Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fuga à despromoção

À entrada da 25.ª jornada, o campeonato está ao rubro, sendo que todas as decisões ainda permanecem perfeitamente em aberto. A luta pelo título continua bastante acesa, a qualificação para as competições europeias (quer para a Champions quer para a Liga Europa) está a ser disputada taco-a-taco, e a fuga à despromoção nunca esteve tão animada como agora. Nesta luta encontram-se 6 equipas (Olhanense, Moreirense, Vit. Setúbal, Beira-Mar, Académica e Gil Vicente) e cada ponto, até ao final desta “corrida”, promete ser decisivo.
Beira-Mar e Gil Vicente, em virtude da actual situação classificativa (17 e 19 pontos, respectivamente), estão numa posição mais delicada do que os restantes. Os aveirenses têm feito uma época irregular, embora com a entrada de Costinha no comando técnico (assumiu a equipa na zona de despromoção à 20.ª jornada), a equipa tenha melhorado exibicionalmente. Ainda assim, os resultados teimam em aparecer e a equipa – que até tem alguns jogadores interessantes (Nildo e Ruben Ribeiro são os destaques) – permanece na cauda da tabela classificativa. Numa posição semelhante situa-se o Gil Vicente. A equipa orientada por Paulo Alves não vence há 7 jornadas e pratica um futebol pouco atractivo. Depois de ter feito uma temporada bastante interessante, em 2011/2012, a verdade é que os gilistas sentiram muito a saída de Hugo Vieira (assinou pelo Benfica a custo zero) e nem com o seu regresso em janeiro – por empréstimo das águias – a formação de Barcelos conseguiu amealhar pontos.
Olhanense, Académica e Moreirense estão a 2 pontos da linha de água, mas longe de estarem confortáveis. Os algarvios têm, efectivamente, um dos piores plantéis da prova e estão a passar por uma fase bastante complicada, sobretudo a nível financeiro. No entanto, os 3 pontos conquistados na última jornada (diante do Beir-Mar por 1-0) podem ter sido determinantes. Por outro lado, a formação orientada por Pedro Emanuel tem vindo a cair gradualmente para zonas perigosas. A nível exibicional, a Académica tem praticado um futebol paupérrimo, apesar de contar com jogadores de valor nas suas fileiras (Marinho, Wilson Eduardo, Salim Cissé, Cleyton, etc). Fica a clara sensação de que a formação de Coimbra tinha condições para estar numa posição mais confortável. Já o Moreirense tem feito, nas últimos tempos, uma recuperação fantástica. O grande responsável desta reviravolta tem sido Inácio, visto que pegou na equipa à 17.ª jornada, no último lugar com apenas 8 pontos. Desde aí, a equipa de Moreira de Cónegos, apoiada num enorme Nabil Ghilas, tem somado preciosos pontos (garantiu 13 em 24 possíveis), saindo da zona de despromoção quando muitos já tinham anunciado a descida à 2.ª divisão. O Vit. Setúbal é, deste conjunto de equipas que tenta fugir da despromoção, aquele que está mais confortável pontualmente. Porém, vem de uma série negativa de resultados (4 derrotas consecutivas), tendo mesmo a pior defesa da Liga, com 47 golos encaixados, numa altura em que cada ponto vai ser fundamental.
Dos jogos que faltam disputar, o Moreirense tem, teoricamente, o calendário mais difícil. Os minhotos, até ao final da prova, ainda vão ter de defrontar Sporting (fora), FC Porto (casa), Sp. Braga (casa) e Benfica (fora). Por outro lado, o Gil Vicente parece ter um percurso mais acessível, comparando com o calendário dos concorrentes directos.  Já o Olhanense apresenta a equipa mais fraca mas vai conseguindo contrariar a lógica, enquanto que a Académica (apesar da qualidade do elenco) teima em não deixar os lugares de perigo. Nesta “corrida” disputada a 6, quem não escapará à descida de divisão?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

