembro 21, 2021 at 11:54 pm

    O Porto é mais equipa, coletivamente, que o Benfica. Porém, vejo um jogo que pode cair para o lado do Benfica, não obstante as dificuldades históricas no Dragão. E vejo isto, simplesmente, pelo facto do Porto jogar em casa e pelo Porto ter uma atitude bem vincada na forma como aborda estes jogos. E isso é pressão alta. A equipa vai estar subida, vai dar espaço e isto ajuda mais o Benfica que outra coisa. Vai haver espaço e vai haver Rafa e Darwin. Ao contrário do Sporting, que juntou linhas e recuou de forma a dar bola aos centrais (limitados na construção) e anular Weigl na primeira zona, Rafa entre linhas e Darwin na profundidade. O Porto, por jogar em casa e tendo em conta a matriz recente, vai pressionar alto, os centrais portanto e abrir espaço ao restante. Se o fizer, vai ser complicado lidar com estes 3 pontos do Benfica. Isto claro, partindo do pressuposto que a defesa do Benfica consegue lidar minimamente bem com a pressão. Acho que estará aqui a chave e, mesmo que não consiga, com Yaremchuk em campo há sempre escapatória na bola longa e segundas bolas para, lá está, Rafa e Darwin.
    Vão ser dois jogos interessantes de seguir.
    Esta Benfica é bem menos inofensivo em organização ofensiva e contra um bloco ligeiramente mais baixo. Podemos dar as rosas que quisermos aos líricos Seabra e Ivo Vieira, mas é simplesmente a pior receita contra eles. Tiveram coragem, ok. Mas tiveram uma abordagem errada que facilita e muito a vida ao Benfica. Dar a bola ao Benfica é a melhor solução para os bater. São bem mais perigosos quando não a têm e recuperam.

    • henry14
      Posted Dezembro 22, 2021 at 12:54 am

      Isto. Excelente comentário.

    • troza
      Posted Dezembro 22, 2021 at 9:12 am

      O Porto vai mostrar os dentes e o Weigl (e possivelmente o Grimaldo) vão-se esconder o jogo todo e vão estar com medo de levar uma carga de ombro.

      Logo, não interessa se vão jogar subidos ou não… o Benfica vai entrar com menos 1…. isto para além de todas as condicionantes… o Porto é claramente favorito a ganhar o jogo.

      • w0bbly
        Posted Dezembro 22, 2021 at 10:21 am

        O Weigl roubou-te a mulher? Já respondeste a 5 ou 6 pessoas a mesma coisa. Tamanho ódio

        • RuiCosta10
          Posted Dezembro 22, 2021 at 11:56 pm

          Mesmo, é um bocado surreal até.

          • troza
            Posted Dezembro 23, 2021 at 2:00 pm

            RuiCosta10… surreal? A malta demorou anos para ver que o Grimaldo era banal… este Weigl é ainda pior mas é só elogios… isto é que é surreal.

        • troza
          Posted Dezembro 23, 2021 at 1:59 pm

          O Weigl (e todos os que insistem que ele deve jogar) só fizeram regressar o Benfica ao terceiro lugar, às épocas perdidas em dezembro, aos constantes zero títulos…

          E o problema? É que a malta não vê. Ele não defende, ele arrisca muito pouco no passe. Passa o tempo escondido e qq um passa por ele (basta ver o número ridículos de duelos disputados por ele, que é trinco… quanto mais os ganhos), mete uma equipa coxa e todos os outros jogadores têm de o compensar (até o Rafa faz mais a defender que ele).

          Se virem bem, até o Otamendi e outros já mostram frustração com a porcaria que ele faz me alguns jogos.

          Que a malta ainda ache que ele com bola oferece qq coisa (quando só passa para o lado e para trás… sempre que arrisca tem percentagens banais… se o nome dele fosse Gabriel já estava queimado) eu acho normal tal é a lavagem que anda por aí.

