Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Futebol de Jardim é mediocre. É sempre um aborrecimento de morte»; Equipa de VP multada pelos maus desempenhos; Sporting presta homenagem a Pedro Proença

“Resultadista”, pragmático, inteligente, defensivo, ou sem capacidade para ser diferente? LJ vai conseguindo resultados, apesar do seu futebol não encantar, mas, curiosamente na fase (2.ª época) em que se lhe podia exigir um pouco mais, ele deixa os clubes onde está (veremos se no Principado vai ser diferente e fica mais que um ano). 
 O Mónaco está no quarto lugar da Ligue 1, bem encaminhado na Champions, apesar da valia individual do Arsenal, e ainda na Taça, mas o futebol de Jardim parece não agradar a todos. Dugarry criticou duramente a prestação dos monegascos no empate caseiro frente ao PSG, jogo em que a equipa de Jardim só se preocupou em defender o nulo, algo que até motivou uma resposta de Jardim. “Conheço as qualidades de Dugarry como jogador, mas como treinador…as suas palavras não me afetam”, referiu o ex-técnico do Sporting. Mas o antigo avançado do Barcelona não se ficou e voltou a vincar a sua posição. “Tentam justificar a mediocridade dizendo que o Mónaco defende bem. Mas, espero outra coisa de uma equipa que está na Liga dos Campeões. Disse-o sinceramente (…) Comentei jogos suficientes do Mónaco para ter consciência de que a constatação é sempre a mesma: é sempre um aborrecimento de morte. Não me considero o dono da verdade, longe disso. Esta é apenas a minha opinião, por isso me espanta que se faça tanto barulho acerca disto.”
Mais pressão para Vítor Pereira (o clube que domina o futebol grego não quer só o campeonato, nem vitórias pela margem mínima) – O presidente do Olympiacos aplicou uma multa de 500.000 euros aos seus jogadores devido aos maus desempenhos, nomeadamente na Liga Europa. “O Olympiacos é o maior clube grego e, para cada um de vocês, é uma honra representarem esta equipa. Devem respeitar e honrar o Olympiacos. Se alguém tiver um problema ou não quiser ficar aqui, que tenha a coragem de assumi-lo e ir-se embora”, disse Evangelos Marinakis aos seus jogadores, de acordo com a agência AFP. O presidente do campeão grego precisou que a multa dizia respeito, sobretudo, à eliminação frente aos ucranianos do Dnipro nos 16 avos de final da Liga Europa e ao recente empate 1-1 na receção ao AEK Atenas, atualmente na segunda divisão, para a Taça da Grécia.

A preparar o futuro (Proença vai certamente continuar ligado ao futebol, e num cargo que lhe permita decidir)? – O Sporting homenageou hoje Pedro Pedro Proença num hotel em Cascais. Sendo que o ex-árbitro, o melhor português de sempre, aproveitou o momento para desmentir que vai ser candidato da Liga, apesar de não fechar a porta a essa possibilidade. “Não fecho a porta nem à Liga, nem à Federação, nem à UEFA, nem à FIFA, não fecho a porta a nada. Quando as propostas e os projetos existirem, estarei aqui para refletir sobre os mesmos e eventualmente dar uma resposta”, ressalvou, apesar de garantir que a sua prioridade é “eventualmente ser eleito para o Comité de Arbitragem da UEFA”.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 1:04 pm

    Com a equipa que o Monaco tem o LJ tem feito um grande trabalho. Ponham lá um treinador a jogar bonito e melhor que ele. Bonito é ganhar, bonito é chegar ao Emirates e dar 3 1. Digo eu, BradleyPitt

  • Fonseca
    Posted Março 3, 2015 at 11:05 am

    Quem viu o que o Jardim fez em Aveiro, em Braga e em Alvalade nunca na vida questionaria o seu estilo de jogo. O Mónaco tem um plantel extremamente reduzido para os objectivos propostos e é preciso ser realista quando vemos o Jardim obrigado a jogar com 3 ou 4 jogadores no 11 que nem 1 ano de experiência de Ligue 1 possuem (quanto mais Champions…). De heróis está o Céu cheio e jogo a jogo lá vai o LJ para os quartos da Champions e tentar apanhar o Marselha de Bielsa