33 Comentários

  • Tiago Abreu
    Posted Abril 5, 2013 at 3:26 pm

    Não concordo, com o Olhanense a ser o pior plantel da liga, é capaz é de ser o plantel com pior banco.
    Tem bons jogadores, ora vejamos:
    GR- Rafael Bracalli, faz excelentes defesas, foi em tempos um dos melhores na nossa liga, tem passagem pelo Porto, é redes claro de 1ª divisão. No banco tem Ricardo, experiente, um redes que tem passagem pelo Sporting e pela seleção Portuguesa.
    Defesa: Nuno Reis é muito bom, Vasco Fernandes e Babanco são laterais de 1ª divisão, Maurício e Luís Filipe são jogadores muito experientes e ajudam, porém faltam mais soluções de banco (André Micael é bom para a 2ª liga ou no máximo para o banco, D'Onofrio ainda pior).
    Médios: Fernando Alexandre é jogador de 1ª sem dúvida, Jander e Rui Duarte também são bons para o Olhanense (Rui Duarte vale pela experiência e qualidade no passe, Jander pelo choque, que é preciso neste tipo de equipas), Tiago Terroso é outro bom jogador, de 1ª divisão, Nuno Piloto vale pela experiência, pois já não tem qualidade para jogar na 1ª. Mais uma vez fica a faltar uma ou duas soluções de banco.
    Extremos: Tiago Targino é craque, Abdi também é bom jogador, de 1ª. David Silva é um excelente suplente, Ivanildo completa o leque. Aqui está bom.
    PL's: Aqui falta um bom finalizador, como o Moreirense tem Ghilas, Setúbal teve Meyong, Académica tem Edinho etc. Yontcha é apenas um jogador de ganhar bolas aos defesas, Djaniny precisa de ir é para o Benfica b, Evandro Brandão é fraquissimo, Djalmir já passou à tempos.

    Na minha opinião, planteis mais fracos, são do Setúbal, Gil Vicente e Moreirense.
    Beira-Mar tem um bom plantel, mas deve ser o plantel da 1ª liga mais desiquilibrado, pois as soluções de banco são péssimas. Por isso é que pode descer, e também por falhar golos escandalosos.
    O Gil Vicente, destes deve ter o plantel mais equilibrado, pois é um plantel experiente e com boas soluções, e depois Hugo Vieira e Adriano são fundamentais para se manterem na 1ª.

    O Moreirense, destes é quem tem o plantel mais jovem e irreverente, tem um fator casa, pois é um lugar díficil de se vencer, porém a qualidade do plantel é fraca, apenas Ricardo Ribeiro e Nabil Ghilas se destacam. Wágner, a experiente defesa, Vinícius, Fábio Espinho e Pintassilgo também ajudam, mas são insuficientes. Grande trabalho do Inácio, mas com a qualidade do plantel e o calendário (de todos, o mais díficil), é provável a descida.

    O Setúbal, na minha opinião tem o 2º plantel mais fraco da liga (O Moreirense é o 1º). Na baliza estão seguros e não é por aí que iriam descer, a defesa é lenta, Ney já não dá para muito mais, Nélson Pedroso é o único que se destaca e é jogador de 1ª, no meio campo tem bons jogadores, mas são lentos e isso é uma desvantagem, no ataque, desde a saída de Meyong, o Setúbal não tem quem os carregue às costas, Makukula era suplente de qualquer outra equipa na 1ª liga (exceto do Olhanense, deve ser um pouco superior ao Yontcha, na finalização nomeadamente). Pedro Santos é bom jogador, talvez o único executante do ataque, do Setúbal.

    Académica destes todos, tem o melhor plantel, mas Pedro Emanuel é zero e já o ano anterior foi igual, embora ganharam a taça.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 4, 2013 at 11:33 pm

    Se fosse eu a escolher por mim descia Olhanense… depois a outra equipa tenho dificuldade em escolher. Moreirense desde o inicio que foi uma equipa que simpatizei e quero que se mantenham, Setúbal é um histórico do nosso futebol, assim como a que Académica tem uma equipa de qualidade e também deve ficar, a minha duvida é entre Gil Vicente e Beira Mar, talvez prefira que seja o Gil a descer.

    Quanto àquilo que acho que vai acontecer, Beira Mar é quase certo, e depois a luta será entre Gil Vicente, Moreirense e Olhanense, sendo que pelo calendário e apenas por isso, é provável que infelizmente seja o Moreirense a descer.