          Mas não abrirem os olhos para o buraco que está ali é que é surreal.

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 22, 2021 at 10:37 am

      Exatamente o que penso, a chave estará na forma como o Benfica sai a jogar e na forma como o Porto irá pressionar. O Porto tem dificuldades em defender mais baixo como fez o Sporting e não acredito que mudem a sua forma de jogar mais alta e pressionante.

  • Azra Bloom
    Posted Dezembro 22, 2021 at 12:20 am

    Vlachodimos claramente.

    João Mário, aceita-se qualquer um.
    Otamendi.
    Vertonghen claramente.
    Grimaldo claramente.

    Weigl, aceita-se qualquer um.
    João Mário claramente.
    Otavio claramente.
    Luiz Diaz, é o melhor jogador do campeonato.

    Darwin claramente.
    Yaremchuk.

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 22, 2021 at 12:27 am

    A análise é simples.

    Individualmente o Benfica é muito superior, quer no 11 base quer na promiscuidade de soluções que possui.

    Colectivamente o Porto dá-nos 20-0.

    Têm mais e melhores processos colectivos, melhor organização defensiva e ofensiva, e uma atitude competitiva superior.

    A diferença nestes dois jogos será se a capacidade individual se irá sobrepôr aos processos colectivos.

    A nível de 11 combinado:

    Vlachodimos;
    Gilberto, Pepe, Otamendi, Grimaldo;
    Rafa, Vitinha, Uribe, Luis Diaz;
    Darwin, Yaremchuk

    • henry14
      Posted Dezembro 22, 2021 at 12:53 am

      Uau, tinha que haver alguma vez que tínhamos que estar 100% de acordo. Pepe e Otamendi e Rafa e Luís Diaz tinham que estar. Daí ser um bocado descabido a votação ser entre Pepe e Otamendi e entre Luís Diaz e Rafa.
      Meio campo do porto tal como eu, guarda redes, laterais e avançados do Benfica tal como eu. E nem Pizzis nem Otávios como eu. 2 dos jogadores mais sobrevalorizados que aí andam não merecem estar neste 11.

    • troza
      Posted Dezembro 22, 2021 at 9:11 am

      A nível de colectivo não sei… mas o Porto não anda a esconder Weigls e Grimaldos a defende.

      O Benfica até tem um bom colectivo… mas por alguma razão são 10 jogadores a tentar esconder o facto do Weigl fazer zero… e aqui obviamente que não dá hipótese a ninguém.

  • JohnnyLongC
    Posted Dezembro 22, 2021 at 12:54 am

    3-4-3
    Diogo Costa
    Otamendi
    Pepe
    Vertonghen
    João Mário (acho que encaixava mesmo bem nesta tática)
    Uribe
    Vitinha/Weigl
    Grimaldo
    Rafa
    Luis Diaz
    Taremi

  • Mantorras
    Posted Dezembro 22, 2021 at 1:02 am

    O Porto colectivamente é melhor, mais intenso, equilibrado e organisado, mais estavel nos 90min, do que o Benfica. O Benfica oscila muito, sente muito qualquer lance com impacto no jogo/resultado, é uma equipa bipolar, muitas vezes desiquilibrada e com momentos em que perde o Norte.

    A falta de confianca de alguns jogadores quando estao num diz nao e alguma incapacidade nos duelos pode matar facilmente o Benfica. Depende muito da inspiracao.

  • troza
    Posted Dezembro 22, 2021 at 9:09 am

    O nível de lavagem cerebral que anda por aqui… então 48% acham que o Weigl que não defende nada é melhor que o Uribe?

    Enfim… o Weigl vai ter duas alternativas: esconder-se (como faz muitas vezes) ou repetir a exibição patética contra o Sporting onde foi ultrapassado por tudo e por todos e fez bem pior que o suplente do Palhinha… há a rara hipótese de ele fazer um jogo bom? Não… o Sérgio Conceição já mostrou dar instruções aos jogadores para intimidarem (quem não se lembra do soco do Pepe ao Tarabaat há uns anos?) pelo que se o Weigl pensar em mostrar os dentes vai ser posto no sítio logo e vai-se esconder.

