Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Fui a casa de Ronaldo e vi dez pessoas. O que se está a passar?”

LeBron gasta mais de um milhão por ano para cuidar o corpo, com tratamentos que vão desde a crioterapia, o uso de câmaras hiperbárcias ou calçado de compressão para recuperar, além de dispor de treinadores pessoais, assim como cozinheiros, médicos, etc, e o português, e bem, também deve fazer um investimento semelhante…

Rio Ferdinand destacou o profissionalismo de Cristiano Ronaldo numa entrevista ao Goal, salientando que foi o primeiro jogador que viu a investir forte na sua condição física. “Ele tem 34 anos e ainda está no topo. Tem estado entre os dois melhores jogadores do mundo há mais de uma década. Foi a primeira pessoa que vi a investir numa equipa. Fui a casa dele e vi dez pessoas. Perguntei-lhe: ”Quem são estas pessoas? O que é que se está a passar?'”, afirmou. A resposta de CR7 foi a seguinte: “Este é o meu cozinheiro, este é o meu fisioterapeuta, este é o meu médico e este é o meu treinador pessoal”. O antigo central na entrevista comparou ainda a postura de Ronaldo com a de LeBron: “Ambos investiram muito dinheiro para ter a equipa certa em seu redor, para que o corpo e a mente funcionassem ao mais alto nível consistentemente. Se tivesse que aconselhar os jovens jogadores, diria para investirem os recursos em si mesmos”.

25 Comentários

  • Af2711
    Posted Novembro 8, 2019 at 8:44 pm

    Quando Ronaldo se retirar, a certeza que me dá é que a sua capacidade de trabalho será tão lembrada quanto os seus números. Simplesmente admirável. Somos privilegiados de acompanhar ele e Messi no topo por tanto tempo.

  • Kacal
    Posted Novembro 8, 2019 at 6:41 pm

    Isto é óbvio. Gostemos ou não dele, acho que todos admiramos e respeitamos imenso o seu profissionalismo, o atleta que é e tudo que fez para aí chegar. Depois uns gostam do jogador que foi e é, outros nem tanto, mas faz parte. Mas nisto acho que é quase toda a gente que tem respeito e admiração por ele, penso.

  • Gunnerz
    Posted Novembro 8, 2019 at 6:40 pm

    Não acho mal, mas não concordo q seja um exemplo a seguir. Fora do tempo de treino/jogo cada 1 faz o que quer e sendo a profissão deles cabe lhes também decidir se querem perder do seu tempo livre para investir em si. Olhando para o meu caso, em empregos anteriores nunca me preocupei em investir tempo extra. No meu emprego actual já invisto pq gosto do q faço e não me importo nada. Penso nisso, com temas diferentes sou igual ao CR7, mas acho perfeitamente normal q os outros não o façam.

    • Deco10
      Posted Novembro 8, 2019 at 8:30 pm

      É um exemplo a seguir para todos aqueles que querem ser (d)os melhores naquilo que fazem. Se não te interessa ser o melhor e preferes ter uma vida mais “tranquilo”, tudo bem, mas não deixa de ser um exemplo a seguir, principalmente para todos aqueles que sonham ter uma carreira no desporto.

      É como dizer que o Warren Buffet é um exemplo a seguir para quem investe em ações, o teu objetivo até pode não ser seres bilionário, mas o melhor investidor do mundo não deixa de ser um exemplo a seguir.

      • Gunnerz
        Posted Novembro 8, 2019 at 9:04 pm

        Eu acho perfeitamente possível seres o melhor só investindo no tempo de trabalho. Há imensos jogadores que não querem nada com bola mal saem do treino e no entanto estão igualmente no topo. Mas como disse, não não acho mal o cr fazer isto, é a opção dele.

        • El Pipito
          Posted Novembro 9, 2019 at 10:54 am

          Quem é que não quer nada com bola mal sai do trabalho?

          • André Dias
            Posted Novembro 9, 2019 at 12:14 pm

            Há vários jogadores que em entrevistas confessaram que o futebol para eles não passa de uma profissão. Vieri, Batistuta e Tévez, por exemplo. O Carlos Vela também disse que entre um bom jogo de futebol e um bom filme prefere o filme.