  • André Raio
    Posted Abril 4, 2013 at 10:48 pm

    O Moreirense tem um calendário difícil e só, e apenas só, se os mais directos oponentes pontuarem regularmente, descerá. O Olhanense tem uma equipa experiente (verificou-se isso na última jornada) e apesar de praticar um futebol de "aflitos", dificilmente descerá. O Gil Vicente vai descer a par da Académica (ou Beira-Mar). O meu Beira-Mar tem sido bastante imprevisível, praticando tanto um futebol muito bom como desesperante/inconsequente e facilmente se manterá na 1º divisão caso os jogadores realizem exibições que têm marcado esta época (pela positiva). Nada está decidido.

    Beira-Mar só e sempre!

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2013 at 9:25 pm

    Sou sócio do moreirense e só por isso escrevo para esclarecer umas coisas.

    Vamos por partes:
    Setúbal mais jornada menos jornada está safo 23 + 4 deve chegar….
    Beira-mar fruto da sua posição ou vence na próxima jornada ou em termos psicológicos a equipa morre de vez;
    Académica com futebol pobre mas acabará por se safar;
    Falta olhanense, Gil e o meu Moreirense.
    Neste momento o moreirense é a equipa mais forte tacticamente mas está com flta de sorte, nos ultimos dois jogos em casa perdeu a vantagem nos descontos.O gil tem a equipa mais forte principalmente no ataque mas apesar de jogar pouco tem bom calendario e acabara por se safar.

    Resta o meu moreirense e o olhanense, calendário mais complicado mas em contra partida tem uma boa abordagem aos jogos e pontuar em alvalade e em casa com o braga é possivel mas o que se deve realçar é o olhanense que luta com armas desiguais. Mais que futebol, mais que adeptos, mais que golos ou pontos o futebol envolve muito dinheiro e se toda a gente fosse como o olhanense o futebol acabava porque prometer pagar 10 e só pagar 5 rebentava com os clubes. por isso, o olhanense deveria de descer pois se eu nao tiver dinheiro não compro e assim fez o meu moreirense que cumpre e que não pode lutar com armas iguais.
    Em suma deveria de descer o olhanense e alguém terá de o acompanhar e quem está mais perto é o beira-mar mas no futebol a muitas surpresas…

    Rtx

  • Marco
    Posted Abril 4, 2013 at 6:05 pm

    Acredito que a fava calhará ao Moreirense (pelo calendário) e ao Beira-Mar (parecem-me sem força psicológica para reagir).
    Destaco a presença da Académica ainda neste lote. Com o plantel e orçamento que tem, e já tinha no ano passado, não se compreende estas classificações (mesmo tendo vencido a taça a época passada).

  • Leo
    Posted Abril 4, 2013 at 5:16 pm

    Acredito que o Moreirense se safe mesmo com um calendário bem complicado.

  • Rodrigo
    Posted Abril 4, 2013 at 5:14 pm

    Estas 6 equipas tem praticado um pessimo futebol, mas curiosamente aquele que tem estado melhor nos ultimos tempos tem sido o Beira-Mar, o ultimo classificado, mas que nao consegue ganhar pontos. Costinha deveria ter entrado mais cedo, ja que desde Janeiro que digo que o Ulisses Morais nao estava a fazer um bom trabalho. Prevejo vida dificil para o clube da minha terra, mas acredito que se poderao safar.

    A Academica e um clube com que simpatizo, a cidade onde estudo, mas esperava mais dos estudantes esta epoca, especialmente nesta 2ª metade depois de sairem das competiçoes europeias. O Pedro Emanuel tem menos qualidade que na epoca passada nas maos, especialmente no meio-campo (Pape Sow, Adrien, David Simao e Diogo Melo comparados com Bruno China, Makelele, Marcos Paulo ou Keita nao tem nada a ver) e isso explica algum do insucesso da equipa. Ainda assim, com a qualidade de Edinho, Marinho ou Wilson Eduardo manter-se-ao na 1ª.

    O Vitoria de Setubal e uma equipa cheia de veteranos, mas que nao tem feito uma grande epoca. A defesa e fraca e isso justifica os 47 golos encaixados. Sao os melhores posicionados e garantirao a manutençao.

    O Moreirense tem conseguido recuperar ultimamente, mas como tem o calendario mais dificil acredito que irao descer.

    Por fim, entre Gil Vicente e Olhanense saira o outro despromovido, sendo que o Olhanense tem pior plantel e a situçao dos salarios em atraso nao ajuda. O Gil e a pior equipa a jogar futebol na 1ª Liga e podera tambem descer.

    Sendo assim, descerao Moreirense e Gil Vicente.