  • Rabensandratana I
    Posted Março 3, 2015 at 9:53 am

    Jardim é um grande treinador e tem feito uma carreira em que demonstra que tem conhecimentos técnicos e tácticos muito superiores aos demais treinadores.
    O Jardim é um treinador pragmático e que em termos tácticos é muito bom, VP é outro treinador que faz dos seus conhecimentos tácticos o seu cartão de visita.
    O Dugarry de certeza que não conhece a carreira do LJ, caso contrário não dizia o que disse.

  • António Vilares
    Posted Março 3, 2015 at 8:24 am

    O ano passado quando o Leonardo Jardim chegou, o Sporting chegou a praticar um futebol com base em transições interessante, pois era a supresa e muitas equipas exponham-se em demasia contra nós. A partir do momento em que começaram a olhar para o Sporting novamente como um grande, o futebol de Leonardo Jardim começou a sentir mais dificuldades. Não é por acaso que a partir dessa altura os jogadores mais recorrentes na frente de ataque foram Slimani e…Capel! O que iniciou um futebol demasiado pragmático com os golos a surgirem de ataques rápidos, a procurar a verticalidade dos seus extremos e o jogo aéreo do Argelino. Fez um magnífico trabalho no meu (e seu) clube mas fez bem em ter saído porque o futebol leonino precisava de evoluir. Taticamente é um treinador de grande competência mas que prefere o 1-0 aos 95m com 30% de posse do que o domínio total do jogo em permanente risco em busca do espectáculo! Gosto mais do futebol do Marco mas admito a capacidade do Leonardo

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 3:51 am

    Voces falam de resultados, ok… mas o que é que o LJ já ganhou ou vai ganhar? Nada… Resumindo: O Monaco joga feio e não ganha nada! :)

    Bruno Reis

  • Luke Van Diesel
    Posted Março 3, 2015 at 12:58 am

    Tanta gente que discorda com o Dugarry. Eu cá concordo em certa parte. O futebol não me apela, o ano passado ficaram em 2º e neste momento estão em 4º, mais próximo do 7º do que do 3º. Isto para um adepto normal é sempre mau de se ver no seu clube, portanto as críticas são compreensíveis (o plantel é pior, mas não foi uma descambada como se tenta parecer). A equipa defende bem, mas se isso não dá resultados, é normal haver críticas. Na Champions fizeram uma surpresa, mas no final de tudo, não a vão ganhar

  • Guilherme Silva
    Posted Março 3, 2015 at 12:54 am

    Como complemento ao meu comentário anterior, se o futebol funcionasse duma maneira diferente à que estamos habituados, ia ser bastante interessante ver o trabalho duma equipa técnica como na NBA. Falando num passado recente e dando como exemplo a equipa que apoio, os Knicks: 2 épocas atrás, basicamente tinham dois treinadores, mas apenas um era apresentado como o principal – Mike D'Antoni e Mike Woodson. O primeiro, conhecido por montar a equipa de ataque dos Suns, era o responsável pela parte ofensiva da equipa. O segundo, montava a defesa. A equipa funcionava perfeitamente, foram os melhores Knicks dos últimos tempos inclusive, mesmo tendo "dois galos para o mesmo poleiro". Seria possível isto no futebol?

    Provavelmente traria vantagens e desvantagens, o critério para escolher a equipa técnica ia ter que ser bastante mais rigoroso, etc, mas eu acredito que podia funcionar. Era algo que gostava de ver testado, só por curiosidade. Fazendo um paralelismo com a NBA, o Jardim podia ser em muitas equipas o que era o Thibbodeau nos Celtics campeões antes de assumir e montar outra defesa fenomenal nos Bulls.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 1:32 pm

      Apesar de achar dificil de implementar concordo contigo que seria umq revolução no panorama atual do treino e da própria aplicação do futebol

      Joao Bernardo

    • Guilherme Silva
      Posted Março 3, 2015 at 1:11 pm

      No basket também tens momentos intermédios. Menos e acima de tudo muito mais rápidos, mas também os tens, e tens equipas extremamente eficientes nesses momentos.