    93% no Grimaldo? Pelo menos este de vez em quando decide que é dia de não ter medo a defender… e às vezes faz algo de jeito no ataque.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 22, 2021 at 11:47 am

      93% no Grimaldo até é pouco quando a concorrência é o Zaidu

    • Mantorras
      Posted Dezembro 22, 2021 at 12:17 pm

      Ve o jogo do ano passado no Dragao e diz me quem foi o melhor em campo e deixa-te de hate primario.

    • RuiCosta10
      Posted Dezembro 22, 2021 at 11:53 pm

      O Weigl jogou mal contra o Sporting porque o JJ foi comido tacticamente. Preparando o jogo em condições a conversa tinha sido outra, já se sabia que o meio campo do Sporting era superior fisicamente e não se devia ter dado tanto espaço para os jogadores do Sporting fazerem 1v1 repetidamente.

      • troza
        Posted Dezembro 23, 2021 at 1:55 pm

        O problema é que ele não jogou mal contra o Sporting… ele joga sempre aquilo!!!

        O Sporting soube foi tirar partido daquilo.

        Desde que ele chegou que é isto… E faz-me confusão como foi o suplente do Sporting a fazer-lhe aquilo… se ainda fosse o titular que é dos melhores jogadores do campeonato ainda percebia que a malta continuasse cega perante a nulidade do Weigl… mas depois daquilo? Inacreditavel.

  • Turiacus
    Posted Dezembro 22, 2021 at 9:30 am

    Tive algumas dificuldades em algumas votações e custa-me um bocado ter que deixar Otamendi ou Pepe de fora muito sinceramente mas aqui vão os meus votos:
    Vlachodimos
    João Mário
    Pepe
    Vertonghen
    Grimaldo
    Uribe
    João Mário
    Otávio
    Diaz
    Darwin
    Yaremchuck

  • mrinstagram
    Posted Dezembro 22, 2021 at 9:45 am

    Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

    Não, o coletivo do FCPorto não é 10x melhor que o do Benfica
    Não, individualmente, o Benfica também não é 10x melhor que o FCPorto.

    Ou estamos esquecidos das lacunas do Grimaldo? Da penosidade que é (e sempre foi) André Almeida enquanto futebolista? Weigl que tem vindo a cair de rendimento a pique?
    Diogo Costa, Pepe, João Mário, Uribe, Vitinha, Luís Diaz, Otávio são apenas alguns exemplos de jogadores prevaleceriam num 11 combinado entre as duas equipas.

    Nem o coletivo do Benfica é assim tão inferior ao do FCPorto, caso contrário não teriam conseguido alcançar os oitavos da champions e, ao dia de hoje, estarem ainda em 4 frentes

    Estes dois jogos que se avizinham são de uma (típica) enorme imprevisibilidade, penso que 2 fatores importantes serão a presença dos adeptos portistas e a cabeça do JJ que, além de saber que nem pode estar no banco (coisa que lhe deve fazer muita comichão), sabe também que está uma mala de dinheiro à espera dele do outro lado do atlântico, acredito mesmo que isso tenha vindo a influenciar a forma como o treinador preparou a equipa nos últimos dias.

    Que sejam grandes momentos de futebol.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 22, 2021 at 12:34 pm

      Concordo com a essencia do teu comentario, porque de facto ha muito exagero no choro de cada um dos lados.

      Pode nao ser 10x melhor, mas o colectivo do Porto é, efectivamente, melhor, e isso, normalmente, desiquilibra a balanca nos jogos grandes, onde as coisas sao mais equilibradas.