  • FT
    Posted Abril 4, 2013 at 5:01 pm

    Penso que o Moreirense irá descer. Dos 6 jogos que faltam para o final do campeonato, 4 são extramamente dificeis de pontuar. Com o Porto e benfica nao pontuam (luta pelo titulo), com o Sporting penso que também nao, porque o Sporting luta ainda por um lugar na Europa, se pontuarem e só com o Braga…. e mesmo assim nao sei. Dos restante 2 jogos terao que ganhar e mesmo assim pode nao dar.
    SL

  • ferdy
    Posted Abril 4, 2013 at 4:40 pm

    A Academica, apesar de ter melhor plantel destas 6 equipas, não joga nada. O Pedro Emanuel ja devia ter sido despedido ha muito.

  • Nuno
    Posted Abril 4, 2013 at 4:34 pm

    Pela qualidade de jogo, desciam todos.

    Acredito que desça o Moreirense, porque tem o calendário mais complicado.

    A companhia deve ser o Beira-Mar, pois nota-se alguma ansiedade, e quando assim é, tudo corre mal.

    O Gil Vicente lá se vai safar, embora seja a pior equipa que vi jogar este ano: futebol, ZERO!!

    a Académica é surpreendente, pois tem bons valores. Pode ser do treinador, ou do facto de mais uma vez este ano terem refeito o plantel quase de novo. Muitas entradas e saídas dá nisto.

  • joao martins
    Posted Abril 4, 2013 at 4:33 pm

    O olhanense ainda respira devido ao trabalho de Sérgio Conceição, estava numa posição respeitável (8º lugar senão me engano) depois este saiu e o olhanense afundou-se. Beira Mar melhorou mas vitorias morais não servem de nada. Moreirense recuperou mas tem um calendário dificílimo. Academica como o ano passado, teve uma primeira volta melhor que a segunda e demonstra que o Pedro Emanuel so aguenta no lugar devido a vitoria na taça. Na minha opinião devia descer Academica e Gil Vicente, mas vai descer Beira Mar e Moreirense

  • joao
    Posted Abril 4, 2013 at 4:22 pm

    Acho que o beira não se safa e infelizmente penso que quem o vai acompanhar será a minha briosa. O próximo jogo é fundamental e ganhar ao gil vicente é imperioso contudo parece-me difícil. O gil tem jogado mais e a aac tem vindo a decair. A equipa não é má mas o maestro não tem tido dedos. A equipa na liga europa não teve pior que marítimo e sporting e estes no campeonato estão muito melhor. Em cbr há uma certo conforto para todos os treinadores. Emanuel o ano passado teve 13 jogos sem ganhar e não viu lenços brancos. Agora está à 7 e só viu alguns. Comigo já não lá estava no ano passado mas depois de ganhar a taça seria difícil prescindir dele agora já está há umas semanas a mais no banco. A aac vai manter-se (à "rasquinha") ou descer com Emanuel. Espero que no ano a seguir já lá não se mantenha. É que embora tenha ganho a taça no campeonato nunca ficou numa posição consentânea com o plantel. No futuro gostava de daúto ou caso não houvesse um clima de ódio entre jes e sérgio conceiçao, este

  • scp_fan
    Posted Abril 4, 2013 at 4:19 pm

    Equipas —–25J—26J—27J—28J—29J—30J—–FINAL
    Moreirense—-D—–D—–E—–D—–V—–D—- 25 PTOS
    Academica—–E—–D—–E—–D—–E—–D—- 24 PTOS
    Gil Vicente—E—–E—–V—–D—–D—–E—- 25 PTOS
    Setubal——-D—–E—–D—–V—–D—–E—- 28 PTOS
    Beira-Mar—–D—–E—–D—–V—–D—–D—- 21 PTOS
    Olhanense—–D—–D—–D—–V—–D—–V—- 27 PTOS

    CLASSSIFICAÇÃO:
    11º Setubal – 28 ptos
    12º Olhanense – 27 ptos
    13º Gil Vicente – 25 ptos
    14º Moreirense – 25 ptos
    15º Académica – 24 ptos
    16º Beira-Mar – 21 ptos

    SL!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 5, 2013 at 12:58 am

      Não acredito que vá haver uma diferença assim tão grande dos dois ultimos para os restantes..

  • Ricardo Ferreira
    Posted Abril 4, 2013 at 3:31 pm

    O presidente da Liga tá a tentar cozinhar um alargamento.