      Acho que seria complicado e fugir um pouco ao futebol tradicional a que estamos habituados, mas gostava de ver se funcionava.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 10:45 am

      Caro Guilherme Silva se o futebol fosse onde desporto onde não existissem momentos intermédios isto é ligação da defesa ao ataque isso podia acontecer.
      Uma vez que no futebol tem obrigatoriamente de existir ligação entre os dois sectores a existência de um treinador de ataque e um de defesa ia desligar a equipa de forma a que não ia haver rotinas para transicções. Na NBA isso não é impedimento pois as trasições que existem ou sao de roubo de bola ou no normal sair a jogar com a bola de fora. Não existe a fase intermédia de ligação de sectores.

      Joao Bernardo

  • Edge
    Posted Março 3, 2015 at 12:47 am

    O Monaco depois de um grande jogo que fez ao meio da semana é natural que jogue menos porque o PSG é muito melhor e LJ deve saber o que é mais importante para a equipa actualmente

  • António Tonga
    Posted Março 3, 2015 at 12:38 am

    Só espero que Leonardo Jardim nunca treine alguma das equipas do meu coração. Merece todos os elogios, pela capacidade defensiva da sua equipa, mas como adepto, e até gosto de embates tácticos, simplesmente não suportaria consumir táctica e defesa ao longo de toda uma época.
    Em termos ofensivos Mónaco chega a ser constragedor (quando digo ofensivo falo de ataque organizado, e não contra-ataque puro). Simplesmente não apela. Sou do tempo do Mónaco entusiasmante de Ludovic Giuly, Dado Prso, Patrice Evra…

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 7:30 am

      Eu lembro me do Mónaco do Wenger bem superior do Hoddle e Weah aos Djorkaeff,Petit,Thuran,Klinsman essas sim equipas fortissimas não ganhou pk havia o Marselha do Tapie com uma das melhores equipas da altura e corrupção à mistura.

      Filipe Ribeiro

  • Rodrigo
    Posted Março 3, 2015 at 12:35 am

    Eheheheh o Dugarry ja comparou o plantel do Monaco com o do PSG? E com o do Arsenal? De facto, ate posso considerar que o futebol do Jardim e de pouca qualidade, mas num clube com uma massa adepta tao fraca e com um plantel apenas razoavel e que perdeu as suas 2 principais figuras no inicio da epoca, creio que nao se poderia exigir muito mais do que aquilo que esta a ser feito ate ao momento.

    Quanto ao Proença, nao creio que seja preparar futuro nenhum porque os outros grandes irao fazer uma cerimonia identica. O que parece evidente e que o melhor arbitro portugues de sempre esta destinado a pertencer as mais altas instancias de arbitragem do futebol portugues e quem sabe ter um papel de relevo em termos europeus, ja que a amizade com Colina e manifestamente conhecida.

    Por fim, ridicula esta postura do Olympiakos para com os seus jogadores, mas que na Grecia e neste clube acaba por nem surpreender. E sabido que no Olympiakos nao basta vencer, e preciso marcar bastante e ter bom futebol, assim como tentar algo na Europa, mas a verdade e que multar os jogadores e claramente injusto. Isto em qualquer clube dos principais campeonatos europeus (em Portugal nem se fala …) era motivo para confusao durante bastante tempo. O Vitor Pereira tera de lidar com toda esta atmosfera, algo que disse desde inicio que seria o seu principal problema neste clube, uma vez que a sua competencia e evidente.

    • Rodrigo
      Posted Março 4, 2015 at 2:27 am

      Eheheh compare a equipa do Monaco com as restantes do seu grupo da Champions e pense melhor no seu comentario. Quanto ao 2º melhor de França, e algo discutivel, mas o Monaco tem vindo em crescendo ultimamente. Ainda assim, foi feita uma comparaçao directa com o do PSG e aí nao ha grandes duvidas sobre a diferença gritante.