      O Benfica, por depender mais das individualidades, é uma equipa mais facil de anular. Se o Porto pressionar bem e encaixar bem a pressao, estara sempre por cima do jogo, e JJ provavelmente ja preparou o Benfica para jogar com isso, o que nos limitara o sucesso ou insucesso a capacidade dos avancados ganharem os duelos.

      Rafa com 2 pantufadas nas primeiras 2x que tocar na bola passara o jogo todo encolhido, como contra o Sporting. Resta assim, que Darwin e Yaremchuk, que espero que jogue.

      Posso estar enganado, e espero ardentemente que sim, que a equipa nao oscile mentalmente e mantenha o foco, que tenha personalidade e saiba tanto ter bola e fazer o Porto correr atras, inteligentemente, como nao ter, reorganisar-se e sair de forma mortifera… mas acho mais facil que aconteca o contrario.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 22, 2021 at 10:11 am

    De acordo com a votação seria: Vlachodimos, Gilberto, Pepe, Vertonghen, Grimaldo, Uribe, Vitinha, Otávio, Luis Diaz, Darwin e Yaremchuk.

    Mas a minha escolha seria:
    Vlachodimos
    Gilberto
    Otamendi
    Pepe
    Grimaldo
    Uribe
    Vitinha
    Rafa
    Luis Diaz
    Taremi
    Darwin

    • Francisco Ramos
      Posted Dezembro 22, 2021 at 10:56 am

      Tal e qual o meu com GR diferentes, apenas por uma questão de gosto. E até acho que se Marche fosse o titular, talvez fosse uma votação mais desigual.

      • Tiago Silva
        Posted Dezembro 22, 2021 at 12:52 pm

        Exato o guarda-redes é ela por ela também, só escolhi o Vlachodimos por ser mais experiente neste tipo de jogos. Mas o Diogo não lhe deve nada e tem estado muito bem na baliza do Porto.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 22, 2021 at 10:27 am

    Num 11 combinado e tendo em conta que não jogam em táticas iguais é mais complicado, contudo a lesão de Veríssimo, faz com que eu escolha o 4-4-2.

    GR: Ambos estão seguros no seu posto. Várias clean sheats, boas defesas em momentos importantes e uma ou outra abébia de vez em quando. Por uma questão de gosto diria Diogo Costa, mas entendo os 50-50% (ou perto disso).

    DD: Não existe ninguém que sobressaía. Manafá é fraco, tal como Nanu. Sobra João Mário que é uma adaptação e joga pelo que dá ao jogo ofensivamente (onde as grandes equipas passam a maioria do tempo). No Benfica há André Almeida (do mesmo pacote de Manafá e Nanu), Diogo Gonçalves (outro João Mário mas com menos recursos) e Gilberto, o actual titular da equipa. Além de dar consistência defensiva, ainda dá golo, pelo que é para ele o meu voto.

    DC: Pepe e Otamendi. Estão a competir pelo mesmo lugar erradamente (Pepe joga à esquerda, Otamendi à direita) pelo que seriam sempre eles a minha dupla. Juntamente com Coates são os melhores centrais em Portugal, não precisam de grandes adjectivos.

    DE: Todos eles dão mais ofensivamente que defensivamente (tal como no lado contrário) pelo que a avaliação será sempre pelo número de recursos que têm ao seu dispor. Por ser o mais completo, Grimaldo seria o escolhido.

    EXT: Rafa. O melhor jogador do Benfica neste momento. Diaz. O melhor jogador do Porto neste momento. Têm assistências, têm golos a pontapé, arrastam defesas, criam oportunidades, empolgam a bancada. Que mais se pode pedir?

    MC: Uribe. O pêndulo do Porto. Apesar de ter sido contra a sua contração (pela idade e valor) é neste momento ele que segura a equipa e permite o balanceamento ofensivo. Em recuperações (a sua maioria limpa) e saídas a jogar, tem sido exímio. Vitinha. Estava na dúvida entre ele e João Mário como médio mais box-to-box mas sou fã desta jovem promessa. É uma placa giratória no futebol portista.