            • Kacal
              Posted Novembro 9, 2019 at 1:41 pm

              Sim e quantos desses chegaram ao nível de Messi e Cristiano? Neste caso o CR7? Talvez o que diferencie o patamar deles destes “ETs” seja este esforço e foco extra!

              • André Dias
                Posted Novembro 9, 2019 at 1:53 pm

                Nem estava a discutir isso, apenas respondi ao El Pipito.

                Ainda assim Vieri, Batistuta e Tévez foram avançados de topo, mesmo que não tenham atingido o nível dos ETs.

                • Kacal
                  Posted Novembro 10, 2019 at 1:43 pm

                  Sim, nem foi muito bem uma resposta contra ti, foi mais um complemento. E sim, foram jogadores de topo mas talvez pudessem ter ido ainda mais longe com esse toquezinho extra ou não, mas eu acredito que a mentalidade e esforço do CR7 o levou onde chegou.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 8, 2019 at 5:54 pm

    Estar bem fisicamente aos 34 anos não é relevante quando comparados com as carreiras de jogadores como maldini, buffon, giggs, van der sar ou schwarzer que jogaram até aos 40 a um nível elevadíssimo.

    O próprio ibrahimovic continua muito bem fisicamente aos 38 anos.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Novembro 8, 2019 at 5:51 pm

    Implicitamente, o grande elogiado terá de ser Jorge Mendes. Ele é, todos sabemos, o grande mentor de Cristiano Ronaldo. Ele e Ferguson. Tenho dúvidas que um Ronaldo, com pouca idade, tivesse noção dos caminhos a percorrer para percorrer a estrada do altíssimo rendimento.

    Por isso, parabéns ao Ronaldo (pela capacidade de trabalho) e parabéns a Jorge Mendes e a Ferguson (por terem, em planos diferentes, aconselhado o jovem jogador). Ferguson, aliás, tirou todos os defeitos ao jovem Cristiano. Fez de Cristiano um jogador mais pragmático e combativo. Ele que, convém não esquecer, se mandava muito para o chão e se agarrava constantemente à bola.

    • André Dias
      Posted Novembro 8, 2019 at 9:05 pm

      Quando se fala no desenvolvimento de Ronaldo fala-se sempre em Ferguson (e bem) mas na minha opinião ignora-se um factor bastante relevante: o plantel do Man Utd.

      Pegando na fantástica época de 07/08 como referência, quando Ronaldo tinha 22 anos, o plantel contava com Van der Sar (36), Ferdinand (28), Vidic (25), Gary Neville (32), Carrick (25), Scholes (32) e Ryan Giggs (33). Não referi estes elementos apenas pela idade mas por serem autênticos líderes com experiência e palmarés de impor respeito. Ronaldo em Manchester tinha os pés bem assentes na terra porque, além de um mentor que se confundia com um pai e que sabia extrair o melhor dele com apoio e exigência, tinha todos estes colegas de equipa que eram verdadeiros exemplos daquilo que um jogador de futebol deve ser.

    • Af2711
      Posted Novembro 8, 2019 at 8:45 pm

      Mas Ronaldo já era considerado um viciado em treinar e melhorar fisicamente e desportivamente desde os 13 anos. Eu concordo porque também é necessário que pessoas te guiem da maneira adequada, mas ele por si só sempre foi obcecado pela evolução

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 8, 2019 at 6:31 pm

      Ferguson foi importante mas carlos queiroz foi praticamente o pai do cristiano ronaldo durante o tempo em que esteve em manchester.

      Mourinho tambem foi um treinador que fez o Cristiano subir de patamar, é só comparar os números no real madrid e na selecção antes e depois de ser treinado por mourinho.

      Foi com ancellotti e zidane que soube manter-se no topo com tranquilidade.

      Duvido muito que conseguisse chegar aos 34 anos com o mourinho como treinador. Iria estoirar a cabeça dele coitado.

      Mourinho é super exigente, é difícil e desgastante para os jogadores acompanharem.

  • André Dias
    Posted Novembro 8, 2019 at 4:43 pm

    Por esta e por outras é que não concordo quando se comparam futebolistas de diferentes eras. Não foi só jogo em si que mudou, a medicina e a tecnologia evoluíram consideravelmente. Equipamento, alimentação, staff especializado… Tudo isto permite que os jogadores de hoje consigam jogar a alto nível durante mais anos.