    • Joao
      Posted Março 3, 2015 at 1:31 pm

      plantel apenas razoavel? Uma mentira contada muitas vezes não passa a ser verdade. Perderam Falcao e James que são os 2 melhores claro, mas continuam com muito bom plantel, o 2º melhor de frança e o 2º melhor do seu grupo da champions(aqui mais discutivel).

    • Rodrigo
      Posted Março 3, 2015 at 1:44 am

      Joao Dias, os jogos no Monaco parecem um velorio.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 1:29 am

      Colina, talvez o melhor árbitro de sempre, pelo menos foi o melhor que vi!

      Rafael

    • João Dias
      Posted Março 3, 2015 at 12:44 am

      Massa adepta fraca? Abafaram os adeptos da casa no Emirates.

  • Kacal I
    Posted Março 3, 2015 at 12:26 am

    O Benfica joga um futebol 5* na maioria dos jogos mas depois falham nos momentos cruciais e têm dificuldades contra adversários mais complicados, o Mónaco joga para o resultado e com consistência defensiva e oportunismo mas os resultados estão à vista.

    No entanto do ponto de vista do adepto é normal que não agrade e compreendo isso e concordo com o Dugarry, agora do ponto de vista do clube e do treinador o mais importante é os resultados e as conquistas e aí o Leonardo Jardim está num bom caminho e outros treinadores como Simeone e Mourinho também são vencedores natos, por exemplo.

    • Kacal I
      Posted Março 4, 2015 at 3:20 am

      Exactamente Rafael, se der para conciliar bom futebol com resultados práticos é o ideal mas se tivermos que escolher um então que seja os resultados práticos, concordo.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 8:43 pm

      Obviamente mas gosto muito de ver jogos com bom futebol, mas como adepto do Sporting exijo que antes de mais vençam.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Março 3, 2015 at 5:32 pm

      Rafael,

      Nós estamos a ter conversas e discussões esquisitas, eheh e eu concordo contigo, estou a dizer que o Sporting também pratica bom futebol mas os resultados práticos não são os pretendidos, ou seja, é preferível ter um futebol mais conservador e resultadista mas depois obter bons resultados práticos em vez de bom futebol e falhar nos momentos cruciais.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 1:57 am

      Concordo mas isso não chega, basta ver como está o Sporting agora.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Março 3, 2015 at 1:12 am

      No entanto na maioria das vezes pratica bom futebol e até já foi a equipa que melhor futebol praticava em Portugal em certos momentos nos últimos tempos.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 12:31 am

      Ao Sporting também acontece muito isso, joga bem mas depois falha nos momentos importantes.

      Rafael

  • Careca
    Posted Março 3, 2015 at 12:14 am

    Que interessa ser resultadista se é eficaz? Temos 3 treinadores portugueses nos oitavos de final da Champions que trabalham as suas equipas muito melhor defensivamente que o oposto.
    A título de exemplo, até porque gosto do seu trabalho, de nada vale ao JJ dar 6 batatas no Estoril se depois não se consegue bater com equipas como o Zenit ou o Mónaco.

  • Fábio Coutada
    Posted Março 3, 2015 at 12:14 am

    Coincido com o Dugarry, e respeito ainda mais-por dizê-lo no momento em que o Jardim está na crista da onda, pondo-se a jeito dos criticos: Eu não retiro méritos ao Jardim, longe disso. Os resultados estão á vista. Sem discussão.

    Mas isso não se impede que se analise o jogo da equipa. Eu como espectador quero ver um bom espectáculo. As EQUIPAS do Jardim, não me dão um bom espectáculo, mesmo tendo jogadores que o possam fazer.