    AV: Taremi e Darwin (também não concorrentes directos mas na mesma votação). Um é o novo 9,5 portista. Apesar de arredado dos golos ultimamente (também por jogar nas costas de Evanilson), tem criado muito jogo no Porto. Tem assistido, tem tabelado (penúltimo passe), tem arrastado defesas, tem feito de tudo um pouco e ainda tem 9 golos até ao Natal. Já Darwin faria o que faz, a procura da profundidade, mas com melhor critério de definição e mais golos marcados. Está um Marega mas cheio de qualidade, o que seria o ideal para SC.

    Resumindo: 5 Porto, 5 Benfica e a baliza ao critério de cada um.

    Em termos de prognósticos, aposto no Benfica. Neste momento tem mais jogadores a desequilibrar (dois contra um) e o Porto ainda não atinou contra a tática dos 3 centrais. Basta ver que contra o Braga tem 4 derrotas, 2 empates e 2 vitórias, contra o Benfica tem 1 empate e contra o Sporting tem 1 vitória e 4 empates.

    Saudações desPortistas.

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 22, 2021 at 12:51 pm

      De acordo com quase tudo, só quero frisar a parte dos 3 defesas, penso que o Sérgio lidou muito bem com isso frente ao Braga, mudando o sistema para um 4-3-3, de forma aos 3 avançados ficarem nos 3 centrais e o 6 proteger aquela zona entre-linhas. Anularam bem o Braga desta forma na maioria do tempo, houve algumas dificuldades contra este sistema em épocas anteriores, mas este ano penso que o Sérgio encontrou uma boa forma de contrariar o sistema 3-4-3.

      No entanto o Benfica tem algumas nuances diferentes e joga quase num 3-5-2, acredito que o Sérgio terá que fazer algumas alterações para lidar com isso.

      Cumprimentos e que ganhe o melhor ;)

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 22, 2021 at 2:27 pm

        Tiago,

        Entendo o teu ponto de vista. Contra o Braga funcionou melhor que em jogos anteriores mas ainda assim o jogo foi todo ele mal controlado. Contudo contra o Benfica vai ser totalmente diferente por uma razão, o Braga aposta no jogo interior (daí funcionar) e o Benfica no exterior com apenas Yarmechuk a fazer de pivot ou farol central.

        Espero que seja jogo sem casos e que no fim ganhe aquele que mais fez por isso.

        Saudações desPortistas.

    • henry14
      Posted Dezembro 22, 2021 at 1:07 pm

      Curiosa a nota final. Nunca me tinha lembrado dessa questão da dificuldade com equipas com 3 centrais. Espero que tenhas o prognóstico certo mas duvido :D.

      Abraço

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 22, 2021 at 2:27 pm

        Todos temos dúvidas acerca da capacidade real de cada equipa neste momento! Ahah.

        Um abraço e que ganhe o melhor.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 22, 2021 at 5:20 pm

      XI com 1 diferença apenas do meu: puseste Vitinha e eu Otávio. Não é pela qualidade dos jogadores em si, sejam eles os dois ou JM mas porque Otávio, para o bem e para o mal é mais intenso que todos eles e além disso tem qualidade com bola; menos, mas tem…

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 23, 2021 at 9:30 am

        Entendo o ponto de vista mas num meio campo a dois, por mais intensidade que Otávio tenha (e tem muita), não pode ser considerado porque lhe faltam outros aspetos específicos da posição de box-to-box.

        No fundo, considerei apenas o melhor jogador por posição de forma a não desvirtualizar o 11 e Otávio tem jogado a médio direito. Caso contrário também jogaria com Vertonghen na esquerda, visto que com Diaz e Rafa, precisaria de consistência defensiva. Mas aceito perspetivas diferentes, visto bem, somos todos treinador de bancada.