  • Álvaro
    Posted Abril 4, 2013 at 3:23 pm

    Pela qualidade de jogo, Académica e V. Setubal mereciam a descida, mas penso que Olhanense e Moreirense serão os condenados.

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2013 at 3:09 pm

    Pessoalmente, acho que irão descer Moreirense e Beira Mar.

    Se virmos bem, o Moreirense tem um excelente treinador e que fez 13 em 24 pontos possíveis desde a 17ªJornada, mas tem um calendário dificílimo. Por proximidade geográfica e porque jogar em Moreira é complicado, gostaria que se mantivessem na Primeira.

    A Académica (e desculpem-me os Portistas, pois vou ser um pouco clubista), é um clube baseado no FCP, o treinador é portista assumido, e dá a impressão que joga sempre de igual para igual com o Porto, beneficiando assim sempre o Porto. Foi jogar ao Benfica, com 10 autocarros e não fez um único remate à baliza. Tem uma organização defensiva que é a pior da Liga, na minha óptica, e joga um futebol completamente desinteressante. Depois da campanha do ano passado e da presença na Liga Europa, pedia-se muito mais a estes homens, mas fracassaram e creio que o treinador não sabe bem qual a solução. Acho que se vão safar, se bem que mereciam e não me importava que descessem. Vi-os jogar ao vivo em Ponte da Barca (minha terra) para a Taça e não vi nada de especial.

    Beira-Mar e Gil estão em situação delicada. Os aveirenses tem uma mão cheia de bons jogadores, mas se as coisas estavam mal com o Ulisses no comando, muito pior ficaram com a chegada do Costinha que percebe zero de bola. O Gil vai safar-se, porque tem um calendário mais acessível, se bem que também pratica mau futebol e demonstra muito falta de vontade nos seus jogos, embora ache que até tem uma equipa interessante. O Setúbal aparece sempre ligada às despromoções mas já é habitual em situação de aflição safarem-se sempre com maior ou menor dificuldade.

    O Olhanense tem um plantel muito fraco, mas com vontade. E por vezes isso pode fazer a diferença. O treinador, é um amigo pessoal da minha família, e um homem honesto e trabalhador. Espero que consiga manter o clube á tona ;)

    • Carlitos
      Posted Abril 7, 2013 at 11:06 am

      Pedes pra pedir desculpa ao academistas, num entanto é um portista que fica ofendido…
      Elucidativo…

    • joao
      Posted Abril 4, 2013 at 6:30 pm

      Desculpem-me os portistas??????? que raio. Deveria querer dizer desculpem-me os academistas já que os vou insultar fortemente…
      Acho um piadão criticar-se a académica por ter criado dificuldades ao benfica jogando feio e que a goleada sofrida com o porto foi facilitar a vida ao porto, infelizmente não será a última goleada contra um dos grandes. Aliás a Académica olhando para o seu lugar na classificação pode realmente arriscar a sua sobrevivência na primeira liga e receitas importantes porque o Emanuel já jogou no Porto e por isso facilitou… mas isso tem sequer lógica? Se isso fosse verdade como iria o emanuel arranjar emprego no futuro?
      Quando o benfica goleia é porque as outras equipas facilitam também?

      É porque se é essa a razão pela qual acha que há goleadas em Portugal mais vale chamar o ministério público.

      Realmente andam a jogar muito pouco mas colocar em causa a profissionalismo de vários jogadores ainda para mais em favor de uma causa que não lhes dá beneficio algum é completamente estúpido mas enfim já é habitual. Ainda me lembro da sugestão de o Petit numa flash interview a insinuar que jogadores do Rio Aves estavam dopados.

  • Vadeer
    Posted Abril 4, 2013 at 3:08 pm

    Beira mar e Olhanense sao as minhas apostas para descer

    Moreirense vai se safar

  • max
    Posted Abril 4, 2013 at 3:00 pm

    O Beira-mar é o clube da minha terra, por isso é dele que vou falar.

    O Beira-Mar está nesta situação muito por culpa própria. A equipe tem valor, o futebol colectivo mostra entrosamento mas não têm conseguido aguentar resultados de vantagem muito por falta de cabeça na gestão de jogo.