    Dói-me a alma ver o Mourinho campeão da Europa a jogar como jogava o Inter. Tenho simpatia pelo carácter do Simeone o que por vezes me torna um pouco adepto do Atlético, mas a verdade é que dói me a alma ver o Atlético ganhar da forma que ganha.

    E sou benfiquista, mas quase que me doía a alma quando o Benfica ganhou no Dragão à uns meses a jogar como jogou. Como adepto do futebol quero ver equipas jogar ao ataque, fazer golos e procurar que valham a pena os 40 euros que pago de assinatura de canais desportivos, mais outros tantos que gasto em internet.

    • Mario Graca
      Posted Março 3, 2015 at 1:55 am

      Totalmente de acordo com o Dugarry, por dizê-lo na altura em que é, e mostrar que é um verdadeiro adepto de futebol.
      Quem fica feliz ao ver a sua equipa ganhar jogos por 1-0, quando tem a obrigação de fazer muito mais que isso, não é adepto do futebol, mas sim e apenas da sua equipa. No jogo com o Gil na Luz, vim de lá furioso, apesar de termos ganho e não foi só pelo golo ilegal.

  • Joao Pedro Ribeiro
    Posted Março 3, 2015 at 12:09 am

    Se quer futebol bonito que vá ver o campeonato de showbol brasileiro… patético esse Dugarry.

    O Jardim vem fazendo um ótimo trabalho no Monaco, estando nesse momento na zona de classificação pra europa league além de estar a um passo das quartas de final quando no começo da temporada creditavam o Monaco como quarta força do seu grupo.

    • Joao
      Posted Março 3, 2015 at 1:29 pm

      No ínicio da epoca diziam que o Monaco ficaria em 4º no grupo porque eram péssimos a jogar futebol, porque a nível de plantel o Monaco tinha o 2º melhor do grupo apenas atrás do Zenit(grande desilusão terem ficado em 3º), logo não fizeram assim nada de extraordinário. No campeonato estão em 4º quando mais uma vez tem o 2º melhor plantel do campeonato, e não fosse a recente péssima forma do Marselha e já estariam condenados a esse 4º lugar o que seria péssima epoca a nivel interno. Perdeu Falcao e James é certo, os 2 melhores da equipa, mas não façam dele um coitadinho, porque continua com muito bom plantel.

  • Nelson Mohr
    Posted Março 3, 2015 at 12:07 am

    De facto é um futebol muito eficaz, este do LJ. e tem feito um grande trabalho com um plantel maioritariamente jovem, mas será que consegue conquistar títulos assim? No Olympiakos conseguiu, mas no Sporting não conseguiu, no Mónaco duvido que consiga… Mas veremos!

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 1:27 am

      Nelson, o Leonardo oficialmente não ganhou o título pelo olympiacos ele foi despedido quando tinha 10 pontos de avanço mas ainda estava o campeonato a decorrer.
      Se não me engano o único título dele é de vencedor da segunda divisão no beira-mar.

      Rafael

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 12:04 am

    Realmente o futebol do monaco é muito fraquinho e aborrocido, mas também foram retiradas duas peças fundamentais a jardim… (falcao e james) é obvio que sem esses 2 a equipa perde qualidade.

    André Filipe.

    • JOAO.p
      Posted Março 3, 2015 at 12:59 am

      Concordo com o João Lains, isso foi o melhor que lhe poderiam ter feito, porque assim tem plena liberdade para jogar como joga sem ser questionado.

      Se tivesse James e Falcao ou era obrigado a jogar ao ataque ou era contestado por ter dois jogadores desse calibre e jogar da mesma à defesa!

    • João Lains
      Posted Março 3, 2015 at 12:25 am

      Isso foi o melhor que lhe poderiam ter feito!

  • Pedro Barata
    Posted Março 3, 2015 at 12:04 am

    Questão curiosa esta do Jardim. Por um lado pode dizer-se que no Beira-Mar teve resultados (subida e manutenção) , que no Braga teve resultados (luta pelo título), que no Sporting teve resultados (melhor campeonato dos últimos 5 anos depois da pior época de sempre), e que no Mónaco está a ter resultados, bem como que a equipa perdeu os melhores jogadores (Abidal, Falcao, James, Riviere), praticando o Mónaco o único futebol que lhe garantiria resultados.