        Ahh, o GR seria Marchesin mas não está na votação e é ele que vai jogar.

  • coach407
    Posted Dezembro 22, 2021 at 10:40 am

    – Vlachodimos – constantemente decisivo em jogos de maior grau de dificuldade. Diogo Costa ainda tem de provar que sabe ser “o salvador”.
    – Gilberto – subiu muito o nível e está forte tanto a defender como a atacar. João Mário é forte a atacar e pode desequilibrar, mas dá a sensação que o Gil até aí tem definido a um nível superior
    – Otamendi – meramente devido à falta de ritmo do Pepe, são ambos centralões. O Pepe, normalmente, é superior.
    – Mbemba – considero superior ao Vertonghen.
    – Grimaldo – é melhor que o Zaidu, mas atenção que a dimensão física do Zaidu até se pode revelar mais útil neste jogo.
    – Weigl – novamente, talvez o Uribe até encaixe melhor neste jogo, mas o Weigl é de topo mundial no seu estilo de médio defensivo. Dos poucos jogadores de topo mundial dentro das suas caraterísticas em Portugal.
    – Vitinha – já o considero superior ao João Mário.
    – Luis Díaz – hesitei muito, desequilibrei esta balança pelo tipo de jogo, mas são 2 craques que podem desequilibrar este jogo com enorme facilidade.
    – Darwin – a jogar na sombra do 9 é um monstro, extremamente perigoso. Ainda assim, o Taremi é um ótimo jogador e se a comparação fosse com o Yaremchuk escolheria-o a ele.
    – Yaremchuk – gosto do Evanilson, mas ainda não fez o suficiente para o colocar acima do ucraniano.

    • coach407
      Posted Dezembro 22, 2021 at 10:41 am

      Falta o Otávio que coloquei como superior ao Pizzi, apesar de que aqui é um bocado estranha esta comparação já que o Pizzi não vai jogar.

  • Filipe Ferreira
    Posted Dezembro 22, 2021 at 12:48 pm

    Epá, faz-me imensa confusão como é que alguém é capaz de votar Zaidu no duelo contra o Grimaldo e Pizzi no duelo contra o Otávio.
    Serão trolls ou clubite máxima?

    • henry14
      Posted Dezembro 22, 2021 at 1:03 pm

      No duelo Pizzi/Otávio votei Pizzi. São 2 jogadores que detesto e 2 jogadores que na minha opinião são extremamente sobrevalorizados. Mas como já disse noutros comentários Pizzi parece-me um jogador mais limpo e com mais golo. É por aí. Mas admito um bocadinho a clubite :D.
      Grimaldo/Zaidu não há discussão possível.

      Abraço

    • Valentes Transmontanos
      Posted Dezembro 22, 2021 at 1:41 pm

      Foi o meu benfiquismo que me fez votar no Zaidu. Farto da mediocridade e da sobrevalorização do Grimaldo, um dos maiores símbolos da falta de ambição que tomou contra do clube.

      O Zaidu é o que é, mas ao menos corre para trás.

      • troza
        Posted Dezembro 23, 2021 at 1:53 pm

        Ora nem mais.

        O Grimaldo tem dias em que tem a atitude certa (apesar das limitações todas) mas nem sempre é assim.

        É do pior que se pode ver no Benfica é aqueles dias em que o Grimaldo vai recuperar a sua posição a passo e entretanto aponta para os adversários que ele não se vai esforçar para defender….

    • Joao X
      Posted Dezembro 22, 2021 at 3:54 pm

      Nem trolls nem clubite máxima. Votei no Zaidu porque o Grimaldo de defesa não tem nada.

  • Peter S
    Posted Dezembro 22, 2021 at 3:12 pm

    Grimaldo é banalíssimo, mas votar Zaidu é incompreensível.

    Estranho que mesmo aqueles que papagueiam que Otávio é odiável tenham votado Pizzi.

Deixa um comentário