    Só para exemplificar, o beira-mar esteve a ganhar à Académica 3-0 e deixou-se empatar, esteve a ganhar ao Braga 3-1, idem, esteve a ganhar ao Paços até ao último minuto e aconteceu o mesmo (neste caso foi um penalti inventado). Devem ter acontecido outras situações semelhantes que agora não me recordo. Mas por exemplo perdeu este último jogo com o Benfica com um penalti.

    Fui ver o jogo dos desesperados no passado fim de semana, Beira-Olhanense e mais uma vez o Beira sucumbiu pela pressão psicológica, porque o olhanense pouco fez para ganhar o jogo, enquanto os avançados Aveirenses, sem calma falharam uma série de golos feitos. Perdeu 0-1, com golo marcado a 10m do fim.

    Diria que é uma equipe que não merece descer porque sempre jogou o jogo pelo jogo e sem autocarros à frente da baliza.
    É uma equipe com valor que aposta na sua formação e no jogador português. Claro que estes factores são subjectivos, e também estou a falar com o coração.

    Seja como for se a equipe jogar com cabeça e se conseguir ganhar o próximo jogo penso que é possível manterem-se na 1ªLiga. (espero que sim)

    Neste momento a 2ªLiga é muito competitiva, acho que é mais difícil subir de divisão do que manter-se na 1ª, portanto os clubes que estiverem na situação de descer têm que dar tudo por tudo com o perigo de descerem e de só subirem daqui a uns largos anos.

    Cumps

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2013 at 2:53 pm

    Estou preocupado com o Beira-Mar.
    Vejo um Moreirense muito forte (dentro do que se pode considerar forte uma equipa que há uns meses já "tinha descido"), e acho que vai fugir a estes lugares. Acho que Olhanense vai ficar para trás, e a única hipotese dos Aveirenses se manterem será, na minha teoria, em discussão com Académica, que está muito fraca.
    Dois destes 3 serão despromovidos, é o meu ponto de vista.

    João Malaquias

  • espanhol
    Posted Abril 4, 2013 at 2:50 pm

    Atenção ao calendário do Moreirense que ainda vai defrontar Sporting, braga, Benfica e Porto

  • Gaziitz
    Posted Abril 4, 2013 at 1:55 pm

    Penso que quem vai descer será Beira-Mar e Académica. O Setúbal e o Gil Vicente estão safos com o calendário que têm fazem mais 7 ou 8 pontos…O Moreirense faz 5 pontos tal como o Beira-Mar. O Olhanense e Academica fazem 3 pontos…

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2013 at 1:48 pm

    Concordo, o Olhanense tem a pior equipa da Liga. No entanto acho q a Académica merecia a descida de divisão. Tem bons jogadores mas o P. Emanuel é mt fraquinho. Nunca terá condiçoes para treinar o Porto.

    Gostava que o Moreirense ficasse. As deslocaçoes a Moreira de Cónegos são sempre mt complicadas.

    Ass. Miguel Barroso

  • Anónimo
    Posted Abril 4, 2013 at 12:41 pm

    Vejo o caso muito mal parado para o meu Beira-Mar. Depois da derrota, em casa, frente à Olhanense acredito que só um milagre pode levar à manutenção. Os jogadores mostram não estar motivados, Costinha não é treinador de futebol, a nível financeiro a situação é má e em termos de direcção, quer da SAD quer do clube, ainda pior. O clube está completamente abandonado. Em caso de descida, temo o fim do clube ou que aconteça o mesmo que ao Leiria e em vez da segunda Liga, o Beira-Mar vá disputar a 2ª divisão.
    Pelos vistos à Olhanense pode acontecer o mesmo.

    Rogério Cruz

    • Anónimo
      Posted Abril 5, 2013 at 4:15 pm

      Obrigado pelo esclarecimento Rogério. Desejo que o Beira-Mar ultrapasse esta fase

      Miguel Bravo

    • Pedro Vieira
      Posted Abril 4, 2013 at 11:36 pm

      Espero que O Beira-Mar fique na 1 liga….Aveiro merece

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2013 at 5:16 pm

      Caro Miguel Bravo,

      A direção do Beira-Mar (clube) e os sócios foram levados no que se costuma chamar de conto do vigário. Majid Pyshiar chegou a Aveiro com pompa e circunstância prometendo mundos e fundos. O clube encontrava-se numa situação extremamente difícil, com dificuldade em pagar salários, penhoras de ex-dirigentes, uma direcção muito pouco competente e a ver o património do clube ser delapidado. Majid prometeu saldar as dívidas do clube, investir na equipa e até em infra-estruturas. Falou-se até em lutar pela Europa.