    Por outro lado, podemos criticá-lo dizendo que mesmo em jogos em que a sua equipa tem mais qualidade (não falo com o PSG ou com o Arsenal) a equipa se mete atrás e se com o Guingamp a jogar com menos um e marcando um golo a equipa não consegue sequer fazer um golo de ataque organizado. Que, como sabe que não colocará a equipa a praticar bom futebol quando este lhe seria pedido, além dos resultados (como no Olympiakos, algo que forçou a sua saída), ele abandona o barco.

    Enfim, duas formas diferentes de olhar para a questão, bem como a curiosidade de saber o que sucederia se o Russo não tem desinvestido e lhe tem dado armas para jogar de outra forma, e uma certeza: Leonardo Jardim é , para mim, um técnico algo limitado, incapaz de dar uma multiplicidade de soluções ofensivas a uma equipa, dando um equilíbrio que apaga um pouco a dinâmica ofensiva. Ah, e para mim defender bem não é defender com 10 atrás da linha da bola. Isso é o mais fácil.

  • Kafka I
    Posted Março 3, 2015 at 12:01 am

    Criou-se a ideia no futebol actual, que o futebol só tem qualidade se for jogado ao ataque, ao que o Helenio Herrera e geraçãoes e gerações do futebol Italiano ou até os Gregos se devem rir à gargalhada sem parar…

    Que o futebol defensivo e mais táctico seja aborrecido para o espectador comum aceito, agora que por isso é mediocre, é completamente falaccioso…

    Alias na história do futebol, (em especial da década de 60 em diante), se formos analisar ao pormenor todos os vencedores dos grandes títulos europeus e mundiais, o equilibrio entre equipas que venceram a jogar ao ataque ou equipas que jogaram um de forma mais cautelosa e defensiva, deve ser quase de 50-50 ou muito perto disso…

    • Vitor Unhas
      Posted Março 3, 2015 at 1:01 pm

      Concordo em absoluto contigo Marcelo.
      Tenho visto bastante jogos do Monaco(confesso que não vi com o PSG) e até me dá bastante prazer. Adoro ver equipas com enorme espírito solidário e em que os jogadores estão potenciados ao máximo.

    • Marcelo Afonso
      Posted Março 3, 2015 at 1:29 am

      Arsene Wenger não concorda com vocês!futebol é espetáculo! resultados é coisa leviana… mas ele pode esperar e esperar… eheh enfim, o pragmatismo é muito eficiente no caso do monaco. Quem vê as estatisticas do clube nem acredita como é que está em 4º lugar. Quanto a mim, que até tenho visto uns jogos valentes dos monegascos, nem acho aborrecido. já vi pior e a pagar.

    • Kafka I
      Posted Março 3, 2015 at 12:17 am

      Nem mais, inteiramente de acordo…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 3, 2015 at 12:11 am

      Eu cá prefiro jogar mal jogo após jogo e ganhar sempre por 1-0, do que jogar muito à bola jogo após jogo, e ganhar um por 5-0 e empatar o jogo a seguir 3-3. O que conta são os pontos e os títulos, o bom futebol é "apenas" um extra..

  • João Dias
    Posted Março 3, 2015 at 12:01 am

    Bela resposta do Jardim a esta provocação.

    De resto, como é possível tirar mérito ao Jardim? Está a potenciar jovens como Ferreira Carrasco, Bernardo Silva, Dirar, Kagawa e Kondogbia com uma mestria…

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 3, 2015 at 12:00 am

    A multa do Olympiacos é qualquer coisa de surreal… Esta homenagem do Sporting é quase parecida, pior só quando foi o LVF, são todos uns falsos e interesseiros.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 2, 2015 at 11:59 pm

    É verdade, mas no futebol são os resultados que contam, e colocar uma equipa a defender com a qualidade que LJ faz, não é para todos. Um dos melhores da actualidade no que diz respeito à organização defensiva… obviamente que para quem está de fora, prefere melhores espectáculos, mais golos, etc., mas retirar mérito ao LJ é ridículo.