    • Af2711
      Posted Novembro 8, 2019 at 8:49 pm

      Sem contar a recuperação de lesões. Lesões que antes acabavam praticamente com a carreira de jogadores, hoje podem ser recuperadas com mais facilidade, sem contar os trabalhos de prevenção que atletas fazem fora do clube.
      Quantos jogadores acabaram precocemente das últimas décadas para cá? Talvez Van Basten com a medicina de hoje na década de 80/90 pudesse prolongar a carreira e não sofrido tanto com sucessivas lesões.

      • André Dias
        Posted Novembro 8, 2019 at 9:10 pm

        Era aí que queria chegar quando falei em medicina. Além da recuperação de lesões também houve evolução na prevenção das mesmas. A preparação física actual tem um papel importante.

    • Xyeh
      Posted Novembro 8, 2019 at 7:55 pm

      Concordo e discordo e explico:
      Apesar de hoje em dia a medicina e o acompanhamento ao jogador ter evoluído de forma brutal, também existem muitas mais distracções e obrigações aos jogadores sem ser tratar do físico, a quantidade de media days que fazem, entrevistas subiu substancialmente, ou seja, jogadores antigamente apesar de terem a medicina mais atrasada acabavam por ter mais tempo de repouso físico e mental. Hoje em dia acredito que exista maior pressão para os jogadores e crie algum desgaste na profissão, por outro lado se ganhasse o que eles ganhavam a primeira coisa era contratar um psicólogo para me acompanhar.

      • André Dias
        Posted Novembro 8, 2019 at 8:50 pm

        Em relação à pressão criada pelo mediatismo, completamente de acordo. Actualmente os jogadores estão muito mais expostos, seja na TV, redes sociais ou podcasts. O seu desempenho é escrutinado por tudo e por todos. Mesmo na rua é provável serem contactados porque qualquer pessoa facilmente os reconhece. É apenas natural que isto tenha impacto psicológico.

        Em relação às distracções, embora perceba onde queres chegar, não concordo. Cada jogador é que sabe o que quer fazer com o seu tempo livre, desde que isso não afecte o seu rendimento em campo. Não acho que passar muito tempo nas redes sociais ou a dar entrevistas tenha algum impacto negativo, basta olhar para Ronaldo. Além disso são hábitos inofensivos, era bem pior há umas décadas quando havia jogadores que abusavam de álcool, tabaco e drogas.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 8, 2019 at 6:33 pm

      Melhor preparação é geral. Todos gozam desses avanços tecnológicos.

      A preparação de todos os jogadores não tem nada a ver.

      Os defesas de hoje não têm nada a ver dos do tempo do pelé.

    • JC
      Posted Novembro 8, 2019 at 5:45 pm

      Percebo o ponto de vista e concordo, as condições de agora são muito melhores e permitem ao jogador ter melhor qualidade física do que antes. No entanto, isto é para quem quer, não é para quem pode. E poucos ou quase nenhuns, são os casos semelhantes ao do Ronaldo, em que se dedicam a 100% ao aspeto físico e mental. Não vejo um Ronaldo ou Ronaldinho numa época atual a prepararem-se desta maneira, aliás basta ver o caso de Neymar, Bale e tantos outros jogadores de alto nível que chegam ao topo e depois, citando o Conceição, estão-se “a cagar”, para manter esse nível. E isso é que faz o Ronaldo, aliando ao seu talento, esta capacidade de trabalho e de se reinventar, um dos melhores de sempre.

      • André Dias
        Posted Novembro 8, 2019 at 7:17 pm

        Sim, este caso concreto de Ronaldo não é propriamente comum no futebol. Os nomes que referiste são óptimos exemplos de jogadores que podiam fazer o mesmo mas preferem não fazer. Não é só ter os meios à disposição, é preciso ambição e profissionalismo acima da média para dedicar horas extra e dinheiro para investir numa equipa de profissionais como esta de Ronaldo.

  • Wonderkid
    Posted Novembro 8, 2019 at 4:29 pm

    Claro que nem todos se podem dar ao luxo de ter uma equipa destas, mas isto faz parte da diferença entre um bom profissional e um profissional de topo. Especialmente na parte do treinador pessoal. Algo muito importante também no futebol é cuidar do aspecto psicológico, algo em que o meu Sporting bem devia de investir para tentar recuperar a melhor versão de jogadores como Vietto, por exemplo.

Deixa um comentário