      Foi organizada uma assembleia geral para aprovar a criação da SAD e consequente passagem do futebol para as mãos do iraniano. Os sócios aprovaram a ideia depois de ouvirem um discurso de Pyshiar em árabe (traduzido por um tradutor para português) e a própria direcção do clube ter referido que o investidor já avançara com 500 mil euros para ajudar nas despesas do clube. O entusiasmo era grande e nem foi dada hipótese do ex-presidente Mano Nunes apresentar a sua proposta de SAD.
      A jovem SAD era do iraniano.

      O acordo entre Beira-Mar e Majid foi muito mal feito para os interesses do clube. O investidor ficou com direito a 90% das receitas em vendas de passes de jogadores e o pagamento das dívidas do clube não foi salvaguardado. Tanto que, o clube já viu o seu pavilhão ser penhorado por ex-dirigentes, tendo agora que pagar aluguer para que as modalidades de Futsal e Basquetebol possam lá funcionar.
      Com o passar do tempo, toda a gente percebeu que as promessas de Majid nunca iriam ser cumpridas, o investimento no plantel foi zero e os salários em atraso continuam a existir. A equipa em vez de ficar mais forte, tem vindo a ficar mais fraca porque a preocupação do investidor é lucrar com este negócio. Vender os jogadores que puder e para o seu lugar contratar jovens a custo zero ou jogadores de divisões inferiores de baixo custo. É esta a explicação de o Beira-Mar ter um plantel com tantos portugueses.
      O modelo em si não é mau, até é adequado para um clube que luta para não descer mas a forma como é implementado (equipa desequilibrada) e os motivos (puramente interesses financeiros) deitam tudo a perder e a qualidade do plantel diminuiu.

      Hoje em dia, a direcção do clube, depois de ter aprendido com o iraniano que é possível gerir o clube sem gastar dinheiro, quer recuperar a parte da SAD que vendeu e processar Pyshiar pelo não pagamento das dívidas.

      O Beira-Mar esse, está em último lugar, com os adeptos cada vez mais longe do estádio e a cidade cada vez mais afastada do clube.

      Rogério Cruz

    • leonel
      Posted Abril 4, 2013 at 4:36 pm

      Também concordo com o max. Costinha parece-me um treinador interessante. Tem utilizado o 4-4-2 losango do Mourinho (no FC Porto) e a equipa tem criado mts ocasiões de golo. Apesar de estar muito mal classificado, acredito na manutenção.

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2013 at 4:02 pm

      Gostava que me respondesse a uma pergunta, se puder. Quando soube que o Beira-Mar tinha um investidor, o sr Pishyar se não me engano, pensei que o clube ia passar para outro nível, pois achei que tinha condições interessantes para isso como por exemplo, um estádio novo e a sua localização. E não sei em que área do clube ele está a investir, mas todas as épocas vou ver o plantel do seu Beira-Mar e não encontro grandes diferenças em termos de qualidade em relação ao que era "pré-Pishyar". Com isto, o que queria perguntar é quais os moldes em que esse senhor se tornou investidor no seu clube?
      Cumprimentos,
      Miguel Bravo

    • max
      Posted Abril 4, 2013 at 3:11 pm

      Caro Rogério,

      Por acaso não acho que tenha sido culpa do Costinha termos perdido este último jogo. Não foi o Costinha que falhou vários golos à frente da baliza, e que tentou fazer um passe de calcanhar sem sucesso que deu origem ao golo do Olhanense.
      Acho que o treinador montou bem a estratégia, mas a ansiedade dos jogadores deitou tudo a perder. Agora enquanto não conseguirmos uma vitória vai ser dificil os jogadores recuperarem a moral.
      Acho que o público esteve bem pior, não puxou pela equipe, só os Ultras o fizeram portanto também temos cota parte de responsabilidade. (eu estive no estádio)

      Se descer-mos não vai ser nada bom para o clube e também temo pelo fim.
      Penso que a única forma de recuperar o clube será voltar ao antigo estádio para que hajam muitos mais adeptos nos jogos… mais receita, mais motivação, mais ligação ao clube…

      Temos que acreditar!

Deixa um comentário