    • Joao
      Posted Março 3, 2015 at 1:25 pm

      Contra o Arsenal deram 3-1 e o mérito do Jardim é quase 0. Defenderam bem? Concederam várias oportunidades ao Arsenal, tiveram foi sorte. Uma coisa é se defendessem bem nesse jogo e aí Jardim tinha todo o mérito do mundo, agora assim? Se o Dortmund vs Schalke tivesse ficado 0-0(não fosse aquele golo aos 79 e provavelmente ficaria, o que custa é o 1º) e iam dar mérito ao Di Matteo se calhar, diziam que tinha defendido bem, quando o Dortmund teve mais de 10 oportunidades de golo. Onde Jardim é dos melhores do mundo, é nas bolas paradas, isso sim,é excelente.

  • Guilherme Silva
    Posted Março 2, 2015 at 11:56 pm

    É um estilo aborrecido? É. Eficaz? Também. Os adeptos não se devem queixar de vencer assim. Pessoalmente prefiro outro tipo de abordagem, mas no fundo o que se quer é a vitória, e se o Jardim consegue ser exímio a montar defesas e é assim que ganha, só tem que continuar.

  • João Lains
    Posted Março 2, 2015 at 11:53 pm

    Já há uns tempos disse que o futebol do Mónaco está bem para a afluência que o seu estádio tem.

    • zacarias
      Posted Março 3, 2015 at 10:55 am

      João Dias nos jogos grandes é muito mais fácil mobilizar adeptos e para além disso o jogo foi fora por isso não foram os adeptos monegascos que encheram o estádio.

    • João Lains
      Posted Março 3, 2015 at 12:51 am

      Eu conheço perfeitamente as situações que vocês relataram. Foi apenas uma forma de dizer que o futebol que o Mónaco pratica não merece mais gente do que aquela que tem no estádio!

    • João Dias
      Posted Março 3, 2015 at 12:42 am

      Monaco clube sem adeptos? Pareceu o contrário no Emirates Stadium.

    • hortalica
      Posted Março 3, 2015 at 12:28 am

      desses 40 mil habitantes, a maior parte são ricos que compram lá casa para passar uns dias e porque o Monaco é um paraiso fiscal, teem mais que fazer que ir ver um jogo do Monaco vs Guinamp por exemplo.

    • Kafka I
      Posted Março 3, 2015 at 12:09 am

      O Mónaco será sempre um clube sem adeptos, independentemente da qualidade do seu jogo ou das suas estrelas…

      Antes demais porque o Mónaco tem pouco mais de 40 mil habitantes, e depois esses 40 mil habitantes um grande parte são de classe alta, são os multimilionários de toda a Europa, e esses não são de todo o tipico adepto de futebol, que apoia e segue a sua equipa para todo o lado…

      Sobram portanto os habitantes de classe média/média baixa que já estão dentro do target tipo de adepto seguidor do clube, o problema é que a maioria, (que são os funcionários dos casinos, hóteis e afins), nem sequer nasceu mesmo no Mónaco, e são a grande maioria emigrantes do resto da Europa, e como tal não têm aquela afinidade pelo Mónaco, porque têm essa afinidade é pelo clube do País de onde são naturais, portanto sendo assim o Mónaco será sempre um clube condenado ao "fracasso" do ponto de vista de criar uma massa adepta que o sustente e torna de facto num clube grande..

      O Mónaco até pode ser grande e lutar por títulos, mas será sempre graças apenas a injecções brutais de capital de um qualquer magnata, e nunca pela massa adepta que tem..

    • Pedro Barata
      Posted Março 2, 2015 at 11:57 pm

      Sem dúvida. Apesar de acreditar que mesmo com um futebol de alto quilate o entusiasmo no principado seria mais com o casino do que com o Estádio.

Deixa um comentário